5 minute read

Dourados: terra das oportunidades

Conheça a história da maior cidade do interior de MS, que completa 81 anos no dia 20 de dezembro

Dourados, cidade acolhedora, com jeitinho de interior, mas com potencial de grandes polos. Ela é referência para a região que engloba mais de 800 mil pessoas, segundo o IBGE. É para Dourados que todos vêm quando precisam fazer compras, ir ao médico, ou estudar. Um município cheio de oportunidades para quem nasceu aqui e também para quem veio de fora. Para comemorar os 81 anos da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, a Revista Celebrar conta um pouco da história desse lugar, rico em cultura, beleza e gente batalhadora.

Advertisement

HISTÓRIA DE DOURADOS EM 3 ETAPAS:

1. Antes da colonização Antes da colonização, Dourados era habitada pelas tribos Terena e Kaiowa. Em 10 de maio de 1861, quando ocorreu a invasão paraguaia, foi fundada a Colônia Militar de Dourados, sob o comando de Antônio João Ribeiro. Por esse fato, a região tornou-se lendária.

2.Em busca de terras produtivas No nal do século XIX, vieram para o, então, Estado de Mato Grosso algumas famílias originárias dos Estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo em busca de novas terras no oeste do país.

O progresso da região e as notícias de que a terra era fértil atraíram novos colonizadores. Principalmente para exploração dos extensos ervais nativos, impulsionada pela ação da Companhia Mate Laranjeira S/A, que deteve o monopólio da exploração dos ervais em toda a região, entre os anos de 1882 e 1924.

Destacou-se também o desenvolvimento da cultura pastoril e da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, entre 1904 a 1914. Entre os colonizadores, destacava-se Marcelino Pires, que se dedicou com maior intensidade à criação de gado.

3. Dourados torna- se município Em 20 de dezembro de 1935, com áreas desmembradas do município de Ponta Porã, através do Decreto nº 30, do então Governador do Estado, Sr. Mário Corrêa da Costa, foi criado o município de Dourados. A colônia agrícola de Dourados, criada em 1943, com uma área de 50.000 hectares, reservada, em 1923 para a colonização, passou a integrar Dourados pelo Decreto de elevação à categoria de município em 1935, atraindo para a região tantas levas de imigrantes brasileiros e estran-

geiros. Fonte: Prefeitura de Dourados

DOURADOS, POLO REGIONAL EM CONSTANTE CRESCIMENTO

O tempo passou e Dourados continuou recebendo gente de todos os cantos. Uma terra acolhedora, que tem como base econômica o agronegócio. Com o tempo, as opções de investimentos aumentaram, e a cidade tornou-se também um polo educacional, de prestação de serviços e potência empresarial.

Atualmente, Dourados tem 215 mil habitantes, está entre as cidades do Centro-Oeste que mais crescem e geram empregos. Segundo a revista “Isto é”, Dourados é uma das melhores cidades do Brasil para viver. É na região da grande Dourados que está a maior produção de grãos do Estado. Também tem um comércio forte, indústrias que geram milhares de empregos e quatro grandes universidades (sendo duas públicas), que envolvem mais de 20 mil estudantes por ano. A cultura de Dourados é rica, uma mistura de povos, que torna os moradores daqui alegres e acolhedores. Por esses motivos e muitos outros, nossa cidade merece CELEBRAR. Comemoramos os 81 anos cheios de orgulho e esperança de que o futuro será cada vez melhor e mais próspero.

A Revista Celebrar mostra, agora, depoimentos de pessoas que vivem em Dourados e explicam por que amam esta cidade.

Amilcar Araújo Carneiro, promotor "Natural do Paraná, cheguei a Dourados em 2005, com minha esposa e lhos. Foi o lugar que Deus escolheu para que eu morasse e viesse a criar meus lhos, constituir meu lar, sedimentar a minha família, celebrar as amizades, congregar em igreja, exercer a pro ssão. Deus escolheu bem! Dourados é uma terra de todos os povos. Pessoas de todo o Brasil que aqui foram bem acolhidas; com minha família não foi diferente. As inúmeras qualidades da cidade cativaram e solidi caram a minha opção de aqui permanecer. Não me arrependi!"

Foto: Anderson Zanatta

“Nascemos, crescemos em Dourados e aqui estamos constituindo família.Terra de povo hospitaleiro, trabalhador, gente que luta por sua modernização e progresso. Parabéns, minha cidade Dourados!”

Foto: Anderson Zanatta

José Humberto Teixeira, farmacêutico Danielle de Aléssio Sabino Teixeira, turismóloga

Jackeline de Lara, pedagoga

“Sou paranaense. Cheguei a Dourados com 14 anos, junto com meus pais e três irmãos cheios de sonhos. Em 1990, foi bem complicado nanceiramente. Meu pai era serralheiro; a mãe, dona de casa. Eu cheguei a vender bombons na escola e nas ruas para ajudar nas despesas de casa. Com 16 anos, consegui meu primeiro emprego registrado, uma alegria como se tivesse ganhado na loteria. Aos 15 anos, conheci meu primeiro e único namorado, com quem me casei e tenho duas lhas lindas. Digo tudo isso porque Dourados, para mim, é sinônimo de lutas e vitórias, de amor e alegria, de família feliz e grandes amigos. Amo esta cidade que é, para mim, a MINHA CIDADE.”

Foto: Anderson Zanatta

“Cheguei a Dourados há seis anos e, desde então, minha vida pessoal e pro ssional passou por uma grande transformação. Aqui encontrei mais qualidade vida, mais oportunidades pro ssionais e também de quali cação acadêmica. Pouca gente se dá conta de que Dourados é a única cidade de interior no Brasil que possui a sede de duas universidades públicas, além de ótimas instituições de Ensino Superior, e é esse clima universitário o que mais me atrai na cidade.”

This article is from: