1 minute read

Rir é terapêutico!

Ato de rir é capaz de acelerar tratamentos e beneficia a saúde

A afirmação da sabedoria popular de que “rir é o melhor remédio” está correta e, além disso, as risadas têm efeito analgésico, funcionam como terapia e podem acelerar a recuperação de pacientes,os efeitos no humor podem ser utilizados como auxílio para restabelecer a saúde de pessoas em tratamento. Um estudo da Universidade de Oxford mostra que o efeito de dar risadas é capaz de aliviar dores.

Advertisement

“Diferentes estudos indicam que as terapias alterativas de cunho lúdico causam mudança no comportamento de enfermos e estimulam a melhora nos quadros clínico e emocional, além de reduzir o estresse no período de internação”, explica o psicólogo.

A eficiência do riso pode ser comparada com o da acupuntura, da meditação e até de exercícios físicos, segundo o especialista. Ao rir, o cérebro libera uma dose de endorfina e de serotonina no organismo, substâncias que chegam à corrente sanguínea e proporcionam um estado moderado de euforia. Com isso, uma reação química é provocada e ameniza as sensações de dor, além de aumentar a autoestima e promover o bem-estar.

As gargalhadas também diminuem os níveis de cortisol, conhecido popularmente como o hormônio do estresse. A substância tem efeito imunossupressivo quando está em abundância no corpo. O indivíduo em tratamento, quando está de mau humor, está mais propenso a desenvolver problemas como pressão alta, tensões musculares e o enfraquecimento do sistema imunológico.

Então vamos todos sorrir, rir, gargalhar e aproveitar o Verão!

Por - Mario Pinho