
2 minute read
Pistola Walther P38
Pistola Walther P-38
A P-38 representou um grande avanço, substituindo gradativamente a partir de 1939 a famosa Luger P-08 nas forças armadas da Alemanha Nazista. Arma à frente de seu tempo, suas principais vantagens em relação a Luger eram seu preço, velocidade de produção e a sua confiabilidade. A P-38 incorporava uma série de soluções inovadoras, muitas herdadas da série PP da Walther. Ela foi a primeira pistola semi-automática de dupla ação com um calibre mais potente. Tinha um pino na parte traseira que indicava quando havia uma munição na câmara e, caso a pistola estivesse com o “cão” na retaguarda, sua trava quando acionada retornava o “cão” a posição anterior com segurança (decocker). Apesar de seu vasto uso pela Wehrmacht na segunda guerra, seu maior período de serviço foi no pós-guerra, sendo utilizada por exércitos e polícias de vários países. Precisa a até 50 metros, mais leve, compacta e confiável que suas concorrentes da época. Passados mais de 80 anos de sua introdução, a P-38 é ultrapassada em comparação as pistolas da atualidade mas ainda é fabricada nos dias de hoje praticamente sem nenhuma alteração. Modo de disparo: ação simples ou dupla,semi-automática. Comprimento total: 21,6cm - Comprimento do cano:12,5cm. Peso: 840g (aço), 770g (alumínio). Capacidade do carregador (monofilar): 8 munições. Calibre: 9x19mm Luger / Parabellum. Velocidade inicial do projétil: 365m/s. País de origem: Alemanha.
Advertisement
A Walther P-38 figura entre os projetos mais influentes no campo das armas de fogo e se constitui um clássico, sendo que os exemplares do III Reich estão entre as peças mais desejadas pelos colecionadores.



Já que a Luger era tão boa, porque foi substituída? A Luger era uma arma de difícil e cara manufatura, o que demandava muito tempo para sua confecção e os ajustes necessários para que seu funcionamento fosse satisfatório. Também, as tolerâncias entre as partes mecânicas da Luger eram por demais precisas, fazendo com que a sujeira ou mesmo a munição com carga propelente defeituosa comprometesse seu desempenho. Outro fator é que, mecanicamente, a P-08 e seu sistema de percursor lançado e ação “de joelho” já estavam superados por outros conceitos mais modernos e práticos.

