Page 1

contatovip.com.br | 1


INGRESSO ESPECIAL

upf TRANSFERÊNCIA REINGRESSO REABERTURA

Inscrições até 23/JUL upf.br/ingressoespecial


50%

de desconto na matrícula

Curse sua graduação pagando 50% do valor da mensalidade. Os outros 50% você começa a pagar 1 ano após a conclusão do curso.


Ouro

4 | contatovip.com.br

Prata


Semi joia

O inverno pede charme e beleza! Rua Coronel Chicuta, 355 - Bella CittĂ Shopping Center 3Âş andar - Passo Fundo/RS Fone (54) 99196.3588

contatovip.com.br | 5


PROJETOS PARA TODOS OS AMBIENTES, COM QUALIDADE E GARANTIA DA MAIOR MARCA DE MÓVEIS PLANEJADOS DO BRASIL


Passo Fundo Av. Brasil, 300 - Centro (54) 3632.0050 99174.3286 99147.9751

Av. Presidente Vargas, 1800 São Cristóvão - (54) 3045.4200 bellavitapf@gmail.com bellavitaitalineapassofundo

PROJETOS DE VIDA FELIZ


:)0 ANOS

100% DE COBERTURA DE FIBRA ÓPTICA EM CARAZINHO, NÃO-ME-TOQUE E SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO

8 | contatovip.com.br


WWW.SEANET.COM.BR CARAZINHO - AVENIDA FLORES DA CUNHA, 643 - FONE (54) 3329.0300 NÃO-ME-TOQUE - AVENIDA ALTO JACUÍ, 1106 - SALA 04 - FONE (54) 3332.4968

contatovip.com.br | 9


10 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 11


CARTA DA EDITORA

Rosemara Toledo Jornalista DRT/RS 12763 Sócia-proprietária da editora Contato Comunicações Ltda. Foto: Cristiani Lauxen

R

eunir conteúdo relevante, contar boas histórias, cobrir os principais eventos e ser o veículo de divulgação dos melhores serviços e profissionais é o objetivo da Contato Vip há 25 anos. E, chegamos nesse julho de temperaturas baixas com o nosso objetivo totalmente alcançado. Entre as emoções causadas pelos jogos da Copa e essa sinergia que une o mundo em torno do esporte, nós vamos falar justamente de emoções. Saber lidar com as emoções, hoje, é o principal quesito para se ter sucesso em qualquer área do relacionamento humano ou profissional.

Ano XXV | nº 283 | Julho | 2018 R. Venâncio Aires, 490, Carazinho/RS Fone 54 3331-3448 / 3330-1529 vip@contatovip.com.br | contatovip.com.br Contato VIP é uma publicação da Contato Comunicações Ltda. Empresa fundada em 15 de julho de 1988, por Sideno João Docena (In Memorian)

12 | contatovip.com.br

Não basta ter um alto QI, tem que saber controlar a ansiedade, lidar bem com a raiva, não subestimar os sentimentos. A Inteligência Emocional pode definir o seu sucesso, ou não. Veja o conteúdo que preparamos e avalie como está a sua. Tem como aprender a ter Inteligência Emocional. Entre as boas histórias que contamos nesta edição, destaco a da professora Bernadete Maria Dalmolin, que quebra paradigmas ao ser eleita a primeira mulher reitora da Universidade de Passo Fundo, em 50 anos de instituição. Caçula de 11 irmãos, ela enfrentou dificuldades para frequentar a escola e provou que o conhecimento é realmente capaz de mudar a vida. Nesta edição, falamos de mulher, que ganha voz na literatura, ao ter uma editora totalmente dedicada às coisas que as mulheres escrevem. Parabéns a nossa colunista Luciana Lhullier, pela iniciativa de criar a Editora Desdêmona. Nesta edição, falamos de homens e a crise de identidade que desafia o homem contemporâneo. O inverno também está em nossa pauta e é sempre bom lembrar os cuidados que devemos ter com o corpo e com a alimentação, para que possamos usufruir com saúde e tranquilidade da estação. Uma doença comum no inverno, mas de nome um pouco desconhecido, o Fenômeno de Raynaud, é o tema da primeira coluna da reumatologista Thaís Rohde Pavan, que, a partir desta edição, estará conosco, abordando e esclarecendo assuntos da sua área. Bem-vinda Dra. Thaís. Ainda sobre o que escrevi lá em cima, de divulgar

Direção: Rosemara Toledo Rg. DRT/RS 12763 Leonardo Docena Administrador CRA/RS 040082 Linara Docena Bel. Secretariado Executivo

Jornalismo: Cassiane Seben DRT/RS 16688 Camila Toledo Docena DRT/RS 18547 Taís Rizzotto DRT/RS 11842

Colunas: Luciano Baumgardt Terezinha Camargo Taís Rizzotto Aline Roso Céia Giongo Nicele Branda Luciana Lhullier Manno Escobar Sueli Marini Cida Israel

os melhores serviços e profissionais, nossa edição traz diversos exemplos de empreendedorismo. São lojas repaginadas, restaurantes oferecendo novidades, salão de beleza reinaugurando. Além de megaempreendimentos, como o Passo Fundo Shopping, que divulgamos em nossas páginas. É muito bom compartilhar isso com vocês. Para finalizar, vou falar de nossas capas: Dr. Paulo de Argollo Mendes, presidente do Simers, em entrevista exclusiva à Contato VIP, fala do futuro dos médicos e da medicina e de como a tecnologia é aliada nos tratamentos de saúde; e o empresário Paulo Roberto Formaio, que conquistou o sucesso profissional em poucos anos, acreditando no seu empreendimento, dá o seu testemunho e afirma que todos conseguem, basta querer e se dedicar. Boa leitura, que nossa edição seja inspiração para você também!

A partir desta edição temos a coluna da médica reumatologista Thaís Pavan! Bem-vinda!

FOTO | DANIEL TATSCH

Departamento Comercial: Carla Oliveira Tatsch Josefina Monteiro Luciano Baumgardt Terezinha Camargo Iara Vargas Ana Cristina Teixeira (99107.0235 - Passo Fundo) Revisão: Dilon Duarte Impressão: Kunde Indústrias Gráficas

Editoração Gráfica: Juliano Graebin Anderson Artmann

A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidas em colunas assinadas e materiais divulgados em anúncios publicitários.


contatovip.com.br | 13


ÍNDICE

ÍNDICE

32 SAÚDE

38 EMPREENDEDORISMO

O presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, fala sobre o futuro dos médicos e da Medicina.

A trajetória de Paulo Roberto Formaio, que comemora 4 anos de sucesso e empreendedorismo no Grupo Hinode.

Foto: Jefferson Bernardes/Agência Preview

Foto: Daniel Tatsch

74

18

66

INVERNO

COMPORTAMENTO

MULHER

Cuidados especiais com o corpo e a alimentação no frio.

Saiba mais sobre como controlar a sua inteligência emocional.

A Editora Desdêmona é lançada com a proposta de publicar as coisas que as mulheres escrevem.

36

70

ENTREVISTA

DIA DO HOMEM

Conheça a história da primeira mulher a ser Reitora da Universidade de Passo Fundo, Bernadete Maria Dalmolin.

Saiba quem é o homem dos dias atuais.

Foto: Gelsoli Casagrande

RevistaContatoVip

14 | contatovip.com.br

RevistaContatoVip

SmartVIP


passofundoshopping.com.br

CRISE PASSA. OPORTUNIDADE ASSIM, TAMBÉM.

Passo Fundo ganhará o maior shopping da região Norte do estado do Rio Grande do Sul, com 3 pavimentos de lojas, 9 âncoras, 13 megalojas, 144 lojas-satélites, ampla praça de alimentação com vista panorâmica para a lagoa, 3 restaurantes, 5 salas de cinema de última geração, supermercado com 4 mil m2 de área, alameda de serviços, academia, centro automotivo e mais de 1.800 vagas de estacionamento. O Passo Fundo Shopping tem tudo para quem deseja fazer um ótimo negócio.

INAUGURAÇÃO: OUTUBRO/2018.

Av. Presidente Vargas, 1610, Bairro São Cristóvão 54 3210.4000 | Passo Fundo/RS

contatovip.com.br | 15


Insta VI P / Nosso mês na vip @revistacontatovip

Nhoque da Fortuna A renda da edição especial do Nhoque da Fortuna reverteu em brinquedos educativos que foram doados ao programa PIM-Primeira Infância Melhor da Secretaria de Assistência Social de Carazinho. A diretora Rose Toledo e o colunista Luciano Baumgardt fizeram a entrega a Primeira Dama Andreia Schmitz e a Coordenadora do Programa, Juliana Camargo.

Editora Desdêmona Nossa colunista Luciana Lhullier lançou em Passo Fundo a Editora Desdêmona, voltada a literatura feminina. A diretora Rose Toledo prestigiou o evento que contou com debate das escritoras Sueli Gehlen Frosi, Piti Ochoa Ughini e Raquel Cesar da Silva.

Capa Junho

Katia Soares Alberti ficou feliz com o resultado da capa de junho em que destacou o seu Granola’s Café e Gourmet. Recebeu o seu exemplar na sede da Contato Vip.

Meeting Internacional Em Passo Fundo participamos do Primeiro Meeting Internacional em Estética e Terapias Alternativas, realizado pelo ISEPE-RS. Na foto Leonardo Docena e Ana Cristina Teixeira com Fabiana e Marcelo Toson.

16 | contatovip.com.br

Festejar Gramado

A Contato Vip esteve presente na terceira edição da Festejar Gramado, realizada nos dias 16 e 17 de junho, sob a coordenação de Verônica Sella e Tati Noel. Nas fotos o Diretor Comercial Leonardo Docena e o colunista e embaixador da feira, Lu Baumgardt.


®


COMO ESTÁ A SUA

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? SER INTELIGENTE VAI MUITO ALÉM DE DOMINAR CONTEÚDOS DIFÍCEIS E OBTER SUCESSO PROFISSIONAL – É PRECISO SABER CONTROLAR E LIDAR COM AS EMOÇÕES POR CAMILA DOCENA

V

ocê se considera uma pessoa muito emotiva, ou mais racional? Você deixa o seu coração fazer decisões importantes, ou coloca tudo no papel e avalia prós e contras antes de bater o martelo para alguma questão? Independente das suas respostas, é importante reconhecer que todos nós, em algum momento da vida, somos tomados por ondas de razões e emoções. Esses dois aspectos – pensar com racionalidade e sentir emoções – são o que nos torna humanos, diferentes de quaisquer outros animais conhecidos na natureza. Mas, se todos nós, humanos, temos essas mesmas capacidades de pensar e sentir, por que temos tantas diferenças na forma como obtemos sucesso profissional e êxito em nossas relações com outras pessoas, sejam elas amorosas, familiares ou de amizade? A resposta para esse questionamento está justamente na Inteligência Emocional. Esse conceito foi popularizado pelo psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, Daniel Goleman, considerado pai da Inteligência Emocional.

18 | contatovip.com.br

Goleman dedicou anos de sua vida para estudar esse conceito, escrevendo o livro Inteligência Emocional – A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente, publicado em 1986, que já acumula mais de 5 milhões de cópias vendidas no mundo. No livro, Goleman explica que temos duas mentes: uma que raciocina e uma que sente. “A mente racional é o modo de compreensão de que, em geral, temos consciência: é mais destacado na consciência, mais atento e capaz de ponderar e refletir. Mas, além deste, há um outro sistema de conhecimento que é impulsivo e poderoso, embora às vezes ilógico – a mente emocional”, escreve o autor. Na maior parte do tempo, essas duas mentes trabalham em harmonia, entrelaçando os seus modos de conhecimento para que possamos encontrar o nosso caminho no mundo. Para a Master Coach Alessandra Smaniotto, o que se passa dentro de nós representa um universo muito complexo, constituído de múltiplas emoções, pensamentos e sentimentos, bem como interpretações, valores e crenças, que foram construídas em nosso sistema durante

toda a nossa vida. “É como a memória de um computador, estamos programados para agir sob determinada forma perante o ambiente que vivemos e, baseado nesse mundo interno, reagimos externamente com emoções e sentimentos que reforçam o que sentimos internamente”, explica. Nossa inteligência emocional, o modo como gerenciamos as emoções, tanto as nossas, como as dos outros, pode ter um papel crítico para determinar nossa felicidade e nosso sucesso. “A forma como lidamos com os problemas e situações no nosso dia a dia vai garantir que tenhamos uma vida mais tranquila. Assim sendo, o controle da nossa inteligência emocional é importante o tempo todo, mas, principalmente, em situações de conflito”, ressalta Alessandra. A inteligência emocional pode ser considerada mais importante do que a inteligência mental (o conhecido QI), para alcançar a satisfação em termos gerais. A inteligência emocional (IE) é como a "sabedoria da rua", em oposição à "sabedoria dos livros", e é responsável por grande parte da capacidade de uma pessoa de navegar com eficiência pela


A FORMA COMO LIDAMOS COM OS PROBLEMAS E SITUAÇÕES NO NOSSO DIA A DIA VAI GARANTIR QUE TENHAMOS UMA VIDA MAIS TRANQUILA. ASSIM SENDO, O CONTROLE DA NOSSA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É IMPORTANTE O TEMPO TODO, MAS, PRINCIPALMENTE, EM SITUAÇÕES DE CONFLITO"

vida. O QE se manifesta por meio das emoções, através de raiva, medo, alegria, tristeza, amor, inveja, ciúme, entre outros. Essas duas mentes e a sua capacidade ou incapacidade de andarem em equilíbrio é o que determina o sucesso ou insucesso de alguém na vida. Afinal, ter um alto QI e uma alta capacidade de raciocínio de nada adianta, se o indivíduo não consegue controlar a sua ansiedade, a sua tristeza e conduzir um relacionamento saudável com outras pessoas. Se a mente emocional não vai bem, o intelecto também não consegue dar o melhor de si. Em seu livro, Goleman dá alguns exemplos do que é ser emocionalmente inteligente, como ter “a capacidade de criar motivações para si próprio e de persistir num objetivo, apesar dos percalços; de controlar impulsos e saber aguardar pela satisfação de seus desejos; de se manter em bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade interfira na capacidade de raciocinar; de ser empático e autoconfiante”. É preciso encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção, para conquistar a inteligência emocional.

É POSSÍVEL APRENDER A TER INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? Segundo o pai da teoria, as emoções fazem parte de um campo com o qual se pode lidar, tal como a matemática ou a leitura, que também exige um conjunto especial de aptidões. “A medida dessas aptidões numa pessoa é decisiva para compreender por que uma prospera na vida, enquanto outra, de igual nível intelectual, entra num beco sem saída: a aptidão emocional é uma metacapacidade que determina até onde podemos usar bem quaisquer aptidões que tenhamos, incluindo o intelecto bruto”, ressalta Goleman. Mas, segundo a Master Coach, para mudar esse comportamento em relação as nossas emoções, é necessário muito autoconhecimento e reprogramação mental. “Se você pretende melhorar a IE, é necessário desenvolver sua habilidade de autorregulação, que trata-se da capacidade de agir no seu melhor interesse a longo prazo, de forma consistente com os seus valores mais profundos. Para isso, é importante começar por compreender a função das emoções em geral e, especificamente, dos sentimentos. As emoções são uma tremenda energia em movimento, elas movem e motivam os comportamentos, energizam-nos a fazer as coisas através do envio de sinais químicos para os músculos e órgãos do corpo, e preparam-nos para a ação. Quando reconhecemos esses sinais sabemos melhor como aplicar essa habilidade e sermos inteligentes emocionalmente”, esclarece.

Alessandra Smaniotto Master Coach Senior Mentora de Líderes e Coaches

contatovip.com.br | 19


FOTO | ADRI MARCOLAN

VIP | Sociedade

Clair Liell e o sócio proprietário Tarcísio Liell

LUCIANO BAUMGARDT Colunista Social | Publicitário Jornalista Reg. Prof. 18.014 DRT/RS lubaumgardt@gmail.com lubaumgardt

FOTO | BAUMGARDT COMUNICAÇÃO

Festejar

Gramado, na Serra Gaúcha, viveu nos dias 16 e 17 momentos festivos, com muitas ideias, soluções, novidades e beleza. A Festejar Gramado 2018 reuniu grande número de fornecedores para o mercado de eventos que apresentaram seus produtos e serviços na bela e charmosa Caza Wilfrido. As idealizadoras do evento são: a carazinhense Verônica Sella e a relações públicas Tati Noel, que já trabalham na edição 2019 do evento.

Design de Interiores

A maior referência em show de móveis planejados, no norte do Rio Grande do Sul, a Boa Vista Home Design, comemorou com uma festa para mais de 400 convidados, o seu primeiro aniversário, no dia 22 de junho. Localizada no trevo de acesso a Sarandi, a loja, de mais de 1.200 m², reúne tudo que é preciso para decorar uma casa, apartamento ou ambiente comercial; lá estão reunidos fornecedores de móveis planejados, gesso, esquadrias, iluminação, mármores, decoração e muito mais. Com estacionamento próprio e logística para atender todo o estado a Boa Vista Home Design apresenta, as mais variadas soluções para seus ambientes.

Aniversár io festejado

No dia 27 de junho, o dia foi de festa para Norma Gaspary Ramos, que recebeu festa preparada pela nora Maristela Rohrig, que cuidou de todos os detalhes, pessoalmente, para a tarde de chá e delícias. Entre os convidados estavam: Naura Pasqualotto, Régis Pacheco, Ruth Saute, Isa Saldanha, Talita Vacaro e a equipe de cuidadoras que está sempre ao lado de Dona Norma, como é carinhosamente chamada pelos amigos.

Maristela Rohrig e Norma Ramos

20 | contatovip.com.br

Sócia gerente Joice Zwirtes Bertoncello e Cleiton Bertoncello

FOTO | BAUMGARDT COMUNICAÇÃO

lucolunista


FOTOS | BAUMGARDT COMUNICAÇÃO

VIP | Sociedade

Saúde e Assistência Social

Deputado Federal Ronaldo Nogueira, primeira dama, e secretária da Assistência Social, Andreia Schmitz, e o prefeito Milton Schmitz

Como prometido na campanha, o prefeito Milton Schmitz vem mostrando que Carazinho pode mais, muito mais. Na sexta-feira, dia 29 de junho, ele entregou dois novos, modernos e excelentes espaços para a população, a nova sede do Centro de Referências Especializado de Assistência Social - Creas, e a nova Secretaria da Saúde, que abriga, junto a Farmácia Municipal. Os recursos para a construção do Creas vieram de uma emenda do Deputado Federal Ronaldo Nogueira, com contrapartida do município; no local é realizado o atendimento de crianças, adolescentes, mulheres e idosos vítimas de violência e negligência e em situação de rua. Já a nova sede da Secretaria Municipal de Saúde está instalada no Centro Comercial Athenas, uma obra especialmente desenvolvida para a área da saúde, pela Jarré Engenharia. Confira momentos das inaugurações:

Internet • O teatro do Sesc tráz a Carazinho, no dia 10 de agosto, a peça de teatro Até que a Internet nos Separe, com os atores Márcio Kieling e Carol Nakamura. Com direção de Fernando Gomes, a peça aborda o atual assunto, que o mundo virtual é cada vez mais o motivo principal para a crise nos relacionamentos. Ingressos antecipados, no Sesc Carazinho. Educação e Trânsito • A cara-

zinhense Aline Stefanello, policial rodoviária federal, há cinco meses assumiu o cargo de chefe da área de Educação para o Trânsito e Cidadania da PRF (GETRAN), do Rio Grande do Sul. O Setor de Educação para o Trânsito da PRF possui diversos projetos em nível nacional e estadual, tais como o Cinema Rodoviário, FETRAN (Festival Estudantil Temático de Trânsito nas escolas), palestras em empresas e escolas, comandos de saúde na estrada, dentre vários outros. Desde que assumiu o cargo, Aline tem viajado pelo Brasil, levando conhecimento e buscando diminuir o número de acidentes nas estradas.

Secretária da Saúde Anelise de Almeida e a pediatra Sandra Weissheimer

Gilberto Jarré e Franciele Bordignon, da Jarré Engenharia

Ortopedia • Carazinho tem novo ortopedista e traumatologista. O médico Nelson Esteve; após anos de estudo fora da cidade, volta e já está colocando seus conhecimentos em prática. Filho do querido médico Élbio Esteve (in memorian) ele declara que a escolha da profissão se deve ao pai, e a área da ortopedia, a sua ligação com o esporte. Nelson atende inclusive pela Unimed, seu consultório é na Avenida Pátria, 823, sala 402 – Centro Médico.

Secretário da Fazenda e Arrecadação Adroaldo De Carli e a delegada Rita De Carli

Vereador Gilson Haubert e secretário do Desenvolvimento Dêninson Pauletto da Costa

contatovip.com.br | 21


VIP | Turismo

VIAJANTES

VIAJAR É A ÚNICA COISA QUE VOCÊ COMPRA E LHE DEIXA MAIS RICO, INSPIRE-SE, FAÇA AS MALAS E BOA VIAGEM...

A primavera na Europa com a CVC, visitando cidades como Londres e Amsterdã, este foi o destino escolhido pelo casal Fernando Lang Bender e Roberta Gabardo, mais uma viagem com os babys CVC conhecendo o mundo, Lucca e Vicente Gabardo Bender.

Luciano Baumgardt Publicitário, viajante e defensor do turismo como mola propulsora da economia E-mail: lubaumgardt@ gmail.com

Daliana Patrícia Paul Ludtke e Ivan Neutzling Ludtke viajaram para a Europa com a CVC, entre os destinos escolhidos estavam: Londres, Paris, Amsterdã, Berlim e Bruxelas, onde visitaram o Atomium, local da foto.

Com a CVC, Adercio e Marcione Muhl, viajaram para o Chile; no roteiro da viagem, passeios, como ao Canon Del Maipo e Embalse Del Yeso.

22 | contatovip.com.br

As paradisíacas praias de Punta Cana, foram o destino escolhido pelo casal Ronaldo Legramandi e Alexia Escher, para merecidas férias com a CVC.


Cada ser humano é feito de histórias e dono de uma essência única. Desta forma a casa ganha uma nova função: imprimir a personalidade da pessoa em cada detalhe.

Visite a Boa Vista Home Design e sinta-se único!

Marginal BR 386, Km 132 – Sarandi/RS (54) 3361-4355

contatovip.com.br | 23


VIP | Moda

Manno Escobar

Algumas das belas que estiveram no Manno Escobar Cabeleireiros

Manno Escobar Cabeleireiro Diretor artístico, empresário, apaixonado por moda, beleza e fotografia. Proprietário do Salão Manno Escobar Passo Fundo/RS (54) 3311.3335

Momento Kids: Valentina, Enzo e Olivia, Produção Manno Escobar

Dayse e Luiza Von Meusel, produção para evento, cabelo e make

Ana Catarina Kurtz, corte com Manno Escobar

Sempre simpática, a Miss Marcelino Ramos CNB 2018, Taina Fiore, produção para evento

Monica Delgado, corte com Manno Escobar

As belas Claudia, Nadine e Milena Klein

Equipe Manno Escobar comemorando seu arraiá Lauren Dalmolin, cabelo e make Luciane e Luiza Guntzel, Daniela e Isabela Schmaedecke, em produção para dia de festa

24 | contatovip.com.br


No Centro de Passo Fundo, inaugurada há 2 anos, a Yuca é um lugar que marca quem passa por lá, pois não existe nada parecido na região. Cheia de espaços únicos, que se adequam ao gosto dos mais exigentes clientes, a Yuca reúne arte, decoração, arquitetura, moda, cultura e muito mais.

A proposta dos proprietários, os arquitetos Rodolfo T. Mezzomo e Daniele D. Zuse, está em inovar e trazer um espaço bacana para a cidade. Desde a sua inauguração, a casa passa frequentemente por remodelações e melhorias constantes. A Yuca muda o tempo todo e isso demonstra aos clientes toda a paixão e cuidado que os profissionais do espaço têm com o seu trabalho. Todo esse amor serve de inspiração para quem escolhe a Yuca para fazer reuniões de trabalho, happy hour com os amigos – e até mesmo para celebrar momentos únicos da vida, como formaturas e casamentos.

CONHEÇA MAIS DO QUE A YUCA PODE LHE OFERECER!

Yucaarte626 Yuca 626 (54) 3632-0094 Rua Capitão Eleutério, 626


VIP | Moda

um

Movimento Sueli Morandini Marini Empresária Proprietária da Loja Tendenza

É CHARMOSO, CHIQUE, ATEMPORAL...

devo usar

Trench Coat?

S

im! É a peça mais clássica de todos os tempos. Audrey Hephun, na cena de amor, no filme Brekfast of Tiffany, o imortalizou, se tornando até hoje em primeiro lugar, como casaco fashionista. A técnica da gabardini impermeabilizada foi criada em 1888, por Thomas Burberrey, que o patenteou. Até hoje é o sonho de cada mulher ter o trench coat dessa famosa marca. Falar nesse modelo de vestuário nos remete à cor bege, que é mais cool, mas você pode optar por outra cor que combine melhor com seu guarda-roupa. Ele valoriza qualquer tipo de corpo, pode ser usado como

Elegante e sexy usado nos ombros, tipo casaco

Combinando com calça

casaco, vestido ou blazer. Para quem tem pouca cintura e quer destacá-la, o ideal é usar o trech coat aberto, fechado desenha a cintura, alonga e deixa a postura impecável. É um aliado para todas as ocasiões. Da balada com minissaia ou vestido descolado. No office look, entra a camisa, a calça, o tricô, um colete e o sapato cheio de charme. O estilo vai depender das peças escolhidas para combinar com ele. Combine com t-shirt, botas e peças despojadas, se quer ser casual. Quer um look romântico, dê preferência às cores mais delicadas das saias e vestidos.

O trench coat é um casaco que vai bem para mulheres de todas idades e de qualquer tipo físico.

Tipo vestido

Frio, mas nem tanto

26 | contatovip.com.br

Bourbon Shopping | Passo Fundo/RS (54) 3045-1413


Moda

Bourbon Passo Fundo

Se você busca o melhor de cada momento, seu lugar é aqui.

Entretenimento

O Bourbon Shopping tem tudo para você viver experiências únicas. Cafés para você apreciar deliciosos encontros. Entretenimento para você rir e se emocionar. Cultura para você fazer grandes descobertas. E lojas com novidades para você.

Venha viver tudo isso e muito mais. Venha para o Bourbon Shopping.

Gastronomia


VIP | Moda

Hallyu A ONDA COREANA

Nicele Banda Professora Universitária e doutoranda em Design UFRGS

M

oda e música sempre andaram lado a lado, se complementando ou servindo de referências uma para a outra. Ao longo do século XX, com a difusão através de meios de comunicação, ficou ainda mais evidente. Charleston, jazz, folk, punk, rock e dance são alguns exemplos onde figurino e sua rápida associação pela moda, muitas vezes criando um novo estilo se aplica. O Kpop, sigla para Korean Pop é um gênero musical próprio da Ásia, porém, baseado no pop de origem americana, que surgiu ainda nos anos 90. Segundo o documentário “Korean Wave, Hallyu”, jornalistas em Pequim foram os responsáveis por nomear a Hallyu, impressionados pela popularidade da cultura sul-coreana, na tradução para “Onda Coreana”. O alcance acontece principalmente por meio da internet, e tem sua relevância provada através de milhões de visualizações no YouTube; dessa maneira, o pop coreano é o ritmo e a moda da vez entre os adolescentes. Com a internet, a difusão e,

28 | contatovip.com.br

por consequência, a rápida apropriação de elementos visuais acontece. Gdragon, líder do grupo de Kpop BIGBANG, é muito conhecido por seu estilo, e foi convidado para ser embaixador da marca Chanel, tendo feito uma parceria para a campanha da bolsa Gabrielle. A Vogue Brasil, em sua edição de aniversário, trouxe um especial Coreia do Sul, apresentando motivos para visitar o país, sendo o Kpop a referência principal. Os Idols, como são chamados os integrantes das bandas, possuem um estilo próprio, que faz que com haja identificação direta por parte dos fãs. Assisti alguns clipes das principais bandas e fiz um compilado de peças do figurino que, certamente, são boas referências de moda, são elas: paletós ajustadinhos, jaquetas bomber, vestidos tubinho, listras esportivas, peças de arrastão (meias, mangas e moletons com recortes vazados), acidcandy (candy colors quase neon), mistura de preto com pink e roxo, meias longas com short, e muito, mas muito cabelo colorido.


contatovip.com.br | 29


VIP | Lifestyle

Consuelo Blocker Cida Israel Especialista em Marketing de Moda. Mestrado em História da Modelagem na instituição de ensino UPF. Professora de Moda na UPF.

Nascida em uma família de mulheres poderosas e filha da ícone Constanza Pascolato, herdou o empreendedorismo, gentileza e elegância italiana. Com 16 anos, já assumia seu lugar na tecelagem Santaconstancia, fundada por sua avó. Dona de uma bagagem cultural gigante, mora em Florença e, como digital influencer, aborda moda, lifestyle, viagens, arte e cultura. Diariamente, em seu stories no instagram (com 170 mil seguidores), divide com muito humor sua rotina, evidenciando um estilo de vida cosmopolita e parcerias com grandes marcas mundiais. Com quase 60 anos, tem uma beleza madura, natural e impecável, que inspira mulheres no mundo inteiro. Dona de um estilo casual, não erra, por viajar muito (2 terços do ano); prefere o luxo do olhar e simpatia a looks muito elaborados. Confira seu estilo.

30 | contatovip.com.br


MaisBela Você cada vez

A Clínica de Cirurgia Avançada e Estética Bucofacial da Dra. Gilséia Woitchunas atua com diferenciação no mercado através de atendimentos personalizados e dedicados exclusivamente aos tratamentos estéticos da face: procedimentos minimamente invasivos. A clínica possui, ainda, uma equipe composta por esteticistas, que realizam tratamentos de preparo de pele, para que depois a Dra. Gilseia possa executar os procedimentos avançados. Atuando há mais de 20 anos em Passo Fundo, a Dra Gilséia busca resultados satisfatórios nos procedimentos devido ao domínio de técnicas avançadas e internacionais e por priorizar o bem-estar do paciente, desde a sua infraestrutura até o atendimento exclusivo.

Gilséia Woitchunas - CRO 11761 - Doutora em Cirurgia da Face

Av. 7 de Setembro, 115, sala 1003 - Centro - Passo Fundo/RS DraGilseiaWoitchunas clinicagilseia gilseia.com.br contato@gilseia.com.br 54 3312.4466 99600.4466

TRATAMENTOS ESTÉTICOS FACIAIS: • Lifting Miami; • Lifting Facial com Fios de Sustentação; • Lifting de Pescoço; • Lifting não-cirúrgico; • Emagrecimento Facial; • Lipoaspiração Facial; • Preenchimento Facial Avançado; • Bichectomia; • Preenchimento Labial 4D; • Skinbooster (hidratação profunda); • IPRF – Plasma Rico em Fibrina Injetável; • Lipo de papada enzimática; • Toxina Botulínica; • Cirurgia Ortognática; • Clareamento a laser; • Dentes do siso; • Dentes inclusos; • Enxertos ósseos; • Implantes Dentários. contatovip.com.br | 31


VIP | Capa

Paulo de Argollo Mendes O futuro dos médicos e da Medicina pela visão do presidente do Simers O Simers atua há mais de oito décadas para defender os interesses da categoria médica e promover a defesa da saúde da população. Ao longo dos anos, a entidade vem se reinventando e acompanhando as transformações da medicina para poder atender com excelência os médicos de todo o Estado. Nessa entrevista, o atual Presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, médico formado em 1974 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Gastroenterologia e Medicina Interna, pós-graduado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Administração da Universidade de São Paulo (USP), fala sobre os principais temas que integram os novos caminhos que o Simers tem trilhado para continuar cumprindo com excelência os seus objetivos.

Recentemente, a Revista Vox Medica, editada pelo Simers, elencou algumas tecnologias que estão revolucionando a Medicina. Como essas tecnologias vão impactar no exercício da Medicina e no atendimento à população? Na Medicina, ao contrário do que acontece em outras áreas, as novas tecnologias vêm para auxiliar o médico na luta pela vida. Logo, elas não eliminam empregos, mas os qualificam. A reportagem da Vox mostrou que, hoje, médicos que atuam em áreas como a cardiologia, a traumatologia e até mesmo a neurologia têm muito mais possibilidades de tratamentos do que tinham poucas décadas atrás, e isso só foi possível graças ao advento dessas e outras tecnologias. A descoberta da penicilina, por exemplo, não nos tornou descartáveis. A invenção da radiografia não nos tirou a responsabilidade do diagnóstico e do tratamento. Portanto, a tecnologia é aliada do médico e da medicina há muito tempo, mas não substitui e, na minha opinião, nunca vai substituir o trabalho desempenhado por um médico.

32 | contatovip.com.br

FOTO | JEFFERSON BERNARDES / AGÊNCIA PREVIEW

De que forma os profissionais têm se apropriado delas para melhorar o atendimento? Na essência, a Medicina é não apenas uma profissão, mas também uma ciência. A rotina do Médico envolve o estudo constante, a atualização permanente e a busca incansável por novos conhecimentos e técnicas. Nesse contexto, a maioria dos médicos vem descobrindo e se apropriando das novas tecnologias com bastante naturalidade, pois essa adaptação é parte de seu jeito de ser. É evidente que nem todas as novas tecnologias precisam ser apropriadas no dia a dia do médico – ao contrário, temos de ser muito cautelosos com aquilo que afeta a prática médica e, por consequência, a saúde dos nossos pacientes. Há tecnologias que são meramente experimentais e, por mais revolucionárias que pareçam, não oferecem ainda resultados consistentes e seguros para aplicação imediata. Estas têm de ser observadas, mas não podem ser consideradas a única solução para diferentes problemas. Nosso foco será sempre na saúde e na segurança do paciente. De que forma o Simers tem se reinventado para acompanhar as transformações da medicina? Costumo dizer que o Simers está sempre na versão beta, sempre se reinventando. Uma prova disso é o “Serviços Integrados Médicos”, projeto que nasceu com o objetivo de facilitar a rotina dos médicos para que se sintam apoiados na sua principal missão: a de salvar vidas. O projeto oferece uma série de benefícios aos associados, como Assessoria Jurídica, Plantão 24 horas, Seguros, planos médicos e odontológicos, além de outros serviços que buscam trazer praticidade e agilidade aos associados. Outro serviço recém lançado é o novo Centro Jurídico, localizado no prédio Cristal Tower, do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre (RS). O local possui tecnologia e es-


VIP | Capa

Qual é a importância da mobilização das cidades do interior do Estado para fazer com que o Simers siga trutura que garantem a privacidade e a discrição dos médicos. atuando de forma efetiva para o fortalecimento da Também estamos buscando nos comunicar ainda melhor com categoria? O interior do Estado é essencial para o Simers. Costumamos dizer que o Simers não é de quem está lá, é dos a categoria. O novo conceito da entidade, “Na Luta pela Vida”, representa a nossa força e atuação incansável para defender os médicos – e eles permitem que a gente exerça nossa função. O Simers é construído, dia após dia, pela opinião dos médicos, direitos dos médicos, além da luta incessante desses profissionais por salvar vidas e a busca da sociedade pela saúde. No fim pelo desejo deles. Sabemos que os médicos do interior ainda sofrem com a falta de efetivo nos hospitais e também se depado dia, todos temos o mesmo objetivo: a luta pela vida. Como ram com condições precárias de trabalho. Por isso, precisaparte desse movimento, também iremos lançar neste mês o nosso novo site e, mais adiante, o nosso aplicativo. Com ele, os mos, cada vez mais, estar em sintonia com a categoria, para médicos terão acesso a todos os serviços e benefícios do Simers contribuir com soluções efetivas e eficazes. Ao todo, temos delegados regionais espalhados por diversos municípios do na palma da mão. interior. São pessoas muito importantes para nós, e que estão Quais foram as principais ações desenvolvidas pelo Si- sempre à disposição desses profissionais. mers nos últimos anos e quais foram os seus impactos Quais são os diferenciais dos jovens médicos que têm para o trabalho dos profissionais do Estado? saído das faculdades? E qual é o suporte entregue O Simers tem desenvolvido uma série de ações por todo o pelo Simers a essa nova geração de médicos? Sempre Estado, das quais me orgulho muito. Na média, as assessoque tenho a oportunidade de conversar com formandos e rias política e jurídica do Simers percorrem mais de 490 mil quilômetros de estradas por ano – o equivalente a 38 voltas ao médicos recém-formados, gosto de relembrar da época em mundo – para atender os médicos gaúchos onde quer que eles que saí da faculdade. Na minha formatura, o professor me entregou o diploma e disse: “vai e cura”. Sem qualquer tipo estejam. Só a nossa assessoria jurídica realiza mais de 23 mil de auxílio, apoio ou aconselhamento, os médicos precisavam atendimentos por ano em praticamente todas as cidades do sair da faculdade e exercer a profissão. Hoje em dia, com a Rio Grande do Sul. chegada da tecnologia e de novos recursos, os médicos saem da universidade mais preparados e bem assistidos. O Simers Nossas ações se concentram em cinco pilares: se propõe a dar esse suporte aos recém-formados, a partir dos Remuneração adequada: o Simers luta constantemente para serviços disponíveis aos associados. Um deles, o qual julgo o assegurar que o médico tenha a justa compensação financeira por seu trabalho e conhecimento especializado, além da garan- mais importante nesse início de carreira, é o plantão 24 horas. Com ele, os médicos têm assistência a qualquer momento tia de que os pagamentos serão feitos em dia. que precisarem. Disponibilizamos uma equipe qualificada de Plano de carreira: uma das grandes bandeiras do Simers é a advogados, médicos e jornalistas para atendê-los 24 horas por estruturação de um Plano de Carreira, Cargos e Vencimendia. Tenho um carinho especial por esse serviço, pois é o tipo tos (PCCV) em todas as cidades em que atua. Mais do que melhorar a remuneração médica, um plano de carreira oferece de benefício que eu gostaria muito de ter tido quando saí da faculdade e iniciei a minha trajetória profissional. perspectivas que podem atrair mais médicos para os serviços de saúde pública, além de retê-lo em áreas mais carentes de FOTO | JEFFERSON BERNARDES / AGÊNCIA PREVIEW atendimento. Melhoria da estrutura assistencial: a estrutura adequada é inerente ao bom exercício da Medicina. Isso significa ter não só equipamentos e instalações em boas condições, mas também equipes médicas corretamente dimensionadas para atender à demanda da população, sem que haja sobrecarga de trabalho para os profissionais envolvidos, que precisam ter condições de dispensar ao paciente a atenção devida. Um exemplo dessa luta é a mobilização para evitar que o governo do Estado leve adiante o projeto que prevê a transformação dos hospitais de pequeno porte (HPP) em unidades de pronto atendimento. Essa medida pode significar o fechamento imediato de mais de 1.600 leitos do SUS em todo o Estado. Eficiência da gestão pública: a gestão pública eficiente é fundamental para que a população tenha acesso a serviços de qualidade e também para que os médicos possam atuar na busca de tratamentos. O Simers tem sido muito vigilante com governantes que demonstram incapacidade para gerir a área o Simers está sempre na versão beta, sempre da Saúde, e muitas vezes tem mobilizado campanhas para sense reinventando. Uma prova disso é o “Serviços sibilizar a população, como ocorreu recentemente com o caso Integrados Médicos”, projeto que nasceu com o do IPE Saúde, quando iniciamos uma grande campanha para objetivo de facilitar a rotina dos médicos para alertar a população sobre o desmonte deste serviço que atende que se sintam apoiados na sua principal mais de 1 milhão de pessoas. missão: a de salvar vidas. Segurança: monitorar e reagir nos casos de violência que prejudicam o trabalho dos médicos e o atendimento aos pacientes.

contatovip.com.br | 33


34 | contatovip.com.br


Encomende a sua torta!

A sensação

de estar sempre

em festa.

Visite-nos no 3º andar Bella Città Shopping (54) 3632.7861

contatovip.com.br | 35


VIP | Entrevista

Bernadete

Maria Dalmolin ASSUME REITORIA DA UPF

FOTO | GELSOLI CASAGRANDE

No dia 20 de julho, Bernadete Maria Dalmolin assume o cargo de Reitora da Universidade de Passo Fundo. Em 50 anos de Universidade, ela será a primeira mulher a ocupar o cargo de gestão – e essa conquista se deve a uma trajetória de muito estudo, trabalho e comprometimento. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela UFPel, ela acumula um extenso currículo que entrelaça a área da saúde com a área da educação. É Mestre e Doutora em Saúde Pública (USP), possui MBA em Gestão do Ensino Superior, é Especialista em Saúde Mental e Administração Estratégica em Saúde. Professora na UPF desde 1992, foi Membro do Conselho Diretor da FUPF (2011-2012), Membro do Planejamento Estratégico Institucional UPF (20102012), Coordenadora do Fórum de Extensão das Instituições Comunitárias de Educação Superior Câmara Sul (2013-2016) e Coordenação Nacional (desde 2017) e, até a data da posse, atua como Vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários. Nesta entrevista, você vai conhecer a trajetória da nova Reitora da Universidade de Passo Fundo.

36 | contatovip.com.br

Você é natural de Caiçara e vem de uma família em que você é a irmã caçula de 11 irmãos. Como foi esse período de infância e escola na sua vida? Eu venho de uma grande família, bastante simples e muito afetiva, que se dedicou à vida no campo, ao trabalho e à vida em comunidade. Eu tive uma infância muito tranquila. Como era a caçula, minha infância foi vivida intensamente junto aos meus pais e irmãos mais velhos. Eu era o “grude” que acompanhava todos e queria saber de tudo, brincava, ajudava, inventava. Antes mesmo do meu ingresso na escola, que no lugar onde eu morava só acontecia aos 7 anos, porque não havia


VIP | Entrevista

pré-escola, eu desejava muito aprender a ler e escrever, então incomodava minha mãe e irmãos para me ensinarem. Tudo acontecia de uma forma muito artesanal; os recursos, tanto em casa, quanto na escola, eram muito precários, mas não tínhamos outra opção. A vida lá era assim. Da primeira à quarta série, eu estudei em uma escola da localidade e, nos anos seguintes, fazíamos 12km, entre ida e volta, para estudar na cidade. Nós éramos os moradores mais distantes do local, então, no caminho íamos nos juntando a outras crianças e adolescentes, fazíamos uma turminha e íamos conversando. Na época, não víamos tanta dificuldade, porque era o que conhecíamos, aquilo era o natural. Chovia, fazia sol, no barro ou na poeira, íamos rigorosamente à escola. Mesmo quando meus pais achavam que eu não devia ir, porque eu estava doente ou porque as condições climáticas eram desfavoráveis, eu insistia e convencia a ir, mesmo que sozinha. O ensino médio fiz na cidade vizinha, em Frederico Westphalen, pois ainda não havia na minha cidade. E como aconteceu a sua escolha para estudar Enfermagem? No final do ensino médio, fiz vestibular e atravessei o Estado. Saí do norte e fui para o sul, estudar na Federal de Pelotas. Encarei o desafio de ir sozinha, o que foi muito bom para o meu crescimento pessoal, cultural e para a minha formação como um todo. Cursei enfermagem e obstetrícia e comecei a conhecer melhor a profissão, a área da saúde e o que eu gostava dentro desse universo. A história de escolha da profissão tinha a ver com algum conhecimento da área, em razão de familiares, tias de ambos os lados e uma irmã mais velha, que também fez formação nessa área. Eu encontrei uma universidade que era muito intensa na área da saúde pública e na epidemiologia e fui me identificando cada vez mais, direcionando muito do meu estudo para esse campo. Depois da sua formação na Universidade, você nunca parou de estudar. Por que você apostou nessa continuidade da sua formação? Acredito que somos seres em constante aperfeiçoamento, por isso, trabalhei e fiz formação ao mesmo tempo, ao longo desses 30 anos. Foram três especializações, uma residência multiprofissional e depois mestrado e doutorado. Fui continuando essa caminhada, pois a realidade sempre me colocou diante de desafios e possibilida-

des de enfrentá-los. Tive muitas parcerias que me impulsionaram e me ajudaram a criar condições para isso, como meu marido, amigos e as próprias instituições por onde eu passei. Como aconteceu a sua vinda para Passo Fundo e o seu relacionamento com a UPF? Conhecia a instituição por ser grande na região, mas o meu vínculo foi primeiro porque eu tinha o desejo de vir para cá por alguns laços familiares. Fui convidada, quando fazia residência, por uma professora da casa, que precisava de alguém para ajudá-la. Ela me convidou para conhecer a Universidade e, se eu gostasse, dividir a disciplina com ela. Então, foi assim que comecei a vida acadêmica na UPF. Eu tenho uma característica de implicação com os compromissos que assumo, o que me faz assumir muitas demandas e me entregar muito ao trabalho. Então foi assim que você começou a trabalhar também junto à reitoria da Universidade? Eu vinha de uma caminhada de gestão na saúde. Durante esse percurso, ajudei a organizar muitos serviços de saúde e pude acumular uma experiência importante de gestão. Obviamente, quando você trabalha em alguma frente, acaba tendo oportunidade e reconhecimento, aí as pessoas te chamam para ajudá-las. Em meados de 2010, estávamos em um processo sucessório na UPF, e os colegas me chamaram para participar da construção de um projeto para a Universidade. Acabei me envolvendo tanto que, dois anos depois, aceitei o desafio e assumi a Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, cargo que ocupo até o momento. E como o seu nome foi escolhido para concorrer à Reitoria da Universidade? Nada acontece de repente... Houve um movimento iniciado por dentro da própria gestão, pelos diretores de unidades, que desencadeou uma organização e a elaboração de um projeto para os próximos anos da Universidade, no qual eu fui incluída, junto com estudantes, professores e funcionários. Foi feito um processo muito bacana e participativo. Definiu-se nesse grupo um perfil de gestor e toda uma metodologia para indicação de professores que pudessem representar esse projeto. Pessoas que tivessem uma boa relação com a comunidade, bom relacionamento interno, capacidade de diálogo, experiência em gestão e que, obviamente, fossem compromissadas com a vida acadêmica

e com a qualificação da atividade acadêmica. Ocorreram muitas reuniões para que isso acontecesse e então chegamos à nominata vencedora, a nossa chapa, o Movimento Ação UPF. Felizmente, o coletivo entendeu que eu poderia agregar ao grupo, houve um encontro do perfil desejado para o momento com o meu perfil (risos). Em 50 anos de Universidade, você foi a primeira mulher a ser eleita para o cargo de Reitora. O que isso significa para você? A questão de gênero também é importante. Eu tinha o entendimento de que se alguma mulher tinha condições de chegar à reitoria, nesse momento, esse nome era o meu. Eu sentia isso pelas múltiplas vozes que expressavam o desejo de que eu pudesse representá-las, não apenas por ser mulher, obviamente, mas por reunir outras condições e ser mulher. Vejo que nós precisamos continuar essa luta pela igualdade de gênero, também nos espaços de gestão. Eu diria que o Brasil e o mundo ainda têm uma dívida social e subjetiva com as mulheres, então, poder representar o gênero feminino também pesou na minha decisão de aceitar esse desafio. Fiquei muito feliz, em especial pelos feedbacks positivos e esperançosos que recebo todos os dias. Isso traz um efeito simbólico importante para a autoestima e o encorajamento de outras mulheres. Quais são os primeiros desafios que te esperam na nova reitoria? São muitos! Primeiro, temos que lidar com um contexto econômico, político e social bem conturbado, que também afeta a Universidade. Precisamos pensar alternativas de sustentabilidade, mas, ao mesmo tempo, temos os desafios de qualificar mais a área acadêmica em nível de graduação, de consolidar a pós-graduação e a extensão; de continuar essa aproximação com as comunidades para estreitar cada vez mais esse laço, fazendo com que o conhecimento aqui produzido responda melhor a todas as demandas da sociedade. Temos o desafio de qualificar as nossas relações internas e de trabalhar de forma mais integrada e colaborativa. Em síntese, é o que defendemos na campanha, melhorar a qualidade acadêmica, financeira, as relações, a gestão compartilhada, a busca de novos recursos... Continuar fazendo com que essa universidade cresça e mantenha a sua importância vital para essa macrorregião norte do Estado.

contatovip.com.br | 37


VIP | Capa

FOTO | DANIEL TATSCH

PAULO ROBERTO FORMAIO

de garçom a milionário Conheça a trajetória de empreendedorismo de Paulo Roberto Formaio, que comemora, em julho, 4 anos empreendendo no Grupo Hinode

P

or trás de toda pessoa bem-sucedida existe uma história de superação e transformação. Existe um momento em que uma oportunidade de mudar surge e tudo se modifica para melhor por meio do trabalho sério e comprometido – que tem como objetivo final a conquista dos sonhos. Com Paulo Roberto Formaio não foi diferente. Em 2013, ele trabalhava como garçom, mas sua vida financeira não estava nada boa. Ele morava de aluguel, estava com o nome sujo no SPC e acumulava dívidas que chegavam a R$100 mil. Definitivamente, era preciso fazer algo para mudar sua situação. Formaio entrou em seis projetos diferentes, que prometiam um bom retorno financeiro, mas um, em especial, chamou

38 | contatovip.com.br

mais a sua atenção. Um amigo já havia falado para ele sobre o Grupo Hinode, mas na época ele não havia se interessado, achava que o negócio era somente vender perfumes. Mas, em 2014, pela insistência do amigo, deu uma nova chance para conhecer o negócio e se encantou pelo projeto. “Nessa nova conversa, vi que o trabalho na empresa não era somente vender perfumes. A empresa tem muitos outros produtos e, o principal, oferece a oportunidade de empreender”, relembra. Formaio entrou no negócio com muita vontade de crescer. Estudou muito sobre a empresa e sobre o mercado. Nessa época, ele vendia muitos produtos, por mais que não gostasse de vender, e logo começou a convidar amigos para conhecer o negócio. “A maioria não aceitou, mas eu continuei

buscando pessoas com visão e consegui ter um bom resultado na empresa. Em 7 meses, cheguei ao patamar de Diamante, que dá um retorno de 14 mil reais”, conta. Formaio teve o desafio de mostrar às pessoas que o negócio funcionava, pois ele não tinha, em Passo Fundo, nenhum exemplo próximo do sucesso que o negócio pode proporcionar. Aos poucos, as pessoas começaram a perceber a mudança na vida de Formaio, inclusive sua família, que inicialmente, não havia acreditado na ideia. “Eu fui a pessoa que iniciou, que realmente acreditou no negócio e se dedicou. Eu fiz o meu resultado com a ajuda de Deus, e hoje é fácil falar de Grupo Hinode”, destaca Formaio, que hoje é um dos 13 Imperial Two Stars do Brasil e o maior líder do Grupo Hinode do Rio Grande


VIP | Capa

do Sul. Hoje, depois de quatro anos, as dívidas de Formaio já estão quitadas, e ele comemora a transformação que aconteceu em sua vida e, também, as transformações que ele ajudou a fazer na vida de outras pessoas. Antes de todo o sucesso chegar, Formaio era garçom. Mas ele relata que nunca deixou (e nem deixará) de ser garçom, pois continua servindo as pessoas, porém, hoje, com uma oportunidade de mudar de vida. “É muito gratificante receber o agradecimento das pessoas por eu ter acreditado nelas. São pessoas que hoje mudaram completamente de vida por causa dessa oportunidade”. Ao lado da esposa Jaqueline, com quem já está há mais de 6 anos, ele continua desenvolvendo o negócio e vivendo a vida que sempre sonhou. “Com a minha história, eu faço as pessoas acreditarem que elas também podem mudar de vida. As pessoas têm uma mente programada para serem empregados, fomos educados para estudar

O casal já realizou o sonho de fazer muitas viagens. O destino da última foi Dubai!

e arrumar um emprego, ninguém nos prepara para ser uma pessoa empreendedora. Hoje, através do meu trabalho, faço muitas viagens para levar treinamentos, informações e palestras, para poder ajudar outras pessoas a chegarem no meu resultado. A minha missão é continuar fazendo com que as pessoas cheguem onde eu estou, e conquistem o que eu conquistei”, ressalta. O casal tem hoje um resultado de R$195 mil mensais, que vem de muito trabalho e de um propósito bem definido de ajudar as pessoas a mudarem de vida. Nesses 4 anos, eles já ganharam mais de R$5 milhões, e já ajudaram incontáveis pessoas a realizarem seus sonhos. “Sou grato a Deus por preparar essa oportunidade que mudou minha vida financeira e famíliar”, enfatiza Formaio. A receita do sucesso é a soma do trabalho, do compromisso da empresa e da fé em Deus. “Buscai primeiro o reino dos céus e as demais coisas serão acrescentadas”, finaliza o casal.

O Grupo Hinode Muitos empresários estão empreendendo com o Grupo Hinode, pois sabem da seriedade, da qualidade e do compromisso da empresa. O Grupo tem mais de 300 mil consultores espalhados pelo Brasil e já ajudou a formar mais de 200 mil milionários, sendo que, somente em 2017, faturou R$2,5 milhões. Com um catálogo com mais de 700 produtos e fábrica própria em São Paulo, a empresa possui mais de 450 franquias para atender seus consultores no país e foi eleita a Empresa do Ano de 2016, pelo Prêmio Abihpec. O Grupo Hinode tem ótimo produtos e por trás deles tem uma oportunidade de empreender, que é muito maior que os os produtos. O Grupo Hinode está agora trabalhando em sua expansão internacional e já chegou à Colômbia, Peru e Equador. Até o final do ano, o Grupo pretende abrir o mercado da Bolívia e da Argentina, para poder levar o seu modelo de negócio para cada vez mais pessoas.

A minha missão é continuar fazendo com que as pessoas cheguem onde eu estou, e conquistem o que eu conquistei

contatovip.com.br | 39


VIP | Capa

Grand Show GRUPO HINODE

N

o dia 27 de maio, aconteceu o Grand Show do Grupo Hinode, com o Imperial Three Stars Elton Oshiro, no Bless Centro de Eventos, em Passo Fundo. O evento acontece mensalmente e oferece aos consultores e empreendedores do Grupo Hinode um dia de treinamentos, capacitação e reconhecimento. Durante a tarde, foi entregue o carro Porsche ao Imperial Two Stars Paulo Roberto Formaio, um sonho conquistado por ele, junto ao Grupo Hinode.

40 | contatovip.com.br


VIP | Capa

contatovip.com.br | 41


VIP | Capa

Modelo legenda

42 | contatovip.com.br


SHOPPING BELLA CITTÀ

R. Cel. Chicuta, 355 - Centro

contatovip.com.br | 43


VIP | Decoração

Sim, é possível mudar a sua

casa, sem fazer reforma! Marcia Lima Designer de interiores Formação Instituto Brasileiro de Designer de Interiores IBDI Especialista em Home Staging Formação Staging

Nem sempre é preciso uma reforma completa para dar um visual novo aos seus espaços, basta confiar no trabalho de um profissional qualificado para essa tarefa, o Designer de Interiores tem um olhar treinado, é um observador. Ele vê o espaço e analisa a relação dele com o indivíduo e sua função. É capaz de minimizar investimentos, otimizar espaços e, assim, transformar ambientes e paisagens.

Antes

Brasil

E o seu escritório em casa pode ficar tão incrível quanto este... Confira o antes e o depois.

(54) 99160.8544

44 | contatovip.com.br

/marcialimainteriores


Uma mesa elegante e bem posta pode fazer toda a diferença na hora de recepcionar os seus convidados para um jantar. Os produtos da Casa Chic são perfeitos para dar este toque de requinte à sua casa. Entre os itens oferecidos, estão as linhas de taças, porcelanas, castiçais, cristais e pratarias, e, ainda, muitos acessórios e detalhes de mesa, arranjos individuais e centrais, que vão dar aquele toque de requinte a sua confraternização.

SERVIÇOS DE MESA Americana: é aquele no qual as comidas são apresentadas em mesa-buffet, e as bebidas servidas pelos garçons, talheres, copos, pratos e guardanapos são colocados também em buffet.

Serviço Empratado ou à La carteou prato montado: o garçom serve o

cliente pela direita, sendo que à mesa já se encontra o sous-plat (descanso do prato, pois este vem aquecido da cozinha).

Serviço à inglesa indireto (guéridon): O garçom apresenta a

travessa pela esquerda. Logo após, coloca o prato sobre a mesa auxiliar, o guéridon, e serve a comida em um prato vazio que já se encontra no guéridon, utilizando para isso uma colher na mão direita e um garfo na mão equerda. Pela direita, serve o comensal.

ESPECIALIZADA EM LISTA DE CASAMENTOS

Rua Capitão Eleutério, 626 Casa Chic Home Decor CasaChicPF

Serviço à Francesa: basicamente, a diferença do serviço à francesa, é que o próprio cliente é quem serve a comida que foi trazida pelo garçom. Nesse tipo de serviço, deve-se lembrar aos garçons que se aproximem ao máximo do comensal, para facilitar o seu trabalho. Vale ressaltar que a distância entre as cadeiras deve ser maior que nos outros serviços.

54 99113.1081 Passo Fundo/RS contatovip.com.br | 45


VIP | Decoração

Revolução Energética Estamos à beira de uma revolução energética, da qual cada um de nós pode fazer parte e colher benefícios dela

A

lguns itens são os indicadores de desenvolvimento de um país, um deles é a demanda por energia elétrica, quanto mais quilowatts são consumidos, isto é um bom sinal de que a indústria está ativa e em desenvolvimento, e as pessoas, com maior poder de consumo. Porém, toda essa demanda crescente por energia tem um custo. Recentemente, passamos por uma situação na qual relembramos o tamanho da nossa dependência dos combustíveis fósseis, como o diesel e a gasolina. É sempre comum esquecer até que faça falta, para termos noção do quão dependente somos da energia elétrica, basta lembrar que o Brasil passou por uma série de apagões em 2001 e 2002, que foram suficientes para gerar prejuízos na ordem de R$ 45 bilhões, segundo a fonte do TCU. Apesar das hidrelétricas, base da nossa matriz energética, fazerem o uso de um bem renovável, encaramos hoje a realidade um problema que nos foi alertado há mais de 20 anos. A alteração climática, que apesar de ser um evento natural e cíclico, na ordem de alguns milênios, foi acelerada por intervenção do homem, a partir das emissões de CO2, afetando principalmente volume e regularidade das chuvas, prejudicando assim nossa principal fonte de energia. Há 15 anos seria utópico utilizar a luz solar para gerar energia através de painéis fotovoltaicos em larga escala, devido ao custo e a eficiência das placas na época. Mas veio da China a popularização do sistema, com a industrialização em larga escala, sempre

atualizando com a tecnologia de ponta disponível. Hoje, a geração de energia limpa e ilimitada a partir do sol em grande demanda é uma realidade em países como China, EUA, Alemanha e, agora, o Brasil. Com um potencial imenso devido à insolação privilegiada, se compararmos à Alemanha, por exemplo, visto que a média de dias ensolarados é de 140, metade do que é observado no Brasil. Se salvar o planeta não é argumento suficiente, podemos ver essa revolução energética como uma excelente forma de investimento. A energia produzida é utilizada para abater de sua conta de luz, no caso de não haver consumo, essa energia é liberada para a rede pública, e você tem um retorno financeiro desse excedente, sob a forma de abatimento em outras faturas, não necessariamente do mesmo endereço, podendo ser Empresa parceira:

Inversores

da sua empresa. Em uma simulação, com valores aproximados, com um investimento de R$ 38.000,00, pode se ter um retorno de R$ 1.000,00 mensais, ou seja, em pouco mais de 3 anos já tem o investimento recuperado. Esse valor aplicado e o resultado pretendido são dimensionados para cada proposta, servindo, tanto para atender o consumo de uma residência, quanto para de uma empresa. Diante de todas as vantagens, posso citar a Globotec como uma das empresas pioneiras a disponibilizar esse serviço aqui no norte do estado, desde o fornecimento do equipamento à instalação e garantia. Além de dispor de financiamentos via FINAME/BNDS e também convênio com o BB Agro, são facilidades que o governo está dispondo para ampliar e diversificar a demanda energética.

Painéis

Av. Flores da Cunha, 880 Carazinho/RS (54) 3329.1274

Felipe Brandt Rua Alexandre da Motta, 691 - Sala 2 (junto à Contalex Imobiliária) - Carazinho/RS (54) 3330-2277 | (54) 99646-0101 arquitetura_felipebrandt@hotmail.com www.arquiteturafelipeb.wixsite.com/thinkad FOTO | CATIANE TREVISAN

46 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 47


VIP | Imóveis

MERCADO IMOBILIÁRIO

Moema Rosa de Souza Empresária, corretora de imóveis, advogada especialista em Direito Imobiliário. Diretora da Patrimmônio Imóveis

GESTÃO DE CONDOMÍNIO: importância de uma administradora

A

ntigamente, a gestão de condomínio era vista apenas como contratar um escritório de contabilidade, para prestar serviços ao síndico e, por conseqüência, ao condomínio. Ao longo do tempo, notou-se a necessidade de tornar esse serviço mais especializado e profissional. Em 1964, a Lei 4.591 estabeleceu várias inovações para a época, como, por exemplo: Convenção Condominial, Regulamentos Internos, competência e poderes nas assembléias, forma de contribuição para as despesas condominiais, regras comportamentais dos condôminos, etc. Podemos dizer que essa lei foi atemporal, tanto que regula a vida em condomínio até hoje, naquilo que não foi traçado pelo Código Civil de 2002. Seguindo a evolução e exigências da atividade condominial, se faz necessário que o síndico busque uma empresa administradora de condomínios, para dar suporte, com profissionais formados na área, equipes especializadas para atender departamento de pessoal, recursos humanos, contas a pagar, gestão de tributos, controle de serviços, contabilidade, finanças, controladoria, dentre outros. Quem escolhe morar em condomínio tem como

48 | contatovip.com.br

objetivo morar com segurança, ter tranqüilidade, comodidade e conforto. Assim, a administradora deve se manter atualizada frente às inovações tecnológicas, com o objetivo de otimizar a transparência e clareza das informações. O dia a dia do condomínio pode ocasionar uma série de situações que, se mal administradas, acabam sendo levadas para a esfera judicial. Valendo-se da sua assessoria jurídica, a administradora auxilia em todas essas questões, procurando resolvê-las do melhor modo possível, mitigando discussões desnecessárias. Importante salientar que, devido à complexidade das funções de um síndico, é recomendável que o gestor recorra a uma administradora. A gestão do condomínio precisa ser feita do modo mais profissional possível, beneficiando a todos: o síndico, os condôminos e os colaboradores. Dentro desse enfoque, antes de contratar uma administradora, deve-se pesquisar sua reputação, experiência, estrutura adequada para atender a gestão condominial, e se a empresa será capaz de suprir as necessidades do condomínio que passará a administrar. A parceria entre uma administradora e o síndico torna a vida do condomínio, como um todo, muito mais eficiente e tranqüila.


O Misô Sushi Bar, em breve, estará comemorando 1 ano de casa nova, em um ambiente descontraído e sofisticado, perfeito para você descobrir os sabores da culinária Oriental. Além do cardápio recheado de deliciosos pratos, o Misô também é um lugar especial para você curtir uma balada especial.

Jane e Verni José Dias

Luan Dias e Andressa Stieven

UM AMBIENTE DESCONTRAÍDO E SOFISTICADO PARA VOCÊ DESCOBRIR OS SABORES DA CULINÁRIA ORIENTAL Rua Fagundes dos Reis, 428 - Passo Fundo/RS Tele (54) 3632.1632 / 3632.1633


CARAZINHO TEM NOVA SEDE DO CREAS E DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O

dia 29 de junho foi de muitas novidades e inaugurações para os carazinhenses. O Governo Municipal inaugurou a sede própria construída para o Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), e a nova sede locada para atender alguns serviços da Secretaria Muncipal de Saúde. As solenidades contaram com a presença de diversas autoridades e representantes de entidades, como: o prefeito Milton Schmitz; o Deputado Federal Ronaldo Nogueira; a secretária de Assistência Social Andréia Schmitz; a secretária de Saúde Anelise Almeida; o presidente da Câmara de Vereadores Márcio Hoppen; o representante do Deputado Márcio Biolchi, Romano Guerra, entre outros.

CREAS A nova e moderna sede do CREAS está localizada no bairro Operária, ao lado da UPA. A obra foi construída por meio de uma verba destinada pelo Deputado carazinhense, Ronaldo Nogueira. A secretária da pasta, Andréia, agradeceu a toda a equipe da secretaria e ao deputado pelo envolvimento para que mais uma obra fosse inaugurada, e afirmou que o CREAS é um serviço que faz a diferença na vida da comunidade, pois está lá para servir as pessoas num momento de dificuldade. “O ideal para a nossa sociedade é que não precisássemos de serviços como do CREAS, mas, infelizmente, essa ainda não é a nossa realidade. Então, cabe a nós ofertarmos à população um meio que eles possam buscar ajuda e o CREAS está aí para isso”, revelou o deputado.

SECRETARIA DE SAÚDE A nova sede da Secretaria Municipal de Saúde é uma conquista para o Governo Municipal, que vai proporcionar mais qualidade de vida para quem usa alguns dos seus serviços, e também para os seus profissionais. A nova sede, localizada no Centro Comercial Athenas, na esquina da Avenida Pátria com a Rua Barão de Antonina, comporta os serviços do Centro de Especialidades Médicas (CEM), a Farmácia Básica, o Serviço de Assistência Especializada (SAE), o Departamento Administrativo e de Nutrição da Secretaria. A obra é um empreendimento da Jarré Engenharia.

A Secretária de Saúde, Anelise Almeida, conta que quando iniciou o seu trabalho, em 2017, uma das primeiras dificuldades foi a questão da estrutura, já que os serviços estão em locais muito inapropriados. Em conjunto com o prefeito Milton Schmitz, Anelise decidiu buscar um meio de resolver esse problema, a longo prazo. Os dois primeiros andares do prédio são ocupados para os serviços da secretaria, sendo, no térreo, o CEM e a Farmácia Básica, e no segundo pavimento estará o SAE e o setor de nutrição e administrativo da secretaria, totalizando 1.100m².


HÁ 22 ANOS CONSTRUINDO SONHOS

CENTRO COMERCIAL ATHENAS Em fase final de construção, parte do Centro Comercial Athenas já está em funcionamento. No primeiro e segundo andar do empreendimento estão instalados o Centro de Especialidades Médicas (CEM), a Farmácia Básica, o Serviço de Assistência Especializada e a Secretaria Municipal da Saúde, trazendo assim melhor qualidade no atendimento à comunidade carazinhense.

(54) 3330-2473

(54) 98129-9849

jarreengenharia

www.jarre.com.br

clientes@jarre.com.br


VIP | Empresa

A NOVA PROFHECIA

A

casa imponente de número 710, na Rua Capitão Eleutério, é, há 15 anos o endereço da loja feminina Profhecia. Fundada por Ana Carmem, a loja foi administrada por ela até o final de 2017, quando ela decidiu curtir sua aposentadoria. O casal Gustavo Weber e Sammy Wickert, era cliente da loja e vislumbrou na Profhecia a oportunidade de investir e torná-la o seu negócio. O grau de exigência do casal fez com que ele ampliasse a loja, para modernizá-la, ressaltar seus pontos fortes e, principalmente, atender com mais conforto e qualidade. A Profhecia ganhou uma nova identidade e teve todo seu espaço revitalizado, sem deixar de lado a essência que sustentou a

52 | contatovip.com.br

loja durante os anos. O piso de madeira, a porta da frente e toda a estrutura da fachada da casa de 110 anos foram preservados, mas a loja ganhou mais luz, mais vida com o painel verde, provadores espaçosos e ambientes modernos, onde todo o destaque fica por conta das roupas, sapatos, bolsas e acessórios – que continuam entregando a mesma qualidade que se tornou uma das marcas registradas da loja. A loja tem como objetivo proporcionar à cliente uma experiência de compra incrível, assessorada por excelentes profissionais. A cliente vem para a loja, escolhe seu chá ou café, acompanhado de um chocolate delicioso, e garante que vai sair levando somente produtos que tem coerência com a personalidade e closet dela.


A Profhecia ficou mais aconchegante, e não somente em seu espaço. A gerente Carine Dessbesell garante que esse aconchego também é transmitido a cada cliente pelas pessoas que trabalham lá. “Conseguimos montar uma equipe conectada, e temos aqui dentro um dia a dia leve e bacana, em que conseguimos acolher todos os clientes”, relata. Esse acolhimento também acontece por conta do atendimento da Salete Silva, uma apaixonada pela moda e pela Profhecia, afinal, ela já acumula 11 anos de loja. “Gosto muito do que eu faço, tenho uma amizade e um elo muito grande com as clientes, qualquer coisa que elas precisam me ligam!”, ressalta. O atendimento intimista ganha o aval da Personal Stylist Daniqueli Schleder, formada em Moda, que trabalha na loja para incentivar o

consumo consciente. “A ideia é justamente tentar entender o estilo da cliente, qual é a proposta que ela procura e qual a imagem que ela quer transmitir com o que ela está vestindo. Nessa consultoria de moda, ensino como usar as roupas, como uma peça pode transitar entre uma festa e um look dia a dia”. A proprietária Sammy complementa “A Profhecia também tem preocupação com a sustentabilidade e desenvolvimento econômico de onde está inserida. A loja é iluminada com led, e o sistema de irrigação da parede verde é feito através de gotejamento automatizado, garantindo que não tenha desperdício. Além disso, buscamos, como fornecedores, parceiros da região e estado, dessa forma, contribuímos como podemos com o meio ambiente e comunidade”.

Rua Capitão Eleutério, 710 Passo Fundo/RS (54) 3335-2023 Profhecia

contatovip.com.br | 53


54 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 55


VIP | Empresa

INOVARE CONTAINER 2 APRESENTA CASA DE 15 m Durante e Mostra Casa 2018, a Inovare Container apresentou, em parceria com o Studio Zenital, o projeto de uma Casa Container, em um espaço de 15m². Confira!

I

nspirada nas chamadas Tiny House, um movimento social que promove a redução do espaço construído onde vivemos, a Inovare Container criou, em parceria com o Studio Zenital, um projeto de moradia para containers. Esse conceito de casas compactas une sustentabilidade e economia para criar um espaço de moradia funcional, que reúne tudo o que é necessário para se viver confortavelmente em uma casa. A novidade foi apresentada durante a Mostra Casa 2018, que aconteceu de 30 de junho a 8 de julho, no Bourbon Shopping, em Passo Fundo. A unidade representava um apartamento studio, em que o container foi modificado para se transformar em uma moradia. Conforme explica a arquiteta Cris Roberta Dilly, da Inovare Container, a unidade foi revestida com isolamento termoacústico, piso vinílico e finalizada com placas de PVC. O mobiliário foi feito em MDF, e todo o espaço foi projetado para se adaptar a diferentes situações do dia a dia. O espaço conta ainda com um deck e toldo, que podem ser recolhidos de forma

automatizada, para que o container possa ser transportado para qualquer lugar. Para a casa que estava em exposição, também foi criado um aplicativo com a automação, com parceria da Cinema Show, de Carazinho. “Com essa unidade, conseguimos mostrar que o container é superversátil, pois funciona como um apartamento studio, mas também funcionaria como um escritório ou stand de vendas”, ressalta Cris.

WWW.INOVARECONTAINER.COM.BR

56 | contatovip.com.br

A Inovare Container A empresa que trouxe essa novidade para Passo Fundo atua na cidade desde 2017. Eles estão instalados em um empreendimento que reúne quatro apartamentos em containers, próximo ao Centro de Distribuição da São João. Um dos apartamentos é o escritório da empresa e outro é um showroom, que pode ser visitado com agendamento prévio pelo telefone (54) 99965-2186. “A aceitação está sendo muito boa, as pessoas têm bastante curiosidade em entrar e conhecer o espaço do container e ficam surpresas por verem todas as possibilidades que podem ser planejadas e ajustadas para construirmos uma infinidade de espaços”, destaca. Os containers propiciam uma economia de recursos naturais, pois na sua construção são utilizados recursos mínimos. “Tudo o que será utilizado em termos de revestimentos pode ser previamente calculado, e isso oferece uma construção limpa, seca e rápida”, explica Cris. A Inovare possui uma equipe especializada, que trabalha para transformar containers em espaços diversos. Os containers têm uma vida útil de 8 a 10 anos no transporte marítimo e durabilidade de 100 anos e, justamente por essa característica de usabilidade e segurança, têm sido muito utilizados para diversos projetos.


CONHECE ALGUÉM QUE QUEIRA COMPRAR OU VENDER UM IMÓVEL? A RE/MAX PODE AJUDÁ-LO! • Situada em mais de 100 países; • A maior franquia imobiliária do mundo; • Gestão da venda do imóvel; • Serviço e corretores altamente capacitados; • Estudo de mercado específico para seu imóvel; • Plano de marketing e divulgação; • Confiança e credibilidade.

SERVIÇO EXCLUSIVO PARA CLIENTES EXCLUSIVOS! NINGUÉM NO MUNDO VENDE MAIS IMÓVEIS DO QUE A RE/MAX

contatovip.com.br | 57


VIP | Empresa

EMPREENDEDORISMO X MEDICINA VETERINÁRIA

S

er empreendedor é muito mais que um sonho; são várias horas de trabalho e muitos anos de estudo; cerca de 14 anos atrás tudo que vivo hoje era apenas um sonho, e hoje sinto como é bom, apesar de todas as dificuldades, ser empreendedor. Ao longo de 12 anos de empresa, são duas Especializações: a primeira, em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, a segunda, recentemente, em Dermatologia Veterinária, mas pode ter certeza, não vou parar por aí, minha profissão exige, todos os dias, aumento do conhecimento nas diversas áreas. Ser Médico Veterinário e um empreendedor de sucesso é prestar um serviço qualificado e de qualidade, é ser apaixonado pelo que faz, é ter uma

equipe que faça sua empresa crescer é ser um líder de verdade. Fico feliz desta empresa de sucesso poder ajudar cada paciente, diagnosticar e tratar seres que muitas vezes não são entendidos pelas pessoas, trabalhar com animais que não falam, porém demonstram todos seus sentimentos com olhares e gestos. A Cães & Gatos, hoje, conta com 11 colaboradores trabalhando em diversos setores, fazendo com que o serviço seja efetuado com qualidade e segurança para os pequenos animais, que são membros das nossas famílias. Nossa estrutura está atendendo a região com a ideia de suprir as necessidades de nossos clientes e pacientes. A Cães & Gatos, hoje, se coloca no mercado dando ênfase em Saúde e estética de Pequenos Animais.

Dr. Braz Roberto O. Schettini

Especialista em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais Especialista em Dermatologia Veterinária Proprietário da Clínica Veterinária Cães & Gatos

Dr. Braz Roberto O. Schettini

Especialista em Clinica e Cirurgia de Pequenos Animais Especialista em Dermatologia Veterinária Proprietário da Clínica Veterinária Cães & Gatos

Dra. Fernanda Brendler CRMV/RS 15505

“O amigo do seu melhor amigo”

58 | contatovip.com.br

Fone (54) 3330.2343 - 99995.5295 Rua Itararé, 163 - Carazinho/RS vet1@hotmail.com


BOLSAS PARA TODOS OS ESTILOS! BOLSA CARTEIRO

BOLSA EXECUTIVA TABLET

BOLSA EXECUTIVA NOTEBOOK

BOLSA EXECUTIVA NOTEBOOK

EXECUTIVA CARTEIRO NOTEBOOK

MOCHILA

contatovip.com.br | 59


VIP | Atualidades

Taís Rizzotto

Congregarh Conexão 2018

Depois de se consolidar em Carazinho e em Não-Me-Toque, a Construtora Josué, no mercado há 25 anos, expandiu seus negócios para a cidade de Ibirubá. Um coquetel de lançamento organizado pela Baumgardt Comunicação e Eventos marcou o lançamento do residencial Ilhéus. A construção, com obra já iniciada, promete mudar o visual do centro da cidade.

"Inovar não é mais um diferencial em uma empresa, se tornou um ferramenta básica de trabalho." A inovação foi um dos principais assuntos discutidos no Congregarh Conexão 2018, que aconteceu na UPF, no mês de junho. O evento, promovido pela ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos - seccional do Rio Grande do Sul, teve como tema: Liderança - desconstruir para construir. Entre os palestrantes, Jakson Follmann e Jorilde Batista, do time da Chapecoense. Follmann foi um dos sobreviventes do desastre aéreo com o time, e emocionou o público, contando como está superando a tragédia.

Jornalista, DRT/RS 11842, radialista, especialista em Comunicação Organizacional, coach pelo IBC e supervisora da UPF TV

FOTO | DIVULGAÇÃO

Expansão

FOTO | JONATAS DIEGO FOTOGRAFIA

Taís Rizzotto

PASSO FUNDO | ATUALIDADE

FOTO | DIVULGAÇÃO

O empresário Josué e Lu Baumgardt, organizador do evento

Filme Maverick conquista mais um prêmio

A atriz Pietra Gasparin

Gravado nos Estados Unidos e no Brasil, estrelado e dirigido por Emiliano Ruschel, "Maverick: Caçada no Brasil", segue conquistando o público e os críticos na área. O longa-metragem recebeu o prêmio de Melhor Filme Independente, no Festival Take Único, em Minas Gerais. Essa já é a quarta premiação, desde o lançamento, em dezembro de 2016. O filme também foi homenageado no 8º Festival Atena, em Frederico Westphalen, em 6 de junho. A atriz Pietra Gasparin recebeu a homenagem em nome da equipe.

FOTO | TIARAJU ALMEIDA E ANA CLAUDIA CAPELLARI

Dr Elmar Floss, diretor do INCIA

60 | contatovip.com.br

Jorilde Batista e Jakson Follmann

III Fórum Estadual do Agronegócio Cerca de mil inscritos participaram do III Fórum Estadual do Agronegócio. O evento debateu a situação e perspectivas, a curto e médio prazo, do agronegócio brasileiro. Durante os dois dias de Fórum, passaram pelo palco do Gran Palazzo importantes nomes do agronegócio, entre eles o engenheiro agrônomo e doutor em administração pela USP, Marcos Fava Neves. Ele destacou que o agronegócio brasileiro, que registrou nesta

safra mais um recorde – de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o volume colhido atingiu mais de 116 milhões de toneladas -, vive um momento positivo e que é a hora para todos os produtores rurais serem otimistas, mesmo com os empecilhos que o país impõe. O fórum é promovido pelo Incia, Instituto de Ciências Agronômicas e dirigido pelo professor Dr. Elmar Floss.


contatovip.com.br | 61


VIP | Economia

REGULARIZAÇÃO DE DÉBITOS DE ICMS DECLARADOS TEM DESCONTO DE ATÉ 30% NOS JUROS

A

partir das mesmas regras estabelecidas pelo CompensaRS – programa que prevê a compensação de dívida ativa por precatórios, contribuintes com débitos de ICMS têm uma boa oportunidade para regularizem sua situação junto à Receita Estadual. Destinada à quitação e ao parcelamento de débitos de ICMS declarado, desde que inscritos em dívida ativa até 25 de março de 2015, a iniciativa prevê descontos de até 30% nos juros, variando conforme o prazo de pagamento escolhido. O prazo de adesão vai até o dia 2 de agosto, mas quanto menor o prazo de pagamento, maior a redução nos juros. Para os pagamentos efetuados em parcela única, a redução é de 30%. Já para os pagamentos com entrada de 10% do valor da dívida, o desconto é de 25%, se o saldo for quitado em até 29 parcelas mensais, e de 20%, caso a quitação ocorra em até 59 vezes. O valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 100,00. O contribuinte deverá desistir de eventuais ações judiciais. O procedimento pode ser feito via internet, no site da Receita Estadual: http://receita.fazenda.rs.gov.br/ conteudo/7485/parcelamento-de-creditotributario. A medida faz parte do esforço da Receita Estadual em ampliar a cobrança de créditos tributários. Para essa modalidade, também prevista no regulamento do Compensa-RS (art. 13 do Decreto nº 53.974/18), o contribuinte não precisa possuir precatório para fazer a adesão,

62 | contatovip.com.br

bastando que o contribuinte possua o débito com o Estado e cumpra as etapas para ter direito aos benefícios.

Qual a fundamentação legal? Decreto nº 53.974/18, art. 13. Acesse em: http://www.legislacao.sefaz.rs.gov.br.

SERVIÇO O que é? Oportunidade de regularização (quitação e parcelamento) com benefícios para contribuintes que tenham débitos de ICMS declarado com o Estado Quais débitos podem ser negociados? Débitos de ICMS declarados em GIA (Guia de Informação e Apuração de ICMS) e não pagos, desde que inscritos em Dívida Ativa até 25 de março de 2015. Não é necessário precatório para compensação (para essa possibilidade, ver condições do Programa Compensa-RS, no site da Receita Estadual: http://receita. fazenda.rs.gov.br/conteudo/8471/). Qual o prazo para adesão? A adesão é válida do dia 2 de maio de 2018 ao dia 2 de agosto de 2018. Quais os benefícios? Os descontos são de 20%, 25% ou 30%, nos juros do débito, variando conforme o prazo de pagamento escolhido:

Como fazer? O procedimento pode ser realizado via internet, no site da Receita Estadual: http://receita.fazenda.rs.gov.br/ conteudo/7485/parcelamento -de-credito-tributario.

Clóvis da Rocha Contador CRC/RS 59.369

Prazo

Benefício

Parcela Única

30% de redução nos juros

Entrada + até 29 parcelas

25% de redução nos juros

Entrada + até 59 parcelas

20% de redução nos juros

Tabela benefícios - Foto: Reprodução


Juntos, eles alimentam e movimentam a economia do nosso paĂ­s. Nossa homenagem ao 25 de julho. Dia do Colono e do Motorista.

sicredi.com.br SAC Sicredi - 0800 724 7220 Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525 Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519

contatovip.com.br | 63


VIP | Educação

Projeto Menteinovadora: despertando habilidades, da sala de aula para a vida

A

proposta do Projeto Menteinovadora iniciou no Colégio La Salle Carazinho, em 2015. A Mind Lab desenvolve uma metodologia inovadora, que tem alcançado resultados comprovados, ao redor do mundo, no desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e éticas em crianças e jovens com idade entre 4 e 18 anos. A metodologia baseia-se em três pilares fundamentais: Jogos de Raciocínio, Métodos Metacognitivos e Professor Mediador. O conceito central da metodologia é que os jogos de raciocínio servem como uma ferramenta educacional muito poderosa, pois contribuem para o aprimoramento de habilidades cognitivas e para a criação de uma consciência do processo de pensamento. Jogos de raciocínio também ajudam o aluno a lidar melhor com situações emocionais e sociais. A experiência de jogar, que está no centro do programa, é prazerosa, cativante e empolgante - assim, gera grande motivação e entusiasmo entre as crianças e os jovens, o que serve de base para um processo de aprendizagem mais abrangente.

La Salle Carazinho

adota marca mundial lassalista O Colégio La Salle Carazinho adotou, no mês de maio, a nova marca da Rede La Salle. A renovação da identidade visual está ocorrendo gradualmente, iniciando pelo ambiente digital e passando para uniformes, fachadas, comunicação visual interna e externa. A nova marca global tem seu uso indicado pela administração mundial da Rede, com sede em Roma, e, aos poucos, vem sendo implantada nos mais de 80 países com atuação lassalista. “Em sintonia com a tradição lassalista, a nova marca da Rede La Salle quer fortalecer a instituição como integrante de uma rede internacional de educação. Quer consolidar a identidade lassalista de uma forma dinâmica e flexível, que destaca a singularidade da nossa presença no mundo educacional, onde buscamos uma educação de excelência”,

64 | contatovip.com.br

destaca o presidente da Rede La Salle, Irmão Edgar Nicodem. A marca lassalista traz as cores azul e amarelo, tendo como símbolo principal uma estrela, acompanhada pela escrita “La Salle”. A estrela de cinco pontas irregulares marca a atuação lassalista em cinco continentes, e as particularidades das pessoas que dão vida à Rede. O

ícone da estrela sempre foi importante para a congregação, desde os tempos de seu fundador, São João Batista de La Salle (1651-1719). Ao utilizar um símbolo histórico, porém com design moderno e uma tipografia clean, como a Helvética, a Rede La Salle, com mais de 350 anos de atuação, busca reforçar o equilíbrio entre tradição e sua disposição constante de se renovar.


contatovip.com.br | 65


As coisas que as mulheres escrevem TEXTO E FOTOS | CAMILA DOCENA

Uma conversa sobre as mulheres na literatura marcou o lançamento da Editora Desdêmoda, que nasce em Passo Fundo com a proposta de publicar as coisas que as mulheres escrevem

F

oi uma noite atípica. Mais mulheres do que homens ocupavam as cadeiras do Teatro Municipal Múcio de Castro, em Passo Fundo, na sexta-feira, dia 22 de junho. Mas o evento não era sobre moda, beleza ou qualquer outro tema clichê associado às mulheres. Era uma noite para falar sobre a literatura. No palco, quatro mulheres falavam sobre o trabalho de outras quatro mulheres. Luciana Lhullier, autora de “A Casa de Dentro e Outras Loucuras” e responsável pela nova Editora Desdêmona, falou sobre a obra da americana Pearl S. Buck; a escritora e professora Piti Ochoa Ughini trouxe a sua experiência com a escritora Lya Luft; a doutoranda em Letras, pela Universidade de Passo Fundo, Raquel Cesar da Silva, ressaltou a literatura feita por mulheres negras, destacando o trabalho de Carolina de Jesus; e a autora Sueli Gehlen Frosi abordou a sua relação com a obra de Kate Chopin. A fala das mulheres no palco inspirou as mulheres da plateia a também se manifestarem, e muitas saíram trocando ideias sobre os livros que poderiam escrever e, agora sim, publicar. Afinal, a noite marcou o lançamento da Editora Desdêmona, idealizada por Luciana Lhullier para publicar livros escritos por mulheres. A escritora relata que há

um número baixo de escritoras no Brasil, proporcionalmente ao número de mulheres do país. Por conta de pesquisas, sabemos que 72% dos escritores brasileiros são homens. “Seria esse um indicativo de que as mulheres não escrevem, ou simplesmente não são publicadas? Ou que a literatura feminina ainda não tem um espaço completamente estabelecido para desenvolver sua voz?”, questiona. Luciana acredita que as mulheres escrevem, mas que suas oportunidades de publicação são menores que as dos homens, por diversas razões, inclusive a de não imaginar que isso seja possível. “Diante disso, abrir uma editora para mulheres faz sentido”, afirma. Segundo ela, não há diferenças pontuais entre a escrita de homens e mulheres, mas há diferentes cenários e diferentes enfoques. “A escrita masculina é, frequentemente, uma escrita mais enquadrada nas tradições bem estabelecidas: a escrita das grandes façanhas e conquistas do mundo, ou então a escrita das angústias do anti-herói, com grandes dificuldades de funcionar em um mundo dentro de vínculos emocionais mais significativos, sem saber o que fazer com os próprios sentimentos, e eternamente dependente de um olhar que o engrandeça. Já a escrita feminina privilegia o espaço interior, o território dos sentimentos, dos desejos, dos pequenos detalhes do cotidiano, da intimidade, das contradições de exercer múltiplos papéis e também das lutas por reconhecimento. Mas não são espaços fixos, engessados, apenas se observa uma presença maior do masculino e do feminino em um e em outro”, explica. A Editora não deixa de se posicionar como um meio de incentivo à escrita das mu-

Pouca gente se dá conta do quanto o espaço da escrita e da publicação é um espaço de poder – o poder de falar com legitimidade. A ideia é, então, incentivar e legitimar a voz e a visão de mundo das mulheres na escrita. 66 | contatovip.com.br


A OPORTUNIDADE PARA

^ Desdemona falar

As mulheres convidadas para falar sobre as autoras que as inspiram: Sueli Gehlen Frosi, Luciana Lhullier, Piti Ochoa Ughini e Raquel Cesar da Silva

O nome da Editora é inspirado em uma personagem de Shakespeare, da obra Otelo, o Mouro de Veneza. Na história que reúne amor e ciúmes, Otelo mata a esposa Desdêmona asfixiada, acreditando que ela o teria traído. Desdêmoda não teve a chance de se defender e de falar, e é por isso que o seu nome foi escolhido para a Editora – pois agora ela poderá dizer muito através das palavras de outras mulheres. O primeiro lançamento da editora quer reunir diferentes vozes em uma coletânea, que vai levar o nome de “As coisas que as mulheres escrevem”. As mulheres poderão enviar poemas, crônicas e contos até o dia 15 de outubro de 2018, para o e-mail editoradesdemona@gmail. com. O regulamento completo pode ser conferido nas redes sociais da Editora, e qualquer dúvida pode ser tirada através do e-mail. Os textos passarão pelo trabalho de revisão e edição, e a ideia é que a coletânea seja lançada entre janeiro e abril de 2019.

lheres, pois acredita ser necessário criar ou retomar espaços igualitários e de direito. “Pouca gente se dá conta do quanto o espaço da escrita e da publicação é um espaço de poder – o poder de falar com legitimidade. A ideia é, então, incentivar e legitimar a voz e a visão de mundo das mulheres na escrita”, enfatiza Luciana. A Editora procura a voz das mulheres para ser publicada e a traduz em uma fala da escritora Marina Colassanti, que, em uma de suas passagens por Passo Fundo, disse que “essa voz é essa coisa muito feminina que cruza o doméstico com a carne de cozinha e com a carne do corpo; que cruza os filhos com as preocupações filosóficas”. Nas palavras de Luciana, “é essa voz sem fronteiras, multicolorida, multifacetada, dolorosamente profunda, muitas vezes, na simplicidade cortante do cotidiano, corajosa, maravilhosamente humana, que nós queremos publicar”.

contatovip.com.br | 67


VIP | Educação

Festa Junina na Escola Bom Pastor O dia 23 de junho foi repleto de animação e festejo na Escola Bom Pastor. As crianças, acompanhadas de seus familiares, participaram da Festa Junina, que teve direito a casamento caipira, quadrilha e muitas comidas típicas.

68 | contatovip.com.br


VIP | Educação

Daiane Henrich Diretora da Escola Bom Pastor

EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL

(54) 3632.4090 - (54) 99107.2053 contato@escolabompastorpf.com.br Rua Albino Lazaretti, 55 - Bairro São Cristóvão (Antigo Clube Industrial) - Passo Fundo/RS

contatovip.com.br | 69


Quem é o

homem

CONTEMPORÂNEO? O mês de julho reserva o seu 15º dia para ser uma homenagem aos homens. E nós reservamos este espaço para convida-lo a pensar sobre quem é o homem dos dias de hoje

N

ós estamos falando muito sobre as mulheres, é verdade. Mas isso vem acontecendo porque, em toda a história da humanidade, chegamos ao século em que elas estão lutando para serem iguais, em direitos, aos homens. As mulheres de hoje vêm de centenas de anos de submissão, dominação, omissão e outras palavras que diminuem a sua contribuição para a sociedade, mas, hoje, elas estão finalmente se reinventando, mudando os seus comportamentos e atitudes para deixar as coisas mais igualitárias no nosso mundo. Porém, o convidamos para ler sobre os homens, certo?! E já vamos falar sobre eles. É que, para falar sobre o homem contemporâneo, é preciso falar sobre a mulher contemporânea. Quando o comportamento e o papel delas na sociedade começou a mudar, por consequência, o papel deles também começou a ser transformado. Segundo o professor de Filosofia da Universidade de Passo Fundo, Francisco Fianco, estamos vivendo processos culturais amplos que, de alguma forma, fazem com que todos os papéis e modelos tradicionais venham sendo questionados – e com o masculino não é diferente. Segundo o professor, hoje em dia não existe mais um modelo pré-estabelecido do que é ser homem – e isso pode ser tão bom quanto ruim. “Por um lado é muito bom porque permite que as pessoas do sexo masculino se reinventem, se construam de uma forma mais ampla. Mas, por outro lado, é muito ruim porque continuamos recebendo mensagens que dizem que ser homem é tal coisa, ser homem é ser assim...”, destaca. Nesse processo de reformulação de construção social, o feminino tinha uma “meta” definida, pois a estruturação patriarcal sempre oprimiu

70 | contatovip.com.br

as mulheres, elas tinham contra o que lutar. O masculino, por outro lado, não tem algo contra o que se revoltar. “O homem contemporâneo perdeu, por exemplo, a função de provedor de um lar. Ele não é mais o provedor, não é mais o dono da casa, então ele serve para quê? Se pegarmos os estereótipos, hoje temos alicates que abrem qualquer pote de conserva, fornos que assam carne melhor que uma churrasqueira, carros que já estacionam sozinhos, e a maioria dos chuveiros não tem mais resistência para trocar (risos). Então, se o masculino quiser ainda ser interessante e importante, ele tem que mostrar outras coisas com as quais contribuir, porque só trocar lâmpada já não justifica mais uma existência”, brinca o professor. Muitas características tidas como essências do masculino, hoje são encaradas como coisas negativas. A prerrogativa da violência, a competitividade insana e a imposição pela força das estruturas hierárquicas são características que milenarmente pertencem ao masculino, mas que hoje em dia não são mais aceitas. “Por isso, tenho a impressão de que o masculino, na contemporaneidade, passa por uma crise de identidade”, constata. O fenômeno das barbearias, por exemplo, é um sintoma interessante desse processo, que demonstra que o masculino começa a se repensar. “Você só se repensa no momento em que a sua identidade está em cheque. Os homens que param para pensar sobre esse aspecto da masculinidade buscam símbolos e passam por essa construção da imagem pessoal, em que entram as barbearias”, destaca. Os homens buscam criar uma imagem que passe a sua mensagem, que mostre às outras pessoas que ele é homem, sem que isso o faça melhor do que as outras pessoas que compõem a socie-


Nesse processo de construção social de ser ‘machão’, a nossa cultura faz com que o sujeito perca o contato com aspectos e potencialidades da sua própria vida, porque é proibido de gostar de coisas entendidas como femininas”

dade. Essa crise de identidade masculina vem acontecendo porque não existe mais o papel determinado do homem dentro da sociedade, e daí vem a pergunta que questiona quem é esse homem. “Se o sujeito conseguir abrir mão desse status masculino, que é uma bobagem de nascença, ele consegue ter um alívio muito grande, pois também vivemos outro aspecto que é a pressão social para ser (a expressão é terrível!) um ‘homem de verdade’”. O professor explica que, com essa capacidade de dominação, determinada na cultura patriarcal, vem junto uma responsabilidade. O homem, muitas vezes, adoecia por se sentir o provedor, que não poderia demonstrar nenhuma fraqueza. “Se ele se entendesse como colaborador da casa, por exemplo, poderia dividir seus medos, angústias, seus projetos de vida, suas prioridades e isso é muito rico, porque desonera o peso de ser sempre o alfa, sempre o mais poderoso. Nesse processo de construção social de ser ‘machão’, a nossa cultura faz com que o sujeito perca o contato com aspectos e potencialidades da sua própria vida, porque é proibido de gostar de coisas entendidas como femininas. Ele não pode gostar de cozinhar, a não ser que seja um churrasco; ele não pode gostar de arte; não pode gostar de estética, e isso é terrível, porque é uma amputação. Quantas pessoas não gostariam de ter contato com essas coisas, que são ditas como femininas, e se privam de ter esse contato especificamente porque podem ser mal vistos pelos outros?”, questiona Fianco. Para as mulheres, o mesmo acontecia, mas, a partir do momento em que o padrão de comportamento foi quebrado, elas começaram a ter acesso a coisas ditas como masculinas, e sem precisar de permissão para isso. Para o professor, os homens têm acompanhado as

mudanças das mulheres e percebido a própria mudança do masculino. “É difícil falar de indivíduos, porque nós precisaríamos de um estudo sistemático para isso, mas, se falarmos do masculino como um todo, do ponto de vista da cultura, as coisas estão mudando. A gente observa que alguns homens se preocupam com essas questões e tendem a se encontrar nesse processo de mudança, pois têm consciência dos mecanismos simbólicos de assimetria de gênero; tem outro grupo que nunca parou para pensar nisso, mas que reproduz comportamentos de forma não reflexiva. Esses homens têm esperança, só precisam ser educados e disponibilizados à possibilidade de reflexão sobre o assunto; tem aqueles que serão contra qualquer transformação, e esses são os perigosos, porque essa frivolidade provoca o mecanismo regressivo. Essas são pessoas que realmente querem a todo custo manter aquela imagem ideal de masculino como dominador, provedor, imortal etc. Vejo essas três posições como as principais, e tenho a certeza de que quanto mais discutirmos o assunto, quanto mais questionarmos os modelos pré-estabelecidos, mais a tradição se esfarela”, conclui.

Francisco Fianco Filósofo e Professor da Universidade de Passo Fundo

contatovip.com.br | 71


VIP | Saúde

DÊ TCHAU AO ESTRESSE COM RELORA® Relora® é eficaz na redução do estresse e ansiedade e capaz de aumentar os sentimentos de bem-estar

A

contecimentos comuns do dia a dia, o aumento do número de informações e a necessidade de realizar muitas atividades no menor tempo possível são fatores que contribuem para o excesso do estresse. Um grande número de pesquisas recentes estabeleceram correlações entre estresse, ansiedade, insônia e excesso de peso com implicações significativas para a saúde. Estresse e ansiedade podem causar efeitos negativos no sistema imunológico, níveis hormonais, enzimas e funções gastrointestinais, além de aumentar a suscetibilidade de doenças como depressão e diabetes. Relora® é a combinação patenteada de constituintes ativos de plantas, o honokiol e a berberina, com eficácia

comprovada na diminuição da ansiedade, agitação do sono, níveis de cortisol e compulsão alimentar relacionada ao estresse. O honokiol apresenta atividade ansiolítica comparada ao Diazepam sem efeitos colaterais associados, como sedação. Berberina também possui efeitos ansiolíticos e antidepressivos.

Fone 3331.8415 (Manipulação)

O que está por trás da sua

INSÔNIA?

Conheça alguns dos motivos que podem lhe fazer passar as noites em claro Um distúrbio persistente, que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer, ou de permanecer dormindo, a insônia prejudica a qualidade de vida das pessoas que sofrem com ela. Geralmente, quem tem insônia passa o dia todo se sentindo cansado, tem problemas de falta de energia, mau humor, o que prejudica o desempenho nos afazeres diários. Normalmente, a insônia é o sintoma de algum outro problema, como estresse, ansiedade, depressão, uso de cafeína, nicotina e álcool, medicações, ou de algumas condições médicas, como distúrbio da tireoide, refluxo, artrite, Alzheimer, entre outros. Além disso, existem questões, como os maus hábitos ao dormir e ao se alimentar. A irregularidade do sono, ao dormir e acordar em horários diferentes todos os dias, atividades estimulantes antes de deitar, dormir em ambientes muito ilumina-

72 | contatovip.com.br

dos, ou com barulho, e a alimentação pesada muito tarde da noite, também podem ser muito prejudiciais.

Casos mais propensos • Mulheres, principalmente por causa de mudanças hormonais durante o ciclo menstrual, na menopausa e na gravidez; • Pessoas acima dos 60 anos de idade, devido, principalmente as alterações nos padrões de sono e a problemas de saúde; • Pessoas com algum distúrbio de saúde mental, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar e o transtorno de estresse pós-traumático; • Fatos estressantes podem causar insônia temporária; • Trabalhar à noite, ou viajar a trabalho, que envolva trocas frequentes de fuso horário.

Ações • Ação tranquilizante sem causar sono; • Normaliza os níveis de cortisol; • Diminui os efeitos causados pelo estresse; • Previne o ganho de peso associado ao estresse; • Melhora humor; • Aumenta o vigor; • Diminui a fadiga; • Estimula o desempenho físico na realização das atividades diárias; • Regulariza o sono.


VIP | Comportamento

A HIPNOSE NOS TRATAMENTOS DA PSICOLOGIA CLÍNICA

João Eglior Psicólogo CRP 07/28427

o paciente em uma regressão de idade, que vai favorecer o acesso na consciência de lembranças do passado e produzir uma descarga de energia emocional ligada a um evento traumático e, sem o afeto, a situação traumática estaria desabilitada a produzir os sintomas, isto é, deixando o evento traumático de ser patogênico. Além disso, é possível servir-se da hipnose no tratamento da obesidade, com a instalação do balão intragástrico imaginário, que é uma técnica de redução do estômago. Isso vai produzir saciedade mais rapidamente, a pessoa come menos quantidade de alimentos, mas de forma saudável. Também, a hipnose pode sugestionar o paciente a motivar-se para um início de uma atividade física ou para mantê-la, ou, através da técnica da Ponte ao Futuro, ver-se no futuro como ele desejaria estar, o que, da mesma forma, representa um elemento motivacional para atingir suas metas. É importante referir, já que é uma dúvida bastante frequente, que durante a hipnose, o paciente fica o tempo todo consciente e, ao final da intervenção, lembra-se de tudo o que aconteceu durante o transe hipnótico.

Além do que já foi mencionado, há uma série de dificuldades em que a hipnose pode ser utilizada, por exemplo: nos diversos medos: de falar em público, de andar de avião, de insetos; os medos das crianças: do escuro, de ficar sozinha, de sair de casa; problemas escolares: déficit de atenção, hiperatividade; em casos de bruxismo, mudez, gagueira, roer as unhas, tiques etc. Conclui-se, então, que, na atualidade, a aplicação da hipnose, em vários campos da saúde, tem proporcionado melhora na qualidade de vida das pessoas, assim como a sua adoção em um tratamento pode possibilitar os resultados esperados em um menor período de tempo.

FOTO | NEI MARCON

O

uso da hipnose tem sido cada vez mais aplicado em diversas áreas do conhecimento em nosso País. Os conselhos federais de odontologia, medicina, fisioterapia já regulamentaram esse instrumento como recurso auxiliar para utilização em seus procedimentos. No caso da psicologia, a aprovação veio através da resolução nº 013/2000. Além disso, o Ministério da Saúde incluiu a hipnose como terapia oferecida pelo SUS. Tudo isso vem confirmar a importância da hipnose na área da saúde, corroborando a afirmação de Freud em um dos seus últimos escritos: “Até agora não se encontrou um substituto para a hipnose”. No campo da psicologia, o emprego da hipnose pode ser associado aos conhecimentos dos seus variados ramos, como os da psicanálise e da psicologia cognitivo-comportamental, servindo como uma ferramenta nas questões emocionais, como a ansiedade, frustrações no trabalho ou nas relações pessoais, nas decepções amorosas, na baixa autoestima e na depressão. O psicólogo que tem formação também em hipnose pode, por exemplo, conduzir

Telefone (54) 99631.0855 Av. Pátria, 426 - Sala 51 Carazinho/RS

contatovip.com.br | 73


VIP | Inverno

é o frio!

QUEM BATE? E o frio bate a nossa porta neste mês de julho, exigindo cuidados especiais com o corpo e a alimentação

C

aracterizado pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas, o inverno, no Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, teve início às 07h07min do dia 21 de junho de 2018, e termina no dia 22 de setembro, com o equinócio da primavera. Essa estação, com características mais típicas nas regiões sul e sudeste, onde existe maior variação térmica, provoca uma série de reações no nosso organismo. Para os sábios chineses, os ciclos que vivemos, anos, estações, meses, dias e horas são elementos a serem considerados para compreender e preservar a harmonia da troca contínua que vivenciamos entre nosso corpo e a natureza. O inverno chegou e, se estivermos alinhados com aquilo que ele traz, poderemos desfrutá-lo sem preocupações com doenças comuns a essa época. Segundo a Medicina Chinesa, o inverno é de natureza Yin, isso quer dizer que é natural nos sentirmos mais lentos, frios e sem disposição. É importante lembrar que a diminuição do trabalho por parte do corpo não é sintoma patológico e, sim, uma adaptação do organismo à estação em questão. Os dias são mais curtos, e o frio nos torna mais caseiros, é tempo de se recolher e se permitir à introspecção. O inverno propõe um resguardo, para que possamos organizar e armazenar energia para aproveitarmos estações de maior expansão, como a primavera e o verão. Para a psicóloga Paula Rahman Menta, estima-se que de 15% a 30% da população seja mais sensível às mudanças, reagindo de alguma forma às variações climáticas do inverno. “O

74 | contatovip.com.br

fato está relacionado com a luz do dia, que interfere no nosso relógio biológico, influenciando no sono e vigília. Isso é comum e caracteriza-se por alterações do sono, aumento de ansiedade, alterações do apetite, fadiga e alterações de humor. Em algumas pessoas, a sensação de melancolia é tão intensa, nessa época do ano, a ponto de ser considerada uma patologia psíquica, chamada de transtorno afetivo sazonal ou “depressão do inverno”. Segundo a psicóloga, “as mudanças de clima estão também relacionadas com os neurotransmissores do cérebro, como a serotonina, dopamina e noradrenalina.”

Paula Rahman Menta Psicóloga - CRP 07/36052

CUIDADOS COM O CORPO Com as temperaturas mais frias, a transpiração é menor, e a umidade do ar costuma estar mais baixa, deixando a pele mais ressecada. Além disso, os banhos quentes acentuam o ressecamento, pois removem a proteção lipídica da pele, que é responsável por manter a hidratação. A pele da face e do corpo se torna seca e sem viço, com aspecto esbranquiçado, resultante das escamas e desnaturação das proteínas. A médica dermatologista Anelise Cardinal alerta que no inverno é necessária uma hidratação extra, para manter a pele saudável: “Aplique o hidratante corporal imediatamente após o banho, pois a absorção pela pele é maior nesse momento. A face requer hidratantes especiais, que devem ser escolhidos de acordo com o tipo de pele. É importante lembrar que peles oleosas não dispensam a hidratação, apenas exigem produtos específicos que retenham a umidade natural da pele,

sem provocar oleosidade”. Segundo Anelise, é importante prestar atenção na temperatura do banho: A temperatura ideal para o banho se assemelha à temperatura corporal, em torno de 36 a 37 graus. A partir de 38 graus, a água já é considerada quente, e deve-se evitar banhos com temperatura acima de 42 graus. Além disso, o banho não deve durar mais de 15 minutos, e caso um segundo banho no dia seja necessário, recomenda-se que um deles seja apenas uma ducha com água, o mais rápido possível e sem sabonete. Escolha sabonetes mais hidratantes, menos perfumados e que façam menos espuma. Se o sabonete for em barra, quanto mais duro, mais química ele tem e mais desidratada ele vai deixar a sua pele. Prefira os que se desfazem mais rápido. Os sabonetes líquidos são boas opções para o inverno e, quanto mais leitoso, melhor”. Lábios e couro cabeludo também merecem atenção: usar hidratantes labiais com


VIP | Inverno

CUIDADO COM AS CRIANÇAS

proteção solar durante o dia é fundamental, especialmente em dias mais frios e ventosos. À noite, pode ser usado um bálsamo hidratante mais potente, com vitamina B5, para recuperar a pele delicada dos lábios. Não arranque as casquinhas, a fim de evitar feridas e inflamações que vão sensibilizar ainda mais a região. Os banhos mais quentes no inverno removem hidratação e oleosidade normal do couro cabeludo, que tem função de proteção. Dessa forma, o cabelo pode se tornar ressecado, quebradiço e com pontas duplas. O couro cabeludo pode tentar compensar essa remoção da hidratação, produzindo mais oleosidade, o que deixa um aspecto engordurado. Se os fios estiverem ressecados, opte por hidratação profunda, uma vez por semana. Evite lavar o couro cabeludo com a água muito quente e evite ficar longos períodos sem lavar, para não acumular resíduos. O cabelo deve ser lavado a cada 2 a 3 dias, fazendo uma massagem suave para ativar a circulação e oxigenação dos fios. Com as temperaturas mais baixas, os cabelos

costumam demorar mais para secar, e o uso do secador é mais frequente. Aplique um protetor térmico para proteger os fios e evite secar na temperatura mais quente, ou com o secador muito próximo aos fios, pois, dessa forma, ocorre mais dano e ressecamento. Nunca durma com os cabelos molhados, pois a umidade favorece a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo, desencadeando a caspa e deixando os fios fracos e quebradiços. Evite usar chapéus, boinas, bonés, lenços e gorros em excesso, pois aumentam a oleosidade e abafam o couro cabeludo. O filtro solar deve ser usado em todas as estações do ano, para prevenir o câncer de pele, as manchas e o envelhecimento. No inverno, deve-se aplicar o filtro solar com FPS 30 ou superior, na face, pela manhã e ao meio-dia, rotineiramente, independente da exposição solar ou condição climática. Se a pele estiver mais ressecada, opte por filtros com textura mais hidratante, que ajudam a manter a pele macia e uniforme.

A pele das crianças é mais frágil e delicada, costumando ter mais dificuldade em manter a hidratação normal. Assim, com os pequenos, os cuidados devem ser redobrados, para manter a pele saudável e protegida das dermatites. O banho dos bebês deve ser morno, de 36 a 37 graus (aqueça o ambiente também para dar mais conforto), e hidratantes infantis devem ser aplicados logo após secar a criança. Evite o excesso de sabonete e banhos muito demorados. Incentive o consumo de água, sucos e chás; é importante para manter a hidratação adequada. Anelise alerta para a permanência por tempo prolongado em ambientes com ar condicionado, estufas ou lareiras que podem ressecar a pele e as mucosas dos lábios, nariz e olhos. “A pele do rosto pode ficar com aspecto “craquelado” (aquela sensação de repuxe, sabe?) e as mucosas ficam sujeitas a fissuras, ardência e até a pequenos sangramentos. Tenha sempre à mão hidratantes e cremes reparadores e/ou cicatrizantes para a pele e lábios. Outras opções bacanas são as águas termais e hidratantes em spray, bem práticos de aplicar”, finaliza a médica.

Dra. Anelise Cardinal Médica Dermatologista Cremers 33670 - RQE 30870

contatovip.com.br | 75


VIP | Inverno

CORPO AQUECIDO E BOA ALIMENTAÇÃO No inverno, há maior produção de calor pelo organismo, para manter a temperatura corporal e para aumentar a resistência do organismo. Como produz mais calor, o corpo necessitará também de mais água para esse fim. Segundo a nutricionista Francine Marchiori, especialista em nutrição clínica, “o frio úmido e o vento ressecam a pele e aumenta a perda de líquidos corporais. Portanto, os líquidos são importantes para controlar todo o funcionamento do organismo. Francine recomenda o consumo de 2 litros de água por dia (em média 08 copos). “No frio, há uma tendência muito

Francine Marchiori Nutricionista - CRN 2 4558

forte de se diminuir esse consumo. Uma opção interessante e que ajuda a aquecer é consumir líquidos quentes, como os chás”. Para a nutricionista, o inverno é uma época em que nosso sistema imunológico pode estar enfraquecido, ou seja, as defesas do organismo podem estar em baixa. “Devemos aumentar a quantidade de vitamina C, diariamente, ingerindo no mínimo duas frutas por dia, que podem ser laranja, bergamota, abacaxi, goiaba, mamão, suco de limão ou suco de laranja.” Para ter uma alimentação saudável, Francine aposta no equilíbrio e não na privação dos sabores que acompanham o inverno. “Mesmo que seja necessário aumentar o consumo de alimentos, deve-se selecionar e dar preferência aos com pouco açúcar (1g fornece 4 Kcal) e gordura (1g fornece 9 Kcal). Não se deve esquecer da ingestão de legumes e vegetais folhosos, diariamente. Apague a idéia de consumi-las somente no verão, para “recuperar a forma”. Uma boa alternativa é adaptar as preparações consumidas nos dias frios e torná-las menos calóricas e gordurosas, evitando assim o aumento de peso no inverno, recomenda.

RECEITAS

CHOCOLATE QUENTE LIGHT Ingredientes • 1 xícara de leite desnatado • 1 colher (chá) de cacau em pó • 1 colher (chá) de amido de milho (Maisena) • 1 pitada de canela em pó • 1 colher (chá) de chocolate meio amargo raspado Modo de Preparo: Em uma caneca, junte e bata o leite, o cacau em pó, o amido de milho e a canela. Coloque no microondas por 90 segundos. Polvilhe o chocolate meio amargo raspado por cima.

DICAS DA NUTRICIONISTA • Francine aconselha preparar as sopas com legumes, sem adição de creme de leite ou massas; pode-se acrescentar às sopas algumas fibras, como o farelo ou fibra de trigo, ou, ainda, o farelo de aveia. As fibras ajudam a regular a função intestinal, e a manter o colesterol em níveis normais, além de provocar maior sensação de saciedade. • O chocolate quente pode ser substituído por chá, que aquece o organismo da mesma forma, ou então pode-se prepará-lo com leite desnatado e achocolatado light. • Os queijos amarelos devem ser trocados pelos brancos (mussarela, minas frescal ou ricota). • Em relação ao foundue, deve-se dar preferência aos de queijo, preparados com leite desnatado e queijos magros,

76 | contatovip.com.br

sendo melhor usar vegetais no lugar do pão ou da batata (Ex.: cenoura, pepino, couve-flor, brócolis, chuchu, tomate-cereja). • Quando for impossível resistir à feijoada, deve-se consumí-la com moderação. Procurar substituir bacon e carnes gordurosas por carnes mais magras. Servir, para acompanhar a feijoada: arroz integral, couve refogada e laranja em rodelas, pois a laranja, por ser rica em vitamina C, melhora a absorção do ferro que contém no feijão e na carne. • Procure substituir frituras por cozidos ou assados. • Evitar doces, principalmente elaborados com chantilly, ou creme de leite. Substitua por doces à base de frutas e, de preferência, consumir as frutas frescas, pois são mais saudáveis e menos calóricas.

CREME DE AVEIA Ingredientes: • 1 xícara de leite desnatado • 2 colheres (sopa) de aveia em flocos médios Modo de Preparo: Cozinhar os ingredientes acima e, após esfriar, adicionar 1 banana picada e canela em pó).


O QUE É O FENÔMENO DE RAYNAUD?

S

e você tem fenômeno de Raynaud, suas mãos, e, algumas vezes, os pés, vão mudar de cor quando expostos ao frio. Geralmente, a primeira cor é branca, depois azul e, por último, vermelha, sendo que algumas pessoas podem não ter as três cores. A cor branca ocorre porque o fluxo sanguíneo se reduz; a azul, devido à falta de oxigênio, e, por fim, a vermelha, quando o sangue vermelho retorna ao esquentar a mão novamente. Esse fenômeno pode ocorrer também em outras partes do corpo, como no nariz. Os fatores que podem desencadear o fenômeno de Raynaud são a exposição ao frio, como lavar a louça na água fria, ou até mesmo algumas situações emocionalmente estressantes. Quando essas mudanças de cor ocorrem sozinhas, nós chamamos de Raynaud primário, e isso ocorre em cerca de 15-20% das mulheres, e 3-12,5% dos homens. Uma minoria, entretanto, apresenta o fenômeno de Raynaud junto com outras doenças reumáticas, e então denominamos fenômeno de Raynaud secundário; a doença mais associada é a esclerose sistêmica (esclerodermia).

Quais os sintomas do Fenômeno de Raynaud? O principal sintoma é a mudança na cor das mãos, mas isso pode vir associado também à dor e formigamentos. No fenômeno de Raynaud primário, pode ocorrer um desconforto importante, mas os dedos voltam ao normal após alguns minutos. O fenômeno de Raynaud secundário pode ser grave e causar úlceras nas pontas dos dedos, podendo levar até à perda dos tecidos da ponta dos dedos.

Quem tem? O fenômeno de Raynaud é mais comum em mulheres jovens e meninas adolescentes. Os homens, as crianças e os idosos também podem ser afetados,

principalmente quando se trata do fenômeno de Raynaud secundário.

Qual a causa? Ainda não se sabe a causa exata da condição, mas sabemos que essas mudanças de cor ocorrem por uma falta temporária de sangue no local.

O que eu faço se tiver? Se você tem fenômeno de Raynaud, procure um Reumatologista para se certificar de que não tem nenhuma doença reumática associada a ele.

Como é feito o Diagnóstico? O seu médico reumatologista poderá fazer o diagnóstico com base nos seus sinais e sintomas. Alguns exames podem ser necessários para afastar alguma causa subjacente, e vai depender muito dos sintomas e do que o seu médico está procurando.

O que eu posso fazer para ajudar?

Aqueça as mãos: É muito importante manter as mãos e o corpo aquecidos, usando roupas apropriadas durante os dias frios. Antes de colocar as luvas, aqueça as suas mãos. Se você se expôs ao frio, evite se aquecer muito rápido, pois isso pode fazer com que a crise dure mais tempo, principalmente se os dedos tiverem mudado de cor ou estejam doloridos. Exercícios: A prática regular de atividade física ajuda a melhorar a circulação, e se você estiver fora em um dia frio, manter-se ativo vai ajudá-lo a se manter aquecido. Não fume: O cigarro danifica a sua circulação e piora ainda mais o fenômeno de Raynaud.

Qual o tratamento? Existem várias maneiras de aliviar os sintomas do fenômeno de Raynaud, e a maioria delas você pode fazer no seu dia a dia. Em alguns casos, as medicações são necessárias, mas NUNCA use-as sem a orientação do médico. FOTO | DANIEL TATSCH

THAIS ROHDE PAVAN Reumatologista | CREMERS 33626 • Mestre em Medicina, Ciências Médicas pela UFRGS. • Professora da Disciplina de Reumatologia da UPF. • Professora da Disciplina de Reumatologia da IMED. Atendimento

thaisrohdepavan@gmail.com Passo Fundo Rua Uruguai, 1570 - Sala 604 (54) 3312.6505 | (54) 3581-4303

contatovip.com.br | 77


fome Você tem

de quê?

Entenda quais são os desejos falsos que podem te levar para o rumo errado, quando pensamos que precisamos comer

A

vida de todo mundo é complicada, e as melhores intenções se extraviam, porque as pessoas têm dificuldade de mudar. Os maus hábitos, assim como as lembranças ruins, persistem, teimosos, quando desejamos que sumam. Existe, contudo, uma importante motivação a nosso favor, que é o desejo de felicidade. Eu defino felicidade como um estado de satisfação, e todo mundo quer se sentir satisfeito. Se estamos atentos para isso, para essa motivação mais elementar, as escolhas que fazemos se resumem a uma única questão: “Eu tenho fome de quê?”. Esse desejo verdadeiro nos guiará pelo rumo certo. Desejos falsos nos levam para o rumo errado. Façamos um pequeno teste para comprovar isso. A próxima vez que nos dirigirmos à geladeira em busca de algo para comer, façamos uma pausa. O que nos levou a procurar comida? Só existem duas razões: 1. Temos fome e precisamos comer. 2. Estamos tentando preencher um vazio, e a comida se transformou no jeito mais rápido de fazer isso. A medicina atual tem bastante conhecimento sobre os “gatilhos” que disparam

78 | contatovip.com.br

o impulso de comer. O corpo secreta hormônios e enzimas que ligam o centro da fome em nosso cérebro com o estômago e o aparelho digestório. Quando bebês, só reagíamos a esse tipo de gatilho. Chorávamos porque tínhamos fome. Agora, o inverso talvez seja verdade: quando temos vontade de chorar, ficamos com fome. Ao longo da vida, criamos novos gatilhos que um bebê jamais imaginaria. A depressão é um gatilho

bem conhecido para o excesso alimentar. Assim como o estresse, perdas súbitas, tristeza, raiva reprimida, entre outros. A que somos mais vulneráveis? Talvez tenhamos apenas uma ideia vaga. A maior parte das pessoas não tem consciência de quando um hábito alimentar está sendo estimulado, pois esses gatilhos são, em geral, inconscientes. É por isso que são tão poderosos. Respondemos automaticamente a eles, sem pensar.

CRN2 9599

Rua Lava Pés, 2081 – Sala 804 – Edifício Vital Brazil – Centro Fone (54) 3312.1060 – (54) 99193.3275 Passo Fundo/RS


VIP | Beleza

CIRURGIAS PLÁSTICAS ASSOCIADAS Abdominoplastia + Lipoaspiração

A

abdominoplastia é o procedimento em que se remove o excesso de gordura e de pele, e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais definido e tonificado. Já a lipoaspiração, também conhecida como lipoescultura, remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura, melhorando assim o contorno e a sua proporção. Esses procedimentos são comumente associados de forma segura em uma mesma cirurgia, pois proporcionam um resultado global à cintura do paciente, deixando-a mais fina, algo que não acontece quando realizamos somente a abdominoplastia. As áreas de lipoaspiração mais associadas à abdominoplastia são as regiões do dorso alto, onde formam as dobras de pele na marca do

sutiã, na região dos flancos (cintura) e o próprio abdômen. A combinação da lipoaspiração à abdominoplastia tem uma boa aceitação também pelo fato de não necessitar de uma malha compressiva pós-operatória adicional, e de não acrescentar limitação extra às atividades diárias. Porém, quando há desconforto, este normalmente é referido nas áreas lipoaspiradas, sendo a abdominoplastia geralmente indolor. Da mesma forma, a lipoaspiração necessita de uma drenagem linfática mais efetiva. Apesar dessa combinação ter um resultado muito satisfatório, a boa saúde e a prática de exercícios físicos nunca devem ser deixadas de lado, pois serão necessárias na manutenção do resultado da cirurgia. Ao escolher um cirurgião plástico para a cirurgia, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.

Dr. Júnior Grandi Cirurgião Plástico CRM 30867 RQE 25704 (54) 3046.0123 juniorgrandi.com.br

contatovip.com.br | 79


VIP | Beleza

CORES DE CABELOS QUENTES PARA O FRIO DO INVERNO Que tal dar uma repaginada no visual, apostando nas cores que vão bombar nesta estação?

A

proposta da cor dos cabelos durante o inverno vem com uma sutil mudança, mas que pode fazer muita diferença no visual e na hora que bater aquela vontade de mudar para a próxima estação; são as cores semipermanentes. Os tons amadeirados e quentes fazem contraste com a estação. Quem já tem cabelos claros ou com mechas pode apenas fazer uma mudança de tom, não deixando de ter os fios claros, porém, àquelas que possuem cabelos castanhos, a proposta é iluminar os fios em um ou mais tons. Esta tendência de apenas mudar o tom, sem ser uma coloração permanente, está cada vez mais forte, pois a cliente tem a opção de mudar sem prejudicar a saúde dos fios e estar sempre com a cor atualizada.

BENDRIGO ZANFIR Formado em Estética Capilar pela ULBRA Carazinho, e PósGraduado em Visagismo e Imagem Pessoal pela ANHEMBI MORUMBI/São Paulo.

Colorista e consultor de imagem pessoal.

80 | contatovip.com.br

bendrigocabeleireiros@hotmail.com Rua Venâncio Aires, 358 - Carazinho/RS Fone (54) 3331.1667


VIP | Beleza

Liberte-se definitivamente dos pelos!

ÁREAS DE DEPILAÇÃO • Rosto (sobrancelha, nariz, testa, queixo, costeletas) • Barba • Pescoço • Nuca • Orelhas • Seios • Axilas • Peitoral • Ombros • Braço • Dedos • Mãos • Abdome • Costas • Cóccix • Virilha • Glúteos • Coxa • Perna • Pés

A depilação a laser é um método de alta efetividade para a redução definitiva dos pelos, que pode ser realizado sobre praticamente todas as zonas corporais e faciais, mantendo a pele lisa e saudável. Depilação Definitiva com laser de diodo Light Sheer Light O tratamento é rápido, seguro, e pode ser realizado em quase todos os tipos de pele. Além disso, a depilação a laser apresenta diversas vantagens em relação aos sistemas tradicionais de depilação, uma vez que também funciona como tratamento para problemas dermatológicos, como a foliculite. • Excelente resultado em todas as épocas do ano; • Procedimento mais rápido; • Mais segurança nos seus tratamentos; • Minimização da dor de tratamento e maximização do conforto do paciente.

Passo Fundo Travessa Júlio de Castilhos, nº 38, sala 01 (54) 99180-5819 (54) 3632-3000 - (54) 3632-3001 Erechim Rua Pedro Álvares Cabral, 445 (54) 3321-1513 / 99959-1510 contatovip.com.br | 81


VIP | Turismo

CRUZEIROS FLUVIAIS Cristine Heilmann Gerente Comercial na Ilha Viagens e Turismo

M

uitas das maiores e mais incríveis cidades do mundo, sejam elas modernas ou antigas, foram construídas na beira de rios. Londres possui o Tâmisa, Paris é banhada pelo Sena, Cairo está às margens do Nilo e o Mekong percorre inúmeras cidades do sudeste asiático.Mais do que apenas uma fonte de subsistência, nossos rios e mares há milhares de anos permitem viajar da costa até o coração dos continentes. Mas se navegar pelos mares pode ser suficiente para quem se contenta em percorrer os entornos de cada local, há quem encontre nos rios uma forma de embrenhar-se pelo interior de países que guardam no seu centro tudo o que possuem de melhor.E é por reconhecerem a magia de navegar pelos mais fascinantes rios do mundo que algumas empresas se especializam em oferecer cruzeiros fluviais em diversos continentes Os cruzeiros fluviais costumam ser realizados em embarcações específicas para este tipo de via. Navios confortáveis e de pequeno porte garantem uma atmosfera tranquila, íntima e sossegada, em um ritmo mais lento que é ideal para sentir a energia de cada local.

OS CRUZEIROS POR RIOS EUROPEUS COSTUMAM COMBINAR HISTÓRIA, CULTURA E CENÁRIOS INCRÍVEIS E ALGUNS DOS RIOS MAIS NAVEGADOS SÃO:

Reno: os cruzeiros pelo rio Reno costumam passar principalmente por cidades alemãs, mas também podem incluir no roteiro partes da suíça – onde fica sua nascente -, da França e da Holanda. Um dos grandes destaques dos cruzeiros pelo Reno são as viagens de Natal, que passam por alguns dos melhores mercados natalinos da Alemanha no mês de dezembro.

Danúbio: o rio Danúbio nasce na Alemanha e deságua no mar Negro, na Romênia. Durante seu curso passa pela Áustria, Eslováquia, Hungria, Sérvia, Croácia e Bulgária, o que garante roteiros com uma grande diversidade de cidades medievais que encantam por sua riqueza histórica, pela arquitetura distinta e por suas riquezas culturais. Sena: os cruzeiros pelo mais famoso rio da França são uma excelente opção para quem quer conhecer as pequenas e charmosas cidades e vilarejos do interior do país. Algumas empresas oferecem roteiros temáticos pelo Sena, com foco em degustação de vinhos, por exemplo, ou

Rua General Canabarro, 100 Sala 03 - Centro - Passo Fundo (54) 3045-2700

82 | contatovip.com.br

Este tipo de viagem tem se popularizado desde que mais pessoas começaram a perceber o quanto é prático e confortável navegar para além do litoral, conhecendo destinos fascinantes, sem ter que enfrentar horas de estrada ou a inconveniência dos aeroportos. Ainda assim, para muitos cruzeiristas, a maior vantagem dos cruzeiros de rio está no tempo passado em cada destino, já que as viagens entre um porto e outro são mais curtas e sobra mais tempo para explorar cada cidade. As excursões oferecidas pelas companhias geralmente fazem parte do pacote e incluem walking tours e atividades específicas para cada local. Em cruzeiros pelo interior da França, por exemplo, é comum que haja paradas para conhecer vinhedos e construções históricas. Já em um cruzeiro pelo rio Amazonas, a experiência é focada na natureza. Um dos destinos mais populares quando se fala em cruzeiros fluviais é, definitivamente, a Europa. Com diversos rios navegáveis cortando diferentes países, fica fácil percorrer o interior de mais de uma nação em poucos dias.

ainda cruzeiros “artísticos” que passam por locais que inspiraram Monet e alguns dos mais famosos pintores franceses.

Douro: o rio Douro nasce no norte da Espanha, mas grande parte do seu curso está em Portugal, onde deságua no Atlântico. Se você se interessa por paisagens de tirar o fôlego, aprecia vinho de alta qualidade e gastronomia excepcional, então vai se encantar com um cruzeiro pelas águas do Douro. Dependentemente do destino, um cruzeiro fluvial é uma ótima maneira de conhecer regiões menos comuns ou até mesmo lugares de difícil acesso sem deixar de lado a comodidade de um cruzeiro.

E ENTÃO? FICOU COM VONTADE DE CONHECER O MUNDO EM UM CRUZEIRO FLUVIAL? ENTRE EM CONTATO ILHA VIAGENS!


Uma das coisas mais marcantes em uma festa de casamento é o quão personalizada ela é, por menores que sejam os detalhes. Você pode ter o melhor decorador, mas, com certeza, é o seu toque pessoal que vai fazer seu evento ser memorável. Invista nos detalhes, são eles que fazem toda a diferença. A Ideallize e a On Line Som e Luz podem ajudar a tornar esse dia inesquecível. Contate-nos!

IDEALLIZE (54) 99968-5048 ON LINE (54) 99981-6268 | MARAU/RS

contatovip.com.br | 83


É PRECISO MUDAR O NOSSO COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO O comportamento que você adota no trânsito pode dizer muito sobre a sua personalidade – e, mais ainda, sobre os números que refletem em acidentes e mortes no trânsito. Que tal parar para refletir sobre a conduta que você adota frente ao volante?

84 | contatovip.com.br

N

ossa vida é composta por diversas esferas e ambientes pelos quais temos que transitar. Saímos de casa todos os dias para estudar, trabalhar, fazer compras, encontrar amigos e, inevitavelmente, temos de encarar o trânsito. Seja como pedestres, passageiros ou motoristas, o nosso comportamento nesse espaço de movimento pode revelar muito sobre a nossa própria personalidade. Segundo a psicóloga Vanessa Ilha, pesquisadores como Eysenck & Eysenck, 1987, compreendem a nossa personalidade como a hierarquia de traços caracterizados por tendências que constituem as nossas formas de comportamento em situações diversas. Sabendo disso, muito pode ser explicado sobre nós, apenas observando o comportamento que demonstramos ao conduzir um veículo. Segundo a psicóloga, algumas condutas dos indivíduos contribuem para a ocorrência de acidentes de trânsito, como a agressividade, a irresponsabilidade e comportamentos de risco. “É importante salientar que o ato de dirigir envolve vários aspectos, como a expressão emocional e o aprendizado de regras formais, assim como a habilidade de antecipar possíveis riscos”, pontua. Muitos acidentes de trânsito têm uma relação com o consumo de álcool feito pelo condutor, antes de dirigir. É sabido que a bebida de álcool impede que a pessoa mantenha seu juízo crítico acerca do risco de uma conduta inadequada, assim como o abuso da velocidade pode contribuir para a ocorrência de acidentes graves. Esses comportamentos são imprudências que poderiam ser evitadas, segundo a Organização Mundial da Saúde, e poderiam contribuir para a diminuição do número de acidentes.

Conforme o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), 90% dos acidentes de trânsito têm como causa o fator humano. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV, são cinco as principais condutas que contribuem para acidentes: • Excesso de velocidade • Beber e dirigir • Combinação celular/direção • Não usar setas que indicam as intenções de manobras • Não guardar distância do veículo que vai à frente O comportamento de cada indivíduo em meio ao trânsito é fundamental, mas, segundo Vanessa, não basta observar o comportamento isolado do indivíduo, é necessário investir em educação e na prevenção a possíveis acidentes. “Por outro lado, o rigor na avaliação de candidatos a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tem que existir, sob pena de cada vez mais convivermos com condutores sem condições emocionais para dirigir um automóvel, tornando-o uma arma”, alerta.

Vanessa Domingues Ilha Psicóloga Clínica e Docente do Curso de Psicologia da Imed


contatovip.com.br | 85


VIP | Gastronomia

O RESTAURANTE QUE PESSOAS ESTÃO RODANDO 200 KM PRA FREQUENTAR

N

Ronaldo Formagini Sushiman Cheff asiático e empresário

a rotina agitada de hoje em dia, na qual a busca pelos nossos objetivos costuma ser constante, os momentos de paz e tranquilidade são cada vez menos comuns. A grande maioria de nós tem em sua casa um refúgio, fazemos dela nosso lugar preferido, no qual nos cercamos de amigos e familiares que nos renovam as energias para, no dia seguinte, continuarmos nossa rotina; além da nossa casa existem outros lugares que podem proporcionar essa sensação, os restaurantes, por exemplo; quando nos identificamos com um, passamos a ter uma espécie de segunda casa, porém, para que possamos nos sentir em casa é preciso que sejamos recebidos por profissionais que, além de estarem preparados tecnicamente, com o cardápio na ponta da língua, sejam também atenciosos, carinhosos e desempenhando sua função de servir com prazer e alegria, então, quando isso tudo acontece, e creio que seja raro, certamente saimos desse restaurante já pensando em voltar. Naturalmente que, se a comida e o ambiente não estiverem em harmonia com o atendimento, a experiência será irrelevante; por isso, a satisfação total é difícil de ser atingida, porém, é possível sim. Tendo dito isso, gostaria de dizer que eu Ronaldo

Ronaldo Formagini

Rua Bento Gonçalves, 726 - Sala 03 - Marau/RS (54) 3342.3638 - www.sushiplacemarau.com.br

86 | contatovip.com.br

Formagini, Cheff do Sushi Place, tenho trabalhado intensamente para oferecer aos clientes da casa a experiência perfeita; quanto à comida, acredito que estamos com uma sequência muito próxima do ideal, com muita qualidade nos peixes, frutos do mar e insumos em geral, a ponto de ter elementos como cebolinha, pimenta dedo de moça, couve manteiga, morango orgânico, entre outros elementos produzidos sob encomenda. Quanto a técnica, estamos constantemente aprimorando-a, a qual facilmente pode ser percebida nas cores, formas e sabores apresentados em nossa sequência. Quanto ao atendimento, reconheço que tivemos deficiências em certos momentos de nossa trajetória, porém, atualmente, estamos com uma equipe que tem conhecimento técnico sobre o cardápio, simpatia e alegria ao receber e servir nossos ilustres clientes. Quanto ao ambiente, nossa estrutura atual é aconchegante e agradável e nos possibilitou alcançar o status atual do Sushi Place, entretanto, acredito que é necessário elevar o nivel do ambiente ao mesmo nivel da comida, do atendimento e dos clientes, por isso, a nova casa está próxima de ser inaugurada, e muita expectativa está sendo criada em torno dessa boa nova. Posso assegurar que, atualmente, você que ainda não visitou o Sushi Place, ou você, que faz tempo que não frequenta a casa, saiba que está perdendo um universo de opções exclusivas de um restaurante que está no auge. Por fim, aquela sensação que me referi no início do texto, você vai encontrar aqui no Sushi Place pessoas que estão rodando 200 km, especialmente para nos visitar, devido a recomendações, e fazem questão de nos dizer que valeu a pena, isso certamente nos enche de orgulho, pois, sinceramente, se deslocar grandes distâncias para conhecer um restaurante e ir embora pensando em voltar é algo louvável para nós e aumenta nossa responsabidade na busca pela satisfação total de nossos clientes. Obrigado, prezado leitor, pela oportunidade de falar um pouco sobre o Sushi Place, e saiba que estamos aguardando sua visita.

Na página do Sushi Place será divulgada a data de inauguração da nova casa, então basta você curtir o Sushi Place no facebook, que você estará por dentro das novidades.


Tendência?

bolo chá de revelação Boy and Girl?

Diego Machado e Vanessa Secco

(54) 99600 2929

cakesmadamecharlotte

@cakesmadamecharlotte madamecharlotte@outlook.com.br Rua Ben-Te-Vi, 397 - Passo Fundo/RS


VIP | Sociedade

NOITE ROMÂNTICA NO HOTEL PLAZA SUL

P

ara festejar o amor e tornar a data do dia 12 de junho ainda mais especial, o Hotel Plaza Sul, em Carazinho, realizou um jantar especial para o Dia dos Namorados. Ambiente impecável à luz de velas, muitas rosas vermelhas para despertar ainda mais a paixão, música ao vivo, com o músico Marcelo Lima, que se revezou entre o saxofone e o teclado, para uma trilha sonora impecável. A gastronomia assinada pelo Chef Domingos Margotto, harmonizada com os vinhos Pericó, feitos com uvas cultivadas nas regiões mais frias de Santa Catarina, foram um grande diferencial da noite inesquecível, noite apaixonada, do Hotel Plaza Sul. Fiquem ligados nas redes sociais do hotel, que, em, breve novos eventos, todos com o padrão de excelência Plaza Sul.

Av. Flores da Cunha, 4800 Carazinho/RS (54) 3331.7162 (54) 3329.3031 FOTOS | JEAN AMARAL

Marta Maria Perosso e Francisco Matiotti

Cleusa e João Hortêncio

Carine e Fabiano Hauschild

Rose Medeiros e Leandro Nodari

João Batista e Dóris Chaise

Everson Bernardi e Regina Oliveira Machado

88 | contatovip.com.br


Marília e Ruben Schmaedecke

Orlando e Marisa Semin

Denisar Machado da Silva e Janaína Vieira

Andressa Sebben de Bastos e Diogo Massmann

Rodrigo Nodari e Janaína Silva

Nerdeli e Paulo Farhion

Anderson Artmann e Luciano Baumgardt

Marcos Britze e Carina Coleraus

Marines e Nercisio Schmidt

Mateus Zanoto e Heloísa Poli

Franciele Metzdorf e Rodrigo Santos

Clóvis e Michele Birck

PRATOS ESPECIAIS ELABORADOS PELO CHEF DOMINGOS MARGOTTO contatovip.com.br | 89


VIP | Sociedade

Maria Antônia Sebben Salvi é Miss Baby RS

A

pequena e encantadora Maria Antônia Sebben Salvi foi eleita a nova Miss Baby Rio Grande do Sul 2018, durante o Festival de Beleza 2018, que aconteceu em Porto Alegre, no dia 26 de maio. A baby Maria, de apenas 5 anos, é filha de Simone Sebben Salvi e Douglas Barrilli Salvi, e está seguindo os passos da irmã Maria Gabriela Sebben Salvi (7 anos), vencedora do Little Miss Universo 2018. Maria Antônia agora representará sua cidade, Nicolau Vergueiro, e o estado do RS, rumo ao Miss Baby Brasil Mundial 2018. Modelo e atriz pela Escola Costamilan Model’s, de Passo Fundo, desde os 2 anos de idade, e agenciada na Dois Tons, de SP, e Guri Guria, de Porto Alegre, Maria já faz teatro há mais de um ano e meio, com profissional Beto Mayer, fez aulas de passarela de miss, com Anderson Sassi, passarela de moda, com Clarice Costamilan, e cursa inglês, na Escola Phoenix Idiomas, de Passo Fundo, além de fazer ballet, acrobacia e street Dance, na Escola de Danças Petipá. “Ela é sempre alegre, carismática, simpática, charmosa e inteligente, guerreira, desde o princípio. Não mede esforços para seguir seus sonhos”, conta a mãe Simone. Maria Antônia é um verdadeiro milagre para nós – ressalta o pai, pois desde o princípio foi uma guerreira nata. No mesmo evento, Maria Antônia e sua irmã Maria Gabriela foram agraciadas com o título de Musas da Copa do Mundo 2018, nas suas categorias, Baby e Mini, respectivamente.

90 | contatovip.com.br


VIP | Sociedade

contatovip.com.br | 91


VIP | Sociedade

JOCE CABELEIREIROS REINAUGURA EM PASSO FUNDO

N

a segunda-feira fria e chuvosa do dia 4 de junho, muitos clientes e amigos prestigiaram a reinauguração do Joce Cabeleireiros, em Passo Fundo. O salão, já conceituado pela qualidade do seu trabalho, reformulou todo o seu espaço para oferecer ainda mais qualidade em seus atendimentos, que vão desde cortes e colorações até dias especiais para noivas (os), formandas (os) e aniversariantes. O salão, que fica na Rua Nascimento Vargas, número 1073, ganhou ainda mais personalidade com os móveis da Kixiki, dos lavatórios até as cadeiras de maquiagem, que garantem mais conforto e comodidade para os momentos de beleza que o salão proporciona.

Av. São Bento, 230 - Bairro Glória (54) 3331.4888 - Carazinho/RS 92 | contatovip.com.br


VIP | Sociedade

contatovip.com.br | 93


VIP | Sociedade

REZZUMO APRESENTA SEU NOVO ESPAÇO EM PASSO FUNDO

N

o dia 29 de maio, a loja Rezzumo recebeu amigos e clientes para comemorar a reinauguração do seu espaço, que foi projetado para melhor atender quem procura as peças exclusivas da loja. Com a experiência de mais de oito anos, a Rezzumo se destaca no mercado por ter confecção própria, o que garante peças únicas e a rapidez nos ajustes necessários para as clientes. Segundo a proprietária da Rezzumo, Carina Trewiczenski de Oliveira, a moda não é mais um estilo imposto, mas, sim, uma maneira que você escolhe em ser você, autêntica e segura. Por isso, as coleções da Rezzumo traduzem essa essência e são levadas até a consumidora final através de um atendimento personalizado, que oferece dicas de combinações e composições. “É gratificante ver a satisfação de cada cliente ao vestir Rezzumo, nossas peças que foram desenvolvidas em um espírito de cuidado, dedicação e união. Agradeço a todas as clientes e amigos pela manifestação de carinho e apoio de sempre. Gratidão também a Deus, reconheço que está tudo sob sua permissão e vontade”, ressalta Carina.

Amigos e familiares

94 | contatovip.com.br

Equipe Rezzumo

A moda na medida certa! Rua Tiradentes, 63 Passo Fundo/RS (54) 3581-0429


VIP | Sociedade

Casal Carina e Alessandro Oliveira

Carina e Daiane Pereira

Monique Michelin, Maria Gabriela Delgado, Liara Tusset e Carina

Carina e filhos, William e Isabeli

Entrevista de Carina, com Roberta Westphalen

Luciane Favaretto, Clarice Rigo, Carina, Lisi Michelin e Raquel Roman

O casal Carina e Alessandro, com a arquiteta Vanessa Werlang

Filha Isabeli

Carina e Criscie Tonetto

Vera, Andressa, Greici e Carina

Carina, com suas vendedoras Graziela e Carla

Raíssa Ascenço, Iomara Ascenço, Carina e Angélica

Carina, com a mãe Geni e irmã Maristela

Carina e Tatiane Wentz

contatovip.com.br | 95


VIP | Sociedade

Karla Bortoluzzi

| MARAU

Karla Pavão Bortoluzzi Corretora De Seguros

No dia 15 de junho, nasceu a Clara, filha de Isadora e Matheus Durante

Turma do Capingui, reunida para torcer pelo Brasil

O Café Colonial Marau inaugurou, no dia 15 de junho, atendendo de quinta a sábado, das 18h às 22 h

As amigas Fran Fuga, Fran Picoli e Juliana Moro, assistindo o jogo do Brasil e preparando a festa junina

96 | contatovip.com.br

A pequena Julia Brocco Fortunatto, cheia de charme para torcer para o Brasil

Direto da Russia, nosso amigo Carlo Luigi Silvestri


contatovip.com.br | 97


VIP | Sociedade

Céia Giongo |

Passo Fundo

Feijoada do Pulita Conferindo, no Intercity de Caxias do Sul, a tradicional feijoada promovida pelo colunista social do jornal O Pioneiro, João Pulita, com renda em benefício de 17 entidades assistenciais.

Céia Giongo Colunista social e jornalista. Assina coluna no jornal O Nacional, de Passo Fundo, e apresenta programa no canal 26 NET. Blog: ceiagiongo. blogspot.com

Com Rafael Brizola Marques, Bariba Brizola e Patti Leivas

Com Maristela Moura, colunista social de Santa Maria, João Pulita.

Caza Wilfrido

Jantar mensal da famosa e tradicional Mesa Um do Bar Oásis, 21/06, teve, como anfitrião, Luiz Carlos Schneider. A Mesa Um tem como presidente vitalício Ruy Carlos Donadussi; vice, Juarez Azevedo; convocador-oficial, Aldo Battisti, e presidente do conselho, Aniello D’Arienzo. Pela primeira vez, a reunião ocorreu no Grill Hall Panorâmico, quando a turma aplaudiu os maravilhosos assados e não cansou de elogiar o atendimento.

98 | contatovip.com.br

Com temperaturas beirando zero em Gramado, nos jardins da Caza Wilfrido, durante a Festejar, com Catia Grando.


VIP | Sociedade

Com Tati Noel, que, junto com Verônica Sella, realizou com sucesso mais uma edição da Festejar Gramado 2018, na bela Caza Wilfrido.

Orchestra Premium Visitando o stand do estilista Adhemir Preschadt, na Festejar Gramado

Um jantar na Casa do Bosque reuniu convidados da Bortolini Imóveis, para o lançamento do mais novo empreendimento da Lângaro Engenharia: o Orchestra Premium. Com padrão diferenciado de acabamento, e projeto arquitetônico moderno, contempla um apartamento por andar, na área mais nobre da cidade. A noite contou com a participação da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, com regência do Maestro André Munnari.

Feijoada do Bins Ely Conferindo a Feijoada do Bins Ely, colunista do jornal do Comércio, de Porto Alegre, no Leopoldina Juvenil.

Arquiteto Mario Sperry Cesar, que assina o projeto, Ricardo Bortolini, André Munnari, Beto Gallo, da Galli News, Rafael Lângaro, da Lângaro Engenharia, Solange Camargo, da Lekan Eventos. Com o colunista social João Pulita, a fotógrafa Liane Alves, da Caras RS, e Eduardo Bins Ely.

Com o Maestro André Munnari

contatovip.com.br | 99


VIP | Sociedade

Terezinha Camargo

| CARAZINHO

Momentos do CCAA em 2018

Terezinha Camargo Colunista social, publicitária e radialista. E-mail: tere@contatovip.

FOTO | GRACIELA LINK

com.br

O primeiro semestre de 2018 foi muito animado e agitado no CCAA Carazinho! Confira o registro de alguns momentos, como: Saint Patrick's day; a visita do Coelho da Páscoa; a entrega de cookies em homenagem às mães; "cooking classes"; "DIY (do it yourself)"; uso de tecnologias digitais em aula; além da torcida pelo Brasil e comemorações caipiras. Destaque para as professoras Jenifer Rehn e Gabriela Fávero, que participaram do curso "Criatividade no ensino de inglês", na Universidade de Passo Fundo, no mês de junho.

1 aninho do Pietro O encantador Pietro Ribas Glienke completrou o seu primeiro aniversário no dia 06 de junho. A data foi comemorada com muito amor e alegria, ao lado dos pais Vinicio Patrike Glienke e Luana Carol Ribas. O pequeno Pietro também recebeu o carinho dos avós paternos Neida e Romeu Glienke, e dos abós maternos Ana Ribas e Gilson Haubert, e dos tios Poliana e Weslei Glienke e Brenda Ribas.

100 | contatovip.com.br


VIP | Sociedade

Enicelly Zanchet comemora 10 anos

FOTOS | CRISTIANI LAUXEN

Um clima de outono, alegria, emoção e muita beleza encantaram aos convidados da família Zanchet na tarde do dia 09 de junho, durante a festa de aniversário da linda Enicelly Zanchet que comemorou 10 anos. O evento aconteceu na Perfil Eventos. Familiares e amigos foram recepcionados pelos pais de Eny o casal Cleonice e Nelson Zanchet e mano Joelson, cunhada Cássia Oliveira e sobrinha Valentina Zanchet. Foi uma festa animadíssima. Enicelly é aluna do Colégio Notre Dame Aparecida e da Escola de Inglês CCAA. Ela também pratica patinação e é uma menina que está sempre atenta às atividades da escola e da comunidade. Parabéns!

Médicos de Marau participam de Congresso no Ceará Os médicos Diego Maturana e Rafaela Pietroski participaram do XIX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que ocorreu de 6 a 9 de junho, em Fortaleza, no Ceará. Mais de mil pessoas participaram da programação, que discutiu atualidades sobre cirurgia bariátrica e proporcionou a troca de experiência entre equipes de todo o país. Esse é considerado o maior evento de cirurgia bariátrica no Brasil, e acontece anualmente.

contatovip.com.br | 101


VIP | Crônica

O

MONSTRO DE

Luciana Lhullier

MARY

Mestre em Teoria Literária pela PUCRS, a autora foi professora, tradutora, intérprete. Autora do livro No Coração da Floresta, e recentemente publicou A Casa de Dentro e Outras Loucuras.

E

m junho de 1816, dois ícones do terror nasceram: o monstro morto-vivo de Frankenstein e a interpretação moderna do vampiro que viria a inspirar o Drácula, de Bram Stoker.

Os acontecimentos que levaram à criação dessas duas histórias são, no mínimo, curiosos: no final de 1815, um vulcão chamado Monte Tambora entrou em erupção e provocou alterações climáticas na Europa e na Ásia, por quase dois anos. O ano seguinte, 1816, ficou conhecido, então, como “o ano em que não existiu verão”. Foi durante a chuva incessante desse verão sem verão, que um grupo de artistas e intelectuais se reuniu em uma Villa no Lago Genebra (ou Lago Léman), na Suíça. Sem esperanças de aproveitar o lago, o grupo resolveu fazer uma competição inusitada – quem escreveria a história de terror mais assustadora. John Polidori, um médico, escreveu The Vampyre (O Vampiro), e uma moça de 19 anos, chamada Mary Wollstonecraft Godwin – mais tarde conhecida como Mary Shelley, escreveu Frankenstein, or the Modern Prometheus (Frankenstein, ou o Prometeu Moderno). Na noite da competição, Mary sonhou com o que viria a ser o conceito da história. Pensado inicialmente como um conto, tornou-se um romance, e foi publicado dois anos mais tarde, em 1818, anonimamente. Somente na segunda edição, em 1822, Mary Shelley assumiu sua autoria.

102 | contatovip.com.br

A história gira em torno dos experimentos do estudante de Medicina, Victor Frankenstein, e de suas inúmeras tentativas de vencer a morte depois da perda traumática de sua mãe. Frankenstein acaba sendo bem-sucedido em suas tentativas e consegue reanimar uma criatura feita de pedaços de cadáveres. Ao se dar conta da monstruosidade de seu ato, comete outro ainda mais monstruoso: o de abandonar a criatura à própria sorte. Transtornado com tamanha rejeição, o morto-vivo resolve se vingar de seu criador, tirando a vida daqueles que Victor Frankenstein mais ama. Frankenstein não é apenas considerada uma das maiores histórias góticas de terror de todos os tempos, mas também um livro precursor do gênero de ficção científica. Mas o que torna essa obra relevante até hoje são as suas duas tragédias centrais: uma, o perigo de se brincar de Deus, e a outra, o quão devastador é para qualquer ser humano o abandono parental e a rejeição social. Nada mal para uma garota que, na época em que viveu, deveria apenas casar-se bem e ter muitos filhos.


Uma homenagem da Cotrijal aos agricultores e motoristas, que

superam desaď€ os

unem forças para levar alimento e desenvolvimento a todos os brasileiros. e

25 de julho Dia do Colono e Motorista

WWW.COTRIJAL.COM.BR

28 de julho Dia do Agricultor

contatovip.com.br | 103


104 | contatovip.com.br

Contato VIP - Junho 2018, Carazinho e Passo Fundo  
Contato VIP - Junho 2018, Carazinho e Passo Fundo  
Advertisement