8 minute read

20. Relatório Individual

20. Relatório individual

Aline Queiróz

Advertisement

Como nos últimos semestre as aulas online continua sendo um desafio, pelo menos pra mim. Sinto que não absorvo tudo o que eu absorveria e aprenderia em uma aula presencial, mas por conta da situação continuo tentando o máximo acompanhar e participar o máximo possível. Esse semestre abordamos um tema incrível ao meu ver, o tema racismo nos do muito material para trabalhar e várias vertentes para tratar. Infelizmente não acompanhei as gravações pessoalmente por motivos pessoais, mas acompanhei as reuniões participando dos grupos de discussão do trabalho e no desenvolvimento da Bíblia e a maior dificuldade que eu vejo continua sendo a falta comunicação e sincronia que a distância acaba causando.

Dagnan Brandão Costa

Mais um semestre de muito aprendizado, desafio e acima de tudo, de muita realização pessoal, poder produzir todos esses trabalhos ao longo desse curso, tem sido uma grande descoberta de um potencial que durante muito tempo eu deixei de lado, mas que em determinado ponto da vida, eu me reconectei comigo mesmo e vim em busca desses sonhos e objetivos. Novamente tenho a oportunidade de ser o diretor geral de mais um projeto dentro da produtora, não vejo isso como monopólio, ou com más olhos, pelo contrário, acho que com o passar desses quase 3 anos dentro da mesma produtora consigo ver a minha liderança como um ponto positivo na minha vida profissional, particularmente, estamos entregando ao meu ver um produto onde eu me sinto muito realizado em assinar e ter em meu portifólio de produção. Me sinto realizado, pois como diretor eu consegui auxiliar desde a préprodução, com as sugestões do tema, roteiro... na produção dirigindo toda essa “orquestra” para que a música fosse cantada e entrando em cena quando tinha que apagar algum “incêndio” para que tivéssemos o produto em mãos dentro do prazo e que fosse um produto satisfatório para a equipe. Dérick Rodrigues Primeiramente devo dizer que não me senti muito confortável com o tema e a escolha proposta para este projeto, mas como um futuro profissional da área do audiovisual, as vezes devemos fazer trabalhos que nem sempre iremos gostar.

Eu fiz a função de assistente de produção e câmera, e durante filmagens comecei a gostar do que estava sendo feito, vendo as coisas por de trás das câmeras ou na frente delas me mostrou algo diferente do que me veio na cabeça no início do projeto quando apenas estava na ideia e no papel. As dificuldades presentes neste projeto por parte minha foram poucas, o que me dificultou foi a distância para os locais de filmagem, mas isso faz parte do processo de produção. Tivemos alguns atrasos durante das filmagens, refizemos poucas cenas, mas essas poucas cenas fiz com que a gente se atrasasse um pouco em nosso cronograma. Concluindo tudo, o trabalho nas filmagens foi feito sem muitos problemas ou dificuldades, todo o pessoal, desde a produção e os atores foram bem focados e isso ajudou muito na conclusão do projeto.

Diogo Augusto

Esse projeto foi desafiador, atuei como roteirista, recém chegado na produtora, procurei entender a dinâmica do grupo, inicialmente para a composição da ideia da web série tivemos muitos temas a serem abordados, decidimos aborta o racismo. O Racismo é algo que está inserido dentro da nossa sociedade e lutamos diariamente contra essa pratica, como roteirista procurei saber mais sobre as causas e movimentos, realizamos a escrita da série baseado em Rosa Parks que foi uma ativista importante para o movimento dos negros nos Estados Unidos, como linha de narrativa desenvolvi o núcleo do Leonardo. Contudo sinto realizado com o trabalho desenvolvido, E mudei hoje meu modo de assistir qualquer produção audiovisual, Sempre fico analisando os filmes e series, dividindo em atos como exceção da narrativa.

Francielle Cordeiro

Para o tema da Web Serie foi discutido um assunto que ainda é comum no meio da sociedade, se tratando de racismo, algo que ainda acontece com muita frequência e queríamos mostrar como pessoas com a pele mais escura ainda sofre preconceito perante a situações. Com um grupo de discussão proposto foi notado que haveria varias formas de um negro se destacar, novamente conseguimos alcançar nosso objetivo e colocar em pratica aquilo que estava no papel.

Em meio a reuniões foi discutido o nome da série, onde seria feito, teve alguns imprevistos e tivemos que improvisar principalmente locais de gravação, queríamos remeter também o passado para melhor entendimento do que queríamos apresentar. Tive o a função de núcleo de produção, ajudando em tudo que fosse necessário.

Jefferson Rodrigues

Neste semestre o desafio de poder produzir um episódio piloto de uma Web série foi algo muito incrível dês do momento que eu e a equipe estávamos discutindo sobre o tema e como seria feito o projeto. Depois de muitas discussões chegamos no tema de Racismo que é de extrema importância abordarmos. Neste projeto eu tive a primeira experiência nas filmagens que foi uma realidade que eu enxergava somente na teoria, e foi algo de muito aprendizado. O que eu achei mais interessante neste projeto foi o grupo de discussão realizado com 5 meninas, onde foi um momento de primeira gratidão pelo nosso projeto realizado, mas também uma grande forma de aprendizado e poder fazer os devidos ajustes no projeto.

Luciana Antonní

Ser Roteirista é uma função muito importante, pois ele é o coração de todo o Trabalho a ser executado dentro da Série, minha experiencia foi muito boa, pois me aprofundei no tema e nas pesquisas ao qual resolvemos abordar na série, pois falar de racismo em pleno século XXI é um fato que ainda ocorre com bastante frequência no nosso dia a dia. Essa luta preconceituosa vem de séculos, pois temos grandes pessoas que fizeram um marco na história por lutarem pela igualdade em todo o mundo, ser roteirista foi um tanto desafiador, pois tive que ver pelos olhos críticos, olhos preconceituosos, olhos de igualdade, para passar ao público as injustiças que muitas das vezes a mídia não mostra.

Marcos Giosa

Esse semestre foi bem desafiador, pois ter aulas em EAD limita muita coisa, principalmente a comunicação e a organização.

Fiquei responsável pelas seguintes funções: objetos cenográficos, microfone e edição.

Na pré produção tive a experiência em criar efeitos especiais para uma obra de arte, foi empolgadora e enriquecedora para os meus conhecimentos acadêmicos e objetivos pessoais, pois através do processo criativo, pude me envolver fazendo pesquisas e criando os meus primeiros projetos com efeitos especiais incluídos. Isso me deixou satisfeito, motivado e tendo mais certeza do que eu quero seguir. A criação visual de parte dos objetos de cena foi uma experiência que eu gostaria de viver novamente.

Na participação na produção da obra fiquei responsável pela microfonia. No momento vivido em captar os áudios não me fez sentir sensações empolgadas mas, depois que assistir a websérie editada deu pra perceber como é importantíssimo a captação de áudios, eu gostaria de ter utilizado canais de áudios separados para cada ator, mas com a utilização do boom também deu certo, fico com o aprendizado em melhorar mais na próxima oportunidade, pois a experiência acadêmica me fez ver no que é possível melhorar. Na minha visão a pós produção envolvendo a edição não saiu como o planejado, não digo em questão da criação de sequência de cenas, efeitos, áudios, mas sim na organização e distribuição das cenas. Foi desanimador, pois havia tido planejamento. Mas como tudo é aprendizado, e questão de perspectivas, viso o aprendizado de que comunicação é a base. Em minha opinião final, o trabalho em si entregou tudo, ou a maioria, como, enredo, sequência, comunicação clara e limpa, efeitos visuais, causa social, criatividade e o mais importante, a experiência da criação audiovisual. A arte cura.

Pablo Silqueira

Com essa Web Série, tive a oportunidade de realizar um projeto no qual é a realidade das ruas, um tema sensível e importante. Homens de Cor mostra como de fato é o preconceito e a injustiça, e como ainda existe o racismo. Neste projeto atuei como editor, designer e produtor, como todos os semestres e trabalhos, aprendi um pouco mais e com esses aprendizados, me esforcei para que eu desse o meu melhor, como todas as produtoras teve as desavenças e amizades, mas como sempre acaba com harmonia e com um trabalho bem feito. Feliz em trabalhar nesta produtora, sempre muito criativa e com ideais diferenciados, nossos projetos sempre são temas muito importante e admiro isso. Ansioso para o próximo semestre e projeto.

Thiago Gonçalves

Minha experiência foi muito desafiadora esse semestre, depois de um ano com a faculdade trancada eu retornei em uma turma onde eu não conhecia ninguém, tendo que me adaptar com toda questão da aula não estar sendo presencial, o que dificulta um pouco a comunicação e o desenvolvimento das relações com os colegas de classe mas graças a Deus fui acolhido pela E4Vison. Entrei com o projeto em andamento, mas achei o tema escolhido muito importante, gostei muito das ideias que estavam sendo desenvolvidas e vi que o grupo tinha potencial de fazer um ótimo trabalho. Gostei muito do processo e também do grupo de discussão que nos proporcionou a oportunidade de ter um contato com a nossa audiência, onde tivemos um feedback do público que assistiu o episódio piloto da Websérie e deu sua opinião, com quais conseguimos identificar pontos positivos e negativos do nosso trabalho. Sou muito grato pela ajuda de todos, pelos aprendizados adquiridos e pretendo me desenvolver mais ainda no próximo semestre.

Wallace Andrade

Minha experiencia com esse projeto foi muito útil pois tive contato com algumas funções da qual eu ainda não havia trabalhado antes, como a de Cameraman e Color Correction, e ambas foram muito interessantes para mim, pois consegui atuar presencialmente na gravação do projeto e na finalização do mesmo. Os resultados obtidos no final de tudo, para mim foram muito agradáveis, juntamente com toda a equipe envolvida, a proposta de realizar uma produção que trouxesse uma crítica a um problema social e que tocasse o nosso ponto emocional.

This article is from: