
2 minute read
Fundamentação Teórica do Tema
from Asas de Papel - Apul
by Rede Código
Fundamentação Teórica do Tema:
O Brasil é uma das maiores fontes do contrabando de fauna do mundo, com cerca de 20% do total global. Mais de 38 milhões de animais são tirados a força do país todo ano. Essa grande sangria agrava o risco de extinção que pesa sobre 208 espécies nacionais. Estima-se que o comércio ilegal movimente entre 10 a 20 bilhões de dólares por ano, desse total, 10% corresponde ao Brasil, o equivalente à 38 milhões de bichos das nossas florestas e matas. Essas estimativas refletem o crescente risco de extinção de espécies e o aumento da exploração econômica e ambiental da fauna brasileira.
Advertisement
"De cada 100 animais capturados ilegalmente no país, 70 são vendidos em território nacional e 30 são destinados ao exterior. Um dos fatores que explica o Brasil ser uma das principais rotas do tráfico é a grande biodiversidade, o que o torna um alvo direto das quadrilhas e organizações criminosas. " (Revista Arco, 2020).
"Estima-se que aproximadamente 2 milhões de espécies sejam vendidas a cada ano no Brasil. Devido à habilidade de imitar a voz, muitas delas são procuradas com a finalidade de serem bichos de estimação. " (Revista Arco, 2020).
De acordo com a RENCTAS (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres), as aves são os animais mais explorados para compra e venda no mercado ilegal.
23
A extração seletiva de madeira, fragmentação, o desmatamento e as queimadas também são um fator gigantesco que assombra e ameaça a nossa avifauna. As queimadas, em especial, tem se tornado um fenômeno muito comum nos últimos anos, como consequência não só das secas, mas também da expansão humana nas regiões de mata. Segundo a organização não governamental SOS Mata Atlântica, apenas 12% da Mata Atlântica permanece em bom estado de conservação. Esse bioma abrange 17 estados brasileiros, sendo eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
"Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria. " (IBGE, 2020).
No começo de 2020, foram registrados 2.437 focos de incêndios na região. A Mata Atlântica, além disso, é o bioma que soma o maior número de espécies aviárias ameaçadas, essas aves vivem em áreas muito pequenas e restritas, isso as torna especialmente vulneráveis, pois quando ocorre um evento estocástico, como uma tempestade ou um incêndio, pode subitamente levar uma espécie à extinção.
24
"Um processo estocástico pode ser definido como uma sequência de variáveis aleatórias indexadas ao tempo e também à eventos. É uma variável que se desenvolve no tempo de maneira parcialmente aleatória e imprevisível. " (PUC-Rio, 2020).
Asas de Papel expõe a fragilidade das aves e a importância do zoológico na recuperação e conservação desses animais.