
5 minute read
Departamento de Flagrantes implanta sala reservada para atender vítimas de crimes diversos
O maior número de flagrantes corresponde à violência doméstica, violação da Lei Maria da Penha
APolícia Civil do Estado de Rondônia, por meio do Departamento de Flagrantes - DEFLAG (antiga Central de Flagrantes) planeja implantar sala reservada para receber vítimas de quaisquer crimes. De acordo com o delegado da Polícia Civil José Marcos Farias, que está à frente do Departamento de Flagrantes há pouco mais de sete meses, ressaltou: “o objetivo é criar um ambiente reservado e humanizado para atender as vítimas que chegam já fragilizadas e inseguras à delegacia”.
Advertisement
José Marcos afirma ainda: “estamos trabalhando para melhor atender a população, já temos uma sala em funcionamento para atender as vítimas de violência doméstica, uma vez que, infelizmente, a violação da Lei Maria da Penha corresponde ao maior número de flagrantes registrados em Porto Velho. Também estamos construindo, com o apoio da Delegacia Geral de Polícia Civil e do Poder Judiciário, um ambiente de recepção para, de forma humana, receber todas as vítimas de quaisquer crimes que venham a ser amparadas pelo Departamento de Flagrantes”, disse.
Durante a gestão do Delegado da Polícia Civil, José Marcos, o Departamento de Flagrantes já recebeu algumas transformações. “Foi proposto, junto a SESDEC e a Delegacia Geral da Polícia Civil, a ampliação do serviço de limpeza no local, antes esse serviço era prestado apenas no período matutino e agora também é prestado no período vespertino. A diretoria do Departamento, com o apoio da SESDEC e da DGPC, recebeu um veículo tipo VAN para o transporte exclusivo de presos e já está providenciando a Carteira Nacional de Habilitação - CNH, dos policiais na categoria necessária para conduzir o veículo, assim como, à capacitação dos policiais com o curso de tiro”, comentou o Delegado. “Promovemos também a identificação dos ambientes internos do Departamento de Flagrantes com a logomarca da Polícia Civil, determinamos que, durante o serviço, cada policial faça uso de seu distintivo, camiseta da Polícia Civil, máscara com o brasão da PC/RO ou qualquer outro item que o faça identificar ante o cidadão como sendo um policial civil e, inclusive, a direção da PC/RO determinou a confecção de crachás, para que cada policial possa ser melhor identificado durante o atendimento ao cidadão/usuário. Estamos trabalhando também para reativarmos a porta frontal do DEFLAG, cujo acesso principal se dá pela Av. Governador Jorge Teixeira. Dentre outros serviços, reativamos câmeras de monitoramento que estavam danificadas, melhoramos a parte elétrica, hidráulica, e criamos ambientes específicos para melhor atender as necessidades de nossos servidores e dos usuários. É importante mencionar que todos os avanços até aqui, foram conquistados com o grande apoio recebido de servidores, da Delegacia Geral de Polícia Civil que é dirigida pelos delegados de polícia Samir Fouad e Alessandra Paraguassu e pela SESDEC, cujo secretário é José Hélio Cisneyros Pachá.
Na oportunidade, José Marcos revela que o objetivo do DEFLAG é constituir um “ambiente higienizado/limpo, organizado, humano, e mais acessível à população”, finaliza o diretor.
Dados
O Departamento de Flagrantes realizou no primeiro semestre do corrente ano, mais de 1.800 autos de prisão em flagrante delito na Capital. Deste número, 99% dos Inquéritos Policiais já foram relatados. De acordo com o diretor do Departamento de Flagrantes, José Marcos, ”O resultado apresentado é fruto do empenho e dedicação dos servidores lotados no departamento”, afirma o Delegado.
Gestão planeja novas ciclovias e aposta na tecnologia como aliada à mobilidade urbana da Capital
ASecretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (SEMTRAN), tem como papel funcional planejar, organizar, coordenar, executar e controlar a prestação de serviços públicos relativos ao transporte coletivo e individual de passageiros, proporcionar a segurança e fluidez no trânsito, trabalhar o meio ambiente urbano, polos geradores de tráfego e sistema viário, gerenciar, implantar e manter a sinalização nas vias públicas, coordenar e dirigir as atividades de engenharia, fiscalização, operação, estatística, entre outras, no município de Porto Velho.
Sob o comando do Coronel Ronaldo Flores, a SEMTRAN já apresenta alguns avanços, assim como, planeja a aplicação de projetos ousados que visam melhorar a dinâmica da mobilidade urbana no município de Porto Velho. ”Bom, vamos iniciar com uma demanda que aumentou bastante com a pandemia, o número de ciclistas esportivos. Atualmente, há vinte e dois quilômetros de vias exclusivas para os ciclistas, mas até o final deste ano, outros oito quilômetros devem ser construídos e entregues à população. Em agosto, aproximadamente 500 metros, da Rua Cipriano Gurgel, foram transformados em ciclovia, em seguida, trabalharemos à viabilidade de ciclovia na avenida Tiradentes. É importante mencionar, ainda, que já está na fase de projeto a implantação de ciclovia no canteiro central da avenida Jorge Teixeira”, disse o titular da pasta.
Outro dado importante revelado pelo Secretário Ronaldo Flores é quanto à implantação dos controladores semafóricos com tecnologia de sensores veiculares para vias sincronizadas. De acordo com o Secretário, “os equipamentos têm sensores de detecção de presença e quantidade de veículos, e são utilizados para adequar locais de trânsito elevado, ajustando o tempo da abertura do semáforo à demanda existente naquele local e naquele momento”, afirmou.
Nos locais onde os equipamentos serão instalados, os tempos de abertura dos semáforos pré-programados se ajustarão à demanda existente. A tecnologia permite detectar, em tempo real, a quantidade de veículos em cada sentido do cruzamento e, por meio de algoritmos embarcados nos controladores eletrônicos, dividir de forma mais eficiente e instantânea a distribuição de tempo para cada um dos sentidos. O primeiro ponto que terá a tecnologia implantada será o cruzamento da avenida Rio Madeira com avenida Tiradentes, situadas no bairro Rio Madeira.
O Coronel Ronaldo Flores revelou ainda que em cumprimento à política de segurança e educação da Prefeitura Municipal para o trânsito, foram instaladas 550 novas placas




de sinalização de um total de 1.200 que estão previstas para esta etapa, em 300 pontos de Porto Velho. O investimento é de R$ 640 mil e o objetivo é tornar o trânsito mais seguro na Capital.
Existe ainda um projeto em estudo, na secretaria, tal projeto é para o monitoramento do trânsito local por meio de câmeras. O Secretário afirma que esse é mais um dos projetos que visam garantir mais segurança à população local. “Estamos trabalhando para melhorar a mobilidade urbana do município de Porto Velho e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas”, finalizou Ronaldo Flores.
Fonte: redação plantão policial Imagem: Plantão Policial RO com informações do site da SEMTRAN



