__MAIN_TEXT__

Page 1

Cenรกrios Revista Digital

Nยบ 47 - Dezembro/2020

Heartbreakers Rui Marcos de Portugal para o mundo


Cenários Revista Digital

Redação e Administração: Av. Prof. Cândido Holanda, 70/405 - São Bento Belo Horizonte - MG - Cep: 30350-340 Tel.:(31) 99126-5236 - www.cenariominas.com.br Lives: @revistacenariominas E-mail.: cenarionegocios@gmail.com Jornalistas Responsáveis: Geraldo Félix de Almeida Júnior - Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) 09430 JP/MG // Federação Internacional de Jornalista (FIJ) BR 17273 Felipe José de Jesus - Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) 15.263 JP/MG // Federação Internacional de Jornalista (FIJ) BR 17267 Priscilla Silvestre - @prisilvestre_ (SP) / Robhson Abreu - @jornaldebelo (BH) / Maria Pericás - @mariapericas (RJ) / Flávia Albaine - @flavia_albaine (RO) / Sérgio Steiner @sergiosteirner (Salvador-BA) Site e Programação: Lucas Vanderlei Filiado nas Associações:

Os artigos são de responsabilidade dos autores e não refletem a opinião da Revista digital Cenário Minas (Revista digital Cenários). A Cenário Minas também não se responsabiliza pelo uso de suas informações no site e na Revista. As fotos das matérias são enviadas por Assessorias e/ou divulgação, sempre com o crédito informado.


04

ACESSIBILIDADE

revista digital CENÁRIOS

Juntos pela Inclusão Social torna-se referência na luta pela inclusão social da pessoa com deficiência Em

Por Flávia Albaine - avia_albaine

novembro, a Defensora Pública de RO e criadora do Juntos pela Inclusão Social, Flávia Albaine, apresentou e mediou mais um evento de grande valor para a proposta que vem desenvolvendo desde a criação do seu projeto, desta vez o debate “Reflexões sobre a Nova Política Especial”. Na ocasião, a live foi transmitida pelo canal do YouTube do Juntos pela Inclusão Social e Flávia com mais três participantes dos meios jurídicos, educacional e dos Direitos Humanos (duas delas também mães de crianças com deficiência), expuseram seus posicionamentos, opiniões e situações vividas na prática diante da temática. Diversas pessoas acompanharam o evento, fazendo perguntas, deixando depoimentos com seus conceitos diante da Nova Política Nacional de Educação Especial (PNEE), onde a transmissão

contou com os recursos audiovisuais, descrições para pessoas com deficiência visual e tradução simultânea em Libras. Entretanto, esse é mais um dos muitos feitos de Flávia Albaine com o seu projeto, que já chega a quase três anos de luta pela inclusão social. Nascido em Rondônia, mais especificamente em Colorado do Oeste, uma cidade de um pouco mais de 18 mil habitantes, o Juntos pela Inclusão Social veio juntamente à Defensora Pública com raízes no Rio de Janeiro, sua cidade natal, já que teve em seu pai a grande inspiração para essa luta em prol dos vulneráveis.

com deficiência por conta de uma doença e eu cresci vendo as dificuldades e os preconceitos que ele enfrentou. Aquilo me deu a certeza de que eu queria dar a minha contribuição e lutar pela inclusão social”, conta. Atualmente, ela é um grande nome de referência quando se fala em inclusão social, não somente em Rondônia, mas em todo o Brasil. Em Rondônia, o Juntos pela Inclusão Social promove palestras, debates, rodas de conversa, seminários e diversos eventos para levar informação, reflexão e, principalmente, orientação às pessoas.

“Quando eu tinha 10 anos meu pai se tornou pessoa

O “1º Seminário sobre Autismo de Colorado do Oeste” foi um marco e também fruto da organização do núcleo da Defensoria Pública de RO em Colorado do Oeste, pelas mãos da Flávia Albaine, tendo como colaboradores o núcleo do Ministério Público do Estado de Rondônia em Colorado do Oeste, o Tribunal de Justiça de Colorado do Oeste, além da AMDEPRO (Associação dos membros da Defensoria Pública de RO). Realizado no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), teve a presença de palestrantes das áreas da pedagogia, psicologia, terapia ocupacional e da própria Defensoria Pública para esclarecer, levantar questões e proporcionar à população mais conhecimentos sobre o tema. www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


05

ACESSIBILIDADE

“O seminário objetiva o esclarecimento e a troca de informações da população de Colorado do Oeste sobre o autismo, atingindo, assim, um dos objetivos da Defensoria Pública, que é a promoção dos Direitos Humanos”, cita Flávia. Desde a palestra “O poder da mulher na sociedade atual”, em que Flávia falou com uma plateia majoritariamente de público f e m i n i n o s o b r e o empoderamento da mulher, a questão do estupro, das situações de vulnerabilidade em que elas muitas vezes nem se dão conta, da igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres, até as rodas de conversa sobre autismo, em que a ela recebe pais, mães, profissionais da área da educação e da saúde, conselheiros tutelares, secretários municipais, entre outros, para juntos discutirem o que pode ser melhorado nesse sentido em Colorado do Oeste, de acordo com Albaine, o objetivo é sempre esclarecer os direitos destas pessoas.

Defensoria Pública, que é a promoção dos Direitos Humanos “Dentre elas as situações relativas aos tratamentos adequados, além de traçar planejamentos do itens que ainda precisam ser alcançados em prol deste grupo de pessoas do município”, elucida. E isso se consolida cada vez mais, principalmente na parceria com a AMA Cone Sul, o grupo de mães locais de crianças e adolescentes autistas criado em 2020. O Juntos pela Inclusão Social já atua em conjunto dessas mulheres desde que Flávia iniciou suas atividades em Rondônia.

revista digital CENÁRIOS

Setembro Verde: o capacitismo em pauta Para o Setembro Verde de 2 0 2 0 , e m q u e o s acontecimentos presenciais do mês oficial da luta pela inclusão social ficaram restritos por conta da pandemia da Covid-19, o Juntos pela Inclusão Social promoveu uma série de eventos e homenagens de forma on-line, no YouTube e Instagram do p r o j e t o , c o m f o c o principalmente no tema capacitismo. Então, foram exibidos diversos vídeos de pessoas com deficiência de diferentes classes sociais, profissões e raças, contando um pouco de suas trajetórias, para que todos pudessem conhecer suas histórias. No meio do mês foi feito um debate on-line sobre capacitismo, mais uma vez dando vez e voz não só aos dois participantes – tendo Flávia como mediadora, mas também aos que puderam acompanhar a live. A plateia virtual conseguiu interagir com perguntas, colocações, dúvidas sobre o tema e, posteriormente, entrar em contato com os participantes pelas suas redes sociais oficiais, já que a grande proposta do projeto sempre é a de ampliar conhecimentos e mostrar à sociedade que a inclusão social é um dever de todos. “Em que pese a importância dos estudos acadêmicos, precisamos ouvir o que as pessoas com deficiência têm a dizer sobre esse tema. Portanto, o debate sobre capacitismo foi exatamente para isso”, ressalta Flávia.

Presença marcante, pois estamos “juntos pela inclusão social” E quando não realiza, o Juntos Pela Inclusão Social sempre faz questão de apoiar ou participar dos eventos, partindo da premissa de que a união de todos é sempre muito bem-vinda, principalmente quando se trata da inclusão social. Um dos exemplos é o seminário “Precisamos falar de Síndrome de Down”, ocorrido no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO). Como uma das três palestrantes convidadas, Flávia escolheu o tema “Síndrome de Down: uma reflexão para a inclusão escolar” e esclareceu para a plateia de mais de 150 pessoas os pontos que também observa em seu dia a dia na comarca de Colorado do Oeste (RO), como Membro da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e em sua vivência como fundadora do projeto “Juntos pela Inclusão Social”. “Dentre as medidas de inclusão escolar estão o atendimento em classe comum (como regra) complementada por salas de apoio, adaptação (e não a flexibilização) do conteúdo programático, assim como a tecnologia assistida”, pontua. Além de todo o trabalho desenvolvido em eventos, o Juntos pela Inclusão Social é uma grande fonte de informação e um canal de apoio à sociedade nas suas redes sociais, que são a Fan Page, o Instagram e o Canal do YouTube.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


06

ACESSIBILIDADE

revista digital CENÁRIOS

Quem é Flávia Albaine? Bacharel em Direito pela UFRJ (2008), é mestranda na Universidade Federal de RO e especialista em Direito Privado pela UERJ (2016). Atualmente é Defensora Pública do Estado de RO, colunista de educação em direitos da Revista Cenário Minas (desde maio 2018), membro integrante da Comissão de Pessoas com Deficiência e Comissão dos Direitos da Mulher da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (desde julho 2018) e criadora do Projeto Juntos Pela Inclusão Social - www.facebook.com.br/juntospelainclusaosocial/

@juntospelainclusaosocial.

Flávia Albaine também é colaboradora de diversas publicações, como o Portal Justificando, onde tem seus artigos “Deficiência: uma característica da pessoa ou da sociedade?” e “Crianças e adolescentes com deficiência estão incluídos no Direito Universal à Educação?”, assim como a revista acadêmica Teoria Jurídica Contemporânea, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com o artigo “O conceito de pessoa com deficiência e a proposta de um diálogo de cortes: análise do seu significado na Corte Interamericana de direitos humanos e na jurisprudência dos tribunais superiores brasileiros”. Também atua como colunista fixa de educação em direitos das Revistas Cenário Minas e Statto, onde busca disseminar o máximo de informação possível, pois acredita que é por meio do conhecimento que o panorama do preconceito que ainda permeia a sociedade diante da inclusão social possa melhorar. “Sabendo da importância da inclusão e cientes de seus direitos e de como buscá-los, a população luta para que eles sejam cumpridos perante as autoridades responsáveis. A inclusão não deve ser apenas uma ideologia bonita: é um dever jurídico e a sociedade precisa se estruturar para respeitar isso”, finaliza.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


07

NEGÓCIOS

revista digital CENÁRIO MINAS

Tang anuncia relançamento com nova fórmula e embalagem Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

Desde o começo do ano, Tang, To d a líder no segmento de bebidas em pó, tem anunciado uma série de inciativas que reforçam seu propósito de se colocar como aliada de mães, pais e responsáveis na criação dos pequenos, pois acredita que a construção de bons hábitos e valores é efetiva para que se tornem adultos que farão do mundo um lugar melhor. Dando continuidade a esse posicionamento, neste mês, Tang anuncia sua nova fórmula, que ganha um componente importante, a vitamina D, que se soma à já presente vitamina C.

essa transformação protagonizada por Tang envolve profundo conhecimento dos hábitos dos consumidores. A marca ouviu dois mil brasileiros em uma pesquisa intitulada “Liquimetrics”, para entender os seus hábitos de ingestão de líquidos, os volumes diários consumidos, o que “motiva” a sede das pessoas, além dos perfis de consumidores que a categoria de bebidas tem.

“Essa investigação foi muito rica. Descobrimos quais são as principais motivações da ingestão de líquidos e com isso, entendemos que Tang entrega um produto parceiro da refeição, uma bebida leve e ideal para compartilhar, que as crianças amam, e as mães aprovam”, conta Paloma Di Santo, Diretora Associada das Marcas Tang, Clight e Fresh na Mondelēz Brasil.

Além da nova fórmula, Tang também traz uma nova embalagem, que destaca os sabores do produto e reforça os claims “baixo teor de açúcares e sódio”, em uma iniciativa informativa para auxiliar os pais Com esse direcional, a marca em boas escolhas no seu dia a dia. também investe em estreitar sua

conexão com as famílias e tem trabalhado para atender às expectativas de pais e mães millennials, conexão com as famílias e tem trabalhado para atender às expectativas de pais e mães millennials, que são superconectados e altamente exigentes na busca de boas opções que impactem o futuro dos seus filhos. “Essa mudança na composição de Tang é um movimento importante da marca para atender aos anseios desse público”, afirma Paloma. O relançamento acontece, estrategicamente, próximo ao verão, período especialmente importante para o mercado de bebidas frias. Aproximadamente um terço das vendas da marca acontece durante os 3 meses mais quentes do ano.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


08

CULTURA

revista digital CENÁRIO MINAS

Bradesco Cultura disponibiliza conteúdo exclusivo de OSGEMEOS Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

A plataforma Bradesco Cultura recebe, com exclusividade, uma galeria de fotos da mostra OSGEMEOS: Segredos, que está em cartaz na Pinacoteca de São Paulo (www.pinacoteca.org.br) até 22 de fevereiro de 2021.

Com o compromisso em democratizar a arte e a cultura e levar conteúdos regionais de qualidade para todo o Brasil, o Bradesco lançou recentemente a plataforma digital ‘Bradesco Cultura’, que reúne materiais de diversas iniciativas culturais que contam com o patrocínio do banco, divididas em cinco pilares: Artes Visuais, Concertos, Entretenimento, E v e n t o s R e g i o n a i s e Te a t r o s e Musicais.

O álbum vai compilar o melhor da exposição, democratizando o acesso ao conteúdo para aquelas pessoas que estão fora de São Paulo ou que ainda preferem não Além da galeria exclusiva de sair de casa. OSGEMEOS: Segredos, o público Com acesso inteiramente gratuito t a m b é m t e m a c e s s o a u m pelo Bradesco Cultura, o público minidocumentário exclusivo sobre poderá conferir algumas peças Totem, o próximo espetáculo do Cirque desta que é a primeira exposição du Soleil no Brasil; um passeio guiado panorâmica da dupla de artistas p e l a e x p o s i ç ã o “ A c e r v o e m formada pelos irmãos Otávio e Transformação” com o diretor artístico Gustavo Pandolfo. A mostra na do MASP, que retrata as obras Pinacoteca conta com mais de 60 expostas nos cavaletes de cristal Lina trabalhos entre pinturas, esculturas Bo Bardi; e a obra de Romeu e Julieta e intervenções, sendo 50 inéditos de Tchaikovsky, tocada coletivamente por músicos do Theatro Municipal. ou nunca exibidos no país.

Já na seção #tbt cultural é possível relembrar momentos importantes de patrocínios do Bradesco ao longo dos anos, como a exposição ‘Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas no México’ e ‘Gaudí: Barcelona, 1900’, que aconteceram respectivamente em 2015 e 2016 no Instituto Tomie Ohtake. O ‘Bradesco Cultura’ pode ser acessado pelo link cultura.bradesco.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


09

TURISMO

revista digital CENÁRIO MINAS

Conheça a cidade histórica de Patara, casa de São Nicolau Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

Patara está localizada entre Kalkan (Antalia) e Fethiye (Muğla), na parte sudoeste do Vale Xanthos, dentro dos limites da aldeia Ovagelmiş. Nos tempos antigos, teve papel principal na criação de uma sociedade pioneiramente democrática, sendo um local histórico de inspiração e cooperação social. Os achados arqueológicos revelados em escavações recentes indicam que a história da cidade remonta à Idade do Bronze, sendo considerada uma das mais importantes da antiga civilização Lícia, e a porta de entrada para o Mar Mediterrâneo no Vale do Xanthos. Acredita-se que foi fundada por Pataro, filho de Apolo, e na sequência conquistada por Alexandre Magno, em 333 a.C. Também já esteve sob domínio dos Ptolomeus do Egito, no século III a.C., que a ampliaram e lhe deram o nome de Arsinoé. Durante uma visita à Turquia, é possível seguir os passos de São Nicolau, visitando todos os povoados em alguns dias, e desfrutando da beleza natural e do patrimônio histórico que eles oferecem.

Ruínas históricas e longo litoral com tartarugas completam o charme da cidade mediterrânea O ontem, o hoje e o amanhã em um só lugar

Patara ganhou seu destaque como porto, onde os grãos transportados da Anatólia para Roma eram armazenados e conservados. Depois de ganhar sua autonomia de Roma e sua liberdade dos rodianos em 168/167 a.C., Patara se tornou a capital da Liga Lícia. Na Antiguidade, foi famosa por seu importante oráculo de Apolo. Para receber as inspirações divinas, elegeram a sacerdotisa Pitonisa que inalava os vapores e falava palavras que eram interpretadas pelos sacerdotes. Mas a região foi cristianizada logo no início do Cristianismo, e ali nasceram vários bispos da Igreja primitiva. São Nicolau, nosso hoje tão conhecido Papai Noel, nasceu e viveu por lá, onde se tornou bispo, conquistando santidade.

Por toda a cidade, ruínas da cidade antiga e relíquias de vidas passadas se misturam à natureza. Debruçada sobre o mar, junto à foz do rio Xanthos e rodeada por colinas e vales, Patara possui uma praia de 12 km de extensão, onde as tartarugas Caretta-Carettas botam seus ovos. Antigamente, a cidade ostentava um porto natural e seu destino estava ligado ao mar. Grandes pensadores, líderes e espiritualistas da época, se aproximavam da cidade para sentir a conexão quase mística com o mar, uma tendência que continua na Patara de hoje.

Como chegar? O aeroporto internacional de Antalia tem voos regulares, bem como voos fretados de uma grande variedade de países. Patara também pode ser visitada por ônibus e micro-ônibus que partem do centro da cidade de Antalia, a 230 km de distância. Outra opção é pelo aeroporto internacional de Dalaman, que fica a 125 km de distância.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


12

NATAL

revista digital CENÁRIO MINAS

Natal do Bradesco está confirmado em novo formato

Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

Para atender as normas de

edições anteriores do espetáculo, plano de saúde e de aulas de educação musical. distanciamento social que ainda como ex-coralistas, equipe de A musicalização normalmente tem início no começo do estão vigentes em Curitiba, o produção e público. segundo semestre e vai até o fim de outubro. Em novembro, Bradesco anuncia um novo formato para celebrar a 30ª O site do Natal, que vai ao ar em começam os ensaios para o espetáculo de Natal. edição do Natal do Palácio n o v e m b r o , t r a r á m u i t a s A v e n i d a , u m d o s m a i s oportunidades de interação com o Diante da importância das aulas - que contribuem para o tradicionais espetáculos do público, que serão comunicadas desempenho escolar, para a interação social e para a país. Com o tema “A Grande na ocasião do lançamento. Com a valorização do indivíduo -, o programa se reinventou e o H i s t ó r i a d e N a t a l ” , a transmissão do evento sendo compromisso com as crianças foi mantido. apresentação será um show realizada de forma online, o Banco especial, que será gravado e conseguirá democratizar ainda Durante a pandemia, as aulas de educação musical estão então transmitido no dia 19 de mais o espetáculo, levando-o para acontecendo de maneira online com a equipe da maestrina Dulce Primo. dezembro no site do Natal do todo o país. Palácio Avenida. Tradicionalmente, o coral natalino A celebração contará com a é c o m p o s t o p o r c r i a n ç a s e Serviço: adolescentes de instituições de participação de artistas brasileiros e será um tributo às a c o l h i m e n t o a p o i a d a s p e l o O que: Natal do Bradesco 2020 P r o g r a m a E d u c a ç ã o , d o três décadas do evento, com Quando: 19 de dezembro – apresentação única B r a d e s c o , q u e p r o m o v e muita música e resgate de Horário: 20h15 h i s t ó r i a s d e p e s s o a s q u e desenvolvimento educacional e Onde: site www.nataldopalacioavenida.com.br participaram ou assistiram psicossocial através da oferta de

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


00 13

TURISMO INCLUSÃO

revista digital CENÁRIO MINAS

Rio Quente terá Natal iluminado e espetáculos para toda a família Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

Com o objetivo de resgatar os bons sentimentos, a esperança, a alegria e os sonhos, o Natal 2020 no Rio Quente será ainda mais iluminado e repleto de shows e música. Um dos destaques será o Espetáculo musical "Turminha da Zooeira Especial de Natal". Acolhedor e divertido, o show levará os personagens a se aventurarem na missão de salvar o Natal. E não será só a turminha a animar os hóspedes, durante todo o mês, os divertidos e atrapalhados mascotes natalinos, Ding & Dong, trarão ainda mais entretenimento.

Tudo pensado com o maior cuidado para que todos possam ter um momento especial em família e celebrar a vida, o amor e o cuidado", afirma Flávio Monteiro, Diretor de Operações da Aviva.

Hot Park

O Hot Park, maior parque aquático da América Latina e n o n o n o r a n k i n g " To p 2 0 Parques Aquáticos do Mundo", também investirá na temática do Natal e proporcionará a hóspedes e clientes day user atividades temáticas recreativas e uma Parada A m ú s i c a t a m b é m e s t a r á Lúdica com Charanga Natalina presente na programação com da Turminha da Zooeira. as apresentações do Coral Natalino, da Orquestra dos O Rio Quente proporciona 24 Fuzileiros Navais durante o Pôr horas de lazer e diversão para do Sol Sinfônico e nas Ceias toda a família, que tem à com som ao vivo. E na noite de disposição três parques: o Hot Natal é a vez do Pop Noel Park, com a maior praia de encantar adultos e crianças. águas quentes do Brasil; o Parque das Fontes, que «Teremos oficina recreativa concentra oito nascentes de infantil de biscoitos natalinos, águas quentes correntes e cartinha ao Papai Noel e, claro, a naturais renovadas a cada 20 chegada do Papai Noel e minutos e o Eko Aventura Park, entrega de presentes. que oferece atrações para

todas as idades e adeptos de esportes de aventura. São 497 m² em meio à natureza exuberante do cerrado brasileiro na cidade de Rio Quente (GO), localizada a 27 minutos do aeroporto de Caldas Novas.

Vale destacar que o Rio Quente segue rígidos protocolos de segurança, de acordo com os melhores empreendimentos de turismo do mundo, inclusive com a chancela do selo Turismo Responsável, criado pelo governo federal do Brasil. As informações completas sobre as novas medidas podem ser encontradas no site .

Serviço: Pacote Hospedagem - De 20 a 27 de dezembro de 2020 Hotel Pousada - A partir de 10x de R 877 Todos os pacotes podem ser pagos em 10x sem juros. Em Rio Quente, está incluso no valor: meia pensão com café da manhã e almoço, e acesso ao Parque das Fontes e Hot Park. Preços promocionais sujeito a disponibilidade e reajuste sem aviso prévio.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


14

REDES SOCIAIS

revista digital CENÁRIO MINAS

Vender pelas redes sociais sem colocar preço é crime e pode dar até prisão Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

As redes sociais viraram vitrines para produtos e serviços e, com a pandemia do coronavirus, mais lojas adotaram a prática de anunciar nas plataformas online. Se você é um adepto das redes já deve ter deparado com uma publicação dizendo: "preço via direct" ou "informações no inbox". Mas vender na internet tem suas regras e não divulgar informações sobre o produto pode dar até cadeia para o vendedor.

produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, característica, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem; (Redação dada pela Lei n: 12.741, de 2012).

O advogado destaca que a regulamentação não vale apenas para aslojas e estabelecimentos comerciais. "Toda a venda está sujeita ao Código do Consumidor. Então, anúnios de aluguel de imóveis e vendas em grupos de bazar, De acordo com o advogado também devem seguir essas especialista em Direito do normas". Consumidor, Orlando Filho, a mesmas regras que valem Lojas online para as lojas físicas valem também para as redes sociais: "É o direito de informação que Quando uma loja divulga os o Art. 6 do Código de Defesa produtos virtualmente a lei de divulgação do valor dos do Consumidor estabelece". produtos prevalece. O Art. 6 - São direitos do a d v o g a d o O r l a n d o F i l h o , afirma que se o site for de consumidor: venda ao consumidor final, ele III - a informação adequada e é obrigado a ostentar de forma clara sobre os diferentes clara o preço junto ao produto.

Quanto a divulgação de valores apenas por "via direct", Monteiro é claro: "Aplica-se nas vendas online os mesmos dispositivos legais em relação a informação de preços nas lojas físicas, conforme a lei 10.962/04".

explica quais medidas deve tomar: "O consumidor que se sentir lesado por insuficiência e falta de informação em relação a um produto, deve acionar órgãos de proteção e defesa como os Procons, o Ministério Público e a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.

Portanto, não informar o preço direto no produto e utilizar a estratégia de venda com a informação “via direct”, poderá resultar nas penalidades definidas na lei de proteção ao consumo. Os sites que estiverem fora das normas, podem ser Quando o consumidor se sentir multados, ou até suspensos." lesado por falta de informação em lojas virtuais, Monteiro

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


16

AGRONEGÓCIO

revista digital CENÁRIO MINAS

A fazenda dentro de uma estufa Empresa familiar que atua na produção e comercialização de frutas, verduras e legumes se destaca em relação a cultivos em estufas

Alcançar

Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

bons ganhos em espaços reduzidos é um dos grandes desafios da agricultura familiar.

Graças à proteção contra os ataques de pragas e ao clima controlado, a produtividade dentro desses espaços, em média, pode ser 30% superior ao cultivo Para quem não dispõe de muita convencional. Além do ganho de á r e a , c o n s e g u i r e x t r a i r o produtividade, esse tipo de estrutura máximo de cada palmo de terra melhora a qualidade dos produtos. é o que pode decidir entre o l u c r o e o p r e j u í z o d a Os irmãos e empresários Rodrigo Leles e Emanoel José Leles do propriedade. Nascimento, são sócios da Esmero Nesse sentido, uma ferramenta Alimentos e contam que o maior que vem ajudando produtores a desafio de se cultivar produtos em maximizar o uso de seu espaço estufas foi trazer o modelo para é o cultivo em ambientes região do centro oeste, 100% do protegidos, as famosas estufas. cultivo protegido. Mas ressalta que depois de vencido esse desafio, a A Esmero Alimentos é um e m p r e s a a g o r a c r e s c e exemplo de como atuar no consideravelmente, chegando a um mercado cultivando suas frutas, aumento de 8 % ao mês. verduras e legumes em estufas. A estimativa é de que o investimento C o m a p e n a s u m a n o , a total de uma estufa, somando a empresa já revende seus parte de irrigação, gire em torno de produtos para diretas para 250 mil por estufa em media o metro quadrado, dependendo do material varejista. e das características utilizadas. Os produtos produzidos pela “Uma produção comercialmente Esmero Alimentos são em sua viável necessita de pelo menos dois m a i o r i a t o m a t e s : g r a p e mil metros quadrados de estufas, é (vermelho), grape (amarelo) e o um investimento que oferece um coquetel, além do pimentão bom retorno”, analisa. (verde, vermelho e amarelo).

O nível tecnológico adotado e a topografia do local também influenciam no preço da estrutura. As estufas podem ter estruturas de plástico, madeira e até bambu. No caso, a Esmero alimentos utiliza o modelo Zana leve Z da Zanatta.

Menos agrotóxicos As estufas permitem que o sistema possua uma produção mais limpa, em razão do controle maior de pragas. Assim, reduzindo a utilização de agrotóxicos. O cultivo protegido tem um papel essencial no uso de agrotóxicos, já que há uma crescente insatisfação da população referente ao uso de produtos químicos nas plantações. Portanto, as verduras de estufas suprem a demanda de consumidores mais exigentes. “Usamos cultivo 100% protegido MIP (Manejo Integrado de Pragas), controlando temperatura/umidade, ambiente e proporcionando condições adequadas para produção”, destaca.

Do cultivo ao prato do consumidor O processo de produção é realizado através de procedimentos tecnológicos, desde a seleção das sementes, ambiente protegido e um sistema de irrigação automatizado (fertirrigação) tudo isso acompanhado por um especialista (engenheiro agrônomo), garantindo a qualidade e segurança do alimento. Já a colheita, é feita por colaboradores treinados no manuseio do tomate, com roupas é luvas higienizadas. Pós- colheita, o produto passa por uma seleção, sendo o mesmo armazenado em caixas devidamente higienizadas antes de receber o produto. www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


17

CELEBRIDADE

revista digital CENÁRIOS

Atriz mirim Bia Brumatti será Rheduana em novela Gênesis Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

A atriz e cantora mirim Bia Brumatti integra o elenco da nova novela da TV Record, 'Gênesis', prevista para estrear em 2021, interpretando a personagem de destaque Rheduana em sua fase de infância.

Bia Brumatti é atriz e traz em seu currículo diversas experiências profissionais, como no programa "Humoristinhas" do Multishow (2017), em que atuou ao lado de Eduardo Sterblitch e o espetáculo "A Noviça Rebelde" (2018), quando deu vida à personagem Brigitta, ao lado de Gabriel Braga Nunes, Malu Rodrigues, Marcelo Serrado, Gotsha e sua inspiração, Larissa Manoela.

Com texto de Emílio Boechat, Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro, a novela traz para a televisão o livro Gênesis da Bíblia, contando a história de toda a criação, até chegar ao período de Ainda em 2018, deu vida a personagem July, no musical "Annie", atuando ao escravidão dos hebreus no Egito. lado de Miguel Falabella, Ingrid As gravações da novela já foram Guimarães, Cleto Baccic e Sara retomadas. Bia integra o núcleo Ur Sarres. Em 2019 esteve novamente no dos Caldeus, onde interpreta palco, ao lado de Baccic e Sara, além R h e d u a n a , p e r s o n a g e m de outros nomes do teatro musical, interpretada em sua fase adulta por como Arthur Berges e Thais Piza, na Tammy Di Calafriori, é filha de montagem brasileira de "Escola do Nidana e Hasabia, interpretados por Rock - O Musical". Julianne Trevisol e Fifo Benicasa. Bia irá ainda trabalhar ao lado de Recentemente esteve em cartaz com o P a u l o G o u l a r t F i l h o e F l á v i a espetáculo "Princesa Falalinda Sem Monteiro, que interpretam seus avós Papas Na Língua", no qual interpretou o papel título. na trama.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


18

BEBIDA

revista digital CENÁRIOS

Red Bull lança sabor melancia e promoção especial com ícones do esporte “ Um

Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

verão com sabor inesquecível”. Em homenagem à uma das estações mais celebradas pelos brasileiros, a Red Bull lança nacionalmente, a partir desta segunda-feira (26), o novo Red Bull Summer Edition Melancia e uma promoção que dá aos consumidores a oportunidade de viver experiências com grandes nomes do esporte mundial. Edição limitada e disponível em todo o Brasil, tanto no varejo físico quanto por e-commerce, o Red Bull Summer Edition Melancia traz um sabor refrescante que é a cara do Brasil e da estação. Além disso, o consumidor ainda pode saborear uma experiência única com ícones do esporte mundial, como o surfista de ondas gigantes Lucas Chumbo e o skatista Sandro Dias, além do youtuber João ‘Flakes Power’ Sampaio, do paraglider Rafael Goberna e do B-boy Pelezinho.

Crédito: Felipe Gabriel

A mecânica da promoção é bem simples. Para participar, basta acessar o site www.redbull.com.br/asasproseuver ao entre os dias 26 de outubro e 31 de dezembro de 2020, encarar um quiz sobre os atletas da campanha (não classificatório), escolher qual experiência gostaria de viver com um dos cinco esportistas e responder a pergunta "Por que Red Bull deve dar asas ao seu verão para torná-lo inesquecível?". Um painel de jurados vai eleger as respostas mais criativas. Oferecendo os mesmos benefícios do Red Bull Energy Drink, o Red Bull Summer Edition Melancia entra para compor o time dos já conhecidos sabores que são a cara do Brasil, como Coco e Açaí, Tropical e Açaí, além dos tradicionais Red Bull Energy Drink e Red Bull Sugar Free, versão sem açúcar do original.

"Por que Red Bull deve dar asas ao seu verão para torná-lo inesquecível?".

#AsasProMeuVerão As bebidas energéticas Red Bull estão disponíveis em mais de 170 países em todo o mundo e mais de 6,3 bilhões de latas foram consumidas no ano passado. Uma dose de 250 ml de Red Bull Energy Drink contém 80 mg de cafeína, equivalente a uma xícara de café expresso. Para mais informações, acesse: https://energydrink-br.redbull.com/

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


19

REDES SOCIAIS

revista digital CENÁRIOS

TikTok entra em campo na Copa Continental do Brasil Grandes

Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

times do futebol brasileiro seguem firmes na disputa das Oitavas de Final da competição e seus jogadores terão mais um bom motivo para bolar novas e criativas comemorações de gols. A partir do dia 25 de outubro, no jogo São Paulo x Fortaleza, a Copa Continental do Brasil e o TikTok, principal destino para vídeos em dispositivos móveis, irá levar ao gramado de todos os jogos da competição um totem interativo para que os atletas mostrem que, além de bons de bola, também sabem inovar nos desafios da plataforma . O TikTok ganhou aderência dos clubes durante a pandemia e quer engajar ainda mais os fãs do esporte mais amado do país. A plataforma, que é um local onde as pessoas podem se expressar sua autenticidade e sua paixão, também caiu no gosto de jogadores, clubes e torcidas. A campanha do T i k To k , q u e a l é m d e patrocinador oficial da competição, irá recriar a emoção do estádio na comemoração dos gols aliando a tecnologia à criatividade dos atletas.

A cada fase do campeonato, o jogador que melhor comemorar os seus gols será premiado. Pode ter comemoração sozinho ou em time, o que vale é a criatividade. A melhor performance vai ser escolhida pelo público na c o n t a o fi c i a l d a @CopaDoBrasil no aplicativo e receberá um prêmio em dinheiro que será destinado pelo autor do gol a um projeto social. "Mesmo nesse momento, que pede o distanciamento social, o TikTok tem sido uma ferramenta que aproxima as pessoas daquilo que elas mais amam e com o futebol não seria diferente. Por isso, fizemos essa parceria com a Copa do Brasil para encurtar essa distância e tentar levar ao fã do esporte um pouco daquela emoção do estádio. Tudo isso, claro, esbanjando criatividade e bom humor. A ação ainda irá ajudar a quem precisa", explica Kim Farrell, Diretora de Marketing da plataforma para a América Latina.

Veja os times que seguem nas Oitavas de Final da competição e que também estão no TikTok: • América-MG (@americamg) • Atlético-GO (@atleticogoianiense) • Atlético-PR (@athletico) • Ceará (@cearasc) • Botafogo (@botafogo) • Red Bull Bragantino-SP (@redbullbragantino) • Corinthians (@corinthians) • Cuiabá (@cuiabaec) • Flamengo (@flamengo) • Fortaleza (@fortalezaec) • Grêmio (@gremio) • Internacional (@scinternacional) • Juventude (@ecjuventude) • Palmeiras (@palmeirasoficial) • Santos (@santosfc) • São Paulo (@saopaulofc)

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


20

GASTRONOMIA

revista digital CENÁRIOS

Cervejaria oferece até R . , para trabalho dos sonhos Viajar

Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

pela Patagônia com tudo pago, explorar paisagens fantásticas, acompanhar um eclipse e degustar uma boa cerveja, ganhando até R$20.000,00*. Parece o trabalho** dos sonhos, mas é exatamente o que a Cerveza Patagonia está buscando: um explorador para realizar essa tarefa. No dia 14 de dezembro de 2020, ocorre um eclipse solar total, visível no sul da América do Sul, com totalidade no Chile e na Argentina. Nesse dia, a Lua irá bloquear totalmente a luz solar direta, transformando o dia em noite. A proposta da cervejaria é encontrar um aventureiro que aceite passar dez dias no território argentino buscando o melhor lugar para acompanhar o fenômeno. A viagem ocorre entre os dias 10 e 20 de dezembro de 2020. O explorador será premiado com um pacote de turismo para esse período, que inclui traslado de ida e volta dos aeroportos, passagens aéreas, hospedagem e alimentação, além de um prêmio extra de até R$20.000,00*, conforme alguns desafios forem realizados. As missões serão marcadas em um mapa da região de Bariloche, na Patagônia

Argentina, com uma rota traçada contendo lugares interessantes para o explorador realizar a captação de imagens, com o intuito de encontrar o local ideal para apreciar o eclipse. P a r a s e i n s c r e v e r, b a s t a a c e s s a r o s i t e www.cervezapatagonia.com.br /trabalhodossonhos. Preencher seus dados pessoais, enviar uma fotografia da sua maior aventura e responder em até 280 caracteres qual foi o momento mais explorador que passou em uma viagem.

Vista Panorâmica Patagônia - Créditos Rafael Almeida

todos poderem participar, a o r i g i n a l i d a d e e a m e s m o s e m e x p e r i ê n c i a adequação ao tema de cada p r é v i a e m e x p l o r a ç ã o " , participação. comenta Guilherme Almeida, brand manager da Cerveza As inscrições ficarão abertas P a t a g o n i a n o B r a s i l , até o dia 1º de dezembro, " q u e r e m o s i n s p i r a r o com o resultado do processo Será analisada a criatividade, a sentimento de aventura, algo de seleção divulgado no dia originalidade e a adequação ao tão essencial para nossa 3 de dezembro de 2020. tema de cada participação. marca, especialmente na Argentina, que é a nossa Os interessados precisam ser residentes no Brasil, ter As inscrições ficarão abertas origem". idade superior a 25 anos e até o dia 1º de dezembro, com o resultado do processo de Para se inscrever, basta disponibilidade de viajar na seleção divulgado no dia 3 de a c e s s a r o s i t e data proposta. dezembro de 2020. www.cervezapatagonia.com.b r / t r a b a l h o d o s s o n h o s , * Entregue em cartãoOs interessados precisam ser p r e e n c h e r s e u s d a d o s premiação com a função de residentes no Brasil, ter idade p e s s o a i s , e n v i a r u m a s a q u e d e s a b i l i t a d a , s u p e r i o r a 2 5 a n o s e fotografia da sua maior c o n d i c i o n a d o a o disponibilidade de viajar na data aventura e responder em até cumprimento das tarefas proposta. 280 caracteres qual foi o p r o p o s t a s d e s c r i t a s n o momento mais explorador que regulamento da promoção. " E s t a m o s p r o p o n d o u m passou em uma viagem. Será trabalho** dos sonhos para analisada a criatividade, a

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


21

EMPREENDEDORISMO

revista digital CENÁRIOS

Empreendedora e executiva de sucesso mineira que já foi sacoleira lança livro Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

A mineira Erika Linhares, executiva

A mãe foi vender cachorro-quente, os irmãos passaram a negociar talão de estacionamento, especializada em soft skills, pedagoga e o pai foi à luta para recomeçar os negócios em palestrante, lançou o livro Gente Feliz uma garagem e Erika virou sacoleira. Não Enche o Saco, pela Best Business, do Grupo Editorial Record. A obra Entre os ensinamentos da obra, estão a também estará à venda no local. importância de aprender com os erros, ajudar mais as pessoas e julgar menos, cair e levantar, No livro, Erika conta sobre sua trajetória ser grato pelo que tem hoje, ser um líder mais pessoal e profissional desde a humano que ensina seus funcionários, etc. adolescência vivida em Sete Lagoas, em Minas Gerais, até se tornar uma Erika Linhares empreendedora, sócia da B-Have, empresa em que dá palestras e cursos em empresas pelo Brasil todo. Na obra, Executiva especializada em comportamento e Erika também conta e ensina como cultura dentro de organizações, chegou a ser conquistar sucesso na carreira. Além de sacoleira aos 15 anos quando o pai, dono de ser executiva, ela é pedagoga e tem uma imobiliária, perdeu tudo na década de 90. método e didática para falar sobre o Trabalhou ainda na área pública na Prefeitura de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Depois de assunto. entrar na faculdade de pedagogia, começou a A cada capítulo, os leitores aprendem carreira no sistema privado aos 19 anos, diferentes ensinamentos com base em ganhando R$ 350 reais como atendente de loja. experiências vividas pela empresária ao Vi n t e a n o s d e p o i s , d e i x o u o m e r c a d o longo da carreira. Logo no início da obra, corporativo como diretora nacional de uma das ela conta sobre a primeira equipe de maiores empresas do Brasil para atuar como trabalho da qual fez parte: sua família. O gestora de carreiras em sua empresa, a B-Have. pai faliu e todos, que viviam muito bem e Mais de 15 mil pessoas e 600 parceiros n ã o e s t a v a m a c o s t u m a d o s c o m comerciais passaram pela gestão da executiva. dificuldades financeiras, precisaram Com mais de 44 mil seguidores no Instagram, toda segunda, ela posta vídeos da série recomeçar.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas

Segundou na rede social e no canal dela no Youtube com o objetivo de fazer com que as pessoas sejam mais felizes no trabalho. Já às terças e quintas, às 18h30, ela faz lives no Instagram em que aborda diferentes temas.


23

CELEBRIDADE

revista digital CENÁRIOS

Gêmeas de Poliana, Mily e Mary Oliveira investem na carreira de cantoras Mily

Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

e Mary Oliveira, 15 anos, as Como todo grupo de amigos, sempre tem gêmeas de Poliana, novela do SBT, um crush no outro e nós resolvemos trazer acabam de lançar em clipe a música “Meu isso para o clipe", destaca Mary Oliveira. amor é você”, com uma vibe teen e clima No clipe "Meu amor é de férias. A letra de “Meu amor é você”, fala da amizade verdadeira e as formas de amar. “Tenho a chance de mostrar o quanto é importante pra mim, tua presença a amizade verdadeira que nunca vai ter fim. Com você aqui tudo fica especial um carinho acima do normal. Quando a gente está juntinho parece que o mundo anda devagar aos nossos pés...” A música acaba de chegar às plataformas streaming. «Como a música fala sobre amizade verdadeira resolvemos chamar nossos amigos para gravar o clipe. E além de estarmos gravando, também nos divertimos muito. Foi incrível fazer o clipe do lado deles.

você" elas cantam a amizade verdadeira e as formas de amar em um clipe com pegada teen e clima de férias "Começamos a gravação muito cedo, pois o diretor do clipe quis gravar uma cena com o nascer do Sol. Foi uma aventura e tanto, tivemos que sair uma hora da manha de casa e chegamos a Guararema as três. Mas o sol acabou nascendo atrás das nuvens, e não conseguimos o resultado desejado com o nascer do Sol, mas mesmo assim ficou lindo. Valeu o esforço e a dedicação de todos os envolvidos no clipe para esse momento incrível", revela Mily.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas

As irmãs Mily e Mary Oliveira, as gêmeas Mavi e Malu da novelinha do SBT, foram dispensadas recentemente do SBT e decidiram investir na música, e estrearam em janeiro como cantoras com a música Ex Crush . O clipe também já está disponível no Youtube das cantoras.


24

BELEZA

revista digital CENÁRIOS

Aline Vieira fala sobre sua ascensão profissional: Nunca foi sorte, sempre foi luta Por Priscilla Silvestre - prisilvestre_

A carioca Aline Vieira, uma das

capacitam a esse profissional cuidar p r o fi s s i o n a i s r e f e r ê n c i a s e m desta área tão importante para quem embelezamento do olhar, agora usa extensão de cílios. acaba de dar mais um upgrade em seu currículo: o de terapeuta em saúde dos cílios. Esse tratamento é “Durante a anamnese, identificamos uma novidade no mercado e ela é as necessidades em termos de uma das primeiras a se especializar limpeza e liberação das glândulas, para que não haja o entupimento no Brasil. delas e prejudique o crescimento dos Indicado para todas as pessoas que pelos”, pontua. utilizam extensão de cílios, não tem contraindicações, pois se trata de Dentre os benefícios da terapia em m a s s a g e n s e d r e n a g e n s q u e saúde dos cílios, ela destaca promovem a microcirculação r e l a x a m e n t o , m e l h o r a d a oxigenação sanguínea, esfoliação sanguínea do local. dos fios e retirada de demodex – “Isso porque é necessário promover a saúde neste local. O tratamento de terapia em saúde dos cílios é feito durante a renovação das extensões e dura cerca de 10 a 15 minutos”, explica. Então, após o procedimento, as extensões podem ser colocadas normalmente. Segundo Aline, o profissional aprende tudo sobre a estrutura do fio natural dos cílios, além de protocolos práticos que

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas

Indicado para todas as pessoas que utilizam extensão de cílios, não tem contraindicações um tipo de ácaro que se aloja nos cílios e se alimento de oleosidade ou maquiagem, além de outros micro-organismos que podem se acumular nos cílios ao longo do tempo.


25

BELEZA

revista digital CENÁRIOS

Aline Vieira: da Educação Física para o Mundo do Olhar Quando deixou a carreira de educadora física para buscar algo mais e aflorar seu lado empreendedora, Aline se recorda que muitos disseram que ela estava fazendo uma loucura. “O ser humano tem essa tendência de não acreditar e não incentivar os sonhos do outro. Não vou generalizar, mas a grande maioria nos dias hoje é assim”, desabafa. E continua: “Mas quando você finalmente se destaca em algo que faz, vêm os ataques. Entretanto, você já ouviu falar que prego que se destaca, toma martelada?”. Com diversos certificados nacionais e internacionais, ministrando cursos presenciais e on-line, além de uma carreira de sucesso que só cresce, a empreendedora só tem a comemorar. Isso porque, assim como CEO do Studio Beauty Bar, especialista em embelezamento do olhar e terapeuta em saúde de cílios, também vem ganhando cada vez mais espaço como influenciadora digital nessas áreas no Instagram e no YouTube. “Não deixe que ninguém te desanime e te tire do caminho certo, porque só você sabe

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas

O ser humano tem essa tendência de não acreditar e não incentivar os sonhos quantos dias, noites e suor de investimento seu sonho custou”, aconselha. Ou seja, com certeza ainda há muitas novidades que estão por vir. “Tenho projetos para incrementar ainda mais o Studio Beauty Bar, fazer uma marca própria de produtos e investir ainda mais em ministrar cursos diferenciados. E isso é só a cereja do bolo”, finaliza Aline Vieira. Para saber mais, acesse @alineavrj e @beautyebar.


27

SAÚDE

revista digital CENÁRIOS

Caso de Esclerose Múltipla levanta questão: cadê a ajuda do SUS O

Por Priscilla Silvestre - prisilvestre_

caso do jovem carioca Willian da Silva Alves de Melo, atualmente com 23 anos, tem ganhado repercussão nacional. Diagnosticado com Esclerose Múltipla aos 11, ele vem lutando por melhores condições das pessoas com deficiência desde novo, tanto que aos 17 foi convidado para participar do programa Jovem Parlamentar. Lá, defendeu e conseguiu enriquecer um projeto de lei para inclusão de todos os portadores da doença na sociedade e mercado de trabalho. Porém, hoje o estágio da doença chegou ao limite e

ele não consegue mais se levantar da cama. Por isso, sua família está em um embate judicial com o Estado, pois o SUS (Sistema Único de Saúde) não fornece a medicação Ocrelizumabe Ocrevus 30mg/ml. A única que pode retomar suas atividades motoras nesse estado avançado da enfermidade. Cada dose do medicamento custa R$ 35 mil e são necessárias quatro doses por ano.

A Esclerose Múltipla e o Sistema Único de Saúde A l g u n s e m p r e s á r i o s s e Um caso de sucesso é o da atriz solidarizaram e ele conseguiu o Cláudia Rodrigues, que faz uso montante para uma das doses, d e s s a m e d i c a ç ã o e e s t á assim como algumas mídias de conseguindo estabilizar a sua alcance nacional repercutiram o saúde. caso do Willian. A família de Willian aguarda a lei, Contudo, a maior questão é: como mas enquanto isso a doença de viver dependendo de boas ações, se Willian continua. temos o SUS que, na teoria, deveria E ele, acamado, assim como nos dar esse suporte? diversas outras pessoas com Segundo a Associação Brasileira de EM, ficam na esperança de um Esclerose Múltipla (ABEM), a “futuro melhor”. Esclerose Múltipla afeta cerca de 35 mil pessoas no Brasil, para a qual Onde está a saúde pública e a qualidade de vida que nos não há cura. prometem? Ou seja, é necessária uma ação m a i s r á p i d a p a r a q u e e s s a s Para saber mais sobre o caso pessoas, assim como o Willian, do Willian e sua Esclerose tenham uma qualidade de vida M ú l t i p l a , a c e s s e melhor, pois é possível viver com a @willian_de_pe_novamente. EM.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


28

COMPORTAMENTO

revista digital CENÁRIOS

Dedo podre Ele a não presta Por Renata Cruz

Vou relatar um pouco sobre a respeito a relacionamentos

mente humana nos tempos amorosos. modernos. Então, quero falar não de H á a l g u n s a n o s v e n h o forma muito abrangente o b s e r v a n d o n o s m e u s sobre a lei da atração, afinal, a t e n d i m e n t o s u m g r a n d e o que atraímos para nós pensamento negativo na mente mesmos (as)? de algumas pessoas, p r i n c i p a l m e n t e c o m a s Passo a citar algumas frases: “Eu não sou feliz no mulheres. amor”, “Nunca fui e acho Não noto isso só no Brasil, mas que jamais serei completa no também em Portugal, Espanha e amor”, “Só me aparecem outros países de culturas p e s s o a s c a s a d a s , diferentes, e chego a imaginar interesseiras, oportunistas, e que se trata de um problema q u e s ó q u e r e m pairando em quase todo o relacionamento íntimo”, p l a n e t a ( s e m q u e r e r “Mentirosos e cafajestes” e, generalizar), ainda mais com as assim, sucessivamente, num novas tecnologias, onde a catálogo extenso, digamos demanda é de pouca qualidade. que fazem uma lista negra da sua própria vida. A t é c o m p r e e n d o q u e n ã o Ou seja, praticamente e estamos a viver a melhor fase infelizmente, você elabora emocional no mundo no que diz sua própria lista. Assim, estes pensamentos e

sentimentos prejudicam até outras áreas da vida, causando escassez e doenças mentais e físicas. É fundamental reprogramar a sua mente, limpando todo este lixo tóxico, assim como alterar a sua frequência vibracional para o amor e a prosperidade.

Dedo podre de quem? Portanto, se você quer realmente obter um relacionamento harmonioso ideal e interessante, porque já sabemos que relacionamento perfeito não existe de fato, é melhor parar agora e refletir. Você precisa reprogramar a sua mente de forma coerente com o que você sente e deseja alcançar na sua vida com mais objetividade e determinação. Observe : quando se diz "Eu Sou", você está se conectado com o Criador, e essa frase é o que somos e projetamos para a nossa vida. Então, vamos mudar essa linha de pensamento e sentimento? Que tal uma transformação emocional extraordinária? Não há dedo podre, há apenas sua mente em um estado que atrai pessoas “erradas”.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


29

COMPORTAMENTO

revista digital CENÁRIOS

Veja a transformação, escolha ser o seu melhor Lembre-se- se de que este dedo só aponta para o que você sente e pensa, por isso, a partir de hoje eu sei que você vai agir de forma diferente. Neste momento muitas fichas já caíram, não é mesmo? Entenda que o Universo só entende o presente, o agora , então, está mais do que na hora de expandir a sua consciência. Chegou o momento de você começar a criar uma nova realidade na sua vida utilizando a lei da atração a seu favor, de forma positiva, determinante e, sobretudo, harmoniosa, sabendo que esta mudança tem que estar em coerência com os seus pensamentos, os seus sentimentos e o agir.

A l g u m a s f r a s e s potencializadoras da expansão da consciência e a conexão quântica harmoniosa e unificadora com o Universo são: “Eu sou feliz com o que tenho”, “Eu sou feliz com o que sou”, “Eu sou o amor incondicional e a pureza dos sentimentos”.

Ela tem que começar de dentro para fora, para que os outros lhe enxerguem como você é. Aliás, quero te fazer uma pergunta: como é a sua autoimagem? Isto é, como você se enxerga? Vou dar exemplos: se considera infeliz? SemFoto: sorte na divulgação vida, não se acha interessante e bonito (a)? Sente ciúmes, se acha incapaz, desequilibrado(a), sem amorpróprio e autoestima?

“Eu sou a vibração da prosperidade que emana do infinito”, “Eu sou a luz do mundo”, “Eu sou a frequência mais alta do Universo”. H á o u t r a s f r a s e s transformadoras da sua realidade, como “Eu quero um relacionamento harmonioso na minha vida”, “Eu sou merecedor de ter um relacionamento próspero”, “Eu quero ser amado (a) e respeitado (a) abundantemente”, “Eu sou feliz porque só conheço pessoas de muita luz” etc. Estas frases espantam qualquer chamado “dedo podre”.

Ou você uma pessoa cheia de amor-próprio, que se enxerga linda, com a autoestima elevada, com autoconhecimento e intelectualmente interessante, uma pessoa que adora e sabe conversar sobre vários assuntos?

Quem é Renata Cruz? Renata Cruz é coach de PNL e liderança, coach em desenvolvimento humano e fundadora da Agência InnVoga Personal Friend. Acumula 17 anos de experiência como personal friend, dando início em sua trajetória em Lisboa (Portugal), passando pela Espanha e agora traz para o Brasil uma agência com a prestação do serviço de maneira idônea e de credibilidade. Saiba mais em innvoga.com.br e @renatacruz_personalfriend.

Então, lendo isto acima, você se considera vivendo na luz interior ou no obscuro? Com essas respostas, você vai saber se está na hora de revolucionar as suas atitudes e pensamentos, ou seja, começar a elaborar o seu novo “Eu do futuro”. Imagine o que você deseja de forma holográfica, idealize o seu futuro, mas vivendo no presente. Certamente, o tal dedo podre não terá espaço para esse seu novo eu!

(31) 99.126-5236 www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


30

ELEIÇÕES

revista digital CENÁRIOS

Que tipo de governantes as eleitoras brasileiras querem E quais escolhem Onde está a tal Por Priscilla Silvestre - prisilvestre_

A política que eu acredito não é de

tranquilidade?

esquerda e nem de direita, afinal, ambos os lados são políticas dos meios. Estamos falando de capacitar Estados versus capacitar indivíduo, mas na essência ambas defendem fins semelhantes: mais prosperidade material, mais riqueza.

A teoria do bem-estar diz que existem cinco caminhos para o bem-estar:

Emoção positiva – trata-se da felicidade e da satisfação com a vida, alguns exemplos são: conforto, acolhimento, segurança, amparo, pertencimento, ou seja, é aquilo que faz cada uma de nós feliz;

A política que eu acredito não defende nenhum meio em particular, e sim outro fim. Este fim não é riqueza ou conquista, mas bem-estar. A prosperidade material interessa e muito, mas apenas para aumentar o bem-estar. Para que serve a riqueza? Acredito que ela deva estar a serviço do bem-estar. Entretanto, aos olhos dos economistas, a riqueza é para produzir mais riqueza, e o sucesso político deve ser agregado à quantidade de riqueza que ela produz.

E n g a j a m e n t o –

E se existissem mais mulheres na política? As estimativas apontam que se a participação feminina crescesse 5,5 pontos percentuais, o mercado de trabalho brasileiro ganharia uma mão de obra de 5,1 milhões de mulheres.

A economia hoje reina incontestavelmente na arena O princípio da economia é que o política, todos os meios de comunicação jornalísticos Produto Interno Bruto (PIB) nos diários têm uma seção dedicada ao dinheiro e os informa se uma nação está se economistas possuem cargos de destaque nas capitais do saindo bem, e quão bem. mundo. A meta dos países membros do G20, do qual o Brasil também faz parte, é a de diminuir em 25% a desigualdade de gênero no mercado de trabalho até 2025. Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), isso traria um acréscimo de 3,3% ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ao longo do período.

Quando os políticos concorrem a um cargo público, eles fazem campanha sobre o que farão ou o que fizeram pela economia. Frequentemente, assistimos e/ou ouvimos reportagens falando sobre o desemprego, a dívida nacional e tudo gira em torno dos indicadores econômicos, que são amplamente atualizados diariamente. Atualmente, principalmente as mulheres são as maiores vítimas da recessão econômica. Ao ver minha economias minguarem dia após dia, fiquei imaginando o que aconteceria com o meu bem-estar e o da minha família se o mercado de ações caísse ainda mais.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas

envolvimento de atividades que tem a sensação de que o tempo não para;

Sentido – pertencer e servir algo que acredita, sentir que a vida tem valor;

Realizações – conquistas por mérito e dedicação, possibilidades de aquisições efetivas;

Relacionamentos – ter pessoas ao redor que se importam e vice-versa.


31

ELEIÇÕES

revista digital CENÁRIOS

Você, sendo mulher, como sua vida nesses cinco campos pode ser afetada pelo seu voto nos próximos quatro anos? Os resultados saíram rapidamente, mas para nós, mulheres, os desafios continuam, somos a minoria nas bancadas.

De quem é a culpa? Nossa! Será que realmente pensamos em ampliar nossa participação na política? Talvez a gente consiga prever as próximas eleições se mudarmos nossa postura agora.

Você quer números grandes, então, mude seu comportamento como mulher e em relação a outras mulheres. Mudar nossas crenças e estilo de vida é difícil, portanto, a questão que devemos disseminar de forma rápida e ampla é se as escolhas que fizemos potencializam o nosso bem-estar como mulheres. Se a resposta for negativa, devemos realmente pensar em um novo posicionamento para mudanças efetivas.

Quem é Rosângela Sampaio ? Rosangela Sampaio é psicóloga, terapeuta holística, palestrante, escritora e apresentadora do programa Mulheres em Flow. Dentre seus trabalhos literários estão o capítulo “O poder do autoamor”, da obra “Autoamor – Um caminho para regulação emocional e autoestima feminina”, além das coordenações editoriais e coautorias dos livros “Sem Medo do Batom Vermelho”, onde aborda um tema que é sempre polêmico, a rivalidade feminina, e “Mulheres Invisíveis”, sobre violência contra a mulher. Foto: divulgação Também é colunista de portais expressivos e revistas nacionais, entre eles O Segredo, Revista Vivendo PlenaMente, Revista Cenário Minas, Revista Statto e Programa Em Destaque, onde leva informações sobre saúde mental para todos com uma linguagem leve, acessível e mostrando que disfunções emocionais fazem parte da vida de todos, não apenas “de gente fraca”. Saiba mais sobre o seu trabalho em @rosangelasampaiooficial.

(31) 99.126-5236 www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


32

EDUCÇÃO

revista digital CENÁRIOS

Com tantas escolas de Inglês, brasileiro ainda comete erros básicos Por Vanessa Haddad

Já não é, ou pelo menos não

deveria ser, novidade para ninguém que falar um segundo idioma, principalmente Inglês, é fundamental para uma boa colocação no mercado. Talvez há dez anos fosse apenas um grande diferencial, mas hoje em dia não é mais diferencial: é fundamental. Entretanto, pesquisas mostram que a população brasileira está sempre entre os piores resultados de fluência no idioma. Curioso é o fato de que o Brasil está entre os 5 países

com o maior número de escolas de idiomas. Se há tantas escolas de idiomas no Brasil e sabemos de todas as vantagens em falar Inglês, por que o brasileiro ainda comete tantos erros básicos? Rodrigo Bucollo, CEO e criador do método da Best View Inglês, pontua os erros mais básicos que brasileiros cometem.

Pronúncia: O som do H e do R: Este é um erro muito comum que muda completamente o significado da palavra.

Exemplos: HOPE – Esperança/ROPE – Corda HOLE – Buraco/ ROLE – Papel (função) Já imaginou dizer que você tem um buraco importante na empresa simplesmente por que trocou ROLE por HOLE? O som do CH e do SH: Outra confusão comum é a troca dos sons CH por SH

Exemplos: SHEEP – Ovelha/CHEAP – Barato SHIP – Barco/ CHIP – Chip (celular/computador) Tenho certeza de que você prefere dizer que seu Produto é barato e não ovelha! Rodrigo destaca que os falsos cognatos são erros comuns que brasileiros cometem. Falsos cognatos são palavras de línguas diferentes e que são parecidas, porém, com significados completamente diferentes. Ele cita alguns: Pretend – Fingir/ Intend – Pretender/ Support – Apoiar/ Library – Biblioteca. www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


33

EDUCAÇÃO

revista digital CENÁRIOS

Use o entretenimento como aliado dos seus estudos Rodrigo afirma que séries e filmes são excelentes entender que o Inglês deve fazer parte de sua vida para evitar estes complementos de aulas para quem deseja sair do básico erros.“No Brasil usamos as redes sociais como poucos. Segundo e, principalmente, evitar estes erros. alguns estudos, somos o segundo País em horas em redes sociais. E você acredita que falamos nas redes sociais com uma pronúncia “O aluno deve entender que aprender um novo idioma totalmente errada?” requer dedicação. Somente a aula ainda é pouco. Ele pode aproveitar a facilidade que temos com as redes O fato é que ainda precisamos melhorar nossa qualificação no sociais e canais de comunicação diversos para assistir idioma e ainda termos como aproveitar melhor das vantagens em filmes e séries com áudio e legendas em Inglês. falar Inglês. Desta forma, o aluno passa a ter uma maior imersão no Rodrigo convida todos para uma aula especial, que é dada pelo idioma, que fará toda a diferença na sua pronúncia e departamento pedagógico da Best View Inglês, para evitar e aquisição de vocabulário”. eliminar estes erros. Segundo o empresário, o brasileiro ainda necessita Para acessar a aula, acesse bestviewingles.com.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


34

ESPORTE

revista digital CENÁRIOS

Krav Magá e defesa contra facas a arma mais usada para matar mulheres Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

A defesa contra facas é uma modalidade presente no krav magá implantada por Imi Lichtenfeld, criador da defesa pessoal. A eficiência dessa modalidade foi comprovada na Guerra da Independência do Estado de Israel em 1948. Como se trata de uma modalidade voltada para o treinamento militar, poucas pessoas tiveram acesso ao aprendizado, sobretudo voltado para a defesa no dia a dia. De acordo com uma pesquisa realizada no Ministério Público em 2018, foices, canivetes e outros tipos de arma branca, são comumente usados por agressores em ambientes domésticos, principalmente em casos de feminicídio e agressão contra a mulher. Os dados ainda apontam que (58%) dos casos de arma branca infelizmente foram causas de morte. As armas de fogo representam (17%) dos casos de morte e na sequência aparecem os objetos domésticos como panela de pressão, cabos e móveis em (11%), além de situações de asfixia em cerca de (10%) dos acontecimentos. Durante o treinamento e as aulas de krav magá o aluno aprende a defesa contra facas em situações de ataque. O professor e membro da Federação Sul Americana de Krav Magá, Dionesio Mariosi, explica que aprender esse tipo de defesa é fundamental no dia a dia.

“A defesa contra facas é apresentada ao longo do desenvolvimento e treino do aluno no krav magá. Geralmente essa modalidade é ensinada na faixa preta, quando o aluno já possui certa bagagem”, argumenta.

Combatendo o feminicídio Os casos de feminicídio ocorrem na maioria das vezes em situações domésticas. A coordenadora do núcleo do núcleo de gênero do MP e promotora, Valéria Scarance, alerta em entrevista que ao se tratar da violência contra a mulher são necessárias estratégias e prevenção além de iluminação nas ruas e policiamento. “As armas domésticas são as mais utilizadas e quando a mulher está em situação de vulnerabilidade e não sabe se defender, está em risco e pode infelizmente perder a vida”, acrescenta o professor.

e a violência em ambientes urbanos. A prática é destinada para qualquer pessoa, independente de gênero ou idade, podendo aprender do zero. O professor pontua que não é necessário ter força física, para aprender a defesa contra facas, por exemplo, ou qualquer contato prévio com arte marcial. “Até crianças podem aprender krav magá e também se beneficiam com a atividade física e a disciplina exigida na modalidade, além de aprender a se defender em situações perigosas”, diz.

O krav magá e a defesa pessoal são essenciais no comnbate ao feminicídio

O que o aluno irá aprender durante as aulas de krav magá: A defender-se em situações de risco e proteger a própria integridade; Adquirir autoconfiança e segurança para reagir na hora certa; Adquirir disciplina e respeito para com o próximo; Ter contato com os potenciais e limites nos âmbitos físicos e psicológicos; Aprender uma defesa pessoal que lhe será útil por toda a vida.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


35

ESPORTE

revista digital CENÁRIOS

Principais mitos sobre o krav magá: Mito 1 - É uma luta violenta: muito pelo contrário, é uma defesa pessoal totalmente contra a violência, ensinando as pessoas a se defenderem contra ataques;

Mito 2 - Exige força física: o que irá exigir é somente treino e não força. A modalidade de krav magá explora pontos sensíveis do corpo, logo qualquer pessoa é capaz de agir no momento oportuno para defender a própria vida;

Mito 3 - É uma luta somente para policiais e homens: é uma defesa voltada para todos os cidadãos, independente da idade ou gênero. Todos devem aprender a se defender, pois nem sempre há tempo para chamar polícia ou pedir por socorro.

A autodefesa em situações de feminicídio é fundamental, principalmente ao se tratar da prevenção. Independente do gênero e idade. “Na Federação Sul Americana sempre reforçamos sobre a participação das mulheres nas aulas por conta de todos esses dados diários sobre o feminicídio”, alerta. Mariosi garante que as aulas são 100% seguras, com a atuação de professores formados pela Federação e instruídos pelo mestre Kobi, o disseminador do krav magá em toda América do Sul. Existem academias de krav magá credenciadas em diversos estados do Brasil e o aluno pode realizar uma aula experimental gratuitamente para conhecer.

BRISA Residencial

4 Suites - Alto Luxo Vale do Sereno - Nova Lima

Tel.: (31) 9.9126-5236 www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


Antepasto de Berinjela, Abobrinha Vegana Chimichurri, Biquinho, Picles e outras...

Tel.: (31) 9.9126-5236 @cenariogourmetbh Consulte taxa de entrega na regiĂŁo


37

CULTURA

revista digital CENÁRIOS

Saxofonista mineiro troca Pajero por monociclo elétrico e muda sua relação com Belo Horizonte Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

Músico desistiu do seu carro de luxo e optou pelo monociclo elétrico para a mobilidade urbana Individual e, hoje, faz até turismo pela cidade de Belo Horizonte a bordo de um dos seus quatro monociclos elétricos. O saxofonista Robert Clay Pires, de 49 anos, que viveu a vida toda em Belo Horizonte, levava até 2017 uma vida mais tradicional com relação aos seus deslocamentos urbanos pela capital mineira, a bordo do seu imponente Mitsubishi Pajero. Fazia compras, se deslocava para suas apresentações musicais em teatros e outros locais, passeava – sempre com seu confortável SUV. Músico conhecido na cidade, Robert é um especialista em jazz, mas também toca outros estilos, como blues, soul e pop, por exemplo.

muito estressado com tudo o que envolvia aquele carro, como congestionamentos, riscos de ser assaltado, altos custos de combustível, seguro e IPVA. E também o fato que, apesar disso tudo, eu usava pouco o carro. Não valia o investimento. Eu queria mudar completamente meu jeito de me locomover e me relacionar com a cidade”, explica Robert. Foto: divulgação

Neste momento, sua primeira iniciativa foi ir atrás de uma motocicleta elétrica, para uso no dia a dia e também no lazer. A ideia era ter um veículo mais simples, barato e ecologicamente correto. “Desisti da moto quando descobri que precisaria tirar uma nova CNH para poder pilotála. Eu queria simplicidade. Continuei pesquisando na Internet, e foi aí que descobri o monociclo elétrico. Nem sabia que aquilo existia. Achei que a foto era montagem. E, 20 dias depois, comprei pela Internet meu primeiro monociclo elétrico”, conta o saxofonista.

Foi amor à primeira vista. Robert Em 2017 eu percebi que estava tornou-se não só um usuário, mas principalmente um entusiasta do

monociclo elétrico. E, de certa forma, um colecionador. Já teve oito monociclos em perfeito de estado de conservação em casa, mas hoje são “apenas” quatro: o primeiro que comprou, que tem um valor sentimental especial, e mais três modelos da KingSong, comprados na Eletricz.

Sua relação com Belo Horizonte mudou muito. Antes, dentro de um carro, ele tinha um olhar mais distante das belezas da cidade, dos seus pontos turísticos. Hoje, ao contrário, é muito comum encontrá-lo nos finais de semana passeando e interagindo nesses locais com toda a liberdade que apenas um monociclo elétrico é capaz de proporcionar.

“Tem dias que rodo até 60 quilômetros com um monociclo. Minha vida se tornou mais saudável A paixão de Robert pelo e estou muito mais feliz monociclo e também o seu hoje em dia. Uso para bom relacionamento com a passear pelas ruas, ir à Eletricz, empresa-referência padaria, ao shopping. n a d i s t r i b u i ç ã o d e Nunca fui barrado em monociclos elétricos no lugar algum”, afirma. País, com sede em São Seu carro já foi vendido Paulo (SP), contribuiu para há tempos. “Escolher o que ele fosse convidado monociclo elétrico como para ser Embaixador da veículo de mobilidade Eletricz (e dos monociclos) urbana foi a melhor coisa e m B e l o H o r i z o n t e , que fiz na vida. Desde contribuindo para dar mais que comecei, já perdi 14 v i s i b i l i d a d e a e s s e quilos e me sinto muito equipamento que ganha mais disposto, saudável cada vez mais adeptos a e criativo para o meu cada ano, sobretudo nas (31)capitais 99126-5236 trabalho”, diz.Informações grandes como BH.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


www.cenariominas.com.br

FAÇA SEU MARKETING DIGITAL COM A GENTE E ESTEJA SEMPRE A UM CLICK A FRENTE DA CONCORRÊNCIA

Tel.: (31) 99126-5236


40

ESPECIAL

revista digital CENÁRIOS

Qual é a minha ESPERANÇA para Por Diego Oliveira Youpper Consumer & Media Insights

Uma coisa é certa: tivemos de desacelerar, em todos os sentidos. Aprendemos tantas coisas com a pandemia do novo coronavírus, mas talvez a principal dela foi descobrir que sozinhos não somos nada, nem n i n g u é m . A o d e s a c e l e r a r, tivemos tempo para prestar mais atenção no outro e em nós mesmos. Aprender a identificar e a lidar com nossas próprias emoções de uma forma nunca vista antes no mundo pósmoderno. A ter um olhar mais generoso em relação a si próprio e ao próximo. Parecia ser um ano sem fim, tivemos de nos ausentar e, dentro de nossas casas, tivemos de nos reinventar, assumir de vez nossa versão beta, e nos transformar a cada dia em termos profissionais, pessoais, comportamentais e de relacionamento. Quando imaginaríamos que ao ligar a televisão seríamos impactados com campanhas ostensivas pedindo às pessoas para evitarem o contato físico? Isso parecia um pedido um tanto impossível, ainda mais para o povo brasileiro e toda a sua latinidade e aptidão para relações calorosas. Tivemos de encontrar novas formas de mostrar nossos sentimentos, sem o toque, que é tão habitual em nossas rotinas.

Marcas foram à TV não apenas para falar de seus produtos e serviços, mas para trazer mensagens de solidariedade, de ânimo e de positividade. Nunca vimos antes as empresas focarem tanto no coletivo e no humano.

O que falar do ano de 2020, agora que chegou ao m? O que aprendemos perante todas as diculdades e desaos que tivemos que superar e quais os aprendizados que traremos para 2021?

Passamos a ouvir com mais frequência e de um número maior de pessoas que dinheiro não é tudo. E tivemos de reduzir e repensar o nosso ritmo e modo de consumo. Com as pessoas em suas casas, os índices de poluição ao redor do mundo diminuíram. O planeta Terra agradeceu. Especialistas apontam essa mudança como temporária e, claro, relacionada ao confinamento, mas será que isso não pode nos ajudar e encontrar soluções para as questões climáticas, sem termos de ser obrigados a ficar enclausurados? Será que essa crise não veio também para nos alertar e mostrar que somos capazes, empresas, governos e cidadãos, de implementar um novo ritmo de vida que seja positivo e gere melhor impacto?

(31) 99.126-5236 www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas

Aliás, o “fazer juntos” se tornou um mantra. Sem cooperação coletiva não teríamos saído dessa crise. Foi o momento de nos conectarmos com pessoas de agora e com aquelas com quem não tínhamos contato há algum tempo. De dentro dos nossos lares revisitamos histórias por meio de fotos, livros, ligações e vídeos conferências com amigos e parentes. Sim, é clichê dizer que a tecnologia une pessoas, mas essa afirmação nunca foi tão real quanto em 2020. E no trabalho? Lideranças tiveram de se revisitar e encontrar novas formas de se comunicar com suas equipes, como mantê-las ativas e motivadas. As empresas que eram resistentes ao método home office, por exemplo, tiveram de ceder e acabaram descobrindo que essa pode ser uma boa forma de trabalho. Descobrimos que aquelas reuniões presenciais, com horas de duração, talvez pudessem ter sido feitas com muito mais efetividade por vídeo conferência.


41

ESPECIAL

revista digital CENÁRIOS

Mas nem só de fake news vive internet, que trouxe muitas notícias ruins, mas também serviu como ponto de equilíbrio para muitos. E as redes sociais tiveram especial participação nisso. Perdi a conta de quantas lives passaram pelas minhas redes, trazendo os mais diversos assuntos. Desde temas sobre como lidar com o psicológico em meio à pandemia e ao confinamento até formar de manter o negócio vivo e ativo, mesmo com as restrições implementadas. A maravilha da comunicação. Comunicação essa que serviu para nos mostrar que, sem diálogo, não chegamos a lugar algum. Não importa se você é governo, empresa ou cidadão comum. Sem tolerância e respeito ao próximo, o caminho é nebuloso para todos. Agora que o ano de 2021 está invadindo nossas casas, temos de ter em mente que não podemos nos deixar levar pela angústia, pela ansiedade, pelo medo e pelas incertezas. A palavra de ordem, agora, é serenidade. Não são para todas as carreiras que esse esquema funciona, mas para muitas, sim. Então, porque não trazer esse formato para 2021 e aperfeiçoá-lo? Não por obrigação, por necessidade de força maior, mas como forma de trabalhar aquilo que falamos lá em cima, no começo desse texto: desacelerar. Quantos impactos positivos isso traria para as pessoas e para o planeta? Outro ponto que devemos manter para este nosso 2021 é saber filtrar as informações que recebemos de diversas fontes. As fake news chegaram para ficar e este é um movimento que só tende a crescer, isso é fato. Mas saber pesquisar a fonte da notícia se tornou questão essencial para muitos que não tinham o hábito de se aprofundar nos assuntos. Tivemos de nos aprofundar por uma questão de preservação.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas

Foto: divulgação


42

CULTURA

revista digital CENÁRIOS

Artista mineiro Bemti é notado por Felipe Neto em desabafo no Twitter Apesar

Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

dos eventos presenciais estarem retornando com cautela ao redor do país, a perda para o cenário da música independente ultrapassou a falta de ganho em shows. Sem apoio para lives patrocinadas e renda praticamente nula, os artistas brasileiros têm estado ainda mais ativos na internet, em busca de reconhecimento e conexão com o público. O artista mineiro Bemti estava ativo no Tw i t t e r, q u a n d o c o m e n t o u , despretensiosamente, em um tweet do influenciador Felipe Neto - escolhido esse ano pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo - onde ele expunha a perda de ganhos pelo tempo que o YouTube ficou fora do ar no dia anterior. No tweet, Bemti disse: “Calculando os danos… Estou sem casa há vários meses quicando de um lugar para outro e com perspectiva de conseguir pagar aluguel de novo só ano que vem”. Leia o post na íntegra aqui. Minutos depois, Felipe Neto postou: “Acabei de conhecer e já vi que é um artista fenomenal. Por favor, conheçam a música do Bemti. Precisamos de mais Bemtis. Se puder, manda pro seu amigo.” O diálogo entre os dois não parou por aí e deixou o artista muito surpreso.

"Fiquei absolutamente feliz com a generosidade do Felipe, tanto em compartilhar meu trabalho quanto em ter empatia com um desabafo super genuíno que pra mim ia ser só um 'desabafo de madrugada no twitter'. Tinha passado o dia em crise por causa dessa falta de perspectivas pro futuro próximo, principalmente sobre fazer arte independente no Brasil em 2020”. “Vou lançar daqui duas semanas uma música que pra mim é a coisa mais legal que eu já fiz mas tenho me pegado tão ansioso... é muito pesado se concentrar em fazer arte sem saber onde você vai estar morando no próximo mês e sabendo que você está sob um governo que te desrespeita de todas as formas. Essa interação inteira com o Felipe me deixou ultra feliz e me deu um gás que ele nem imagina. Estou desde 2 da manhã recebendo uma chuva de comentários e mensagens de pessoas que acabaram de descobrir minhas músicas e estão adorando, esse tipo de apoio e plataforma não tem preço", completa. Bemti está se preparando para lançar “LOGO ALI”, segundo álbum da carreira que terá apoio do edital Natura Musical. E lançou, recentemente, o videoclipe de “A Gente Combina” - que faz parte do disco “era dois” - apresentado no Museu de Arte Moderna de Nova York.

(31) 99.126-5236

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas

Foto: divulgação

(Crédito: Fábio Audi)

Tweet gerou conversa entre os dois; youtuber se ofereceu para ajudar o artista Acompanhe o artista: https://www.instagram.com/bemtii/


43

CULTURA

revista digital CENÁRIOS

Gabriel Froede aposta na pop autoral Papo Sério , que chega com videoclipe Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

O artista, conhecido por “Cant “Ela surgiu de uma série sobre Get Over You”, faixa com The Otherz e KVSH, viu a música estourar na internet e nas noites do Big Brother Brasil 2020, mas decidiu apresentar ao público uma nova vertente, que deixa a música eletrônica de lado para dar espaço ao pop autoral.

relacionamentos escondidos e amores não correspondidos. Achei que seria legal escrever.

A música fala sobre um relacionamento que não evolui. Nela, um casal vive uma paixão, mas querem coisas diferentes: ele algo mais sério e ela manter “Esse lançamento representa o t u d o e m s e g r e d o , c o m o primeiro passo de uma fase brincadeira”, completa. muito importante de transição e O mineiro Gabriel amadurecimento na minha Froede lança, carreira. Passei esse ano todo aprimorando e testando vários Papo Sério elementos para as composições deste novo projeto. Acredito que “ P a p o S é r i o ” c h e g a esse primeiro single foi a acompanhada de videoclipe, e s c o l h a p e r f e i t a p a r a com uma participação especial da influenciadora, natural de iniciarmos”, conta Froede. Belém do Pará, Gabi Lisboa, J á s o b r e a i n s p i r a ç ã o d a onde traz a atmosfera da composição, o artista conta que: composição em uma paleta de cores apaixonante.

BRISA Residencial

4 Suites - Alto Luxo Vale do Sereno - Nova Lima

Tel.: (31) 9.9126-5236 www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


44

CULTURA

revista digital CENÁRIOS

Quarto convida a repensar atitudes no novo single Nosso Quintal A

Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

banda Quarto escancara portas e janelas e convida a entrar em “Nosso Quintal”, faixa solar na qual apresenta sua mescla de um rock setentista com tons de música brasileira. O trio mineiro transforma um momento de incertezas diante do desconhecido compartilhado em nível global atualmente - em uma sensível reflexão sobre nosso impacto no mundo ao redor. A faixa já está disponível em todas as principais plataformas de streaming. O single marca uma nova fase na carreira da banda, que também revelou, em março, “Recompor”, uma impressão inicial sobre os primeiros momentos da vida em quarentena diante da atual pandemia. Com “Nosso Quintal”, os músicos fazem um olhar interno em uma conversa franca sobre seu lugar no mundo.

Quarto por Guilherme Leite

como humanidade precisamos repensar nossos atos. Fazer do nosso quintal um lugar que gere coisas boas. A motivação veio justamente por conta da situação atual da humanidade, consumista, egoísta, fútil. É um grito de socorro, clamando por uma mudança de valores. Para olharmos pro que realmente importa”, explica Tiago Timbrado, que assina vocal, guitarras, teclados, produção, direção e edição do vídeo. Ele também assina o bordado da capa do trabalho. Além dele, a banda é formada por Zé Cotché, na voz, violão e composições e Pretto Ferreira na bateria. Tiago trouxe seu lado compositor guiado por uma grande carga espiritual e humana, focada nas evoluções pessoais e da sociedade e o projeto foi completo pelo olhar detalhista da bateria de Pretto Ferreira.

A banda convida a entrar em suas “É uma música que chega num canções altamente pessoais e momento propício, em que nós sinceras, reparando a bagunça com a intimidade de quem já é de

casa. A trajetória do grupo ganhou seu primeiro marco na discografia em 2017, com o lançamento do álbum “Onde começa o infinito”, contendo 8 canções desenvolvidas ao longo de quatro meses como um retrato de seus integrantes naquele momento. Em 2020, Quarto dá o primeiro passo após o debut com o single e clipe “Recompor”, onde versa sobre o atual momento de isolamento social. “Sentimos que era necessário levar uma mensagem de pausa interna e aproveitar quem estivesse ao nosso redor com afeto, respeito e principalmente, ouvir o silêncio!”, completa Timbrado.Agora, “Nosso Quintal” continua essa conversa com um olhar interno. A faixa já está disponível para streaming.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


45

CULTURA

revista digital CENÁRIOS

Banda mineira Godofredo repagina memórias em clima indie e experimental Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

Se o caminho importa mais que L o g o o destino, a banda godofredo cria uma jornada ao mesmo tempo pessoal e memorialista, universal e cheia de referências com o lançamento de seu primeiro álbum, “Arquivos Vol. 3”. São 10 faixas guiadas pela nostalgia sem perder o foco no atual cenário social e político e de olho nas incertezas do futuro. O trabalho já está disponível nas principais plataformas de streaming de música, através do selo Salitre Records.

juntaram-se ao time Matheus diRocha (Dom Pepo, Pequeno Céu, Novos Baianos F.C) e Bruno Leo - parceiro de longa data de Vinicius - produtor, compositor e engenheiro de som.

Desse encontro, surgiu um caldeirão de influências que trazia um pouquinho de Pavement, um tanto de Pixies, vocais inspirados em Rita Lee, Joni Mitchell, Laetitia Sadier e Guilherme Arantes. Dreampop, shoegaze e progressivo se encontravam com inspirações latino-americanas godofredo é resultado de uma Herbert Viana e Gustavo Cerati. longa trajetória musical. Desde 2011 batalhando na cena musical Mas “Arquivos Vol. 3” não se c o m d i v e r s o s p r o j e t o s coloca apenas como uma (Videotroma, Picnic no Front, The reciclagem nostálgica. Tenta algo Innernettes), Vinicius Cabral n o v o n e s s a s m i s t u r a s , queria resgatar composições pretendendo levar ao público o antigas e trazer novas, em arranjos conforto das guitarras indie com a mais diretos e potentes, sem intensidade de um rock quase tergiversar. Apostando na crueza experimental. de um tempo complicadíssimo, juntou as canções - a maior parte Em um momento histórico tão composta entre dezembro de 2018 complexo, o disco também se e julho de 2019 - e chamou André pretende crítico, com letras Pádua, o dedeco (padawan, inquietas que passeiam por Ereção de Elefante), para produzir. a u t o c r í t i c a m a s c u l i n a , Logo juntaram-se ao time Matheus insegurança, política, utopias diRocha (Dom Pepo, Pequeno para um novo momento. Céu, Novos Baianos F.C) para produzir.

“Toda a composição foi acompanhada por um processo interior, eu passava por mudanças físicas e psicológicas muito intensas. Crise financeira, crises afetivas, isolamento social (antes da pandemia). Em crise com meus próprios valores, comecei a experimentar com tintas e processos manuais, enquanto arranjava o álbum com dedeco. O nome ‘Arquivos’ veio de uma tentativa de catalogar memórias e obras perdidas, jogadas pelo apartamento”, relembra Vinicius Cabral, que aparece queimando uma tela no videoclipe de “O Mar”.

Tel.: (31) 99126-5236

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


46

CULTURA

revista digital CENÁRIOS

Em novo EP Péricles revisita clássico do Ara Ketu

Péricles

Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

não para de surpreender no seu novo projeto. Nesta sexta-feira, 06 de novembro, ele divulgou em todas as plataformas de streaming e no YouTube o quarto EP do álbum “Tô Achando Que é Amor”, com destaque para a música “Mal Acostumado”, clássico do grupo Ara Ketu lançado em 1998. A faixa chega também com um videoclipe gravado no terraço de um prédio antigo, na região central de São Paulo.

“Pupila” de Vitor Kley e Anavitória, lançada mês passado, e agora “Mal Acostumado”. As canções de ritmos, intérpretes, segmentos e épocas diferentes, se encaixaram perfeitamente no projeto. “Eu procuro, em cada trabalho, apresentar novas ideias e mostrar como determinadas músicas ficam na minha versão. Mesmo sendo de épocas diferentes, as duas canções têm essa intenção. E juntá-las nesse álbum, surpreende positivamente quem as ouve”, explica.

“Eu gosto muito dessa canção. Ela me lembra uma época, não tão distante, onde podíamos ir O EP 04, além da faixa de aos pagodes para cantar de peito destaque, apresenta também as canções “Sem Questionar”, “Ai aberto todos os sucessos. Ai de Mim” e “Stand By”. “SEM A intenção, nessa releitura, foi QUESTIONAR é uma daquelas resgatar de alguma forma essa declarações de amor que se boa lembrança e matar as deve fazer todos os dias. saudades deste clássico da música brasileira. Ficou muito AI AI DE MIM tem cara de boa, com cara de pagode de azaração, daquelas que muitos de nós tem saudades de viver. E mesa”, conta Péricles. STAND BY vai deixar todo O álbum “To Achando Que é mundo ansioso para colocar em Amor” contará com 17 faixas, prática seu poder de sedução. sendo duas delas regravações. Acho que a galera vai curtir!”.

A divulgação dos três primeiros EP´s, em agosto, setembro e outubro, respectivamente, foi um sucesso. Inédito, o álbum “To Achando Que É Amor” será disponibilizado em cinco etapas até o final do ano. Em cada lançamento, a música de destaque virá com um videoclipe, algo que Péricles não produzia há quatro anos. Tanto a gravação do projeto, quanto a produção dos clipes, tiveram que ser adaptadas para atender as normas da Organização Mundial da Saúde.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


48

CULTURA

revista digital CENÁRIOS

Clubbers da Esquina : Festival online da MASTERplano traz atividades formativas e festas eletrônicas Evento gratuito acontecerá entre 1o e 13 de dezembro, com ocinas, masterclasses e um lineup com artistas das cinco regiões do Brasil e também da Argentina, do Uruguai e do México Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

“Clubbers da Esquina”, um descobertos”, trocadilho que faz referência à vocação musical de Minas Gerais, agora apropriada pela cena eletrônica e o movimento clubber de Belo Horizonte, tão vivo após 2015. Este é o nome do festival online que a MASTERrplano realiza entre os dias 1o e 13 de dezembro, cuja programação mistura música eletrônica, tecnologia, debates e atividades formativas. A programação, totalmente GRATUITA, conta com oficinas, aulas públicas e festas, com artistas das cinco regiões do Brasil e também da Argentina, do Uruguai e do México. Nomes como MC Carol, Saskia, Getúlio Abelha, Iasmin Turbininha e Zombies in Miami participarão das atividades. Com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocínio do UniBH e da Lápis Raro, a programação completa pode ser conferida no site www.clubbersdaesquina.com. O festival “Clubbers da Esquina” coroa a importância das festas eletrônicas numa época difícil para o entretenimento, em que a cena clubber soube adaptar-se ao virtual. “As festas online, precisamente as de BH, foram essenciais para manter a comunidade clubber tão viva. Nesse período pandêmico, muitos novos DJs, performers e

afirma Vitor Lagoeiro, integrante da MASTERPlano. “Além do entretenimento, precisamos pensar em como democratizar o conhecimento e a formação na área de performance, iluminação, projeção visual e produção musical, entre outras questões”. É hora de se jogar na pista (ou melhor, na sala, no quintal ou no espaço que preferir em casa). Durante todos os dias, 28 artistas se apresentarão, entre DJs, produtores musicais, artistas visuais e performers, de BH e de outras cidades do p a í s , c o m o B e l é m / PA , R e c i f e / P E , Brasília/DF, São Luís/MA, Porto Alegre/RS, Goiânia/GO, Fortaleza/CE, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP. O line-up conta ainda com três atrações internacionais: Zombies in Miami (México), Lila Tirando a Violeta b2b Hiela Pierrez (Uruguai) e She Teiks (Argentina).

também o breakbeat, o electro, o funk, o bass, o reggaeton, o brega e outras tantas possibilidades que tornam o Brasil um dos lugares mais criativos do mundo”, completa. Para Sosti, a pista de dança de Belo Horizonte é conhecida por ser acolhedora e receptiva. “Nos último cinco anos, BH se tornou um importante destino para clubbers, DJs, produtores e performers de todo o Brasil. E o line-up do ‘Clubbers da Esquina’ não destoa dessa história”, ressalta. “O festival recebe artistas de todas as regiões do Brasil, de modo a celebrar uma história que, apesar de local, é construída por todo o país. O festival também expande fronteiras ao conectar-se com as vizinhas argentinas, mexicanas e uruguaias”.

“Teremos lives musicais em todos os dias do festival, sempre após as oficinas e debates. No sábado e no domingo, serão mais apresentações. Tudo isso direto do site do festival”, afirma Sosti Reis, que também integra a MASTERPlano. “A ideia é também reunir artistas que exploram a música eletrônica por meio de vários estilos, formatos e linguagens, incluindo não somente o techno e o house, mas

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas

MASTERplano apresenta “Festival Clubbers da Esquina” Quando. De 1o a 13 de dezembro Onde. www.clubbersdaesquina.com Quanto. Programação gratuita Mais. fb.com/masterplanobh / instagram.com/masterplanobh


49

EMPREENDEDORISMO

revista digital CENÁRIOS

Lilia Franca, destaca os benefícios do Café

na mesa do brasileiro

A Onestà Café nasceu antes

Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

E hoje os brasileiros têm tido a da pandemia e se reinventou no oportunidade de ter essa experiência l o c k d o w n c o m o P a d a r i a com os cafés especiais , que Express, pois os clientes não oferecemos na Onestà. abriam mão do café. Agora,o pedido mais comum na Onestà 02. O CAFÉ NA ONESTÀ? é aquele que faz parte da sua m e m ó r i a a f e t i v a . P o r q u e Os cafés da Onesta são titulados dificilmente se esquece o que especiais, com a seleção adequada se come nessa cafeteria que se dos frutos, com a torra perfeita para transformou em um bistrô ser apreciado no paladar do cliente. aconchegante, por causa da O n d e v c c o n s e g u e s e n t i r qualidade, da forma de preparo adequadamente corpo, doçura E dos cafés, dos alimentos e do intensidade de forma equilibrada. atendimento. Lilia Franca, responsável pela Onestà e pela Tendo satisfação na experiência com cozinha, fala sobre um de seus nosso café. Os nossos cafés vêm de principais produtos - o café. Carmo de Minas, região premiada do café. 01. QUAIS OS BENEFÍCIOS D O C A F É N A M E S A D O 03. QUAIS AS TENDÊNCIAS DA BRASILEIRO? ONESTA PARA 2021? O café tem muitos motivos de riqueza nutricional, com destaque não apenas para a cafeína, famosa por seu efeito estimulante, mas também com os efeitos antioxidantes.

Onesta Café - Shopping Downtown - Av. das Américas, 500 - bloco 20 - loja 124 - Barra - RJ. Instagram @onestacafe

Primar a qualidade do café como fizemos em 2020. Buscando receitas onde temos aproveitamento de sabor. E criando mais memórias afetivas.

Marca faz parceria e consolida no mercado A empresa CA Produção e Eventos nasceu em 2016, realizando coffee breaks para eventos corporativos, tendo a indústria farmacêutica como principal cliente. Após quatro anos no mercado, abriu a primeira loja física, Onestà Café, onde é possível consumir comidas artesanais deliciosas e onde há espaço também para realizar eventos. São cafés especiais, produtos caseiros e de primeira qualidade, que têm suas próprias histórias. Além disso, há exposição de produtos parceiros, jantares harmonizados e espaço de coworking.

A Onestà, na contramão da economia durante a pandemia, fechou algumas parcerias. Foi inaugurada quinze dias antes do isolamento, criou a Padaria Express para continuar atendendo clientes pelo delivery e na reabertura está fechando parcerias com empresas cujos produtos podem ser consumidos no local ou comprados para serem levados ou presenteados. A Onestà tem o propósito de não obter qualquer lucratividade em bebidas alcóolicas, assim o cliente pode levar seu vinho, que é servido em taças apropriadas, sem qualquer custo adicional, ou adquirir diretamente com os parceiros, com os descontos por eles fornecidos. Os grãos de café são cultivados nas altas montanhas sul mineiras da Fazenda Sertãozinho, local de tradição de mais de 67 anos em lavouras de café. As oliveiras ficam na Fazenda Rainha, SP, em locais mais suscetíveis a ventos frios e geadas.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


50

ESPECIAL / CULTURA

revista digital CENÁRIOS

Rui Nogueira e Marcos Nogueira

prometem conquistar o Brasil Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

A

Revista Cenário Minas esteve em Portugal e conversou com a banda Heartbreakers Rui & Marcos, que pretendem conquistar o Brasil. Quem são os IRMÃOS NOGUEIRA ? Rui Nogueira, com 28 anos, e Marcos Nogueira, com 26 anos, são irmãos e são naturais de Terras de Bouro, uma das regiões de Portugal considerada das sete maravilhas da natureza. A Heartbreakers Rui & Marcos começou participando de festivais da canção e eventos da região, no entanto as coisas começaram a ficar mais sérias desde a sua participação na 1ª edição do programa de talentos “Factor X” em Portugal na SIC, onde formaram o duo "Heartbreakers Rui & Marcos". Em 2015 tiveram nova aparição no programa televisivo "The

Voice Portugal" da RTP. Onde ficaram selecionados para o Top 8 da equipa do seu mentor Mickael Carreira, onde o mesmo lhes deu a oportunidade de cantar no Concerto de Encerramento da sua Tour Bailando no MEO Arena (a maior sala shows de Portugal). Ainda, em 2015, participaram no programa de talentos "X Factor" do Reino Unido, uma experiência em que os irmãos dizem ser única e que os enriqueceu muito enquanto artistas. já no ano passado, em 2019 tiveram um convite por parte da dupla de irmãos mais conhecida de Portugal, os irmãos Rosado (Anjos), para atuarem com eles num dos seus concertos da "Tour 20 Anos". Desde então os irmãos têm lançado trabalhos originais para dar a conhecer, cada vez mais, a sua música ao público.

“Costuma-se dizer que o sonho comanda a vida, e o lançamento destes primeiros trabalhos é a prova de que não basta só sonhar, é preciso ir à luta e acima de tudo nunca desistir, é com esse mesmo pensamento que esperamos um dia poder ser possam pisar os grandes palcos desse Mundo fora.”

Primeiro Single - “HORA” Trata-se de uma "música de Verão" com forte mensagem implícita a momentos/dificuldades/alegrias que os irmãos tiveram na busca deste sonho. Nas palavras dos irmãos: “Este nosso tema "HORA" surge num momento de viagem das nossas vidas, pois ao ouvirem com atenção a letra e virem todas as cenas retratadas no videoclipe rapidamente percebem que estamos a descrever todo o caminho que percorremos até chegar esta nossa "HORA", passando pelos nossos momentos de infância, onde sonhávamos como tudo isto que hoje mesmo estamos a viver, alguns momentos também de "desconexão", e já no final o realizar de um sonho, poder então apresentar este nosso trabalho a todos aqueles que sempre nos apoiaram e estiveram lá à espera deste momento, terminando o vídeo seguindo esta nossa "estrada" juntos! Para nós este primeiro single é um momento que significa não apenas um objetivo cumprido, mas um sentido de realização pessoal por todo o trabalho, dedicação e dificuldades que tivemos de enfrentar para chegar a este resultado final.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


51

ESPECIAL / CULTURA

revista digital CENÁRIOS

À medida que os dias foram passando rapidamente percebemos que o nosso sonho não tinha sido alcançado apenas por lançarmos o nosso primeiro Single, mas por todo o apoio e mensagens que temos vindo a receber. Esse sim é o sonho de qualquer artista, sentir-se apoiado por aqueles que o acompanham e se orgulham do resultado final.”

Segundo Single - “Não Estás” Trata-se de um tema "diferente" e com uma carga emocional muito grande. Tema que certamente não deixará ninguém indiferente, sendo o resultado do tempo investido durante o período de confinamento, retratando a mensagem do tempo difícil que todos passamos.

A banda tem a certeza que a sua mensagem pode chegar longe e entrar nas vidas dos portugueses espalhados pelo mundo e que se sentem "cada vez mais perto de descobrir esse futuro pelo qual tanto lutamos."

junto do espectador, pois a mensagem principal assenta nas decisões certas ou erradas que se vão tomando ao longo da vida, aqui retratando com mais evidência o sentimento de arrependimento, culpa e tristeza pelas ações tomadas e que não podem mais voltar.

Revista Cenário Minas: Como foi o processo criativo na construção deste novo tema?

Irmãos Nogueira: "Podemos dizer que o processo foi bastante diferente do Single anterior. Durante o período de quarentena passamos mais tempo sozinhos, e acabamos por ter mais tempo para refletir sobre várias coisas e momentos que passamos, e foi com base nisso e o atual momento que vivemos que se escreveu o tema "Não Estás". Achamos que com isso conseguimos passar de uma forma mais profunda e verdadeira todo o sentimento que a música assim o exige.”

Revista Cenário Minas: Como está feedback com o público ?

Revista Cenário Minas: Como foi o lançamento do 2º single "Não Estás" ?

Irmãos Nogueira: Esse ano lançamos “Não Estás”. Segundo os artistas, este segundo trabalho não é apenas mais um tema pop. Retrata fortes mensagens relacionadas com o atual momento da sociedade. O videoclipe pretende causar impacto

Irmãos Nogueira: A dupla diz que não podia estar mais feliz com todo o feedback que tem recebido por parte do público. Tem sido fantástico todas as mensagens de carinho e apoio que tem recebido e que as pessoas não param de pedir mais trabalhos.

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


52

ESPECIAL / CULTURA

revista digital CENÁRIOS

Em Junho lançamos o nosso º single Não Estás Revista Cenário Minas: eles gostamos muito dos Calema Como se deve a passagem p e l a s u a h i s t ó r i a d e v i d a e pelos programas televisivos mostrarem que com trabalho e humildade o reconhecimento e o ? sucesso acaba por aparecer. Irmãos Nogueira: “Os p r o g r a m a s p e l o s q u a i s E por último a nossa grande passamos fizeram-nos crescer r e f e r ê n c i a q u e d i s p e n s a muito enquanto artistas, para apresentações é o Diogo Piçarra, não falar nas amizades e além de um grande músico é um conhecimentos que fizemos no grande ser humano. Todos estes m e i o a r t í s t i c o q u e n o s artistas que referimos, por proporcionaram a oportunidade coincidência ou não, fizeram parte de trabalharmos nos nossos do nosso primeiro single ao temas e no lançamento do enviarem-nos vídeos de apoio.” nosso primeiro original. Revista Cenário Minas: Como Revista Cenário Minas: tem sido a receptividade por Quais as suas referências parte do público? musicais no panorama musical em geral ? Irmãos Nogueira: Não podíamos estar mais felizes com o Irmãos Nogueira: A nível de feedback que temos recebido por referências musicais, temos parte do público. sempre a preferência de referir a boa música e os excelentes Tem sido fantástico todas as artistas que temos cá em mensagens de carinho que temos Portugal. recebido, todo o apoio e saber o quanto as pessoas estavam Identificamo-nos muito com os ansiosas por ouvir o nosso primeiro Anjos não só pela qualidade e trabalho. sucesso que têm vindo a demonstrar ao longo dos anos, Mais gratificante ainda é saber que m a s a c i m a d e t u d o p e l a o single "Não Estás", caiu no gosto cumplicidade que demonstram do povo. ao estar juntos nos seus projetos como irmãos, tal como

Revista Cenário Minas: O que significa o ano de 2020 para os Irmãos Nogueira ?

Irmãos Nogueira: 2020 é o ano da afirmação e o novo single "Não Estás" vem assumir isso mesmo. O tema foi produzido pelo coletivo Induktor Music, label e produtora da banda.

Revista Cenário Minas: Para finalizar os irmãos quiseram-nos deixar a seguinte mensagem:

Irmãos Nogueira: “Costuma-se dizer que o sonho comanda a vida, e o lançamento destes primeiros trabalhos é a prova de que não basta só sonhar, é preciso ir à luta e acima de tudo nunca desistir, é com esse mesmo pensamento que esperamos um dia poder ser profissionais da música (full-time), fazendo aquilo que mais gostamos e tendo sempre o apoio de quem gosta de nós e do nosso trabalho. Tudo faremos para que os Heartbreakers um dia possam pisar os grandes palcos desse Mundo fora, inclusive do Brasil.”

Redes Sociais » Instagram instagram.com/heartbreakersrmofficial » Facebook facebook.com/heartbreakersrm » Youtube - youtube.com/heartbreakersrm » Twitter - twitter.com/heartbreakersrm » Spotify - spotify.com/heartbreakersrm

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


52

INOVAÇÃO

revista digital CENÁRIOS

Superdigital iniciou a abertura de contas para mulheres da comunidade Morro do Papagaio Redação Cenário Minas - @revistacenariominas

Depois de ter arrecadado R$ O propósito de envolver a 7,2 milhões na Semana Santander, que mobilizou brasileiros em benefício do Programa Mães da Favela, da Central Única de Favelas (CUFA), a Organização vai distribuir os benefícios para 20 mil mulheres por meio da fintech Superdigital. Elas receberão os recursos em uma conta digital de pagamentos, que pode ser movimentada por aplicativo ou com o uso de um cartão prépago. Em Minas Gerais, a Superdigital iniciou a abertura destas contas a 750 mulheres da comunidade Morro do Papagaio, em Belo Horizonte. A CUFA está distribuindo os cartões já com o crédito da primeira de duas parcelas de R$ 120,00, referentes a duas cestas básicas. Os recursos poderão ser utilizados para fazer compras em qualquer estabelecimento (físico ou digital) com o cartão, pagar boletos bancários ou até mesmo sacar os recursos em caixas eletrônicos da Rede 24 horas, sem a cobrança de taxas.

Superdigital nesse projeto é oferecer autonomia para que as mulheres gerenciem o dinheiro de forma simples e segura. “Elas poderão controlar melhor seu orçamento e movimentar a conta digitalmente. Vemos t a m b é m c o m o oportunidade de inseri-las no universo bancário e oferecer educação financeira, já que muitas são autônomas e recebem pagamentos no mercado de trabalho informal”, afirma Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil. As mães cadastradas no projeto não precisam ir ao b a n c o , j á q u e a movimentação bancária será feita pelo aplicativo no celular. Além disso, terão acesso ao conteúdo do Blog Superdigital, que oferece dicas sobre educação financeira – como ganhar dinheiro extra, como montar o seu negócio online, entre outros temas.

Valor de R$ 7,2 milhões em doações será distribuído para participantes do programa Mães da Favela, da Central Única de Favelas (CUFA), em pelo menos uma comunidade por estado.

Comunidade/Bairro - Cidade § Alvorada – Boa Vista (RR) § Aponiã – Porto Velho (RO) § Auta de Souza – Macaíba (RN) § Calhau – São Luiz (MA) § Congos - Macapá (AP) § Criciúma (SC) § Cruzeiro – Belém (PA) § Grotão – João Pessoa (PB) § Heliópolis, Paraisópolis, Parque Santo Antônio, Boqueirão, Jardim da Conquista, Elba, Cidade Tiradentes, São Bernardo do Campo e Guarulhos – Grande São Paulo (SP) § Jardim Bela Vista – Aparecida de Goiânia (GO) § Jardim Brasil II – Olinda (PE) § Jardim Santa Isabel – Cuiabá (MT) § Maceió – Maceió (AL) § Madureira – Rio de Janeiro (RJ)

§ Morro do Papagaio – Belo Horizonte (MG) § Novo Horizonte – Serra (ES) § Passaré – Fortaleza (CE) § Pinheirinho – Curitiba (PR) § Ponto Novo – Aracaju (SE) § Portal Caiobá – Campo Grande (MS) § Redenção – Manaus (AM) § Santa Isabel – Viamão (RS) § Santa Quitéria – Rio Branco (AC) § Santa Teresa - Salvador (BA) § Taguatinga Norte – DF § Vale do Gavião – Teresina (PI) § Vila União – Palmas (TO)

acesse www.metodosupera.com.br

www.cenariominas.com.br - @revistacenariominas


Profile for Revista Cenario Minas

Revista Cenário Minas - Dezembro 2020  

Revista Cenário Minas - Dezembro 2020 -

Revista Cenário Minas - Dezembro 2020  

Revista Cenário Minas - Dezembro 2020 -

Advertisement