2 minute read

A autoestima da mulher cristã

O mês de março, quando celebramos o Dia Internacional da mulher - 08 de março – é oportuno para refl exão acerca da autoestima da mulher. Autoestima é o sentimento que cada pessoa tem por si mesma, capacidade de amar-se, cuidar-se, aceitar-se e valorizar-se.

Advertisement

A Palavra do Senhor nos revela a importância da nossa autoestima em diversos textos: - “Assim como você pensa na sua alma, assim você é” Pv 23.7 - “Amarás ao próximo como a ti mesmo” Mt 22.39. Então, vamos cuidar do amor-próprio! Precisamos dele para alcançarmos vida plena, feliz, e com relacionamentos saudáveis.

A autoestima influencia e sofre influência da autoimagem (como a pessoa se vê) e do autoconceito(como a pessoa se define). Por isso, não está relacionada somente a aparência física, vai muito além.

Segundo a abordagem das psicoterapeutas Potreck-Rose e Jacob (2006), são 04 os pilares essenciais para definir a autoestima: Autoaceitaç ã o: postura positiva com relaç ã o a si mesmo como pessoa; Autoconfiança: postura positiva em relaç ã o à s pró prias capacidades e desempenho; Competência social: capacidade de estabelecer contatos com pessoas e administrar situações difíceis; Relacionamento social: estar ligado em uma rede de relacionamentos positivos. Estes pilares podem e devem ser avaliados por nós. Não é fácil, mas é possível.

Não obstante aos pilares acima, para desenvolver uma autoestima saudável é necessário reconhecer nossa origem: fomos criadas a imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26); nossa identidade: filhas de Deus( Jo 1.12-13); e propósito: viver na presença do Senhor Jesus, adorando-o e anunciando as boas novas de salvação (1Pe 2.9).

Assim, irmãs, o mais importante para autoestima saudável não é o nosso exterior, mas nosso interior, e somente Jesus pode preencher o vazio dos nossos corações, e nos dar paz , alegria, ânimo e contentamento. Somos preciosas e temos valor porque Jesus Cristo nos deu, nEle podemos ser mulheres plenas, felizes e realizadas.

Na firme convicção que somos amadas do Pai, sejamos como a mulher de Pv 31.25 e 26 : Reveste-se de força e dignidade, sorri sem medo do futuro. Fala com sabedoria e ensina com amor.

No amor de Cristo, Rosely Vieira

This article is from: