Page 1

ista

Cultura

CENÁRIO MINAS r Tu o ism

R ev

Cenário MINAS

Ano 3 - Edição #20 - Revista Virtual - Agosto 2017

LESTE

Torna-te fã

VEGANO ?

to

en

im

ten EDIT ORA tre ZONA En


Cultura

24

MINAS

04 INFORMÁTICA.............................. 11 REFLEXÃO................................... 12 HOMEM......................................... 15

PAISAGENS URBANAS............... T

o ism ur

tr

En

to

en

im

n ete

www.cenariominas.com.br

16 BELEZA........................................ 20

TELEVISÃO..................................

Pai não é somente aquele que põe o filho no mundo. Pai é aquele que educa, que transmite a segurança da figura paterna, que faz carinho e corrige os erros para que não se tornem vícios.

CENÁRIO PET..............................

24

PODOLOGIA................................

26

TURISMO.....................................

30

CULTURA ....................................

32

MÚSICA........................................

43

Os Jornalistas: Felipe Jesus, Camila dos Anos, Edy Fernandes e Ricardo Bello

32


Cenário

Cenário Minas Contato: cenarionegocios@gmail.com

Geraldo Félix Jr Jornalista

Felipe J. Jesus Jornalista

Sérgio Steiner

3

Lucia Mattos Jornalista

Leonardo Horta Jornalista

Priscilla Silvestre Jornalista

Elberty Valadares


Cenário Paisagens bucólicas de Maceió Assim como Minas, Alagoas também são muitas. Inúmeras são as facetas deste fascinante estado do Nordeste brasileiro. Com extensão territorial superior a 27,5 milhões de km², Alagoas é maior do que o Haiti. De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, a população alagoana ultrapassa os 3 milhões de habitantes, sendo cerca de um milhão vivendo na capital Maceió.

Por Leonardo Horta - Jornalista

4 - Cenário Minas

Férias

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Maceió vista de um outro olhar... Nos primórdios da história brasileira, Alagoas fez parte da Capitania de Pernambuco, mas alcançou autonomia em 1817, antes mesmo da independência política brasileira. Hoje são 102 municípios que mostram uma multiplicidade de culturas e histórias para contar. Neste breve espaço, veja algumas das mais chamativas imagens deste apaixonante estado.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

5 - Cenário Minas


É MAIS QUE UM AEROPORTO É A SUA MAIS NOVA OPÇÃO DE COMPRASE LAZER.

www.bh-airport.com.br

+ Gastronomia + Conveniência + Compras + Lazer + Serviços O Aeroporto Internacional de BH está se transformando no seu mais novo ponto de encontro. São lojas de grandes marcas, várias opções de gastronomia, conveniência e serviços.

Venha se surpreender.


Agosto, mês do desgosto ou superstição? Descubra significado do período e aproveite melhor seus dias Superstição é a crença em relações de causa e efeito à face de determinados fenômenos, crença que, entretanto, não tem respaldo na racionalidade. Assim, haveria uma oposição entre o olhar científico e o olhar supersticioso. Colocamos ponto de interrogação no título deste artigo para que a conclusão fique por conta do leitor. Estamos em Agosto. Na alma popular, o oitavo mês do ano está associado a pesar, tristeza, dissabor, sofrimento. Talvez a crendice tenha origem em Portugal, onde as mulheres nunca se casavam no mês de agosto. Justamente no mês de agosto, os navios das expedições zarpavam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e ainda correr o risco de sofrer uma viuvez precoce. Segundo o numerólogo Yubertson Miranda, o número 8 representa o resultado prático do que cada um produz durante a vida, por isso ele é tão radical. Pode expressar tanto fracasso quanto sucesso, fama ou escândalo. Nem Vinicius de Moraes fugiu ao presságio negativo do mês de agosto que, no Zodíaco, é comandado por Leão. Nos versos do Poeta, “a mulher de Leão” brilha na escuridão. A mulher de Leão, mesmo sem fome, pega, mata e come. A mulher de Leão não tem perdão. As mulheres de Leão, “leoas são”. Poeta, operário, capitão. Cuidado com a mulher de Leão!?

Editorial

Cenário

Também outra justificativa para essa crença de agosto azarado é o fato de muitos episódios tristes, no mundo e no Brasil, terem acontecido no mês de agosto. Senão vejamos: Em 24 de agosto de 1572, por ordem de Catarina de Médici, ocorreu o massacre dos huguenotes. Na cidade de Nova York, no dia 6 de agosto de 1890, o primeiro homem foi para cadeira elétrica. Esta primeira execução traduz uma mensagem de iniquidade. Ou seja, o Estado arvora-se defensor da sociedade e supõe ser legítimo tirar a vida de alguém. Entre os dias 6 e 9 de agosto de 1945, as cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki foram destruídas pela bomba atômica, nisto que foi certamente o maior genocídio da História. No Brasil, dois presidentes da República, muito amados pelo povo, morreram tragicamente no mês de agosto. Em 24 de agosto de 1954 Getúlio Vargas praticou suicídio. Em 22 de agosto de 1976, Juscelino Kubitscheck faleceu, vítima de um desastre automobilístico. E por ultimo dia 13 de Agosto uma notícia de uma grande tragédia com o candidato a presidência da Republica Eduardo Campos. Mas agosto é mês dos Pais, do Folclore. Agosto significa fertilidade. Os nascidos em agosto ou mesmo os atletas que ganharam medalhas, recentemente, durante as Olimpiadas do Rio, celebram a felicidade Desta forma, se for verdade que Agosto é mesmo mês do desgosto, o Espírito Santo foge desta sina de azar.

Para compreender a vida basta ficar em silêncio e ouvir a voz do coração, há sempre uma boa lição. Vem que vem agosto! Geraldo Félix Júnior Relações Públicas, Jornalista e Estudante do Curso de Direito

Apresenta

O mais importante evento de CICLISMO INDOOR ao AR LIVRE da América Latina

Apresentação

Organização

Patrocinador

Apoio

Parceiro

Apoio Institucional

Bike Partner

Sistema

Hotel Oficial em BH Mídia Digital

AGÊNCIA DE EVENTOS

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

Promoção

7 - Cenário Minas


Cenário

Pitadas

ix

Eleições 2018/1 O prefeito de Belo Horizonte (MG), Alexandre Kalil (PHS), é hoje o nome mais bem posicionado para a disputa pelo governo de Minas Gerais. Neófito na política e com apenas sete meses de mandato à frente da Prefeitura, ele lidera com folga os dois cenários testados esta semana pelo instituto Paraná Pesquisas junto ao eleitorado capital mineira. Eleições 2018/2 Cotado como provável candidato ao governo do estado em 2018, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli (PHS), tem confidenciado aos amigos que está concentrado em administrar Betim. O Palácio da Liberdade não é seu objetivo, pelo menos por enquanto. O adeus ao jornalista Arthur de Almeida O editor-chefe e âncora do MG-TV 1ª edição Artur Almeida morreu em Portugal, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Estava há mais de 20 anos na Globo Minas. Filho do também jornalista Guy de Almeida, que foi repórter do extinto jornal Binômio, que circulou entre 1952 e 1964 e fez história em Belo Horizonte. Danças das Cadeiras Leonardo Leal deixou a BandNews FM e foi substituído por Bruno Marun na edição do jornal BandNews Belo Horizonte. Depois de mais dez anos na Jovem Pan FM Belo Horizonte, o locutor Henrique Magalhães deixou a emissora. No lugar dele ficou Adriano Maia. Jornal Hoje A Rede Globo confirmou nesta sexta-feira (28/7) o nome de Dony De Nuccio para assumir a bancada do Jornal Hoje, ao lado de Sandra Annenberg. Ele substituirá Evaristo Costa, que na última semana decidiu não renovar seu contrato com a emissora do Grupo Globo. Expo (MAX) Belo Horizonte recebe de 22 a 26/8, com o tema Indústria Visual 360, o Minas Gerais Audiovisual Expo (MAX), evento regional de fomento ao audiovisual que reúne produtores, distribuidores e exibidores de conteúdo de cinema, televisão e internet, desenvolvedores de jogos e profissionais de artes gráficas, música e publicidade. 8 - Cenário Minas

MINAS

to

en

im ten

tre

En

T

r e G

FENAJ vai ao STF A Fenaj anunciou que vai recorrer ao STF para impedir a posse de Valéria Baptista Aguiar, indicada pela Associação Comercial do RJ, para a suplência da representação da categoria dos jornalistas no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

Cultura

o ism ur

o

d al

l Fé

Jornal Estado de Minas O jornal Estado de Minas faturou a categoria extrarregional do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo 2017 com série de reportagens Mulheres de fibra, de Luiz Ribeiro, publicada de 29 a 31 de agosto de 2016.

www.cenariominas.com.br

EXPEDIENTE Redação e Administração: Av. prof. Cândido Candido Holanda, 70/405 - São Sao Bento - Belo Horizonte - Minas Gerais CEP: 30.350-340 (31) 3344-5751 / 99126-5236 cenarionegocios@gmail.com cenarionegocios@gmail.com Jornalista Responsável FelipeJosé Joséde deJesus JesusFelipe FENAJ:15.263-JP-MG Colaboradores: Presidente: Geraldo Félix Félix Júnior de A. Júnior Geraldo - DRT: FENAJ: 9430 JP-MG 9430 JP-MG Sérgio Steiner MTE 30773 RJ Copy Desk: Sérgio Steiner - MTE 30773 RJ Site e Programação: Agência Site Líder Filiado a AIN

Filiado a AIN Filiado

Filiado: ABRAMÍDIA - MG (Assoc. Brasileira de Midia Publicação Digital da Editora Eletrônica) Cenário Comunicação Publicação da Editorae Marketing Ltda. Cenario Comunicação e Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem a opinião da Revista Cenário Minas. A Cenário Minas também não se responsabiliza pelo uso de suas informações no site e na Revista.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Com a Reforma Trabalhista, férias poderão ser usufruídas em até 3 períodos; confira as principais mudanças Da redação: Indicação: Felipe José de Jesus - Jornalista

A Lei nº 13.466/2017, conhecida como Reforma Trabalhista, publicada no Diário Oficial no dia 14 de julho, traz uma série de modificações na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), que entram em vigor a partir de meados de novembro. Entre as principais alterações, destacam-se a possibilidade de parcelamento das férias, o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, a rescisão contratual em comum acordo e novas garantias ao trabalhador terceirizado. De acordo com Paulo Pirolla, redator jurídico trabalhista e previdenciário da Sage-IOB, a reforma apresenta inovações importantes em 3 modalidades de contratação: a de trabalho a tempo parcial, cuja duração não exceda a 30 horas semanais; a de trabalho intermitente, com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses; e a de home office. “Essa nova lei abrange todos os tipos de trabalhadores e, apesar das dúvidas e desavenças que têm surgido sobre o tema, o governo afirma que está preservando e modernizando o direito de todos os trabalhadores”, diz Paulo Pirolla. Confira abaixo alguns dos principais pontos das mudanças que afetam o cotidiano do trabalhador e que passam a valer 120 dias depois da publicação no Diário Oficial (14 de julho), destacados por Paulo Pirolla: - Extinção do contrato em comum acordo entre as partes Com o acordo, a multa de 40% do FGTS é reduzida para 20%, o aviso prévio indenizado tem seu valor diminuído em 50%, e o trabalhador tem acesso a 80% do dinheiro na conta a sacar do FGTS, mas perde o direito a receber o segurodesemprego. As demais verbas rescisórias serão pagas de forma integral. - Contribuição sindical facultativa A contribuição para com o sindicato passa a ser facultativa e não mais obrigatória. Para descontar tal contribuição do salário do trabalhador é preciso a autorização prévia deste.

- Descansos especiais para a mulher amamentar o próprio filho Os 2 descansos especiais de meia hora cada que a mulher possui para amamentar o próprio filho até os 6 meses de idade deverão ser definidos em acordo individual entre a mulher e o empregador. - Remuneração da hora extra A remuneração será, pelo menos, 50% superior à da hora normal. - Banco de horas Poderá ser pactuado por acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de 6 meses. - Home office A prestação de serviços na modalidade de teletrabalho (home oficce) deverá constar do contrato de trabalho, que especificará as atividades que serão realizadas pelo empregado. As regras de duração do trabalho não são aplicadas aos empregados em regime de teletrabalho.

- Férias parceladas As férias poderão ser dividias em até 3 períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a 14 dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a 5 dias corridos, cada um. É proibido o início das férias no período de 2 dias que antecede feriado ou dia de repouso semanal remunerado.

- Trabalhador autônomo A contratação do autônomo, cumprida todas as formalidades legais, com ou sem exclusividade, de forma contínua ou não, afasta a qualidade de empregado prevista na CLT.

- Tempo reduzido de intervalo de almoço Sindicatos e empresas poderão negociar intervalos de almoço menores que uma hora. Em caso de descumprimento do período de intervalo, o empregador ficará obrigado ao pagamento, apenas do período suprimido, com acréscimo de 50% sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho.

- Quitação das verbas rescisórias Na extinção do contrato de trabalho, o empregador deverá efetuar anotação na carteira de trabalho, comunicar a dispensa aos órgãos competentes. A entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes, bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até 10 dias contados a partir do término do contrato.

10 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Câmera de celular ajuda empresas a economizarem Aliada ao aplicativos mais modernos, câmera tem ajudado PMEs a otimizarem suas tarefas, desde a organização de documentos até o gerenciamento de despesas Da redação

Cerca

de 58% da população brasileira navega na internet diariamente e o celular é a tecnologia mais usada para o acesso online (89%), segundo pesquisa da TIC Domicílios. Uma das funcionalidades que mais atrai a compra dos celulares é a câmera. Elas geralmente são usadas para o lazer, mas já começaram também a fazer parte da rotina das empresas.

Aliada aos aplicativos mais modernos, com várias funcionalidades, a câmera do celular é hoje uma importante ferramenta, que tem ajudado as PMEs desde a organização de documentos digitais até o gerenciamento de gastos. Um exemplo é o VExpenses - aplicativo que facilita o reembolso e a gestão das despesas de viagens corporativas. Após uma despesa, o funcionário tira foto do comprovante com a câmera do celular e envia para o app. O sistema identifica automaticamente alguns dados do recibo, restando ao funcionário preencher informações como centro de custo e tipo de despesa. Essas despesas são enviadas ao seu superior através de relatórios. Através do sistema, a empresa pode gerar relatórios analíticos que ajudam os gestores a monitorarem e analisarem as despesas de forma rápida e prática. E o melhor: sem precisar guardar e arquivar notas fiscais. Com mais de 6 mil usuários, entre multinacionais e pequenas empresas - o VExpenses reduz o tempo gasto para organizar papeis e recibos de viagens, automatizando os processos de reembolso com aprovação em tempo real. “Antes todo esse serviço era manual, com planilhas e recebidos de papel”, explica o diretor do VExpenses, Bruno Pain. Além da rapidez e agilidade, essa tecnologia ajuda a evitar fraudes e possíveis erros com as contas, além de permitir que o gestor estipule limites para os gastos dos funcionários em viagens. “Com o fim de planilhas e tempo gasto com cálculos, o funcionário consegue se dedicar para outras tarefas da empresa, gerando novos negócios e organizando os processos. Além disso, usar um sistema inteligente de gestão ajuda a identificar gargalos, desperdícios e fraudes“ finaliza Pain. Sobre o Vexpenses O VExpenses (www.vexpenses.com) é um aplicativo brasileiro que facilita a gestão dos reembolsos de viagens e despesas corporativas. O app tem mais de 6 mil usuários e resolve o problema da prestação de contas entre as empresas e colaboradores – economizando tempo. Além disso, a tecnologia ajuda a evitar fraudes, estabelecer limite de gastos e buscar economia nos processos com a análise dos relatórios. O app tem disponibilidade para Android e IOS e pode ser baixado gratuitamente. BAIXE O APLICATIVO NA APP STORE E GOOGLE PLAY.

Política, esportes, famosos, polícia e muita música boa. São as notícias do Super comentadas e atualizadas a todo instante. No seu rádio, no carro ou no celular. Sintoniza lá.

RÁDIO SUPER NOTÍCIA 91,7 FM. O SEU JORNAL PRA OUVIR. Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

11 - Cenário Minas


Cenário Pagamos a conta: Será que os cidadãos ainda não perceberam isso? Por: Felipe José de Jesus - Jornalista

Com toda essa instabilidade econômica e política que temos enfrentado no país, a única certeza que temos que ter cotidianamente, é de que devemos continuar nossas vidas sem nos preocuparmos demais com os problemas políticos do Brasil. Após tantos roubos e índices altíssimos de corrupção, a população brasileira tem precisado encarar as coisas de frente para manter suas famílias com mínimo de dignidade e, basta pegar uma lotação, seja ela metrô ou mesmo ônibus (no dia a dia) para perceber que no fim das contas, nós pagamos a conta. São milhares de trabalhadores que ficam em pé, espremidos todos os dias nesses transportes para garantir o seu “pão”. As mudanças que os brasileiros esperam só acontecerão nas urnas A grande ironia de toda essa situação é ter que ler jornais e até mesmo portais de mídias espontâneas exaltando e dando palanque para alguns políticos que “atearam fogo” para toda essa situação que vivemos atualmente. Não é preciso citar partidos, porque uma grande maioria está envolvida e ainda continuam de pé, porque “incrivelmente” os crimes políticos passam por um crivo bem diferente de um cidadão comum que paga impostos e que se roubar um “frango” para alimentar sua família, pagará com duras penas o seu ato. Será que não está na hora de mudar o comportamento e mostrar que todos nós é que temos o poder da decisão? Será que não erramos em apenas ler notícias e não tomar as atitudes corretas? É preciso lembrar sempre que somos como patrões que determinam as regras e pagam os salários, por isso, não somos obrigados a aceitar tudo que vem da classe política como se fosse tudo normal. Somos milhões de cidadãos que anualmente pagamos milhões em impostos, impostos estes que vão exatamente para os cofres públicos, no entanto com pouca utilização para os cidadãos. Em países estrangeiros, os impostos voltam em benefícios como educação, saúde, estradas e demais melhorias para a população, no entanto, aqui no país, eles são utilizados pelo o que vemos para coisas sem sentido, sem descrição e o mínimo de valorização do cidadão brasileiro.

Mudança A mudança que todos os brasileiros esperam só poderá acontecer de fato nas urnas, por isso, pense em quem você vai votar e aproveite que hoje temos a Internet para nos informar e não nos doutrinar. Sendo assim, use o máximo de informações para se cercar e para realmente fazer a diferença, pois, se queremos mudanças, elas começam com nossas atitudes. Pagamos a conta: Será que os cidadãos ainda não perceberam isso? As mudanças que os brasileiros esperam só acontecerão nas urnas. Pense nisso!

12 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes completa 20 anos Da redação

20 anos, o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes começava a ganhar forma para se transformar na maior referência da cultura gastronômica do país. Desde então, mais de três mil profissionais da gastronomia foram envolvidos em quase duas mil atrações gastronômicas e cerca de 900 artísticas. Mais de meio milhão de pessoas já prestigiaram o evento. Os números são expressivos e entre os dias 18 e 27 de agosto esta soma ganha novos patamares com a realização da 20ª edição do evento, na cidade de Tiradentes/MG. A tradicional Praça da Rodoviária ganha novos ares e recebe shows, cozinha ao vivo e estandes com representantes dos mais importantes restaurantes mineiros. O Largo das Forras, chamado de Praça do Conhecimento, será o núcleo em que se concentram aulas teóricas e interativas com grandes nomes da gastronomia. Além disso, por toda a cidade são realizados eventos especiais, restaurantes locais oferecendo pratos exclusivos do Festival, Turismo Gastronômico, jantares e atividades culturais. Curadoria Gastronômica

Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes Tiradentes – MG - De 18 a 27 de agosto

A curadoria gastronômica é baseada nas viagens da Expedição Fartura, que percorreu todo o Brasil até 2016 e, em 2017, recomeçou suas viagens com foco no o estado e visitando 32 cidades. “Essa gastronomia é tão rica, que Minas Gerais fez da sua cozinha um símbolo do estado, um valor, um patrimônio. Isso é muito significativo. Vamos mostrar grandiosidade dessa comida”, comenta Luiza Fercarotta, curadora gastronômica do Festival.

As pessoas que fazem dessa gastronomia tão rica também são foco da curadoria. Empreendedores gastronômicos que fizeram a diferença e cresceram no setor estarão presentes, além de mineiros que saíram do estado, estão fazendo sucesso e levando seu DNA para outros lugares.

Sua curadoria seguiu alguns pilares: a valorização do Campo das Vertentes, onde está localizada Tiradentes, com um turismo gastronômico pela região; a cobertura do estado por inteiro, com representantes de todas as regiões de Minas, do Vale do Jequitinhonha à Serra da Mantiqueira; e a nova cena mineira, com produtos e dados que demonstram que Minas mantém a tradição,

Entre os nomes já confirmados estão: Ilmar de Jesus (Casa Cheia), Flávio Trombino (Xapuri), Caetano Sobrinho (A Favorita), Rodrigo Zarife (Ro.Za Bistro), Márcio Santoro (Albanos), Iara Rodrigues (quitandarte), Rafael Pires (Pacco e Bacco), Laura Cota (De Lá), Eduardo Girão, Ricardo Rodrigues (Maria das Tranças), Gabriel Valadão (Queijaria Bem Mineiro), entre outros.

mas se destaca em outros setores, como na produção de vinho, por exemplo.

Marmitex do Chef Entrega a domicílio

3386-0579 Rua Amanda, 231 - B. Betânia - BH Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

13 - Cenário Minas


A Cenรกrio


Cenário Como ser um homem elegante? Sinônimo de sucesso financeiro e luxo, o homem desse conceito é muito mais que isso Por Priscilla Silvestre - Jornalista

Nem sempre o homem requintado tem uma conta bancária gorda ou é PhD em alguma especialização. O conceito de elegância pode vir de diversos atos, gestos e jeito de ser, causando uma boa impressão, seja ela a primeira ou a de sempre. A CEO do site de relacionamentos MySugar, Helen Medeiros, esclarece que o homem com esse perfil é aquele que quer ajudar, sente prazer em passar um pouco de sua experiência e visa o crescimento intelectual das pessoas. “Ele já nasce com isto, é inexplicável, mas é uma pessoa desprendida e, por isso, sente encanto ao ajudar”. Segundo ela, a amabilidade está diretamente ligada à generosidade. “É aquele que é preocupado com o bem-estar, conforto e segurança da sua parceira, por exemplo. Não pede fotos invasivas e nem cruza a linha da educação nos encontros, pois sabe respeitar quem está com ele. E, quando é rico, também não chega mostrando um bolo de dinheiro, pois não precisa disso para se destacar”, exemplifica.

Helen dá algumas dicas de como ser ou reconhecer um homem elegante: - É generoso; - Tem um papo interessante; - Possui a educação de um verdadeiro “Lord”; - Busca se vestir de uma maneira que agrade a ele e sempre de acordo com o ambiente; - Gosta de frequentar bons lugares e fazer viagens; - É bem-sucedido profissionalmente ou feliz naquilo que faz; - Não gosta de se expor; - Se é rico, não ostenta de forma descarada; - Respeita a opinião dos outros, mesmo que discorde; - Sabe valorizar a pessoa que está com ele. Serviço: MySugar – www.mysugar.com.br

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

15 - Cenário Minas


Cenário Priscila Ten Caten é a mais nova estrela do Programa do Ratinho A artista conta como é a batalha diária de conseguir espaço em uma área tão competitiva Por Priscilla Silvestre - Jornalista

A modelo, atriz e diretora Priscila Ten Caten é um exemplo de que os sonhos sempre podem ser alcançados por meio de muita batalha e longe da palavra “desistir”. Hoje ela faz parte do elenco do Programa do Ratinho, onde venceu cinco concorrentes e agora passa a brilhar no SBT de segunda a sexta-feira. Mas a sua história não começou agora. Desde criança ela almeja essa carreira, na qual chegou a se especializar com produção de TV, levando o que se vê por trás das câmeras para a sua atuação. “Meu primeiro concurso de beleza foi aos sete anos e de lá pra cá nunca mais parei. Participei de vários, entretanto, acredito que um dos títulos mais importantes foi 'Garota Rio Grande do Sul'. Depois disso começaram as feiras, até que com 18 anos fui morar em Seul, na Coreia do Sul, prosseguindo para Portugal, Suíça e quase toda a Europa. Então, finalmente voltei para São Paulo e imergi no meio Ela passou por vários trabalhos, entre eles os Programas da Ana Hickmann e do Gugu, participações em novelas, dramatizações, quadros diversos, até que hoje faz parte do elenco do “Boteco do Ratinho”. Profissionalismo acima de tudo! Priscila acredita que ter sido a selecionada tenha a ver com a sua trajetória, já que o mundo artístico é muito competitivo, entretanto, ter conteúdo e profissionalismo são primordiais. “Ter mantido as portas abertas por onde passei foi de extrema importância. As equipes sabem da competência, capacidade e seriedade de cada profissional, por isso, creio que tenha me ajudado. E eu encaro qualquer desafio que é dado, o que é essencial em um ambiente de tantos improvisos”, ressalta. Agora, com mais um passo na sua carreira, ela pretende não parar. Mas está muito feliz por sua conquista. “Trabalhar com o Ratinho é um aprendizado diário. Ele é exatamente aquilo que vemos na TV, pura simpatia e um cara de coração gigante. Sou muito honrada e grata por essa oportunidade de aprender a cada dia mais com um mestre de apresentador como ele”, finaliza. Serviço: Priscila Tem Caten - @prictc 16 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário SUS disponibiliza curso grátis e online sobre plantas medicinais e fitoterápicos Por Geraldo Félix Júnior - Jornalista *Com dados da assessoria

Está

disponível no site do Sistema Único de Saúde (AVASUS) o curso “Uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Agentes Comunitários de Saúde (ACS)”. A capacitação prepara o aluno para o uso seguro das plantas medicinais e fitoterápicos. O objetivo é orientar os agentes sobre a importância do uso correto de plantas medicinais e fitoterápicos, disponibilizando informações básicas sobre cultivo de plantas medicinais, assim como orientações sobre a Além disso, a capacitação promoverá a interação e a troca de experiências entre os profissionais envolvidos, consolidando uma rede colaborativa de aprendizagem. Esse módulo tem como base as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), em conformidade com os princípios estabelecidos para a Educação Permanente do SUS. Embora tenha sido desenvolvido, inicialmente, para os ACS, o curso é de grande utilidade para os profissionais de saúde que atuam na saúde indígena, uma vez que o uso de plantas medicinais deve ser estimulado entre a população indígena, que possui rico conhecimento acerca do assunto e acesso a diversas dessas plantas. O curso é gratuito e online, com carga horária de 80 horas na modalidade à distância, sem limites de vagas. Maiores informações: http://ciclovivo.com.br/

CASACOR Minas inaugura Ginger, o primeiro Bar de Gim de BH Por Geraldo Félix Júnior - Jornalista

Belo

*Com dados da assessoria

Horizonte vai ganhar seu primeiro bar de gim! Inaugurado na CASACOR Minas, o bar itinerante Ginger, resultado da parceria entre Eduardo Faleiro, Felipe Rameh e André Sá Fortes, além de celebrar essa bebida dinâmica e sofisticada com premiados rótulos internacionais, produzirá seu próprio gim em um alambique instalado nas dependências. Na parte interna, o porão do casarão onde será realizada a CASACOR Minas, além do alambique funcionando a pleno vapor, o Ginger ainda contará com o Ginger Lab, um laboratório que oferecerá aulas experimentais para quem busca ir além do drink do dia e criar o próprio coquetel. Nesse pequeno espaço, com capacidade para 20 pessoas, ambientado com sofá e algumas mesinhas, haverá ainda uma cozinha aberta, onde as porções serão preparadas ao vivo. Como se não bastassem tantas atrações, o Ginger traz ainda duas propostas que o público costumam ser certeiras: boa música e preços acessíveis!

Informações: Quando: 12 de agosto de 2017 a 17 de setembro de 2017 Hora: Ter a Sex 15:00 às 22:00 | Sab 13:00 às 22:00 | Dom e feriados 13:00 às 19:00 Onde: Rua Sapucaí, 383, Floresta- Belo Horizonte/MG ·

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

17 - Cenário Minas


Cenário Você se lembra das enormes pinturas que ocuparam as fachadas de prédios de Belo Horizonte durante décadas? Da redação

Na década 90, alguns prédios de Belo Horizonte ganharam telas gigantes que coloriram as fachadas e deram charme ao concreto. Um novo projeto que está envolvendo artistas locais e estrangeiros é realizado na cidade. O Circuito Urbano de Arte (Cura) está mudando paredes de quatro prédios do centro da capital que chegam a 50 metros de altura. Os traços coloridos começam a se destacar no horizonte de concreto. A fachada de uma das “telas”, que tem treze andares, já passa por uma transformação. A dupla de artistas responsáveis pela obra veio de Fortaleza trazendo cores para a capital mineira. Eles chegam a ficar dez horas dependurados. O trabalho nas alturas é cheio de cuidado com a segurança. Os painéis dos quatro edifícios devem ficar prontos no dia seis de agosto. Cinco artistas participam do projeto. “O que a gente está vendo no 'boca a boca' é como essas pinturas valorizam o centro da cidade, valoriza os próprios edifícios e como milhares de pessoas vão ter essa intervenção na sua rotina com obras de arte”, disse a idealizadora do projeto, Juliana Flores.

O Cura “Projetos como esse valorizam os espaço, mas, quem ganha com isso é a cidade e a população”. É o que afirma a organizadora e produtora do Cura, Juliana Flores. Segundo ela, os prédios foram mapeados a partir da vista da rua Sapucaí, onde estará o mirante. Ao todo, o projeto demorou cerca de um ano para ser elaborado. “Nós enfrentamos muitas burocracias para colocar isso em produção. Principalmente, na parte de convencer os condôminos a aceitar as pinturas. Por fim, conseguimos mostrar para todos que os prédios são telas esperando pelos artistas. Hoje, temos muito apoio do pessoal”, diz Juliana.

18 - Cenário Minas

Esta é a primeira edição do projeto. De acordo com Juliana, uma segunda edição já está sendo viabilizada. Desta vez, maior. “O objetivo é conseguir seis prédios para a próxima edição. Já temos dois confirmados. Além disso, nós conseguimos incentivos da Lei Federal de Incentivo à Cultura para fazer a segunda edição”. Os prédios para as próximas edições estão sendo mapeados. Os confirmados até o momento são os edifícios Príncipe de Gales, localizado na rua dos Tupinambás, 179; e o Hotel Amazonas Palace, na avenida de mesmo nome. “A ideia é grafitar, aos poucos, todos as laterais cegas que podem ser vistas da rua Sapucaí”, afirma Juliana.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


ATENÇÃO MÁXIMA. A REVISTA CENÁRIO MINAS É UMA PODEROSA FERRAMENTA PARA A VEICULAÇÃO DE SUA MARCA SOLICITE NOSSO MIDIA KIT PELO EMAIL: CENARIONEGOCIOS@GMAIL.COM


Cenário Deluxe Clínica de Estética Integrada recomenda os melhores tratamentos para o inverno Por: Clarice Tatyer - Jornalista

inverno é a estação ideal para tratamentos estéticos. A exposição solar é menor, o que contribui para alguns procedimentos que têm como principal recomendação evitar o contato com o Sol para obtenção de um melhor resultado. “A pele precisa de um tempo de recuperação, até criar uma nova camada de proteção e as baixas temperaturas do inverno contribuem para este processo”, explica Shirley Morrelli. Outro aspecto que faz do inverno a melhor estação para tratamentos estéticos é que o tratamento tem um tempo de maturação, ao iniciar o tratamento na estação que antecede a primavera isso significa que o indivíduo terá seis meses até o verão, tempo mais que suficiente para redução de medidas. Não adianta lembrar do corpo apenas no mês de dezembro quando se pode usufruir praias e piscinas, aumentando a visibilidade por conta de biquínis e demais peças que compõem o look da estação. Confira a seleção Deluxe para você se preparar para durante o inverno para o próximo verão. Microagulhamento Realizado por meio de um equipamento projetado para fazer rolamento de microagulhas na pele, além de tratar flacidez e o rejuvenescimento facial, o microagulhamento estimula o colágeno e a elastina e promove o clareamento da pele com resultados de uma pele mais firme, uniforme e saudável. Fotodepilação Também chamada de Luz Intensa Pulsada (IPL), é um tratamento de depilação permanente, moderno, indolor e muito eficaz para o tratamento de eliminação dos pelos. Peeling Entre os tratamentos faciais, certamente o peeling ocupa o primeiro lugar no ranking dos mais indicados para o inverno. A Deluxe No mercado desde 2013, a clínica integrada oferece várias especializações em um só lugar: medicina estética, tratamentos faciais e corporais, depilação (tradicional e luz pulsada), sobrancelhas e atendimento com nutricionista. O objetivo da Deluxe é permitir que cada pessoa se sinta feliz sem se preocupar com padrões de beleza. Conheça a Deluxe Site: www.esteticadeluxe.com.br Facebook: facebook.com/deluxedepil Whatsapp: (11) 94180-0032

20 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Haus München lança “Winter is in The Haus”, Festival com programação de pratos e cervejas especiais para o inverno Da redação

O Haus München coloca em evidência toda a sua veia alemã e lança o projeto “Winter is in the Haus”. Durante o inverno, o público pode saborear pratos novos e releituras de clássicos do menu da casa, inspirados na gastronomia alemã, a preços especiais. De terça a sexta-feira, a sugestão do dia vai de R$ 30 a R$ 60. Além disso, Haus é reconhecido por ter uma das melhores cartas de cervejas da cidade e preparou uma lista de rótulos que podem ser harmonizados com os pratos disponíveis. Às terças-feiras o famoso Filet à Parmegiana dá início à programação especial de inverno. Às quartas, o prato da Boa Lembrança Haus 2017 é a sugestão da vez. Este ano o prato desenvolvido para a coleção foi uma truta recheada de cogumelos guarnecida com purê de maçã e pipoca de arroz selvagem, o charme fica por conta da linda apresentação. O sommelier de cervejas do Haus München, Pablo Carvalho, selecionou rótulos da extensa carta de cervejas especiais da casa para harmonizar com as porções e servir de sugestão para quem for jantar durante o projeto. Dois novos pratos fecham a semana do festival: Nas quintas, a releitura de dois pratos típicos das ruas de Berlim: o Hambúrguer Rundstück – feito com hambúrguer de linguiça, picles, queijo prato e barbecue de cerveja no pão artesanal; e o Cachorro quente Brot und Wurs – feito com pão rústico, salsicha Frankfurt, chucrute, mostarda escura; ambos são acompanhados de batatas rústicas. Às sextas-feiras, o “Combinadinho da casa”, prato que une algumas das especialidades e que leva salsicha de vitela, linguiça caseira, barriga de porco, salada de batata e chucrute. Quem gosta de aproveitar o tempo frio e as bebidas mais fortes, o Haus preparou uma lista especial de cervejas de inverno. A estação é perfeita para os rótulos mais alcoólicos e escuros, como as Belgian dark strong ale, as Doppelbock, Imperial Stouts e Dry Stouts que são ideais para serem degustadas aos poucos. www.facebook.com/HausRestaurante


Cenário Madero Container Grafitado chega a Belo Horizonte Da redação

Inaugurado a terceira operação em Minas Gerais, desta vez no Minas Shopping. A grande novidade é o formato do restaurante, que traz para a cidade o Madero Container Grafitado, uma estrutura inteiramente pintada pelo artista visual Gustavo Silva. Com um investimento de R$1, 5 milhão, o restaurante terá 320 m², capacidade para 110 pessoas e ficará localizado no estacionamento do shopping. O cardápio do Madero Container é baseado no modelo fast casual, que se caracteriza por ter um atendimento direto no balcão, sem a necessidade de um garçom. No cardápio, os hamburgers que tornaram o Madero famoso no Brasil todo, entradas, sobremesas – como o Petit Gâteau de doce de leite com calda de frutas vermelhas e sorvete de vanilla – além de bebidas e o clássico chopp na caneca congelada, um sucesso da rede de restaurantes.

Madero Container – Créditos: Gerson Lima

5 a seco realiza turnê em Minas Gerais Da redação

Em outras palavras, a experiência de um espetáculo ao vivo antes de registrá-lo em álbum, como foi feito no disco de estreia, que contou com as participações de Lenine, Chico César e Maria Gadú, aliado a vivência de gravação em estúdio de “Policromo”, que conservou a inquietude de uma pesquisa minuciosa de Timbre e Ritmo, deu toda a sustentação para o terceiro trabalho. Nos shows, 5 a seco destaca as canções do álbum que está sendo construído, com as músicas "Ventos de Netuno", "Ela, ele e eu", "Na Onda", "Pensando bem", além de músicas do segundo álbum "Policromo" e sucessos do disco ao vivo gravado no Auditório Ibirapuera (SP) como: “Feliz Pra Cachorro”, “Gargalhadas” e “Pra Você Dar o Nome”, que apresenta um videoclipe com mais de 17 milhões de visualizações no YouTube. 5 a seco Na capital mineira, o show está marcado para a próxima sextafeira, 11, no Music Hall. A noite terá ainda discotecagem com o DJ local Vini Brown durante os intervalos. Na sequência, o grupo segue para Viçosa, onde se apresenta no Galpão sábado, 12, às 22h; além do quinteto, o evento traz o Dj KZMR, que preparou um set cheio de brasilidades, música latina/reggaeton, deep e tropical house.

Grupo criado em 2009 por 5 artistas com carreiras e formações singulares: todos compositores, cantores e instrumentistas, sem protagonismo. No palco, o coletivo celebra a união e expressa a sensibilidade de cada canção.

A turnê “Síntese” no estado de Minas Gerais se encerra em Juiz de Fora, com uma grande apresentação no Cultural Bar domingo, 13, a partir das 18h. Na ocasião, o show de abertura fica por conta de Tem Amor. A banda carioca mistura rock, mpb e outros gêneros numa apresentação forte e animada.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

23 - Cenário Minas


Cenário Lugares para passear com cachorro ou gato em Belo Horizonte Por Sérgio Steiner - Jornalista

Com o aumento da adoção animal e da população de pets nas grandes cidades, os estabelecimentos pet-friendly (nome dado aos locais que aceitam a entrada de animais) crescem no mesmo ritmo. A cada dia, novos estabelecimentos amigos dos bichos surgem, e alguns deles fazem de tudo para conquistar seus donos. Bom lembrar que da mesma maneira que os lugares se preparam para nos receber, é importante que você tenha atenção e cuide da gente, para evitar transtornos. É chato conviver com animais agitados e a sociedade não está preparada. Tem gente que olha com cara ruim e podem chegar até a reclamar. Foto: Divulgação

Se você já conhece seu cãopanheiro já deve saber o que pode acontecer. Antecipe e tenha momentos agradáveis e sem surpresa. E caso você tenha dúvidas sobre o comportamento dele em ambientes sociais, pense melhor e avalie. Será que vale a pena? As vezes é melhor começar aos poucos. Passear na rua e em praças antes de sentar em algum lugar, já é um inicio. Stress não é bom, nem para vocês e nem pra gente! Foto: Divulgação

Geralmente os estabelecimentos pet-friendly reservam apenas as áreas externas para receber os animais. Tem legislação brasileira que proíbe a nossa entrada e permanência dentro de cafés, bares e restaurantes. Por isso, seja paciente e não insista. E por fim, ligue para o estabelecimento antes de sair, né? Tem lugares que aceitam apenas aumiguinhos de pequeno porte, sem falar naqueles que decidem de uma hora para outra, vetar a nossa entrada. Em Belo Horizonte a maioria de bares e restaurantes que tem mesa na calçada, permitem a nossa presença. Mas são poucos que oferecem um mínimo de estrutura e conforto para eles.

Estabelecimentos pet-friendly são tendência no mundo e aumentam a cada dia nas grandes cidades

Foto: Divulgação

24 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Arcãobancada do Mineirão: cães ''aprovam'' novo espaço pet de BH O espaço pet friendly do Mineirão, tem convites vendidos ao público interessado, é o primeiro em estádios de futebol do Brasil e foi aprovado pelos cãezinhos e seus humanos de estimação. A Arcãobancada tem a área foi customizada para receber 60 convidados e seus mascotes, com direito a buffet especial, e ficou situado em um dos camarotes do Gigante da Pampulha. Para o diretor do Mineirão, Samuel Lloyd, o pioneirismo do estádio na ação é uma forma de tentar ficar cada vez mais próximo do torcedor. "Procuramos conhecer cada vez mais nosso torcedor, para superar as expectativas de maneira positiva. Hoje estreamos este espaço, que se trata do primeiro passo de um projeto que nasceu para unir duas paixões; o time do coração e o animal de estimação", explicou Lloyd. Além de contar com decoração temática, a área tem um espaço para que os animais possam fazer suas necessidades e diversos brinquedos e petiscos para os cachorros. Os cãezinhos ainda receberam o "cãovite", um passaporte de entrada no Mineirão. Para auxiliar os donos nos cuidados com os animais, a administração do estádio disponibilizou um adestrador.

Por isso, fizemos uma lista com dicas de lugares para passear com seu cachorro em Belo Horizonte e região. Experimente!

A publicitária Alssandra Santos, dona do Pluto, um cão da raça schnauzer de 4 anos, disse que a experiência não poderia ter sido melhor: "Eu me surpreendi com a estrutura e o comportamento dos cachorros. É muito legal curtir um momento desses com o Theo, porque, para muita gente, o bichinho é alguém da família. Sem contar que eles se divertiram muito".

>> ACADEMIA DO CAFÉ Rua Grão Pará, 1.024, Funcionários. (31) 3223-8565. Aberto de segunda a sexta, das 10h às 20h. Sábado, das 10h às 16h.

>> L'ENTRECÔTE DE PARIS Rua Marília de Dirceu, 189, Lourdes. (31) 33274959. Aberto de terça a sexta, das 12h às 15h e das 19h à 0h;

>> CASA AMORA Rua Paraíba, 941, Savassi. (31) 3261-5794. Aberto de segunda a sexta, das 11h30 às 15h. Sábado, das 12h às 15h30.

>> LULLO GELATO Rua Antônio de Albuquerque, 617, Savassi. (31) 3656-0625. Aberto de segunda a quinta, das 10h às 22h. Sexta e sábado, das 11h às 22h.

>> CASA GUAJA Av. Afonso Pena, 2.881, Funcionários. (31) 21271517. Aberto de segunda a sexta, das 8h à 0h30; sábado, das 9h à 0h30.

>> MERCAT Av. Luiz Paulo Franco, 445, Belvedere. (31) 32278844. Aberto de segunda a quinta, das 8h às 20h; sexta, das 8h às 19h, e sábado, das 8h às 15h.

>> OOP CAFÉ Rua Fernandes Tourinho, 143, Savassi. (31) 37867888. Aberto de segunda a sexta, das 12h às 20h; sábado, das 10h às 16h.

>> OSSO Rua São Paulo, 1.984, Lourdes. (31) 3292-8235. Aberto de terça a quinta, das 18h à 0h. Sexta e sábado, das 12h à 1h, e domingo.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

25 - Cenário Minas


Cenário Se os olhos são as janelas da alma, os pés são os portais do instinto Por Geraldo Félix Júnior - Jornalista

Os temas relacionados aos pés – que incluem um extenso capítulo vinculado ao fetichismo com os importantes membros de apoio do corpo humano – são muitos e apaixonantes. É bem verdade que não consigo entender muito bem essa "tara" masculina por pés. Por outro lado, gosto e, principalmente, fetiche/fantasia não se discutem e, tampouco se entendem, apenas se sentem. Acontece que, se por um lado, há toda essa magia colocada nos pés femininos pelos homens, por outro, há um grande desconforto a respeito disso, por parte da maioria das mulheres. A essência particular da beleza dos pés femininos enquanto símbolo de sensualidade, de sensibilidade, de cuidado, inclui o desejo que está mais para o incremento, para o tempero da aproximação sensual do que para a substituição. Nos pés concentram um nível de complexidade, de detalhamento e de mistério que resumem rapidamente várias nuances do arquétipo feminino. Para a jovem Júlia Feet, de 33 anos, de Belo Horizonte, que mantem uma rede social sobre pés femininos “a beleza intrínseca dos pés remete à sensualidade de suas curvas, ao equilíbrio das proporções de dedinhos, unhas, calcanhar e solas”. Não estamos tratando o “belo” no sentido filosófico. Mas sim de expressar a beleza dos pés, revela a jovem. Vamos explicar: Nos pés concentram um nível de complexidade, de detalhamento e de mistério que resumem rapidamente várias nuances do arquétipo feminino. Para a jovem Júlia, de 33 anos, de Belo Horizonte, que mantem uma rede social sobre pés femininos “a beleza intrínseca dos pés remete à sensualidade de suas curvas, ao equilíbrio das proporções de dedinhos, unhas, calcanhar e solas”. Não estamos tratando o “belo” no sentido filosófico. Mas sim de expressar a beleza dos pés, revela a jovem. Vamos explicar: Podolatria é um tipo particular de fetiche cujo desejo se concentra nos pés”. No Brasil, um fetichista de pés é normalmente reconhecido pela expressão 'podólatra'. São atos comuns que levam o podólatra a ter excitação e prazer sexual o ato de ver, tocar com as mãos, lamber, cheirar ou beijar os pés de outra pessoa, entre muitos outros; muito raramente um fetichista pode ainda ter prazer quando os próprios pés são objeto dessas ações. O prazer de quem tem esse tipo de fetiche é cuidar do próprio pé, dos sapatos, e imaginar o que tem por trás de cada par da possível parceira.

26 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário O prazer de quem tem esse tipo de fetiche é cuidar do próprio pé, dos sapatos, e imaginar o que tem por trás de cada par da possível parceira. E esta paixão será mais duradoura que as outras paixões todas, porque os pés têm a capacidade incrível de envelhecer menos ou quase nada na relação com os outros redutos corporais. A julgar pelos novos anéis de dedos dos pés que estão sendo lançadas, as tatuagens de hena, esses emergentes e luzidios adereços que irrompem vitoriosos nos pés femininos, em breve as joias mais cintilantes e mais caras se transferirão dos pescoços, dos dedos da mão e dos pulsos femininos para os pés. Isso só demonstra que nós, os ardorosos amantes dos pés, os fanáticos podófilos de todos os tempos, é que estávamos com a razão. O mundo descobriu finalmente a nossa secreta e deliciosa usufruição. E o nosso fetiche privativo virou finalmente uma mania universal.

Muitos homens gostam de vê-las com tanto poder. Alguns sentem atração por pés, e outros têm fetiche (espécie de obsessão, atração incontrolável por alguma coisa ou parte da pessoa que pode dar um prazer intenso). Esse desejo chama-se podolatria e leva a obter excitação no ato de ver, tocar, lamber, cheirar, beijar ou massagear.

BH recebe maior evento de gastronomia do país Da redação

Nos dias 11 e 12 de agosto, o maior circuito de gastronomia do país, o Mesa ao Vivo, chega a Belo Horizonte. O evento, promovido pela Prazeres da MESA, em parceria com a Universidade Una e Governo do Estado de Minas Gerais, acontecerá no Espaço SICEPOT MG e contará com uma programação que inclui palestras com os grandes nomes da gastronomia (veja aqui), workshops com degustação dos pratos feitos em aula e sessões de degustação de vinhos em espaços montados especialmente para ocasião em torno do tema “Gastronomia além das fronteiras”. O evento Mesa ao Vivo foi criado há 14 anos para proporcionar ao leitor da revista Prazeres da Mesa e emoção e o prazer que nós da editora temos todos os meses ao fazer as edições da revista. Convivemos com os chefs, produtores e degustadores, provamos os lançamentos de vinhos e cervejas, novos menus e decidimos os temas de relevância da produção que vai para a banca e para a edição digital. Pois bem. No evento Mesa ao Vivo o público faz parte deste grande momento editorial, convivendo com a equipe e todos os chefs e profissionais convidados, presenciando todas as etapas do processo e vivendo uma grande festa de sabores, amizade, conhecimento e paixão.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

27 - Cenário Minas


Cenário Aprenda a aromatizar o azeite e deixe massas, pães e saladas muito mais saborosas Por: Victor Villarpando - Jornalista

Por que ter uma opção só, podendo ter várias? Aromatizar o azeite de oliva abre um mundo de sabores. Literalmente. É que, em tese, qualquer erva ou tempero pode ser usado no processo. E a versatilidade não some com os adendos. “O produto final com limão siciliano, por exemplo, pode ser servido num ceviche. Se a ideia for acompanhar uma crostata, alecrim dá o gosto perfeito. Já trufas combinam bem com massas”, opina Vinicius Figueira, chef da Cantina du Vini e, em breve, do Ko Phai, que vai ter comidas tailandesas, indianas e japones.

Aprenda O frasco O ideal é que seja de vidro. “Mas fundamental mesmo é esterelizar com álcool 70°”, explica Vinicius. Para a chef do Maria Margarida Atelier Gastronômico e professora da Ufba Andrea Torres, a cor também é importante. “Frascos escuros são os mais adequados por protegerem de luz”, pontua ela. O azeite Pode ser virgem ou extravirgem, desde que não seja muito ácido. “Se o azeite for ruim, não adianta aromatizar, que não disfarça. A qualidade está diretamente ligada a um bom resultado final”, alerta o chef. O sabor Vale tudo: alecrim, pimenta, anis estrelado, cardamomo, canela, erva doce, trufas. “Só tem que saber dosar, para os ingredientes não acabarem roubando o sabor todo”, pondera Vinicius. Outra possibilidade apontada por ele é bater o azeite no liquidificador com coentro ou salsa e depois coar com pano. Ingredientes Meio litro de azeite de oliva extravirgem, um galho de alecrim, 10 gramas de pimenta rosa, oito sementes de cardamomo, oito folhas de sálvia, seis dentes de alho.

Pegando gosto O tempo mínimo sugerido por ele é de 15 dias. “Um trabalho com controle de temperatura rígido para não perder nutrientes, a depender da erva, pode durar até 3 meses”, diz Andrea. Bater a mistura no liquidificador ou macerar as ervas pode acelerar o processo. Para conservar, não é necessário guardar na geladeira. Exceto se forem ervas ou pimentas frescas. Dica de chef - Vinicius Figueira (Cantina du Vini)

Começo - Depois de esterilizar o frasco com álcool 70° e esperar secar, coloque o alho, o galho de alecrim (não precisa desfolhar) e a pimenta rosa. Meio - Acrescente as sementes de carda- momo e a sálvia. Fim - Encha o recipiente de azeite extravirgem até cobrir completamente os demais ingredientes. Guarde por pelo menos quinze dias. Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

29 - Cenário Minas


Cenário

Bora viajar ? Cenário Minas recomenda, turismo de um dia... Por Geraldo Félix Júnior - Jornalista

E, se você não quiser se aventurar muito longe de casa, a cercania da cidade de BH têm muitos lugares para desbravar. Cidades históricas, pousadas aconchegantes, cachoeiras deslumbrantes e parques ecológicos são algumas das opções para cair na estrada. Para ajudá-lo, vamos fazer turismo de um dia, em lugares próximos e contar aqui todo mês. Começamos nosso passeio São Sebastião das Águas Claras, ou mais precisamente Macacos e depois vamos ao Restaurante Topo do Mundo. Programinha de sábado e domingo “prá la” de gostoso....

Melhor de Macacos: São Sebastião das Aguas Claras São Sebastião das Águas Claras é um distrito de Nova Lima, na região metropolitana. Chamada de Macacos, a região é conhecida por suas pousadas aconchegantes, restaurantes de primeira e muita área verde. A verdade é que a região começou a ser povoada no século XVIII com a descoberta de ouro, e naquele período havia muitos contrabandistas que eram chamados pelos bandeirantes portugueses de macacos. E por isso o distrito ficou conhecido assim. Com o passar do tempo, o ouro se tornou escasso e a região sobreviveu das atividades da pequena agricultura e do pequeno comércio. Hoje, São Sebastião das Águas Claras é conhecida pelo ecoturismo, turismo de aventura e turismo gastronômico. Capela de São Sebastião O distrito é cada vez mais procurado, tanto pelas festas Típica capela do século 18 é um significativo como pela natureza e pela tranqüilidade do lugar, mas exemplar de construção religiosa colonial de Nova certamente por ter tudo isso a apenas meia hora de Lima. A capela é tombada pelo município. Decreto Municipal nº 1.657, de 13 de abril de 2000. Belo Horizonte. Localização: rua Maria da Glória, s/nº - 31 3547-7399 Macacos tem um bom comércio com ótimos Cachoeira dos Macacos restaurantes, onde o turista pode saborear desde um bom frango com quiabo feito no fogão a lenha, até É a mais freqüentada da região. O local é contornado comidas exóticas. O jeito simples do povoado é por formações rochosas por onde a água passa e convidativo para passear, desfrutar de um bom almoço forma um salto único de 2 metros de altura. A água é límpida, e a temperatura é em torno de 20º C. e se hospedar em uma confortável pousada. Indicação de Pousada A escolha da Cenário Minas para a pernoite em Macacos é a Pousada Vista da Montanha se destaca pela sossego e conforto a seus hóspedes. Das varandas das suítes podem-se vislumbrar as matas e montanhas que as rodeam. Um deck ecológico permite aos visitantes o contato mais próximo com a fauna e flora da região e para o conforto o scotch bar, a sala de jogos, a piscina, a churrasqueira e o fogão a lenha. As proprietárias são muito simpáticas e nos fizeram sentir em casa. Parabens Dona Nilza e Neidinha. Localizada na Alameda dos Ipês, nº 2, Jardim Amanda, no arraial de Macacos. 30 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário O Topo do Mundo é logo ali Às vezes não há nada melhor do que escapar um pouco do caos urbano e encontrar um lugar onde se possa arejar as ideias, refletir ou mesmo bater um papo. Se tem um lugar de BH onde reuni tudo isso, é o “restaurante Topo do Mundo”. Localizado próximo da Lagoa dos Ingleses, a cerca de 35km da Capital, em 1500 metros de altitude, bem no alto da cordilheira da Serra da Moeda, o Topo do Mundo proporciona uma agradável experiência aos sentidos. O restaurante conta com salão interno, espaço aconchegante para os dias mais frios, além de uma ampla e concorrida varanda, que brinda aos clientes com um item mais do que especial, a vista para o Vale do Paraopeba, em Brumadinho. Assim, mesmo com o tempo nublado e uma temperatura amena, a panorâmica de nossa mesa foi o convite irrecusável para um descontraído almoço de fim de semana. Você conseguiria resistir? Admirando a paisagem e com o pensamento nas nuvens, pairava a dúvida do que pedir entre massas, risotos, fondues, peixe ou carne. O Restaurante Topo do Mundo possui um clima bem aconchegante (perfeito para o clima gelado do local) e pratos deliciosos que fazem de lá uma excelente opção para casais apaixonados, encontro com amigos e com a família. E o por do Sol ? É outro brinde a parte do lugar. Se não conhecem, faço um convite para ver no Topo do Mundo, e aí sim, acredito que você terá uma boa experiência por lá. Além da bela vista, a qualquer hora do dia. A experiência é incrível! Enfim, a vista, a comida e o atendimento, do Restaurante Topo do Mundo foram incríveis e o local é super recomendado pela Cenário Minas! Faça uma visita!

Voando no Topo do Mundo No alto da Serra da Moeda está localizada a rampa do Clube de Voo Livre de Belo Horizonte. Local oportuno para a prática de esportes como a asa delta e o parapente. Profissionais, iniciantes e curiosos aproveitam o relevo para ganhar asas. Você pode ter a experiência de voar como os pássaros! O local é maravilhoso! A visão que se tem lá de cima paga qualquer viagem, além de ser uma verdadeira aula da geografia. Aquela história de "Minas só tem montanha" fica comprovada. É uma mistura de vários verdes e marrons. De um lado o mato, do outro as águas da Lagoa dos Ingleses. Para completar, aquele monte de gente voando de paraglider. Eu poderia ficar horas só olhando... O Voo Duplo de Parapente (Paraglider) é a melhor primeira experiência com o Voo Livre. Toda a liberdade em voar como os pássaros, meio aos ventos e térmicas, com a segurança e a praticidade que fazem o parapente este esporte apaixonante e acessível. Além de ótima infraestrutura no clube de Voo Livre de Belo Horizonte – CVLBH. Agende hoje mesmo seu VOO DUPLO, pelo Whatsapp (31) 99233-1404. Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

31 - Cenário Minas


Cenário Universo das Blogueiras: Mercado digital em expansão revela novos influenciadores Cobertura: Revista Cenário de Minas Reportagem e fotos : Felipe José de Jesus - Jornalista (JP)

Com as mudanças rápidas do mercado digital e o uso massivo das Redes Sociais como Instagram / Facebook / YouTube e etc, novos nichos de atuação profissional vem surgindo na Internet e foi com essa ideia que o “Universo das Blogueiras” foi realizado nos dias 15 e 16 de julho (sábado e domingo) no Hotel Ouro Minas em Belo Horizonte / Minas Gerais. A primeira edição do evento trouxe grandes “influenciadores digitais” ou “digital influencers” da atualidade como Leonardo Picon; Flávia Pavanelli; Guilherme Hamacek; Gregory Kessey; Matheus Mazzafera; Talita Younan e Gabriela Pugliesi que falaram sobre seus canais e também deram dicas importantes sobre como criar e se manter nesse mercado que está cada vez mais em expansão. As palestras foram mediadas por Wemerson Gatti. Atualmente este setor tem girado altas cifras no mundo e no Brasil também. Prova disso é que de acordo com reportagem publicada recentemente pela “Revista Época Negócios”, um grande influenciador no Brasil ganha, em geral, entre R$ 50 mil e R$ 150 mil por campanha no YouTube. Esta pode incluir, além de menção em vídeo, posts nas redes sociais. Já os canais menores podem conseguir faturar de R$ 1 mil a R$ 5 mil. Matheus Mazzafera, estilista, apresentador e dono do canal “Hotel Mazzafera” com quase 1 milhão de inscritos, abriu as palestras do “Universo das Blogueiras” falando sobre a importância de se graduar para atuar nesse mercado. “Eu me formei em Moda, mas acabei entrando depois para o mercado digital de vídeo. Por já ter atuado diretamente na TV, vi também que o canal poderia ser um nova possibilidade de atuação, principalmente pelos contatos e amizades que conquistei. Eu sempre fui inquieto, por isso, acredito que estudar e se preparar é fundamental para qualquer que seja o seu foco e isso não é diferente neste mercado digital. Por isso, estude sempre”, aconselhou. Questionado sobre a relevância da TV e do Rádio nos dias de hoje, já que os jovens assistem e estão mais nos canais da web: Instagram / Facebook / Youtube, Matheus Mazzafera disse que TV e a Rádio jamais perderão espaço. “Não acredito que a Rádio e a TV deixarão de ser fortes. O que vejo hoje é uma grande atuação de novos empreendedores na internet, até porque para se criar um canal na web não é preciso gastar. Na TV o seu custo para manter um ‘canal’ é altíssimo e nem sempre seu alcance é tão rápido como o da Internet. Mesmo assim, a Rádio e a TV continuam fortes em minha opinião, porque entra e sai ano e todos escutam e assistem”, disse. Faça sempre diferente )) Em relação ao sucesso conquistado até hoje em seu canal “Hotel Mazzafera”, ele disse que o importante é fazer diferente dos demais canais, ou seja, nunca copiar. Além disso, para ele é preciso manter uma periodicidade de publicações. “Hoje nós temos vários blogueiros que trabalham e estão no foco para trazer para o público entretenimento. Em minha opinião, a ideia é sempre fazer diferente, porque todos acabam fazendo igual. Mostre algo que as pessoas não conhecem, algo que poucas pessoas tentaram. Mantenha uma periodicidade em seu canal. Eu, por exemplo, público três vezes por semana, pois assim as pessoas que te acompanham terão conteúdo para assistir”, indicou. Com quase 2 milhões de seguidores no Instagram e quase 500 mil no Facebook, Leonardo Picon (@leopicon), um dos grandes influenciadores digitais da atualidade, YouTuber / empresário e dono da marca de roupas “Just Approve” criada em 2012, disse para o público que se preparar é fundamental. Hoje um de seus grandes clientes é o jogador de futebol Neymar Junior. “Estou cada vez mais me aprimorando para conseguir trazer um trabalho bacana para o público que me segue. A Internet me ajudou demais, mas lembro para todos aqui que querem seguir essa caminho, que ser espontâneo é o que mais vale nesse mercado. Não seja tímido, porque se não as coisas não acontecem”, disse Para ele o começo de carreira não foi e não é tão fácil para quem está começando, mas vale a pena arriscar. “Hoje estou na parte de Marketing e RP da minha empresa e coordeno uma equipe que cuida da parte de divulgação / Redes Sociais e etc. Mas antes eu fazia um pouco de tudo, como, por exemplo, pagamento de contas. Não é muito fácil começar, mas com dedicação tudo acaba dando certo”, completou Leonardo Picon. 32 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Redes Sociais estão abrindo espaço de atuação; Um grande influenciador no Brasil ganha, em geral, entre R$ 50 mil e R$ 150 mil por campanha no YouTube Escrita é essencial )) Guilherme Hamacek (@guihamacek), ator da TV Globo (com passagem na novela Teen – Malhação), tem quase 200 mil seguidores no seu Facebook e procura se manter sempre antenado nas novidades. Ele que antes de se tornar ator fez até o quinto período de Comunicação Social: Jornalismo, disse que a escrita é de suma importância para os jovens que desejam entrar nesse mercado de vídeos e produção de conteúdo. “Vale a pena investir na área até porque oa vídeos estão em alta atualmente. Todavia, sei o quão é importante escrever até porque o roteiro dos vídeos vem da parte escrita. É claro que hoje poucas pessoas tem paciência e ler textão na Internet, mas a te procuraram ou te seguirem por isso já é muito bacana. De qualquer forma tenho em mente que se deixarmos de lado a importância da escrita, perderemos nossa essência”, disse. Guilherme Hamacek ainda disse que o trabalho voltado na Internet se for bem direcionado, pode ser lucrativo. “Vale a pena trabalhar nesse meio e o que eu consegui de destaque na web veio também da minha estadia na novela Malhação, ou seja, da TV. Quero trabalhar mais e estudar para que meu trabalho ganhe mais destaque e representatividade como ator. Aos que desejam se tornar atores, a ideia é mostrar o seu trabalho seja através de vídeos para produtores e com a Internet hoje isso ficou bem mais fácil, por isso vale a pena investirem nesse meio”, comentou. Para Flávia Pavaneli (@flaapavanelli) uma das maiores influenciadoras digitais da atualidade (Youtuber, lifestyle e bem-estar) com quase 5 milhões de seguidores no Instagram e quase 500 mil no Facebook a Internet vem desmistificando alguns padrões impostos pela moda. “Havia um padrão muito imposto pela moda antigamente. Hoje a Internet desconstrói um pouco essa ideia é isso é ótimo porque dá mais espaço para as pessoas trabalharem”, disse. Quanto a questão de estar sempre arrumada e bem vestida nas fotos do Instagram, ela diz que não existe uma cobrança, para ela as pessoas precisam se aceitar primeiramente. “Hoje vivemos em um mundo digital, mas percebo que cada vez mais algumas questões estão mudando. A questão da imagem é uma delas. Hoje as pessoas aparecem sem muita maquiagem, como algumas aparecem com muita. Não acho que isso é um diferencial, porque em minha opinião não é preciso ter um padrão para aparecer. O que todos precisam ter sempre mente é a aceitação de si mesmos”, salientou. No domingo dia 16 de julho, segundo dia de evento, os participantes contaram com palestras de Matheus Mazzafera; Guilherme Hamacek; Gregory Kessey (que estiveram no sábado) e Talita Younan (atriz) e Gabriela Pugliesi (blogueira fitness, lifestyle e bem-estar), que atualmente são também dois nomes importantes do Estrutura de qualidade )) Além das palestras e apresentações, a primeira edição do “Universo das Blogueiras” ofereceu para todo o público e imprensa, uma estrutura de qualidade, desde a recepção até o atendimento nos espaços. O evento contou com a presença de estandes, como da casa de shows Woods; BH Out Let e outras marcas que além de participar, deram alguns brindes para os participantes. No local também tinha um back-drop para que os visitantes registrassem a presença com fotos. A segunda edição do Universo das Blogueiras deverá ser realizada no ano que vem, vamos aguardar.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

33 - Cenário Minas


Cenário Para aproximar jogadores e torcida, time fecha parceria com o Tinder Por Geraldo Félix Júnior - Jornalista

O

Napoli, tradicional clube de futebol italiano, é a primeira equipe a fechar parceria com o aplicativo de relacionamentos Tinder. Segundo o clube, a intenção é de que os torcedores possam se comunicar ou mesmo marcar um encontro com os jogadores do clube. O atacante Arkadiusz Milik será o primeiro representante do time na campanha e já antecipou que a ideia é exclusivamente aproximar a torcida dos jogadores. “Estou muito orgulhoso em fazer parte desta inédita inovação e iniciativa com o Tinder. A tecnologia costuma juntar as pessoas, assim como o esporte e eu estou querendo começar nesta nova aventura”, disse. O atleta, no entanto, nada apontou sobre encontros amorosos via plataforma. Até por isso, o vice-presidente do Tinder, David Wyler, lembrou “O aplicativo é a primeira e mais famosa plataforma que promove encontro entre pessoas. Agora queremos fazer uma conexão entre os torcedores com seus principais jogadores”. Ou seja, estreitar relacionamento não é, necessariamente, encontros para relações amorosas. Ao adentrar nesse novo universo, o aplicativo demonstrar querer ser mais do que é conhecido por ser: uma rede facilitadora de conquistas. O clube, por sua vez, inaugura um novo formato de comunicação com seus fãs e, por que não, com fãs de outras equipes. Mas para validar a ação é preciso que haja, espontaneamente, um encontro marcado. Se um encontro acontecer de forma não natural ou se mesmo sequer acontecer, a ação deixa de ser vanguarda para ser fracasso. Será que a moda pega ?

Guaraná Antarctica provoca Fanta e internet não perdoa No Facebook, a marca de bebidas ironizou a criação da Fanta Guaraná, pela sua rival Coca-Cola. Quem é do mundo da comunicação já está acostumado com a guerra dos refrigerantes por meio da criatividade na comunicação, sobretudo a velha rivalidade entre Coca-Cola e Pepsi. Entretanto, um post bem-humorado provocou outro movimento provocativo entre marcas da categoria. O Guaraná Antarctica decidiu dar uma cutucada na concorrência. A postagem da bebida, no Facebook, ironizou a criação da Fanta Guaraná, produto da rival Coca Cola. “Vem aí um novo Guaraná! NÃO, PERA! Sua natureza pede o sabor original e original só tem um! #Boralá”, diz o post, que já tem quase 50 mil interações. A Fanta Guaraná foi anunciada pela Coca-Cola no último dia de 7 de junho. Uma semana depois, o produto já estava sendo comercializado nas lojas do Brasil em todos os tipos de embalagem. Na ocasião, a empresa informou que não se tratava de uma edição limitada. A previsão do lançamento da versão zero é para setembro.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

35 - Cenário Minas


Cenário Dia Internacional da Cerveja: Mitos e Verdades sobre uma das mais populares do mundo Por Geraldo Félix Júnior - Jornalista

Na primeira sexta-feira de agosto celebra-se mundialmente a cerveja, uma das bebidas mais populares e consumidas do mundo. E, para mostrar que não faltam motivos para a celebrações, Daniel Wolff, sommelier de cervejas e diretor a rede de loja especializada em cervejas artesanais Mestre-Cervejeiro.com, elencou algumas curiosidades sobre a ‘queridinha’ dos brasileiros. - Cerveja em lata é pior que em garrafa (mentira) R. Geralmente, a lata costuma manter a cerveja fresca, conservando aromas e sabores, por um período de tempo maior. Isso porque, como o material é opaco, o líquido não sofre com a exposição ao sol. - Cerveja é sempre amarga (mentira) R. Existem três famílias de cervejas, desmembradas em mais de 100 diferentes estilos, alguns deles com chocolate, com frutas, como cereja, pêssego e framboesa. O que vai determinar o amargor da cerveja é a variedade do lúpulo e o tipo de torra do malte utilizado nela. Mas, no geral, temos disponíveis hoje cervejas que vão de extremamente adocicadas às com bastante amargor. - Cerveja deve ser sempre translúcida (mentira) R. As cervejas dos estilos Weizenbier, Witbier e Dubbel, por exemplo, são alguns exemplos de cervejas de aparência mais turva. Isto é uma condição normal, decorrente do processo de produção - se ela é ou não filtrada, ou se passa pela técnica chamada de dry-hopping. - Bolhas nas paredes internas do copo são indício de boa carbonatação (mentira) R. As bolhas nas paredes internas podem ser indícios de que a higienização do copo não foi muito bem feita ou que ele está guardado há um tempo e precisa ser higienizado novamente. - Cervejas escuras são mais intensas (mentira) R. A cor de uma cerveja é resultado das variedades de malte utilizadas em sua receita. Quanto mais intensa a tosta do malte, mais escura será sua cor e isso será transmitido ao produto final. Por isso o espectro de cores das cervejas vai do amarelho-palha ao preto opaco, passando pelo avermelhado e marrom. - Cerveja engorda (mentira) R. Alguns estilos de cerveja são menos calóricos que outros, dependendo do processo de produção e do teor alcoólico. O impacto na cintura de quem está degustando vai depender também da quantidade ingerida. Porém, fazendo um comparativo com doses iguais, a cerveja geralmente tem menos calorias do que o vinho, a cachaça ou até mesmo o suco de laranja. Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

- Não existe diferença para o produto entre garrafas âmbares, verdes e transparentes (mentira) R. A cor da garrafa interfere na durabilidade do produto. Quanto mais clara for, maior a exposição da cerveja aos raios solares e consequentemente maior o impacto negativo nos aromas e sabores da bebida. Entre garrafas transparentes, verdes ou âmbares, a melhor opção é a âmbar. - Cerveja artesanal é muito alcoólica (mentira) R. Depende do estilo. Há as mais alcoólicas e as menos alcoólicas, as mais amargas e as menos amargas, as mais e as menos encorpadas. Isso vai depender do estilo da cerveja. - O local de origem da água influencia no produto final? (Mentira) R. As características da água influenciam, sim, no produto final, ou seja, se ela é mole ou dura, a quantidade e os tipos de sais minerais presentes nela, o seu pH, etc. Contudo, a origem da água em nada influencia. - Cerveja precisa de colarinho? (Verdade) R. Toda cerveja deve apresentar alguma quantidade espuma, que é um elemento fundamental para avaliar a saúde da bebida e ainda ajuda na preservação de sua temperatura. Se uma cerveja não tem espuma é porque não está bem carbonatada.

37 - Cenário Minas


Cenário

Grande BH é reconhecida como polo produtor de cerveja artesanal Por Geraldo Félix Júnior - Jornalista *Com dados da assessoria

Das

61 microcervejarias de Minas Gerais registradas no Ministério da Agricultura, 31 estão concentradas na região metropolitana de Belo Horizonte. São marcas que estão ganhando terreno, em um momento de crescente interesse pelo consumo da cerveja artesanal. Para ajudar a alavancar ainda mais este setor, o governo mineiro decidiu classificar a área como um Arranjo Produtivo Local (APL). O título foi entregue pela Secretaria Extraordinária de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif). No APL, se reúnem várias empresas de um mesmo segmento e região para atuar de forma cooperada e com mais condições para buscar benefícios e incentivos do poder público como, por exemplo, para a compra de matérias-primas e maquinário. Segundo o titular da Seedif, Wadson Ribeiro, a decisão é na prática um reconhecimento da região como um polo produtor de cerveja artesanal. Atualmente, o estado possui cerca de 40 APLs. Em maio deste ano, a microrregião de Juiz de Fora também foi considerada um APL voltado à produção de cerveja artesanal. De acordo com dados do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas de Minas Gerais, o estado produz mensalmente cerca de 1,5 milhão de litros de cervejas artesanais. A entidade estima para este ano um crescimento de 14%.

Festival leva muito rock e cerveja para o Parque das Mangabeiras Da redação

Minas Gerais cresce cada vez mais no ramo da cerveja

artesanal, com mais de 50 tipos produzidos no estado. Para reforçar o status de polo cervejeiro, nos dias 6 e 7 de agosto, o Parque das Mangabeiras receberá a 2ª edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC). O evento, que reunirá mais de 300 rótulos de cerveja, já tem ingressos à venda online no valor de R$ 25 para cada dia ou R$ 40 o passaporte para os dois dias de festa. A segunda edição do festival homenageará o Reino Unido, trazendo o clássico do rock and roll em dois shows internacionais, do Chile e Argentina, e oito nacionais. Além de feiras, food trucks, BierGarten, espaço kids, palestras e atrações circenses. Algumas bandas já confirmaram presença no festival, são elas: The Calangues Rock (RJ), Nowhereband (Chile), Audergang e Galsgow 9 no sábado, e Bloody Mary Meets The Beatles, The Buitres, Seu Madruga, Led III e Nasi (ex-Ira), no domingo.

38 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário

Cenário

Serra do Cipó Beer - I Festival de Cerveja Artesanal da Serra do Cipó O Festival é uma boa oportunidade de consumir boa cerveja, aprimorar seus conhecimentos na área, além de conhecer pessoas do universo cervejeiro. Você é apaixonado por cerveja e está procurando o programa do fim de semana? No próximo sábado, dia 19, a Serra do Cipó recebe a primeira edição do Festival de Cerveja Artesanal. Um festival de cerveja artesanal, boa comida, música ao vivo e espaço kids. O evento acontece entre 12h e 19h e reúne mais de 20 cervejarias como Astúcia, Fuller's, Sátira, Bodebrown, Furst, Koala San Brew, Brucke, Heineken, Prussia, Schornstein, Cervejaria Kud, Capa Preta e Backer, estarão no local. A parte gastronômica fica por conta dos restaurantes Su Casa Bistrô, Classe A Frutos do Mar Gourmet, Domenico Pizzeria e Duke 'n' Duke entre outros.

Festival Vibra 2017

O Festival Vibra 2017 chega para ser um dos grandes encontros culturais do ano na capital mineira, reunindo música, esporte e arte num evento único! Teremos duas noites de programação intensa, com super shows de bandas nacionais e grandes nomes da cena cultural mineira! Na programação do festival: Nação Zumbi, Graveola, Orquesta Atípica de Lhamas, DeSkaReggae Sound System + convidados; Flávio Renegado, Zevinipim e Leninni.

Save the date | Experimente República Tcheca Na próxima edição do Experimente, carimbamos nosso passaporte com mais uma escola cervejeira. Dessa vez, vamos desembarcar na República Tcheca! Anote na agenda para não perder mais esta conexão. Dia 12 de Agosto, das 11h às 18h, na Praça Quatro Elementos, no Jardim Canadá. Venha almoçar com a gente! Entre 11h e 14h serviremos o menu especial do nosso Chef Convidado!

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

39 - Cenário Minas


Cenário Aos 65 anos Betth Ripolli estreia como modelo publicitária

...e encara OUTROS DESAFIOS já que “O CÉU É SEU LIMITE” Por Clarice Tatyer - Jornalista A autora do livro, “A Autoconfiança o oxigênio da vida”, Betth Ripolli se permite iniciar uma nova carreira. Além de fazer comerciais começa a atuar como youtuber na agência Mega Models. Está no ar, desde o dia 29 de junho o portal MEGA MODEL LIFE criado para conscientizar pessoas de que a vida pode ser melhor em todos os sentidos. Pra que ser menos se podemos ser MEGA? A mensagem do portal está em total harmonia com o conceito difundido por Betth em suas palestras e livros. Como apresentadora da ALL TV no programa Sintonia, ressalta este foco - valorizar o positivo e mensagens que tragam conforto às pessoas. Chegando à marca de quase 200 mil views, com seus mais de 150 entrevistados, desafia alguém a encontrar uma única noticia que não faça bem. Com sólida carreira como palestrante motivacional com banda feminina, a pianista e comunicadora Ripolli, aceita mais um desafio. Mais do que otimista é uma entusiasta de tudo que faz. Tendo superado um divorcio litigioso, assédio, violência doméstica, moral e financeira, encara tudo isso como o “mal é um bem deslocado”, seu mantra. Para o comercial feito para a marca Ikesaki no primeiro semestre deste ano, a modelo teve oportunidade de partilhar sua boa aparência, vivacidade e habilidade cênica.

Até 2025, São Paulo estará no sexto lugar no ranking mundial de maior população idosa. Por isso a importância de se valorizar os mais velhos e romper paradigmas .

Hoje aumentou o número de desaposentados, os estereótipos de que, nesta fase da vida, o indivíduo é sedentário, está cada vez mais em desuso. Surge um novo padrão! Betth Ripolli é o exemplo clássico deste novo comportamento, sendo uma referência para milhares de mulheres que buscam em sua biografia, a inspiração. A personagem não era uma senhora de idade conforme os padrões, mas sim uma pessoa em plena atividade, amando o que faz, demonstrando potencial de consumo Lembrando que o mercado publicitário prioriza e exuberância. Por se tratar de uma loja de cosméticos, pessoas jovens, portanto mais uma vez Ripolli ao exibir no comercial uma mulher na “excelente” idade, rompe estruturas e desbrava um nicho, deixando simbolicamente, a propaganda reconhece a beleza da de lado preconceitos e enxergando novas oportunidades. maturidade. 40 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário Belo Horizonte sedia a primeira edição da Tattoo World Convention Nos dias 12 e 13 de agosto, o Espaço Even será o reduto de tatuadores e amantes de tatuagens, com muito rock, food trucks e chopps artesanais Da redação

A

capital mineira receberá a primeira edição da Tattoo World Convention, convenção direcionada para tatuadores e ao público que curte tatuagens. Nos dias12 e 13 de agosto, sábado e domingo, das 10h às 22h, o Espaço Even (Rua Vereador Antônio Zandona, 275, Jardinópolis, Belo Horizonte – MG) sediará o evento que contará com cerca de 50 estúdios de tatuagens e piercings, mais de 100 tatuadores, workshops, concurso de tattoo, sorteios, food trucks, chopps artesanais e shows de rock. A Tattoo World Convention oferecerá um espaço integrado, onde tatuadores mostrarão sua arte e oferecerão seus serviços em tempo real. Além disso, especialistas em suspensão corporal impressionarão o público presente testando os limites do próprio corpo. O evento é direcionado para toda a família. Por isso, a convenção contará com um Espaço Kids para que os pequenos possam brincar enquanto os pais curtem o evento. Tatuadores que desejam aprimorar os conhecimentos poderão optar por adquirir ingressos para os workshops que serão ministrados por importantes nomes do mercado. Monique Peres, a Lady Ink, falará sobre a construção das tatuagens neo traditional. Já o tatuador Henrique Persil apresentará a técnica de pontilhismo, em que os desenhos são definidos por pequenas manchas ou pontos. Concursos de tatuagens serão realizados e os primeiros ganhadores de cada categoria irão concorrer a uma moto Honda CG 125, que será sorteada entre eles. O concurso terá como jurados os tatuadores Tuzinho e Monique Peres, a Lady Ink. O público da Tattoo World Convention poderá curtir shows com o melhor do rock’n roll. O grupo The Box, com releituras de Megadeth e Metallica, sobe ao palco no sábado às 20h e domingo às 16h. Já a banda Ca$h, com clássicos antigos e sucessos atuais do rock se apresenta no domingo, às 19h. Um dos mais tradicionais moto clubes do país, o Abutre’s do Asfalto, marcará presença na Tattoo World Convention. As motos pretas e os coletes de couro são as características do clube, que, além de organizar encontros e passeios entre os motociclistas, fomenta ações sociais que são reconhecidas e várias partes do mundo, inclusive com uma condecoração da ONU - Organização das Nações Unidas. Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla (www.sympla.com.br) a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). O evento realizará uma ação social e pede a doação de 1 Kg de alimento não perecível, o que proporcionará o direito de pagar meia entrada. Crianças até 10 anos e idosos acima de 60 anos não pagam. Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

Informações: Tattoo World Convention 50 estúdios de tatuagem, workshops, suspensão corporal, sorteios de tattoos e piercings, food trucks, chopps artesanais, espaço kids, Abutre’s do Asfalto, e shows de rock com as bandas The Box e Ca$h Data: 12 e 13 de agosto de 2017 – Sábado de domingo Horários:Convenção: 10h às 22h Shows: The Box – sábado, às 20h e domingo às 16h | Ca$h – domingo às 19h Local: Espaço Even - Rua Vereador Antônio Zandona, 275, Jardinópolis, BH – MG Classificação etária: livre Inscrições para os workshops: (31) 99107-1953 ou 98592-3701 Mais informações: 31 3046 4026

41 - Cenário Minas


Cenário The Cranberries: Something Else ‘reacende’ a chama do grupo irlandês *Crítica Musical - *Felipe de Jesus *Jornalista (JP) Avaliação do álbum: Cinco estrelas

Como é prazeroso escutar uma banda que fez parte da sua adolescência e após 30 anos de estrada, continuam com a mesma pegada do início de carreira. O The Cranberries, grupo irlandês se encaixa bem nesses moldes e “Something Else (2017)” novo trabalho do grupo lançado recentemente comprova que os anos de estrada não alteraram em nada o profissionalismo do grupo, mas sim, trouxeram mais experiência e acima de tudo, mais alegria e energia para o grupo. "Something Else” sela as quase três décadas de carreira da banda e marca uma fase de nostalgia do grupo com a revisitação das canções Linger, Ode To My Family, Free To Decide, Dreams, mas reacende a chama do grupo na mídia mundial com as novas, Why, The Glory e Rapture que mostram a vocalista Dolores O’Riordan na casa dos 45 anos de idade mais animada do que nunca e sem nenhuma alteração vocal. Das três novas canções do The Cranberries em “Something Else (2017)”, The Glory é a faixa que mais gostei do grupo. Talvez porque ela se encaixaria em “Everybody Else Is Doing It, So Why Can’t We? (1993)” que para mim é um dos melhores discos do grupo. Já a canção Rapture parece ter sido retirada do disco “No Need To Argue (1994)” e se encaixaria bem no álbum após a canção Ridiculous Toughts, que é uma das minhas faixas (Rock) prediletas do grupo. Já a música Why poderia com certeza entrar para o disco “Roses (2012)”, que mesmo não tendo ficado muito conhecido pelo público é um álbum que traz algumas canções interessantes como a balada ‘Tomorrow’, que traz uma certa nostalgia com imagens antigas do grupo.

Novo álbum com versões acústicas traz também três novas canções; Voz de Dolores O’Riordan continua a mesma dos anos de 1990 Capa do disco Para os fãs que acompanham a banda desde os anos de 1990 e tem os discos “Evebory Else Is Doing (1992)”, “No Need To Argue (1994)”, ou “To The Faithful Departed Departed (1996)”, “Something Else (2017)”, não traz nenhuma decepção em termos de sonoridade e também em estética. A capa do novo disco também entra nessa fase nostálgica, já que o grupo reproduz praticamente a imagem dos dois primeiros discos com os integrantes sentados na mesma posição em uma poltrona. Além disso, o letreiro usado para descrever o nome do grupo e também do álbum segue a mesma linha dos discos de 1993 e 1994. Para os fãs que como eu gostam de relembrar de grandes hits e ao mesmo curtir novas canções, “Somethig Else” chega nas lojas para vendas físicas e digitais na medida certa.

42 - Cenário Minas

Novo álbum? Além das versões plugadas do novo álbum e as inéditas, o The Cranberries ja anunciou também que fará um novo disco ate o fim desse ano ainda com novas canções. “Something Else” já está excursionando por alguns países e os fãs brasileiros esperam e torcem com certeza para que o grupo venha em terras brasileiras em breve. Como qualquer atração Internacional está tendo seis ingressos esgotados em minutos, é bom ficar de olho na agenda do grupo para ver se realmente eles vão vir ao Brasil. Avalio o novo disco com “cinco estrelas” e não porque admiro o trabalho da banda, mas pela leveza que o novo disco traz e a nostalgia de um grupo que mesmo tendo quase 30 anos, continuam firmes em termos de produção musical e o melhor com a mesma formação do início de carreira: Dolores O’Riordan, Noel Hogan, Fergal Lawler, Michael Hogan e Niall Quinn. Vale a pena escutar esse novo disco do The Cranberries e se deliciar também nas novas músicas. Até a próxima coluna Crítica Musical.

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Cenário The Carpenters ‘O Musical’ Tribute emociona fãs mineiros Com quase 14 anos de sucessos, o The Carpenters dividiu os olhares da mídia internacional no fim dos anos de 1960 e durante os anos de 1970 *Cobertura: Jornalista (JP) Felipe de Jesus

Uma das vozes mais memoráveis da música mundial foi relembrada na sexta feira 28 de julho, durante a apresentação do fantástico The Carpenters ‘O Musical’ Tribute no Cine Theatro Brasil Vallourec (Av. Amazonas, 315 – Centro, Belo Horizonte/MG). Com a liderança de Vânia Evans, que interpreta a bela voz de Karen Carpenter e Leandro Roverso, interpretando Richard Carpenters ao piano, o The Carpenters “O Musical” Tribute, emocionou os mineiros e fãs com hits conhecidos como, Top Of The World Yesterday Once More, We’ve Only Just Begun, Close to You, Rainy Days And Monday, Only Yesterday e outros grandes sucessos que fizeram parte da carreira da dupla. Com quase 14 anos de sucessos, o The Carpenters dividiu os olhares da mídia internacional no fim dos anos de 1960 e durante os anos de 1970 por terem alcançado uma vendagem expressiva de 100 milhões de discos, pareados a nomes da musica mundial como os grupos Bee Gees, Supertramp, Abba e outros grupos que estouraram na mesma época. Durante a apresentação em Belo Horizonte Vânia (vocal) e Leandro (piano) falaram um pouco sobre a discografia dos The Carpenters, contaram histórias inusitadas, algumas até não conhecidas pelo público, como também fizeram questão de envolver o público presente na apresentação. Para os que não foram no show realizado no Cine Theatro Brasil Vallourec, vale à pena acompanhar a agenda de shows do musical The Carpenters, que com certeza passará por outras cidades brasileiras. O resultado do show é uma fantástica e empolgante apresentação baseada na ótima discografia (14 discos) e nos grandes sucessos do grupo.

Em agosto a Festa dos Solteiros em Campos do Jordão Por Geraldo Félix Júnior - Jornalista

A 12ª. edição da Festa dos Solteiros, celebrando

o dia dos livres, leves e soltos, vai acontecer mais uma vez no point de inverno mais badalado da Serra da Mantiqueira, nos dias 15 e 16 de agosto, em Campos do Jordão. O cenário vai ser o Hotel Chrispark, no Morro do Elefante, com uma belíssima vista da região. Piscina panorâmica coberta e climatizada, restaurante, sauna e a discoteca, onde no sábado à noite acontece a Festa à Fantasia. Durante o fim de semana vai rolar uma programação que inclui happy hour com música ao vivo, festa com dança e desfile de fantasias com premiação, city tour, concursos e brincadeiras, tudo entre gente interessante, vindo de vários pontos do país. Informações: http://www.terrazul.tur.br/

Uma oportunidade imperdível para você se divertir, fazer amigos e muito mais!

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

43 - Cenário Minas


Informações: (31) 98561-5255 (31) 99126-5236


Cenário Pré-lançamento do EP "Por que falar?" – Ricardo Ulpinano Por Luciana Braga - Jornalista

"Por que calar?" Esta é uma indagação forte, que inquieta. O silêncio não é um estado natural, já que, as palavras são o principal meio de dar sentido aos pensamentos. Na música, elas ganham um movimento mágico e ressignificam o processo de conexão das pessoas consigo, com os outros e com o mundo. Enquanto há o pulsar, não há porque calar! É por meio desta "provocação" que o músico mineiro Ricardo Ulpiano convida todos a viverem uma grande experiência musical no prélançamento do EP "Por que Calar?". A apresentação traz músicas do seu novo disco, resultado da construção artística contínua e de uma sensível sintonia do cantautor com as questões atuais do mundo. No show, o espectador irá vivenciar canções ricas em poesia e diversidade, com sonoridades que transitam entre o pop, o rock e os ritmos latinos e afro-brasileiros. Em suas letras, o artista aborda temas complexos com simplicidade, instigando à reflexão, e ao mesmo tempo mostrando grande intimidade. Ricardo Ulpiano (voz, violão e guitarra) é acompanhado nesta experiência artística por Larissa Horta (baixo e vocal), Doalcei Comini (guitarrista) e Thiago Peixoto (bateria e vocal), grandes talentos da música mineira. Além de uma rica qualidade musical e excelente execução ao vivo, vale destacar a marcante performance dos músicos, que traz a direção cênica de Violeta Penna. Por meio de expressões corporais e mudanças de dinâmicas, a interação do trio é um elemento que agrega especial tempero à apresentação.

Informações Domingo com Arte no Museu recebe Ricardo Ulpiano 27 de agosto – 11h Hall do Museu de Artes e Ofícios Praça Rui Barbosa, 600 – Centro Entrada gratuita

Sony volta a fabricar discos de vinil após quase 30 anos Por Geraldo Félix Júnior - Jornalista

A gravadora Sony Music Entertainment anunciou que voltará a fabricar discos de vinil, devido ao aumento da demanda global pelo formato de música analógico. A empresa interrompeu a fabricação para uso doméstico do vinil em 1989, com a crescente fatia do mercado musical monopolizada pelos CDs, o formato físico digital que a própria Sony ajudou a desenvolver e começou a distribuir em 1982. Além disso, a empresa instalou um novo estúdio de gravação no centro de Tóquio concebido especialmente para produzir os 'masters' dos quais serão feitas as cópias em vinil, com o intuito de aproveitar melhor a qualidade deste formato. As vendas de vinis no Japão chegaram a cerca de 800.000 unidades em 2016, oito vezes mais que em 2010, segundo dados da indústria musical do país. Esta tendência também está sendo observada em outros lugares, como o Reino Unido – onde as vendas de vinis no ano passado chegaram a superar às de música em formato digital – e os Estados Unidos, onde 17,2 milhões de discos foram vendidos em 2016. Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br

45 - Cenário Minas


Cenário Sorvete de graça marca inauguração de novas lojas Ben & Jerry's em Belo Horizonte Ben

Da redação Por Indicação: Geraldo Félix Júnior

& Jerry's inaugura dois novos quiosques nos shoppings Pátio Savassi e DiamondMall no dia 07 de agosto. Para celebrar a ocasião com seus fãs, haverá distribuição gratuita de sorvete das 14h às 20h em ambos os shoppings. A iniciativa é realizada sempre que Ben & Jerry's abre novas sorveterias, como forma de homenagear a comunidade por ter acolhido a empresa no local e agradecer aos fãs mais fiéis da marca. Além dos dois novos pontos na cidade, os mineiros também podem aproveitar todas as delícias de Ben & Jerry’s na loja do BH Shopping - a primeira inaugurada na

Ben & Jerry’s Pátio Savassi

Ben & Jerry’s DiamondMall

Local: Av. do Contorno, 6061 - Funcionários. Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado: 10h às 22h Domingos: 10h às 20h Preço: R$ 12,00 (1 bola), R$ 18,00 (2 bolas), R$ 24,00 (3 bolas). Cartões: Visa, Master, Amex, Sodexo e Ticket Restaurante

Local: Av. Olegário Maciel, 1600 - Lourdes. Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado: 10h às 22 horas. Domingos: 14h às 20h Preço: R$ 12,00 (1 bola), R$ 18,00 (2 bolas), R$ 24,00 (3 bolas). Cartões: Visa, Master, Amex, Sodexo e Ticket Restaurante

46 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Revista Cenário Minas - Agosto 2017  

Revista Cenário Minas - Agosto de 2017 - a publicação se notabiliza pela absoluta isenção editorial e é uma revista regional de variedades q...

Revista Cenário Minas - Agosto 2017  

Revista Cenário Minas - Agosto de 2017 - a publicação se notabiliza pela absoluta isenção editorial e é uma revista regional de variedades q...

Advertisement