7 minute read

Alemanha e Suiça

Viajar para fora do Brasil pela primeira vez. Esse era o sonho do casal Maurício Chiogna e Paula França.

Advertisement

O empresário e a nutricionista, que estão casados há um ano, tinham vontade de conhecer outro país, de preferência na Europa. O sonho foi realizado em maio deste ano. Foram à Alemanha e à Suíça, onde passaram 12 dias. Momentos de muita diversão e aprendizado cultural. A viagem foi durante a primavera europeia; por isso puderam conferir as belezas naturais e os lugares históricos.

Celebrar: Por que escolheram Alemanha e Suíça? Paula: Sempre tivemos vontade de viajar para fora do Brasil. A irmã dele já tinha conhecido alguns lugares da Europa e, agora, iria à Alemanha e à Suíça. Maurício: Aí resolvemos ir todos juntos; fomos em quatro casais. O passeio começou pela Alemanha. Celebrar: Quais os pontos turísticos? Paula: Fomos a um castelo em Füssen. É “ o” castelo. Na verdade, são dois castelos. O primeiro a que você vai já é lindo, mas aí a história conta

Celebrar: Vamos começar, então,

Paula: Passamos por várias cidades, mas dormimos em quatro: Frankfurt, Wurtzburgo, Rothenburg e Füssen. O passeio que norteou tudo foi a chamada Rota Romântica. Alugamos um carro e seguimos por ela conhecendo os lugares. Maurício: Conhecemos o interior da Alemanha, aquelas fazendinhas. Entramos nas cidades, aquelas lindas. Foram cinco dias andando de uma cidade para outra.

castelo quis fazer um castelo maior ainda e fez. Dentro dele, tudo de ouro, tudo com detalhes perfeitos. Também tinha uma casa em Rothenburg, que

Pinóquio. Maurício: As igrejas são históricas, tudo antigo. A gente pensa em como construíram tudo aquilo.

Celebrar: E os passeios noturnos? Paula: Lá, o sol demora a se por. Às 21h30 ainda estava claro. Então, a vida noturna não é muito agitada.

Celebrar: O que tem de interessante na gastronomia alemã? Maurício: Pão! Tem muito pão. O leite é diferente; o jeito como as vacas são criadas faz com o que o leite e derivados sejam diferentes. Muito bom, é outro sabor. Fiquei impressionado. A cerveja é maravilhosa! É servida em temperatura ambiente, mas não faz diferença, porque é muito saborosa. Não dá para comparar com a nossa. É Incrível. Fomos a um festival de vinho muito legal. Paula: Tem muito pão com salsicha; tem vários tipos. É tipo a nossa linguiça. O pão é mais escuro, parece que é integral, mas não é. Tem croissants maravilhosos. O forte deles também é carne suína; não tem carne bovina, é raro. Tudo suíno e muita coisa defumada. Os embutidos são muito bons. Dos doces de padaria a gente também gostou, não são enjoativos.

Celebrar: Quais as principais impressões sobre a Alemanha? Maurício: A diferença estrutural e de cultura. Você não vê buraco, quebra-molas. As pessoas respeitam as regras, as leis, trânsito organizado. Cada rodovia tem cinco vias. Nos postos de combustível e mercado, não tem caixa para receber; tudo é automático, paga-se com cartão. Paula: Achei esquisita a distância de relacionamento entre as pessoas. Não se beijam, não andam de mãos dadas. Outra coisa, os alemães fumam muito. Para todo lado que você olha tem gente fumando.

Celebrar: Na Suíça, por onde passaram? Paula: Zurich, Lucerna, Berna, Gruyeres e Broc.

Celebrar: E na Suíça, quais impressões tiveram? Maurício: Para ir da Alemanha para a Suíça, fomos de ônibus; demoramos quatro horas para

viagem inteira. Chegando lá, compramos um bilhete que vale para você andar de trem, ônibus... Ninguém lhe pede o bilhete; você é que coloca na

sem, aí paga multa. Mas não tem isso; todos usam o bilhete. Paula: Andamos pela Suíça inteira de trem. Eles são extremamente pontuais e os horários marcados; são horas quebradas, tipo 3h18min. Há relógios em todos os lugares. No primeiro dia, contratamos um guia turístico. Outra coisa interessante e bonita é a água. Em todo lugar tem fontes. Você não precisa comprar água. Em qualquer lugar, você chega

mais pura do que a mineral.

Celebrar: A política é bem diferente, é uma República Federal, não é? Maurício: Sim, não tem presidente lá. São sete ministros, como se fossem os nossos deputados. Paula: E tudo lá é decidido por plebiscito; as pessoas votam e decidem tudo. Em relação às belezas naturais, a Suíça é mais bonita que a Alemanha. Paula: muito capricho. Celebrar: E a gastronomia, o que tem de bom? Maurício: Com certeza, o chocolate. Paula: O fondue de queijo! Fomos até Gruyere só por causa do foundue e valeu muito a pena.

Celebrar: De quais passeios mais gostaram na Suíça? Paula: A gente andou muito de trem; o próprio percurso é um passeio. Em Broc, visitamos uma fábrica de chocolate, onde surgiu a fábrica do chocolate Nestlé. Compramos muitos chocolates. Fizemos um passeio num trem panorâmico também. Maurício: O mais legal foi o passeio de barco. Andamos pelo lago de Thun. A gente anda e vê nos morros como se fosse cachoeira, mas não é; são as águas de gelo derretendo. As casas são lindas.

Alemanha, é um país localizado na Europa Central. É limitada, a norte, pelo mar do Norte, Dinamarca e pelo mar Báltico, a leste, pela Polônia e pela República Checa. Capital: Berlim População: 80,62 milhões Moeda: Euro Língua: Alemã

uma república federal composta por 26 estados, chamados de cantões.

Alemanha

Suíça vocÊ sabia?

Capital: Berna Moeda: Franco suíço População: 8,081 milhões (2013), Línguas: francesa, alemã, romanche e italiana A SUÍÇA NÃO FAZ PARTE NA UNIÃO EUROPEIA É verdade. Se o brasileiro precisa de visto para ir à Suíça, isso sempre gera dúvidas. A Suíça não faz parte da União Europeia; porém, existe um acordo chamado Schengen, com países da EU, que permite diversas relações, inclusive a não- obrigatoriedade de vistos para brasileiros por um período de até três meses, assim como funciona com os outros países da União Europeia. A moeda, entretanto, não é o Euro e sim o forte e estável Franco Suíço (CHF), que vale menos que o Euro, mas mais que o Dólar.

FORAM OS ALEMÃES QUE INVENTARAM AS REVISTAS

alemães provavelmente sentiram a pressão de serem os pioneiros também no mercado editorial de revistas . Foi em 1663 que a revista “Erbauliche Monaths Unterredungen ” (Debates

a primeira publicação a ser lançada regularmente. E, ainda hoje, a Alemanha é considerada lar de uma das indústrias de revistas mais prósperas do mundo.

Mude a sua rotina para melhor. Aproveite o horário de verão e venha para o INDAIÁ se divertir com a família e os amigos. Deixe o tempo passar ao lado das pessoas que você mais gosta. Explore nossas dependências, entusiasmese e entregue-se à vida.

Em Dourados, existe um lugar onde a natureza se encontra com a qualidade de vida. Com uma área verde apreciável e atrativos dedicados ao bem-estar de toda a família, o CLUBE INDAIÁ é o lugar ideal para você manter-se em forma, divertir-se e relaxar corpo e mente.

This article is from: