Page 1

Cenário MINAS

Cultura

CENÁRIO MINAS

to

en

r Tu

im

o ism

en ret

t

En

Ano 2 - Edição 9 - Outubro 2016

QUE VENÇA A DEMOCRACIA

x 45 31 Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (que descolorirá). E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (que descolorirá). Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo (que descolorirá).


Cenário Pitadas com Pimenta Geraldo Félix Cultura

Internet Cara e lenta De acordo com um estudo conduzido pela Netflix em 41 países, o Brasil foi o 9º pior em velocidade de conexão de internet da empresa no horário nobre, em agosto. A velocidade média da internet brasileira ficou em 2,57 megabits por segundo. A melhor conexão apontada pelo estudo é a da Suíça, com velocidade média de 3,99 megabits por segundo. E a pior é a da Índia, com 1,78 megabits. Radares Os radares de MG, voltam a funcionar a partir dessa terça-feira (11). O DER está investindo R$ 77,69 milhões no contrato dos radares pelo período de 30 meses. Ao todo, serão implantados 393 equipamentos fixos nas rodovias mineiras. Outros 13 equipamentos móveis também serão usados na

2 Turno A campanha eleitoral chegou ao Sgundo Turno. Disputa acirradíssima. Como será o jogo político agora ??? Renovação de 45% vereadores na Camara de BH. Entre os vereadores 2 da ambulancia, 1 do sacolao, 1 do deposito, 1 da farmácia e 1 da autoescola. Dignos representantes do povo serão os nossos representantes. Salve a democracia burra (que obriga o voto...) Comunicação As redes sociais estão acuando a imprensa ao criarem um modelo onde os jornalistasdeixam de ser os protagonistasprincipais para dividiremas atenções com as reações do público manifestadas por meiode comentários, curtidas, micro mensagens e vídeos amadores.Os institutos de pesquisas que se cuidem, pois podem ser enganados por esse novo fenômeno.

Inscreva-se já www.conajor.com.br

MINAS et ntr

to

en

im

en

o

Lula Lá Lá A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da esposa dele, Marisa Letícia, entregou nesta segunda-feira (3) ao juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, um pedido para que o prazo para a manifestação da defesa em uma ação da Operação Lava Jato seja ampliado. O pedido foi entregue dentro da ação na qual o ex-presidente e a esposa são réus na Operação.

O PT perdeu em todas as prefeituras do Vale do Aço; berço petista em MG e em praticamente todas no interior de São Paulo, inclusive no ABC, é muito significativo.

i sm

Compras pela Internet As redes de supermercados estão aderindo à venda on-line. Pesquisa realizada pela Croma Marketing Solutions indica que 22% dos consumidores entrevistados Compram alimentos e bebidas pela internet. Em Belo Horizonte, Euler Nejm, presidente do grupo Super Nosso, é pioneiro no e-commerce.

PT r Tu

Jornal O tempo As repórteres do jornal O Tempo Ana Paula Pedrosa e Queila Ariadne estão na final do prêmio “Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças”, organizado pelo Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress. Elas estão entre os 109 profissionais mais votados da primeira etapa entre os 500 indicados por mais de 51 mil jornalistas de todo o Brasil.

E

www.cenariominas.com.br

EXPEDIENTE Redação e Administração: Av. prof. Candido Holanda, 70/405 - Sao Bento - Belo Horizonte - Minas Gerais CEP: 30.350-340 (31) 3344-5751 / 99126-5236 cenarionegocios@gmail.com Vale do Aço - MG: Geraldo Felix de Alm. Junior Presidente: Geraldo Félix Júnior - DRT: 9430 JP-MG Jornalista Responsável Felipe José de Jesus FENAJ:15.263-JP-MG Diretor Comercial: Geraldo Felix de Alm. Junior Copy Desk: Sérgio Steiner - MTE 30773 RJ Site e Programação: Agência Site Líder Filiado a AIN

Filiado: ABRAMÍDIA - MG (Assoc. Brasileira de Midia Eletrônica) Tiragem (jornal impresso) 20 mil exemplares Publicação da Editora Cenario Comunicação e Marketing Ltda. Impressão: Imprima LTDA Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Jornal Cenário de Minas. A Cenário de Minas também não se responsabiliza pelo resultado do uso de suas informações no site e no jornal.


3 Cenário A disputa pela PBH:João Leite x Kalil Ele evitou falar em apoios no segundo turno, e disse que continuará “subindo montanhas e descendo vales”. Pelo menos dois candidatos fizeram uma espécie de “linha de passe” para o tucano, e bateram forte em Kalil no primeiro turno: Rodrigo Pacheco (PMDB), que surpreendeu e terminou em terceiro com 10% dos votos, e Luiz Tibé (PTdoB), oitavo colocado, entre os 11 que disputaram, que teve 3,2%. Em entrevista após a confirmação do resultado, Kalil minimizou a necessidade de apoio político no segundo turno. Sua campanha foi marcada pelo bordão “Chega de político. Agora é Kalil.”

Geraldo Félix Júnior jornalista

— Não quero nenhum cacique perto de mim. Não tive apoio de cacique no primeiro turno, não quero no segundo e nem no terceiro e nem no quarto — disse Kalil.

O ex-presidente atleticano afirmou, antes de votar no Colégio Estadual Central, que somente terá segundo turno entre o ex-goleiro do Atlético Mineiro João durante esta campanha, passou a conhecer a Leite (PSDB) e o ex-presidente do mesmo clube Alexandre Kalil periferia da cidade, onde nunca tinha ido. E a (PHS). João terminou com 33,4% e Kalil, com 26,5%. Entretanto, comparou com à África. a diferença entre os dois foi de 6,8%, menor do que apontaram DataFolha (16%) e Ibope (12%). Kalil, que começou a campanha — Fui muito bem acolhido. Esse pessoal mais com apenas 11%, sai maior do que entrou no embate. No primeiro humilde pede tão pouco. Nunca tinha ido à turno, teve apenas 23 segundos de tempo na propaganda periferia de Belo Horizonte. Conheci agora. eleitoral, contra 2m39s do tucano. Nunca mais vou ser o mesmo cara — disse Kalil, que afirmou conhecer o continente africano. João Leite comparou o segundo turno a um jogo de futebol e disse que irá disputar, agora, o segundo tempo da partida. — Já estou João Leite ironizou a declaração de seu voltando do intervalo (do jogo). Tomei minha água e vamos em adversário sobre a ida à periferia: frente — brincou o tucano. — É difícil. Nasci numa vila em Belo Horizonte, Ele evitou falar em apoios no segundo turno, e disse que numa época em que a cidade foi muito continuará “subindo montanhas e descendo vales”. Pelo menos generosa. Tinha rios limpos, nascentes, dois candidatos fizeram uma espécie de “linha de passe” para o abundância de campos de futebol, onde tucano, e bateram forte em Kalil no primeiro turno: Rodrigo comecei minha carreira. Mas não tinha Pacheco (PMDB), que surpreendeu e terminou em terceiro com iluminação pública e o bonde ficava a cinco 10% dos votos, e Luiz Tibé (PTdoB), oitavo colocado, entre os 11 quilômetros da minha casa. Para quem nunca que disputaram, que teve 3,2%. viveu isso, fica difícil ir agora à periferia.

As urnas confirmaram o previsto nas pesquisas, e Belo Horizonte


4 Cenário Centro de Manutenção de Aeronaves da GOL o maior da América Latina, comemora 10 anos. Foram criados, segundo ele, pacotes em intervalos que apontam em quanto período de tempo são feitas paradas de oito a 12 horas da aeronave. O centro realiza trabalhos como: manutenção de fuselagem, pintura e lavagem dos aviões. Além disso, no espaço há uma oficina de interiores onde é realizado o polimento das janelas e toda a produção da comunicação visual. Outra atividade desenvolvida no local é o treinamento da tripulação. Geraldo Félix Júnior jornalista

A

Gol linhas aéreas realizou um workshop, neste 15 de setembro, sobre os bastidores da aviação, para jornalistas de todo o Brasil e da América Latina. A Gol celebra hoje o aniversário de uma década de seu o centro de manutenção localizado nas proximidades do Aeroporto de Confins, em Minas Gerais. Como parte da comemoração, houve apresentação de dados do espaço feita pelo diretor de Manutenção da Gol, Alberto Correnti, pelo gerente executivo de Manutenção de Hangar e Revisão, Marco Gallinaro, e pelo representante da Boeing, Lucas Trabulsi. De acordo com Correnti, a essência de executar a manutenção das aeronaves reflete o valor prioritário da companhia aérea: a segurança. Segundo ele, a Gol conta com 69 bases de manutenção espalhadas pelo País. O centro de Confins, entretanto, é "o mais avançado complexo tecnológico do gênero na América Latina". O diretor trabalha há 15 anos na companhia e atua no centro de manutenção desde o final de 2009. Ele ainda destacou que o programa de manutenção da Gol foi iniciado com o controle tarefa por tarefa, no qual os checks não eram blocados - o que oferecia como principal vantagem uma alta flexibilidade para a operação

A realização da manutenção é um procedimento muito importante manter a qualidade do atendimento e para a segurança do voo. De acordo com o gerente de manutenção da companhia, Marco Gallinaro, existem três situações para que uma aeronave tenha que realizar reparos. “A primeira é a preventiva, no qual é realizado reparos para não ter problemas futuros, a segunda é preditiva que é quando existem indicações de falhas e a terceira é a corretiva que é quando o problema realmente ocorreu”, explica.

Confira alguns números do centro de manutenção da Gol: · A cada dois anos, 6,6 mil horas de voo ou 5,5 mil ciclos, as aeronaves da companhia param para cumprir o plano de manutenção; · A nova frota 737 Max que será adquirida pela Gol deverá nascer com um programa de manutenção a cada três anos; · O espaço opera em três turnos de trabalho; · São 250 técnicos de manutenção que trabalham em Confins; Hoje o serviço do centro de manutenção atende até oito aviões simultaneamente.


5

Cenário

Marizilda Cruppe: fotógrafa brasileira conquista Prêmio Greenpeace Suíça A fotojornalista brasileira Marizilda Cruppe conquistou o Prêmio Greenpeace Suíça. Ela era um dos onze profissionais de seis continentes finalistas que participaram de projetos fotográficos com temática sobre o meio-ambiente. Os fotógrafos eram da África, Ásia, Austrália, Europa, América Latina e EUA. Dezenovel mil pessoas visitaram o site do Greenpeace e ajudaram a eleger a fotógrafa brasileira como vencedora do prêmio. Os projetos escolhidos pelo júri serão publicados na revista GEO e o projeto do vencedor do prêmio de público na revista do Greenpeace, em algum momento de 2017/18.

Novo bar no Buritis: A Butequeria Mais novo dos bares da região, mistura o que há de melhor em um bar moderno com a tradição butequeira de BH. Boa comida, cerveja gelada e um bom atendimento. Receita para o sucesso, que percebido pela alta ocupação do bar.

Avenida Aggeo Pio Sobrinho 417 - Buritis - (31) 3234-3401

Facebook: https://www.facebook.com/abutequeria/

Red Hot Chili Peppers e AeroSmith são confirmados como atração do Rock in Rio 2017 Os americanos do Red Hot Chili Peppers serão uma das atrações do Rock in Rio 2017. A organização do festival confirmou a banda liderada por Anthony Kiedis na noite desta quarta-feira, 14/9. A outra banda confirmada é o Aerosmith. A banda liderada por Steven Tyler se apresenta no dia 21 de setembro, o dia do rock n' roll, segundo o festival. O Rock in Rio já havia confirmado Red Hot Chili Peppers e Maroon 5. O festival acontecerá entre os dias 15 e 24 de setembro do ano que vem, no Rio. É a primeira vez do Aerosmith no evento. Eles também têm shows marcados por aqui neste mês. O Aerosmith passa pelo anfiteatro Beira Rio, em Porto Alegre, no dia 11; no Allianz Parque, em São Paulo, no dia 15; e no Classic Hall, em Recife, no dia 21.


6

Cenário

Outubro Rosa alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população, começa, neste mês, a campanha Outubro Rosa. Neste ano, a ação terá como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?" A mensagem reforça o debate para que a população participe ainda mais das atividades promovidas em todo o País. Além de enfatizar a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. As ações de conscientização visam disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

O movimento popular Outubro Rosa é internacional, começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Estatuto do Idoso completa 13 anos Para reforçar a conscientização dos direitos das pessoas idosas, o Dia Nacional do Idoso é comemorado neste (1º de outubro). A data coincide com a publicação do Estatuto do Idoso, em 2003, e com o Dia Internacional do Idoso, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A tendência é que os idosos sejam parte cada vez maior da população do Brasil. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, 13,7% da população tem mais de 60 anos, cerca de 27,9 milhões de pessoas – em 2011, eram 23,5 milhões. As projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) indicam que, em 2030, quase 42 milhões de brasileiros terão mais de 60 anos. Desde 2003, o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741) regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. O documento define que são obrigações da família e do Estado garantir aos idosos o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, entre outros.


7

Cenário

GOL realiza primeiro voo comercial com internet a bordo da América do Sul Em breve, ofereceremos também TV ao vivo e com isso a GOL oferecerá a mais completa ferramenta de entretenimento a bordo do mundo”, destacou Kakinoff. O serviço será gratuito por seis meses. A partir de amanhã, quarta-feira (5), os clientes serão avisados quando seus voos estiverem programados para serem operados por uma das aeronaves com internet a bordo. A previsão é de que em até dois anos, toda a frota esteja equipada com sistema de conectividade e entretenimento, assim como tomadas de recarga ou tomadas USB. Geraldo Félix Júnior jornalista

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes iniciou hoje as operações com internet a bordo, tornando-se a primeira companhia aérea da América do Sul a oferecer esta facilidade aos clientes. O primeiro voo comercial com a conexão foi realizado de CongonhasBrasília-Congonhas, que decolou às 10h45. Os passageiros que estavam a bordo experimentaram a novidade, navegando à vontade. A aeronave com a antena que possui tecnologia de última geração 2Ku de comunicação via satélite, prefixo PR-GUK e modelo Boeing 737-800, será utilizada em toda a malha aérea nacional e internacional da GOL. A segunda aeronave com internet a bordo iniciará suas operações no dia 6 de outubro, quinta-feira, e toda a frota da companhia estará equipada até outubro de 2018.

Esse trabalho está sendo feito pela equipe do Centro de Manutenção da GOL, em Confins, responsável pela instalação do sistema, já homologado pelo FAA (Federal Aviation Administration – entidade governamental dos Estados Unidos de regulamentação da aviação civil) e pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Acompanhada dos engenheiros e técnicos da GOL, apenas a instalação da antena na primeira aeronave foi feita em Miami, nos Estados Unidos, pela equipe da Gogo, líder mundial em soluções de banda larga durante o voo.

Para conferir os vídeos e posts feitos no O anúncio foi feito pelo presidente da companhia, Paulo Kakinoff, a r , f a ç a u m a b u s c a p o r em pleno voo e transmitido ao vivo pela página da GOL no # w i fi P R I M E I R O n a G O L n a s r e d e s Facebook. “Nessa primeira fase, será possível acessar todas as sociais. redes sociais, e-mail, sites diversos e WhatsApp. A partir de 20 de outubro a plataforma será expandida com a inclusão de entretenimento e programação por streaming, com filmes, #wifiPRIMEIROnaGOL desenhos, séries e mapa de voo.


8

Cenário

Circuito das Letras aconteceu no Circuito Liberdade Aconteceu de 5 a 9 de outubro, o Circuito das Letras, que reuniu milhares de pessoas e mais de 130 convidados em aproximadamente 80 atividades, dentre mesas-redondas, painéis, oficinas, contações de histórias, ações educativas de estímulo à leitura, grupos de trabalho, shows, feiras, picnic literário, saraus poéticos. Toda a programação é gratuita. O Circuito das Letras fez parte das comemorações dos 45 anos do iepha-MG. Escritores, editores, ilustradores, roteiristas, bibliotecários e artistas que trabalham com a palavra como suporte ou inspiração debatem o papel da literatura também em outras expressões artísticas e culturais. Para abrir o encontro e falar sobre as tranversalidades da liguagem escrita e sua oralidade, o Circuito das Letras recebe o cantor e compositor Criolo (SP). “A curadoria propõe uma discussão com as diferentes linguagens artísticas que perpassam pela literatura, com a participação de escritores, poetas, roteiristas, diretores de teatro, músicos, entre outros artistas e agentes culturais”, contextualiza o curador.

Circuito das Letras, reuniu mais de 130 convidados em aproximadamente 80 atividades

Durante cinco dias, o Circuito das Letras recebeu nomes que abordaram a linguagem escrita e suas performances, como Humberto Werneck (SP), Gregório Duvivier (RJ), Bruno Cany (França), Ricardo Aleixo (MG), Schneider Carpeggiani (PE), Jacques Fux (MG), Anelito de Oliveira (MG), Renato Negrão (MG), Angela Lago (MG), Maria Esther Maciel (MG), e o cantor e compositor Flávio Renegado (MG), dentre outros.

Rasgou? Desfiou? Emagreceu? Passe naSó Consertos que ajustamos suas roupas com rapidez e de acordo com a sua necessidade. Conheça os nossos serviços! Rua dos Aimorés, 637 | Funcionários | Tel.: 3213 5300


9

Cenário Economista: Uma profissão importante para o desenvolvimento financeiro do país Felipe de Jesus - Jornalista Coluna: Profissões / Com dados do Guia do Estudante

Além da minha formação em Bacharelado em Comunicação Social: Jornalismo, tive a chance de fazer o Bacharel em Teologia, Licenciatura em Ciências Sociais: Sociologia e agora faço o curso de Bacharel em Direito (Ciências Jurídicas). No entanto, desde minha época de repórter de Economia, tenho vontade de fazer o curso Carlos Alberto Teixeira de Oliveira é Bacharelado em Ciências Econômicas Bacharel em Ciências Contábeis, Economia, já que tive que ler durante um Administração de Empresas e Ciências bom tempo, artigos de economistas e Econômicas pela PUC-Minas, possui jornais mais voltados a área como: diversos cursos de pós-graduação, no Brasil Econômico; Valor Econômico e país e no exterior. É um dos maiores Diário do Comércio. Além da minha n o m e s d a E c o n o m i a m i n e i r a e experiência como repórter e subeditor nacional. de Economia, dei aula particular para O que o Economista faz um aluno que se tornou amigo e se também: formou em Economia na Newton Paiva, O economista faz previsões em Belo Horizonte. Para mim, é um curso de extrema importância para econômicas para empresas, participa da quem deseja entender mais sobre elaboração de planejamentos, cuida dos finanças e planejamento em longo cálculos econômicos (custos, prazo. Na coluna “Profissões do rentabilidade, consumo, gastos, etc), Cenário de Minas”, trago um pouco planeja aplicações financeiras e elabora s o b r e e s s e u n i v e r s o e o q u e o perspectivas macro e microeconômicas. profissional de Economia faz. Características profissionais importantes (aptidões, habilidades e O economista estuda a produção competências) e a distribuição de bens e serviços na Facilidade com cálculos sociedade em geral, entre os indivíduos, empresas ou nações. Ele se dedica matemáticos, interesse pelo estudo, tanto a grandes questões, nacionais ou capacidade de atuar em equipe, mundiais, quanto a problemas de conhecimentos para elaboração de pequenas empresas ou investidores planejamento, atualização constante individuais. Ajuda a construir, a ampliar e através de cursos e informações do a preservar o patrimônio de pessoas, mercado econômico. empresas e governos. Desenvolve planos para a solução de problemas Mercado de Trabalho financeiros, econômicos e Instituições financeiras (bancos, administrativos em empresas do financiadoras, corretoras de valores), comércio, de serviços, na indústria ou no setor financeiro. Graças a essa empresas públicas e privadas, órgãos versatilidade, encontra trabalho em do governo. entidades privadas, institutos e órgãos municipais, estaduais e federais. Pode atuar, ainda, como consultor autônomo. Resumo


10

Cenário Economia Quantitativa Formação Econômica do Brasil História do Pensamento Econômico História Econômica Geral Instituições de Direito Público e Privado Macroeconomia Microeconomia Introdução à Ciência Política Especializações

O que se estuda no curso? Grade curricular de bacharelado em Economia Entre as principais disciplinas oferecidas no curso de Economia (Ciências Econômicas), podemos citar: Cálculo Contabilidade Nacional Economia Financeira e Monetária Econometria Economia do Brasil Contemporâneo Economia do Setor Público Economia Industrial Economia Internacional Economia Política

Após a graduação, o economista pode fazer cursos de especialização nas seguintes áreas: mercado de ações, economia internacional, comércio exterior, planejamento econômico, economia doméstica, matemática financeira, história do desenvolvimento econômico, etc. Salário Médio Inicial De R$ 4.900,00 a R$ 5.800,00 (referência: junho de 2015)

Qual é o dia do Economista? O dia do Economista é comemorado em13 de agosto é o Dia do Economista.

Reveillon em Copacabana - RJ

Day Use

Saída: 30/12/2016 (BH) Retorno: 01/01/2017 Vendas: (31) 99126-5236 (zap Tim) (31) 98501-3834 (oi)

Passeio Bate e Volta, não incluso Hospedagem.


BACKER GROWLER STATION. A PARTIR DE 8 DE AGOSTO NO SUPER NOSSO VALE DO SERENO.

NA SEMANA DO DIA DOS PAIS, COMPRE NO SUPER NOSSO VALE DO SERENO 5 PRODUTOS BACKER + 2 LITROS DE CHOPE ESPECIAL E GANHE UM GROWLER DE PORCELANA BACKER 2 LITROS. Promoção válida de 8 a 14 de agosto de 2016.

Super Nosso Vale do Sereno Rodovia MG 30, 8.625, Shopping Serena Mall. Promoção limitada, válida de 8 a 14 de agosto ou enquanto durar o estoque, exclusivamente para compras ereno no Super e na Backer NossoGrowler Vale do Station S do Super Nosso Vale do Sereno.


12

Cenário

Presentes para o Dia das Crianças podem ter queda de 10% no preço Felipe de Jesus - Jornalista Dados cedidos pela CDL

O dia 12 de outubro de 2016 poderá ser alegre para as crianças, mas para os empresários nem tanto. Isso porque de acordo com a pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), os empresários da capital e com certeza de outras cidades estão receosos quanto ao desempenho das vendas para o Dia das Crianças. Prova disto é que a expectativa para o valor médio dos presentes teve uma redução de 10,22%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os comerciantes acreditam que o tíquete médio deste ano será de R$ 107,90. Já em 2015, essa intenção de venda era de R$ 120,18. De acordo com a economista CDL/BH, Ana Paula Bastos, essa redução no valor do tíquete médio já era esperado, considerando o atual cenário macroeconômico. “A inflação alta e os juros elevados estão corroendo o poder de compra das famílias”, afirma. “Com isso, o desempenho das vendas do comércio vem apresentando resultados negativos desde o início do ano. E este cenário acaba explicando a cautela do empresário para essa data comemorativa”, completa. Segundo a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, essa redução no valor do tíquete médio já era esperado, considerando o atual cenário macroeconômico. “A inflação alta e os juros elevados estão corroendo o poder de compra das famílias”, afirma. Ainda para a economista, o desempenho das vendas do comércio vem apresentando resultados negativos desde o início do ano. “Este cenário acaba explicando a cautela do empresário para essa data comemorativa”, completa. Ao separarmos por faixas de valor as respostas sobre o tíquete médio do consumidor, a maioria dos empresários (66,3%) acredita que este valor não ultrapassará os R$ 100. Em seguida aparecem: de R$ 100,01 a R$ 150 (22,1%); de R$ 150,01 a R$ 200 (9,5%); de R$ 250,01 a R$ 300 (2,1%); de R$ 300,01 a R$ 400 (3,2%) e de R$ 400,01 a R$ 500 (1,1%)”, comentou. O levantamento da CDL/BH também aponta o valor médio que o consumidor deve desembolsar, conforme o tipo de presente escolhido. Segundo os empresários, ao presentear com roupas, a compra deve ficar em R$ 101,98. Quem optar por calçados deve desembolsar cerca de R$ 83,75. Em seguida aparecem os brinquedos (R$ 79,17) e as balas, doces e bombons (R$ 50). Situação pode ser favorável para os pais, mas empresários estão receosos

Instabilidade A economista Ana Paula, comenta que esses resultados refletem o momento de instabilidade da economia brasileira. “O empresariado sabe que ainda vai levar um tempo para que o setor produtivo e o consumo sejam estimulados”, afirma. “Mas um dado importante dessa pesquisa é que o número de entrevistados otimistas melhorou este ano. Em 2015, os que esperavam vendas melhores somavam 28,5%”, completa. Ainda de acordo com a pesquisa disponibilizada pela CDL, a expectativa de 37,0% dos empresários é de vendas piores ou muito piores neste Dia das Crianças. Já 31,0% dos entrevistados estão otimistas e esperam um desempenho melhor ou muito melhor do que o de 2015. Os comerciantes que acreditam em vendas semelhantes ao ano anterior totalizam 31,0%. Apenas 1,0% não respondeu. Comerciantes preocupados Não há como esconder de acordo com a pesquisa, que o receio dos comerciantes quanto à desaceleração do consumo ainda é alta. Como reflexo disso, 45,0% dos empresários apostaram em um estoque semelhante ao Dia das Crianças de 2015. Os entrevistados que fizeram um estoque menor ou muito menor somam 38,0%. Já 12,0% dos comerciantes estão confiantes e, por isso investiram em um estoque maior para atender a demanda da data. Os que não responderam somam 5,0% dos entrevistados. O presente – As roupas devem ser o item mais procurado pelos consumidores, de acordo com 38,9% dos empresários. Em seguida, aparecem os brinquedos e os calçados, citados por 24,1% e 22,2% dos entrevistados, respectivamente. Os demais produtos citados pelos empresários foram: bombons, doces e balas (3,7%); bicicletas e acessórios (2,8%); perfumes/cosméticos (2,8%); celular (1,9%); jogos eletrônicos (0,9%) e livros (0,8%). Os empresários que não responderam correspondem a 1,9% dos entrevistados.


13

Cenário

30º Edição da Superminas acontece no Expominas Evento é o mais importante do segmento no Brasil Atrações de peso

Felipe de Jesus - Jornalista Dados cedidos pela AMIS

Mesmo

estando em um momento mais complicado, a economia brasileira respira tranquilamente em alguns setores, principalmente no alimentício. Prova disso é que de 18 a 20 de outubro acontece no Expominas a 30º Edição do Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação (Superminas). Cerca de 53 mil supermercadistas, panificadores, atacadistas e representantes da indústria fornecedora vão se encontrar para mostrar as novidades e confirmar o potencial dos segmentos de supermercados e panificação. Além de trazer entretenimento para a cidade, o evento será também uma grande oportunidade de negócios, qualificação profissional e relacionamento comercial. Com organização da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e pelo Sindicato e Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão) a feira vai reunir cerca de 21 mil pontos de vendas do estado. No local estarão cerca de 430 expositores nacionais e internacionais, 25 mil metros quadrados de área de feira e a participação das principais lideranças do varejo mineiro e brasileiro compostas por presidentes, diretores, gerentes e compradores. Em faturamento, os dois setores representam R$ 41,7 bilhões, ou aproximadamente 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro.

Entre as principais atrações do evento estão feira; rodadas de negócios; espaço internacional e promoção de incentivo aos negócios. Nos auditórios, a área de congresso, mais de 40 atividades como palestras, fóruns; workshops; painéis e minicursos são ministrados nos três dias. A área de exposição é segmentada em dois pavilhões e em espaços para direcionar melhor os negócios. Quando os compradores chegam ao Expominas eles já têm uma área exclusiva do segmento de produtos que procuram. Um comprador de equipamentos ou de bebidas, por exemplo, já pode saber com antecedência em que espaço estão seus fornecedores. A divisão segue também os andares do Expominas. O primeiro nível, o mesmo das docas, é destinado ao Pavilhão Azul. Onde estão concentrados os estandes de grandes empresas do ramo alimentício e as de máquinas e equipamentos segmentados em espaços, que são: espaços de Construção e Reforma; de Logística e Distribuição; o Espaço da Cachaça, Espaço do Vinho e Queijo, o Espaço de FLV - Frutas, Legumes e Verduras e o Espaço de Cerveja Especial.No segundo andar, na entrada da feira, fica o Pavilhão Vermelho, onde se encontram: Espaço da Tecnologia; Espaço Internacional; Espaço dos Alimentos Saudáveis – Naturais, Orgânicos e Funcionais, além do Espaço Raízes de Minas, que visa a dar mais destaque às empresas de origem no Estado, normalmente as pequenas, que estão começando no mercado.

Automóvel Clube de Minas Gerais Um restaurante com história, deliciosa gastronomia e público diferenciado! Almoço com buffet e l carte, de 12h às 15h. Jantar l carte de segunda a sábado, a partir das 20h. Reservas: (31) 3222-5416 - Setor de Eventos contato@automovelclubemg.com.br Av. Afonso Pena, 1394 - Centro - Manobrista no local


Cenário Beb's Bar comemora um ano com shows de Fernando & Sorocaba e Tomate 14

13

Felipe de Jesus - Jornalista Indicação de Matéria

Sinônimo de bom atendimento, gente bonita e ambiente agradável, o Beb's Bar, que possui três unidades em Belo Horizonte, comemora um ano com uma grande festa. No dia 1º de novembro, terça-feira, véspera de feriado, a partir das 21h, o Espaço Jardim Canadá será palco para os sucessos da dupla Fernando & Sorocaba e o animado show de axé do cantor Tomate. Assim como preza o Beb´s Bar desde sua abertura, o evento que comemora um ano da casa também tem excelentes diferenciais. O primeiro deles é o palco 360°, que proporcionará ao público a visão privilegiada dos artistas. O serviço de open bar, com cerveja, energético, vodka, sucos, refrigerante, citrus e água é um outro diferencial, já que será possível curtir a festa até o final sem se preocupar com fichas para o bar. E se a fome bater, o evento contará com uma praça de alimentação onde será possível comprar os deliciosos espetinhos que Fernando & Sorocaba só quem já foi no Beb's Bar conhece. Tomate Fernando e Sorocaba misturam música, Fabrício Kraychete, conhecido como Tomate, nasceu em 18 entretenimento, inovação e muita diversão em um de Novembro de 1982 em Salvador (BA). Cantor, compositor, show inédito. O show que comemora 1 ano do Beb's músico e produtor, deu início a sua carreira ainda bem jovem, Bar será composto por um repertório autoral repleto de aos 16 anos. Dono de sucessos como “Te Espero no Farol” e hits aliado a muita tecnologia, ilusionismo, efeitos “A Gente Se Vê Depois da Chuva”, coleciona ao longo da sua especiais e muitas surpresas. trajetória solo três CDs, um DVD e dois clipes em turnê Com mais de oito anos de carreira, Fernando e internacional. Sorocaba servem de referência para as novas Atualmente, Tomate é também considerado um dos gerações e a grande mídia aponta como um dos melhores puxadores de trio, conhecido por sua melhores shows da atualidade. O show da dupla personalidade irreverente e energia contagiante, não deixa Fernando & Sorocaba, é isso: um misto de sons, ninguém parado e investe em um repertório eclético que canções, interatividade e emoções, só estando passa pelo pop, rock, dance, metal e sertanejo sem deixar as presente para sentir batidas do axé de lado. Vendas Online Serviço: www.centraldoseventos.com.br/bebs Aniversário Beb's Bar – 1 ano www.nenety.com.br/bebs Atrações: Fernando & Sorocaba e Tomate Local: Espaço Jardim Canadá Data: Terça-feira, véspera de feriado, 1 de novembro - Hora: 21h

Classificação etária: 18 anos Mais informações: (31) 3653-2444 Beb's Bar (31) 98439-8439 Beb's Bar / (31) 4141-2929 Central dos Eventos (31) 3281-2737 Nenety Eventos


15 Cenário

Alter do Chão, a magia da praia mais bonita do Oeste do Pará Geraldo Félix Júnior jornalista

Em 2015, finalmente preenchi a lacuna mais importante do meu currículo praieiro. Conheci pessoalmente a praia de rio mais famosa do Brasil, Alter-do-Chão, no Pará. Em Alter do Chão existem belas praias de areias brancas, banhadas pelas águas transparentes do rio Tapajós. A beleza dessas praias se associa ao lendário Lago Verde ou Lago dos Muiraquitãs. Por suas caracterís cas peculiares e seus atra vos naturais e culturais, Alter do Chão recebe atualmente um elevado número de turistas e navios de cruzeiros marí mos que demandam o Rio Amazonas. Por esta razão, a referida vila é importante pólo turís co da região. O período ideal para visitar esta vila, localizada a 36km de Santarém, no Pará, vai de setembro a fevereiro, quando chove menos e o rio baixa, revelando suas praias de areia fina. No entanto, essas estações e o volume de água têm variado bastante nos úl mos anos, por efeito do desmatamento na Amazônia, influências do fenômeno El Niño e mudanças cilmá cas regionais e globais.

A seca do úl mo ano ampliou o período de vazante, que geralmente terminava em novembro, mas está indo até meados de janeiro. Apesar do clima quente, o vento que sopra constantemente traz o frescor do rio, tornando o clima agradável até para aqueles que “odeiam o calor”. A maioria dos passeios é feito por meio de lanchas velozes (voadeiras), pequenos barcos (rabetas) coordenados por moradores locais, barquinhos a remo (catraias) para cruzar até a ilha do Amor na cheia ou grandes barcos para grupos de 10 a 20 pessoas, com direito a muita música sertaneja no som ambiente. Os preços variam bastante de acordo com a distância, número de passageiros e a época. Geralmente ficam mais altos no verão e voltam ao normal na segunda semana de janeiro.

Sônia Souza soniasouza@encontresuaviagem.com.br Tel.: +55 (31) 99639-2209 (vivo) (31) 98940-6696 (oi) (31) 97529-1603 (tim) www.encontresuaviagem.com.br/11515


16 Cenário

Associação de Imprensa Nacional (AIN) participa da maior Imersão Digital para Jornalistas

Felipe de Jesus - Jornalista Especial para Cenário e Jornal O Informante

A

Associação de Imprensa Nacional (AIN) participa como entidade apoiadora do Conajor – Imersão Digital para Jornalistas, evento online que acontece entre os dias 7 a 12 de novembro. Inscriçoes no: http://www.conajor.com.br/. Especialistas da área de comunicação / marketing e publicidade estarão reunidos com o propósito de disseminar conhecimento e oferecer informações abrangentes sobre o mundo de internet marketing. Entre os confirmados: Fernando Marques (Especialista em Ferramentas de Marketing Digital); Tiago Tessmann (Especialista em Google Adwords); Ana Tex (Especialista em Instagram); Henri Cardim (Mentor de Empreendedores focados em alta performance); André Senador (Dir. de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen do Brasil) e Ana Carina Basto (Publicitária, Designer, Empreendedora Digital). O evento tem organização da jornalista Luciana Duarte (profissional com mais de 16 anos no jornalismo, e hoje empreendedora digital). Será 100% on-line/gratuito e aberto para profissionais e estudantes da comunicação que queiram aprender mais sobre o mundo digital. Para participar, basta entrar no site do Conajor Imersão Digital. Para os presidentes da Associação de Imprensa Nacional (AIN), Felipe de Jesus (Jornalista / Sociólogo e Bacharelando em Direito) e Geraldo Félix (Jornalista / Relações Públicas e Bacharelando em Direito), o Conajor Imersão Digital será uma oportunidade para que os profissionais da área se aperfeiçoem cada vez mais nas mídias digitais. “A participação no Conajor Imersão Digital surge para descobrir o novo perfil do consumidor da informação, que é de um cidadão mais consciente, crítico, propositivo e cético. Estamos falando de um cidadão ativo, que vive em uma sociedade altamente conectada e com alto potencial de mobilização. Para nós da AIN, é um prazer imenso poder fazer parte deste grande evento com tantos especialistas do setor de comunicação e marketing”, comentaram.

Segundo os presidentes da AIN, o evento é de extrema importância, uma vez que o mercado digital já é uma realidade entre estudantes de Comunicação Social e também profissionais. “Quando nos formamos em Comunicação Social (Jornalismo), enfrentamos um mercado ainda mais concorrido em jornais impressos e assessorias de imprensa. A figura 'Site' e 'Blogs' pessoais ainda eram pouco conhecidos e utilizados por profissionais recém-formados. Hoje temos o Facebook e diversas ferramentas para disseminar nosso trabalho como jornalistas, no entanto, poucas pessoas tem o direcionamento correto para empreender na área digital. Visto essa situação, acreditamos que quanto mais profissionais participarem do Congresso, mais pessoas preparadas teremos no mercado. Parabenizamos o Conajor Imersão Digital e a organizadora e jornalista Luciana Duarte”, concluíram.

Para presidentes da AIN, essa é uma oportunidade para os profissionais e estudantes da área expandirem seus conhecimentos Sobre a AIN A Associação de Imprensa Nacional (AIN) é uma associação sem fins lucrativos, entidade representativa da Imprensa Brasileira com atuação nacional, fundada em 2016, para reunir profissionais da imprensa escrita, televisiva e radiofônica, além de outras mídias. A entidade foi criada em decorrência da necessidade de se estabelecerem padrões éticos e profissionais à categoria jornalística no Brasil e de dar representatividade à imprensa brasileira. Um dos principais objetivos da AIN é reunir o maior número possível de associados, para que possamos ganhar mais força e credibilidade em todos os país. Nossa meta é representar e agregar toda mídia brasileira.


17

Cenário

Vintage Culture agitará o Abaeté Folia 2017 O DJ e produtor musical é a nova atração confirmada para o melhor carnaval de Minas Da redação

A

Nenety Eventos acaba de anunciar mais uma atração para o Abaeté Folia 2017 O DJ e produtor de música eletrônica conhecido pelas suas infusões de Big Room com Deep House, Vintage Culture. Além dele, estão confirmados: Marília Mendonça, Dennis DJ, Léo Santana, Zé Neto e Cristiano e Gusttavo Lima. A festa, que chega à sua 11ª edição, acontece de 24 a 28 de fevereiro no Campo do Abaeté (Rua Dr. Antônio Amador, Nº120, Centro, Abaeté-MG). Considerado um dos mais tradicionais carnavais do Estado de Minas Gerais, o Abaeté Folia recebeu em sua última edição cerca de 10 mil pessoas por dia. E m s u a 11 ª e d i ç ã o , a f e s t a p r o m e t e s e r inesquecível, com foliões de todas as partes do Brasil e até mesmo de outros países, principalmente jovens universitários. O Abaeté Folia é um dos carnavais mais tradicionais e badalados do país, que atrai muita gente bonita, principalmente jovens universitários. A excelente organização e segurança do evento proporcionam experiências inesquecíveis aos foliões, que sempre acabam voltando no carnaval seguinte.

Serviço: Abaeté Folia 2017 24 a 28 de fevereiro de 2016 em Abaeté Atrações confirmadas: Zé Neto & Cristiano, Léo Santana e Gusttavo Lima – Mais shows serão divulgados em breve Local: Rua Dr. Antônio Amador, Nº120, Centro, Abaeté-MG Abadás – Vendas em 6 x sem juros nos cartões ou pelo site www.nenety.com.br Realização: Nenety Eventos

Cobertura Especial Jornal Correio Eletrônico e Cenário Minas


18 Cenário

Pink Money no radar dos produtores de eventos Da redação: Indicação Jornalista:Felipe de Jesus

O

m e r c a d o d o entretenimento é um segmento lucrativo, mas quando os serviços são direcionados a públicos específicos, como o LGBT, a possibilidade de ganhos pode ser ainda maior. Diante disso, empresas como a Sense Produções decidiram focar neste nicho e tem conquistado bons De acordo com pesquisa feita pelo IBGE em 2010, 10% da população brasileira é composta por homossexuais, o que contabiliza cerca de 19 milhões de pessoas. Desse total, 9,4 milhões são economicamente ativos, potenciais consumidores pertencentes, em sua maioria, às classes A e B. Experiente na produção de eventos de pequeno, médio e grande porte, o empresário e produtor de eventos Victor Araújo percebeu a necessidade de uma produtora de eventos segmentada ao público gay em Minas Gerais e investiu na Sense Produções, com a intenção de levar o entretenimento segmentado a um nicho até então pouco explorado. “Fico muito feliz em saber que a marca hoje leva mais do que entretenimento, mas espaços em que as pessoas saiam dali com o sentimento de terem sido bem atendidos e entendidos, que é o que faz toda a diferença”, afirma o idealizador da iniciativa. O mercado se tornou tão promissor que nesse ano a Sense Produções traz mais uma novidade, o Réveillon Niágara Mahal + Sense. A primeira festa de réveillon de Belo Horizonte dedicada ao público LGBT, fruto da parceria entre a Sense Produções e a Mahal, produtora de eventos referência no nicho da música eletrônica para o público gay. O evento contará com 10 atrações entre DJs nacionais e internacionais e bandas.

A festa do Bloco Pirraça 2016 acontece no dia 15 de outubro Mas trabalhar com o público LGBT não é para qualquer um. Victor Araújo alerta para “aventureiros” que chegam ao mercado em conhecer a fundo o tipo de serviço e o público que o consome. “Geralmente os homossexuais costumam ser mais exigentes e detalhistas. Por isso é necessário que o empreendedor tenha uma visão apurada, esteja antenado nas tendências e, principalmente, garanta boas experiências às pessoas que utilizam do seu serviço, pois isso fideliza clientes e consolida a marca”, explica. História da Sense Produções O lançamento do Camarote Sense aconteceu no Bloco Pirraça, em novembro de 2014. Desde então foi conquistando público e destaque na mídia. Em 2015, o Pedro Leopoldo Rodeio Show recebeu o espaço, além do Villa Mix e do Bloco Pirraça. Para comemorar o sucesso da iniciativa, o idealizador do projeto, Victor Araújo, realizou no final do ano passado a Ressaca Sense, com a cantora baiana Alinne Rosa, que lotou o Espaço Eagles. Já em abril deste ano, a Sense Produções conseguiu reunir quase 3 mil pessoas, com conforto e comodidade, além de um open bar de qualidade. “Camarote Sense no Bloco Pirraça O Camarote Sense estará presente mais uma vez este ano no Bloco Pirraça BH. Com o slogan “a festa dentro da festa”, o camarote promete surpreender os foliões com shows exclusivos. Além das apresentações principais de Matheus e Kauan, Jorge e Mateus, Ivete Sangalo, Simone e Simaria e DJ Alok, o Sense receberá shows exclusivos do Grupo Elas, Banda do Marcão, DJ Hellen Saff com o melhor do electro pop, e o DJ residente da Mahal, Gustavo Medrado.


19

Cenário

Oscar Filho faz única apresentação em BH, no dia 12 Felipe de Jesus - Jornalista Especial para Cenário

No dia 12, feriado nacional, Oscar Filho (ex CQC) se apresentará no Stand Up Comedy com convidados no Teatro Alterosa em única apresentação. Oscar Filho é ator, apresentador, repórter, escritor e redator e sua formação teatral lhe rendeu a indicação como melhor ator no prêmio Coca-Cola Femsa de Teatro em 2004. Atuou em comerciais de TV, campanhas publicitárias para internet, fez locuções, escreveu textos humorísticos para diversos sites, além de se apresentar em bares paulistanos com um projeto pioneiro que levava humor aos frequentadores quatro noites por semana com o “Clube da Comédia stand up” e alcançar a marca de mais de 10 milhões de visualizações com seus vídeos na internet. Após participações na TV a cabo, estreou, em 2008, como repórter no telejornal humorístico da Band, o CQC – Custe o que Custar, onde de repórter passou a ser o responsável pelo quadro mais forte do programa, o “Proteste Já” e logo depois foi convidado a integrar a bancada do programa, ao lado de Marcelo Tas e Marco Luque. Ficou no programa até final de 2014. Stand-up Comedy Atuante na linha de humor stand up comedy desde 2005, estreou seu show solo chamado “Putz Grill…” em 2008 na cidade de Florianópolis em duas sessões para um público de 1.200 pessoas. E a partir daí viajou para todas as grandes capitais e cidades do Brasil. Esse espetáculo continua em cartaz até hoje no Teatro Gazeta em São Paulo acumulando o expressivo número de mais de 1 milhão de espectadores, 115 cidades visitadas, além de faturar a 10.a edição do prêmio Jovem Brasileiro de 2011 como o melhor show de stand-up no Serviços Stand up Comedy Festival BH com Brasil.Oscar Filho chega em BH para fazer o Stand up Comedy no Oscar Filho (ex CQC) e convidados feriado do dia 12 de outubro no teatro Alterosa. Data: 12/10 (Quarta-Feira / Feriado) Sessão: 18h Valores: Meia entrada: 40,00 / Inteira: 80,00 Local: Teatro Alterosa Vendas On line: http://www.centraldoseventos.com.br/.../s tand-up-comedy-festi... Postos de vendas: -Bilheteria do Teatro Alterosa -Savassi | Loja Central dos Eventos (Rua Fernandes Tourinho 470, Loja 16) Informações: (31)99592-8394

VOCÊ NEGARIA AJUDA A UMA CRIANÇA? NÓS TAMBÉM NÃO. Doações: (31) 3269-3100 WhatsApp: (31) 98876-3039 www.catedralcristoreibh.com.br/doa


Edição de Outubro 2016  
Edição de Outubro 2016  
Advertisement