3 minute read

Dr Marcelo Nicola Branchi Cardiologia

DR. MARCELO NICOLA BRANCHI Cardiologista

Quais são os problemas mais comuns relacionados ao coração?

Advertisement

O coração possui diversas funções no nosso organismo e seu correto funcionamento depende do desempenho de cada uma de suas estruturas. Quando a parte elétrica do coração não funciona corretamente, desenvolve-se arritmias como aceleração intensa dos batimentos cardíacos. Pressão arterial sistêmica elevada por muitos anos pode gerar um aumento da musculatura (hipertrofia) cardíaca, gerando a longo prazo um aumento progressivo deste órgão e diminuição de sua força. Além disso, com o excesso de colesterol corpóreo, essa gordura pode se acumular dentro das artérias coronárias, gerando obstrução da passagem do sangue e infarto.

E qual é a origem da maioria dessas doenças? São genéticas ou adquiridas/ desenvolvidas ao longo da vida?

A maioria das doenças do coração adquiridas no decorrer da vida são secundárias aos hábitos de vida de cada um. Fatores que aumentam muito a probabilidade de se desenvolver cardiopatias incluem uma rotina mais sedentária, alimentação desregrada, tabagismo e estresse. Tudo isso associado a uma predisposição genética são os principais determinantes para o surgimento das diversas doenças do coração.

Que sinais o nosso corpo apresenta quando algo não vai bem com o nosso coração?

Deve-se estar atento quando há o surgimento de falta de ar progressiva as atividades do dia a dia, até mesmo aos mínimos esforços como tomar banho, dor no peito quando se faz alguma caminhada mais apressada, palpitações esporádicas seja em repouso ou seja após atividade física, além de desmaios, são alguns sinais de que é imprescindível uma avaliação cardiológica breve.

Quando é hora de procurar o médico cardiologista?

Sintomas como dor no peito, falta de ar, cansaço e palpitações são alguns exemplos de sintomas onde se deve agendar com brevidade uma avaliação com o cardiologista.

Qual é a importância de mantermos um acompanhamento periódico com o médico cardiologista?

A avaliação periódica com o médico cardiologista é de suma importância para a avaliação do estado de saúde e prevenção de doenças. É por meio dessas consultas rotineiras que são identificadas condições silenciosas, como diabetes, hipertensão e colesterol alto, fatores centrais no desenvolvimento das maiorias das doenças do coração.

Em que momento da vida esse acompanhamento deve começar?

E com que periodicidade deve acontecer? A prevenção é a melhor opção no arsenal terapêutico atual. A partir dos 40 anos, deve-se realizar uma avaliação cardiológica completa com o intuito de prevenir o surgimento das principais doenças cardíacas. Porém, caso haja alguns sintomas ou histórico familiar para cardiopatias, essa primeira consulta cardiológica pode ser mais precoce.

E no dia a dia, como podemos cuidar

da saúde do nosso coração?Pequenas modificações nos hábitos de vida são suficientes para deixar o coração saudável. Pratique atividades físicas esporádicas, ao menos uma caminhada de 30 minutos por três a quatro vezes na semana. Não fume, o cigarro é o inimigo número 1 do coração. Mantenha uma alimentação equilibrada, livre de gorduras e frituras e rica em frutas e verduras. Evite a ingesta exagerada de álcool. Lembre-se, uma mente saudável com a diminuição do estresse é um dos pilares na prevenção cardiológica e deve ser seguida. Por fim, mantenha o acompanhamento periódico com o seu cardiologista de confiança para a prevenção e para a detecção precoce das cardiopatias.

FOTO | DANIEL TATSCH

Dr. Marcelo Nicola Branchi CREMERS 37958 RQE 37691 (cardiologia) RQE 37958 (ecocardiografia)

Formação em medicina pela Universidade de Caxias do Sul. Especialização em medicina interna pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre, cardiologia e ecocardiografia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Realizou pós-graduação em ecocardiografia fetal pelo Instituto Lílian Lopes da Ecokid em São Paulo. Doutor em cardiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, faz parte do grupo de professores de cardiologia da Universidade de Passo Fundo.

Atendimentos na clínica Cardiomed, em Passo Fundo (54) 3317-3775 / 3335-1313 (54) 99144-9960