
1 minute read
Figuras 3 e 4: Stills do filme “Halloween” (1978, John Carpenter)62 arte e cenografia
from SOMBRA
by Rede Código
arte e cenografia
A direção de arte de “Sombra” ocupou-se principalmente de encontrar uma tonalidade de luz e de cor que compusesse melhor o gênero abordado (de suspense e tensão), com o tema (abuso psicológico, stalkers, mundo tóxico de aparências, etc). Para unir estes dois pontos, foi elaborada uma composição tonal que tivesse uma temperatura fria, porém com exposição alta (que mantivesse a “luminosidade suave” e as cores brancas do local mas sem que se tornasse superexposta). Michael Freeman vai definir a “luz suave” em seu livro “A Bíblia da Fotografia” como um tipo de luminosidade fácil de lidar referente ao trabalho de exposição, já que:
Advertisement
Por sua natureza, esse estilo de iluminação apresenta baixo-contraste, ou seja, há um espaço de manobra considerável entre as luzes altas e as sombras. (FREEMAN, p.162, 2019)
A iluminação foi feita totalmente através de luzes artificiais (usando o recurso de luz natural apenas nas poucas cenas externas), até mesmo para preservar a mesma tonalidade de luz e não perder muito com a variação do sol durante o dia de filmagem. A paleta de cores decidida foi influenciada pelo livro “A Psicologia das Cores” , buscando comunicar com o espectador a atmosfera e sentimentos da personagem. No livro de Eva Heller, ela