FESTAS DO MAR REGRESSAM A CASCAISn50edição2022deagostode18



2
Ultimamente temos referido repetidamente a palavra “ensaio”. Dissemos que as duas edições an teriores foram um “ensaio”. E é isso mesmo. Esta edição dá por terminada uma fase e etapa em que ensaiámos aquilo que queremos que a Sekreta MagazineTrazemosseja. mais esta edição, a de agosto, cumprindo um dos nos sos maiores objetivos que é a period icidade. Melhorámos o grafismo (da responsabilidade da Beatriz Anjos) e melhorámos os conteúdos, com o apoio de novos colaboradores. Uma secção reapareceu que é o “Gen te Sekreta”. Um espaço de conver sa informal com alguém das nossas “lides” e que tem uma palavra a dizer. Nesta edição trazemos à conversa o António Assunção. Para além do pal haço Croquete, o António tem muito para contar. Aqui fica apenas uma pequenaMasconversa.estaedição
também traz alguns apontamentos muito impor tantes e interessantes. Os 30 anos do Baiuka Grill Restaurant, num projeto Sekreta By: Ricardo Tomé
Agosto, missão cumprida sempre crescente de Paulo Figueira. A Sekreta Magazine faz 23 anos no próximo mês de dezembro e o Baiu ka teve um papel fundamental desde o início sendo nosso parceiro desde então.Outro apontamento é a reabertura (depois de merecidas férias) do restaurante O Argentina trazendo de novo ao “leme do barco” o Luís Anjos. Depois de uma grande tempestade, vem a mudança. A relação entre o Luís e a Sekreta tem contornos bas tante interessantes numa cumplici dade quase perfeita. Nada é por acaso. E estamos cá de pedra e cal! Claro que a Sekreta Magazine não estaria cá sem quem nos apoia. Nunca é demais endereçar um forte agradecimento aos nossos amigos e parceiros.Mas próxima edição, em setem bro, vamos surpreender com outras novidades.Poragora também nos cabe ir apanhar um pouco de sol r recuperar Atéenergias.já!
Magazine

Sekreta Magazine
4
O Regresso das Festas do Mar “Um dos pontos altos do verão em Cascais“ celho, vários fadistas, num espetácu lo que o público muito elogia. No último dia, além do fogo de artifício que marcará o encerramento das Festas do Mar, vai ser lançado um desafio que se estende a todos aque les que estiverem presentes na Baía para o último concerto. A Sinfónica de Cascais vai tocar as músicas do TOP 25 RFM e, com a coordenação de Paulo Fragoso, daquela rádio, e recurso a microfones e letras em tele ponto, vai ser o público a dar voz às músicas.Mas mais do que música, as Festas do Mar são também feitas de fé e estão associadas a um culto re ligioso. Organizadas pela Câmara Municipal desde 1965, as Festas do Mar começaram por ser a Festa dos Pescadores, altura em que as gen tes de Cascais, muito ligadas ao mar, pediam bênção e lembravam entes queridos que partiram na faina. Assim, em honra de Nossa Sen hora dos Navegantes, a protetora dos pescadores que garantia o seu re gresso a casa com vida, nasceram as Festas do Mar. Todos os anos dá-se O palco mais próximo do Atlân tico vai voltar a ser montado para du rante oito noites receber o único festi val de verão em Portugal com acesso totalmente gratuito e com um cartaz que privilegia a música em português. As Festas do Mar, depois de dois anos de paragem, regressam para animar a Vila e este ano com um calendário bipartido. De 25 a 28 de agosto e de 1 a 4 de setembro, são três os concertos diários. O primeiro no “palco Cascais”, a partir das 18h00, nas imediações da Cidadela, que vai dar voz a novos valores da música; o segundo já no palco principal, a partir das 20h00, vai ter como protagonis tas bandas em ascensão e, por último, o espetáculo principal, com início às 22h00, reservado para alguns dos melhores artistas do momento. Mas todos os dias de festa podem ser vivi dos logo desde às 12h00 com a Gas tronomia e o Artesanato que também compõem o festival. A 2 de setembro, às 19h40, real iza-se ainda o “Fado à Janela”, como já é tradição. Faz-se silêncio na Praça 5 de Outubro para ouvir, a partir das janelas do edifício dos Paços do Con

Dia 28 de agosto às 15h00 dáse a procissão da Nossa Senhora dos Navegantes deste ano, em mais uma edição das Festas do Mar, atualmente organizadas pela Câmara Municipal, em conjunto a procissão da Nossa Senhora dos Navegantes, integrada nas Festas, em que pescadores e suas famílias trajadas a rigor carregam oito an dores. O cortejo parte da Igreja Matriz e avança em direção à praia da Ri beira, o local onde a procissão é mais admirada, principalmente, no momento em que os andores são colo cados dentro dos barcos, igualmente decorados a rigor e conduzidos pelos pescadores. Durante o percurso, de ida e volta até à Guia, são lançadas flores à água, fazem-se rezas e agra decimentos. De regresso ao cais, o
By: Maria Silva cortejo faz novamente o caminho de volta à Igreja Matriz. A Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes foi classificada, em 2015, como primeiro Património Cultural Imaterial de Cascais, por se en tender que esta é uma manifestação de cultura popular tradicional que dig nifica a memória coletiva e enaltece a especificidade da identidade local.
5



Feira de Artesanato do Estoril “Até 11 de setembro”
6
to especial, a Fiartil recebeu os con cierge’s e os responsáveis pelos prin cipais equipamentos de hotelaria do Concelho.Também a deixar marca no certame deste ano foi a visita de Nguyên Thúc Thuy Tiên, Miss Grand International, e de Teresa Chaivisut, vice-presidente da Organização. De visita a Portugal, com pas sagem por Cascais, a Comitiva não deixou de visitar na Feira de Artesan ato do Estoril. A Fiartil é sem dúvida um lugar obrigatório a visitar, quer para quem vive e trabalha na região, quer para os milhares de turistas que nos visi Atétam.11 de setembro Todos os dias das 17h00 às 00h00 E depois de dois anos de inter rupção devido à pandemia, a FIARTIL – Feira de Artesanato do Estoril, está em pleno na sua 57º edição. Com a organização da DNA Cas cais e num conceito que liga o arte sanato com a gastronomia, apresenta também uma programação musical e cultural diária. As segundas-feiras são reservadas à tradição do Fado e por ali passam grandes vozes. Num espaço com uma vasta oferta de gastronomia, destacam-se as tradições portuguesas com uma mostra de artesanato que reúne mais de 300 artesãos vindos de todo o país. A Feira de Artesanato do Esto ril assume-se como um ativo único no Turismo, em Cascais, nos meses de Julho a Setembro. Num dia mui-
Sekreta Magazine





“Sede nasce em Cascais” O Secretário de Estado da Ju ventude e do Desporto, João Paulo Correia esteve presente, para além, claro, do Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras e o presi dente da AAOP Luís Alves Monteiro.
Finalmente, a Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP) pôde inaugurar a sua sede que fica em Cascais, na localidade de Bicesse, na Travessa João Villaret, cedida pela Câmara Municipal de Cascais. Este espaço visa ser um local de encontro e de trabalho e que irá promover a solidariedade e estreitar laços entre os Atletas Olímpicos Por tugueses e os representar a nível na cional e internacional. O espaço está preparado para coworking e reuniões e está equipado com cozinha e balneário.
Sekreta Magazine
Carlos Carreiras adiantou que irá nascer uma nova sede no centro de Cascais, no edifício Tardoz, mes mo junto à Câmara Municipal.
Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal
By: Ricardo Tomé
8
Para além dos muito convida dos presentes, destacaram-se vários atletas olímpicos, assim como Teresa Ribeiro e Pedro Sousa em represen tação da Junta de Freguesia de Al cabideche.






10
Sekreta Magazine
No Bairro da Assunção, em Cascais
“Neemias inaugura campo de Basquete 3X3” com a figura do fantástico Kobe Bry antde e outro em Alcabideche a hom enagear a primeira basquetebolista portuguesa a jogar na WNBA, Ticha Penicheiro, eis que este novo campo inaugurou em SegundoCascais.CarlosCarreiras, pres idente da Câmara de Cascais, irão surgir mais campos neste concelho até porque já existem quatro equipas a disputar os campeonatos desta mo dalidade. São eles, Grupo Recreativo da Quinta dos Lombos, Maristas de Carcavelos, Estoril Basquete e Sale sianos do QuantoEstoril.aoartista OATS, diz es tar preparado para inspirar-se em mais basquetebolistas de referência. Vamos aguardar. Mais uma vez o artista Gus tavo São Pedro, conhecido como OATS, conseguiu surpreender no seu mais recente trabalho no Cam po de Basquetebol 3X3 no Bairro da Assunção, em Cascais, inaugurado recentemente.Nadamelhor para dar brilho a esta inauguração do que a presença física de Neemias Queta, com os seus 2,12 metros de altura, mas com a grande humildade que o caracter iza. Neemias começou a praticar a modalidade num pequeno campo de bairro no Vale da Amoreira e ag ora, aos 23 anos está presente nos grandes jogos da NBA com a cami sola dos Sarmento Kings. Depois do campo de Basquet ebol 3X3 em S. Domingos de Rana
By: Ricardo Tomé






Na Adroana, em Alcabideche “Dia da Comunidade, dia de Festa!”
Sekreta Magazine
O Dia da Comunidade tem como objetivos sensibilizar a comunidade para iniciativas socioculturais, pro mover o convívio e estreitar laços en tre os moradores e parceiros do Bair ro, bem como angariar fundos para a dinamização das atividades das cri anças residentes no bairro. Um dia em pleno que juntou miúdos e graúdos, num verdadeiro convívio com muita alegria, diversão, comida e muita música.
Até o local escolhido para esta festa tem um nome de acordo com o verdadeiro espírito do evento. Foi no Largo do Amor Perfeito, na Adroana, Alcabideche, que se realizou o “Dia da Comunidade”.Umatardeque contou com inúmeras animações de rua, comércio artesanal e os habituais comes e be bes, num convívio muito especial en volvendo os moradores da comuni dade de Adroana e arredores.
By: Ricardo Tomé
12







Tudo começou por ser um simples hobby e desse hobby a Mariana Cipriano criou as suas peças de ar tesanato onde dedica o seu tempo, atenção, imaginação e deixa em cada peça, um pedacinho do seu coração.
14 Sekreta Magazine
Mas o melhor mesmo é fazer uma visita na página do Facebook e também seguir o Instagram (@_mim inhos_da_nita) e ver todos os artigos.
O pagamento pode ser efetuado por transferência bancária.
Para os adquirir poderá conta tar a Mariana pelo email: miminhos. nita.2021@gmail.com
Miminhos da Nita “Umas mãos delicadas para o artesanato” como arranjos de flores, suculentas e catos com temas variados.
Os preços são acessíveis e a Mariana faz entregas das encomendas na zona de Cascais e também faz envios por CTT.
De loja online até às redes soci ais foi um pulinho e hoje os “Miminhos da Nita” já fazem sucesso.
A Mariana é uma jovem de Cascais que tem umas mãos delicadas para o artesanato.Temartigos variados e em cada altura do ano são apresentados os ar tigos a utilizar na época, desde peças de bijuteria, a peças de decoração





16 Sekreta Magazine
Para dar uma vista de olhos, neste small business, ou até mesmo encomendar um artigo personaliza do, é só vistar a página do instagram: @tote.pt Continuando no tópico sobre small business nas redes socias, tote. pt distingue-se por personalizar totes ao gosto das pessoas. Nasceu em agosto do ano pas sado, e juntou se o útil ao agradável, o gosto por desenhar e, consequen temente, ajudar o planeta a reduzir o plástico, algo tão crítico nos dias de hoje. Todos as encomendas são encaradas como um enorme desafio e feitos com muito carinho e perfeição, com objetivo de chegar ao cliente ex atamente como o mesmo pediu e ide alizou.Entre
aulas da faculdade e tra
Tote.pt “Um projeto já quase com 1 ano” balho, esta loja acaba por ser como um hobbie para Beatriz Anjos. Os preços diferem consoante o desenho pedido para a tote, e tudo é enviado pelosParactt. além de totebags, o principal foco da loja, também é possivel encomendar outros artigos person alizados como sweatshirts, neces saires, stickers... O pagamento é efetuado por transferência bancária ou mbway.





Telf: 214 822 198 Sekreta Magazine
Happy Active “Novas novidades e muitas surpresas” das as festas. Para as comunhões e batizados é possível encontrar aqui muitos produ tos Uma área em destaque são as coleções de peças de cerâmica de excelência que faz toda a diferença para as melhores festas. Também com loja on-line (www. happyactive.pt) é possível adquirir os produtos com mais comodidade. E se não quiser gastar dinheiro nos portes, pode recolher na loja.
Mas nada melhor de que fazer uma visita à loja. Vai surpreender!
18
A Happy Active, localizada na rua António Gedeão, Lote 3 - Loja 2, está sempre a inovar e a conseguir apresentar novas ideias e opções para todo o tipo de festas para cri anças ou adultos. E como o verão já está aí, uma das muitas novidades são os óculos de natação para cri anças, num design estiloso para que ninguém fique indiferente. Assim é muito mais divertido mergulhar nas águas do mar ou na piscina.
E na habitual dinâmica que esta loja já implementou, existem muitas outras novidades e surpresas onde podemos encontrar de TUDO para to 2f a 6f 12h30 às 18h30 Sábado 10h às 19h Encerra ao domingo






WHEREISARTNOW? A.Réu

Nos seus quadros, sujeitas a uma do bra formal e temporal, composições clássicas da pintura ocidental sofrem vários processos de transmutação e atualização. A Galeria de Arte do Casino Es toril acolhe o 41º Salão Internacional de Pintura Naïf até ao próximo dia 12 de setembro.Trata-se de mais uma edição desta emblemática mostra coletiva com obras de 19 autores que respon deram de forma positiva ao apelo que lhes foi dirigido para que esta edição primasse pela apresentação de tra balhos de qualidade e autenticidade naïf.
Sekreta Magazine
Casino Estoril “A Cultura sempre presente” Coelho, Isabelino Coelho, Jorge Ser afim, Josep Mir, Manuel Castro, Maria Tereza, Richard Smith e Zé Cordeiro.
Artistas participantes: A. Réu, Alcindo Barbosa, António Poteiro, Arménio Ferreira, Bento Sargento, Conceição Lopes, Crucianu, Dulce Ventura, Edna de Araraquara, Elza Filipa, Fernanda Azevedo, Gutemberg
No Espaço de Arte 2 da Galeria de Arte continua patente a exposição individual de pintura “Desfiguração da Utopia”, da autoria de D.Anghel.
21
Em evidência no Casino Esto ril, desde o passado mês de Abril, a pintura de D.Anghel distingue-se pela monumentalidade das obras e por uma técnica extremamente rigorosa.



São Passos e Marques Valentim “Projetos com continuidade em 2023” de Abril, na passagem dos 30 anos da sua morte (3 de Abril de 2022), o fotojornalista cascalense aprove itou a ideia e sabendo que o Capitão sem medo tinha nascido em Castelo de Vide e que antes de morrer man ifestou o interesse de ser sepultado em campa rasa, na terra onde tinha nascido, oferecendo ao Município todo o seu espólio para que fosse mostrado numa casa Museu. Assim a 1 de Julho de 2021 (data em que faria 77 anos do seu nascimento) a Casa da Cidadania de Salgueiro Maia que se encontra no Castelo Medieval de Castelo de Vide, foi inaugurada pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Com base na im agem do rosto do Capitão de Abril, Marques Valentim, solicitou ao presi dente da Câmara de Castelo de Vide, autorização para fotografar tudo o que se relacionasse com a presença do herói de Abril na terra onde nas ceu. Foram muito bem recebidos pelo Presidente António Pita, que propor cionou todo o apoio possível, durante a estada nesta bela vila alentejana e que ao longo da conversa ficou acor dado que em 2023, tanto o fotojor nalista Marques Valentim como a ar tista plástica São Passos irão realizar várias Exposições. A artista plástica São Passos e o fotojornalista Marques Valentim am bos a viverem em Cascais, apresen taram recentemente várias iniciativas aos presidentes de Câmara de Cas telo de Vide, António Pita e de Cas cais, Carlos Carreiras. Projetos que tiveram boa aceitação e que irão ser apresentados publicamente, nos res petivos Municípios, ao longo do ano de 2023.Porquê Castelo de Vide? Porque no próximo dia 2 de Setembro de 2022, os artistas irão inaugurar em Por timão, na Casa Museu Manuel Teix eira Gomes, sita na rua Júdice Biker, nº1, uma exposição conjunta de Pin tura e Fotografia que terá por título “SÃO PASSOS - A Rainha da Cor” e a Exposição de Marques Valentim “SALGUEIRO MAIA - O Rosto da Revolução”. Cada artista apresentará 16 obras, num total de 32 trabalhos, alguns dos quais inéditos, e estará patente até ao dia 30 de Setembro desteComoano.
Sekreta Magazine
24
a Comissão das Comem orações dos 50 anos do 25 de Abril escolheu a fotografia do rosto do Sal gueiro Maia, da autoria do Marques Valentim, para homenagear o Capitão

Entretanto e porque vivem em Cascais, solicitaram uma audiência a Carlos Carreiras, Presidente da Câmara para onde apresentaram ideias e projetos pondo todo o espólio fotográfico e os trabalhos que possuem à disposição da Câmara Municipal de Cascais.
Marques Valentim aproveitou o encon tro para oferecer a Carlos Carreiras a imagem mais recente da sua última ex posição “E depois do Adeus - Fotogra fias com História” que foi apresenta da em Albufeira, este ano em Abril de 2022, onde se vê a sua bota da tropa (de 1972) tendo em cima uma pomba vestida com a bandeira da Ucrânia e se intitula “ PAZ NA UCRÂNIA”. A Sekreta Magazine irá acompanhar o percurso destes destes 2 artistas. By: Claúdia Oliveira


Cultura Cascais
Sekreta Magazine
26
By: Ricardo Tomé
“A Cultura à distância de um click” arte contemporânea de Espanha dos séculos XX e XXI. A não perder “A Intensidade do Silên cio” Até 25 de setembro, a carga poética das telas de João de Almei da Santos com a exposição “Luz na Montanha”. A poesia e a pintura num único processo criativo. Também no Centro Cultural de Cascais, no Espaço Capela, e até 23 de outubro, a exposição “Autorre tratos e outros assuntos” de Ricardo Marcelino, que utiliza a técnica de pintura a óleo e carvão em suportes e formatos diversos, desde a tela ao papel. No Palácio da Cidadela de Cascais: Até 28 de agosto, a exposição “Portugal e Luxemburgo – Países de esperança e tempos difíceis”. As relações entre Portugal e Luxembur go, em momentos da história do sé culo XX, evidenciando a esperança e uma mensagem de paz como fator de união entre os dois países. Curadoria de Margarida de Magalhães ramalho e Claude Marx. Saiba mais em: Cultura Cascais E já visitou nas redes sociais a “Cultura Cascais”? Através deste canal é possível con hecer melhor a oferta cultural de Cascais. O desafio é que todos possam tirar o máximo partido e fazer parte da vida cultural do concelho. Cascais é presente, mas tam bém passado e futuro. Estra página pretende honrar tradições e divulgar o muito que acontece no concelho a nível cultural. São mais de 650 anos de história revisitáveis no Bairro dos Museus de Cascais - conjunto de eq uipamentos num perímetro histórico. São Bibliotecas Municipais e um vasto Património Histórico e Cultural. É uma agenda preenchida com iniciativas diversas: exposições, concertos, fes tivais, espetáculos, cursos, propos tas de pesquisa histórica e contem porânea, ou simples entretenimento. No Centro Cultural de Cascais: Até 11 de setembro e pela pri meira vez em Portugal, está patente a obra de Juan Genovés que nos mos tra “realidades silenciadas” usando a arte como um testemunho e um in strumento social. Este artista espanhol marcou a





Sekreta Magazine
By: Ricardo Tomé
Após a conclusão do curso, par ticipou numa exposição individual de pintura e escultura em New Jersey, tendo também participado em várias exposições coletivas no Grupo Rec reativo e Dramático 1º de Maio, em Tires.Publicou quatro livros: “Tires Ter ra de Canteiros” (2003), Tires quan do eu era pequenino” (2005), “Os Cavalos do Senhor Morgado” (2005) e “Um anjo e quatro virgens” (2020). A exposição está patente ao pú blico até 31 de agosto e pode ser vis itada de segunda a sexta das 10h00 às 18h00. Foi recentemente inaugurada na Biblioteca de S. Domingos de Rana uma exposição de José Luís Sabido que reflete a sua prática artística no campo da pintura, complementada com esculturas e ainda uma mostra de livros da sua autoria. Há muito que José Luís Sabido ambicionava ver as suas obras ex postas e disponíveis a visitas de to dos na sua freguesia e eis que essa pretensão passou à realidade no cumprimento de um objetivo claro da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana.José Luís Sabido nasce a 25 de junho de 1938. Nascido e criado em Tires, em 1971 vai para os EUA, re gressando em 1992. Canteiro de profissão desde os 11 anos, sempre demonstrou gosto pelas artes e pela literatura. É através da imprensa local que, em 1980, tem
28 Pintura, escultura e livros
“José Luís Sabido, na Biblioteca de S. Domingos de Rana” conhecimento da existência de cur sos intensivos de pintura, perto da sua residência, que frequentou com o objetivo de aprofundar os seus con hecimentos. Foi aí que aprendeu as teorias da cor, bases de desenho e as técnicas de pintura.






SEKRETAGENTE


31 ” “Cheguei a ir da Amoreira no autocarro, depois em Cascais apanhava o comboio, chegava a Lisboa apanhava o elétrico e ia não sei para onde fazer um espetáculo... à borla... lá ia eu com uma mala a dizer “VIVA O CIRCO” e com uma coisa com pombas lá dentro...” - António Assunção Sekreta Magazine

António Assunção “Palhaço, “com muito gosto”... mas é muito mais que isso”
Sekreta Magazine
Técnico de Aeronaves e o António de 27, Engenheiro Informático. Quando acabou a 1ª classe foi passar férias a uma aldeia de Ponte de Lima, terra natal da mãe e ficou por lá até aos 14 anos. O pai tinha emigrado para França e pediu para por ali ficarem para ajudar os avós. Durante estes anos não viu televisão nem ouvia rádio, nem sequer viu uma estrada alcatroada e nem havia água canalizada. Estudou na tele-escola. Mas ficaram imensas recordações e pessoasFinalmentefantásticas.regressou à terra que o viu nascer e onde se inscreveu na escola de S. João do Estoril para o 3º ano (daquela época) ao fim de 3 meses chumbou por faltas e foi então trabalhar para desenhador da construçãoAoscivil.18 anos estava a criar um grupo de teatro infantil da Amorei ra que era a T.I.A. – Teatro Infantil de Amoreira, juntamente com alguns amigos.“Estávamos a ensaiar uma peça que era “O João Soldado” e houve uma pessoa, o João Olías que me de safiou para nesse ano fazer de pal O Palhaço Croquete (António Assunção) dispensa apresentações. Do grande sucesso no final da déca da de 70 na dupla com o Batatinha (António Branco) até aos dias de hoje, o Croquete ainda faz rir miúdos e graúdos.Mas o António Assunção é mui to mais do que isso. Nesta edição, no “Gente Sekreta” vamos conhecê-lo um pouco
-
Nasceumelhor.naAmoreira (Cascais) em 1958 na casa onde hoje reside. É um de sete irmãos (um já falecido). É pai de 2 filhos, o João de 32 anos,


Sekreta Magazine Branco) de 1977 a 1982. Depois da separação da dupla em 1982, António ainda foi receber o Prémio Nova Gen te como os melhores palhaços portu gueses. A cerimónia foi no restaurante O Mónaco, em Caxias, e o prémio foi entregue por Maria de Jesus Barroso. A dupla Croquete e Batatinha foi, sem dúvida, um enorme sucesso. Chegaram a fazer 200 espetáculos para a Yoplait e 200 para a Tulicreme, de norte a sul de Portugal. Correram todas as escolas do ensino básico do país. Seguiram-se muitas mudanças na vida de António, mantendo o Cro quete sempre vivo. Entretanto houve uma boa oportunidade de fazer Rádio. Esteve na Rádio Miramar, em Oeiras, onde ao fim de 2 anos foi diretor du rante 5 anos. Seguiu-se a Rádio Mais, na Amadora, onde também foi diretor durante uns 3 anos. Permaneceu nes sa rádio cerca de 6 anos. Trabalhou com alguns nomes bem conhecidos haço na habitual festa de Natal no Hotel Paris e aceitei. Era para ser um espetáculo de 10m e foi de cerca de uma hora. Nesse espetáculo não sei quem se divertiu mais, se fui eu ou os miúdos” – contou-nos. E assim tudo começou. Aos 19 anos começou a ativi dade como Palhaço Estávamos em dezembro de 1977. Numa época em que não havia nada do género, a seguir ao “25 de abril”, começaram a fazer espetáculo “pro bono”“Cheguei a ir da Amoreira no au tocarro, depois em Cascais apanhava o comboio, chegava a Lisboa apan hava o elétrico e ia não sei para onde fazer um espetáculo… à borla… lá ia eu com uma mala a dizer “VIVA O CIRCO” e com uma coisa com pom bas lá dentro…”
O António, ou seja, o Croquete, tra balhou com o Batatinha (António


Sekreta Magazine
Estava a fazer um trabalho para cri anças muito pequeninas e estava a explicar a cantiga que ia cantar, coisas didáticas, e diz-me um miúdo com cerca de 2 anos: Ó Croquete, quando é que nos fazes rir? Foi risada geral!” Na Rádio, uma das melhores histórias foi uma entrevista que fiz a José Mário Branco com um gravador daqueles de cassete e ao fim de uma hora vou a ver e nada estava grava do. Fiquei em pânico, mas tudo cor reu bem porque o José Mário Branco era uma pessoa extraordinária e di sponibilizou-se a gravarmos tudo de novo.”“Na “Estação da Minha Vida” havia uma cena à beira rio em que ao por o isco no anzol, eu tinha de cair ao rio. Como estava sol, pensava que a água não estaria fria. Engano, esteva gelada! Quando caí na água foi um choque térmico dos diabos… Pensa va que ia morrer…”
Fica aqui muito resumidamente o per curso de António Assunção. Haveria material para um livro. Quem sabe, um dia. Sempre a sorrir e a fazer sor rir, amigo do seu amigo, pessoa inter essada no que se passa á sua volta. Fica-nos sempre a resposta que dá quando na brincadeira o chamam de Palhaço. “Com muito gosto”.- respon de sempre com enorme sorriso. Também foi com muito gosto que o entrevistámos. como o Jorge Gabriel e o Nuno Santos. Em 2000, passou pela televisão na “Estação da Minha Vida”. Era o Ba gageiro Calado! Um personagem que tinha um passado circense e como hobby a pesca. Foram 13 episódios. Uma experiência fantástica. Os episódios foram gravados no Fratel, em Castelo Branco. Foi dirigido pelo Nicolau Breyner. Contracenou com Henriqueta Maia, Cecília Guimarães e com Diogo Morgado, entre muitos outros.Também participou nalguns “Apanhados”, na RTP. Programa que viria a ter grande audiência. Em junho de 2010 começa com a TV Portugal, com a enorme von tade de ter um projeto próprio onde canalizou todo o conhecimento ad quirido e todas as suas energias para a sua concretização. Tem sido um caminho fascinante até aos dias de hoje. Faz cobertura principalmente nos concelhos de Cascais e Oeiras e o que mais o preenche e fascina é estar perto das pessoas em reporta gem. Com uma vida repleta de histórias, há umas que marcam mais que outras. Pedimos algumas e são estas:“Como Palhaço tenho histórias de todo o género. Para rir e chorar, mas há uma que me ficou marcada. By: Ricardo Tomé


NOGARFODOREINO

Ingredientes: 200 gramas de queijo creme 36 bolachas Oreo 2 tabletes de chocolate (uma de chocolate branco outra de leite)
1. Coloque as bolachas Oreo num processador para as deixar em migalhas finas. Deixe de parte duas colheres de sopa deste preparado para usar como topping; 2. Junte o queijo creme ao preparado anterior. Convém que o creme seja deixado à temperatura ambiente para ser mais fácil de incorporar;
3. Forme bolas, coloque num tabuleiro ou em caixas e leve ao frigorífico duran te uma hora; 4. Derreta as tabletes de chocolate em separado; 5. Deixe arrefecer e depois passe as esferas de Oreo por um ou por outro chocolate com a ajuda de um garfo; 6. Leve novamente ao frigorífico para ficarem mais consistentes. Coloque um pouco de topping de Oreo ralada por cima e desfrute.
37 “Um miminho de chocolate, não faz mal a ninguém”
Sekreta Magazine

38
gastronómi cas é a continuidade de uma ementa cheia de surpresas com os peixes e Rua Costa Pinto, 25, no Bairro Amoreira,Alcaide,Cascais 2f a sábado 8h às 15h30/18h30 às 22h30 Encerra ao domingo @o.argentinaa Telf: 218 060 952
O Argentina “O Regresso em Pleno” mariscos do mar de Cascais. O Choco Frito está presente continuando a ser muito procurado pelos clientes. Também as carnes marcam uma grande diferença pela sua excelên cia. Os Tornedós, os Tomahawks, Bi fes do Lombo, Picanha da Argentina e o que já é conhecido pelo “Sushi de Novilho” que é uma peça de En trecôte mal passado que é fatiado e fica “médio/mal”. Uma peça que vai dos 900gr a um quilo. E ainda, os fa mosos Bitoques que, segundo dizem, são os melhores da região. São muitas as razões para sugerirmos a visita a este espaço. Porque espera? Depois de completar uma etapa de grandes desafios, o restaurante “O Argentina” está de regresso depois de umas merecidas férias. Ainda houve tempo para umas pequenas remodelações no espaço. Um toque na decoração capaz de surpreender no requinte e bom gosto. A esplanada também foi remodelada. O Luís Anjos está de regres so em pleno e com a sua equipa de excelência estão reunidas todas as condições para uma nova etapa que agoraQuantocomeça.anovidades
Sekreta Magazine








Calendário de S.José “Para um verão quente muito especial” go à Moda da Guida” e pelo “Arroz de Polvo”, mas também é possível experimentar o bitoque, os pregos e hambúrgueres e também os variadís simos petiscos que estão disponíveis até ao fechar da casa. Não podem os esquecer as especialidades nas sobremesas. De comer e chorar por mais… O fim da tarde e a noite prom ete mais animação num “non stop” de petiscos e clientela bem-disposta e, mais uma vez, a referência para a fabulosa esplanada apetecível nestes tempos mais quentes. Está à espera de quê? Apareça! Nada melhor para distrair um pouco destes tempos um pouco estranhos, já para não dizer, “muito” estranhos, do que tomar um copo ao final da tarde e ficar mais um pouco e usufruir o que o Calendário S. José tem paraClarooferecer.queneste espaço, no Bairro de S. José, em Cascais, tudo começa pela manhã, num ambiente mais calmo e tranquilo para tomar o pequeno-almoço. E a esplanada está ali, sempre à sua espera! A sugestão para o almoço pas sa pelo “Bife à Portuguesa”, pelo “Pol vo à Lagareiro”, pelas “Asas de Fran Bairro de S.José Cascais 3f a domingo até às 00h Encerra à 2f
40
Sekreta Magazine







o que é hoje o Baiuka Grill Restaurante?
42
A paisagem que podemos observar é única e inesquecível seja qual for a hora do dia. É sem dúvida, um lugar que proporciona magia. As especialidades de uma vas ta ementa vão ao encontro de peixes grelhados, do mar, e também os mariscos. A carne não é esquecida e também é capaz de surpreender. Os petiscos vão mais além…. Parabéns ao Paulo Figueira e a toda a sua excelente equipa. Espera mos pelos próximos 30 anos! O Baiuka dispensa apresen tações. Este mês de agosto completa 30 anos de existência. Num espaço privilegiado frente ao Oceano Atlântico, num dos locais mais bonitos da Costa do Estoril, o Baiuka Grill Restaurant permanece firme num projeto de excelência liderado por Paulo Figueira. Se pensarmos o que era a reali dade de há 30 anos, mais em evidên cia fica o enorme esforço, espirito de empenho e liderança de Paulo Figueira. Perante muitas adversidades, nun ca baixou os braços e, pelo contrário, foi a pouco e pouco transformando e melhorando este espaço que presen temente é uma enorme referência na região.E
Praia das Moitas Monte Estoril 3f e 4f das 9hrs às 19hrs 5f a domingo das 9hrs às 22hrs encerra à 2f 214 862
Sekreta Magazine Telf:
Podemos começar por dizer que é um espaço que transpira uma história repleta de histórias de três décadas e várias gerações de clien tes e amigos. É um ponto de encontro onde o serviço e ambiente nos fazem sentir em casa.
Baiuka Grill Restaurant “30 anos junto ao mar!”
237
















SEKRETOAGENTE


47 Sekreta Magazine Seu nome: Neemias Queta! Joga na EsteveNBA.na inauguração do Cam po de Basquete 3X3 no Bairro da assunção, em Cascais. Impossível passar despercebido com os seus 2,12 metros de altura. Fica aqui a diferença com Pedro Morais Soares, Carlos Carreiras, Francisco Kreye e Nuno Piteira Lopes. Huau…. Um gigante em Cascais Passeio de Barco Que bem ficaram na foto. Um passeio de barco numa iniciativa da Câmara de Cascais. Duas Associações de Moradores muito bem representadas. Ema Martins e Alberto Alves (Alto dos Gaios) e Carlos Guim arães (Quinta da Carreira). Caso para perguntar: Sabem nadar?



48 Sekreta Magazine
Não é todos os dias que um clube faz 60 anos. Mas o Clube Desportivo do Arneiro comemorou recentemente essa bonita idade. Uma foto para memória futura. O presidente do Clube Manuel Macha do de Magalhães, nestas funções há 20 anos, aqui com Fernando Ferrei ra Marques, presidente da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana e Francisco Kreye, vereador do despor to da Câmara de Cascais. 60 anos... Na Procissão Não há festa popular que se preze sem a habitual e tradicional Procissão. As festas da Malveira de Serra chegaram este ano ao fim e o momento alto é sempre a Procissão das Velas em Honra da Nossa Sen hora da Assunção. A freguesia onde pertence, Alcabideche, esteve bem representada com o seu presidente José Ribeiro e Paulo Santo. A tradição ainda é o que era…



No Mercado de S. Domingos de Rana cantou-se o Fado. Uma iniciativa da respetiva Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, que ultrapassou todas as expetativas. Mais de 2.000 pessoas assisti ram a esta grandiosa noite que ficará inesquecível.Oexecutivo da Junta está de parabéns e que este seja o primeiro de muitos. Noite de Fados - I
49 Sekreta Magazine
não lhe larga a porta é o Luís Bento, cliente habitual. Porque será? Uma dupla de “Luises”… Dois “Luises”...
Um regresso há muito esperado e desejado do Luís Anjos. De novo ao leme do seu “bar co”, o restaurante O Argentina, a lid erar uma equipa de excelência. Esta é uma nova etapa desta casa que é uma referência da restauração da região.Quem


disposição esti veram Pedro Mota Soares, presiden te da Assembleia Municipal de Cas cais e Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara de Cascais. Sabemos que querem resposta à pergunta: E cantaram o Fado? Não, não cantaram…
Nesta grandiosa noite de fa dos em S. Domingos de Rana, onde assistiram mais de 2.000 pessoas, foram muitos os “ilustres” que mar caramCompresença.muitaboa
Noite de Fados - II Noite de Fados - III
50 Sekreta Magazine
Quem também não cantou o Fado foi o presidente da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana, Fernando Ferreira Marques (se bem que vontade não lhe faltou… mas foi melhor não) e o Luís Bento que desta vez não foi para fotografar, mas sim para ouvir…Num próximo espetáculo (porque de certeza que irá haver mais) até pode ser que esta dupla suba ao palco. A questão é que terá de ser num espaço que comporte muitos mais espetadores…




