1 minute read

BARREADO, PRATO TÍPICO DO PARANÁ

Morretes, bem como Antonina, Guaraqueçaba e Paranaguá (e também Curitiba), são cidades que oferecem o barreado, prato típico paranaense.

O prato consiste em um ou mais tipos de carne bovina de segunda e magra, como a paleta, a maminha e o patinho, temperados com cebola, alho, toucinho de porco, pimenta-do-reino, louro e cominho e cozida até desmanchar. O preparo é misturado à farinha de mandioca (até receber a consistência que dá nome ao prato), e servida com arroz.

Advertisement

O cozido de carne bovina e ervas é recheado de tradições. Dispostos em camadas em uma panela de barro, que é selada com uma mistura de farinha de mandioca, água e cinzas (para que o vapor não escape), os ingredientes cozinham por longas horas em fogo bem baixo.

Alguns restaurantes, especialmente no Litoral, oferecem o pra- to acompanhado por frutos do mar e banana caturra.

Como acompanhamento, uma aguardente morreteana (de cana ou banana), um suco de maracujá (fruto muito comum no Litoral), cerveja ou vinho.

História

A origem, de cerca de 300 anos, é atribuída aos portugueses que vieram para o litoral paranaense no século XVIII. Há registros antigos indicando Guaraqueçaba como a disseminadora da receita. Lá, o acompanhamento é com fandango (dança de tamancos ao som da rabeca).

This article is from: