5 minute read

Nordeste News

Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum

Foto: Pedro Ivo

Advertisement

Prefeitura de João Pessoa (PB)

desenvolverá projeto de infraestrutura turística

A Prefeitura e o Ministério do Turismo vão desenvolver um grande projeto de infraestrutura turística nas praias do litoral sul de João Pessoa, envolvendo a orla da Barra de Gramame, Praia do Sol e Bessa. O projeto compreende um trecho de 6 km que contemplará obras de drenagem, pavimentação, paisagismo, sinalização turística, iluminação, ciclofaixa e ciclovias.

Os secretários de Planejamento e Turismo, José William e Daniel Rodrigues, e seus respectivos executivos Ayrton Lins e Ferdinando Lucena, fizeram uma vistoria técnica no local para conhecer a dimensão do projeto e fazer algumas observações relacionadas ao fluxo de turistas e moradores da região.

De acordo com Daniel Rodrigues, a melhoria da infraestrutura turística daquela via de acesso às praias do litoral desencadeará uma série de benefícios, com desenvolvimento econômico da área, geração de novos empreendimentos e empregos, requalificação de mobilidade urbana e, principalmente, melhoria da qualidade de vida da população. “É uma obra para toda a cidade, que ganhará um corredor turístico para as praias do litoral sul da capital paraibana, criando uma nova roteirização turística tanto para os visitantes como para os moradores da cidade”, pontuou o secretário de Turismo.

Foto: Sandro Menezes

Governo do RN apresenta projeto cultural do Complexo da Rampa

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), apresentou o projeto de funcionamento do Complexo Cultural da Rampa, no bairro de Santos Reis, em Natal. Composto pelo Memorial do Aviador e Museu da Rampa, o equipamento vai contar com exposições históricas, espaços interativos e deverá se tornar um dos mais importantes equipamentos culturais do estado.

As obras do Complexo Cultural da Rampa, realizadas através da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN), estão 95% executadas.

O complexo será composto por sete núcleos e vai destacar a cultura e personagens importantes da cultura potiguar, além de integrar a paisagem de um dos cenários mais belos do Rio Grande do Norte — o rio Potengi.

Com uma área construída de 2.800 metros, o espaço contará com salas para exposições, bar, café, loja de lembranças e souvenires, mirante, píeres e deck.

Marcius Beltrão assume Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas

O advogado e administrador Marcius Beltrão assumiu a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) no dia 05 de Maio, em substituição ao administrador e exsecretário Rafael Brito que, agora, assume a pasta estadual dedicada à educação. A cerimônia de posse aconteceu no Palácio República dos Palmares, em Maceió, reunindo políticos, autoridades e presidentes de entidades representativas de todo o estado.

Na vida pública desde os 22 anos de idade, Marcius Beltrão é ex-prefeito de Penedo, importante município turístico de Alagoas, por três mandatos, tem um histórico de grandes realizações no poder executivo e legislativo. Pela primeira vez, assume o posto de Secretário de Estado. A aquisição dos recursos do PAC das cidades históricas para Penedo, investimento na ordem de R$ 22 milhões, e a reabertura do Cine São Francisco, que funcionará como Centro de Convenções, a viabilização do pólo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) no município, além da pavimentação de ruas, inauguração de centros de saúde e construção de praças, são algumas das conquistas de suas gestões na cidade ribeirinha, em parceria com os executivos estadual e federal.

Já Rafael Brito deixa a Sedetur depois de uma vitoriosa gestão com marcos e entregas tanto para o turismo, como para o desenvolvimento econômico.

Tamandaré (PE) é a 6º cidade mais monitorada do Brasil pela Camerite

A Camerite, plataforma de soluções de videomonitoramento por meio da Inteligência Artificial, com câmeras de vigilância integradas e armazenamento 100% em nuvem, levantou o ranking das 10 cidades mais monitoradas do Brasil com e tecnologia da startup: em 6º lugar está Tamandaré (PE), que conta com 1 câmera de vigilância para cada 324 habitantes.

Desde 2016, a Camerite já cadastrou mais de 4 mil parceiros em sua plataforma, que atenderam mais de 10 milhões de usuários com projetos de monitoramento colaborativo. Após atuar em iniciativas por mais de 500 cidades, a startup se tornou a maior plataforma de videomonitoramento online da América Latina. Atualmente, a empresa conta com mais de 300 mil usuários e monitora mais de 600 cidades.

Foto: Nívia Uchoa / arquivo pessoal “Seja com os nossos serviços de videomonitoramento para o consumidor final ou para a segurança pública, nosso principal diferencial é o foco na prevenção de crimes e não na remediação, como acontece no mercado tradicional de segurança. A média de 80% na diminuição da criminalidade vem do retorno de autoridades das Polícias Militar e Civil das cidades que contam com os nossos serviços”, explica Cristian

Cearenses começam a receber as contas de luz pagas pelo Governo do Ceará

Importante medida social anunciada pelo governador Camilo Santana, e aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará, as contas de luz de cerca de 500 mil famílias do Estado já começam a chegar zeradas. A medida, que faz parte de um conjunto de ações de apoio às famílias cearenses em tempos de pandemia de Covid-19, beneficia as famílias cearenses que consomem até 100kw/hora por mês aqui no Estado.

“O Governo do Estado do Ceará vai pagar durante dois meses, abril e maio, contas para todas as famílias que consomem até 100kw/hora por mês, aqui no Estado, incluindo a iluminação pública e o consumo. A conta virá zerada”, informou o chefe do Executivo estadual.

Cirleide Felix dos Santos, moradora da cidade do Crato, e das muitas beneficiadas pelo programa do Governo do Ceará, agradece “É de suma importância essa lei que o Governo aprovou, na qual ele assume as faturas de energia das pessoas de baixa renda do Ceará, inclusive eu, pois é uma preocupação a menos para cada uma das famílias que está tendo esse benefício”, disse.