Issuu on Google+


O QUE É ?

PRINCIPAIS VANTAGENS

O desenvolvimento da tecnologia e substituição de equipamentos por softwares possibilitou a existência de pequenos estúdios, montados em casa, com qualidade profissional satisfatória. Os Home Studios começaram a surgir na década de 80 e atualmente se mostram uma alternativa para músicos realizarem composições, produções independentes e gravações, de forma mais barata.

- Economia com o pagamento de estúdios de gravação. - Autonomia para produzir as próprias faixas. - Flexibilidade horário no trabalho. - Liberdade para escolha de equipamentos mais adequados a seu trabalho. 1


A gravação digital é o meio perfeito para qualquer músico, compositor e produtor. Independentemente da maneira que uma pessoa criativa se aproxima da música, estes softwares oferecem as ferramentas certas para a criação de músicas.  Os cursos são ministrados por Nairo Elo, músico e baterista, que atualmente desenvolve projetos de música eletrônica. Atua como programador e produtor. Por 4 anos, foi instrutor e coordenador do curso de instrução de produção do Instituto Eletrocooperativa e professor da Escola Pracatum.  2


BÁSICO HOME STUDIO

Com o objetivo de conhecer os principais equipamentos usados em um Homestudio, e  as etapas do processo de produção musical (gravação de áudio, sequenciamento midi, edição e mixagem), o curso básico também ensina a desenvolver etapas do processo de rádio web, podcasts e áudio novela. Através de exercícios práticos os alunos passam por todo o processo de produção das peças.

ABLETON LIVE

Através de performances e exemplos, o curso apresenta como trabalhar no Ableton Live, programa intuitivo, não-linear, de edição em tempo real, com ferramentas, entre outras, para composição, gravação, produção e remixing e perfomance ao vivo.

3


REASON

O curso apresenta as ferramentas do programa Reason, um rack virtual com todos os instrumentos para transformar suas ideias em música.

SOFTWARE MULTIPISTA

Poderosas ferramentas e edição dão suporte para os mais diferentes métodos de composição de músicas.

SOS

O curso destina-se a alunos que já usam a softwares e querem melhorar, conhecer mais a fundo, se atualizarem e ou resolver questões relativa ao uso dos softwares utilizados em homestudio.

4


NAIRO ELO, diretor do Nairo Studio Formação Em 1982, Nairo Elo iniciou estudo de bateria na “Escola Nova Música”, com o professor Moacir Franco Lobo. No mesmo ano, foi aprovado no curso preparatório de percussão na Universidade Federal da Bahia, onde estudou com o renomado professor Fernando Santos. Realizou os cursos de Áudio Básico e Gravação Digital na DB Cursos. Fez o curso de Homestudio, no Rio de Janeiro, com Sérgio Izechson. Também é licenciado em História pela Universidade Católica de Salvador. Educador Como educador, Nairo Elo foi coordenador do curso de instrução de produção do Instituto Eletrocooperativa (www. eletrocooperativa.org.br) por 4 anos, onde produziu com os alunos diversos cds, jingles, spots. Também foi instrutor do curso de produção musical do projeto Caixa Cultural por dois anos, e instrutor e técnico de gravação do curso de capacitação da Feira da Música 2010 em Belo Horizonte (MG). Desde 2004, ministra aulas em seu estúdio particular.

CD “O Fruto” - Gravado pelos alunos do curso de música do projeto Cidade do Saber - Camaçari-Ba

6


Músico

CDs, resultado de projetos realizados pelos Alunos do Instituto Eletrocooperativa

Com experiência diversificada, Nairo Elo atuou em várias bandas e acompanhou diversos artistas, com destaque para o grupo SUY TE onde recebeu o troféu Caymmi (Banda Revelação) de 1987, e na Banda EVA (Ivete Sangalo), participando tanto dos shows como das gravações de três álbuns de muito sucesso, excursionando tanto pelo Brasil como no exterior. Entre seus principais trabalhos, podemos destacar: - CDs dos grupos:

Coletânea com músicas infantis - Produzida pelos alunos do Instituto Eletrocooperativa

Eletropercussiva, Préto Sábio 05, Projeto Eletro Erê, Império Negro.- Jingles para UNICEF, Projeto “Educação para todos”, Credicard, IBI, Natura. - Trilhas e remixes Trilha de abertura do programa Roda Baiana (Rádio Metrópole) Trilhas para a SIM (Semana Iguatemi de Moda), do Shopping Iguatemi com o tema: 50 anos da bossa nova remixes com os clássicos da Bossa Nova. Em 2009, ano Brasil e França, remixes de músicas francesas. 7


- Teatro Participou também do Musical “Escandalo” com A atriz Cristiane Mendonça e direção de Fernando Guerreiro. - Baterista Participou da banda de base do FACE (Festival da Canção Estudantil - http:// www.sec.ba.gov.br/face/), tocando tanto na final como na gravação do CD. Participou como baterista do projeto “Samba da Igreja” com os cantores Mazzo Guimarães e Sandra Simões, acompanhando inclusive os artistas convidados (Mariene de Castro, André Macêdo, Juliana Ribeiro)

Cds Produzidos com alunos de canto da escola Todo Mundo Faz Teatro.

Também trabalhou com os seguintes artistas: Carlos Pita, Zelito Miranda, Paulinho Boca de Cantor (Novos Baianos), Lui Muritiba, Chico Evangelista, Clécia Queiroz, Cátia Guima, Luciano Bahia, Nana Meireles, Elpídio Bastos, Ivete Sangalo (carreira solo e Banda EVA), Lazzo, Márcia Short, O Cumbuca, Edil Pacheco, Dino Brasil, EME 21, OBA (Orquestra Brasileira de Axé), grupo este que já acompanhou artistas como: Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Reinaldo (terra samba), Saulo (banda EVA) Gilmelândia, Carla Visi entre outros . Atualmente desenvolve projeto de música eletrônica (Bahia Beats-Pista e Música Popular), e , atua como músico free-lancer, programador e produtor.

8


GILBERTO MONTE – Músico e Produtor

Em 2005 convidei Nairo para dar aulas de software de áudio no Instituto Eletrocooperativa, era um desafio novo para ele. Nairo já utilizava diversos programas em estúdio, mas ainda não dava aulas. De lá para cá foram muitas turmas e alunos. A dedicação e pesquisa constante sobre a arquitetura dos softwares e metodologias de ensino nessa área tornaram Nairo uma referência, e seu curso um dos melhores. Um grande músico e professor. Carla Visi – Cantora

O ritmo é o que move... Assim acontece desde que o Brasil se transformou nessa terra de diversos povos misturados. Aqui há cores, há pele, há música e tudo se manifesta nos tambores, nos ritmos do coração desse Brasil. Assim Nairo e muitos bateristas e percussionistas brasileiros trabalham a fusão de ritmos com tecnologia. Na EME XXI tivemos a oportunidade de experimentar essas resultantes rítmicas em músicas diversas. E concluímos que ritmo e tecnologia são grandes aliados quando usados com bom senso. Isso é Nairo. Isso é talento. Sucesso sempre para a boa música feita na Bahia. EMERSON AZEVEDO - Radialista

“Estudo de Homestudio com Nairo é de grande proveito pois além de toda experiência dele, ainda tem a possibilidade de interação com outras pessoas com experiências diferentes, este debate abre novas possibilidades e caminhos. Eu recomendo sempre.”

10


MAURO TELEFUNKEN DJ - Produtor

“ Nairo é o cara paciente como pai, ensina até você aprender, vale muito a pena ser aluno, pois além de aprender adquiri uma amizade pra vida toda..grande pessoa, grande mestre!”

LUCIANO BAHIA – Músico, Arranjador e Produtor

“Muito bacana a forma didática e organizada com que Nairo apresentou o conteúdo do Ableton Live. Ele deixa de lado o que não é essencial e vai “direto ao assunto”. Logo depois da primeira aula eu já era capaz de produzir algo com o Live.“

TOMAS MAGONE

“Todo respeito do mundo para mestre NAIRO. Em 2004, tive a oportunidade de entrar no curso de produção musical, passei 4 anos ao lado do grande Nairo, sendo aquele aluno chato,que pergunta tudo. Hoje, estar trabalhando e executando tudo que aprendi com Nairo é muito bom, me sinto um cara privilegiado de ter o Nairo como professor”.

FÁBIO ROCHA – Produtor e Multi-Instrumentista

“Nairo Elo é um professor que torna o aprendizado uma experiência maravilhosa, simples e encorajadora. Com certeza serei seu aluno de novo.” 11


HAGGAR - Produtor

“Existem professores e professores. Nairo Elo é o cara que eu chamo de professor até hoje, não só pelo respeito que tenho pela sua pessoa, mas pelo trabalho sério e profissional que ele desenvolve. A forma que ele conhece cada aluno seu, cria um ambiente muito mais saudável pra se aprender.”

Roberto Barreto - Baiana System

Há bastante tempo, um músico de Salvador vem organizando, sistematizando e traduzindo para os músicos da cidade, a “interface” entre o eletrônico e o orgânico. Entre a máquina e o homem. Hoje, que isso é praticamente parte do dia a dia de todos nós, Nairo Elo é uma referência para quem quiser entender e trazer para o seu trabalho as ferramentas necessárias para o crescimento profissional. No BaianaSystem, onde o sistema de som é a base para todos desenvolverem suas linguagens, Nairo esclareceu e organizou todas as informações quando ficávamos perdidos entres os patches, wraps, beats, syncs e synths. Salve Nairo! Vida Longa ao Nairo-home(m)-studio!

Jr Costa JUNIX 11 - Músico

“Grande Nairo! Excelente professor, paciente e objetivo. em apenas 4 aulas obtive vários esclarecimentos, não somente sobre a plataforma ableton live e suas ferramentas, mas também sobre áudio e técnicas necessárias para trabalhar com as frequências sonoras. foi muito enriquecedor! pretendo voltar em breve.” 12


Reinaldo Pamponet Fundador da Eletrocooperativa e sócio da ItsNoon

“ Por trás de uma grande educador tem sempre uma grande pessoa, por trás de um grande músico tem sempre uma grande alma e por trás de um grande técnico tem também um grande pragmático. Nairo reúne muito bem todas essas três qualidades que faz dele uma pessoa super especial e que abre caminho para as pessoas que com ele convivem. “

Jefferson Santos - Músico

“Em meio a caminhada musical, conheci o professor Nairo e tive a experiência de ouvi-lo compartilhar de seu conhecimento. De forma simples e objetiva, me mostrou varias coisas importantes para quem deseja viver no mercado da Música. Só tenho a agradecer pelo profissional e amigo que és. Grande Abraço e obrigado”

marco veloso - Músico

“ Nairo me ensinou passo a passo, todos os segredos de gravação, de uma forma bastande didática e objetiva, aproveitando o conhecimento técnico individual de informática aliada ou de audio. Grande mestre”.

13


CONTATO

E-mail: nairostudio@gmail.com Telefone: (71) 3019-0918 Celular: (71) 8894-9465 (Claro) Site: www.nairostudio.com Facebook: http://www.facebook.com/NairoHomestudio


NAIRO STUDIO - PORTFÓLIO - WEB