
1 minute read
No Princípio era o caos
ORIGEM
No princípio era o caos: um abismo infinitamente profundo, até que Gaia a primeira deusa surgiu. Gaia em sua forma mineral era a terra e da sua manifestação de vitalidade deu origem a Urano o deus do céu, com quem viria a ter vários filhos.
Advertisement
Dessa relação Gaia e Urano deram origem aos doze titans - as irmãs Téia, Mnemosine, Febe, Têmis e Reia, e os irmãos Oceano, Céos, Crio, Hiperião, Jápeto e Cronos. Cansada de ser abusada por Urano e ter seus filhos mandados de volta ao seu interior, Gaia reúne seus filhos homens e da a Cronos uma foice que segundo a lenda era de um mineral indestrutível. Quando Urano tentou mais uma vez forçá-la ao ato sexual Cronos saltou e cortou o pênis de seu pai, soltando todos seus imaõs e partir desse momento os titãs passaram a governar.
Cronos com medo de um filho tentar usurpar seu trono assim como fez com seu pai, exigia que sua esposa Reia entregasse os filhos recém nascidos para serem devorados, Reia deu origem a seis filhos, Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus.
Reia desesperada pede ajuda a sua mãe que deu a ideia de enrolar uma pedra com panos e dar a Cronos no lugar de Zeus, seu último filho e criá-lo em segredo por uma ninfa chamada Adamantea. Por fim Zeus em sua fase adulta foi a procura de seu pai com a ajuda de sua avó Gaia armaram uma tocaia, e com um chute violento de Zeus no estômago do titã, Cronos foi forçado a vomitar todos os seus irmãos para fora. Assim as divindades regurgitadas estabeleceram seu trono no olimpo e dividindo papéis para controlar o universo.
Zeus de tornou soberano dos olimpianos e do céu, Poseidon reinaria os mares e Hades não muito feliz com seu domínio passou a controlar o submundo, por onde as almas iam após a morte.
Cronos








