
2 minute read
5.5. ESTUDO VOLUMÉTRICO

O desenvolvimento volumétrico foipensadoapartirdeumbloco volumétrico cúbico visando melhor aproveitamento de espaços e alinhamento com o conceito. Uma grande vantagem é o aproveitamento integral da área que, afastada da GO-040, não precisa obedecerarecuosobrigatórios. Emseguida,foisegmentadopor setores que, ainda que segregados, possuem conexão entre si através de uma circulação controlada.
Advertisement
Assim, foi pensado na disposição dos blocos afim de criar uma maior eficiência na circulação entre blocos e também interna a edificação, visando o controle de fluxos com uma maior visibilidade em longas distancias, optando pelo bloco retangular, podendo trazer maior rapidez na circulação e segurança aos que fazem o sistema funcionar.
O maior bloco foi disposto ao fundo e os menores nas laterais, formando um enorme pátio de circulação, conferindo maior conforto ao banho de sol dos encarcerados. Um bloco retangular foi disposto acima dos blocos de fechamento, com o setor administrativo, visando passar a ideia de hierarquia, estando diretores e administradores acima dos presos, que estão no pátio, além de fornecer uma estética sofisticada e permeável
5.6. SETORIZAÇÃO
Os setores foram divididos entre serviços, no qual são realizadas atividades de trabalho pelos próprios presos, como confecção de roupas e marcenaria. A circulação interna é livre, visto que o sistema prisional foi desenvolvido para presos de baixa perículosidade, sendo assim a mudança de bloco é controlada, mas a circulação interna, ainda que inspecionada, é livre. O mesmo acontece para os setor de reclusão e educacional, nos quais acontecem o espaço de reclusão dos presos e espaço de estudos, onde o encarcerado pode se profissionalizar e estudar, buscando melhores caminhos quando retornarem ao convívio em sociedade.
Quanto ao setor de visitas, o mesmo divide espaço com o espaço destinado aos prestadores de serviço, tal aproveitamento foi feito visando uma economia na execução projetual,nãogerandoconflitodeusosoufluxos. O acesso de reclusos e visitantes são controlados por zonas de contenção, inspecionados por umprofissional afimde dividir os fluxos.
Devidoadistânciaentreacidadeeaedificação, a prioridade de acesso à edificação se dá através de veículos automotivos como carros, motos e bicicletas. Interno à edificação, a circulação de pedestres é controlada por guaritas de controle de acesso e espaços de contenção,ondeumaportasóseabrequandoa outra se fecha e a estabilidade está garantida.
Devidoàcaracteristicapacíficadoscondenados queocuparãooespaço,aexpectativaéquenão ocorram motins e rebeliões, no entanto, os espaços de contenção foram criados em casos de ocasionalidades.
5.7. MEMORIAL DESCRITIVO
A técnica projetual contava com algumas condicionantes, entre eles a volumetria, que foi previamente determinada, sendo necessário então a inclusão da planta dentro do volume e não o contrário. Além disso é muito importante levar em conta as circulações controladas e por fim a setorização, que deve ser conectada, entretanto isolada. A ala de celas tem capacidade para 456 pessoas, além de 4 celas de isolamento, que poderá ser utilizada em casos de atrito entre presos ou até mesmo isolamento biológico como algum preso possivelmente infectado por COVID ou algum outro vírus de contágio.
As atividades de serviço ou educação foram pensadas de forma a atender o conceito de ressocialização, como por exemplo os laboratórios de informática, estúdios de costura e carpintaria e outros, fazendo com que o encarcerado ocupe seu tempo e ainda gere renda ao sistema.
Para acesso alternativo foi criada uma ciclovia, queconectaarodoviaGO-040eobairrovizinho à penitenciária, gerando uma mobilidade opcional, ainda que preferencialmente o acesso seja dado através de veículo automotor
É importante observar os controles de acesso e barreiras de circulação, onde gera ambientes limitados, os quais uma porta apenas se abre quandooutrasefecha,evitandoqueocorrências não fujam do controle dos policiais penais.
Devido à edificação ser destinada a réus primários, a expectativa é que o número de ocorrências contra os profissionais ou contra os próprios encarcerados seja baixa, visto que serão pessoas de baixa perículosidade e que tenham cometido crimes leves Ainda assim caso a situação ocorra, o mesmo perderá o direitoderetornoaosistemaepassaráoperíodo de reclusão em qualquer penitenciária padrão.
Aexpectativaéqueosistemaatendacidadesdo entorno também, como Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia (a qual conta com um complexo prisional superlotado), Trindade, Hidrolândia e Cromínia. A proximidade entre Goiânia e Aragoiânia facilita significativamente a locomoção entre possíveis policiais penais ou qualquer outra necessidade que se faça necessária essa conexão pendular.
ESPAÇODESTINADOAO COMÉRCIOAMBULANTE



020406080100200






RECLUSÃOCOMCAPACIDADEPARA 456PRESOS,SENDO6PORCELA




















ESCALA1:500 ELEVAÇÃO1




ELEVAÇÃO2
ESCALA1:500
ELEVAÇÃO3

ESCALA1:500
ELEVAÇÃO4


ESCALA1:500
















