4 minute read

11.5 Descrição do Projeto

11.5 Descrição Do Projeto

A reportagem para tv, tem 15 minutos e 38 segundos de duração, com layout azul para remeter á tecnologia. A imagem foi retirada do site Pixabay, a escolha da imagem se deu pelo fato do conteúdo conter vários símbolos tecnológicos.

Advertisement

O produto contou com imagens do site Pixabay que oferece conteúdo gratuito, as cenas foram escolhidas como forma de offs para início, meio e fim da reportagem , pois, cada cena trata sobre tecnologia.

Inicialmente a repórter faz a sua primeira passagem na tela de um celular e logo em seguida, dá continuidade já fora do aparelho, como no método tradicional a fim de trazer a alusão de sair do mundo digital para o mundo real.

O produto foi dividido em seções temáticas, no qual são abordados o que é nomofobia, quais são os sintomas, como funciona o tratamento, no qual foi possível contar com a ajuda da Psicóloga Anna Lucia Spear King, fundadora do Laboratório Delete Detox Digital e Uso Consciente de Tecnologias para explicar todos esses tópicos.

O produto contou com relatos de três pessoas que são fascinadas por celular, sendo elas: Silvio Marcos, Camila Santos e um jovem que não quis se identificar.

Foi utilizada a pesquisa da empresa Bank My Cell no qual aborda sobre o Brasil se encontrar em primeiro lugar no ranking de países que mais fazem uso de celulares. Um Emoji foi utilizado para indicar o país na pesquisa.

Foram coletadas imagens do arquivo pessoal da atriz Regina Duarte, para abordar uma das temáticas da reportagem que fala sobre acidentes devido o uso de celular.

O projeto utilizou matérias de sites noticiosos para conceder mais fundamento no trabalho

quando se aborda o tema “acidentes”.

Através do Google Forms, foi realizado uma pesquisa onde foi possível fazer um levantamento de dados sobre o tema no qual ajudou na fundamentação da reportagem extensa para TV.

Durante a pesquisa realizada pelo Google Forms, alguns dos entrevistados enviaram um email explicando mais a fundo o sentimento de não estarem com o celular por perto, com isso, a foto do GC foi ampliada e os relatos foram digitalizados.

O documentário “O Dilema das Redes” (2020-Netflix) foi inserido na reportagem pois aborda sobre as redes sociais, sendo um dos assuntos comentados na reportagem que conta como esse meio consegue nos manter on-line por mais tempo e como a pessoa fica angustiada quando não estão com o celular

Para os créditos finais, foi utilizado o GC de forma ampliada e de fundo um celular girando.

O GC da reportagem em formato de celular, remete ao tema abordado, foi feito um download da imagem do celular no site Pixabay e após baixar a imagem, com os editores de texto do celular foi feito a caligrafia em tons azuis e brancos.

O Background (BG) da reportagem é da biblioteca do Youtube, que oferece conteúdo gratuito para uso, se chama “Selfie Stick" de Quincas Moreira. O som foi escolhido pois contém uma melodia animada e descontraída, como a reportagem.

Linguagem: A reportagem possui uma linguagem simples, de fácil entendimento entre os espectadores, como pede o jornalismo.

Linha editorial: A reportagem extensa “No-mobile phobia”, parte da idéia de temas segmentados a todos os públicos mas em especial os jovens que fazem o uso constante de aparelhos tecnológicos. Um jornalismo analítico porém de forma despojada é a marca desse projeto que foi realizado ao longo do 2° semestre de 2020.

This article is from: