
4 minute read
Sua Saúde
PROTEÇÃO INTELIGENTE
Fotoprotetor em cápsula o grande aliado da pele contra os raios solares
Advertisement
Quando se fala em proteger a pele todo cuidado é válido, especialmente no verão, quando a incidência solar é ainda maior. A mais recente tendência para minimizar os danos causados pela exposição da pele ao sol é o uso de protetor oral. Vendido em cápsulas, os fotoprotetores orais oferecem substâncias ricas em antioxidantes que atuam prevenção dos efeitos indesejáveis do sol sob a pele. Eles neutralizam a ação dos radicais livres relacionados à agressão da pele pela luz. Principais Fotoprotetores

Betacaroteno – O betacaroteno é um antioxidante que traz dois benefícios para a exposição solar: previne o envelhecimento da pele e ajuda a deixar a cor do bronzeado mais uniforme.
Vitaminas E e C – Quando combinadas, estas duas vitaminas apresentam resultados satisfatórios na proteção da pele. Pycnogenol – Substância antioxidante eficaz na prevenção e no tratamento dos danos provocados pela exposição ao sol, como o melasma.
Oli-ola – Ajuda no combate ao envelhecimento da pele causado pela exposição solar. Tomar cápsulas de oli-ola também pode ser útil no tratamento do melasma.
Acerola –Além de apresentar alto teor de vitamina C, a fruta é rica em carotenóides e polifenóis o que lhe confere alta capacidade antioxidante
Polypodium leucotomos – extraído de uma espécie de samambaia é composto por fitoquímicos antioxidantes que previnem contra o fotoenvelhecimento.
Picnogenol – possuí atividade sequestrante de radicais livres sendo mais eficaz que as vitaminas C e E. Inibe a ação dos radicais livres, inibe a síntese da melanina e protege a pele da radiação UVB.
Não existem estudos conhecidos que apontem malefícios no uso de fotoprotetores orais. Por serem ricas em antioxidantes, estas cápsulas trazem diferentes benefícios para o corpo e para a saúde, além da proteção solar. É importante lembrar que o consumo deve ser frequentes para apresentar resultados satisfatórios. O protetor solar em cápsulas não substitui o filtro solar convencional (creme ou gel), apenas potencializa seus efeitos. O protetor solar oral pode ser adquirido em farmácias ou manipulado de maneira individualizada conforme indicação médica.

ACUPUNTURA NÃO É SÓ AGULHA
NUMA ÚNICA SESSÃO VÁRIAS TÉCNICAS PODEM SER UTILIZADAS
A acupuntura é uma das técnicas da medicina tradicional chinesa e engana-se quem pensa que ela é realizada apenas com a inserção de agulhas no corpo. As agulhas fazem parte da acupuntura clássica, no entanto, existem outras técnicas para se trabalhar os pontos de acupuntura no corpo, como por exemplo, a auricoloterapia, que consiste fixação de sementes de mostarda ou pequenas esferas de cristais, em pontos específicos da orelha, a eletroestimulação, que utiliza eletrodos sem agulhas, a moxabustão, onde o acupunturista utiliza o bastão de moxa que contém a erva Artemísia e por fim a aplicação de ventosas. “Todos esses aparatos são próprios da acupuntura e podem ser utilizados individualmente ou em conjunto numa única sessão. As sessões realizadas por mim duram em média uma hora e trinta minutos e geralmente utilizo mais de uma técnica por sessão, dependendo da necessidade de cada paciente”, explica Margarete Tiecher, acupunturista com formação pelo Instituto Cebrash, de Santa Catarina.
O que a acupuntura trata?
A acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele que envia mensagens para o cérebro, que desenvolve, por exemplo, ações analgésicas e anti-inflamatórias. A acupuntura também pode ajudar a reforçar o sistema imunológico e no tratamento de doenças e problemas como: - Dor após extração de dente, gengivite ou faringite - Doenças respiratórias como sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite - Doenças oftalmológicas como conjuntivite, catarata ou miopia em crianças - Problemas neurológicos como dor de cabeça ou enxaqueca - Problemas gastrointestinais como excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre ou diarreia - Problemas ortopédicos como dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide - Distúrbios de sono como insônia. - Distúrbios emocionais como ansiedade, estresse ou depressão

Quem pode realizar tratamentos?
Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, estando doente ou não. Ela é indicada inclusive para crianças, mas no caso delas a acupuntura pode ser feita com laser, para que a criança não tenha medo das agulhas. Além disso, a acupuntura também pode ser benéfica durante a gravidez, pois ajuda na diminuição das variações hormonais, que são frequentes durante este período e alivia as dores nas costas e o desconforto causado pelo peso da barriga.
IMPORTANTE
A acupuntura deve ser feita com agulhas descartáveis, pois a sua reutilização aumenta as chances de contrair algumas doenças.

Agende sua avaliação 69 9.9231-7611
FOT O: KIM NET O Margarete Tiecher,
acupunturista com formação pelo Instituto Cebrash, utiliza diversas técnicas da acupuntura em Ariquemes