
2 minute read
Carnaúba dos Dantas
Omunicípio de Carnaúba dos Dantas, conhecido como “Terra da música”, em alusão a grandes artistas carnaubenses, como Tonheca Dantas, compreende uma população estimada em 8.239 habitantes segundo o IBGE (2021) e área territorial de 246,308 km2. O município possui a taxa de escolarização ente estudantes de 6 a 14 anos, correspondente a 97,8%, e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) em 0,659. Com o Produto Interno Bruto (PIB) per capita equivalente a R$ 10.191,51, as atividades econômicas estão relacionadas à indústria, artesanato, turismo e agropecuária.
INDÚSTRIA
Advertisement
Carnaúba dos Dantas é um dos principais polos da indústria ceramista na região Seridó, dispondo de 15 (quinze) fábricas que produzem milhares de produtos à base da cerâmica como telhas e tijolos. No tocante a indústria alimentícia, o município se destaca na produção de massas, possuindo atualmente, 5 (cinco) fábricas de bolachas em seu território.



ARTESANATO
O artesanato é um elemento marcante no município de Carnaúba dos Dantas, pois conta com uma grande diversidade de produções manuais que são vendidas em casas, ateliês, feiras livres e no próprio comércio. Um dos feitos artísticos se dá pelo crochê e a costura que, por sua vez, são base da renda de muitas donas de casa.
TURISMO

O município possui uma variedade de pontos turísticos, muitos deles tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O primeiro diz respeito ao complexo arqueológico XiqueXique, onde é possível ter acesso às pinturas rupestres e lindas paisagens naturais. Conta também com o turismo religioso, que tem como principais atrativos: a capela de Nossa Senhora das Vitórias, a Igreja Matriz de São José e o Monte de Galo. Além disso, os turistas têm acesso a algumas construções históricas, tais como o Antigo Casarão, Biblioteca Municipal Donatilla Dantas e o Castelo de Bivar e, ainda, aos atrativos da Serra da Rajada, Cachoeira dos Fundões, Talhado do Gavião e Castelo di Bivar.
AGROPECUÁRIA
As atividades primárias do município se resumem a produção de grandes culturas, como a do milho, feijão, batata, melancia e jerimum. Outra atividade importante diz respeito a bovinocultura leiteira, uma vez que o município está incluso em uma bacia leiteira e conta com a presença de quatro tanques de resfriamento de leite. Dessa forma, o leite serve também para a produção de seus derivados, principalmente, os queijos artesanais produzidos nas queijeiras. Além disso, existe a criação de galinhas poedeiras destinadas também ao abate e a prática da apicultura.
