Page 1

Cultura

Rev i

s ta

Cenário MINAS

CENÁRIO MINAS r Tu

d i str i b u i ção g ratu i ta

o ism

Ano 3 - Edição #18 - Revista Virtual - Junho 2017

LESTE

Torna-te fã

DIA DOS NAMORADOS Um exclusivo cardápio afrodisíaco para degustar a dois

to

en

im

ten EDIT ORA tre ZONA En


Cultura

20

MINAS

T

o ism ur

tr

En

to

en

im

n ete

www.cenariominas.com.br 16

05 TÉCNICO JURÍDICO.................... 10 ECONOMIA.................................. 12 CELULAR.................................... 15 ESPECIAL................................... 16 HOMEOPATIA............................. 20 PAISAGENS URBANAS..............

CENÁRIO PET.............................

24

VEÍCULOS..................................

29

TURISMO....................................

30

32 LIVROS....................................... 38 ARRAIÁ......................................

CULTURA...................................

41

Dia dos Namorados Eu sem você sou só desamor. Um barco sem mar, um campo sem flor. Tristeza que vai, tristeza que vem. Sem você, meu amor, eu não sou ninguém? Vinícius de Moraes

13


Cenário

Cenário Minas Contato: cenarionegocios@gmail.com

Geraldo Félix Jr Jornalista

Felipe J. Jesus Jornalista

Sérgio Steiner

3

Lucia Mattos Jornalista

Leonardo Horta Jornalista

Priscilla Silvestre Jornalista

Elberty Valadares


Cenário

Paisagens bucólicas de BH

Por Leonardo Horta - Jornalista

4 - Cenário Minas

Na agitação do dia a dia, raramente temos tempo para observar as paisagens urbanas da capital mineira. São detalhes que passam desapercebidos nos cotidiano dos belorizontinos e dos visitantes da cidade. São cores, retas, círculos e formas de uma cidade grande, pouco vistos por seus habitantes.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenรกrio BH vista de um outro olhar...

Revista Cenรกrio Minas - www.cenariominas.com.br

5 - Cenรกrio Minas


É MAIS QUE UM AEROPORTO É A SUA MAIS NOVA OPÇÃO DE COMPRASE LAZER.

www.bh-airport.com.br

+ Gastronomia + Conveniência + Compras + Lazer + Serviços O Aeroporto Internacional de BH está se transformando no seu mais novo ponto de encontro. São lojas de grandes marcas, várias opções de gastronomia, conveniência e serviços.

Venha se surpreender.


Cenário Editorial Porque ainda pagamos o pato?

Cultura

Com tantas notícias ruins sobre a política e a economia no Brasil,

Até o social é nosso agora? Além das contas e despesas que temos que arcar normalmente, uma conta também nos sobrou, a de ajudar as pessoas que estão em situação de rua. É fato que a maioria deles veio por uma situação financeira gerada pelo próprio governo, como corte de benefícios sociais, (que ajudavam as famílias), mas também pela falta de estrutura e educação financeira que não foi dada ao povo pelos governantes. Onde se esconde o empresário que fecha os olhos para essa parcela da população e nem mesmo um prato de comida pode oferecer para eles? Porque o governo também fecha os olhos para eles deixando tantos cidadãos à míngua nas ruas do país?

Essa conta não bate Não temos condições de arcar com tantas dívidas, pois precisamos também nos manter em meio a todos esses problemas. Não se sinta mal por às vezes não poder estender a mão para um morador em situação de rua. O governo e até mesmo os empresários podem e precisam entender que toda a conta da sociedade não pode cair apenas em nosso colo, ela deve ser dividida já que vivemos em um país que tem uma das maiores cargas tributárias do mundo não é mesmo? Porque ainda pagamos o pato? Reflita sobre isso. Felipe José de Jesus Jornalista, Sociólogo e Estudante do Curso de Direito Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

to

en

im

n ete

tr

En

T

Repare que a falta de organização e centralização do governo ficou para nós mesmos. Pagamos por tudo: pelo aumento da gasolina, do supermercado, da mensalidade estudantil, da passagem de ônibus, pelo transporte em más condições e até mesmo pelo servidor público que na maioria das vezes não nos trata como deveria tratar e por aí adiante. São tantas responsabilidades jogadas no colo do trabalhador brasileiro que às vezes é questionável se realmente precisamos de um governo para nos guiar. Todos os impostos que pagamos (e não são poucos) já cobririam todos os rombos feitos nos últimos anos, mas mesmo assim, ainda percebemos que falta mais organização, ou nos resta entender de uma vez por todas que nos lesam sem culpa alguma.

MINAS o ism ur

temos percebido que a única saída viável ainda é o trabalho. No entanto, o trabalho também tem ficado escasso obrigando milhares de brasileiros a terem que trabalhar como podem e com o que surge, sem muito direito de escolha. Em meio a essa situação econômica instável, nos restou apenas a certeza de que tudo acaba sobrando para nós mesmos brasileiros, mas porque devemos e ainda pagamos o pato? Porque até mesmo os empresários e governantes que tanto foram privilegiados nos governos anteriores estão jogando tudo para nós trabalhadores pagarmos?

www.cenariominas.com.br

EXPEDIENTE Redação e Administração: Av. prof. Cândido Candido Holanda, 70/405 - São Sao Bento - Belo Horizonte - Minas Gerais CEP: 30.350-340 (31) 3344-5751 / 99126-5236 cenarionegocios@gmail.com cenarionegocios@gmail.com Jornalista Responsável FelipeJosé Joséde deJesus JesusFelipe FENAJ:15.263-JP-MG Colaboradores: Presidente: Geraldo Félix Júnior de A. Júnior Geraldo Félix - DRT: FENAJ: 9430 JP-MG 9430 JP-MG Sérgio Steiner MTE 30773 RJ Copy Desk: Sérgio Steiner - MTE 30773 RJ Site e Programação: Agência Site Líder Filiado a AIN

Filiado a AIN Filiado

Filiado: ABRAMÍDIA - MG (Assoc. Brasileira de Midia Publicação Digital da Editora Eletrônica) Cenário Comunicação Publicação da Editorae Marketing Ltda. Cenario Comunicação e Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem a opinião da Revista Cenário Minas. A Cenário Minas também não se responsabiliza pelo uso de suas informações no site e na Revista.

7 - Cenário Minas


Cenário LVBA renovou contrato e ampliou a estrutura de comunicação externa para consultoria em comunicação, gestão de crises e relações com a imprensa da Usiminas. Graziela Reis deixou a subeditoria do caderno de Economia do Estado de Minas e seguiu para a Rede Comunicação.

Pitadas

ix

o

d al

l Fé

r

Ge

A PUC Minas abriu processo seletivo para escolha de professor do Programa de Pós-Graduação Stricto No sábado, dia 10 de junho a Câmara Portuguesa de Sensu, no Departamento de Comunicação Social. Comércio no Brasil - Minas Gerais promove a tradicional Festa Portuguesa, que oferece aos beloInformações: 31-3319-4444. horizontinos uma rica mostra da cultura lusitana, com Maurício Stycer, em seu blog no UOL, alertou para um gastronomia, artesanato, danças e música. O evento curioso caso ocorrido em 20/5, durante pronunciamento acontece na Rua Bernardo Mascarenhas, no Cidade do presidente Michel Temer. Transmitida perto das 16h, Jardim a partir das 10h. pelo horário de Brasília, a fala do presidente foi precedida na TV Globo por seu tradicional alerta de plantão. Em seguida, Zileide Silva, que horas antes havia apresentado, ao vivo, o Jornal Hoje, apareceu para fazer a chamada do pronunciamento. O curioso é que no Acre, com duas horas de diferença, o telejornal vespertino ainda estava no ar e foi interrompido, enquanto Zileide ancorava a atração, para que ela mesma aparecesse informando sobre o pronunciamento.

Anatel prevê problema na compra do estúdio Time Warner pela operadora AT&T - Segundo a agência, pode haver concorrência desigual na área de TV por assinatura no Brasil, já que a Time Warner é dona da Sky. Eduardo Costa 'ostentando’ - O cantor sertanejo mineiro Eduardo Costa não perde tempo e vive ostentando seus carros, aeronaves, barcos e motocicletas no Instagram..

André Trigueiro lança Cidades e soluções: como construir uma sociedade sustentável, pela editora LeYa Belo Horizonte receberá a primeira edição da Junina Brasil. Lançamento dia 09/06 às 19h30, no auditório da Gourmet, nos dias 17 e 18 de junho, na Praça José Mendes Júnior, ao lado da Praça da Liberdade. O Cemig. evento contará com decoração típica, shows, Quinta edição do Casar BH, que acontece de 23 a 25 de comidas tradicionais e o mlehro da gastronomia mineira. junho, no Buffet Catharina. Entre os dias 8 e 11 de junho, Belo Horizonte irá receber a maior e mais importante feira de cachaça do mundo, a Expocachaça! Considerada a vitrine mundial da bebida, a Expocachaça comemora 20 anos em 2017, chegando à sua 27ª edição. Torquato Jardim chegou ao Ministério da Justiça e já provoca polêmica: ao ser questionado a respeito da reunião do presidente Temer com Joesley, na calada da noite, e realizada nos porões do Jaburu, disse que não via problemas. Isso, por si só, já demonstra que ele não deveria estar muito cômodo na antiga pasta da Transparência.

Que tal comer uma bruschetta italiana, mas de uma forma totalmente inusitada? Esta é a proposta da Lullo, que acaba de criar dois gelatos “fora de série”: “Tomate com Manjericão e Azeite de Oliva” e “Pão Italiano”. As novidades estão no coração da Savassi está a melhor gelateria da capital mineira: a Lullo. A S U P E R E TA PA d o 3 0 º C A M P E O N AT O B R A S IL E IR O D E J E T S P ORTS – WOR L D QUALIFYING 2017 será realizada de 15 a 18 de junho, na Represa de Furnas, em Boa Esperança. Os melhores pilotos do país e convidados internacionais competirão pelo 20º ano consecutivo, na cidade do Sul de Minas Gerais.

REVISTA CENÁRIO MINAS participou do 7º Workshop de Imprensa da Gol: “Bastidores da Aviação” em Belo Localizado no Ponteio Lar Shopping, o Clube do Livro Horizonte no último dia 30 de maio, com a participação tem por objetivo incentivar a doação, coleta ou troca de obras literárias. dos jornalista Márcio de Paula e Sérgio Steiner.

8 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário

Técnico em Serviço Jurídico é liberado pelo MEC Por: Felipe José de Jesus - Jornalista

Um forte debate dentro da esfera do 'Direito' tem tirado o sossego de muitos profissionais e até mesmo estudantes que fazem o curso de Ciências Jurídicas: Bacharel em Direito. Isso porque uma autorização do MEC poderá de fato trazer a possibilidade do curso Técnico em Serviços Jurídicos mudar a percepção de muitos interessados em seguir a carreira jurídica. Eu por exemplo faço o curso de Direito e não acredito que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deixará passar totalmente em branco o curso tecnólogo da área judiciária, até porque já se manifestou contra a entrada desse novo curso. No entanto, para os que não desejam enfrentar cinco anos de faculdade, a graduação de certa forma agradará bastante. Como diversas profissões estão em plena mudança e algumas até mesmo sendo desempenhadas sem a exigência do diploma universitário por liberação de Lei e aprovação do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Presidência da República, o Direito também parece estar entrando para essa nova mudança de 'ramificações em alguns cursos superiores' para atender as demandas do mercado. Confiram na coluna 'Profissões da Revista Cenário de Minas' deste mês, como funciona esse novo curso que terá também aproveitamento de 80% da grade curricular de Serviços Judiciários e Notariais para os que desejarem fazer a graduação em Direito futuramente.

Autorizado pelo MEC Com uma discreta publicação no Diário Oficial da União, o Ministério da Educação homologou parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que aprovou o início das aulas do curso de tecnólogo em Serviços Jurídicos em uma faculdade do Paraná. O despacho do ministro Mendonça Filho não apresenta justificativa nem sequer cita o nome do curso. Existem algumas carreiras dentro da área Jurídica que não precisam do diploma de Direito para que o profissional exerça suas atividades. Exige-se, no entanto, a formação de nível superior para que tenham conhecimentos especializados e técnicos. Uma dessas carreiras é o tecnólogo em Serviços Judiciários e Notariais. Este profissional poderá atuar em Cartórios de Registros e Notas, no Poder Judiciário, escritórios de advocacia, mediação e arbitragem e assessorias de parlamentares, entre outros. Se o aluno, ao se graduar, quiser cursar Direito, poderá aproveitar cerca de 80% da grade curricular de Serviços Judiciários e Notariais.

OAB se posiciona A Ordem dos Advogados do Brasil se manifestou em nota dizendo se tratar de uma afronta à Constituição, sendo tão somente uma represália à recente ação de “impeachment” contra a Presidente da República, protocolada pelo órgão na Câmara de Deputados no dia 28 de março de 2016. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil estuda entrar com ação nos próximos dias para tentar derrubar ato do Ministério da Educação que liberou o início das aulas de tecnólogo em Serviços Jurídicos numa faculdade privada do Paraná.

Ensino superior

O tecnólogo pode se formar em dois anos e sai com diploma considerado de ensino superior. Segundo o conselheiro Joaquim José Soares Neto, relator do caso no CNE, preparar tecnólogos em Serviços Jurídicos não é o mesmo que diplomar bacharéis em Direito: a ideia é encaminhar ao mercado de trabalho pessoas aptas a auxiliar advogados, promotores e juízes, por exemplo. Pelo menos três instituições de ensino do país já oferecem cursos de tecnologia em Serviços Jurídicos, na modalidade a distância. 10 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Existem algumas carreiras dentro da área Jurídica que não precisam do diploma de Direito para que o profissional exerça suas atividades; OAB estuda entrar com uma ação para barrar o curso

Suspensão O Ministério da Educação decidiu suspender por 120 dias a tramitação dos pedidos de autorização de cursos superiores de tecnologia em serviços jurídicos e equivalentes. A decisão está publicada na Portaria 381, publicada no Diário Oficial da União (26/4), que também cria um grupo de trabalho para aperfeiçoar a política regulatória dos cursos superiores da área jurídica. A decisão de suspender a tramitação dos pedidos de autorização é resultado de negociações entre a Ordem dos Advogados do Brasil e o MEC. “Temos de discutir a qualidade do ensino jurídico sem açodamento e com todo o cuidado necessário. É preciso garantir a qualidade da formação dos bacharéis em direito. Os cursos técnicos e tecnólogos não são habilitados a formar bacharéis em Direito, como já ficou claro em tentativas anteriores de autorizar esse tipo de curso”, disse o presidente da OAB Claudio Lamachia, que destaca que a entidade deve ser ouvida nessas casos.

Salários de Técnico Jurídico Os cargos têm remuneração composta por Vencimento Básico (VB); Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ); Adicional de Qualificação (AQ), previsto para Analistas e Técnicos; e pela Gratificação de Atividade de Segurança (GAS), apenas para Analistas e Técnicos que desempenhem funções relacionadas à segurança. Os três cargos do Judiciário são divididos em classes e padrões, que definem o vencimento básico de cada função. A Gratificação Judiciária hoje corresponde a 108% do vencimento básico de cada cargo e tem aumentos escalonados previstos até janeiro de 2019, quando chegará a 140% e poderão ser incorporados à aposentadoria, de acordo com o estipulado pelo Projeto de Lei da Câmara (PLC) 29/2016, que foi aprovado em 29 de junho de 2016.

R$ 3.239,00 em média

Com informações do Ministério do Planejamento, Desenolvimento e Gestão e do Conselho Nacional de Justiça- CNJ

Apresenta

O mais importante evento de CICLISMO INDOOR ao AR LIVRE da América Latina

Apresentação

Organização

Patrocinador

Apoio

Parceiro

Apoio Institucional

Bike Partner

Sistema

Hotel Oficial em BH Mídia Digital

AGÊNCIA DE EVENTOS

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

Promoção

11 - Cenário Minas


Cenário Mais de 41 mil unidades de produtos foram comercializados sem o valor dos impostos Por Indicação - Felipe José de Jesus - Jornalista

No Dia da Liberdade de Impostos (DLI), marcado para a próxima quinta-feira, 1º de junho, empresários de Belo Horizonte, dos mais variados segmentos, irão comercializar produtos e serviços com desconto referente ao valor dos tributos incidentes. Até o momento, já são mais de 41 mil unidades cadastradas, entre roupas, sapatos, brinquedos, alimentos, bebidas, artigos de papelaria, armações de óculos, móveis, acessórios para carro e moto e muitos outros. A lista, que deve aumentar até a data do evento, pode ser acessada no site http://dli.cdlbh.com.br. Neste ano, uma novidade é a participação da Drogaria Araujo. A rede de lojas irá comercializar mais de 1,2 mil tipos de medicamentos genéricos com desconto adicional de 30,5%, em todos os seus 170 estabelecimentos de Belo Horizonte e da Região Metropolitana. O valor é referente ao percentual de carga tributária calculado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). “Existem países nos quais o imposto sobre os medicamentos é zero e, em muitos outros, esse percentual não passa de 7%. Ao aderirmos ao movimento, queremos mostrar que imposto não é brincadeira e que a atual carga tributária do Brasil onera o consumidor e dificulta o acesso a itens indispensáveis como os medicamentos”, afirma o presidente da Drogaria Araujo, Modesto Araujo Neto.

Outra empresa participante é a Óticas Diniz. As 27 lojas da capital irão comercializar mais de mil tipos de produtos com os descontos referentes aos tributos. Os impostos no valor dos óculos de sol, por exemplo, podem chegar a 45%, de acordo com o IBPT. Bruno Borges de Faria, proprietário da rede de óticas, considera de extrema importância a participação dos empresários de todos os ramos no Dia da Liberdade de Impostos. “A alta carga tributária reflete no poder de consumo dos brasileiros e isso implica numa rotatividade menor das vendas. Essa ação é importante para conscientizar a todos nós, empresários e consumidores, o quanto os elevados tributos afetam o nosso dia a dia, em diversos aspectos”, ressalta. Mais um exemplo do peso dos impostos pode ser percebido no valor do pacote de papel A4 500 folhas. O preço, em média, é R$ 18,55. Durante o Dia da Liberdade de Impostos, o mesmo produto será comercializado a R$ 13,51, valor com desconto de 27,15% referente aos tributos incidentes. A Câmara Setorial de Livrarias, Papelarias e Atividades Correlatas da CDL/BH conseguiu junto ao distribuidor oficial da Internacional Paper, Port Atacado, a disponibilização de até cem pacotes desse produto, com o valor reduzido dos tributos, para cada loja participante. Bruno Falci, presidente da CDL/BH, ressalta que o brasileiro não vê o retorno da arrecadação dos impostos que paga. “Não temos educação, saúde e segurança de qualidade. Sem falar que o peso da carga tributária absorve e limita o orçamento da população e emperra os negócios do pequeno, médio e grande empresário”, afirma. O Dia da Liberdade de Impostos é uma iniciativa da CDL/BH e da CDL Jovem. A ação também será realizada, simultaneamente, em vários estados: Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Distrito Federal. 12 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário 'Jornal Extracurricular' lança APP no 'Self´s Bar': Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento no Bairro Cruzeiro em BH Por: Felipe José de Jesus - Jornalista

O Jornal Extracurricular: Sua Voz Escrita mostra cada vez mais que veio para ficar de vez. Prova disso foi o lançamento do APP realizado no dia 17 de maio no Self´s Bar (Novo Point de BH), e que já está disponível para os alunos e pessoas interessadas em cultura e muito entretenimento. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes no evento realizado no Bairro Cruzeiro. Amigos e parceiros do jornal como Frederico Lima (Fotógrafo - Diretor de Fotografia e Cinegrafista); Felipe de Jesus (Jornalista - Diretor de Jornalismo – Coord. Equipe de TV e Web); Ligia Heringer (Jornalista - Diretora de TV e Produção); Tamara Jota (Diretora Comercial); Pedro Costa (Diretor Administrativo); Digo Peres (o Maranhão) – (Diretor de Eventos) e outros parceiros participaram da festa realizada das 20h às 22h. Em entrevista ao 'Jornal Extracurricular', Felipe Mattos (Presidente do DCE), disse que o lançamento do APP é a realização de um sonho. “É muito bom poder participar desse lançamento. O jornal faz parte de um sonho de todos que estão envolvidos e ver esse aplicativo em funcionamento não tem preço. Os amigos e parceiros da área de comunicação que estão participando estão de parabéns e esperamos que esse trabalho cresça cada vez mais”, comentou. Já para Helieber Soares (Diretor Geral), o APP, sela um novo passo para os alunos da FUMEC. “Como é bom ver que esse sonho está sendo realizado. Sempre me empenhei nesse projeto e ter hoje esses grandes parceiros para ajudar é de suma importância. A ideia do APP é trazer mais entretenimento e cultura para os alunos da Universidade FUMEC. Além disso, por todos os alunos a parte do que acontece também dentro da própria faculdade. Esse é o nosso objetivo e poder contar com o apoio de profissionais da comunicação, comercial e outros é ótimo. Convido todos a participarem e baixarem nosso APP que ficou muito bacana”, completou. Para Daylor Santos de Souza., (Diretor de Redes Sociais e TI), criar o APP foi prazeroso, já que ele nunca tinha feito nada parecido. “Parte da missão dada a mim foi justamente a elaboração do App do Jornal. Confesso que nunca havia feito nada parecido antes, mas depois de muito estudo e do bom e velho método de "tentativa e erro", consegui executar mais essa missão", comentou. Para os que desejam instalar, o APP está de fácil acesso lembra Daylor. “Esse APP já está liberado para as plataformas de Android e Ios (Iphone, Ipad). É um aplicativo simples com um Feed de Noticias puxado diretamente do nosso Site www.jornalextracurricular.com.br. Além disso, ele tem muitas outras funções como por exemplo, poder se conectar ao Instagram diretamente para curtir, comentar e compartilhar nossas publicações”, concluiu Baixe o aplicativo do Jornal Extracurricular e fique por dentro de todas as novidades da FUMEC e também do mundo do entretenimento: shows, teatro e outros. Pelo link abaixo: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.goodbarber.extracurricular&hl=pt-br

Marmitex do Chef Entrega a domicílio

3386-0579 Rua Amanda, 231 - B. Betânia - BH Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

13 - Cenário Minas


A Cenรกrio


Cenário Celulares piratas: como se prevenir e evitar o bloqueio da Anatel Por Geraldo Félix Júnior - Jornalista

A Anatel está disposta a acabar com o mercado de celulares piratas no Brasil. O órgão vai bloquear o acesso dos smartphones do mercado cinza, também conhecidos como ‘xing-ling’. A decisão vai afetar os modelos que não tiverem a homologação da Agência Nacional de Telecomunicações e o IMEI cadastrado na GMSA, uma espécie de impressão digital internacional que está em todos os telefones produzidos de forma oficial. Quais celulares serão bloqueados? Os smartphones que a Anatel pretende bloquear precisam atender uma série de requisitos. Além de não terem sido regulados pelo órgão, eles também precisam ter o IMEI fora dos cadastros da GSMA (GSM Association), entidade que reúne as operadoras de celular do mundo. Basicamente, esses smartphones são aqueles aparelhos sem marca reconhecida, clone de modelos famosos com o preço abaixo do mercado. Outro fator importante é que apenas os smartphones que tentarem acessar a rede de telefonia a partir do dia 30 de junho de 2017 serão bloqueados. Aparelhos que já estão em operação antes dessa data – mesmo aqueles sem certificação da Anatel ou IMEI válido – vão permanecer funcionando sem maiores problemas.

Como saber se o seu celular entra no bloqueio? A Anatel criou o site Consulta Celular Legal, dedicado à consulta sobre a situação do IMEI do smartphone. Internautas em dúvida sobre o próprio smartphone devem acessar a página e colocar o número do IMEI. A própria agência informa se ele tem autorização para funcionar no país ou se será desativado. O endereço também informa se o telefone foi perdido ou roubado, e por isso faz parte de uma espécie de lista negra nacional.

Como será feito o bloqueio? Quando um aparelho pirata tentar se conectar às redes 4G, 3G e 2G das operadoras brasileiras pela primeira vez, a Anatel irá fazer o cruzamento dos smartphones certificados pelo órgão com o banco de dados de IMEIs válidos da GSMA. Se o celular estiver irregular, o usuário receberá uma mensagem SMS avisando que o aparelho não será mais aceito na rede de telefonia brasileira. Após 75 dias do alerta, o smartphone será bloqueado e não conseguirá acessar os serviços de 4G, 3G e 2G. Em outras palavras, o consumidor não poderá fazer ligações nem usar a internet móvel. O Wi-Fi continuará funcionando normalmente. A discussão da Anatel com as operadoreas e a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) sobre a proibição de smartphones piratas no Brasil já dura três anos. Se por um lado a entidade representativa dos fabricantes acredita que o bloqueio deve ser feito dentro do prazo estipulado, por outro, as operadoras estão receosas quanto à necessidade de adaptação no atendimento ao consumidor. demanda dos SACs devem aumentar, já que a estimativa é de cerca de 1 milhão de telefones piratas entrem em funcionamento todos os meses. “Pode haver um adiamento do início da implantação do sistema, mas por enquanto está previsto que as empresas devem começar a mandar mensagens com avisos para os usuários a partir do dia 30 de junho”, diz a Anatel em comunicado.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

15 - Cenário Minas


Cenário segredos do chef

Combinação afrodisíaca para a

noite dos Dia dos Namorados

Prepare-se para uma noite especial, entre no clima. Não importa se é início de relacionamento, namoro firme, noivado ou casamento. Por Sérgio Steiner - Jornalista

Bem-vindo à “Terra do Pecado”. Formada em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a personal cook Flavia Machioni é especializada em alimentos afrodisíacos e em suas reações corpóreas, principalmente, quando elas significam aumento de prazer. “Realizei uma série de estudos e degustações com amigos e chefes de cozinha, e descobri que a América do Sul é conhecida, por todos os cantos, como a “Terra do Pecado”, conta Flávia, que esteve em Belo Horizonte, recentemente. Em 2016, ela viajou para o Uruguai, onde realizou o curso “Os alimentos e suas reações corpóreas”, administrado por donos de cassinos e chefes tailandeses e gregos. “Na cidade, também tive contato com pessoas do ramo noturno, pesquisei as bebidas mais consumida, e os pratos servidos em motéis regionais”, lembra. Mas qual é exatamente o papel de uma personal cook? “Todo mundo precisa saber aguçar e realizar as próprias vontades e as do parceiro sem envolver nenhum tipo de química, (exceto com prescrição médica), e o meu papel é ensinar o cliente a descobrir quais são os ingredientes que mais lhe causam calor, salivação, excesso de suor no corpo, contrações, choques térmicos e que aceleram seu metabolismo”, explica Flávia. Nos eventos, palestras e cursos, a personal cook prepara e leva um buffet, para facilitar e dar mais realidade às explicações.

16 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Para comemorar o Dia dos Namorados, a personal cook Flavia Machioni ensina como preparar o cardápio ideal num jantar a dois, com combinações saborosas que prolongam as horas de prazer

REAÇÕES FABULOSAS E VICIANTES Segundo Flavia Machioni, um jantar a dois pode ser simples, mas deve ser preparado e decorado com muito amor para resultar em longas horas prazerosas. Coco, cupuaçu, castanha do Pará, castanha de caju, cacau, manga, amora, carambola, limão, açafrão da terra e pimenta branca, são alguns dos tantos alimentos milagrosos para um casal. Para entendermos melhor, a personal cook explica a fisiologia das reações corpóreas. “Assim que inicia-se o processo de mastigação, a serotonina começa a trabalhar liberando a água do nosso corpo, por isso suamos e salivamos, e os choques térmicos são muito comuns em nosso organismo, principalmente quando atingimos o êxtase, ou melhor dizendo, o orgasmo”.

As reações são mútuas para quase todo mundo, entretanto os diabéticos têm um pouco de dificuldade, pois não podem ingerir qualquer tipo de alimento. “Já, os hipertensos podem experimentar à vontade, pois ingredientes afrodisíacos como, por exemplo, a pimenta, até ajudam a desbloquear as gorduras das artérias mais conhecidas como triglíceres”, cita. Em síntese, “o calor, a sensação de conforto do organismo e a adrenalina, são simplesmente as reações dos alimentos no corpo”, diz Flávia.

CURIOSIDADES dos deuses

Para completar a noite do Dia dos Namorados, a personal cook dá quatro dicas. São elas: Alimentos ácidos e doces ao mesmo tempo provocam o sistema nervoso da mulher, beneficiando os momentos prazerosos. Por exemplo, vinho, suco de abacaxi, cheese cake, coco, geleia de amora e goiabada com queijo; As reações corpóreas do homem são estimuladas pela mistura de doce e picante. Bombom de chocolate com pimenta, degustado com vinho tinto, é uma combinação perfeita.

Massagear a boca com três uvas em movimentos circulares pode prolongar o prazer por várias horas; As reações corpóreas causadas pela composição de ingredientes afrodisíacos começam nos pés, após cerca de 20 minutos. Confira o cardápio que a personal cook Flavia Machioni preparou para os leitores da Revista Cenário Minas, no mês dos namorados.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

17 - Cenário Minas


Cenário Para quem quer apimentar a relação neste dia dos namorados, os pratos afrodisíacos são uma boa opção Tartare de salmão com cream cheese ENTRADA: Ingredientes: 300g de salmão; 100g de cream cheese; 1 colher (sopa) de molho de soja; 1 colher (sopa) de azeite; 30g de cebola; Pimenta malagueta seca a gosto; Sal a gosto; Modo de preparo: Corte o salmão em quadradinhos. Tempere com o molho de soja e adicione a cebola bem picada ou ralada. Ajuste o tempero com sal e pimenta malagueta seca. Acrescente o cream cheese e misture delicadamente. Coloque para gelar e monte em um refratário pequeno na hora de servir. Decore com cebolinha. PRATO PRINCIPAL: Camarão com gengibre Ingredientes: 20 camarões bem graúdos; 20g de gengibre fresco; 200g de cebolinhas brancas; 1 molho de cebolinha verde; 2 colheres (sopa) de molho de soja; 5 colheres (sopa) de vinho branco; 2 colheres (sopa) de amido de milho; 2 colheres(sopa) de óleo; Sal a gosto;

Tartare de salmão com cream cheese

Modo de preparo: Descasque os camarões, conservando o rabinho e limpe-os. Faça uma pasta com o gengibre e adicione um fio de azeite. Esquente bem o óleo numa frigideira e frite os camarões. Polvilhe-os com sal. Junte a pasta de gengibre, as cebolinhas e deixe fritar em fogo alto por dois minutos. Adicione a mistura do vinho que estava à parte e deixe no fogo até levantar fervura. Acompanhamentos sugeridos: Arroz branco com amêndoas. Salada de repolho com cebola.

SOBREMESA: Strogonoff de chocolate com nozes Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 1 lata de creme de leite sem soro; 120ml de leite integral; 4 colheres (sopa) de achocolatado; 300g de nozes picadas; 1 colher (sopa) de margarina sem sal; 3 ovos; Modo de preparo: Misture em uma panela as gemas dos ovos, a margarina, o leite condensado e o leite integral. Adicione o achocolatado.

18 - Cenário Minas

Cozinhe até obter a consistência de brigadeiro mole. Deixe esfriar. Junte o creme de leite e as nozes. Bata as claras em neve e misture levemente de baixo para cima. Cubra a primeira mistura com a das claras. Leve tudo à geladeira por cerca de 45 minutos. Sirva com lascas de chocolate e nozes trituradas por cima. Rende 2 porções Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Falando de amor Por Sergio Steiner Jr - Jornalista

As

mulheres acham-no sempre atraente, enquanto os homens levam este sentimento a um nível de praticidade que é confundido com um bom jogo de futebol Muitas pessoas gostam de falar de amor, ver filmes desse tema ou ler romances demasiadamente melosos e dramáticos com histórias fantasiosas e exageradas de relacionamentos proibidos ou perdidos. Enfim, esses temas são atrativos para algumas pessoas e totalmente sem significado para outras. Poderíamos até dizer que, para a maioria das mulheres, o tema amor é sempre atraente e discutido e para a maioria dos homens é difícil e permeado por discussões racionais que levam esse sentimento a um nível de praticidade que é confundido com um bom jogo de futebol, que é bom enquanto o time está ganhando. Enfim, essa divergência de opiniões, ao falarmos de amor, tem a ver com um aspecto cultural, os homens, na sua essência, são realmente mais pragmáticos, racionais, determinados a serem provedores, protetores e praticantes da autoridade masculina. Durante muitos séculos, eles foram compelidos a serem guerreiros, depois soldados e ainda, treinados para se responsabilizarem por sua família tanto no sustento, quanto na proteção. As mulheres em essência precisam ser acolhedoras, unificadoras, mediadoras, carinhosas e amorosas com os seus. Não foram criadas para lutar e sim para pacificar. É como se a mulher representasse a beleza, a bondade, o acolhimento e a união. Para isso desenvolveu habilidades como serenidade, paciência, humildade, amorosidade e até submissão, para permitir que seu companheiro se coloque sempre na frente das situações e com isso, ela se sinta amparada e protegida.

Tudo é uma troca. O homem, o herói, luta pela mocinha, derrota os inimigos, supera todos os obstáculos para conquistá-la, e ela em troca, por amor e gratidão, se submete a ser companheira e parceira de todas as horas. Isso é mais um romance piegas? Não, isso representa o arquétipo de uma relação a dois, onde a troca é perfeita e não é questionada. Por amor, por quererem estar juntos, e por acreditarem um no outro, existe cumplicidade ao invés de competição, compreensão em oposição à cobrança desmedida, vontade de estar junto no lugar da distância e da obrigação de realizar a vida. Este arquétipo existe a priori, e todo arquétipo tem seu potencial para se realizar na vida humana. Mas nem sempre as pessoas conseguem identificar isso e passam a viver segundo os moldes de uma sociedade ou de uma cultura, e não se realizam arquetipicamente, ou seja, com a sua essência, com o que existe de mais puro e nobre dentro do ser humano. Esta mensagem é para as pessoas que de alguma forma sentem que uma relação verdadeira é baseada numa troca sincera e de muito amor, respeito, cordialidade e gratidão. E, também com muita paixão.

O amor não prende, liberta! Ame porque isso faz bem a você, não por esperar algo em troca. Criar expectativas demais pode gerar decepções. Quem ama de verdade, sem apego, sem cobranças, conquista o carinho verdadeiro das pessoas. Chico Xavier

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

19 - Cenário Minas


Cenário

Combata os males do século com os benefícios da homeopatia Por Priscilla Silvestre Jornalista

Vale lembrar que o tratamento homeopático é capaz de harmonizar o ser em sua totalidade, tanto nos aspectos físicos como nos aspectos mentais e emocionais”, ressalta.

Vivemos em um mundo onde tudo é “para ontem” e temos de nos desdobrar para darmos conta de todos os afazeres diários. E quando se trata das mulheres, em que a jornada de trabalho é dupla (ou tripla), não há como manter uma rotina equilibrada e com qualidade de vida. Assim, há quem recorra às terapias tradicionais, onde psicólogos e psiquiatras dão diretrizes e medicamentos para conter os malefícios deste cotidiano turbulento. Porém, e quem rejeita esta A homeopatia é uma das saídas para diversas situações. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o país com mais pessoas depressivas na América Latina, em torno de 5,8% da população. Este número comprova que 11,5mil brasileiros sofrem desta doença. E assim como a depressão, Eliete M. M. Fagundes, coordenadora do curso tradicional de Formação em Ciência da Homeopatia do Instituto Tecnológico Hahnemann, explica que muitos outros males podem ser tratados com este sistema alternativo de medicina. “Além da depressão, dentre as doenças também estão a ansiedade, transtornos de humor, problemas de memória e concentração, artritismo e problemas reumáticos em geral, cansaço e falta de energia, problemas crônicos de coluna, joelhos, digestivos, cálculos biliares e renais.

20 - Cenário Minas

E isto significa que ao optar pela homeopatia, além de tratar as patologias ou amenizar os sintomas, a pessoa também tem o fortalecimento do sistema imunológico e as diferentes constituições das personalidades. “Cada pessoa reage de maneira diferenciada aos tratamentos, independentemente das classificações das doenças. A cura dos tumores, por exemplo, está explicitada nas obras do Dr. J. Compton Burnett, que também desenvolveu a cura para a Tuberculose em 1880”, conta Eliete. Ela complementa explicitando que não há contraindicações para este tipo de tratamento, contanto que o remédio e a dosagem sejam adequados para cada caso.

Como age a Homeopatia para ser considerada tão completa? Este tipo de tratamento busca um equilíbrio total do ser humano, Por isso, há remédios homeopáticos que regulam os hormônios responsáveis pelo bem-estar geral do corpo com base na causa mental, emocional ou hereditária, que acabou gerando a desarmonia. Eliete esclarece que o tratamento é personalizado e diferenciado, portanto, cada pessoa responderá de forma distinta ao tratamento. “Por exemplo, duas pessoas podem ter depressão, mas a causa pode ser diferente, então, a atuação da homeopatia e a escolha do remédio dependerão unicamente do contexto do adoecimento do indivíduo em questão”.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Depressão, ansiedade, angústia e fobias podem ser tratadas com esta terapia que equilibra o corpo e a alma Desta forma, os efeitos dos remédios, que na linguagem das terapias naturais são chamados de “exoneração”, podem ocorrer como uma forma de autolimpeza do organismo, dependendo também dos sintomas específicos e o grau de adoecimento de cada um.

A proposta do SUS e o tratamento homeopático para a população O Ministério da Saúde, por meio da Portaria 971/2006, reconhece a importância das Terapias Complementares Integrativas como parte das políticas de prevenção do SUS (Sistema Único de Saúde). Embora seja uma vitória para os profissionais especializados em Homeopatia, a oferta destas terapias para a população ainda é muito pequena. Já faz 10 anos que aconteceu este reconhecimento, porém, o sistema ainda não oferece efetivamente os tratamentos homeopáticos para toda a população. “Primeiro, porque não há profissionais capacitados e suficientes para o atendimento homeopático e, segundo, porque o próprio SUS não dispõe de estrutura adequada, como farmácia homeopática, protocolo diferenciado etc. Todos os profissionais da área da saúde interessados em trabalhar com essas terapias devem se unir e se organizar para proporem incentivo, formação, pesquisa em homeopatia e outras terapias”, ressalta a especialista. E é nesta situação que o Instituto Tecnológico Hahnemann busca capacitar e formar cada vez mais profissionais aptos a exercerem a homeopatia. A instituição ministra cursos por todo o Brasil, visando atingir pessoas de todo o País interessadas em ingressar nesta área. “Há quase trinta anos o nosso instituto vem se esforçando para desenvolver pesquisas que contribuam para o bem-estar de toda a humanidade. Somos pioneiros em pesquisas no uso da Serviço: Homeopatia nos solos, águas e em todo o meio ambiente, resgatando a Instituto Tecnológico Hahnemann – prática homeopática em todos os reinos da natureza”, finaliza. www.homeopatias.com

Comemore a festa de seu filho conosco ou deixe-o brincando no parque por apenas R$ 25,00. Aberto de domingo à domingo de 12hs às 22hs

Tel.: (31) 3879-5590 Central Park Shopping - Rua Úrsula Paulino, 1321 - Betânia


Cenário Expocachaça volta a BH e deve movimentar 50 milhões Da redação

A 27ª edição da Expocachaça já está chegando a Belo Horizonte! Completando 20 anos de existência na capital, a feira ocorrerá no Expominas entre os dias 8 e 11 de junho e os ingressos já podem ser adquiridos. Segundo estimativa dos organizadores os eventos devem movimentar cerca de R$ 50 milhões em negócios. A edição deste ano reunirá cerca de 150 expositores no espaço Expominas, entre produtores de cachaça e cerveja artesanal, além de fornecedores de equipamentos e insumos para o setor. Ao todo os visitantes poderão conferir aproximadamente 600 marcas de cachaças de produtores de 23 estados do país, e 50 rótulos de cervejas. Dentre os estados participantes, destacam-se, além de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Santa Catarina, dentre outros. E expectativa de público para os quatro dias de evento é 40 a 50 mil pessoas.

Savassi sedia a primeira edição da Junina Gourmet Da redação

Savassi vai ganhar um grande “arraiá” por dois dias inteirinhos! A Festa Junina Gourmet vai tomar conta da região nos dias 17 e 18 de junho. Serão diversas comidinhas típicas que celebram a gastronomia mineira. O público poderá se deliciar com canjica salgada, dadinhos de tapioca, seleção de caldos – com mais de 10 opções -, costelinha barbecue defumada com Coleslaw, tropeirinho, bolinho de mandioca com queijo, doces e muito mais! O evento será na Praça José Mendes Júnios, ao lado do Palácio da Liberdade. A festa promete encantar toda família com decoração típica, shows e gastronomia. O público poderá retirar os ingressos pelo site www.nenety.com.br. Estão confirmados os restaurantes Borracharia Gastro Bar, BQS, Butchery, Casa Cheia, Dona Lucinha, Emporium Armazém Gourmet, Maria das Tranças, Paladino e Xapuri. Além disso, doces e guloseimas típicas estarão à venda. Na parte de bebida, o público poderá se deliciar com drinks, chopes e cervejas.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

23 - Cenário Minas


Cenário

Como incluir um animal de estimação no casamento Por Lucia Matos - Jornalista

Os apaixonados por animais de estimação sabem bem que eles são parte importante de uma família e, por isso, merecem participar de todos os momentos especiais na vida dos donos. Quando inseridos na cerimônia de casamento, os bichos acabam se tornando uma atração à parte e sempre arrancam suspiros dos convidados. Mas por mais divertido que pareça, incluir seu animalzinho na festa de casamento definitivamente requer planejamento. O primeiro passo antes de vestir o smoking no bichinho e leválo ao salão é entender a sua personalidade e como ele pode participar da cerimônia. Mesmo animais treinados podem ficar incomodados em ambientes muito agitados. Se a ideia é que eles participem da cerimônia, é importante certificar-se de que o local possui uma estrutura confortável para abrigar os animais, com um espaço tranquilo para que ele descanse após a sua participação. Se o animal não é muito sociável ou costuma ficar agressivo em ambientes movimentados, a melhor opção é incluí-lo não na celebração em si, mas nos ensaios pré ou pós-festa. Seja no Save the Date ou no ensaio realizado logo após a cerimônia, o pet pode clicado ao lado da família e eternizado como parte integrante desta celebração de amor. Para animais tranquilos e bem treinados, uma boa alternativa é usá-los como condutores das alianças até o altar. Será impossível conter os suspiros dos convidados diante de tanta fofura! Eles também podem ser os responsáveis por anunciar a entrada da noiva, carregando plaquinhas divertidas.

24 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário 10 dicas para seu cãozinho participar do seu casamento 1) Adestre seu cão! Todas as raças podem ser adestradas, mas tenha em conta que é necessário no mínimo 6 meses para treinálo! É bom levá-lo ao local várias vezes para que se acostume. 2) Ele pode entrar na igreja, levando as alianças com uma almofada amarrada nas costas ou, se for bem adestrado, na boca! Certifique-se primeiramente se é permitido e de que maneira. 3) O ideal para seu cachorro é participar de uma cerimônia ao ar livre. Seu companheiro vai estar mais à vontade e com isso, colaborará muito mais. 4) Nunca deixe ele sozinho. É importante que tenha alguma pessoa responsável no dia. Se não o adestrador, alguém que tenha bastante confiança com seu pet e que acima de tudo, ele goste muito! 5) Não se esqueça de vesti-lo adequadamente. Uma gravatinha, coroa ou véu podem ficar incríveis! 6) Ele pode fazer parte do seu Save the Date levando a placa com a data. 7) Fazer uma lista de casamento solidária do Zankyou com a possibilidade de doação à ONGs de proteção aos animais. 8) Casamentos podem ser estressantes para um cão que não se adapte bem em novos ambientes ou se sinta desconfortável com estranhos ou muitas pessoas. Cães sociáveis, extrovertidos e simpáticos, muitas vezes lidam melhor com a atenção extra a que estarão suscetíveis a receber. 9) Se seu cãozinho não for muito sociável, ele pode participar apenas do seu álbum de casamento. Uma dica é que ele seja um personagem ilustre do seu ensaio de noivos. 10) E claro, bom senso nunca é demais!

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

25 - Cenário Minas


Cenário Rota Cervejeira de Juiz de Fora reúne novos sabores e belas paisagens

Por Geraldo Félix Júnior - Jornalista

Tradicional em várias cidades do país, o circuito

de cervejas artesanais, onde é possível passar pelos principais fabricantes e degustar as bebidas, finalmente está disponível em Juiz de Fora. Os apreciadores de cervejas diferenciadas poderão percorrer, num passeio de seis horas, seis estabelecimentos da cidade que produzem sua própria bebida: Artezannale, da cerveja Artez; Boi na Curva, da cerveja Profana; Brauhaus, da cerveja Pedro´s Bier; Churrasqueira, da cerveja Antuérpia; Barbante, da cerveja Barbante; e Mr. Tuga's, da cerveja Mr. Tuga's. A iniciativa é fruto de uma parceria entre os estabelecimentos e o Sebrae.

O organizador do circuito e proprietário da Verdeperto Turismo, Rodrigo Miranda, explica que é preciso agendar as datas com, pelo menos, um dia de antecedência. "Já estamos com o circuito completíssimo. Nossa intenção, primeiramente, é pegar o público de negócios. A partir de R$ 120, dependendo do número de participantes, será possível percorrer as cervejarias. Além de dois chopes por casa, os participantes terão direito à harmonização, com pratos que combinem com os diversos tipos de cervejas", afirma. Informações e reservas podem ser obtidas pelos telefones (32) 3231-2757, 8885-2077 ou 8854-9417.

JF já é a segunda maior produtora de Minas, e número de entusiastas não para de crescer Boa parte do público que consome cervejas no Brasil ainda acredita que existe apenas um tipo: a tradicional Pilsen, cerveja leve, clara e insossa. Mas o mundo da cerveja é muito maior, com variações de sabores, aromas, cores e teor alcoólico quase infinitos. Basicamente, toda cerveja é feita de água, cereais fermentados, lúpulo e leveduras. É no processo de transformar esses ingredientes em uma bebida deliciosa que o mestre cervejeiro atua e dá forma aos mais variados tipos de cerveja. Uma cerveja é quase 90% água, e a qualidade desta determina muita coisa no produto final. Tradicionalmente, o grão usado é a cevada, mas eles também podem ser misturados ao trigo, centeio, milho e até aveia. O processo de fabricação da cerveja inclui a germinação desses grãos, que, a partir do momento que começam a brotar, passam a liberar mais fácil o amido, sendo chamados de malte.

26 - Cenário Minas

O processo de fabricação da cerveja inclui a germinação desses grãos, que, a partir do momento que começam a brotar, passam a liberar mais fácil o amido, sendo chamados de malte. O malte é, então, aquecido para encerrar o processo de germinação. É o tempo que ele fica no forno que determina a coloração da cerveja: quanto mais torrado for, mais escura ela será. O lúpulo, planta nativa da Europa e Ásia, prolonga a vida e dá um sabor mais amargo à cerveja. Por fim, é adicionada levedura, fungo microscópico que transforma o açúcar em álcool. Aprenda a fazer um salmão wit Torta vegana de palmito com massa de grão de bico Bar do Totonho é o campeão do Comida di Buteco 2017 No fim desse processo, criam-se tipos de cervejas que já têm feito parte da vida de muita gente. É cada vez mais comum, não só em Juiz de Fora, como em todo o Brasil, ouvir nomes como Weiss, Stout, Red Ale, Pale Ale e Larger, entre outras.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Imigração alemã deixou legado cervejeiro em JF Com uma produção mensal beirando os 25 mil litros, Juiz de Fora já é a segundo maior produtora de cerveja artesanal de Minas, atrás apenas de Belo Horizonte. Miranda explica que cidades com produção bem inferior já têm seu circuito formado, e que a demanda e vontade de criar um em Juiz de Fora surgiu em 2010, mas só agora foi concretizado.

Seis etapas do circuito Como o Circuito das Cervejarias Artesanais de Juiz de Fora é mais voltado para o público de negócios, ele começa na porta do hotel. Uma van com o guia percorre os hotéis da cidade, pegando os interessados. A primeira parada é a Artezannale, pizzaria e cervejaria inaugurada em 2002, que possui três sabores, todas 100% naturais e sem nenhum tipo de aditivo químico. Em seguida, os participantes desembarcam no Boi na Curva, casa inaugurada em 1960, e que, a partir de 2002, começou a fabricar sua própria cerveja. São oito variedades, muitas vencedoras de prêmios. A terceira etapa é na Churrasqueira, a maior das cervejarias artesanais de Juiz de Fora, que produz quatro tipos de cervejas, vendidas, inclusive, em outros restaurantes. Em seguida, o grupo segue para o Brauhaus, restaurante de A penúltima parada é na Barbante, primeira cervejaria de Minas, criada em 1860, e agora recuperada pelo tataraneto do fundador. São cinco tipos de chope disponíveis. Por fim, o circuito chega ao Mr. Tuga's, local que, com onze produtos diferentes, busca resgatar a cultura cervejeira, com bebidas com maior sabor e aroma. Miranda afirma que, em breve, existe a possibilidade de outros fabricantes locais de cerveja serem incluídos no circuito. Segundo ele, o principal empecilho é a falta de espaço para receber os visitantes. Nessa situação, ele cita as cervejas Alvânia, Arthorius, Eon e Timboo.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

27 - Cenário Minas


Cenário Um automóvel com a elegância de um iate de luxo

Da redação Por Indicação: Geraldo Félix Júnior

Cada

Rolls-Royce é um automóvel único, construído à medida. Mas mesmo assim há partes do carro onde não se mexe. A não ser que seja por um favor especial, que tem de ser bem pago. Um cliente da marca de carros de luxo mais famosa do mundo exigiu algo muito especial. Um Rolls-Royce que lembrasse as grandes viagens que se faziam antigamente, em navios cruzeiros a vapor, ou no Expresso do Oriente. E a marca respondeu afirmativamente. O resultado é o Rolls-Royce Sweptail, revelado ao público no Concurso de Elegância Villa d"Este, onde se juntam automóveis exclusivos de várias eras. É na traseira que este modelo se diferencia de um Rolls Phantom "normal", com um visual inspirado em embarcações marítimas de luxo. No interior, os bancos traseiros foram retirados e substituídos por uma prateleira iluminada, com espaço para guardar chapéus. Foi também tomado cuidado especial com os luxos, com revestimentos em cabedal cujo design foi feito em exclusivo para este exemplar. No final, o Rolls-Royce Sweptail tem detalhes que relembram a primeira geração do Phantom, lançada pela marca britânica em 1925, bem como exemplares personalizados do Phantom II de 1934.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

29 - Cenário Minas


Cenário

Conheça o Circuito das Águas em Minas Gerais São Lourenço Por Geraldo Félix Júnior - Jornalista

No sul de Minas Gerais está o Circuito das Águas, conhecido por suas famosas estâncias hidrominerais com propriedades medicinais e terapêuticas. Formado por belas cidades em plena Serra da Mantiqueira, possui um clima agradável e uma riqueza natural que transmite tranqüilidade e qualidade de vida. O circuito das águas oferece aos turistas momentos de descanso, relaxamento, lazer e bem-estar. São diversas fontes e balneários para banhos, massagens e momentos de harmonia e equilíbrio com o corpo e a mente. Além dos parques que podem ser conhecidos através dos passeios de charretes, pedalinhos e teleféricos, com uma vista privilegiada. O Circuito Turístico das Águas integra 10 municípios, sendo São Lourenço e Caxambu cidades pólo. Em todos os destinos da região encontram-se lagos, cachoeiras e a típica culinária mineira, além dos irresistíveis doces e produtos artesanais. Possuem uma infra-estrutura adequada com hotéis e pousadas conceituados. Um lugar ideal para renovar as energias e interagir com a natureza e tudo que ela nos traz de bom. O município de São Lourenço já é marcado e reconhecido pelo turismo. A cidade é uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais do Brasil, sendo um das principais integrantes do Circuito das Águas de Minas Gerais. Está apta a receber os mais exigentes clientes, com o segundo maior parque hoteleiro do estado. São Lourenço foi classificada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com o 2 ° melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Minas Gerais, que recebe cerca de 600 mil visitantes durante o ano.

Integrante do Circuito das Águas, cidade oferece atrativos para todas as idades e bolsos

O município também conta com um turismo de saúde. Como estância hidromineral, coopera para a cura de diversas patologias como clima, mudança de ambiente, vida ao ar livre, presença da natureza, tranquilidade, repouso, assistência médica especializada, além dos benefícios das águas minerais. As seis fontes de água mineral, cada uma com propriedades medicinais curativas, são ideais para quem deseja cuidar da mente e do corpo. Para descansar, o Balneário oferece banhos relaxantes e desintoxicastes.

30 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário O que fazer em São Lourenço na ótica da autora Gabriela Oliveira Santos . São Lourenço é uma cidade turística, faz parte do Circuito das Águas e é muito conhecida pelas estâncias hidrominerais com propriedades medicinais e terapêuticas. O local mais visitado pelos turistas, portanto, é o Parque das Águas. Lá, as pessoas podem ter momentos de relaxamento através de caminhadas, passeios com pedalinhos, banhos, massagens e outros. É possível também provar vários tipos de água. A noite, podem se divertir no calçadão da cidade e conhecer restaurantes.

Quais as principais festas ? A principal festa acontece em agosto, é a chamada “Festa de Agosto” (do Padroeiro da cidade) e conta com barracas de comida, roupas e shows de cantores renomados. Muitas pessoas de cidades vizinhas fretam ônibus e vans para virem. Para quem mora na cidade qual o melhor divertimento ? Além do calçadão no centro da cidade, há restaurantes legais e baladas para jovens. A Estância Turística Hidromineral de São Lourenço, é uma das cidades mais movimentadas do Circuito das Águas. O turismo de todas as idades que chegam, principalmente, do Rio, São Paulo e Belo Horizonte para desfrutar o clima, a tranquilidade e a infraestrutura que a cidade oferece. Sua principal atração turística continua sendo o Parque das Águas com seu lago artificial de 90.000 metros quadrados, suas várias áreas arborizadas e jardins, seu Balneário com duchas, saunas, banhos de diversos tipos e quadras de esportes, e suas fontes de águas minerais. Famosa por suas guloseimas como doces cristalizados, laticínios, etc. Passeios a cavalo, charretes, cachoeiras naturais possibilitam um alegre divertimento nos inúmeros pontos turísticos, dentre os quais podemos citar: parque I e parque II, com teleférico; Sociedade Brasileira de Eubiose: Mirante; Montanha Sagrada; Memorial Tancredo Neves; antiga Estação ferroviária, cujos trens da RMV (Rede Mineira de Viação) nas épocas de turismo, eram a melhor condução para se fazer uma "estação de tratamento", como diziam. Hoje é rememorada com viagem turística à vizinha Soledade, a bordo da Maria Fumaça, cujo trajeto margeia o famoso Rio Verde que passa na região; a Feirart com a confecção de artesanatos e ainda o Horto Municipal. Estância hidromineral bastante conhecida possui uma boa infraestrutura, contando principalmente com um parque municipal ampliado e com novas atrações, além de muito bem tratado e bem projetado em sua paisagística. Conta com bons hotéis, pousadas, bares, restaurantes, muito artesanato como lembranças retratando a cidade. A cidade possui aeroporto, ligações com as cidades do circuito das águas e próxima da Via Dutra, que a interliga a qualquer outra cidade do Brasil. Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

31 - Cenário Minas


Cenário

é tempo de: ‘arraiá’

Por Geraldo Félix Júnior - Jornalista

É tempo de festa na roça no Brasil. Neste mês de junho, encontro secular de culturas faz subir a poeira em muitas praças, quadras, ruas e quintais de Minas Gerais. De origem europeia, trazida pelos colonizadores portugueses, a Festa Junina só perde em popularidade para a cultura do carnaval. Com sotaque francês – anarriê, changê e otrefoá –, a dança vinda da corte é um dos pontos altos das comemorações, que festejam ainda três santos dos mais populares da Igreja Católica: Santo Antônio (dia 13, hoje), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29). As bandeirinhas coloridas, inclusive, tradicional decoração da festividade, ocupam hoje o lugar das flâmulas com as imagens dos três santos católicos, homenageados na quadrilha. A dança surgiu em agradecimento pela colheita. Tamanha influência de São João, em Portugal, a festa era chamada de “Festa Joanina”. As roupas típicas, em remendos, são uma referência aos habitantes de outrora da zona rural. Já a fogueira, outro símbolo importante, é uma tradição de origem pagã, que marcava o solstício de verão no Hemisfério Norte.

‘arraiá’ em BH Belo Horizonte está prestes a viver o maior Arraial de sua história. Crescendo em números, divulgação e abrangência, a festa promete tomar conta de todas as regionais da cidade. Por conta disso, deixa de se chamar ‘Arraial de Belô’ e se oficializa como Arraial de Belo Horizonte, com programação de 9 de junho a 9 de julho! Ao todo, serão mais de 200 festas já foram cadastradas pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, sendo 158 abertas ao público. A programação completa, incluindo o tradicional Concurso de Quadrilhas a ser realizado na Praça da Estação nos fins de semana de 30/6 a 2/7 (Grupo de Acesso) e 8 e 9/7 (Grupo Especial), pode s e r c o n f e r i d a n o s i t e www.arraialdebelohorizonte.com.br.

Blitz Junina Uma jardineira irá rodar a cidade fazendo a Blitz Junina. A ação, realizada em parceria com a União Junina Mineira, pretende promover e divulgar o Arraial de Belo Horizonte, levando quadrilhas para fazer apresentações em pontos turísticos da cidade.

Aplicativo do Arraial de Belo Horizonte

Shows Gino e Geno: 2 de julho, a partir das 21h, na Praça da Estação Michel Teló: 9 de julho, a partir das 21h, na Praça da Estação 32 - Cenário Minas

A Belotur, em parceria com a Prodabel, está desenvolvendo o Aplicativo do Arraial de Belo Horizonte. Através do app, que será disponibilizado gratuitamente para plataformas IOS e Android, o usuário se informa sobre toda a programação dos festejos juninos realizados.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário

As festividades de São João marcadas para este mês de junho atraem milhares de pessoas à Belo Horizonte. Além das animadas apresentações de quadrilha e de muito quentão, pipoca, canjica, pamonha, milho-verde e outros doces típicos, as festas juninas na capital mineira contam com boa música, barracas decoradas, bandeirinhas coloridas, fogueiras e muita animação. O Arraial de Belô, que a cada ano se consolida como o maior evento do estilo realizado na região Sudeste, as tradicionais quermesses se reinventam e mesclam atrações características com artistas de ritmos variados como o forró, duplas de sertanejo universitário, funk carioca e até mesmo música eletrônica para atrair o público. A única coisa que não sai de moda dos arraiás em BH são os trajes e as comidas com gostinho de interior.

Eduardo Coutinho

Festas pela cidade

Festas em BH: 09/06 - Arraiá Um Brasil O Porcão (Av. Raja Gabaglia, 2985 - São Bento) recebe a quinta edição do tradicional Arraiá Um Brasil. Atrações: Chama Chuva, Dani Moraes e Raquel Lídia, Grupo Arrasta Pé de Minas, DJ's

10/06 - Junina Chevals O Centro Hípico Chevals (Rua Atlas 465, Vale do Sol, Nova Lima) promove a 11ª edição da festa Junina do Chevals. Para animar o evento, está confirmada a presença da dupla sertaneja Rick e Ricardo, o cantor Breno Gontijo e os DJs Lauro Malloy e Ric.

As “quadrilhas” crianças 24/06 -arrastam Camarim Nutreal Junina e adultos, tímidos e extrovertidos - São

09/06 - Luau do quando come João A Quadra da Escola de Samba Cidade Jardim (Rua do Mercado , 150 - Conjunto Santa Maria) vai ficar agitada. Vai rolar muita sofrência, modão e forrózinho gostoso. Atrações musicais: Banda Chega Chora DJ Jaka, DJ Xano. 10/06 - Arraiá Incrível – Parque Municipal A festa junina vai ter comidas típicas, decoração de quadrilha e muitos artistas contemporâneos.Atrações: Criolo, Forró Muderno, Lagum , DJs Xeréu e Yuga, Bloco Volta Belchior 10/06 - Arraiá do Olympico Club O Olympico Club (Rua Professor Estevão Pinto, 783 - Serra) realiza a sua tradicional Arraiá a partir das 18hs. Atrações: Banda Blitz, Rick e Ricardo, Trem das Onze, DJ Felipe Rhommel

O Nutreal (Rua Projetada, 285 - Retiro do Rodeador) recebe a festa Camarim Nutreal Junina, uma das festas mais badaladas da capital mineira com open food e open bar do buffet Nutreal, a partir das 16h. Atrações: Rick & Nogueira, Bernardo Souza e DJ Delega.

24/06 - Arraiá Universitário O Arraiá Universitário na Rua Professor José Vieira Mendonça, 1485, (antigo Cia do Boi, ao lado do Usiminas) a partir das 19h. Atrações: - Show com a banda ZarastrutA. 01/07 - Arraiasp 2017 O Arraiasp comemora mais uma festa típica de São João, a partir das 18h, na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (Rua Diabase, 320 - Prado). Atrações: Fernando & Sorocaba, Uh! Bloco, Matheus Luccato e Tenda Eletrônica Arraial de Belô - 10/06/2017 a 12/08/2017 O Arraial de Belô 2017 terá uma programação extensa e por toda a cidade. Além do tradicional concurso de quadrilhas na Praça da Estação, nesta edição outras festas, quermesses, circuito gastronômicos e oficinas acontecerão em diversos locais de BH. Neste ano, ele ocorrerá no fim de semana dos dias 30 de junho e 1º e 2 de julho (Grupos de Acesso) e no final de semana seguinte, 8 e 9 de julho (Grupos Especiais).

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

33 - Cenário Minas


Cenário

Começou o 12º Edição Brasil Sabor em BH Por Geraldo Félix Júnior - Jornalista

Começou mais uma edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do planeta, que acontece em todo o Brasil, de 3 a 18 de junho. Em sua 12ª edição, o evento contará com a participação de 616 restaurantes que irão explorar a pluralidade dos sabores originais do Brasil. Em Minas Gerais serão 20 estabelecimentos participantes, sendo 10 em Belo Horizonte e dois nas cidades de Divinópolis, Juiz de Fora, São João Del-Rei, Uberlândia e Viçosa, cada. O evento de lançamento acontece no dia 03/05 (sábado), de meio dia às 22 horas, na Praça Marília de Dirceu e será realizado em parceria com a Associação da Praça Marília de Dirceu e Adjacências (Amalou). Na programação do evento que é gratuito, intervenções culturais e artísticas, música ao vivo, DJ e a presença de estabelecimentos participantes do Brasil Sabor, que comercializarão porções a preços populares.

Sobre os participantes A edição de 2017 tem como mote “Norte, sul, leste ou oeste: ingredientes e receitas características de uma nação continental que ano após ano celebra suas raízes e sabores, no maior festival gastronômico do planeta”. A proposta é que todos os participantes desenvolvam receitas com referência da culinária mineira. Para o presidente da Abrasel em Minas Gerais, Ricardo Rodrigues , o Brasil Sabor destaca a criatividade dos chefs e gera a valorização dos estabelecimentos . E a criatividade para os participantes é o que não falta! Os mineiros podem saborear diversas combinações entre alcatra serenada, purê de banana da terra, mostarda refogada e arroz com alho poró; ragu de galinha caipira com canjica; salmão grelhado ao molho de maracujá servido com arroz ao alho, purê de baroa e um toque de salada; pescoço de peru desfiado servido com farofa de ora-pró-nobis ao molho de capim santo, dentre outros. Os pratos custam de R$ 19,00 para uma pessoa a R$ 80,00, para 2 ou três pessoas.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

35 - Cenário Minas


Cenário Exposição “Entre Nós” atrai fãs de arte contemporânea e moderna para o CCBB Por: Felipe José de Jesus - Jornalista Visitantes aprovam Reunir no mesmo espaço obras de nomes importantes

da arte e o melhor, de graça. Com essa ideia o Museu de Arte de São Paulo (MASP) – Assis Chateaubriand, trouxe para Belo Horizonte a Exposição “Entre Nós – A Figura Humana”, que está sendo realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de 26 de abril a 26 de Junho de 9h às 21h (quarta à segunda). A exposição traz obras importantes da história mundial como algumas de Van Gogh, Pablo Picasso, Degas, Anita Malfitti, Cândido Portinari e demais nomes da pintura brasileira em dois andares inteiros do CCBB. Para Roberto Barroso e Luiz Gutiérrez , presidentes do Grupo Segurador, Banco do Brasil e Mapfre (Nas áreas de Vida, Rural e Habitacional e de Auto, Seguros Gerais e Affinites), a exposição chega com satisfação ao CCBB. Em um encarte distribuído para o público no local da exposição, eles relatam a alegria de trazer o acervo do MASP para BH. “A partir de nosso relacionamento com a sociedade materializado pelo apoio a projetos socioculturais, fortalecemos um e nossos papéis mais importantes; promover a Cultura em suas mais diferentes formas e expressão, contribuindo, assim, para a criação de um futuro perene”. Para eles, a exposição “Entre Nós” com acervos do Museu de Arte de São Paulo (MASP), traz para o público muita diversidade. “Portanto é com satisfação que apresentamos a exposição Entre Nós – A Figura Humana no acervo do MASP. Com curadoria de Rodrigo Moura e Luciano Migliaccio, a mostra leva pela primeira vez o acervo do MASP para outras três cidades brasileiras: Rio de Janeiro; Belo Horizonte e Brasília”, complementam.

O publicitário Mário Ferreira, 38, disse que a exposição é mais do que uma oportunidade para os que amam a arte do MASP. “Já estava com muita vontade de vir na exposição para conhecer e claro, para prestigiar os nomes das artes que temos aqui. São telas lindas e que tem um valor inestimável em termos de Arte. Vale a pena vir ver de perto essas belas obras e valorizar os nomes como Portinari d outros brasileiros”, comentou. Já para Silvia Fragoso, 42, o CCBB trouxe um presente para todos os mineiros. “Ter tanta arte e Cultura em apenas um espaço e de graça, é muito bom. No local só temos artes de primeira qualidade e que valem a pena ser vistas a perto. Eu vim com algumas pessoas da minha família e espero poder voltar rápido para conferir a perto mais uma vez essas belas obras”, disse a administradora.

Compromisso Sobre a realização da exposição, Roberto e Luiz (Presidentes do Grupo Segurador), reforçam o compromisso com a sociedade. “Realizar essa exposição reafirma nosso compromisso com a sociedade, com a preservação da cultura e da arte e, principalmente, com a democratização da informação e da cidadania a um número cada vez maior de pessoas. Esse é o posicionamento sustentável do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre. Porque quem cuida transforma”.

Visite a exposição A exposição Entre Nós – A Figura Humana no Acervo do MASP, vai até o dia 26 de junho. Vale a pena conferir de perto as obras dos grandes nomes das artes mundiais. Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte – Minas Gerais.

36 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário

A Inquietação de Juliana Por Geraldo Félix Júnior - Jornalista

Não é um livro apenas para adolescentes, pois acontecimentos vividos pela personagem Juliana são muito comuns na maioria das pessoas adultas. Ela sofre por escolher seu caminho. Reconhece seu livre arbítrio, mas a razão perde a força e toda a emoção toma conta de sua existência. Tudo isso durante um curto período da sua vida. Ajovem Juliana experimenta diferentes facetas da vida. Ela experimenta a liberdade, descobre o amor, enfrenta problemas e perdas. Perde para poder ganhar. Cresce. Aprende na marra. E atinge certa maturidade a ponto de fazer uma escolha que muda toda sua vida.

Cenário Minas conversa com a autora Gabriela Oliveira Santos Gabriela Oliveira Santos, 31 anos, autora do livro “A inquietação de Juliana” e professora de Empreendedorismo e Ética/ Filosofia. Graduada em Administração e Filosofia e pós-graduada em Educação, Gestão Escolar e Filosofia. Como você resolveu ser escritora? Tudo aconteceu muito rápido, muito. A história eu já havia escrito há uns 4 ou 5 anos antes do lançamento do livro, aí tive um insight de querer publicar, pesquisei editoras e fechei um contrato com aquela que mais me atendia no momento. Eu sempre gostei de ler, mas achava que publicar um livro era algo muito distante da realidade. Não é fácil, mas também não é impossível. Como surgiu a ideia do tema? Surgiu da vida, não necessariamente da minha. O que acontece na vida da personagem Juliana acontece na vida de qualquer pessoa. Quem nunca passou por momentos de indecisão e de inquietação? Quem nunca se viu dividido entre duas opções? Que tipo de livro você gosta de ler? Quando adolescente, amava a série Vagalume e meu sonho era conhecer o escritor Marcos Rey, mas infelizmente ele faleceu. Atualmente gosto muito de livros que contam histórias reais, biografias. Um dos que li ultimamente e gostei demais, embora não seja uma história real, foi “Tempo de Esperas” do Pe. Fábio de Mello. O livro transmite uma mensagem belíssima. 38 - Cenário Minas

Quais são seus autores preferidos? São muitos, mas admiro muito Paulo Coelho. Acho fantástico quando autores conseguem atingir profundamente seus leitores através de uma linguagem simples. Não é a toa que ele é o autor brasileiro mais traduzido no mundo. é o seu primeiro livro ? tem pretensões de escrever a continuação ? Sim, meu primeiro livro. Pretendo dar continuidade a história porque alguns leitores me pediram isso, mas talvez um livro digital. Estou analisando possibilidades. Você recebe muitas mensagens dos seus leitores? como foi a repercussao do lancamento do livro na sua cidade? Antes do lançamento estava com medo de ninguém falar nada sobre o livro ou de receber só críticas negativas, mas as pessoas foram incríveis. Apesar de ser um livro juvenil, crianças de 9, 10 anos compraram e adoraram. Muitas vieram fazer perguntas sobre os personagens e pediram para eu dar continuidade. Adultos também tiveram essa reação. O lançamento aconteceu no tradicional Colégio Imaculado Coração de Maria, aqui em minha cidade, e foi um momento de realização de um sonho! Recebi mais pessoas do que planejei (risos). Quem bom, né?

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário 'É preciso ser forte demais para suportar o peso da própria felicidade sem tirar os pés do chão’ Quando você imagina um livro, já pensa no título também? Adorei a pergunta... (risos). Algumas histórias que escrevo, penso sim no título primeiro, mas nesse caso do livro, não. O título veio por último mesmo! Visualizei a personagem Juliana, imaginei sua inquietação diante dos próprios sentimentos e intitulei “A inquietação de Juliana”. E assim ficou... Você também escreve para adultos? Tenho alguns poemas e algumas histórias sim. Seus personagens são inspirados em gente que você conhece? Existe uma relação entre a Gabriela e a Juliana ? Meus personagens não são inspirados em nenhuma pessoa especificamente. São inspirados em todos nós. A Juliana não sou eu, embora seja difícil dissociar completamente autor/personagem num livro como esse. Posso ter alguns pontos de vista bem próximos da personagem sim, mas acho que todo mundo se identificaria com ela, em algum momento.

O que foi muito divertido pra você? A situação mais engraçada que passei veio uma leitora que ainda não conheço pessoalmente. Ela me mandou uma mensagem pelo facebook perguntando por que matei um personagem do livro. Na hora eu não entendi, me assustei e respondi que nunca tinha matado ninguém. Só depois me dei conta de que ela estava falando do livro. Dei muitas risadas depois... Que tal uma mensagem? Para quem pensa em escrever um livro, digo que no início pode parecer bem difícil e, de fato é, mas com paciência e persistência vocês chegam lá! Infelizmente o apoio não é grande aqui no Brasil, mas se ficarmos culpando os outros pela falta de oportunidade, não sairemos do lugar. É importante dar o primeiro passo, buscar uma editora confiável e seguir em frente com fé e a certeza de que já deu certo! Acreditem em Deus e bons frutos serão colhidos! Quem quiser adquirir um livro ou conhecer um pouco mais sobre meu trabalho, pode entrar em contato através da página: facebook.com/tiadefilosofia ou e-mail: gabrielasantos20@gmail.com.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

39 - Cenário Minas


ATENÇÃO MÁXIMA. A REVISTA CENÁRIO MINAS É UMA PODEROSA FERRAMENTA PARA A VEICULAÇÃO DE SUA MARCA SOLICITE NOSSO MIDIA KIT PELO EMAIL: CENARIONEGOCIOS@GMAIL.COM


Cenário

Eterna Rainha dos Baixinhos Felipe de Jesus Jornalista (JP) *Com colaboração: *Repórter Fotográfico: Daniel Stone (Fotos) no evento *Revista Cenário de Minas

Os anos de 1980 e 1990 foram marcantes para muitas crianças e jovens e com certeza a cantora e atriz Xuxa foi a grande responsável por toda esses momentos e alegria através da TV brasileira. Para relembrar toda essa alegria, a Turnê Chá da Xuxa passou por Belo Horizonte no último sábado, dia 27 e arrastou diversas pessoas para o KM de Vantagens Hall. Com a mesma temática dos "Chás" de Anitta, Alice, É o Tchan e Aline Rosa, a eterna rainha dos baixinhos encantou os também "eternos baixinhos" que hoje estão na casa dos 30 e 40 anos de idade. Para abrir e aquecer o inicio do show, as DJs Giordanna Forte e Babi DeeJay, tocaram músicas que já foram sucessos nas rádios nas decadas passadas como Spice Girls, Rouge e nomes atuais como Beyonce e Rihanna. No repertório a cantora trouxe hits que marcaram as gerações ecomo que fazem parte da sua extensa discografia como: “Ilariê”, “Lua de Cristal”, “Planeta Xuxa”, “Arco-íris” e outras canções já seladas na carreira da cantora. Além dessas, a música Cinco Patinhos também foi lembrada pela cantora. A turnê da apresentadora, hoje na TV Record resgata ícones que marcaram a infância de muitos brasileiros. Paquitas também fizeram parte do show; Fãs se emocionaram e tiraram bastante Homenagem especial fotos A eterna rainha dos baixinhos pegou o telefone de seu marido e fez uma postagem ao vivo dedicada a cantora baiana Ivete Sangalo. Com o apoio do público Xuxa e os mineiros desejaram um feliz aniversário e cantaram junto um trecho da tradicional “Parabéns da Xuxa”. Além da homengem o show também contou com a presença das eternas paquitas que estavam vestidas a rigor. Um show marcante e que com cereza deixará muitas saudades nos eternos "baixinhos".

Foto: Daniel Stone

Foto: Daniel Stone Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

41 - Cenário Minas


Cenário

Jorge Ben Jor, Skank e Céu apresentaram em BH Por: Felipe José de Jesus - Jornalista

Um dos maiores ícones do Samba Rock desembarcou em BH para tocar seus maiores sucessos; Show será gratuito. Falar da música brasileira sem lembrar de Jorge Ben Jor, é negar as raízes do samba e até mesmo do Rock e o artista que é um dos maiores nomes da música nacional aterrizarou em BH no dia 28 de maio na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte para uma única apresentação ao lado do Skank e da cantora Céu. No repertório canções que marcaram a trajetória do grupo mineiro Skank e da cantora Céu, como Garota Nacional, Te Ver, Jéquie Tequila, Sutilmente, Vamos Fugir e algumas canções de Velócia, último disco de estúdio do grupo. Já para os fãs de Jorge Ben, o cantor trará mais de 30 músicas de todas as fases da sua carreira: Os alquimistas estão chegando”, do disco Tábua de Esmeraldas de 1972, que será cantada por Skank e Céu, e outras canções como: “Chove chuva”, “Balança pema”, do álbum Samba Esquema Novo (1963) “Umbabaraúma” “Mas que nada”, “Taj Mahal” e outras canções.

Banda Ira! Comemora 35 anos de estrada Por Geraldo Félix Júnior - Jornalista

O Ira!, um dos nomes mais contundentes do rock, está de volta à Belo Horizonte para comemorar 35 anos de estrada com a turnê “Folk”, em que os maiores sucessos do grupo são revisitados pelo núcleo base da banda em um show inédito. A banda Ira, depois de um tempo de pausa em sua carreira, voltou com tudo em 2014. Ira é uma banda de rock brasileira formada em 1981 e anunciou seu fim em 2007, retomando a carreira em 2014. O nome da banda foi inspirado no Exército Republicano Irlandês, e era composta por Edgard, Nasi, Fabio Scatone e Adilson.. O primeiro disco foi gravado dois anos depois pela Warner e contava com as músicas “Gritos na Multidão” e “Pobre Paulista”. Em 1985, o Ira! ganhou um ponto de exclamação ao nome e gravou seu primeiro LP intitulado “Mudança de Comportamento”, com 11 faixas. O segundo LP veio no ano seguinte e foi lançado em setembro trazendo os grandes sucessos da banda “Envelheço na cidade”, “Vitrine Viva”, “Pobre Paulista” e “Gritos na multidão”. O grande reconhecimento da banda Ira veio com a música “Flores em Você”. A música entrou na trilha sonora de uma novela da Rede Globo, e o disco alcançou 200 mil cópias vendidas. Depois disso vieram álbuns como “Psicoacústica”, “Clandestino” e “Meninos da Rua Paulo”. Em 1994, Ira! lançava seu sexto disco chamado “Música Calma para pessoas nervosas”, encerrando a parceria com a Warner. Em 1995 a banda Ira iniciou com outra gravadora a Paradoxx, lançando o disco “7” e, em 1998, veio o álbum “Você não sabe quem eu sou”, que veio a receber o prêmio “Melhor produção de Rock” da Associação Paulista de Críticos de Arte. 42 - Cenário Minas

Depois disso o grupo migrou para a Abril Music e, em 1999, a banda lançou o álbum “Isso é amor” com participações especiais, e recebeu prêmios. A carreira do Ira! não parava de crescer. Nos anos 2000, a banda mudou novamente de gravadora e lançou o “Ao vivo na MTV” comemorando os vinte anos de sucesso da banda. Já em 2004, foi a vez de lançamento do álbum “Acústico MTV” trazendo sucessos como “Dias de Luta”, “Envelheço na Cidade” e “Núcleo Base”, além de outros sucessos e também faixas inéditas. O disco contou com participações especiais de Samuel Rosa, do Skank, e Pitty. O disco superou 250 mil cópias vendidas, e sua turnê durou dois anos, e passou por todo o Brasil. A banda lançou um novo disco em 2007 chamado “Invisível DJ” e foi o último da banda. Em setembro do mesmo ano, algumas brigas entre os integrantes e com o empresário resultaram na saída de Nasi e logo depois anunciaram o fim da banda Ira. Depois disso, cada integrante seguiu projetos independentes. Aí teve um ponto final a banda Ira. Ou pelo menos uma vírgula.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário 36ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador começa dia 13 de julho no Parque da Gameleira em BH Por Geraldo Félix Júnior - Jornalista

Os preparativos para a maior exposição de equinos de uma mesma raça da América Latina já estão adiantados. A capital mineira vai receber, de 18 a 29 de julho, a 36ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, organizada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) no Parque Bolivar de Andrade, mais conhecido como Parque da Gameleira em Belo Horizonte. A estimativa de visitantes deste ano deve superar a do ano passado e ultrapassar os 200 mil visitantes. A Nacional deve movimentar R$ 20 milhões em negócios nos leilões, shopping de animais e vendas diretas entre os criadores. O Parque foi todo revitalizado pelo governo do Estado. A expectativa é de reunir 1.800 animais. A grande novidade deste ano é que a Nacional será realizada em um Parque da Gameleira revitalizado. As inscrições para a participação de criadores começam dia 15 de maio e vão até o dia 25 de junho. Durante o ano inteiro são realizadas exposições e provas para os cavalos da raça obterem pontuação. “É como um campeonato de pontos corridos. Participam das últimas provas na Exposição Nacional quem acumulou mais pontos durante o ano. Há animais que já conseguiram essa pontuação, mas, até 25 de junho, teremos eventos para essa classificação”, explica Guilherme Lages, gerente de Marketing da ABCCMM. Serão mais de 60 provas oficiais na disputa pelos títulos de Campeões Nacionais da Raça de 2017. “Estamos aguardando um grande evento com um público seleto de criadores e apaixonados pela raça em uma estrutura diferenciada. Vamos aprimorar ainda mais o maior evento da raça, tornando-o mais dinâmico e atrativo”, comenta Daniel Borja, presidente da ABCCMM. Ele acrescenta que “a revitalização do parque dará uma cara nova à Nacional com mais conforto e melhor atendimento aos associados e visitantes”.

O Cavalo do Trabalho e do Lazer O tema da Nacional deste ano destaca as habilidades da raça: O Cavalo do Trabalho e do Lazer. “Queremos dar ênfase a outras características do Mangalarga Marchador. A raça é dócil, boa de sela, obedece aos padrões internacionais e pode ser usada para cavalgadas, lida no campo, passeios e competições de marcha”, ressalta Guilherme Lages. Ele explica que, no esporte, o Mangalarga Marchador é utilizado em enduros equestres, provas de maleabilidade, baliza e tambores. O animal também é o preferido para a prática da equoterapia.

Novidades Entre as novidades de 2017, além da revitalização do Parque da Gameleira, está o funcionamento de um banco 24 Horas no interior do parque, um fraldário e um quiosque onde será possível obter informações sobre o evento. O espaço gastronômico também será ampliado. Para as crianças será oferecido um espaço Kids no local conhecido como Redondo, onde eram realizados os leilões da Nacional.

44 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Modão Mangalarga Marchador apresenta César Menotti e Fabiano em Belo Horizonte Da redação

A 36ª edição da Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, que é um dos eventos mais aguardados para os criadores, conta com uma grande novidade. Neste ano, a iniciativa apresenta em sua programação a festa Modão Mangalarga Marchador com a dupla César Menotti & Fabiano, que agitará o público na quinta-feira, dia 27 de julho, a partir das 22h, no Pavilhão Gameleira (Av. Amazonas, 6020 Gameleira, Belo Horizonte – MG). O Modão Mangalarga Marchador é uma realização da Nenety Eventos em parceria com o Grupo Meet e Marcha News, com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM). A iniciativa faz parte da programação da 36ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, considerada a maior da América Latina e que deve movimentar muitos negócios no shopping de animais, com leilões e vendas entre os criadores. Apesar de o Modão Mangalarga Marchador integrar a exposição de cavalos, a festa 100% open bar é aberta ao público geral, com ingressos a R$ 140 (feminino) e R$ 190 (masculino). As bebidas liberadas são: vodka Absolut, whisky Ballantine’s, chopp, refrigerante, suco e água. Mais informações pelo site www.abccmm.org.br. Clássicos e Modões A dupla César Menotti e Fabiano apresentará ao público do Modão Mangalarga Machador o show baseado no DVD Memórias II. O repertório inclui clássicos e modões da música sertaneja, como “Poeira na Estrada”, “Proposta”, “Estrada do Amor”, “Fogão de Lenha” e composições inéditas, como a música de trabalho do projeto, “Crença ou Religião”, single que já era conhecido na voz de Fred Liel. Os irmãos, que estão prestes a completar 15 anos de carreira, revisitarão também os grandes sucessos que os fizeram ganhar projeção nacional, como “Ciumenta”, “Como Um Anjo”, “Leilão” e, claro, “Lugar Melhor que BH”.

Serviço Modão Mangalarga Machador - Show de César Menotti e Fabiano Local: Pavilhão Gameleira - Av. Amazonas, 6020, Centro - Belo Horizonte / MG Data e horário: Dia 27 de julho, quinta-feira, a partir das 22h

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

45 - Cenário Minas


Informações: (31) 98561-5255 (31) 99126-5236


Cenário Garota Vip desembarca pela primeira vez em BH com shows de Wesley Safadão, Bell Marques, Gabriel Diniz e Renan & Rafael Por Indicação - Felipe José de Jesus - Jornalista

Sucesso por onde passa, com edições em diversas cidades do país, o projeto Garota Vip já tem data e local para acontecer pela primeira vez em Belo Horizonte. No dia 8 de julho, sábado, a partir das 15h, a Esplanada do Mineirão recebe o evento que contará com os shows de Wesley Safadão, Bell Marques,Gabriel Diniz e a dupla Renan & Rafael. Com ingressos entre R$ 50,00 e R$ 170,00, o Garota Vip Belo Horizonte disponibilizará ao público opções para escolher de onde curtirá os shows: Arena, Front Stage, Lounge e Camarote Golden.

Realizado pela Nenety Eventos e Empresário João Wellington, evento acontece na Esplanada do Mineirão no dia 8 de julho “Após diversas cidades do país sentirem a energia do Garota Vip, é a vez da nossa Belo Horizonte curtir um dos eventos mais badalados do Brasil. Teremos uma estrutura impecável na Esplanada do Mineirão e com certeza será uma festa inesquecível”, explica Cristiano Carneiro, proprietário da Nenety Eventos, empresa responsável pela produção dos principais eventos realizados na capital mineira. “O público pediu e nós vamos trazer Wesley Safadão novamente à Belo Horizonte. Ele é um dos artistas mais requisitados em nossas redes sociais e ainda incrementamos com os shows de Bell Marques, para revivermos a época de ouro do axé music, e Gabriel Diniz, que tem conquistado cada vez mais espaço”, completa o empresário João Wellington, um dos maiores produtores de eventos de Minas Gerais. Serviço: Garota Vip Belo Horizonte Local: Esplanada do Mineirão – Av. Antônio Abrahão Caran, 1001 – Pampulha Data: 08 de julho de 2017 – sábado Shows: Wesley Safadão, Bell Marques, Gabriel Diniz e Renan & Rafael

1º Festival Sindical da Canção oferece R$ 6 mil para música vencedora O Coletivo Pensando o Movimento e a Associação Cultural de Luta Popular e Sindical – LPS prorrogam o edital de regulamentação para a realização do 1º Festival Sindical da Canção, voltado para seleção de artistas e canções em todo o território nacional. O objetivo é classificar até 16 (dezesseis) canções de artistas ou grupos musicais que se apresentarão no 1º Festival Sindical da Canção, que será realizado no dia 1º de julho de 2017, em Belo Horizonte (MG). “O Festival da Canção Sindical é fundamental para a luta política que a classe trabalhadora trava, neste período, contra a retirada de direitos dos trabalhadores feita pelo governo de plantão a mando das grandes oligarquias nacional e internacional. Vale ressaltar que cada participante só poderá inscrever uma única canção e que não existem restrições de gêneros ou estilos musicais. A lista das canções classificadas será divulgada nos sites www.pensandoomovimento.com.br e www.lpsmundo.org até o dia 15 de junho de 2017 Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

47 - Cenário Minas


Cenário Hanson anuncia três shows no Brasil em agosto com ingressos entre R$ 125 e R$ 450 Com dados do G1 Por Indicação : Felipe José de Jesus - Jornalista

O Hanson fará três shows no Brasil em agosto. O trio de irmãos se apresenta nos dia 24 (Rio), 25 (BH) e 26 (SP). A turnê da banda de pop rock americana é para comemorar 25 anos de carreira. Os ingressos custam entre R$ 125 e R$ 450. A venda para o público geral começa no dia 2 de junho, por meio do site A banda já gravou canções pop como “Mmmbop”, “Where's The Love”, “Weird”, “This Time Around”, “If Only”, “Save Me” e “Penny And Me”. Após bastante sucesso nas paradas, principalmente nos anos 90 e começo dos 2000, o Hanson se tornou independente e voltado para sons mais alternativos. Quando: Sexta-feira, 25 de agosto de 2017, às 21h30 Onde: KM de Vantagens Hall BH (antigo BH Hall) – Av. Nossa Senhora do Carmo, 230 – São Pedro Ingressos: Pista e arquibancada: R$ 220 (lote 1), R$ 270 (lote 2), R$ 300 (lote 3) e R$ 330 (lote 4)

Ricardo Bello Diverte a Plateia com Show de Comédia e Personagens PARA SE APAIXONAR E DIVERTIR: Na véspera do dia dos namorados, comediante fala dos relacionamentos e faz imitações de gente famosa num show divertido e interativo Da redação

Na véspera do dia dos namorados, comediante fala dos relacionamentos e faz imitações de gente famosa num show divertido e interativo. Um dos mais versáteis humoristas da atualidade, Ricardo Bello, apresenta nova edição do show "Stand-up Comedy & Personagens" . No sábado, dia 10 de Junho, a partir das 20h, ele e seus personagens engraçados sobem ao palco do Restaurante Maria das Tranças (Rua Estoril, 938, Bairro São Francisco – Belo Horizonte) e garantem uma noite de muita diversão "A cada show procuro inovar, fazer sempre o melhor para divertir o público e me divertir também" comenta Bello. Em cartaz há 4 anos, o espetáculo já passou por algumas transformações e vem conquistando as pessoas por onde passa " Agradeço a Deus e ao público que me prestigia a cada show. Depois das apresentações sempre faço questão de posar para fotos com as pessoas,converso, ouço sugestões e isso me ajuda demais a atualizar o show" revela.

Além dos tipos que criou, o show também conta com imitações de gente conhecida do público "Imito artistas e celebridades, Ney Latorraca, Datena, Alexandre Frota e até o dono da Ricardo Eletro. É uma parte muito divertida do show e que gosto muito de fazer" diz Ricardo. O dia-a-dia da vida dos casais quando namoram e depois que casam é satirizado e arranca gargalhadas. Seus personagens mais conhecidos Kleber, o "gerentchi" e Coronel Ladeira, que participam do programa Noite Livre na Rádio itatiaia dão um show à parte "Para criar essas figuras me inspirei em figuras que conheci. Kleber me inspirei em um professor de escola e o Coronel surgiu de uma brincadeira imitando o tipo do interior de Minas " diz Ricardo. Ricardo também interpreta outras figuras, como: Roberto - um camelô paulista; Adalberto Humberto - professor particular de moto escola, que apresenta sua "técnica infalível "para dar aulas para mulheres e Seu Pedro - um simpático velhinho, nascido na cidade de Distância do Norte, interior de Minas Gerais , faz a plateia chorar de rir. Serviço: Ricardo Bello - Stand-up Comedy e Personagens Data: 10/06/2017 - Sábado Horário: 20h Local: Restaurante Maria das Tranças - Rua Estoril, 938, Bairro São Francisco – Belo Horizonte/MG

48 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Revista Cenário Minas - Junho 2017  

Revista Cenário Minas - Junho de 2017 - a publicação se notabiliza pela absoluta isenção editorial e é uma revista regional de variedades qu...

Revista Cenário Minas - Junho 2017  

Revista Cenário Minas - Junho de 2017 - a publicação se notabiliza pela absoluta isenção editorial e é uma revista regional de variedades qu...

Advertisement