REVISTA BUSINESS - PORTAL GERSON LIMA - ED.39 - JUL/2022

Page 1

CASACOR

@arqlaryssarocha

@priscilamileke

@cinandra_geremia

ED.39 Jul/2022

PARANÁ 2022

Cobertura Esclusiva

ARQUITETURA & DÉCOR | EVENTOS | NOTÍCIAS | COLUNAS



Projeto

Jocymara Nicolau


ÍNDICE

REVISTA BUSINESS - PORTAL GERSON LIMA | NOSSOS DESTAQUES

Colunas

97 Arquitetando 100 Imóvel Ideal 102 Paisagismo 106 Papo Jurídico

Notícias 88 - 96

Nossa Capa: Priscila Mileke, Laryssa Rocha e Cinandra Geremia

05 - 25 EVENTOS

23-30

32-36

37-45

46-51

52-58

59-62

63-66

67-72

73-78

79-87

GERSONLIMA.COM.BR


LARYSSA ROCHA E PRISCILA MILEKE | CASACOR 2022

Um ambiente envolvente e acolhedor, inspirado na natureza que com o passar do tempo delicadamente lapidou os seixos rosados, Laryssa Rocha e Priscila Mileke traduziram esta inspiração em um projeto de loja repleto de formas orgânicas e linhas sinuosas que imprimem leveza e destacam as fragrâncias Mels Brushes e seus aromas únicos. O ambiente em tons rosês, torna-se um complemento à delicadeza dos produtos.


LARYSSA ROCHA ARQUITETA


LARYSSA ROCHA é arquiteta e urbanista, com mais de 17 anos de experiência em diversificados projetos de Arquitetura e Interiores, tanto residenciais, comerciais como também corporativos. É especializada em gerenciar e acompanhar a execução de reformas. Possui atuante participação em conceituadas mostras de Decoração como, AD Paraná 2003, Casa Cor 2011, 2014, 2017, 2018 e 2019, sendo que em 2011 o ambiente foi premiado como “melhor ambiente conceito” e 2017, 2018 e 2019 ambos os ambientes foram premiados por cumprimento de prazos pela instituição. tem publicações de seus trabalhos em várias revistas, como: Revista Visual Design, Casa Sul, Voi, Casa Place e Haus. Seu objetivo sempre foi buscar o pleno entendimento do desejo do cliente, para que o projeto atinja todas as suas expectativas, visando criar ambientes que possam inovar, utilizando-se de detalhes que possam surpreender e encantar seus clientes, sempre respeitando o estilo de cada um deles. Busca Integrar a forma e a função dos espaços, proporcionando ambientes harmônicos, funcionais conforme a personalidade do cliente. Acredita que o sucesso de seu trabalho se deve na maioria porque seleciona e acompanha o trabalho realizado pelos parceiros e fornecedores, para em conjunto executarem os trabalhos, com segurança, agilidade e qualidade.


PRISCILA MILEKE DESIGNER DE INTERIORES


PRISCILA MILEKE A frente do escritório Primacía Projetos, está a Designer de Interiores Priscila Mileke. Pela quarta vez participando da CasaCor Paraná e com uma participação na Mostra CasaCor de Santa Catarina. Com experiência de 20 anos no mercado de design de interiores, preza sempre trazer para a realidade os anseios dos clientes, buscando conhecer a fundo as suas necessidades para poder dar a personalidade de cada cliente em seus projetos. Para ela e sua equipe, o projeto finalizado tem que ter a cara do dono. O desafio é sempre o que a movimenta!

FOTOS: GERSON LIMA Publicidade FLORENSE 820X500 Publicidade FLORENSE 250X92 CONSTRUIR OU REFORMAR CONHEÇA OS PROFISSIONAIS ARQUITETURA E DECORAÇÃO MARCELO LOPES Arquitetos MARCELO LOPES Arquitetos MARCELO LOPES Arquitetos INSTAGRAM gersonlima7 ME SIGA SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS








CINANDRA GEREMIA arquiteta

Formada em arquitetura e urbanismo em Santa Catarina, Cinandra Geremia escolheu Curitiba para morar e abrir seu próprio escritório. Sua atuação há quase 20 anos inclui projetos residenciais e corporativos. Com estilo sofisticado e versátil, suas criações transitam por todos os universos e vão do contemporâneo ao clássico. A arquiteta tem o cuidado de estudar o estilo de cada cliente e suas necessidades. Todos esses fatores somados, resultam em projetos exclusivos, refinados e atemporais. Hoje, Cinandra tem em seu currículo obras realizadas em várias cidades do país e conta com uma equipe capacitada para ajudála a atender o cliente desde o projeto até o término da execução.

Fotos: Raquel Lima


CINANDRA GEREMIA TRAZ O MEDITERRÂNEO PARA O INFINITO PARTICULAR DA CASACOR PARANÁ 2022 E se o seu Infinito Particular fosse um lugar de paz e calmaria, luz natural e praia? O de Cinandra Geremia é assim. É como se a Grécia fosse trazida diretamente para a CASACOR Paraná 2022 como um convite a respirar, se inspirar e desligar. “Um loft de praia perfeito teria que ter as características embasadas no mediterrâneo. Por meio de pesquisa e viagens que já fiz, apresento um espaço com sensações visuais e toques específicos dessa região, misturadas ao design contemporâneo e aos materiais naturais”, conta a arquiteta que faz sua estreia na Mostra. E Cinadra já começa em um espaço com 72 m2, setorizado em áreas de dormir, estar e jantar. O ponto de partida de todo o projeto foi a parede texturizada, uma clara alusão à arquitetura grega, que tem como característica marcante o uso de pedras vulcânicas e cal em suas construções. É abaixo dessa parede que Cinandra apresenta uma área de dormir contemporânea e super elegante. A cabeceira Piet, da Artefacto, em dourado e couro natural, destaca a cama com roupas claras em materiais naturais. “Minha proposta foi misturar texturas e sensações com elementos contemporâneos de design e alto padrão. Todo o mobiliário aqui é Artefacto”, conta Cinandra. Para separar, sem cobrir, Cinandra apostou nos painéis pivotantes da linha Opus, um lançamento da Cinex Arch. Os perfis com acabamento Nero Industriale/ Vestirsi Coloniale Noce tem nuances cintilantes e receberam vidro e aplicação de textura em palha.

Bem-estar e relaxamento Na área de estar e jantar, Cinandra apostou em um mobiliário confortável e convidativo. Os módulos Lounge tem a versatilidade de receber várias pessoas, ou acomodar os moradores com máximo conforto. O toque de design fica para as cadeiras Pipo, um dos móveis mais emblemáticos e desejados do acervo Artefacto. Assinada pelo Studio Piegatto, a Pipo tem linhas sinuosas e orgânicas, que resultam num objeto funcional, gráfico e artístico. Para dar unidade ao espaço, a arquiteta optou pela textura Velvet. O efeito da pintura se confunde com a marcenaria exclusiva da Exata Interiores e dá a sensação de que móveis, teto e paredes estão integrados. Destaque, ainda, para a adega e frigobar da Elettromec, um convite para apreciar vinhos frescos e dividir bons momentos. Para que os visitantes se sintam inspirados e relaxados, a arquiteta propôs uma iluminação cênica, com painéis da Dress All e luminárias Everglow, da Everlight, que oferecem conforto óptico, qualidade de luz e efeitos destacados. Para finalizar, as cortinas da Uniflex permitem entrada de luz natural na medida certa. “Acho importante dizer que os tapetes da Botteh e os vasos da Organne contribuíram de forma exata para deixar o loft com ares de praia”, completa Cinandra. O balanço Grano em couro natural, fibra e camurça, é um verdadeiro sopro mediterrâneo diretamente para Curitiba.










CAMILA ROCHA Designer de Interiores


Camila Rocha é Designer, formada pela Universidade Federal do Paraná e Pós-graduada em Design de Interiores pela Universidade Positivo. Atua no mercado há mais de 12 anos com desenvolvimento de projetos residenciais, comerciais e corporativos. Executa todas as etapas do projeto, desde a sua concepção, passando pelas definições de materiais e fornecedores, até a finalização da obra. Sempre atenta às necessidades do cliente e novidades do mercado, procura trazer as melhores soluções técnicas, funcionais e estéticas. Camila Rocha Av. Silva Jardim, 2042 - sala 1005 (41)99941-1982 @camilarochainteiores "É uma alegria participar pela segunda vez da CasaCor PR, esse evento tão importante para nosso segmento. Esse ano estou como ambiente Conciege, fiquei muito honrada em poder dar as boas vindas para todos visitantes da mostra. Buscando o acolhimento para o espaço, foi criada uma caixa de madeira para abraçar o ambiente da recepção. E seguindo na mesma ideia, o pórtico para a entrada no evento foi feito no mesmo acabamento amadeirado e percorre todo o espaço criando painéis e prateleiras altas para finalizar em um banco, dando o sentido de continuidade e fluidez ao espaço. Para remeter ao nome do edifício sede da CasaCor, Aqua, foi criado um painel pastilhado em degradê azul, trazendo a memória afetiva de tantos visitantes que já conheciam o edifício muito antes de sediar a Mostra. Enfim, o Concierge é um espaço para receber e acolher. Meu agradecimento especial a todos os meus fornecedores, sem eles meu projeto não sairia do papel. Ficou incrível em cada detalhe, muito obrigada por estarmos sempre juntos." MDF – Braspan @braspanmdf Pastilhas – Patilhart @pastilhart Iluminação – Real Light @real_light_iluminacao Marcenaria – Perfetto Mobili @perfettomobili Mobiliário solto e peças decorativas – New Home Decor @newhomedecor.oficial Vaso – Organne Vasos Vietnamitas @organnemaringa Tinta – Coral @tintascoral Cortina – Adornie Home Decor @adorniehomedecor Rodapés – Pontual ArqDesign Acabamentos @pontualarqdesign

Fotos: Michel Willian dos Santos





raquellimaartistavisual

Minha vasta série de quadros se integra a diferentes decorações e é capaz de compor bem qualquer ambiente.”

Raquel Lima


GUARAÚNA APRESENTA DOIS NOVOS FORNECEDORES

A empresária Ester Isfer, da Guaraúna Revestimentos recebeu nesta manhã de quinta-feira, arquitetos e designers de interiores para um bate-papo descontraído onde apresentou dois novos fornecedores. A Teto Vinílico empresa de Maceió-AL, que desenvolveu um forro em PVC que remete a madeira natural, uma opção sensacional devido a praticidade, beleza e custo benefício. Também foi apresentado o Painel Ripado da Barreto pelo representante André Viero, que fez uma excelente explanação do produto, mostrando a praticidade e bom acabamento no que se refere a ripados. Anteriormente eram feitos em marcenaria e tinha custo elevado e demoravam para ficarem prontos, com este material as peças já vem prontas para instalar. Só abrir a caixa e montar, simples assim. Vários modelos e cores. A Guaraúna está na casa cor com a arquiteta Renata Pisani apresentando o Teto Vinílico da Linha Origens Tauari. Durante o evento foram sorteados ingressos para a CasaCor. Sobre a Guaraúna Há 30 anos no mercado e a 15 na área de arquitetura com o segmento de revestimentos. Ano a ano buscando novos parceiros para facilitar a vida dos profissionais. Aqui você encontra tudo para uma obra, desde revestimentos para fachada, piso de madeira, piso vinílico, rodapés, madeira plástica para decks e pergolados, piso cimentício para piscinas, teto vinílico e os painéis ripados. Fotos: Gerson Lima






GRUPO A.YOSHII | EMPREENDIMENTO COMERCIAL: ENDEAVOUR PRIME OFFICES








Tendência “fly to quality” impulsiona curitibanos a buscar empreendimento imobiliários focados no bem-estar Com diferenciais exclusivos, Grupo A.Yoshii anuncia primeiro empreendimento comercial na cidade: EndeAvour Prime Offices Os indicadores macroeconômicos que influenciam diretamente nas atividades do mercado imobiliário confirmam que Curitiba tornou-se um “celeiro de produtos inovadores”, especialmente no segmento de imóveis de alto padrão. Segundo dados do estudo mais recente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, os empreendimentos superluxo e luxo continuarão a se sobressair em 2022, e a capital paranaense é destaque em termos de qualidade arquitetônica. A pesquisa destaca que Curitiba vive o movimento “fly to quality” – processo de busca por novos espaços cada vez com mais qualidade, valorizando o bem-estar e com padrões de exigência mais altos. Entre as regiões, os bairros do Bigorrilho e Batel encabeçam os principais focos de desejo das construtoras e incorporadoras. Atento às flutuações do mercado imobiliário, o Grupo A.Yoshii anuncia o lançamento de seu mais novo empreendimento corporativo: o EndeAvour Prime Offices. “Apostamos em um novo modelo comercial, o primeiro da nossa marca em Curitiba, que ficará localizado no coração da cidade, na Rua Comendador Araújo, nº 180, próximo às principais atrações do Batel”, explica o Diretor da A.Yoshii em Curitiba, Ricardo Kitamura. Entre os destaques do novo projeto, a torre comercial única comporta 21 pavimentos, tendo no térreo: galeria comercial, mezanino, pavimentos corporativos, business e comerciais. “Os cinco pavimentos corporativos possuem quatro unidades cada, com amplos espaços que variam entre 142 e 229 metros quadrados. Os demais andares comerciais possuem escritórios com salas modulares, que começam em 28 metros quadrados”, complementa Kitamura. O empreendimento ainda oferece um andar especial – business center – com três salas e terraços privativos. O projeto arquitetônico foi assinado pelo escritório Baggio Schiavon Arquitetura e apresenta conceito contemporâneo, dinâmico e que se encaixa idealmente na paisagem urbana da cidade. “O Endeavour é diferenciado. Priorizamos salas com boas dimensões em suas diversas opções de tamanho com possibilidade de integração entre os conjuntos”, explica Manuel Baggio. O projeto paisagístico é assinado por Felipe Reichmann, que destacou espaços de descompressão e bem-estar para estimular o convívio, relaxamento, descontração e contato próximo com a natureza – demandas que ficaram ainda mais evidentes nos últimos dois anos. “Acredito que uma das características dos empreendimentos corporativos de sucesso atuais é a existência de espaços de uso comum e de circulação externa, que sejam agradáveis e que estimulem a interação entre as pessoas. Esse contato com a vegetação é fundamental para aliviar a pressão e estimular o foco no retorno das atividades”, explica Felipe. Por fim, o apartamento decorado, que pode ser visitado no showroom da A.Yoshii, próximo à Pracinha do Batel, foi concebido pela renomada arquiteta Juliana Meda, que optou por um conceito contemporâneo e funcional, com cores neutras, respeitando a individualidade de cada área.


Muito além de um espaço de trabalho Os novos consumidores buscam por empreendimentos que promovam experiências de modernidade, praticidade, privacidade e qualidade de vida. “Delineamos nossos projetos visando oferecer atrativos inéditos e diferenciais exclusivos, com respeito ao prazo de entrega e uma qualidade acima da média do mercado. E, em nosso primeiro empreendimento comercial na capital, não seria diferente. O público curitibano é exigente e quer um projeto completo, que valorize com o passar dos anos”, explica Kitamura. Dentre os destaques do Endeavour estão o elevador com profundidade para transporte de maca, acesso ao imóvel com catracas de segurança de última geração, três subsolos com estacionamentos rotativos e uma área de descanso com terraço descoberto e mesas para utilização dos condôminos. “Esse espaço pode ser utilizado para descanso e reuniões ao ar livre – outra demanda que detectamos em nossas pesquisas. Na área interna, ainda temos um café, três salas de reuniões e uma sala multiuso para eventos”, complementa.

Grupo A.Yoshii Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo; pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural; e atua em Obras Corporativas, atendendo a grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Fotos: Gerson Lima


FLORENSE GETÚLIO E MALU ALBERTOTTI

Na noite do dia 28 de junho a Florense Getúlio Vargas, referência em qualidade e solução integral para espaços residenciais, hotelaria e comerciais, promoveu um talk com Malu Albertotti, responsável por formar centenas de profissionais de grandes marcas nacionais e internacionais e moldou a estratégia de dezenas de empresas de luxo. Especializada em Negócios de Luxo pela ESSEC Business School em Paris e em Hotelaria de Luxo pela École Hôtelière de Lausanne na Suíça, Malu Albertotti adquiriu um profundo conhecimento nas estratégias e práticas do Mercado de Luxo. O evento foi exclusivo para um seleto grupo de arquitetos e designers de interiores, clientes da loja que já atuam no desafiador mercado de Luxo. Av. Presidente Getúlio Vargas 1630, Água Verde. @florensegetulio Fotos: Raquel Lima







PONTUAL ARQ DESIGN | INAUGURAÇÃO DO NOVO SHOWROOM


A empresária Carolina Pinto Dias que está a frente da Pontual Arq Design recebeu um seleto grupo de profissionais para comemorar a inauguração do novo showroom. “Depois de 4 anos temos o nosso próprio espaço para receber os profissionais e os cliente. Desde o começo nos adaptamos as visitas aos escritórios, as obras e ir diretamente ao cliente, o que não vai deixar de ser feito, mas termos um espaço especial e adaptado para que o cliente possa tirar as suas dúvidas e possa conhecer um pouco mais de tudo que temos e como fazemos é muito importante. Além de ser nosso lugar, onde trabalhamos diariamente, onde nos encontramos para um café e onde vivemos boa parte do nosso dia, nosso lugar especial.” Comenta a empresária emocionada e muito feliz. O evento aconteceu no acolhedor restaurante Rosa Thai Gastronomia, que fica na R. Saldanha Marinho, 1247, anexo ao showroom Pontual Arq Design. Fotos: Gerson Lima







BRAVO PROPAGANDA APRESENTA EMPREENDIMENTO COMERCIAL DA A.YOSHII

Na noite dessa última sexta-feira, tivemos em primeira mão a apresentação, para o time comercial, da Bravo Propaganda, a campanha para o primeiro empreendimento comercial da A.Yoshii em Curitiba Endeavour Prime Oficces, O evento foi um sucesso e o empreendimento é uma inspiração para quem aspira ótimos negócios!! Fotos: Gerson Lima





A CONFRARIA IMOBILIÁRIA É UM GRUPO FORMADO POR 40 CORRETORES DE IMÓVEIS

A Todeschini Batel, anfitriã do grupo todo mês, nos recebeu com um belo jantar e maravilhosa carta de vinhos, preparado por buffet de referência da cidade. Proposito da Confraria Imobiliária é compartilhar conhecimento, e neste mês de junho recebemos Eduardo Quiza, engenheiro civil, que falou sobre Modelos de Incorporação, além da Rosecon Empreendimentos Imobiliários, construtora referência em apartamentos de luxo em Balneário Camboriú e Itapema, que fez um resumo de sua trajetória e apresentou seus belos empreendimentos. Fotos: Gerson Lima





GAIA CONCEPT INAUGURA NOVA LOJA

Inger Prestes | Proprietária

A s o f i s t ic a d a lo j a G a i a C o n c e p t i n a u g u r o u m a is u m a lo j a n o ba d a la d o A lph a v ille Gr a ci o s a , a g o r a s ã o d o is e n d e r e ç o s p a r a a t e n d e r o e xig e n t e pú blic o . A e m pre s á ria In g e r P r e s t e s , c o n f i o u o p r o j e t o d e s u a n o v a l o j a a a r qu it e t a C in a n d ra G e re m ia , qu e c rio u c o m m a e s t r i a u m b e lo p r o j e t o , q u e u n i u l u x o , b e l e z a , a c o n c h e g o e be m e s t a r e m u m ú n ic o lu ga r , a l o j a t e m t u d o p a r a s e r o n o v o p o i n t d o c o m p le xo A lph a v ille G ra c io s a . N a n o it e d ia 1 4 d e j u n h o f o r a m r e c e b id a s c lie n t e s e a m i g a s p a r a c e le bra r e s t a g ra n d e c o n qu is t a . A n o t e o e n d e r e ç o e v e n h a c o n f e r i r d e pe rt o t u d o qu e a lo j a t e m a o fe r e ce r R u a J a g u a r ia ív a , 6 7 . S ig a n o i n s t a g r a m @ g a i a c o n c e pt bra s il. Fotos: Raquel Lima







ROADSHOW

TODESCHINI & RICARDO BOTELHO Na quarta-feira dia 08/06, às 18h, no Radisson Hotel em Curitiba aconteceu o Roadshow exclusivo da Todeschini Batel e Água Verde, em parceria com Ricardo Botelho, consultor de Negócios, Marketing e vendas, que presta consultoria, principalmente, para mercados de Construção Civil, Arquitetura, Design de Interiores e Imobiliário. Prospecto, logo existo (e enriqueço). Ganhe (muito) mais gerenciando a carteira de clientes. Clair Milani, franqueado da Todeschini Batel disse que o evento foi uma grande oportunidade para reforçar o relacionamento entre os profissionais da área e parceiros da marca. “Estamos satisfeitos com esta parceria de sucesso com um dos profissionais mais respeitados do segmento. A marca Todeschini já está com 83 anos e possui um peso grande no mercado, seja quando entregamos nossos produtos de qualidade aos nossos clientes, ou quando proporcionamos aos nossos parceiros conteúdos de grande relevância, como aconteceu esta noite!” Fotos: Gerson Lima







CONFRARIA AD FAZ 4 ANOS E COMEMORA EM GRANDE ESTILO

Associação

de

profissionais

da

área

de

arquitetura, design de interiores, paisagismo e construção comemora seu aniversário, seu crescimento exponencial e apresenta suas novidades. Público presente de associados, patrocinadores da festa e fornecedores do Lounge Confraria AD que está localizado no Shopping Crystal e para entrar os convidados deveriam estar usando uma echarpe personalizada. Momento em que também foi apresentado os ganhadores do programa ConfrAção, programa de pontos acumulados nas ações executadas pelas diretorias. Fotos: Gerson Lima










MAIOR FEIRA DO SETOR VIDREIRO DA AMÉRICA LATINA VOLTA A MOVIMENTAR O MERCADO Glass South America será realizada entre os dias 29 de junho e 2 de julho, no São Paulo Expo

Depois de quatro anos longe dos pavilhões, a Glass South America volta a reunir os principais players do mercado vidreiro do país em quatro dias de evento, no São Paulo Expo, na capital paulista. Serão mais de 130 expositores de vidros, máquinas, equipamentos, acessórios e ferragens que vão mostrar o que há de mais moderno e tecnológico no setor, numa área de 16 mil m². O evento é organizado pela NürnbergMesse Brasil, uma das maiores promotoras de eventos do mundo, em parceria com a Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos). Para se ter uma ideia da importância do vidro em termos tecnológicos, científicos e econômicos, a Organização das Nações Unidas elegeu 2022 como o Ano Internacional do Vidro. “É muito significativo trazer o mercado vidreiro de volta aos pavilhões este ano. É um segmento que está intimamente ligado a outros mercados importantes como da construção civil e moveleiro”, afirma Alexandre Brown, diretor de Unidade de Negócios da NürnbergMesse Brasil. Ainda em comemoração à data, a Glass South America vai apresentar a Exposição Ano do Vidro, em que seis artistas e designers convidados vão expor suas obras usando esse material, que é único e 100% reciclável. Entre os nomes, Cristine Baena, Dulce Schmidt e Lucas Recchia.


GPD South America 2022 Este ano, a feira conta com mais uma edição do Glass Performance Days (GPD), no dia 1º de julho. Trata-se de um fórum dedicado ao desenvolvimento da indústria mundial do vidro. Criado na Finlândia, o GPD é realizado na China e no Brasil. As conferências, em formato híbrido, destacam o que há de mais moderno e inovador na utilização do vidro. Serão nove workshops que abordarão temas como: “Saflex® FlySafe™ 3D: uma solução inovadora em vidro para proteger os pássaros” e “Talk show case Parque da Cidade”. A curadoria é feita pela matriz na Finlândia, mas sempre pensando no mercado local. Palestras Além do GPD, ao longo dos quatro dias de evento, os visitantes poderão participar de palestras com temas importantes para o setor, como: “Conexão Prédio Eficiente – Fórum sobre Tendências e Tecnologia de Automação” e “Como Utilizar a Tecnologia no Setor Vidreiro”. Vidro em Ação Uma das maiores atrações da Glass South America é o espaço Vidro em Ação, iniciativa da Abravidro e da NürnbergMesse Brasil, que desde a edição de 2016 mostra ensaios e testes de segurança e resistência de vidro, ao vivo, para expositores e visitantes. Os testes, que serão realizados nos quatro dias de evento, contam com a parceria do Laboratório Falcão Bauer da Qualidade. Já as apresentações serão comandadas por Ricardo Câmara, da Central do Vidraceiro e Serralheiro. “Estou muito animado para apresentar o Vidro em Ação, atração sempre muito visitada na Glass por oferecer conhecimento técnico sobre o vidro”. A iniciativa tem ainda o apoio da ABNT, AGC, AGMAQ, AL Indústria, Cebrace, Divinal Vidros, Eastman, GlassecViracon, Guardian, Tec-Vidro, Tempermax e Vidro Certo.

SERVIÇO Data: 29 de junho a 1 de julho, das 12h às 19h | 2 de julho, das 10h às 17h Local: São Paulo Expo Link para credenciamento: https://www.glassexpo.com.br/credenciamento


MESMO COM INFLAÇÃO EM ALTA, EXPECTATIVA É QUE FINANCIAMENTOS IMOBILIÁRIOS CRESÇAM NO BRASIL Especialista da Leme Inteligência Forense alerta para os cuidados com as certidões na hora de comprar um imóvel

Os bancos e financeiras em todo o Brasil passaram a criar novas linhas de crédito para contemplar os mais distintos perfis de clientes, após a última movimentação do mercado. É que, em maio, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, na tentativa de conter a inflação, elevou em 1% a taxa básica de juros (Selic), passando de 11,75% para 13,25% ao ano, a décima alta ininterrupta de 2022. Com a última elevação, a Selic, um título público federal que permite que investidores emprestem dinheiro ao governo em troca de juros, alcançou o seu maior nível desde o início de 2017. O destaque entre as modalidades de crédito está no financiamento imobiliário. A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), após calcular que em 2021 o financiamento imobiliário teve alta de 46%, estima uma previsão de alta na casa de 2% para 2022, fechando em R$ 260 bilhões. Se confirmado, o número renovará o recorde histórico do setor. Para a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a alta da Selic impactará negativamente o setor imobiliário, uma vez que a taxa dos financiamentos de imóveis é atrelada aos rendimentos da poupança e tudo indica que esta não irá subir na mesma proporção que a Selic. Pelo contrário: especialistas no ramo acreditam que este é um bom momento para comprar imóvel financiado.

Marlon Godoy, diretor comercial da Leme Inteligência Forense


Diante deste cenário, no momento da compra de um imóvel financiado, é primordial buscar por uma gama de documentos que validam que está tudo na devida ordem e sem impedimentos que possam obstruir a negociação. Entre eles, destaque para as certidões, que valem para testificar que o processo é realizado com transparência para todos os envolvidos. Ou seja: as certidões são usadas para dar segurança jurídica, tanto ao comprador quanto ao crédito dado pelo banco ou instituição financeira para aquisição do bem. Então, no financiamento é normal que a pessoa que depende do crédito para adquirir um imóvel tenha que comprovar que não tem pendências em seu nome que atrapalhem sua capacidade de comprar e pagar pelo imóvel. “As certidões para financiamento imobiliário são praticamente as mesmas certidões usadas na venda e compra de um imóvel, mas há mudanças de município para município e os prazos de validade das certidões tendem a se extinguir muito rapidamente, o que representa um obstáculo para o comprador, na maioria das vezes”, explica Marlon Godoy, diretor comercial da Leme Inteligência Forense. Segundo o especialista, são necessárias no financiamento algumas certidões negativas, as quais ratificam que não há pendências. Além delas, é necessário adquirir as ações nas Fazendas municipal e estadual, expedidas pelas Secretarias de Fazenda do município e do estado; as certidões cíveis e ações na Justiça Federal, emitidas no Fórum da Justiça Eleitoral; as ações de tutela, interdição ou curatela (obtidas junto ao Cartório de Registro Civil); as de propriedade de imóvel, exigidas para programas específicos ou uso do FGTS; e de possíveis dívidas e contribuições federais, adquiridas na Receita Federal. Para Marlon, se, por um lado juntar todas essas certidões é um processo trabalhoso e burocrático, por outro, sem esse trâmite, haveria total insegurança: “Já pensou comprar um imóvel financiado arrolado com uma dívida ou alienação não reveladas? Pois então: as certidões servem como instrumento de prevenção, resguardando as partes e auxiliando-as a não ter surpresas desagradáveis”. Neste sentido, a Leme Inteligência Forense tem, entre sua gama de produtos, a Central de Certidões, a qual, possui uma base de mais de 30 mil órgãos, entre eles judiciais e extrajudiciais, todos cadastrados e atualizados em sua plataforma online, agilizando o processo de documentação na compra e venda de imóveis, resolvendo questões como a papelada para o financiamento imobiliário de maneira prática, ordenada e tranquila.

SERVIÇO Sobre a Leme Forense, https://lemeforense.com.br/


GT BUILDING INOVA NA FORMA DE PROTEGER AS OBRAS E, NO LUGAR DE TAPUMES, TRAZ UM GRANDE MURAL URBANO PARA CURITIBA Com mural urbano projetado pela Urbideias, representação de um verdadeiro oásis ganha vida com jogos de luzes e paisagismo especial que cercam o terreno de uma futura obra da marca

Os tapumes que cercam empreendimentos pela cidade não possuem mais apenas a função de delimitar o perímetro da obra como antes. O espaço que antes era tomado por eles, ganhou uma nova proposta e, cada vez mais, vem surpreendendo quem passa pelos terrenos onde nascem novas construções. É o que a GT Building acaba de executar no endereço de um breve lançamento da incorporadora, que apostou na ousadia de detalhes, trazendo muita beleza, curiosidade e modernidade para o local. Painéis decorativos com um ar aconchegante e curioso, luzes especiais, texturas, e um paisagismo que conta com plantas de espécies nativas, passam a fazer parte do dia a dia do bairro Champagnat ainda em julho. Neste caso, o painel estará estruturado em um “storytelling” que inicia com o deserto e passa pelas etapas de transformação, até chegar a um verdadeiro oásis. A GT Building, conhecida por apresentar inovações tecnológicas e sustentáveis em seus empreendimentos, afirma que não é somente uma questão de estética, mas de cuidado e responsabilidade com a cidade que abriga quase 2 milhões de habitantes. As novas tendências de tapumes representam um investimento maior desde a primeira etapa da obra. Porém, de acordo com João Alfredo Thomé, Diretor da GT Building, este é um cuidado que a empresa faz questão de tomar. Queremos contribuir com o cenário urbano da cidade e sempre que possível incentivar boas práticas para que, cada vez mais, possamos trazer beleza e despertar bons sentimentos em quem passa por estes locais. Curitiba é uma cidade inovadora e gostaríamos de ser precursores em uma prática que só traz fatores positivos para a capital paranaense e às pessoas que transitam pela região”, enfatiza.


Painel urbano oferece experiência sensorial completa A Urbideias é pioneira no conceito aqui no Brasil e especialista no assunto, projetando painéis dos mais variados tamanhos e com propostas ousadas que prometem encantar a população. Richard Viana, arquiteto e urbanista, sócio e fundador da empresa, explica que o tapume em si impacta a paisagem de forma negativa, apenas delimita o local da obra, além de segregar a comunidade do entorno. Enquanto isso, o painel urbano vem para fazer justamente o contrário. A ideia vem para acolher, sensibilizar e gerar interações positivas. Para desenvolver o projeto de painel urbano para um novo empreendimento, a empresa faz um diagnóstico urbano para descobrir como o as pessoas interagem com o ambiente e assim poder contribuir com o cenário urbano. “O painel urbano é uma plataforma vertical de experiência do empreendimento. É uma intervenção mais saudável e sustentável, pois estamos usando o espaço de maneira mais humanizada. O tapume é o primeiro contato da população com a obra. Então por que essa impressão não pode ser amigável e de boas-vindas? É com esse objetivo que trouxemos o painel urbano para os empreendimentos”, conta Viana. De acordo com estudo realizado pela MIT Center For Real State, em 2021, 60% do poder de atração de futuros clientes do mercado imobiliário vêm de abordagens não tradicionais. Com isso, o sócio fundador do projeto afirma que o painel tem o poder de amenizar o impacto que uma construção pode gerar. "A intervenção aproxima o pedestre, oferece para a cidade um novo local de interação, aumenta o nível de atenção ao empreendimento e, consequentemente, a marca. Ou seja, é uma forma de conectar a empresa e as pessoas de uma maneira muito eficiente", finaliza.


QUARTINHO CLÁSSICO, NUNCA SAI DE MODA!

TulipaBaby apresenta Linha Luis XVII para quartinhos de bebês, móveis que estão em alta e levam elegância ao ambiente


Quarto Antônio- Carvalho e Fachini Arquitetura

O estilo de decoração clássico, delicado, charmoso, sofisticado se encaixa perfeitamente quando o assunto é quartinho de bebê. O grande segredo da decoração clássica está na escolha das peças, e a TulipaBaby apresenta uma linha exclusiva de móveis que se enquadra perfeitamente neste contexto: a Linha Luis XVII tela. Desenhada no formato sextavado, ou seja, com seis faces, e composta de algodão com acabamento tingido na cor mel antique, a cabeceira e peseira do berço possuem barreira transparente interna, em material de altíssima resistência, para que o bebê não corra o risco de prender os dedinhos entre os furos, ideal para quartinhos de meninos ou meninas. Fabricada em madeira maciça e com detalhes entalhados a mão, a Linha Luis XVII traz todo requinte e elegância ao ambiente. Composta por cama auxiliar, cômoda, mesa lateral, cama de babá, prateleiras, extensor de cômoda e berço que se transforma em mini cama, acompanhando o crescimento da criança, e está disponível nas opções branco com desgaste e mel antique. Todos os móveis da TulipaBaby são desenvolvidos em madeira maciça de reflorestamento e acabamentos com tintas livres de metais pesados. Os berços possuem aprovação conforme o regulamento do INMETRO – NORMA ABNT 15860. Cômodas e armários acompanham kit antitombamento. A marca atende todo o Brasil através do e-commerce www.tulipababy.com.br TulipaBaby www.tulipababy.com.br Tel. 11 2626 3796


SHERWIN-WILLIAMS E BASF ESTARÃO PRESENTES NA HAUS DECOR SHOW Novo evento, que vai revolucionar mercado de arquitetura e design de interiores, foi apresentado a convidados no ABRAFATI SHOW

Alexandre Brown, diretor de Unidade de Negócios da NürnbergMesse Brasil divulgação

A Haus Decor Show já conta com importantes empresas confirmadas para o evento, que será realizado com a Expo Revestir, entre os dias 14 e 17 de março de 2023, no São Paulo Expo, na capital paulista. Entre elas, estão os maiores players do setor de tintas e revestimentos do país: AkzoNobel, Basf, Eucatex, Iquine e Sherwin-Williams. O anúncio foi feito durante evento para um grupo de convidados, no ABRAFATI SHOW. A nova feira, que pretende revolucionar o mercado de arquitetura, design de interiores e construção, é organizada pela NürnbergMesse Brasil em parceria com o Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp). “São importantes nomes já previstos para o evento. A Haus Decor Show vai agregar novos setores não atendidos pela Revestir. Além de tintas e revestimentos, a Haus Decor Show também terá os segmentos de iluminação, refrigeração e automação”, ressalta Alexandre Brown, diretor de Unidade de Negócios da NürnbergMesse Brasil. Com a Haus Decor Show, o espaço de exposição terá 90 mil m², no São Paulo Expo. A expectativa é receber mais de 60 mil visitantes com os dois eventos, no próximo ano. “Essa é uma oportunidade única para o setor de tintas e vernizes. Era um grande sonho trazer para dentro da Revestir os acabamentos de pintura. Agora, teremos um espaço grande para os fabricantes do setor”, destaca Antônio Carlos de Oliveira, diretor-executivo do Sitivesp.


arquiteto_renato_sabadin

ARQUITETANDO

RENATO SABADIN

ARQUITETO 41 | 99840-5390

VAMOS FALAR DE AUTOMAÇÃO? Automação residencial é aplicar todas as tecnologias existentes dentro de casa para facilitar tarefas que antes dependiam somente do morador. Sensores de fumaça, fechaduras eletrônicas e temporizadores são alguns exemplos de automatização. Automação residencial é fazer com que todos os sistemas eletrônicos funcionem como um só, sob o nosso total controle e de acordo com nossos hábitos, necessidades e gostos. Imagina controlar tudo no seu lar por um tablet ou smartphone conectado à internet? Essa é a ideia da automação residencial. A cada ano, desde quando surgiu a automação residencial, novas soluções são lançadas no mercado sempre acompanhando as tendências de consumo. Para criar a automação residencial, é preciso que os aparelhos estejam conectados a uma central de controle, que pode ser acionada por meio de diversas interfaces como smartphone, web e display touch screen. Também é possível ligar os objetos à distância por comando de voz (smart speaker). Vantagens da automação residencial Não são apenas a comodidade e o conforto que têm destaque na automação residencial. Segurança e até sustentabilidade também fazem parte dessa equação. Confira as principais vantagens da automação residencial:


SEGURANÇA O primeiro e mais importante dos benefícios da automação residencial. Mesmo longe da sua residência, você consegue visualizar o que está acontecendo dentro e fora dela, por meio de aplicativos de câmeras integradas ao sistema de automação residencial. PRATICIDADE E COMODIDADE Hoje, com a automação residencial, é possível acionar uma lâmpada estando longe de casa ou em qualquer lugar do mundo. Ligar o ar condicionado, a irrigação do jardim e a lareira são outros exemplos do que fazer com mais facilidade com a automação. Tudo isso ajuda as pessoas a ganharem tempo com bem-estar. E mais, com o uso da chamada “internet das coisas” é possível programar o GPS de seu carro ou celular para que, ao se aproximar de sua casa, o ar condicionado seja ligado, a cafeteira prepare um café e a porta da garagem se abra assim que o carro se aproximar. CENAS INTELIGENTES É possível programar a automação residencial para, por exemplo, não mexer mais em nenhum ajuste do controle remoto da televisão. Apertar a tecla “cena filme” significa que o ambiente irá ajustar-se de acordo com a preferência programada na automação residencial. Exemplo: Você chegou à sua casa e quer assistir a um filme ou sua série preferida. Ao selecionar essa função, o home theater será ligado, a persiana fechada, a luz apagada e o ambiente será climatizado com a temperatura mais agradável para o momento. Economia do consumo de energia Existem alguns dispositivos e aplicativos na automação residencial que são capazes de gerenciar o consumo de energia de uma residência. Com essa funcionalidade em mãos, é possível detectar onde estão os maiores consumos e economizar energia de forma racional utilizando a automação residencial. Com tantos benefícios, você já deve estar se perguntando o que fazer para criar uma casa inteligente. Veja quais são os tipos de automação residencial e o que é possível fazer: Automação da iluminação da casa: com a automação residencial você pode programar a iluminação para acender em configurações pré-salvas, como “iluminação para assistir filmes” e “iluminação para festas”. Controle da iluminação à distância: com um smartphone ou um tablet, você pode apagar as luzes caso tenha esquecido alguma acesa, ou acendê-las para quando estiver chegando. Sistema de som: com a automação residencial você pode distribuir músicas e vídeos para todos os cômodos da casa, além de controlar o volume em casa um dos ambientes. Sistema de irrigação de jardim: com os sensores de umidade do solo e temporizadores é possível criar a automação residencial no jardim, mantendo as plantas sempre nas condições ideais. Automação residencial: Irrigação de jardim Sistema de segurança: além de visualizar as câmeras de segurança pela internet ou por apps, também é possível configurar na automação residencial sensores de fumaça, sprinklers e sistemas de comunicação direta com a polícia e empresas de segurança privada.


Biometria: com a automação residencial é possível controlar a luz e diversas outras funções da casa, além de, é claro, proteger a casa contra a entrada de pessoas não autorizadas. Controle automatizado de cortinas e janelas: com sensores de luz e integração ao sistema de iluminação, é possível aproveitar ao máximo a luz natural e evitar que as luzes sejam acesas em momentos desnecessários. Controle de temperatura: com a automação residencial é possível acionar o ar-condicionado (ou o aquecedor) antes de chegar em casa, resfriando o ar aos poucos para alcançar a temperatura ideal. Vale lembrar que para as automações mais complexas é necessário um aparelho ou aplicativo que funcione como central de automação, onde é possível controlar todos os sistemas da casa. A atuação do arquiteto na automação residencial. Como usar a automação residencial sem perder aquele clima de lar doce lar? Essa é uma missão para o arquiteto! Os arquitetos buscam cada vez mais a aplicação das tendências atuais em seus projetos que sejam do agrado dos clientes e que apresentem características funcionais e produtivas para apoiálos em suas atividades diárias. Muitos arquitetos estão optando por acrescentar ao currículo a chamada “arquitetura inteligente”, pois é o que as pessoas procuram quando querem construir, projetar ou remodelar seus espaços com a automação residencial. Vale ressaltar que eles desempenham um papel muito importante, pois precisam conhecer em profundidade o que é a automação residencial e, desta forma, aconselhar as pessoas da melhor maneira possível. E vc, gostaria de automatizar sua casa?


adri.mariano

IMÓVEL IDEAL

ADRIANA MARIANO

ASSESSORIA IMOBILIÁRIA

41 | 99113-5874

ENCANTADOR – ESPECIAL – E COM UM TOQUE DE REQUINTE Clássico ou Preponderante, SOFISTICADO ou “Luxuoso” estão presentes nesta oportunidade de negócio rentável em todos os sentidos para aqueles que não abrem mão da Beleza de um Empreendimento renomado construído em uma região super nobre “Batel” e uma das mais valorizadas no m2 que cresce com a evolução do mercado imobiliário e suas altas constantes. Além de morar bem você vai desfrutar de um ambiente com Design Moderno onde a Torre com sua Fachada Neoclássica traz aquele toque especial para pessoas que apreciam o bom gosto sem abrir mão de espaços amplos, abertos e agradáveis refletindo além de conforto muita qualidade e precisão em cada detalhe que foi criado com acabamentos de alto padrão para lhe trazer o que tem de melhor no MERCADO. Estrutura interna fantástica com persianas automatizadas, pisos aquecidos e móveis planejados de excelente padrão e não podemos deixar de lado aquele espaço criado “home-office” sendo fundamental nos dias de hoje, escritório com uma vista livre e gostosa tornando seu trabalho mais tranquilo e equilibrado mediante aos desafios do dia-a-dia. A planta possui 350m2 privativos e 500m2 totais em um Home Clube com 2 Piscinas sendo uma aquecida coberta e outra descoberta, Espaço Fitness para manter sua saúde em dia e equilibrada além de áreas de lazer para reunir amigos e familiares como Salão de Festas elegante e com Sacada, Espaço Gourmet mas se preferir também distrair seus filhos foi criado um espaço Kids fechado com brinquedos para a garotada se divertir e esquecer da vida brincando com alegria e felicidade aproveitando cada momento que a vida proporciona. Venha Conhecer agende sua VISITA e se deixe encantar por esta Beleza e lugar delicioso para sua família ou se preferir para reunir seus amigos em ambientes agradáveis, modernos e aconchegantes. Excelente “OPORTUNIDADE”.



claudia_canales_paisagismo

PAISAGISMO

CLAUDIA CANALES

DESIGNER DE EXTERIORES PAISAGISTA

INVERNO

TEMPO DE CUIDAR E PLANEJAR O JARDIM

Estamos começando o inverno e este é um tempo onde as plantas, em sua maioria, entram em dormência, com exceção das que florescem no inverno. Se a região onde você mora é uma região fria, os impactos do inverno são claramente vistos nos jardins da cidade. O inverno é muito importante para as plantas em geral e mesmo a geada é benéfica pois ela saneia a terra e equilibra pragas em excesso.


CUIDADOS NO INVERNO 1. PROTEGER A TERRA - Mesmo nos vasos ou canteiros proteger a terra com casca de árvore ou folhas secas protege a temperatura da terra para que as raízes não congelem. A Mãe Natureza é tão sábia que as folhas das árvores caem no outono e temos muito suprimento de folhas secas para colocar nos vasos e canteiros.

2. PROTEGER AS PLANTAS TROPICAIS – Se o seu jardim tem plantas tropicais, aquelas que não se encontram espontaneamente na sua região, o melhor é proteger. Nesta categoria estão as plantas de folhas delicadas e as de clima quente. Como proteger? Envolver a planta com um plástico ou EVA de maneira a formar um “chapéu” fechado em baixo. Importante lembrar de retirar a proteção pela manhã antes do sol esquentar. Lembre que não são todas as plantas que você precisa proteger, as plantas de climas frios como os cedros, gardênias, azaléias, por exemplo, não precisam de proteção.


3. ADUBAÇÃO – A melhor adubação a se fazer é no outono antes do inverno. Uma adubação rica em PHÓSFORO ajuda a fortalecer as raízes e a fortalecer a planta para atravessar o inverno. Se você não fez esta adubação não adube muito no inverno, principalmente adubação com NITROGÊNIO pois o nitrogênio estimula o crescimento e a planta não está pensando em crescer no inverno. 4.CUIDE DO SOLO – Ótima hora para adicionar matéria orgânica no solo, estamos falando de húmus, esterco de vaca bem curtido e compostagem. 5.NÃO COLOQUE TERRA PRETA NA GRAMA – No inverno o corte de grama costuma ser mais espaçado. Não recomendamos colocar terra preta na grama, mesmo em situação de geada. A terra preta vem com muita semente de “mato” e você lutará com a sua retirada pelo resto do ano. Recomendamos uma boa adubação do gramado com matéria orgânica e adubos nitrogenados no outono, primavera e verão, assim seu gramado ficará pronto para receber o inverno.

6. PLANEJAR - O inverno é uma temporada muito interessante para analisar o jardim. Perceber tudo o que deu certo e o que não está indo muito bem. Mudanças de vasos ou canteiros, plantas que não se adaptaram como esperado, introdução de novas plantas.


7. PODAS – Reservar o final do inverno para podas, com exceção das plantas que estiverem floridas. No final do inverno, as podas são favorecidas pela baixa de seiva nos caules e também pela proximidade da primavera quando as plantas tem mais vigor. Podas durante o inverno, apenas para retirar galhos secos ou folhas velhas.

8. PROTEGER AS ABELHAS - A oferta de plantas com flores é menor no inverno, então uma boa ideia é plantas flores nesta época, mesmo que sejam plantas sazonais em vasos. Se você tem abelhas sem ferrão em sua casa, consulte um técnico para saber quais as plantas com flores mais indicadas em sua região.


pauloresende

PAPO JURÍDICO

DR. PAULO RESENDE

ADVOGADO

1 – Em caso de Separação do Casal, de quem são as despesas do Pet ? A possibilidade de obrigar uma pessoa a dividir com o ex-companheiro os gastos com os cachorros adquiridos pelo casal durante a união estável gerou divergência na 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. Retomado nesta terça-feira (21/6), o julgamento foi novamente interrompido por pedido de vista. O caso trata de um casal que viveu em união estável entre 2007 e 2012, período em que adquiriram seis cachorros. Com o fim da relação, em março de 2013 a ex-companheira assumiu para si a posse dos pets, que julgava estarem abandonados no sítio do ex-companheiro. Em 2017, ela ajuizou uma ação para cobrar dele o pagamento de metade do valor das despesas que teve com os animais, de R$ 750 por mês. O pedido era para obriga-lo a ressarci-la em R$ 39,5 mil, além de obriga-lo a dividir os custos até a morte ou alienação de todos os pets. As instâncias ordinárias julgaram a ação parcialmente procedente. O ex-companheiro foi condenado a pagar R$ 19,7 mil, as despesas mensais vencidas durante o processo e os custos até que os pets serem alienados (doados ou vendidos) ou falecerem. Relator, o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva votou por manter essa obrigação. Para ele, impor os custos apenas à ex-companheira configura abuso de direito, pois a aquisição dos animais de forma conjunta impôs o dever equânime de cuidar dos mesmos. Abriu a divergência o ministro Marco Aurélio Bellizze. Para ele, o ex-companheiro não deve ser obrigado a arcar com os custos, pois a relação entre dono e animal é regida pelo direito de propriedade. E no caso, é incontroverso que a dona exclusiva é a ex-companheira, a quem cabe arcar com os custos dos animais.


O tema é inédito no STJ. Até então, a corte só tem precedente que trata de direito de visita a animal de estimação após separação, julgado pela 4ª Turma em 2018. Pediu vista a ministra Nancy Andrighi, que prometeu refletir sobre o caso nas férias de julho, acompanhada de seus cachorros. Como não existe lei tratando dessa matéria, vamos aguardar. Prometo publicar o resultado. Dados do processo: Autos REsp 1.944.228

2 - Tribunal tranca ação penal por construção de torre de telefonia sem licença ambiental Devido à ausência de potencialidade poluidora (condição elementar para configurar crime), a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará determinou o trancamento de uma ação penal que havia sido instaurada contra uma empresa operadora de torres de comunicação devido a uma construção sem prévia licença ambiental. A empresa construiu uma torre de telefonia em Acopiara (CE) e foi autuada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente em função da falta de licença ambiental. A estação foi considerada potencialmente poluidora. O Ministério Público ofereceu denúncia pela prática prevista no artigo 60 da Lei dos Crimes Ambientais: construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes. Em seguida, a empresa impetrou mandado de segurança e argumentou que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) não exige licenciamento para a construção de torres. Além disso, a atividade não teria potencial poluidor e a licença teria sido concedida antes do oferecimento da denúncia. A desembargadora-relatora Maria Edna Martins constatou que a licença de fato foi expedida posteriormente à autuação. Ela também apontou que a denúncia não apresentava "em nenhum momento qual seria a potencialidade poluidora atribuída ao serviço" prestado pela empresa. "Não há nenhuma informação de que tenha sido averiguada alguma consequência danosa ou capaz de causar dano à saúde pública ou ao meio ambiente", indicou a magistrada Da mesma forma, não foi anotado nenhum "grau de comprometimento dos recursos naturais, da qualidade ambiental e da estabilidade dos ecossistemas", nem gravidade na conduta da empresa. Concluímos portanto que dois pontos são importantes nessa decisão; a Denuncia deve ser completa não sendo mera formalidade processual e deve ser claro o “dano ambiental” ou o potencial poluidor. Se não estiver taxativamente descrito no rol de empreendimentos sujeito a licenciamento, a preocupação é menor. Dados do processo: Autos 0620429-96.2020.8.06.0000.


3 - Claro deve indenizar cliente cujo chip foi clonado Devido à falha na prestação de serviço e à falta de garantia de segurança, o 3º Juizado Especial Cível de Fortaleza condenou a operadora de telefonia Claro a indenizar uma cliente em R$ 4 mil pela clonagem de seu chip. O golpe de clonagem, conhecido como SIM swap, ocorre quando o número de telefone é transferido de um chip para outro. O falsário normalmente liga para operadora, se passando pela vítima, fornece os dados necessários e solicita a ativação do número no novo chip. Com isso, obtém acesso a ligações e mensagens. A autora, uma gerente de banco, usava sua linha móvel profissionalmente há mais de 15 anos. Em 2020, ela perdeu o acesso e clientes lhe informaram que haviam recebido mensagens suas com pedido de transferência bancária. Ela trocou o chip do telefone em uma loja da Claro, mas o fato se repetiu mais vezes em poucos dias. Ao todo, sua linha foi tomada em quatro oportunidades, apesar de ela trocar reiteradamente o chip e promover o bloqueio. Com isso, ela decidiu abandonar o número e contratar outra linha. Para o juiz Gonçalo Benício de Melo Neto, os pedidos de transferências aos clientes geraram abalo de confiança na vida profissional da autora. A Claro alegava que a fraude teria ocorrido por meio do WhatsApp. O magistrado, no entanto, observou que os golpistas só puderam usar o aplicativo devido à "negligência da operadora ao possibilitar a clonagem". Além disso, a autora perdeu acesso completo ao chip e sua linha ficou muda. Isso não teria ocorrido se o golpe fosse uma clonagem de WhatsApp. Portanto, fique atento, clonagem não é mero aborrecimento. Dados do processo: Autos 3000381-29.2021.8.06.0017.

4 - Banco é condenado a restituir a empresa valores depositados em conta falsa As instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos causados por fraudes e delitos praticados por terceiros em operações bancárias. Assim entendeu a 20ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo ao manter a condenação de um banco a devolver a uma empresa os valores depositados de forma indevida em outra conta. Consta dos autos que valores de recebíveis da loja autora foram transferidos de uma operadora de cartão para uma conta fraudulenta, aberta no banco réu. A autora fez boletim de ocorrência e procurou o banco para reconhecimento da fraude e ressarcimento dos valores, mas a instituição apenas fechou a conta, sem transferir o dinheiro.


A Justiça, por sua vez, determinou a devolução dos valores à empresa. O relator, desembargador Correia Lima, destacou da sentença de primeiro grau que o banco não manteve mecanismos de segurança adequados para evitar que terceiros fraudassem uma conta em nome da autora, independentemente de os fatos terem ocorrido fora da agência bancária. De acordo com o desembargador, ainda que o réu utilize equipamentos de segurança para transações bancárias, "referidos mecanismos foram insuficientes para coibir a fraude verificada", evidenciando a falha na prestação de serviços, a responsabilidade civil da instituição financeira perante a autora e o dever de reparação material. "Verifica-se que a instituição financeira não se desincumbiu de demonstrar a ocorrência de qualquer excludente que a isentasse da responsabilidade imputada, situação que faz emergir o dever de indenizar o correntista de eventuais prejuízos sofridos em decorrência dos fatos exprobados". A decisão foi unânime. Dados do processo: Autos 1021734-49.2021.8.26.0100 Frase do dia: Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. Clarice Lispector Fontes: Conjur/2022.


Presente só nos melhores eventos!