Page 1

nº 3 - 2017 Edição 81 | Paraíba www.revistafashionnews.com


CALÇADOS, ROUPAS E ACESSÓRIOS Manaíra Shopping | João peSSoa - pB BarUBa

BUenoS aireS

CanCÚn

CanneS

LaS VegaS

MiaMi

MonTerreY

550 LOJAS - 18 PAÍSES

pUnTa DeL eSTe

rio De Janeiro

SanTiago

São paULo


@carmensteffens CarmenSteffensOnline

Carmen Steffens


Olha pro céu... Veja como ele está lindo. Veja como Deus é grandioso

“o

lha pro céu, meu amor, veja como ele está lindo”. Esse trecho, da música imortalizada na voz do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, não só me faz lembrar as nossas raízes nordestinas e a magia do autêntico festejo junino - com suas músicas regionais, comidas típicas e trajes da estação - como me traz momentos de reflexão, de que devemos sempre olhar para o alto, de onde o nosso Deus opera seu poder e nos ama incondicionalmente. No entanto, estamos tão presos às dificuldades e medos deste mundo terreno, que esquecemos das inúmeras promessas que o Senhor tem reservado para cada um de nós. Promessas de vitória, prosperidade, renovação, perdão, saúde, sabedoria, libertação, entre tantas outras. Embora Deus nunca tenha dito que a jornada seria fácil, as promessas Dele existem de fato e se mantêm intactas, como podemos ver no Salmo 89:34: “Não quebrarei a minha aliança nem alterarei o que saiu dos meus lábios.” Então, tenha fé, acredite em você. Deus deu um dom a cada um de nós, nos fez para sermos vencedores e pregadores da Sua palavra. Até quando perdemos, ganhamos, porque Ele tira de nós tudo o que não vem Dele, seja emprego, projetos, relacionamento, viagem... Você só precisa acreditar. Abra o seu coração, olhe pro céu, veja como ele está lindo, veja como Deus é grandioso. Se algo estiver errado em sua vida, reflita se não foi você mesmo quem permitiu que isso acontecesse. Afinal, somos livres para escolher o caminho que desejamos andar, e Deus é educado, Ele só vai até onde o seu coração permite que Ele vá. Deus não faz morada em estradas de pecados, Ele só habita na alma de quem crê e vive conforme os seus ensinamentos. Pense nisso e aproveite a leitura de mais uma edição da revista Fashion News, que chega recheada de conteúdo para você ficar por dentro das novidades do mercado. Na capa, destaque para o maior evento de moda privado do sertão, o Moda Pombal, com desfile da loja Maison T, capitaneada pela empresária Táglia Paixão. Vamos falar também sobre Dry Needling, um poderoso tratamento para dor muscular, que usa as mesmas agulhas da acupuntura. Se você quer perder peso, saiba os riscos de emagrecer rápido demais e como isso pode afetar a sua saúde. A dermatologista Zuleika Andrade explica como os bioestimuladores de colágeno ajudam no combate à flacidez. Você sabe o que é constrangimento ilegal? Detalhamos esse assunto para você saber quando se aplica e quais as exceções dentro da lei. Confira também quatro matérias com a trajetória profissional do fotógrafo Johnny Araújo, da maquiadora Priscylla Mendes, do violinista Marx Rodrigues e do hair stylist Léo Ribeiro. Além de cobertura de eventos, notícias da sociedade e dos esportes e mensagens de reflexão.

Saúde e sucesso pra você.

Ceres Leão veste:

12

Foto: Kadu Martins | Make: Gessica Amarante | Hair: Geise Amarante | Look: Camarim | Acessórios: Belle Bijou | Informações: nas páginas AMARELAS


Olho Preto Aproveitando a chegada do inverno, uma make com os olhos mais esfumados e escuros ganham força entre as mulheres. Apesar desse estilo ser muito requisitado, existem regras que devem ser seguidas, para que o resultado seja o melhor possível. A maquiadora Kátia Freire separou oito dicas para você ficar ainda mais radiante. Saiba mais!

pág.40

36 38 54 64 14

Melasma

Constrangimento lIegaI

Mancha acastanhada na pele pode ser controlada com cuidado profissional, disciplina e foco. Ser perseverante no tratamento é a chave para bons resultados.

Existe diferença entre constranger e fazer vergonha? Entenda quais situações podem ser vistas como crime e quais as exceções previstas dentro da lei.

78

Priscylla Mendes

Constelação Sistêmica

Ela conta que foi escolhida pela maquiagem. Além de não esconder a paixão pelo que faz, a sua sensibilidade é o segredo da make perfeita para Noivas.

Uma abordagem terapeutica direcionada à raiz dos problemas, a qual tem como foco a solução de conflitos, sejam eles individuais ou em um grupos.

82

Sistema CAD/CAM

Marx Rodrigues

Com o avanço da tecnologia, a confecção de próteses ficou mais simples e prática. Esse sistema pode dar um sorriso novo em apenas alguns minutos.

Com diversos festivais de música e turnês no currículo, ele estuda violino desde os seis anos e agora assina também produções musicais. Conheça!

88

Eliminando o Estresse

Reflexão

Saiba como as terapias alternativas podem ser grandes aliadas nos dias de muita agitação, ansiedade e preocupações.

Os ritmos da vida são alternados entre altos e baixos. Pastor Estevam Fernandes conta como, por mais que um momento seja de trevas, o sol brilhará de novo.

98


EDITORA | Ceres Leão REDAÇÃO | Ceres Leão, Lilian Cananea, Mayara Nascimento e Rannyelinson Lima ASSISTENTE DE MARKETING | Bernardo Leite REPRESENTANTE COMERCIAL Kadu Martins, Katarine Medeiros e Ewerton Vieira CONTATO | (83) 3246.6508 E-mail revista: revistafashionnews@yahoo.com.br Notas para o site: sitefashionnews@yahoo.com.br IMPRESSÃO | Unigráfica DISTRIBUIÇÃO | Mazureik Este impresso foi produzido com papéis provenientes de madeiras de reflorestamento extraídas a partir de um manejo florestal responsável e de outras fontes controladas.

A revista Fashion News é um informativo de publicação periódica, com distribuição em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, entre outras. Não nos responsabilizamos pelos textos assinados por seus autores nem anúncios enviados por agências de publicidade e/ou clientes. Também não nos responsabilizamos pelas respostas e afirmações de entrevistados. Pessoas sem registro em nosso expediente, exceto agências de publicidade, não estão autorizadas a vender a revista nem falar em nome dela. Na dúvida, entre em contato conosco pelo telefone acima.

A CAPA pág.84

À

frente da Maison T, a empresária Táglia Paixão promoveu, no dia 3 de junho, a primeira edição do Moda Pombal. Durante o evento, foram apresentadas as coleções Outono/Inverno de grandes marcas, além de um bate-papo descontraído com a digital influencer Thyane Dantas (esposa do cantor Wesley Safadão), a jornalista e diretora da Revista Fashion News, Ceres Leão, e as blogueiras e designers de moda Renata Uchoa e Priscila Holanda. Confira, nesta edição, todos os detalhes do maior evento de moda privado do sertão da Paraíba.

Capa: Priscila Holanda, Thyane Dantas, Renata Uchoa e Táglia Paixão no Moda Pombal Foto: Rudolf Stiel

André Luiz

Bernardo Leite Fotógrafo

Fotógrafo

C. Kbça

Clingem Falcão Fotógrafo

Camarim Moda Atual

Dayana Camêlo

Ewerton Vieira

Fillip Miranda

Geise Amarante

Gessica Amarante

Katarine Medeiros

Kadu Martins

Kátia Freire

Marcelo Campêlo

Márcio Monteiro

Nicolas Teixeira

Romeyka Bezerra

Rômulo Melquíades

Rudolf Stiel

Decorador

Contato Comercial

Fotógrafo

Make-hair

Êxito Projeções

Fotógrafo

Colunista Social

Fotógrafo

Cerimonial

Colunista Esportiva

Hair Stylist

Fotógrafo

MakeUp

Fotógrafo


Trilhas de terra com belas paisagens

Cerca de 75 veículos participaram do Matuto Subishi

Kitai Mitsubishi realiza mais uma edição do Matuto Subishi Trilhas, belas paisagens e doações de alimentos marcam o encontro

O encontro deste ano da Kitai Mitsubishi contou com a presença de 150 pariticipantes

Romeu Lemos - Karina Lemos

Ericson Freire - Ricardo Medeiros


Parada para ajustes

O Matuto Subishi, além de ser um momento de descontração, aventuras e confraternização, entre amigos e familiares, é também um momento de ajuda social.” Dias Neto Modelo L200 da Mitsubishi Kitai

Monique - lucas - Diogo - Willian Piel

Distribuição de alimentos às famíliares carentes da zona rural

Rosssana e Antônio Dias - Bruno Gama e Camila Fernandes

fotos: Kalina Aires

Há 11 anos, a Kitai Mitsubishi, comandada pelo empresário Dias Neto, realiza o Matuto Subishi na cidade de Campina Grande (PB), onde acontece o maior São João do Mundo. E, neste ano, não poderia ser diferente. Aproveitando os festejos juninos, a equipe Kitai reuniu, mais uma vez, os clientes Mitsubishi para vivenciarem experiências inesquecíveis, desbravando trilhas repletas de aventuras emocionantes, que são a essência do espírito 4x4. E não é a toa que os clientes da marca adoram sentir fortes emoções. Os veículos Mitsubishi oferecem essa oportunidade, pois são referências no mercado, seja na estrada, na terra, na chuva ou na fazenda. Esse clima aventureiro é bastante procurado porque, além do contato com a natureza, os passeios têm, como objetivo, superar as dificuldades de acesso e os obstáculos impostos pela própria natureza,

como, por exemplo, lama, pedras, erosões, subidas e descidas íngremes, alagamentos etc, vivenciando momentos de muita adrenalina. A edição 2017 do Matuto Subishi, que contou com a participação de 75 veículos e coordenação do gerente Lamartini Filho, aconteceu no dia 24 de junho e foi sucesso absoluto, com largada da concessionária Kitai Mitsubishi, em Campina Grande. Antes do percurso, foi servido um maravilhoso café da manhã, acompanhado de um trio pé de serra para animar os aventureiros. O encontro incluiu um roteiro com belas paisagens, desafios e bate-papo, na companhia de amigos e familiares e a bordo dos veículos da marca. Durante a trajetória, foram distribuídos alimentos não perecíveis para os moradores carentes da zona rural da região. Um dia de aventura e diversão resume o melhor passeio 4x4 da Paraíba.


* Por Mário Medeiros

A

queda de cabelo é causada, principalmente, pela combinação de envelhecimento, alteração hormonal e histórico familiar de calvície. Como regra geral, quanto mais cedo se inicia a queda capilar, mais severa a calvície se tornará. A queda, também pode ser causada por queimaduras ou trauma, caso em que a cirurgia de transplante capilar é considerada um tratamento reconstrutor. Essa intervenção médica pode melhorar a aparência e autoconfiança, mas, os resultados podem, não necessariamente, corresponder ao seu ideal. É importante entender que todas as técnicas de transplante capilar usam seu próprio cabelo. O objetivo da cirurgia é encontrar o uso mais eficiente para o cabelo existente. Candidatos à cirurgia de transplante capilar devem ter crescimento capilar saudável na parte de trás e nas laterais da cabeça para servirem como áreas doadoras – lugares na cabeça de onde os enxertos e retalhos são tomados. Demais fatores, tais como a cor do cabelo, a textura e a ondulação, também podem afetar o resultado estético. Técnicas de transplante, como enxertos com punch, minienxertos, micro-enxertos e enxertos de unidades foliculares, são geralmente realizadas em pacientes que desejam uma mudança mais modesta no volume do cabelo. Retalhos, expansão tecidual e redução de couro cabeludo são procedimentos indicados para pacientes que necessitam de uma área maior. Vale lembrar que há limites para o que pode ser alcançado. Um indivíduo com pouco cabelo não pode ser encorajado a se submeter à cirurgia de transplante capilar. Queda de cabelo em mulheres Alguns médicos estimam que uma, em cada cinco mulheres, apresentam algum grau de queda de cabelo, sendo geralmente causada pelo envelhecimento, doenças ou alterações hormonais, após a menopausa. Para resolver o problema, algumas mulheres optam por usar peruca, alongamento de cabelo ou medicamentos que impeçam o cabelo de continuar caindo. A cirurgia de implante capilar pode ser a resposta a indivíduos que se sentem desconfortáveis com qualquer uma destas opções.

Foto ilustrativa: Shutterstock

Voltando ao normal O tempo que você levará para retomar sua rotina normal depende da extensão, da complexidade e do tipo de cirurgia a qual você se submeteu. Caso o paciente se sinta bem, pode voltar ao trabalho alguns dias depois. Existe uma queixa de que o cabelo “novo” cai dentro de seis semanas após a cirurgia. Lembre-se de que esta condição é normal e, quase sempre, temporária. Após a queda de cabelo, serão necessárias mais cinco ou seis semanas até que o cabelo volte a crescer. O importante é saber que o transplante pode ajudar a recuperar sua autoestima.

18

*Mário Medeiros Médico CRM-PB: 6811 | CRM-SP: 158886

Cirurgião Plástico Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


A

Fotos: Kadu Martins

* por Érika Serafim

20

tualmente, a criolipólise é um dos tratamentos mais procurados nas clínicas de estética do Brasil, pois se trata de um procedimento não-invasivo com foco na redução da gordura localizada. Seus resultados são comprovados com evidência científica ampla na literatura internacional, muitas vezes dito como “lipo sem cortes”. E foi pensando na excelência dos resultados e na busca crescente por este tratamento, que foi desenvolvido e lançado, recentemente, no mercado, a segunda geração da Criolipólise: a Criolipólise de Contraste. A Criolipólise Convencional, que as mulheres já conhecem, promete uma redução de até 30% do percentual de gordura, enquanto que a de Contraste (Criolipólise Polarys da Ibramed), de reperfusão e de preparo, oferece um diferencial em sua tecnologia, através da qual ocorre um pré e pós aquecimento entre o resfriamento, garantindo, assim, 45% de redução da camada adipócita com resultados mais eficazes. É um tratamento seguro, por apresentar um sistema de resfriamento eficaz, que garante a estabilidade da temperatura selecionada durante o uso simultâneo de ambos os aplicadores em todo tempo de tratamento. Ainda com o diferencial do manípulo, com maior tamanho do mercado, assim abrangendo grandes áreas, como também manípulo específico para áreas pequenas de difícil acesso. Consequentemente ao pré-aquecimento, no qual atinge 41º a 42º, esse procedimento faz com que haja o estímulo do colágeno, consequentemente melhorando na flacidez cutânea. Depois do tratamento, é feita uma espécie de reperfusão, que é um reaquecimento da região, normalizando a circulação do sangue na área para aumentar a eficácia do procedimento, melhorando a regeneração. A criolipólise de contraste também tem a vantagem de ser menos indolor, em virtude do manípulo ser de silicone.

Érika Serafim Esteticista/Biomedicina Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Foto ilustrativa: Shutterstock

*Por Vivianne Araújo

Elimine a gordura e flacidez abaixo do queixo

Q

uando falamos em “papada”, logo vem a mente aquela gordura abaixo do queixo, que tanto incomoda alguns pacientes. Porém, do ponto de vista dermatológico, precisamos esclarecer que existem tipos diferentes de papada devido a causas distintas. O primeiro tipo, mais comum em jovens de peso normal ou até magros, é a papada geneticamente determinada. Sua consistência é firme, e o tratamento deve ser voltado exclusivamente para redução da gordura local. O segundo tipo está associado com o ganho de peso no decorrer da vida, e, muitas vezes, não reduz totalmente com o emagrecimento, ou pode estar associada à flacidez causada pelo famoso efeito sanfona. O tratamento deve focar a redução da gordura e a firmeza da pele. Ainda existe a papada que ocorre em pessoas de idade mais avançada, sua consistência costuma ser bem mais flácida; nesse caso, o tratamento deve ser focado mais na flacidez do que na gordura. Podemos compreender, portanto, que não existe um tratamento milagroso para papada. Na consulta médica, iremos definir o tipo especifico, e só então traçar o plano de tratamento personalizado para cada paciente.

Dentre os tratamentos para a eliminar a gordura, existem: a Laserlipólise invasiva e não invasiva; o Coolsculpting com sua ponteira específica; a aplicação de ácido deoxicólico; e a lipoaspiração tradicional. Já para os casos de flacidez, podemos utilizar as tecnologias de radiofreqüência de alta intensidade; a luz infravermelha, o ultrasom microfocado; os injetáveis bioestimuladores de colágeno com Sculptra e Radiesse; e os fios Silhouette Soft. Casos avançados de gordura ou flacidez devem ser encaminhados para cirurgia plástica. Então, nada de procurar qualquer profissional “curioso” ou “falso especialista em pele”. A má indicação e execução incorreta podem acarretar piora do problema. E a correção será muito mais custosa e nem sempre 100% possível. Procure um dermatologista experiente ao decidir por procedimentos estéticos. O especialista verdadeiro terá seu título registrado no CRM local e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

*Vivianne Araújo Dermatologista | CRM-PB: 5599 | RQE: 2598 Pós-graduada em Cosmiatria (Dermatologia Estética) pela FMABC – São Paulo; Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica; Residência em Clínica Médica no HSPM - São Paulo; Especialização em Dermatologia no Hosp. Heliópolis - SP; Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica; Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

22

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Fotos ilustrativas: Shutterstock

*Por Mário e Marja Zugair

A

depilação a laser é um tratamento progressivo, no qual os pelos indesejados de uma determinada região são removidos de forma definitiva, com segurança, sem dor e sem prejudicar os poros e a estrutura da pele. O procedimento é indicado para mulheres e homens que buscam beleza e liberdade para usar a roupa desejada a qualquer momento, além de acabar com a foliculite, deixando a pele lisinha, sem pelos encravados. Diferente dos métodos mais comuns, cera e lâmina, a depilação a laser destrói a matriz do pelo, fazendo com que ele pare de nascer. Os fios vão desaparecendo a cada sessão. A satisfação é garantida, e a mulher não vai ter que se preocupar mais com os pelos na hora de escolher a roupa. Na Espaçolaser, oferecemos o serviço com conforto, segurança e inovação. Utilizamos o “Laser Alexandrite”, um equipamento tecnologicamente avançado, dotado de um sistema especial de resfriamento por gás criogênio, que torna a depilação mais eficiente e

confortável. Milésimos de segundos antes do disparo do laser, ocorre um resfriamento da pele pelo gás criogênio. Em seguida, emite um feixe de luz através da superfície da pele para a área de tratamento desejada, que atinge somente o pelo, já que a luz emitida pelo laser atua sobre a melanina, provocando um aquecimento que destruirá a zona germinativa do folículo piloso. Nas mulheres, o procedimento é mais realizado na virilha, barriga, axilas, pernas e face. Com três aplicações a laser, já é possível ver os resultados e contar com uma pele mais lisa e sem pelos encravados. HOMENS TAMBÉM PODEM O método definitivo de depilação também tem conquistado os homens, que buscam, geralmente, a remoção definitiva dos pelos das costas, do peito e da barba. Na Espaçolaser, cerca 30% de todos os procedimentos de depilação é feito por eles. Chega a ser surpreendente o número de homens que procuram a clínica.

*Mario e Marja Prado Zugair Diretores da Espaçolaser Manaíra Shopping

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

24


Foto: Kadu Martins

S

Léo Ribeiro Beauty Artist

26

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: make-hair nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

eu nome é referência quando o assunto é cabelo. E, apesar de estar a pouco tempo na cidade, já conquistou o coração e, claro, os cabelos das mulheres. Com um currículo vasto e cursos profissionalizantes, é considerado, hoje, um dos profissionais mais gabaritados do segmento. Estamos falando do beauty artist gaúcho Léo Ribeiro. Um cabeleireiro dedicado à beleza da mulher e, como ele mesmo se intitula, uma pessoa feliz, porque ama o que faz. A conexão com o universo criativo surgiu cedo. Aos 13 anos, Léo Ribeiro acompanhou a montagem do salão de beleza da sua mãe, em Porto Alegre/RS. Curioso, fazia questão de aprender como funcionava a rotina e as técnicas utilizadas pela mãe. “Eu ficava olhando tudo, cada detalhe, cada técnica. Fui me apaixonando por esse universo, até que senti que era daquilo que eu realmente gostava”, relembra. Mas, ele não queria, simplesmente, ser mais um cabeleireiro. Ele queria se destacar no mercado e ser reconhecido pelo trabalho impecável. Assim, aos 16 anos, começou a se preparar para o mercado de trabalho. Primeiro, foi estagiário de marketing em Canoas, também no Rio Grande do Sul, e, aos 17 anos, iniciou o trabalho como assessor de clientes e vitrinista de uma empresa mundial de moda. Enquanto adquiria experiência profissional e aumentava seu network, Léo Ribeiro também investia em cursos específicos da área. Entre eles, dois cursos de cabeleireiro geral e três especializações em mega hair e ampliamento capilar, no Espaço Mega, em Porto Alegre. No currículo dele, ainda constam seis cursos de colometria e quatro de corte. Além de dois cursos de colorista e mechas que ele mesmo ministrou. Há 10 anos, em meio aos trabalhos que já realizava, passou a viver, profissionalmente, daquele mundo do qual jamais poderia viver sem participar: o da beleza. Daí em diante, as tesouras e pincéis passaram a fazer parte da sua vida, e o seu nome, referência na cidade de Dois Irmãos, local que ele escolheu para montar seu salão. Em 2012 todo o seu talento e empenho foram reconhecidos com o prêmio “Destaque 2012”, realizado por meio de votação pública e concedido ao salão de beleza que alcança o maior índice de qualidade. “Ali, eu vi o reconhecimento de um trabalho feito com carinho e dedicação”, conta, emocionado. No dia 20 de janeiro deste ano, mesmo com um nome já conhecido em sua cidade, Léo Ribeiro decidiu alçar novos desafios. Assim, arrumou as malas e partiu rumo a João Pessoa. Com pouco tempo na capital, o hair stylist já possui uma carteira de clientes fiéis. A receita para esse sucesso ele atribui ao amor pelo que faz e à sensibilidade de se colocar no lugar das outras pessoas. “Eu enxergo, em cada cliente, uma oportunidade de me tornar feliz. Assim, dou o meu melhor para ver o sorriso em seu rosto”, comenta antes de complementar: “Ver alguém realizar o sonho de ter um cabelão deslumbrante traz uma alegria incrível, impressionante. E eu poder realizar isso é incalculável”. Quem acompanha as conquistas dele ainda se impressiona com os sonhos que este profissional ainda deseja realizar. E, embora esteja recomecando sua carreira, Léo não cansa de crescer e trilhar caminhos cada vez mais desafiadores.


Rafaela Gadelha

Ceres Leão

Renata Uchoa

Natália Taveira

Rommanel reúne time de peso durante a reinauguração Blogueiras, youtubers e jornalistas conferem novo espaço e se

Fachada do loja Rommanel no primeiro piso do Manaíra Shopping


Mayrinne Meira

Rafaela Galvão

no Manaíra Shopping encantam com coleção

Presença também de Vanessa Medeiros e Diene Toscano

GKay

Fernanda Albuquerque

A marca Rommanel completou 30 anos de mercado, mas no varejo a loja está presente em João Pessoa desde 2013, atendendo ao consumidor final da marca.” Helder Alves fotos: C. Kbeça

A Rommanel reabriu a unidade da loja no Manaíra Shopping com novo layout. Um desfile, realizado no dia 5 de maio e que contou com a presença de convidados, jornalistas e digital influencers, marcou a reinauguração. Esta é a segunda loja de varejo da marca, a outra fica no Shopping Tambiá. Na ocasião, foram apresentados os últimos lançamentos Rommanel, com as novas joias do Catálogo 2017, da Coleção Mães e da linha licenciada da atriz Giovanna Antonelli. O desfile focou, ainda, no empilhamento de anéis, pulseiras, chokers e colares, que são uma forte tendência na Rommanel. Além disso, foram apresentadas a Coleção Clássico, com as tradicionais pérolas repaginadas em design moderno e exuberante; a Coleção Glamour, com zircônias e cristais, ideais para aquelas ocasiões mais especiais; a Coleção Fashion, que, com o seu geometrismo, torna o design das peças ainda mais exclusivo; e a coleção Étnico, que traduz, nas joias, toda a beleza das culturas asiáticas e africanas. Após o desfile, todos participaram do coquetel de reinauguração da loja e conferiram, de perto, as novidades da marca. Na ocasião, as digital influencers puderam compor looks com os acessórios da nova coleção. Como também a apresentadora do programa Mulher Demais, Fernanda Albuquerque, e a apresentadora do programa É Fashion, Ceres Leão. O novo espaço possui, aproximadamente, 40 m² e oferece uma atmosfera clean e moderna. Os materiais, de excelente qualidade, revelam o posicionamento da marca, que preza por inovação e design contemporâneo.


Público do shopping confere desfile da Rommanel

Coleção Glamour

Coleção da Giovana Antonelli

Desfile da Rommanel, na Praça de Eventos, movimenta os Novo espaço traduz o romantismo, a sofisticação e aconchego

Maria José Barbosa Coleção -Fashion Conceição Imperiano

Coleção Clássico

O projeto traduz o romantismo e o aconchego de um ambiente que toda mulher gostaria de ter em sua casa. Nele é possível visualizar melhor as joias, que ficam sempre organizadas por estilo, para que as clientes tenham uma experiência de compra única. Em contrapartida, alguns elementos - como penteadeiras, espelhos e molduras - remetem ao ambiente íntimo residencial como o closet, por exemplo, para que a loja assuma um papel de maior proximidade com o consumidor. Uma das principais propostas do novo conceito é aproximar o ambiente de loja da Rommanel a uma joalheria genuína, que possa transmitir a qualidade de seus produtos sem deixar de lado seu papel democrático.

O intuito é que os pontos de venda Rommanel ofereçam um espaço aconchegante e sofisticado ao mesmo tempo, para que os consumidores tenham uma ótima experiência de compra no local. A Rommanel está entre as melhores fabricantes de joias folheadas do mercado, com peças confeccionadas em Ouro 18K, Ouro Branco ou Rhodium – obedecendo a rigorosos padrões de qualidade, adornados com pedras como cristais e as tradicionais zircônias. Além disso, as joias folheadas são hipoalergênicas a níquel e buscam a excelência em design, acabamento e durabilidade, resultando em um produto que se tornou referência em mais de 40 países.


Thiago Alexandre comandou a produção do desfile

corredores do Shopping que toda mulher deseja ter

A nova loja Rommanel alia um ambiente moderno e feminino a fim de proporcionar uma experiência de compra única aos nossos clientes”, enfatizou a diretora.” Maysa Alves

Larissa Holanda e as Marias

Maysa e Helder Alves, no comando da loja

Ambiente interno da Rommanel


* Dra. Tayna Ciarlini

O

peeling de fenol é um tratamento estético que promove o rejuvenescimento da pele. Considerado um peeling profundo, ele age nas camadas mais distantes da pele, chegando até a derme reticular. O fenol é o único capaz de fazer o efeito lifting, devido a sua capacidade de retração da pele e estimulo intenso do colágeno. Apesar de ser um procedimento antigo, conhecido há várias décadas, vale ressaltar que é um peeling bastante invasivo e que necessita ser feito em um hospital, com médico e anestesista, porém a grande novidade é que ele sofreu avanços em sua fórmula, e, hoje, existem métodos que controlam a profundidade de penetração do ácido, tornando possível, aproveitar os benefícios do fenol, sem os riscos do fenol cirúrgico. PEELING DE FENOL LIGHT Dessa maneira, surgiu o peeling de Fenol Light, que pode ser realizado em consultório, sem a necessidade de afastamento total das

atividades cotidianas e com uma rápida recuperação da pele. Pode ser aplicado no rosto inteiro ou em áreas localizadas, como, por exemplo, ao redor das pálpebras e dos lábios, tornando-se um excelente aliado no tratamento de bolsas infraorbitais e rugas peribucais, o famoso código de barras. INDICAÇÕES DO TRATAMENTO Este peeling é indicado também para quem deseja ter a pele da face rejuvenescida sem cortes nem pontos, para tratamento de rugas superficiais e profundas, cicatrizes de acne, manchas na pele (como o melasma) e sardas. Para um tratamento eficaz e satisfatório, é necessário realizar de três a quatro sessões. Embora seja um tratamento não invasivo, é importante que seja sempre acompanhado por um profissional médico capacitado a realizar tal procedimento.

*Dra. Tayna Ciarlini Foto: Shutterstock

Medicina e Estética Avançada CRM 8925/PB

32

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


* por Zuleika Andrade

A

flacidez é uma queixa frequente entre os pacientes e um desafio constante para os dermatologistas. Regenerar a pele de dentro para fora é o que garante os melhores resultados, além de um rejuvenescimento bem natural. Como aliados nesse processo, contamos, hoje, com várias tecnologias e protocolos de tratamento, capazes de estimular a produção de colágeno novo, recuperando a firmeza perdida ao longo dos anos, melhorando o tônus e redefinindo os contornos faciais e corporais. Os lasers fracionados, o ultrassom microfocado, os fios de sustentação de ácido polilático, a radiofrequência e os bioestimuladores são ótimas alternativas de tratamento contra a flacidez e que podem ser associadas entre si. Bioestimuladores são substâncias biocompatíveis e biorreabsorvíveis que, quando aplicadas na pele, produzem reação inflamatória que estimula o aumento na produção das fibras de colágeno. A bioestimulação era feita, inicialmente, para tratar a flacidez facial, entretanto, atualmente, é bastante utilizada no tratamento da flacidez extra facial, como a do pescoço, colo, braços, coxas e em torno

dos joelhos. É uma excelente indicação para flacidez pós gestação e após perdas de peso. O tratamento consiste na aplicação de substâncias bioestimuladoras, através de puncturas na derme da região a ser tratada. Os principais bioestimuladores são o ácido poli-L-láctico (Sculptra) e a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse). Geralmente são necessárias duas ou três sessões, com intervalo de um mês, dependendo do grau da flacidez. Os resultados aparecem depois de 30 dias, tempo em que há a produção do colágeno, e a duração pode ser de até 18 meses ou mais, dependendo de fatores individuais. A bioestimulação de colágeno com Sculptra ou Radiesse é um procedimento dermatológico e só deve ser realizado por profissional com experiência nessa técnica, uma vez que deve ser aplicado no plano correto, para que os resultados apareçam. Diante de tantas possibilidades, o mais importante é o paciente buscar clínicas e profissionais devidamente habilitados e optar por um programa personalizado, adaptados às suas necessidades e rotina. Cuide da sua pele como ela merece.

Fotos: Shutterstock

*Zuleika Andrade

34

Dermatologista CRM: 4605/PB | RQE: 2212; Mestrado em Saúde Coletiva pela UNISANTOS/SP; Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica; Pós-graduada em Dermatocosmiatria pela Faculdade de Medicina do ABC/SP Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


* Por Vivianne Araújo

S

empre quando falamos sobre os melasmas - essas terríveis manchas acastanhadas -, a frase que o paciente mais deseja ouvir é que, milagrosamente, surgiu a cura desta patologia. Infelizmente, devido a sua causa extremamente complexa, estas manchas que acometem principalmente face, colo e braços ainda não possuem um tratamento definitivo. Apesar disso, seu controle é perfeitamente possível, sendo necessário apenas disciplina, foco e os cuidados de um bom dermatologista. O melasma tem sua origem em alterações na produção e transporte da melanina nas camadas da pele. Fatores hormonais e exposição solar frequente e exagerada são os maiores causadores da doença. Ela atinge principalmente mulheres, sobretudo na gestação, mas os homens predispostos e com exposição solar prolongada também podem desenvolver. CUIDADOS NO TRATAMENTO O tratamento utilizando ácidos sempre foi a primeira medida utilizada pelos dermatologistas. A hidroquinona, considerada padrão ouro aqui no Brasil, já não é mais utilizada nos EUA, nem na Europa, devido aos seus efeitos colaterais, principalmente o “efeito rebote”, que consiste na piora do quadro. Atualmente, existe um consenso na dermatologia para tratar o melasma: menos é mais. Isso mesmo, quanto menos

agressivo e intempestivo o tratamento, melhor será o resultado. Um outro diferencial é a colaboração do paciente no uso sistemático do filtro solar e outros meios de proteção, como chapéus e viseiras. Os tratamentos dermatológicos, como peelings, lasers específicos e IPCA, devem ser sempre indicados e realizados pelo dermatologista responsável pelo paciente. Importante salientar que não é todo laser que pode ser realizado, alguns inclusive podem piorar terrivelmente o problema. Assim como os peelings, precisam ser meticulosamente estudados antes de serem indicados. PEELINGS DE COSMELAN E DERMAMELAN Atualmente, existem peelings muito específicos para o melasma. São eles o Cosmelan e Dermamelan. De origem europeia e mundialmente consagrados como os melhores peelings para o problema, sua utilização deve ter o controle rigoroso de um dermatologista. Além dos peelings, a linha dispõe dos produtos de uso domiciliar para complementar o tratamento. Sua utilização exige a prescrição e responsabilidade médica. Assim, se você é portador de melasma, não tem segredo nem milagre. Seja firme, disciplinado e perseverante. Procure sempre um dermatologista experiente no assunto e siga suas orientações. Você verá que pode sim, controlar este problema.

36

Foto ilustrativa: Shutterstock

*Vivianne Araújo Dermatologista | CRM-PB: 5599 | RQE: 2598 Pós-graduada em Cosmiatria (Dermatologia Estética) pela FMABC – São Paulo; Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica; Residência em Clínica Médica no HSPM - São Paulo; Especialização em Dermatologia no Hospistal Heliópolis/SP; Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica; Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


E

m uma cerimônia de casamento, todos aguardam profissional. ansiosamente pela entrada daquela que é o centro de todas as atenções Formada em direito, Priscylla conta que ela foi escolhida naquele dia especial: a noiva. Os olhares recaem para a sua produção, pela maquiagem. Após receber uma proposta para trabalhar como *Juliana Lacerda *Gustavo Lacerda *Anamaquiadora Helena Lacerda que envolve vestido, véu,Dias buquê, penteado e maquiagem. em um estúdio fotográfico, ela se encantou pela profissão e CRO: CRO: 2641-PB CRO:para 2642-PB Falando em2647-PB beleza, cada noiva imprime sua personalidade, não correu aperfeiçoar a técnica. “Enfrentei alguns desafios, dentre eles, e Endodontia Prótese Dentária; e Ortodontia; háImplantodontia um padrão que deva ser ;seguido, ou seja, não há uma maquiagemOdontopediatria e a aceitação da maquiagem como profissão e não como hobby. Graças Aperfeiçoamento em para Aperfeiçoamento em Ortodontia no curso um penteado que sejam ideais as noivas. A escolha da maquiagemMini-Residência a Deus, hoje de conseguimos alcançar respeito e admiradores dessa linda periodontia Estética Sistema Autoligado peloconta. SALé algo único ee cirurgia pessoal,plástica e o que vale mesmo, no final edas contas, é não profissão”, gengival. Brasil; com total dedicação, destacou-se no mercado e, hoje, transformar-se em outra pessoa no dia do casamento. Como não existe Assim, em noivas Toxina chegam a contratá-la com um ano de antecedência, uma maquiagem específica para noivas, é primordial que a maquiadora Capacitação algumas seja sensível e talentosa para entender e utilizar o perfil de cada noiva ou mais, para garantir a produção. A maquiagem, segundo ela, além de Botulínica e o estilo de cada casamento na produção. Características que Priscylla profissão, é uma paixão, e isso é o que proporciona o diferencial em seu Mendes tem de sobra, além de muita experiência e qualificação trabalho. “Sou feliz com o que faço”, complementa.

38

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Desde então, apaixonou-se pelo universo intenso da maquiagem de noivas. E, quem trabalha nessa área, sabe que não é qualquer profissional que consegue atender esse público tão exigente e com emoção à flor da pele. É preciso, antes de mais nada, uma grande entrega, estar sempre disponível para sanar dúvidas, fazer testes para que elas se sintam seguras. “Quando percebo que a maquiagem ou o penteado escolhido pela noiva não vai valorizála, tento mostrar outras opções, mas, sempre mantendo como base o que ela sonhou para aquele momento tão especial da sua vida. Eu amo trabalhar com noivas. Sempre procuro deixá-las o mais à vontade possível, com ouvidos sempre atentos ao desejo delas. É uma relação intensa. Elas me escolhem como maquiadora, mas sempre me pedem dicas de acessórios e grinalda, para compor um conjunto perfeito. Acabo virando conselheira, amiga, motorista”, brinca Priscylla. TEMPO DE ATUAÇÃO Priscylla Mendes é maquiadora profissional há 11 anos. Nesse tempo, ela já perdeu as contas de quantas noivas já passaram por suas mãos. Ela também já não consegue contar a quantidade de cursos que fez na área da maquiagem e penteado. “Maquiagem é algo que se renova a cada dia, sempre surgindo técnicas e produtos novos. Assim, o profissional tem que acompanhar esse desenvolvimento. Eu não paro. Estou sempre buscando me renovar e aprender novas técnicas”, ressalta. Quando perguntada sobre a receita do seu sucesso, Priscylla é enfática ao responder: humildade. “Eu procuro me colocar, sempre, no lugar da noiva. Ela passou muito tempo pesquisando aquela maquiagem e aquele penteado, então, busco fazer do jeitinho que ela sonhou. A noiva só sai das minhas mãos para o altar quando se olha no espelho e vê a imagem de uma mulher realizada”, conta. Além da realização pessoal da noiva, Priscylla diz que o também lhe impulsiona nesta profissão são as inúmeras situações que vivencia, as histórias lindas que compartilha e as inúmeras demonstrações de carinho em todos esses anos. “Isso tudo me move, me realiza e eu amo muito. Minha dedicação é 100% e, graças a Deus, tenho um feedback muito positivo das noivas que atendi até hoje”, resume a maquiadora.

Vestido: Vert Rouge Acessórios: Miss Nat Acessórios Produtos: Kicheiro Distribuidora Wella Participação Especial (digital influencer): Layla Oli Foto: Kadu Martins

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: MAKE-HAIR – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Com a chegada do inverno, a tendência dos olhos mais esfumados e escuros ficam em alta. O olho preto, super conhecido pelas mulheres, é um dos tipos que as mulheres mais querem testar. Apesar disso, nem todo mundo deve usar uma make com essa característica, principalmente as pessoas com olhos muito pequenos ou profundos. Uma opção para quem não quer um olho muito pesado, totalmente preto, ou tem os olhos muito pequenos, é usar o esfumado preto só na pálpebra superior, deixando pálpebra inferior sem esfumar e apenas com máscara de cílios. Para quem quer fazer um olho preto, é super fácil, confira as dicas: 1- Faça um fundo marrom no olho, antes de colocar qualquer pigmento preto. Esfume um côncavo marrom e esfume também por baixo dos cílios. 2 - Depois de esfumar o marrom, você pode pegar um lápis kajal preto e riscar um delineador bem grosso na pálpebra móvel e em seguida espalhar. 3 - Aplique a sombra preta por cima e, entre o encontro do preto com o marrom, você esfuma com sombra marrom. 4 - Na pálpebra inferior, precisamente na linha d’Água, você risca com lápis preto de forma bem forte e com um pincel fininho de preferência, você esfuma um pouco desse lápis por cima da sombra marrom. 5 - Pegue um pouco da sombra preta e passe por cima do lápis preto, embaixo do olho e esfume. 6 - Complemente com a aplicação de muita máscara de cílios ou cílios postiços. 7 - Para ficar mais invernal, aplique cores de batom mais claras. Se quiser ousar, aplique um vermelho ou vinho. 8 - Faça uma pele leve, com contornos discretos e iluminação suave, afinal, o inverno remete à uma pele fria e menos corada. Agora aproveite as dicas e faça seu olho preto poderoso e arrase nas festas de Inverno.

40

Foto: Igor Melo Modelo: Juliana Kássia Make: Kátia Freire


Dependências internas da Policlínica

Um dos consultórios para atendimento ao público

Policlínica das Praias abre em Manaíra com novo conceito Em um só lugar, pacientes têm várias especialidades da área de saúde

Fachada da Policlínica das Praias, localizada na Avenida Ruy Carneiro, 166, próximo ao Mc Donald’s

A inauguração contou com atendimento ao público, com verificação da pressão arterial e teste de glicemia


Espaço amplos para atendimento de várias especialidades

O espaço oferece atendimento de qualidade e profissionais renomados, com preços acessíveis e facilidade no agendamento, sem depender do SUS.” Dr. Paulo Sampaio Recepção e agendamento de pacientes

Carmen Cristina Gadelha - Maria do Socorro Lins - Bárbara Gadelha

Deputado Deusdete Queiroga com Teresa e Guilherme Queiroga

Padre José Carlos em momento de oração

fotos: Rômulo Melquiades

Já imaginou ter à disposição, em um só lugar, mais de 40 especialidades da área de saúde, como médicos, psicólogos, nutricionistas, psicopedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e odontólogos, além de procedimentos médicos, curativos, aplicação de medicamentos e exames laboratoriais e de imagem? Desde o dia 10 de junho, isso já é realidade aqui em João Pessoa. Localizada em Manaíra, a Policlínica das Praias iniciou os atendimentos com um evento que contou com a presença de amigos, familiares, comerciantes locais e médicos, além de representantes do Shriners Internacional - organização parceira da clínica e voltada aos cuidados com crianças e famílias necessitadas. O momento foi marcado

também pela presença de líderes religiosos e pela realização de ações na área externa da policlínica, como a verificação de pressão arterial. Segundo o médico dr. Paulo Sampaio, a Policlínica da Praias chegou para atender a necessidade da população, já que oferece serviços de qualidade, sem burocracia, a um preço acessível a todos. Para ter acesso a qualquer um dos serviços oferecidos no espaço, basta comparecer à clínica ou marcar pelo whatsapp. “Tendo em vista a atual realidade da saúde brasileira, acreditamos que estamos oferecendo o melhor à população ao dispor uma estrutura completa com profissionais especializados a um baixo custo”, enfatizou. A Policlínica das Praias funciona na Av. Ruy Carneiro, 166, em Manaíra.


* por Erickson Moura

Fotos: Shutterstock

Saúde versus Emagrecimento Rápido Para quem está acima do peso, emagrecer rápido é, sem dúvida, uma opção tentadora, porém os riscos do emagrecimento vertiginoso pode, muitas vezes, ser maléfico à saúde. Com o desejo urgente de perder peso, muitos indivíduos acabam recorrendo a diversos tipos de dietas, geralmente, mal orientadas. Essas atitudes acabam por comprometer o metabolismo do indivíduo, levando-o à estaca zero, ou seja, o indivíduo acaba por adquirir novamente o peso que foi perdido. Além disso, existe a possibilidade de não haver nutrientes suficientes para o organismo, dando origem a deficiências nutricionais específicas e comprometendo, por vezes, o sistema imune e neuroendócrino. Para emagrecer com saúde, o ideal é procurar um profissional habilitado em traçar planos e metas com mudanças no estilo de vida, que acarretam, invariavelmente, a perda dos tão indesejados “quilinhos extras”. Arriscar-se em dietas muito rígidas é um erro cometido pela maioria dos indivíduos que desejam emagrecer. Na mídia, em geral, existem muitas propagandas com as “fórmulas mágicas” para o emagrecimento rápido, dietas tão restritivas que, por vezes, acabam fazendo mal à saúde global do indivíduo. Emagrecer requer uma reeducação alimentar que consiste em estabelecer novos hábitos alimentares, que irão perpetuar por toda a vida do indivíduo. Aderir a prática de atividades físicas constitui o pilar fundamental no novo plano de vida de quem deseja perder peso. Na luta para alcançar o peso ideal, é importante controlar a ansiedade. É preciso respeitar o nosso corpo e saber que emagrecer requer um tempo geralmente muito maior do que levamos para engordar. No emagrecimento rápido, os batimentos cardíacos podem ser alterados, levando ao desenvolvimento de taquiarritmias; a carência de certos nutrientes no corpo pode provocar flacidez na pele; ter queda de cabelo e unhas quebradiças indica uma dieta pobre em vitaminas, proteínas e zinco. Existe ainda o risco de cálculo na vesícula e rins e doenças associadas a falta de minerais e vitaminas, como anemia, escorbuto e problemas na visão. Além disso, pode ocorrer o enfraquecimento do sistema imunológico levando a uma maior predisposição do indivíduo a doenças e infecções. Um outro aspecto são os danos psicológicos, como o perigo de ampliar uma compulsão alimentar, devido, muitas vezes, à rigidez da dieta. E a pessoa, quando mantém unidos os seus problemas emocionais, com o excesso de peso, ainda que emagreçam, podem continuar com baixa autoestima, o que pode direcionar para o ganho dos quilos perdidos. Por fim, quando ocorre um processo de emagrecimento muito acelerado, ainda o risco do paciente se achar gordo (a), mesmo tendo uma silhueta mais magra. Procure ajuda multidisciplinar que possa orientar de forma mais individualizada seu processo de gerenciamento de peso, com emagrecimento saudável e duradouro.

*Erickson Moura Medicina e Nutrologia do Esporte CRM 6231 Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

44


A

foto: Shutterstock

*Por Rodrigo Gomes

46

Rodrigo Gomes de Oliveira Souza Médico Psiquiatra CRM 7337 Professor de Psiquiatria pela FACISA Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) | Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

agorafobia (do grego ágora assembleia; reunião de pessoas; multidão + phobos - medo) é o ato de evitar ou fugir de situações nas quais pode ser difícil de escapar ou em que não há ajuda disponível em caso de ataque de pânico. Esse distúrbio antes era relacionado ao medo de lugares abertos, como seria numa definição ao pé da letra do termo, mas isso foi ampliado e passou a estar ligado à dificuldade, impossibilidade ou constrangimento para escapar de situações aparentemente comuns a qualquer indivíduo. A pessoa que possui essa doença tem “medo de ter medo”, e algumas chegam a ter medo de sair de casa, o que pode desencadear outras fobias ou, ainda, problemas na esfera social. Situações agorafóbicas incluem esperar filas, cinemas, ônibus, restaurantes e qualquer lugar que possa ter muita gente. Por outro lado, o fato de estar só também pode ser entendido como uma dessas situações, já que a pessoa pode especular a dificuldade de conseguir ajuda. A prevalência é muito maior entre as mulheres do que nos homens e, um outro aspecto desse distúrbio, é que ele seria uma forma “ampla” da claustrofobia (medo de estar em lugares fechados). Pacientes claustrofóbicos costumam ligar o bloqueio ao elevador, por exemplo, também com a dificuldade de receber ajuda, caso ele fique parado. A intensidade varia de acordo com os sintomas, podendo ser leve - nos casos em que a pessoa evita dirigir sozinha por longas distância -, e grave onde existe grande limitação da mobilidade. Uma experiência ou situação negativa pode ser a causa do transtorno, mas não se restringe a isso, podendo a agorafobia ser desencadeada por fatores genéticos, educacionais e, ainda, familiares. Esse problema pode, inclusive, estar associada ao transtorno de pânico, contudo são entidades distintas podendo estas ocorrerem isoladamente. Mesmo assim, vale destacar, que, apesar da gravidade, não é um problema fatal em si mesmo. O tratamento constitui da prescrição de medicamentos com o psiquiatra e acompanhamento psicológico, em especial em uma terapia onde os medos são debatidos, desmistificados e enfrentados com o tempo. Quando mais cedo o diagnóstico for realizado, melhor será a resposta medicamentosa aos sintomas.


* Por Dácio Lima e Fernanda Gonçalves

Q

uem acha que o sorriso se limita aos dentes, está muito enganado. Toda a boca requer cuidados de quem deseja ter uma boa saúde bucal, além de melhoras estéticas no sorriso. As gengivas também são uma parte importante na busca pelo sorriso perfeito, por isso, já existe um procedimento cirúrgico para remodelá-las. A gengivoplastia, técnica utilizada na correção de gengivas, é um procedimento que pode ser feito com finalidade terapêutica e também pode ser usada para dar melhores resultados estéticos antes de colocar facetas, coroas ou pontes. EXCESSO DE GENGIVA Há pacientes que têm a gengiva desalinhada por excesso de tecido gengival, e isso compromete a estética anterior, além de interferir na saúde periodontal em torno dos dentes, pois, sempre que temos aumento de tecido gengival em volta dos mesmos, temos maior retenção de placa bacteriana.

RECUPERAÇÃO RÁPIDA E TRANQUILA No passado, a gengivoplastia era realizada com bisturi, e, consequentemente, seria necessário suturar (dar pontos), o que levava a uma recuperação mais demorada e dolorida. Como nosso objetivo sempre foi oferecer o melhor aos nossos clientes, adquirimos o Thera Lase Surgery da marca DMC, um laser infravermelho de alta potência (até 4,5W) para cirurgias em tecidos moles (como gengiva), preservando os tecidos adjacentes. Outra vantagem da cirurgia feita a laser é que ele promove o corte e a hemostasia (parar de sangrar), ao mesmo tempo, sem a necessidade de suturas. Com todas essas vantagens, a gengivoplastia se tornou um procedimento rápido e com uma recuperação tranquila. O laser também pode ser usado no tratamento de aftas, diminuição de edemas, doença periodontal, no alívio da dor e em vários outros procedimentos que trazem mais conforto ao paciente.

*Dácio Lima Gonçalves Júnior

Fotos: Shutterstock

CRO: 3467 - PB

48

*Fernanda de C. Miranda Gonçalves CRO: 3843 – PB Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Nícholas e Robélia Texeira - Sara Amorim - Izabel e Marcelo Xavier

Brenia e Robson Florentino

É com muita alegria que o nosso grupo traz à Paraíba a Lexus, marca premium da Toyota.” Luís Texeira de Carvalho

Luís Texeira - Marcos Pires

Empresários Luiz e Brícia Teixeira de Carvalho, à frente do Grupo cearense NewLand

Maria Helena Mesquita - Paulino Texeira

Luís Texeira - Roberto Cavalcanti - Gerardo Rabello

fotos: Nicolas Teixeira

Um almoço privê, que reuniu alguns nomes da sociedade paraibana, marcou a chegada da marca Lexus, divisão de luxo da Toyota, em nosso estado. Os empresários Luiz e Brícia Teixeira de Carvalho, anfitriões do evento, recepcionaram os convidados no Acqua Restolounge junto ao representante da Toyota/Lexus, o Consultor Hildebrando Gaspar. A Lexus, a marca de luxo importada mais vendida nos Estados Unidos, chega agora à Paraíba, através do Grupo Newland, e já pode ser vista e testada na concessionária Newland Toyota na estrada de Cabedelo. Estão disponíveis, para venda, os modelos CT 200, ES 350, LS 460, RX 350 e NX 200. No mercado paraibano desde 2015, a Newland vem crescendo em participação de mercado e, em apenas dois anos, o grupo coloca a marca Toyota em 4º lugar no emplacamento na grande João Pessoa.

“Com isso, a Newland pretende expandir suas atividades no mercado paraibano, onde foi bem recebida, inaugurando seu segundo ponto de vendas, em novembro de 2017”, ressaltou o gerente comercial da Newland Paraíba, Igor Amorim. A Newland tem como prioridade atender as necessidades dos clientes, colocando-os sempre em primeiro lugar, para que tenham a melhor experiência de compra do mercado. A prova disso foi o reconhecimento através das certificações dos programas de qualidade da Toyota: TSW (Toyota Sales Way), para área de vendas, e TSM (Toyota Service Marketing), para a área de pós-venda. Além disso, em 2015, a Newland ganhou, pelo 5º ano consecutivo, o prêmio de Melhores Empresas para Trabalhar. E no mesmo ano, foi eleita, pelo 2º ano consecutivo, como melhor concessionária Toyota do Brasil.


Valéria e José Damásio de Sousa

João Victor Lucena - Hilton Luna - Pedro Lucena

NewLand apresenta divisão de luxo da Toyota, na capital Com almoço privê, convidados conferem e testam os modelos Lexus

Convidados testam o Lexus NX 200 Sport


Brícia e Luíz Texeira de Carvalho - Maria Lúcia e Abelardo Jurema

Pedro e Rafaelli Pires - Brícia e Luíz Texeira de Carvalho

Clientes, parceiros e a imprensa prestigiam o lançamento Grupo NewLand recebe elogios pela chegada do Lexus no Estado

Igor Amorim com a equipe Newland Lexus

Modelos Lexus em exposição do evento

Lexus CT 200


* por Ícaro Jasub e José Anselmo

A

tecnologia no universo odontológico, em especial o das próteses, tem avançado bastante. As novidades são as mais diversas e vão desde a forma como os exames são feitos, até o sistema de produção das próteses, cada vez mais fiéis às originais, simples e práticas. Há alguns anos, foi lançado o famoso sistema CAD/CAM, que surgiu como uma promessa inovadora para solucionar e facilitar o dia a dia dos dentistas que trabalham com próteses.

Fotos cedidas pelos autores

FUNCIONAMENTO DO CAD/CAM Esse sistema funciona basicamente em três etapas: análise do caso, desenho do dente e fabricação. CAD significa “Computer Aided Design”, que é o software que o programa trabalha, e CAM é “Computer Aided Manufacturing”, máquina responsável pela “produção” do dente. Inicialmente, se faz uso de uma câmera intra-oral que copia todo o preparo protético, na qual vai se adaptar à futura prótese. Em seguida, a imagem feita pela câmera é passada para um computador, onde desenha-se de forma digital o dente a ser confeccionado, o que proporciona mais precisão, rapidez e qualidade na confecção

54

das peças. Logo em seguida, as informações são enviadas para outra máquina que tem a função de “fresar”, ou seja, fabricar esse dente desenhado no computador. Por fim, dependendo do caso, é realizada uma maquiagem, que dará as cores e o acabamento final, obtendo assim o resultado mais natural e estético possível. PROCESSO RÁPIDO E SEGURO Entre as vantagens desse procedimento está o fato de que normalmente um serviço de prótese convencional leva alguns dias para ficar pronto, em média 30 dias. Com o sistema CAD/CAM, há uma grande redução substancial desse prazo, que é finalizado, muitas vezes, em questão de minutos, tornando o processo mais rápido. A tecnologia ainda é muito nova, e somente algumas clínicas a utilizam, como é o caso da Solena Odontologia, a única da Paraíba a possuir o sistema Cerec Omnicam. Assim, para você que sonha com um sorriso harmonioso, mas não tem muito tempo para ir ao dentista, surge esta grande oportunidade. Tudo pronto em alguns minutos.

Icaro Jasub Odontólogo | CRO 4489

José Anselmo Odontólogo | CRO 4587 Diretores da Solena Odontologia Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Fotos: Shutterstock

*Por Andre Luis Siqueira

Q

uando o câncer se espalha, para outras partes do corpo, além do local onde começou, é denominado metástase. Isso ocorre quando as células cancerosas viajam através da corrente sanguínea - ou dos vasos linfáticos - para outras áreas do corpo. Muitas dessas células, que se desprendem do tumor primário, morrem sem causar quaisquer problemas. Mas, algumas chegam a uma nova área, onde começam a crescer e formar novos tumores. Às vezes, os tumores em metástase são diagnosticados durante os exames realizados para o diagnóstico do câncer primário. Em alguns casos nenhuma metástase é encontrada no momento do diagnóstico inicial. Outras vezes, elas só são encontradas após o término do tratamento. Quando o câncer volta após o tratamento, a situação é denominada como “recidiva”. Cânceres diferentes tendem a se espalhar para locais diferentes, mas, os locais mais comuns incluem os ossos, fígado, cérebro e pulmões.

O que significa ter metástase óssea? O osso é a estrutura de suporte do corpo. Os ossos são constituídos de células, uma rede de tecido fibroso denominado “matriz”,

e minerais, como o cálcio, dando ao osso resistência e consistência. Alguns tipos de câncer começam no osso, ao invés de se espalharem para os ossos. Estes são denominados cânceres ósseos primários e são muito diferentes das metástases ósseas, muito mais comum do que os cânceres ósseos primários, principalmente em adultos.

Local mais comum de metástase Muitos pacientes com câncer desenvolverão metástases ósseas em algum momento de sua doença. Os ossos são locais de metástases para determinados tumores, como câncer de mama e câncer de próstata. As metástases podem ocorrer em qualquer osso no corpo, mas, são frequentemente encontradas nos ossos, próximos ao centro do corpo. A coluna vertebral é o local mais comum de metástase óssea. Outros locais comuns são o osso do quadril (pelve), osso da perna (fêmur), osso do braço (úmero), costelas e crânio. Depois que o câncer se disseminou para os ossos ou outros locais do corpo, o tratamento pode ser feito para reduzir, bloquear ou retardar seu crescimento. Mesmo que a cura não seja mais possível, o tratamento aumenta a sobrevida do paciente.

*Andre Luis Siqueira Ortopedista e traumatologista - CRM 6207 Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; Especialista pelo Hospital do Câncer de Pernambuco em Tumores Fellowship Instituto Rizzolli – Itália; Oncologista musculoesquelético do Hospital Napoleão Laureano. Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

56


*Por Talvane Sobreira

A

Fotos ilustrativas cedidas pelo autor

s fraturas de côndilo mandibular, dentre as rupturas faciais, são as que apresentam maior dificuldade no diagnóstico e maior divergência, entre os autores, quanto à escolha do tratamento. Atualmente, com o aumento da população idosa, existe uma tendência de maior incidência destas fraturas, que tem como causa principal as quedas domésticas da própria altura. Os exames imaginológicos, que são popularmente conhecidos como exame de imagem, são importantes para o diagnóstico e classificação dessas fraturas, no entanto, os achados clínicos são mais relevantes na indicação de redução cirúrgica aberta, com acesso direto à fratura e fixação interna, ou fechada, através de bloqueio maxilomandibular ou, ainda, tratamento conservador com simples orientação da dieta. Os principais achados clínicos são dor, desvio da abertura bucal para o lado fraturado, limitação dos movimentos mandibulares, má oclusão e, quando bilateral, retroposicionamento mandibular com mordida aberta anterior. A grande maioria das fraturas condilares podem ser tratadas conservadoramente, principalmente quando não ocorre luxação (em fraturas altas e baixas, com ou sem desvio). O tratamento das fraturas de côndilo em crianças, com menos de 12 anos, deve ser conservador, associado à orientação da dieta, ou

58

fechado, mantendo-se o bloqueio maxilomandibular por cerca de 20 dias, quando houver deslocamento significativo e alteração severa da oclusão. Esses pacientes devem ser acompanhados por longo período. A redução aberta deve ser feita preferencialmente com fixação interna rígida, tanto com miniplacas associadas a parafusos, quanto com parafusos transcorticais, e está indicada quando HOUVER: 1. Grave encurtamento da mandíbula; 2. Luxação (deslocamento) do côndilo da fossa mandibular; 3. Presença de corpo estranho no interior da articulação; 4. Quadro clínico de deslocamento condilar severo em que não é possível restaurar a oclusão sem cirurgia aberta ou 5. Condições médicas do paciente, onde o profissional ache mais adequado a cirurgia em si, para uma devolução mais rápida da função e eliminação do bloqueio maxilomandibular, (boca fechada por fios de aço). No pós-operatório, tanto das cirurgias abertas quanto das fechadas, deve-se orientar o paciente para realizar fisioterapia para o correto restabelecimento dos movimentos da Articulação mandibular.

*Talvane Sobreira Cirurgião Bucomaxilofacial | CRO: 2262 Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial pela UFRJ; Mestre em Diagnóstico Bucal pela UFBA e UFPB; Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia; Membro da American Association of Oral Maxillo Facil Surgeons. Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Sâmia Alves - Petrus Cartaxo - Sônia Alves - Sanmara Alves

Caio Lemos - Winne Fernandes - Marina Morimitsu - Petrus Cartaxo

AppShop inaugura em Manaíra com badalado coquetel Empresa foca em produtos e assistência técnica para celulares Apple

Fachada da AppShop na Av. Juvenal Mário da Silva, em Manaíra

É fato que os produtos da Apple têm crescido bastante nos últimos anos. A aceitação da marca é positiva. A empresa é apontada, hoje, como a mais inovadora do mundo, é sinônimo de aparelhos revolucionários, como o iPod e, recentemente, o iPhone. Mas, apesar do crescimento das vendas e maior conhecimento das suas funções, os equipamentos com tecnologia Apple não podem ser consertados ou examinados por qualquer profissional. É preciso entender bem do sistema e das particularidades de cada produto. Além disso, é preciso seguir o padrão de qualidade que a própria Apple exige do mercado. Só em 2016, por exemplo, foram mais de 78 milhões de Iphones vendidos, sem contar acessórios e outros produtos da Apple. Atentos a essa demanda de mercado, o empresário Petrus Cartaxo se especializou na marca e abriu, há três anos, a loja AppShop,

que oferece produtos e acessórios Apple. Com cuidado no atendimento e técnicos experientes, capacitados permanentemente em novas tecnologias, a empresa conquistou a confiança dos clientes. “A demanda de cliente só vem aumentado, desde quando abrimos a primeira loja. Então, sentimos a necessidade de abrir uma segunda unidade, para dar mais atenção aos nossos clientes e conseguirmos atender com excelência todos aqueles que precisam dos serviços”, explicou Petrus. A terceira unidade da loja foi inaugurada no dia 26 de maio deste ano, em uma parceria com o empresário Caio Lemos. Para marcar a data, foi realizado um coquetel, que reuniu clientes, jornalistas, colunistas socais, digital influencers, futuros clientes e fornecedores. A nova unidade da AppShop funciona em Manaíra, na Avenida Monteiro da Franca.


Marinês Salviano - Sandra Caju - Petrus Cartaxo - Leca Bezerra

Simão e Juliana Francelino - Gleydson e Cristiane Pedrosa

Sentimos a necessidade de abrir uma segunda unidade, para dar mais atenção aos nossos clientes” Petrus Cartaxo

Nobilene Braga - Amanda Pacheco - Micheline Vieira - Marcel Pessoa

Andrea Pedrosa - Rennan Cavalcanti - Celeste Maia - Petrus Cartaxo

Petrus Cartaxo - Caio Lemos

Nadja Fernandes - Sâmia Alves - Roberta Marques

Petrus Cartaxo - Caio Lemos - Alex Oliveira


* por Ilana Suassuna

Q

uem gosta muito de café, vinho, açúcar, refrigerante, cigarro e molhos com corante é bom ficar atento porque esses alimentos promovem o escurecimento dos dentes, e é aí que entra a importância do clareamento dental. No caso do consumo de tabaco, além de ser um fator de risco, ele é comprovadamente prejudicial à saúde, especialmente da boca. Entre os componentes do cigarro está a nicotina, que se acumula nas superfícies dos dentes, causando uma pigmentação escura.

Fotos: Shutterstock

Procedimento O Brasil é um dos países que mais realiza procedimentos estéticos, e o cuidado com a aparência passa também pela boca e sorriso. Com isso, muitos dentistas identificaram que a preocupação não

62

é só com a falta de dentes ou o alinhamento deles, mas com a coloração deles. Afinal, é certo de que o sorriso é um conjunto de vários fatores, sendo a cor dos dentes um dos mais importantes. Não danifica os dentes É importante destacar que o clareamento não danifica os dentes, mas, apesar de ser um procedimento tecnicamente simples e indolor que pode ser feito no consultório, em casa ou associando os dois, merece atenção e cuidados por parte do paciente e um acompanhamento específico com profissionais qualificados.

* Ilana Suassuna CRO: 3677-PB Especialista em endodontia Especializanda em dentística Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


fotos: Shutterstock

foto: Shutterstock

E

stresse é a palavra da moda, até as crianças dizem que estão estressadas, porém, o que realmente é o estresse e o que isso pode influenciar em nosso organismo? Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% da população vivencia este quadro, que pode ser causado pela ansiedade, depressão, mudança brusca no estilo de vida ou ainda pela exposição a um determinado ambiente, trazendo sentimentos de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem, por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão, e os nossos mecanismos de defesa não respondem de forma eficaz, aumentando, assim, a possibilidade de ansiedade, nervosismo, tensão, medo, desconforto, insônia, dores de cabeça, obesidade, úlceras, impotência sexual, entre outros. Nesta realidade, de 80% a 90% dos clientes - atendidos no consultório - possuem um ou mais dos sintomas citados, e isto é um alerta, pois, nem toda dor tem origem física, mas pode vir a ser. As terapias alternativas, como o Shiatsu e Pedras Quentes, como abordamos nas edições anteriores, são essenciais na busca pelo equilíbrio, pois ajudam a reestabelecer a homeostase, ou seja, a energia corporal, psíquica e espiritual, através dos meridianos, reduzindo significativamente os níveis de estresse, aumentando a vitalidade e revigorando o ânimo.

*Daphne Vieira Fisioterapeuta, crefito: 46153-F Terapeuta Shiatsu; Cursando Osteopaia Clínica pela Escola ATMS da Bélgica; Terapeuta das Pedras Quentes e Liberação Miofacial Instrumental. Informações ou dúvidas: (83) 3246.6508 (a redação) Onde encontrar: SAÚDE - as páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

64

D

e acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 55% da população brasileira sofre com dores musculares. A formação de nódulos, palpáveis pelas pontas dos dedos, ocorre através de alongamentos ou encurtamentos excessivos da fibra muscular, que contrai e não consegue relaxar. A oxigenação no local fica deficiente devido à má circulação do sangue, provocando dor. Essas dores, em alguns casos, podem incomodar por anos. Apesar de pouco divulgada, a Síndrome da Dor Miofascial está presente numa parcela considerável da população, sendo mais comum no sexo feminino, nas pessoas inativas e sedentárias, atingindo a faixa etária dos 30 aos 49 anos. Uma técnica chamada de Dry Needling - ou Agulhamento a Seco - aparece como um tratamento eficaz para resolver esse problema. O tratamento consiste na aplicação de agulhas de acupuntura diretamente nos nódulos formados na fibra muscular, denominados de ponto-gatilho (trigger-points). É o caso de movimentos repetitivos, bruscos e excessivamente rápidos, inflamação, falta ou excesso de exercícios físicos, estresse etc. É importante deixar claro que o Dry Needling é bem diferente da Acupuntura, que visa o reequilíbrio energético através da harmonização do funcionamento dos órgãos internos, enquanto que o Dry Needling visa diminuir a dor muscular do paciente quase que instantaneamente. *Dayse Costa Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates CREFITO: 125368-F Starfisio Pilates e Fisioterapia Estética Informações ou dúvidas: (83) 3246.6508 (a redação) Onde encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


foto: Kadu Martins


foto: Joana D’arc

@meyka_adrenalina meyka_pb@hotmail.com (83) 98862.5229

REMANDO A FAVOR DO TEMPO Para quem acha que praticar esporte tem limite de idade, Joana D’arc – 54 anos, mostra que o limite é o céu... ou melhor, o mar e o rio. Apaixonada por esporte aquático, ela está sempre clicando seus momentos “apaixonantes”. Tudo começou de brincadeira, é o que ela conta a nossa coluna. Super realizada com sua escolha, completa: “Há uma poesia na água em movimento que me atrai, e o esporte aquático traz benefícios físicos e psicológicos surpreendentes”. E essa dica nós assinamos embaixo, tá? O segredo é começar com a orientação de um profissional capacitado e não desistir... Esse será o nosso próximo desafio.

foto: Rennan Oliveira

foto: Rico Santa Cruz

# 4ª EDIÇÃO DO CHECKPOINT SHIFT Passeio de carros esportivos promete movimentar o nordeste em agosto. Organizado pelo ShiftBR, grupo que reúne proprietários de carros esportivos na Paraíba, chega a sua quarta edição no dia 26 de agosto. O destino será o Rio Grande do Norte. Batizado de ‘CheckpointShift’, o evento é o maior deste tipo no Nordeste, reunindo mais de 50 carros na última edição, que aconteceu no início deste ano. “Os participantes receberão diversos itens de patrocinadores, e convite especial para assistir a um evento de aceleração no RN. Esse vai ser o melhor CheckpointShift de todos”, revelou Vitor Tavares, um dos organizadores do evento. #superconfirmamospresença / Acompanhe: @shiftbr.

66

PILOTOS MIRINS NA PISTA DE KART Mais uma competição de kart aconteceu, no Circuito Internacional Paladino, localizado na cidade do Conde/PB – o único da América Latina que foi homologado pela Federação Internacional de Automobilismo. Na categoria Cadete/Mirim, o piloto paraibano Chico Neto e o pernambucano Fabrício Filho radicalizaram e emocionaram nas pistas. Curva a curva, volta a volta, e assim se reversavam na liderança. Mas faltando apenas três voltas para a bandeirada final, o pequeno Chico Neto rodou na pista batendo em um retardatário. “Voltei e tentei alcançar a vitória, mas não deu”, foi o que afirmou o jovem piloto. A vitória ficou com Fabrício Filho, mas os parabéns vai também para os pequenos notáveis Chico Neto, Júlia Cabral, Rafael Furtado e João Marques. Parabéns, galerinha! Essas emoções e a coragem já fazem de vocês vencedores.


CORRIDA DE ORIENTAÇÃO A equipe Neblina tem realizado, frequentemente, aulas de estratégias para a “Corrida de Orientação”. Tanto é que, no último dia 18 de junho, aconteceu a “III Oficina de Orientação”, realizada no Sesc Gravatá, para iniciantes deste esporte, o qual teve o comando de Petley Arruda, que garante que é um esporte que exige do atleta muita agilidade e estratégia. Os equipamentos utilizados são um mapa, uma bússola, uma área desconhecida e muita disposição. Orientação, como esporte, iniciou em 1912, pelo chefe escoteiro sueco Ernst Killander. Ele chamou a atenção de todos os jovens que perdiam o interesse pela corrida e pelo atletismo e apresentou uma nova forma de correr e raciocinar ao mesmo tempo. Dessa forma foi adicionada a disciplina da leitura por mapas e a perceção da Orientação/Navegação terrestre. Visite o site www.clubeneblina.com foto: www.clubeneblina.com

# AVENTURA RADICAL

Foi no dia 06 de maio, e estivemos junto com essa galera, rumo ao litoral sul. O desafio era testar as potentes máquinas da New Sedan Jeep, passando pelos caminhos mais “adrenalináticos”. Organizado pela PBAdventure, a concentração contou com um caprichado café da manhã. O evento teve a participação de cerca de 50 veículos, e foi encerrado com um delicioso almoço na praia de Jacumã/PB. O evento foi “mara” e está super aprovado o Jeep New Sedan.

foto: Max Brito e Danilo Batista by Carangos PB

foto: Demétrius

2ª TRILHA DO VAGALUME

AVIÃO DO FORRÓ

Vem aí a 2ª Trilha do Vagalume no dia 15 de Julho. Prepare seu 4x4 que a noite promete ser super radical. Na saída, um lanche reforçado e todas as instruções. O percurso será pelas belas paisagens noturnas da zona rural do litoral sul paraibano e terminará com um forró pé-de-serra no distrito de Jacumã. Para os aventureiros, esse evento é um dos mais esperados. A noite será de surpresas “adrenalináticas”, contando com os faróis ligados e o “pisca dos vagalumes” kkkkkkkk. Quer participar? Ligue para (83) 98890.4625 (falar com Felipe Leonardo). Nossa coluna estará junto e misturada nessa emoção.

Um mega evento “adrenalinático” acontecerá de 30 de junho a 02 de julho, na cidade de Campina Grande/PB, no Aeroclube de São José da Mata. Será o 2º Avião do Forró, com estimativa total de 10 mil pessoas prestigiando o evento, é o que afirma Eder Cunha, organizador dessa aventura. Para quem gosta de muita adrenalina, o convite está feito, pois poderão visualizar saltos de paraquedistas atletas e o emocionante salto duplo. O evento ainda oferece curso para iniciantes. Nossa coluna estará lá e quem sabe até encarando o salto duplo... Conto tudo na próxima edição, combinado?

foto: Felipe Leonardo

SÁBADO COM EMOÇÃO Olha que aventura fantástica... De Barra de Cunhaú/PB até Búzios/RN. Foi no último dia 10 de junho, com 15 UTVs de 900 e 1000 cilindradas, comandados por aventureiros apaixonados pelas potentes máquinas Polaris. Passando por praias, dunas e paisagens emocionantes, que empolgam e convidam para novos desafios. E se você super curte aventuras radicais, a BR Polaris avisa que nos finais de semana tem promovido passeios adrenalináticos. Quer participar? Entra em contato pelo (83) 99928.0055. Quem já foi, garante que a aventura é irresistível. Estarei na próxima... Vamos? foto: Bruno Mendonça


Emília Abrantes - Ewerton - Izes Holanda - Érica Abrantes - Edilane Abrantes

Isolda, Vanessa e Diana Coutinho, da Maison Blu’nelle, com Hélia e Ewerton

Colunistas comemoram Dia das Mães com jantar dançante Hélia Botelho e Ewerton Vieira reúnem amigos em noite animada

Hélia Botelho e Ewerton Vieira realizam o Dia das Mães Chic


Ewelyne Vieira - Ewerton - Salvador Vasconcelos

As mães mereciam um evento à altura delas. A festa foi um sucesso, e ficamos felizes com toda a repercussão.” Ewerton Vieira Marilane Pedrosa - Ewerton - Lissandra Gomes

fotos: Clingem Falcão

Uma parceria inédita entre os colunistas Hélia Botelho e Ewerton Vieira culminou na realização do Dia das Mães Chic, evento em homenagem as representantes maternas da sociedade e que foi realizado na Maison Blu’nelle. Em um mês, eles organizaram a festa e receberam aproximadamente 100 convidadas para uma noite com um único motivo: festejar as mamães. O florista André Luiz deu um toque de suntuosidade a casa de eventos e encantou as convidadas com uma decoração elegante e sofisticada, na qual utilizou rosas brancas. Destaque também para o bolo e os bem-casados, respectivamente elaborados por Maria Helena Moura e Sulamytta Pontes. A iluminação teve assinatura da Start Som e Iluminação, e o cerimonial, sempre atuante, da Eventus Assessoria e Cerimonial. Para animar a noite de festa, o tecladista Beto Ribeiro tocou do forró ao samba, sempre com muito entusiasmo, animando as convidadas. Quem marcou presença com um espaço especial no evento foi a micropigmentadora Priscila Palmeira, que mostrou as novidades em estética e também comandou mesa animada com suas clientes. Na produção de Hélia Botelho, o profissional da beleza Pierre Freitas fez cabelo e maquiagem, e o look teve assinatura da Maison Kaline. Já Ewerton Vieira usou traje exclusivo de Ranniere Almeida, com cabelo sob os cuidados criteriosos da hair stylist Rosângela Araújo. A festa também contou com sorteios de brindes e distribuição de presentes especiais da Anairana Make Up para Thereza Formiga, Tereza Neumann Vaz, Priscila Palmeira, Marletti Assis e Silvana Badiru, colaboradoras oficiais do evento. Para o próximo semestre, os colunistas anunciam novidades nos eventos que promovem separadamente. Hélia, agora com atuação exclusiva à frente do www.heliabotelho. com.br, começa a preparar sua tradicional festa de aniversário - sempre em agosto. Na sequência de eventos, em setembro, chega Ewerton com mais um agito de aniversário, onde em breve anuncia a celebridade contratada para marcar presença na comemoração.

Mariah Nogueira - Ildenir Palitot

Lourdes Bitencourt e o amigo Ewerton

Mércia Motta - Hélia - Ewerton - Celene Sitônio - Marilene Macena


Ezilda Rocha - Auxiliadora Cardoso - Rose Ramalho

Magaly Agnes - Hélia Botelho - Ewerton Vieira - Lucimar Padilha

Noite de festa reuniu 100 convidados na Maison Blu’nelle Evento contou com buffet da casa, sorteios e o som de Beto Ribeiro

Sara Adriana de Macedo - Silvana Badiru - Thereza Formiga - Hélia Botelho - Tereza Neumann Vaz - Marletti Assis - Priscila Palmeira


Zilda Vieira - Cleyde Costa

Agradeço a presença de todos os convidados. Graças a Deus, fizemos um lindo evento e super aplaudido.” Hélia Botelho Ewerton com Roberta Aquino e Lúcia Padilha

Carla Bezerra Cavalcanti - Humberto Arruda

Os anfitriões com Pierre Freitas

Com Débora e Micheline Oliveira


*Por Márcio Costa

A

inspiração deste projeto surgiu a partir das gôndolas de empórios e delicatessen, que permitem uma organização estratégica dos produtos e uma visualização rápida e funcional do que está disponível. Foi a partir desta perspectiva e com a necessidade de dar um novo formato a área de serviço da minha residência, que foi possível desenvolver a ideia e transformar o ambiente numa cozinha auxiliar, já que a ideia era proporcionar um clima descontraído para receber os meus amigos. Assim, o espaço foi ampliado, e todos os itens, como bebidas, copos, taças e pratos, foram colocados mais à vista, mantendo o controle para poder servir bem os convidados. COZINHA AUXILIAR Foi a partir do corredor de 95cm de largura, que surgiu a ideia de trazer dos empórios as gôndolas de exposição dos produtos. Além do clima aconchegante, o projeto me dá mais praticidade, inclusive na produção dos pratos. No novo ambiente, foram usados móveis em MDF Fresno Negro, da Artesano, revestimentos, tijolos de cerâmica (pintados com tinta acrílica na cor cinza) e partilhas de vidro na cor preta. A

iluminação indireta, como já é utilizada em todo o apartamento, foi feita por trilhos, com spots direcionados, e fitas de Led nas prateleiras, que realçam a forma e sinalizam os itens expostos. No piso, o vinílico amadeirado. DETALHES E DECORAÇÃO O espaço também ganhou armários e gavetas, para armazenagem de panelas e utensílios de cozinha, e um quadro negro, porque sempre gostei da ideia de ter um cantinho para escrever, então, com a reforma, consegui colocá-lo no projeto. Agora, todos os recados, receitas e cardápio das festas ficam expostos nele, além de servir para os amigos deixarem suas mensagens. Para que a cozinha ficasse completa e satisfatória, acrescentei um pequeno cooktop, para auxiliar na elaboração dos pratos rápidos, e uma coifa para exaustão da fumaça. Para dar um toque especial ao novo ambiente, tudo foi decorado com objetos e livros de culinária, recipientes de ervas e temperos e gravuras nas paredes. O conceito final é um lugar que imprime meu estilo, e também é funcional, prático e aconchegante.

*Márcio Costa Arquiteto (projeto com móveis Artesano) Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: ARQUITETURA E DECORAÇÃO nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

72


por *Roberto Carlos

O

litoral sul da Paraíba possui uma imensa gama de imóveis e terrenos para venda e aluguel. Em especial, Tambaba vem se destacando pela beleza e tranquilidade, ideal para quem deseja morar, passar férias ou investir. Atenta a essa tendência, um grupo de empresários pensou na construção de um empreendimento que agregasse conforto, luxo e lazer e, assim, surgiu o Tambaba Country Club Resort. Considerado o primeiro country club resort do Nordeste do Brasil, o empreendimento se destaca pela arquitetura diferenciada e área de lazer no topo de uma colina. O espaço foi pensando em trazer toda a sofisticação e conforto da Toscana, em seus mais variados itens de diversão, comodidade e segurança. ESTRUTURA PRIVILEGIADA O Tambaba Country Club Resort é um resort de luxo, tendo ao redor um espaço ecológico privilegiado. São mais de 150 hectares, com direito a reserva florestal natural, incluindo bosques e trilhas para caminhada, e um rio perene para pesca. Além de ter a única trilha de mountain bike em condomínio fechado na região. Possui um parque aquático com 2.500m² de lâmina d’água, banhando um jardim tropical com coqueirais e muito verde. São oito piscinas com iluminação interna, interligadas através de cachoeiras, com vários níveis de profundidade. O empreendimento também dispõe de restaurante com três ambientes, salão de festas (infantil e adulto), SPA, sauna, hidromassagem, academia, área para centro comercial, complexo esportivo (campo de futebol, tênis, vôlei de praia, futebol de areia etc), minigolfe, segurança 24h, minifazenda com três hectares, cidade infantil, entre outras, totalizando 300 mil m² de área de lazer e bosques. INVESTIMENTO E FORMA DE PAGAMENTO Outro diferencial do empreendimento é a forma de pagamento. O lote pode ser adquirido por meio de financiamento direto com a construtora, sem burocracia, e com mensalidades a partir de R$ 375, parcelado em 120 meses no boleto bancário. O sinal também é facilitado. Com apenas 10% do valor total do lote, já é possível iniciar a compra. Os interessados podem obter mais informações, ou fechar contrato, com o corretor Roberto Carlos, diretor da Roberto Carlos Imobiliária e Construtora. Ele está no mercado há 10 anos e é especialista na venda e aluguel de empreendimentos no litoral sul da Paraíba.

* Roberto Carlos Corretor de imóveis Creci 2832 -F Diretor da Roberto Carlos Imobiliária e Construtura

Fotos: cedidas pelo autor

74

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: ARQUITETURA E IMÓVEIS nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


As anfitriãs com Paula Francinete, Ana Lúcia Mariano e Marta Leite

Kaline e Marilene Macena recebem o casal Kátia e Carlos Alfredo Bitencourt

Maison Kaline recebe clientes com arrasta pé e buffet junino Dicas de moda e apresentação da nova coleção marcaram o evento

Looks Morena Rosa e Thamara Capelão, da Maison Kaline

Raimundo e Rita Alves marcaram presença na noite junina da Maison Kaline

Wilza e Abgail Amaral com Kaline Macena


Presença da cliente Gudmar Vieira, ao lado de Marilene Macena e Nadja Monteiro

Estamos sempre acompanhando o mercado e, claro, queremos oferecer o que há de mais moderno para as nossas clientes fiéis.”

Marilene Macena

Família dadenoiva Presença Mônica Amaral

A empresária ladeada por Aline e Ana Maria Tomas

Flávia Ribeiro Coutinho - Lucas Macena

Givanilda Agra - Kaline Macena - Marilene Macena - Hélia Botelho

Marilene e Kaline, à frente da Maison Kaline

fotos: Rômulo Melquiades

Quem gosta e acompanha o mundo da moda teve uma grata surpresa no último dia 9 de junho. À frente da Maison Kaline, as empresárias Marilene Macena e Kaline Macena realizaram um coquetel, em clima junino, para apresentar a coleção outono/inverno da loja. O evento reuniu clientes e parceiros, além de colunistas sociais. A coleção apresentada focou em looks para as clientes curtirem o São João com estilo. A exemplo dos macacões, camisas e calças com estampas padronizadas e babados com caimentos sensuais e elegantes. “Nós pensamos em uma coleção que seguisse as tendências de mercado, mas que, ao mesmo tempo, fosse confortável para curtir os festejos juninos”, explicou Marilene.

Além de conferirem as novidades e já poderem adquirir as peças disponíveis nas araras da loja, as convidadas ainda degustaram diversas comidas típicas, entre elas, canjica, pamonha e bolo de milho. Projetada com a finalidade de oferecer conforto e comodidade às clientes, a Maison Kaline, que já está a 27 anos no mercado, oferece vestuário e acessórios de marcas conhecidas no país. A consolidação da loja, segundo as empresárias, está na variedade de produtos oferecidos e no atendimento personalizado. “Não focamos, simplesmente, na venda de mercadorias. Nós buscamos entender as necessidades de cada cliente e, assim, oferecemos produtos que, de fato, fiquem bem em cada uma delas”, ressaltam as empresárias.


foto: shutterstock *Por Ana Luiza Souto

O

crime de constrangimento legal, nos termos do art. 146 do Código Penal, consiste no ato de constranger alguém, com violência ou grave ameaça, ou quando alguém é obrigado a fazer algo que a lei não obriga ou, ainda, nas situações em que o indivíduo é levado a deixar de fazer algo que a lei permite. Trata-se de crime de baixo potencial ofensivo, uma vez que a pena imposta à esse crime é a detenção de três meses a um ano, ou multa. Por outro lado, a pena pode aumentar quando o constrangimento for cometido por mais de três pessoas ou se armas forem usadas. Além disso, quando resultar em violência, aplicam-se as penas correspondentes a esta. Essa prática consiste em dois elementos: o primeiro deles é o fato de constranger alguém, no sentido de impor, limitar, restringir ou obrigar; e ainda existe um ponto subjetivo que é o dolo direto, ou seja, automaticamente se entende que, quem pratica o ato, realmente tem a intenção de constranger. Um outro aspecto é que o crime também ofende a Constituição, que diz: “ninguém será obrigado a fazer ou deixar

de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei” (art. 5º, inciso II, de 1988). Observa-se, ainda, que para que uma atitude seja considerada crime de constrangimento ilegal, deve haver o que o direito chama de “coação absoluta”, situação em que o agente não tem razão alguma para exigir ou obrigar a vítima a nada. Do contrário, caso a coação seja relativa, ou seja, quando o agente possui um motivo concreto para agir ou obrigar, mas o faz com o uso de violência ou uma ameaça grave, quando, na verdade, deveria ser usado o meio judicial, se trata do crime de “exercício arbitrário das próprias razões”, em outras palavras, é quando se faz justiça com as próprias mãos, o que também é crime. Vale lembrar que existem ações que não são consideradas crime de constrangimento ilegal. São elas: (1) Intervenção médica, sem consentimento, quando justificada por iminente perigo de vida, que é quando um médico age para salvar uma vida. Ou, (2) ação exercida para impedir o suicídio. Pois, essas duas hipóteses refletem o estado de necessidade.

*Ana Luiza Souto Advogada OAB 20878/PB Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: DIREITO – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

78


anuncio UNIGRAFICA


* Por Rogério MIranda

E

Foto:shutterstock

ntrou em vigor em 13 de maio de 2017, a Lei 13.419/2017 que trata especificamente da cobrança do adicional sobre as despesas em bares, restaurantes, motéis e estabelecimentos similares, mais conhecidas como gorjetas. Com a aprovação dessa lei, inicia-se uma série de reformas na legislação trabalhista brasileira, com o intuito de atualizá-la, onde prevalecerá o “negociado” sobre o “legislado”, com a tendência de amparar e beneficiar empresa e empregado. Porém, para os consumidores, que frequentam bares, restaurantes, motéis e estabelecimentos similares, o pagamento da gorjeta continua sendo facultativo. Para os empregados, a partir da nova lei, as gorjetas passam, obrigatoriamente, a fazer parte da remuneração dos mesmos, sendo anotada a média dos últimos 12 meses na Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, assim como em seus contracheques. Agora, as gorjetas serão cobradas não só como adicional nas contas, mas também pelos serviços prestados pelo empregado, o que amplia o número de beneficiados nesses estabelecimentos. Outra grande modificação trazida pela lei ocorre nos casos em que, após o recebimento das gorjetas por mais de 12 meses, estas serão definitivamente incorporadas ao salário do empregado, salvo se houver negociação coletiva em sentido contrário. Um grande avanço na legislação trabalhista. Com a nova lei, também surge uma nova modalidade de garantia provisória de emprego: a dos representantes na comissão de empregados. Essa comissão será eleita em assembleia geral, convocada pelo sindicato laboral, para esse fim (nos casos de empresas com mais de 60 empregados), com a finalidade de acompanhar e fiscalizar a regularidade da cobrança e distribuição das gorjetas. Para as empresas, essas passam a ter o direito de reter o percentual de 20% (vinte por cento) da arrecadação das gorjetas, no caso das empresas inscritas nos regimes diferenciados – o Simples Nacional - ou de 33% (trinta e três por cento) para os demais tipos de empresas. Anteriormente à nova lei não havia a previsão da retenção desses valores em favor das empresas, o que acabava onerando o caixa. Para a sua efetividade, a lei traz normas de garantia aos empregados, qual seja a aplicação de multa no valor correspondente a 1/30 (um trinta avos) da média da gorjeta por dia de atraso, limitada ao piso salarial da categoria, no caso de descumprimento por parte da empresa. Essa multa poderá ser triplicada em caso de reincidência do empregador (ocorrendo atraso por mais de 60 dias num período de 12 meses). Enfim, como podemos perceber, mais uma ótima notícia em meio a um cenário de crise nacional.

*Rogério Miranda Advogado – OAB/PB 10800 Pós- graduando em Direito do Trabalho pela ESMAT/PB; Pós- graduado em Direito Civil e Processo Civil pela ESMA/PB; Advogado atuante na área do Direito do Trabalho desde 2001. Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: DIREITO nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

80


Fotos: Shutterstock

* Por Herta Kehrle

O

programa “Fantástico” da Rede Globo trouxe em destaque o crescente uso das Constelações Sistêmicas no sistema judiciário brasileiro, como meio de resolução de conflitos. A reportagem acabou por despertar em muita gente o interesse pela ferramenta, inclusive como se ela em si fosse uma novidade. A abordagem, sistematizada nos anos de 1980, pelo filósofo, pedagogo, teólogo e psicoterapeuta alemão, Bert Hellinger, tem raízes em outras técnicas, como a psicanálise, a terapia transgeracional, a teoria dos campos morfogenéticos e o psicodrama. As Constelações Sistêmicas, portanto, já têm mais de 30 anos, período em que soma resultados interessantes nas mais diversas áreas. São elas: conflitos conjugais e familiares, padrões repetitivos, doenças, direcionamento de carreira, ansiedade, tristeza, medos, fobias e compulsões. A utilização da técnica no judiciário cresceu após a Resolução CNJ n. 125/2010. A norma do órgão regulamentador da justiça de alguma forma manifestou os índices surpreendentes de conciliação apresentados pelo Juiz Storch da Bahia, que faz uso das Constelações na Vara de Família da qual é titular.

Os bons resultados vistos são decorrentes do fato das Constelações se basearem em três princípios básicos: o direito de pertencer, o equilíbrio entre dar e receber nos relacionamentos e o respeito à hierarquia. O conflito ou “emaranhamento” se forma quando estas leis não são respeitadas nas relações. Por trazer à consciência o que está por trás de situações mal resolvidas, é comum, em uma sessão, alcançar a raiz do problema em questão e elaborar sua solução. Dessa forma, as Constelações são usadas em qualquer tipo de conflito. Podem ser realizadas em grupo ou individualmente, com ou sem questionários pré-estabelecidos, nos quais se abordam fatos que podem ajudar no entendimento do problema, como informações importantes sobre mortes, crimes, abandono, enfermidade, doença fatal, relacionamentos amorosos, entre outros. Quando realizadas em grupo, pessoas são chamadas para representar e reproduzir o sitema abordado. Já na sessão individual, são usados objetos ou bonecos para representar os elementos do sistema. A constelação é realizada no consultório do terapeuta, com formação específica na técnica.

*Herta Kehrle Terapeuta Advogada Mestre em Recursos Humanos Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: DIREITO/SAÚDE nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

82


Táglia Paixão realiza o primeiro Moda Pombal com sucesso Thyane Dantas, Renata Uchoa e Priscila Holanda marcam presença

Priscila Holanda - Thyane Dantas - Táglia Paixão - Renata Uchôa

Inês Queiroga - Tânia Queiroga - Luciana Martins

Evanalba Martins - Aline, Ana Lua e Mariana Florentino


A essência da Maison T é Deus. Sempre buscamos alçar voos mais altos, mas firmados na base que é Jesus.” Táglia Paixão

Isabella Vieira - Julieta Vieira - Divanilde Cardoso - Giovanna Helen

Pastor André Vitor esteve presente e orou com as convidadas

Anabel Medeiros - Izabel Judith - Edna Josiane - Jacinta Maria Dantas

Nice Lacerda - Mayene Van - Nedie Gomes - Illana Gomes

Norleidy Azevedo - Narjara Azevedo

Cristhina Belchior - Kevia Bezerra

fotos: Rudolf Stiel

A empresária Táglia Paixão realizou, no dia 3 de junho, o maior evento de moda privado do sertão da Paraíba, tornando-se um marco na história desta região. À frente da Maison T, ela promoveu a primeira edição do Moda Pombal e levou à cidade nomes importantes da moda, a exemplo da digital influencer Thyane Dantas, esposa de Wesley Safadão, que veio à cidade, exclusivamente, para participar do evento. As blogueiras e designers de moda Renata Uchoa e Priscila Holanda também foram outros nomes de destaque durante a noite. Na ocasião, as três convidadas, ao lado da jornalista e diretora da revista Fashion News, Ceres Leão, realizaram um bate-papo descontraído sobre moda, estilo, saúde e beleza, tendo no comando do talk show a também jornalista Mirna Barbosa. Durante o Moda Pombal, que aconteceu no Garden Recepções, foi apresentada a coleção Outono/Inverno das marcas Caos, Anne Fernandes e Ligia Nogueira. Todas de renome nacional, conhecidas pela qualidade no acabamento e dos tecidos, confeccionadas em Belo

Horizonte. “O Moda Pombal nasceu do desejo e do compromisso de trazer algo inovador e de qualidade para as mulheres da minha cidade, as quais gostam de investir na moda de alto padrão”, disse Táglia. As convidadas assistiram ao desfile, que teve produção assinada por Elyenai Fernandes, e se encantaram com o que viram na passarela. Algumas, inclusive, adquiriram os looks no próprio evento, já que havia araras expostas no local. “Foi uma noite incrível. Até hoje, escuto muitos elogios de pessoas que precisavam de algo assim, mas não encontravam. Fico realizada em abrir espaços e oferecer inovações aos moradores de Pombal e cidades vizinhas”, comemora a empresária. Ao término do Moda Pombal, todas as mulheres convidadas receberam bolsas e nécessaires gravadas com o nome de cada uma. Uma lembrança e tanto do evento que foi um marco no mercado de moda da cidade. “A ideia é tornar o evento anual. Assim, conseguiremos, cada vez mais, apresentar as novidades aos moradores, sem que precisem sair da cidade”, finaliza a empresa.


Desfile da nova coleção da Maison T encanta as convidadas Moda Pombal ainda realizou bate-papo sobre moda, beleza e saúde

Mirna Barbosa comandou o bate-papo entre Renata Uchoa, Priscila Holanda, Thyane Dantas e Ceres Leão


Táglia está de parabéns por promover um evento desta qualidade na cidade, onde uniu moda, beleza e muita informação as suas convidadas. Me sinto feliz por participar deste momento.” Thyane Dantas

Romisa Aguiar - Maria do Carmo Santana - Lenice Freitas - Thais Martins Jerlandia Martins - Nayara Martins - Francinilda Silva

Vanda Lucena - Diana Assis - Ingrid Bandeira - Ely Bandeira

Piedade Lins - Priscila e Madalena Guedes - Marquesa Marques - Haryauama Captulino

Lyanna Bandeira - Margarete Bezerra - Vilani Bandeira - Polyanna Bandeira - Beatriz Onias


O

interesse de Marx Rodrigues por música sempre foi notável. Tanto que começou a estudar violino aos seis anos de idade. Ainda estudante, ingressou, em 2002, na Orquestra Sinfônica do Recife, onde permaneceu por 14 anos. Em paralelo, foi músico da Orquestra de Câmara da cidade de João Pessoa, por 10 anos. “Sou muito intenso e gosto de me dedicar bastante no aprimoramento”. Como se não bastasse, Marx Rodrigues ainda é violinista da Orquestra Sinfônica da Paraíba, da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Quarteto The4strings. Com o currículo vasto na música clássica – com apresentações ao lado de Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e Josep Carreras (Os Três Tenores) e turnês pelo Brasil, Europa e Estados Unidos – ele também nutre uma paixão pela música popular brasileira, a exemplo da participação dele no recente show de Lenine, no teatro A Pedra do Reino, onde a orquestra foi bastante elogiada pelo artista. Com a sensibilidade que lhe é peculiar, Marx passou a dar “roupagens” diferentes às músicas que todos estavam acostumados a ouvir da mesma forma, chamando atenção dos convidados. Assim, começou a ser requisitado e indicado para tocar em cerimônias de casamento. “As pessoas sempre me chamavam para tocar neste tipo de evento. De início, eram apenas nos casamentos dos amigos e familiares, mas, depois, comecei a perceber que gostava de participar destes

momentos únicos da vida de um casal. Passei a ver isso como uma extensão da minha profissão”, conta. Marx afirma que tocar em casamento é algo tão especial quanto um solo de um concerto de violino com uma orquestra sifônica. “Tocar meu violino em um casamento é encantador, mas também de grande responsabilidade. É você pensar e saber que tem a obrigação de passar toda emoção que o poder da música pode transmitir. Você está interpretando uma melodia e tirar a emoção das pessoas é algo muito prazeroso. Me sinto feliz e realizado por fazer isso como profissão”, relata, agradecido. Hoje, Marx é o violinista mais requisitado para tocar em cerimônias de casamento. A agenda está tão recheada que ele sentiu a necessidade de abrir uma produtora musical só para cerimônias de casamento: a Marx Produções Musicais. No local, é possível contratar diversos serviços, personalizados para cada cliente. Entre os serviços oferecidos estão o Duo Violino/ Acordeon, o Trio (com violino, piano e voz), o Quarteto de Cordas, o Quinteto de Cordas e a Clarinada Triunfal, inspirada nas grandes entradas dos reis e rainhas. A composição é versátil, e a formação pode ser em dueto até algo inovador, como a formação de Orquestra de Câmara de até 30 músicos. “É um momento único e nos especializamos para tornar esse dia inesquecível”, resume. Marx Rodrigues Músico

88

Foto: Aniely Cordeiro

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: Eventos - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


D

esigner gráfico em uma loja de revelação fotográfica, ele decidiu transformar essa paixão pelas imagens em profissão, e, em 2007, abriu o próprio negócio. “Durante a semana, eu trabalhava em uma loja do segmento e, nos finais de semana, fotografava”, relembra. Johnny Araújo já está no mercado há 12 anos, e, durante todo este período, buscou aperfeiçoar-se, diariamente, a fim de alcançar o melhor resultado e garantir clientes satisfeitos. Essa busca constante o levou a compreender melhor o universo mágico da fotografia e suas diversas atuações, fazendo com que se especializasse em fotografia de casamento. Dentre os vários cursos que realizou, destaque para um dos maiores congressos de fotografia de casamento da América Latina, o Wedding Brasil, que participou assiduamente de 2010 a 2017. Com a intenção de fugir dos padrões já existentes no mercado e destacar-se neste segmento, resolveu quebrar as regras e criou um estilo próprio, aliando ousadia e bom gosto, no qual as imagens são captadas de forma personalizada, onde os elementos da vida pessoal e diária do casal também fazem parte do ensaio. “Muitos veem as fotografias que crio, mas as mais impactantes têm uma história por trás da imagem. Há algo pessoal e poético nos elementos criados”, revela. Isso fez com que ele se sobressaisse e fosse inserido no topo da lista dos grandes nomes da fotografia paraibana. “A fotografia, para mim, é muito mais do que um simples click, ela também faz parte da minha vida e busco, com ela, registrar momentos únicos que se eternizem. Por mais que na bagagem já ultrapassem 600 inícios de belas histórias, cada imagem é única, e sempre guardo uma emoção diferente”, explica o fotógrafo. Para Johnny, a afinidade com o casal começa no pré wedding, momento em que entende o estilo e o gosto dos noivos e cria os elementos visuais a serem utilizados no ensaio. “Adoro esse momento, pois é onde temos o primeiro contato fotográfico com o casal. É um ensaio bem descontraído, no qual podemos nos relacionar melhor e, como costumo dizer, é o dia em que nos divertimos, o que ajuda bastante no relacionamento do fotógrafo com o casal no dia do casamento”, comenta. Johnny também tem se destacado nas filmagens dos eventos. “Procuro sempre registrar cada emoção do dia, aliando fotografia e filmagem”, afirma. A receita parece que deu certo, já que os clientes contratam para o casamento e sempre voltam ao escritório após o evento. “Vai muito além do dia do casamento. Meus clientes voltam solicitanto o ensaio gestante, família, aniversários... E eu sou muito grato em poder fazer parte da continuação de cada história”, finaliza. Johnny Araújo Fotógrafo

Fotos: Kadu Martins

90

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: Fotógrafo nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Ana Paula sendo recepcionada por seus pais Paulo Marinho e Anne Karine

Ana Paula recebe o anel de seu pai

É bom ver que você não só cresceu em tamanho, mas em graça, beleza e sabedoria. Nós te amamos.” Anne Karine e Paulo Marinho

Ana Paula dança valsa com seu pai e seu bisavô

A debutante Ana Paula Aguiar

Ana Paula chegando para balada

fotos: Talent Studio

Basta perguntar aos amigos e familiares de Ana Paula Rodrigues Lima de Aguiar, o que ela mais gosta, para todos gritarem, em coro: chocolate. Para ela, chocólatra assumida, quanto mais chocolate, melhor. A paixão é tão intensa que ela não pensou duas vezes na hora de incluir a guloseima na sua festa de 15 anos, tão sonhada e tão planejada. A começar pelo tema. “Foi ideia minha colocar chocolate em tudo. Nós passamos um ano sonhando, criando e realizando cada detalhe”, ressaltou Ana Paula, filha de Anne Karine Rodrigues Lima de Aguiar e do bancário Paulo Marinho de Aguiar Júnior. Realizada na Versailles Recepções, a festa também representou outra característica de Ana Paula: a alegria. Com isso, a decoração brincou com os tons de marrom, branco, rosa chá, pink e dourado.

Após conduzir a filha ao salão central, o pai Paulo Marinho entregou um anel da Pandora joias, cravejado com 28 pedras de zircônia cúbica transparente, e cantou a música “Filha”, da dupla Rick e Renner. “Foi inesquecível”, relembra a debutante. Em seguida, Paulo Marinho conduziu Ana Paula para a valsa. Para este momento, a aniversariante escolheu duas músicas. Na primeira, ela dançou ao som da Bela Adormecida, de Tchaikovsky, com seu pai. Na sequência, dançou a valsa da Cinderela com seu bisavô, Francisco Ferreira de Lima; com seu avô, Ivan Ferreira Lima e com os primos Moisés Filipe Rodrigues Lima Alves Chaves e Arthur Lucena de Aguiar. “Eu agradeço muito a todos que fizeram parte deste momento”, derrete-se Ana Paula.


Paulo se emociona ao cantar para Ana Paula

Pai e filha se emocionam juntos

Ana Paula Aguiar brinda os 15 anos com festa emocionante Familiares e amigos íntimos prestigiam a nova etapa da debutante

Na hora dos parabéns com suas irmãs Ana Carolina e Poliana e seus pais Paulo e Anne Karine

Com seus amigos Áurea Muniz, Maria Vitória, Vitor Bojarsck, Fabien Axel, Maya Dias, Geovana Leite, Ana Clara Pessoa, Débora Pereira, Manoel Souza, Laura Salvador e Lavínia Duarte

Com a bisavó Maria das Neves e o bisavô Francisco Ferreira de Lima


Empresária de araras cheias

foto: Roberto Marcelo

Maraysa Rocha

foto: Dalva Rocha

Bloco de Notas

Maraysa Rocha mantém há 10 anos sua loja em Solânea (PB) e, recentemente, começou a atuar em João Pessoa onde vende modelos de luxo. A Bella Boutique promete agradar as mulheres que procuram peças diferenciadas, acessórios exclusivos e muito mais. Recentemente, conheci o showroom da Bella Boutique juntamente com a colunista Hélia Botelho e nos surpreendemos com a qualidade das roupas e preços justos praticados. Aos 32 anos, Maraysa é uma mulher visionária, simples em atitudes, com um coração bondoso, autêntica e bastante espiritualizada, sempre a colocar Deus em todos os seus propósitos de vida.

Goretti Zenaide - Roberta Aquino - Roziane Coelho

O aniversário da promoter Roberta Aquino, símbolo maior da sociedade pessoense, foi ruidosamente comemorado com mais de 100 amigas, durante prestigiado almoço no Appetito Trattoria.

foto: Acervo Pessoal

Carmem Eleonora com Gerardo e Patrícia Rabello

Williams Calado - Larissa Cecilia - Ricardo Alexandre

A Queijos e Doces abriu recentemente e promete agradar os mais exigentes paladares com produtos regionais. São queijos nacionais e importados, vinhos de rótulos premiados e muito mais!

96

festa e Ousadia de gerardo rabello Como faltava a festa de aniversário de 40 anos, o colunista Gerardo Rabello inovou e voltou no tempo para fazer o evento de aniversário. A sociedade prestigiou Gerardo durante uma balada, realizada na Pink Elephant, que contou com a decoração de Glauber Castro, a gastronomia da DG Gourmet, o cerimonial de Ana Karenina Bronzeado e o agito musical dos DJ’s Nando Du B e Bruno Martins, além da participação especial do “jazz” da Classic Band. O bolo comemorativo foi assinado pela cake designer Maria Helena Moura. O aclamado profissional da imprensa comemora, em 2017, três décadas de atuação no colunismo social e, durante o ano, Gerardo ainda deve realizar outras comemorações.


Izete Tavares

Shayenne Borges e Rogério Mota

Aureny Fernandes - Astrid Bakke - Da Paz Gonçalves

empório do Aço em ação

MODA: Chegou a Ostent Óculos

almoço com astrid bakke

A Empório do Aço chegou este ano em João Pessoa, mais precisamente no Manaíra Shopping e vem conquistando os clientes que procuram peças com qualidade e preço competitivo. A empresa ocupa um posicionamento integral e renovado no mercado atrelado a uma proposta única no segmento de joias. A franquia local tem no comando a gerente Izete Pessoa, super dinâmica e disposta a te atender da melhor maneira possível.

O centro da cidade de João Pessoa está se modificando e, além da Lagoa, muitas lojas surgiram aos arredores do parque. Uma delas a Ostent Óculos, que chama atenção no Lagoa Shopping, pelos inúmeros produtos que vem oferecendo aos consumidores. Com projeto arquitetônico moderno e aconchegante, o espaço comercializa óculos de sol e armações em grau para homens e mulheres que procuram peças criativas, atreladas a preços bastante convidativos. A marca própria é o projeto deste ano dos empresários Rogério Mota e Shayenne Borges, que já estão no ramo ocular há alguns anos e, só agora, decidiram criar a Ostent como ampliação dos negócios.

Ela é alto astral, comunicativa e referência na mídia eletrônica do Estado. Somando-se a isso, adora comemorar o aniversário e, como todos os anos, não deixa a data passar em branco. Cada dia mais bonita, a apresentadora do Estilo A, pela TV Master, Astrid Bakke realizou um almoço para celebrar o momento e recebeu as inúmeras amigas, que fizeram questão de lhe abraçar pessoalmente. O local escolhido foi o restaurante Mezzan, do Hotel Manaíra, com a presença especial do sanfoneiro Mô Lima. Na ocasião, ela usou um look Bella Mania.

foto: Rony Santosinni

Ana Carolina e Jones com o filho Pedro

Feliz batizado de pedro Com muita emoção e contentamento, os pais de Pedro Manoel, Ana Carolina e Jones Ferreira, batizaram a criança durante cerimônia realizada na Paróquia Santíssima Trindade, no Valentina, e reuniram familiares e amigos para o primeiro contato de Pedro perante Deus. Após o sacramento do batismo, todos comemoraram o primeiro aniversário do pequeno com uma linda festa, e o momento esperado do “Parabéns pra Você”.

O casal Jhonattan Meneses e Ingrid Sandry com os pais do noivo, Netto Layme e Mirleide Meneses

Ingrid sandri e jhonattan meneses: Para sempre, sim! Após seis anos de namoro e noivado, Ingrid Sandri e Jhonattan Meneses decidiram que havia chegado a hora da união definitiva perante Deus. Bastante emocionados e na certeza de que foram feitos um para o outro, o casal resolveu dizer o famoso “sim” diante os amigos e familiares que marcaram presença na cerimônia de casamento, realizada no Requinte Recepções. Sequencialmente, ocorreu a festa no mesmo espaço, onde destacaram o apoio e a atenção de alguns fornecedores, como a Flor de Lis Cerimonial, a estrutura e iluminação da Start Eventos - que encantou a todos - e, para animar os convidados, o som contagiante do DJ Allisson. Ao lado do pai, Netto Layme, Jhonattan se dedica ao comando da Granlayme, onde gerencia a conceituada empresa no comércio em mármore e granito em João Pessoa.


Psicólogo, filósofo, sociólogo, teólogo, escritor, Pastor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa e autor do livro “Quando Vem a Brisa”.

A ALVORADA

Nada fica para sempre às escuras; haverá sempre um novo amanhecer O que é alvorada? É o despertar de um novo dia, um tempo novo. É aquele momento em que as cortinas da vida se abrem e nos revelam paisagens novas, cenários refeitos. A alvorada é quando o sol da esperança começa a brilhar outra vez dentro de nós, aquecendo o coração com os seus raios cheios de energia, que trazem um brilho cintilante para os nossos olhos. É o novo que visita a nossa vida. Ainda bem que a vida é um eterno movimento. A natureza se veste de novas cores constantemente. Nela, tudo se renova. Os movimentos da natureza são fantásticos. São poéticos e também pedagógicos. Sabemos que a vida não é uma eterna aurora. Somos visitados pela escuridão. Os ritmos da vida são alternados em movimentos de luz e sombra. Todos os dias, invariavelmente, o sol se levanta e se põe. O mesmo sol que se ergue imponente no oriente, esconde-se no horizonte oposto. A questão central é: e depois do crepúsculo? A trajetória do sol tem muito a ensinar-nos. Aprendemos, por exemplo, que nada fica para sempre às escuras; haverá sempre um novo amanhecer. Todo crepúsculo é apenas um momento da existência; e, diga-se de passagem, um momento necessário. A natureza simbólica do crepúsculo tem algo a ensinar-nos: ela aponta para os desafios de vida. Precisamos de criatividade, para vencer as noites escuras. De paciência, para aguardar o brilho da manhã. De esperança, para vislumbrar os horizontes. De fé, para enxergar a luz no fim do túnel.

Foi a partir desta leitura pedagógica das situações que nos deixam às escuras, que Davi, o grande poeta bíblico, escreveu: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30:5). Ele tinha certeza plena de que nenhum sofrimento dura para sempre. Mais tarde, seu filho Salomão, o grande sábio de Israel escreveria: “Tudo tem o seu tempo determinado. Há tempo de chorar, e tempo de rir...” Portanto, todo crepúsculo nada mais é do que um momento da existência. E todos nós precisamos saber lidar com a escuridão momentânea. É exatamente na escuridão que aprendemos a valorizar a luz. A doença nos faz valorizar a saúde. A solidão, a valorizar as companhias que nós desprezamos. As angústias nos fazem relembrar os dias de paz. Por isso mesmo, o crepúsculo favorece sempre o crescimento interior. Aprendemos muito com o silêncio das madrugadas frias e com a solidão das noites quase intermináveis. Estranhamente, é a dor que nos faz amadurecer. Deus também habita em nossa escuridão. Quando tudo parece muito distante, Ele é presença certa. Quando a escuridão for mais densa, Ele será um raio de luz. Deus habita nossas madrugadas e faz uma ponte segura entre a noite e o dia. Ele é a passagem para a vida, para o alvorecer de um novo dia.


foto: Shutterstock foto: Reprodução/Internet

VIDA ABUNDANTE EM CRISTO JESUS IGREJA CIDADE VIVA SEDIA CASA DO JULGAMENTO 2017

foto: Paulo Campos

A “Casa do Julgamento” – um dos maiores espetáculos interativos do mundo – acontece neste ano em um novo espaço. Depois de vários anos no ginásio “O Ronaldão”, ele será apresentado na Escola Internacional Cidade Viva, no Bessa. Acompanhando um tema atual, que surgiu com a série 13 Reasons Why, a reflexão este ano será “Suicídio: Há razões para viver”. O espetáculo vai ser apresentado entre os dias 5 e 15 de julho, e os ingressos podem ser adquiridos em sympla.com.br/casadojulgamento.

foto: Shutterstock

GRUPO DIANTE DO TRONO REALIZA CONGRESSO EM JP Entre os dias 20 e 22 de julho, João Pessoa vai ser a primeira cidade do nordeste a receber o Congresso “Adoração, Intercessão e Missão”, que é realizado anualmente apenas em Belo Horizonte. O anúncio foi feito pela líder do grupo Diante do Trono, a pastora Ana Paula Valadão. O local escolhido é o Espaço Gospel, que fica na Av. Ruy Carneiro, e os interessados podem fazer a inscrição em www.diantedotrono.com.

“Ame o seu próximo como a si mesmo.” (Mateus 22.39)

por Cleber Agapito Neste começo de ano, muitos fizeram planos para alcançar algumas mudanças em 2017: conseguir uma casa melhor, comprar o primeiro carro, ou, sobretudo, depois de enfrentarmos um 2016 tão severo, pagar as dívidas que assolaram as finanças. Entretanto, nada disso trará plena satisfação, se o esforço for no sentido de tão somente tentar sobreviver pagando as contas ou tentando adquirir coisas. Essa é uma atitude totalmente oposta à proposta de Jesus, que afirmou: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10.10). Jesus nunca quis que priorizássemos as nossas necessidades antes do seu Reino. Todos devem trabalhar seriamente para que a casa esteja em ordem. Contudo, se o relacionamento com Deus não for priorizado, buscando em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça (Mt 6:33), as outras coisas não serão acrescentadas na minha vida. Todos nós devemos trabalhar arduamente, mas o que a Palavra está afirmando é que, se você, diante das necessidades, não souber colocar no topo a vontade de Deus, nenhum esforço será proveitoso para alcançar seus objetivos. O conselho é buscar a realização de seus objetivos, com a consciência de que Deus não o chamou apenas para sobreviver, tentando correr atrás dos seus desejos pessoais. Mas, acima disso, o propósito de Jesus é que você viva abundantemente na presença d’Ele, para que, assim, Ele possa entregar em suas mãos o melhor desta terra. Fonte: getsemani.com.br

CAMINHANDO JUNTOS Um dos pontos altos da fé cristã é a possibilidade de não viver sozinho, mas em comunidade. É poder andar junto, compartilhar dores e cargas e poder participar dos momentos alegres e tristes. Se não tivéssemos com quem compartilhar, seria difícil experimentar alguns momentos de alegria. A família, como ponto de partida de tantas histórias, também é movida por essa divisão de amores e dores. É lá que somos gerados e lapidados para o mundo, por isso uma boa relação é essencial. Atritos acontecem? Claro! Mas o bom é ver a mão de Deus trabalhando em tudo isso. Saber que somos aperfeiçoados nas fraquezas, como o próprio apóstolo Paulo foi. Meu convite é que você aproveite o “viver em família” nos seus infinitos aspectos. Mas, em especial, sendo edificado no amor em Cristo, com a possibilidade de caminhar com alguém ao lado. Texto: Rannyelinson Lima


AGÊNCIA DE MODELOS

Agência Team: (83) 3066.1463 Amazing Models Management: (81) 3466.2397 Ep models Brasil: (81) 3455.5810 V Agency: (83) 98880.0534

ARQUITETURA, DECORAÇÃO, IMÓVEIS E PINTURA

Ambiente Decorações: (83) 3246.7088 Artesano Planejados: (83) 3023.4398 | 98824.9302 Bauhaus: (83) 3185.6901 | 3185.7373 C&N Tecidos: (83) 3239.1326 | 98814.3069 Conceito Interiores: (83) 3021.1533 Cortinas & Cia: (83) 3247.4709 | 98641.2724 Débora Almeida: (83) 98837.0978 Dstak Cortinas e Persianas: (83) 3244.0310 Duart Decor: (83) 98859.1511 Frédéric Barbotin: (83) 99107.2731 Fibra Desing: (83) 3578.7007 Gabinetto Móveis: (83) 3247.4235 Guarámoveis: (83) 3271.7552 Julye Pinheiro: (83) 3512.9899 JVL Vidros: (83) 3224.5440 | 99984.1141 | 98736.5616 Márcio Costa: (83) 99139.8317 | 3023.4398 Roberto Bezerra: (83) 98871.1150 Roberto Carlos Imobiliária: (83) 98824.0103 Stok Design: (83) 3241.4692 | 3023.1421 Top Design: (83) 3578.8012 | 3578.8014 | 3214.9210 Traço: 98890.8130 Vip Vidros: (83) 3243.4213 | 3243.4214 XD Móveis: Av. Edson Ramalho, 910 - Manaíra | (83) 3247-3435

BELEZA

Ana Elisa Pawlenko - Centro do Sorriso Rua Wandick Pinto Filgueiras, 1230 Tambauzinho | (83) 3237.3985 | 98727.5413 Ateliê do Sol: (83) 99642.1573 Bella Cosméticos e Presentes: (83) 3034.5317 Bella Liz: (83) 3024.7879 | 99192.3443 Bertha Garcez: (83) 98709.0501 | 98787.4277 BestLaser: (83) 3023.3020 | 99976.1216 Claudete Arruda - Clínica Glam R. Tabelião José Ramalho Leite, 1358, Cabo Branco - (83) 3226.7145 Clínica Lisianthus: Emp. Futura Trade Center R. Rosa Lima dos Santos, 27 - Bancários (83) 99621.0983 Clínica Pele: (83) 3578.4748 | 98220.8888 Corpo a Corpo: (83) 3244.6022 | 98824.7341 Cristiano Silva e Vinícius Porto: (83) 3024.5999 Depyl Action: Bessa: (83) 3566.8882 | Manaíra: (83) 3247.1974 Dr. Laser: (83) 3031.7275 Erika Serafim Estética: (83) 98621.9266 Espaçolaser: (83) 98140-9979 Francisco Odílio: Eco Medical Center Rua Antônio Rabelo Júnior, 170, sala 1604 - Miramar | (83) 4009.4567 Help Laser (83) 98634.5596 | 98733.7817

Jailson Dantas: Av. Oceano Atlântico, nº 211 Intermares | (83) 3191.8084 Juliana Pinho - Dermocare Eco Medical, 4º andar, salas 406 e 407 rua: Antônio Rabelo Júnior, 170 - Miramar (83) 3506.1816 Léia Nascimento: (83) 98798.9441 Marcos Nunes: (83) 98733.7817 Maria Josinete | Belladerme Saúde e Beleza (83) 3244.7608 | (83) 98650.7144 Mário Medeiros: (83) 99866.4894 Mariah Nogueira: (83) 3034.9115 Mesolan: (83) 3024.3146 | (81) 98118.7775 | (84) 98151.7775 Pierre Couffeire’s: (83) 3247.1351 | 98837.6399 | 99832.8498 Posé: (83) 3031.4508 Preciosa Cosméticos: (83) 3238.1750 | 98887.4398 Priscila Palmeira: (83) 99910.2054 | 99360.6324 (Whatsapp) Segreto: (83) 3034. 2666 SPA das Sobrancelhas: (83) 3578.4392 Spa Urbano: (83) 98852.9935 Tayná Ciarline: (83) 98621.9266 | 98879.8406 Vivianne Araújo: (83) 3225.6706 | 99115.8530 www.viviannearaujo.com | facebook: Vivianne Araújo Dermatologia Werônyca Félix Clínica Premiere, Av. Monteiro da Franca, 1562 Manaíra | (83) 99156.8993 | 3268.0922 Faceboock: Werônyca Félix Dermato Funcional Instagram: @weronycafelix_fisiodermato WM Cosmetics: (83) 3231.5209 Ylka Virgínea Ribeiro/Clínica Jailson Dantas (83) 3191.8084 Zuleika Andrade Rua Antônio Rabelo Junior, 170, Edifício Eco Medical Center, salas 1807/1808/1809 - Miramar | (83) 3244.6662

CASA, VEÍCULOS, TECNOLOGIA E VIAGENS

Acqua Fiber: (83) 3233.0705 App Shop: (83) 98177.4028 | 3506.1041 | 98171.4020 Br Polaris: (83) 99928.0055 Cinata Imóveis: (83) 3508.1675 Clean New: (83) 99143.2225 Cupom Fiscal: (83) 3222.8355 Diego Bessa: (83) 99147.3180 F3 Import Export: (83) 3244.4946 Gold Viagens e Turismo: (83) 3023.2665 Holanda’s Prime: (83) 3035.4000 Hyundai: (83) 3041.8200 J Carneiro: João Pessoa - (83) 3515.9100 | Cabedelo - 3515.9199 | Guarabira - 3271.8537 Kawasaki: (83) 3244.4445 Kitai Mitsubishi: (83) 2108.0303 | 2102.4100 | 3102.5000 LaVie Construções e Incorporações: (83) 3024.2303 | 98770.0080 Lúcio Carneiro Corretor de Imóveis: (83) 98881.0579 NewLand: (83) 3565.1900 Seletta Realty: (83) 99177.4286 Optimus Motel: (83) 3290.1374 Outdoor Cabo Branco: (83) 98856.7075 Ponto Auto Veículos: (83) 3222.1111 Vip Assessoria: (83) 98750.8712

DIREITO

Ana Luiza Souto Advocacia e Consultoria Jurídica: R. José Laureano, Centro, Remígio/PB | (83) 99920.9996 Eduardo Arruda: (83) 98891.1313

Herta Kherle: (83) 98852.0900 José Augusto Neto: (83) 98780.5744 Julianna Erika: (83) 99694.3322 Moisés Neto: (83) 99992.3800 Rogério Miranda: (83) 3221.3190

EDUCAÇÃO, WORKSHOPS, PALESTRAS E SEGURANÇA

CEM: (83) 3331.3066 Exato Colégio e Cursos: (83) 3246.0701 i9: i9portariavirtual.com.br Julian Lemos: (83) 99117.8888 NTW Contabilidade: (83) 98819.8484 | 98861.7151 Kids Place: (83) 3576.2306 Prime’s Cool: (83) 3021.8752

EVENTOS, DOCES E PRODUÇÃO

Ambar Geradores: (83) 98804.1137 | 3506.6333 André Luiz Florista: (83) 3221.1687 APCEF: (83) 3226.3105 | 98862.2775 Atelier Sandra Rocha: (83) 98861.7596 Atelier MM: (83) 3241.4244 Bosque dos Sonhos: (83) 99864.5073 Casa Provençal: (83) 98607.7030 | 99604.9641 Check List Cerimonial: (83) 98836.9875 Cristiane Lima: (83) 98822.8390 | 99696.3531 DJ Claudinho Santa Cruz: (83) 98739.3598 Érika Gurgel: (83) 98753.3933 Êxito Projeções e Eventos: (83) 3247.2552 Fábio Festas: (83) 3241.5003 Fillip Miranda: (83) 3042.0889 Floricultura Edelweiss: (83) 99103.9639 Glamour Noivas: (83) 3247.2669 Quintal Mágico: (83) 3247.5652 H2: (83) 98649.0621 | 98649.0622 Jéssica Gambarra: (83) 99144.8632 Kiara Eventos: (83) 98831.7578 Licca Kids: (83) 99154.1114 MAC Formaturas: (083) 98615.5540 Maison Royale: (83) 98822.8394 Maria Ângela (Bem Casados): 98722.2012 Maria Helena Moura: (83) 3224.0051 Marriage Recepções: (83) 3244.0278 Marx Rodrigues: (83) 98701.1105 Mix Coquetéis: (83) 98808.3640 | 99672.5555 Norbertson Oliveira: (83) 3243.3024 Pequeninos: (83) 99829.4555 Produz Eventos: (83) 98731.6182 Pula Pirula: (83) 3506.8115 | 98731.4080 Ramon Schanyder: (83) 99956.8010 Ronnie Astral Drinks: (83) 98800.0483 Ricardo Gomes: (83) 98667.3846 Sandro Vídeo: (83) 98823.2800 Sonata: (83) 8815.4984 | 99926.4984 Sonho Meu: (83) 99362.8820 Sheyla Lucena (83) 98155.7139 Sueli Almeida: (83) 98833.7703 Technology Eventos: (83) 98185.6959 Toc Mix: (83) 3023.277 Tudo Para Casamento: (83) 98884.9993 Velho Johnson: (83) 98660.2745 Caçadores de Fantasia : (83) 99601.9536

FITNESS / NUTRIÇÃO

Alex Artur: (83) 98716.6099 Carla Freire: (83) 98730.8346 Elite Force: (83) 3031.9267 Elton Lopes e Márcio Quirino: (83) 3506.3775 Fit 4: (83) 3508.5400 Geovânia Menezes: (83) 3244.7425 ReFit: (83) 99907.1452


FOTOGRAFIA

Ângela Queiroz: (83) 98640.5131 Art & Vídeo: (83) 3222.6506 Bernardo Leite: (83) 99865.5155 Dalva Rocha: (83) 3221.1031 Deivid Ribeiro: (83) 98734.6683 DVD Studio: (83) 3243.3024 Edir Fotografia: (83) 3225.2603 | 98833.0316 Estúdio 3 Cliques: (83) 3031.1132 Fábio Soares: (83) 3042.0626 | 98899.1982 Fernando Bronzeado: (83) 3226.8934 Getúlio Lucena: (83) 98690.0819 | 4141.3996 Gil Monteiro: (83) 3034.4393 | 98770.6404 Igor Melo: (83) 98759.2002 Ismael Farias: (83) 99869.2126 Ismael Pessoa: (83) 98894.4959 Jamylle Rodrigues: (83) 98847.7880 Johnny Araújo: (83) 98710.4271 Josivaldo Bezerra: (83) 98700.9997 Júlio Marinho: (83) 98830.3543 C.kbeça: (83) 98824.9727 Kadu Martins: (83) 98887.2957 Kate Joanne: (83) 98876.6761 Lucas Freitas: (83) 99900.6088 MAC Formaturas: (83) 98615.5540 Marcelo César: (83) 99869.5462 Marcello Vasconcelos: (83) 98856.9780 Márcio Alves: (83) 98822.0014 Márcio Lacerda: (83) 98897.3914 Márcio Monteiro: (83) 98842.2140 Michael Souza: (83) 98861.6840 Osmar Santos: (83) 98743.4159 Photo A2: (83) 98809.2424 Roberto Marcelo: (83) 98812.6544 Ronny Nascimento: (83) 98627.7209 Roseane Fialho: (83) 3246.9165 Saulo Di Tarso: (83) 98839.5637 Wal Cavalcante: (83) 3224.5011 WD Studio: (83) 3578.8789 Wellington Jan: (83) 98731.8361

GASTRONOMIA

A Lasanha: (83) 3508.1001 | 3508.1000 Art Doces: (83) 98806.4680 | 3231.6748 B&A Bebidas: (83) 3208.6150 Boutique Saudável: (83) 3024.7020 Casa do Peixe/Litoral Pescado (83) 3245.4027 | www.casadopeixejp.com.br China Taiwan: (83) 3268.1582 DG Gourmet: (83) 3226.1496 | 98870.8318 Escritório Café: (83) 99351.1000 Filetto: (83) 3185.6555 Jampa Nice: (83) 3034.8267 Manaçaí: (83) 3219.5300 | 3578.3287 | 4141.2242 Marítimos: (83) 3226.6050 Panificadora Divina Misericórdia (83) 3031.1020 | 3247.1993 Pinto no Balde: (83) 3506.4721 | 98880.9864 Sublime Torrão: (83) 3024.4382 Terraço Aspargos: (83) 3566.3622 Videira: (83) 3508.6081 Yokay Temakeria: (83) 3034.7106

MAKE-HAIR

Anairana Make Up: (83) 3565.8265 Bella Beauty: (83) 3565.8233 Bem Star: (83) 3247-6641 | 99102.5005 Carolina Rocha Make Hair (83) 99956.8234 | 98754.4456 Equipe A: (83) 3031.9992 Danilo Toscano: (11) 99166.6878 El Señor: (83) 3508.5800 | 99827.1286 G Amarante: (83) 3576.8821 | 98872.9273 Giulianna Oliter: (83) 99623.4094 Janeide Cabeleireiras: João Pessoa: (83) 3246.4750 Campina Grande: (83) 3341.4790

Kátia Freire: (83) 3246.2816 | 98845.5100 Léo Ribeiro: (83) 98211.4050 | Instagram: @leoribeirocabelos Marcelo Roballo: (83) 3226.4937| 98801.8247 Parada Obrigatória: (83) 3024.1355 Priscylla Mendes: (83) 98729.7110 | Av. João Maurício, 315, sala 9 - Manaíra Rosângela Queiroga: (83) 3245.8695 Seu Bigode: (83) 98828.3009 (Whatsapp) Silvana Badiru: (83) 3224.1423 Studio R: (83) 3226.2989

MODA

Belle Bijou: (83) 3048.1188 Bio Extratus: (83) 3231.5209 Camarim: Av. Flávio Ribeiro Coutinho, 18, Manaíra | (83) 3246.9177 Carmen Steffens: (83) 2106.6242 Coloré: (83) 3035.0094 Corbeluxe: (83) 3048.1006 Espaço Premium: (83) 3244.7989 Fazel: (83) 3247.9220 Hipyliki: (83) 3228.3313 Idarrô: (83) 99926.0357 | 98165.1960 Jorge Bischoff: (83) 3048.1026 Jumel: (83) 3576.1333 Kana Kaiana: (83) 3508.5528 Maison Kaline: (83) 3023.7869 Maison Raphaela Uchôa: (83) 3031.1558 | 99954.0452 (Whatsapp) Maison T - Taglia Paixão: (83) 99802.6312 Maria Filó: (83)2106.6002 Mila Flor: (83) 3034-6430 Mira Menezes: (83) 99922.9014 | 98864.9718 Óculos Atitude Point: (83) 8118.5026 Óticas Orange: (83) 99834.3477 Óticas Laís: (83) 99679.6000 | 3565.8401 Outlet Jeans: (83) 3021.4299 Outlet Lingerie: (83) 3506.6292 Ronaldo Joias: (83) 3246.7410 Rommanel: (83) 0800.006.2803 | www.rommanel.com.br Sarras: (83) 3565.1479 Sonho dos Pés: (83) 99108.9335 Trappo Shopping Sebrae: (83) 3224.3498 Shopping Sul: (83) 3235.4181 Shopping Tambiá: (83) 3214.4201 Villa Charme: (83) 3034.3015 Ziul Acessórios: (83) 3576.2805

SAÚDE

Ana Cristina Ramos Av. São Paulo, 854, Instituto do Cérebro Bairro dos Estados (83) 3209.8000 | 99106.7474 Instagram: @nutrologa.anacristina André Luiz Siqueira Av. Epitácio Pessoa, 2491, Bairro dos Estados (83) 3244.1452 Anibal Luna: (83) 3246.9026 | 99954.9954 Associação Brasileira de Odontologia (ABO) (83) 3224.7100 Cristiano Silva e Vinícius Porto (Coachers e Biomédicos) (83) 3024-5999 | 987048806 Charlles Lucena - Clínica Psiq (83) 3226.1819 Dácio e Fernanda Gonçalves Avenida Senador Ruy Carneiro, 33, Sala 312 Miramar - (83) 3225.8834 | 98853.4365 Facebook: Drs.Dacio e Fernanda Gonçalves Daphne Vieira: (83) 99672.1419 Dayse Costa Urtiga (Starfisio Pilates e Fisioterapia Estética) Rua Juiz Amaro Bezerra, 352, Cabo Branco (83) 3566.4600 | 3226.2704

Dicas da Cegonha - Marcela Lorenzo: (83) 99156.3085 Diogo Barreto: (83) 3225.5675 Erickson Moura: (83) 98113.0855 | 99103.5195 Fabiano Brandão: (83) 99185.0561 | 4104.0055 Herta Kherle: (83) 98852.0900 Hospital Padre Zé: (83) 3241.8445 Icaro Jasub e José Anselmo (Solena Odontologia): (83) 3045.6590 Ilana Suassuna: (83) 3246.9026 | 98815.9672 Inovare Odonto: (83) 3224.0780 Interdental (Juliana Dias, Ana Helena e Gustavo Lacerda) Av. Piauí, 57 - Bairro dos Estados (83) 3244.3550 Jailson Ferreira - ITC Vertebral Cabo Branco: (83) 3043.3352 Bairro dos Estados: (83) 3031.5866 Liana Leal - Fisioclinic Av. João Câncio, 1179 - Manaíra (83) 3247.6355 | 3247.6355 Márcia Fonseca (83) 3566.8668 | www.dramarciafonseca.com.br Map One: (83) 3244.1777 Odontogrupo: (83) 3246.9026 | 99922.0546 odontogrupo@gmail.com Matheus Jardelino (83) 98836.3317 | 3042.1654 Médicas Veterinárias: (83) 99844.9977 | 99802.5278 Policlínica das Praias: (83) 99983.8988 Redepharma: (83) 3245-8700 Ricardo Ribeiro Cruz Centro GastroBariatrico da Paraíba (83) 3185.7001 | 3185.7002 | 99390.2473 www.centrogastrobariatrico.com.br Rodrigo Oliveira: (83) 99652.1187 | 98872.9847 SOS Otorrino (83) 3247.6465 | www.sosotorrino.com.br Talvane Sobreira Rua: José Florentino Júnior, 157, Tambauzinho - (83) 3221.1926 talvane@talvanesobreira.com talvanesobreira.blogspot.com Talvane Sobreira Cirurgia Bucomaxilofacial (Facebook) Trend Pilates: (83) 98653.6963 Thiago Lins Oncovida: (83) 2107.2223 Victor Perrusi (83) 3578.9719 | www.victorperrusi.com

STYLIST/PRODUÇÃO DE MODA Cimar Filho: (83) 99857.2310 Ton Pereira: 98897.3904 Priscilla Pontes: (83) 99909.8764 Victor Borges: (83) 99860.1384


SO HAPPY, SO PRIME FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM INGLÊS PRIME’SCOOL É BABY’SCOOL

833021.8752

|

educacaodeprimeira.com.br

EDIÇÃO 81  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you