Page 1

Projeto Criar

Nano Pet


CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA AGÊNCIA LIDERS

PROJETO “CRIAR” 2017

São Paulo 2017 NOME Amanda Pereira dos Santos Jackeline C. Pellarin Castilho Lucas F. Ruziska Gomes Marcelo Agostinho Natália Barros Monteiro Victor Cesar D. R. do Nascimento

RGM 1678986-5 1686052-7 1635637-3 17067294 1677076-5 1694682-1

CAMPUS LIBERDADE LIBERDADE LIBERDADE LIBERDADE LIBERDADE LIBERDADE

PERÍODO MATUTINO MATUTINO MATUTINO MATUTINO MATUTINO MATUTINO

TURMA PP 3D PP 3D PP 3D PP 3D PP 3D PP 3D


UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL – CAMPUS LIBERDADE AGÊNCIA LIDERS

Projeto “Criar” 2017 UNIVERSO PET

Trabalho de conclusão de semestre projetado pela agência Liders com a finalidade de apresentar um produto inovador no mercado pet atual a partir de referências de conteúdos abordados em aula pelos professores e mestres.

Orientador: Prof. Ms. Vagner Novaes Tranche

São Paulo 2017


SUMÁRIO INTRODUÇÃO...............................................................................................Página 02 BRIEFING......................................................................................................Página 03 FUNDAMENTAÇÃO DA PESQUISA.............................................................Página 06 Buyer Personas..............................................................................................Página 12 PLANEJAMENTO DE MARKETING..............................................................Página 13 Promoção do Produto....................................................................................Página 16 Peças.............................................................................................................Página 17 REDAÇÃO PUBLICITÁRIA............................................................................Página 20 PRODUÇÃO SONORA..................................................................................Página 21 Spot para Rádio – Lauda...............................................................................Página 22 BIBLIOGRAFIA..............................................................................................Página 23 ANEXO Anexo G – CONAR........................................................................................Página 25

Página | 1


INTRODUÇÃO “Mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos de estimação. Esses números impressionantes, divulgados no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ajudam a entender o sucesso de um dos negócios que mais crescem no Brasil: o mercado pet. Com faturamento previsto de 19,2 bilhões de reais e expansão de quase 7% em relação ao ano passado, o setor resiste à crise. (...) “Mesmo crescendo mais devagar, o mercado de animais de estimação representa 0,38% do produto interno bruto (PIB) e já é maior do que a linha branca de geladeira e fogão”, diz José Edson Galvão de França, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).” POLI, Mariana. MERCADO PET CRESCE GRAÇAS A MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DOS DONOS DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. EXAME. Disponível em: https://exame.abril.com.br/carreira/mercado-pet-cresce-gracas-a-mudancas-no-comportamento-dosdonos-de-animais-de-estimacao/. Acesso em: 26 out. 2017.

Com a área do mercado pet em expansão e a procura insaciável por meios de cuidado de animais de estimação, a agência Liders da Universidade Cruzeiro do Sul Campus Liberdade optou por um produto que qualquer dono de animais domésticos gostariam e almejam encontrar, um sistema de prevenção e cuidado pet na palma da mão. Após pesquisas e diálogo boca a boca, constatamos que a maior preocupação dos donos de animais é a falta de tempo para cuidados, como simplesmente alimentação. Com esse novo produto, nomeado Nano Pet, é possível observar o gato ou cão de longe através de um aplicativo instalado no celular ou tablet, o qual é interligado à um chip que monitora sentimentos, vontades, necessidades e afins do animal. A partir das disciplinas Pesquisa de Mercado e Opinião, Produção Publicitária Sonora, Propaganda Online e Redação Publicitária foi possível extrair técnicas e informações aplicadas em aula pertinentes para que o projeto fosse elaborado com sucesso.

Página | 2


BRIEFING O Anunciante Breve Histórico do Cliente O Nano Pet foi criado por um grupo de amigos que compartilham de um sentimento em comum: o amor por animais de estimação. Com todo esse carinho formaram uma equipe com profissionais especialistas em tecnologia da informação, biologia e veterinária para desenvolver os melhores produtos do mercado pet, que garantam com eficiência ótima qualidade de vida para atender desde os mimos até as necessidades mais importantes de nossos pets. Missão: Proporcionar aos nossos clientes praticidade, conforto e tranquilidade no acompanhamento da vida dos Pets. Visão: Continuar proporcionando aos Pets produtos diferenciados e que buscam sempre o bem-estar e mais segurança para seus donos. Valores: Responsabilidade, competência, praticidade, e conforto para nossos clientes. Nome do produto: Nano Pet. Categoria: Pet Care (cuidados para animais). Forma e frequência do uso do produto: Presente na rotina dos consumidores, será utilizado diariamente para um acompanhamento mais próximo da vida dos pets com o intuito de torná-la mais saudável.

Preços Trabalhados no Mercado Levando em consideração o processo de desenvolvimento do produto, o preço estimado para venda inicialmente é de R$ R$2.153,00. O valor foi baseado no centro de custos de fabricação e retorno para a empresa, o preço está equilibrado com produtos semelhantes já trabalhados no mercado e levando em consideração todos os diferenciais que o Nano Pet oferece. As formas de pagamento variam de cada ponto de distribuição, geralmente podendo ser parcelados por conta do alto custo do produto. Distribuição: Os consumidores poderão encontrar o Nano Pet em centros veterinários, pet shops e no site oficial do produto.

Página | 3


Pontos Positivos e Negativos Positivos: ▪ Donos preocupados cada vez mais com o bem-estar dos pets; ▪ Produto indicado por especialistas e veterinários; ▪ Credibilidade no ramo; ▪ Acompanhamento fácil e direto pelo aplicativo; ▪ Dispositivo de fácil aplicação no pet; ▪ Facilidade no cuidado, alimentação e prevenção de doenças; ▪ Facilidade na localização em possíveis imprevistos; ▪ Aplicativo interativo e de fácil acesso. Negativos: ▪ Insegurança na aplicação; ▪ Produto de alto custo, não atinge classes sociais mais baixas; ▪ Produto novo no mercado, portanto, sem muitas opiniões pós uso; ▪ Insegurança com cuidados do chip implantado.

Diferenciais do Produto Comparado com outros produtos do mesmo segmento no mercado, o Nano Pet se destaca por ser um produto muito inovador e prático que não apenas rastreia os animais, mas sim tem um acompanhamento da rotina saudável dos pets, indica quando o animal está com fome, sede e até mesmo ajuda a prevenir doenças que possam ser desenvolvidas por falta de acompanhamento. Um grande diferencial também é a praticidade do aplicativo que permite todo este acompanhamento direto de seu smartphone ou tablet. O público-alvo do anunciante: Classe social: A e B. Faixa etária de 18 a 45 anos. Sexo: Masculino e Feminino. Região: Sudeste com o foco em São Paulo-SP.

Razões de Aquisição Com a correria do dia a dia, é impossível dedicar muito tempo do dia para cuidar dos pets, mas isso não diminui o amor que seus donos sentem por seus animaizinhos, com isso nasce a necessidade de um acompanhamento onde só o Nano Pet é capaz de auxiliar de uma forma prática e simples.

Página | 4


Concorrência: Principais concorrentes: ▪ AnimallTag ▪ GR PET ▪ Faripet ▪ Marcapet

JOB Objetivos do job: Impulsionar a penetração do produto no mercado pet com estratégias e campanhas publicitárias online e em PDV e trabalhar o branding da marca.

Página | 5


FUNDAMENTAÇÃO DA PESQUISA Introdução Para desenvolvermos um produto e inseri-lo no mercado a medida inicial a ser feita é a pesquisa de mercado, para termos uma visão de como está o mercado pet, identificar o público-alvo, diferenciar o potencial do mercado, determinar a aceitação de um novo produto pelos consumidores, avaliar impactos e eficiência de ações de marketing, avaliar o tamanho e comportamento do mercado, conhecer o consumidor do mercado pet e identificar sua reais necessidades, ou seja, a pesquisa de mercado é fundamental para se garantir o bom resultado de venda para um produto novo no mercado; sabendo mais sobre esse mundo, a chance de obter um sucesso de vendas passa a ser muito maior.

Metodologia Aplicada A pesquisa exploratória permite uma maior familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado. Por ser uma pesquisa bastante específica, nos auxilia a obter informações e no orienta corretamente na formulação de hipóteses. É importante para ter conhecimento maior do segmento de mercado que estamos lançando o nosso produto e para saber quais as técnicas adequadas para a pesquisa e, com ela, saber a maior atenção que deve ter para a investigação, pois possui uma maior proximidade com o universo do objeto de estudo pesquisado. Serão utilizados dois métodos nessa pesquisa, Fase 1: Levantamento de Dados Secundários e Fase 2: Pesquisa Qualitativa.

FASE 1 – Pesquisa Exploratória por Levantamento de Dados Secundários Os dados secundários são essenciais para o início de uma investigação, ou seja, para mapear o cenário em questão e auxiliar nas tomadas de decisão já que torna possível visualizar rapidamente os diversos meios em que estão inseridos os objetos de estudo, ele nos ajuda a conhecer esse universo que vamos entrar agora, tendo o conhecimento por parte dele para saber mais sobre o objetivo da pesquisa. Objetivo da Fase 1: Pretendemos saber por meio dos dados secundários como está o mercado pet atualmente, o consumo e dados dos segmentos de mercado. Dados Colhidos: Por meio do levantamento de dados secundários junto ao site Exame, uma pesquisa realizada em 2016 aponta que o Brasil tem 132 milhões de animais de estimação, ocupa a 3ª posição entre os que mais gastam com pets no mundo atrás apenas dos EUA e Reino Unido, cerca de 30% dos donos de animais os consideram como membro da família e 28% como filho, os principais gastos são com alimentação, banho e tosa. Página | 6


Sobre o varejo pet, cerca de 35% gastam em pet shops de bairro, 30% em super ou hipermercados e 17% mega pet shops. Por meio do levantamento de dados secundários junto ao site Abinpet, o faturamento de mercado pet em 2016 representa 67,3% pet food,16,8% pet serviços, 8,1% Pet Care e 7,8% pet veterinário. A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) divulga os dados consolidados de mercado em relação ao ano de 2016. O faturamento total foi de R$ 18,9 bilhões, crescimento de 4,9% sobre o ano anterior. As projeções da entidade, até setembro de 2016, calculavam um crescimento de 5,7%, mas o setor sofreu os fortes efeitos da inflação e da crise econômica, com uma queda estimada em mais de R$ 150 milhões no faturamento. Em 2015, o montante foi de R$ 18 bilhões. No que diz respeito ao segmento Pet Care que representa 8,1% do mercado, através do levantamento de dados secundários junto ao site Meus Animais observase que cerca de 80% dos donos de animais de estimação não receberam nenhum tipo de informação sobre como cuidar deles. Junto a pesquisas no SEBRAE, os 10 principais itens que compõem os gastos com animais são: Alimentação, Veterinário, Medicamento, Vacina, Banho, Tosa, Acessórios, Hotel, Creche e Adestramento. Segundo o site Exame, o segmento de cuidados com animais foi perceptível com o lançamento do primeiro antipulgas via oral no pais em 2016 a MSD saúde animal que é especializada no ramo de cuidados e criadora do produto ocupava a nona posição no ranking de empresas do segmento pet. Hoje, já está na primeira posição. Os deslumbrados, ou “Pet Lovers” são consumidores das classes A, B e C, distribuídos por várias classes etárias e que se consideram tutores, ou pais/mães dos animais. Estes são considerados “membros” da família, vistos sob uma perspectiva humanizada. Eles possuem uma agenda atribulada de compromissos e preferem optar por serviços que facilitem sua vida no tratamento dos animais. (Adaptado de: http://vetsmart.com.br) Considerações Sobre a Etapa Exploratória Inicial: No que diz respeito ao segmento Pet Care observou-se que cada vez cresce mais, pois a busca por produtos para cuidados dos animais de estimação é cada vez maior, sendo que os cachorros dominam grande parte dos lares brasileiros e as prioridades dos donos com seus animais são alimentação e o bem-estar deles, pois são tratados como parte da família e tem-se um sentimento enorme por eles. Será um bom negócio investir nesse ramo e com esses dados criamos o Nano Pet, com a proposta de facilitar e ajudar os donos de pets a saberem o que eles precisam, identificar suas necessidades e alertá-los caso precisem de um veterinário para cuidar do seu bichinho, tudo isso e mais é identificado pelo aplicativo. Portanto esse não é o final, a primeira fase mostrou de modo geral como estão as coisas nesse segmento, dando a direção onde seguir e o próximo passo a seguir. Página | 7


Entraremos agora na segunda fase, tendo respostas objetivas e claras no que queremos para identificar o perfil dos potenciais consumidores para o Nano Pet. FASE 2 – Pesquisa Qualitativa Para melhor compreender quem é o cliente ideal para o produto Nano Pet e o que ele necessita no segmento Pet Care decidimos desenvolver uma pesquisa qualitativa que nos possibilite saber quais os perfis e percepções dos consumidores de produtos para cuidados com pets. As decisões estratégicas pós pesquisa serão: ✓ Criar Buyer Persona que represente este cliente e; ✓ Com base na persona definir padrões para que se possa: - Lançar o produto Nano Pet no mercado, - Gerar conteúdos para atrair, converter, vender e fidelizar da forma mais eficiente este público-alvo. Público-alvo: Classe social: A e B. Faixa etária: de 18 a 45 anos. Sexo: Masculino e Feminino. Região: Inicialmente na capital de São Paulo. Objetivo da Fase 2: Interpretar o comportamento de acordo com as experiências e explicações dos movimentos/ações, conhecer mais a relação dos donos com seus pets, qual é o nível de importância do animal na vida deles, entender os aspectos sociais e culturais envolvidos na relação de consumo e com base nessa pesquisa criarmos as campanhas para a divulgação do produto para os mesmos. Objetivo Geral: Conhecer até 5 perfis de donos de pet no segmento Pet Care para melhor entender suas percepções, necessidades e desejos e o potencial comportamento de compra para esse tipo de produto. Objetivos Específicos: Identificar o perfil dos consumidores potenciais quanto à: - Dados comportamentais referentes aos cuidados com o pet; - Onde ele busca informações sobre pet; - Saber se o pet fica sozinho por muito tempo; - Saber o que as pessoas pensam a respeito de ter animais de estimação; - Identificar a rotina dos consumidores com seus animais de estimação.

Amostra: O target foi composto por 20 pessoas com idade entre 18 a 45 anos, pertencentes às classes socioeconômicas A e B, residentes em São Paulo e que devem possuir no mínimo um pet em sua residência com os seguintes perfis sendo:

Página | 8


▪ ▪ ▪ ▪ ▪

Mulher ou homem jovem, mora com família, estuda e trabalha fora e o pet fica sozinho. Mulher jovem, solteira, mora sozinha, estuda e trabalha fora e deixa o pet aos cuidados de alguém. Mulher casada, sem filhos, trabalha e estuda fora. Homem jovem, casado, sem filhos, trabalha e estuda em casa ou fora. Homem, solteiro, mora sozinho, sem família que reside próximo.

Instrumento de Pesquisa – Coleta de Dados: ▪ Identificar dados demográficos: – Local de origem, idade, gênero, estado civil, formação e profissão. ▪ Identificar dados psicográficos e comportamentais: – Atividades diárias do entrevistado - cotidiano e finais de semana. – Valores e objetivos de vida: o que move essa pessoa, o que a motiva? – Percepção do pet em sua vida. – Atividades desenvolvidas com seu pet. – O problema que enfrenta/enfrentou em relação à cuidados e doenças, como o vivencia e soluciona até então, quais os impedimentos e/ou obstáculos que costuma encontrar para solucionar tal problema ou para adquirir soluções para o caso. – Fontes de informação à qual recorre no dia a dia (e que tipo de informações ainda não encontra, mas gostaria).

Relatório Final A busca por produtos para cuidados dos animais de estimação é cada vez maior, sendo que as prioridades dos donos com seus animais são alimentação e o bemestar deles, pois são tratados como parte da família e tem-se um sentimento enorme por eles. Sendo assim, o produto Nano Pet introduz uma novidade no mercado, propondo maiores cuidados e qualidade de vida para os animais. Seus donos comentaram que saber o que seu animal precisa em tempo real é uma maneira muito mais rápida e eficaz de ajuda-lo. Alguns relatam também que os ajudará muito em casos de perda, já que o Nano Pet trabalha com sistema de GPS e identificará onde seu pet está. Ter um produto como este diminuirá grandes dificuldades que os donos de pets lidam diariamente, fazendo com que o pensamento das pessoas em relação a ter animais mude e uma consequência disso é que mesmas passarão a ter mais animais em casa, diminuindo a quantidade de animais abandonados. A avaliação do produto tende a ser favorável segundo comentários de entrevistados: “Saber o que sente e o que ele precisa é muito mais fácil” “Esse produto me ajudará a me comunicar com meu pet”. As características que mais agradaram os entrevistados foram prevenção de doenças, necessidades fisiológicas e GPS. Tivemos também alguns comentários nos questionando se o chip não tornaria o relacionamento entre dono e animal algo muito robótico e isso nos fez focar ainda mais em fazer com que o futuro consumidor Página | 9


imaginasse o quanto o Nano Pet melhoraria o relacionamento entre dono e animal, visto que nosso principal objetivo é auxiliar a cuidar ainda mais de quem ele ama. Houveram questionamentos sobre a implantação do chip, se não seria algo cruel e invasivo, e explicamos que a implantação é muito mais simples do que parece pois não precisa de cirurgia e é feita por meio de uma seringa com agulha mais grossa, no pescoço do animal, sem ter a necessidade de aplicar anestesia. Não será necessário fazer manutenções ou troca do chip com o passar dos anos. Após a aplicação do chip nos animais o consumidor baixará o aplicativo Nano Pet no celular para então começar a receber as notificações em tempo real, nosso público-alvo se enquadra na faixa etária de 18 a 45 anos e criamos uma versão simples e moderna para que todos consigam usar. Ao mostramos imagens de como é o chip e explicarmos como é feita a aplicação os entrevistados tiraram da mente que seria algo invasivo e que causaria dor. Os donos dos pets são os decisores da compra, e com a pesquisa tudo indica que a aprovação do produto no mercado será positiva. O produto se mostra muito eficiente para pessoas que tem o dia corrido: “Eu tenho uma vida corrida e com certeza o Nano Pet me ajudará muito” “Fica muito mais fácil criar animais com o Nano Pet”. O produto traz uma sensação de alívio aos donos já que a grande maioria se preocupa muito com o bem-estar do animal, além de interação com o pet o produto oferece conforto e segurança, tornando possível saber o que seu pet tem mesmo não estando próximo a ele. As mulheres mostraram uma preocupação maior aos cuidados propostos pelo aplicativo ao dizerem que sempre que podem procuram dicas na internet: “Quando meu cachorro está diferente eu procuro os sintomas internet para conseguir adivinhar o que ele têm” “Sigo um perfil que sempre posta dicas de cuidados com animais”. O principal incentivo a aderir o produto é o bem-estar que ele irá proporcionar ao animal e praticidade que os donos irão ter. O target se mostrou muito interessado, pois disse que por motivos de força maior não pode passar mais tempo com seu bichinho e isso lhe deixa preocupado. Tudo indica que o Nano Pet pode ser adquirido por homens e mulheres de classe A e B com o dia-a-dia extremamente corrido, que amam, querem proporcionar conforto e ter informações precisas sobre seu bichinho. Pessoas que trabalham e estudam mostraram maior envolvimento com o produto, por proporcionar maior cuidado ao seu pet, o produto mostrou maior interesse para o público-alvo na parte de alimentação, prevenção de doenças e GPS. Promete oferecer um melhor relacionamento entre donos e animais, um produto prático e interativo para os Pet Lovers.

Página | 10


As principais recomendações foram: ✓ Trazer mais sensibilidade ao produto. ✓ Evidenciar que o produto NÃO causará dor ao animal. ✓ Fazer um aplicativo acessível para o público mais velho.

Página | 11


Apresentação da Buyer Personas

Página | 12


PLANEJAMENTO DE MARKETING Fabricação do Produto Para a fabricação do chip será necessária uma equipe de profissionais altamente qualificados para que ocorra tudo como planejado, com margem de erro mínima possível, pois o produto é para a área da saúde animal. Pensando nisso, chegamos às seguintes estimativas: ▪ ▪ ▪ ▪ ▪ ▪

Nano chip: US$300,00 por unidade. (Média para o chip semi pronto, já com alguns softwares e sistema que permite a criptografia.) Pistola para aplicação: R$10,00 por unidade. Programador nível sênior: R$100,00 por 2 horas de trabalho. Médico Veterinário nível máster: R$ 7.500,00. Biólogo nível máster: R$8.000,00.

Pensando à longo prazo, o tempo estimado para o projeto do produto seria de em média 1 a 2 anos, apenas no papel. Para sua fabricação será necessário em média 1 ano e um pequeno período para testes (estimativa de 3 meses), chegando ao total de 1 ano e meio. Não será necessário mais que isso, visto que, atualmente no mercado há disponível apenas um sistema nano semelhante ao que a Nano Pet irá utilizar, sendo este o escolhido para adaptação e programação de suas demais funções. Colocando na ponta do lápis: ▪ Nano chip: R$1.143,00. ▪ Pistola para aplicação: R$10,00. ▪ Programador nível sênior: R$104.000,00. (8hrs por dia, 5 dias da semana, durante um ano.) ▪ Veterinário nível máster: R$90.000,00. ▪ Biólogo nível máster: R$96.000,00. ▪ Total: R$291.153,00 pelo projeto e seu primeiro exemplar. Após todos os testes e ajustes necessários, o produto será colocado no mercado considerando os seguintes valores: ▪

Pistola para aplicação: permanece o valor de R$10,00 pois não é necessário que essa ferramenta seja a de mais alta tecnologia, lembrando que não será recomendável que o próprio dono do animal o aplique o chip, e sim um veterinário. Neste caso, vários profissionais podem utilizar a ferramenta que veio junto ao produto ou uma semelhante que tiverem disponível no centro veterinário. Nano chip: levando em consideração todo o processo de desenvolvimento do produto, estimamos o valor inicial já mencionado de R$1.143,00 mais R$1.000,00 de atribuições que lhe foram programados. Tal valor é baseado a Página | 13


partir de informações de chips semelhantes para animais já existentes com adição do valor do procedimento que aplicação (que não deverá ser cobrado em centros veterinários ou pet shops). Assim, chegamos no valor total de R$2.143,00. Total: R$2.153,00 no mercado.

Divulgação do Produto A divulgação do Nano Pet será feita a partir de canais de comunicação e pontos referenciais que se encaixam de acordo com o perfil da nossa target. Serão instalados na cidade banners com o intuito de despertar a curiosidade suficiente do consumidor para que ele pare o que está fazendo para procurar saber do que se trata aquele produto, em suas peças trará pequenas informações, porém importantes. Assim como foi apresentado, o público-alvo é de classe alta à classe média por conta de valor do mesmo, logo não condiz investir em uma divulgação em meios como metrô e interior de ônibus, que são de transporte público popular. Pesquisas apontam que em média apenas 21% dos brasileiros de classe A utilizam transporte público e 79% privado, pensando nisso, apostamos principalmente em outdoors (de fácil visão dentro de um táxi, por exemplo), e banners em shoppings onde esse público mais frequenta. Será feita também a divulgação via página oficial do produto no Facebook e parcerias com outras relacionadas, Instagram e grandes canais do Youtube que abordam conteúdo pet. Os locais onde serão instalados os banners dentro dos shoppings serão na porta de elevadores e vitrine de petshop, como publicidade opcional teremos folheto de entrada do estacionamento. Já pela cidade, banners serão distribuídos em locais de movimento como Av. Paulista e Rua Oscar Freire (local onde pode-se notar estabelecimentos como por exemplo spa e hotel pet), utilizando relógio de rua digital e outdoors, convencionais e de ponto de ônibus. Será apostado também em banners virtuais em sites de acesso frequente da target e spot em rádios. Colocando na ponta do lápis: ▪ Designer sênior: R$3.106,50 por mês. ▪ Analista de Marketing online sênior: R$5.132,09 por mês. ▪ Banner para porta de elevador (shoppings): R$250,00 por 12 meses. ▪ Banner para vitrine (shoppings): R$200,00 por 12 meses. ▪ Banner em relógio digital de rua: R$3.300,00 por 2 semanas 1 painel. ▪ Outdoor convencional: R$2.000,00 por 2 semanas 1 painel. ▪ Outdoor ponto de ônibus: R$3.000,00 por 2 semanas 1 painel. ▪ Folhetos: R$262,90 por 2.500 unidades. ▪ SPOT: R$22,00. ▪ Anúncio de revista: R$83.600,00 revista Galileu 1 página. ▪ Campanha online: Página | 14


Canal selecionado – pet diário: R$9.000,00 top banner segunda à sexta por 2 meses. G1: R$11.000,00 top banner segunda à sexta por 2 meses. Facebook: A própria página do produto e mais parceria com páginas grandes sobre pet. YouTube: parceria com canais e troca de divulgação pelo nosso produto. Instagram: parceria com perfis e troca de divulgação pelo nosso produto. A divulgação do produto vai ocorrer pelo período de 2 meses até o seu lançamento, atingindo o seguinte orçamento: ▪ ▪ ▪ ▪ ▪ ▪ ▪ ▪ ▪ ▪ ▪ ▪

Designer sênior: atuará somente para criação das peças, R$3.106,50. Analista de Marketing online sênior: atuará durante todo o período de divulgação do produto, R$10.264,18. Banner para porta de elevador (shoppings): R$3.000,00. Banner para vitrine (shoppings): R$2.400,00. Banner em relógio digital de rua: 2 semanas antes do lançamento, R$33.000,00. Outdoor convencional: 2 semanas antes do lançamento, R$20.000,00. Outdoor ponto de ônibus: 2 semanas antes do lançamento, R$30.000,00. Folhetos: R$525,80. SPOT: R$3.915,00, reproduzido diariamente das 13h00 às 17h00. Anúncio de revista: R$83.600,00. Campanha online: R$20.000. Total: R$209.813,48.

$$$

Considerações de Orçamento

$$$

Ao todo será investido cerca de R$500.970,00 na fabricação produto e em seu lançamento (mais precisamente, R$500.966,48); com o intuito de retorno com sucesso já em 6 meses de aproximadamente R$1.076.500,00 considerando a média de apenas 100 exemplares nos 5 maiores estados do país, atingindo assim R$2.153.000,00 em um ano, retorno de R$1.652.033,52 de faturamento a mais para a Nano Pet.

Página | 15


Promoção do Produto Como promoção do Nano Pet, nossa equipe estará durante o último mês que antecede o lançamento do nosso produto no shopping Iguatemi de São Paulo, sendo responsáveis por um evento solidário que promoverá o amor aos animais de rua e a importância da adoção. Será montada uma feira de adoção de cães e gatos e estarão presentes veterinários e profissionais da área para auxiliar o público com os animais e com seus próprios animais, caso já tenham. O diferencial da feira será, além de assistência profissional, todos poderão levar seus pets para interagir com os do evento, criando assim uma comunhão da qual será possível até a adoção de mais um animalzinho. Terá entrada franca e haverá 30% de desconto no produto ao fazer doações para abrigos de animais com o valor mínimo de R$50,00.

(Anúncio que será utilizado para promoção e panfletagem.)

Página | 16


Pรกgina | 17


Pรกgina | 18


(Artes que serão utilizadas para divulgação e promoção do produto online e nas ruas e estabelecimentos da cidade.)

Página | 19


REDAÇÃO PUBLICITÁRIA Produção de Peças e Elementos Textuais

Com o foco nas funções de linguagem referencial e conativa foi criado o anúncio de página inteira para revista:

Página | 20


PRODUÇÃO SONORA SPOT Com base nas pesquisas, metodologias aplicadas, pesquisa de mercado e briefing do produto, foi criado um spot de 30 segundos para rádio. O conteúdo do texto foi produzido de uma maneira que mexe com o emocional do ouvinte e o envolve, fazendo com que se identifique com as necessidades que o locutor apresenta e então descobre onde encontra a solução de seu problema, o Nano Pet.

Página | 21


Agência: LIDERS

.

Cliente: GRUPO PETRINI

Título: AJUDANDO A CUIDAR DE QUEM VOCÊ AMA

Produto: NANO PET

Duração: 30"

.

Formato: SPOT

Data: 26/10/2017

.

TEC

. .

INSERIR TRILHA SONORA SPOT (30”) DESCE BG

. .

LOC

SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO É COMO UM FILHO PARA VOCÊ, . .

NÃO É?

. . .

VOCÊ NÃO CONSEGUE VIVER SEM ELE MESMO QUANDO VAI TRABALHAR, ESTUDAR OU ATÉ VIAJAR?

. . . . .

E SE ELE ESTIVER CONTIGO VINTE E QUATRO HORAS POR DIA? COM O NANO PET ISSO É POSSÍVEL. O APLICATIVO QUE MONITORA O SEU PET, AJUDANDO A DESCOBRIR SE ELE ESTIVER DOENTE, COM FOME, OU ATÉ ONDE ELE ESTÁ.

.

NANO PET, AJUDANDO A CUIDAR DE QUEM VOCÊ AMA.

TEC

CORTA BG

Página | 22


BIBLIOGRAFIA

80% DOS DONOS DE ANIMAIS NÃO SÃO INFORMADOS SOBRE COMO CUIDÁLOS. Disponível em: https://meusanimais.com.br/80-dos-donos-animais-nao-saoinformados-cuida-los/. Acesso em: 20 out. 2017. 9 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MICROCHIPS. Disponível em: http://gatinhobranco.com/?p=846. Acesso em: 26 out. 2017. ANUNCIE EM OUTDOORS. Disponível em: https://midianoalvo.com.br/outdoors?gclid=Cj0KCQjwprbPBRCHARIsAF_7gDZWv6 OcbgremlY79AT4CxIzuA3LCWpOMxDqED4xYzn3fJv4rYZN9hwaAgFEEALw_wcB. Acesso em: 26 out. 2017. ANÚNCIOS EM PONTOS DE ÔNIBUS. Disponível em: http://www.objectif.com.br/ponto-onibus.htm. Acesso em: 26 out. 2017. COMO O BRASILEIRO CUIDA E QUANTO GASTA COM SEUS PETS. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/como-o-brasileiro-cuida-e-quanto-gastacom-seus-pets/. Acesso em: 20 out. 2017. CONAR CÓDIGOS E ANEXOS. Disponível em: http://www.conar.org.br/codigo/codigo.php. Acesso em: 26 out. 2017. CONVERSOR EURO PARA REAL. Disponível em: https://www.conversordolar.com.br/Real_Euro. Acesso em: 26 out. 2017. DADOS DE MERCADO. Disponível em: http://abinpet.org.br/site/mercado/#. Acesso em: 12 out. 2017. EMPRESA DOS EUA IMPLANTARÁ CHIPS NOS FUNCIONÁRIOS PARA AGILIZAR TAREFAS. Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/empresa-dos-eua-implantara-chips-nosfuncionarios-para-agilizar-tarefas.ghtml. Acesso em: 25 out. 2017. MÉDIA SALARIAL PARA ANALISTA DE MARKETING ONLINE. Disponível em: https://www.sine.com.br/media-salarial-para-analista-de-marketing-online. Acesso em: 26 out. 2017. MÉDIA SALARIAL PARA BIÓLOGO. Disponível em: https://www.sine.com.br/mediasalarial-para-biologo. Acesso em: 26 out. 2017.

Página | 23


MÉDIA SALARIAL PARA DESIGN GRÁFICO. Disponível em: https://www.sine.com.br/media-salarial-para-designer-grafico. Acesso em: 26 out. 2017. MÉDIA SALARIAL PARA MÉDICO VETERINÁRIO. Disponível em: https://www.sine.com.br/media-salarial-para-medico-veterinario. Acesso em: 26 out. 2017. MERCADO PET CRESCE GRAÇAS A MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DOS DONOS DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. Disponível em: https://exame.abril.com.br/carreira/mercado-pet-cresce-gracas-a-mudancas-nocomportamento-dos-donos-de-animais-de-estimacao/. Acesso em: 26 out. 2017. MICROCHIP PARA CÃES E GATOS - VANTAGENS VS. DESVANTAGENS. Disponível em: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/microchip/. Acesso em: 26 out. 2017. TABELA DE PREÇOS 2014. Disponível em: https://www.gjccorp.com.br/polopoly_fs/1.643402.1409080848!/menu/standard/file/M %C3%8DDIA%20KIT%20-%20R%C3%81DIO%20DAQUI%202014.pdf. Acesso em: 27 out. 2017. TABELA DE PREÇOS BANNER. Disponível em: http://www.ondetem.site/geral/arquivos/Tabela_de_Pre%C3%A7os_Banners_PUBIC _ICW_-09-05-2017.PDF. Acesso em: 26 out. 2017. TABELA DE PREÇOS GLOBO. Disponível em: http://s.glbimg.com/pv/an/media/documentos/2016/02/02/TABELA_JANEIRO_2016_ COM_EGCN.pdf. Acesso em: 26 out. 2017. TABELA DE VALORES MÉDIOS PRATICADOS POR FREELANCERS DE TI. Disponível em: https://www.profissionaisti.com.br/2012/04/tabela-de-valores-mediospraticados-por-freelancers-de-ti/. Acesso em: 26 out. 2017. TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO E CLASSE TRABALHADORA. Disponível em: http://antp.org.br/noticias/ponto-de-vista/transporte-publico-coletivo-e-classetrabalhadora.html. Acesso em: 26 out. 2017. VALORES PARA TRABALHOS PUBLICITÁRIOS. Disponível em: http://banalizando.blogspot.com.br/2010/12/quanto-cobrar-valores-paratrabalhos.html. Acesso em: 27 out. 2017.

Página | 24


Nano Pet segundo o CONAR “ANEXO G” De acordo com anexos apresentados pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, nosso produto encaixa-se no Anexo G por fazer parte da categoria “Médicos, Dentistas, Veterinários, Parteiras, Massagistas, Enfermeiros, Serviços Hospitalares, Paramédicos, Para-hospitalares, Produtos Protéticos e Tratamentos”. Assim como citado no artigo, o produto Nano Pet não apresenta propaganda de cura de doenças animais, tratamento para cura, diagnóstico à distância ou qualquer atividade proibida em seu âmbito. Toda informação proferida do aplicativo enquadra-se no aspecto de sintomas de doenças, vontades e necessidades do animal que está com o chip implantado. Também não oferece propaganda de tratamentos clínicos e/ou cirúrgicos, visto que, apresenta apenas alertas para o que o próprio dono do animal procure ajuda profissional de um veterinário caso seja necessário.

Página | 25

Profile for Rede Código

Agência Liders  

Agência Liders  

Advertisement