Page 1

ista

Cenário

Rayane Amaral

Ano 4 - Edição #25 - Revista Virtual - Janeiro 2018

o m

Conheça a atriz, surfista, modelo e dublê

CENÁRIO MINAS ris

Ela é múltipla...

Cultura

En

tr

n ete

to

en

im

Tu

R ev

MINAS


Cultura

MINAS

to

tre

En

T

o ism ur

en

im ten

www.cenariominas.com.br

EXPEDIENTE Redação e Administração: Av. prof. Cândido Candido Holanda, 70/405 - São Sao Bento - Belo Horizonte - Minas Gerais CEP: 30.350-340 (31) 3344-5751 / 99126-5236 cenarionegocios@gmail.com cenarionegocios@gmail.com Jornalista Responsável Jornalista Responsável Geraldo Félix de A. Júnior FENAJ: 9430 JP-MG FENAJ:15.263-JP-MG

Colaboradores: Presidente:

Felipe José de Jesus Revisor / Editor FENAJ:15.263-JP-MG

Sérgio Steiner Revisor / Editor MTE 30773 RJ

Site ee Programação: Site Programação: Agência Agência Site SiteLíder Líder Filiado a AIN

Filiado a AIN

Filiado

Filiado: ABRAMÍDIA - MG (Assoc. Brasileira de Midia Publicação Digital da Editora Eletrônica) Cenário Comunicação Publicação da Editorae Marketing Ltda. Cenario Comunicação e Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem a opinião da Revista Cenário Minas. A Cenário Minas também não se responsabiliza pelo uso de suas informações no site e na Revista.


Cenário

Geraldo Félix Jr Jornalista

Felipe J. Jesus Jornalista

Sérgio Steiner

3 Lucia Mattos Jornalista

Leonardo Horta Jornalista

Priscilla Silvestre Jornalista

Cenário Minas Contato: cenarionegocios@gmail.com

Elberty Valadares


Cenário

120 anos

é Janeiro na capital

Qual a sua coisa preferida de fazer em janeiro? Mês de férias, muito sol, praia e mar! Descansar é a pedida, mas também é importante renovar as energias e repensar a vida. Comece o ano com o pé direito!

Por Leonardo Horta - Jornalista

4 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário

Na correria do dia a dia, com o cotidiano cada vez mais atribulado, poucos de nós paramos para observar os pequenos detalhes das paisagens urbanas belorizontinas. Muito além da famosa arquitetura de conhecidos prédios e pontos turísticos da capital mineira, alguns detalhes podem surpreender os mais desapercebidos. Prédios anônimos entre as construções, silhuetas de edifícios no olhar contra o sol, o metal dos automóveis pelas ruas, tudo em um caldeirão de cores nas paisagens urbanas de Belo Horizonte. Veja só!

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

120 anos

5 - Cenário Minas


Cenário Como as moedas Bitcoin podem movimentar a economia mundial? Saiba mais sobre essa nova moda comercial que tende a crescer em 2018 Com o surgimento do comércio eletrônico, há uma grande mudança no relacionamento entre compradores e vendedores. Se pegarmos como exemplo um pagamento com boleto, ele deixa de ser rápido, pois além do comprador ter que fazer que se dirigir ao banco para fazer o pagamento, o vendedor só receberá o dinheiro alguns dias depois. Este pagamento também tem um custo maior, dado que além do custo do boleto, o vendedor precisa ter uma conta bancária e o comprador, muitas vezes, precisa se deslocar para pagá-lo.

Texto adaptado por Priscilla Silvestre - Jornalista

Quando fazemos um pagamento com uma nota de R$ 50 Reais, estamos fazendo um pagamento que é rápido, barato e quem não requer intermediário.

Finalmente, sempre há o banco intermediando a transação ou algumas empresas, como o PayPal, por exemplo.

Rápido porque o tempo para a transação ser finalizada é o tempo de entregar a cédula ao vendedor. Barato porque não há taxas nesta transação. Sem intermediários porque não é necessário que nenhuma outra empresa participe deste processo, nem do lado do comprador e nem do lado do vendedor.

E onde entra o Bitcoin nisso tudo? Entender o Bitcoin é simples. Ele é uma tecnologia digital que permite reproduzir em pagamentos eletrônicos a eficiência dos pagamentos com as cédulas, como descrevemos nesse texto.

A tecnologia vem ganhando muitos adeptos mundialmente. Recentemente Bill Gates em uma entrevista ao canal de negócios TV Bloomberg disse que “o Bitcoin é excitante porque é barato”.

Pagamentos com essa nova prática são rápidos, baratos e sem intermediários. Além disso, eles podem ser feitos para qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta, sem limite mínimo ou máximo de valor.

Hoje é possível até fazer doações para instituições globais, como Greenpeace e o Wikipédia, ou comprar passagens aéreas na Expedia. Pensa que parou por aí? Você pode dar entrada para um apartamento na Técnica somente usando essa “moeda”.

A necessidade destas “cédulas virtuais” já era discutida desde a própria criação do e-commerce e se materializou com o Bitcoin, criado em 2009 por um anônimo.

Para 2018 a prospecção é que mais empresas entrem no negócio. Por isso, se há uma ideia otimista na economia esse nome é “Bitcoin”. E as pessoas agradecem, já que de notícias ruins estamos fartos!

Serviço: www.bitcoinbrasil.com.br/o-que-e-bitcoin

06 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário

Voto impresso, campanha no Facebook e título digital: as novidades das eleições 2018 Campanha via Facebook Este ano partidos e candidatos poderão pagar para impulsionar publicações em redes sociais, como o Facebook . Ou seja, poderão pagar para que suas postagens sejam exibidas a mais usuários da rede social. Da redação Cenário Minas

As eleições de 2018 terão novidades que vão afetar desde o período da campanha até o momento de registrar o voto na urna, quando os brasileiros deverão informar sua opção para presidente, governador, deputados e senadores. Voto impresso, título de eleitor pelo celular e campanha dos candidatos no Facebook são algumas das inovações. A reforma política aprovada no Congresso também trará outras inovações, como um fundo eleitoral pago com dinheiro público para custear as campanhas e o início da chamada cláusula da barreira, a exigência de que partidos tenham um número mínimo de votos para continuar recebendo recursos públicos e tempo de TV. Veja abaixo as principais novidades. Voto impresso No próximo ano, além de a escolha do candidato ser registrada na urna eletrônica, alguns locais de votação terão também o voto impresso. Em 2018, a Justiça Eleitoral informou que o voto impresso abrangerá no máximo 5% das 600 mil urnas do país, o que corresponde a 30 mil unidades. Ou seja, após registrar sua opção na urna eletrônica, o equipamento irá imprimir uma cópia do voto que será mostrada ao eleitor. Se estiver tudo correto, o voto impresso deve ser depositado numa segunda urna, feita para armazenar o registro em papel. Título de eleitor no aplicativo Ao baixar o aplicativo da Justiça Eleitoral o eleitor pode acessar seu título e usar o documento para se identificar no momento do voto. Com o título eletrônico, bastará apresentar a tela do aplicativo. Mas atenção: apenas eleitores que já se cadastraram no processo de identificação biométrica da Justiça Eleitoral terão sua foto disponível no aplicativo e, consequentemente, poderão usar apenas o título eletrônico para votar. Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

A permissão do impulsionamento de postagens em redes sociais recebeu críticas pela suposta dificuldade em ser monitorada pela Justiça Eleitoral, o que poderia favorecer candidatos com mais dinheiro. A compra de espaço publicitário na internet, como anúncios em sites, continua proibida. Além disso, o tradicional horário eleitoral gratuito no rádio e na TV está mantido. Horário de verão A pedido do TSE, o governo mudou a data de início do horário de verão em 2018 do terceiro domingo de outubro para o primeiro domingo de novembro. O objetivo é que a mudança no horário ocorra após a votação de um eventual segundo turno, que aconteceria no último domingo de outubro. O presidente do TSE, Gilmar Mendes, fez a sugestão pessoalmente ao presidente Michel Temer em reunião no mês passado no Palácio do Planalto. A intenção da Justiça Eleitoral é não ampliar ainda mais a distância entre os fusos horários nas diferentes regiões do país. Durante o horário de verão, o Acre chega a ficar com três horas a menos em relação a Brasília. Como os resultados da eleição só são divulgados quando a votação é encerrada em todo o país, isso provoca um atraso no início da divulgação da apuração dos votos. Um decreto estipulando a mudança deve ser publicado segunda-feira no Diário Oficial da União. 07 - Cenário Minas


Cenário

Era do exibicionismo: Necessidade ou moda? Sua vida não precisa ser um livro aberto Estamos

vivenciado um momento diferente e quase que “impensado” em nossa sociedade. Estamos deixando de dar a atenção devida para amigos e familiares nas festas e reuniões “para ficar tirando selfies” e claro, postar imediatamente nas Redes Sociais. Mas porque agimos dessa forma e temos essa necessidade “gigante” de nos auto promovermos? Seria uma espécie de marketing, mania ou solidão mesmo? Recentemente tivemos um caso de policiais do Rio de Janeiro (RJ) que tiraram fotos com o maior foragido da Rocinha. Para algumas pessoas foi uma forma de mostrar que eles conseguiram (depois de tanto esforço) cumprir o seu dever. Para outros cidadãos uma certa falta de “noção”, já que alguns policiais tiraram fotos com o foragido sorrindo, como se ele fosse uma espécie de prêmio, ou mesmo um “artista” famoso da TV. Para psicólogos essa necessidade de se auto afirmar da sociedade atual existe porque todos querem ser importantes, ou mesmo relevantes perantes certas situações. Mas ai eu te pergunto: até que ponto essa exposição pode ser “boa” ou mesmo perigosa para algumas pessoas? Qual o limite dessa exposição desenfreada na Internet que vem tomando conta das atitudes cotidianas das pessoas no mundo todo? Quando as pessoas se expõe mostrando apenas elas, não existe fragilidade, mas quando elas fazem questão de expor suas intimidades e até mesmo momentos familiares, aí sim, entra uma preocupação. Já costumavam dizer que as Redes Sociais surgiram para nos socializarmos, mas pelo visto elas tomaram uma proporção tão grande, que comportamentos antes jamais esperados estão tomando conta e revelando “às vezes” pessoas sem noção e nenhum pudor. Será que mostrar ações “impensadas” para chamar a atenção é o caminho para afirmar que as pessoas existem? O que mais vemos nas redes como Facebook e Instagram são pessoas escutando música em seus carros (às vezes deixando claro qual veículo elas têm) exibindo o corpo (nem sempre em academias de ginástica), mas em momentos íntimos como em suas camas; em locais públicos como restaurantes ou mesmo esbanjando situação financeira (com viagens até internacionais) para pessoas que elas jamais viram pessoalmente.

Esse momento deve ser analisado com mais atenção, pois os celulares deixam de fato nossas vidas mais práticas. Mas o cuidado com a exposição de momentos íntimos deve ser primoroso, pois vivemos dentro de uma sociedade com diversos tipos de perfis mentais. Não sabemos de verdade como pensam e agem todas as pessoas que estão ali nos “seguindo” e a co mp a n h a n d o n o sso s p a s s o s . Lembre-se que não são todas que tem um convívio “real” e muito menos tiveram um contato pessoal. Use as Redes Sociais para alcançar coisas boas como fazer amigos, buscar um bom emprego; mostrar o seu trabalho e através delas, muito sucesso em sua vida. Não faça das Redes Sociais um espaço para mostar atitudes insensatas que podem até mesmo te desqualificar perante pessoas que poderiam te estender a mão no futuro. A vida gira em círculos e pode te levar a pessoas que você jamais imaginaria emcontrar novamente.

Cuidado Precisamos do afeto do próximo, de nos socializarmos para vivermos melhor, mas se expor para quem você não conhece não é o caminho correto para mostrar que você existe. Era do exibicionismo: Necessidade ou moda? Sua vida não precisa ser um livro aberto. Antes de publicar fotos sozinho (a) ou em lugares, racicione se isso poderá te trazer boas consequências ou infelizmente uma má impressão. Pense nisso. *Felipe José de Jesus - Sociólogo, Jornalista, Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Bacharelando em Direito 08 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


A Cenรกrio


Cenário Foi lançado o Festival Internacional Parque da Gastronomia, que promete fomentar oportunidades de negócios da ordem de R$ 10 milhões Da redação Cenário Minas

Foi lançado em dezembro, um dos projetos de maior impacto nos setores da economia criativa, agronegócio, turismo e toda a cadeia produtiva gastronômica do Brasil. O Festival Internacional Parque da Gastronomia, que promete fomentar oportunidades de negócios da ordem de R$ 10 milhões para milhares de empreendedores do agronegócio, indústria, comércio e turismo. A 1a edição do evento vai acontecer de 29 de agosto a 2 de setembro de 2018 e vem para integrar o calendário regional e nacional. O evento será uma verdadeira “cidade gastronômica”, montada no Parque de Exposições Bolívar Andrade- Expominas, no bairro Gameleira em Belo Horizonte, onde será construída uma “mega estrutura” com 16 pavilhões temáticos, duas grandes alamedas gourmet, um centro de negócios e diversas outras atividades em outras edificações que estarão reunidas em um espaço físico de 240 mil m². O público estimado é de 120 mil visitantes durante a realização dos cinco dias de evento. De acordo com os idealizadores do projeto, belo Horizonte foi escolhida como a primeira sede do Festival para aproveitar o excelente momento gastronômico vivido em Minas, e para atrair um número maior de turistas. "Temos a missão e ambição de atrair turistas, do Brasil e do mundo, e apresentar o que Minas tem de melhor nos setores envolvidos. BH ocupa hoje a 5ª ou 6ª colocação das capitais mais visitadas e acho que temos potencial para brigar pelas primeiras posições. Temos a nossa hospitalidade, tão reconhecida, cultura, tradição e devemos aproveitar isso", comenta. A previsão do organizador é realizar o festival em mais quatro capitais a partir de 2019. A ideia do festival é promover uma completa imersão em toda cadeia gastronômica percorrendo o universo da baixa até a alta gastronomia, mantendo o viés cultural com grandes shows musicais. “O festival vai realizar uma grande ação social e ambiental por meio da coleta seletiva de resíduos líquidos e sólidos e a doação de brinquedos e alimentos não perecíveis que serão trocados pelos ingressos e passaportes que darão acesso ao parque”, afirma. Concurso Cultural “Você é o Chef no Parque” O evento realizará novamente um edital público para oferecer oportunidades a pequenos produtores e microempresários do setor. Além disso, todas as atrações já consagradas do Gastronomia na Praça como o Concurso Cultural “Você é o Chef no Parque”, voltado para alunos de gastronomia e cozinheiros amadores, com inscrições gratuitas e distribuição de mais de 100 mil reais em prêmios, incluindo bolsas de estudo e estágio internacional com todas as despesas pagas. Também haverá “Oficina Chef Mirim”, Espaço Pic Nic, Cozinha Escola, Workshops, Cook Shows e Tasting Room de Cervejas especiais.

10 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário

Novas atrações baseadas na economia criativa Diversas novidades serão inseridas e prometem fazer muito sucesso como a inclusão de uma “cozinha cenográfica” na entrada do Parque, a realização de uma grande “Churrascada”, a inserção do projeto “Queima do Alho”, a elaboração e divulgação digital de um livro com as receitas do evento com a divulgação de novas tendências da gastronomia mundial. Haverá também a montagem de uma “Mini Fazendinha” e um Parque de Diversões completo incluindo roda gigante e tirolesas para o público infanto-juvenil e o centro de convenções do Parque será utilizado pra encontros empresariais e rodadas de negócios. O “Festival Internacional Parque da Gastronomia” chega para se tornar um dos maiores eventos do segmento no país e uma das maiores vitrines do agronegócio e da gastronomia mineira e brasileira para todo o mundo. FOTOS: WOLF Wagner Vargas ÁLBUM COMPLETO: Conecte Inovação

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

11 - Cenário Minas


Cenário

Mineiros ganham mercado gastronômico inovador Da redação Cenário Minas

O ano de 2018 reserva uma baita surpresa para os cervejeiros belo-horizontinos: o Mercado Cervejeiro. Depois do anúncio que o Mineirinho vai ganhar um Mercado Central, foi a vez de saber que o Jardim Canadá, um dos maiores pólos produtores da bebida do Brasil, também será agraciado com um lugar para valorizar esse potencial. O lançamento está previsto para março de 2018. A ideia do mercado é agregar de grandes cervejarias mineiras, bares, sorveterias, empório e padarias para receber o grande público aos fins de semana e para realização de eventos e cursos durante a semana.

Foto: Divulgação

Localizado em um espaço de cerca de 4.000 m² a oito minutos do BH Shopping, no Jardim Canadá, o Da Boca tem como missão oferecer uma experiência única para toda a família ou grupo de amigos, valorizar o prazer de comer bem e democratizar o acesso à alta gastronomia em um ambiente casual e descontraído. O empreendimento é inspirado em projetos internacionais conhecidos como o tradicional Mercado da Ribeira, na cidade de Lisboa, o Food Hallen, em Amsterdam e o Mercado de San Miguel, em Madri. “Todos nós tínhamos algo em comum: em nossas viagens fora do Brasil, o programa favorito era visitar os grandes mercados. Esses lugares sempre oferecem um ambiente agradável e descontraído para comer, beber e conhecer mais sobre a cultura local. Pensando nisso e conversando sobre o assunto, concluímos que era preciso trazer esta vivência para cá”, destaca Lucas Vereza, um dos sócios do empreendimento. Grandes marcas como Krug Bier, Backer, Prússia, Loba, Capa Preta (entre as cervejarias), Bar do Antônio e Sorveteria Universal já reservaram seu espaço, além de outras marcas que chegam como novidades no mercado.

Mineirinho ganhará mercado com 150 lojas e terá formato semelhante ao do Mercado Central Foto: Divulgação

O ginásio Jornalista Felipe Drummond, mais conhecido como Mineirinho, inaugurado em 1980, vai se transformar em um mercado. O local, um dos cartões postais da região da Pampulha, e que fica ao lado do estádio Mineirão, receberá um investimento de R$ 6 milhões para ser transformado no Mercado Central do Mineirinho. Com previsão de inauguração para abril de 2018, o novo mercado vai ocupar uma área de 7 mil m², nos sexto e sétimo andares e contará com 150 lojas, estacionamento privativo, espaço gourmet, área de convivência e espaço kids. "Estamos levando para a população de mais de 800 mil habitantes e turistas da região, a oferta de produtos tradicionais e típicos da culinária mineira, temperos e especiarias, frutas, queijos, doces, cachaças, casa de carnes, peixaria, dentre outros. Transformando aquele espaço em uma nova área de gastronomia, lazer e de turismo para a cidade.

12 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário

Davi Kneip estreia na TV Band Minas Dados: Assessoria

Em 2018, Davi Kneip estréia na TV com seu programa semanal na emissora Band Minas. O programa é de entretenimento com um mix de viagens, cobertura de eventos e entrevistas na casa de famosos e pessoas influentes. Davi já está gravando seu programa, no momento ele está na Rússia e vai mostrar um pouco do país que sediará a Copa Do Mundo. Davi Kneip tem 18 anos, é modelo, youtuber, digital influencer, e agora apresentador de TV. Natural de Belo Horizonte, o jovem já possui milhares de seguidores em seu Instagram e Youtube, onde ele posta momentos do seu dia a dia e também algumas brincadeiras. créditos: Aline Oliveira / Vianello Assessoria

Museu Inimá de Paula recebe exposição: “REINADO DE CHICO CALU” Da redação Cenário Minas

O Museu Inimá De Paula recebe até o dia 28 de janeiro

fotógrafo Patrick Arley

exposição sobre os repertórios sagrados da Irmandade Os Carolinos, tradicional reinado negro da capital mineira. Fotografias, fardas, altares, santos de devoção, mastros, andores, cruzeiros e outros objetos compõe a mostra “Reinado de Chico Calu - Repertórios Sagrados da Irmandade Os Carolinos”. A exposição homenageia o centenário da Irmandade e dá visibilidade a essa manifestação cultural e religiosa que evidencia a riqueza da tradição afro-mineira em Belo Horizonte. A entrada é gratuita. Através de uma narrativa estética que reproduz um terreiro de congado, o público terá acesso a mais de 30 fotografias das guardas da Irmandade impressas em tecidos e emolduradas com estandartes. Elas são registros dos últimos cinco anos de festejos e foram feitas pelo antropólogo e fotógrafo Patrick Arley e pelo fotógrafo Netun Lima. Além das imagens, a mostra apresenta um conjunto de objetos que remontam à religiosidade e sua celebração, instigando um olhar para o presente e o passado, para a cultura de matriz africana que se conformou no Brasil e seus rituais, e para o louvor e a tradição que se mantém por gerações. “Reinado de Chico Calu - Repertórios Sagrados da Irmandade Os Carolinos” faz parte de um projeto aprovado no edital do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e traz para o público a memória de uma das mais tradicionais irmandades da cidade, que vem se perpetuando, principalmente, por meio da história oral. Entrada Gratuita - Mais Informações: (31) 3213-4320

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

13 - Cenário Minas


Cenário

Férias: dicas de viagem com os pets Da redação Cenário Minas

As férias de janeiro se aproximam e a alegria de colocar o pé na estrada divide espaço com a dúvida sobre o que fazer com seu pet? Deixá-lo em casa, em hotelzinho ou levar junto? A médica veterinária Keila Regina de Godoy, dá algumas orientações para que a felicidade do merecido descanso não se transforme num drama para os bichos.

Cuidados essenciais garantem segurança e tranquilidade para toda a família nas viagens de férias

Foto: Divulgação

Considere deixar o pet em casa – se tiver alguém da sua confiança e familiar ao animal que possa visitar diariamente a residência e se a viagem for de poucos dias. Cães arredios a mudanças de ambiente e que não costumam sair de casa podem ficar melhor assim. Também é boa pedida para gatos, que são naturalmente resistentes a qualquer alteração na rotina e não gostam de ser transportados, salvo exceções (há alguns gatos que acompanham bem os donos nessas saídas). Mas atenção: não é porque gato é um pet mais independente que ele pode ficar muito tempo sozinho! A visita diária é indispensável, tanto para os cuidados com alimentação, higiene e passeio (no caso dos cães), quanto para momentos de atenção e carinho, para o animal não se sentir muito sozinho ou abandonado. Procure um serviço de confiança e boas referências. Considere hotelzinho – se o pet é mais sociável, aceita mudanças de ambiente, mas não pode ser levado na viagem. Escolha criteriosamente o local, peça recomendação de amigos ou parentes que já tenham deixado o animal de estimação durante viagens e confira de perto as condições do hotel. Geralmente os locais exigem que pet esteja saudável, devidamente vacinado e vermifugado, além de castrado, o que significa uma segurança para a saúde de todos. É recomendável levar os objetos dele, como cama, vasilhas e brinquedos, além do alimento ao qual ele está acostumado, para que não estranhe tanto a mudança. Importante combinar previamente com os responsáveis qual será a rotina de atividades do pet, como horário das refeições, lazer etc, e se certificar de que ele não ficará em uma gaiola, pois isso certamente irá estressá-lo. Considere levar na viagem – se o destino aceita bichos de estimação e o animal for sociável e adaptável a novos ambientes. Nesse caso, é necessário pensar na logística e garantir um transporte adequado e seguro, que pode ser em caixas apropriadas disponíveis para compra em pet shops. Além disso, é importante levar os pertences do animal, como caminha, vasilhas de água e comida, além de alguns brinquedos, de forma que ele não estranhe tanto a mudança de ambiente. As vacinas precisam estar todas em dia e é bom que o cão tenha tomado também a da gripe canina, especialmente porque o inverno pode favorecer a doença. Também é preciso garantir que os animais estejam devidamente vermifugados e tenham recebido anti-pulgas e carrapatos. Afinal, ninguém quer um bichinho doente após os dias de alegria, certo? Ao chegar no destino, vale deixar que o pet possa explorar o novo espaço, assim ele tende a se familiarizar mais depressa com o local. Foto: Divulgação

14 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Cuidados extras com os Pets : Piscinas: Campeãs de acidentes, precisam ser cobertas ou estar equipadas com rampas de material antiderrapante para socorrer o pet em caso de queda ; Transporte: as férias começam pelo transporte ideal e confortável dentro do automóvel. Alguns animais podem precisar de sedação. Nunca deixe seu mascote sozinho no carro e cuidado com as janelas, como já falamos neste post; Automóvel: Na cidade, você não está acostumado a manobrar seu carro e ter de cuidar para não atropelar o cachorro. Certifique-se onde está seu pet antes de dar ré; Portões: Animais de apartamento não sabem o que é um portão e podem querer ultrapassar suas fronteiras, ainda mais depois de ver que você saiu por ele; Escadas: Animais que não conhecem escadas podem errar o passo na hora de descer; Liberdade: Deixá-lo percorrer grandes distâncias é divertido, mas também potencialmente perigoso. Em local diferente, alguns cães gostam de farejar areias de praias, parques e bosques, mas nem sempre encontram o caminho de volta; Pele: Se você e seu mascote se aventuraram na lama, mato, areia ou mar, levá-lo direto ao chuveiro antes de entrar em casa é uma excelente medida preventiva; Medicações: Animais que necessitam de medicação (como insulina) podem ter que rever a dose em função do aumento ou da redução das atividades físicas e mudança nos horários das refeições; Alimentação: Nem pense em dar alimento desconhecido para seu pet. Uma diarreia em local distante pode trazer desidratação cujos efeitos permanecem até você conseguir atendimento profissional. Esportes: Não obrigue (jamais!) seu animal de estimação a acompanhá-lo em caminhadas e saídas de bicicleta. Acostumado a uma rotina sedentária, de repente percorre seis quilômetros na areia da praia. Mudanças bruscas de atividades físicas podem promover lesões musculares e até a exaustão. Cães atletas (acostumados à prática esportiva) podem até gostar e aderir voluntariamente à moda de seus donos, mas eles nunca devem ser estimulados a superar seus limites. Leve na mala do pet:

Foto: Divulgação

Compressas; Gazes; Soro fisiológico; Lenços umedecidos; Termômetro; Sabonete antisséptico Shampoo antipulgas; Tesoura pequena; Cobertor (dele); Pente ou escova que ele já esteja acostumado; Telefone do veterinário de confiança Telefone de um veterinário próximo do local; Cuidado para quem vai mudar de estação: quem levar animal para lugar quente deve estar atento ao pelo do mascote, que pode sofrer com o calor. As patas de seu amigo também não estão acostumadas com asfalto e areia quente. 15 - Cenário Minas


Cenário Belo Horizonte se destaca no roteiro cultural dos shows nacionais e internacionais

RN_Creditos Giul Pera

fotos_atuhentic_games Redação Cenário Minas

A agenda de shows da capital mineira em 2018 já está recheada de atrações para todos os gostos. Em janeiro a banda Roupa Nova desembarca, no Km de Vantagens Hall, com sucessos que atravessam gerações, no show Todo Amor Do Mundo. Em fevereiro é a vez da maior Girl band brasileira que estourou no início dos anos 2000, o grupo Rouge, subir ao palco da casa. Elas retornam após um hiato de 13 anos, com sucessos como “Brilha la luna”, “Beijo Molhado” e “Ragatanga” comemorando os 15 anos do seu lançamento. Em março, o cantor, compositor e instrumentista Nando Reis abre as atividades do Km de Vantagens Hall com o show da sua turnê do disco Jardim-Pomar. No dia 03, o artista se apresenta trazendo um repertório recheado de canções que permeiam toda sua carreira como “Os Cegos do Castelo”, “All Star”, “Por Onde Andei” e “O Segundo Sol”, além de canções do novo álbum como “Só Posso Dizer (São Paulo)”. Em seguida, Martinho da Vila sobe ao palco no dia 09, com o show De Bem Com A Vida. Ele encerra a turnê do seu mais recente disco, ganhador do Grammy Latino de melhor albúm disco de samba e relembra grandes sucessos. Março ainda reserva espaço para o youtuber Marco Túlio, sensação brasileira do universo Minecraft, que vai apresentar o Authentic Games o show: Festa dos Youtubers, no dia 25 de março. A agenda de abril do Km de Vantagens Hall será dominada pelas bandas mineiras, contando com a apresentação do Skank, com sua nova turnê Os três primeiros, no dia 21, e o show Jota Quest Acústico – Músicas Para Cantar Junto, comemorando os 20 anos do grupo, no dia 28. Para os amantes do rock, o gigante da Pampulha reserva grandes espetáculos musicais com atrações internacionais em 2018. No dia 18 de maio a Esplanada se tornará palco da turnê mundial de despedida de Ozzy Osbourne. O cantor e compositor membro do Rock & Roll Hall of Fame e vencedor do Grammy® - festejará mais de cinco décadas como artista (solo e vocalista do Black Sabbath, formado em 1968). Já no dia 21 de outubro, o Mineirão recebe pela primeira Roger Waters com sua turnê Us + Them, que combina clássicos do Pink Floyd e novas canções de seu trabalho solo. A turnê apresenta os destaques do trabalho inovador de Waters com músicas dos melhores álbuns da banda. Entre elas: Wish You Were Here, The Wall, Animals e Dark Side of The Moon. Canções do seu mais recente álbum aclamado pela crítica,“Is This the Life We Really Want?”, também farão parte dos shows.

Foto - Leo Aversa

Todos os eventos são realizados pela TIME FOR FUN e os ingressos para estes shows podem ser obtidos na bilheteria do Km de Vantagens Hall ou por meio do site www.ticketsforfun.com.br.

Crédito Mark Weiss

17 - Cenário Minas


Cenário

Lugares que provam que o Sul da Bahia é o paraíso Foto: Reprodução/Shutterstock

Foto: Reprodução/Shutterstock

Trancoso Caraíva Corumbau Da redação Cenário Minas

Que a Bahia é um verdadeiro tesouro a céu aberto não é novidade para ninguém. O que muitos ainda não sabem - ou não conhecem - é um dos locais mais paradisíacos do estado: as praias e vilarejos da região sul! São tantas paisagens de tirar o fôlego e praias paradisíacas, que fica difícil não se apaixonar por sua simplicidade e charme. Para quem já conhece ou para aqueles que sonham em conhecer, a Revista Cenário Minas fez uma lista com lugares maravilhosos que vão te convencer que o Sul da Bahia é o paraíso:

Com praias paradisíacas e vilarejos rústicos, o sul da Bahia conquista por seu charme e beleza!. Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

Praia do Satú

O primeiro Parque Marinho do Brasil é o de Abrolhos, localizado a 75 km da costa brasileira. O arquipélago abriga dezenas de tipos de peixes e diversas espécies de corais, sendo uma ótima oportunidade para quem quer conhecer melhor a vida marinha. Não é para menos que o destino é um dos mais cotados por agências de mergulho e principalmente por aqueles que querem se aventurar. Para quem quiser fazer o passeio, é necessário contatar uma agência de turismo ou de mergulho, além de fazer algumas aulas!

A Praia do Satú fica a 3km de Caraíva e é uma ótima opção de caminhada leve para quem ama natureza. Para chegar lá, é preciso atravessar o rio de canoa e caminhar na beira da praia observando o mar ficar cada vez mais claro e azul. Por lá, existem algumas barraquinhas vendendo água de coco, cervejas e uns petiscos. Além disso, existem duas lagoas no local para quem quiser tomar um banho de água doce. Vila de Caraíva

Você já deve ter ouvido falar de Caraíva, uma pequena vila de pescadores localizada na Costa do Descobrimento, no Ponta do Corumbau litoral da Bahia. O que você provavelmente não sabe é que o lugar - até então desconhecido por grande parte dos A Praia de Corumbau é um daqueles destinos turistas - está atraindo cada vez mais fãs, tudo isso por em que o mar apresenta uma cor sem igual - conta de seu charme irresistível, rusticidade e belezas encantando todos os visitantes. Localizado no únicas. extremo sul da Bahia, o seu acesso é um pouco Foto: Divulgação mais difícil o que resulta em praias e belezas naturais completamente preservadas. São mais de 15 km de praias cercadas com areias brancas e coqueiros. Por lá, barracas se estendem pela orla, transformando em um passeio ideal para passar o dia sem preocupações. Com água quentinha e um visual incrível, você não vai se arrepender de conhecer.

18 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Um dos pedaços mais charmosos do litoral brasileiro - mar verdinho, falésias e coqueirais a perder de vista Foto: Reprodução/Shutterstock

Praia do Espelho A Praia do Espelho, a cerca de 5 km de Caraíva, é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil! O passeio é obrigatório para todos que passam pela região e amam conhecer lugares surreais. Para chegar até lá, o visitante pode escolher carro, barco ou uma trilha de cerca de 9 km (indicada para quem tem prática e condicionamento físico). Com enormes falésias em volta e em alguns pontos com piscinas naturais de um azul sem igual, essa praia vai deixar qualquer um encantado! Vila de Trancoso Com a sua charmosa central, o quadrado, emoldurada por casinhas coloridas, um campo de futebol no meio e uma igreja ao fundo, a Vila de Trancoso une o rústico com o charmoso. Localizada a apenas 1 hora de Porto Seguro, o local possui a perfeita combinação de vilarejo e praia, que não poderia ter resultado melhor: um destino ideal para suas férias de verão!

Trancoso

Praia de Itaquena Quem gosta de praias desertas, a dica é conhecer Itaquena. O azul do mar mescla com o verde das plantas, transformando a paisagem - é de deixar qualquer um encantado. Parte de sua beleza devese a sua localização: dentro da Reserva da Vida Selvagem do Rio Frades, isto é, em uma área de proteção ambiental. Por ser uma praia deserta, não existe uma infraestrutura turística, sendo necessário levar água e lanche. Arraial D'ajuda O incrível destino na Bahia, localizado bem próximo de Porto Seguro, é ideal tanto para família quanto para casais que querem curtir momentos especiais juntos. Arraial d'Ajuda conta com charmosas pousadas e restaurantes, além do mar de um azul sem igual emoldurado ao fundo da paisagem. A principal atração por lá é a visita ao Parque Aquático da cidade, que atrai inúmeros aventureiros da região.

Foto: Reprodução/Shutterstock

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

19 - Cenário Minas


Corporativa pรกgina 7

Pรกgina 7


Cenário

Dicas práticas para viajar pela Rússia Da redação Cenário Minas

A imagem que a Rússia traz de uma imensa terra gelada cheia de bebedores de vodka é um dos estereótipos mais injustos imputados a um país. Se acha que faltam cores, lembre-se das mirabolantes cúpulas da catedral de São Basílio, em Moscou, ou dos ícones religiosos das igrejas ortodoxas. São todos sisudos? Recorde-se dos movimentos de balés como Kirov e Bolshoi ou as encantadoras melodias produzidas por Tchaikovsky, Shostakovich ou Stravinsky. Dos czares encastelados no Kremlin a algumas das mais belas e talentosas tenistas do circuito internacional, passando por gênios da literatura como Pushkin, Dostoievski e Tolstoi ou os criadores do viciante Tetris, muito do encanto da Rússia vem de seu próprio povo, complexo, culto e, ao seu modo, muito bem humorado. Conhecer o maior país do mundo é uma odisseia cheia de obstáculos que incluem o alfabeto cirílico, uma infraestrutura um tanto confusa, agentes públicos nem sempre bem-intencionados e aCaue própria extensão da Souza/Flickr Rússia, que se estende de Vladivostok ao Mar Báltico, da gélida Sibéria aos resorts do Mar Negro. 1. Aprender o alfabeto cirílico

Foto: Divulgação

Essa dica com certeza é a número 1. Os russos em geral não falam inglês e saber ler algumas palavras faz toda diferença. Parece difícil mas eu juro que não é. Basta lembrar que cada letra tem um som e ir juntando os pedaços. Quase todas têm equivalente no nosso alfabeto: a letra H tem som de N, o P tem som de R etc. E simplesmente pela transliteração já é possível entender várias palavras, como (“supermarket”, como se fosse supermercado em inglês) ou (“restoran”, como se fosse a pronúncia de restaurante em francês). 2. Ensaiar frases úteis É sempre bom saber falar algumas palavras básicas no idioma local (isso vale para qualquer destino: Alemanha, França, Hungria, Argentina, tanto faz). Na Rússia, como é muito difícil encontrar quem fale inglês, frases ensaiadas quebram o maior galho. “Dva biliét”, por exemplo, significa “2 tickets” e serve tanto para ingressos quanto para bilhetes de metrô. Para pedir uma cerveja, diga “Adín pivo pajalsta” (essa última palavra quer dizer “por favor” e se escreve “pozhaluysta”). 3. Andar de metrô e usar mapa bilíngue As estações de metrô de Moscou e de São Petersburgo são atrações à parte, parecem verdadeiros palácios com escadarias, paredes de mármore, estátuas de bronze, lustres enormes… Um luxo só! E o sistema de transporte é bastante eficiente. Só tem um probleminha: 99% das placas estão em russo e é bem difícil entender os avisos sonoros do metrô. 4. Ficar ao menos 4 dias na cidade Moscou e São Petersburgo são cidades bem grandes, com atrações para todo gosto. De tédio você não sofre. Acho que 4 dias é um tempo legal para se ambientar, ter tempo para visitar alguns museus, aprender a circular pela cidade, se acostumar com as placas em russo e – principalmente – começar a descobrir os restaurantes mais em conta e realmente gostosos. Se achar que está sobrando tempo, considere um bate-e-volta para alguma das cidades do Golden Ring, como Sergiyev Posad, Suzdal ou Vladimir. Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

21 - Cenário Minas


Cenário Agora sou mãe: como não perder a minha essência? Priscila Silvestre - Jornalista

Ter

um filho é o sonho de muitas mulheres. Entretanto, muitas não sabem como lidar com esse novo “cargo” diante de todos os demais afazeres que já traz no seu dia a dia. E é nesse contexto que muitos casamentos são desgastados, aparecem as depressões e a autoestima despenca. Isabela Cotian, psicóloga há mais de 10 anos e também coach de mães, conta que a mulher precisa trabalhar essas mudanças ainda na gravidez. “Ela deve buscar seu autoconhecimento, estabelecer uma rotina, planejamento e organização das suas atividades pessoais e profissionais, determinando prioridades e estruturando uma rede de apoio”.

Foto: Divulgação

A psicóloga e coach de mães, Isabela Cotian, dá dicas de como não se perder diante de tantas mudanças Segundo a profissional, as principais queixas das suas pacientes são as mudanças e os desafios enfrentados após a maternidade. “As diferenças do corpo, solidão, perda de identidade e de amor próprio, o sentimento de falta de apoio, assim como as dificuldades em conciliar a maternidade juntamente à carreira e ao casamento são as mais comuns”, revela.

Foto: Divulgação

Para que isso seja evitado, ela sugere que a pessoa invista em um processo de autoconhecimento, estabelecendo limites para dosar a energia que cada ponto em sua vida merece. “Mudamos muito após a maternidade, então, é necessário investigar quais são os valores prioritários, pedir ajuda e montar uma rede de apoio, que inclui o parceiro e os familiares”. Ela destaca que é primordial ter um tempo para si mesma, voltar aos poucos com a rotina de alimentação, atividade física, cuidados pessoas e círculo social. “Isso é um grande alicerce na hora de desempenhar os outros papeis, que são o de esposa, amiga, filha, profissional, além de ser mãe”. De acordo com Isabela, toda mulher deve resgatar o seu “eu” e retomar as atividades como casal, nem que seja ver um filme em casa, preparar um jantar a dois ou pegar um cinema. E, claro, jamais deixar que o pai se sinta excluído, uma situação que acontece muito mais do que o imaginado.

Foto: Divulgação

22 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Cenário Mãe e pai juntos na missão de cuidar do bebê e de se aproximar mutuamente Ainda que a maternidade, a amamentação e os momentos únicos entre mãe e filho sejam especiais, muitos homens acabam se achando desnecessários ou “a mais” dentro de casa. E é exatamente isso que deve ser impedido, já que além de pai, ele também é o companheiro que essa mãe escolheu. E a mulher deve inseri-lo nesse novo contexto familiar. “Envolva seu marido nos cuidados diários com o bebê como, por exemplo, na hora do banho, trocar a fralda, fazer arrotar ou colocar para dormir. Permita que ele faça parte deste universo, afinal, a responsabilidade é dos dois.

Foto: Divulgação

Reserve um tempo só para o casal, converse sobre os desafios, sonhos e planos. E lembre-se de que não é apenas ajuda, mas uma divisão das obrigações. Os pais têm um papel fundamental para que a vida familiar seja reorganizada após a chegada dos filhos”, indica Isabela. Ela reforça que esse vínculo a três é essencial para a saúde da vida a dois, pois unidos nessa nova etapa ambos irão dividir não só essas ocasiões exclusivas, como também irão conseguir reservar momentos para namorar, assim como resgatar o amor e a parceria de sempre.

O bebê chegou e não sei como lidar com tudo isso! Para ajudar no equilíbrio dessa jornada, a psicóloga e coach de mães separou algumas dicas para as mamães. Confira! Aproveite para descansar enquanto o bebê dorme: a maioria das mães aproveita a hora da soneca do bebê para resolver as coisas da casa. Mas se você estiver muito cansada, use esse momento para relaxar. Vale dormir, ler um livro, ver um filme ou fazer qualquer outra atividade que a deixe descansada. Isso dará energias para retomar os afazeres posteriormente; Peça ajuda: o fato é que toda mãe de recém-nascido precisa de ajuda para não se sentir sobrecarregada. Por isso, não se sinta uma mãe pior por pedir auxílio aos mais chegados. Envolva seu marido nos cuidados diários com o pequeno, como dar banho, trocar fralda e colocar para dormir. Chamar a avó do bebê ou mesmo uma amiga próxima quando você precisar sair também é válido; Hidrate-se e alimente-se bem: ter um cardápio saudável e ingerir muito líquido vai ajudá-la em vários aspectos - na produção de leite materno, na perda de peso e a se sentir mais disposta devido à energia que alguns alimentos proporcionam. E isso faz muita diferença;

Foto: Divulgação

Tire um tempo para você: por algumas horas na semana, entre uma mamada e uma soneca, reserve um tempo para você fazer o que quiser, seja tomar um banho relaxante, fazer compras ou encontrar as amigas. Conte com a ajuda das pessoas próximas e aproveite para

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br23 - Cenário Minas 10 - Cenário Minas Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Encare o espelho: o importante é mudar a sua forma de se enxergar. Cada marca de estria, celulite, gordurinha ou cicatriz representa tudo o que você viveu. Seu corpo se preparou por nove meses para abrigar outro ser dentro de você, por isso, cada sinal que ficou representa sua luta para dar a oportunidade de uma nova vida surgir. Valorize-se e perceba como você é uma mulher forte e linda; Amamente: além de fortalecer o vínculo com o bebê, a amamentação proporciona rápida redução de peso. Motivos não faltam para insistir no aleitamento, por isso, procure descansar, se alimentar bem e ficar tranquila para garantir o sucesso do processo. Entretanto, faça o que estiver ao seu alcance e não se cobre se as coisas não saírem como você imaginou. Cada caso é um caso; Tenha paciência: seja calma consigo mesma. As coisas se encaixam com o tempo e você vai se adaptar à criança assim como ela se habituará a você. Também não adianta querer perder os quilos que ganhou na gravidez de uma vez, já que as mudanças são graduais. Entender isso vai ajudá-la a se sentir mais confiante; Retome as suas atividades: comece a pensar em voltar para sua rotina aos poucos. Troque o pijama por uma roupa normal, saia durante uma hora para ir ao supermercado, peça uma pizza em casa para comer com o marido, dê uma volta com o bebê na área de lazer do seu prédio etc. Você vai ver como se sentirá mais bonita e segura depois disso;

Foto: Divulgação

Cuide-se: se a mãe estiver exausta e estressada, o bebê sentirá. Por isso, reserve um tempo para cuidar de você e se restabelecer. Vale fazer uma hidratação no cabelo ou as unhas enquanto o bebê dorme, além de se dar ao luxo de receber uma massagem por meia hora, por exemplo. Você se sentirá mais feminina e se lembrará de que além de mãe é mulher e esposa; Retome o clima de romance: o recomendado é que o casal aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto. Mas isso não impede que você se aproxime do seu marido. Combine de pedir uma comida gostosa e crie um clima para esse momento. Se possível, saia para ir a um restaurante com ele enquanto o bebê dorme e invista nas preliminares. Abraços, beijos e carícias vão fazer muito bem aos dois; Recorde que você tem uma profissão: para as que trabalham, é importante resgatar esse lado. Ainda que esteja na licença-maternidade, busque leituras sobre o seu meio de trabalho, converse com colegas sobre as novidades da empresa e, gradativamente, absorva esse seu lado profissional. Caso sinta que não quer voltar à ativa, peça ajuda profissional para saber se são as oscilações hormonais que estão “gritando” ou se realmente é hora de mudar o foco da carreira e partir para algo novo. Serviço: Isabela Cotian – Psicóloga e Coach de Mães www.isabelacotian.com ou @isabelacotiancoach

24 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Bate Papo com a surfista profissional e atriz Rayane Amaral que fez sua estreia na novela da Rede Globo como uma Prostituta Rayane Amaral, 26 anos. Atriz, modelo e apresentadora. Tem em seu currículo mais de 7 peças teatrais. Onde atualmente encontra-se em cartaz com o espetáculo “Segredos de um Show bar”, no teatro Fashion Mall. Como apresentadora, esteve no elenco de: “Em busca do último paraíso”, '' Sul por elas” e “Costa Rica por elas” no Canal Off da Globosat. Na Rede Globo, atuou ao lado de Bruno Gagliasso em “Dupla Identidade”. Além de ter feito participações em “ Malhação- Pro dia nascer feliz” e “A força do querer”. Rayane embarca agora no elenco de “O outro lado do Paraíso”, novela da Rede Globo, onde faz parte do bordel de Caetana, personagem de Laura Cardoso. Corpão invejável A mais nova atriz de "O Outro Lado do Paraíso" tem um corpão invejável. Isso se deve ao fato dela sempre estar procurando fazer esportes ou alguma atitvidade física. "Isso me ajuda a gastar tudo o que como", diz ela. Falando nisso, ela também revelou que sua alimentação é "péssima" e que ama comer besteiras, assim como a maioria das pessoas. Rayane não segue nenhua dieta e é a famosa "magra de ruim", exceto pelo fato de que está sempre praticando esportes.

Fotos: Divulgação

Quem é Rayane Amaral ? Rayane Amaral é uma sonhadora que ama arte e a natureza. Como vc se define? Sou apaixonada por desafios e sigo atrás deles buscando me superar. A cada dia. Como foi o desejo de conciliar o surf e a carreira de atriz? Na verdade eu tive que optar por um dos dois já que não estava conseguindo conciliar e então optei por minha carreira de atriz e surf ficou de hobbie.

Fotos: Divulgação

26 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário

Destaque nos esportes radicais a apresentadora e atriz esbanja beleza nos seus 26 anos Rayane tem todo um estido zen: gosta do canto do recreia e da praia da macumba, é eclética quando o assunto é música, sonha em conhecer o Tahiti e como uma boa surfista, prefere o dia do que a noite. Será que isso tem a ver com as ondas que ela pega pelas praias?

O que esperar da segunda fase da novela O Outro lado do Paraiso e a carreira em 2018? Tudo! rs.... Walcyr Carrasco está nos surpreendendo a cada dia Programa Off no canal fechado terá mudanças ? Estou com contrato com a globo até maio. Então só poderei pensar em novos projetos assim q a novela acabar. Como é trabalhar no Canal Off, canal típico desse estilo de vida que voce leva ? Incrível já que pude conciliar Minhas duas paixões que são a TV e as aventuras. Alimentação Voce segue uma dieta para ter esse corpo maravilhoso ? Antigamente não rs mas agora estou seguindo uma dieta super balanceada e regrada. A personagem prostituta em O Outro lado do Paraiso terá uma personalidade forte ou será mais angelical? Ainda não posso definir isto pois ainda estou no aguardo de detalhes do autor Família? é casada? está namorando? Filhos? Solteira rs sem filhos e como toda sonhadora em busca do meu príncipe encantado rs.... Qual a melhor onda ? Qual melhor praia pra pegar essa onda ? Sou suspeita pra falar mas eu amo a Praia da Macumba, afinal é o quintal de casa rs Sonhos o que esperar deles ? Tenho muitos estou em busca de cada um deles seguirei assim já que e isso que move o meu ser. E o Carnaval vai desfilar por qual escola ? Nenhuma ainda... Mas adoraria rs amo samba Qual recado deixa para os leitores da revista Cenário Minas ? Sigam meu exemplo e nunca deixem de sonhar Fotos: Divulgação

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

27 - Cenário Minas


Cenário Rayane Amaral também gosta de filmes de ação e adora viajar pelo mundo. Dá para perceber que a gata tem uma personalidade forte Rayane Amaral é atriz, dublê, modelo, longboarder profissional e waterwoman. Amante da natureza, de esportes e filha do criador da terra, Deus. - Apelido: Ray - Onde Nasceu: Rio de Janeiro - Onde Vive: Recreio dos bandeirantes- RJ - Esporte que Pratica: Surfista profissional, slackline, futevolei - Qual é a sua conexão com os esportes de ação: sou comppletamente apaixonada por esportes de ação, uma prova disso é que trabalho como duble de ação em novelas e filmes - Pico Preferido: canto do recreio e praia da macumba - Trilha sonora para antes do esporte: não tenho um artista ou musica preferida, sou eclética e cada momento para mim tem uma trilha especial-Trilha sonora para “Momentos Off” -Que livro você está lendo? Não tenho muito costume de ler livros, me interesso muito por artigos científicos relacionados ao funcionamento do corpo humano

Fotos: Divulgação

-Viagem dos sonhos: Tahiti -Idolo do “Universo Off”: Silvestre Campe

- Filme Favorito: Filmes de ação. "Busca Implacável”

- Competição ou diversão: já competi por muitos anos, mais hoje prefiro me divertir

-Programa do Canal Off favorito: Brazilian Storm, Diário das Ilhas, Aéreas

-Dia ou noite: Dia

- Um sonho / Objetivo de vida: Continuar viajando e conhecendo lugares incríveis pelo mundo

-Uma virtude- Simpatia -Mania: Acho que não tenho manias (Risos) - Um talento escondido: ??? (Risos) - Maior medo: Perder minha família -De que maneira o esporte te ajuda a manter a boa forma?; sou hiperativa, por isso estou sempre procurando fazer esportes, ou alguma atividade e isso me ajuda a gastar tudo o que eu como rsrs

28 - Cenário Minas

- Uma frase: “Tudo posso, naquele que me fortalece”

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário U2 lança “Songs Of Experience” e ocupa terceira posição da Billboard ]

A ÍTIC

[CR

Felipe José de Jesus - Jornalista *Avaliação do álbum: Cinco estrelas / *Avaliação máxima: Cinco estrelas *Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista_

Sou suspeito para falar, pois acompanho os trabalhos do U2 desde os anos de 1990. Assim, todos os álbuns que eles lançaram desde Achtung Baby (1991), Zooropa (1993) e POP (1997) para cá eu adquiri. Todavia, estava procurando nos últimos discos da banda aquele entusiasmo dos álbuns All That You Can’t Leave Behind (2000) e How to Dismantle an Atomic Bomb (2004) que tanto lotaram estádios no mundo. Só agora com o novo álbum “Songs Of Experience (2017)” mais “bem” produzido que No Line On The Horizon (2009) e Songs of Innocence (2014), consegui ver acender a antiga chama do grupo que estava apagada. A voz de Bono Vox está melhor ainda e a sonoridade das músicas também.

Enquanto o último disco “Innocence” de 2014, traz sons bem próximos dos primeiros discos da banda (anos de 1980), com as canções: Iris (Hold Me Close) e California (There is No End to Love), “Experience – 2017” traz uma energia incrível e o que a banda sabe fazer de melhor: Rock / Pop de primeira qualidade. As canções que mais gostei e indico são: Love Is All We Have Left; Lights of Home; You’re The Best Thing About Me; Get Out Of Your Own Way (feat. Kendrick Lamar); Red Flag Day; The Showman (Little More Better) e The Little Things That Give You Away. Avaliação )) Produzido por Jacknife Lee, Stevie Lillywhite e mais três produtores, não tem a mesma essência do premiado “The Joshua Tree (1987)”, mas mostra um U2 antenado para agradar novos e antigos fãs. O disco (físico) ficou incrível e para os mais aficcionados, uma surpresa, foi lançado também em vinil. Dou cinco estrelas (nota máxima), pois o U2 conseguiu em apenas um álbum, reunir mais de cinco hits e rapidamente ocupar a terceira posição na Billboard. Vida longa aos garotos de Dublin que em seus quase 40 anos de carreira dão muitas alegrias para os seus milhares de fãs. Se você não escutou, confira! Disponível no Spotify e Deezer.

30 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Elvis Aloha From Hawaii com Di Light e banda promete emocionar fãs do Rei Em 2018 o espetáculo Elvis Aloha From Hawaii completará 45 anos de sua exibição. Para comemorar essa data e iniciar as festividades dos 20 anos de fundação do Clube Elvis MG, acontece no Teatro Ouro Minas (Hotel Ouro Minas – Av. Cristiano Machado, 4001 – Ipiranga, Belo Horizonte – MG), no sábado dia 13 de janeiro às 20h, a reexibição do show com o vencedor do “Images Of The King 2017”, o brasileiro Diogo Light, o Di Light e Banda. Ele é um dos melhores e maiores intérpretes do cantor Elvis Presley Depois de quatro décadas da primeira transmissão via satélite para todo o mundo, onde bilhões de pessoas foram alcançadas, BH será palco do grande espetáculo. “Acontecerá a reexibição ao vivo com o Elvis Tribute Art (ETA) ganhador de vários prêmios internacionais, o brasileiro de Porto Alegre, Di Light. Tudo igual ao show que encantou o público em 1973, com luzes, música e banda. Ou seja, quem for para o show vai assistir e se emocionar com Elvis Aloha From Havaii”, disse o produtor Antônio Roque. Aloha From Hawaii certamente foi o maior evento da carreira de Elvis Presley completa Antonio Roque. “É um dos shows favoritos de seus fãs e com toda certeza imperdível! Vale lembrar que o evento é para comemorar os 20 anos de fundação do Clube Elvis MG e claro, uma homenagem dos fãs a esse espetáculo que marcou história”. Beneficente O evento tem fins beneficentes e a verba será destinada para o Lar senhor Bom Jesus que fica no bairro Aparecida em Belo Horizonte-MG. “O espetáculo têm também fins beneficentes para o Lar Senhor Bom Jesus que abriga 25 mulheres idosas em situação de vulnerabilidade”, concluiu Antônio Roque.

Serviço: Show: Elvis Aloha From Hawaii com Di Light e Banda Data: Sábado 13 de janeiro de 2018 Horário: Às 20h Local: Teatro Ouro Minas (Av. Cristiano Machado, 4001 – Ipiranga, Belo Horizonte – MG) Ingressos: Ingresso Premium: R$ 240,00 (ingresso do show + almoço com bebidas não alcoólicas com o artista no domingo) / Inteira: R$ 200,00 / Meia: R$ 100,00 Produção: Clube Elvis – MG / Antônio Roque

Marmitex do Chef Entrega a domicílio

3386-0579 Rua Amanda, 231 - B. Betânia - BH 32 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário

Mineira Samantha Ayara vence The Voice Brasil Da redação Cenário Minas

A mineira Samantha Ayara, de apenas 20 anos, surpreendeu e venceu a temporada 2017 do The Voice Brasil, que teve sua final realizada nesta quinta-feira (21) ao vivo pela Globo. Com a vitória, o sertanejo Michel Teló consegue um inédito tricampeonato no reality musical. Desde que entrou, em 2015, o cantor está invicto e consegue superar os outros técnicos Nesta final, o favoritismo estava com Vinícius D’Black, que fazia parte do time de Carlinhos Brown. Cantor one hit wonder da década de 2000, onde fez sucesso com Sem Ar, a vitória de D’Black era certa após a saída de Mariana Coelho nas semifinais.

Porém, seu desempenho na final foi criticado pelo público nas redes sociais. Enquanto isso, Samantha conseguiu emocionar e se sobressair perante D’Black e as outras finalistas, Carol Biazin (time Ivete Sangalo) e Day (Lulu Santos). Samantha ficou emocionada e agradeceu ao público pela vitória. Em 2016, ela não foi aprovada nas audições às cegas, a primeira fase do The Voice Brasil, e prometeu voltar mais forte. Cumpriu e venceu o programa. Em 2018, o The Voice Brasil já está com edição confirmada. Na finalíssima, Leifert disse que Ivete Sangalo, Michel Teló, Carlinhos Brown e Lulu Santos continuarão como jurados do programa.

Festivais agitam-se. NOS Alive, EDP Cool Jazz e Rock in Rio-Lisboa com novidades Da redação Cenário Minas

Os Franz Ferdinand irão apresentar o novo álbum "Always Ascending" (ed. a 9 de Fevereiro) no NOS Alive. O concerto está marcado para 14 de julho, noite em que os Pearl Jam serão cabeças de cartaz. Além destes, estão confirmados Wolf Alice (12 de julho), Queens of The Stone Age, The National e Two Door Cinema Club (13 de julho); Mallu Magalhães e Real Estate (14 de julho). Os passes custam 149 euros e, de acordo com a organização, Os bilhetes diários têm o preço de 65 euros. A 23 de junho, mas no Rock in Rio-Lisboa, será a vez de os Muse regressarem ao festival por onde passaram em 2008 e 2010. Além da banda inglesa, estão confirmados Bruno Mars para 24 de junho e os Killers para dia 29. Os bilhetes diários têm o preço de 69 euros. No EDP Cool Jazz, David Byrne é a segunda confirmação depois de Gregory Porter. O concerto está marcado para 11 de julho no Parque dos Poetas, enquanto o cantor jazz se apresenta a 20 de julho nos Jardins do Marquês de Pombal, ambos em Oeiras. Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

33 - Cenário Minas


Cenário Primeira edição do Carnaval Kids animará a criançada no Mineirão Indicação de matéria: Felipe José de Jesus - Jornalista *Da redação Revista Cenário Minas (Com dados da Assessoria de Comunicação)

No domingo, dia 11 de fevereiro, o estádio receberá um parque infantil de brinquedos infláveis, além de grandes espetáculos infantis como Miraculous: As Aventuras de Ladybug, Masha e o Urso, e o youtuber Enaldinho Carnaval é sinônimo de cor, alegria, brincadeira e música, ou seja, tudo aquilo que as crianças mais gostam nesta vida. Por isso, aNenety Eventos e o Grupo Armind em parceria com o Estádio Mineirão, estão preparando uma programação especial para que os pequenos desfrutem não só da criatividade em escolher suas fantasias carnavalescas, mas também aproveitem a folia com muita diversão na primeira edição do Carnaval Kids. O evento acontecerá domingo, dia 11 de fevereiro, a partir das 09h, dentro do Gigante da Pampulha (Av. Antônio Abrahão Caran, 1001 - São José) com um parque infantil de brinquedos infláveis, apresentações de espetáculos que darão vida às animações preferidas da criançada, presença VIP de personagens infantis e outros atrativos que garantem reunir adultos e crianças. No palco, a heroína mais querida pela criançada ganha vida e deixa os baixinhos fascinados com a apresentação do espetáculo Miraculous: As Aventuras de LadyBug. As divertidas confusões da duplinha que conquistou o país, Masha e o Urso, também farão parte da programação numa megaprodução que conta com a magia de um cenário rico em detalhes, efeitos e figurinos idênticos à série. E não para por aí não, o jovem youtuber, Enaldinho, sucesso na internet entre o público infanto-juvenil com seus vídeos de pegadinhas, curiosidades, experimentos e desafios também está confirmado para levar muita diversão e descontração aos pequenos foliões. Pela primeira vez na história, o gramado do Mineirão será palco para muita animação em um grande evento carnavalesco voltado para crianças. No espaço, piscina de bolinha, pula-pula, mágico, palhaços, malabares, brincadeiras de rua, brinquedoteca e muitos outros encantos estarão disponíveis num universo de diversão, pensado especialmente para agradar e alegrar o público mirim. Além disso, uma grande estrutura será montada para garantir a segurança e comodidade ao público presente, com guardas particulares e brigadistas de plantão em todo o evento.

Serviço: Carnaval Kids Mineirão 2018 Data: domingo, 11 de fevereiro de 2018 - Horário: 9h às 17h Atrações: parque infantil de brinquedos infláveis, espetáculos Miraculous: As Aventuras de Ladybug, Masha e o Urso, e o youtuber Enaldinho Local: Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caran, 1001 – São José, Belo Horizonte – MG) Os ingressos para a folia já podem ser adquiridos na loja da Nenety Eventos, localizada no Shopping 5ª Avenida (Rua Alagoas, 1314, Piso C, Loja 16, Savassi, BH/MG) ou pelo site www.nenety.com.br pelo valor de R$50 (inteira) ou R$25 (meia). 34 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Informações: (31) 98561-5255 (31) 99126-5236


Cenário Felipe Neto faz apresentação animada do espetáculo “Megafest” em BH/MG Simpático com o público, youtuber, ator e escritor alegrou fãs de várias idades; Livro A Trajetória de Um dos Maiores Youtubers do Brasil é um dos mais vendidos no Brasil Felipe José de Jesus - Jornalista Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista_

Cada vez mais, fica claro que ser um Youtuber, não é para qualquer um e Felipe Neto é um desses exemplos de sucesso. Com cerca de 16.593.859 inscritos em seu canal, ele vem agregando (durante sua trajetória de trabalhos no teatro, escrita e vídeos), novos fãs através de um trabalho primoroso e acima de tudo, inteligente nas redes sociais. Em Belo Horizonte / MG o fenômeno da internet desembarcou no domingo dia 10 de dezembro no Km de Vantagens Hall BH (Avenida Senhora do Carmo, 230 – São Pedro) alegrando diversos fãs que fizeram questão de ver o artista de perto. Além dos fãs, convidados da imprensa também puderam bater um papo com o simpático artista.

Fotos cobertura Felipe Neto: Karla Monteiro (Fotografia)

Ele que recentemente lançou um livro em Belo Horizonte/MG: “Felipe Neto – A Trajetória de Um dos Maiores Youtubers do Brasil”, vem se destacando também por ser um dos influenciadores digitais que oferece um espetáculo que

agrada a toda família. Em sua nova turnê nomeada de Megafest, o youtuber interagiu com o público com brincadeiras e muita emoção. Os jovens presentes no espetáculo no KM Vantagens Hall, foram ao delírio com seu carisma e acima de tudo, atenção. Atualmente, ele ocupa o primeiro lugar do YouTube Brasil em número de visualizações. Além disso, também está no segundo lugar em número de inscritos do ranking nacional com seus vídeos informativos e também com pitadas polêmicas. Trajetória em destaque )) A obra “Felipe Neto – A Trajetória de Um dos Maiores Youtubers do Brasil” compartilha sua história, desde o anonimato. Em declaração a imprensa nacional, ele disse que esse foi um dos trabalhos mais prazerosos. “Foi um dos trabalhos mais prazerosos da minha vida. Rever minhas fotos de infância, voltar à casa da minha mãe, poder contar em detalhes coisas que nunca havia contado tudo isso foi incrível para mim”, conta. Quem adquirir a obra vai entender que o que aconteceu com ele, pode acontecer com qualquer um. “Quem ler o livro vai poder conhecer não só a minha trajetória, mas, principalmente, entender como eu não sou mais especial que ninguém. O que aconteceu comigo pode acontecer com qualquer um, basta se esforçar mais, mergulhar de cabeça quando todos dizem que você deve fazer só o que é seguro e certo”, disse. Mais vendidos do Brasil )) Quebrando recordes, Felipe Neto é mais do que apenas um sucesso. Após lançar seu aplicativo e liderar, no mesmo dia, o ranking dos apps mais baixados da Apple Store, ultrapassando Whatsapp, Facebook e Instagram, o livro do influenciador já conquistou o primeiro lugar da categoria infanto-juvenil de 2017, em apenas cinco semanas, deixando para trás o fenômeno mundial Harry Potter e a estrela teen Larissa Manoela. Fora isso, o livro é um dos mais vendidos no Brasil encabeçando as listas da Revista Veja e do site PublishNews, com 56.593 exemplares. Na classificação geral do país, conquistou a 13ª posição, no mesmo período. Vale a pena conferir a obra.

36 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Viva o artista! Chico Buarque faz show memorável no Palácio das Artes em BH Temporada de apresentações de “Caravanas” faz revisitação de músicas marcantes da carreira do cantor; Tom Jobim foi homenageado no show

Jornalista Responsável BH - *Felipe José de Jesus *Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista_

O que não faltou também foi homenagem no show. Tom Jobim (seu mestre maior na música) foi lembrado com emoção e muita alegria por Chico. Ele que já fez algumas parcerias com Tom, cantou Retrato em Preto e Branco (Chico Buarque Volume 3º – 1968) e acompanhado por um coro, ele fez questão de falar do artista ao qual é muito fã. Além de Retrato em Preto e Branco, Partido Alto, sucesso conhecido do álbum Caetano e Chico Juntos (1972) foi também cantada e aplaudida pelo público de pé.

O que praticamente 60 anos de carreira pode trazer na vida de um artista? Cansaço, desgaste, desânimo e com certeza uma vontade imensa de sumir dos palcos para se focar em pequenas apresentações. No Brasil temos artistas que seguiram esse rito, mas poucos que foram para a direção contrária como Chico Buarque, que na casa dos seus 70 e poucos anos de idade, continua com a vitalidade de um jovem, o gás de um menino e a inspiração de um poeta ‘ainda’ em busca de respostas para um Brasil Sempre bis )) melhor. Após suas horas de show, Chico apresentou sua Prova disso foi o show de “Caravanas” apresentado banda para o público e se despediu. Ou tentou a na quinta feira, dia 14, no Palácio das Artes (Av. despedir, pois aos gritos de “Chico, Chico!”, ele e Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte – MG). banda retornaram ao palco para cantar Futuros Com casa lotada (o artista que ficou de 13 até o dia 16 Amantes (Para Todos-1993). Logo após ele saiu do de dezembro em BH), deu um banho de simpatia e palco, mas mais uma vez ovacionado pelos fãs, ele arrancou o que poucos artistas da atualidade acabou não resistindo e retornou ao palco para o conseguem: emoção, alegria e um misto de euforia no fechamento triunfal com a canção Para Todos (Para público (de 20 a quase 70 anos de idade) que fez Todos-1993) homenagem ao amigo Tom Jobim. questão de estar no show dele que é um dos maiores A c o m p a n h a d o p e l o p ú b l i c o e l e a g r a d e c e u expoentes da Música Popular Brasileira (MPB). estendendo a mão para “os sortudos” que estavam na primeira fileira e como um “garoto animado e Revisitando canções que marcaram sua carreira nos agradecido” passou rapidamente cumprimentando a anos de 1970 e 1980, como Malandro (Opera do todos. Para os que não foram, uma lástima, mas para Malandro-1979); Vitrines (Almanaque-1981) e os que foram, a chance de fechar o ano de 2017 com também canções de seu 23° álbum de estúdio, um show memorável e acima Caravanas (2017), Chico Buarque e banda fizeram uma apresentação “quase intimista”. No palco o *Fotos cobertura artista agradeceu sua neta Clara Buarque pelo “duo” do show: Felipe na canção Dueto (música gravada com Nara Leão e de Jesus *Jornalista esteve lançada em 1980) e, Massarandupió, bela faixa que presente no show traz Chico Brow, seu neto (filho de Carlinhos Brow), Caravanas em Belo Horizonteesbanjando todo o seu talento na letra. Ambas as MG músicas fazem parte do disco Caravanas.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

37 - Cenário Minas


Cenário É MAIS QUE UM AEROPORTO É A SUA MAIS NOVA OPÇÃO DE COMPRASE LAZER.

www.bh-airport.com.br

+ Gastronomia + Conveniência + Compras + Lazer + Serviços O Aeroporto Internacional de BH está se transformando no seu mais novo ponto de encontro. São lojas de grandes marcas, várias opções de gastronomia, conveniência e serviços.

Venha se surpreender.


Cenário

Maria Alcina se apresenta na abertura do VAC 2018 Da redação Cenário Minas

Cantora é a convidada da Orquesta Atípica de Lhamas junto com a Cia. Café com Dança; apresentação será no SESC Palladium com ingressos a preços populares O Verão Arte Contemporânea desembarca em Belo Horizonte a partir deste final de semana. A abertura da 12ª edição do evento será realizada no domingo, 7 de janeiro, às 19h, no SESC Palladium (R. Rio de Janeiro, 1046, Centro). A Orquesta Atípica de Lhamas convidou a cantora Maria Alcina e a Cia. Café com Dança para o show de abertura. Os ingressos para a abertura do VAC custam R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia). A proposta do espetáculo de abertura é valorizar a cultura da América Latina, integrando música e dança. Com 40 anos de estrada, a mineira Maria Alcina ganhou os holofotes de todo o país ao se apresentar no Festival Internacional da Canção, em 1972, no Maracanãzinho, onde eternizou a música “Fio Maravilha”, de Jorge Ben Jor. A artista chama atenção pela voz grave e potente e as roupas Foto: Divulgação exuberantes que usa nos palcos. Alcina é dona dos hits “Prenda o Tadeu”, “Bacurinha”, “Alô, Alô”, entre outros. VAC 2018 Atualmente, a artista roda o Brasil com o show “Espírito de Tudo”, nome do seu CD lançado em 2017 com a releitura de O Verão Arte Contemporânea será realizado de 7 de janeiro a 4 de fevereiro, dez canções da obra de Caetano Veloso. em 11 espaços culturais de BH, além de Já a Orquesta Atípica de Lhamas, derivada do Bloco Cómo Te uma apresentação em Ibirité e Contagem. Lhama?, mescla estilos latinos e brasileiros. Com três vocais Serão 29 dias de teatro, dança, artes principais e uma instrumentação diversa, a orquesta enfoca a visuais, gastronomia, arquitetura, cinema, cumbia, ritmo de origem colombiana, mas passeia por estilos literatura, música, moda e também como reggaeton, ragga, lambada, guaracha, e quarteto. A discussões políticas com o M.A.R.P. Orquesta é formada por 17 musicistas e músicos que têm Idealizado e realizado pelo Grupo Oficcina como interseção o carnaval e a paixão pelo cumbia, muitos Multimédia (GOM), que está completando deles integrantes de importantes grupos musicas e teatrais de 40 anos de trajetória, o evento reafirma BH, como INCONILI, Pequena Morte, A Fase Rosa, Djalma seu compromisso de incentivar a Não Entende de Política, Frito na Hora, Chama o Síndico, pesquisa e a experimentação nas artes, Roda de Timbau, Juventude Bronzeada, Alcova Libertina, valorizando a criação artística local e trazendo novidades a cada edição. Boa Couro Encantado e Trampulim. parte da programação do VAC tem preços Na abertura do VAC, participarão os bailarinos Welbert Melo, populares e algumas atrações possuam entrada gratuita. Lucas Addayan, Alice Baêta e Ana Claudia Maldonado.

Serviço: Orquesta Atípica de Lhamas convida Maria Alcina e Cia. Café com Dança Atrações: Orquesta Atípica de Lhamas, Maria Alcina e Cia. Café com Dança Local: Grande Teatro do SESC Palladium (R. Rio de Janeiro, 1026, Centro) Data: 7 de janeiro, domingo Horário: 19h Ingressos: R$ 2,00 (inteira) R$ 1,00 (meia) Informações: www.veraoarte.com.br /2018 (31) 3221-6200 ou (31) 98809-9792

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

39 - Cenário Minas


Cenário Agnaldo Timóteo comemora 81 anos de idade e 52 de Sucessos Da redação Cenário Minas

Foto: Divulgação

A proximidade entre Agnaldo Timóteo e Cauby Peixoto vem desde os anos 50, época em que Agnaldo ainda era um torneiro mecânico sonhando um dia ser um cantor popular conhecido em todo Brasil. Nessa época, Agnaldo era conhecido como o “Cauby Mineiro” porque defendia todo o repertório de seu ídolo nos programas de Rádio de Belo Horizonte. Hoje, aos 81 anos, sendo 52 deles de sucesso, Agnaldo vê realizado seu sonho de homenagear Cauby no disco “Obrigado, Cauby”, um tributo sincero e gravado à moda antiga com direito a orquestra de cordas e metais. No repertório, os grandes sucessos de Cauby, como “Ninguém é de Ninguém”, “A Pérola e o Rubi”, “Tarde Fria”, “Bastidores” e, é claro, “Conceição”.

Homenagem a Cauby Peixoto marca as comemorações de seu aniversário Agnaldo Timóteo nasceu no dia 16 de outubro de 1936 em Caratinga, Minas Gerais. Filho de José Timóteo e Catarina Maria, estudou até o terceiro ano primário, e aos 14 anos já trabalhava como torneiro mecânico no DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem). Aos 16 anos, mudou-se para Governador Valadares (MG), onde passou a trabalhar no DER/MG e em outras oficinas até 1955, quando iniciou a luta pelo seu espaço em Belo Horizonte, com apoio de Aldair Pinto, nos principais programas de calouros das rádios Inconfidência, Itatiaia, Mineira e Guarani. Em 1960, com a perda do seu irmão Carlos, voltou para Caratinga, onde permaneceu até o final do mesmo ano, quando mudou-se em definitivo para o Rio de Janeiro, época em que estreou no disco: um 78 rotações com “Sábado no morro” e “Cruel Solidão”. Nada aconteceu. Dois anos depois, foi contratado pela Philips e gravou o compacto duplo “Tortura de Amor”. A gravadora não acreditou no trabalho, e as 180 cópias foram vendidas de mão em mão pelo próprio artista. O ano de 1965 veio repleto de vitórias em sua carreira artística. A partir do momento em que defendeu o primeiro lugar no “Rio Hit Parade” (programa produzido por Jair de Taumaturgo, na TV Rio) com a balada “The House of the Rising Sun”, sucesso do grupo The Animals, começou a arrebatar todos os prêmios até ser contratado pela Odeon, onde estreou com o LP “Surge Um Astro”, um marco de vendagens para a indústria fonográfica naquele ano. Foto: Divulgação

40 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário

Foto: Divulgação

Começou, então, a gravar versões para o português dos maiores sucessos das paradas mundiais (Aline, Que Cést Triste Venice, Amore Scusami, La Mamma, Io Che Non Vivo Senza Te, etc...), até que em 1967 ganhou do rei Roberto Carlos a canção “Meu Grito”, seu maior sucesso até hoje. Aliás, de Roberto e Erasmo, Agnaldo ganhou mais três canções nos anos seguintes (“Deixe-me Outro Dia, Menos Hoje”, “Os Brutos Também Amam” e “Frustrações”). Embora nunca tenha investido na sua carreira internacional, Timóteo viajou por mais de 32 países, entre os quais EUA, Alemanha, Itália, França, Angola, Argentina, México, África do Sul, e se apresentou em todos eles. Gravou quatro LPs em espanhol e colecionou dezenas de sucessos marcantes conhecidos de norte a sul no Brasil. Em 1982, mesmo sem nenhuma ligação política, foi eleito deputado federal com a maior votação da história deste país, em primeiro mandato. Obteve 503 mil votos de um eleitorado de seis milhões. Artisticamente, nunca deixou a carreira de lado. Em 1985, depois de 20 anos contratado pela EmiOdeon, foi dispensado e gravou nas companhias 3M, Continental/Warner, Som Livre, Sony Music. Realizou, ainda, três discos independentes que ele mesmo vendeu num total de 100 mil cópias no seu projeto “CD Rua”. Em 2012 concorreu ao Prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor cantor popular pelo álbum "A Força da Mulher" e lançou no ano seguinte dois álbuns: o religioso "Minha oração" e "Recuerdos de mi Juventud", com clássicos da música latina dos anos 40 e 50. Em 2015 celebrou seus 50 anos de carreira com o DVD "50 Anos na Estrada Asfaltada", ao lado de Angela Maria, Cauby Peixoto, Alcione, Claudette Soares e Martinha. A sua personalidade autêntica e polêmica o transformou numa das figuras mais admiradas e respeitadas do Brasil. Não há quem não o conheça, seja pelo artista de voz inconfundível, pelo político de grande prestígio, ou pelo seu temperamento explosivo, que Roberto e Erasmo Carlos tão bem retrataram em “Os Brutos Também Amam”.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

41 - Cenário Minas


Revista Cenário Minas -Janeiro 2018  

Revista Cenário Minas -Janeiro 2018 - a publicação se notabiliza pela absoluta isenção editorial e é uma revista regional de variedades que...

Revista Cenário Minas -Janeiro 2018  

Revista Cenário Minas -Janeiro 2018 - a publicação se notabiliza pela absoluta isenção editorial e é uma revista regional de variedades que...

Advertisement