
5 minute read
Dezembro: o novo mês das noivas


Advertisement
Na prática, maio deixou de ser o mês das noivas; descubra o motivo
Maio é o tradicional e conhecido mês das noivas. Uma das explicações é que, para os católicos, é o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus. Ele continua sendo muito escolhido para a realização dos casamentos; porém, deixou de ser o preferido. Dezembro tornou-se o queridinho dos noivos. Em Dourados, segundo dados do Cartório do 2º Ofício, no ano passado, foram 125 casamentos em maio, contra 153 em dezembro. E não é só por aqui; em todo o Brasil acontece o mesmo. De acordo com o IBGE, o último mês do ano entrou de nitivamente para o calendário das noivas. A última pesquisa feita pelo Instituto mostra que o número de casamentos realizados em dezembro chega a ser 62% maior do que durante o mês de maio.
ELAS ESCOLHERAM CASAR EM DEZEMBRO
Foto: Anderson Zanatta
TATIANE E LUCAS
Casar era o sonho da vida da Tatiane Simões Carbonaro. Desde criança, imaginava- se entrando na igreja, vestida de noiva, de braços dados com o pai. Há sete anos, a advogada começou a namorar Lucas Alves Bernardes. No ano passado, os dois marcaram a data do casamento: 10 de dezembro de 2016. Dezembro foi escolhido para facilitar a vinda da família. É que o casal mora em Ponta Porã, onde será a cerimônia, mas a maior parte da família dela é de Cuiabá- MT. “Foi por uma questão de logística. Assim que decidimos nos casar, olhamos o calendário e achamos dezembro o melhor mês. Melhor ainda porque, em Cuiabá, é feriado; então, o pessoal vai poder sair de lá na quinta-feira”, explica a noiva. Cerca de 60 pessoas vêm do Mato Grosso para presenciar o momento do SIM! “A família é muito importante para mim. Estou muito feliz porque sempre quis casar e construir minha família”.
CRISTIANE E MÁRCIO
Não foi simples de nir a data do casamento. Depois de namorar por sete anos, a publicitária Cristiane da Silva Santos e o gerente bancário Marcio Fernando Moreira Souza decidiram formalizar a união. Mas, quando seria a cerimônia? Primeiro marcaram em setembro de 2015; mas, como começaram a construir a casa, as nanças apertaram, então, resolveram adiar. A nova data seria em abril de 2016, que também não deu certo. “A gente não queria começar uma vida juntos com dívida e não tinha razão para ter pressa. Fomos com calma”, explica Cristiane. Analisando melhor a escolha da data, acharam o mês perfeito: dezembro. É um mês de férias, fácil para os parentes e amigos de fora estarem presentes e ainda o casal recebe 13º salário e participação nos lucros da empresa. Pronto, resolvido! Vão casar no dia 19 de dezembro deste ano. O casamento vai ser numa segunda-feira, um dia incomum para a realização da festa. “No começo, quei em dúvida quanto a casar numa segunda. Depois desencanei. Pra mim, o mais importante é que as pessoas que eu amo e me amam estejam na cerimônia”, a rma a publicitária.

Foto: Cláudio R. Tavares

JULIANE E RAFAEL
Juliane Clara Fonseca também vai casar no dia 10 de dezembro de 2016, mas a cerimônia será em Dourados. O grande escolhido é o Rafael de Arruda. O casal começou a namorar há dois anos e, no primeiro ano, já decidiram que queriam casar. “Pode parecer cedo, mas eu penso que tenho que aproveitar para car o máximo de tempo possível junto com as pessoas que se importam comigo. Então, por que esperar? Meu noivo é muito companheiro. Fico muito feliz quando penso no casamento”, declara a noiva. Os preparativos para a festa, que terá cerca de 400 convidados, começaram em dezembro do ano passado. Escolheram o último mês do ano porque, nessa época, a maioria está em férias e as famílias costumam se reunir para o Natal; portanto, foi a melhor opção. “Quando pesquisei, vi que em maio tudo é mais caro. Isso ajudou a escolher dezembro, mas o principal motivo foi facilitar para que a família estivesse reunida”, conta Juliane.
AINDA NÃO ESCOLHEU A DATA DO CASAMENTO?
4 perguntas vão te ajudar a de nir o dia do Sim
FAZ QUESTÃO QUE SEJA NO SÁBADO? Poderia ser num dia de semana ou até domingo? No sábado, a maioria dos convidados tem disponibilidade, mas, em dias de semana, você pode economizar, pois os locais de festa e bu ets geralmente oferecem descontos.
PREFERE FERIADO? Olhe no calendário e veri que se é prolongado; assim facilita para os convidados. Veri que se é feriado nacional, pois, se não for, pode não ser feriado na cidade de onde vem a maioria dos convidados.
FAZ QUESTÃO DE UMA IGREJA ESPECÍFICA? Se a igreja for muito concorrida, talvez você tenha que adaptar a data para casar lá.
SONHA EM PASSAR A LUA DE MEL ONDE? Se for em praia, veri que se o mês escolhido faz calor. O mesmo será necessário se quiser ver neve, por exemplo.
CARACTERÍSTICA DE CADA MÊS PARA CASAR
Janeiro é o mês menos procurado para casamentos; por isso, igrejas e bufês têm mais espaço na agenda. Por outro lado, é um mês muito quente e chuvoso na maior parte do país.
Fevereiro, as chuvas continuam e também é época de carnaval; muitas pessoas viajam. No entanto, como ainda é um mês de baixa para casamentos, os espaços costumam cobrar mais barato e as igrejas estão mais calmas.
Março é perfeito para decoração com orquídeas, mas pede cerimônias em locais fechados, pensando nas famosas águas de março.
Abril é bom para festas ao ar livre, porque a temperatura é mais amena e as chuvas já se foram.
Maio é mês das noivas. Já está sendo menos procurado em função dos custos mais elevados. Mesmo assim, reserve a data com, no mínimo, um ano de antecedência. Junho, com a aproximação do frio, pede cerimônias em locais protegidos do clima. É o mês da linda tulipa.
Julho, o frio se intensi ca; com isso, é bom cuidar do cardápio com comidas e bebidas quentes.
Agosto, mês de baixa para casamentos em função de crendices e superstições de que “mês de agosto é mês de desgosto”. É ótimo para quem quer casar ao ar livre, pois chove pouco.
Setembro, mês em que começa a primavera. É disputadíssimo pelas noivas e ótimo para festas ao ar livre.
Outubro, com clima mais quente e ores ainda mais lindas, indica praia e campo como excelentes opções.
Novembro, voltam as chuvas e as lavandas estão em alta.
Dezembro também tem chuvas e o mês é muito disputado por eventos de nal de ano nas empresas e escolas.