
23 minute read
Lançamento da nova L200 Triton Sport na EndoMotors
LANÇAMENTO DO HONDA CIVIC GERAÇÃO 10 NA ENDO CAR

Advertisement
A Endo Car organizou um super evento para o novo lançamento da Honda, o novo Civic, geração 10. O badalado coquetel reuniu clientes, amigos, muita gente bonita, excelente música, delicioso coquetel e muita conversa boa. O lançamento aconteceu simultaneamente em todo o Brasil.
Fotos: Anderson Zanatta
Cerimonial: DZM Eventos/ Bu et: Diego Munareto e Utida / Sonorização: DJ Adriano / Decoração: Marcelo Bocchi


Bianca, Rafael Serrante e Solange Endo José Luiz e a lha Thaysa Vieira Jaqueline e Roberto

Dr. Massayoshi, Solange Endo, Thais e Alessandro Machado














Sentados: José Roberto e Clarice, em pé da esquerda para direita: Zé Piveta, Diane, Diego, Lais e Rafael

DZM EVENTOS
Família de negócios que realiza sonhos
ão foi uma entrevista comum. A equipe da Celebrar chegou à DZM Eventos para produzir esta reportagem e, aos poucos, os integrantes da família (que comandam a empresa) também foram chegando. Quando todos estavam reunidos, parecia festa de m de ano. Risadas, conversas, lembranças e muita emoção. Quando se casaram, em 1979, Clarice Zanoni Fontes e José Roberto Fontes não imaginavam que, no futuro, estariam assim, cercados pelos quatro lhos, genro e neto. Uma família alegre, unida e que, também, comanda a maior empresa de organização de eventos de Dourados e região. Eles provam que é possível combinar família com negócios e ainda realizar sonhos de milhares de clientes.
Quem vê hoje a estrutura da DZM não imagina o quanto foi preciso trabalhar para alcançar o patamar atual. Tudo começou no nal de 1995. Clarice percebeu a necessidade de uma empresa que organizasse eventos. Dourados era carente neste segmento. Junto com o marido, José Roberto, e dois sócios, passou a organizar eventos técnico-cientí cos, como congressos e simpósios. Entre eles, a Exposição Agropecuária em parceria com o Sindicato Rural na gestão do presidente Domingos Sávio e o Simpósio de Cardiologia, do Hospital do Coração, com o qual mantém parceria há 16 anos. E foi justamente a lha de um médico, que iria casar, quem abriu os olhos da DZM para um novo ramo: os eventos sociais. O casamento dela foi o primeiro organizado pela empresa que, de lá pra cá, não parou mais.


“Minha intenção sempre foi realizar sonhos. Eu queria ver os clientes satisfeitos, felizes com o evento.”, lembra Clarice.
EMPRESA FAMILIAR E PROFISSIONAL
Em 2001, uma nova e importante fase começou. A DZM passou a ser inteiramente comandada pela família. Os lhos cresceram e começaram a trabalhar na empresa. Diane, Rafael, Diego e Laís davam os primeiros passos no ramo empresarial. Em 2006, a DZM já estava consolidada no mercado, tornando-se referência em todo o Estado para formaturas e eventos sociais. Os desa os estavam apenas começando. Em seguida, novos investimentos e, em 2012, um novo membro da família entra a m de contribuir para o planejamento e gestão dos processos da empresa, o genro José Piveta Assunção Jr.

declara José Roberto.
CENTRO DE EVENTOS CERRADO BRASIL
Com a demanda crescente de eventos na cidade, a família notou uma lacuna nesse mercado. Faltava um lugar com estrutura necessária para a realização de eventos. Foi aí que surgiu a ideia da construção de um Espaço adequado para realizar eventos e que proporcionasse emoções, segurança e encantamento. Um projeto ousado. Em 2008, foi inaugurado o Cerrado Brasil, com a união da família Zanoni Fontes e Piveta Assunção, hoje representada pelo genro do casal, José Piveta, que, além de sócio no Cerrado Brasil, passou, em 2012, a atuar na gerência da DZM Eventos e hoje é diretor administrativo.
O Cerrado Brasil, por sua arquitetura e versatilidade, tem a capacidade para atender eventos de 100 a 1500 pessoas. Com instalações de alto nível, estrutura moderna, seus 2.500 m² de área construída, palco projetado para shows, vidraças e charmosas varandas com jardins e iluminação decorativa que rodeiam as laterais do salão, reproduz traços de aconchego e conforto. A capacidade de pessoas varia em função do uso ou não de paredes móveis, podendo reduzir a amplitude do local.“A DZM é um caso de sucesso que nós estamos construindo. As coisas que temos feito vão ao encontro dos sonhos de nossos clientes. Quando o empresário pensa em sucesso, pensa logo na questão nanceira; mas fomos além disso. Buscamos promover a satisfação dos nossos clientes em momentos únicos de suas vidas; então me sinto muito orgulhoso”, diz José Piveta Assunção Junior, Diretor Administrativo.


DZM CONQUISTA CAMPO GRANDE
A DZM tornou-se líder de mercado em Dourados e região. Entre as características dessa família, estão o olhar empreendedor e a coragem para encarar novos desa os. A ideia surgiu: criar uma lial em Campo Grande. Assim, em 2010, mais um sonho começava a ser realizado. A lha caçula, Laís Zanoni Fontes Barros, foi escolhida para encabeçar o projeto na Capital. “Assumir a DZM em Campo Grande foi uma loucura, mas não faltou coragem. Fomos lá e zemos o que tinha de ser feito, pensando: sim a gente dá conta. Eu era bem nova, tinha 22 anos, mas cresci com a DZM. Tomar essa responsabilidade foi um grande desa o pro ssional, pois tornar a empresa referencial no Estado já não era mais o sonho de meus pais. Naquele momento, isso tudo já era parte dos nossos sonhos. Graças a Deus deu certo. Foram tempos difíceis, mas hoje somos referência de qualidade e temos uma equipe de 19 pessoas só em Campo Grande. Acho que cumpri o papel que me foi con ado”, a rma a gerente da DZM em Campo Grande.
20 ANOS DE SUCESSO
Em 2016, a DZM completa 20 anos. Nesse tempo, a empresa já realizou milhares de sonhos. São cerca de 50.000 pessoas atendidas por ano, mais de 5.000 eventos organizados, já passou a marca de 500 formaturas, com 15.000 formandos e mais de 1.000 casamentos. O tempo consolidou a DZM como uma empresa séria, pro ssional e experiente. Atualmente, são 44 funcionários e, a cada evento, gera até 300 empregos indiretos, fortalecendo a economia de Mato Grosso do Sul. “Eu amo o que eu faço, me dá alegria e, ao mesmo tempo, é uma grande responsabilidade, porque começou como uma sementinha e se tornou algo grande. E agora não somos mais aqueles que seguem o que os pais falam. Crescemos e somos a parte pensante do negócio”, declara Diane Zanoni Fontes Piveta, Coordenadora de Eventos Sociais e Coorporativos.
FUTURO: É HORA DE PASSAR O BASTÃO
Uma nova fase da DZM Eventos está iniciando. É hora de os lhos assumirem o comando da empresa. “Está na hora de passar o bastão”, fala José Roberto, com sorriso e olhos marejados de emoção.
Uma sucessão que vem sendo trabalhada com muito carinho e pro ssionalismo. “Na empresa, além dos lhos e o genro, temos os funcionários de grandes valores, razão do nosso sucesso. Um exemplo é a Danielle Sabino, que está há 12 anos na DZM Eventos e ocupa uma função estratégica na Área de Negócios e Inovação e apoio à gestão. Ela tem o DNA da DZM. En m, a DZM é uma empresa de Eventos que, quem nela está realiza sonhos com muito amor que contagia toda a família, as esposas e até o José Neto. Os clientes sentem-se como se fosse a sua verdadeira casa. Para o futuro da DZM eu não quero sonhar mais, quero que meus lhos sonhem e quero só curtir os sonhos deles. Quero ver a empresa e a equipe honrando o seu Slogan, DZM FAZ A DIFERENÇA”, diz Clarice, Conselheira Administrativa.

E é isso que a nova geração está fazendo, sonhando em realizar novos projetos. “A DZM sempre foi inovadora, desde sua concepção. Quando o mercado era precário aqui na cidade, nós trouxemos inovações, que sempre zeram parte do DNA da empresa. A DZM do futuro tende a ser cada vez mais pro ssional. Nosso desa o é traduzir, em diretrizes e processos muito bem de nidos, toda a inspiração pessoal dos fundadores e o DNA inovador dessa família”, a rma Rafael Zanoni Fontes, Conselheiro Administrativo.
“É muito grati cante ver que aquela empresa pequena se tornou a maior do Estado e é referência, no Brasil, no mercado de eventos. A responsabilidade agora está com a gente. Está em nossas mãos continuar com o sucesso que tem e levar a patamares ainda maiores”, a rma Diego








O QUE OS CLIENTES FALAM DA DZM?
Por meio de um relacionamento transparente, a DZM busca promover o mais alto nível de excelência em serviços e eventos, procurando sempre, como resultado nal, o melhor custo-benefício e a total satisfação para seus clientes. Veja o que alguns clientes declararam sobre a empresa.
“Estar na DZM é como estar em sua própria casa. Belo exemplo de empresa familiar de sucesso. Colaboradores antenados, com novidades e inovações na ponta da língua, e sempre de prontidão para o que der e vier. Durante a realização do evento, a equipe se manteve discreta, organizada e carinhosa com todos os envolvidos. De maneira muito especial, expresso minha gratidão por minha assessora pessoal do evento, Diane. Que alegria ver que você sonhava tanto quanto eu! Resultado? Vivemos a realidade do casamento dos sonhos”.
THAÍS CARBONARO FALEIROS ZENATTI fez com a DZM a festa de 15 anos (2004), a formatura do ensino médio (2006), formatura da faculdade de Direito (2011) e casamento (2015).
FERNANDO GUERRA, formando de Arquitetura e Urbanismo Uniderp 2016. “Percebo a construção de um projeto que se esmera no planejamento e compromisso com a qualidade. Dotada de uma equipe competente, demonstra o compromisso de sempre fazer melhor em cada evento com muita criatividade e inovação”.
JOE GRAEFF FILHO, formando de Direito pela Unigran em 1998.
CECY MENDES GONÇALVES MOTTA & FILIPE DE REZENDE BARBOSA, casamento em 2016.
“...foi lindo, inesquecível, emocionante! Obrigado DZM por ter tornado nosso momento único e especial” SIMONE ESPINOSA E MÁRCIO MOURA , primeiro casamento da DZM Eventos em 1996.
PROJETOS SOCIAIS DA DZM
Campanhas semestrais de doação de sangue;
Campanhas de doação de agasalhos;
Campanhas de doação de brinquedos na semana das crianças;
Campanha Papai Noel por um dia: adote uma cartinha
Universidade DZM: saber faz a diferença. Projeto de treinamento da equipe em diversas áreas.
INSPIRAÇÃO PARA INOVAR



Nos aproximamos da reta final de mais ano, e, naturalmente, todos buscam revigorar o ânimo para a nova etapa que está por vir. Mas, para o Buffet Laudir, esta busca é constante. Já é marca registrada da empresa, a capacidade de estar sempre inovando, com energias renovadas, como se cada evento fosse uma oportunidade de surpreender. Isso reflete nos diferenciais da empresa e encanta os seus clientes e convidados.
Fazendo jus a esta característica, o buffet já está recheado de novidades para 2017! Entre elas, lançamento de novos materiais em pratarias, pratos, talheres e cadeiras, com destaque para linhas de porcelanas decoradas da Germer. Decoradores, noivas e debutantes já podem sonhar, por exemplo, com as linhas Floral Chic, Arabesco ou Serena, que esbanjarão elegância em eventos sociais ou corporativos.
Para aprimorar o vasto knowhow no seguimento, o fundador Laudir Munaretto, participou pelo Instituto Paulo Machado, da Mistura 2016, a maior feira gastronômica da América Latina, que aconteceu em Lima(Peru), de 2 a 11 de setembro. Mesmo com quase 30 anos de experiência, Laudir afirma, cheio de paixão pelo que faz, que esta experiência foi o maior salto em conhecimento de sua carreira. Atuar em menus degustação de renomadíssimos restaurantes como Central, La Mar, Osso Carnicería y Salumería, Malabar e Isolina, representa um divisor de águas na sua trajetória profissional e promete agregar os modernos conceitos que adquiriu no atendimento e nos serviços que sua empresa oferece.
E assim, inspirada por todos estes sentimentos de entusiasmo, a Família Buffet Laudir agradece clientes e parceiros por mais um ano de confiança e deseja um excelente 2017 à todos.

No Japão, o tsuru é símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna. A ave em origami marcou a decoração no lançamento do Honda Civic em Dourados. Que em 2017 tenhamos tudo o que ela simboliza.
1
2

4


5

1 e 3 - Grill para queijo raclette no casamento de Steffany e Rudney (Foto Douglas Gama). 2 - O inovador Laudir maneja o grill, um de seus novos aparatos, no casamento de Daniely e Thiago (Foto Sinhá Flor). 4 e 5 - Salmão ao molho de maracujá e sobremesa minimalista no casamento de Steffany e Rudney (Foto Douglas Gama). 6-Ilha gatronômica na inauguração do Condomínio Porto Madero (Foto Anderson Zanatta). 7- Ilha Mexicana na inauguração da Barbearia A Banca (Foto Diego Munaretto).






OS DESAFIOS DA SUCESSÃO FAMILIAR NAS EMPRESAS
Veja as orientações de especialistas para este momento importante da família e dos negócios
uem tem o próprio negócio sabe que este é um longo caminho, repleto de desa os por toda a vida. Criar, gerir e fazer dele um empreendimento de sucesso é uma tarefa árdua. Quando o objetivo é alcançado, o passo seguinte é manter o ritmo e crescer ainda mais. Conforme o tempo passa, os lhos se tornam adultos e muitos entram para a empresa da família. Logo chega mais uma etapa: Quem vai tomar conta dos negócios depois da primeira geração? Estamos falando da sucessão familiar. Pesquisas indicam que a sucessão é uma questão tipicamente problemática: apenas 30% das empresas familiares sobrevivem à segunda geração e apenas 5% à terceira. O que fazer para que o mesmo não ocorra com você? A Revista Celebrar ouviu a psicóloga Marila Areias, que passou orientações importantes:
Celebrar: A sucessão familiar em uma empresa nem sempre é tranquila. Qual o conselho para pais e lhos fazerem esse processo com menos brigas e con itos? Marila: Existem quatro termos que podemos considerar fundamentais para o processo de sucessão familiar saudável e efetivo: comunicação, de nição de papéis, expectativa e adaptação. A comunicação, assim como em todo ambiente pro ssional, é a base para o bom funcionamento. Falas assertivas fazem toda a diferença, principalmente quando a equipe pro ssional é formada por membros da mesma família. Ser assertivo inclui ser claro e objetivo sempre. Além da comunicação, é essencial que sejam muito bem de nidos os papéis empresariais. A dinâmica familiar é bastante diferente da dinâmica empresarial e, se os papéis se misturam, tanto a empresa quanto a família podem ser prejudicadas. Estrutura hierárquica bem de nida facilita o processo todo de sucessão. Uma das maiores geradoras de con itos familiares é a palavra "expectativa". Pais costumam idealizar o futuro de seus lhos e, quando os lhos não optam por seguir o caminho dessa idealização, aí é que se con gura o problema. Dessa forma, faz-se necessário que os membros conheçam bem a forma de funcionamento uns dos outros e da empresa, visando valorizar os potenciais e desenvolver as di culdades individuais no coletivo. Por último e não menos importante, chegamos à palavra "adaptação". Serão novos desa os, nova fase e novo ambiente. Toda mudança exige uma fase de adaptação e essa fase precisa ser respeitada. Celebrar: Como não deixar confundir relação familiar com empresarial?



Marila: O segredo para separar relação familiar e empresarial é a de nição de papéis e hierarquia. Compreender que, no ambiente de trabalho, cada um tem seu espaço e sua função faz com que a dinâmica de trabalho ua de forma funcional. Por exemplo: se meu chefe é meu irmão, em ambiente de trabalho, eu o tratarei como meu chefe e não como meu irmão, mantendo comunicação formal e empresarial e não a mesma utilizada em casa. Já no ambiente familiar, não devem ser tratados os assuntos empresariais. Celebrar: O que os lhos precisam ter em mente antes de assumir os negócios? Marila: É importante ter em mente qual é a cultura da empresa dos pais. Por meio da cultura da empresa, poderá conhecer o que será esperado de seu desempenho, podendo, assim, avaliar se deseja ou não assumir a empresa de seus pais. Compreender também as perspectivas de futuro e se elas se identi cam com aquilo que o lho planeja e sonha para si. Celebrar: E os pais em relação aos lhos? Marila: Dos pais em relação aos lhos, vale ressaltar a importância primária de avaliar o tempo adequado para iniciar o processo de sucessão. Avaliar a maturidade, o desejo e a responsabilidade que os lhos apresentam facilitará o processo e até dará indícios de se ele deve ser realizado ou não. Quando o processo já estiver em andamento, aí então retornamos às duas palavras ditas no início da entrevista: expectativa e adaptação. Manter expectativas adequadas e respeitar o tempo de adaptação dos papéis.
Sebrae aponta variáveis que afetam o processo de sucessão e que podem se tornar fontes de conflito














OS SIGNIFICADOS E AS ORIGENS DOS SÍMBOLOS DO NATAL
Conheça de onde vieram as tradições e os costumes natalinos
As casas estão cheias de luz. A cidade decorada. As famílias reunidas. O clima de alegria, amor e solidariedade se espalha por todos os cantos. Tudo isso é sinal de que o Natal está chegando. E, nessa época, são inúmeros os enfeites e acessórios que usamos: estrelas, velas, papai Noel... Mas, de onde vêm esses símbolos? Qual a origem e o que signi cam os objetos que usamos? A Celebrar pesquisou, olha só!



PRESÉPIO
O presépio corresponde à cena do nascimento do menino Jesus num estábulo. Essa reprodução, muitas vezes em miniaturas, é feita, na época do Natal, nas residências, nas igrejas, dentre outros. Fazem parte do presépio: a manjedoura, com o menino Jesus; Maria, sua mãe; seu pai José; os três pastores e os três reis magos. ESTRELA
A estrela é um símbolo que ca no topo das árvores de Natal. Foi ela que guiou os três reis magos, Baltazar, Gaspar e Melchior, até ao local do nascimento do menino Jesus, para levar-lhe presentes (ouro, incenso e mirra). A estrela simboliza o objeto norteador dos reis magos e também o próprio Cristo, símbolo da verdade e da vida; em outras palavras, representa a "Estrela Guia da humanidade".
VELAS
A luz das velas de Natal simboliza a luz de Jesus Cristo, que ilumina os caminhos da vida. Muito usadas antes da chegada da luz elétrica, as velas estavam associadas à luz divina e ao espírito divino, enquanto que as trevas estavam associadas ao submundo, ao diabo.



SINOS

Os sinos marcam o som dos céus e, por esse motivo, suas badaladas na noite de Natal anunciam o nascimento do Menino Jesus, o Salvador. Nesse sentido, os sinos assinalam a passagem para uma nova era, uma vida pautada nos ensinamentos de Cristo, aquele que veio ensinar e salvar a humanidade de seus pecados.

PAPAI NOEL
Papai Noel é baseado na gura de São Nicolau Taumaturgo (Bispo de Mira), um santo popular, padroeiro da Noruega, da Rússia e da Grécia. Acredita-se que viveu na Turquia, na cidade de Mira, no século IV, onde saía com um saco cheio de ouro e lançava pelas chaminés das casas das pessoas necessitadas. O costume de enfeitar as árvores de Natal vem desde o século XVI e, originalmente, elas representavam o solstício do inverno. Na tradição cristã, a árvore de Natal simboliza a vida, a paz, a esperança; suas luzes simbolizam as estrelas, o sol e a lua.

GUIRLANDA
A origem da guirlanda natalina, ou coroa de Natal, é anterior ao cristianismo. Ainda na época dos gregos pagãos, era colocada nas portas de entrada como um “adorno de chamamento” aos deuses, ou seja, um sinal de boas-vindas. Já na Roma Antiga, um ramo de plantas enrolado no formato de coroa era um voto de saúde. Colocando-a na porta de casa, signi cava saúde para todos os habitantes. Um pouco depois, na Idade
Média, a sua relação com o Natal ainda não era muito forte. Também como símbolo de boas-vindas, era exposta na porta dos lares, durante o ano inteiro, com o brasão familiar. Hoje a guirlanda é usada como decoração de Natal. Representando paz, prosperidade, evolução e recomeço, ela continua adornando a porta de entrada de lares ao redor do mundo.
NO NATAL, EM DOURADOS, HAVERÁ MUITOS PRÊMIOS PARA CLIENTES
Saiba como será a campanha natalina da ACED

A ACED (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) fez adesão à campanha Natal Premiado, encabeçada pela FAEMS (Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul). O objetivo da ação é sortear mais de um milhão de reais em prêmios em todo o Estado.
A ação também contará com outras premiações. Serão 20 carros 0 km, 420 vales- compras, no valor de R$ 500 cada, 20 barras de ouro, cinco viagens e 25 vales- compras de mil reais cada. O quantitativo será sorteado para todo o Estado, e os douradenses que comprarem nas lojas cadastradas na promoção, também poderão concorrer.
“Nós fechamos uma parceria com a CDL, que tem um importante know-how na realização de campanhas em nossa cidade. Além disso, este ano, o Shopping está conosco, fazendo a adesão, pela primeira vez, a um projeto amplo do comércio douradense e oferecendo também sua estrutura e experiência em campanha”, ressalta Elisabeth Salomão, presidente da ACED.
A campanha visa fomentar a economia de Mato Grosso do Sul; a expectativa é de movimentar até R$ 300 milhões.
“O Natal é um período de alegria, de troca de gentilezas e presentes, em que todos aproveitam para sair mais e estreitar relações. Então, acreditamos que este é também um momento de oportunidade, já que o comerciante pode estar mais próximo de seus clientes e mostrar o que o comércio de Dourados tem de melhor”, conclui Elisabeth.













