2 minute read

Cultura

Next Article
Carro & Cia

Carro & Cia

Por Roberta Monteiro - Fotos: Editora Record / e-mail: robertamonteirojornalista@gmail.com

Gabriel García Márquez como jornalista “O escândalo do século ”

Advertisement

Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, em 1982, Gabriel García Márquez mostra seu lado jornalístico em “O escândalo do século” (Ed. Record). A coletânea apresenta cinquenta textos publicados entre 1950 e 1984 em jornais e revistas.

Um dos autores mais importantes e influentes da literatura universal, Gabo é mestre do realismo mágico latino-americano, mas não queria ser conhecido apenas por Cem anos de solidão nem pelo Prêmio Nobel.

Os textos selecionados por Cristóbal Pera são uma amostra do trabalho de Gabo na imprensa, fruto do ofício que ele sempre considerou base de sua obra.

Nos textos está presente a voz característica e uma narrativa única do autor. Já no prólogo do jornalista americano e repórter da revista The New Yorker, Jon Lee Anderson, o prazer de García Márquez no jornalismo é evidente e o maior propósito em reunir os textos em O Escândalo do Século.

“Afora tudo isto, Gabo foi jornalista; o jornalismo foi de certa maneira o seu primeiro amor e, como todos os primeiros amores, o mais duradouro. Esta profissão proporcionou lhe o primeiro sustento como escritor, coisa que ele recordou sempre; a sua admiração pelo jornalismo chegou ao ponto de proclamar em certa ocasião, com a sua generosidade característica, que era ‘o melhor ofício do mundo’”. e literatura – que permeou toda a trajetória de Gabriel García Márquez como repórter. Passando por quatro décadas de textos o livro mostra como “o melhor ofício do mundo” está no coração do Prêmio Nobel colombiano.

Os textos selecionados por Cristóbal Pera vão desde as reportagens escritas em Roma sobre a morte de uma jovem italiana, acontecimento que possibilitou ao autor pintar um afresco incomparável das elites políticas e artísticas da Itália, até crônicas sobre o tráfico de mulheres de Paris para a América Latina, além dos apontamentos sobre Fidel Castro ou João Paulo II. Em O escândalo do século também é possível encontrar fragmentos precoces, nos quais aparecem pela primeira vez Aracataca e a família Buendía, ao lado de artigos que contemplam a política, a sociedade e a cultura sob a luz sólida, profunda e experiente desse grande contador de histórias.

Gabriel García Márquez nasceu em 1928 na aldeia de Aracataca, nas imediações de Barranquilla, na Colômbia. Autor de alguns dos maiores romances do século XX e mestre do realismo mágico latino -americano, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Entre suas principais obras estão Cem anos de solidão, O amor nos tempos do cólera, Crônica de uma morte anunciada, Doze contos peregrinos, Ninguém escreve ao coronel e Memória de minhas putas tristes. Gabo faleceu em 2014.

Serviço

Livro: O escândalo do século Autor: Gabriel García Márquez

This article is from: