
1 minute read
O QUE É ESTUDO URODINÂMICO?
cientes que possuem problemas urinários (disfunção vesical) secundários a problemas neurológicos.
Ele pode ser realizado em homens, mulheres e crianças.
Advertisement
Durante o exame, após o paciente urinar é colocado duas pequenas sondas na bexiga e outra no ânus do paciente.
Estas sondas são ligadas a sensores de um computador que vai medir as pressões da bexiga e do abdômen e o fluxo de urina, gerando dados e gráficos.
O estudo Urodinâmica é um exame que avalia o funcionamento do trato urinário inferior, ou seja, demonstra como a bexiga está funcionando durante o seu enchimento e esvaziamento. É como se fosse o “eletrocardiograma da bexiga”.
Portanto é um exame muito importante, pois permite diagnosticar corretamente qual a causa do problema.

Ele é indicado em pacientes com perdas involuntárias de urina (incontinência urinária), nos casos de dificuldade para urinar (obstrução urinária) e em pa-
Com estas informações o médico vai saber o que está causando o transtorno urinário do paciente, fazer o diagnóstico correto e poder orientar e indicar a melhor opção de tratamento.



Se o tratamento é clínico ou cirúrgico. Quando cirúrgico, qual a melhor técnica (tipo de cirurgia) e em alguns casos, evitar a realização de uma cirurgia desnecessária.

Apesar de ser um exame um pouco constrangedor para o paciente, ele é rápido (em torno de 20 minutos), não é doloroso e é muito importante para se estabelecer o diagnóstico correto e poder indicar a melhor forma de tratamento para o seu caso.

Dr. Ricardo de Lúcia

Médico Urologista

