7 minute read

Sua Saúde

OSTEOPATIA: PORQUE NEM TODO TRATAMENTO PRECISA SER CIRÚRGICO OU MEDICAMENTOSO

FOT O: KIM NET O E DIVULGAÇÃO

Advertisement

Uma das perguntas mais frequentes é: O que de fato a Osteopatia trata? Na verdade o objetivo do tratamento Osteopático é o diagnóstico. Sim, não é raro gastarmos 80% do tempo de uma consulta na avaliação e apenas 20% do tempo no tratamento. O objetivo principal é descobrir o que está ocasionando o sintoma e assim tratá-lo de forma específica. Algumas vezes o processo de cura não é simples, pois acarreta em uma mudança de hábitos e no estilo de vida. Mas em linhas gerais a Osteopatia sempre trás algum benefício, por buscar solucionar as alterações que impedem o organismo de manter seu funcionamento ideal. O campo de atuação da Osteopatia é vasto, sendo indicado em processos que ocasionam dores em geral (na coluna, cabeça, ombros, quadril, braços e pernas, pés e mãos), hérnias discais, ciáticas, disfunções de ATM, alterações posturais, desordens viscerais, desequilíbrio do sistema nervoso autônomo, entre outros. A cada consulta o paciente recebe suaves ajustes manuais: articulares, musculares, membranosos e viscerais, os quais geram descompressão e restauração do movimento dos tecidos comprometidos pelas respectivas disfunções. Isso proporciona uma melhora da flexibilidade e mobilidade articular, das transmissões nervosas, da vascularização e, portanto da função visceral e da postura. Qualquer pessoa pode se beneficiar com o tratamento osteopático. Adultos, crianças, gestantes, idosos e atletas. A consulta dura em torno de uma hora e o intervalo entre elas pode variar de uma semana à 15-30 dias. O que determina isso é a individualidade de cada organismo.

TEXTO ORIGINAL DR. GUILHERME PISSETI

Igor Luiz Marino é fisioterapeuta pós-graduado em Fisioterapia Respiratória. Trabalha com pacientes de alta complexidade na UTI neonatal, pediátrica e adulta do Hospital Monte Sinai. Em seu consultório, na Clínica Vitta, realiza atendimentos individualizados em um ambiente moderno e acolhedor.

AGORA NO EMPÓRIO NATURAL VOCÊAGORA NO EMPÓRIO NATURAL VOCÊ ENCONTRA OS PRODUTOS DA LINHA REDUBÍO ENCONTRA OS PRODUTOS DA LINHA REDUBÍO

Cirurgia Plástica com Know-How

Acirurgia plástica se popularizou no Brasil e hoje está na lista dos sonhos de consumo da grande maioria das mulheres, principal público desse mercado. Com o objetivo reparador ou estético, essa é uma área da medicina que não para de crescer. “Antigamente as pessoas queriam um carro de presente ao completar 18 anos, hoje querem uma cirurgia plástica, os desejos mudaram e a cirurgia plástica é uma realidade possível para a maioria das pessoas, o que não acontecia antigamente”, comenta Herberti Rosique, cirurgião plástico, formado pela Unicamp – Universidade de Campinas, no interior de São Paulo. Atuando em Ariquemes no grupo Masterplástica, o médico, que vem de uma família de cirurgiões, conta que sua identificação com a área aconteceu logo no início da faculdade. “Venho, acredito, que da maior família de cirurgiões plásticos do Brasil, somos aproximadamente 15 médicos, contando com os que se formar. Mas, para mim o que foi determinante foram os primeiros períodos da faculdade onde conheci as inúmeras possibilidades de pesquisa. Na plástica temos um outro conceito dentro da área cirúrgica. O cuidado vai além da cirurgia e tudo isso foi me cativando” relembra.

A medida exata da beleza

O avanço da medicina e as facilidades existentes na hora de realizar um procedimento faz com que as pacientes queiram tudo de uma única vez. Não é proibido fazer mais de um procedimento numa única cirurgia, mas é necessária uma avaliação individualizada, pois cada caso é um caso. O médico avalia e coloca os limites dependendo do porte de cada paciente. “Nesse momento é preciso ser meio psicólogo, pois não lidamos apenas com a parte técnica, trata-se da expectativa das pessoas e é preciso saber lidar com tudo isso. Muitas vezes, o paciente chega ao consultório carregado de informações e é preciso fazê-lo entender que nem tudo serve para todo mundo” explica Herberti que destaca ainda que é de suma importância saber que em qualquer procedimento invasivo existe o risco cirúrgico, por isso a avaliação minuciosa de cada caso é fundamental. “A principal orientação quando se opta por uma plástica é procurar um profissional capacitado. Essa segurança é fundamental. Acompanhar o trabalho do médico escolhido e conversar com quem já foi paciente também é válido. Outra dica é se informar sobre a segurança do procedimento, a quanto tempo que já é realizado, ao invés de decidir fazer alguma ‘‘novidade’’só por que foi divulgado na mídia, isso pode ser frustrante no futuro. É melhor esperar que a técnica amadureça e se solidifique. Na dúvida o melhor é esperar para ver os resultados e não correr riscos desnecessários. Para mim cada paciente é único e com objetivos específicos. Procuro entender esses desejos e apresentar as técnicas que trarão os melhores resultados. Como médico estou há anos fazendo procedimentos consagrados, por isso é possível identificar aquilo que dá certo e aquilo que não dá”.

Corporal ou Facial – Quais os mais procurados?

O Brasil é um dos países que lidera o ranking de cirurgias. As mais procuradas são a lipoescultura, que melhora o contorno corporal e o implante de próteses de silicone nas mamas. Segundo Herberti Rosique, em nossa região a procura segue a tendência nacional. “A mídia lança muitos modismos, na década de oitenta, por exemplo, o que estava em alta era o bumbum. Depois vieram a lipoescultura, depois da lipoescultura vieram as próteses mamárias que lideram a lista das mais pedidas pelas pacientes. Os procedimentos corporais são os mais procurados, o que não significa que os faciais tenham ficado de lado, o que acontece é que Hoje existem procedimentos estéticos que ajudam muito à retardar os efeitos do envelhecimento da face e a cirurgia em si pode ficar para mais tarde. Entre os homens as cirurgias mais procuradas são orelha, nariz e peito”, conta o cirurgião.

Mercado em Expansão com Segurança e Coniabilidade

Em Ariquemes há alguns anos atrás não tínhamos mais que dois ou três profissionais atuando na área da cirurgia plástica. Hoje esse hoje o mercado cresceu e contamos com uma gama de profissionais. O doutor Herberti Rosique faz parte desse novo quadro de médicos. Sempre atualizado com as novidades da área ele busca aprimoramento profissional em congressos nacionais e internacionais e frisa que o fato de o município estar fora dos grandes centros não o faz perder em nada quando o assunto é qualidade técnica e segurança. “A distância hoje para nós que vivemos aqui não quer dizer nada. Consigo passar o fim de semana em cursos de atualização fora do estado e estar de volta ao trabalho no início da semana. Procuro participar de congressos nacionais e internacionais anualmente. Mas, confesso que não vou apenas atrás de novidades, busco a troca de experiências profissionais. Gosto de ver os casos apresentados e analisar se estou de fato no caminho certo naquilo que proponho. Esse intercambio de informações é que me enriquece enquanto profissional. Quando participo desses congressos vejo o quanto nossa área está bem em Ariquemes. Temos aqui um aparato profissional e tecnológico que não nos deixa perder para os grandes hospitais de fora”, comemora.

De Volta Pra casa

Herberti Rosique nasceu em Ariquemes, mas conta que quando foi para a faculdade não cogitava a possibilidade de voltar para cá. Foi numa viagem de férias, para visita à família, que recebeu a proposta de trabalho. Casado com uma médica, também ariquemense, decidiu unir o útil ao agradável: trabalho e família em um único lugar, e conta que não se arrepende. “Não pensava muito em voltar pra cá, no entanto as coisas foram acontecendo. Fui me desvinculando de são Paulo firmando raízes novamente em Ariquemes” relembra ele. Herberti também realiza atendimentos em outros municípios do estado, geralmente com consultas que para dar suporte aos pacientes que foram operados em Ariquemes. “Ariquemes é e sempre foi referência cirurgia plástica isso já tem mais de 30 anos. Hoje sou extremamente realizado, a cirurgia plástica é minha paixão e aqui tenho todo suporte para realizar meu trabalho com excelência”, finaliza.

FOT O: ALEX LIMA

This article is from: