__MAIN_TEXT__

Page 1

Edição 35 | Abr/Mai 2020

NOSSA CAPA

Triz Pariz

SEU CLOSET

aquele up com as peças de outono ASTROLOGIA

Como é a chefe e a funcionária de cada signo

SOBRE ÉRAMOS SEIS, ARTE, MÍDIAS SOCIAIS E VIDA DE ATRIZ NUTRIÇÃO

Volte à dieta e conquiste o corpo dos seus sonhos HOME DECOR

um quarto pra chamar de seu

ESPECIAL #BENDITA8ANOS

FORÇA

feminina

#TBT: MULHERES QUE INSPIRAM NA CAPA DA BENDITA FORTE E PRÓ-ATIVA NA SAÚDE FÍSICA, MENTAL E FINANCEIRA MOMENTO DE MUDANÇA, TRANSFORME-SE TAMBÉM

CELEBRAR

Débora de Oliveira e sua casa em festa


editorial

A

edição comemora 8 anos da REVISTA BENDITA! Já estávamos com festa marcada para celebrar com nossas leitoras, mas acabou que tivemos a notícia da pandemia pelo corona vírus (Covid-19) e tudo mudou. Agora, a edição especial chega num momento muito delicado no mundo, que transforma as formas de se relacionar, trabalhar e viver. Inclusive, esta edição foi completamente atualizada com novas reportagens para chegar até você com as informações mais interessantes e para usar agora, como é um dos nossos lemas. Ah, e sempre com o astral lá em cima, porque temos certeza que tudo vai passar e seremos ainda melhores depois da pandemia. A super novidade é que estamos ampliando a participação de personalidades femininas de todo Brasil na capa - lembra, que até o ano passado, a BENDITA só trazia gaúchas ou residentes do RS? E para inaugurar esse novo momento, a #benditadacapa é a atriz paulista Triz Pariz, que acaba de participar da novela global “Éramos Seis”. Ela vai completar 19 anos em maio e já tem uma bagagem como profissional muito bacana. É ler e se inspirar! Como apoiamos que você #fiqueemcasa, trazemos matérias especiais com festa em casa, decoração de um quarto com tudo o que a gente ama, looks confortáveis, beleza que eleva a autoestima no dia a dia e como manter a saúde mental e física numa boa - também dicas para voltar à dieta. Nas seções de carreira e empreendedorismo, duas reportagens que vão te ajudar nesse momento. Uma trata da transformação digital e o que você precisa dar atenção. E a outra, bem voltada às empreendedoras, traça um mapa para seguir em frente com confiança e novas ideias. Inclusive leia tem coluna sobre o Google para os negócios. Use, este é o momento! Ainda tem astrologia com a personalidade de chefes e colaboradoras - imperdível! Acompanhem nossas novidades nas redes sociais da @revistabendita - vamos aprontar muita coisa para vocês estarem ligadinhas na gente! Beijos!

Patrícia Leão Ferrás Diretora


29 comportamento A segunda parte do plano para alcançar suas metas

índice

5

12

7

bem-estar Fique bem na quarentena com a mente e o físico

9

gastronomia Prepare um bolo especial no Dia das Mães

10

Débora de Oliveira e a festa temática em casa

nutrição hoje Veja como pode ser fácil retomar a dieta

celebrar

14

#bendita8anos Reveja quem já esteve na capa da Bendita em 8 anos de revista

bendita da capa Conheça mais Triz Pariz, a Lili de “Éramos Seis”

20 astral Como age a chefe e a funcionária de cada signo

22 trends Looks confortáveis para usar e combinar no Outono

home decor Projeto exclusivo para um quarto feminino dos sonhos

31

26 estilo de vida Cuide da beleza e do estilo no tempo livre da quarentena

40 empreender Mapa para empresas seguirem em frente durante quarentena


nutrição hoje

Tem exagerado? Como retomar a dieta

Tenha um objetivo e desafie-se, a exemplo de estar melhor que antes ou atingir o melhor corpo da vida Foto: Freepik

V

erão terminou! Muitas comemorações e festas aconteceram. As saídas da dieta foram mais frequentes, junto com consumo aumentado de bebida alcoólica e foi impossível não notar uma mudança corporal negativa. Os treinos também diminuíram. Alguém se identifica com essas constatações? A notícia boa é que você pode simplesmente retornar com tudo para a sua vida focada em saúde e prevenção. Inicie o quanto antes e logo verás muito resultado! E minha dica é ter um objetivo que te desafie, quem sabe: “ESTAR HOJE MELHOR QUE ANTES” ou “ATINGIR O MELHOR CORPO DA MINHA VIDA”!

Que tal? Nada melhor do que sermos nossa própria inspiração e buscarmos a nossa melhor versão. Pensando em te ajudar neste retorno a vida saudável e poder acelerar teus resultados, separei 20 Dicas muito Valiosas, que vão transformar sua vida. Vamos lá!

1. Elimine o açúcar; 2. Beba água em quantidade adequada; 3. Não tome nenhum tipo de refrigerante; 4. Reduza o pão branco ou tire ele da sua vida; 5. Fique longe de salames, salsichão, salsicha; 6. Evite os industrializados;

7. Consuma vegetais e legumes; 8. Reduza a bebida alcoólica; 9. Consuma alimentos integrais, cereais e sementes; 10. Reduza o excesso de café; 11. Prefira as carnes brancas; 12. Não esqueça de comer bem à tarde, para não ter muita fome à noite; 13. Reduza o jantar (não precisa cortar, mas reduza a quantidade de comida e consuma algo mais leve); 14. Inclua ovos em sua vida, com frequência; 15. Reduza o consumo de sucos de caixinha; 16. Prefira a fruta aos sucos; 17. Se você é daqueles que toma leite o dia todo, reduza a quantidade de leite de vaca para até 1 copo ao dia; 18. Durma bem; 19. Mexa-se, se movimente mais 20. Mude sua alimentação, cultive bons sentimentos, faça meditação quando puder, busque um esporte que te faça feliz!

Espero que tenham gostado. Vamos iniciar o ano com tudo e com muita disciplina! Por uma vida com mais e mais saúde Beijos da Nutri Aline Strunkis

Aline Strunkis

Nutricionista especialista em Nutrição Esportiva, Nutrição Estética e Emagrecimento. @clinicastrunkis


expediente www.revistabendita.com.br www.facebook.com/revistabendita (51) 98910.9496

colaboradoras

abril/maio

diretora e jornalista responsável Patrícia Leão Ferrás bendita@revistabendita.com.br

quem faz Design / Diagramação Criação Revista Bendita Assessoria Jurídica Ludwig Advogados Associados Circulação Porto Alegre, Região Metropolitana e Serra

aline strunkis

cheila garcia

Nutricionista

Arquiteta Urbanista

cris costa

isabel mitchel

Terapeuta Holística

Designer, Mkt e Tarô

lissandra wrege e chaiana neske Segmento Festas

mariele inghes

contatos Assinaturas – (51) 98910.9496 assinaturas@revistabendita.com.br Comercial – (51) 98910.9496 comercial@revistabendita.com.br Redação – (51) 98910.9496 redacao@revistabendita.com.br Endereço Rua Padre Réus, 1959/112, bairro Tristeza Porto Alegre/RS, Cep 91920-000 A Bendita Magazine é uma publicação da Artigos e opiniões emitidas são de inteira responsabilidade de seus autores, assim como o conteúdo dos anúncios. Proibida reprodução do conteúdo da revista sem autorização prévia.

CAPA Foto: Edu Rodrigues Maquiagem e Cabelo: Dani Kobert (DK+ER Studio) Assessoria: Márcia Dornelles Styling: Rubinho Barboza Triz Pariz usa conjunto Di Capra e acessórios acervo

renata maria

Consultora de Imagem

Psicóloga


bem-estar

Manual rápido de sobrevivência

E

m um período de isolamento social, muito se fala sobre saúde mental. Por isso, Tati Sincera, ativista bem-humorada do desenvolvimento pessoal, aborda de uma maneira bem leve a importância do autoconhecimento. A influencer digital e terapeuta preparou um manual de sobrevivência na quarentena dando cinco conselhos para suportar este período e não “surtar”. “Não falo sobre o Corona, mas sim sobre o ser humano e suas crises”. - Se as nossas crises estão pautadas nessa realidade, então é disso que precisamos falar. Afinal, por mais que cada pessoa tenha sua realidade, a máquina humana funciona de um jeito parecido de forma geral - diz. Ela se considera uma ativista que usa a profissão de influencer para difundir seu conhecimento. - Uma ativista do desenvolvimento pessoal acredita que este tipo de desenvolvimento é, em última análise, a salvação da humanidade. Por outro lado, a influenciadora do desenvolvimento pessoal informa e dissemina os conhecimentos envolvidos neste caminho - explica. Formada em Terapia Sistêmica, PNL, Constelação Familiar, Medicina Ayurvédica, Tethahealing, Renascimento e Liderança Comportamental, Tati separou cinco dicas ‘sinceras’ para ajudar no isolamento social: DICA 1 - LEITURA POSITIVA - Leia coisas boas na primeira hora do dia. Nada afeta mais nossa saúde emocional do que um turbilhão de notícias ruins para processar. Nosso cérebro não sabe diferenciar de imediato o que é real ou não. Primeiro ele reage e só depois ele faz uma ‘descarga química’ para liberar todo o estresse.

Foto: Divulgação

Lista da saúde mental e física com a terapeuta Tati Sincera Tati Sincera Especialista em Autoconhecimento, tem 13 formações na área, de Programação Neurolinguística à Astrologia (@tatisinceraa)

DICA 2 – BENEFÍCIOS DA ÁGUA - Tome água em temperatura ambiente ao acordar. Sim, precisamos falar de intestino! Ele é nosso segundo cérebro e um dos maiores causadores de crises de ansiedade quando não está funcionando corretamente. Afinal, é por ali que toda nossa descarga emocional é liberada, principalmente em momentos como o que estamos vivendo.

DICA 3 – LIBERE-SE EM EXERCÍCIOS - Movimente seu corpo. Eu, por exemplo, danço! As nossas articulações armazenam toxinas. Por isso, após uma massagem, sentimos alívio e liberamos esses acúmulos. O corpo também pode liberar essas toxinas por meio dos poros, urina e do ‘número 2’.

DICA 4 – ALIMENTAÇÃO NA HORA - Procure comer nos mesmos horários. Alterações no processo digestivo podem causar mudanças de humor, como raiva e irritabilidade. Hoje, muita das reclamações de falta de atenção ou instabilidade emocional são por questões como essa, das pessoas não saberem diferenciar fome de raiva. DICA 5 – AUTOCONHECIMENTO - Não se cobre tanto! Esse lance de continuar fazendo tudo acontecer com uma cobrança extrema vai te deixar mais doida ainda. Estamos em um momento de interiorização, momento de tirar a vida do modo automático. Precisamos estar presentes no dia de hoje, fazer dele uma oportunidade de aprendizado e ter o autoconhecimento como base para ficar forte, não só agora mas daqui pra frente.

revistabendita.com.br

7


Foto: Natan Sader

leitores

Curso ‘Consultoria de Imagem e Estilo’: Lediane Franco, Gisele Dutra, Joana Rodrigues, Vânia Lima, a Estilista Milka Wolff, a Consultora Renata Maria, Raquel Antoniazzi e Mariana Teixeira

capa da edição 34 | Dez/Jan/Fev 2020

Mande sua opinião e sugestões redacao@revistabendita.com.br Por questão de espaço, o texto poderá ser resumido a critério da redação.

“Três dias de uma experiência única e transformadora. Assim foi o Curso “Consultoria de Imagem e Estilo”, que ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2019, no Hotel Fazenda Pampas, em Canela (RS). A imersão foi ministrada pela Consultora de Imagem, Estilo e Desenvolvimento Renata Maria. No programa, ensinamentos teóricos, com apostila, e práticos. Durante os três dias, as alunas confraternizaram em um happy hour no Harley Motor Show, no piquenique preparado pela nutricionista Raquel P. Fernandes, aproveitaram a aula prática na Loja Pompeia de Gramado, visitaram o Museu da Moda, foram presenteadas pelo Prime Gourmet, Revista BENDITA e Cereais Naturale e exercitaram o autoconhecimento fortalecendo a autoestima. Para 2020, a nova edição está sendo preparada. Mais informações e inscrições pelo WhatsApp (51) 32110026. Instagram: @relookimagem”. Renata Maria “O Réveillon da BENDITA foi Top demais! Capa pra lá de especial, mulheres lindas desfilando com roupas maravilhosas e muito mais! Valeu cada segundo”. Maureen Nascimento “Que orgulho fazer parte desta história! Que alegria ser capa da revista BENDITA! Que honra ter minha caminhada reconhecida com respeito e carinho! Na festa de lançamento da BENDITA, eu e minha pequena passeamos de limousine. Que momento lindo! Inesquecível! Gratidão a todos que torcem por mim”. Simone Santos “Uma noite especial no Réveillon da Revista BENDITA com o lançamento da 34. edição que teve a estreia da coluna Celebrar assinada por mim e por minha amiga e parceira Chaiana Neske! Gratidão ao timaço que participou da produção da matéria: Mãos a Obra Ballons, Twins Paper Party, Joseane Graciano Fotografia, La Casa Cake, Laurentina Festas, Full Joy Festas e Afetos e Malu Doces Caramelizados; à Patrícia Leão, diretora da BENDITA, pela oportunidade ímpar, à Andreia Policarpo, da Closet7 pelo vestido branco bárbaro de corino vegano, à carismática apresentadora Simone Santos, capa da edição, pelo bate-papo e à Rita Galli, que prestigiou o sorteio que fizemos e ganhou o ingresso para a festa e para o passeio de Limousine Rosa!”. Lissandra Wrege “Foi maravilhoso o evento, me sinto honrada de ter participado como uma das Top 10 Beauty & Fashion”. Sandra Bianchi

8

revistabendita.com.br

“Bendita sejam todas essas mulheres destemidas que participam desta maravilhosa revista”. Ana Lúcia Rodrigues


gastronomia

Foto: Divulgação

C

Bolo do Dia das Mães

omo estamos mais em casa, que tal fazer uma surpresa para sua mãe, produzindo um lindo bolo em sua homenagem? Ou mesmo as mamães fazerem a festa nesta data especial com os pimpolhos? Então segue o passo a passo da receita de bolo de leite em pó com morangos, enviada pela equipe da Divino Fogão à Revista BENDITA. Ingredientes do pão de ló: 1 xícara de açúcar refinada | 1 xícara e meia de farinha de trigo | 5 ovos | 100ml de guaraná Ingredientes do recheio: 2 xícaras de leite ninho | ¾ de açúcar refinado | 200g de leite condensado | 200ml de creme de leite | 1 caixinha de morangos | 300ml de chantily pronto Ingredientes da geleia de brilho: 250ml de água | ¾ de açúcar refinado |1 colher de sopa de amido de milho | 10 gotas de corante vermelho Modo de preparo do pão de ló: Bata os ovos e o açúcar até obter um creme fofo. Em seguida, peneirar a farinha de trigo e misturar delicadamente ao creme com o batedor manual, sempre fazendo movimentos de baixo para cima. Unte uma forma com fundo falso com margarina e farinha de trigo. Despeje a massa e deixe assar a 180°C de 15 a 20 minutos. Modo de preparo do recheio: Em uma batedeira, coloque o leite condensado, o creme de leite, o leite ninho e o açúcar. Bata bem e reserve. Em uma vasilha, pique os morangos já higienizados, reserve alguns para decorar.

Modo de preparo da geleia de brilho: Em uma panela, coloque a água, o açúcar e o amido de milho, depois mexa até dissolver e acrescente o corante. Leve ao fogo baixo, até formar a consistência de geleia, deixe ficar morno. Montagem: Bata o chantily gelado conforme as instruções da embalagem até dar o ponto. Corte o pão de ló em duas partes. Molhe a massa com o guaraná e coloque o creme, em seguida os morangos. Depois, cubra o bolo com o chantily, alisando bem com uma espátula. Finalize despejando a geleia de brilho, deixando escorrer dos lados. Decore com os morangos inteiros. Tempo de preparo: 40 minutos.

revistabendita.com.br

9


Para ela

Imagens: Cheila Garcia

home decor

A coluna apresenta o projeto exclusivo de quarto com tudo o que as mulheres mais querem!

A

mulher contemporânea tem se desdobrado em várias para conseguir dar conta das tarefas do dia a dia e, sabemos o quanto é importante ter um momento de descanso e relaxamento em meio à rotina. Nesta edição de aniversário, trouxemos um ambiente totalmente dedicado às mulheres, para que possam se inspiram em um espaço projetado para desfrutar momentos únicos de auto cuidado e “recarregar as baterias”. Quem não gostaria de chegar em casa, e encontrar um quarto espaçoso, organizado e principalmente aconchegante? Pensando nisto, elegemos alguns elementos que transmitissem estas sensações, além de ser bem feminino e bonito. A ESCOLHA DOS MATERIAIS: Para garantir um recinto de descanso e relaxamento, optamos por usar elementos em tons suaves e que contrastassem com o dourado dos detalhes. O mármore branco Calacatta, presente no painel da tv e lareira, foi escolhido pelo seu fundo branco e por conter veios nas cores cinza e dourado. No sanitário, ele aparece no piso e nas paredes, na textura do porcelanato, hoje facilmente encontrado em grandes dimensões para reduzir emendas. Torna o ambiente sofisticado e muito “clean”. O piso foi projetado em madeira


Imagens: Cheila Garcia

natural e disposto na paginação tipo “espinha de peixe”. Os pisos de madeira voltaram com tudo e este tipo de disposição combina com vários ambientes e estilos, além de deixar o cômodo super aconchegante. Os móveis, também em tons claros, formam um misto de contemporâneo (exemplo presente no recamier e mesa lateral a ele) e o clássico (presente na cabeceira e mesas laterais à cama). O sanitário integrado ao quarto, através da divisória em vidro, permite maior amplitude no espaço. E é neste ambiente que a mulher irá relaxar na banheira ou até mesmo na hidromassagem vertical. Um luxo, não é mesmo? Um dos sonhos femininos: um closet inteirinho só para gente! Este ambiente tem muito espaço para organizar as roupas e acessórios. Foi projetado uma bancada com iluminação tipo “camarim” para se maquiar e conta com espelhos reguláveis para dar aquela conferida no look. Usamos para separar este ambiente, uma divisória com portas tipo camarão, em metal e vidro dourado espelhado, esta opção foi para que compor com os metais presentes nos

detalhes e para contrastar com as cores neutras das paredes e mobiliários.

#DicadaArquiteta

Se você busca sensação de bem-estar e relaxamento no ambiente de dormir, opte por cores neutras; procure usar iluminação suave (o uso de dimerizador é uma ótima sugestão para regular a intensidade da luz); procure manter o ambiente organizado e arejado; um aroma é sempre bem-vindo, encontramos no mercado vários difusores de ambiente que também podem compor na decoração, escolha o que mais agrada seu olfato e aproveite.

Cheila Garcia

Arquiteta apaixonada por idealizar espaços que proporcionem felicidade e bem estar aos clientes. Amante de viagens e animais, adora fazer novas amizades. cheila.garcia@gmail.com


celebrar

Celebrando em casa Fotos Alex Garcia

Páscoa é uma delícia, literalmente! A celebração com o tradicional almoço em casa, intimista e aconchegante pode ter um toque de exclusividade se itens do próprio acervo são usados na decoração. Dispostas a mostrar na REVISTA BENDITA como isso é possível, invadimos o apartamento da jornalista Débora de Oliveira para montar uma composição com direito à revistabendita.com.br 12 mesa posta. Inspire-se!


Fotos: Alex Garcia

No hall de entrada, o papel de parede e a mesa retrô foram convidativos para iniciar a produção. Thiago Corrêa, marido da Débora de Oliveira - que já foi capa da REVISTA BENDITA! -, sugeriu o uso de latinhas pintadas no tema que esqueceu de presentear no ano passado (risos!) e da adega de vinhos que estava na cozinha americana. Bingo! Giramos o móvel, inserimos duas mesinhas e colocamos as latinhas no chão. Pronto! Era a hora de começar a montar as mini tables! Para o apetitoso bolo caseiro da Dona Maricota, que também fez cupcakes de salivar, Débora selecionou a boleira branca. A petisqueira de cristal fez as vezes de bandeja e foi vestida com elegantes forminhas da Bell Fiori que, numa delicada harmonia, abraçaram doces da Priscialle. A confeiteira ainda modelou outras gostosuras em forma de coelhinhos, cenouras, ovos e pirulitos. Home Craft deu nova roupagem aos cestinhos, confeccionados em malha, e produziu sousplats, banquinhos e porta-guardanapos de orelhinhas em crochê. Um charme! A decoração, clicada com riqueza de detalhes por Alex Garcia, ficou ainda mais encantadora com a papelaria da Twins Paper Party, em especial com os coelhinhos que, além de ornamentarem a mesa posta, serviram de marcadores de lugar e mimo para os convidados.

Lissandra Coffy Cremonti Wrege e Chaiana Neske Lissandra é curadora da Full Joy Festas e Afetos, locação de peças decorativas @fulljoyfestaseafetos |Chaiana é especialista em realizar sonhos, dona da Laurentina, decoração de festas @laurentina.festas


bendita da capa

Triz, a arte desde sempre A

Por Patrícia Leão Ferrás Fotos Edu Rodrigues

doramos trazer mulheres talentosas, que fazem e acontecem. E Triz Pariz é assim, faz e acontece desde bebê! A paulista, que participou recentemente do remake de “Éramos Seis”, sempre teve a arte falando mais alto, seja como atriz, digital influencer ou quando era modelo infantil. A Revista BENDITA entrevistou a artista e agora mostra um pouco mais da vida dessa garota que sabe o que quer.

14

revistabendita.com.br revistabendita.com.br


CONJUNTO Di Capra | ACESSÓRIOS Acervo


Em qualquer profissão, não pode faltar vontade

16

revistabendita.com.br


Triz Pariz começou cedo à frente das câmeras. Com apenas um ano e meio, Beatriz Parizotto Cardoso já brilhava no mundo publicitário, como modelo. Com isso, foi muito natural para ela seguir a carreira como atriz. - A arte sempre esteve em mim. Para dizer a verdade, eu não tinha nem consciência e já fazia bem - conta a atriz que completa 19 anos no dia 16 de maio. Recentemente Triz interpretou a Lili no remake de “Éramos Seis”, novela global das 18h, ao lado de feras como Glória Pires. Antes, a paulista já era reconhecida como atriz mirim por sua participação na novela “Carrossel” (2014). Além da TV, a atriz ainda tem canal no Youtube e é super atuante nas redes sociais, em especial no Instagram. Sempre dividindo seus gostos, curiosidades e novidades com seus inscritos e seguidores, ela agora conta mais sobre sua vida, bastidores e rotina à Revista BENDITA. Arte e moda são as grandes paixões de Triz. E nas horas de folga, como boa taurina, ela gosta de comer, conhecendo bons restaurantes, gosta de pintar e curtir a natureza, principalmente no sítio de sua avó Estela. Inclusive, ela fala sobre os próximos planos, após acabar a novela, nas áreas que mais gosta: - Pintar é meu hobby favorito. Quero terminar um projeto que tenho, o de pintar os sete pecados capitais, como se fossem monstros. Já tenho dois quadros bem grandes prontos, fiz a inveja e a gula, e ainda faltam cinco. Então, acredito que eu vou terminar este projeto e depois os cursos. Pretendo fazer mais cursos de atuação, um de culinária e terminar o de inglês. Sou fluente, mas é sempre bom ter o certificado. Além das aulas, ela conta que gosta de sair com os amigos, passar o tempo com a família e o

namorado Léo, jogar RPG, ler muito - está lendo em torno de quatro livros por mês. Pretende viajar mais pelo Brasil. Ano passado, Triz chegou a viajar a trabalho como modelo e influenciadora digital à Inglaterra e Califórnia (EUA).

ALMA DE ARTISTA Quando questionada sobre suas lembranças mais remotas da infância, a filha de Pedro e Sandra destaca com afeto: - Sempre fui uma criança feliz, criativa e muito imaginativa! Em todas as minhas brincadeiras, eu resolvia criar de alguma forma. Acho que está no espírito de artista. Com minha família, sempre fui muito carinhosa, principalmente com meus pais e com minha madrinha. Na escola, as matérias preferidas dela eram Artes e História. E sobre as amizades, Triz mantém desde essa época. - Sempre fui muito seletiva, tanto que estou com o mesmo grupo de amigos de verdade desde o oitavo ano, há seis anos. Prefiro criar laços com poucas pessoas do que ter amizades superficiais e de montes. Já conciliar na infância, os estudos e o trabalho de modelo e atriz, ela afirma ter sido natural. - Tinha prazer em fazer e de forma nenhuma me atrapalhou. Com seis anos, eu entrei em um curso de teatro musical, fiquei até os 13 anos exercendo isso, enquanto estudava. Sempre me interessei por todo tipo de lazer visual, cinema, séries.

LILI EM ÉRAMOS SEIS Para se dedicar ao papel de Lili, Triz mudou-se de São Paulo para o Rio de Janeiro. Ela fala desse momento em que morou

sozinha pela primeira vez: - Uma experiência muito boa, porque gosto de ficar sozinha, já que tenho mais controle sobre a minha rotina e consigo me organizar melhor. A parte mais difícil foi ficar longe dos meus cachorros. Eles são como filhos. O meu namorado também fica em São Paulo, onde faz faculdade de Economia. Mas conseguimos levar bem o relacionamento à distância. Durante as gravações, Triz explica que sua rotina era “não ter rotina”. Uma vez por semana, recebia a programação da Globo e a partir daí, ela contruía sua agenda. E nos dias que não tinha que gravar, ía para São Paulo. Feliz com a repercussão de sua personagem na novela “Éramos Seis”, a atriz comenta que o público perguntava muito quando a Lili ia deixar o romance com Julinho, vivido pelo ator André Luiz Frambach, que fazia jogo duplo. Mas um final feliz para Lili já estava escrito. A personagem casou com Marcelo, interpretado por Guilherme Ferraz. E na cena final, Lili ainda se mostra grávida de seu amor. - O pessoal gostou muito da minha personagem. Várias pessoas me falavam que era a sua personagem favorita, que trazia uma leveza à história, porque tinha qualidades muito singelas. Ela era muito delicada e isso trazia um frescor para a novela. Repercutiu super bem. Triz compara as diferenças de ser uma jovem mulher na época que se passou “Éramos Seis” (entre 1920-1940) e nos dias atuais: - Percebo que naquela época, as meninas amadureciam um pouco mais tarde. Sinto que a Lili era infantil e inocente em muitos aspectos. O feminismo estava começando a aflorar de forma mais forte. Elas tinham bem menos voz do que hoje em dia, o que era muito negativo.


18

VIDA DE ATRIZ

DIGITAL INFLUENCER

A atriz destaca as atitudes essenciais para seguir na profissão e até mesmo para se destacar em uma carreira tão exposta. - Acredito que em qualquer profissão, o que não pode faltar é a vontade. A partir do momento que você tem vontade e dedicação, você pode exercer qualquer atividade. Claro, desde que esteja dentro da sua própria realidade. Mas acho que em qualquer outro trabalho, não só como atriz, modelo ou influenciadora, isso é necessário. Acho que é o básico. Mas em uma situação mais específica, acredito que há de ter a autenticidade, porque é uma questão de se destacar no meio artístico. De toda forma, tem muita gente de todos os meios possíveis, mas nessa área em especial ser autêntico é algo que te dá pontos, já que é um meio mais exposto e você acaba passando por essa seleção. A busca pela criatividade, incluiu a troca de seu nome. - Mudei meu nome por uma questão estética, sonora e artística também. Achei Triz Pariz mais bonito! Já para se inspirar na profissão, além dos estudos, Triz revela que presta atenção nas atuações e direção de filmes em gêneros específicos, com os quais ela mais se interessa. - Prefiro me identificar por obras e estudar atuações que eu gosto e não de algum ator em específico. Mas um nome que me veio à cabeça agora é a Fabiula Nascimento, quando atuou no filme ‘Estômago’. Margot Robbie, Julia Roberts e Cameron Dias são mulheres muito inspiradoras. A Natalie Portman também, que começou desde criança, fazendo ‘Profissional’, um dos meus filmes favoritos. São profissionais e já fizeram todo tipo de papel.

Como desde cedo esteve em contato com a moda e a beleza, foi natural para ela tornar-se influenciadora digital. - Comecei a ver a moda com mais atenção em 2015, quando passei a publicar sobre esse assunto no Instagram. Foi aí que iniciei no meio digital. No ano passado, comecei a cursar Design de Moda. Tive que trancar para começar a novela no Rio de Janeiro, já que a faculdade é em São Paulo. E quais as dicas de moda e beleza que mais funcionam para Triz? - Não tem nada específico assim. Depende do meu estado de espírito no dia, aí me visto de acordo. Um detalhe que não pode faltar no meu visual é fazer a sobrancelha. É a coisa favorita em mim! E um ritual que faço muita questão é o de acordar e lavar o rosto com água fria e sabonete de carvão ativado. Com um conteúdo bacana em suas redes sociais, cheio de dicas e direto ao assunto, Triz conquistou um número expressivo de seguidores no Instagram e inscritos em seu canal no Youtube. Perguntamos à ela, qual a fórmula para se tornar uma boa influenciadora: - Ter muita força de vontade e saber quem você é para saber se vender da forma certa para o público. Isso é muito importante.

revistabendita.com.br

TRIZ POR TRIZ - Sou uma pessoa bem prática, que tem na mente o que quer e faz todo o restante em função disso. Todo meu esforço, todo o meu trabalho é para alcançar os meus maiores objetivos. Também sou uma pessoa muito preocupada com aquelas que eu quero bem. E artista, principal-

mente! Logo que a pessoa me conhece, ela já percebe que a arte está de todas as formas em mim. Sou bem volátil e adaptável às situações. Positiva, Triz destaca que sua maior qualidade é a persuasão. - Sou ótima em persuadir! Isso me ajuda de diversas formas em vários momentos da vida. É claro, que eu sempre uso para o bem. Mas sou boa em argumentação, este tipo de coisa. Acho que é uma qualidade interessante em mim. E da mesma forma que sou boa em persuadir, também tenho bastante gás, garra, quando quero conquistar alguma coisa que de fato eu almejo. Quando tenho um sonho, eu vou até o fim por aquilo. Em contraste à garra para ir atrás do que quer, ela também fala do que precisa melhorar em si: - Acredito que eu seja um pouco impaciente. Tento me policiar muito, porque às vezes não consigo enxergar que uma coisa é crucial e simples para mim e que a mesma coisa possa ser difícil para o outro. Tento lidar muito com isso, porque é algo que eu espero do outro e não faz sentido. Ela afirma que tenta se policiar em relação a isso. - Às vezes deixo escapar com meus pais ou com meu namorado. Não é algo que me atrapalha, já me atrapalhou mais, mas hoje tenho plena consciência disso. Falando de sonhos e planos para o futuro, ela destaca seu amor à natureza e aos bichos - também é possível conferir pelas fotos que ela posta nas redes sociais -, Triz conta um de seus objetivos de vida. - Quero ter uma ong para animais de rua, é o meu maior sonho! Tudo o que eu faço é em função disso. Ter meu dinheiro para poder ajudar nessa causa.


LOOK Acervo

quando tenho um sonho, eu vou até o fim por aquilo

MAQUIAGEM E CABELO DANI KOBERT (DK+ER STUDIO) ASSESSORIA MÁRCIA DORNELLES STYLING RUBINHO BARBOZA


Signos no

trabalho

Imagens: Freepik

astral

A coluna Astral traz as principais características de comportamento das CHEFES e FUNCIONÁRIAS de cada signo. E para ter mais detalhes sobre a personalidade é sempre indicado fazer o Mapa Astral com profissional ÁRIES A CHEFE: general. É excelente, alegre e generosa, porém dá uma ordem que DEVE ser obedecida pra ontem. Impulsiva, às vezes esquece o que diz, melhor gravar pra ouvir depois. A FUNCIONÁRIA: rápida, inteligente e prática. Por vezes resmungona, pois receber ordens não faz parte do signo. Vaidosa, gasta mais do que pode. Às vezes, pregará mentirinhas. São ótimas com o público, comunicativas e têm alegria contagiante. TOURO A CHEFE: Faz o que ela manda se não quiser barraco na frente dos outros. Saiba seus limites, porque pra ela tudo que tem dentro do escritório é DELA, inclusive você! Sugira algo e ela dirá que não, mas depois repensa. Acha que pode fazer tudo sozinha, só que não. A FUNCIONÁRIA: pau pra toda obra. Faz tudo que é pedido. Às vezes, de forma lenta, mas firme. Quando fica chateada se arrasta e reclama de tudo. Anime-a com lanchinhos de preferência lights. GÊMEOS A CHEFE: workaholic. Mil ideias fervilham ali, portanto ouça e obedeça. Ela fica nervosa e nem sempre seu sorriso é de amizade. Insegura, ela precisa de apoio e meditação. Faz mil coisas ao mesmo tempo. Desenvolva o foco! A FUNCIONÁRIA: trabalha muito e sempre sabe das coisas. Se não sabe, com certeza minutos depois vai estar sabendo. Precisa da música pra ficar bem. Necessita de movimento, se não esmorece. Cursos lhe deixam feliz.

20

revistabendita.com.br

CÂNCER A CHEFE: maternal, mas não amiga! Mandona, pode ser dura nas colocações. Humor instável. É líder e precisa sentir que domina e conhece bem os funcionários. Tem relação emocional com o dinheiro. A FUNCIONÁRIA: atenciosa, gosta de agradar e trabalha com vontade. Sabe lidar com colegas e manipula o emocional de todos. Magoa-se facilmente. Um mimo de vez em quando fortalece sua fidelidade. Guarda segredos como ninguém! LEÃO A CHEFE: energia imensa de trabalho e pensa que todos são iguais a ela. Reina absoluta dentro do seu espaço. Indulgente com funcionários, enquanto respeita sua majestade. Inteligente e altamente capacitada. A FUNCIONÁRIA: aplicada e fiel ao seu trabalho, precisa sentir-se valorizada e elogios fortalecem sua dedicação e organização. São sinceras nas críticas sempre a fim de melhorar o ambiente e resolver os problemas. Precisam de autonomia pra brilhar. VIRGEM A CHEFE: crítica e exigente, nem sempre valoriza os funcionários como deveria. Leva um tempo pra saber o tamanho do seu poder. Observadora, sabe captar ideias e colocá-las em prática de forma construtiva. Sabe colocar cada um no seu devido lugar. A FUNCIONÁRIA: indispensáveis pela praticidade, agilidade e capacidade de compreensão. É boa ouvinte, mas nem sempre guarda segredo. Não a apresse ou critique. Aprecia o diálogo e é boa amiga. Preferem trabalhos rotineiros.


AQUÁRIO A CHEFE: ambição, visão ampla, inteligência arguta. Articulada, busca novidades para o crescimento dos negócios. Embora não seja um signo de liderança, ocupa bem seu lugar como chefe exigente e capaz. Nem sempre segue as normas. A FUNCIONÁRIA: às vezes desligada, outras bem envolvida com o trabalho. Gosta de inovação. Inteligente e perspicaz, pode dar soluções diferentes. Gosta de grupos e atua bem com eles. Precisa sentir certa autonomia. Não gosta de pressão.

LIBRA A CHEFE: demora a tomar decisões pela mania de perfeição. Quando erra, sofre. É generosa e amigável ou é intolerante e exigente. Exige dos funcionários o mesmo que faz ou mais. Não se iluda com o sorriso meigo, pra ela fim é fim. É líder. A FUNCIONÁRIA: prestativa, quer ser reconhecida por seu trabalho. Gosta de ambiente pacífico. É fiel enquanto tiver a recíproca. Progressista, gosta do belo e confraternizações. Se prometer-lhe algo, cumpra ou perderá sua fidelidade. ESCORPIÃO A CHEFE: pode ser indulgente até não aguentar e dar corte doloroso. Dada a pequenas vinganças pra mostrar quem manda. Observa e busca controlar a vida pessoal dos funcionários. A FUNCIONÁRIA: nem sempre organizada, mas atenta ao ambiente e às pessoas, é grande transformadora. Magoa-se facilmente e é vingativa. Arrepende-se depois do feito. Trabalhadora incansável, ciumenta, possessiva e sabotadora genial.

PEIXES A CHEFE: criatividade e conhecimento. Peca por dar muita oportunidade às pessoas desvalidas e sem caráter. Precisa aprender a ser mais realista, fria e prática. Cheia de atividades, é popular e conhece muita gente. A FUNCIONÁRIA: criativa, sonhadora, fora da caixa. Bastante competente, sente o local e as pessoas e, sendo amável, cria bom ambiente de trabalho. Inspirada e generosa se dá bem com todos. Não guarda segredos.

SAGITÁRIO A CHEFE: aventureira, alegre, ansiosa. Ou é desligada de tudo ou muito exigente. Ouve bastante, compreende os pontos de vista, mas não vai se deixar levar por lágrimas. Para ela, precisa ser eficiente e sem desculpas. A FUNCIONÁRIA: fiel e dedicada. Excelente para trabalho fora do escritório. Precisa de movimento, lugares e pessoas diferentes. Agitada e ansiosa, fala bastante. Tem força física e emocional. Pela sua força, quando negativa, pode ser um peso. Quando positiva, uma luz! CAPRICÓRNIO A CHEFE: alegre, vivaz e inteligente, é líder. Excelente executiva. Trabalha muito e com dedicação. Ama dinheiro e status pela segurança material. Nem sempre se cerca de boas pessoas e acaba confiando em quem não deve. A FUNCIONÁRIA: trabalhadora inteligente, articulada, organizada e séria nas obrigações. Competente, exige muito de si. Alegre e mandona. Possessiva e ciumenta do trabalho, colegas e chefia. Precisa ser valorizada.

(51) 98910-9496

Cris Costa

Professora em Terapias Complementares. Formação em Artes Visuais e Cênicas. Especialista em Astrologia, Florais, Reiki, Fitoterapia, Cromoterapia, entre outros diravennacris@hotmail.com


trends Outono chega e com ele, a dúvida: o que usar na meia-estação? A boa notícia é que assim como a estação que em um mesmo dia esquenta e esfria, a moda outono é super democrática.

a n a r i e t n I estaç~ao a i e m FOTOS VAGNER CARVALHO

Vestidos sim!

22

revistabendita.com.br

Misturar vestidos com botas, ankle boots, open boots e coturnos; abusar do mix de texturas e cores; usar a imaginação e exercitar a criatividade. Todas as tendências comprovam o que conferi na loja Surtadas no Estilo, da Adriana Falcão (E).


Atemporais

O clássico branco e preto é uma das opções para montar looks super autênticos e confortáveis. Outro clássico, o jeans, atualiza-se nos cortes e no toque cada vez mais macio, sem perder a pegada atemporal. Assim como as malhas e tricôs tecnológicos que equilibram a temperatura.


Usar sempre

É possível aproveitar as peças de primavera/verão e mesclar com casacos e jaquetas que aqueçam e tragam estilo. Um guarda-roupa inteligente é aquele em que há peças estratégicas, que podem nos vestir nas estações mais quentes e não precisam ser esquecidas quando o clima fica ameno.


Ouse nas cores

As cores também serão protagonistas na estação como visto neste editorial: tons de verdes, do luminoso ao militar mais opaco; azuis; laranjas; vermelhos; tons terrosos. Ouse neste outono/inverno!

Vale conhecer mais peças da Surtadas no Estilo! Além dos modelos que mostramos, tem para todos os gostos e atendimento com hora marcada. Acompanhe nossas redes sociais: @revistabendita @relookimagem @surtadasnoestilo ROUPAS E ACESSÓRIOS SURTADAS NO ESTILO | FOTOS VAGNER CARVALHO LOCAÇÃO SURTADAS NO ESTILO E BAIRRO IPANEMA

Loja de roupas femininas, acessórios, make, perfumaria e consultoria de estilos. Fone: (51) 99531-4443 | Facebook e Instagram: @surtadasnoestilo

Rua Arachanes, 189, bairro Espírito Santo Porto Alegre/RS

Renata Maria

Consultora de Imagem, Estilo e Desenvolvimento. Faz palestras e cursos de imagens pessoal e profissional relookimagem@gmail.com e redes sociais @relookimagem


estilo de vida

No tempo livre da quarentena

Influencer Marissol Savagin dá dicas de moda e beleza

Q

uer dar aquele up no visual, fazer teus dias mais glamourosos na medida certa e elevar a autoestima? Então confere as cinco dicas da digital influencer brasileira Marissol Savagin para executar, enquanto estivermos na quarentena. A especialista em moda e beleza, que atualmente mora e trabalha na Cidade do México, sugere que o período pode ser ótimo para organizar o armário e tirar um ‘Dia de Beleza’.

Dica 1: O Closet

- Já parou para analisar seu guarda-roupa? Precisa dar aquela organizada? Aproveite e faça uma limpeza do bem, aposto que tem várias peças, sapatos e acessórios que estão há anos ocupando espaço. Chegou o momento de desapegar e fazer uma boa ação. Pode ter certeza que alguém está precisando dessa peça de roupa, calçado, etc. Uma doação de coração vai te fazer muito bem.

Fotos: Divulgação

Dica 2: Adeus pijama!

- Geralmente ficamos mais à vontade quando estamos em casa e, sim, devemos ficar. Porém, a situação hoje é outra! Não precisa ficar de pijama ou com aquele look ‘desleixado’ todos os dias. Acredite, você bem vestida, mesmo que esteja casa, terá um dia mais produtivo, esteja você em home office ou não.

Dica 3: Glamour em casa Marissol Savagin Especialista em Moda e Beleza, modelo, digital influencer e ex-Miss São Paulo (@marissolsavagin) O período de pandemia do novo coronavírus é momento de ficar em casa e respeitar as recomendações de distanciamento social. Não está sendo fácil, mas pensando em tornar este período menos doloroso, a influencer preparou uma lista super produtiva. - Em casa, entediada, só olhando a TV e redes sociais? Pode ter certeza que todos estamos sofrendo com este período de incertezas e insegurança, mas que tal aproveitar melhor nosso tempo em casa? Use o tempo de isolamento para cuidar de si - diz.

26

revistabendita.com.br

- Saudades de se produzir? Tudo bem, não sabemos até quando vai a quarentena, mas que tal num sábado à noite você fazer algo diferente? Arrume uma mesa bonita, coma na varanda, no quarto... Inove! Faça algo diferente, se arrume como se fosse sair, coloque salto e aquela roupa que você adora. Por que não? Autoestima e bom humor são tudo nessa vida. Reclamar não vai solucionar nada.

faça um dia de modelo, olhe para o seu guarda-roupa como se estivesse em uma loja. Garanto que vai fazer diferença, você descobrirá peças que nem lembrava mais. A moda vai e volta, aproveite esse tempinho e se inspire, monte looks, tire fotos e quando terminar a quarentena já terá várias opções da moda para aproveitar e arrasar!”.

Dica 4: Looks e fotos

Dica 5: Dia da beleza!

- Você gosta de estar por dentro das principais tendências de moda? O inverno está chegando, sempre glamouroso, e algumas tendências serão capas, franjas, veludos, vestidos vermelhos, look black romântico, botas over the knee. Ou simplesmente

- Antes, com a correria do dia a dia, os rituais de beleza ficavam sempre por último e a gente acabava nunca fazendo. Esse é o momento! Máscaras de cabelo, de rosto, tratamentos caseiros, exfoliação e muito mais. A nossa pele e corpo agradecem”.


Foto: Jcomp /Freepik

mix

+Visibilidade para o meu negócio

A importância do Google Meu Negócio para sua Empresa

V

ou tratar sobre o Google Meu Negócio, ferramenta gratuita e de valor para a estratégia de marketing digital. As marcas se destacam nas buscas locais via Google Mapas e alcançam público potencial, com direção e credibilidade. Saiba mais: 1. VANTAGENS

Seu grande valor está, principalmente, voltado para pequenos negócios locais. Mas isso não impede de uma grande empresa também criar seu perfil e divulgar sua marca. A seguir confira as vantagens do serviço: Ferramenta gratuita para expor sua empresa junto ao Google; Propicia mais tráfego ao seu site; Permite que os usuários avaliem sua experiência com as marcas; Possibilita a empresa criar um site junto à ferramenta; Incentiva as visitas ao seu negócio; Agrega valor a sua estratégia de marketing de pesquisa; Fornece dados e estatísticas; Gera mais uma forma de relacionamento com seus clientes.

A ferramenta possibilita às empresas divulgar informaçõespertinentes aos usuários, como: nome e endereço da empresa, telefone de contato, horário de funcionamento, dicas sobre o nicho de mercado, lista dos

serviços e produto da marca. Além de poder também publicar postagens com as novidades, fotos da empresa e produtos, dicas da marca, etc.

Tende a atrair mais clientes, pois 93% visitam ou fazem contato com negócios com promoções, fotos e respostas. *Pesquisa realizada pela Provokers

2. O QUE INCLUI Divulgue as informações sobre sua empresa on-line, como dados de contato, missão, visão e valores. Interaja com o público-alvo através de comentários e feedbacks de clientes, de forma direcionada. Conquiste potenciais clientes. A ferramenta ainda possibilita direcionar links para o seu site e criar anúncios com base em localização através de campanhas no Google Ads, para alcançar o público.

4. DICAS PARA SEU SUCESSO Mantenha seu perfil atualizado; Gere interação no perfil da marca; Responda aos comentários; Poste fotos, vídeos e informações; Habilite botão “Reservar/Agendar” e a troca de mensagens (como um chat) apenas em horário comercial; Configure a conta para enviar mensagens automáticas de boas-vindas.

3. PESQUISAS APONTAM* 96% dos brasileiros usam a internet para pesquisar produtos e serviços de pequenas e médias empresas; Uma a cada duas pessoas confiam em comentários online, como pessoais; 77% leem comentários para tomada de decisão entre dois negócios; A cada 10 pessoas, oito usam o Google para se informar sobre marcas; 95% usaram o Google para comparar negócios antes de decidir o contato ou a compra; Empresas em destaque no Google têm 13 vezes mais chances de escolha;

(51) 98910-9496

Surgiu alguma dúvida sobre o assunto? Pode contar comigo!

Isabel Mitchell

Diretora de Arte e Marketing, Taróloga, com formação em Design Gráfico, Desenvolvimentos de Site, Marketing Digital. Sócia-proprietária da Anuki Agência de Criação, Marketing e Tarô. isabel@anukiagencia.com.br


bendita fit

Exercícios em família Atividades físicas em casa possíveis de incluir os filhos durante a quarentena

E

ncontrar um momento para praticar exercícios físicos com as crianças em casa neste período de quarentena pode parecer uma tarefa impossível, mas a personal trainer Gabriela Cangussu mostra que não é. Gabriela é responsável pelos programas de sucesso ‘Mamãe Sarada’ e ‘Família Fit’, da plataforma Queima Diária, que conta com opções de programas de exercícios físicos para fazer em casa. Ela dá dicas de exercícios físicos para realizar em conjunto com os filhos, contando apenas com uma bola. Confira e partiu colocar a família toda para treinar?

2 exercício 2: Prancha frontal alternando as mãos na bola o que trabalha: força, lateralidade e tomada de decisão com o estímulo da voz

como fazer: em formato de prancha, tocar a mão na bola quando ouvir o comando de “direita” e “esquerda”. Realizar o exercício por 1 minuto, repetir 3 vezes.

3

1

28

exercício 1: rotação de tronco entregando a bola o que trabalha: Tronco e coordenação motora como fazer: girar o tronco entregando a bola para a pessoa que está

exercício 3: giro em volta da bola alternando os pés o que trabalha: coordenação motora, equilíbrio e lateralidade. como fazer: tocar o pé na bola, alternando e girando em volta da mes-

atrás. Realizar o exercício por 1 minuto, repetir 3 vezes.

ma. Realizar o exercício por 1 minuto, repetir 3 vezes.

revistabendita.com.br


comportamento

Por que nao consigo realizar todas as metas? (parte 2) Mariele Inghes traça agora três pontos essenciais para quem quer mudar para viver os sonhos, principalmente nesta nova época

O

lá Bendita Leitora. Continuo aqui a responder a pergunta que abri na edição passada desta maravilhosa revista: por que não consigo realizar todas as metas? Trago três pontos internos da mente que precisam clarear para que se consiga atingir os objetivos: PONTO 1 - Entender se as motivações que nos levam a buscar tal meta fazem sentido verdadeiro, sustentável e consistente nas nossas vidas. PONTO 2 - Conhecermos todos prazeres da zona de conforto que precisamos abrir mão e se conseguimos realmente aguentar a dor desse despojamento. PONTO 3 - Analisar o que sabemos e não sabemos até o momento para chegar ao objetivo escolhido.

Abordarei esses pontos, com o exemplo de uma mulher de 59 anos, mãe de três filhos, aposentada de um cargo público que lhe reserva uma renda suficiente para si e seu/sua companheiro/a busca meu auxilio para passar numa prova da OAB, depois de muitas reprovações, pois quer advogar. Pergunto-lhe que propósito tem isso na sua vida. Ela responde: “para, com maior renda, poder ajudar meus filhos adultos”. Após muitos questionamentos construídos e respondidos na sessão de psicoterapia, ela percebe que esta razão não ajudará verdadeira e significativamente nem a ela e nem a seus

filhos, em suas etapas atuais de vida,a viver o que realmente eles podem e precisam viver, com todas suas forças e emoções. Qual a etapa de vida você está? E o que ela requer que você viva para que ela seja verdadeira, intensa e significativa? Esse motivo consciente não traz a energia suficiente ao ego para agir consistentemente em direção ao objetivo proposto. Assim mostro um motivo de uma meta traçada, que não sustenta ações de uma pessoa por muito tempo, ocasionando procrastinação e sentimento de fracasso. A partir desse insight, ela começou a buscar a razão genuína, que respondesse a uma necessidade interna, totalmente consonante apenas consigo. Analisou que advogaria para continuar sendo útil, sem necessidade primária e imediata do retorno financeiro desse serviço. Percebeu, que nessa etapa de sua vida, não carecia sustentar mais os filhos, não mais ser a mesma mãe que outrora vivera. Havia de ajudá-los a crescer de outra forma, reconhecendo as necessidades atuais deles, e não responder a elas da forma antigamente aprendida. Ou seja: Teve que abrir mão do conhecido e dominado na sua função de mãe, dos prazeres de ser mãe de filhos pequenos: sua zona de conforto, esclarecendo o ponto 2. Refletiu que a aprovação neste concurso e ser advogada não eram

Imagem: Freepik

~

necessidades iminentes; e reconheceu tudo o que já havia construído e vivido. Assim com sua autoestima recuperada e ansiedade mais aliviada, pode comigo pensar objetivamente sobre a forma com que vinha se preparando para a prova. Reconheceu seus pontos fortes e fracos, percebeu que não precisava estudar para aprender a advogar, mas sim se preparar para acertar questões. Decidiu não ter aulas, revisar conteúdos e treinar questões. Uma prova não mede nem define quem somos, como pessoa ou profissional. Mede se treinamos bem para tal. Assim esclarecemos o ponto 3. E você, sabe responder essas questões frente a cada meta traçada em sua vida?

Mariele Inghes Psicóloga, Especialista em Equilíbrio Emocional e Produtividade E-mail: minghes@hotmail.com Instagram: @marielemginghes


carreira & negócios

A nova transformação digital

D

esde a primeira Revolução Industrial, a sociedade segue evoluindo em ritmo acelerado. De lá para cá, presenciamos a invenção dos computadores, smartphones e o nascimento e popularização da Internet. Agora, entramos na chamada 4ª Revolução Industrial ou Indústria 4.0, uma era de novos modelos de negócios e de quebra de paradigmas. A nova onda de transição, impulsionada pelo mundo corporativo, vai além da adoção de tecnologias e invenção de objetos inteligentes, ela altera a forma como vivemos, nos relacionamos e trabalhamos: é a Transformação Digital. E essa nova revolução está mais pautada nas pessoas do que nos softwares, de fato. O mundo está mudando e nós temos que mudar também. Tudo isso afeta diretamente os trabalhadores. Neste novo cenário conectado e digital, aprender a usar as novas tecnologias é o básico. O profissional do futuro - que na verdade já chegou - precisa estar preparado para desconstruir boa parte dos seus conceitos e criar outro mindset. Ou seja, reorganizar seus pensamentos e a forma de encarar o cotidiano, tanto na vida pessoal, quanto no trabalho. Quando falamos em automatização, surge o tema do desemprego. A máquina vai mesmo substituir o homem? Não! Mas a expansão das novas tecnologias altera o formato de trabalho. Vamos imaginar a rotina de um atendente de contact center. Anteriormente, era essencial falar bem e ter desenvoltura com o público. Agora, também é necessário saber lidar com software de atendimento online e estar conectado a tudo que acontece ao seu redor. Nessa trajetória, a interação no ambiente digital tem um papel significativo. Como é o caso dos pro-

30

revistabendita.com.br

cessos seletivos. A busca por um novo trabalho começa no Facebook e LinkedIn - são nesses canais que as pessoas ficam sabendo das vagas e é por lá, que elas se candidatam e iniciam o primeiro passo do processo. E como as empresas podem lidar com a Transformação Digital? Investindo em uma cultura organizacional pautada no lado humano, considerando que a organização é formada por pessoas que têm suas expectativas e sonhos. A área de recursos humanos e as lideranças devem trabalhar juntas para criar um ambiente inclusivo e uma cultura digital. O colaborador precisa saber o que está acontecendo, em tempo real, e participar ativamente da mudança. A comunicação transparente é essencial para criar pertencimento e gerar engajamento. Se a companhia adotar a política de home office, modelo de trabalho que cresce na Era Digital, é importante desenvolver mecanismos para manter o funcionário conectado, com um rodízio presencial, reuniões de vídeos e/ou encontros semanais. Criar dinâmicas que façam ele se sentir fisicamente próximo e um membro com voz ativa. O grande desafio da transformação digital é que não há receita, pois falamos de pessoas, com capacidades distintas de adaptação e aprendizado. Toda mudança é desafiadora, gera medos e inseguranças, mesmo quando é para melhor. O ser humano passa pelo processo de entendimento e absorção do impacto para ter resiliência.Outro fator importante é o convívio de diferentes gerações. A empresa pode criar ações para equilibrar essa relação, valorizando a experiência, mas também dando espaço para o novo. Por fim, a conscientização do colaborador, sobre a importância de assumir o protago-

Foto: Divulgação

A pandemia impulsiona a 4ª Revolução Industrial ou Indústria 4.0, uma era de novos modelos de negócios

José Carlos Nascimento Diretor de Recursos Humanos da AO³ Tecnologia nismo da sua carreira e evolução. A empresa provém as ferramentas e cria um ambiente interno propício, mas o colaborador escolhe se quer ou não embarcar nessa jornada. Cabe a cada pessoa avaliar os seus pontos de melhoria e buscar a capacitação e adaptação necessária para esse novo mundo que está surgindo. A digitalização é uma constante. Quem não se adaptar, estará fora do mercado. Isso para determinados perfis de profissionais será um choque, mas é realidade e não escolha. Do ponto de vista dos negócios, a companhia deve traçar uma estratégia, mapeando os seus objetivos e o que é necessário fazer para chegar lá. Investir na capacitação e desenvolvimento do seu público interno, prover a comunicação transparente e um trabalho de cultura com foco nas pessoas. Compreendendo que a mudança é um processo que leva tempo. Porém, ela traz inúmeros benefícios: funcionários motivados contribuem para a eficiência operacional. Resumo: investir na transformação digital, considerando a humanização, é o caminho para conduzir a empresa a outro patamar competitivo.


especial aniversário

Bendita faz 8 anos!

A pedidos de leitoras, na edição de aniversários da Revista BENDITA, trazemos as 34 mulheres que já foram capa

Foto: Rafael Borges/Bendita

E falando em mulheres reais, a BENDITA é pioneira no Sul em levantar esta bandeira: de que todas mulheres podem e devem ser como elas quiserem, felizes da maneira que são, sem ter que seguir “padrões” antigos e estabelecidos por quem não “paga suas contas” e acha

“Quero fazer as pessoas se transformarem do nível de tristeza para o nível de alegria” Rosalia Schwark

que pode opinar na aparência, intelecto, atitude, avanço profissional ou sentimentos de mulheres bem resolvidas. Porque até mesmo aquela que está dentro do padrão tem suas inseguranças e trabalha duro para estar onde está. E isso nos aproxima mais e mais. E lá em 2012, já apoiávamos e mostrávamos os trabalhos dos grupos femininos. Novinhos na época, com a sede de promover encontros, debates, negócios ou simplesmente confraternizar unidas. A BENDITA acredita na união, companheirismo e alianças que fortalecem as mulheres: a sororidade. Sempre vamos apoiar grupos e confrarias femininas, que aqui podem dar voz aos seus talentos e projetos. Agora, relembre as mulheres inspiradoras, que contaram suas histórias de vida e foram capa da BENDITA.

“Sou capricorniana, aquela coisa meio detalhista, justa. E cavalo no signo chinês, aquele bem exibido!”

Foto: Micheli Karoly/Bendita

A

Revista BENDITA entrou em circulação no Rio Grande do Sul há oito anos, em março, mais precisamente no dia 8, o Dia da Mulher. A ideia original partiu de trazer às leitoras gaúchas um conteúdo inteligente e prático, para usar imediatamente. Que atendesse o anseio feminino por informação para seu crescimento pessoal e profissional, novidades em diversas áreas - pois a mulher está em todos os segmentos -, além de inspirar com histórias de mulheres reais.

Tânia Carvalho

Edição 1 (2012)

Edição 2 (2012)


Rosane Marchetti

Maira Caleffi

Evelyn Cademartori

“Filtrar o que é relevante para nós mulheres e o que não for, é só consenso de sociedade, aí ignora”

Foto: Lisa Roos/Bendita

Edição 4 (2012) Foto: Micheli Karoly/Bendita

Edição 3 (2012)

“As pessoas podem usufruir de todas suas vitórias. É nossa finalidade ser feliz”

“Essa história de submeter a certas situações e ‘engolir sapo’, não. Isso não cabe mais, dá doença”

Foto: Rafael Borges/Bendita

Foto: Micheli Karoly/Bendita

“Não teria tanta gente necessitada se tivéssemos a consciência de que cada um pode fazer a sua parte”

Carla Fachim

Edição 5 (2012)

Edição 6 (2013)


“Quando nasci, minha mãe disse à minha madrinha: ‘toma aqui a futura Miss Brasil’”

Foto: Jorge Scherer/Bendita

“Adoro brilho e o que me dá prazer é estar em um lugar onde nunca fui” Patrícia Parenza

Foto: Lisa Roos/Bendita

“Eu prego que faça o bem, não olhe para quem, e isso voltará para você” Patrícia Pontalti

Deise Nunes

“A melhor parte de mim está nos meus livros e na maternidade” Leticia Wierzchowski

“Nós mulheres acolhemos melhor. Temos a habilidade natural de cuidar”

Foto: Lisa Roos/Bendita

Edição 8(2013) Foto: Lisa Roos/Bendita

Edição 7 (2013)

Patrícia Fossati Druck

Edição 9 (2013)

Edição 10 (2013)


Carolina Bahia

“Uma internauta grávida perdeu o nenê e entrou em depressão. Aí uma pessoa indicou ver meus vídeos. Aos poucos, ela foi saindo da depressão” Alice Salazar

“Não exagerar em nada na vida. Porque senão a gente coloca muito foco numa coisa e não é bacana”

Foto: Ricardo Lage/Bendita

Edição 12 (2014) Foto: Lisa Roos/Bendita

Edição 11 (2013)

“Apesar de ser independente, ter meu trabalho, minha vida, prezo muito a proteção que sinto ao lado dele”

Foto: Lisa Roos/Bendita

Foto: Marcia Beal/Bendita

“Vai chegar o momento em que ser ou não mulher em altos cargos não será mais notícia”

Jaqueline Meneghetti

Alice Bastos Neves

Edição 13 (2014)

Edição 14 (2014)


“Quando a gente quer, a gente consegue. Nós mulheres temos esse poder”

Foto: Jorge Scherer/Bendita

Shana Müller

Foto: Lisa Roos/Bendita

“Meus pais me incentivaram a ter as rédeas da minha vida”

Vanessa Uflacker

“Eu digo o que sinto, o que penso, brigo, faço as pazes. Mas sempre prefiro falar, ‘dar a real’”

“Enfrentar a vida com alegria é uma grande receita de sobrevivência” Isabel Ferrari

“Fico tão feliz quando vejo pessoas completamente diferentes das outras” Laura Medina

Cris Barth

Edição 17 (2015)

Edição 18 (2015)

Foto: Betania Lusa/Bendita

Edição 16 (2014) Foto: Lisa Roos/Bendita

Edição 15 (2014)


“O mundo perfeito ia enxergar todas as pessoas como seres humanos, independente do sexo que elas têm”,

Foto: Paloma Fantini/Bendita

Foto: Jorge Scherer/Bendita

“A gente não revida, aprende e não passa por cima de ninguém. Cada um tem o que é seu”

Rodaika

Paloma Poeta

“Nunca tive chance de chegar com nota baixa. Isso se reflete hoje. Tudo o que conquistei, devo aos meus pais”

“Às vezes nem é comigo, sou muito ‘mãezona’, mas assumo a frente” Tati Portella

Foto: Daniel Scherer/Bendita

Edição 20 (2016) Foto: Jorge Scherer/Bendita

Edição 19 (2016)

Rafaela Zanella

Edição 21 (2016)

Edição 22 (2016)


Cristina Ranzolin

“Sempre acho que vai dar certo. Quando dá errado, digo que é porque vai dar certo de outro jeito”

Foto: Vini Dalla Rosa/Bendita

Foto: Daniel Scherer/Bendita

“Gosto de coordenar tudo. Sou feliz quando estou como ‘polvo’”

Claudia Bartelle

“Deixando rolar, comecei a me permitir fazer coisas, que nem me passavam pela cabeça” Lúcia Mattos

Edição 25 (2017)

“A gente tem que ter coragem e saber que a nossa vida é uma só” Simone Leite

Foto: Betania Lusa/Bendita

Edição 24 (2017) Foto: Daniel Scherer/Bendita

Edição 23 (2017)

Edição 26 (2018)


“Desistir é uma palavra que não existe para mim” Daniela Ungaretti

Foto: Betânia Lusa/Bendita

Foto: Danii Scher/Bendita

“Se algo dá errado, faço a técnica do palhaço: levanto e dou uma gargalhada” Angela Dippe

Débora de Oliveira

“Sou mutante! A cada ano que passa, olho pra trás e já faria coisas diferentes”

Foto: Lufe Torres/Bendita

“No meu ambiente, a mulher sempre fez e sempre pôde”

Edição 28 (2018) Foto: Lufe Torres/Bendita

Edição 27 (2018)

Mônica Fonseca

Edição 29 (2018)

Edição 30 (2018)


Eduarda Streb

Anaadi

“Acredito que tudo tem um lado bom na vida “ Cris Silva

Edição 33 (2019)

“Alimento a minha fé, como eu alimento o meu corpo” Simone Santos

Foto: Lufe Torres/Bendita

Edição 32 (2019) Foto: Lufe Torres/Bendita

Edição 31 (2019)

“Estando feliz, a gente emana isso e faz o bem

Foto: Lufe Torres/Bendita

Foto: Dionathan Santos/Bendita

“Quem ainda não entendeu o valor das mulheres tem que se dar um ´F5´urgente”

Edição 34 (2019)


toque de empresária/o

Momento de avaliar seu negócio

N

os últimos dias, a maior parte dos empreendedores brasileiros foram impactados por notícias negativas a respeito da disseminação do novo coronavírus, o que acarretou a paralisação das atividades e, consequentemente, da nossa economia. No entanto, este não é momento de quem tem uma micro, pequena ou média empresa estagnar. Ao contrário, é hora de retomar o controle. Sei que boa parte dos empresários está em desespero pelas contas que vêm pela frente, para honrar os pagamentos dos colaboradores e fornecedores e até para não precisar tomar medidas mais drásticas. Sei que não é simples e não é fácil, mas este é o momento ideal de parar e olhar para dentro da sua empresa. Que tal fazer o que ninguém fazia enquanto o barco estava cheio de gente e, ao mesmo tempo, repleto de problemas? HORA DE ARREGAÇAR AS MANGAS

Analise aquele controle financeiro, contabilizar de forma minuciosa o que entra e o que sai, fazer a análise de cada despesa, verificar o controle dos gastos, estudar as metas de redução, negociar com fornecedores, calcular o preço do seu serviço ou produto, pensar novas estratégias de precificação e avaliar novos canais de vendas. Pode não parecer, mas agora é a hora de ponderar e, principalmente, planejar! Você se lembra de que a qualidade e desempenho da sua equipe incomodavam, mas não havia tempo para ver onde estavam as falhas? Então! Este é o momento de estudar ponto a ponto: os processos de produção, as técnicas de vendas, o controle de estoque, os processos de logística, o pós-venda e o atendi-

40

revistabendita.com.br

mento. Agora que o fluxo de atividades é menor, vale criar planos de ação para começar a executá-los de um jeito novo e mais assertivo assim que a rotina voltar ao normal.

Foto: Divulgação

empreendedor(a) não deve estagnar na pandemia! reveja ponto a ponto para conduzir a retomada do controle

BLOCKBUSTER X NETFLIX

Agora é o momento de enxergar novas oportunidades e preparar o lançamento de produtos e serviços. Se antes você não vendia pela internet, agora precisa vender, porque o cliente não vem até você. Não tem estrutura para entregar? Encontre o caminho para desenvolver e precificar essa entrega na porta do cliente. Seu produto ou serviço não pode ser entregue na casa das pessoas? Atenção! Essa foi a mesma afirmação feita pela Blockbuster quando escutou a ideia da Netflix. O problema que você enfrenta hoje será a mola propulsora para fazê-lo avançar. Depois desse período, você se tornará melhor e maior. DONO DE EMPRESA OU EMPREENDEDOR

É tempo de separar o joio do trigo. É hora de entender quem tem empresa e quem é empreendedor. O primeiro “toca” o negócio e, quando há mudança do mercado, paralisa e não encontra caminho a seguir. Seus objetivos mudam e sua decisão é fechar as portas para evitar mais prejuízos. O segundo empreende e sabe que o negócio é o caminho para um objetivo maior, por isso ele busca se adaptar às mudanças e aos obstáculos. Trabalha para encontrar soluções a fim de manter a empresa e decide continuar até atingir seu objetivo. FORTALECER PARA CRESCER

Agora é hora de se fortalecer. Aqueles que não suportarem ou não estiverem dispostos ao enfrentamento vão fechar as portas. Consequentemente, entregarão os clientes que ficarem desamparados “de bandeja”

Haroldo Matsumoto Especialista em gestão de negócios e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa àqueles que permanecerem no mercado. É comum que em momentos como esse, algumas empresas cresçam com o fechamento de outras. SEJA COMO A CARPA!

Para finalizar, queria contar um pouco a você sobre as carpas, aqueles lindos peixes ornamentais muito apreciados pela cultura oriental e encarados como símbolos de sorte, perseverança e força. As carpas vivem 70 anos. Algumas chegam a 200 anos. Elas sobrevivem aos mais diversos ambientes e podem resistir a temperaturas abaixo de 0 e acima de 28º. Elas, inclusive, são parte de uma lenda chinesa muito inspiradora. Essa lenda diz que na época da desova, as carpas nadam contra a correnteza e sobem cascatas. Assim que ela enfrenta todas as dificuldades e atinge seu objetivo, que é chegar ao topo, se transforma em dragão. Esse é o reconhecimento por sua bravura e determinação. Sejamos como as carpas no mundo dos negócios. Com bravura e determinação, sem dúvidas poderemos superar as adversidades que se apresentam e encontrar nosso reconhecimento em um futuro próximo!


GUIA DE

COMPRAS 

Jeikoa

 

        

Para encomendas consulte-me no telefone: (51) 9.9918-0429

            

   � ��  �       �  JEIKOA.VEGANA (51) 9 9969-1620

Nos siga nas redes sociais: @docesartesanais_cf /ConfeirariaArtesanalCF

VocĂŞ tambĂŠm pode ter meus produtos em sua loja, entre em contato! Tortas Bolos Docinhos


Profile for Revista Bendita

Bendita 35  

Advertisement
Advertisement
Advertisement