6 minute read

Turquia e Grécia

TURQUIA

E GRÉCIA

Advertisement

uma viagem que engloba história, aventura e belezas naturais

Conhecer diferentes culturas, explorar o mundo com o olhar de turista. Esse é o desejo do casal entrevistado pela Revista Celebrar. Ailton Stropa Garcia e Sumara H. Heiderich Garcia costumam aproveitar as férias em viagens dentro e fora do país. Ela é professora; ele juiz aposentado e atual diretor-presidente da Agepen. Já criaram os lhos e agora aproveitam os momentos de folga para curtir os netos e passear.

O casal contou para a Celebrar como foi uma das viagens mais marcantes, feita em setembro de 2013. O destino escolhido: Turquia, conhecida pela emoção das mil e uma noites e suas belas mesquitas históricas. E a Grécia, um dos berços da civilização moderna, banhada pelos mares mais famosos da Europa, com ilhas paradisíacas.

Celebrar: Por que escolheram Turquia e Grécia? Ailton: Na verdade, veio uma oferta pelo meu e-mail, do Hotel Urbano, de um pacote terrestre para a Turquia, durante nove noites e dez dias, com guia, hotéis, transporte e algumas refeições inclusas. Tudo por R$ 990,00 cada pessoa, dividido em 10 vezes. Aproveitei a oferta. Era muito barato. Nós nos interessamos porque, na época, houve uma novela na Globo, justamente sobre a Turquia. Então, montei nossa viagem, comprando as passagens aéreas de acordo com o pacote e incluí alguns dias na Grécia.

Celebrar: Quais os melhores lugares na Turquia? Ailton: Nosso pacote terrestre incluiu Istambul, Ankara, Capadócia, Konya, Pamukkale, Éfeso, Kusadasi e Bursa. Creio que são os mais bonitos e famosos. Porém, gostamos muito de Istambul, porque ca exatamente entre a Europa e a Ásia, onde os dois continentes são separados apenas pelo pequeno Estreito de Bósforo. E da Capadócia, pelo encanto dos balões coloridos e pelo romantismo de um jantar em uma caverna típica, com show de danças folclóricas. Sumara: Eu leio muito a Bíblia e sempre tive curiosidade de conhecer lugares sobre os quais lia. Conheci Éfeso, que tem a cidade antiga no subterrâneo, e também fomos a Coríntios.

Celebrar: E na Grécia, de que mais gostaram? Ailton: Atenas é maravilhosa, com sua Acrópole e seu Partenon, dentre outras belezas. Mas não se pode deixar de realizar um agradável cruzeiro de navio a algumas ilhas. Fomos para Poros, Hydra e Aegina. Simplesmente maravilhoso. Sumara: As ilhas da Grécia são pequenas, mas incríveis. Há plantação para todos os lados; eles aproveitam todo e qualquer espaço.

Celebrar: Algum momento inesquecível? Ailton: Houve muitos. Mas creio que o jantar na caverna típica, com o show de dança folclórica foi impressionante, embora a viagem de balão tenha sido muito emocionante. Sumara: Voar de balão, na Capadócia, foi inesquecível.

Celebrar: Comidas típicas. Provaram? O que acharam? Sumara: O azeite e azeitonas são maravilhosos. Há muita opção de verduras. Até no café da manhã tem legumes. Só que a comida árabe que conhecemos no Brasil é diferente da comida da Turquia. Tem muito pistache; amei os pistaches.

Celebrar: O que tem de curioso por lá? Ailton: Na Turquia, muita coisa. O Grande Bazar, o Bazar das Especiarias, as o cinas de joias e pedras típicas, as fábricas de tapetes e peles, o Mercado da seda, os riquíssimos palácios, as muitas cavernas e o Mausoléu de Ataturk. Na Grécia, a crise vivida na época, a cidade de Corinto e seu canal unindo dois mares. Sumara: O modo como as mulheres vivem, como elas são vistas, é totalmente diferente na Turquia. Se você não veste burca, os homens têm direito de te assediar e ninguém pode fazer nada.

Celebrar: Tem muita diferença cultural? Qual chamou mais atenção? Ailton: Claro. A forma de se vestirem e a religiosidade. Isso nos chamou muito a atenção na Turquia. Na Grécia, a pontualidade dos navios que levam os turistas às ilhas, pois, por minutos, perdemos o que nos levou e tivemos que ir em um outro, tipo transporte coletivo e de veículos.

Celebrar: Qual a língua falada lá? Como se comunicaram? Ailton: Na Turquia, o turco. Na Grécia, o grego. Porém, em ambos os países, nos locais turísticos, é possível comunicar-se em Inglês, Alemão, Italiano, Japonês e Espanhol. Tivemos uma di culdade moderada. Na Turquia, nosso guia falava português e nos viramos com o pouco inglês que sabemos. Já na Grécia foi mais difícil. Mas "sapecamos" nosso inglês e fomos em frente.

Celebrar: Duas dicas para quem deseja fazer a mesma viagem. Ailton: Primeiro, pesquisar muito os preços. Inclusive na própria Turquia, pois, di cilmente, alguém encontrará, hoje, um pacote terrestre tão barato como o que encontramos. Segundo, sempre “con ar descon ando”. Antes de fechar o negócio, esgotar todas as possibilidades de pesquisa sobre a credibilidade da empresa local. E hoje isso é fácil, graças à internet. Criamos um grupo no facebook "É a turma do amor", que está ativo até hoje. E gostamos muito de nosso guia, Ünal Toprakkale, que também tem página no facebook. Ele fala português e, tenho certeza, pode ajudar muito.

Celebrar: O senhor costuma organizar as próprias viagens. Fica mais barato dessa forma? Como faz? Ailton: Normalmente organizo as próprias viagens. Às vezes ca mais barato. Às vezes ca quase igual ao preço de um pacote. Porém, nunca ca mais caro. Tem ocasiões em que as organizo a partir de uma oferta especial, como no caso da Turquia e, então, vou incrementando com outros países. Outras vezes, de no uma data e busco as melhores ofertas. Eventualmente, incluo algum pacote terrestre durante a viagem. Mas sempre gostamos de viajar com liberdade, para parar onde quisermos e car nos lugares o tempo que quisermos.

Grécia

Conhecida desde a antiguidade como Hellas, o nome o cial do país é República Helênica. É também o maior consumidor per capita de azeite do mundo, consumindo 21 quilos anuais.

Turquia A Turquia, cujo nome o cial é República da Turquia, é um país euro-asiático que ocupa toda a península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estende pela Trácia Oriental, no sudeste da Europa.

This article is from: