Page 1

09 de Fevereiro de 2018

EDIÇÃO Nº 31


Editorial Verão quente! E cá estamos para mais uma edição! Tal como dissemos, a pouco e pouco, vamos melhorando aquilo que queremos melhorar e pensamos que o resultado está à vista de todos. Claro que não há milagres, mas sim “team work”… Uma equipa cada vez maior e cada vez mais em sintonia com aquilo que se pretende. Bruno Taveira, Teresa Costa, André Mendonça, Paulo Esteves, Lídia Esteves, Joana Bento, Luís Guilherme, e, é claro, porque os últimos são sempre os primeiros, as meninas do Armazém de Ideias Ilimitada. A Rosaria e a Susana são imparáveis e estão a 100% com o projeto Sekreta Magazine. Uma parceria que ainda muito vai surpreender. Também os nossos parceiros comerciais são peça fundamental para prosseguirmos viagem! Nesta edição, Cascais destaca-se pelo que foi apresentado publicamente para o que vai ser o próximo ano, mas também para o rumo que vai ter nos próximos. Atrevemo-nos a dizer que daqui a 4 ou 5 anos, Cascais estará irreconhecível como um local para se viver em pleno e que tal como diz o slogan bem conhecido, “para se viver um dia, uma semana ou a vida inteira”. Assim será! Janeiro também foi mês de aniversários em diversas coletividades do concelho de Cascais. Também a Freguesia de Alcabideche fez a bonita idade de 177 anos! Contamos como foi. O “Armazém” também traz coisas frescas e o Paulo Esteves no “seu” by night, coisas bem quentes… A restauração com a reabertura do Palm Tree no Largo Camões, em Cascais (ai aquele Leitão à Bairrada) e também o Baiuka Grill Restaurante que depois de umas merecidas férias, está de volta bem junto àquele delicioso mar. Também o novo projeto dosekreta.geral@gmail.com Tiago Maccario está a dar que falar. É o Gordinni Steak & Fish House. Fique connosco!!


Capital Europeia da Juventude Cascais é a Capital da Juventude, com diversos eventos e projetos O Centro de Congressos do Estoril, foi pequeno para as centenas de jovens que marcaram presença, no arranque oficial de Cascais Capital Europeia da Juventude 2018. O evento foi apresentado por João Paulo Sousa e contou com a atuação dos HMB com o hino oficial (“Isto é Cascais”), a Orquestra Sinfónica Juvenil e o Coro do Conservatório de Música de Cascais, também participaram nesta abertura oficial. Com diversos eventos agendados até ao final do ano, apelando às boas práticas, desde o desporto às artes, passando por ações de voluntariado, mobilidade e empregabilidade, Cascais pretende atrai mais jovens do país e da Europa e mostrar que a juventude tem um papel preponderante na sociedade, através da inclusão social e da diversidade cultural. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto João Paulo Rebelo, Comissária da Capital Europeia da Juventude Catarina Marques Vieira, Presidente da Camara de Cascais Carlos Carreiras e o Sr.º Presidente da Republica Marcelo Rebelo de Sousa, deixando uma mensagem a todos os jovens: “começa hoje Cascais Capital Europeia da Juventude. Cascais conta comigo para estes meses agitados e inesquecíveis… Aqui estou! Aqui estamos todos, para que isso aconteça, para que ninguém desperdice a oportunidade de descobrir uma grande terra no melhor país da Europa e do mundo. Viva Cascais! Viva a União Europeia, viva Portugal”, conclui. Bruno Taveira


ISTO É CASCAIS! Programação de eventos garante atração o ano inteiro Marcado pela internacionalização, o ano de 2018 confirma a atração que Cascais exerce no mundo. “Os eventos de grande dimensão são tantos que não vou referi-los todos”, avisou Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara de Cascais, na apresentação da agenda para 2018 aos jornalistas. O objetivo do número dois da edilidade era não cansar os presentes, poupando-os à apresentação dos eventos residentes, mas salvaguardou desde logo: “são eventos de grande qualidade que já se tornaram uma marca em Cascais”. E, a avaliar pelos números, há fortes motivos para confiar num futuro risonho. Em 2017 a programação variada e distribuída ao longo do ano, trouxe ao concelho cerca de 1,3 milhões de pessoas. Segundo as contas da autarquia, em números redondos, um investimento de 8 oito milhões de euros traduziu-se, num retorno para a economia local de 385 milhões de euros. Abrangendo as várias áreas de interesse, do conhecimento, ao espetáculo, passando pelo desporto e a cultura, sem esquecer o poder da participação, a lista de novidades ocupou, mesmo assim, boa parte da manhã. Programada ao mais ínfimo detalhe, a apresentação decorreu em pleno cenário de obras do novo Campus Universitário da Nova, que em Carcavelos está a erguer a Nova School of Business and Economics. “Era bom que fizessem mais eventos aqui”, desafiou Pedro Santa Clara, professor da Nova SBE a quem foi cometida a missão de angariar os fundos necessários para erguer. “É que ao vermos esta sala pronta ficamos com vontade de nos mudar já para Carcavelos e realizar cá mais eventos seria uma forma de acelerar os trabalhos”, disse em tom de brincadeira.

Enquanto no exterior as obras prosseguiam como se nada fosse, dentro da futura sala de alunos, a apresentação dos eventos para 2018 em Cascais foi motivando notas e entrevistas, porque muita tinta ainda há de correr sobre Cascais este ano.

Farol Santa Marta e CSM_©ATC_Rui Cunha


Capital Europeia da Juventude 2018 A abrir o tema incontornável: a Juventude. Eleito Capital Europeia da Juventude 2018, o concelho de Cascais tem pela frente todo um ano em que os olhos da Europa e do mundo vão estar especialmente atentos ao que por cá acontece junto das camadas mais jovens. Com uma vasta programação que promete contribuir para o reforço do poder interventivo da juventude [disponível no site - http:// www.cascais2018.eu/], Cascais tem por missão este ano “promover a aprendizagem intercultural e um sentido prático do que é ser europeu”. Para isso está a desafiar jovens locais, nacionais e de diversas origens em toda a Europa a participar em diversas ações específicas. Além do debate em vários fóruns, vão estar em destaque questões como a cidadania europeia, a mobilidade, a criatividade, o desenvolvimento pessoal e social. Ao mesmo tempo vão promover-se oportunidades de formação e de intercâmbio que facilitem o envolvimento dos jovens, com vista ao desenvolvimento de uma “nova geração de cidadãos europeus ativos e de mente aberta”. E nada melhor que uma banda nascida em Cascais – os HMB - para dar voz a este propósito: “Isto é Cascais”, assim se chama o hino da Capital Europeia da Juventude 2018.

questões internacionais no interregno das Conferências do Estoril. “É uma “obrigação moral, de ética e de civilização continuar a colocar na agenda as grandes temáticas importantes para todos”, justificou, a propósito, Miguel Pinto Luz. Junho abre com o Estoril Political Fórum, julho será marcado pelo Fórum Euroafricano e pela European Innovation Academy [EIA], a maior academia mundial de jovens, com o apoio de Sillicon Valley (EUA), onde em 15 dias se conduz jovens empreendedores da ideia ao negócio. Uma cimeira de liderança, em setembro, outra da Singularity University que se estreia, este ano, em outubro, em Cascais e o Congresso das Cidades Educadoras, em novembro, fazem de 2018 também o ano do conhecimento.

Campus Party

Ano do conhecimento Na área do conhecimento, os grandes eventos arrancam em abril com o Campus Party, no Centro de Congressos do Estoril, de 5 a 8 de abril. Sob o lema “Acreditamos no poder das nossas ideias, da criatividade e da colaboração”, o movimento Campus Party está presente em 12 países. Chega este ano a Portugal, mais precisamente a Cascais, para reunir milhares de talentos durante cinco dias, 24 sobre 24 horas, dedicados exclusivamente à inovação e criatividade. Mais: http://www.campus-party.org Também no Centro de Congressos do Estoril, mas a 4 de maio, decorre a Assembleia Geral da UCCLA União das Cidades Capitais Luso-Afro-AmericoAsiáticas (uccla.pt) ou Cidades capitais de Língua Portuguesa, para recentrar em Cascais o debate em torno do futuro da língua que as une. Segue-se o Horasis Global Meeting, reunindo em Cascais decisores e gestores de topo de diversos países de 5 a 8 de maio; as Portugal Talks (28 e 29 de maio) que promovem o debate das grandes

Assembleia UCCLA

Estoril Political Fórum


Cultura com C maiúsculo Marcado pelo regresso, após vários anos, do EDP Cool Jazz (11 a 28 de julho) ao Parque Marechal Carmona, o ano 2018 promete complicar a vida a quem não gosta de perder eventos de grande qualidade. Aos primeiros sinais da primavera, deverá abrir portas, junto à Marina, o MARCC – Museu de Arte Contemporânea de Cascais. Com 250 obras do espólio pessoal de Vhils e com um jardim de esculturas, este novo espaço cultural vem reforçar o leque de equipamentos do bairro dos Museus de Cascais e consolidar a mais valia da arte urbana não só no concelho, mas também no país. Teatro, exposições, concertos para todos os gostos e idades, onde se incluem os concertos da Sinfónica de Cascais, o Outfest que regressa aos fins de tarde ao Parque Marechal Carmona (26 e 27 de maio), passando pelo Montepio Fado (19 a 21 de julho, Parque Palmela) e ainda pelo variado leque da programação do FIC - Festival Internacional de Cultura, que ocupará todo o mês de setembro, é caso para dizer que em Cascais Cultura se escreve com C maiúsculo.

Sempre a abrir Aproveitando o melhor campo de regatas do mundo, a vela marca presença com grandes competições a decorrer praticamente todo o ano. A Dragon Winter Series já cumpriu uma etapa em janeiro e regressa em fevereiro e março, o Cascais Vela, domina de 31 de agosto a 2 de setembro, a Rolex World Championship Cascais 2018 vai ocupar o mar de Cascais de 15 a 21 de julho e as asas gigantes dos RC 44 vão regressar para a etapa de Cascais do Campeonato do Mundo de RC44 de 26 a 30 de setembro.

Com duas etapas, o Ibercup (ibercup.com/pt), o maior torneio de futebol juvenil do mundo, regressa já na pausa letiva da Páscoa (27 a 31 de março) para a edição de Cascais. A edição do Estoril realizase de 2 a 7 de junho. No total são mais de 6.000 jovens de todo o mundo que em Cascais, motivados pelo desporto-rei, trocam experiências, estreitam laços culturais e promovem um espírito de camaradagem.

O mesmo espírito irá seguramente dominar a Marginal, na frente de praia de Carcavelos, dia 12 de maio, com o regresso a Cascais da Corrida mais feliz do mundo: a Color Run!No final de abril e primeira semana de maio (26 de abril a 6 de maio), regressa o Millennium Estoril Open, transformando mais uma vez o Clube de Ténis do Estoril no centro de todas as atenções da modalidade. Afinal esta é a única prova do circuito mundial ATP a nível nacional. Com o mesmo destaque, mas em modalidade diferente, o Global Champions Tour volta a trazer, de 15 a 16 de junho, a Fórmula 1 dos Saltos de Cavalo ao Hipódromo Manuel Possolo.


De 20 a 24 de junho, o Golfe volta a dominar as atenções com mais uma edição do World Corporate Challenge, que reúne em Cascais executivos de empresas de todo o mundo para disputar a final. Com prego a fundo, o Estoril Classic vai animar o Circuito do Estoril nos dias 6 e 7 de outubro, mas não só. Congregando provas dos clássicos do automobilismo e motociclismo, o evento integra o Cascais Classic MotorShow que já nos habituou a ter verdadeiras belezas da história do mundo automóvel em Cascais no final do verão. De Nova York para Cascais, dia 9 de setembro, a prova de ciclismo Grand Fondo New York (gfny.com), promete testar todos os limites de resistência dos amantes desta modalidade. “Será uma experiência muito enriquecedora”, promete a organização, que construiu o percurso desta estreia em Portugal com os cenários edílicos de Cascais, Sintra e Mafra. Para fechar setembro com chave de ouro, regressa o IRONMAN 70.3, prova de resistência e superação que, conjugando a natação, ciclismo e corrida, se estreou em 2017 em Cascais batendo o recorde de inscritos a nível mundial. A expectativa para 2018 é ainda maior e, muito em breve o “salto” da meia distância (113 quilómetros) para o percurso integral IRONMAN (3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 m de corrida). Assim haja pernas para tanto, até porque será também Cascais o palco para a Rock n’ Roll Marathon logo a seguir, dia 14 de outubro. Até ao final do ano, que fechará com a já residente Cascais Vila Natal, responsável pela atração de mais de 50.000 pessoas à recriação de um mundo mágico, Cascais será o centro do debate em matéria de juventude e educação.


1.000 milhões de investimento até 2025 A par da programação que vai ao encontro dos milhares de visitantes que fazem de Cascais um dos destinos mais procurados a nível europeu e mundial, a autarquia aproveitou o momento para revelar que tem grandes projetos em curso que prometem “mudar a face de Cascais”. Uma das transformações na calha é a nova centralidade de Carcavelos. A Nova SBE deverá abrir portas já no próximo ano letivo e para breve são também esperadas novidades sobre a requalificação do espaço da Fábrica Legrand e sobre a criação da nova faculdade de Medicina da Universidade Católica. “Temos um plano de investimento que já garantiu 5 mil novos postos de trabalho”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal, acrescentando “não ter dúvidas que, nos próximos oito anos, os investimentos vão superar os 1.000

milhões de euros e terão um efeito impactante no concelho”. Uma estratégia a implementar até 2025 e assente em sete pilares: Qualidade; Democratização do acesso à Saúde; Educação e Atração de Talento; Emprego, Economia e Inovação; Cultura e Destino Cosmopolita de Cascais; Mobilidade; e Ambiente. Essa estratégia contará com 25% de investimento público, 75% de investimento privado e criará 15 mil postos de trabalho. Em curso estão projetos como a Entrada Nascente de Cascais, a requalificação da Marina e o desenvolvimento do projeto de requalificação urbanística da zona da antiga Praça de Touros. Texto: Fotos: CMC e Direitos reservados


Gala do Desporto Cascais Os melhores da época desportiva 2016/2017 no Concelho de Cascais. Realizou-se no Casino Estoril, no Salão Preto e Prata, a 18ª Gala do Desporto Cascais 2017. Durante a Gala foram homenageados alguns atletas em nome individual, clubes e associações desportivas, federados do concelho, e eleitos os melhores do ano nas diversas categorias, pelos títulos alcançados na época 2016/2017. Dos diversos atletas nomeados, os melhores na categoria Esperança foram Teresa Padrela (BodyBoard) e Rodrigo Lopes (BodyBoard), ambos do Aqua Carca Associação de Novos Desportos Aquáticos, e António Vidinha (Rugby), do Grupo Dramático e Sportivo de Cascais. O título de melhor do ano na categoria de Atletas Femininas foi Teresa Bonvalot (Surf). Frederico Morais (Surf) arrecada o prémio de melhor Atleta Masculino do ano. A Equipa de Basquetebol Sub 19 Feminina, do Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos, conseguiu dois prémios: o de melhor equipa do ano e foi a escolha do público. Na categoria de Treinadores, com empate, o título de melhor do ano foi para Bernardo Abreu (BodyBoard), do Aqua Carca Associação de Novos Desportos Aquáticos e Hélder Andrade (Ginástica de Trampolins) do Grupo Sportivo de Carcavelos. Dos 25 clubes nomeados foi a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcabideche, eleita o melhor clube do ano. Durante a gala os presentes assistiram a uma atuação dos alunos do Chapitô.

Carlos Carreiras no uso da palavra

Melhor Clube do Ano: Associação dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche

Texto e fotos: Bruno Taveira

Melhor equipa do ano: Equipa Feminina de Basquetebol sub 19 do Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos

Atuação do Chapitô

Categoria Melhor treinador, um empate, Bernardo Abreu (BodyBoard), do Aqua Carca Associação de Novos Desportos Aquáticos e Hélder Andrade (Ginástica de Trampolins) do Grupo Sportivo de Carcavelos.


Estádio mais bonito Apadrinhado pela Junta de Freguesia Cascais e Estoril, foi recentemente inaugurado o graffiti no muro das traseiras da bancada nascente, com vista para a Rua D. Bosco. Com esta obra, o Estádio António Coimbra da Mota fica muito mais bonito com ilustrações que vão desde ao imenso mar, o Tamariz, o emblemático Forte da Cruz, o Casino Estoril, as praias, os desportos náuticos, sem esquecer o imenso sol pela qual esta região é habitualmente banhada e, é claro o símbolo incontornável do Clube, o Canário! No ato simbólico da inauguração estiveram presentes Pedro Morais Soares, presidente da Junta de Freguesia Cascais e Estoril, Alexandre Faria, presidente do Grupo Desportivo Estoril Praia e o diretor da SAD estorilista, Rodolfo Canavesi. Liderados por “Slap”, os artistas deram a cara por estes trabalhos agora disponíveis e à vista de todos.


S. Pedro do Estoril Remoção de Graffittis Numa campanha que habitualmente a Junta de Freguesia de Cascais e Estoril leva a cabo na Prevenção e Remoção de Graffittis, efetuou recentemente mais uma ação, desta vez na praia de S. Pedro do Estoril. Uma iniciativa que dá frutos bem visíveis a toda a gente e que conta com a ajuda de jovens voluntários que entusiasticamente desenvolvem os seus trabalhos num ato de cidadania. Pedro Morais Soares, presidente da referida Junta acompanhou os trabalhos.

João Feijó - 10 anos de Arte Patente até 16 de Março, a Galeria de Arte da Junta de Freguesia de Cascais Estoril, apresenta no seu espaço em Cascais, uma exposição do artista João Feijó onde nos é apresentado “10 anos de Arte”. Nascido em Lisboa em Abril de 1963, João Feijó iniciou-se na difícil técnica da aguarela em 1975 mas desde 1984 que também se dedica a outras técnicas como óleo, acrílico, fotografia, carvão, arte-digital e escultura. Começou a trabalhar com a Galeria Multiface e desde 1984 que se dedica unicamente às Artes Plásticas. Frequentou o curso de pintura, fotografia e escultura na A.R.C.O e o de desenho na S.N.B.A. Trabalhou também em conjunto com artistas de renome: Moreira Aguiar; Vieira Baptista, Gustavo Fernandes e Artur Bual. Grande parte do seu trabalho encontra-se em colecções particulares, públicas e estatais espalhadas por vários cantos do mundo, nomeadamente no Canadá, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Brasil, Estados Unidos da América, Japão, Macau, China, Tunísia, França, Austrália, Holanda e Angola e no espólio de arte do Vaticano em Itália Por mais de 18 anos, também foi curador, galerista e diretor, responsável por eventos de arte importantes a nível nacional e internacional.


177º aniversário Este ano, no GIPA - Grupo de Instrução Popular de Amoreira

O Executivo

Numa boa prática de comemorar o aniversário cada ano, em cada coletividade, a Junta de Freguesia de Alcabideche realizou este ano a sua sessão solene no GIPA, na Amoreira. Antes disso, foi realizada uma Missa na Igreja de Alcabideche e um jantar convívio. Com a sala cheia, a sessão solene deu início com um filme passando em retrospetiva o ano de 2017. Seguiu-se uma atuação do Art’Dance (Grupo de Dança do GIPA) e depois os habituais discursos comum momento mais elevado com a entrega de 4 medalhas de mérito. Quase a encerrar, houve uma atuação do Barítono Tiago Amado Gomes (EMMG). Depois do Hino Nacional, cantaram-se os parabéns com o habitual bolo. Parabéns Alcabideche pelos seus 177 anos.

Educação: Escola Sup. Saúde Alcoitão

Serviços Distintos: Gracinda Antunes Valido

Serviços Distintos: Padre José Machado

Desporto: Américo Silva


Manique de Baixo festeja 105º aniversário Com uma jovialidade contagiante, o Grupo Musical e Desportivo 31 de Janeiro de Manique de Baixo, comemorou em ambiente de grande festa o seu 105º aniversário. É a mais antiga coletividade da freguesia de Alcabideche. Na festa de aniversário, decorreu o habitual almoço convívio que contou com uma sala repleta de sócios e amigos, presentes nesta manifestação de verdadeiro associativismo. Para além das muitas entidades, estiveram presentes o presidente da Junta de freguesia de Alcabideche, José Ribeiro, a vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Joana Pinto Balsemão e também o presidente do Estoril Praia, Alexandre Faria. Nuno Jorge, presidente da direção, manifestou o seu regozijo pela vitalidade da coletividade garantindo a sua continuidade. Previsto está o regresso do Atletismo e o Ténis de Mesa. Ficam as fotos de Carlos Inocêncio.


Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira - 80º aniversário

Vários dias em festa para comemorar os 80 anos da Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira. No dia do aniversário uma sessão solene que se fez acompanhar pela atuação da Banda da Sociedade e também a Banda Juvenil, que contou com as presenças do presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras e a vereadora Joana Pinto Balsemão e também com José Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche. Nos restantes dias houve revista à portuguesa com “Ol(h)á Florbela!”, mostra de dança pelos Grupos da Sociedade e também uma tarde de variedades para recordar a história da SIRJM. Mais uma prova da vitalidade do associativismo no concelho de Cascais. Parabéns!


Sociedade Musical Sportiva Alvidense

Quase, quase no Centenário

Luís Portela Lourenço, presidente direção SMSA

Uma Sociedade bem viva e quase, quase a entrar no Centenário. Prometida está a grandiosa festa no próximo ano. A expetativa aumenta. Mas por enquanto, a Sociedade Musical e Sportiva Alvidense comemorou, também em grande festa, o seu 99º aniversário. Houve hastear da Bandeira, a Missa, o Desfile da Banda pelas ruas de Alvide, o habitual almoço de sócios e o ponto mais alto com a sessão solene, estando presentes, para além de outras entidades, José Filipe Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche e Joana Pinto Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais. Seguiu-se uma breve e excelente atuação da Banda Filarmónica da SMSA e depois o tão “esperado” Baile a cargo do Duo Nuno e Marina.

Atuação da Banda Filarmónica no Largo de Alvide

José Ribeiro., presidente Junta Freguesia de Alcabideche

Joana Pinto Balsemão, vereadora CMC


Lavandaria Self-Service É portuguesa, com certeza

Lavagem self-service Lavagem profunda e de excelente qualidade

Lave e seque aqui Em 40 minutos pode lavar e secar

Agora somos 3 a secar Todos os dias das 8h Ă s 22h Rua do Viveiro, 216-A - Monte Estoril Tel: 215 984 556 geral@lavandariaportuguesa.pt www.lavandariaportuguesa.pt


Isaltino Morais quer zona de Santo Amaro transformada em praça

Conhece a iniciativa Marginal Sem Carros? Como que por artes mágicas os carros, nesse dia (costuma ser a 22 de setembro, mas varia de acordo com o calendário) a nossa dependência de transporte individual fosse substituída pela grande vontade de usufruir de um espaço único sem o fumo e o ruído dos motores… E se de repente essa se tornasse na normalidade? Defendendo uma maior qualidade de vida no concelho, Isaltino Morais quer ver a zona hoje ocupada pelas quatro faixas da Avenida Marginal, em Santo Amaro, numa praça com várias esplanadas, permitindo ligação direta entre o jardim e a praia. O anúncio oficial do regresso a este projeto antigo do autarca foi feito no início de fevereiro pelo pró-

que destacou: "Vai ser a única ligação direta pedonal do jardim à praia em toda a linha do Estoril", afirmou o autarca. De acordo com as informações reveladas por Isaltino de Morais, a par do projeto da nova praça, está a ser elaborado um estudo que prevê o desnivelamento da Marginal (N6), por túnel ou viaduto, prevendo-se para breve a apresentação destas duas propostas à Infraestruturas de Portugal, IP, entidade responsável pela Estrada Nacional 6. Isaltino Morais não descarta ainda a possibilidade de a gestão da N6 passar para as mãos da autarquia como acontece com Cascais até S. João do Estoril: "Já pedimos uma reunião com as Infraestruturas de Portugal para autorizar o nosso projeto ou, se acharem mais apropriado, passarem a gestão da Marginal para

Oeiras homenageia Igrejas Caeiro A Câmara Municipal de Oeiras e a Fundação Marquês de Pombal e prestam homenagem a Francisco Igrejas Caeiro, um dos mais marcantes nomes da rádio, do teatro, do cinema e da televisão em Portugal, por ocasião do sexto aniversário do falecimento, dia 19 de fevereiro de 2018. Da parte da manhã, às 10H00, terá lugar uma cerimónia de homenagem a este ilustre cidadão, que consistirá numa visita e deposição de flores na sua campa (n.º 72), localizada no Cemitério de Oeiras.

Podemos dizer que Francisco Igrejas Caeiro foi um homem dos sete ofícios - ator, locutor de rádio e televisão e político português. É um nome incontornável da história da nossa Rádio. A ele estão ligados programas como “Os Companheiros da Alegria”, no Rádio Clube Português e o “Comboio das Seis e Meia”, nos inícios dos anos 50 do século

XX. Entre 1976 e 1979, Igrejas Caeiro foi ainda Diretor de Programas da Emissora Nacional de Radiodifusão, atual Rádio e Televisão de Portugal. Para além disso, entre outras atividades, pertenceu à direção do Teatro Maria Matos que fundou, e após o 25 de Abril, Igrejas Caeiro foi Deputado pelo Partido Socialista à Assembleia Constituinte (1974-1976) e depois à Assembleia da República. Veio a falecer em Lisboa, aos 94 anos, em 19 de Fevereiro de 2012.


Em Sintra Festival Internacional de Teatro de Improviso Chama-se Espontâneo 2018 e quer dar a conhecer artistas e companhias de referência, nacionais e internacionais. Falamos do Festival Internacional de Teatro de Improviso que de 15 a 18 de fevereiro vai decorrer no Centro Cultural Olga Cadaval. “Mostrar ao público que a improvisação é um universo em si mesmo, enquanto linguagem artística", é um dos objetivos deste festival que se aventura a "fazer Shakespeare improvisado", assegura Marco Graça, diretor artístico do “Espontâneo 2018”. Da comédia ao drama, o importante e "ter uma programação com valor intrínseco, que mostra uma coisa e o oposto dessa mesma coisa, usando a mesma linguagem artística", neste caso o improviso. Esta será a sétima edição do evento onde marcam presença companhias e atores de Espanha, USA, Israel e Brasil, entre outros. Nomeado para o Iberian Festival Awards, na categoria de Melhor Festival Não Musical, o “Espontâneo” já trouxe a Portugal dezenas de improvisadores de todo o mundo, sendo o único evento internacional de improvisação teatral a nível nacional. Bilhetes a 10 euros por dia. Consulte o programa em http://www.espontaneo.pt/

Tradicionais festejos de Carnaval em Sintra As vilas de Pêro Pinheiro e Montelavar e o Grupo União Recreativo e Desportivo MTBA vão mais uma vez organizar os tradicionais festejos de Carnaval. Nos próximos dias 11 e 13 de fevereiro, as vilas de Pêro Pinheiro e de Montelavar, vão ser o palco do tradicional e grandioso desfile de Carnaval. Com inicio pelas 15h00, a animação irá percorrer as avenidas principais de Pêro Pinheiro e Montelavar. O Grupo União Recreativo e Desportivo MTBA organiza o tradicional carnaval, entre 10 e 13 de fevereiro, na sede da coletividade e pelas ruas das aldeias envolvidas na organização – Magoito, Tojeira, Bolembre e Arneiro dos Marinheiros.

Tradição, música, bailes, desfiles e concursos de máscaras são algumas das animações que compõem o corso carnavalesco, e envolve cerca de 400 participantes. Estas iniciativas gratuitas pretendem dinamizar e preservar a cultura popular do Concelho de Sintra.


O novo ano já arrancou e segue a todo o vapor. No entanto, especialistas afirmam que a 20 de março terá início um novo ciclo – o novo ano astrológico! O evento “Meditação guiada para o sucesso interior profundo” terá lugar na Quinta do Pisão e irá celebrar este momento. Será uma meditação na noite, no meio da natureza, em que cada um, através do seu trabalho interior profundo, irá ligar-se às novas energias da Terra. 2018 é o ano do Cão, segundo o Horóscopo Chinês, mas quem vai dar cartas é o Tigre! Estamos a falar da nova peça de Teatro do Grupo Cénico do GIPA, que estreia no mês de fevereiro. Mais uma comédia, desta vez, um original de Mário de Carvalho – “Se Perguntarem por Mim, Não Estou”. Mas nós vamos lá estar, porque somos as madrinhas do grupo!!! E já que falámos em Mário de Carvalho, falemos agora de livros. Já conhecem o nosso Clube de Leitura – Livros à Sexta? Não? Então, se são amantes de livros juntem-se a nós! Estas são as nossas sugestões para quem gosta de aproveitar o melhor da vida! Rosarinho

http://www.armazemdeideiasilimitada.com/

Grupo Cénico do GIPA estreou, no dia 03 de fevereiro “Se Perguntarem por Mim, Não Estou”, de Mário de Carvalho Anda um tigre à solta no prédio! Os condóminos estão aterrorizados e procuram abrigo no apartamento da Adelaide e do Alberto que tem uma porta reforçada. Não se trata de uma reunião de condomínio, mas quase. Os ingredientes estão todos lá! A nova peça de teatro do Grupo Cénico do GIPA (Grupo de Instrução Popular de Amoreira) promete fazer rir as pedras da calçada! Depois do sucesso de “Três em Lua de Mel”, de Jorge de Sousa, Francisco Ribeiro e Henrique Santana, que andou em digressão 6 meses, Manuel Maduro, encenador, aposta em mais uma comédia, certo de que este formato é do agrado do público. Este é um grupo amador composto por 14 pessoas que têm outras ocupações, mas cuja paixão pelo Teatro as leva a prescindir de parte do seu tempo em família, entre amigos ou mesmo de descanso para se dedicarem àquilo que as faz sonhar e sentirem-se realizadas. Dedicam-se de coração ao palco e sentem-se felizes por fazerem vibrar o público. E nós sentimonos muito orgulhosas por sermos as madrinhas deste Grupo Cénico! Já fomos assistir aos ensaios e podemos garantir que as vossas gargalhadas vão superar o rugido do tigre!


É neste trabalho prévio que reside muita da beleza do Teatro. E é delicioso ver a entrega, as dúvidas, as alegrias, os medos, a paixão e a superação de cada um. São pessoas de coragem! Tem sido propósito do Grupo Cénico do GIPA levar o Teatro a várias salas do concelho e do país, contribuindo, assim, para a divulgação da Cultura, nomeadamente das artes cénicas, e possibilitando ao público um contacto muito próximo com a magia do palco. É muito mais do que representar, é levar o público a amar o Teatro, a compreendê-lo nas suas mais variadas formas. Fiquem atentos, porque esta malta vai andar em digressão e, na página de Facebook, eles contam tudo! Rosarinho

Sinopse: No apartamento de Adelaide e Alberto, dotado de uma Porta reforçada, todos vêm buscar refúgio: Cecília, a vizinha do lado, Emília e Duarte, um casal de idosos, Fernando, o vizinho de cima, a aniversariante do andar de baixo, a empregada do Coronel, a filha do Duarte e da Emília, a tratadora de animais, o porteiro e os senhores Agentes da Autoridade completam o elenco. Os atores dão corpo e alma às figuras caricatas que interpretam. As personagens perdem-se em conjeturas sobre a realidade da ameaça e quanto à ação que devem tomar. Cada um tenta lidar, à sua maneira, com o medo que sente. Entre o apelo a Agentes de Polícia e a designação de um sacrifício humano, o medo e a angústia fazem com que os raciocínios mais lógicos levem às conclusões mais absurdas. A peça de Mário de Carvalho é uma farsa e uma alegoria que enfoca os medos dos indivíduos e o espírito embrutecedor das massas.


Clube de Leitura 1º encontro do Clube de Leitura “Livros à Sexta” em 2018 Após um período de “férias”, o nosso Clube de Leitura Livros à Sexta voltou a reunir-se no passado dia 12 de janeiro. Com uma periodicidade de 6 em 6 semanas, mais coisa menos coisa, em dezembro foi impossível acertarmos agulhas! Compras de Natal, férias, festas, jantares... Não houve tempo para nos sentarmos e falarmos de livros... O Clube de Leitura do Armazém de Ideias Ilimitada é dinamizado pela Catarina Vitorino (a mulher que conhecemos que mais livros lê por mês! Os donos das livrarias adoramna!), começou no dia 30 de junho de 2017 e, até à data, já temos no currículo os seguintes livros: "O velho que lia romances de amor", de Luís Sepúlveda; "Sei onde te encontrar", de Isabel Lavadinho e Elsa Ruas, e "O que diz Molero", de Dinis Machado (e este foi o livro que esteve no centro das atenções na última reunião do clube). E, neste início de ano, procuram-se amantes de livros para se juntarem ao grupo! Garanto-vos que este clube é muito descontraído! Querem 8 razões para fazerem parte do nosso Clube de Leitura – Livros à Sexta? Se não gostarem do livro selecionado, não são "obrigados" lê-lo; Se não lerem o livro até ao fim, podem aparecer na mesma ao encontro; Se não lerem o livro, mas quiserem saber o que os outros pensam dele, a porta está aberta; Se gostarem de petiscar enquanto se esmiúça um livro, no nosso clube, podem beber um chá, ou para os mais arrojados, um copo de vinho, e acompanhar com uma iguaria; Se gostarem de locais diferentes informamos que o clube reúne-se no Souk - Mercado do Mundo, em Cascais; Se não quiserem gastar dinheiro em livros, somos um grupo muito solidário (existem empréstimos) ou se preferirem podem recorrer à Rede de Bibliotecas do concelho (nós ajudamos); Se acharem que vão ter pouco tempo para ler, como dissemos no início do texto, o clube reúne-se de 6 em 6 semanas (dá tempo) e sempre às sextas, o que é uma forma descontraída de entrar no fim de semana; Por fim, se gostarem de conhecer novas pessoas, neste clube, vamos mais longe: criam-se laços de amizade!

Querem mais razões para se juntarem a nós? Ainda conseguimos tirar mais umas quantas da cartola. É só dizerem! Mas se já vos convencemos, enviem um mail, aqui para as miúdas do Armazém: armazemdeideiasilimitada@hotmail.com

Quem se junta ao Clube? Susana Figueira


“Desejos, Sonhos e Sedução” Luís Viegas Mendonça na Galeria de Arte do Casino Estoril A Galeria de Arte do Casino Estoril inaugura, no próximo dia 15 de Fevereiro, às 21h30, a exposição “Desejos, Sonhos e Sedução”, da autoria do fotógrafo Luís Viegas Mendonça. Estarão patentes cerca de 30 trabalhos a preto e branco. Gosta do “preto e branco”, pelo ênfase da emoção e do sentimento alcançado. Considera a Arte Fotográfica como uma forma de expressão artística que provoca emoções e reflexões. As suas imagens são maioritariamente fotografias de nu artístico e retrato sensual. O texto de apresentação do catálogo é da autoria de António Homem Cardoso, uma referência do mundo da fotografia nacional. Luís Viegas Mendonça nasceu em Lisboa, em 7 de Novembro de 1958. Iniciou-se na fotografia em 1974, como amador, tendo mantido essa atividade até hoje. De 1979 a 1983 trabalhou como fotógrafo profissional no Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto (fotografia médica). Simultaneamente, de 1981 a 1983, foi fotógrafo de moda para as Confecções Pulido e para a cadeia de lojas Chez Elle. Até 12 de Março.

“Constelações e Afectos” de Alba Simões No Casino de Lisboa, até 25 de Fevereiro Até dia 25 de Fevereiro está patente no Casino de Lisboa, a exposição de Pintura “Constelação e Afectos” da autoria de Alba Simões. Trata-se de uma original mostra individual que poderá ser observada na Galeria de Arte, localizada na área circundante ao Arena Lounge.

Emoções - Óleo sobre tela

Alba Simões nasceu em Lisboa onde frequentou vários cursos de Belas Artes. Participou em mais de duas centenas de exposições coletivas e individuais em Portugal e no Estrangeiro e encontra-se representada em Espanha, França, Bélgica, Suíça, Inglaterra, Holanda, Estados Unidos, Brasil, Macau e Angola tendo sido galardoada com Menções Honrosa e Primeiros Prémios ao longo dos seus 30 anos de carreira. Com um assinalável prestígio, a artista plástica é mencionada em várias revistas e jornais Portugueses e Estrangeiros e encontra-se representada em inúmeros Museus e Instituições particulares e Oficiais nos quatro Continentes.

Poder Mundial—Óleo sobre tela


Noites de “Festival Flamenco” No Lounge D, no Casino Estoril Ainda pode ver, quer no próximo dia 15, quer no dia 22, um espetáculo de Flamenco inserido neste programa de noites temáticas organizado pelo Casino do Estoril, depois do sucesso de anos anteriores. Com início às 22 horas, a entrada é livre. Para a noite de 15 de Fevereiro está agendado outro genuíno espetáculo de flamenco no Lounge D. Os visitantes do Casino Estoril poderão acompanhar a singular qualidade artística de Eva Manzano. Eva Manzano começou a sua formação profissional pela mão de Mariquilla y Matilde Coral. Durante vários anos teve uma bolsa de estudos pela prestigiosa fundação Cristina Heeren de Arte Flamenco de Madrid. Estudou, entre outros, com maestros como Angelita Vargas, Carmen Lesdesma, Milagros Menjíbar, Merche Esmeralda, Manolo Soler ou ´El Mimbre´.

Eva Manzano - 15 de Fevereiro

La Zambra - 22 de Fevereiro

A Gala de Encerramento do “Festival Flamenco Casino Estoril” está reservada para 22 de Fevereiro. Marisol Ramos “La Zambra” será a protagonista desta noite especial dedicada ao flamenco. “La Zambra” é uma bailarina Granaina formada em pedagogia da dança pelo “Conservatório Superior de Danza de Madrid” e titulada profissional de Danza Española pelo Conservatório profissional de Almeria. La Zambra estudou, desde muito jovem, com os melhores profissionais do mundo flamenco. Tem uma bolsa da “Fundación C.Heeren de arte de flamenco de Sevilla” e dá aulas de baile flamen-

Espetáculos de Novo Circo No Arena Lounge, no Casino Lisboa Desde o início deste mês de Fevereiro que o Casino Lisboa oferece um ciclo de espetáculos de Novo Circo, sempre com entrada livre, às sextas-feiras e sábados, a partir das 22h50. Nos próximos dias 16 e 17, Daniela Vairo sobe ao palco central do Arena lounge para protagonizar um surpreendente espetáculo em tecido vertical. Nos dias 23 e 24 de Fevereiro, Raquel e Tiago que formam o duo Kru, apresentam-se num espetáculo de forças combinadas onde os dois ex -ginastas de alta competição criam um momento que retrata o quotidiano de dois estranhos que se cruzam pela primeira vez e, num jogo de sedução e repulsa, de interesse e reflexão. Uma constante coreografia pautada por momentos acrobáticos que surgem de uma discussão corporal onde a necessidade de ambos lutarem por uma afirmação individual se acentua. Duo Kru é a rotina diária criada sob a forma de performance de circo contemporâneo.


Patrocinado por:

Grupo Gordinni


E continuam as Grandes Noites de Rock Bauhaus | Rockmix na Cidadela de Cascais Incontornáveis são as Noites de Rock na Cidadela de Cascais. Podem chamar-lhe o que quiserem, nostalgia, regresso ao passado, sentimento, mas a verdade é são as grandes noites “By Night” na linha de Cascais. Sempre bem animadas, bem organizadas, estas festas repletas de gente gira, fazem a diferença. Venham mais…

Fotos: Paulo Esteves

Até sempre!!


Em Carcavelos, no Pips, as festas acontecem de uma forma discreta como uma reuniĂŁo de amigos, sempre com gente bonita, simpĂĄtica e muito animada. Frente a uma praia que nunca acaba e onde se sente uma maresia sempre fresca, o Pips oferece um calor q.b. para passar grandes e bons momentos. Ficam as fotos da LĂ­dia Esteves!


No LX Factory O bosq continua a encantar Em Lisboa, no LX Factory, existe um espaço encantado que traz as noites mais divertidas da cidade. É o Bosq!! As histórias encantadas sucedem-se e as noites ficam sempre inesquecíveis. Recentemente para festejar o 9º aniversário da “iLove” com uma viagem às músicas dos anos 80. Foi em pleno. Fotos de: Paulo Esteves


E o Plateau abriu as suas portas para uma festa muito especial: A Festa da Neve… Embora houvesse muito frio, esse, manteve-se lá fora na rua. No interior, apesar do gelo, o calor foi-se instalando até altas horas. A sugestão foi para levarem roupa a rigor e foi isso que aconteceu. Qual frio, qual quê…. As fotos são do Paulo Esteves.

Snow Party


No K Urban Beach , em Lisboa, as festas acontecem como uma lufada de ar fresco nas noites de Lisboa. Muita animação, boa música e sempre gente gira, num ambiente descontraído e à parte das polémicas. Ficam as fotos de Paulo Esteves numa excelente noite de “Grand Opening” Extravaganza - K Urban Beach!!


No BAIUKA Grill Restaurante Mil sensações frente ao mar Quer chova, quer faça sol Numa paisagem fantástica, gigantesca e ímpar frente ao oceano, não é só no verão e em dias e noites quentes que sabe bem estar no Baiuka. Nos tempos chuvosos e frios, este espaço, na Praia das Moitas no Monte Estoril, oferece um ambiente diferente para se poder estar e sentir. O mar pode esconder o seu azul, mas é na prata que se reveste proporcionando uma paisagem única e inesquecível onde a “mantinha” está sempre presente. A gastronomia mantem o seu requinte numa cozinha tradicional portuguesa onde se destacam os grelhados, mas a ementa é muito mais vasta do que isso. Sempre com um serviço profissional e simpático de todos os seus colaboradores. Mas insistimos na paisagem. Estar, ver e sentir. Observar o mar, as ondas, as cores e a chuva que cai quando bem entende. Este espaço espera por si. Vai valer a pena.

De terça a domingo Das 9h ás 19h Praia das Moitas—Monte Estoril


PalmTree Diversidade numa oferta de excelência Dispensa apresentações. O Palm Tree é um espaço de excelência, situado no Largo Camões, em Cascais. São várias salas que se complementam, quer para almoços e jantares, quer para o bem animado Pub. Um destaque especial para as duas fabulosas esplanadas com grande conforto para todas as épocas do ano. Com uma cozinha internacional, os menus estão traduzidos em dez línguas. Um vasto menu que, é claro, inclui pratos tradicionais portugueses com destaque para o Leitão da Bairrada (que convém encomendar com antecedência de 2 a 3 horas). Para além dos pratos de peixes e carnes, também dispõe de pizzas & Pastas e pratos vegetarianos. Disponível nas esplanadas, pode ainda desfrutar das

diferentes Shishas, uma novidade muito procurada. Na esplanada da Marginal a partir das 22h e na esplanada principal, no Largo Camões, a partir das 24h até às 2h da manhã, hora a que encerra. O Palm Tree tem também serviço de Take Away. Quem ainda não conhece, TEM mesmo de conhecer!

Segunda a domingo das 7h30 às 2h

www.palmtree.pt Largo Camões - Cascais Tel: 214 830 807 - 914 020 902

Para encomendar leitão: encomendaleitao@palmtree.pt


Chegou e venceu - Aposta ganha

Aberto ainda não há muito tempo, o Gordinni Steak & Fish House, na marina de Cascais, já está a dar que falar. Um espaço pensado e preparado para proporcionar momentos calmos e tranquilos e saborear a verdadeira razão para esta casa existir: degustar, sentir e apreciar tudo aquilo que vem na ementa. Podemos destacar as entradas com o Tártaro de salmão e Manga, assim como os Cogumelos no Josper, entre outras, nas Carnes, o difícil é escolher. É um verdadeiro desafio: Fondue no Josper, Fondue de Lombo, Bife da Vazia, Bife do Lombo Charles,

Naco na Pedra, Naco de Picanha da Argentina… Os peixes também não ficam atrás: Dourada, Robalo, Linguado, Polvo, Moqueca de Peixe, Moqueca de Camarão. E para quem preferir “fugir” a isto tudo, pode optar pelos vários risotos E então? O Gordinni—Steak & Fish House espera por si!!


Quinta dos Mações versus Restaurante Traquitanas Um encontro a manter a tradição Foi na segunda edição da Revista Sekreta, no início do ano 2000 que saiu uma entrevista com Alberto Alves. A vida, as histórias de um exemplo digno de ser contado. Fica marcado novo encontro numa das próximas edições. Passaram 18 anos. Com certeza que haverá muito para contar e complementar a anterior reportagem. Entretanto e como manda a tradição, mais uma vez realizou-se o habitual almoço de início de ano na Quinta dos Mações em Manique. Colaboradores da Quinta e do restaurante Traquitanas (Alcabideche), suas famílias e também outros amigos e convidados estiveram presentes nesta festa proporcionada pelo anfitrião Alberto Alves. Entre outros ilustres convidados, estiveram presentes os presidentes de junta de Cascais/Estoril, Pedro Morais Soares e de Alcabideche, José Ribeiro. Também os Concertinas Sons De Cascais marcaram presença. Bom ano de 2018! L.B.

Alberto Alves, José Alves e César Alves


Família, é FAMILIA!! Em peso!! Para a merecida distinção com a entrega de uma medalha de Mérito por Serviços Distintos que a Junta de Freguesia de Alcabideche entregou a Gracinda Antunes Valido, a sua família compareceu em “peso”. Mesmo em PESO!

Alvide para o “retrato”!!

Um digno registo do que deve ser uma família. Unida e presente. Para a família Antunes e Valido, um grande abraço da Sekreta, pois já nos conhecemos há algum tempo. Também somos família? Claro que sim...

Alvide sempre presente nos eventos da sua freguesia. Carlos Antunes, com altos dirigentes da Sociedade Musical e Sportiva de Alvide. Todos muito bem no “retrato”.

Reforço para o Estoril Praia? E em dia de aniversário, uma prenda. José Ribeiro, presidente da J.F. Alcabideche recebeu uma camisola do Estoril-Praia pelas mãos do presidente do Clube, Alexandre Faria. Novo ponta de lança para a equipa??!!


Pais & Filhos Nesta edição, quase que poderíamos fazer uma homenagem à “família”. Nestes “apanhados” temos pais e filhos. Bonito de se ver. Merecido sem dúvida de registo. Família… até porque aqui na Sekreta Magazine também é isso. Somos uma grande família.

E aí estão eles. Manuel Valido e o Rui. Que lindo par de jarras (na Homenagem à mãe Gracinda Antunes Valido)

Traquitanes e Quinta dos Mações têm algo em comum? Claro que sim. Pai e filho que gerem estes dois grande espaços. Alberto Alves e filho, pois claro...

Sei que não gostam muito destas coisas, mas foram “apanhados”...José António Guerreiro e filho na inauguração da exposição dos finalistas da Elssilor Carro do Ano. Essilor?? Pois… Solóptica Cascais a marcar presença

Associação Barmen de Portugal Excelente prova internacional em Estugarda A Associação de Barmen de Portugal participou recentemente no German International Cocktails Championship 2018, em Estugarda. A equipa portuguesa participou em duas provas. Tiago Jorge (Cocktail Clássico e Nosing Test), Henrique Tomás (Flair e Speed Round), Fernando Brito (delegado e Speed Round). Tiago Jorge conseguiu o 3º lugar em Cocktail Clássico. De referir que apesar da boa performance de Henrique Tomás, foi prejudicado porque a organização não disponibilizou um dos ingredientes para a realização do seu cocktail. Fernando Brito fez o 2º melhor tempo no Speed Round. Uma participação da ABP que muito honrou Portugal. Parabéns!


Sk 31  
Sk 31  
Advertisement