Page 1

Cenário MINAS

Cultura

CENÁRIO MINAS

to

en

r Tu

im

o ism

en ret

t

En

Ano 2 - Edição 11 - Novembro - 2016

Alexandre Kalil é eleito o novo prefeito de Belo Horizonte

Pag. 3

Ex-Supertramp Roger Hodgson confirma show em BH Pag. 8

Dona Hermínia está de volta às telonas! Pag. 5

Melhor caldo de Mocotó de BH é no Bar do Nonô Pag. 7


Cenário Pitadas com Pimenta Geraldo Félix Cultura

Mineiro de sucesso: Dj Felipe Tampa

Cinemas reabrem em BH

De volta ao Passado Os camelôs voltaram às ruas de Belo Horizonte. O presidente da CDL, Bruno Falci, reclama da falta de ação de prefeitura para conter a invasão do comércio irregular no Centro da cidade, que vem prejudicando os lojistas. Essa situação era comum na cidade nos anos 90, até que o prefeito Célio de Castro decidiu retirar os ambulantes da região central.

Mais Jovem Vereador Doorgal Andrada, o vereador eleito mais jovem de Belo Horizonte, comemorou seus 24 anos rodeado pela família e amigos íntimos. Doorgal tem futuro promissor na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Presidente 2018 O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, candidatíssimo à Presidência em 2018, está trabalhando para desbancar Aécio Neves na presidência do partido e tem tudo para fazer o presidente da Câmara dos Deputados, se o deputado Rodrigo Maia não disputar a reeleição. A vitória de João Doria Jr. para a prefeitura de São Paulo no primeiro turno, o que nunca tinha ocorrido na cidade, não deixou de ser uma vitória de Alckmin, que deu seu apoio desde a primeira hora.

Sem delação O que se comenta é que difi cilmente a justiça aceitará a delação premiada de Eduardo Cunha, que pode detonar muita gente mesmo sem provas. Muita gente acha que o que ele fez para ter a grande bancada não tem como provar. É esperar para ver...

Inscreva-se já www.conajor.com.br

et ntr

to

en

im

en

o

Lucas Garcia, neto do ex governador Hélio Garcia, criou o projeto CASA Conversando Agora Soluções do Amanhã. A ideia é discutir os problemas da cidade e do País, com quem entende do assunto. Os encontros bem intimistas são na casa da família, na Pampulha e reúnem cerca de 50 amigos e um político de expressãompara um bate papo informal. Por sua sala já passaram Dinis Pinheiro, Alexandre Kalil e o senador Antônio Anastasia.

MINAS i sm

Mineiro de Conselheiro Lafaiete, convidado pela gravadora de Britney Spears, para remixar a nova música da cantora: "Make m e " . O D j F e l i p e Ta m p a apresentou recentemente no Japão e nas Filipinas. Tem uma média de 800 mil ouvintes mensais no Spotify e em sua página do Facebook quase 1 milhão de curtidas. Filho de Peixe, Peixinho é na Política...

r Tu

O tradicional Cine Pathê, que funcionava na Savassi, reabirrá suas portas em 2019. A ideia é que funcione nos mesmos moldes do Cine Santa Tereza. O escritório de arquitetura Farkasôlgyi vai assinar a reforma que visa manter a fachada e o foyer do antigo cinema.

E

www.cenariominas.com.br

EXPEDIENTE Redação e Administração: Av. prof. Candido Holanda, 70/405 - Sao Bento - Belo Horizonte - Minas Gerais CEP: 30.350-340 (31) 3344-5751 / 99126-5236 cenarionegocios@gmail.com Vale do Aço - MG: Geraldo Felix de Alm. Junior Presidente: Geraldo Félix Júnior - DRT: 9430 JP-MG Jornalista Responsável Felipe José de Jesus FENAJ:15.263-JP-MG Diretor Comercial: Geraldo Felix de Alm. Junior Copy Desk: Sérgio Steiner - MTE 30773 RJ Site e Programação: Agência Site Líder Filiado a AIN

Filiado: ABRAMÍDIA - MG (Assoc. Brasileira de Midia Eletrônica) Tiragem (jornal impresso) 20 mil exemplares Publicação da Editora Cenario Comunicação e Marketing Ltda. Impressão: Imprima LTDA Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Jornal Cenário de Minas. A Cenário de Minas também não se responsabiliza pelo resultado do uso de suas informações no site e no jornal.


3 Cenário

Alexandre Kalil é eleito o novo prefeito de Belo Horizonte No segundo turno de Belo Horizonte, abstenções (438.968), nulos (230.951) e brancos (72.131) somaram 742.050. Assim como no primeiro turno, este número foi superior à quantidade de votos do candidato mais votado. Kalil obteve 628.050. O futuro prefeito de Belo Horizonte disse que ainda não recebeu nenhum telefonema de João Leite, mas que já foi cumprimentado pelo governador Fernando Pimentel. Primeiras medidas

Geraldo Félix Júnior jornalista

Repetindo o que havia dito mais cedo ao votar, Kalil reiterou que já na fase de transição pretende discutir com o poder público medidas para retirar famílias de áreas de risco. "Nós assumimos em janeiro, quando já tem casa caindo e gente morrendo. Então a primeira providência agora é sentar com a prefeitura e o governo do estado e definir ações concretas para que as chuvas não façam vítimas como vem fazendo nessa cidade". Ele disse que ainda é cedo para dizer quais serão as primeiras medidas a serem tomadas após sua posse. Também disse que não definiu o secretariado e que pretende descansar uma semana.

Apesar de se colocar aberto do diálogo, ele fez uma ponderação sobre os seus adversários, mas evitou citar nominalmente Aécio Neves, padrinho político da candidatura de João Leite. "Eu respeito meus adversários, mas eles não deixam de ser adversários. Eles foram na televisão fazer propaganda contra mim. Eu posso ser um homem bom, de coração aberto, e querer lidar com todo mundo, mas o que aconteceu comigo não foi pouca coisa. Eu vou procurar quem eu acho que devo procurar. Opositor não é inimigo, mas eu tenho direito de escolher com quem eu quero sentar. É uma prerrogativa minha de quem ganhou a eleição em Bem-humorado, o futuro prefeito da capital mineira terminou sua coletiva à imprensa Belo Horizonte", disse. fazendo uma piada: "Acabou coxinha e acabou mortadela. O papo agora é quibe". Na Kalil disse que se sentiu muito ofendido na campanha e chorou algumas vezes antes de dormir, mas não vai linguagem popular, coxinha é uma palavra guardar mágoas. Ele também afirmou que não tem usada para designar uma pessoa que se diz de receio de que seus adversários atuem para inviabilizar direita, e mortadela para aquele que é de seu governo. "Não acredito nisso. A eleição acabou. Eu esquerda. Já o quibe, alimento árabe, foi uma que fui tão agredido, estou com o coração aberto. Acho referência às origens da família de Alexandre Kalil. A brincadeira reforça o discurso que ele que agora é governar para o povo". adotou ao longo de sua campanha, se proclamando apartidário.


4 Cenário Consumidores estão endividados e com dificuldades para pagar contas O aumento do desemprego aliado às altas taxas de juros e a pressão inflacionária têm prejudicado o orçamento das famílias

“Apesar dos aposentados e pensionistas mineiros já terem recebido a primeira parcela do décimo terceiro salário, recuperação de crédito continua em baixa sendo motivada pela piora dos indicadores macroeconômicos”, completa. A recuperação de crédito registrou queda de 0,54% em setembro, na comparação com o mês imediatamente anterior (agosto). Já no acumulado do ano (Jan.16-Set.16/Jan.15Set.15) o índice de renegociação de dívidas apresentou retração de 3,80%. Ana Paula ressalta que a deterioração dos níveis de emprego também está enfraquecendo a capacidade dos consumidores em regularizar sua situação financeira. “O aumento no número de pessoas desocupadas faz com que a Da redação: Indicação de matéria recuperação do crédito fique mais difícil, pois as pessoas Felipe de Jesus - Jornalista Dados cedidos pela CDL BH ficam sem capacidade de pagamento”, explica. Perfil – Dos consumidores que quitaram suas dívidas em setembro, as Nem mesmo o recebimento de pagamentos mulheres foram responsáveis por 56,47% dos cancelamentos como o décimo terceiro foi capaz de ajudar os de registros junto ao SPC da CDL/BH. Entre os homens, esse aposentados e pensionistas mineiros. Isso porque a índice foi de 43,53%. recuperação de crédito continua em baixa na capital Belo Horizonte, 31 de outubro de 2016 – O aumento Segundo Ana Paula, as mulheres costumam realizar do desemprego aliado às altas taxas de juros e a compras de menor valor agregado e por isto conseguem pressão inflacionária têm prejudicado o orçamento das negociar suas dívidas com mais facilidade. Os consumidores famílias e, consequentemente, a capacidade de com idade entre 30 e 39 anos foram os que mais regularizaram pagamento das dívidas. Exemplo disto é o que a seus débitos (28,34%) em setembro. Já a minoria dos recuperação de crédito na capital apresentou queda de pagamentos das dívidas (6,92%) correspondeu ao público de 2,98% em setembro, frente ao mesmo período de 18 a 24 anos. Em seguida aparecem: 40 a 49 anos (23,77%); 2015. de 50 a 64 (20,77%); de 25 a 29 anos (11,03%) e acima de 65 Os dados são do Serviço de Proteção ao anos (9,16%). Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Para a economista da Metodologia – Os indicadores de inadimplência CDL/BH, Ana Paula Bastos, a permanência do atual apresentados nesse material contêm todas as informações cenário econômico de instabilidade favoreceu a queda disponíveis nas bases de dados a que o SPC Brasil e a do pagamento das dívidas na capital. “Os altos níveis CDL/BH têm acesso. O número de dívidas regularizadas é de inflação e as taxas de juros em patamares elevados calculado a partir das exclusões dos registros de estão criando um cenário de dificuldades para o inadimplência do banco de dados do SPC Brasil. O dado é do consumidor. Afinal, a renda acaba sendo insuficiente Indicador de recuperação de crédito é realizado mensalmente para manter as despesas básicas da casa e para quitar pela CDL/BH. débitos antigos”, explica.


5

Cenário Curumim, o Homem que queria voar O filme, que estreiou em 3 de novembro relata como foram os últimos dias e horas do brasileiro Marcos Archer, conhecido entre as comunidades de surfme da asadelta como o "Curumim", o primeiro brasileiro a ser condenado à pena de morte por tráfico de drogas após ser capturado pela polícia tailandesa em uma ilha, nos arredores de Bali (território indonésio banhado pelo Oceano Índico).

Dona Hermínia está de volta às telonas! A mãe mais engraçada do Brasil já está preparada para voltar às telonas… Foi divulgado o primeiro trailer de “Minha Mãe É Uma Peça 2″ e o bapho tá apenas hilário! Dona Hermínia foi picada pelo ryca vírus e apareceu de visual todo repaginado, mas o seu espírito permanece o mesmo e é isso o que importa hahahaha. Na continuação, a personagem de Paulo Gustavo terá que lidar com alguns dilemas. Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo) decidirão se mudar pra São Paulo…

SUNSET PARTY O FESTIVAL DAS CORES O Festival de música mais colorido do mundo, chegou ao Brasil. Depois de colorir a Europa, América, América Latina e Africa do Sul, chegou a vez de colorir o Brasil! E por isso decidimos trazer para Itabira uma pequena demonstração do maior festival de cores do MUNDO. Será a primeira edição desse festival na cidade e lógico com um time da pesada! A festa é um dos maiores festivais de música do mundo. Para participar, o traje branco é mais adequado já que o ponto alto do evento é a brincadeira com o pó colorido, formando uma verdadeira paleta humana de cores. A estrutura de som do evento chama a atenção e a tarde é regada de muito ritmo com a participação de vários djs. SERVIÇO: SUNSET PARTY COLOR FESTIVAL O Festival das Cores 13 de novembro • 14:00h - 22hrs Parque de Exposições • Itabira


6

Cenário

Novembro Azul

Aqui no Brasil, locais públicos que recebem muitas pessoas ganham uma iluminação diferenciada, a cor azul. Esta cor representa a campanha Novembro Azul. Qual a importância do Novembro Azul? O Novembro Azul tem o objetivo de atuar na conscientização dos homens quanto a prevenção do câncer de próstata sempre com a orientação, pois ainda nos dias de hoje, os homens são muito resistentes nas questões de saúde, principalmente, se pensarmos em consultas periódicas ao médico. Portanto, esta campanha tem a missão de levar estas informações como forma de desmitificar o assunto e quebrar tabus, inclusive, muitas empresas têm contratado especialistas em saúde para levar este tipo de conscientização diretamente a seus funcionários no horário de trabalho.

Mês de Conscientização sobre o Câncer de Próstata O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos. Desta forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. Lembre-se que a detecção precoce pode salvar a sua vida! O exame de toque, junto com o PSA, deve ser feito anualmente, como rotina. É fundamental que todo homem entenda que a saúde deve ser colocada em primeiro lugar, acima de qualquer construção cultural que possa levar ao preconceito. A fim de alertar o público masculino sobre a importância do autocuidado em saúde e governantes sobre a necessidade de priorizar políticas públicas voltadas à saúde do homem, surgiram diversos movimentos ao redor do globo – o Novembro Azul é um dos mais conhecidos. Fique de olho nas ações de conscientização que o Instituto Oncoguia emplacará ao longo do mês e, para os homens de plantão, deixamos um recado: cuidem-se! Saúde deve vir sempre em primeiro lugar.


7

Cenário

Melhor caldo de Mocotó de BH é no Bar do Nonô O Bar do Nonô, um dos mais queridos pontos de encontro da capital mineira, localizado na Avenida Amazonas no Centro, está repaginado. O anúncio foi feito no perfil do estabelecimento no Facebook, com direito a fotos do antes e depois. “O antigo vai deixar saudades! Mas o novo promete mais 50 anos de tradição”, escrevem. O bar fechou as portas para a reforma no dia 12 de setembro e deverá ser reinaugurado no dia 15 de novembro. A transformação foi aprovada por muitos dos frequentadores que deixaram seus comentários na Web. Mas alguns deles já pedem para que a melhoria não represente aumento no preço. O reduto boêmio serve o mais tradicional caldo de mocotó da cidade, acompanhado de ovo de codorna.

Geraldo Félix Júnior jornalista

A receita da iguaria foi criada por Raimundo Corrêa, o seu Nonô, que fundou o Rei do Mocotó, em 1962, no Barreiro. Atualmente, o estabelecimento, que foi transferido para o Centro no final da década de 1960, é tocada pelos filhos Nívio, Clelson, Décio, Crélio e Dênio.

Depois da reforma, o espaço ficou mais moderno e mais claro. Os dois ambientes – uma loja aberta para a Avenida Amazonas e outra para a rua Tupis- , anteriormente separados por uma escada, foram unificados. “Há muitos anos, a escada de madeira era um problema para gente. Precisávamos encontrar projeto arquitetônico para resolver o problema”, diz Crélio. Desenvolvemos projetos. Necessidade melhorar para funcionários e clientes.O balcão, onde os clientes se sentam para tomar o caldo, foi mantido, mas, com a repaginação, passou a ser de granito. O bar recebeu iluminação de LED e pisos novos. Também foram colocados mais espelhos para ampliar o espaço. O Rei do Da mesma forma que meu irmão me apresentou Mocotó serve mensalmente 6,6 mil litros de caldo, cerca de esse lugar mágico, que é patrimônio de nossa 1 mil canecas por dia. cidade eu apresentarei a ela, coisa boa se perpetua”, afirmou uma das clientes no perfil do bar. E se depender dos fregueses, o bar segue como local Crélio acredita que, algum cliente que frequenta o adorado por várias gerações. “Estamos juntos e estaremos estabelecimento há muitos anos, poderá ficar juntos sempre. Levarei minha filha ai esta semana para saudoso, mas deverá se acostumar com a conhecer o finalzinho do velho Nonô e curtir durante muito mudança. “Era preciso modernizar. Quando tempo o novo. resolvemos, procuramos nos enquadrar nas exigências da Vigilância Sanitária, da prefeitura e do Corpo de Bombeiros”, diz Crélio.


8

Cenário

Ex-Supertramp Roger Hodgson confirma show em BH Roger Hodgson, ex-Supertramp, uma das vozes mais distintas do rock, vem ao Brasil para sete shows, em março de 2017, com sua turnê mundial Breakfast in America. Os shows começam em São Paulo, no Citibank Hall, dia 15 de março de 2017; depois partem para Florianópolis, dia 16 de março, no Centro Sul; Vitória, dia 18 de março, na Arena Vitória; Porto Alegre, dia 21 de março, no Pepsi On Stage; Brasília, dia 23 de março, no Net Live; Belo Horizonte, dia 25 de março, no BH Hall; e finalizam no Rio de Janeiro, dia 26 de março, no Metropolitan. Ele vem acompanhado de uma banda formada por quatro músicos. Hodgson é um dos fundadores da banda Supertramp, tendo integrado o grupo por 14 anos, até 1983. Durante todos esses anos ele escreveu, cantou e criou a maioria dos grandes clássicos e sucessos da banda, que chegou a vender mais de 60 milhões de álbuns. Entre os clássicos, estão canções como Give a Little Bit, The Logical Song, Dreamer, Breakfast in America e It’s Raining Again. Desde essa época em carreira solo, Hodgson continua se apresentando com essas e outras músicas, como Had a Dream, Only Because of You, Lovers in the Wind, In Jeopardy e Along Came Mary.

Rasgou? Desfiou? Emagreceu? Passe naSó Consertos que ajustamos suas roupas com rapidez e de acordo com a sua necessidade. Conheça os nossos serviços! Rua dos Aimorés, 637 | Funcionários | Tel.: 3213 5300


9

Cenário

Coluna: Profissões

O teólogo se dedica ao estudo das religiões e sua infuência sobre a sociedade O teólogo se dedica ao estudo das religiões e sua influência sobre a sociedade. Ele pesquisa a história, os fenômenos e as tradições religiosas, interpreta textos sagrados, doutrinas e dogmas religiosos. Associa essas informações com outras ciências humanas e sociais, como antropologia e sociologia, e identifica as relações entre a religião e diferentes culturas e grupos sociais. Pode trabalhar como pesquisador ou assessor de grupos religiosos e ecumênicos. Como licenciado, dá aulas de ensino religioso e ética em escolas de ensinos Fundamental e Médio e também em ONGs, centros culturais e religiosos.

Felipe de Jesus - Jornalista Com dados do Guia do Estudante

O que você pode fazer Consultoria Assessorar pessoas e organizações públicas ou privadas que utilizem a religião no desenvolvimento de seu trabalho. Ensino Dar aulas em escolas de ensinos Fundamental e Médio sobre religião e ética. ONGs Orientar grupos religiosos e atender instituições que realizam trabalhos sociais voltados para a religião. Pesquisa Estudar o fenômeno religioso e sua relação com a atividade humana. Sacerdócio Atuar como padre ou pastor. Como padre da Igreja Católica, é preciso fazer também o seminário.

Mercado de Trabalho O preparo para o ministério é o objetivo de boa parte dos estudantes de teologia. Mas um contingente dos formandos tem um interessante espaço de trabalho no campo de evangelização e promoção humana, em obras educativas, organizações de ajuda humanitárias, assistenciais e de saúde, no Brasil e no exterior. As Forças Armadas costumam contratar o bacharel para atuar como capelão, bem como hospitais e assessorias comunitárias. Grandes empresas também demandam o graduado. A Petrobras, por exemplo, emprega o teólogo para dar apoio às equipes que trabalham nas plataformas marítimas. ONGs que desenvolvem projetos sociais procuram o teólogo para dar aconselhamento espiritual ou ministrar palestras sobre espiritualidade ao público atendido por elas. Outra área em alta são as editoras de revistas e livros religiosos. Enquanto o mercado editorial em geral encolheu 10% em 2015 (em termos de livros fabricados), o segmento de livros religiosos elevou sua participação de 16% para 20% do total, perdendo apenas para as obras didáticas, que representam 49% do mercado. No ano passado, foram vendidos 87 milhões de livros religiosos no país. A maioria das vagas se concentra no Sul e Sudeste. Embora não exista a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas, diversas instituições oferecem essas disciplinas aos alunos, o que representa mais uma fonte de trabalho para o licenciado. Curso superior Algumas escolas dão ênfase à análise sociológica e antropológica das religiões. Outras enfocam o estudo de textos sagrados. Mas, qualquer que seja a universidade, o aluno se debruça em profundidade sobre as tradições religiosas que fazem parte de nossa tradição cultural. Nas licenciaturas, comumente chamadas de Ciências da Religião, o estudante vê também disciplinas como didática e psicologia da educação. Além do estágio, é preciso fazer uma monografia de conclusão de curso. Atenção: a Falec (PR) oferece o curso de Teologia Espírita; a Fatev (PR), ênfase em missões; e a Itepa (RS), Teologia e Pastoral. O curso de Bacharel em Teologia é também oferecido pelas Escolas e Faculdades Livres. No Brasil existe diversas instituições à distância. Duração média: 4 anos. Outros nomes: Ciên. da Religião; Ciên. da Religião (ens. religioso); Ciên. das Religiões; Ciên. Religiosas; Ciên. Teológicas.


10

Cenário

BERTA LORAN: 90 Anos de Humor Geraldo Félix Júnior jornalista

A obra: “Berta Loran: 90 anos de humor”, escrita pelo jornalista e produtor João Luiz Azevedo, conta a história da atriz sob a forma de perguntas e respostas e trás sua trajetória que tem cerca de 90 anos e grandes depoimentos de artistas como Nina de Pádua, Cláudia Jimenez, Lady Francisco, Stela Freitas, Jô Soares, Carlo Mossy, Ernesto Piccolo, Solange Couto, entre outros. Ela coleciona personagens e estes são alguns amigos que trabalharam ao lado dela durante a longa trajetória artística. Sua infância pobre no gueto de Varsóvia e a vinda para o Rio de Janeiro com seus pais, irmãos e tios, seus dois casamentos, seus colegas de profissão, religião, política, teatro, tv, música, cinema, casos pitorescos vividos em família e em cena, enfim, um pouco de tudo. No livro, Berta fala da família, dos maus-tratos sofridos na Polônia por ser judia, narra sobre os que vieram para o Brasil e dos que ficaram e morreram durante a 2ª Guerra Mundial. Igualmente se refere à escola pública onde estudou, ao início da vida no Teatro Judaico (Teatro Idiche) no Rio de Janeiro, passando por suas temporadas de sucesso em Buenos Aires, em revistas na praça Tiradentes e, por seis anos, em Portugal, ao lado dos grandes nomes do teatro lusitano, da época. Temporadas de sucesso em comedias de George Feydeau, João Bithencourt, Oduvaldo Viana Filho, Leilah Assunção e Mauro Rasi.

Responsável pelos dois projetos, João Luiz afirma que tudo ocorreu como esperado para o primeiro bate-papo. “Berta é admirável, com um humor magnífico, muito tranquila, feliz e que sem sombra de dúvida será muito prazeroso trabalhar no projeto”, diz ele. E ainda acrescenta que se tudo for “tão bom” quanto o primeiro encontro, sem dúvida, o sucesso do projeto está garantido. “O público terá em mãos uma biografia e um curta sobre uma das maiores comediantes do teatro e TV”, afirma. João Luiz Azevedo é carioca e além de Jornalista, é Produtor Teatral renomado e Gerente Operacional do Teatro Oi Casa Grande.

Reveillon em Copacabana - RJ

Day Use

Saída: 30/12/2016 (BH) Retorno: 01/01/2017 Vendas: (31) 99126-5236 (zap Tim) (31) 98501-3834 (oi)

Passeio Bate e Volta, não incluso Hospedagem.


BACKER GROWLER STATION. A PARTIR DE 8 DE AGOSTO NO SUPER NOSSO VALE DO SERENO.

NA SEMANA DO DIA DOS PAIS, COMPRE NO SUPER NOSSO VALE DO SERENO 5 PRODUTOS BACKER + 2 LITROS DE CHOPE ESPECIAL E GANHE UM GROWLER DE PORCELANA BACKER 2 LITROS. Promoção válida de 8 a 14 de agosto de 2016.

Super Nosso Vale do Sereno Rodovia MG 30, 8.625, Shopping Serena Mall. Promoção limitada, válida de 8 a 14 de agosto ou enquanto durar o estoque, exclusivamente para compras ereno no Super e na Backer NossoGrowler Vale do Station S do Super Nosso Vale do Sereno.


12

Cenário

Moda esportiva é um dos filões da rede de franquias Loja das Torcidas “Porcentual de vendas de vestuário em relação a outros produtos gira em torno de 35% determinadas época chega a atingir os 50%”, revela gerente de expansão Campeões no campo e nas vendas Junior explica que a atuação do clube tem papel importante e extremamente reflexivo nas vendas. “Hoje, por exemplo, Palmeiras e Flamengo são as camisas mais vendidas nas nossas lojas. E são justamente esses times brasileiros que estão se destacando nos campeonatos atuais. Essa ação é recorrente. Desde que entramos no mercado em 2012, nos deparamos com esse comportamento do torcedor”, falou. Outra influencia nas vendas são as datas comemorativas. “Aumenta e muito, principalmente no Natal, Dia dos Pais e Dia dos Namorados. Nestes momentos, além de um souvenir, as pessoas gostam de presentar seus homenageados com algo de maior expressão - e as camisas nesse caso são consideradas um produto 'Premium'”, explicou o gerente Por esse motivo, a rede usa as camisas como estratégia para aumentar as vendas. Tanto que investiu recentemente nos lançamentos do São Paulo, Palmeiras e Santos. “Esses produtos eram sempre procurados Da redação: Indicação de matéria pelos nossos consumidores e a cada dia a demanda aumenta. Acreditamos Felipe de Jesus - Jornalista que esse desenvolvimento continue. Dessa forma, teremos aumento O esporte tem uma influencia muito grande na sociedade. Além de mudar a vida de jovens que também no nosso ticket médio”, disse. seguem carreira no ramo, tem o poder também de girar Para elas! a economia. O negócio bilionário vem derivando vários segmentos, entre eles, a moda esportiva. Vitrine de grandes marcas, os trajes esportivos saíram dos campos e das quadras e adentraram diretamente no guarda-roupa dos apaixonados pelas diversas modalidades que fazem parte do segmento. A gama de produtos é extensa e inclui linha de roupas casuais, como: jaquetas, camisetas, calças até bolsas, mochilas, tênis, entre muitos outros. E são modelos charmosos que vão desde os mais modernos a linhas retrô. Todos ligados a história do time; ou seja, vestimentas que remetem ao presente e ao passado relembrando momentos históricos e importantes do time do coração. Junior Mazzoni é diretor executivo da Loja das Torcidas (rede de franquias especializada em artigos esportivos), segundo ele, a empresa que concentra produtos de todos os tipos para os principais clubes de futebol e esportes como MMA, Running, Voleibol, NFL, NBA, MLB, entre outros, registra uma boa procura do público pelo vestuário. “Há mais busca nas camisas oficiais de time. Esse é o nosso filão. O porcentual de vendas de vestuário em relação a outros produtos gira em torno de 35% - determinadas época chega a atingir os 50%”, revelou.

A Loja das Torcidas é conhecida por agregar em um só local, uma infinidade de produtos variados. E essa diversidade se estende a gêneros. Junior explica: “Nós trabalhamos também com roupas para o público feminino e infantil. O perfil do consumidor mudou muito, e para adaptar a essa mudança do consumidor, precisamos acompanhar o mercado. Hoje 80% das pessoas que entram na nossa loja efetuam a compra e exatamente pela diversidade de produtos”, relevou. Modelo de negócio sedutor Fato é que, esse comércio acaba soando como um negócio rentável para quem busca investir em algo. Consequentemente, a Loja das Torcidas atrai interessados que amam o esporte e visualiza no empreendimento uma boa oportunidade de vendas movida pelo amor que o brasileiro tem pelo esporte. “Por se tratar de uma paixão nacional, as pessoas entendem que os nossos produtos tem sempre saída. E logo após a identificação com o negócio, uma das primeiras coisas que o investidor vê no momento da procura é o fato de ser ou não rentável e quanto tempo vai levar para retornar o investimento”, contou. Com sete unidades espalhadas pelo Brasil, Junior revela que espera fechar boas parcerias ano que vem. “2016 foi uma ano de estudos e muito trabalho com novas parceiras e muitos produtos novos. Para o ano 2017 a expectativa de investimento em feiras e marketing a projeção é 12 unidades. O Brasileiro dá um jeitinho para tudo, mantem sim comprando para o seu time ainda mais sabendo que na compra de uma unidade da loja das torcidas ele está comprando produtos licenciados, que estará ajudando o seu time em royalties”, finalizou. *Com dados de assessoria


13

Cenário

Punições a juízes no Brasil são "deboche à sociedade", diz presidente da OAB «O problema é que o afastamento da jurisdição corre por dois anos remunerados. Isso tem de ser discutido, não é possível! Vira um deboche à sociedade» Lamachia comentou a pena dada à juíza Clarice Maria de Andrade, punida com uma "pena de disponibilidade" imposta pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por manter uma adolescente de 15 anos em meio a 30 homens por 22 dias em Abaietuba (PA). "O problema é que o afastamento da jurisdição ocorre por dois anos remunerados. Isso tem de ser discutido, não é possível! Vira um deboche à sociedade. Durante dois anos vamos pagar alguém que vai ficar em casa, sem exercer sua função pública, mas recebendo religiosamente pelo erário?", questiona. Da redação

Brasília – Confira a entrevista do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, concedida ao portal UOL, sobre as punições previstas na Lei Orgânica da Magistratura, à juízes e juízas que cometem atos ilegais no exercício da função: O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Claudio Lamachia, criticou duramente as penas previstas para juízes que cometem atos ilegais no Brasil. Em entrevista ao UOL, ele disse que afastar juízes pagando salário ou aposentadoria é um "deboche à sociedade. «Acho que, na sua grande maioria, elas representam muito mais um prêmio que uma verdadeira punição", disse, defendendo mudanças nas penas "absolutamente brandas" previstas na Loman (Lei Orgânica da Magistratura Nacional). "Ela precisa ser adaptada e melhorada, dando a ela algo mais atual. Para o cidadão vira um deboche quando ele lê uma noticia de que um determinado magistrado, que agiu de forma arbitrária ou favorecendo à corrupção, é aposentado compulsoriamente recebendo seu salário --mesmo que proporcional.»

Hoje, a perda do cargo de juiz (e consequente cassação de aposentadoria) só ocorre quando há uma condenação penal transitada em julgado.

Lamachia também ataca a diferença no tratamento entre os servidores dos poderes no quesito punição. "Hoje o servidor público do Legislativo ou Executivo, quando é exonerado, perde sua remuneração, inclusive com a cassação de aposentadoria. Por que essa diferenciação?» O presidente faz questão de ressaltar que a OAB defende a continuidade do princípio da vitaliciedade (que garante que um juiz não deixa sua função em nenhum momento). O princípio foi criado para impedir que a demissão vire uma forma de pressão em julgamentos. "A vitaliciedade é fundamental! Mas há de se encontrar meios efetivos para destituir magistrados corruptos ou arbitrários da garantia dessa vitaliciedade. Não se pode emprestar a ela um manto que se empresta hoje para abrandar determinadas punições aos magistrados que abusam do poder ou cometem graves infrações", disse. Para o presidente, a forma como as punições ocorrem no país acabam desestimulando os magistrados que atuam com retidão. "Além da punição nos termos da Loman, ela ainda conspira contra a esmagadora maioria da magistratura brasileira e com a própria classe, que premia maus juízes em detrimento da maioria dos juízes brasileiros. Isso afeta o próprio poder. Os juízes que trabalham um vida inteira de forma correta, íntegra, comprometida veem seus colegas que trabalham na ilegalidade sendo premiados", comentou. "A vitaliciedade é fundamental! Mas há de se encontrar meios efetivos para destituir magistrados corruptos ou arbitrários da garantia dessa vitaliciedade

Automóvel Clube de Minas Gerais Um restaurante com história, deliciosa gastronomia e público diferenciado! Almoço com buffet e l carte, de 12h às 15h. Jantar l carte de segunda a sábado, a partir das 20h. Reservas: (31) 3222-5416 - Setor de Eventos contato@automovelclubemg.com.br Av. Afonso Pena, 1394 - Centro - Manobrista no local


14

13

Cenário

Mudança na lei O presidente da OAB diz que é preciso mudar a lei para a punição de cassação de aposentadoria seja prevista já na sanção administrativa. "Tenho defendido que possa se cortar a remuneração magistrado já na condenação, claro que respeitando o devido processo legal e direito de defesa. Aqui não é uma crítica ao CNJ, que aplica o limite máximo da lei. Precisamos é mudar a lei", explica. Claudio Lamachia diz que, além da Loman, será preciso mudar a Constituição. "Teríamos que ter uma alteração também na Emenda Constitucional 45, que alterou o artigo 93, inciso 7, incluindo a condição de exoneração ao magistrado", explicou

Segundo ele, já existem duas PECs (Propostas de Emenda à Constituição) tramitando no Congresso para alterar a lei dos magistrados, mas diz que ainda vai buscar mais informações sobre elas. "Vou fazer um exame, pois pelo que me disseram, [as PECs] não têm esse condão direto permitindo a exoneração sem vencimentos. Vamos examinar e, se elas precisarem de alguma emenda, vou conversar com integrantes da Ordem para ver se vamos fazer alguma coisa", disse. Uma das ideias defendidas por Lamachia é que o juiz, ao ser condenado administrativamente pelo CNJ, não se aposente, mas tenha direito de, ao ser exonerado, receba de volta as contribuições previdenciárias. "Não precisa tirar tudo, mas ele não pode é contar com uma aposentadoria vitalícia", finalizou.

Multas de trânsito ficam mais caras Novos valores: Leve (3 pontos): de R$ 53,20 para R$ 88,38 Média (4 pontos): de R$ 85,13 para R$ 130,16 Grave (5 pontos): de R$ 127,69 para R$ 195,23 Gravíssima (7 pontos): de R$ 191,54 para R$ 293,47 Gravíssima x 3: de R$ 574,62 para R$ 880,41 Gravíssima x 5: de R$ 957,70 para R$ 1.467,35 Gravíssima x 10: de R$ 1.915,40 para R$ 2.934,70

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sofreu alterações e a partir deste mês de novembro todas as multas ficarão no mínimo 53% mais caras, de acordo com determinação Senado Federal. Algumas estão mais de 300% mais salgadas e os novos valores passam a valer para infrações cometidas nesta terça-feira (1º): utilizar o celular ao volante, que até então rendia multa de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH, passa a dar multa de R$ 293,47, além de se tornar infração gravíssima e render sete pontos. Vale lembrar que nesta terça o Denatran lança um aplicativo que dá 40% de desconto para quem faz o pagamento online. A multa de velocidade (até 20% acima do permitido) sairá de R$ 85,13 e saltará para R$ 130,16. Em casos de registros de 20% a 50% acima da velocidade, o valor salta de R$ 127,69 para R$ 195,23. Quem for flagrado por radares em velocidade 50% maior do que o previsto seguirá cometendo infração gravíssima e levando sete pontos na carteira (que, multiplicados por três, resulta em apreensão da CNH e suspensão do direito de dirigir), mas o valor da multa pulará de R$ 574,62 para R$ 880,41.


15

13

Cenário

Sarau do Filizzola recebe Flávio Renegado, Chico Amaral. Pedro Morais Tom Nascimento e convidados no dia 8 de novembro Mais uma edição do Sarau do Filizzola foi confirmada e a iniciativa segue firme todas às segundas terças-feiras de cada mês reunindo muita música boa e grandes artistas. O próximo evento acontece no dia 08 de novembro, às 19h, na “A Autêntica” (Rua Alagoas, 1172, Savassi), onde o músico Eduardo Filizzola receberá diversos convidados especiais para se apresentarem no palco. Para a edição de novembro já estão confirmados: Flávio Renegado, Chico Amaral, Pedro Morais, Uai Bah, Odilara, Tom Nascimento, Pablo Castro, Warley Miller, Sylvio Rosa, Adriana Moreira, Sanducka Brasil, Banda Mordomo, Deh Mussulini, Marcílio Diniz, Wander Sáh entre outros artistas.

Sarau do Filizzola Eduardo Filizzola é o idealizador de um sarau que leva o seu nome. O evento, que já foi realizado na casa de Filizzola, no Vinnil Cultura Bar, em Belo Horizonte, e até mesmo no Godofredo Rio, no Rio de Janeiro, chega neste ano com uma tem uma novidade. A iniciativa foi aprovada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Com esta conquista, convidados especiais estão participando do projeto, valorizando ainda mais os eventos. O Sarau já contou com a participação de renomados artistas como Toninho Horta, Marina Machado, Tadeu Franco, Flávio Renegado, Affonsinho, Juarez Moreira, Chico Amaral, Paulinho Pedra Azul, Rafael Dias, Lívia Itaborahy e dezenas de outros importantes nomes. O evento foi criado em maio de 2014, quando Eduardo Filizzola começou a convidar seus amigos, na maioria músicos, compositores e poetas, para reuniões mensais em sua casa, onde todos poderiam tocar, recitar e trocar experiências sobre seus trabalhos e projetos.

Biografia de Eduardo Filizzola Eduardo Filizzola, natural de Belo Horizonte, iniciou sua carreira musical em 1979 como cantor e violonista da Banda Livre, liderada por Márcio Melão. Logo em seguida fundou o grupo Muda, que colocou no mercado o primeiro disco independente de Minas Gerais, um compacto duplo com três composições suas e participação de Flávio Venturini. Em 1999 voltou para Belo Horizonte e dedicou-se a concluir a composição de suas peças eruditas para violão solo. Para isso, recolheu-se a um sítio próximo a BH e lá gravou grande parte dessas peças, tendo como fundo os ruídos da mata. Esse trabalho só foi concluído em junho de 2014, com o lançamento do CD Cores. No final de 2011 retomou seu trabalho de MPB. Até 2013 totalizou 22 novas canções disponibilizadas em seu site. Dentre essas, escolheu as que integram seu novo CD, Meu nome é terra, lançado em 2015. Serviço: Sarau do Filizzola Flávio Renegado, Chico Amaral, Pedro Morais, Uai Bah, Odilara, Tom Nascimento, Pablo Castro, Warley Miller e outros convidados Data: Terça-feira, 08 de novembro Horário: 19h Local: A Autêntica” (Rua Alagoas, 1172, Savassi) Entrada franca Telefone de informações ao público: 31 3654 9251 Classificação indicativa: 18 anos


16 Cenário

Conheça o Parque Estadual do Rio Doce Outros animais conhecidos da fauna brasileira também são frequentes no Parque. Lá ocorrem espécies como a capivara, anta, macaco-prego, sauá, paca e cotia, bem como espécies ameaçadas de extinção como a onça pintada, o macuco e o mono-carvoeiro, maior primata das Américas. O Parque também é sede de pesquisas estudos sobre a Mata Atlântica e possui um herbário que possibilita a identificação de espécies da flora. Geraldo Félix Júnior jornalista

Composto pela maior área contínua de mata atlântica do Estado de Minas Gerais, o parque detém rica biodiversidade e um manancial aquático surpreendente, com 40 lagoas. Com uma diversidade botânica e faunística digna de nota, o passeio se torna uma aventura a cada espécie flagrada na região. Além de diversos passeios que exaltam a flora e fauna presentes, o espaço possui um centro que abriga inúmeras atividades de pesquisa e educação ambiental. O Parque Estadual do Rio Doce está situado na porção sudoeste do Estado, a 248 km de Belo Horizonte, na região do Vale do Aço, inserido nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo. A unidade de conservação abriga a maior floresta tropical de Minas, em seus 35.970 hectares e é a primeira unidade de conservação estadual criada em Minas Gerais.

Visitação

O Parque oferece uma completa infraestrutura para atendimento a turistas e pesquisadores. Portaria, estacionamento, área de camping, vestiários, restaurante, anfiteatro, Centro de Visitantes, Centro de Pesquisas, Viveiro, posto de Polícia de As lagoas do Parque abrigam uma grande diversidade de Meio Ambiente. peixes, com espécies tais como bagre, cará, lambari, cumbaca, manjuba, piabinha, traíra, tucunaré, dentre A visitação pode ser feita de terça a outras. domingo e em feriados de 08:00 às 17:00 No Rio Doce é possível encontrar espécies da avifauna horas. Em caso de dúvidas, o telefone de como o beija-flor besourinho, chauá, jacu-açu, saíra, contato é (31) 3822-3006. anumará, entre outros. Sônia Souza soniasouza@encontresuaviagem.com.br Tel.: +55 (31) 99639-2209 (vivo) (31) 98940-6696 (oi) (31) 97529-1603 (tim) www.encontresuaviagem.com.br/11515


17 Cenário

A musa, o conceito, e o axé ao modo Wado Wado mostra seu aclamado disco Ivete pela primeira vez em Belo Horizonte no dia 12 de novembro, com show na casa A Autêntica, na Savassi. Seu nono álbum em quinze anos de carreira, Ivete carrega a ousadia criativa do artista a partir de seu título e de sua proposta enraizada no axé e ijexá. “O axé que me comove é muito político, de cunho racial e social”, conta o músico, que sempre brincou sobre fazer música “que nem a da Ivete” em seu teor popular. A intenção da vez é ir além do que já foi feito em seu Atlântico Negro (2009) e “esmiuçar o ritmo e vasculhar os guetos” do axé, em suas palavras. “Ivete é a musa a não ser alcançada, ela é norte, mas não é ela quem canta o disco”, explica Wado, “ela é a musa intocada da empreitada”. Esse espírito flui ao longo do repertório, que evoca Carlinhos Brown e Timbalada, regrava Gilberto Gil e Moreno Veloso e traz ainda parcerias com Zeca Baleiro, Momo, Marcelo Camelo e Thiago Silva (Sorriso Maroto). Curioso em seus formatos e interessante para além de sua proposta, Ivete coloca Wado deslocado do universo do qual é conhecido e mostra que ele ainda sabe ir a lugares interessantes e gerar música com frescor e leveza a partir dessa inusitada proposição.

Restaurante tradicional de BH chega aos 18 anos A maioridade chegou para o restaurante do Xico da Carne, que possui unidades nos bairros Cidade Nova e Santa Inês. A tradicional casa festeja os seus 18 anos. Em sua volta, uma natureza exuberante. O casarão reformado traz em sua construção centenária paredes largas erguidas com pedras talhadas. Espaço amplo com diversos ambientes, estrutura completa e muito conforto, além de lugares para colocar tendas, palcos, stands e amplo estacionamento. Para o diretor do restaurante, Rodrigo Nascimento, as características encontradas em Minas Gerais e no povo mineiro também são importantes para o reconhecimento e a longevidade da casa. O ambiente rústico remete a sensação de casarão do interior, sendo um ótimo lugar para reunir a família. “O preparo das carnes para o churrasco e seus acompanhamentos são reconhecidos o que demonstra uma confiabilidade e carinho pelo restaurante, juntando a isso, está o charme e a hospitalidade que vem do mineiro, quando este, recebe visitas em casa. Faz questão em receber bem, mostrando a casa e suas delícias culinárias”, conta Rodrigo. Serviço Xico da Carne: O Xico da Carne funciona diariamente, de segunda à sexta-feira, a partir das 17 horas e aos sábados, domingos e feriados a partir das 12 horas. Outras informações pelo site www.xicodacarne.com.br.


18

Cenário Aniversário do Itatiaia Rádio Bar apresenta Marília Mendonça e Henrique e Juliano na Esplanada do Mineirão

Felipe de Jesus - Jornalista Indicação de Matéria

O Itatiaia Rádio Bar completa três anos e promove, mais uma vez, uma grande festa para comemorar o seu aniversário. No dia 7 de dezembro, quarta-feira, véspera de feriado, a partir das 18h, a Esplanada do Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1001, Pampulha) será palco para a dupla que arrasta multidões, Henrique e Juliano, e a cantora mais tocada nas rádios de todo o país, Marília Mendonça.

Marília Mendonça Marília Mendonça é goiana, e tem apenas 20 anos. Ainda quando menor de idade, começou a se destacar como compositora, contribuindo com a canção “Minha Herança”, assinada por ela e pelo Frederico. Nesse mesmo período, Marília compôs também “Vai ter balanga” que também entrou no DVD gravado em 2011. Mesmo com pouca idade, Marília coleciona grandes sucessos como compositora, “É Com Ela Que Eu Estou” na voz de Cristiano Araújo, “Até você voltar” e “Cuida Bem Dela” sucesso de Henrique & Juliano. Em 2015 Marília Mendonça gravou seu primeiro DVD, com direção musical de Eduardo Pepato e vídeo Fernando Trevisan, o Catatau. A artista faz parte da WorkShow, escritório de agenciamento que possui no cast Henrique & Juliano, Zé Neto & Cristiano, Marcos & Fernando e Maiara & Maraísa. Itatiaia Rádio Bar

Chancelado pelo Itatiaia Rádio Bar, o evento conta com a produção e realização da Nenety Eventos, empresa referência em grandes eventos em Minas Gerais. O público poderá escolher entre os espaços: Pista, Prime Localizado na Rua Piumhi, no Bairro Anchieta, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, Open Bar, Front Stage e Camarote Premium. o Itatiaia Rádio Bar faz da Rádio de Minas o primeiro veículo de comunicação do Brasil a oferecer um ambiente moderno e interativo para o convívio diário do público Henrique e Juliano mineiro. Além dos melhores petiscos da cidade, o bar, com capacidade para 250 Influenciados pelo sucesso da dupla João pessoas, também oferece um enorme conteúdo interativo. A música é uma das grandes Paulo e Daniel, esses meninos, que nasceram na atrações do bar com apresentações de Djs renomados e interações com VDjs. O espaço pequena cidade de Palmeirópolis, no Estado do conta com um estúdio palco, de onde são transmitidos alguns dos principais Tocantins, começaram a se apresentar nas rádios do programas da Itatiaia, além de shows, stand-ups, mesas redondas sobre os mais município. Ainda no primeiro período do curso de variados temas, programação voltada para o público feminino, cursos e degustações direito e no seu primeiro emprego, Henrique conseguiu de vinhos, entre outros espetáculos. O Itatiaia Rádio Bar já recebeu grandes nomes através da ajuda de amigos com que os dois irmãos para entrevistas no local, como Fernanda Vasconcellos, Mel Lisboa, Luciano Szafir, fizessem a abertura da festa “Balada Sertaneja”, que Marco Luque, Rafael Infante, Deborah Evelyn, Antônio Fagundes e muitos outros. contou com a presença de cantores de renome nacional. Com apenas um CD acústico ao vivo gravado numa festa particular sem os recursos necessários para uma boa gravação, a dupla conseguiu um reconhecimento muito grande dos fãs. Em 2012 lançaram o segundo CD produzido pelo maestro Pinochio, álbum que se tornou um marco na carreira da dupla. Um repertório autêntico sendo que a maior parte de suas faixas são composições próprias.

Com o Itatiaia Rádio Bar, o torcedor mineiro também ganhou um exclusivo ponto de encontro com os amigos para acompanhar as partidas de futebol. O local oferece os dois maiores telões de led da cidade, com 4m de largura por 2,5m de altura. Além disso, outras nove televisões estão espalhadas pelo salão, não deixando ninguém perder um lance sequer. Os frequentadores assistem aos jogos pela TV, mas, claro, ouvindo a transmissão do primeiro time do rádio. Em dias de jogos, também há flashes ao vivo da programação, bolões, entrega de prêmios entre outras atrações.

Descubra como a Sama pode alavancar

o seu negócio através de eventos. Multiplique sua taxa de retenção de clientes Promova experiências memoráveis Amplie seu networking Feche novos negócios

31.3354.1666 MG-030, 8625 Torre 2, Nível 4 Shopping Serena Mall Vale do Sereno Nova Lima/MG CEP: 34000-000 samaproducoes.com.br eventos@samaproducoes.com.br


19 Cenário

Festival Botecar de Verão reúne os principais bares de BH Da redação: Indicação Jornalista:Geraldo Félix Júnior

O Botecar de Verão - A Seletiva será entre 3 e 27 de novembro com aproximadamente 60 estabelecimentos. O evento trará um modelo "dois em um". Cerca de 45 botecos que participaram da edição regular do festival, ocorrida entre abril e maio, e estão selecionados para 2017 vão apresentar o mesmo petisco do início do ano (criado com o tema mineiridade), agora harmonizado com uma das três opções da cerveja Brahma Extra e a preço promocional fixo (ainda não definido pela organização). Os demais botecos participam de uma espécie de classificatória para o festival principal. Será como um "grupo de acesso", com 15 bares disputando cinco vagas para o evento do primeiro semestre do ano que vem. Para isso, eles vão apresentar seus petiscos tradicionais, já que o objetivo é mostrar aos botequeiros o potencial de cada lugar, e passarão por votação popular e de júri especializado.

Dica do Chef: – Você conhece o Sassami do frango? O Sassami é a parte nobre do peito do frango. Se você comprar um peito de frango inteiro (sem osso fica mais fácil de ver) e cortá-lo ao meio, no sentido longitudinal, você notará que existe na parte interna (próximo à cartilagem) um pedaço pequeno que se separa do restante. Custa mais caro pois é uma carne nobre e ocorre em menor quantidade num frango quando comparamos com a quantidade (peso) das coxas, sobre-coxas ou mesmo do peito do frango.

O que define um produto orgânico? O produto orgânico é o resultado de um sistema de produção que maneja solo, água, vegetais e animais de forma equilibrada, de modo que os recursos naturais conservem-se e se mantenham em harmonia do curto ao longo prazo. Além disso, insere-se nesse sistema o respeito às relações sociais e culturais que promove o desenvolvimento local. Para obter o selo de conformidade orgânica, o produtor deve cumprir uma série de requisitos que exigem a não utilização de agrotóxicos, adubos sintetizados em laboratório, antibióticos e transgênicos. São utilizados no lugar o conhecimento empírico do agricultor ou produtor e o conhecimento científico de diferentes áreas, como agronomia, ecologia, sociologia, entre outras.


20

Cenário

Pet Shop Boys surpreende fãs com novo disco 'Super' Dupla que já tem mais de 30 anos de carreira, chama atenção de críticos com novo álbum “Super”; Disco lançado em maio desse ano é uma volta às raízes do grupo; Turnê pode passar pelo Brasil em 2017 Felipe de Jesus - Jornalista Especial para Cenário

Super: o retorno aos estúdios e aos palcos 2016 Com o passar do tempo, o Pet Shop Boys continuou sua carreira gravando discos com pouca expressão até que em 2009, o disco “Yes”, lançou para o mundo a música “King Of Home” que tocou exaustivamente nas rádios e também em um novela da Rede Globo de TV. Com os discos posteriores, o grupo não alcançou tanto sucesso, mas continuou com suas turnês sempre marcadas pelas performances do grupo. Enquanto para algumas bandas já conhecidas pelo público o retorno para os estúdios (após muitos anos fora do cenário musical) é algo as vezes difícil e trabalhoso, com o álbum “Super” (2016), o Pet Shop Boys Quando escutei o Pet Shop Boys pela primeira vez, estava na casa de uma tia no Bairro Alípio reafirmou para o mundo que seu “som de Melo, em Belo Horizonte – MG, em meados de 1993 para 1994, na época eu tinha uns 9 eletrônico” mesmo parecendo algo para 10 anos de idade. O disco em questão era o “Behaviour”, (lançado em 1990), que tem “comum”, ainda faz muito barulho. O grandes sucessos do grupo como; Being Boring; This Must Be the Place I Waited Years to novo disco traz 12 faixas e além da canção Leave; To Face the Truth; How Can You; Expect to Be Taken Seriously?; Only the Wind; My Happiness que abre o álbum o disco é October Symphony e So Hard. No exato momento, parece que aquele disco era o que eu recheado por: Twenty-something; precisa ouvir, já que na época eu só curtia hits e estava habituado aos sucessos momentâneos Groovy; The Dictator Decides; Pazzo!; tocados nas rádios como a onda “dance” com os grupos Ace Of Base e Double You. Comprei o Inner Sanctum; Undertow; Sad Robot disco Behaviour em (vinil) e dali para frente, Neil Tennant (que além de cantor é formado em World; Say It to Me; Burn; Into Thin Air e história e atuou como jornalista de 1977 a 1983) e o Dj Chris Lowe, se tornaram meus artistas etc. Somente o clipe de The Pop Kids, já preferidos da música. tem quase 1 milhão de visualizações no Após ouvir exaustivamente o disco, o Pet Shop Boys entrou para minha lista de grupos Youtube e a faixa já é considerada a preferidos junto com o U2; Pearl Jam; Jamiroquai; Supertramp; Coldplay; The Beatles e os melhor do álbum por fãs e críticos de “brazucas”: Capital Inicial; Paralamas; Kid Abelha; Legião Urbana; Skank; Lulu Santos, música. Cidade Negra e também o Planet Hemp. O disco Very (1993) abriu a minha coleção do Pet Turnê Shop Boys e em seguida veio Binaural (1996). Após muitos anos acompanhando a dupla, vi alguns álbuns lançados seguindo a mesma receita dos discos anteriores, como o NightLife A turnê de “Super” está a todo vapor e (1999), sem muito sucesso, no entanto, no ano de 2002, o Pet Shop Boys gravou “Release”, tem a possibilidade de passar pelo que além de me chamar atenção pela arte da capa, traz uma menção ao “Jornalismo”, já que o Brasil ainda em 2017. Vamos aguardar nome do disco: Release é um material utilizado pelas Assessorias de Imprensa. Sim, foi um e torcer para que isso aconteça. tiro certo, o disco teve uma ótima vendagem e quase todas as músicas foram bem aclamadas pelo público como: Home and Dry; I Get Along; Birthday Boy;London; E-Mail e a canção You Choose, que para mim é uma das melhores do disco.


Edição de Novembro 2016  
Edição de Novembro 2016  
Advertisement