39 minute read

anos comunicando o Bem

Reprodução BVTV

IMAGEM HISTÓRICA | Goiânia/GO, 3 de julho de 2004

Advertisement

ASSISTA À PREGAÇÃO HISTÓRICA DE PAIVA NETTO, transmitida no encerramento do 47o Fórum Internacional do Jovem Ecumênico da Boa Vontade de Deus. A íntegra está disponível no canal dele no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=AcOH1OGbaaI

Emmanuel Zarur

Emmanuel Zarur

66 anOS

comunicando o bem

Em fórum internacional, Paiva Netto conclama os jovens a trabalhar por um mundo melhor

Emmanuel Zarur

Aconclusão do 47o Fórum Internacional da Juventude Ecumênica da Boa Vontade de Deus, ocorrida em 2 de julho deste ano, ofereceu múltiplas possibilidades para interagir em suas ações, com eventos presenciais em diversas cidades brasileiras e do exterior (a exemplo da Argentina, da Bolívia, dos Estados Unidos, do Paraguai, de Portugal e do Uruguai) ou em participações on-line pelas redes sociais e lives. Sob o tema “Vencer o sofrimento do corpo e da Alma”, de autoria do jornalista José de Paiva Netto, presidente da LBV, uma moçada entusiasmada, mas, acima de tudo, preocupada em fazer a diferença na vida de seus semelhantes marcou presença. A cerimônia, além de ser o desfecho de um ano de atividades, prestou homenagem aos 66 anos de trabalho e 81 anos de vida do dirigente da Entidade, que ingressou na Seara da Boa Vontade em 29 de junho de 1956. Seu exemplo de perseverança no Bem foi destacado por jovens de todas as idades e por Irmãos do Outro Lado da Vida, como o nobre dr. Bezerra de Menezes.

O ponto alto do evento se deu com a transmissão, para o Brasil e o mundo, pela Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV e internet), da histórica mensagem de Paiva Netto durante a 29a edição desse importante fórum, realizado em 3 de julho de 2004, na cidade de Goiânia/GO, sob a temática “Ação Jovem LBV e o poder da comunicação”.

Na oportunidade, o presidente da Instituição abriu sua prédica falando de uma mídia engajada em propagar aos corações pelo mundo a realidade da existência do Mundo Espiritual, nossa origem divina, a grande bandeira da Comunicação 100% Jesus. No seu recado, enfatizou que acreditar no Cristo e em Seus Ensinamentos torna as pessoas sempre jovens, porque o Estadista Celeste não envelhece, como ele mesmo ensina: “Jesus é uma

Bianca Gunha

Curitiba/PR

FOTO HISTÓRICA | Goiânia/GO, 3 de julho de 2004

Emmanuel Zarur

Cristãos do Novo Mandamento de Jesus acompanham as palavras de Paiva Netto, na conclusão do 47o Fórum Internacional da Juventude Ecumênica da Boa Vontade de Deus, em São Paulo/SP, com Somos todos Profetas em mãos (leia mais na p. 14).

São Paulo/SP

generosa e atualíssima ideia em marcha que merece ser estudada e vivida por todas as Almas antissectárias, libertas de preconceitos e tabus”, e conclamou os atentos espectadores a se unirem no fraterno ideal da Legião da Boa Vontade e da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo.

Também ressaltou a necessidade de se incentivar o pensamento e a atitude crítica nas novas gerações: “Quero jovens com a cabeça no lugar, que sejam Cidadãos Ecumênicos, que lutem ‘por um Brasil melhor e por uma humanidade mais feliz’. O jovem em ação! Eu quero uma mocidade que pense, que decida, que meta a cara, mas respeitando Jesus e a hierarquia da LBV”.

Ao compartilhar a própria experiência, Paiva Netto recordou a sua trajetória, quando deixou tudo para ingressar nas lides das Instituições da Boa Vontade, não se importando com o que os outros pensavam, mas, acima de tudo, seguindo o coração e sendo intuído pelos Anjos da Guarda. “Nada mais forte do que o ideal bem conduzido, mas o ideal do Bem, porque esse supera as dificuldades”. E completou afirmando que gostaria que a Juventude Legionária fosse composta por cidadãos fortes, que não se deixam influenciar pela onda do momento: “Quero vocês firmes, com os caracteres bem estabelecidos, uma mocidade que tenha a cabeça arejada, iluminada pelo Poder de Deus e pela razão da vida humana”.

Essa visão de mundo — explica o líder da LBV — precisa nortear quem se apresenta para o exercício da Boa Vontade: “É assim que deve ser a palavra de vocês: falar para conquistar, mas não para si próprios ou para si mesmas, convidarem para Jesus. Conquistarem para o Bem. Assim é que se transforma uma pátria. As decisões políticas são importantes, mas a educação — a instrução eu considero o bê-á-bá — é o relacionamento, a civilidade, e a espiritualização que nos mostra que nós somos alguma coisa além de sexo e estômago, somos Espírito e depois muitas coisas a partir do Espírito, porque a evolução é incessante”.

PAIVA NETTO: 66 anos de perseverança no Bem e inspirando gerações de Boa Vontade. Na foto histórica, durante o 29o Fórum Internacional da Juventude Ecumênica da Boa Vontade de Deus, em Goiânia/GO, quando comandou a grande Corrente Ecumênica e Espiritual para receber Jesus.

FOTO HISTÓRICA | Goiânia/GO, 3 de julho de 2004

Como lembrança pela data tão especial, o presidente da LBV ganhou do artista plástico goiano Antonio Vieira uma escultura do Cristo, feita em pedra-sabão, cujo título é “O olhar de Jesus ao planeta Terra”. Atualmente, a obra encontra-se em exposição permanente no Memorial José de Paiva Netto, no Templo da Boa Vontade (TBV), em Brasília/DF. A Juventude Ecumênica da Boa Vontade de Deus também o presenteou com uma placa de Honra ao Mérito.

Agradecimento de um pai

Bruno Simões de Paiva

O29o Fórum Internacional da Juventude Ecumênica da Boa Vontade de Deus, em 2004, foi palco de homenagens que emocionaram Paiva Netto, uma delas ocorreu logo no início da sessão solene do encontro, quando uma gravação preparada pelos jovens saudou o presidente da LBV, àquela altura, festejando 48 anos de trabalho dele na Instituição, com a leitura de um singelo bilhete de seu pai, o saudoso Legionário Bruno Simões de Paiva, datado de 14 de fevereiro de 1986. Orgulhoso ao ver antigos boletins escolares e prêmios que seu filho recebeu entre os anos de 1948 e 1949, quando estudou no Colégio São Francisco de Sales, no Rio de Janeiro/RJ, e a personalidade internacional que se tornou, escreveu: “Meu filho, desculpe a escrita. Tem falhas, porém muito amor. Cuidado para não ‘quebrar’ a continuidade dos meses: — para mim, valem ouro. — Bom — Bom — Muito Bom — Muito Bom — ÓTIMO — ÓTIMO — ÓTIMO — ÓTIMO — ÓTIMO. (Um menino com 7 anos!!!) Que beleza!!!

“Muito obrigado, meu filho querido. Você não calcula como fico emocionado quando o vejo falando no rádio e/ou na televisão. Não é orgulho, é felicidade

de ter um filho que soube correspon-

der ao sacrifício de um pai, que tudo de bom queria para seus filhos. Não foi sacrifício. É uma das obrigações dos pais preparar um bom futuro para seus filhos. Você correspondeu muito bem. Hoje, você é um HOMEM em todos os sentidos da vida.

“Sua mãe e sua irmã ficam rindo de mim quando você está falando e eu estou chorando. Mas eu não aguento a emoção de um velho pai, que tanto ama seu filho, vendo-o assim, falando com desembaraço, cultura, inteligência e capacidade em qualquer assunto. Obrigado, meu filho.

“Viva JESUS!

“Seu pai, Bruno”. (Os destaques são nossos.)

Vale dizer que, antes mesmo dessa homenagem feita pelos jovens, o dirigente da LBV contou fatos que tornam a missiva ainda mais comovente: “Com surpresa para mim, em 24 de junho deste ano de 2004, o Alvino de Barros, que atua na

(1) José de Paiva Netto; o pai dele, seu Bruno Simões de Paiva (1911-2000); a mãe, dona Idalina Cecília de Paiva (1913-1994); e sua irmã, Lícia (1942-2010). (2) Os saudosos pais, seu Bruno e dona Idalina, sempre deram bons exemplos aos filhos. Na foto, a singela demonstração de carinho para com o líder da LBV.

1

Secretaria da Presidência mandou-me um bilhete que meu pai me escreveu em 1986! [veja reprodução acima, na página anterior] Creio que nunca tenha vindo às minhas mãos, mas chegou-me na hora certa. (Talvez ele não tenha tido a intenção de mandá-lo para mim enquanto na sua existência material. Era reservado em seus sentimentos. Falava baixinho. Difícil era vê-lo alterado.) E, durante a leitura do bilhetinho, alguém se lembrou de que aquela data, 24 de junho, marcava o quarto aniversário da volta de meu velho à Pátria Espiritual. Era como ele a me dizer: ‘Ó meu filho, estou aqui, vivo, emocionado, acompanhando-o!’ Há tantos anos, ele me escrevera palavras de conforto, de incentivo, por causa das minhas notas no Colégio São Francisco de Sales”.

2

Zarur exalta o comprometimento do jovem Paiva Netto

Outra surpresa deu-se com a exibição de várias falas de Alziro Zarur (1914-1979), saudoso fundador da Legião da Boa Vontade, que antevia no jovem José de Paiva Netto, que foi o principal assessor dele durante quase um quarto de século, o continuador natural do seu trabalho e o grande líder que se tornaria com o passar dos anos. Separamos algumas delas a seguir.

ZARUR NOMEIA PAIVA NETTO PARA A DIREÇÃO DA MOCIDADE LEGIONÁRIA

“[Isso] é com o Paiva, se não fosse o Paiva, não haveria programa. Eu digo isso nas bochechas dele, não é para agradá-lo. É porque ele se responsabilizou pelo programa. Se não houver uma dedicação como esta do Paiva... Como

meu Assistente para a direção da Mocidade Legionária: José de Paiva Netto.”

“Está aí um homem integrado no pensamento do presidente. Poderiam dizer: ‘— Mas o Paiva não tem tempo para estar lá no Casarão, dirigindo a Mocidade’. Mas ele está no programa diariamente. Então, a Mocidade [Legionária] estará no programa diariamente!” “(...) As forças do Alto já estão agindo aí. Vocês não estranhem se eu for chamado para o Lado de Lá, porque eles já estão preparando a fusão das Duas Humanidades. Quem é o mais categorizado para fazer isso? Sou eu. Pois bem, a Mocidade está sob o meu comando, e como meu assistente direto, José de Paiva Netto, que é um COLABORADOR FIEL, e só podem subir na LBV os que são fiéis ao Presidente. Claro!”

“E, quando o Paiva vai, é fogo, porque ninguém brinca em serviço com ele, é da minha

escola. Brincadeira é na hora da brincadeira, mas na hora de falar sério... hein?! Ninguém brinca com ele, é claro! Porque ele está sendo

preparado.”

“Contra fatos não há argumentos. Mas contra fatos não há argumentos mesmo! Se eu disser ao Paiva: Paiva, você hoje não vai dormir porque vai fazer isto assim, assim para mim. E digo-lhe mais: não sei onde está, eu sei que escrevi aí por 1957. Você que vai catar esse assunto e vai copiar. Eu quero isso amanhã na minha mesa às 3 da tarde. Esse bigodudo dá um jeito, acha o negócio, datilografa e não dorme, mas leva lá!”

“Mas honra seja feita: foi o Paiva! Ó rapaz, vem pra cá! Esse é pau pra toda obra. Veio pequeno para a LBV, plasmou seu Espírito na fidelidade, na amizade ao presidente. Bom, (...) o Paiva, se tem a distinção que eu lhe dou, é pelo seu merecimento, porque ele sabe tudo [sobre a LBV]!

Arquivo BV

Alziro Zarur e Paiva Netto, amizade firmada em Jesus!

ATITUDE LEGIONÁRIA

“Meus Amigos, meus Irmãos, a missão da LBV está num trecho chamado... — vamos ver a memória do Paiva, ver se ele acompanha o que o presidente escreve ou se é um blefe: eu quero aquela página que diz: ‘Vamos Respeitar Jesus’. Onde ela está? Tem um minuto para achar esse negócio. Vamos ver… [Passados pouquíssimos segundos…] Já achou! O rapaz promete! Promete!”

ALZIRO ZARUR, EM 1o DE OUTUBRO DE 1972

(Logo no início do 16o Congresso da Boa Vontade de Deus e 4o Congresso do Apocalipse de Jesus, em Ribeirão Preto/SP, Brasil, quando fez a Proclamação do Apocalipse).

O Alertamento de Jesus no Evangelho e no Apocalipse

Éemocionante observar que aquele mesmo sentimento de Amor e de Fé Realizante vivenciado pelos que ouviram o discurso de Paiva Netto, naquele 3 de julho de 2004, repetiu-se neste ano de 2022, ao explicar como compôs a música O Alertamento de Jesus no Evangelho e no Apocalipse, constante do Oratório O Mistério de Deus Revelado. Segundo o compositor, foi a forma que encontrou de acalentar os corações e defender o real valor das Profecias Divinas: “Mas, agora, para receber o Divino Mestre, conforme prometi, o Alertamento de Jesus. Porque isso aqui é entrarmos nessa vibração extraordinária de sobrevivência aos fatos anunciados no Apocalipse. Eu disse: o mal é que o ser humano sempre convivendo com as coisas trágicas, pensa que o Apocalipse é tragédia. Não! Ele mostra o resultado da semeadura humana. É carta de Amigo para amigo, porque anuncia com dois milênios de antecedência as dores semeadas por nós, seres humanos. Mas, em contrapartida, dá-nos a excelente notícia da Volta do Cristo. A Nova Jerusalém, Novo Céu, Nova Terra, a Árvore da Vida Eterna — do Fruto e da Sabedoria Perenes —, cujos frutos (são doze) alimentam os povos, a humanidade inteira, e suas folhas ainda servem para sarar as dores das nações. Doze são os meses do ano. Então, em nem um deles Deus deixa de nos dar o alimento divino de que necessitamos. Nem um dia, nem um segundo sequer. Nós é que, às vezes, somos tão distraídos. Vamos deixar

Salvador/BA

Egeziel Castro

Goiânia/GO

Arquivo BV

Maringá/PR

Ítala Kelly

“Hoje é um dia em que convoco vocês para uma grande marcha, porque a LBV tem muito que mostrar, de socorrer e salvar; mostrar que a Caridade não é um sentimento de tolos. É a misericordiosa Estratégia de Deus que, aliada à Justiça Divina — que não é a violência que homens inescrupulosos têm como tal —, estabelece nos corações a condição perfeita para que se governe, administre, empresarie, trabalhe, pregue, exerça a Ciência, elabore a Filosofia e se viva, com espírito de Generosidade, a Religião. É para isso que os convido. Jesus coloca nas nossas mãos, a maior riqueza: A Sua Palavra e os Seus Exemplos, que devemos proclamar e seguir respectivamente.”

PAIVA NETTO

Porto Alegre/RS

de nos distrair? O mundo está se transformando. As coisas estão acontecendo. Os Tempos chegaram!”

Na sequência, uma forte vibração foi percebida por todos os que estavam ligados àquele sagrado encontro, a ponto de sentirem a própria presença do Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, ao repetir com Paiva Netto a narrativa da composição O Alertamento de Jesus no Evangelho e no Apocalipse, registrado por Mateus, capítulo 24, e pelo Livro das Profecias Finais, 1:7. Formava-se, naquele momento, uma grande Corrente Ecumênica e Espiritual para receber o Divino Mestre, em especial, na passagem em que se vislumbra a Sua Volta Gloriosa ao planeta que Ele mesmo fundou por ordem de Deus: “Eis que Jesus vem com as nuvens, e todos os olhos O contemplarão, até mesmo os olhos daqueles que O crucificaram. E todas as nações da Terra se lamentarão sobre Ele. Certamente. Amém! E Jesus, o Cristo, reinará para sempre! Amém!”

Extremamente emocionado, o líder da LBV ficou entusiasmado com o público que em pé entoou a canção e concluiu: “O povo ouvirá vocês cantarem e pensará nisso que está aqui sem medo, mas com atenção, porque a Profecia toda cumprir-se-á”.

UNIR A HUMANIDADE DA TERRA À DO CÉU

Com o intuito de coroar a sessão solene, Paiva Netto convidou a multidão a proferir a Prece Ecumênica do Pai-Nosso, lembrando aos que o acompanhavam em sua preleção a nunca se esquecer dos próprios Anjos da Guarda para, assim, continuar a merecer a proteção deles. E, ao desejar que todos recebessem as Bênçãos do Cristo, encerrou sua mensagem bradando: “Ó Jesus,

cuja Misericórdia nos sustenta! Confiantes e tranquilos entregamos, mais uma vez, nas Tuas Mãos, renovando – como disse o nosso Irmão Dr. Bezerra de Menezes — a aliança que assinamos Contigo, com a seiva da nossa Alma, com a Caridade que semeaste em nosso Espírito e, com a decisão de seguir-Te aonde fores, e de não irmos aonde não trilhares os caminhos com os Teus Pés. A Ti, Jesus, servimos! A Ti, amamos! E a Ti, acompanharemos, além do Fim dos Tempos!”

Fotos: Emmanuel Zarur

Os jovens vibraram com a nova canção Nossa Escolha é Jesus!, inspirada na comovente página “Nosso lema, acima de tudo, em nossa vida, é Jesus!”, de autoria de José de Paiva Netto. A letra é de Aléxia França e a música de Michel Cardozo, com interpretação de Pâmella Bárbara, Caio Amorim e Coral Ecumênico Boa Vontade.

Um dia de eventos e de Arte com Espiritualidade Ecumênica

Antes da fala do Presidente da LBV, jovens de todas as idades participaram de eventos repletos de profundo sentimento de Paz e Fraternidade Universal, entre os quais a Cerimônia de Batismo Espiritual do Jovem Ecumênico da Boa Vontade de Deus, com a entrega de diplomas e distintivos da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, e o momento “Geração J, de Jesus!”, que contou com a intervenção de participantes e de números musicais que dialogaram com o tema central do encontro, colocando seus talentos e suas habilidades a serviço da Arte com Espiritualidade Ecumênica. Na ocasião, destaque para os lançamentos musicais e para as apresentações de sucessos consagrados na Comunicação 100% Jesus, além de um pot-pourri que valorizou o protagonismo regional com a participação de cantores por vídeo e banda ao vivo, contagiando o público.

Ao final do encontro, foi anunciado o tema da 48a edição do evento, com a seguinte tese do escritor Paiva Netto, também escolhida pelos jovens: “Desarmar os cora-

ções — Por uma Cultura de Boa Vontade

e Paz, nascida em Jesus”. A partir de julho deste ano até junho de 2023, essa temática será debatida pela Juventude Ecumênica de Boa Vontade.

Livro de Paiva Netto é sucesso em todo o país

Americana/SP

Fotos: Arquivo BV

Araxá/MG

Bauru/SP

Inhumas/GO Curitiba/PR

Rio de Janeiro/RJ

Engenheiro Paulo de Frontin/RJ Petrópolis/RJ

A Ciência faz história

Única brasileira na equipe responsável pela primeira foto do buraco negro Sagitário A*, Lia Medeiros, Ph.D. em Física pela Universidade da Califórnia, fala com exclusividade à BOA VONTADE sobre o feito

LEILA MARCO E JOSUÉ BERTOLIN

Colaborou: Juliano Carvalho Bento, físico com bacharelado e mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

shutterstock.com Em seu artigo “Hamlet, Einstein e a imprescindível intuição”, o jornalista e presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto, afirma que o ser humano geralmente alcança grandes descobertas acessando-as pelo sentimento, pelo amor à Ciência, e que esses fatos demorariam bem mais tempo para serem desvendados caso essa busca se desse apenas pela perspectiva material. No citado texto, ressalta o autor: “A intuição é a Inteligência de Deus em nós. O próprio Einstein (1879-1955) conta que muitas vezes pensava, pensava, pensava a respeito de um assunto da física, da matemática, da razão, do raciocínio e não conseguia obter resultado qualquer. Ia dormir e, em sonho, como ele mesmo relatou, descortinava-se, diante de si, o monumento do Universo, e, lá, a famosa Equação da Relatividade, E=mc², pairando no espaço”.

No caso em questão, mais uma parcela da Teoria da Relatividade Geral (TRG), um dos pilares para a Física moderna, só agora, mais de cem anos depois de ter sido concebida pelo famoso físico em 1915, começa a se comprovar. Recentemente, duas fotografias de buracos negros, mesmo que um tanto desfocadas, mostrando a silhueta escura da região envolta por um anel assimétrico de aparentado fogo, deram mais força às propostas dele, que transformaram o entendimento de espaço, tempo e gravidade, de movimento dos planetas e da contínua expansão do Universo.

O que são os buracos negros?

São regiões do espaço-tempo em que o campo gravitacional tem o poder de absorver tudo em sua volta, inclusive a luz. Não são “aspiradores cósmicos”, como alguns imaginam; por possuírem uma massa imensa, podem gerar um efeito gravitacional gigantesco suficiente para “segurar” o que atravessa o seu horizonte de eventos. Emoldurando os buracos negros, existe um disco de matéria com campos magnéticos próprios que rodam levando consigo o espaço-tempo em si, que produz calor e, por consequência, emitem raios X.

Para esse feito extraordinário, centenas de estudiosos, de diversas nacionalidades, recorreram ao Event Horizon Telescope Collaboration (EHT), que divulgou, em 2019, a primeira foto de um buraco negro (o M87) e, em 12 de maio de 2022, a inédita imagem do Sagitário A* (pronunciado “Sagitário A estrela” e abreviado como Sgr A*), um buraco negro supermassivo da Via Láctea, localizado a aproximadamente 27 mil anos-luz da Terra.

Fotografar o Sgr A* foi uma tarefa para lá de complicada, pois ele, embora possua uma massa 4,3 milhões de vezes maior que a do Sol, se encontra a uma enorme distância de nosso orbe. Por isso, os cientistas precisariam de um instrumento óptico do tamanho do planeta Terra para lograr sucesso, e foi aí que o EHT, uma rede que reúne oito radiotelescópios espalhados pelo mundo, entrou em cena, funcionando de maneira interconectada, comportando-se como um único aparelho gigantesco (veja a imagem na p. 89). Vale destacar que os radiotelescópios diferem dos telescópios comuns, pois captam ondas de rádio em vez de luz visível.

Entre os 300 pesquisadores de mais de 20 países e 60 instituições acadêmicas envolvidos na foto do Sagitário A* está a dra. Lia Medeiros, Ph.D. em Física pela Universidade da Califórnia e pós-doutoranda em Astronomia e Astrofísica no Instituto de Estudos Avançados, o IAS, da Universidade de Princeton (em New Jersey), ambas universidades norte-americanas. Ela é a única brasileira a fazer parte desse grande empreendimento científico e falou, com exclusividade, à Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV e internet) sobre esse trabalho. Durante a entrevista, alunos do Conjunto Educacional Boa Vontade, em São Paulo/SP, puderam dirigir algumas questões à cientista, que

Durante a entrevista, a astrônoma e astrofísica Lia Medeiros foi homenageada pelas alunas Amanda Campione de Souza e Débora Silva Medeiros, ambas com 6 anos, que estudam no Conjunto Educacional Boa Vontade, em São Paulo/SP. Na carinhosa mensagem, as duas meninas falaram do trabalho pioneiro da pesquisadora e destacaram que, na Instituição, são incentivadas a buscar os seus sonhos onde estiverem, inclusive, na área científica, na qual a dra. Lia é grande inspiração para elas e para os demais alunos da escola. “Amei! Meu Deus! Sim, espero ver vocês numa conferência daqui a alguns anos, viu? Adorei, amei ver as crianças, fiquei muito feliz. Muito obrigada a todos vocês, especificamente a essas duas meninas lindas que querem ser cientistas. Sim, venham! Estamos prontos, vamos ajudar em cada passo. Acho muito legal ver as mulheres na Ciência, realmente, estou aqui para ajudar as novas gerações!”, concluiu a especialista.

se empolgou com a curiosidade das crianças e dos jovens, em especial com o vídeo que duas estudantes produziram para homenageá-la, como se pode ver abaixo. A seguir, os principais trechos desse bate-papo.

Boa leitura!

BOA VONTADE — O que representa essa foto do buraco negro Sagitário A*, que está no centro da Via Láctea, para a comunidade científica?

Dra. Lia Medeiros — Muito obrigada pelo convite. Estou muito feliz por ter essa oportunidade [de estar na Super Rede Boa Vontade de Comunicação]. Bom, para muitos de nós, esse buraco negro tem um lugar especial, é o objeto astronômico preferido; então, ficamos bastante felizes em finalmente poder vê-lo, pois o estudamos há muitos anos, há décadas até. Podemos usar essa imagem para estudar a teoria da gra-

Dan Komoda/IAS

Lia Medeiros, Ph.D. em Física pela Universidade da Califórnia e pós-doutoranda em Astronomia e Astrofísica no Instituto de Estudos Avançados, o IAS, da Universidade de Princeton (em New Jersey), ambas universidades norte-americanas.

vidade de Einstein de um modo diferente, essa é a parte em que estou mais envolvida. Na verdade, está se examinando uma região do espaço por um novo parâmetro. Estamos testando um buraco negro que tem a massa diferente de todos os outros

COMO FOI POSSÍVEL CHEGAR A ESSA IMAGEM

Essa imensa façanha só foi possível pela criatividade de muitos cientistas, afinal, para tal feito era necessário um telescópio do tamanho da Terra. Por isso, as equipes do Event Horizon Telescope (EHT) contornaram essa dificuldade apontando radiotelescópios ao redor do planeta na direção do supermassivo Sagitário A*, que está no coração da Via Láctea, de modo que trabalhassem de maneira sincronizada, como uma só estrutura. Depois, para reunir e analisar todas essas informações, o EHT desenvolveu um algoritmo, sob a coordenação de Katie Bouman, engenheira do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que contabilizou esses dados, formando a imagem final.

que já foram usados para esse tipo de verificação. O público fica bastante animado com a imagem em si, mas ela é só o começo. Há muita análise que conseguiremos fazer depois, testaremos várias teorias, que têm sido criadas há décadas, que descrevem como a matéria se comporta em volta do buraco negro e cai dentro dele. Isso é importante, porque a matéria está tão aquecida que vira um plasma. Então, podemos testar a física de plasma usando esse objeto. O que vimos é que quase todas as previsões das simulações são consistentes com os dados, mas há uma que não, o que é bem interessante, porque eu sempre falo que a Ciência caminha mais quando acha algo inesperado, quando consegue provar alguma coisa errada. E temos visto que a

"A cada ano, a gente consegue fazer essas observações com telescópios adicionais; então, faremos imagens até melhores, estou bastante animada para isso."

variabilidade do objeto em si, real, é um pouco menos do que o previsto pelas simulações. Há coisas para se aprender diferentes do que tínhamos imaginado, o que me deixa mais empolgada.

BOA VONTADE — Poderia explicar melhor?

Dra. Lia Medeiros — Essa matéria que rodeia o buraco negro está sendo aquecida, e a luz que a gente vê na imagem não vem do buraco negro em si, mas da matéria. A simulação é complicada, porque lidamos com um plasma se movimentando dentro de um campo magnético, uma espécie de viscosidade diferenciada da que se está acostumada com fluidos. Nesse caso, cria-se uma turbulência magnética. Por exemplo, o Sol possui o mesmo mecanismo, essa reação do plasma com o campo magnético dele, são as mesmas equações que se estão testando. O buraco negro é interessante por si mesmo e por ser um laboratório excelente para outras áreas da Física. O que estamos vendo é que a matéria está rodeando e está entrando e saindo da imagem. É possível usar o mesmo vídeo, a mesma simulação, para descrever os dois buracos negros, o [que está] no centro da nossa galáxia e também o que foi fotografado anos antes, cuja imagem foi publicada em abril de 2019. O que é especial é a diferença entre o tempo. Se eu lhes mostrar um vídeo e falar assim: “Ah, esses 30 segundos são 1 ano para um buraco negro”, será 1.500 vezes mais longo o tempo, é a mesma variabilidade, só que o tempo em escala da variabilidade é diferente. (...) Foi preciso levar em conta que a imagem em si estava mudando durante o período que demora para coletar os dados suficientes para fazê-la. Então, a variabilidade é a parte difícil desse experimento, mas ficamos surpresos que ela seja menor do que imaginávamos.

BOA VONTADE — Você está se dedicando a esse trabalho há alguns anos, sendo a única cientista brasileira em uma equipe de mais de 300 integrantes, de 20 países. Como está sendo essa experiência?

Dra. Lia Medeiros — Eu participo há mais de sete anos. Todo o meu doutorado foi parte dessa colaboração, só que, há mais ou menos um ano e meio, eu comecei a coordenar o sexto artigo (que está focado em usar esses resultados para testar a gravidade) na série de artigos que publicamos com todos os resultados de Sagitário. Cada artigo tem dois ou três coordenadores que montam o time para esse trabalho, tem de liderar o grupo do começo até o fim e planejar tudo. A gente se esforçou bastante para acabar isso o mais rápido possível. É um projeto grande, as pessoas estão espalhadas pelo mundo todo, há várias dificuldades e obstáculos para superar. É emocionante finalizar um projeto desse tamanho, nenhuma pessoa podia ter feito isso sozinha, era preciso um time para chegar a esses resultados, que são realmente incríveis. Estamos felizes com o que conseguimos.

BOA VONTADE — Qual o seu próximo estudo em cima desse material?

Dra. Lia Medeiros — Eu ainda estou participando dessa colaboração, que fez observações também em 2018, 2021 e 2022. Na verdade, o que acabamos de publicar [do Sagitário A*] foi o resultado das observações de 2017. O M87 também é desse período. Nós observamos os dois buracos negros em 2017, e demorou todo esse tempo para publicarmos, porque é um trabalho bem complicado. A cada ano, a gente consegue fazer essas observações com telescópios adicionais; então, faremos imagens até melhores, estou bastante animada para isso. Em 2023, planejamos observar a onda

Telescópio na Antártica, que também faz parte do Event Horizon Telescope.

de luz, que tem um comprimento menor, de 1,3 mm. Na verdade, é rádio, como se o buraco negro estivesse transmitindo ondas de rádio, e a gente consegue usar esse material para fazer imagem, e, indo para um comprimento de onda menor, conseguiremos uma resolução maior.

BOA VONTADE — Qual foi o maior desafio para tirar a foto?

Dra. Lia Medeiros — Os dois maiores desafios para o Sagitário comparado com M87 são a variabilidade. Eu já falei um pouco sobre isso. É como se você estivesse tentando tirar uma foto do seu irmãozinho que não para quieto e aí fica tudo borrado. O M87 ficou paradinho para a gente tirar a foto, bem-comportado. O outro obstáculo que fez Sagitário ser bem mais complicado do que M87 é que a luz que detectamos em Sagitário tem de passar por metade da galáxia, porque está no centro da nossa galáxia. Então, existe um monte de coisas entre o buraco negro e nós, campos magnéticos que vão afetar a luz que observamos.

BOA VONTADE — O que se pode advir com mais essa confirmação da teoria de Einstein?

Dra. Lia Medeiros — A teoria da gravidade está sendo testada há 100 anos. O que é importante entender é que, quando se está estudando uma teoria, não quer dizer que todas as previsões vão estar certas. Por isso, é preciso testar várias previsões de jeitos e massas diferentes. Não é que a teoria da gravidade não foi testada antes, mas desse modo e com essa massa foi a primeira vez. Uma parte muito importante de um buraco negro é o horizonte de eventos. Isso é como se fosse uma distância que, se você chegar mais perto, nada mais pode escapar. Segundo a teoria da gravidade de Einstein, buracos negros têm que ter isso; portanto, uma das alternativas que se consegue é testar se esse objeto tem um horizonte de eventos ou não. Agora, a chance disso não ser comprovado ficou muito mais baixa do que antes. Mas o que isso quer dizer para o futuro? Gosto de falar que a maior questão na Física moderna

Curiosidades sobre o buraco negro Sagitário A*

Alguns fatos que já sabemos

Possui uma massa gigantesca de 4,3 milhões de vezes o nosso Sol. Seu diâmetro é de aproximadamente 23,5 milhões de quilômetros. O disco de acreção (o anel laranja que observamos nas imagens, formado pela nuvem brilhante de gás, poeira e outros materiais cósmicos) mede entre 5 e 30 anos-luz.

26 mil

A distância entre o Sistema Solar e o Sagitário A* é de 26 mil anos-luz. Para se ter uma ideia dessa grandeza, basta saber que a “luz” (ondas de rádio e raios X), com a qual os astrônomos identificam esse buraco negro, leva 26 mil anos para chegar até nós. Na verdade, o que enxergamos agora já é passado.

é como juntar a Física Quântica (que explica como funcionam coisas muito pequenas, a exemplo das partículas subatômicas) com a teoria da gravidade de Einstein. São duas teorias superimportantes, e estamos estudando cada uma separadamente há muitos anos. Nunca conseguimos encontrar nada errado com nenhuma delas. Não conseguimos juntá-las especificamente. Ao tentar usá-las juntas, cria-se alguns paradoxos. Por causa desses paradoxos, sabemos que alguma coisa está faltando. Quando comecei meu doutorado, pensei: quero usar o buraco negro no espaço para testar teorias fundamentais, algo que não havia sido feito ainda. E durante o meu doutorado, não só vimos as primeiras observações de ondas gravitacionais, que foi um ótimo teste de teoria fundamental usando o buraco negro no espaço, como também agora essas imagens deles, que é outro maravilhoso teste da teoria de Einstein. Presenciamos o início de uma era astrofísica de buraco negro no espaço como laboratórios.

The Event Horizon Telescope

Os radiotelescópios usados pelo EHT para observar o buraco negro da M87 e Sagitário A*, em 2017. (Imagem: NY Times)

J.C.M.T. and S.M.A. James Clerk Maxwell Telescope and the Submillimeter Array Hawaii

S.M.T. Submillimeter Telescope Arizona IRAM 30m Telescope Spain

Apesar da grande extensão, quando comparado, em termos astronômicos, por exemplo, com a Via Láctea inteira (uma galáxia espiral com 100.000 anos-luz de largura e 1.000 de espessura), ele é até pequeno, um objeto bem compacto e denso. L.M.T. The Large Millimeter Telescope Mexico APEX and ALMA Atacama Pathfinder Experiment and Atacama Large Millimeter/ Submillimeter Array Chile S.P.T. South Pole Telescope Antarctica

Estudantes da LBV são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico

Vinte e quatro alunos das séries finais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio do Instituto de Educação José de Paiva Netto (nem todos aparecem na foto), em São Paulo/SP, conquistaram medalhas na VII Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL): uma de ouro, sete de prata e dezesseis de bronze.

O resultado do certame, que ocorreu em duas etapas nos meses de setembro e outubro de 2021, foi divulgado em junho deste ano no site da OBRL. Os medalhistas, é claro, receberam as congratulações dos colegas e dos profissionais do colégio.

Destinada às escolas das redes pública e particular de todo o país, a iniciativa visa estimular a memória, a criatividade, a destreza e o pensamento lógico-analítico dos estudantes, bem como desenvolver a capacidade de concentração na solução de problemas.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas/SP, Rogério Menezes de Mello, recebeu no próprio gabinete, em 9 de junho, colaboradores da Legião da Boa Vontade, por ocasião da passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6). Na oportunidade, ele e profissionais da LBV conversaram a respeito das atividades desenvolvidas pela Instituição em suas unidades visando à sustentabilidade e ao cuidado com a Natureza. Mello também foi presenteado com um quadro alusivo à data, o qual fez questão de expor junto às demais honrarias da secretaria.

Na edição do dia 4 de junho de O Estado de S. Paulo, um dos maiores jornais do país, na seção de cartas dos leitores, o trabalho da Legião da Boa Vontade foi recomendado como imprescindível no combate à crescente insegurança alimentar no Brasil. O fato atesta a credibilidade da Instituição diante do povo, que confia na seriedade com que ela executa suas ações fraternas em prol de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Luzia Ribeiro Izabela Lobianco

Nosso muito obrigado à Lucilene dos Reis, da empresa L&F Painéis Digitais, que tem divulgado as ações da LBV em painéis distribuídos em São José do Rio Preto/SP, a exemplo dos que estão instalados no Plaza Avenida Shopping.

Trabalho da LBV é recomendado no Estadão

César Faria

Apoio à campanha Diga Sim! no Estado de São Paulo

A Prox Mídia, empresa especializada em mídia alternativa, destacou em seus painéis eletrônicos distribuídos por Campinas/SP o anúncio da campanha Diga Sim!, da LBV. Semelhantemente, o VT da iniciativa tem sido exibido todos os dias na programação da TV Band Paulista. A emissora tem uma ampla abrangência no interior de São Paulo, chegando a 5,8 milhões de telespectadores em 282 locais na região de Presidente Prudente, Araçatuba, Marília, São José do Rio Preto e Bauru. Nosso muito obrigado extensivo à TV Tem, que está veiculando a campanha também nas cidades de Itapetininga e Sorocaba.

A partir de São José dos Campos/SP, a TV Thathi SBT, pertencente ao Grupo Thathi de Comunicação, igualmente colocou no ar o VT da campanha Diga Sim! em Atibaia, Bragança Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Guararema, Ilhabela, Jacareí, Taubaté, entre outras. A TV Band Vale do Paraíba está reforçando a divulgação em outros municípios da região, como Aparecida, Caçapava, Monteiro Lobato, Paraibuna, Pindamonhangaba, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Luiz do Paraitinga. A todos esses parceiros solidários, os sinceros agradecimentos da Legião da Boa Vontade!

Genivaldo Marquiza

No dia 24 de maio, a TV Morena, afiliada da TV Globo, e a TV Guanandi, que integra a rede da Band, repercutiram a entrega de cobertores arrecadados por intermédio da campanha Diga Sim! às famílias atendidas pela LBV no Centro Comunitário da Instituição em Campo Grande/MS.

Reprodução BV

Fotos: Carla Monica

Em Belo Horizonte/MG, essa fraterna ação da LBV conta com o apoio da A3TV, que tem uma vasta rede de canais de TV e grande audiência no Estado.

Alex Dias

Reconhecimento e amizade fraterna

No dia 2 de junho, a equipe da LBV de Porto Alegre/RS marcou presença no prédio do Grupo Bandeirantes de Comunicação. A finalidade da visita era saudar Lisiane Russo (na foto, de casaco bege), que foi promovida a diretora-geral da empresa no Estado do Rio Grande do Sul. Ela é a primeira mulher a dirigir um veículo de comunicação da cidade. Ao saber que os colaboradores da Legião da Boa Vontade estavam no local, Lisiane logo transferiu uma reunião de planejamento, afirmando: “Fiz questão de recebê-los. A LBV é especial”. Na ocasião, a amiga de Boa Vontade recebeu, das mãos de Liliane Cardoso, uma camisa da Instituição e um cartão assinado pelas crianças atendidas pelo Centro Comunitário de Assistência Social da LBV na capital gaúcha. Aproveitamos para agradecer à emissora pela divulgação que tem feito da campanha Diga Sim!

TV Globo destaca entrega de donativos da LBV em São Miguel dos Campos/AL

Por meio de sua campanha SOS Calamidades, a Legião da Boa Vontade entregou, em 4 de junho, quatro toneladas em doações a famílias prejudicadas pelas chuvas em São Miguel dos Campos/AL. Os donativos contemplam cestas de alimentos não perecíveis, roupas, calçados e itens de limpeza e de higiene pessoal. A ação foi repercutida, pelo menos duas vezes, no telejornal AL1, da TV Gazeta, afiliada à TV Globo. Ao destacar o feito solidário da LBV, o jornalístico informou como as pessoas podem ajudar a Instituição para que mais benefícios cheguem a quem precisa, a exemplo de fazer doações pelo site lbv.org.

Em 2 de junho, Dia Nacional da República da Itália, foi lançada a versão digital em italiano da obra de Paiva Netto A Esperança não morre nunca (Editora Elevação, 2020): La Speranza non muore mai. O livro, cujo título original foi publicado durante a pandemia do novo coronavírus, a fim de ajudar as populações a superar este desafiador momento, estará disponível em mais de 60 lojas virtuais, com acesso em até 170 países.

Milhares de italianos já acompanham os escritos do autor por intermédio do blog dele (paivanetto.com), principalmente os que residem nas cidades de Bari, Bologna, Catânia, Florência, Gênova, Milão, Nápoles, Palermo, Roma e Turim. Com o trabalho literário traduzido, o escritor expressa, mais uma vez, a gratidão pelo prestígio que recebe na Itália, já que La Speranza non muore mai se soma a outro título de sua autoria já acessível aos leitores desse mesmo idioma: 101 Lezioni de Sapienza Spirituale (101 Lições de Sabedoria Espiritual).

Livro sobre Esperança ganha versão em italiano

Brincar: um direito de toda criança

Na Semana Mundial do Brincar, que ocorreu entre 21 e 29 de maio, crianças e adolescentes atendidos na Escola de Educação Infantil Alziro Zarur e no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Brasília/DF visitaram a exposição “Brasília 61 + 1 anos de história” no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), foram ao zoológico da cidade e participaram de oficinas de arte, de cozinha e da confecção de brinquedos com material reciclável. Toda essa diversão aliada a muito aprendizado ganhou destaque, no dia 26, em matéria de página inteira no principal jornal impresso da capital, o Correio Braziliense, além de várias outras mídias.

Na cidade de Teresina/PI, em 25 de maio, Alisson Barbosa, assistente social do Centro Comunitário da LBV, concedeu entrevista ao vivo para o jornalista Arimateia Carvalho, da Rádio e TV Jornal Meio Norte, sobre as realizações da unidade para sua importante campanha em favor da infância e da juventude.

Proteção ao público infantojuvenil

O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Campina Grande/PB promoveu, ao longo da semana de 16 a 20 de maio, uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (em 18 de maio). No dia 20, a programação foi concluída com a equipe do Conselho Tutelar, que esteve na unidade palestrando sobre o assunto aos usuários do serviço Criança: Futuro no Presente!

RBS TV repercute trabalho da LBV

LBV da Bolívia no canal Red Uno

Em Glorinha/RS, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV recebeu, em 22 de junho, a visita de profissionais da RBS TV, afiliada à TV Globo, que lá estiveram a fim de mostrar um pouco das atividades que são realizadas no local. Os amigos da emissora ganharam uma lembrancinha confeccionada pelas crianças atendidas. Valeu, RBS!

No dia 23 de junho, Roselí Garcia, representante da LBV da Bolívia, foi entrevistada pelo canal Red Uno, em La Paz, para transmitir as principais informações sobre o 24º Congresso Internacional de Educação da LBV, assim como apresentar destaques do que a Instituição tem feito em prol das famílias em situação de risco social naquele país.

LBV no combate à fome em Roraima

A Caravana da Boa Vontade passou por Boa Vista/RR no dia 23 de junho, quando 250 famílias em situação de vulnerabilidade social receberam cestas de alimentos. O benefício foi entregue em parceria com a Associação Roraimense de Pessoas Deficientes e do Espectro Autista e do Grupo Mães Anjos de Luz. Diversas mídias fizeram a cobertura da ação, como a Rede Amazônica, afiliada à TV Globo Roraima; a Tropical TV e a TV Imperial, afiliadas da RedeTV!; a TV Cultura; o Grupo Norte Boa Vista, ligado ao SBT; e a Rádio Tropical (94.1 FM). A influenciadora digital Gabriela Bezerra, que possui 108 mil seguidores em seu perfil no Instagram, também participou da iniciativa.

Ainda na Região Norte, 200 famílias, incluídas as de imigrantes venezuelanos, foram contempladas com gêneros alimentícios na cidade de Palmas/TO. Essa atuação solidária da Instituição contou com o apoio da equipe da TV Norte Tocantins, afiliada do SBT, que se encarregou da cobertura da atividade.

This article is from: