Page 1

contatovip.com.br | 1


A coleção Origens se pautou pela tendência Wellness, onde os ambientes são os locais que proporcionam um verdadeiro refúgio, e através de texturas, padrões e cores , refletem a sensação de paz, conforto , segurança e tranquilidade. Entre as novidades, a coleção apresenta o padrão 3D, o romantismo da linha Provençal, o padrão couro, Painéis Stark com a diversidade da madeira, e a Linha Extrem, exclusividade da Finger do Brasil.


Revestimentos cerâmicos e porcelanatos, metais e louças sanitårias, banheiras, laminados de madeira, entre outros acessórios que completam toda a linha de acabamentos.

4 | contatovip.com.br


SOLUÇÕES INOVADORAS

Materiais de alta tecnologia, exclusividade nos detalhes e acabamentos

Passo Fundo - Av Brasil Leste, 565 - Bairro Petrópolis - Fone 3311.3900 Carazinho - Av. Flores da Cunha, 3535 - Fone 3330.1308 www.macopan.com.br


CARTA DA EDITORA

Projeto da Arquiteta Tânia Fuga

A

conchego é a palavra que, segundo os arquitetos e decoradores, é referência nos projetos que estão sendo executados e será a inspiração para 2019. Tons que remetem a terra, elementos orgânicos que nos aproximam da natureza e a priorização do conforto. Afinal, nossa casa é nosso refúgio, e as tendências devem vir ao encontro do bem-estar dos moradores. Pensando nisso, a cozinha passou a ser a queridinha da casa. Nada de ser um lugar isolado de onde os pratos saem prontos para a mesa de jantar. Agora, a cozinha é o ponto de encontro, onde as pessoas se reúnem para juntas prepararem o jantar. A nova função da cozinha propicia uma troca e um convívio mais próximo entre a família e os amigos. Sempre admirei a arquitetura das casas antigas, embora hoje poucas sobrevivam, tendo em sua maioria cedido espaço para prédios e empreendimentos comerciais. Mas como é morar hoje numa construção antiga? Quem vai responder a essa e outras perguntas é o arquiteto Tiago Matiotti Camino, cuja família é proprietária de uma das poucas casas preservadas de Carazinho. Nossas capas trazem profissionais que vão te inspirar e te dar aquela vontade de repaginar

Rosemara Toledo Jornalista DRT/RS 12763 Sócia-proprietária da editora Contato Comunicações Ltda

a casa, o escritório... Em Carazinho, o escritório Ocaeté, formado por jovens profissionais, apresenta um novo conceito inspirado nas raízes brasileiras. Em Passo Fundo, a arquiteta Karina Koehler oferece soluções que unem praticidade e bom gosto em projetos residenciais e comerciais, e em Marau, os ambientes ganham nova vida e função através da intervenção da arquiteta Roncatto. Em nossas páginas, muitas ideias, criativos profissionais e os melhores endereços de produtos e serviços. Confira e se inspire Boa leitura e até a próxima.

Direção: Rosemara Toledo - Rg. DRT/RS 12763 Leonardo Docena - Administrador CRA/RS 040082 Linara Docena - Bel. Secretariado Executivo

Ano XXV | Casa & Decoração | 2018 R. Venâncio Aires, 490, Carazinho/RS Fone 54 3331-3448 / 3330-1529 vip@contatovip.com.br | contatovip.com.br Contato VIP é uma publicação da Contato Comunicações Ltda. Empresa fundada em 15 de julho de 1988, por Sideno João Docena (In Memorian)

8 | contatovip.com.br

Jornalismo: Camila Toledo Docena - DRT/RS 18547 Arthur Haeffner Metz (estagiário) Editoração Gráfica: Juliano Graebin Mariana Rebeschini (estagiária) Revisão: Dilon Duarte

Departamento Comercial: Carla Oliveira Tatsch Josefina Monteiro Luciano Baumgardt Iara Vargas Ana Cristina Teixeira Impressão: Passografic A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidas em colunas assinadas e materiais divulgados em anúncios publicitários.


Cada ser humano é feito de histórias e dono de uma essência única. Desta forma, a casa ganha uma nova função: imprimir a personalidade da pessoa em cada detalhe.

Visite a Boa Vista Home Design e sinta-se único!

Marginal BR 386, Km 132 – Sarandi/RS (54) 3361-4355

contatovip.com.br | 9


ÍNDICE

ÍNDICE

18

20

22

Ocaeté Arquitetura

Karine Koehler

Sirlei S. Roncatto

Arquitetura de raiz brasileira define o trabalho dos jovens profissionais do escritório Ocaeté Arquitetura e Design, de Carazinho.

Em Passo Fundo, a arquiteta Karine Koehler propõe soluções que unem praticidade e bom gosto em projetos personalizados.

Em Marau, os ambiente ganham vida e função através da intervenção da arquiteta Sirlei S. Roncatto.

Foto: Cristiani Lauxen

Foto: Daniel Tatsch

Foto: Daniel Tatsch

14 Tendências Confira as cores, materiais e estilos que vão ditar moda na decoração em 2019.

RevistaContatoVip

10 | contatovip.com.br

38 Preservação O charme das casas antigas.

46 Sustentabilidade Como morar bem sem prejudicar o meio ambiente.

RevistaContatoVip

34 Cozinhas Porque elas são as queridinhas da casa.

SmartVIP


A Sierra Moveis Passo Fundo conta com promoçþes imperdíveis o ano inteiro. Venha nos fazer uma visita e conferir!

Av. Presidente Vargas, 64 - Passo Fundo - (54) 3622.0999 sierramoveispassofundo@hotmail.com Sierra Passo Fundo - www.sierra.com.br


NEWS

Confira alguns itens que vão fazer a diferença na decoração

Cadeira ELLA Bandeja espelhada, com strass, pérolas ou pedras. Um novo conceito e design para decorar sua casa. Disponivel no Ateliê Lumiere, em Carazinho.

A linha Unic, da Deca, tem formas retas, em uma interpretação contemporânea e minimalista. A linha é composta por grande variedade de produtos, o que a torna muito versátil, perfeita para ambientes que buscam requinte e sofisticação. Você pode conferir esse e outros modelos na Macopan em Carazinho e Passo Fundo.

Reúna elegância e bom gosto com a Cadeira ELLA Giratória. Desenvolvida com madeira certificada de reflorestamento com excelente qualidade, super-resistentes e duráveis. Uma excelente cadeira para sua cozinha, sala de jantar, sala de festas ou restaurante. Você encontra na Elegance Móveis Planejados.

Hoje, o aromatizante faz parte da decoração. A Mariah Enxovais tem a embalagem, e a cliente escolhe o aroma que quer usar para deixar a casa com um cheiro especial. Opções variadas, também com varetas.

Cadeira Pie Linha Garden, da Sierra Móveis. Ideal para compor o seu ambiente de verão. Base em madeira maciça Teka, encosto em alumínio, tela em poliéster com PVC.


Planejados Transforme o seu sonho em realidade!

PROJETOS SOB MEDIDA, MÓVEIS E DECORAÇÃO. Venha conhecer nosso show room e conferir nossos preços e condições de pagamento.

Av. Flores da Cunha, 3914 - Bairro Borghetti - Carazinho - (54) 3331.1856 -

98422.8098

contatovip.com.br | 13


TENDÊNCIAS EM ARQUITETURA

pra você se inspirar O final do ano está chegando . É hora de dar aquela repaginada na casa. Mas aí vem a dúvida sobre o que vai ser tendência em 2019. Para esclarecer as dúvidas e te colocar por dentro das novidades a arquiteta Sirlei S. Roncatto, lista aqui as principais tendências para o próximo ano.

DECORAÇÃO ORGÂNICA

FOTOS | DIVULGAÇÃO

Provavelmente, a tendência mais marcante para os próximos anos é a decoração orgânica, que investe em pedras, madeira crua e bambu, para trazer uma atmosfera minimalista e confortável, perfeita para relaxar. Os materiais vindos da natureza oferecem diversas texturas, que se misturam aos demais elementos da composição.

Cortiça • Em sintonia com a decoração orgânica, os revestimentos de cortiça têm sido muito usados em paredes e elementos decorativos. É um material sustentável, com aspecto natural e estilo rústico, e ainda contribui para o isolamento térmico e acústico. Pode usá-la em diversos ambientes, como quartos, salas de estar e escritórios.

14 | contatovip.com.br

Pedras, madeiras e outras texturas Nas fachadas, continua sendo observada com o uso de pedras, madeiras e a mistura de outras texturas com esses materiais. A combinação de vidro com madeira, por exemplo, oferece aconchego e transparência e é bem contemporânea. A decoração orgânica busca realizar uma conexão do interno com o externo, trazendo para dentro de casa elementos da natureza. Essa tendência melhora a qualidade de vida dos moradores e seu conforto físico e mental.

Conforto ambiental • Uma tendência com grande crescimento, atualmente, e para a qual não tem mais volta. O conceito de conforto ambiental diz respeito a utilizar a tecnologia para gerar o máximo de conforto aos moradores e à vizinhança, conservando o meio ambiente. A tecnologia, aparece como aliada para gerir certos elementos da rotina da casa, de forma integrada. A arquitetura pautada nisso busca estudar condições térmicas, acústicas, de iluminação e energética para a organização dos espaços, da melhor forma possível. Do mesmo modo, busca-se criar um projeto que corresponda às necessidades do meio ambiente natural da região, sem causar prejuízos ao meio ambiente e às pessoas do entorno.


Tecnologia • Assim, a tecnologia aparece no momento de criar o projeto, com o estudo e a simulação do comportamento de diversos fatores, como vegetação, ruídos, incidência da luz do sol, ventos, entre outros. A fachada de uma residência com essa preocupação que apresente elementos de vidro e metais, por exemplo, não deve atrapalhar a residência vizinha, com o reflexo do sol. Já no interior da residência, a tecnologia também é usada para trazer conforto aos moradores. E tem tudo a ver com a próxima tendência.

Interatividade • Com o uso da tecnologia na arquitetura, o desafio agora é fazer com que ela interaja com as pessoas. Pode-se citar aqui o uso de automação residencial, com a utilização de um sistema que integra diversos elementos da residência para que funcionem de forma conjunta. Assim, com a automação, o morador utiliza um único comando no seu celular para preparar a sala de TV, na hora de assistir a um filme, por exemplo. A iluminação, o sistema de som, a televisão e os aparelhos ligados a ele, já pré-programados, ficam da maneira ideal para aquela ação. Também a segurança da residência é aumentada. Podemos citar o uso de iluminação automática para simular o uso dos moradores, quando esses estão viajando, e o acesso das câmeras de segurança pelo celular.

FOTO | DANIEL TATSCH

Pontos de luz • Na fachada, a tecnologia mostra-se com o uso da iluminação direcionada. Com spots em diversos locais da área externa, é possível criar pontos de luz estratégicos, que destacam alguns elementos arquitetônicos e valorizam o paisagismo. Como é possível perceber, a tecnologia está com tudo para os próximos anos e tem se tornado parte fundamental da arquitetura, trazendo conforto e praticidade.

Sirlei S. Roncatto Arquiteta

ESTILO INDUSTRIAL

Outra forte tendência para os próximos anos, o estilo industrial aparece em apartamentos e residências contemporâneas e faz sucesso nos Estados Unidos há muito tempo. Vigas e encanamentos aparentes, paredes de tijolos, metal e madeira caracterizam a proposta, podendo combinar com cores fortes e vibrantes, ou com um paleta mais básica e cinzenta. O estilo faz uso de revestimentos sem acabamentos, para um efeito rústico ao ambiente. Outra opção é utilizar concreto aparente nas paredes, ou no piso. Ele deixa o ambiente com estilo urbano e moderno e fica perfeito em residência grandes, tanto no interior quanto nas fachadas.

contatovip.com.br | 15


CORES O uso de tons alegres e vibrantes tem sido muito visto na arquitetura, contrastando com a situação mais séria pela qual passa o país. A grande aposta para este ano, Night Watch, é um tom de verde escuro que traz nossas memórias de ambientes naturais de volta à superfície para recriar a euforia relaxante e revigorante que sentimos na natureza e tem tudo a ver com a pegada mais orgânica. Também fica bem no estilo industrial, criando destaque em um ambiente mais neutro.

Pelúcias e veludos • Completamente na moda neste ano, a pelúcia é ideal para criar ambientes contemporâneos e com personalidade. Por apresentar um estilo bastante único, as texturas de pelo ficam bem em ambientes com elementos de decoração marcantes e sem muita sobriedade e são perfeitos para residências em regiões frias. Modernidade • A fachada, por sua vez, pode ser feita com um estilo moderno que combina bem com o industrial. Para isso, são sempre preferidas linhas retas, formas geométricas e curvas para alguns detalhes. Esse estilo é bem minimalista e preza pela parede limpa, geralmente branca, ou com cores neutras, e detalhes em madeira, metal e vidro. Esse estilo pode favorecer a integração da residência com os ambientes externos, deixando áreas de lazer e varandas gourmet à mostra. O telhado “desaparece”, ficando oculto atrás das paredes altas da fachada. Iluminação direcionada deixará mais sofisticado e elegante o projeto.

Pergolado Perfeito para complementar a fachada da residência, o pergolado protege da chuva, faz sombra e pode criar uma lindo espaço externo que se integra com o interior. Para harmonizar com o estilo industrial, são utilizados materiais como concreto ou metal. Já para residências em sintonia com a decoração orgânica, a madeira com algumas trepadeiras, para dar um toque verde e natural é a melhor opção.

16 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 17


O

escritório foi fundado em 2012, e hoje é formado por quatro profissionais, que compartilham sonhos, ideias e inspirações. O conceito do escritório é embasado nos princípios de criação, com valores pessoais muito definidos e está fielmente ligado ao conceito atemporal nos seus projetos. “Uma boa arquitetura sempre predominará através dos tempos. Nossa arquitetura é fundamentalmente Brasileira, maximizamos a funcionalidade, o conforto e a beleza.” A identidade brasileira é demonstrada também no nome, onde, em Tupi-Guarani ‘Oca’ significa Casa, e ‘Eté’ significa: Honrado, de respeito. “Trabalhamos pela valoração do Ser e a sua relação com o ambiente construído. Nosso diferencial está na forma de se relacionar com os clientes. Apostamos em diálogo aberto e com total transparência na elaboração de projetos, com personalização compatível com a necessidade do cliente.” Da elaboração de projetos à execução de obras, a excelência em serviços e materiais é primordial. O escritório conta com profissionais parceiros para apresentar soluções eficientes no desenvolvimento dos projetos. Preocupam-se com o investimento realizado, oferecendo sempre uma solução inteligente e econômica para quem precisa reformar, repaginar ou construir, minimizando custos e evitando desperdícios de material.

“Arquitetura atenta ao tempo. Programada para a vida.”

Tayleran Vigânigo Brandão Arquiteto e Urbanista | CAU A120490-4 Pós-graduando em Master Arquitetura e Lighting Design. brandao@ocaete.com.br | (54) 99969.6655

Fabricio Brugnera Scortegagna Administrador Especialista em Gestão Financeira e Controladoria. adm@ocaete.com.br | (54) 99986.5450

Renata Dalbem Arquiteta e Urbanista | CAU A112337-8 Mestre em Conforto e Sustentabilidade do Ambiente Construído. Pós-graduanda em Design de Interiores - Ambientação e Produção do Espaço. renata@ocaete.com.br | (54) 99910.9956

Bianca Carolina Pedrolo Henicka Arquiteta e Urbanista | CAU A134062-0 Pós-graduanda em MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização & Desempenho da Construção. bianca@ocaete.com.br | (54) 99945.9222


Um projeto criado para solucionar um problema. A antiga laje apresentava uma infiltração significativa; a solução foi criar um espaço coberto, multiuso, e semiaberto. Um ambiente que celebra a personalidade das moradoras e que veio ao encontro com o perfil do nosso escritório. Criamos o anexo, mesclando a estrutura metálica e a cobertura de vidro, com bastante madeira e vegetação natural, que cria uma atmosfera tropical com bastante referência étnica. Um espaço de contemplação e convivência aconchegante, que é banhado pelo pôr do sol, evidenciando as nuances das cores e dos materiais.

SERVIÇOS PROJETO ARQUITETÔNICO: Arquitetura residencial, comercial, corporativa, lazer, cultural, de telecomunicação, do turismo, do transporte, educacional, esportiva, industrial, institucional. CONFORTO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: Aspectos do conforto térmico, acústico e de iluminação das edificações. Aplicação das certificações e normas de desempenho energético, consultoria em eficiência energética e simulação computacional. URBANISMO: Concepção de projetos de loteamentos, condomínios, desmembramentos... bairros, bem como áreas livres e transportes. PAISAGISMO: Criação e concepção de espaços abertos... jardins, praças e fachadas. LIGHTNING DESIGN: Projetos de iluminação de ambientes internos, externos e eventos. EXPRESS: Repaginação de ambientes sem obras, utilizando apenas pintura, organização visual, orientação na aquisição de móveis, montagem do ambiente com novas peças de mobiliário e iluminação. PROJETO DE INTERIORES: Criação de ambientes residenciais, corporativos e comerciais, individualizando o perfil dos clientes, através da definição de layout, projeto luminotécnico, escolha de revestimentos e criação de objetos e mobiliários para complementar os espaços. STAGING IMOBILIÁRIO: Transformação do ambiente através do uso de técnicas de design de marketing e estilo de vida, tornando o imóvel mais desejável e bonito, acelerando o processo de venda ou locação. VISUAL MERCHANDISER: Criação de ambientes/vitrines comerciais, utilizando estratégias para atrair mais clientes.

www.ocaete.com.br Agradecimento: Coaching de imagem e estilo Jozi Mariano Local das fotos: Projeto arquitetônico realizado pelo escritório, na casa das clientes Hélen Hoffmann e Evani Lemos.

@ocaete Av. Pátria 198 Edifício Esplanada Carazinho RS 99969-6655 contato@ocaete.com.br

contatovip.com.br | 19


Projetos e personalização

Para esta sala de estar, a cliente esperava um ambiente moderno e sofisticado, que utilizasse materiais da atualidade. Por isso, Karine utilizou Dekton e Laca. “O ambiente é uma sala para o convívio da família, por isso também fizemos um bom trabalho com a iluminação e utilizamos o amadeirado, para quebrar os tons frios e aquecer o ambiente”, conta Karine. No projeto, foram usados móveis da Dell Anno e Santa Fé Móveis e Decoração, de Tapera.

20 | contatovip.com.br

FOTO | DANIEL TATSCH

F

ormada em Design de Produto pela Ulbra de Canoas/RS, em 2004, trabalhou por um período com design de joias do Núcleo de Design e Seleção de materiais da UFRGS, quando descobriu sua verdadeira vocação. Focando sua carreira em design de interiores, há 14 anos, o desafio é buscar sempre um diferencial em cada projeto. Karine é natural de Tapera, mas trabalhou por 16 anos em Porto Alegre, onde adquiriu considerável experiência no ramo de interiores, o que lhe possibilitou coordenar o escritório Karine Koehler Design de interiores, com foco no desenvolvimento de projetos para ambientes comercias, residências e corporativos, desenvolvendo projetos de mobiliários, decoração, gesso, iluminação, reformas, para clientes dentro e fora do estado. Karine Koehler conta que busca suas inspirações em viagens e na entrevista com os clientes. Sua última viagem foi para a Itália onde visitou a maior feira de revestimentos da Europa CERSAIE em Bologna/ITALY.

Av. Brasil Oeste, 560 - Passo Fundo/RS Sala 1604 – Bella Città Office Fone (54) 99155.8202 designerkarine@yahoo.com Instagram.com/Karinekoehler


Neste projeto, havia um grande ambiente onde seria projetado um salão de festas. Para isso, Karine trabalhou com tons claros e pretos, combinando com móveis amadeirados, para aquecer o ambiente. Essa combinação criou um ambiente moderno, que foi ao encontro das expectativas da família. “As cores usadas proporcionam uma sensação de aconchego para receber os amigos”.

Para o seu novo apartamento, a família que contratou Karine confiou inteiramente em seu bom gosto. A designer mexeu no gesso, na iluminação, trabalhou com muitos espelhos e luz indireta para criar ambiente acolhedor. Tons mais quentes também foram usados e ajudaram a criar um contexto de sofisticação ao projeto, desde a mesa de jantar até os quadros escolhidos para a decoração. Neste projeto, havia um grande ambiente onde seria projetado um salão de festas na residência de um casal jovem e moderno. Para isso, Karine trabalhou com tons escuros, criando um ambiente moderno e diferenciado, deixando o jovem casal extremamente satisfeito com o resultado. O tom amadeirado e os espelhos fumês deixaram o ambiente extremamente requintado e proporcionam uma sensação de aconchego para receber os amigos.

Neste projeto a solicitação dos clientes era que a secretária ficasse na mesma altura do cliente para recepcioná-lo, com isso criou-se um deque para que a secretária ficasse no mesmo nível do cliente, mesmo estando sentada. O Projeto foi desenvolvido em tons de cinza, deixando a imobiliária moderna, sem intimidar os clientes. No projeto foram usados móveis de marcenaria.


SIRLEI S. RONCATTO

Sensibilidade para traduzir sonhos em arquitetura FOTO | DANIEL TATSCH

Sirlei Solange Saggin Roncatto compartilha a sua trajetória e as suas visões sobre a arquitetura

A

paixão de Sirlei pela arquitetura a acompanha desde a infância. Quando começou a estudar, surgiu o interesse pela visão da cidade, entender as diferenças, os percursos possíveis, perceber a cidade como um grande laboratório de ideias. “Por meio da arquitetura, você se coloca no lugar do próximo, entende o seu ponto de vista, capta suas necessidades e desenvolve projetos que as atendam. Além de a profissão permitir que você desenvolva o seu lado empático, o fato de você concretizar sonhos lhe deixa realizado e faz com que você enxergue o mundo sob outras óticas”, conta. Sirlei graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo, em 2004; e fez Pós-Graduação em Gestão Urbana e Desenvolvimento Municipal, também pela Universidade de Passo Fundo, em 2006. Desde então, ela atua no desenvolvimento, execução e fiscalização de projetos de obras públicas; desenvolvimento de projetos residenciais e comerciais; paisagismo e interiores; além de prestar assessoria e consultoria. Para ela, a arquitetura é mais do que simplesmente deixar as construções e os ambientes bonitos. “Não adianta só acrescentar que é preciso ser funcional também. Claro, beleza e funcionalidade fazem parte, mas um projeto realmente bom é mais abrangente e envolve, principalmente, muita sensibilidade. Para começar, é preciso ter um ponto de partida bem definido. As possibilidades são muitas, mas o importante é ter uma linha de orientação no projeto, um ponto de partida para deixar as soluções menos aleatórias e fazer com que os espaços correspondam realmente às expectativas conscientes ou inconscientes de quem vai utilizá-los”, destaca. A percepção do arquiteto é capaz de traduzir as expectativas pessoais em

22 | contatovip.com.br

formas e composições harmônicas, que tenham equilíbrio e gerem sensação de bem-estar. “É isso que interfere no resultado estético”, complementa. Junto a esse trabalho vem a funcionalidade, que abrange necessidades de uso, como os tamanhos adequados para garantir a praticidade e o conforto na utilização dos espaços, sempre prestando atenção aos hábitos e costumes específicos de cada pessoa ou situação. O arquiteto também

não pode fugir das questões técnicas e financeiras, ou seja, o custo das soluções e o desempenho dos materiais escolhidos precisam ser ajustados da melhor forma a cada condição. “É uma espécie de fator balizador, que impede a criação sem controle do que se bem entende. Alguns desses aspectos são negligenciados, e sua ausência acaba por criar aquela fama de que a função do arquiteto é embelezar e encarecer”, pontua.


O PROCESSO DE CRIAÇÃO Para Sirlei, o processo de criação não se limita somente à geração de ideias, mas envolve também avaliações. Esse trabalho é feito, muitas vezes, a partir do conceito original, tentativas de aplicação e refinamentos. Isso exige excluir o que não se aplica e aproveitar o que parece adequado ao processo. “Quando começamos um projeto de design de ambientes, muitas vezes o primeiro esboço parece não ter nada a ver com o projeto final, mas aquele primeiro rabisco foi de suma importância para o processo de geração do projeto final”, destaca. Como o profissional de arquitetura trabalha com soluções criativas e eficientes, é necessário viajar muito e sempre ter uma bagagem cultural suficiente para elaborar projetos cada vez mais inovadores e exclusivos. Além de poder explorar o mundo por meio de viagens, o profissional também pode adquirir conhecimento por livros, internet, palestras, cursos, especializações e até mesmo durante as visitas a clientes. “É importante obrigar-se a estar em constante movimento, desafiando o cérebro a pensar diferente, encontrar novos caminhos e inspirações. Busco sempre me

aperfeiçoar. Descobrir os desejos ocultos do outro, investir tempo sobre as necessidades das outras pessoas e clientes, enfim, detectar aquilo que satisfaz o cliente, suas reais necessidades e desejos. Só aquele que faz da profissão uma parte de si, uma paixão, vai ter a sensação de plenitude”, ressalta. Para orientar as escolhas, o arquiteto tem como premissa o terreno e a topografia, o programa de necessidades, as leis municipais e federais (Plano Diretor, Código de Obras, Normas, etc.) e a disponibilidade financeira de quem encomenda o projeto. Estes são apenas parâmetros para nortear o processo e indicar uso e ocupação adequados para a área, na qual será implantada a obra. “Até aqui o desafio pode ser resolvido por meio de técnicas e metodologias específicas. Porém, para ir além do projeto, o arquiteto tem que levar em consideração a necessidade e o sonho. A proposta escolhida deve equilibrar e aproximar a obra do sonho, contemplando todas as necessidades”, enfatiza Sirlei. Para ela, o arquiteto se torna um sonhador, que sonha junto com o cliente e cria a ferramenta com a qual ele vai transformar o projeto em realidade. “Deve existir relação

O PAPEL DA ARQUITETURA NAS CIDADES A arquitetura tem um papel fundamental na dinâmica social. É um dos papéis mais importantes, porque trata da espacialidade. Ela pode ser uma grande facilitadora na questão da inclusão, do uso do espaço público e também pode criar muita violência, constrói paredes, divide as pessoas, segrega. É por isso que, para Sirlei, a questão atual do papel social da arquitetura é trabalhar com a cidade e entendê-la no seu conjunto. “A cidade vem sendo produzida aos pedaços, abandonando a ideia de planejamento, perspectivas de métodos de qualificação, ampliação e de expansão. Se houvesse planejamento, poderiam ser feitos eixos de atuação com um forte componente de investimentos na produção imobiliária, seja pelo viés da habitação de interesse social, programas de aceleração do crescimento, inclusive para a qualificação dessas áreas informais da cidade”, destaca.

Sirlei S. Roncatto Arquiteta e Urbanista CAU A41629-0 • Projeto e execução • • Regularização de imóveis • • Design móveis e interiores • • Paisagismo • Rua Santo Marcheto, 16 Sala 01 – Marau/RS (54) 3342.2358 - 99994.3357 sol_arqui@hotmail.com

de confiança e intimidade entre o arquiteto e o cliente para que tudo seja bem interpretado e, ao final, a casa seja a ‘cara’ do dono”, ressalta. Sirlei acredita que o aspecto mais bonito da arquitetura enquanto profissão é como ela abraça e compreende a individualidade de cada pessoa.


ORGANIZAÇÃO QUE

transforma a vida

U

m ambiente organizado é essencial para quem busca qualidade de vida. A organização traz praticidade ao dia a dia, otimiza o tempo e deixa uma sensação de bem-estar. Para auxiliar nessa tarefa, Passo Fundo e região já contam com o serviço de personal organizer. Juliana Rizzardi é personal organizer cadastrada na ANPOP (Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade), com curso de Personal Organizer Home pela OZ!, de São Paulo. Juliana foi criada em Palmeira das Missões, em uma família que sempre primou pela organização. O hábito de organizar começou como um hobby e se tornou profissão em 2018, após bus-

A R MÁ R I O S E C LO S E TS | CO Z I N H A P R É E P Ó S - M U D A N Ç A | B A N H E I R O | Q U A R T O I N FA N T I L TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS DOMÉSTICOS

Agende sua visita de avaliação:

54

99992-4363

Acompanhe as dicas de organização nas redes sociais:

fb.com/julianapersonalorganizer

24 | contatovip.com.br

@julianaorganizer

car cursos de profissionalização na área. Atualmente, Juliana presta serviços de organização domiciliar em ambientes, como quartos, closets, cozinhas, banheiros e lavanderias, e também em lojas e estoques de roupas. Ela também trabalha com pré e pós-mudanças, preparando os itens, recebendo e organizando os pertences na nova casa. “A organização dos ambientes que utilizamos traz grande satisfação pessoal, pois, a partir da melhor disposição dos nossos objetos, conseguimos organizar nossa vida, nossa rotina”, afirma Juliana Rizzardi. O objetivo, de acordo com a personal organizer, é facilitar o dia a dia das pessoas, que tendem a ser mais rápidas em atividades do cotidiano, como se vestir, otimizando, assim, o seu tempo.


Ambientes personalizados, projetados para promover

o seu bem-estar

rquitetura e interiores

weber weber

fone: 054. 9982 9792 endereรงo: helena loeff, 162 carazinho, RS email: arq.gabrieleweber@hotmail.com

fone: 054. 9982 9792 endereรงo: helena loeff, 162 carazinho, RS email: arq.gabrieleweber@hotmail.com

rquitetura e interiores Fone (54) 99982.9792 Helena Loeff, 162, Carazinho, RS | arq.gabrieleweber@hotmail.com

contatovip.com.br | 25


FOTOS | DANIEL TATSCH

TÂNIA MICHEL FUGA A arquitetura me escolheu Foi na marcenaria do pai, ainda muito jovem, que Tânia Michel Fuga teve seu primeiro contato com o que seria a sua futura profissão. Os rabiscos infantis logo evoluíram para croqui a mão livre, e, encantada pelas possibilidades que o desenho lhe permitia, tornou-se autodidata. Na certeza de que esse seria o seu caminho, buscou aprimorar-se, cursando o técnico em design de interiores em Porto Alegre, estudou história do mobiliário, proporção, simetria, cores, formas, técnicas de perspectiva e decoração de interiores.

T

ânia afirma que não escolheu a arquitetura, “ela me escolheu... já sabia o que queria, porém percorri uma trajetória de conhecimento que resultou na graduação e, atualmente, no mestrado em arquitetura e urbanismo”. Além dos estudos de graduação, a arquiteta destaca as experiências vivenciadas como o grande diferencial de sua carreira “foram mais de vinte anos entre Casa Cor, mostras de design de interiores, que culminou na classificação de um dos produtos de design para o Salão do Móvel Brasil, em nível internacional. Teoria dos espaços vazios Durante sua carreira, Tânia usou a teoria dos espaços vazios, desenvolvendo habilidades próprias para preenchê-los. “Iniciei com o design do mobiliário, mas um móvel está inserido num contexto, seja ele adequado ou não! Aqui se aplica a “Teoria dos espaços vazios”, esse contexto precisa ser apropriado, elaborado. Essa especialidade, assim como tudo na minha vida, aconteceu pela inquietude, “não

posso simplesmente criar um objeto sem adequar o espaço onde ele está inserido”. Essa inquietude, aliada ao conhecimento técnico e à criatividade, abriu portas e mostrou os caminhos que a fizeram extremamente detalhista em tudo o que faz. “Amigos dizem que avalio três vezes

para tomar a melhor decisão. Esse trio (inquietude, técnica e criatividade), é meu aliado para a leitura das necessidades funcionais e estéticas de cada obra e determinantes para obter resultados nessa especialidade de projetos sofisticados de interiores”, conclui a arquiteta.

“Ver o brilho nos olhos de um cliente tem sido a principal motivação de meu trabalho.” 26 | contatovip.com.br


Projetos

Novidades

Cada projeto traz consigo um tipo de demanda específica, em função de suas particularidades. Para a arquiteta, “projetos residenciais, precisam estar alinhados e em perfeita sintonia com os anseios dos proprietários, o desafio fica por conta da sensibilidade em reconhecer as necessidades funcionais e estéticas, tratando-as de forma coerente. Tudo deve ser definido e alinhado conjuntamente com o cliente. Em projetos corporativos, normalmente o programa de necessidades é muito claro e deve ser atendido nos mínimos detalhes, questões técnicas devem ser atendidas com precisão, pra isso é preciso deter vários conhecimentos. O arquiteto precisa ter habilidade e estar atento à compatibilização dos projetos complementares, para que ao final tudo funcione”. Em projetos comercias, a arquiteta considera fundamental, além das questões funcionais, que atenderão a um conceito especifico, a inovação. “Esse formato normalmente permite maior liberdade de criação, no qual o arquiteto poderá desenvolver novas formas de resolver os mesmos desafios”, pontua. Criação e Desenvolvimento de Projeto “Procuro conhecer inicialmente o local que será desenvolvido o projeto. Avalio o ambiente, as questões de iluminação natural, ventilação, distribuição dos cômodos e as circulações. Nessa primeira visita, procuro identificar as necessidades do cliente, mas também as potencialidades que poderão ser trabalhadas no projeto. Procuro observar com cuidado as expectativas do cliente, para que sejam atendidas; essa sensibilidade tem colaborado muito para o êxito de nossas entregas. Prezo por informações claras, tipos de materiais e sua condição de aplicabilidade, como diz o velho ditado “o papel aceita tudo”. Porém a questão vai além da clareza, está na assertividade. Atualização “Vivemos uma dinâmica constante, tanto em termos de novos produtos, como também nas técnicas de aplicabilidade. Atualmente, a informação está a nossa disposição, facilmente se pesquisa um novo material em sites ou revistas eletrônicas qualificadas. Porém não abro mão da visita à Casa Cor São Paulo, todo ano; as palestras e visitas técnicas aos fabricantes, estes, sem sombra de dúvida, fazem toda diferença. Busco, sempre que possível, um novo curso ligado a estudos relacionados com as formas de morar com qualidade.”

“Estamos na etapa final das lojas no novo Shopping Passo Fundo, uma franquia nacional de presentes que já conta com uma loja no Shopping Bella Citá, e agora abre sua segunda loja. A loja de calçados femininos, com design contemporâneo, e uma nova loja, também de calçados, em fase de desenvolvimento, para os próximos meses. Além, é claro, dos retoques finais nos projetos dos ambientes residenciais que nesta época do ano são inúmeros. Outra novidade é o Método de contratação das etapas do projeto para arquitetura de interiores, denominado Michel Phased Design. Esse método foi pesquisado durante dois anos, com a colaboração de profissionais da engenharia e da psicologia. Essa divisão das etapas esclarece o que o cliente vai receber em termos de documentação e prestação de serviços, tornando mais compreensível o que foi contratado. Em linhas gerais, o projeto é subdividido em etapas, e o cliente tem a liberdade de escolher quantas e quais etapas serão contratadas, de acordo com sua necessidade. Nessa modalidade, o cliente solicita uma visita, avaliamos as necessidades e apresentamos uma proposta detalhada das etapas do projeto para que ele possa escolher quais que se adaptam melhor as suas pretensões.

Experiências “A participação na organização da Mosaico foi desafiadora, pois tínhamos somente entusiasmo e uma casa vazia; com muito esforço, no fim tudo deu certo. Esse evento trouxe muitos amigos que tenho até hoje. Lembro também de um projeto voluntário para uma pequena Capela em uma comunidade rural; mesmo sendo um projeto simples, me fez perceber o quanto a arquitetura pode interferir de maneira positiva na vida das pessoas. Outras duas gratas surpresas foram quando meu trabalho de conclusão do curso foi divulgado na revista eletrônica aUArquitetura e Urbanismo, e uma obra que também foi divulgada na Revista Casa Claudia. Estes, confesso que fiquei bem feliz... Dentre os projetos em especial, dois foram muito relevantes. Uma das reformas do Salão Manno Escobar Cabelereiros, no qual tive a oportunidade da troca de experiência muito positiva nesse cruzamento entre estética pessoal e dos ambientes. Já no projeto para o Café Zeferino, conseguimos trazer um pouquinho da Europa para os ambientes, sem falar no aconchego do pátio externo, que teve seus dias de glória”.

Fone 54 99927.8000 - taniafuga@hotmail.com Capitão Eleutério, 38 - Sala 05 - Ed. Solar Glória - Centro - Passo Fundo/RS

contatovip.com.br | 27


Estilo Clássico A decoração suave e aconchegante define esse consultório e, aliada ao estilo clássico, pode trazer calma e tranquilidade aos pacientes. Uma das principais características deste tipo de decor é a presença de rebuscamento nas linhas e formas de objetos e mobiliários.

Deividy Paese Morello CAU 155215-5 Arquiteto e Urbanista Mestre em Engenharia Projetos: • Residenciais • Comerciais • Projeto de Interiores. (54) 99624.7908 /Deividy Morello @arq_deividy_morello

Atualmente, essa decoração aparece acompanhada de elementos modernos e contemporâneos. A mescla, com elementos clássicos, cria contraste com peças de outros estilos, ou mesmo como elemento de destaque, resulta em um ótimo efeito.

Fone (54) 3317.1016 Av. Rio Grande, 751 - Vera Cruz - Passo Fundo/RS /akhenatonpf @akhenatonacabamentos

Rua General Canabarro, 837 - Passo Fundo/RS (54) 3313.3343


A Basalto Piscinas agora é representante da Pipeline Piscinas. COMECE A TEMPORADA DE VERÃO COM UMA PISCINA EM CASA

COLETORES FOTOVOLTAICOS

Piscinas de fibra de vidro fabricadas com tecnologia e produtos de ponta, com diferenciais exclusivos da marca, a um preço excelente. CONFIRA AS VANTAGENS:

1. Casa de máquinas acoplada à piscina: facilita a instalação, reduzindo o tempo de obra; aproveita o espaço do terreno. 2. É mais segura, pois a casa de máquinas é fechada com um trinco, conforme NBR 5410, o que dificulta o acesso de crianças aos motores. A piscina é equipada com sistema de proteção contra choques elétricos, com disjuntor DR. A piscina possui Dreno ANTI HAIR, com sistema de alívio atmosférico, atendendo aos padrões de segurança conforme a NBR 10.339.

ECONOMIZE ATÉ 95% NA CONTA DE ENERGIA. • CISTERNAS • PEDRAS • PISCINAS DE FIBRAS • • PISCINAS DE VINIL • BANHEIRAS • AQUECEDORES • • LAREIRAS • PRODUTOS E ACESSÓRIOS •

3. Já vem com deck de madeira Teka, madeira nobre utilizada nas embarcações de luxo. 4. A piscina é um modelo denominado de swimming spa, pois, além da área de piscina para natação, há um spa para até 5 pessoas.

5. Todas as funções são acionadas pelo poolTouch, uma tela de 4,3” instalada na área de lazer, sensível ao toque (touchscreen).

www.basaltopiscinas.com.br basaltopiscinas@hotmail.com | /basalto.piscinas (54) 3330-2688 - Rua Ozílio Zolet, 227 - Carazinho


A INTEGRAÇÃO DOS AMBIENTES COM O CLÁSSICO E O CONTEMPORÂNEO

[

Este amplo living social, criado pela designer de interiores Marcia Lima, comporta estar, jantar e lareira. Foi ambientado para oferecer acolhimento, sem, no entanto, abrir mão de requinte.


(54) 99160.8544 /marcialimainteriores

]

Na paleta de cores, predominam branco, bege, marrom-escuro e verde, enquanto os materiais, como linho, couro, granito, espelhos, madeira e painéis com laca alto brilho fazem um equilíbrio entre o clássico e o contemporâneo.

FOTOS | MARCELO PARIZZI


FOTOS | VILSON PALUDO

A Factory Pub, em Ibiraiaras-RS, foi projetada com detalhes exclusivos, buscando impactar e impressionar seus frequentadores. Com arquitetura marcante, o lugar, que tem também a função de gastrobar, traz uma nova proposta de entretenimento para a cidade e região. O estilo industrial faz referência ao nome do local, porém, a mescla de texturas e materiais convida a todos a desfrutar dessa nova experiência com espaços aconchegantes. A casa conta com ampla pista, camarotes, cozinha industrial e um segundo andar reservado aos camarins. A parte externa, que é acessada através de uma ponte, oferece um espaço ao ar livre, com iluminação e paisagismo ideais para um fim de tarde com os amigos e família.

Deisi Consalter Arquitetura e Urbanismo (UPF) CAU A95512-4 Rua Bento Gonçalves, 523 - Centro - Marau/RS (54) 99157.1838 deisi.arquitetura@hotmail.com deisiarquiteturaeinteriores deisiarquiteturaenteriores

Rua São José do Carreiro, 407 Ibiraiaras/RS Fone: (54) 3355.1629

32 | contatovip.com.br

Av. Monsenhor Scalabrini, 747 Guaporé/RS - (54) 3443.4479 www.andersmusiccenter.com.br

Rua Anunciata Dall’Astra, 16 Lot. Dall’Astra (54) 3342.0874 - 99606.3761

Rua José Bedin, 745 - Ibiraiaras/RS Fone (54) 3355.1979

Instragram: @FactoryPubOfficial


CASA BALANÇO CASA ERECHIM

ERECHIM, 2018. PROJETO: Studio Zenital Arquitetos + Inovare Container

O Projeto residencial, localizado na cidade de Erechim, possui generosidade nos seus espaços e conta com 04 containers de 12 metros cada, que criam um espaço de 120 m², distribuídos em dois pavimentos. Dessa forma, a setorização e a utilização de cada espaço é maximizado.

Rua Uruguai, 421 - Ed. Albert Einstein Center Sala 603 - Passo Fundo/RS (54) 99679.5272 - 99138.2124 - 99617.4284 /studiozenital /studiozenital

Além disso, a casa balanço (como foi nomeada) foi pensada para recriar um ambiente aconchegante, arrojado e totalmente sofisticado para o morador, utilizando assim premissas projetuais que maximizam a troca de ventilação interna e externa, diminuindo a utilização de ventilação mecânica e até mesmo aberturas generosas que favorecessem os visuais do local. Da mesma forma, a utilização do ripado de madeira e do balanço, que faz com que ele pouse gentilmente sobre o térreo, criam um contraste com o pavimento inferior, um bloco preto que se fixa em meio à paisagem e torna o container um mero coadjuvante em meio a um conjunto de materiais que compõem as fachadas e tornam-se uma releitura do que uma casa contemporânea é ou deveria ser: Aconchegante, acolhedora, confortável e esteticamente agradável.

www.inovarecontainer.com.br Rua Dr. Plínio Moura, 153 - Passo Fundo/RS (54) 3198.0510

contatovip.com.br | 33


COLEÇÃO ORIGINS FINGER MÓVEIS PLANEJADOS

COZINHA, A QUERIDINHA DA CASA

U

ma das peças da casa que mais ganhou status nos últimos tempos, sendo já eleita a queridinha da casa, foi a cozinha. O local que antigamente era isolado e usado para o preparo das refeições, passou hoje a ambiente de integração da família e amigos. Os programas gastronômicos, a investida dos homens na cozinha e o prazer da culinária contribuíram para esse fenômeno. Então, nada mais de preparar a refeição sozinho, hoje a cozinha é uma extensão da sala de estar. Segundo o arquiteto Felipe Brandt, “ambientes com aberto não são apenas tendência, mas uma realidade do mercado imobiliário, que produz imóveis cada vez mais enxutos. A utilização de bancadas permite a recepção e interação dos convidados, proporcionando um lugar fora da área de serviço e preparo. E segundo Felipe, se o espaço for generoso, as ilhas, apesar de pouco utilizadas aqui no Brasil, são muito práticas. Para o arquiteto “a cozinha é a área mais técnica da casa para qualquer bom projeto, uma análise do que se espera e a interação da família com o espaço é fundamental. Saber a rotina, manias, tipo de recepção que proporcionam, e até mesmo se o usuário principal é destro ou canhoto, são dados que interferem no projeto. Outro cuidado que o arquiteto observa é quanto à iluminação: Sou muito exigente com a iluminação, é a primeira coisa que eu reparo em um ambiente. Jamais use iluminação fria (branca), deixa o ambiente apático, sem cor, sem vida, distorce as cores do alimento e não é receptiva. Evoluímos ao lado do fogo, e ainda hoje temos a impressão acolhedora da luz amarela, da luz da vela, das lâmpadas incandescentes, tanto que foi necessário tempo e muito investimento para que as lâmpadas mais modernas em LED conseguissem se aproximar do tom das lâmpadas incandescentes”, conclui Felipe.

34 | contatovip.com.br

Quanto às cores, para o arquiteto não existe uma normativa, dependendo muito do gosto e a personalidade do usuário. “ Claro que uma palheta neutra vai dar uma maior longevidade à cozinha, se comparado a com eventuais cores passageiras. Mas existe charme no modismo passageiro, pois ele marca épocas. Esses dias, visitei um apartamento mais antigo, com uma cozinha toda com fórmica amarelo gemada, linda, que lembrou a cozinha da minha vó. Esse saudosismo, que levou a TokStok a lançar a linha cinquentinha, uma cozinha em fórmica, com o mesmo desenho das cozinhas dos anos 50”, conclui.

Felipe Brandt Arquiteto


Terminou sua obra? Agora é com nossa equipe!

Limpeza Profissional Pós-obras Pós-reformas Pré e Pós-mudanças Pré e Pós-eventos

Rua Rui Barbosa, 296 adm@grupocalmendy.com.br www.grupocalmendy.com.br (54) 3601.0986 / 99691.2169 Passo Fundo/RS

contatovip.com.br | 35


a rqvis i soluções em arq uit et ura SE P ODE S ER IMA G IN A D O , P O D E RÁ SE R C RIA D O Sabe aquelas dúvidas que surgem na hora de reformar a casa, ou escritório, e transformar ambientes? São muitos detalhes para decidir, como revestimentos, pisos, cores e decoração e, em função da correria do dia a dia, sobra pouco tempo para pensar no assunto. E, ainda, muitas pessoas acham que contratar um profissional pode custar muito caro. Pensando nisso, as arquitetas Bruna e Paola criaram a Arqvisi, um escritório de arquitetura que oferece serviços de consultoria e assessoria com foco em soluções ágeis, descomplicadas e com preços acessíveis. Através de consultorias presenciais e também de um serviço diferenciado, totalmente online, o objetivo é ajudar os clientes a fazerem as melhores escolhas, oferecendo soluções e composições de decoração, indicações de móveis, produtos, fornecedores e prestadores de serviços. Além disso, o cliente pode contar com a assessoria das arquitetas no momento da escolha e compra de produtos.

Conheça nossos pacotes e escolha em qual se inclui a sua necessidade: Starter

Basic

R$ 297,00

R$ 347,00

• Consultoria Online • Relatório de Soluções

• Consultoria Presencial • Relatório de Soluções

Plus

Premium

R$ 525,00

Solicite seu orçamento

• Consultoria Presencial • Relatório de Soluções • Planta Baixa (Layout) • Croqui 3D

• Consultoria Presencial • Relatório de Soluções • Planta Baixa (Layout) • Croqui 3D • Detalhamento de Móveis • Orçamento

Assessoria

Extra

Caso julgue necessário, acompanhamos você até as lojas para escolha de mobilia solta (sofá, mesa, cadeiras, etc), objetos de decoração, papel de parede, revestimentos, tecidos, tapetes e cortina.

R$ 200,00 (por hora) • Acompanhamento em Lojas

• Indicação de Fornecedores

• Recomendação de Produtos

Valores válidos até dezembro de 2018.

Bruna Toledo

Paola Delavy Wildner

Arquiteta, urbanista, formada pela Universidade de Passo Fundo, pós-graduada em Arquitetura Comercial pela IMED. Atua no mercado de Passo Fundo e região desde 2013, com experiência em concepção de projetos residenciais, comerciais, paisagismo e interiores, execução e acompanhamento de obras e reformas. Fone (54) 99948-4705

Arquiteta Urbanista, também possui formação em design de móveis. Atua na região metropolitana de Porto Alegre desde 2013, em projetos residenciais, corporativos e assessoria de obras, com enfoque na arquitetura de interiores, ergonomia e projetos personalizados de mobiliário. Fone (51) 99621-4564

36 | contatovip.com.br

www.arqvisi.com contato@arqvisi.com @arqvisi /arqvisi


contatovip.com.br | 37


O CHARME DAS CASAS ANTIGAS

A

s casas e as edificações antigas são a memória de um lugar, de uma época. Fazem parte do início de uma cidade e, consequentemente de uma economia e do desenvolvimento de outros serviços, que, em Carazinho, por exemplo, foi a época da madeira, que desenvolveu o comércio, as construções, os hotéis, os clubes e cinemas, gerando emprego. As casas vieram em consequência disso. Hoje estamos vendo o desaparecimento de muitos casarões que fizeram parte da história do município. As famílias ficaram menores. A segurança já não é mais a mesma, os descendentes

O que se deve fazer para morar com conforto em uma casa antiga? Em primeiro lugar, adequar às necessidades atuais, internet é uma delas. As casas antigas geralmente são construções muito boas, com forte estrutura. Realizar intervenções nos espaços, com reformas nas áreas de cozinha, banheiros e áreas de serviço, se torna um pouco mais trabalhoso, porém a estrutura de aberturas, pisos originais em madeira e paredes podem ser restaurados. A inclusão de mobiliário

38 | contatovip.com.br

não conseguem ou não querem manter a residência, e existe a especulação imobiliária como um dos fatores que mais contribui na extinção das construções antigas. Morar numa casa antiga tem lá o seu charme, quanto mais se aliar a construção às benesses da vida moderna e da tecnologia. Afinal, não é porque a construção é antiga que não se pode desfrutar do conforto necessário. Para falar sobre o assunto, fomos conversar com o arquiteto Tiago Matiotti Camino, cuja família é proprietária de uma das poucas casas preservadas de Carazinho;

novo e moderno pode dar um aspecto interessante, juntando o antigo e o novo, ou até mesmo trocar por mobiliário moderno, e iluminação em led podem transformar um espaço. Na Europa se faz muito isso. Em termos de arquitetura, o que difere uma casa antiga para uma construção contemporânea? As plantas baixas de hoje têm uma outra organização. Antigamente, as cozinhas e banheiros eram lugares sem graça, e que não

deveriam aparecer. Hoje, esses espaços são muito tecnológicos, agradáveis e bonitos,e convidam os moradores a ficar uma grande parte do tempo na cozinha, por exemplo. As construções contemporâneas já possuem infraestrutura para ar-condicionado, internet, algumas com maior poder aquisitivo possuem automação, e também pode-se colocar um cabo USB nas tomadas, facilitando o uso de aparelhos eletrônicos, outras pedem acessibilidade e sustentabilidade. Na maioria das vezes, o projeto se inspira em linhas retas e simples.


FOTOS | ACERVO DO ARQUITETO TIAGO MATIOTTI CAMINO

Internamente quais seriam as diferenças? Espaço, mobiliário, etc. As construções contemporâneas, na sua maioria, são espaços amplos e claros para os que podem construir em espaços maiores, porém não estamos falando em apartamentos. O mobiliário atual é, normalmente, em linhas retas, e possui ótimas ferragens e acessórios em alumínio ou vidro. A estrutura é executada, normalmente, em MDF, muito diferente da madeira maciça de antigamente. As casas antigas, hoje, estão sendo procuradas para instalação de clínicas, lojas e bares. Como você vê essa tendência? Acho muito interessante e sou muito atento a isso, faz muito tempo. Acredito que os imóveis podem se tornar sofisticadas clinicas, ou lindas boutiques, sem serem demolidas; vejo muito isso em várias cidades. É muito charmosa a mistura de várias épocas numa cidade. Vamos imaginar se todas as cidades fossem iguais a Brasília, ou se toda Paris fosse demolida para construirmos prédios modernos. Quais os principais investimentos que se devem fazer na preservação de uma casa antiga? Assim como todo

imóvel, se não for preservado, poderá ter problemas de infiltração ou estrutura. A pintura externa não serve apenas para beleza estética, ela ajuda na conservação de fachadas, mas é um dos principais investimentos, utilize tinta de ótima qualidade e boa mão de obra, ao cuidar com infiltrações, ficar sempre atento à estrutura de telhado, manter sempre limpa e organizada. Na verdade estar sempre atento a qualquer problema e já em seguida sanar, pois o tempo ajuda na deterioração, o que poderá se tornar mais caro. No mundo atual, onde tudo é descartável, clean e funcional, como você vê as casas antigas? Eu acredito que tudo pode estar junto, o clean e o funcional, e o clássico e o antigo, as que possuem valor arquitetônico ou de época, ou foi a residência de alguém importante. Imagino que elas devam estar no local onde foram construídas, podem sofrer alterações, acréscimos, complementos, ou até mesmo um prédio anexo e bem moderno. Como arquiteto e morador de uma das mais antigas casas de Carazinho, você quer falar dessa experiência? A casa da nossa família é uma das raras

que estão em pé em Carazinho. Já sofreu duas grandes reformas, e outras pequenas intervenções. Possui um grande conforto e espaços muito bons. Algumas pessoas imaginam que possui o seu interior escuro ou envelhecido. Ao contrário, estamos sempre em manutenção e conservação. É uma residência clássica, porém, não é mais original, devido às reformas; possui alguns móveis antigos herdados de família. O jardim é moderno, com vários terraços para o uso no verão e, atualmente, recebeu iluminação e grama novas. Acredito que é um dos poucos imóveis que possam contar um pouco da história e do desenvolvimento da cidade.

Tiago Camino Arquiteto

contatovip.com.br | 39


Com escritório em Carazinho, o arquiteto Felipe Brandt, além de ofertar o mais moderno sistema construtivo a seco, tipo Wood Frame, também executa projetos interiores personalizados.

A sala de estar em tons neutros tem como ponto focal da decoração o lustre em cristal com cúpulas pretas. Apesar de ser uma casa antiga, o forro em ipê foi mantido e modernizado com um rebaixo em gesso, que abriga a nova iluminação e as caixas acústicas do sistema de som 5.1. Todos os móveis foram feitos com marcenaria

e desenhados pelo arquiteto. Apesar de todo o ambiente seguir uma paleta de tons neutros, a variedade nas texturas e materiais (couro, madeira, linho, etc.) rompe a monotonia. O resultado ficou muito agradável, um ambiente, tanto para aproveitar um bom filme, quanto para degustar uma noite com queijos, vinhos e amigos.

Procuro sempre dar aos meus projetos uma característica atemporal no seu desenho, de forma com que eles se perpetuem atuais, e não apenas uma moda passageira”.

Rua Alexandre da Motta, 691 - Sala 2 (junto à Contalex Imobiliária) - Carazinho/RS (54) 3330.2277 - (54) 99646.0101 arquitetura_felipebrandt@hotmail.com www.arquiteturafelipeb.wixsite.com/thinkad


l i c á f É

! z i l e f r e s

JÁ PENSOU EM TER UMA

PISCINA EM CASA? Avenida Flores da Cunha, 691 C Boa Vista, Carazinho/RS Fone (54) 3331-7806


O CLIMA CERTO PARA O SEU AMBIENTE A Conceito Climatização auxilia você a escolher a melhor forma de climatizar o seu ambiente

S

eja para tornar os dias de verão mais fresquinhos ou para esquentar os dias frios de inverno, o ar-condicionado se tornou um item indispensável dentro de casas e escritórios. Mas para escolher a melhor forma de climatizar um ambiente é preciso levar em conta alguns fatores, como a metragem e finalidade do ambiente; o total de aparelhos eletrônicos presentes no local; a exposição ao sol; e o local reservado para a instalação. Após analisar esses fatores pode-se chegar a uma conclusão técnica de qual equipamento

será a melhor escolha para um ambiente climatizado na medida certa. Auxiliar nessa escolha é o trabalho da Conceito Climatização, empresa que atua há dois anos em Carazinho e região. Os proprietários da empresa, Taigaro Moreira e sua Esposa Graciela Stédile, destacam que o diferencial da Conceito Climatização se apresenta na qualidade e pontualidade do atendimento e prestação de serviços. “Dispomos de uma vasta linha de equipamentos e valores, de acordo com a necessidade de cada cliente, fornecendo todas as novidades e lançamentos disponíveis no mercado de climatização”, ressaltam.

Taigaro Moreira e Graciela Stédile Proprietários da Conceito

Equipe da Conceito Climatização

Trabalhamos com todas as marcas, capacidades e modelos.

Especializados em climatização de Ambientes! • Venda de ar-condicionado split • (todas as marcas, capacidades e modelos: Electrolux; Fujitsu; Carrier; Hitachi; Midea; Agratto; Daikin; Elgin; LG; Komeco; Gree e Samsung.)

• Instalação e remoção • • Esperas para ar-condicionado • • Assistência técnica e Higienização •

Rua Fernandes Vieira 204 - Bairro Glória - Carazinho/RS Fone (54) 99631.4694 Conceito Climatização

42 | contatovip.com.br

(feita por técnicos qualificados, com produtos homologados pela ANVISA, com laudo para a vigilância sanitária)


O Ateliê Lumiere inaugurou sua loja física no dia 21/07/2018, mas já está no ramo hà 1 ano. Trabalhamos com recortes em máquina a laser, em mdf e acrílico. Produzimos peças personalizadas, de acordo com o gosto do cliente. Em nossa loja, encontrase para a venda, além das peças produzidas, material para artesanato, como tintas, pedrarias, pincéis e muito mais.

A loja encontra-se na Avenida Flores da Cunha 1862 Edifício Navio Telefone para contato (54) 996816745 Aceitamos todos os cartões.

Avenida Flores da Cunha, 1862 - Edifício Navio - Carazinho/RS Telefone para contato (54) 99681-6745 Aceitamos todos os cartões.

contatovip.com.br | 43


COZINHA FUNCIONAL EM UM ESPAÇO PEQUENO

O

desafio do Arquiteto Tiago Afonso Matiotti Camino foi criar novos espaços funcionais para sua cliente. Ela morava em um apartamento grande e espaçoso, mas ao passar por mudanças em sua vida, como a perda do marido e saída de casa das filhas, resolveu adquirir um apartamento menor para morar sozinha. Apesar de ter menos espaço, ela queria manter o mesmo conforto e praticidade da sua antiga casa, principalmente na cozinha. Para isso, o arquiteto aproveitou todos os cantos e paredes para projetar o espaço de acordo com as necessidades dela. Ele criou armários sob medida e aproveitou cada canto – até o fogão foi projetado com tampos móveis, tipo gaveta, para apoio. “A marcenaria executou exatamente o projeto e a cliente ficou muito satisfeita”, diz o arquiteto. Ele também conseguiu encaixar um local para a televisão, junto à mesa para refeições diárias, um dos pedidos da cliente. “Meu maior desafio foi fazer com que todas as necessidades fossem atendidas, porém num espaço bem menor. Tive carta branca para projetar e a cliente aceitou a proposta dos detalhes em amarelo!”, conta.

Tiago Afonso Matiotti Camino

Arquiteto Interiores residenciais e comerciais, reformas e mobiliário tiago_camino@yahoo.com.br (51) 99952.5208

Um dos pilares do apartamento foi escondido com a marcenaria. “Deste tirei partido para a criação de um móvel de destaque com portas de correr e vidro espelhado bronze para copos e cristais, recriando a antiga Cristaleira que a cliente possuía”, destaca Tiago. O micro-ondas também ficou escondido dentro de um dos armários. A cliente possuía muitos utensílios de cozinha para armazenar, por isso, os armários aéreos foram uma das apostas do arquiteto para aproveitar melhor o espaço.

A churrasqueira ficou escondida atrás de um painel móvel que, quando em uso, corre acima da mesa de vidro, que serve para refeições diárias.


Edifício • Localização privilegiada, na esquina da rua Ernesto Alves com a rua Alexandre da Motta; • Medição individual de luz, água e gás; • Pontos de água quente; • Vagas de garagem individuais; • 02 elevadores; • Salão de festas com amplo terraço; • Piscina

Apartamentos • Apartamentos com 03 suítes; • Apartamentos com 02 dormitórios - 01 suíte; • Apartamento de esquina, com churrasqueira integrada; • Aquecimento a gás; • Piso em porcelanato; • Forro de gesso em todo o apartamento; • Esquadrias em alumínio anodizado.

Rua Ernesto Alves, esquina com Alexandre da Motta. Carazinho/RS

WWW.CONSTRUTORASENGER.COM.BR Rua Barão de Antonina, 79/201 - Carazinho/RS Contato (54) 3331.2756 | 3331.2759 sengerconstrutora@gmail.com @construtorasenger /construtorasenger


CASA SUSTENTÁVEL Saiba como é possível transformar a sua casa em um lugar mais sustentável

C

ada vez mais o conceito de sustentabilidade passa a fazer parte da nossa vida. A consciência de que precisamos ter mais cuidado com o nosso mundo é crescente – e também se tornou uma das preocupações da arquitetura. As chamadas casas sustentáveis são construções que propõem a redução do consumo de água e energia, assim como a redução de custos a médio e longo prazos. Além disso, a casa sustentável também sugere um menor impacto ambiental no momento da sua construção. Tem-se o cuidado com a poluição que o transporte de materiais irá causar e com o planejamento do material que será usado, para que a construção não utilize matérias-primas em excesso e não gere sobras que podem ir para o meio ambiente como lixo. Nas casas sustentáveis podem estar presentes os sistemas de captação de água da chuva. Esses sistemas vêm com um filtro

46 | contatovip.com.br

que faz a limpeza da água e a armazena pronta para o uso. Essa água pode ser usada para limpar a casa, lavar o carro, molhar as plantas e até mesmo para a descarga, diminuindo assim o consumo da água potável. Uma das alternativas que se destaca quando o assunto é energia sustentável é o sistema fotovoltaico, que utiliza a energia solar para gerar energia. São instalados na casa, painéis solares, que reagem à luz do sol e produzem a energia elétrica, chamada de energia fotovoltaica. Os painéis são conectados a um inversor solar que converte a energia para ser usada na residência. Esse sistema, além de permitir utilizar uma energia sustentável, também faz com que o dinheiro gasto em energia elétrica seja muito menor. Mas não é só de grandes sistemas e planejamentos que se faz uma casa sustentável. Modificar algumas ações simples do seu

dia pode fazer com que a sua casa seja um lar mais sustentável. • Para a iluminação dos cômodos, prefira lâmpadas fluorescentes ou de LED, que são mais econômicas e têm uma vida útil maior do que as lâmpadas incandescentes. • Fique atento ao selo Procel nos eletrodomésticos, que indicam uma melhor eficiência energética. Os eletrônicos e eletrodomésticos com essa indicação vão contribuir para a economia de energia. • Use nas torneiras o aerador (uma espécie de chuveirinho). Esse dispositivo garante uma menor vazão de água, sem perder a força. • Além de adotar métodos que reutilizam a água da chuva, também vale fazer a boa e velha economia, utilizando somente a água necessária para as suas atividades diárias.


Com o sistema fotovoltaico, você contribui com o meio ambiente, utilizando energia limpa e natural. Utilizar recursos naturais nos permite suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras.

A Comercial Água e Luz trabalha há aproximadamente 4 anos com sistemas fotovoltaicos, atendendo setores nas áreas residencial, comercial e industrial. Também trabalha com as maiores fábricas de painéis e inversores fotovoltaicos, o que garante maior assertividade na realização da configuração dos sistemas.

www.comercialaguaeluz.com.br Av. Marechal Floriano, 448 (54) 3329.0800 - 99974.7625 (Márcio)


MEDINA IMÓVEIS

em um novo espaço para receber você! Conheça um pouco da trajetória da Medina Imóveis e visite a sua nova casa em Passo Fundo!

A

Medina Imóveis nasceu do sonho do casal Rosângela Medina e Vinícius Doro Freitas trabalharem juntos. A imobiliária foi inaugurada quando o filho do casal tinha apenas quatro meses. De lá pra cá, sete anos de trabalho se passaram, a Medina Imóveis cresceu e ganhou reconhecimento pela excelência do seu trabalho no ramo imobiliário, na cidade de Passo Fundo. A imobiliária trabalha com venda de imóveis, administração de locações e também é correspondente bancária de negócios imobiliários. “O nosso diferencial está no atendimento humanizado. Exemplo é que muitos de nossos clientes se tornaram amigos pessoais. Tudo passa pelo sonho do ‘novo lar’, mas, com certeza, na compra através da Medina Imóveis temos o compromisso de dar atenção aos detalhes, orientando os clientes para que não se preocupem com a parte burocrática e aproveitem esse momento tão especial!”, conta o casal. Há pouco tempo, a imobiliária mudou de endereço e hoje recebe seus clientes em um moderno e aconchegante escritório, na Rua Independência, 640. “Queríamos um ambiente acessível, onde nossos clientes e colaboradores se sentissem confortáveis. Aos poucos, estamos deixando tudo do jeito que sonhamos!”, ressaltam. Os clientes e amigos que visitam o novo lar da Medina Imóveis encontram um ambiente acolhedor – e o atendimento sempre atencioso que a equipe da imobiliária não mede esforços para entregar.

Rua Independência, 640 Passo Fundo/RS - (54) 3046.0828 www.medinaimoveis.com 48 | contatovip.com.br

Rosângela Medina e Vinícius Doro Freitas


OBRAS RESIDENCIAIS, COMERCIAIS, INDUSTRIAIS E AGRรCOLAS

Co n s t r u i nd o sua histรณria Rua Pedro Vargas, 860 - Centro | Carazinho | (54) 3329-5966

contatovip.com.br | 49


FOTOS | ANDERSON ARTMANN

Josué Prestes

Josué Prestes e Sérgio Lautert Köenig

Beno e Teodora Lütkemeyer

Gabriela Göetz Ribeiro e Arthur Ribeiro Sobrinho

CONSTRUTORA JOSUÉ ENTREGA OBRA EM NÃO-ME-TOQUE Comemorando os 25 anos de atividades na construção civil em 2018, a Construtora Josué entregou mais um empreendimento no mês de outubro. Trata-se do Residencial Costa do Sol, localizado na Av. Alto Jacuí em Não-MeToque. O empresário Josué Prestes recebeu os moradores, durante café da manhã, para fazer a entrega das chaves dos apartamentos. O evento de lançamento teve organização da Baumgardt Comunicação. Josué Prestes, Marcos Van Riel, Daniela Schroeder Van Riel e Marcella Van Riel

Douglas Rietjens e Roberta Burtet Prestes Rietjens

50 | contatovip.com.br

Gustavo, Judite Breancini e Josué Prestes

Kendra Van Schaik Reginato e Victor Bürgel


LANÇAMENTO RESIDENCIAL BÚZIOS A Equipe Remax Quality responsável pela coordenação de vendas, tem o prazer de apresentar o mais novo empreendimento da empresa Construtora

Josué. Um edifício destinado ao conforto seu e da sua família. Localizado no centro de Carazinho. • Apartamentos de 2 dormitórios, com ou sem suíte; • Boxes de garagem individuais; • Hall de entrada decorado; • Salão de festas; • Ampla sala comercial; • Sacada com churrasqueira; • Iluminação com acendimento automático nas áreas comuns; • Piso porcenalato; • Elevador; • Rebaixo em gesso; • Medição de água, luz e gás individuais; • Gás central; • Água quente; • Tubulação pronta para arcondicionado; • Tubulação com cabeamento para TV;

Venha conferir o mais novo empreendimento com a marca registrada da construtora Josué, e coordenação de vendas Imobiliária RE/MAX Quality. Entre em contato para maiores informações (54) 3331.3115.

contatovip.com.br | 51


Arquitetura Rústica e Arquitetura Vernacular Geralmente são confundidas pela suas similaridades POR ARQUITETA LÚCIA PIVA

Arquitetura Rústica É um estilo de construção que teve início nos Estados Unidos e Canadá, principalmente nos edifícios privados e rurais, com o uso de materiais de construção locais e naturais, para alcançar a harmonia com a paisagem, como o National Park Service e suas cabanas de madeira. O estilo rústico foi influenciado pela versão americana do movimento de artes e ofícios, e foi especialmente popular na primeira metade do século XX.

Nos espaços rústicos, encontramos materiais puros, que nos remetem à natureza, à floresta, ao ar puro, com a sensação de conforto, aconchego e relaxamento. O estilo rústico é despretensioso, ele valoriza o material base, os veios, a fibra, a textura. Utiliza revestimentos, como pedras naturais, madeira (que é o elemento predominante), tijolos, tecidos naturais, couro, cimento queimado e iluminação branda, combinadas com a transparência do vidro, que permite a aproximação do interior com o exterior.

Uso do cimento queimado no piso, pia de pedra e mesa com bancos de madeira.

Fachada contemporânea, com elementos rústicos.

Banheiro rústico, com louça (vaso) contemporâneo.

Casa rústica, com elementos e técnicas modernas na fachada.

Arquitetura Vernacular É aquela que utiliza materiais, recursos e técnicas tradicionais, do próprio ambiente onde é construída, sendo, assim, de caráter regional ou local. É considerada, hoje, a mais sustentável, como é o caso das casas de pau-a-pique, de bambu e de adobe. Trata-se de uma arquitetura sem arquitetos, uma

Estar, com muita madeira, utilização do couro e pedra. Tons em escala.

construção que surgiu de maneira instintiva, como adaptação ao meio onde os conhecimentos passaram de geração a geração. Essa prática só foi analisada pelos especialistas na virada do século XX, quando arquitetos, como Frank Lloyd Wright, Le Corbusier e Wang Shu, pesquisaram o tema e criaram em seus trabalhos versões renovadas desses estilos típicos.

Cozinha atual, com mistura harmoniosa de materiais que remetem ao rústico.

Casa de bambu e madeira, sobre palafitas.

Projetos e regularizações. Av. Flores da Cunha, 1356 - Sala 01 titapiva@hotmail.com (54) 3329.4335 - 99976.8830

52 | contatovip.com.br

Casa de pedra e madeira, com telhado verde


contatovip.com.br | 53


A SM Construções sempre entregando empreendimentos com qualidade

Salas comerciais

Apartamentos de 1 e 2 dormitórios

Rua Alferes Rodrigo (esquina com a Av. Mauá)

Rua Bernardo Paz, 150 - Carazinho/RS (54) 3331.1262 - 3331.4325 - 99981.2003 sm@annex.com.br - www.smconstrucoes.com.br

(54) 99953-8606 / 99206-2170

Valmor Dias Proprietário VP Pinturas

• Texturas • Pinturas prediais e residenciais • Cimento queimado • • Graffiato • Efeitos marmorato • Efeito madeira • Massa niveladora •

54 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 55


Beleza para ambientes modernos e atemporais

Algumas das marcas trabalhadas Trussardi | Marken Fassi ArtelassĂŞ | Casa K

Aromas Trussardi | Green Leaf Ana Roig | Madressenza

Av. General Neto, 129 Centro | Passo Fundo/RS (54) 3622.0129 @Mariah Enxovais

Revista Contato VIP - Casa & Decoração 2018  

Edição da Revista Contato VIP, especial sobre Casa & Decoração, com a capa de circulação de Marau/RS - 2018

Revista Contato VIP - Casa & Decoração 2018  

Edição da Revista Contato VIP, especial sobre Casa & Decoração, com a capa de circulação de Marau/RS - 2018

Advertisement