
5 minute read
Dica 3
Cuide do seu futuro!
Todos os servidores da Prefeitura de Maringá e dasAutarquias podem aderir ao Plano Maringá RegiusPrev. Veja em qual grupo você está inserido(a):
Advertisement
NOVOS SERVIDORES (admitidos após 24/08/2022)
Se você recebe abaixo do teto do INSS, pode aderir como participante facultativo (não há contribuição da prefeitura ou autarquia).
Se você recebe acima do teto do INSS, terá sua adesão automática e contribuirá junto com a Prefeitura de Maringá ou Autarquia para o seu plano de previdência complementar sobre o valor do seu salário, que excede o teto. A contribuição do seu empregador é paritária à sua contribuição, até o limite de 8,5%• O percentual mínimo é de 3%.
Quando se aposentar, você receberá o benefício da Maringá Previdência (limitado ao teto do INSS) + o Benefício Complementar do Plano Maringá RegiusPrev.
SERVIDORES PARTICIPANTES DO PLANO FINANCEIRO (admitidos antes de 2004)
Podem aderir como participante facultativo ao Plano Maringá RegiusPrev.
Quando se aposentar, terá direito ao benefício da Maringá Previdência mais o Benefício Complementar do Plano Maringá RegiusPrev (não há contribuição da prefeitura ou autarquia).
SERVIDORES PARTICIPANTES DO PLANO PREVIDENCIÁRIO (admitidos entre janeiro de 2004 até 24/08/2022)
São aqueles que têm direito à opção pelo benefício especial conforme Lei Complementar Municipal 1296/2021
Já podem aderir como participante facultativo ao Plano Maringá RegiusPrev.
Pode optar pelo Benefício especial, após publicação do Decreto Municipal. Terá direito, quando se aposentar, ao Benefício da Maringá Previdência (limitado ao teto do INSS) + o Benefício Especial (Isento de Imposto de Renda)
+ o Benefício Complementar do Plano Maringá RegiusPrev.
Contribuições
Como são feitas as contribuições ao Plano?
As contribuições para o Plano Maringá RegiusPrev são descontadas na folha de pagamento, mensalmente, e sobre o décimo terceiro salário.
O valor mínimo é de 3% e não há limite máximo estabelecido. Você define o percentual.Acontribuição mínima é de R$100,00 e o percentual pode ser alterado a qualquer momento. Para aqueles que têm direito à contribuição patronal (da Prefeitura de Maringá eAutarquias), o valor da contribuição é igual à do participante, até o limite de 8,5%.
O participante também pode realizar contribuições voluntárias, a qualquer momento, sem cobrança de taxas administrativas. Caso o participante queira ampliar a cobertura para invalidez permanente e morte, poderá contratar um seguro opcional.
Utilize os nossos simuladores para planejar seu benefício
Para contribuir com o seu planejamento previdenciário, a REGIUS desenvolveu dois simuladores especialmente para você, servidor de Maringá.Acesse agora mesmo!
Simulador De Benef Cios
Simule seu benefício futuro e comece a construir hoje mesmo o futuro que você deseja.
Simulador De Irrf
Verifique de quanto será a dedução no seu imposto de renda conforme o valor de contribuição.
Benefícios 10
Quais são os benefícios oferecidos pelo Plano Maringá RegiusPrev?
RENDAS DE APOSENTADORIA
Ÿ Renda de aposentadoria programada
Requisitos: estar em gozo do benefício de aposentadoria concedido pelo RPPS, mínimo de 60 (sessenta) contribuições ao Plano e cessação do vínculo funcional com o Patrocinador.
Ÿ Renda de aposentadoria por invalidez
Requisito: estar aposentado por invalidez pelo RPPS.
Forma de cálculo: o benefício é apurado em quantidade de cotas rentabilizadas, na data da concessão, considerando o saldo de cotas existente em nome do participante: 100% das contribuições pessoais + 100% das contribuições patronais + rentabilidade líquida alcançada, dividido pelo prazo de recebimento escolhido pelo participante (de 5 a 30 anos). O participante pode escolher receber em percentual do saldo acumulado, sendo de no máximo 1% ao mês. Quem define é o participante. Forma de pagamento: pagamento mensal do benefício complementar, sendo o valor correspondente aoAbono de Natal (13° salário), pago em duas parcelas, por meio de crédito em conta corrente.
Reajuste dos benefícios: sempre em janeiro, pela variação das cotas.
Benef Cio Por Morte
Ÿ Aos beneficiários cadastrados: Em caso de morte de participante ativo ou aposentado, será pago aos seus dependentes indicados no plano, em única parcela, na proporcionalidade definida pelo participante, o saldo de cotas existentes em nome do participante. Nesse benefício, não há a incidência do Imposto de Renda e não faz parte de inventário. Está aí uma boa opção para o planejamento sucessório.
Institutos
Se eu sair da Prefeitura de Maringá ou da Autarquia em que trabalho, como ficam os meus recursos?
Caso ocorra a rescisão do contrato de trabalho, antes de completar os requisitos para a aposentadoria, o participante poderá optar por um dos institutos:
Ÿ Resgate (incide Imposto de Renda):
Resgatar 100% das cotas depositadas na conta individual e a parcela das cotas acumuladas na conta identificada da Patrocinadora, proporcional ao tempo de vinculação ao Plano Maringá RegiusPrev, nos seguintes percentuais:
- 50% até 2 anos;
- 70% mais de 2 e até 3 anos;
- 90% mais de 3 anos.
Ÿ Portabilidade:
Transferir a totalidade das cotas depositadas na conta individual do participante e na conta identificada da Patrocinadora para outro plano de benefícios.
Ÿ Autopatrocínio:
Optar por permanecer contribuindo para o Plano, pagando a contribuição pessoal e patronal. Nesta opção, todo o valor contribuído pela Prefeitura ouAutarquia para o servidor, continua vinculado a ele.
Ÿ Benefício Proporcional Diferido – BPD:
Optar por receber, quando complementar os requisitos da renda de aposentadoria programada, o benefício previdenciário, calculado com base na soma das contribuições pessoais + contribuições patronais + mais rentabilidade, conforme prazo de recebimento escolhido pelo participante.
12 É seguro investir no Plano Maringá RegiusPrev?
Sim, a REGIUS é uma entidade sólida, com mais de 38 anos de existência.Atualmente, administra um patrimônio de mais de 3,6 bilhões e paga mais de 200 milhões de benefício ao ano.
O Plano Maringá RegiusPrev conta com a mesma segurança dos outros planos administrados pela REGIUS.Além de uma equipe especializada, uma governança estruturada e comprometida, a gestão do Plano segue rigorosamente toda a legislação vigente, inclusive no que tange aos investimentos. Representantes da Prefeitura de Maringá terão assento no Comitê de Investimentos (todos os membros são certificados) e no Comitê de Patrocinadoras.
AREGIUS possui um canal de ética independente, uma ouvidoria estruturada, vários canais de relacionamento e uma linha de comunicação transparente.
Regime tributário
No momento de adesão ao Plano Maringá RegiusPrev, o participante deverá decidir se opta ou não pelo regime regressivo. As regras deste regime estão previstas na lei 11.053/2004 e os principais pontos são:
Ÿ Aopção é irretratável. O participante não poderá alterar a sua decisão;
Ÿ O imposto apurado pelo sistema regressivo é tributado exclusivamente na fonte, portanto, não poderá haver compensação na declaração anual de ajuste do Imposto de Renda;
Ÿ O regime regressivo tem como pressuposto que quanto maior for o prazo de acúmulo de cada contribuição, menor será a alíquota do Imposto de Renda no momento do resgate ou do recebimento do benefício de aposentadoria, conforme demonstrado na tabela a seguir:
Prazo de acúmulo de cada contribuição no Plano Alíquota de Imposto de Renda
< ou = a 2 anos
> 2 anos e < ou = a 4 anos
> 4 anos e < ou = a 6 anos
> 6 anos e < ou = a 8 anos
> 8 anos e < ou = a 10 anos
> 10 anos
Se o participante não fizer a opção pelo regime regressivo, ficará enquadrado na tabela progressiva, que é a tabela normal de tributação de Imposto de Renda.
Como aderir
Ficou ainda mais fácil e prático fazer sua inscrição no Plano Maringá RegiusPrev.AREGIUS, alinhada às novas tecnologias e buscando reduzir a burocracia, desenvolveu aAdesão On-line, funcionalidade disponível no site maringa.regiusprev.com.br, que permite agilidade e eficácia ao processo de adesão sem a necessidade de imprimir, preencher e assinar formulários. Faça agora mesmo sua inscrição!
Adesão On-line REGIUS, seu futuro num click.
