Page 1

RELATÓRIO DE GESTÃO

2015

Fadesp Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa


relatรณrio de gestรฃo 2015


fadesp – fundação de amparo e desenvolvimento da pesquisa Reitor da Universidade Federal do Pará

Carlos Edilson de Almeida Maneschy Reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Maurílio de Abreu Monteiro Diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi

Nilson Gabas Junior Diretor Executivo

Sinfronio Brito Moraes conselho diretor Presidente

André Luiz Amarante Mesquita – itec/ufpa Membros Titulares

Amauri Golveia Júnior – ntpc/ufpa Eliete da Cunha Araújo – ics/ufpa Ellen de Nazaré Souza Gomes – ig/ufpa Genylton Odilon Rego da Rocha – iced/ufpa Germana Maria Araújo Sales – ilc/ufpa Júlio Cézar Pieczarca – icb/ufpa Luís Carlos Bassalo Crispino – icen/ufpa Amilcar Carvalho Mendes – mpeg Dilson Augusto Capucho Frazão – faepa Eduardo Daher Santos – acp Geraldo Narciso da Rocha Filho – secti Inocêncio Renato Gasparim – sudam Ivanildo Pereira Pontes – fiepa Laura do Socorro da Rocha Santos – basa

conselho fiscal Presidente

Carlos Umberto da Silva Lima – itec/ufpa Membros Titulares

Haroldo Amorim de Almeida – ics/ufpa Fábio Lucio Souza Costa – acp

relatório de gestão 2015 Coordenação

Ascom fadesp Ieda Ferreira – Jornalista Sandra Rocha – Jornalista Capa, projeto gráfico e editoração

Káyra Matos Badarane


Relatรณrio de gestรฃo 2015


Dados Internacionais de Catalogação-na-Publicação (cip) f144r

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa Relatório de atividades de gestão 2015/ organização, texto e pesquisa: Ieda Ferreira de Souza e Sandra de Lima Rocha. – Belém, 2016. 160 p. : il. color. ; 21x27 cm. Inclui apêndice. issn. i. Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – Relatório de atividades de gestão 2015. i. Souza, Ieda Ferreira de, org. ii. Rocha, Sandra de Lima, org. iii. Título.

cdd 22th 658.151 1


Sumário 09

Palavra do diretor

11

A Fundação

13

Missão, visão e valores

15

Organograma da Fundação

17

Estrutura de gestão

21

Em 2015, a fadesp...

39

Planejamento estratégico

43

A fadesp em números

71

Carteira de Projetos

133

Documentos contábeis


Palavra do diretor Em 2015, a fadesp deu passos importantes para o seu fortalecimento institucional. Foi quando se tornou Fundação de apoio de mais uma grande instituição científica – unifesspa –, manteve o apoio ao Museu Paraense Emílio Goeldi e garantiu o seu recredenciamento junto ao mec e mcti para continuar apoiando a ufpa. Em meio às mudanças exigidas por novas leis e retração econômica, mantivemos a serenidade para continuarmos firmes na gestão dos projetos. Impossível não falar no contexto nacional em que as fundações trabalharam. Os cortes orçamentários realizados nos principais órgãos financiadores da pesquisa científica e mantenedores das políticas públicas, assim como a retração na economia privada, atingiram todas as fundações. Ainda assim, é importante citar que firmamos novas parcerias e tivemos avanços nos procedimentos de gestão. Entre os destaques estão a utilização do Sistema de Custeio para individualizar os gastos realizados com os projetos e do Gerenciamento Eletrônico de Documentos (ged) para melhorar a circulação documental entre os setores. Também foram necessários ajustes internos para atender as novas regras legais como o decreto 8.241. Sancionado em 2014 para vigorar no ano seguinte, ele exigiu novos procedimentos para a compra e a contratação de serviços, trazendo novidades como a modalidade de seleção pública. No final do ano, tivemos, ainda, a aprovação da nova resolução que estabelece as regras para a relação entre a Fundação e a ufpa. Desde então, nosso planejamento e nossas rotinas incorporaram estratégias para cumprir as determinações da melhor maneira. Seguimos acreditando que todas as mudanças são desafiantes e nos movem para buscar sempre o melhor. É com esse espírito que apresentamos este relatório de gestão.

Sinfrônio Brito 9


A Fundação

Há 38 anos, apoiando a pesquisa, o ensino, a extensão, o desenvolvimento institucional, a ciência, a tecnologia e a inovação que garantem descobertas, aprimoramentos tecnológicos e demais avanços em benefício da sociedade.

A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa atua na gestão da pesquisa, ensino, extensão, do desenvolvimento institucional, da ciência, tecnologia e inovação. Seu desempenho tem sido importante para fazer a conexão entre o conhecimento científico, o setor produtivo, o serviço público e a rede de financiamentos. Na instituição, propostas se tornam projetos e passam a gerir os recursos necessários para a melhor gestão do trabalho. O resultado chega à sociedade, através de descobertas, inovação, avanços na aprendizagem e serviços mais eficientes. Fundada em 1977 e credenciada pelo Ministério da Educação (mec) e Ministério da Ciência e Tecnologia (mct), a Fundação gerencia recursos de projetos desenvolvidos pela Universidade Federal do Pará (ufpa), Museu Paraense Emílio Goeldi (mpeg), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (unifesspa), Universidade Federal do Oeste do Pará (ufopa) e outras instituições parceiras.

11


Missão valores visão de futuro Missão

Valores

Visão de futuro

Promover a gestão de ações de pesquisa, ensino e extensão, de forma dinâmica, contribuindo para o fortalecimento da ufpa e o desenvolvimento da região Amazônica.

Competência, comprometimento institucional, credibilidade, eficiência, espírito de equipe, inovação, legalidade, responsabilidade social e transparência.

Ser reconhecida pela excelência na gestão de projetos e prestação de serviços, valorizando seus colaboradores, fortalecendo e ampliando as parcerias com as instituições públicas e privadas na Amazônia.

13


Organograma da fundação

15


Estrutura da gestão Gerenciamento dos recursos dos projetos A atuação da fadesp começa com a assessoria na elaboração de cronogramas e planos de trabalho de projetos, com orientação das equipes antes e durante a execução. Sempre obedecendo as leis e normas vigentes, conforme a origem de recursos públicos e privados, garante apoio às ações para o cumprimento de procedimentos em conformidade com as legislações pertinentes, prazos, aquisições e prestação de contas. A entidade tem ampla rede de fornecedores, o que permite cotação para garantir o melhor preço nas aquisições, e preparo técnico para a realização de seleções públicas. Sua atuação facilita o fluxo das compras, as importações, licitações, seleções e montagem da logística, assim como a gestão financeira e de pessoal. O gerenciamento dos recursos de cada projeto é realizado através de conta específica e obedece a classificação de despesas e registros de créditos exigidos pelos órgãos financiadores ou contratantes. O coordenador acompanha e ordena as despesas do projeto via web (Espaço do Coordenador). Os recursos seguem controle contábil e a prestação de contas fica disponível para análise. Também é realizado gerenciamento de bolsas e administração de folhas de pagamento e benefícios, observando todos os requisitos legais junto aos órgãos fiscalizadores.

Prestação de consultorias a instituições e órgãos A atuação da fadesp inclui, nesta perspectiva, consultoria e uso de ferramentas para a identificação das competências e dos instrumentos exigidos para o aperfeiçoamento de serviços e desenvolvimento de instituições e órgãos.

17


Através desses serviços especializados, são realizados diagnósticos organizacionais, elaboração e implantação de planos de desenvolvimento e construção de planejamento estratégico. Tudo é voltado à melhoria dos resultados da gestão da demandante. Nessa área de atuação, faz uso de indicadores de desempenho para monitorar resultados, de modelagem de processos que ajudam o desempenho institucional a partir de ações de rotina e de mapeamento de competências que aponta as necessidades institucionais. Atua na implantação de política de cargos e salários, na avaliação de desempenho dos colaboradores voltada ao aperfeiçoamento dos serviços e na consultoria em tecnologia da informação para a definição de investimentos e customização de software.

Emprego de recursos próprios através do proap Em conjunto com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (propesp), a Fundação apoia financeiramente o ensino, a pesquisa científica, a extensão, a tecnologia e a inovação produzidas na Universidade Federal do Pará (ufpa) através do Programa de Apoio e Patrocínios (proap). Os recursos são próprios e direcionados a eventos, publicações científicas e reuniões de intercâmbio. São priorizados investimentos em grupos de pesquisa emergentes, recém-doutores e na qualificação de professores alocados nos campi do interior. Assim, tem atuado como um instrumento estratégico para o desenvolvimento institucional da universidade.

Execução de serviço de concurso público A fadesp tem 11 anos de experiência na execução de concursos públicos e processos seletivos. Ela executa todas as etapas, desde a elaboração de editais e de conteúdos programáticos a divulgação dos resultados. O serviço inclui, por exemplo, a organização da inscrição online, a elaboração de provas, com revisão crítica, pedagógica e gramatical dos exames realizados por professores de diversas áreas do conhecimento e de instituições de ensino superior. Inclui, ainda, a reprodução, o empacotamento, o acondicionamento e transporte das provas, a auditoria permanente, a aplicação de testes psicológicos, de aptidão física e de avaliação de saúde, assim como a disponibilização de pessoal para atuar na logística da aplicação de provas e a administração de recursos em primeira instância.

18 Relatório de Gestão fadesp 2015


Em 2015, a fadesp... Se tornou Fundação de apoio da unifesspa O ano de 2015 foi de expansão para a fadesp. Logo nos primeiros meses, uma portaria conjunta do Ministério da Educação (mec) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (mcti) a autorizou como a Fundação de apoio da unifesspa. A portaria da unifesspa foi publicada no Diário Oficial da União no dia 19 de fevereiro de 2015. Com validade pelo período de um ano, ela permitiu que a Fundação pudesse apoiar projetos nas áreas da pesquisa, ensino, extensão e inovação da instituição de ensino superior. Entre os projetos parceiros estão a implantação do Doutorado Institucional (dinter), programa de fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação na unifesspa e a elaboração de um diagnóstico das infraestruturas de ensino e pesquisa dos campi da instituição. Desde a sua criação, em 1977, a fadesp atua como Fundação de apoio da Universidade Federal do Pará (ufpa) e, a partir de agosto de 2014, tornou-se apoiadora do Museu Paraense Emílio Goeldi, através da Portaria Conjunta do mec e mcti, de número 41. Com isso, a relação de parceria que já existia com o Museu foi fortalecida.

Obteve o seu recredenciamento junto ao mec e mcti A cada dois anos, a fadesp submete a aprovação de seu recredenciamento aos ministérios da Educação (mec) e da Ciência e Tecnologia (mcti) para continuar como Fundação de apoio da ufpa. O mais recente foi em 2015. O recredenciamento bianual, assim como o prévio registro, é estabelecido no artigo 2º da Lei nº 8.958/94, disciplinada pelo Decreto 7.423/10, que dispõe sobre as relações entre essas instituições e as Fundações. Em 2013, uma nova lei, a nº 12.863/13, em seu artigo 6º, criou novas regras para regular essa relação. A legislação mantém o recredenciamento bianual e o condiciona à transparência na relação. 21


Antes mesmo da exigência, os relatórios anuais de atividades já estavam dispostos na página principal do site institucional da Fundação, na área “Relatórios”. Atualmente, estão disponíveis os produzidos no período de 2007 a 2014. Já os balanços financeiros, indicando os valores executados, as atividades, obras, serviços realizados, discriminados por projeto, unidade acadêmica ou pesquisa beneficiária, estão dispostos tanto nos relatórios de atividades quanto na área “Transparência”, tendo quatro opções como buscas – pela numeração do projeto, financiador, executor ou palavra-chave.

Teve aprovada a atualização da resolução interna que rege sua relação com a ufpa O Conselho Universitário da ufpa (Consun/ufpa) aprovou, no mês de setembro, a nova resolução que ordena a relação entre a universidade e a Fundação. Foram introduzidas novidades como nova forma de demonstração de custo operacional da Fundação de apoio, tomando por base a precificação. A íntegra da resolução 739/15 está disponível na área de legislações do portal institucional da Fundação – www.portalfadesp.org.br – junto com as demais leis, decretos e normas que regem a entidade. Aprovada à unanimidade pelo Consun, a nova norma era necessária para ajustar a relação ufpa/fadesp às leis mais recentes como a 12.863/13, assim como à realidade atual, posto que a resolução anterior estava em vigor desde 2011. No segundo semestre de 2015, a Fundação começou, então, a adaptar suas rotinas às novidades implantadas pela Resolução. No primeiro momento, isso exigiu reuniões para a avaliação dos procedimentos e tomada de decisões. Em seguida, as definições foram repassadas às coordenações das unidades internas para a execução dos ajustes em procedimentos como a elaboração de contratos e orientação de coordenadores de projetos. Entre os destaques trazidos pela atualização da norma está a possibilidade de reajuste do percentual permitido à Fundação para o ressarcimento pelos custos de gestão, que serão aferidos pelo sistema de custeio, podendo chegar até 15%. A captação de recursos para a formação e apoio de projetos de ensino e pesquisa também teve permissão para ser feita diretamente pela Fundação, sem a necessidade do ingresso na conta única da União, desde que tenha a anuência expressa da ufpa.

Ajustou as regras de compras ao decreto 8.241/14 As compras e a contratação de serviços realizados para atender os projetos passaram a seguir regras estabelecidas pelo decreto federal 8.241/14. A implantação

22 Relatório de Gestão fadesp 2015


dos procedimentos vinculados a uma legislação específica para as fundações demonstra a necessidade premente do apoio com agilidade e eficiência para a execução dos projetos de ensino, pesquisa, extensão e de estímulo à inovação. Com o decreto, o valor para a contratação direta de obras e serviços de engenharia deve ser inferior a r$ 100 mil. Para os demais serviços e compras, deve ser inferior a r$ 40 mil. E, acima desses valores, são abertas seleções públicas com prazo mínimo de cinco dias úteis para apresentação de proposta de compra de bens e contratação de serviços, mais 15 dias úteis para a contratação de serviços de engenharia. No caso de importações de bens para projetos estritamente de pesquisa, desenvolvimento científico, tecnológico e de estímulo à inovação, o valor para compras diretas foi fixado em até r$ 250 mil. Mas o coordenador do projeto deve justificar tecnicamente a sua preferência se houver similar nacional. Como incentivo à incubação de empresas pelas ifes e ict, os empreendimentos encubados, com comprovação de endereço dentro dessas instituições, também podem ser contratados diretamente. O decreto só não é utilizado para projetos realizados em parceria com instituições fora da esfera federal, nem com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que possui regulamento específico.

Definiu seus custos por sistema de custeio O Sistema de Custeio foi adotado para definir seu custo de gestão em cada projeto e a Avaliação de Risco foi implantada para dar mais segurança à Fundação na hora dela assumir novas parcerias. Esses recursos utilizam metodologias testadas e aferidas. A implantação do Sistema de Custeio e da Avaliação de Risco cumpriu um cronograma de estudos, testes e validações de resultados. O projeto começou a ser elaborado em 2012 e foi concluído em 2014. Entre as etapas iniciais cumpridas estão a análise de sistemas utilizados por outras entidades, a customização do programa criado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) para as necessidades da fadesp, a definição dos parâmetros próprios de medição e a conexão aos programas de dados internos (ao financeiro, por exemplo). Numa outra fase, a Coordenação de Compras e Serviços (ccs) e a Coordenação de apoio à ufpa e Parceiros (cau) definiram as categorias de projetos de cada área a partir de suas características comuns, como o financiador e os tipos de itens, por exemplo. Feito isso, foram estabelecidos os parâmetros de custo para cada categoria (por exemplo, projetos de hospitais, de cursos, com a ufpa). E, para con-

Em 2015, a fadesp... 23


ferir se os cálculos estavam certos, houve um período de validação em que foram realizadas simulações com 20% dos projetos que estavam no último ano de execução. Essa fase identificou as distorções para a consequente correção. Em síntese, o sistema alcança o custo unitário de cada produto que pode fazer parte do plano de trabalho de um projeto, como por exemplo, um item de compra, permitindo quantificar o custo total do gerenciamento. Em 2015, todos os novos projetos assinados já tiveram seus valores definidos a partir do Sistema de Custeio, uma ferramenta gerencial desenvolvida com base no método de “custeio por absorção”, o único reconhecido pela Receita Federal do Brasil. Ao adotar o serviço, a Fundação não só confere maior precisão ao cálculo dos custos da gestão como cumpre recomendação da Controladoria Geral da União (cgu) para que todos os projetos apoiados tenham seus cálculos confirmados pela direção da entidade e anexados ao instrumento contratual. Além da precificação, a Fundação adotou o “Programa de Avaliação de Risco” para estimar o risco dos projetos a serem gerenciados. O programa gera um relatório com o resultado da avaliação que é incorporado à proposta enviada para um Comitê decidir pela aceitação ou não do projeto.

Adotou o gerenciamento eletrônico de documentos (ged) O serviço de pesquisa de documentos, que antes funcionava de forma manual, na Coordenação de Documentação e Informação (cdi), agora é online, via sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (ged). A plataforma foi desenvolvida pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), entidade de apoio à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e implantada em conjunto com a Coordenação de ti da fadesp para disponibilizar os documentos físicos, em versão digitalizada. A cdi já fazia um trabalho de higienização, organização, classificação, descarte e digitalização de material, mas precisava diminuir o volume de papel e de impressões, e essa nova ferramenta permite que se tenha um único lugar, de fácil acesso e seguro para guardar todos os documentos com toda a vida da Fundação. A fadesp foi pioneira na customização desta ferramenta. Uma versão exclusiva foi desenvolvida pela Fiotec para a Fundação.

Investiu em infraestrutura para implantar o projeto new gpf As primeiras ações do projeto New gpf começaram em 2014, mas foi em 2015 que a Coordenação de ti da fadesp deu passos importantes para implantar o novo sistema de gerenciamento de projeto.

24 Relatório de Gestão fadesp 2015


Uma dessas ações foi conhecer in loco o projeto que está sendo elaborado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) de Minas Gerais (ufmg). A partir desta visita, a equipe de ti da fadesp iniciou o planejamento de estruturação do Data Center, ao contratar uma empresa de consultoria para avaliar a estrutura atual e elaborar uma proposta da estrutura ideal para suportar o novo sistema de gerenciamento de Projetos. O Data Center atuará em vrtx – uma estrutura tecnológica mais avançada que centraliza os serviços e permite maior espaço de armazenamento e maior velocidade de trabalho – o que torna os serviços oferecidos pela Fundação mais disponíveis para os usuários internos e externos. O projeto New gpf tem a proposta de melhorar as atividades operacionais da Fundação, aumentando a produtividade e qualidade dos serviços de gerenciamento de projeto. Para 2016, estão previstos a implantação de parque tecnológico e treinamento de pessoal voltado a esse serviço.

Agilizou as rescisões através do homolognet Na área de gestão de pessoas, a Fundação tem trabalhado para se adequar às novidades como foi a implantação do Homolognet. O serviço integra um conjunto de ações planejadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (mte) para atender as demandas trabalhistas de maneira mais eficiente. O homolognet tem permitido que as rescisões contratuais enquadrados na Consolidação das Leis Trabalhistas (clt), a contar de doze meses de vínculo empregatício, sejam calculadas através do programa online disponibilizado pelo mte. Na Fundação, isso já está estabelecido. Como regra, o cálculo atualizado pela tabela de encargos fica disponível para o trabalhador e, após conferência do órgão fiscal, é agendada a homologação. Além de maior transparência nas relações trabalhistas, houve ganho com o agendamento prévio. O mte planeja implantar outros serviços online para agilizar o atendimento aos contratados em regime clt. A Fundação tem acompanhado o andamento dessas novidades (o E-Social é um dos novos serviços esperados) para se preparar para as futuras alterações de suas rotinas.

Reuniu informações em banco de projetos Todos os projetos gerenciados pela fadesp, no ano de 2014, estão no “Banco de Projetos”, espaço do portal institucional dedicado à divulgação. Nele constam informações básicas como objetivo e valor final. Em 2015, o banco chegou à

Em 2015, a fadesp... 25


marca de 359 projetos cadastrados. Cumprindo a legislação, apenas aqueles classificados legalmente como sigilosos não foram disponibilizados. A meta é disponibilizar na galeria todos os projetos gerenciados ao longo das mais de três décadas de existência da Fundação. A tarefa será cumprida gradativamente e tem como objetivo divulgar o conhecimento gerado pelo trabalho de pesquisadores e parceiros. A expectativa é que a divulgação contribua cada vez mais para o desenvolvimento de outros trabalhos, com geração de resultados para o ensino, a pesquisa, a extensão e as novas tecnologias.

Divulgou ações de gestão para coordenadores por informativo Desde junho de 2015, os coordenadores de projetos passaram a receber, via email, um informativo online produzido pela Assessoria de Comunicação (Ascom). Foram enviadas três edições bimensais. O objetivo do informativo é manter o coordenador atualizado sobre as mudanças de procedimentos adotadas pela Fundação, seja por força de novas regras legais, seja por medidas internas utilizadas para melhorar a gestão. A partir das abordagens encaminhadas, também se busca o apoio dos coordenadores de projetos para o cumprimento dos procedimentos de gestão como, por exemplo, o prazo de entrega de documentação referente à contração de pessoal e de bolsistas para a Fundação.

Fortaleceu ações trocando experiências em encontros e visitas Durante o ano de 2015, colaboradores da Fundação participaram de encontros com os de outras entidades similares e visitaram outras instituições. Tudo para partilhar conhecimento e trocar experiências que possam melhorar os serviços das fundações. Em abril, as gerentes e a assessora jurídica participaram da reunião do Colégio de Procuradores do Conselho Nacional das Fundações de Apoio, em Maceió (al). Mais de 30 representantes de diversas fundações estavam presentes e debateram questões jurídicas comuns como instruções normativas do Tribunal de Contas da União (tcu) e utilização do decreto 8.241/14. No mês de junho, em São Luís (ma), houve a participação no i Encontro Norte-Nordeste de Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e Pesquisa Científica e Tecnológica (ennfaies). Foi um momento para a troca de experiências sobre a execução de procedimentos operacionais comuns como E-Social.

26 Relatório de Gestão fadesp 2015


No 33º Encontro Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), realizado em novembro, no Distrito Federal, houve debate sobre a aplicação dos decretos federais que alteraram as regras de compras de produtos e contratações de serviços. E, ainda, a interação com membros do Senado para a proposição de itens ao Projeto de Lei 077, que estabeleceu regras para o estímulo ao desenvolvimento científico e tecnológico (o Marco da Ciência e Tecnologia).

Realizou concursos públicos e processos seletivos Neste exercício, a fadesp gerenciou a execução de cinco concursos públicos e dois processos seletivos. O da prefeitura municipal de Parauapebas (pa), para os cargos de nível Fundamental e Médio, foi recordista em inscrições (27 mil). O da prefeitura de Monte Alegre (pa) teve 13.485 candidatos. Também destaque, o concurso da prefeitura de Nova Timboteua (pa) teve prova objetiva aplicada em quatro domingos consecutivos, pois, o número de inscritos superou a capacidade de locais disponíveis no município. A logística nos locais de realização do exame começou dias antes por equipe de quase 20 colaboradores da instituição. Na gestão de processos seletivos, a Fundação atuou na seleção ao curso de Mestrado Profissional Gestão e Serviços de Saúde na Amazônia da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e na escolha de novos conselheiros do Conselho da Criança e do Adolescente de Ananindeua (comdica). Quadros demonstrativos de concursos e processos seletivos realizados em 2015 Concursos

Escolaridade dos cargos

Número de vagas Número de inscritos

Prefeitura Municipal de Parauapebas

Prefeitura Municipal de Parauapebas

Prefeitura Municipal de São Domingos do Araguaia

Prefeitura Municipal de Monte Alegre

Prefeitura Municipal de Nova Timboteua Fundamental Incompleto, Fundamental Completo, Médio e Superior

Total

Superior

Fundamental e Médio

Alfabetizado, Médio e Superior

Alfabetizado, Fundamental, Médio e Superior

202

1.109

128

459

199

2097

5.804

27.284

5.785

13.485

11.338

63.696

Em 2015, a fadesp... 27


Processos Seletivos

Escolaridade dos cargos

Curso de Mestrado Profissional Gestão e Serviços de Saúde na Amazônia da Fundação Santa Casa de Misericórdia

Cargo de Conselheiro Tutelar do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Ananindeua (comdica)

Total

Superior (Área de Saúde)

Médio completo

Número de vagas

14

20

34

Número de inscritos

240

200

440

Através do proap, investiu em publicação, cooperação e avaliação científica O proap, desde 2001, ano de sua implantação, tem por objetivo apoiar financeiramente a pesquisa científica, a tecnologia e a inovação produzidas na ufpa. As características e condições gerais de participação (procedimentos, seleção, acompanhamento e avaliação de cada Programa) são previstas em editais confeccionados em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (propesp) da ufpa e fadesp. Ao final de cada exercício orçamentário-financeiro, a Direção Executiva da Fundação apresenta ao Reitor e à propesp o Relatório de Execução Financeira do apoio concedido para apreciação dos resultados alcançados e a definição do valor a ser disponibilizado pela Fundação para o próximo exercício, inclusive os dispêndios de recursos que serão aportados pela ufpa para a realização de cada Programa. Para o exercício de 2015, foi inicialmente previsto pela fadesp a concessão do mesmo valor concedido em 2014, r$ 575.000,00 (quinhentos e setenta e cinco mil reais), assim como pela propesp, r$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais), distribuídos entre os editais do programa. No decorrer de 2015, devido à queda de arrecadação da receita própria da Fundação, foi necessária uma redução no valor, tendo sido concedido r$ 316.777,70 (trezentos e dezesseis mil, setecentos e setenta e sete reais e setenta centavos) efetivamente realizados. Em face da nova realidade financeira apresentada, a propesp e a diretoria da Fundação priorizaram a oferta dos editais do Programa de Apoio à Publicação Científica (papq), do Programa de Apoio de Cooperação Internacional (paci) e dos Programas de Apoio à Avaliação de Programa de Pós-Graduação da ufpa.

28 Relatório de Gestão fadesp 2015


O programa concede os apoios por meio de editais que estão disponíveis nos sites da fadesp – www.portalfadesp.org.br – e da propesp – www. propesp.ufpa.br –, de forma que os resultados podem ser acessados por toda a comunidade acadêmica, e também através de outras ações da ufpa como Programa de Apoio à Avaliação dos Programas de Pós-Graduação e Patrocínios Diversos, conforme abaixo detalhado. Investimentos em Editais e Patrocínios Valores em 2015 (r$)

Editais e patrocínios

Previsto

Realizado

papq

100.000,00

53.646,81

piapa

120.000,00

-

paev

50.000,00

-

paci

250.000,00

229.554,64

50.000,00

21.024,67

5.000,00

12.551,58

575.000,00

316.777,70

paappg Patrocínios diversos Total

Em 2015, a fadesp... 29


Programa de Apoio à Publicação Qualificada (papq) Tem por objetivo fomentar a publicação de artigos científicos de autoria de docentes da ufpa e discentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em revistas estrangeiras de diferentes áreas de conhecimento. As despesas de tradução, revisão, preparo de imagens (ou ilustrações) são financiadas com o recurso da Fundação e as despesas com taxas, publicação de artigos, com recursos da propesp. Em 2015, o edital 01/2015 previu a concessão de apoio no valor de r$ 100.000,00 (cem mil reais). Devido a queda da arrecadação financeira da Fundação e a necessidade de garantir recurso para o gerenciamento dos hospitais universitários, somente foram concedidos r$ 53.646,81 (cinquenta e três mil, seiscentos e quarenta e seis reais e oitenta e um centavos), ficando pendente para o exercício de 2016 o pagamento de r$ 35.031,36 (trinta e cinco mil, trinta e um reais e trinta e seis centavos), com quitação programada para os primeiros meses de 2016. No portal institucional – www.portalfadesp.org.br – estão detalhados todos os apoios efetivamente realizados no exercício.

30 Relatório de Gestão fadesp 2015


Neste gráfico encontram-se todos os institutos da ufpa.

Programa de Apoio à Cooperação Internacional (paci) Integra a política de fortalecimento dos grupos de pesquisas cadastradas no Diretório dos Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes/cnpq que são vinculados aos Programas de Pós-Graduação da ufpa. Através dele, é incentivado o aproveitamento das oportunidades de cooperação entre grupos de Pesquisa vinculados aos Programas de Pós-Graduação (ppg) da ufpa e de outras Instituições de Ensino Superior (ies) do país e do exterior. Em 2015, foram disponibilizados r$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) por meio do edital 05/2015. Efetivamente, foram investidos r$ 229.554,64

Em 2015, a fadesp... 31


(duzentos e vinte e nove mil, quinhentos e cinquenta e quatro reais e sessenta e quatro centavos), resultando na oferta de 36 passagens internacionais e diárias para o intercâmbio entre os pesquisadores da ufpa com as ifes no exterior. No portal institucional – www.portalfadesp.org.br – estão detalhados todos os apoios efetivamente realizados no exercício.

Neste gráfico encontram-se todos os institutos da ufpa.

32 Relatório de Gestão fadesp 2015


Programa de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação Através da integração com pesquisadores de outras ifes, apoia o planejamento, acompanhamento e avaliação dos resultados das ações, que são pautadas sempre no contínuo processo de avaliação de cursos de pós-graduação realizado pela capes. Por meio deste programa, é verificado se as metas propostas nos projetos iniciais foram plenamente atingidas no âmbito dos cursos e programas de pós-graduação oferecidos pela ufpa. Para tanto, o programa investiu r$ 21.024,67 (vinte e um mil, vinte e quatro reais e sessenta e sete centavos). No portal institucional – www.portalfadesp.org.br – estão detalhados todos os apoios efetivamente realizados no exercício. Outras formas de apoio O proap ainda possibilitou a distribuição de r$ 12.551,58 (doze mil, quinhentos e cinquenta e um reais e cinquenta e oito centavos) em diversas ações da ufpa, como pagamento de Registro de Responsabilidade Técnica (rrt) e licenciamento veicular. No portal institucional – www.portalfadesp.org.br – estão detalhados todos os apoios efetivamente realizados no exercício. Teve fundamentais parcerias 2ª Superintendência Regional Belém do Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional – iphan Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – anp Alcoa World Alumina Brasil Ltda Alumina do Norte do Brasil s a – Alunorte Amapari Energia s/a Arcadis Logos s/a Associação Instituto Tecnológico Vale – itv Astrazeneca do Brasil Ltda Banco da Amazônia s/a – basa Banco Nacional de Desenvolvimento Social – bndes Biopalma Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda Brasilsat Harald s a Centrais de Abastecimento do Pará – ceasa Centrais Elétricas do Pará – celpa Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – censipam Centro Nacional de Primatas

Em 2015, a fadesp... 33


Centro Universitário do Pará – cesupa cgg do Brasil Participações Ltda Companhia de Saneamento do Pará – cosanpa Companhia Docas do Pará – cdp Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – chesf Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Ananindeua – comdica Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – cnpq Construterm Engenharia Controladoria Geral da União – cgu csm – Agropecuária Ltda Defensoria Pública de Pernambuco – dppe Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso – depmt Defensoria Pública do Estado do Pará Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – dnit Embrapa Amazônia Oriental Empresa Transdourada de Navegações Ltda Empresa Brasileira de Agregados Minerais s/a Ericsson Telecomunicações s a Eurotrials Brasil Consultores Científicos Ltda Faculdade Adventista da Amazônia – faama Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct frg – Urbanismo Belém Fundação Abrinq Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará – Fapespa Fundação Carlos Chagas – fcc Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões – fairs Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – capes Fundação Ford Fundação Nacional de Saúde / df Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – fnde gm Engenharia Empreendimentos Ltda Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza International Development Research Centre – idrc Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – iphan Instituto Evandro Chagas – iec Inventiv Health – I3 Latin América Brasil Serviços de Pesquisa Clínica Ltda Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda

34 Relatório de Gestão fadesp 2015


Junta Comercial do Estado do Pará – jucepa Marroquim Engenharia Medições e Controle Ambiental Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento dfa / pa Ministério da Cultura – minc Ministério da Defesa – md Ministério da Educação – mec Ministério da Integração Nacional Ministério da Justiça – mj Ministério da Saúde Ministério das Cidades Ministério do Desenvolvimento Agrário – mda Ministério do Trabalho e Emprego – mte / sppe / união Ministério Público Junto ao tcm Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg Norte Energia Novartis Biociências s.a Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – unesco Parexel International Pesquisas Clínicas Ltda Petróleo Brasileiro s/a – Petrobras Prefeitura Municipal de Breves Prefeitura Municipal de Cachoeira do Piriá Prefeitura Municipal de Monte Alegre Prefeitura Municipal de Nova Timboteua Prefeitura Municipal de Novo Repartimento Prefeitura Municipal de Parauapebas Prefeitura Municipal de Rondon do Pará Prefeitura Municipal de São Domingos do Araguaia Prefeitura Municipal de Vitória do Xingu Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – pnud Projeto Imobiliário Record – Petrus 01 spe Ltda Quintiles Brasil Ltda rnp – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Sales Engenharia Ltda Sanofi Pasteur Ltda Satch Sistema de Telecomunicações Ltda epp Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – sdh

Em 2015, a fadesp... 35


Secretaria de Ensino Superior – mec Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – secti Secretaria de Estado de Educação – seduc Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano – seidurb Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amapá – sema/ap Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Humano – sejudh Secretaria Executiva da Fazenda – sefa Secretaria Executiva de Indústria, Comércio e Mineração – seicom Secretaria Executiva de Segurança Pública – segup Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas – senad Sistema Único de Saúde – sus Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – sudam Swedish University of Agricultural Sciences – slu Tribunal de Justiça do Estado do Pará – tje Universidade da Amazônia – unama Universidade do Colorado Universidade do Estado de Mato Grosso – unemat Universidade do Estado do Pará – uepa Universidade Federal do Pará – ufpa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – unifesspa Universidade Federal do Tocantins – uft Universidade Federal Rural da Amazônia – ufra University of Central Florida Vale s a Vepo Ambiental

36 Relatório de Gestão fadesp 2015


Planejamento estratégico Desafios para cumprir metas. Medição de resultados. Revisão estratégica. A fadesp, pela sua condição de principal instituição fundacional de apoio da região norte do Brasil e por ter se consolidado junto à história da ufpa, viu-se obrigada a planejar em função dos desafios postos pela movimentação econômica, política e socioambientais. A implantação do planejamento estratégico como ferramenta de gestão, na fadesp, teve início em 2009. Desde então, tem amadurecido e adquirido expertises. A experiência é considerável e construída com avanços e recuos de variada natureza. Após o primeiro ciclo (2009-2013) e com o andamento do segundo (2013-2016), a fadesp entende que o planejamento é uma ferramenta para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização e que essa leitura deve ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível. Deve, também, gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa assume no mercado. Não basta conceber um plano nem definir metas. O desafio é a execução, a qual exige critérios técnicos, comunicação permanente e envolvimento de todos. Cabe a cada colaborador, de qualquer nível hierárquico ou formação profissional, assumir a sua contribuição. Isso exige trabalho em equipe, formação e avaliação continuada dos resultados. Contudo, em 2015, foram detectadas dificuldades que motivaram a revisão do plano como a mudança do cenário global, ações que não suportaram integralmente os objetivos estratégicos e dificuldade de mensuração de indicadores. Diante desse quadro, a Assessoria de Planejamento (asplan), apoiada por consultoria externa, elaborou a revisão em grande plenária com a parti-

39


cipação do comitê ampliado, composto pela Diretoria Executiva, Assessorias, Gerências além dos coordenadores de unidades e seus respectivos sucessores. Na ocasião, os coordenadores apresentaram as revisões necessárias, principalmente no tocante às metas, prazos e indicadores, que foram aprovadas pelo comitê ampliado. O atual planejamento, desde 2013, se diferencia do primeiro ciclo que trabalhava com táticas focadas na execução das ações de planejamento. Este plano, além de contemplar a razão de existência da Fundação, expressa em sua missão, destaca valores de elevado grau e se desdobra nos projetos os objetivos estratégicos que consideram os processos internos e os de aprendizado e crescimento. Tais projetos são subsidiados por metas e indicadores para que a execução possa ser efetivada. Além da revisão estratégica implementada, o plano tático e operacional é reavaliado anualmente, com inclusão de novos desafios e questões críticas pelas unidades. Os indicadores táticos também assumiram um padrão institucional, com intensificação da mensuração e do acompanhamento. Outra ação relevante de 2015 foi a criação e implementação do pop Gerencial, comum a todo o corpo gestor da Fundação, para aprimorar os procedimentos necessários à execução do plano. E, ainda, a criação dos comitês táticos da gerência administrativa e gerência de negócios, auxiliados pela assessoria de planejamento para o acompanhamento mais intenso das atividades, apoio e encaminhamentos dos desafios e questões críticas.

40 Relatório de Gestão fadesp 2015


A fadesp em números Indicadores de desempenho. Parâmetros de eficiência. A avaliação de desempenho da fadesp como Fundação de apoio da Universidade Federal do Pará, Museu Paraense Emílio Goeldi e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará deve ser realizada pelas instituições apoiadas e aprovada pelo órgão colegiado superior de cada uma delas. Ela é uma condição para a renovação do credenciamento da entidade junto aos Ministérios da Educação (mec) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (mcti), conforme disposto no inciso ii do artigo 5º, do Decreto 7.423, de 2010. A análise deve ser baseada em indicadores e parâmetros objetivos que demonstrem os ganhos de eficiência na gestão de projetos apoiados. E além de subsidiar o colegiado, os dados permitem demonstrar o apoio prestado pelas fundações às ifes e icts na perfeita execução dos projetos, deixando clara a relevância dessas entidades no contexto nacional de estímulo à pesquisa, ao ensino, à extensão, tecnologia e inovação. As informações a seguir apresentadas têm por objetivo buscar indicadores de medição da eficiência, eficácia, efetividade, qualidade, produtividade e economicidade do gerenciamento administrativo e financeiro dos projetos. Para isso, são apresentados dados sobre a realização de aquisições nacionais e internacionais; contratações de serviços de pessoas físicas e jurídicas; acompanhamento de obras; prestação de contas; transferência dos bens adquiridos para os projetos e arquivamento de documentação.

Do acompanhamento individualizado dos projetos No exercício de 2015, a fadesp apoiou administrativa e financeiramente 285 (duzentos e oitenta e cinco) projetos financiados pelas esferas governamentais federal, estadual e municipal, além de organizações internacionais e instituições privadas. O acompanhamento de cada projeto é realizado por

43


um analista que integra a equipe identificada como Coordenação de Apoio à ufpa, ifes e icts autorizadas (cau). Após o recebimento do projeto pela Gerência de Negócios e cau, é iniciada a negociação junto à instituição apoiada, ao órgão financiador e ao coordenador que ficará responsável pela execução do objeto. A cau acompanha todo o fluxo do processo entre as instituições. O trabalho da cau inclui, por exemplo, a formalização da relação subsidiando a coordenação jurídica da Fundação e as procuradorias das instituições apoiadas, o acompanhamento dos fluxos dos projetos executados por outras coordenações da Fundação e a finalização da execução, com o encaminhamento do relatório final, conforme definição do instrumento pactuado. O acompanhamento dos processos é realizado através do gps, sistema gerencial da Fundação que possibilita a execução dos procedimentos pelos demais setores, assim como o acesso online do coordenador do projeto e a disponibilização dos dados gerenciais no portal institucional da transparência.

Quadro 1.1 – Projetos apoiados (esferas)

Variação

2014

2014

2015

2015

(% ) Qut.

(%) Valor

(% ) Qut.

(%) Valor

Quant.

Valor em r$

Quant.

Valor em r$

2013/14

2013/14

2014/15

2014/15

Federal

167

133.222.269,72

139

109.231.389,60

-41

-15

-16

- 18

Estadual

44

8.836.781,79

20

5.267.012,32

-31

6

-55

-40

Municipal

10

2.164.006,29

6

1.423.043,23

-33

-18

-40

-34

Privado

145

21.965.537,55

104

22.166.811,91

196

102

-28

1

Internacional

21

3.298.223,24

15

5.148.673,14

91

77

-29

56

Total

387

169.486.818,59

284

143.236.930,20

-9%

-6

-26

-16

Projetos/ Esferas

44 Relatório de Gestão fadesp 2015

Variação Variação Variação


No exercício de 2015, ocorreu uma redução de 26% (vinte e seis por cento) na quantidade de projetos gerenciados em relação ao ano anterior, sejam eles da esfera pública ou privada. Ela é expressiva se comparada à diminuição de 9% (nove por cento) verificada entre 2014 e 2013. Quadro semelhante é observado em relação ao volume de recursos gerenciados. De 2014 a 2015, houve redução de 16% (dezesseis por cento), enquanto no período de 2013 a 2014, o percentual foi de 6% (seis por cento). Os dados demonstram que a perda vem ocorrendo a cada exercício, desde 2013. Em 2015, a esfera estadual foi a mais afetada, registrando queda de 55% (cinquenta e cinco por cento) de projetos e de 40% (quarenta por cento) de volume financeiro. A avaliação que se faz é que essa curva apresentada nos últimos três anos resulta da falta de financiamento de novos projetos, desde o exercício de 2014. Na esfera municipal, também houve redução expressiva tanto na quantidade de projetos financiados, 40% (quarenta por cento), quanto no volume de recursos, 34% (trinta e quatro por cento). Neste caso específico, é percebida relação direta com a ausência de cursos de especialização oferecidos pela

A fadesp em números 45


ufpa para atender demandas das prefeituras. Ou seja, as prefeituras paraenses estão investindo menos nas capacitações dos servidores municipais. Na esfera federal, a queda foi de 16% (dezesseis por cento) na quantidade e de 18% (dezoito por cento) no volume financeiro, comportamento provocado por diversos fatores, cabendo destacar o caso particular da Financiadora de Estudos e Projetos (finep), que no exercício de 2015, não financiou projetos para instituições apoiados e gerenciados pela fadesp. Na esfera internacional, a baixa foi verificada somente em relação à quantidade, 29% (vinte e nove por cento) menos projetos. Na contramão, o volume financeiro cresceu 56% (cinquenta e seis por cento), em função dos novos projetos financiados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (pnud), tendo como órgão executor o mpeg. Já a esfera privada teve redução 28% (vinte e oito por cento) no número de projetos gerenciados e crescimento mínimo de 1% (um por cento) no volume financeiro. Este aumento não representa um incremento no financiamento de novos projetos e sim incorporação de parcelas daqueles que tinham previsões de recebimento no exercício de 2015. Considerando o contexto econômico do país, percebe-se que os projetos cujas origens do financiamento são as esferas internacional e privada se destacaram neste exercício de 2015 devido o crescimento da moeda estrangeira em relação ao Real. Houve um pequeno incremento financeiro na difusão da ciência, tecnologia e inovação, particularmente através da ict autorizada (Museu Paraense Emílio Goeldi) e da ufpa, mas não suficiente para positivar o resultado no exercício. No contexto geral, mesmo com a ausência de uma política de internacionalização dos institutos nacionais de pesquisa, foi percebido o gerenciamento prioritário da modalidade Pesquisa, com 104 (cento e quatro) dos 284 (duzentos e oitenta e quatro) projetos gerenciados em 2015. Em seguida, vêm a extensão, 91 (noventa e dois) e o Desenvolvimento Institucional, 14 (catorze). Todos são executados nas áreas das Ciências da Vida, Ciências Sociais e Aplicadas e Humanidades e Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

46 Relatório de Gestão fadesp 2015


Quadro demonstrativo de projetos gerenciados em 2015, em cada uma das instituições apoiadas, por categoria Quantidade de Projetos

Valor Aprovado em r$

Valor Gerenciado em r$

Categoria Ensino ufpa

57

20.161.589,80

8.226.868,66

Ensino Museu Goeldi

0

0,00

0,00

Ensino unifesspa

1

1.008.000,00

1.020.694,66

Ensino Outras Instituições

16

3.073.049,52

693.614,83

74

24.242.639,32

9.941.178,15

Pesquisa ufpa

85

82.915.778,36

27.807.401,84

Pesquisa Museu Goeldi

13

32.360.738,83

18.764.462,85

Pesquisa unifesspa

2

2.798.138,95

2.407.551,93

Pesquisa Outras Instituições

4

4.967.264,21

2.910.049,84

104

123.041.920,35

51.889.466,46

Extensão ufpa

78

172.480.076,21

58.069.845,61

Extensão Museu Goeldi

2

276.320,00

239.310,12

Extensão unifesspa

4

1.684.953,18

513.073,96

Extensão Outras Instituições

8

4.803.774,62

3.508.359,29

92

179.245.124,01

62.330.588,98

47.575.705,70

16.844.687,75

1.793.287,43

1.848.438,94

0,00

0,00

805.495,00

382.569,95

50.174.488,13

19.075.696,64

Total

Total

Total

Desenvolvimento Institucional ufpa

11

Desenvolvimento Institucional Museu Goeldi

2

Desenvolvimento Institucional unifesspa

0

Desenvolvimento Institucional Outras Instituições

1 Total

14

A fadesp em números 47


Quadro demonstrativo de projetos gerenciados em 2015, em cada uma das instituições apoiadas, por fonte financiadora Quantidade de Projetos

Valor Aprovado em r$

Valor Gerenciado em r$

Fontes Financiadoras Federal ufpa

114

259.540.937,52

91.311.820,14

Federal Museu Goeldi

10

10.901.404,43

8.458.735,54

Federal unifesspa

7

5.491.092,13

3.941.320,55

Federal Outras Instituições

8

8.533.679,07

5.519.513,40

139

284.467.113,15

109.231.389,60

Estadual ufpa

19

16.499.145,65

5.245.308,04

Estadual Museu Goeldi

0

0,00

0,00

Estadual unifesspa

0

0,00

0,00

Estadual Outras Instituições

1

495.000,00

21.704,28

20

16.994.145,65

5.267.012,32

Municipal ufpa

6

6.195.501,02

1.423.043,23

Municipal Museu Goeldi

0

0,00

0,00

Municipal unifesspa

0

0,00

0,00

Municipal Outras Instituições

0

0,00

0,00

6

6.195.501,02

1.423.043,23

Privado ufpa

80

30.717.221,08

8.125.953,01

Privado Museu Goeldi

5

22.927.296,83

12.186.183,87

Privado unifesspa

0

0,00

0,00

Privado Outras Instituições

19

4.527.814,28

1.854.675,03

104

58.172.332,19

22.166.811,91

Internacional ufpa

12

10.180.344,80

4.842.679,44

Internacional Museu Goeldi

2

601.645,00

207.292,50

Internacional unifesspa

0

0,00

0,00

Internacional Outras Instituições

1

93.090,00

98.701,20

Total

15

10.875.079,80

5.148.673,14

Total

Total

Total

Total

48 Relatório de Gestão fadesp 2015


Quadro demonstrativo de projetos gerenciados em 2015, em cada uma das instituições apoiadas, por área científica Quantidade de Projetos

Valor Aprovado em r$

Valor Gerenciado em r$

Áreas Científicas Vida ufpa

63

139.817.788,92

49.929.405,90

Vida Museu Goeldi

4

5.374.827,53

1.826.104,45

Vida unifesspa

0

0,00

0,00

Vida Outras Instituições

8

2.248.845,88

1.476.940,32

75

147.441.462,33

53.232.450,67

Sociais ufpa

47

25.339.195,20

9.198.748,70

Sociais Museu Goeldi

3

18.318.084,30

10.805.258,72

Sociais unifesspa

1

798.138,95

407.551,93

Sociais Outras Instituições

13

3.403.180,04

1.008.306,92

64

47.858.598,49

21.419.866,27

Terra ufpa

77

69.763.477,55

25.063.517,92

Terra Museu Goeldi

0

0,00

0,00

Terra unifesspa

2

2.621.300,00

2.191.812,58

Terra Outras Instituições

1

164.250,00

3.169,03

80

72.549.027,55

27.258.499,53

Multiáreas ufpa

44

88.212.688,40

26.757.131,34

Multiáreas Museu Goeldi

10

10.737.434,43

8.220.848,74

Multiáreas unifesspa

4

2.071.653,18

1.341.956,04

Multiáreas Outras Instituições

7

7.833.307,43

5.006.177,64

65

108.855.083,44

41.326.113,76

Total

Total

Total

Total

Indicadores de gestão administrativa e financeira dos projetos As informações a seguir apresentadas focam as atividades realizadas pelas coordenações (setores da Fundação), medindo seus desempenhos para atingir as metas que levam ao aumento da eficiência e eficácia dos processos. Para o acompanhamento de resultados e alcance de metas, são utilizados dados gerenciais e indicadores, já havendo uma cultura interna entre os co-

A fadesp em números 49


ordenadores quanto à importância dessa geração de informações para que se possa discutir e definir melhorias na gestão dos processos e procedimentos. Os indicadores adotados pelas coordenações estão em consonância com o que é realizado diariamente pelos setores a partir de competências e Procedimentos Operacionais Padrão definidos pela gestão.

Compras e contratações de serviços nacionais O coordenador do projeto é o responsável pelas solicitações de compra e contratação de serviços nacionais necessários à execução dos projetos. Isso é feito através do Portal de Compras que também permite o acompanhamento online desses processos. Em 2015, foram implantadas diversas mudanças, tanto no âmbito interno quanto externo da Coordenação de Compras, ajustando os procedimentos e rotinas à nova legislação (Decreto 8.241/2014). Houve, por exemplo, recredenciamento dos fornecedores, ajustes no sistema de gerenciamento de compras, capacitação dos analistas de compra e orientação das coordenações dos projetos. O Decreto 8.241/2014 regulamentou o art. 3o da Lei n. 8.958, que dispõe sobre a aquisição de bens e a contratação de obras e serviços pelas fundações no âmbito da gestão administrativa e financeira necessária à execução dos projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação, em apoio às Instituições Federais de Ensino Superior (ifes) e demais Instituições Científicas e Tecnológicas (ict). A nova norma definiu novos limites para as contratações diretas. As obras e os serviços de engenharia em valor inferior a r$ 100.000,00 (cem mil reais), por exemplo, podem ser enquadradas nessa modalidade desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço. Ou, ainda, não sejam da mesma natureza e mesmo local (que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente). Também ampliou para até r$ 40.000,00 (quarenta mil reais) os valores limites para compras diretas e outros serviços desde que não se refiram a parcelas de um mesmo serviço ou compra de maior vulto (que possa ser realizada de uma só vez). Cabe destacar que também poderá ser feita a contratação direta de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a administração pública ou empresa concessionária de serviço público, desde que o preço seja compatível com o praticado no mercado. E, ainda, a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte de base tecnológica criadas no

50 Relatório de Gestão fadesp 2015


ambiente das atividades de pesquisa das ifes e demais ict, desde que o preço seja compatível com o praticado no mercado. A seguir os indicadores referentes aos quantitativos de compras e contratações de serviços realizados no exercício e os prazos de execução.

Quadro 2.1.1 – Compras e contratações de serviços nacionais (tipos/prazos) 2014

2015

Variação

Variação

Prazo em dias

Prazo em dias

2013/14

2014/15

Suprimentos (informática, expediente, matérias em geral)

4,75

5,09

-1%

7%

Material hospitalar e de laboratórios

7,34

6,86

122%

-7%

Equipamentos, material permanente e serviços

4,28

3,50

35%

-18%

Passagens

1,36

0,67

32%

-51%

Tipo de compras e contratações de serviços

Quadro 2.1.2 – Compras e contratações de serviços nacionais (solicitações/itens) Solicitações/ Itens comprados Solicitações de compras processadas Itens em sc comprados/contratados

201w4

2015

Variação

Variação

Qtdade/Un  

Qtdade/Un

2013/14

2014/15

7.175

2.879

26%

-60%

14.400

9.893

24%

-43%

Quadro 2.1.3 – Compras e contratações de serviços nacionais (quantidade/valores) Pagamentos de Notas Fiscais, Boletos e Congêneres Quantidade de pagamentos Valores de pagamentos realizados

2014

2015

Variação

Variação

Qtdade/Un

Qtdade/Un

2013/14

2014/15

14.623

8.698

19%

-41%

r$ 38.068.059,93

r$ 28.070.534,75

9%

-26%

A fadesp em números 51


Para análise dos quadros e do gráfico acima, é importante destacar que está sendo demonstrado o resultado final do quantitativo e valores de pagamentos referentes a compras e contratações de serviço de pessoa jurídica. O parâmetro utilizado foi a medição de todo o processo. Com isso, foram avaliadas as quantidades de itens contratados nas categorias de produtos e serviços em relação ao prazo de processamento das atividades em dias úteis, desde a solicitação até a emissão da ordem de fornecimento. No exercício de 2015, ocorreu um aumento de 7% (sete por cento) no prazo necessário para as aquisições de suprimentos (informática, expediente, matérias em geral). Ele foi relevante, considerando as reduções de solicitações de compras em 60% (sessenta por cento) e do número de itens solicitados em 43% (quarenta e três por cento). A justificativa para o expressivo aumento no prazo de aquisição foi a ampliação do limite de compras diretas para até r$ 40 mil (quarenta mil reais) realizadas pelo setor de compras. Antes dessa expansão do valor, elas eram realizadas pela comissão de licitação. Por outro lado, houve redução de 7% (sete por cento) no tempo gasto para a aquisição de material hospitalar e laboratorial, além de 18% (dezoito por cento) no de equipamentos, material permanente e contratação de serviços. No entanto, esses percentuais são pequenos se considerada a redução em 60% (sessenta por cento) do número de solicitações de compras e de 43% (quarenta e três por cento) de itens solicitados. 52 Relatório de Gestão fadesp 2015


Diante deste resultado, a coordenação do setor deverá acompanhar e definir procedimentos para que a equipe não perca a eficiência após a total convalidação dos novos procedimentos pelo Decreto 8.241/14. Na análise para as aquisições de passagens aéreas, foi verificada redução de 51% (cinquenta e um por cento) dos prazos. Conclui-se que o resultado de 1 (um) dia gasto para essa tarefa ficou na média estabelecida para o setor, de 1 (um) a 5 (cinco) dias, sendo mantida a meta de 2014 para o exercício de 2015. Como houve modificações internas ocorridas no setor (aumento no volume de processos devido ao aumento no valor limite da compra direta e a possibilidade de redução da equipe de compras), a alteração de metas será avaliada no decorrer de 2016 e novas medições e prazos devem ser implantados pela coordenação com base nos resultados alcançados com os novos fluxos de processos.

Processos de Seleção e licitação A aplicação do Decreto 8.241/2014 também gerou modificações no setor de licitação. Os editais, por exemplo, foram substituídos por instrumentos convocatórios para seleção pública de fornecedores contendo, no mínimo, a definição do objeto da seleção, as exigências de habilitação, os critérios de julgamento das propostas, as obrigações das partes, o prazo de execução ou de fornecimento do objeto e as consequências do inadimplemento contratual. Dentre outras mudanças, destaca-se também que, a juízo devidamente justificado da Fundação de apoio, o critério de julgamento das propostas será (conforme o objeto da seleção pública) o de menor preço, o de maior desconto, o de técnica e preço, o de melhor adequação técnica ou o de maior oferta de preço, observados sempre os valores de referências coletados na pesquisa prévia de mercado realizada pelo setor de compras. No critério de melhor combinação técnica e preço, as propostas são avaliadas e ponderadas, mediante a utilização de parâmetros objetivos obrigatoriamente inseridos no instrumento convocatório. Este critério será destinado exclusivamente a objetos: i – de natureza predominantemente intelectual e de inovação tecnológica ou técnica; ou ii – que possam ser executados com diferentes metodologias ou tecnologias de domínio restrito no mercado, demonstradas as vantagens e qualidades que eventualmente forem oferecidas para cada produto ou solução. O julgamento pela melhor adequação técnica selecionará a proposta tecnicamente mais adequada para a execução do objeto com base em critérios previamente estabelecidos pelo coordenador do projeto e dispostos no instrumento convocatório, no qual será definida a remuneração atribuída ao vencedor. A fadesp em números 53


Apesar da implantação do Decreto, a Lei 8.666/93 (das Licitações) e a Lei 10.520/2002 (do Pregão Eletrônico) continuam a ser utilizadas nas aquisições e contratações de serviços no apoio ao gerenciamento dos projetos financiados com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (finep), pois, a mesma divulgou que não aprovará a utilização do decreto, permanecendo como regime de compras as normatizações estabelecidas na Instrução Normativa cd-fndct nº 1, de 25.06.2010. A seguir os indicadores referentes aos quantitativos de Seleção Pública e Licitações para aquisição e contratações de serviços realizados no exercício e aos prazos de execução.

Quadro 2.2.1 – Processos de Seleção e licitação (modalidades/quantidade) 2014

2015

Variação

Variação

Quant./Un

Quant./Un

2013/14

2014/15

Pregão eletrônico

236

102

27%

-57%

Pregão presencial

17

10

6%

-41%

Carta convite

9

3

800%

-67%

Tomada de preços

6

5

-40%

-17%

Concorrência

4

5

-60%

25%

Dispensa de licitação

157

85

22%

-45%

Inexigibilidade de licitação

36

26

33%

-28%

Seleção Pública

_

19

_

_

465

255

23%

-45%

Modalidades

Total

Quadro 2.2.2 – Processos de Seleção e Licitação (procedimentos/dias) 2014

2015

Variação

Variação

Prazo em dias

Prazo em dias

2013/14

2014/15

Processamento de pregão

27,87

24,04

0,14%

-14%

Processos de dispensas e inexigibilidade de licitação

1,47

1,26

-65%

-14%

Procedimentos licitatórios  

54 Relatório de Gestão fadesp 2015


Para análise dos quadros e do gráfico acima, é importante considerar as mudanças geradas pela implantação do Decreto de Compras. Neste cenário, é importante ressaltar que ocorreu uma redução no quantitativo de processos em consequência do aumento das compras diretas. Assim, o valor comprado no exercício 2015 caiu 26% (vinte e seis por cento) e os procedimentos licitatórios e e seleção pública realizados pelo setor caíram 45% (quarenta e cinco por cento). Fica demonstrado positivamente que houve redução no prazo de execução nos processos para pregão presencial e inexigibilidade de licitação. A média de dias para o pregão presencial, por exemplo, ficou em 24 (vinte e quatro), sendo que a meta baseada no exercício anterior era de 28 (vinte e oito). As metas serão avaliadas no decorrer de 2016. Novas medições e prazos devem ser implantados pela coordenação com base nos resultados alcançados com os novos fluxos de processos.

Compras e contratações de serviços internacionais Nas importações, as modificações geradas pelo Decreto 8.241/2014 estão estritamente relacionadas aos projetos de pesquisa, desenvolvimento científico, tecnológico e de estímulo à inovação, visto que a nova norma permitiu compras diretas de até r$ 250 mil (duzentos e cinquenta mil reais), sendo necessária coleta de três propostas e justificativa técnica do coordenador pela preferência internacional quando houver similar nacional. Em termos operacionais, não houve alteração no fluxo do processo na Fundação, pois, o setor realiza desde a coleta de preço junto ao mercado internacional, desembaraço e recebimento das mercadorias até a preparação do processo para pagamento das despesas principais e acessórias. A fadesp em números 55


Quadro 2.3.1 – Compras e contratações internacionais (tipos) 2014

2015

Variação

Variação

Quant./Un

Quant./Un

2013/14

2014/15

Inscrições em Congresso, Licenças de Software, Publicações e congêneres

92

53

12%

-42%

Equipamentos

64

41

146%

-36%

Material Consumo

9

11

28%

22%

165

105

43%

-36%

Tipos de compras de materiais e contratação de serviços internacionais

Total

Quadro 2.3.2 – Compras e contratações internacionais (valores) Compras de materiais e contratação de serviços internacionais Valor comprado e contratado

56 Relatório de Gestão fadesp 2015

2014

2015

Variação

Variação

Valores em us$

Valores em us$

2013/14

2014/15

2.949.884,54

1.798.626,04

13%

-39%


O demonstrativo apresenta uma redução total de 36% (trinta e seis por cento) na quantidade de compras e contratações de serviços no mercado internacional, entre os exercícios de 2014 e 2015. E também redução de 39% (trinta e nove por cento) no valor financeiro das importações. No comparativo entre a natureza dos itens importados, ocorreu um aumento de 22% (vinte e dois por cento) na aquisição de material de consumo e queda de 36% (trinta e seis por cento) na de equipamentos. A variação é consequência da alta no dólar, fato que inviabilizou a importação de bens, sendo importadas matérias de consumo não disponíveis no mercado nacional. Em 2015, também foi reduzido o apoio realizado pela Fundação para participação em eventos internacionais, contribuindo para a redução dos processos voltados às inscrições em congressos e seminários internacionais.

Quadro 2.3.3 – Estatística do canal aduaneiro de desembaraço de mercadorias 2014

2015

Percentuais

Percentuais

Verde

96%

98%

Amarelo

0%

0%

Vermelho

4%

2%

*Tipo de Canal

*O canal aduaneiro representa a forma de conferência aplicada pelo agente fiscal à importação. Sendo considerado “Canal Verde” o desembaraço automático sem qualquer verificação; “Canal Amarelo” quando a conferência documental se faz necessária; e “Canal Vermelho” para casos de conferência documental e física da mercadoria.

A fadesp em números 57


Os desembaraços das mercadorias foram realizados, em sua maioria, via canal verde, 98% (noventa e oito por cento), superando o percentual de 2014 que foi de 96% (noventa e seis por cento). Ocorreu também redução do vermelho, em 2% (dois por cento), cujas aquisições são as realizadas pelo sistema Importa Fácil, necessitando de conferência documental e física da mercadoria, o que demonstra ganho de eficiência no prazo médio do desembaraço aduaneiro superior ao alcançado no exercício anterior e que já era positivo.

Acompanhamentos aos projetos de ampliação de infraestrutura Os processos de ampliação de infraestrutura são acompanhados junto às instituições apoiadas e autorizadas pela equipe (engenheiro e arquiteta) desde a elaboração dos projetos (básicos, hidráulicos, elétricos, etc.). E o acompanhamento das obras apoiadas pela Fundação é fiscalizado pela equipe de engenheiros e arquitetos das instituições apoiadas e autorizadas. A seguir os indicadores referentes aos quantitativos de processos e valores das obras acompanhadas.

Quadro 2.4.1 – Acompanhamentos aos projetos de ampliação de infraestrutura (quantidade) Obras acompanhadas

2014

2015

Quant./Un

Quant./Un

Número

32

24

Variação

Variação

2013/14

2014/15

-11%

-25%

Quadro 2.4.2 – Acompanhamentos aos projetos de ampliação de infraestrutura (valores)

Obras acompanhadas

2014

2015

Valores em r$

Valores em r$

    Valores  

  16.091.651,23

58 Relatório de Gestão fadesp 2015

10.665.589,69

Variação

Variação

2013/14

2014/15

0,20%

-34%


Houve redução de 25% (vinte e cinco por cento) na quantidade de processos de obras iniciadas, em andamento e encerradas no exercício de 2015. O volume financeiro gerenciado também caiu 34% (trinta e quatro por cento). No exercício 2015, foi efetuado o levantamento dos contratos de obras da ufpa que necessitam de aditivos de valor para finalização, sendo submetido para aprovação da finep. No acompanhamento de obras, muitas dificuldades se apresentam para finalização devido as mudanças propostas nos projetos inicialmente contratados, resultando em aditivos de contratos e prorrogação de prazo.

Contratação de serviços pessoa física, concessões de bolsa e concessão de diárias Os processos de contratações de serviços de pessoa física são realizados na forma de autônomo ou celetista, sendo esta forma definida de acordo com o prazo de execução do serviço a ser contratado e a disponibilidade financeira de cada projeto. As concessões de bolsas de pesquisa, ensino, extensão e diárias para as pessoas que atuam na equipe dos projetos são processadas de acordo com as previsões orçamentárias disponíveis nos planos de trabalho. Este gerenciamento requer um controle quanto às exigências legais como valor limite para A fadesp em números 59


pagamento no caso de prestação de serviço para autônomo e seleção pública para a contratação. No caso das bolsas, tem que haver a liberação do instituto ao qual o docente ou pesquisador está vinculado, valor limite de pagamento definido nas resoluções internas de cada instituição apoiada e na legislação federal. Na concessão de diárias, a Fundação ratifica a dificuldade que tem para realizar a cobrança do beneficiário quanto à entrega do relatório de viagem com as devidas comprovações de gastos. Por isso, precisou criar vários critérios para efetuar as liberações para pagamento no caso dos coordenadores pendentes. A seguir, os indicadores referentes aos quantitativos de processos de Licitações realizadas para aquisição e contratações de serviços realizados no exercício e os prazos de execução.

Quadro 2.5.1 – Comparativo entre tipos de contratações (quantidade) Tipos de contratação

2014

2015

Variação

Variação

Quant./Un

Quant./Un

2013/14

2014/15

Autônomo

1.406

1.295

-85%

-8%

Celetista

1.004

1.070

-0,30%

7%

Total

2.410

2.365

-77%

-2%

Quadro 2.5.2 – Comparativo entre tipos de contratações (valores) 2014

2015

Variação

Variação

Valores em r$

Valores em r$

2013/14

2014/15

Prestação de Serviço Autônomo

3.512.538,23

3.612.823,17

-25%

3%

Prestação de Serviço Celetista

22.185.438,70

34.710.801,09

-1%

56%

Total

25.697.976,93

38.323.624,26

-4%

49%

Tipos de contratação

60 Relatório de Gestão fadesp 2015


Quadro 2.5.3 – Concessão de bolsas (tipos/quantidade) 2014

2015

Quant./Un

Quant./Un

809

3.199

295%

Pesquisa e Ensino

4.651

4.665

0,30%

Extensão

4.811

3.132

-35%

Total

10.271

10.996

7%

Tipos de bolsas

Estágio

Variação 2014/15

Quadro 2.5.4 – Concessão de bolsas (tipos/volume) Tipos de bolsas

Estágio Pesquisa e Ensino Extensão Total

2014

2015

Variação

Valores em r$

Valores em r$

456.394,21

2.046.881,42

348%

13.158.532,77

16.097.097,95

22%

9.455.805,62

6.976.199,66

-26%

23.070.732,60

25.120.179,03

9%

Percentual 2014/15

A fadesp em números 61


Quadro 2.5.5 – Concessão de diárias (prazo) Prazos

Prazos para concessões de diárias

2014

2015

Variação

Variação

Prazo em dias

Prazo em dias

2013/14

2014/15

2,63

2

3%

-24%

Quadro 2.5.6 – Concessão de diárias (quantidade) Concessão de diárias Quantidade de diárias concedidas

2014

2015

Variação

Variação

Unidade

Unidade

2013/14

2014/15

13.103

6.240

55%

-52%

62 Relatório de Gestão fadesp 2015


Quadro 2.5.7 – Concessão de diárias (valores) Concessão de diárias Valores de diárias concedidas

2014

2015

Valores em r$

Valores em r$

13.887.895,24

6.917.613,19

Variação 2013/14 46%

Variação 2014/15 -50%

No exercício de 2015, ocorreu em uma redução de 2% (dois por cento) no quantitativo de contratação de serviços pessoa físicas e um aumento 49% (quarenta e nove por cento) nos valores pagos. O número de celetistas contratados foi superior em 7% (sete por cento) em relação ao exercício de 2014. A redução do número de processos de contratação de serviço de terceiro (autônomo) refletiu em aumento no custo hora da mão de obra contratada, visto que os valores pagos apresentaram um crescimento de 3% (três por cento). Quanto aos processos de contratação de celetistas apresentou um aumento de 7% (sete por cento) e consequentemente um aumento no valor pago de 56% (cinquenta e seis por cento), sendo que o maior valor deste percentual corresponde aos encargos trabalhistas. A fadesp em números 63


Um salto qualitativo alcançado em 2015 foi na participação do número de contratos de estagiários. Houve aumento de 295% (duzentos e noventa e cinco por cento) na quantidade e 348% (trezentos e quarenta e oito por cento) nos valores pagos, o que demonstra um maior envolvimento na participação do discente nos projetos de pesquisa, ensino e extensão e no desenvolvimento tecnológico das instituições apoiadas. A concessão de bolsa de pesquisa e ensino a docentes apresenta um pequeno crescimento de 0,30% (zero vírgula trinta por cento) em relação ao exercício de 2014. Os valores pagos também aumentaram em 22% (vinte e dois por cento), o que representa aumento real de valor de bolsas concedidas, visto que esta natureza de bolsa não é tributável. Na concessão de bolsas de extensão, houve redução no quantitativo, de 35% (trinta e cinco por cento) e no valor pago, de 26% (vinte e seis por cento). As concessões de diárias apresentam uma redução significativa em relação ao exercício de 2014 tanto em quantidade, 52% (cinquenta e dois por cento) quanto em valor, 50% (cinquenta por cento). A queda no quantitativo ocasionou uma redução de 24% (vinte e quatro por cento) no tempo decorrido entre o pedido e o encaminhamento para pagamento. A média de 2015 foi de 2 (dois) dias, o que permitiu atingir a meta de se ter um prazo de 48 (quarenta e oito) horas.

Transferência e doações de bens Os processos de transferência e doações de bens são realizados pelas equipes de analistas contábeis. Eles acompanham a entrega do bem ao coordenador, efetuam o registro contábil para a conta do projeto e identificam o objeto fixando etiquetas de identificação com número do projeto e financiador. A equipe de analistas também entrega o termo de responsabilidade da guarda do bem ao coordenador e, após aprovação da financiadora, efetua a transferência ou doação à instituição apoiada ou autorizada. A seguir, os indicadores dos processos referentes aos quantitativos de bens identificados, transferidos e doados para as instituições apoiadas.

Quadro 2.6.1 – Transferência e doações de bens 2014

2015

Variação

Variação

Valores em r$

Valores em r$

2013/14

2014/15

Bens identificados

3.456.336,84

3.378.704,14

-15%

-2%

Bens transferidos

1.417.373,08

1.332.259,80

20%

-6%

Bens doados

3.045.635,48

1.397.925,59

100%

-54%

Processos

64 Relatório de Gestão fadesp 2015


No exercício 2015, ocorreu uma redução de 2% (dois por cento) no número de bens identificados, de 6% (seis por cento) no de bens transferidos para as instituições apoiadas e de 54% (cinquenta e quatro por cento) nas doações realizadas. A diminuição pode ser justificada pela queda na aquisição de bens, tanto no mercado nacional como no internacional.

Prestações de contas Os processos de prestação de contas dos projetos são realizados pelas equipes de analistas de prestação de contas. São realizadas de acordo com as cláusulas estipuladas nos instrumentos firmados com a Fundação, sejam mensais, parciais ou finais. No período de vigência ou ao término de execução do projeto, o setor fica responsável pelo acompanhamento dos questionamentos (diligências) e esclarecimentos aos órgãos fiscalizadores aos quais as fundações estão submetidas, conforme estabelecido na Lei 8.959 de 20 de dezembro de 1994 e suas alterações. A seguir, os indicadores dos processos referentes aos quantitativos de prestações de contas e diligências realizadas.

A fadesp em números 65


Quadro 2.7.1 – Prestação de contas enviadas, aprovadas e diligências 2014

2015

Variação

Variação

Unidades

Unidades

2013/14

2014/15

Prestação de contas parciais e finais de projetos concluídos

412

252

14%

-39%

Acompanhamento de diligências

109

73

18%

-33%

Prestações de contas realizadas e aprovadas

199

194

155%

-3%

Atividades

Em 2015, houve aumento de 39% (trinta e nove por cento) de prestações de contas encaminhadas e redução de 33% (trinta e três por cento) de diligências realizadas, em relação a 2014. Ao analisar esse comportamento, deve-se levar em conta a redução de projetos com vigência final neste exercício e o número de projetos que solicitaram prestação de contas parciais para liberação de parcelas. Cabe destacar que permanece o registro da continuidade de elevadas pendências no encaminhamento das prestações de contas dos adiantamentos de recursos recebidos durante a execução do projeto. E também que continuam registrados atrasos no envio de relatórios finais pelos coordenadores de projetos ocasionando, consequentemente, ao setor um trabalho exaustivo de cobrança. A redução de 33% (trinta e três por cento) na quantidade de acompanhamento de diligência representa um resultado positivo, pois, significa que as prestações de contas não geraram dúvidas nos órgãos de controle. E esta queda deve ser ainda mais trabalhada, considerando que também ocorreu diminuição das prestações de contas parciais e finais concluídas. Em relação à redução de 3% (três por cento) das aprovações das prestações de contas pelas financiadoras, conclui-se que o setor manteve o alcance da meta de obter 50% (cinquenta por cento) de aprovação das prestações de contas enviadas a essas entidades, órgãos e empresas. Cabe ressaltar que os resultados ainda mais positivos estão nas aprovações das prestações de contas pelas instituições apoiadas.

66 Relatório de Gestão fadesp 2015


Coordenação de Documentação e Informação (cdi) Os procedimentos de arquivamento dos processos são realizados pela equipe de profissionais da área de informação e documentação que atuam na guarda e conservação dos documentos dos projetos, organizados cronologicamente, por número de projeto. No exercício de 2015, cabe destacar a implantação do Gerenciamento Eletrônico de Documentos (ged), com escaneamento e inserção de todos os processos gerenciados no sistema, ou seja, toda documentação produzida pelos setores, diariamente, em até 72 (setenta e duas) horas após o recebimento no cdi. O objetivo é o melhor aproveitamento dos arquivos deslizantes com guardas de documentos somente durante o período exigido em Lei vigente, assim como a conservação da informação no processo físico, visto que os mesmos podem ser consultados via ged. O gerenciamento eletrônico é uma ferramenta de gestão documental caracterizada por ser um instrumento que possibilita dinamizar, racionalizar e disseminar o acesso à informação e a tomada de decisão no nível estratégico das informações (haddad). O fluxo do processo de digitalização requer alguns passos. Primeiro, a preparação dos processos físicos para posterior digitalização e inspeção do arquivo salvo. Depois, a indexação no sistema ged de acordo com a tipologia documental existente, sendo disponibilizado para consulta aos usuários de acordo com o perfil de cada um.

A fadesp em números 67


FLUXO E PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO

A seguir, o número de documentos inseridos no sistema referente ao exercício de 2015, ano de implantação do ged. Posteriormente serão trabalhados os exercícios anteriores. No exercício de 2015, foi registrado um total de 21.200 (vinte e um mil e duzentos) documentos registrados de acordo com a numeração do projeto e instituição apoiada, possibilitando aos usuários da informação a visualização sem a necessidade do manuseio da documentação original. Instituições

Números de documentos registrados eletronicamente

mpeg

986

ufpa

14.989

uepa

469

ufopa

430

unifesspa

162

Recursos próprios Total

68 Relatório de Gestão fadesp 2015

4.164 21.200


Projetos/documentos Projetos mantidos em arquivo Projetos com entrada no arquivo, no ano Total de documentos mantidos em arquivo* Total de documentos inseridos no arquivo, no ano*

2014

2015

Variação

Variação

Unidades

Unidades

2013/14

2014/15

3.093

3.202

4%

4%

118

109

11%

-8%

1.120.350

1.141.301

2%

2%

25.384

24.272

8%

-4%

*Cálculo de documentos baseado na capacidade média das pastas utilizadas no arquivo via conferência amostral.

Em 2015, a entrada de projetos na central de arquivo reduziu em 8% (oito por cento) em relação a 2014. O número daqueles mantidos em arquivo cresceu 4% (quatro por cento), mas foi necessário o descarte de alguns, obedecendo a tabela de temporalidade. Destaca-se que os processos que estão sendo descartados, a partir da implantação do ged, estão arquivados eletronicamente. O número de documentos mantidos em arquivo teve aumento de 2% (dois por cento), o mesmo percentual do exercício anterior.

A fadesp em números 69


Quanto à inserção de novos documentos, houve queda de 4% (quatro por cento) devido a prioridade dada pelo setor às atividades voltadas ao registro eletrônico dos documentos e ao descarte de processos em tempo legal, o que possibilitou a disponibilização de espaço para inserção de novas pastas no acervo físico.

70 Relatório de Gestão fadesp 2015


Carteira de projetos


Carteira de projetos Em 2015, a fadesp gerenciou r$ 142.230.202,54 em recursos de 284 projetos que estão identificados nas páginas a seguir a partir da instituição apoiada (ufpa, unifesspa, Museu Paraense Emílio Goeldi) e de outras instituições parceiras. Para melhor visualização, os projetos estão separados por áreas do conhecimento (Ciências da Vida, Ciências Sociais Aplicadas e Humanidades, Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Multiáreas). Importante explicar que os projetos sem identificação de valor na tabela são aqueles para os quais não houve crédito no ano de 2015. Valores Gerenciados são a soma de créditos e saldos do ano (Banco e Aplicação). Em alguns casos, os valores gerenciados são maiores do que os recursos aprovados porque eles incluem as aplicações financeiras, ação obrigatória a uma Fundação de Apoio. A origem do recurso refere-se à instituição que celebra contrato ou convênio com a Fundação, conforme previsto no artigo 1º da lei 8.958/1994. O Financiador é a instituição que disponibiliza o recurso para a execução do projeto. A definição da esfera está vinculada ao financiador.

73


Projetos apoiados na ufpa


Projetos de Ciências Sociais Aplicadas Humanas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Ambiental e Políticas Públicas a Distância 305.000,00

570.461,57

Alumina do Norte do Brasil s /a – Alunorte

Alumina do Norte do Brasil s /a – Alunorte

6/12/2006

30/6/2016

Instituto de Ciências Jurídicas – icj

equipe: José Heder Benatti, Antônio Gomes Moreira Maués – ufpa

Estruturação e Operacionalização do Centro de Aquicultura do Nordeste Paraense (Ceanpa) Campus de Bragança – ufpa 820.300,00

743.668,74

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

1/6/2011

31/5/2016

Campus Bragança

equipe: Cristiana Ramalho Maciel, Maria Iracilda da Cunha Sampaio, Rodrigo Yudi Fujimoto, Zélia Maria Pimentel Nunes, Cláudia Helena Tagliaro, Rauquírio André Albuquerque Marinho, Galileu Crovatto Veras – ufpa

Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia 2.704.084,90

249.322,45

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – bndes

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – bndes

9/12/2011

31/10/2015

Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – naea

equipe: Fábio Carlos da Silva, Índio Campos, Lígia Terezinha Lopes Simonian, Durbens Martins Nascimento, Edna Maria Ramos de Castro, Nírvia Ravena – ufpa

Adaptações Socioculturais das Comunidades de Caboclos para os Eventos de Maré Extremos no Estuário do Rio Amazonas do Brasil 1.164.647,00

187.771,13

International Development Research Centre – idrc

International Development Research Centre – idrc

17/2/2012

29/2/2016

Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – naea

equipe: Oriana Trindade de Almeida, Sérgio Luiz de Medeiros Rivero – ufpa

Clínica de Direitos Humanos da Amazônia e Consórcio Latino-Americano de Pós-Graduação em Direitos Humanos; A Formação da Desinformação: As Sub-Notificações de Violência em Belém 785.000,00

65.397,96

Fundação Ford

Fundação Ford

9/2/2012

31/5/2015

Instituto de Ciências Jurídicas – icj

equipe: Girólamo Domênico Treccani, Marcus Alan de Melo Gomes, José Heder Benatti, Sílvia dos Santos de Almeida, Wilson José Barp, Adrilayne dos Reis Araújo, Cristina Figueiredo Terezo Ribeiro, Edson Marcos Leal Soares Ramos – ufpa

Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens

474.448,94

155.580,00

Fundação Carlos Chagas – fcc

Universidade Federal do Pará – ufpa

31/8/2012

31/10/2015

Instituto de Educação Matemática e Científica – iemci

equipe: Adilson Oliveira do Espírito Santo, Tadeu Oliver Gonçalves, Emília Pimenta Oliveira, Renato Borges Guerra, Jesus de Nazaré Cardoso Brabo, Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Maria dos Remédios de Brito – ufpa; Helisa Gomes Cardoso – outros

Carteira de projetos 75


Projetos de Ciências Sociais Aplicadas Humanas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

31/3/2015

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – icsa

Curso de Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação 240.586,09

18.597,53

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

3/10/2012

equipe: Helder da Silva Aranha, Roberto Célio Limão de Oliveira, Rodrigo Quites Reis, Adailton Magalhães Lima, Ádamo Lima de Santana, Diego Lisboa Cardoso, Carla Alessandra Lima Reis, Alfredo Braga Furtado – ufpa

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância: Estratégias de Negócios e Inovação Empresarial 467.636,40

5.435,89

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

22/10/2012

30/4/2015

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – icsa

equipe: Juarez Antônio Simões Quaresma, Altem Nascimento Pontes, Tânia Regina Lobato dos Santos, Mary Elizabeth de Santana – ufpa; Márcia Bitar Portella – uepa

Apoio à Capacitação e Formação Inicial e Continuada de Professores, Profissionais, Funcionários e Gestores para a Educação Básica – uab / pnap

1.390.206,78

320.244,07

Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – capes

Universidade Federal do Pará – ufpa

16/11/2012

15/4/2015

Assessoria de Educação a Distância – aedi

20/5/2015

Instituto de Letras e Comunicação – ilc

29/2/2016

Instituto de Ciências Jurídicas –icj

equipe: José Miguel Martins Veloso – ufpa

Criação e Implantação do Laboratório de Comunicação Multimidiática da ufpa 1.159.723,75

207.325,67

Universidade Federal do Pará – ufpa

Universidade Federal do Pará – ufpa

1/12/2012

equipe: Alda Cristina Silva da Costa, Maria Ataíde Malcher – ufpa

Minter em Direito ufpa – unemat 600.000,00

365.733,00

Universidade do Estado de Mato Grosso – unemat

Universidade Federal do Pará – ufpa

1/1/2012

equipe: Paulo Sérgio Weyl Alburqueque Costa, Jane Felipe Beltrão, Diana Antonaz, Girólamo Domênico Treccani, José Heder Benatti, Violeta Refkalefsky Loureiro, Antônio Gomes Moreira Maués, Antônio José de Mattos Neto – ufpa

Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural 665.633,43

238.370,29

Ministério da Cultura – minc

Universidade Federal do Pará – ufpa

equipe: Fernando Arthur de Freitas Neves, Vânia Helena da Silva Nogueira – ufpa;

76 Relatório de Gestão fadesp 2015

1/12/2012

16/10/2015

Pró-Reitoria de Extensão – proex


Projetos de Ciências Sociais Aplicadas Humanas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

31/8/2016

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – ifch

Curso de Mestrado Profissional em Defesa Social e Mediação de Conflitos

1.020.000,00

337.272,02

Secretaria Executiva de Segurança Pública – segup

Universidade Federal do Pará – ufpa

30/11/2012

equipe: Edson Marcos Leal Soares Ramos, Jaime Luiz Cunha de Souza, Kátia Marly Mendonça, Andrea Bittencout, Sílvia dos Santos de Almeida, Daniel Chaves de Brito, Luís Fernando Cardoso e Cardoso, Adrilayne dos Reis Araújo – ufpa

Curso de Especialização em Direito da Criança e do Adolescente 270.000,00

13.028,60

Tribunal de Justiça do Estado do Pará – tjepa

Universidade Federal do Pará – ufpa

27/2/2013

12/3/2015

Instituto de Ciências Jurídicas –icj

equipe: Krishina Day Ribeiro, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Antônio Gomes Moreira Maués, Carlos Alberto Batista Maciel, Luanna Tomaz de Souza, Jean François Deluchey – ufpa

Curso de Especialização em Políticas Públicas e Serviço Social 189.446,40

22.935,51

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

23/5/2013

29/5/2015

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – icsa

equipe: Olinda Rodrigues da Silva – ufpa

Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Parauapebas-pa – Regime Modular

536.170,43

73.317,80

Prefeitura Municipal de Parauapebas

Universidade Federal do Pará – ufpa

31/5/2013

30/5/2017

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – icsa

equipe: Kelly Teixeira Rodrigues Farias, Paulo Sérgio Calvo de Galiza, Isaac Matias, João Carvalho Lobo Neto, Mário Nascimento de Souza – ufpa

Curso de Especialização em Sociedade e Gestão de Segurança Pública – cegesp

260.000,00

110.506,84

Ministério da Justiça – mj

Universidade Federal do Pará – ufpa

18/9/2013

22/2/2015

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – ifch

equipe: Jaime Luiz Cunha de Souza, Celso Antônio Coelho Vaz, Wilson José Barp, João Márcio Palheta da Silva, Daniel Chaves de Brito, Adrilayne dos Reis Araújo, Edson Marcos Leal Soares Ramos, Tânia Guimarães Ribeiro – ufpa

Inclusão Sócio Produtiva e Cultural de Empreendimentos Solidários nos Territórios da Região Metropolitana de Belém, Baixo Tocantins e Nordeste Paraense 2.090.000,00

480.914,15

Emenda Parlamentar

Universidade Federal do Pará – ufpa

26/9/2013

31/7/2016

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – icsa

equipe: Maria José de Souza Barbosa, Adebaro Alves dos Reis, Armando Lírio de Souza, Farid Eid, Ana Maria Pires Mendes, Antônio Edson de Matos Oliveira – ufpa

Carteira de projetos 77


Projetos de Ciências Sociais Aplicadas Humanas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem do Recurso

Início

Término

Executor

31/3/2015

Instituto de Ciências da Educação – iced

31/7/2015

Instituto de Ciências da Educação – iced

Projeto cdp com a Escola Estadual Ruy Paranatinga, no Paraíso dos Pássaros 136.956,52

52.615,75

Companhia Docas do Pará – cdp

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

30/10/2013

equipe: Marilena Loureiro da Silva, Maria Ludetana Araújo – ufpa

Curso de Especialização em Gestão Escolar, Modalidade a Distância 512.000,00

233.033,94

Secretaria de Ensino Superior – mec

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

13/11/2013

equipe: Telma Cristina Guerreiro Pinto Barroso, Sônia Nazaré Fernandes Resque, Raimunda Nonata Santos Maia, Lucas Damasceno da Silva, Kelly Peixoto Magno, Jo Elder Vasconcelos – ufpa

Educação Ambiental para Profissionais de Escolas de Educação Básica 183.600,00

79.700,68

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – fnde

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

31/10/2013

30/6/2016

Instituto de Ciências da Educação – iced

30/6/2016

Instituto de Ciências da Educação – iced

equipe: Marilena Loureiro da Silva, Maria Ludetana Araújo – ufpa

Educação Ambiental – Escolas Sustentáveis e Com-Vida 84.000,00

24.041,71

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – fnde

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

31/10/2013

equipe: Marilena Loureiro da Silva, Maria Ludetana Araújo – ufpa

Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares da Amazônia Paraense 1.094.463,88

900.512,38

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – sdh

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

2/12/2013

24/4/2016

Instituto de Ciências da Educação – iced

6/12/2015

Instituto de Ciências da Educação – iced

equipe: Salomão Antônio Mufarrej Hage, Georgina Negrão Kalife Cordeiro – ufpa

Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil 2013 507.289,18

139.731,04

Universidade Federal do Pará – ufpa

equipe: Celi da Costa Silva Bahia – ufpa

78 Relatório de Gestão fadesp 2015

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

6/12/2013


Projetos de Ciências Sociais Aplicadas Humanas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

31/12/2015

Instituto de Ciências da Educação – iced

Especialização em Alfabetização de Jovens e Adultos para a Juventude 199.920,00

164.505,36

Secretaria de Ensino Superior – mec

Universidade Federal do Pará – ufpa

1/1/2014

equipe: Georgina Negrão Kalife Cordeiro, Joana Carmem do Nascimento Machado, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Selma Costa Pena, Eliana da Silva Felipe, Rosely Cabral Giordano, João Colares da Mota Neto, AlexandreVinícius Campos Damasceno – ufpa

Curso de Especialização Escola que Protege 302.400,00

267.319,11

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – fnde

Universidade Federal do Pará – ufpa

13/1/2014

31/12/2015

Instituto de Ciências da Educação – iced

equipe: Genylton Odilon Rego da Rocha, Emina Marcia Neri dos Santos, Maria Antônia Cardoso Nascimento, José Bittencourt da Silva, Maria José Aviz do Rosário, Sandra Helena Ribeiro Cruz, Carlos Alberto Amorim Caldas – ufpa

Mapeamento de Competências na Administração Pública

478.906,29

131.376,21

Ministério do Universidade Trabalho e Emprego Federal do Pará – mte / sppe / união – ufpa

1/1/2014

31/12/2015

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – ifch

30/6/2016

Instituto de Ciências Jurídicas – icj

equipe: Thiago Dias Costa, Aécio de Borba Vasconcelos Neto, Maxwel Macedo Dias – ufpa

Curso de Especialização em Direitos Humanos e Diversidade – edhdi 302.400,00

292.451,20

Secretaria de Ensino Superior – mec

Universidade Federal do Pará – ufpa

9/4/2014

equipe: Marlene Rodrigues Medeiros Freitas, Márcia Cristina dos Santos Rego, Maria do Socorro Almeida Flores, Hélio Luiz Fonseca Moreira, Paula Regina Arruda de Azevedo, Raimundo Wilson Gama Raiol – ufpa

Oferta da 3ª turma do Curso de Bacharelado em Direito 1.978.615,08

508.460,37

Prefeitura Municipal de Parauapebas

Universidade Federal do Pará – ufpa

28/4/2014

31/10/2018

Instituto de Ciências Jurídicas – icj

equipe: Élcio Alaudio Silva de Moraes, Marcus Alan de Melo Gomes, Girólamo Domênico Treccani, Marlene Rodrigues Medeiros Freitas, José Heder Benatti, Paulo Sérgio Weyl Alburqueque Costa, Hermes Afonso Tupinambá Neto – ufpa

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Especialização Proeja 129.000,00

102.900,56

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – fnde

Universidade Federal do Pará – ufpa

6/5/2014

30/6/2016

Instituto de Ciências da Educação – iced

equipe: Marilena Loureiro da Silva, Wanderleia Azevedo Medeiros Leitão, Genylton Odilon Rego da Rocha, Selma Costa Pena, Emina Marcia Neri dos Santos, Lúcia Isabel da Conceição Silva, Dalva Valente Guimarães Gutierres – ufpa

Carteira de projetos 79


Projetos de Ciências Sociais Aplicadas Humanas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Especialização Uniafro: Política da Igualdade Racial da Escola – Curso de Especialização Saberes Africanos e Afro-Brasileiros na Amazônia – Implementação da Lei 10.639/03

504.000,00

466.822,62

Secretaria de Ensino Superior – mec

Universidade Federal do Pará – ufpa

21/5/2014

31/12/2015

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – ifch

equipe: Marilu Márcia Campelo, Arthur Leandro de Moraes Maroja, Denise Machado Cardoso, Eleanor Gomes da Silva Palhano, João Simões Cardoso Filho, Mônica Prates Conrado, Raimundo Jorge Nascimento de Jesus, Zélia Amador de Deus – ufpa

Curso de Aperfeiçomento em Gestão de Políticas Públicas de Raça e Gênero

153.000,00

74.861,16

Secretaria de Ensino Superior – mec

Universidade Federal do Pará – ufpa

6/6/2014

31/5/2015

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – ifch

29/1/2016

Instituto de Letras e Comunicação – ilc

equipe: Mônica Prates Conrado, Lílian Silva de Sales – ufpa

Programa de Proficiência em Leitura em Línguas Estrangeiras (Profile) 87.656,25

32.230,64

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

3/7/2014

equipe: Johwyson da Silva Rodrigues, Sílvia Helena Benchimol Barros, Tatiana do Socorro Chaves Lima de Macedo, Rosana Assef Faciola, Abdelhak Razky, Sônia Lumi Niwa, Cintia Bentes Rodrigues da Costa, Cristina Vasconcelos Porto, Maria Eulália Sobral Toscano, Maria Clara Vianna Sá e Matos, Antônio Sérgio da Costa Pinto – ufpa

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Infância, Família e Políticas Sociais na Amazônia 141.240,00

68.365,21

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

7/7/2014

22/1/2016

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – icsa

30/12/2015

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – ifch

equipe: Edval Bernardino Campos, Carlos Alberto Batista Maciel – ufpa

Clínica de Psicologia: um Olhar em Atenção à Saude do Estudante da ufpa

353.310,85

281.485,74

Universidade Federal do Pará – ufpa

Universidade Federal do Pará – ufpa

30/7/2014

equipe: André Maurício Lima Barretto, Ana Cristina Genu Soares, Manoel das Mercês Corrêa Junior – ufpa

Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho) 90.296,26

61.788,00

Secretaria de Ensino Superior – mec

equipe: Emina Marcia Neri dos Santos – ufpa

80 Relatório de Gestão fadesp 2015

Universidade Federal do Pará – ufpa

1/8/2014

30/3/2015

Instituto de Ciências da Educação – iced


Projetos de Ciências Sociais Aplicadas Humanas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

31/8/2016

Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – naea

Mestrado em Gestão Pública para Servidores da ufpa – Campus de Breves 144.431,22

95.352,91

Universidade Federal do Pará – ufpa

Universidade Federal do Pará – ufpa

1/9/2014

equipe: Simaia do Socorro Sales Mercês – ufpa

Implantação de uma Turma do Curso de Pós-Graduação Mestrado em Gestão Pública, sob a Responsabilidade do naea 216.723,60

35.372,50

Prefeitura Municipal de Breves

Universidade Federal do Pará – ufpa

9/9/2014

31/8/2016

Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – naea

30/4/2015

Reitoria da ufpa – rtr

30/4/2015

Instituto de Ciências da Educação – iced

31/3/2016

Instituto de Ciências da Educação – iced

30/6/2016

Instituto de Ciências da Educação – iced

equipe: Simaia do Socorro Sales Mercês – ufpa

Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas 235.000,00

210.054,95

Secretaria de Ensino Superior – mec

Universidade Federal 22/9/2014 do Pará – ufpa

equipe: Salomy Correa Lobato – ufpa

Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação – Pradime 87.558,29

64.189,10

Secretaria de Ensino Superior – mec

Universidade Federal do Pará – ufpa

15/9/2014

equipe: Raimundo Alberto de Figueiredo Damasceno, Emina Marcia Neri dos Santos – ufpa

Programa de Formação Continuada de Profissionais de Educação Infantil: Curso de Aperfeiçoamento / Extensão em Docência na Educação Infantil 172.530,00

164.393,07

Universidade Federal do Pará – ufpa

Universidade Federal do Pará – ufpa

23/10/2014

equipe: Sônia Regina dos Santos Teixeira – ufpa

Educação Ambiental – Escolas Sustentáveis e Com-Vida 100.008,00

102.059,05

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – fnde

Universidade Federal do Pará – ufpa

7/10/2014

equipe: Marilena Loureiro da Silva – ufpa

Mapeamento de Competências na Administração Pública – Mapeamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional 275.825,40

286.359,80

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – iphan

Universidade Federal do Pará – ufpa

11/12/2014

14/9/2016

Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento

– capacit

equipe: Thiago Dias Costa, Maxwel Macedo Dias, Aécio de Borba Vasconcelos Neto, Aline Beckmann de Castro Menezes – ufpa

Carteira de projetos 81


Projetos de Ciências Sociais Aplicadas Humanas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Mapeamento de Competências na Administração Pública – Mapeamento do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Censipam

139.117,86

144.334,62

Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – censipam

Universidade Federal do Pará – ufpa

22/1/2015

14/8/2016

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – ifch

equipe: Thiago Dias Costa, Aécio de Borba Vasconcelos Neto, Aline Beckmann de Castro Menezes – ufpa

Mapeamento de Competências na Administração Pública – Mapeamento de Competências da Controladoria Geral da União

483.330,00

48.547,80

Controladoria Geral da União – cgu

Universidade Federal do Pará – ufpa

9/10/2015

30/6/2016

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – ifch

equipe: Thiago Dias Costa – ufpa

Mapeamento de Competências, Avaliação de Clima Organizacional, Capacitação de seus Servidores na Metodologia e Cessão do Sistema Gestcom para Gerenciamento do Mapeamento de Competências

656.348,00

0,00

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – dnit

Universidade Federal do Pará – ufpa

11/12/2015

8/7/2017

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – ifch

equipe: Thiago Dias Costa – ufpa

Mapeamento de Competências, Avaliação de Clima do Mapeamento de Competências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – mapa

446.384,40

0,00

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento dfa / pa

equipe: Thiago Dias Costa – ufpa

82 Relatório de Gestão fadesp 2015

Universidade Federal do Pará – ufpa

14/12/2015

23/11/2016

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – ifch


Projetos de Ciências da Vida Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

28/4/2015

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Alisquireno 1.128.015,84

1.066,71

Novartis Biociências s.a

Novartis Biociências s.a

16/1/2009

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Leader Ex 2211-3748 1.739.180,39

495.764,96

Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda

Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda

4/2/2011

4/2/2016

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Bi1245.25

1.035.908,93

304.854,58

Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda

Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda

23/2/2011

23/2/2016

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Mk0431-082 Tecos 1.712.728,48

1.260.782,21

Parexel International Pesquisas Clínicas Ltda

Parexel International 12/5/2011 Pesquisas Clínicas Ltda

12/5/2016

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Estudo Vinculado ao Protocolo Bi 1218.74 (Carolina)

768.360,90

297.910,39

Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda

Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda

12/5/2011

12/5/2016

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Icc 120.978,00

0,00

Novartis Biociências s.a

Novartis Biociências s.a

5/7/2011

5/7/2015

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Carteira de projetos 83


Projetos de Ciências da Vida Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

2/8/2016

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Savor 161.028,43

636,18

Astrazeneca do Brasil Ltda

Astrazeneca do Brasil Ltda

2/8/2011

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Desenvolvimento das Atividades de Ensino, Pesquisa e Assistência à Saude 31.081.041,96 7.544.546,91

Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza

Sistema Único de Saúde – sus

1/8/2011

25/7/2016

Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza – hubfs

30/5/2016

Instituto de Ciências Biológicas – icb

equipe: Paulo Roberto Alves de Amorim, Célio D`Albuquerque Neves Filho – ufpa

Amazonbio Biologia e Manejo dos Recursos Pesqueiros da Amazônia 800.038,99

269.865,08

Financiadora Financiadora de de Estudos e Estudos e Projetos Projetos – finep / – finep / fndct fndct

5/20/2011

equipe: Victoria Judith Isaac Nahum, James Tony Lee, Jussara Moretto Martinelli – ufpa

Desenvolvimento das Atividades de Ensino, Pesquisa e Assistência à Saúde (Atendimento Odontológico à População do Município de Belém) hubfs 641.697,96

135.864,43

Sistema Único de Saúde – sus

Sistema Único de Saúde – sus

30/11/2011

Hospital Universitário 30/11/2016 Bettina Ferro de Souza – hubfs

equipe: Paulo Roberto Alves de Amorim, Nelson Monte de Carvalho – ufpa

Estudo de Epidemiologia Molecular para o Desenvolvimento de Modelos Experimentais e Pré Clínicos de Terapia para Carcinomatose Peritoneal 20.000,00

11.620,14

Novartis Biociências s.a

Novartis Biociências s.a

8/2/2012

30/3/2016

Instituto de Ciências Biológicas – icb

equipe: Paulo Pimentel de Assunção – ufpa

Estudo de Epidemiologia Molecular para a Identificação e Caracterização Invitro de Células Tronco de Câncer Gástrico 20.000,00

18.449,69

Novartis Biociências s.a

Novartis Biociências s.a

8/2/2012

30/3/2016

Instituto de Ciências Biológicas – icb

2/3/2012

28/2/2015

Instituto de Ciências Biológicas – icb

equipe: Paulo Pimentel de Assunção – ufpa

Biologia Molecular Aplicada à Sanidade e Conservação Animal 87.492,00

0,00

Universidade Federal do Pará – ufpa

equipe: Evonnildo Costa Gonçalves – ufpa

84 Relatório de Gestão fadesp 2015

Universidade Federal do Pará – ufpa


Projetos de Ciências da Vida Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Recuperação das Florestas Desmatadas de Mangue na Península de Ajuruteua, Município de Bragança-pa 1.982.143,00

1.020.638,49

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – bndes

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – bndes

17/7/2012

30/9/2016

Instituto de Ciências Biológicas – icb

equipe: Marcus Emanuel Barroncas Fernandes, Danilo Cesar Lima Gardunho, Marcelo Antônio Amaro Pinheiro – ufpa

Implementação de Metodologia para Apoio à Formulação de Zoneamento Econômico e Ambiental em Escala Local de Ilhas Situadas no Entorno da Cidade de Belém e Ampliação da Infraestrutura de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação de Ecologia Aquática e Pesca da ufpa

1.138.083,93

341.217,96

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – bndes

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – bndes

17/7/2012

Instituto de 30/12/2015 Ciências Biológicas – icb

equipe: Victoria Judith Isaac Nahum, Bruno de Souza Sodré – ufpa; Flávia Lucena Fredou – ufpe

Fortalecimento da Infraestreutura de Pesquisa da ufpa Voltada para o Estudo da Biodiversidade

4.639.706,98

3.743.704,91

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – bndes

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – bndes

10/5/2012

1/10/2016

Instituto de Ciências Biológicas – icb

equipe: Julio Cesar Pieczarka, Renata Coelho Rodrigues Noronha, Rossineide Martins da Rocha, Edilene Oliveira da Silva, Wagner Luiz Ramos Barbosa, Maria Auxiliadora Pantoja Ferreira, José Luiz Martins do Nascimento – ufpa

Desenvolvimento de Atividades de Ensino, Pesquisa e Assistência à Saúde no hujbb 73.940.196,30 26.874.898,09

Fundação Fundação Nacional de Saúde Nacional de / df Saúde / df

15/6/2012

14/6/2016

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

4/9/2017

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: Antônio Carlos Franco da Rocha – ufpa

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Exscel_bcb 109 5.142.021,64

2.817.139,34

Parexel International Pesquisas Clínicas Ltda

Parexel International 4/9/2012 Pesquisas Clínicas Ltda

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Refitam – Rede para o Fortalecimento e Inovação Estratégica da Cadeia Produtiva de Extratos e Óleos da Amazônia Paraense Aplicados a Fitoterápicos Cosméticos 1.950.790,00

95.772,27

Financiadora Financiadora de de Estudos e Estudos e Projetos Projetos – finep / fndct – finep / fndct

10/9/2012

10/9/2016

Instituto de Ciências da Saúde – ics

equipe: Wagner Luíz Ramos Barbosa, José Guilherme Soares Maia, Mara Sílvia Pinheiro Arruda, José Luiz Fernandes Vieira, Alberto Cardoso Arruda, Pergentino José da Cunha Souza – ufpa

Carteira de projetos 85


Projetos de Ciências da Vida Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

10/8/2012

30/7/2016

Instituto de Ciências da Saúde – ics

31/5/2015

Instituto de Ciências da Saúde – ics

Manutenção do Centro de Especialidades Odontológicas 2012 554.400,00

329.066,53

Fundação Universidade Nacional de Saúde Federal do Pará / df – ufpa

equipe: Antônio José Silva Nogueira – ufpa

Curso de Especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial 465.120,00

33.172,06

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

26/11/2012

equipe: Mauro de Amorim Acatauassu Nunes, Erick Nelo Pedreira, Antônio Guilherme Maneschy Faria, Armando Brito Chermont, Cícero Almeida de Andrade – ufpa

Atenção Integrada à Saúde Mental e Psicossocial dos Discentes da ufpa 449.616,00

169.861,48

Universidade Federal do Pará – ufpa

Universidade Federal do Pará – ufpa

22/11/2012

Instituto de 30/11/2015 Ciências da Saúde – ics

equipe: Benedito Paulo Bezerra – ufpa

Antecipação Extrajudicial do Reconhecimento da Paternidade por Intermédio do Exame de dna 1.354.500,00

132.761,33

Defensoria Pública do Estado do Pará

Universidade Federal do Pará – ufpa

17/12/2012

19/3/2017

Instituto de Ciências Biológicas – ics

30/6/2015

Instituto de Ciências da Saúde – ics

equipe: Sidney Emanuel Batista dos Santos, Andrea Kely Campos Ribeiro dos Santos – ufpa

Especialização em Saúde Coletiva 119.000,00

5.225,68

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

21/1/2013

equipe: Márcia Maria Bragança Lopes, Moisés Epifânio Mota, Everaldo Furtado da Gama, Dirce Nascimento Pinheiro, Maria Amélia Fadul Bitar – ufpa

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Bi 1276.1 199.657,18

61.792,14

Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda

Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda

11/3/2013

11/3/2018

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Itca 650 Clp 105a 64.677,72

726,25

Quintiles Brasil Ltda

Quintiles Brasil Ltda

6/3/2013

6/3/2018

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

86 Relatório de Gestão fadesp 2015


Projetos de Ciências da Vida Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

1/5/2020

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Nº Claf237a23156 356.400,00

20.937,30

Novartis Biociências s.a

Novartis Biociências s.a

4/3/2013

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Especialização em Biotecnologia Aplicada à Saúde 184.303,00

11.837,00

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

5/4/2013

30/4/2015

Núcleo de Medicina Tropical – nmt

15/4/2018

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: Luísa Carício Martins, Hellen Thaís Fuzii – ufpa

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo H9x-mc-gbdx 681.807,23

271.074,39

Quintiles Brasil Ltda

Quintiles Brasil Ltda

15/4/2013

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Especialização em Nutrição Oncológica 164.819,25

42.634,65

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

10/4/2013

Instituto de 31/12/2015 Ciências Biológicas – icb

equipe: Maria Auxiliadora Menezes de Souza, Everaldo Furtado da Gama – ufpa

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Hormônio Gh 340.767,00

36.360,86

Eurotrials Brasil Consultores Científicos Ltda

Eurotrials Brasil Consultores Científicos Ltda

29/4/2013

29/4/2018

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Desenvolvimento de um Sistema de Treinamento Neural em Ambientes Imersivos de Realidade Virtual 96.689,25

60.668,18

Associação Instituto Tecnológico Vale – itv

Universidade Federal do Pará – ufpa

25/4/2013

Instituto de 31/12/2015 Ciências Biológicas – icb

Universidade Federal do Pará – ufpa

28/3/2013

30/6/2017

equipe: Givago da Silva Souza, Bruno Duarte Gomes – ufpa

Ações Integradas de Extensão à Saúde Estudantil 364.444,42

307.585,01

Universidade Federal do Pará – ufpa

Instituto de Ciências da Saúde – ics

equipe: Lúcia Helena Messias Sales – ufpa

Carteira de projetos 87


Projetos de Ciências da Vida Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

25/6/2018

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Sustain6 155.536,30

95.375,94

Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda

Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda

25/6/2013

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Bgstar06287 17.640,00

9.430,52

Sanofi Pasteur Ltda

Sanofi Pasteur Ltda

25/6/2013

25/6/2018

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Dia 3011 261.477,00

1.181,47

Janssen-Cilag Janssen-Cilag Farmacêutica Farmacêutica Ltda Ltda

24/7/2013

24/7/2018

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Identificação de Plantas Baseada na Análise de Imagens Foliares 261.786,00

129.810,08

Associação Instituto Tecnológico Vale – itv

Universidade Federal do Pará – ufpa

7/8/2013

Instituto de 30/12/2016 Ciências Biológicas – icb

equipe: Givago da Silva Souza, Bruno Duarte Gomes – ufpa

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Itca 650 Clp 107a 102.272,94

0,00

Quintiles Brasil Ltda

Quintiles Brasil Ltda

23/8/2013

23/8/2018

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

iv Curso de Especialização em Enfermagem Neonatal 146.400,00

22.177,10

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

23/8/2013

31/3/2015

Instituto de Ciências da Saúde – ics

equipe: Maria Amélia Fadul Bitar, Moisés Epifânio Mota, Ana Gracinda Ignácio Silva, Everaldo Furtado da Gama, Vitor Nelson Pacheco Alcocer, Amariles Maria das Graças F. Pacheco, Irene de Jesus Silva, Eliete da Cunha Araújo – ufpa

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Bi 1218.22 286.980,30

168.621,71

Quintiles Brasil Ltda

Quintiles Brasil Ltda

26/9/2013

26/9/2018

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

88 Relatório de Gestão fadesp 2015


Projetos de Ciências da Vida Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Biomarcadores de Infecção e Progressão da Hanseníase: Resposta Sorológica e de Células t em uma Região Hiperendêmica do Brasil 249.388,87

49.625,17

Universidade do Colorado

Universidade Federal do Pará – ufpa

31/10/2013

Instituto de 31/12/2015 Ciências Biológicas – icb

Universidade Federal do Pará – ufpa

30/12/2013

31/3/2015

Instituto de Ciências da Saúde – ics

Universidade Federal do Pará – ufpa

2/2/2014

30/1/2016

Instituto de Ciências da Saúde – ics

equipe: Cláudio Guedes Salgado – ufpa

Curso de Especialização em Farmacologia 172.481,40

25.727,77

Inscrição de Cursos e Eventos

equipe: Enéas de Andrade Fontes Júnior – ufpa

Especialização em Análises Clínicas 121.752,00

114.082,40

Inscrição de Cursos e Eventos

equipe: Marly de Fátima Carvalho de Melo, Osmarina Pereira da Paixão e Silva, José Luiz Fernandes Vieira, Carlos Augusto Lima Barros – ufpa

Infecções pelos Vírus Hepatotrópicos hbv e hcv em Usuários de Drogas Ilícitas no Estado do Pará, Amazônia Brasileira 201.976,37

93.260,68

Ministério da Saúde

Universidade Federal do Pará – ufpa

1/1/2014

29/3/2016

Campus Abaetetuba

equipe: Aldemir Branco de Oliveira Filho, Marcelo Nazareno Vallinoto de Souza, José Alexandre Rodrigues de Lemos, Luiz Marcelo de Lima Pinheiro, José Ângelo Barletta Crescente, Gláucia Caroline Silva de Oliveira – ufpa; Luciana Maria Cunha Maradei Pereira, Carlos Eduardo Melo Amaral, Jairo Augusto Américo de Castro, Renata Bezerra Hermes – hemopa; João Renato Rebello Pinho, Michele Soares Gomes Gouvêa – usp

Ações Integradas de Extensão à Saúde Estudantil hubfs 288.673,10

260.196,79

Universidade Federal do Pará – ufpa

Universidade Federal do Pará – ufpa

28/2/2014

Hospital Universitário 30/12/2015 Bettina Ferro de Souza – hubfs

equipe: Ana Yasue Yokohama, Paulo Roberto Alves de Amorim, Roselis Regina Gentil Gonçalves – ufpa

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Mk 3102-018 - Estudo Omneon 405.529,43

433.922,85

Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda

Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda

20/3/2014

20/3/2019

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Mk 0431-289 123.876,82

2.774,81

Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda

Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda

27/3/2014

27/3/2019

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Carteira de projetos 89


Projetos de Ciências da Vida Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

27/3/2019

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Mk 0431-083 214.503,51

2.769,40

Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda

Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda

27/3/2014

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Manutenção e Ampliação do Centro Regional de Referência para Formação Permanente dos Profissionais e Tratamento do Crack e Outras Drogas no Estado do Pará 369.999,00

294.281,31

Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas – senad

Universidade Federal do Pará – ufpa

10/12/2013

31/5/2015

Instituto de Ciências da Saúde – ics

Universidade Federal do Pará – ufpa

8/4/2014

31/7/2015

Instituto de Ciências da Saúde – ics

equipe: Benedito Paulo Bezerra – ufpa

Curso de Especialização em Odontopediatria 128.375,28

6.830,79

Inscrição de Cursos e Eventos

equipe: Conceição de Maria Sales da Silva, Roosely Maria dos Santos Cavaleiro, Paulo Bisi dos Santos Junior, Armando Costa Ferreira – ufpa

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Areateus 50.000,00

0,00

Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda

Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda

16/6/2014

16/6/2016

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Sonar

441.212,02

49.057,61

Inventiv Health – I3 Latin América Brasil Serviços de Pesquisa Clínica Ltda

Inventiv Health – I3 Latin América Brasil Serviços de Pesquisa Clínica Ltda

6/6/2014

6/6/2019

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Curso de Especialização em Implantodontia 218.781,00

17.222,10

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

12/8/2014

1/8/2015

Instituto de Ciências da Saúde – ics

equipe: Aladim Gomes Lameira, Conceição de Maria Sales da Silva, Mara Gorett Avelar da Silva – ufpa

Curso de Especialização em Endodontia 132.498,00

54.667,08

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

12/8/2014

Instituto de 30/11/2015 Ciências da Saúde – ics

equipe: Antônio Guilherme Maneschy Faria, Oscar Faciola Pessoa, Juliana Melo da Silva, Luciana Jorge Moraes – ufpa

90 Relatório de Gestão fadesp 2015


Projetos de Ciências da Vida Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

5/9/2014

Instituto de 30/10/2016 Ciências da Saúde – ics

Curso de Especialização em Alimentação Escolar 148.176,00

0,00

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

equipe: Cláudia Daniele Tavares Dutra Cavalcanti, Francisco das Chagas Alves do Nascimento, Eliete da Cunha Araújo, Maria Auxiliadora Menezes de Souza, Ana Lúcia da Silva Rezende, Andrea das Graças Ferreira Frazão, Rosa Maria Dias, Ana Paula Pereira de Oliveira – ufpa

Curso de Especialização em Nutrição e Saúde Coletiva 133.358,40

67.649,78

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

11/9/2014

31/3/2016

Instituto de Ciências da Saúde – ics

equipe: Ana Lúcia da Silva Rezende, Maria Auxiliadora Menezes de Souza, Andrea das Graças Ferreira Frazão, Rosa Maria Dias, Ana Paula Pereira de Oliveira, Cláudia Daniele Tavares Dutra Cavalcanti – ufpa

Curso de Especialização em Hematologia e Imunologia com Ênfase Clínico-Laboratorial e Banco de Sangue 191.646,00

130.852,87

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

11/9/2014

30/3/2016

Instituto de Ciências da Saúde – ics

equipe: Marta Chagas Monteiro, Lacy Cardoso de Brito Júnior, Osmarina Pereira da Paixão e Silva, Luísa Carício Martins – ufpa

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Devote 148.450,00

0,00

Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda

Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda

1/10/2014

1/10/2019

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

Curso de Especialização em Terapia Intensiva 137.088,00

103.373,01

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

2/10/2014

30/4/2016

Instituto de Ciências da Saúde – ics

equipe: Amariles Maria das Graças F. Pacheco, Moisés Epifânio Mota, Ana Gracinda Ignácio Silva, Marília de Fátima Vieira de Oliveira, Maria Amélia Fadul Bitar, Vera Lúcia de Azevedo Lima – ufpa; Maria de Nazaré Alves de Lima – cesupa

Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde / Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pró-Saúde / pet-Saúde) 751.550,52

798.220,01

Fundação Universidade Nacional de Saúde Federal do Pará / df – ufpa

30/10/2014

Instituto de 20/12/2015 Ciências da Saúde – ics

equipe: Márcia Maria Bragança Lopes, Carlos Augusto Lima Barros, Haroldo Amorim de Almeida – ufpa

Apoio à Segurança Alimentar e Nutricional no Ambiente Escolar

82.325,61

2.181,00

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – fnde

Universidade Federal do Pará – ufpa

28/11/2014

Instituto de 12/10/2015 Ciências da Saúde – ics

equipe: Cláudia Daniele Tavares Dutra Cavalcanti, Francisco das Chagas Alves do Nascimento, Ana Lúcia da Silva Rezende, Andrea das Graças Ferreira Frazão, Rosa Maria Dias – ufpa

Carteira de projetos 91


Projetos de Ciências da Vida Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nos Estados do Amapá, Pará e Tocantins 289.467,34

277.678,45

Universidade Federal do Tocantins – uft

Universidade Federal do Pará – ufpa

2/12/2014

31/7/2015

Instituto de Ciências da Saúde – ics

4/11/2019

Hospital Universitário João Barros Barreto – hujbb

equipe: Ana Paula Pereira de Oliveira – ufpa

Estudo Clínico Vinculado ao Protocolo Mk 0431-351-0747 78.972,93

0,00

Merck Sharp Merck Sharp & Dohme & Dohme Farmacêutica Ltda Farmacêutica Ltda

4/11/2014

equipe: João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B. de Souza, Franciane Trindade Cunha de Melo – ufpa

92 Relatório de Gestão fadesp 2015


Projetos de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Implantação e Infraestrutura de Laboratórios de Pesquisa em Monitoramento Ambiental Marinho da ufpa 2.026.983,29

3.059.527,43

Petróleo Brasileiro s/a – Petrobras

Petróleo Brasileiro s/a – Petrobras

18/12/2006

20/7/2016

Instituto de Geociências – ig

equipe: Marcelo Rollnic, José Souto Rosa Filho, Odete Fátima Machado da Silveira (in memoriam), Rossineide Martins da Rocha, Pedro Walfir Martins e Souza Filho, Valerie Sarpedonti, Thierry Fredo – ufpa; Flávia Lucena Fredou – ufpe

Projeto de Rede Óptica na Área Metropolitana de Belém – Rede Metrobel

2.500.000,00

1.203.821,34

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – secti

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – secti

31/7/2007

5/7/2017

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – ctic

equipe: Antônio Jorge Gomes Abelem, Sandra de Fátima Rocha Trindade, Carlos Renato Lisboa Francês, Eraldo Duarte dos Santos – ufpa

Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação 655.592,50

141.132,91

Prefeitura Municipal de Parauapebas

Prefeitura Municipal de Parauapebas

26/6/2008

31/8/2015

Instituto de Ciências Exatas e Naturais – icen

equipe: Mara Lúcia Cerqueira da Silva, José Edison Ferreira, Isaac Matias, Antônio Erasmo Feitosa Maia, Paulo Cerqueira dos Santos, Francisco Edson Lopes da Rocha, Constância da Silva Santos, Alfredo Braga Furtado – ufpa

Gestão e Manutenção da Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa de Belém – Rede Metrobel 40.490,50

38.184,45

Instituto Evandro Chagas

Instituto Evandro Chagas

17/6/2009

15/9/2017

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – ctic

equipe: Antônio Jorge Gomes Abelem, Eraldo Duarte dos Santos – ufpa

Gestão e Manutenção da Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa de Belém – Rede Metrobel 421.082,46

212.758,92

Universidade da Amazônia – unama

Universidade da Amazônia – unama

22/6/2009

2/8/2017

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – ctic

equipe: Antônio Jorge Gomes Abelem, Eraldo Duarte dos Santos – ufpa

Gestão e Manutenção da Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa de Belém – Rede Metrobel

33.986,78

16.322,80

Universidade Federal Rural da Amazônia – ufra

Universidade Federal Rural da Amazônia – ufra

23/6/2009

2/8/2017

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – ctic

equipe: Antônio Jorge Gomes Abelem, Eraldo Duarte dos Santos – ufpa

Carteira de projetos 93


Projetos de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Gestão e Manutenção da Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa de Belém – Rede Metrobel

421.082,46

157.536,63

Centro Universitário do Pará – cesupa

Centro Universitário do Pará – cesupa

27/7/2009

27/8/2017

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – ctic

equipe: Antônio Jorge Gomes Abelem, Eraldo Duarte dos Santos – ufpa

Gestão e Manutenção da Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa de Belém – Rede Metrobel 94.783,48

69.486,88

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

17/9/2009

26/7/2017

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – ctic

equipe: Antônio Jorge Gomes Abelem, Eraldo Duarte dos Santos – ufpa

Gestão e Manutenção da Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa de Belém – Rede Metrobel

86.576,52

79.468,65

Instituto Federal do Pará – ifpa

Instituto Federal do Pará – ifpa

17/9/2007

24/7/2017

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – ctic

equipe: Antônio Jorge Gomes Abelem, Eraldo Duarte dos Santos – ufpa

Gestão e Manutenção da Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa de Belém – Rede Metrobel 47.390,99

29.820,12

Embrapa Amazônia Oriental

Embrapa Amazônia Oriental

30/6/2009

29/6/2019

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – ctic

21/1/2010

22/4/2017

Instituto de Geociências – ig

equipe: Antônio Jorge Gomes Abelem, Eraldo Duarte dos Santos – ufpa

Instituto de Geociências da Amazônia

5.273.923,65

1.035.308,95

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – cnpq

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – cnpq

equipe: Roberto Dall’agnol, Marcondes Lima da Costa, Cláudio Nery Lamarão, Raimundo Netuno Nobre Villas, Moacir José Buenano Macambira, Joel Buenano Macambira, Jean Michel Lafon, Márcio Dias Santos – ufpa

Desenvolvimento de Algoritmos de Migração em Verdadeira Amplitude de Dados Sísmicos Afastamento Constante 2.5d e 3-d Pré-Empilhamento em Profundidade, Usando a Técnica (kgb) de Superposição de Feixes Gaussianos 1.160.544,08

249.742,91

Petróleo Brasileiro s/a – Petrobras

equipe: João Carlos Ribeiro Cruz – ufpa

94 Relatório de Gestão fadesp 2015

Petróleo Brasileiro s/a – Petrobras

23/8/2010

17/2/2016

Instituto de Geociências – ig


Projetos de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Gestão da Manutenção da Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa de Belém – Rede Metrobel 250.365,16

271.354,90

Universidade do Estado do Pará – uepa

Universidade do Estado do Pará – uepa

27/8/2007

26/8/2017

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – ctic

equipe: Antônio Jorge Gomes Abelem, Eraldo Duarte dos Santos – ufpa

Aplicação do Processo Gmaw/fcaw com Adição de Arame Frio em Reparos de Falhas de Cavitação em Turbinas Hidráulicas 1.545.523,00

301.988,74

Financiadora Financiadora de de Estudos Estudos e Projetos e Projetos – finep / fndct – finep / fndct

16/12/2010

9/12/2015

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Eduardo de Magalhães Braga, José Maria do Vale Quaresma – ufpa

Aplicação do Processo Fcaw Robotizado com Adição de Arame Frio na Construção Naval – robonav 1.297.693,00

382.266,97

Financiadora Financiadora de de Estudos Estudos e Projetos e Projetos – finep / fndct – finep / fndct

17/2/2011

17/8/2015

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Eduardo de Magalhães Braga, Jorge Teófilo de Barros Lopes, José Carlos de A. Cardoso Filho, Hito Braga de Moraes, Gustavo da Silva Vieira de Melo – ufpa

oppe – Otimização da Produção e Planejamento em um Estaleiro de Construção Naval 1.958.355,00

227.076,29

Financiadora Financiadora de de Estudos Estudos e Projetos e Projetos – finep / fndct – finep / fndct

23/2/2011

23/2/2015

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Hito Braga de Moraes, Nélio Moura de Figueiredo, Emannuel Sant’Thiago Pereira Loureiro – ufpa; José Márcio do Amaral Vasconcellos – ufrj;

Rede de Hidrologia Amazônica – rhia 2.385.265,50

875.311,37

Financiadora Financiadora de de Estudos Estudos e Projetos e Projetos – finep / fndct – finep / fndct

21/12/2010

20/12/2015

Instituto de Geociências – ig

equipe: Marcelo Rollnic, Nils Edvin Asp Neto, Alexandre Melo Casseb do Carmo, Pedro Walfir Martins e Souza Filho, Everaldo Barreiros de Souza – ufpa

Curso de Especialização a Distância em Geotecnologias e suas Aplicações – Geotec (Versão i) 690.606,00

1.953,80

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

12/7/2011

30/4/2015

Instituto de Geociências – ig

equipe: Francisco de Assis Matos de Abreu, Itabaraci Nazareno Cavalcante, André Augusto A. Montenegro Duarte, Maurício da Silva Borges, Milton Antônio da Silva Matta, Leonardo Brasil Felipe, Edson José Paulino da Rocha – ufpa

Carteira de projetos 95


Projetos de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Curso de Especialização a Distância em Política e Economia Mineral Pem Versão Ii 295.974,00

879,80

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

12/7/2011

30/4/2015

Instituto de Geociências – ig

equipe: Francisco de Assis Matos de Abreu, Marianne Kogut Eliasquevici, Evaldo Raimundo Pinto da Silva, Raimundo Nonato do Espírito Santo, Milton Antônio da Silva Matta, Estanislau Luczynski, Joaquina Barata Teixeira, Luciana Costa Fonseca – ufpa; Nuno Filipe Alves Correia de Melo – ufra

i Curso de Especialização a Distância em Planejamento e Manejo Integrado dos Recursos Hídricos 542.619,00

1.281,53

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

12/7/2011

30/4/2015

Instituto de Geociências – ig

equipe: Francisco de Assis Matos de Abreu, José Gouvea Luiz, Itabaraci Nazareno Cavalcante, André Augusto A. Montenegro Duarte, Maurício da Silva Borges, Raimundo Nonato do Espírito Santo, Milton Antônio da Silva Matta – ufpa

Controle de Qualidade de Alimentos 53.125,00

1.420,40

Universidade Federal do Pará – ufpa

Universidade Federal do Pará – ufpa

27/7/2011

28/2/2015

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Consuelo Lúcia Sousa de Lima, Elisa Cristina Andrade Neves – ufpa

Gestão e Manutenção da Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa de Belém – Rede Metrobel

33.986,78

40.168,32

Centro Nacional de Primatas

Centro Nacional de Primatas

17/8/2011

31/7/2016

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – cetic

31/12/2015

Instituto de Geociências – ig

equipe: Antônio Jorge Gomes Abelem, Eraldo Duarte dos Santos – ufpa

Cooperação para a Formação de Doutores em Geofísica Aplicada à Exploração e Produção de Hidrocarbonetos 1.180.800,00

103.785,25

Cgg do Brasil Cgg do Brasil Participações Participações Ltda Ltda

1/10/2010

equipe: Jessé Carvalho Costa – ufpa

Elaboração de Estudos e Projetos para Construção de um Empreendimento Contemplando Dois Terminais de Múltiplos Usos Tmu1 e Tm2 e Obras de Retroaria no Porto de Santarém/pa 2.880.206,40

448.465,75

Companhia Docas do Pará – cdp

Universidade Federal do Pará – ufpa

17/9/2011

5/1/2015

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Remo Magalhães de Souza, Ronaldson José de França Mendes Carneiro, Sandoval José Rodrigues Júnior, Caio Felipe Laurindo, Nélio Moura de Figueiredo, Hito Braga de Moraes – ufpa

Programa Direcionado ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa, Serviços de Consultoria e Elaboração de Documentação Técnica 971.822,22

331.287,72

Brasilsat Harald s a

Brasilsat Harald s a

16/10/2011

15/10/2016

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Aldebaro Barreto da R. Klautau Júnior, Adalbery Rodrigues Castro, João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa – ufpa

96 Relatório de Gestão fadesp 2015


Projetos de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Levantamento Geoespeleológico de Cavidades Naturais da Unidade Espeleológica de Carajás Província Mineral de Carajás 3.671.327,02

1.251.643,77

Vale s a

Universidade Federal do Pará – ufpa

31/1/2012

30/12/2016

Campus Marabá

equipe: Antônio Emídio de Araújo Santos Júnior – unifesspa; Marivaldo dos Santos Nascimento – ufpa

Desenvolvimento de Novos Produtos e Aplicações Tecnológicas a Partir de Compostos Bioativos Extraídos de Plantas e Frutas Típicas da Amazônia 1.352.336,00

1.112.192,84

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – bndes

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – bndes

21/8/2012

20/4/2016

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Herve Louis Ghislain Rogez, Hamilton Mendes de Figueiredo, José Guilherme Soares Maia, Lúcia de Fátima Henriques Lourenço, Xaene Maria Fernandes Duarte Mendonça, Rosinelson da Silva Pena, Geraldo Narciso da Rocha Filho, Eder Augusto Furtado Araújo, Jesus Nazareno Silva de Souza, Evaldo Martins da Silva, Rogério Migdon Vieira da Silva – ufpa; Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro – uepa; Fábio Gomes Moura – ufra

Rede Nacional de Tratamento de Esgotos Descentralizados 330.093,26

114.090,05

Financiadora Financiadora de de Estudos Estudos e Projetos e Projetos – finep / fndct – finep / fndct

5/4/2012

5/4/2016

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Neyson Martins Mendonça, Simone de Fátima Pinheiro Pereira, Luiza Carla Girard Mendes Teixeira – ufpa

Pesquisar e Sistematizar Informações, Estudar Alternativas de Universalização e Propor Instrumentos Necessários para a Reestruturação do Setor de Saneamento Básico no Estado do Pará, de Acordo com as Diretrizes da Política Nacional de Saneamento

2.181.499,10

203.747,07

Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano – sedurb

Universidade Federal do Pará – ufpa

29/6/2012

30/6/2016

Instituto Tecnológico – itec

equipe: José Almir Rodrigues Pereira, Marise Teles Conduru, Lucy Anne Cardoso Lobão, Maria de Lourdes Sousa Santos, Juliano Pamplona Ximenes Ponte, Luciana Costa da Fonseca, José Júlio Ferreira Lima, Maria de Valdívia Costa Norat Gomes – ufpa; Ana Júlia Soares Barbosa – uepa

Gestão de Tecnologia da Informação 1.247.389,20

411.014,07

Fundação Amazônia de Universidade Amparo a Estudos Federal do Pará e Pesquisas – ufpa do Pará – Fapespa

1/10/2012

8/8/2015

Instituto de Ciências Exatas e Naturais – icen

equipe: Carla Alessandra Lima Reis, Antônio Jorge Gomes Abelem – ufpa

Carteira de projetos 97


Projetos de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Controle de Qualidade e Desenvolvimento de Procedimento de Homologação para Lanchas Escolares 4.164.157,52

2.776.499,36

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – fnde

Universidade Federal do Pará – ufpa

10/10/2012

31/1/2017

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Roberto Serra Pacha, André Luiz Amarante Mesquita, Pedro Igor Dias Lameira, Emanuel Santhiago Pereira Loureiro, Eduardo de Magalhães Braga, Alexandre Luiz Amarante Mesquita, Newton Sure Soeiro, Sinfronio Brito – ufpa

Serviços Técnicos Especializados para Execução do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (pmqc) nos Estados do Pará e Amapá 3.533.019,73

1.507.124,84

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

Universidade Federal do Pará – ufpa

6/11/2012

31/5/2016

Instituto de Ciências Exatas e Naturais – icen

equipe: Geraldo Narciso da Rocha Filho, Carlos Emmerson Ferreira da Costa, Paulo Ronaldo dos Santos Batista, José Roberto Zamian – ufpa

Sistema de Indicadores para Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Pará 405.352,50

122.006,85

Secretaria de Universidade Estado de Ciência, Federal do Pará Tecnologia e – ufpa Inovação – secti

22/11/2012

31/8/2015

Instituto de Ciências Exatas e Naturais – icen

equipe: Carla Alessandra Lima Reis, Adailton Magalhães Lima, Geraldo Narciso da Rocha Filho – ufpa

Programa de Cooperação Técnico Científica por Parte da ufpa e Ericsson Envolvendo Atividades de Pesquisa, Desenvolvimento, Formação e Capacitação Profissional e Serviço Científico e Tecnológico a serem Especificados em Termos Aditivos 824.000,00

41.316,92

Ericsson Universidade Telecomunicações Federal do Pará sa – ufpa

1/2/2013

9/2/2015

Instituto Tecnológico – itec

equipe: João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa, Carlos Renato Lisboa Francês, Gervásio Protásio dos S. Cavalcante – ufpa

Integração do Sistema de Monitoramento Previsão de Alertas para a Gestão de Risco e Respostas a Desastres na Amazônia

840.000,00

380.122,58

Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – sudam

Universidade Federal do Pará – ufpa

10/1/2013

29/4/2016

Instituto de Geociências – ig

1/2/2013

10/2/2015

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Edson José Paulino da Rocha – ufpa

Desenvolvimento de Algoritmos para Uso de dsl em “Backhaul” 850.000,00

68.164,90

Ericsson Universidade Telecomunicações Federal do Pará sa – ufpa

equipe: Aldebaro Barreto da R. Klautau Júnior, Francisco Carlos Bentes Frey Muller – ufpa

98 Relatório de Gestão fadesp 2015


Projetos de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

30/4/2013

28/2/2015

Instituto de Ciências Exatas e Naturais – icen

29/4/2013

16/4/2015

Instituto Tecnológico – itec

Melhoria do Processo de Empresas Paraenses de Software 257.955,00

41.301,38

Secretaria de Universidade Estado de Ciência, Federal do Pará Tecnologia e – ufpa Inovação – secti

equipe: Carla Alessandra Lima Reis – ufpa

Centro de Certificação da Engenharia Naval na Amazônia ccena 983.377,00

0,00

Financiadora de Financiadora Estudos e Projetos de Estudos – finep / fndct e Projetos – finep / fndct

equipe: Mounsif Said – ufpa; Toshi Ichi Tachibana – usp; José Márcio do Amaral Vasconcellos – ufrj

Modelagem Climática Regional da Amazônia: Clima Atual e Cenários Futuros de Mudança Climática 97.998,60

14.338,33

Associação Instituto Tecnológico Vale – itv

Universidade Federal do Pará – ufpa

23/5/2013

31/12/2015

Instituto de Geociências – ig

equipe: Edson José Paulino da Rocha, Paulo Fernando de Souza Souza, Alexandre Melo Casseb do Carmo, Everaldo Barreiros de Souza – ufpa

Aumento de Segurança e Qualidade de Vida de Ferrovias da Vale

457.538,00

47.022,57

Associação Instituto Tecnológico Vale – itv

Universidade Federal do Pará – ufpa

31/5/2013

30/12/2016

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – ctic

equipe: Antônio Jorge Gomes Abelem, Rodrigo Quites Reis, Irving Montaner Franco, Bruno Duarte Gomes, Juliano Pamplona Ximenes Ponte, Carla Alessandra Lima Reis, José Júlio Ferreira Lima – ufpa

Curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Processos – ufpa / Alunorte 737.688,00

304.053,13

Alumina Universidade do Norte do Brasil Federal do Pará s a – Alunorte – ufpa

30/6/2013

30/12/2015

Instituto Tecnológico – itec

equipe: João Nazareno Nonato Quaresma, Cláudio José Cavalcante Blanco, Walter Barra Júnior, Petrônio Vieira Júnior, Wilson Negrão Macedo, Adriana Rosa Garcez Castro, André Luiz Amarante Mesquita, Célio Augusto Gomes de Souza, Carlos Tavares da Costa Jr, José Augusto Lima Barreiros, Emanuel Negrão Macedo, Orlando Fonseca Silva – ufpa

Elaboração de Atualização do pdz – Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário e do pap – Programa de Arrendamento de Áreas e Instalações Portuárias Operacionais e Não Operacionais Integrantes da Poligonal dos Portos Organizados de Belém, Santarém e Vila do Conde, Denominado cppa – Complexo Portuário do Pará 2.034.695,69

361.573,84

Companhia Docas do Pará – cdp

Universidade Federal do Pará – ufpa

17/7/2013

30/12/2015

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Hito Braga de Moraes, Emannuel Sant’Thiago Pereira Loureiro, Nélio Moura de Figueiredo – ufpa

Carteira de projetos 99


Projetos de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Proposta e Desenvolvimento da Concepção do Sistema de Informações de Saneamento do Estado do Pará

1.078.812,50

163.006,17

Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano – sedurb

Universidade Federal do Pará – ufpa

30/8/2013

29/2/2016

Instituto Tecnológico – itec

equipe: José Almir Rodrigues Pereira, Paulo Fernando Norat Carneiro, Marise Teles Condurú, Juliano Pamplona Ximenes Ponte, Maria de Lourdes Sousa Santos – ufpa

Pesquisa e Desenvolvimento para a Elaboração de Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para o Estado do Pará

1.695.750,00

692,34

Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano – sedurb

Universidade Federal do Pará – ufpa

27/9/2013

30/4/2015

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Paulo Fernando Norat Carneiro, José Almir Rodrigues Pereira – ufpa

Processos Termoquímicos Dentro do Sistema de Biorefinaria da Cadeia do Dendê (Biotherm) 1.172.212,00

543.897,65

Vale s a

Universidade Federal do Pará – ufpa

30/9/2013

31/10/2017

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Luiz Ferreira de França, Nádia Cristina Fernandes Correa – ufpa

Evidências Geológicas, Geomorfológicas e Palinológicas do Paleoclima e seus Efeitos na Floresta Tropical do Sudeste da Amazônia Oriental Durante o Cenozóico Superior 283.622,64

228.745,17

Associação Instituto Tecnológico Vale – itv

Universidade Federal do Pará – ufpa

30/9/2013

5/6/2016

Instituto de Geociências – ig

equipe: Arnaldo de Queiroz da Silva, Marcondes Lima da Costa, Pedro Walfir Martins e Souza Filho, Roberto Dall’agnol – ufpa; Anderson Carneiro de Sousa – unifesspa

Projeto de Obra Civil / Edificação do Laboratório de Infraestrutura de Transporte Ferroviário da Amazônia – amazonferr – Fase i – Bloco b 100.000,00

110.349,27

Vale s a

Universidade Federal do Pará – ufpa

30/8/2013

1/6/2016

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Denilson José Ribeiro Sodré – ufpa

Tidal-River-Ocean System Modeling of Cohesive Sediment Transport and Water Discharge in The Amazon, Brasil 234.369,60

136.453,33

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – unesco

equipe: Marcelo Rollnic – ufpa

100 Relatório de Gestão fadesp 2015

Universidade Federal do Pará – ufpa

25/11/2013

30/3/2016

Instituto de Geociências – ig


Projetos de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Serviços Educacionais para Qualificação de Colaboradores da Csm Agropecuária 219.130,44

85.414,23

csm – Agropecuária Ltda

Universidade Federal do Pará – ufpa

1/11/2013

30/4/2016

Instituto de Ciências Exatas e Naturais – icen

equipe: Waldinei Rosa Monteiro, José Heder Benatti, Lourivaldo da Silva Santos, Davi do Socorro Barros Brasil – ufpa

Identificação de Substâncias Bioativas de Plantas na Canga e nos Ecossistemas Amazônicos 230.400,00

86.729,59

Associação Instituto Tecnológico Vale – itv

Universidade Federal do Pará – ufpa

30/12/2013

31/5/2015

Instituto de Ciências Exatas e Naturais – icen

1/6/2015

Instituto de Ciências Exatas e Naturais – icen

equipe: Alberto Cardoso Arruda, José Luiz Martins do Nascimento – ufpa

Reforma do Laboratório de Espectometria 72.643,27

71.527,66

Vale s a

Universidade Federal do Pará – ufpa

22/11/2013

equipe: Kelly das Graças Fernandes – ufpa

Curso de Especialização em Matemática do Ensino Básico – São Miguel do Guamá 74.725,20

496,88

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

7/1/2014

31/7/2015

Instituto de Ciências Exatas e Naturais – icen

equipe: José Augusto Nunes Fernandes, Augusto Cesar dos Reis Costa, Giovany de Jesus M. Figueiredo, Francisco Paulo Marques Lopes, Geraldo Mendes de Araújo – ufpa

Desenvolvimento de Novas Arquiteturas para o Backhaul de Rede de Comunicações Móveis, com Ênfase nas Comunicações Sem Fio, Tendo como Base as Tecnologias Long Term Evolution – Lte e Lte Advanced 338.431,41

104.466,10

Ericsson Universidade Telecomunicações Federal do Pará sa – ufpa

17/2/2014

30/11/2015

Instituto Tecnológico – itec

29/2/2016

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – ctic

31/12/2015

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Aldebaro Barreto da R. Klautau Júnior – ufpa

Curso de Especialização em Tecnologia de Software para Ambiente Web 135.909,90

94.499,65

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

2/2/2014

equipe: Orlando Pinho de Assis, José Maria Nascimento Bitar – ufpa

Redução do Consumo Específico de Grupo Gerador Diesel – Etapa i 378.702,00

129.179,25

Amapari Energia s/a

Universidade Federal do Pará – ufpa

17/2/2014

equipe: Manoel Fernandes Martins Nogueira, Danielle Regina da Silva Guerra, José Roberto Zamian – ufpa

Carteira de projetos 101


Projetos de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

24/2/2017

Instituto de Geociências – ig

Inversão Tridimensional de Dados mt e mcsem in Line e Broadside 1.032.992,10

522.572,03

Petróleo Petróleo Brasileiro Brasileiro s/a s/a – Petrobras – Petrobras

24/2/2014

equipe: Marcos Welby Correa Silva, João Batista Corrêa da Silva, Cícero Roberto Teixeira Régis – ufpa

Caracterização da Dinâmica da Biodiversidade Microbiana e Aperfeiçoamento dos Processos Metabólicos Envolvidos na Fermentação do Cacau no Estado do Pará 602.700,00

173.594,43

Associação Instituto Tecnológico Vale – itv

Universidade Federal do Pará – ufpa

11/3/2014

28/2/2018

Instituto Tecnológico – ig

equipe: Alessandra Santos Lopes – ufpa; Júlio Cezar Araújo do Espírito Santo – outros

Implantação do Laboratório de Infraestrutura de Transporte Ferroviário da Amazônia – amazonferr Fase i – Ênfase em Ensaios Experimentais de Elementos 523.181,07

249.856,98

Vale s a

Universidade Federal do Pará – ufpa

20/11/2013

30/6/2016

Instituto Tecnológico – itec

7/4/2014

30/6/2016

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Remo Magalhães de Souza – ufpa

Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho 232.467,00

220.661,83

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

equipe: Newton Sure Soeiro, Jorge Teófilo de Barros Lopes, Petrônio Vieira Júnior, André Luiz Guerreiro da Cruz, André Luiz Amarante Mesquita, Danielle Regina da Silva Guerra, Sérgio Aruana Elarrat Canto, Cláudio Duarte, Gustavo da Silva Viera de Melo, Hito Braga de Moraes, José Antônio da Silva Souza, Eduardo de Magalhães Braga, Maria de Valdívia Costa Norat Gomes, Emanuel Negrão Macedo – ufpa

Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica (Prefeitura de Parauapebas) 1.431.631,00

341.358,51

Prefeitura Municipal de Parauapebas

Universidade Federal do Pará – ufpa

23/4/2014

31/10/2018

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Eduardo de Magalhães Braga, Jorge Teófilo de Barros Lopes, Newton Sure Soeiro, Raimundo Lucivaldo Moraes de Araújo, Carmem Gilda Barroso Tavares Dias, André Luiz Amarante Mesquita, Jerson Rogério Pinheiro Vaz – ufpa

Curso de Especialização em Ensino da Física – Uma Abordagem Experimental com Uso de Material Alternativo 177.962,40

3.864,90

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

30/4/2014

31/3/2015

equipe: Elinei Pinto dos Santos, Luís Carlos Bassalo Crispino, Petrus Agripino de Alcântara, Victor Façanha Serra, Sanclayton G. Carneiro Moreira – ufpa

102 Relatório de Gestão fadesp 2015

Instituto de Ciências Exatas e Naturais – icen


Projetos de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

28/2/2017

Instituto Tecnológico – itec

Metodologia para Aplicação de Soluções de Controle e Monitoramento On-line de Ruído em Usina Piloto da Chesf 1.519.562,00

463.404,85

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf

30/7/2014

equipe: Gustavo da Silva Vieira de Melo, Newton Sure Soeiro, Fábio Antônio do Nascimento Setúbal, Roger Ribeiro da Silva – ufpa

Curso de Bacharelado em Engenharia Civil (Prefeitura Municipal de Parauapebas) 1.376.768,41

323.401,14

Prefeitura Municipal de Parauapebas

Universidade Federal do Pará – ufpa

23/5/2014

30/10/2018

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Luís Augusto Conte Mendes Veloso, Ronaldson José de França Mendes Carneiro, Sandoval José Rodrigues Júnior, Jorge de Araújo Ichihara, Denilson José Ribeiro Sodré, André Luiz Guerreiro da Cruz, Patrícia Bittencourt Tavares das Neves, Regina Augusta Campos Sampaio, Adalberto da Cruz Lima, Paulo Marcio da Silva Aranha, Carlos Alberto de Assunção Souza, Bernardo Borges Pompeu Neto, Fernando Luiz Rodrigues Nogueira, Regina Celia Brabo Ferreira, Salim Habib Fraiha Neto, Albert Gabbay, Júlio Augusto de Alencar Junior, Paulo Sérgio Lima Souza, Maurício de Pina Ferreira, Isaura Nazaré Lobato Paes, Luciana de Nazaré Pinheiro Cordeiro, Marcelo de Souza Picanço, Salete Souza de Oliveira, Maisa Sales Gama Tobias – ufpa

Lacore: Salvaguarda de Bens Culturais 20.000,00

21.680,44

Instituto do Patrimônio Universidade Histórico e Federal do Pará Artístico Nacional – ufpa – iphan

7/7/2014

30/7/2016

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Thaís Alessandra Bastos Caminha Sanjad – ufpa

Implantação e Manutenção Operacional da Escola Superior de Redes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – rnp 67.537,32

60.549,33

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – rnp

Universidade Federal do Pará – ufpa

25/7/2014

29/5/2016

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Eloi Luiz Favero, João Soares Felício, Karem Barbosa Mileo, Ana Carolina Contente B de Souza – ufpa

Gestão e Manutenção da Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa de Belém – Rede Metrobel

14.062,50

16.029,94

Ministério da Defesa – md

Universidade Federal do Pará – ufpa

5/8/2014

12/1/2019

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – ctic

31/7/2016

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Antônio Jorge Gomes Abelem, Sandra de Fátima Rocha Trindade – ufpa

Segurança Alimentar: Análise de Alimentos e Implantação de bpf e appcc 72.250,00

35.904,61

Universidade Federal do Pará – ufpa

Universidade Federal do Pará – ufpa

18/8/2014

equipe: Consuelo Lúcia Sousa de Lima – ufpa

Carteira de projetos 103


Projetos de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Projeto de Regularização Fundiária e Cidadania: Valorização Histórica, Urbanística e Ambiental na Serra do Navio, Amapá

681.004,50

626.481,68

Instituto do Patrimônio Universidade Histórico e Federal do Pará Artístico Nacional – ufpa – iphan

8/9/2014

30/1/2016

Instituto Tecnológico – itec

equipe: André Augusto Azevedo Monte Duarte, Juliano Pamplona Ximenes Ponte, Myrian Silvana da Silva Cardoso, Carlos Alberto de Assunção Souza, José Júlio Ferreira Lima – ufpa

Estabilização de Blends Diesel-Biodiesel: Minimização da Formação de Borra 504.222,40

118.861,12

Amapari Energia s/a

Universidade Federal do Pará – ufpa

9/10/2014

10/8/2016

Instituto de Ciências Exatas e Naturais – icen

equipe: José Roberto Zamian, Carlos Emmerson Ferreira da Costa, Hendrick Maxil Zarate Rocha, Lourivaldo da Silva Santos, Geraldo Narciso da Rocha Filho, Paulo Ronaldo dos Santos Batista, Manoel Fernandes Martins Nogueira – ufpa

Cooperação entre os Partícipes com a Finalidade de Realizar a Manutenção Física e Lógica da Infraestrutura da Rede de Fibras Ópticas nas Cidades de Belém e Ananindeua, Estado do Pará, Denominada Rede Metrobel

13.741,78

0,00

Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará – Fapespa

Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará – Fapespa

18/9/2014

20/9/2016

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – ctic

equipe: Antônio Jorge Gomes Abelem, Sandra de Fátima Rocha Trindade, Eraldo Duarte dos Santos – ufpa

2ª Etapa: Regularização Fundiária em Municípios do Estado do Pará – Programa Terra Legal 650.000,00

588.371,09

Ministério das Cidades

Universidade Federal do Pará – ufpa

4/11/2014

30/12/2016

Instituto Tecnológico – itec

equipe: André Augusto A Montenegro Duarte, Myrian Silvana da Silva Cardoso, Carlos Alberto de Assunção Souza, José Júlio Ferreira Lima – ufpa

Integração Quantitativa de Dados Geofísicos 2.025.000,00

744.336,06

Petróleo Petróleo Brasileiro Brasileiros/a s/a – Petrobras – Petrobras

5/11/2014

4/11/2017

Instituto de Geociências – ig

equipe: Jessé Carvalho Costa, João Batista Correa da Silva, Marcos Welby Correa Silva, Cícero Roberto Teixeira Regis, Ellen de Nazaré Souza Gomes – ufpa

Fortalecimento de Práticas Agroecológicas por Mulheres de Produção Familiar da Amazônia

365.356,50

348.730,16

Ministério do Desenvolvimento Agrário – mda

equipe: Noemi Sakiara Miyasaka Porro – ufpa

104 Relatório de Gestão fadesp 2015

Universidade Federal do Pará – ufpa

14/11/2014

15/10/2016

Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural – ncadr


Projetos de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Projeto de Consultoria, Desenvolvimento e Capacitação na Área de Informática e Telecomunicações 400.000,00

148.005,01

Universidade Federal do Pará – ufpa

Universidade Federal do Pará – ufpa

8/12/2014

7/12/2016

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – ctic

equipe: Eloi Luiz Favero, Celina Maria Pereira da Silva, Sandra de Fátima Rocha Trindade, Ana Oliveira Bentes, Ângela Maria Gomes de Pinho – ufpa

Curso de Especialização em Gestão Hídrica e Ambiental (iv Versão) 580.556,97

93.372,48

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

19/12/2014

30/4/2016

Instituto de Geociências – ig

equipe: José Roberto Zamian, Carlos Emmerson Ferreira da Costa, Hendrick Maxil Zarate Rocha, Lourivaldo da Silva Santos, Geraldo Narciso da Rocha Filho, Paulo Ronaldo dos Santos Batista, Manoel Fernandes Martins Nogueira – ufpa

Curso de Especialização em Geologia de Minas e Técnicas de Lavra a Céu Aberto 609.131,25

136.838,45

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

19/12/2014

30/4/2016

Instituto de Geociências – ig

equipe: Francisco de Assis Matos de Abreu, Carlos Marcello Dias Fernandes, Milton Antônio da S. Matta, Arnaldo de Queiroz da Silva, Marianne Kogut Eliasquevici, Maria de Fátima Mendes Leal, Maurício da Silva Borges – ufpa

Avaliação de Segurança Estrutural do Bloco Pedagógico ifpa Campus Ananindeua 31.437,00

33.620,26

Instituto Federal do Pará – ifpa

Universidade Federal do Pará – ufpa

31/12/2014

4/8/2016

Instituto Tecnológico – itec

equipe: Dênio Ramam Carvalho de Oliveira – ufpa

Carteira de projetos 105


Projetos de Multiáreas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Desenvolvimento de Infra-Estrutura para Pesquisa e Pós-Graduação na ufpa

8.522.876,00

4.052.667,36

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

24/11/2010 24/5/2016

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – propesp

equipe: Emmanuel Zagury Tourinho, Grauben José Alves de Assis, Julio Cesar Pieczarka, Paulo Fernando da Silva Martins, Jean Michel Lafon, João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa, Luiz Carlos de Lima Silveira – ufpa

Modernização da Infraestrutura de Pesquisa e Pós-Graduação nos Campi da ufpa 1.107.388,00

180.063,83

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

9/11/2009

4/11/2015

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – propesp

equipe: Emmanuel Zagury Tourinho, Gabriela Riet Correa Rivero, Maria Iracilda da Cunha Sampaio, Alessandra Scofield Amaral – ufpa

Encauchados de Vegetais da Amazônia: Tecnologia Social e Extensão Social Participativa

198.545,59

79.749,15

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

30/11/2010 31/5/2016

Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – naea

equipe: Francisco Samonek – outros; Armin Mathis, Fábio Carlos da Silva, Nirvia Ravena – ufpa

Projeto de Desenvolvimento e Consolidação da Infraestrutura de Pesquisa e Pós-Graduação na ufpa

5.435.865,00

2.512.257,96

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

13/12/2010 13/6/2016

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – propesp

equipe: Emmanuel Zagury Tourinho, Ricardo Ishak, Marcondes Lima da Costa, Maria Iracilda da Cunha Sampaio – ufpa

Projeto de Expansão e Consolidação de Pesquisa e Pós-Graduação da ufopa

1.018.792,00

255.397,68

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

23/3/2011

23/3/2015

Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas – icta

equipe: Keid Nolan Silva Sousa, Ricardo Bezerra de Oliveira, José Antônio Oliveira Aquino, Maria Mirtes Cortinhas dos Santos, Ediene Pena Ferreira – ufpa; José Reinaldo Pacheco Peleja – ufopa

Serviços Educacionais para Qualificação do Corpo Docente do ifpa 300.000,00

140.105,75

Instituto Federal do Pará – ufpa

Universidade Federal do Pará – ufpa

30/11/2011 30/11/2016

Núcleo de Meio Ambiente – numa

equipe: Sérgio Cardoso de Moraes, Julianne Maria Alves Moutinho Marta, Luís Otávio do Canto Lopes, Raimundo Lima da Silva Matos, Wagner Luiz Ramos Barbosa, Mário Vasconcelos Sobrinho, André Luís Assunção de Farias – ufpa

106 Relatório de Gestão fadesp 2015


Projetos de Multiáreas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Projeto Institucional de Desenvolvimento da Infraestrutura para Pesquisa e Pós-Graduação da ufpa

6.246.833,00

97.147,12

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

17/9/2012

17/9/2016

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – propesp

equipe: Emmanuel Zagury Tourinho, Ricardo Ishak, Marcondes Lima da Costa, Rodrigo Yudi Fujimoto, Luíza Helena Meller da Silva, José Luiz Martins do Nascimento, João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa – ufpa

Curso de Especialização em Educação para Gestão Ambiental 89.447,40

4.085,49

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

17/9/2012

28/2/2015

Núcleo de Meio Ambiente – numa

equipe: Sérgio Cardoso de Moraes, Norbert Fenzl, Gilberto de Miranda Rocha, Mário Vasconcelos Sobrinho, Maria de Fátima Vilhena da Silva – ufpa

Projeto de Iniciação Científica – pia 2013 3.225.568,00

331.638,56

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

31/10/2012 31/3/2016

Reitoria da ufpa – rtr

equipe: Marilúcia Barros de Oliveira, Ângela Maria Gomes de Pinho, Carlos Alexandre Leão Bordalo, Antônio Maurício Veloso Lima, Antônio Messias Nogueira da Silva, Elizabeth de Assis Dias, Sônia Nazaré Fernandes Resque – ufpa

Amazônias: Conhecimento e Mudança 2.389.800,00

30.334,61

Emenda de Bancada Parlamentar

Universidade Federal do Pará – ufpa

22/11/2012 30/4/2016

Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – naea

equipe: Maurílio de Abreu Monteiro, Adamo Lima de Santana, Carlos Renato Lisboa Francês, Danilo Araújo Fernandes, Diego Lisboa Cardoso, Doriedson do Socorro Rodrigues, Gervásio Protásio dos Santos Cavalcante, Girólamo Domênico Treccani, Jean-Francois Yves Deluchey, João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa, João Daniel Macedo Sá, José Heder Benatti, José Júlio Ferreira Lima, José Raimundo Barreto Trindade, Luís de Nazaré Viana Valente, Marcelino Silva da Silva, Marcos César da Rocha Seruffo, Oriana Trindade de Almeida, Patricia Bittencourt Tavares das Neves, Regina Fátima Feio Barros, Ronaldo Marcos de Lima Araújo, Sérgio Luiz de Medeiros Rivero – ufpa; Aleksandra do Socorro Silva, Jorge Antônio Moraes de Souza, Silvana Rossy de Brito– ufra; João Paulo da Conceição Alves – unifap; Cláudio Luciano da Rocha Conde – cesupa

Avaliação dos Impactos Socioeconômicos do Programa de Óleo de Palma na Região Norte: Reflexos sobre o Homem, Meio Ambiente e Cenários Futuros 562.052,40

599.324,04

Ministério do Desenvolvimento Agrário – mda

Universidade Federal do Pará – ufpa

1/12/2012

30/11/2016

Núcleo de Meio Ambiente – numa

15/6/2012

31/5/2016

Campus Bragança

equipe: André Luís Assunção de Farias, Luís Otávio do Canto Lopes – ufpa

Aquatic Faunal Survey of the Lower Amazon 202.699,56

0,00

University of Central Florida

University of Central Florida

equipe: Jonathan Stuart Ready – ufpa

Carteira de projetos 107


Projetos de Multiáreas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Inclusão Cidadã de Estudantes de Graduação da ufpa em Atenção Socioeconômica – Fase ii 1.511.055,12

1.607,03

Universidade Federal do Pará – ufpa

Universidade Federal do Pará – ufpa

28/3/2013

29/5/2015

Pró-Reitoria de Extensão – proex

equipe: José Maia Bezerra Neto, Ana Clotildes Colares Gomes, Idelza Barata Costa, Salomy Correa Lobato, Waldene Brandão de Oliveira, Isabel das Graças Braga de Sousa – ufpa

Integração Estudantil: Acesso Igualitário à Formação Acadêmica Integral 1.233.389,85

253.370,22

Universidade Federal do Pará – ufpa

Universidade Federal do Pará – ufpa

11/4/2013

31/5/2015

Pró-Reitoria de Extensão – proex

equipe: Ana Clotildes Colares Gomes, Salomy Correa Lobato, Vânia Helena da Silva Nogueira, Idelza Barata Costa, José Maia Bezerra Neto, Maria Vilma Cunha de Figueiredo, Waldene Brandão de Oliveira, João de Castro Ribeiro, Fernando Arthur de Freitas Neves – ufpa

Programa de Cursos de Extensão para Capacitação Continuada em Gestão Municipal Sustentável na Perspectiva da Fiscalização Interna e dos Controles Externos e Social 341.552,94

27.318,85

Universidade Ministério Público Federal do Junto ao tcm Pará – ufpa

24/7/2013

28/2/2015

Núcleo de Meio Ambiente – numa

equipe: Juan Lorenzo Bardalez Hoyos, Armin Mathis, Norbert Fenzl, Gilberto de Miranda Rocha, Emina Márcia Neri dos Santos, Mário Vasconcelos Sobrinho, Edir Veiga Siqueira, Ney Cristina Monteiro de Oliveira – ufpa

Desenvolvimento da Infraestrutura de Pesquisa e Pós-Graduação na ufpa

8.643.593,00

2.488.234,32

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

19/6/2013

19/6/2016

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – propesp

equipe: Emmanuel Zagury Tourinho, Marcondes Lima da Costa, Mara Silvia Pinheiro Arruda, Antônio Carlos Rosário Vallinoto, Denise Pahl Schaan, José Otávio Carrera Silva Júnior, Waldeci Paraguassu Feio – ufpa

Cursos Livres de Língua Alemã para Comunidade Acadêmica e Não Acadêmica 175.000,00

48.463,81

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

23/8/2013

28/2/2015

Casa de Estudos Germânicos – ceg

equipe: Leila Maria de Mattos Pimentel, Reinhard Michael Eugen Arnegger – ufpa

Construindo Cidadania: Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente por Meio da Municipalização da Política Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos das Crianças e dos Adolescentes na Região Transamazônica e do Xingu 300.000,00

57.071,34

Norte Energia

equipe: Assis da Costa Oliveira, Jane Felipe Beltrão – ufpa

108 Relatório de Gestão fadesp 2015

Universidade Federal do Pará – ufpa

30/9/2013

8/2/2015

Campus Altamira


Projetos de Multiáreas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Universidade Federal do Pará – ufpa

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

Início

Término

Executor

Projeto Newton

5.259.050,25

2.528.052,42

31/10/2013 31/7/2016

Assessoria de Educação a Distância – aedi

equipe: José Miguel Martins Veloso, Marianne Kogut Eliasquevici, Maria Ataíde Malcher, Jerônimo Monteiro Noronha Neto, José Antônio Moraes Vilhena, Juaci Picanço da Silva, Marcos Monteiro Diniz, Maria da Conceição Pereira Fonseca – ufpa

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – parfor

14.028.753,98

2.477.830,37

Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – capes

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

2/12/2013

31/10/2015

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – proeg

equipe: Márcio Lima do Nascimento, Izabel Cristina Colares Gomes, Josenilda Maria Maués da Silva – ufpa

Plano Anual de Capacitação Continuada

435.124,38

25.420,46

Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – capes

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

22/11/2013 14/11/2015

Assessoria de Educação a Distância – aedi

equipe: Maria Ataíde Malcher, José Miguel Martins Veloso, Marianne Kogut Eliasquevici – ufpa

Formação de Professores da Rede Básica de Ensino: Estudo e Metodologias para o Ensino da Literatura Amazônida na Região da Transamazônica e Xingu

207.473,00

15.224,08

Norte Energia

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

28/11/2013 27/11/2015

Campus Altamira

equipe: Maria Ivonete Coutinho da Silva, José Alves de Carvalho Neto – ufpa

Modernização da Infraestrutura para Pesquisa e Pós-Graduação na ufpa

11.249.871,00

2.507.699,08

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

30/12/2013 30/12/2016

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – propesp

equipe: Emmanuel Zagury Tourinho, Marcondes Lima da Costa, Luís Carlos Bassalo Crispino, Petrus A. Alcântara Júnior, Maria Paula Cruz Schneider, José Roberto Zamian, Herve Loius Ghilan Rogez, Geraldo Narciso da Rocha Filho, Sanclayton G. Carneiro Moreira, Waldeci Paraguassu Feio, Alberdan Silva Santos, Cláudio Nahum Alves, Nils Edvin Asp Neto, João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa, Sheyla Farhayldes Souza Domingues – ufpa

Carteira de projetos 109


Projetos de Multiáreas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Práticas Pedagógicas em Classes Multisseriadas da Educação Escolar do Campo

822.000,00

684.283,81

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – fnde

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

29/11/2013 30/6/2016

Instituto de Ciências da Educação – iced

equipe: Salomão Antônio Mufarrej Hage, Georgina Negrão Kalife Cordeiro – ufpa

Capacitação dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – ifpa

494.587,50

212.698,65

Instituto Federal do Pará – ifpa

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

1/12/2013

20/11/2015

Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento – capacit

equipe: Maria Rosângila Xavier Serique, Luciana Cristina Padilha Soares, Manoel Gomes de Lima – ufpa

Desenvolvimento de Tecnologia para Cultivo de Hortaliças em Ambiente Protegido e Seleção de Cultivares para a Agricultura Familiar no Território da Transamazônica e Xingu, no Pará 202.597,50

110.099,52

Norte Energia

Universidade Federal do Pará – ufpa

7/1/2014

7/7/2015

Campus Altamira

equipe: Djair Alves Moreira, Miguel Alves Junior, Sebastião Geraldo Augusto, Ailton Araújo – ufpa

Avaliação do Potencial de Geração de Águas Ácidas de Substratos Sulfetados na Mina do Sossêgo e Estudo Químico de Espécies Nativas da Regiao de Canaã dos Carajás-pa com Indicativo Biorremediador

212.972,73

235.822,85

Vale s a

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

1/11/2013

11/11/2015

Campus Marabá

equipe: Sebastião da Cruz Silva, Fernando Kiderlmar Dantas de Oliveira, Andrea Hentz de Mello, Alessandra de Rezende Ramos, Marilene Nunes Oliveira, Simone Yasue Simote Silva – unifesspa

Especialização em Gestão Ambiental 85.095,00

62.102,35

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade Federal do Pará – ufpa

30/4/2014

31/5/2016

Núcleo de Meio Ambiente – numa

equipe: Luís Otávio do Canto Lopes, Maria do Socorro Almeida Flores, Carlos Alexandre Leão Bordalo, Gilberto de Miranda Rocha, Norbert Fenzl, Cláudio Fabian Szlafstein, Maria de Valdívia Costa Norat Gomes, Christian Nunes da Silva, Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes, Aquiles Vasconcelos Simões, André Luís Assunção de Farias, Rosana Quaresma Maneschy, Mário Vasconcelos Sobrinho, Marise Teles Condurú, Sérgio Cardoso de Moraes – ufpa

Pró-Letramento pela Alfabetização na Idade Certa 2.100.000,00

918.776,29

Ministério da Educação – mec

Universidade Federal do Pará – ufpa

21/5/2014

31/12/2015

equipe: Adilson Oliveira do Espírito Santo, Guilherme Motta de Moraes, Rosângela Maria Farias da Silva – ufpa

110 Relatório de Gestão fadesp 2015

Instituto de Educação Matemática e Científica – iemci


Projetos de Multiáreas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Modernização da Infraestrutura de Pesquisa e Pós-Graduação nos Campi da ufpa 286.091,65

159.038,18

Universidade Federal do Pará – ufpa

Universidade Federal do Pará – ufpa

25/7/2014

4/11/2015

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – propesp

equipe: Emmanuel Zagury Tourinho – ufpa

Programa de Ofertas de Curso de Extensão para Qualificação e Treinamento de Atores Sociais em Municípios Mineradores no Estado do Pará

454.776,47

65.876,73

Secretaria Executiva de Indústria, Comércio e Mineração – seicom

Universidade Federal do Pará – ufpa

30/7/2014

31/5/2015

Núcleo de Meio Ambiente – numa

equipe: Juan Lorenzo Bardalez Hoyos – ufpa

Intervenção em Conflitos e Violência Contra Crianças e Adolescentes – Garantindo Direitos Especiais 1.194.098,40

650.504,86

Secretaria de Estado de Educação – seduc

Universidade Federal do Pará – ufpa

11/9/2014

27/12/2015

Assessoria de Educação a Distância – aedi

equipe: Joaquina Barata Teixeira, Andrea Bittencourt Pires Chaves, Luanna Tomaz De Souza, Maria José Jackson Costa, Marianne Kogut Eliasquevici, Paulo Roberto Alves de Amorim, Sônia Nazaré Fernandes Resque, Suzane Christine Luz Fernandes, Selma Dias Leite, José Miguel Martins Veloso, Carlos Alberto Batista Maciel, Wilson Rodrigues Ataide Júnior – ufpa

Apoio ao Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (ppgedam)

369.108,60

562.298,90

Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amapá – sema/ap

Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amapá – sema/ap

11/9/2014

31/1/2017

Núcleo de Meio Ambiente – numa

equipe: Mário Vasconcelos Sobrinho, Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes, Sérgio Cardoso de Moraes, Luís Otávio do Canto Lopes, Gilberto de Miranda Rocha, André Luís Assunção de Farias, Rodolpho Zahluth Bastos, Rosana Quaresma Maneschy – ufpa

Diretrizes em Saúde Pública: Legislação, Regulação, Normas e Estatísticas 195.979,07

66.488,95

Universidade Federal do Pará – ufpa

Universidade Federal do Pará – ufpa

7/10/2014

31/3/2015

Pró-Reitoria de Extensão – proex

equipe: Maria Bernadete Souto do Nascimento – ufpa

Inclusão Cidadã de Estudantes de Graduação da ufpa em Atenção Socioeconômica – Fase iii 3.212.802,52

1.646.876,53

Universidade Federal do Pará – ufpa

Universidade Federal do Pará – ufpa

2/10/2014

30/6/2017

Pró-Reitoria de Extensão – proex

equipe: José Maia Bezerra Neto – ufpa

Carteira de projetos 111


Projetos de Multiáreas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Instalação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, com Habilitação nas Áreas do Conhecimento de: Linguagem e Códigos e Ciências da Natureza, Turmas 2013, no Campus Universitário de Altamira

479.925,00

475.800,93

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – fnde

Universidade Federal do Pará – ufpa

30/9/2014

30/9/2015

Campus Altamira

equipe: Raquel da Silva Lopes, Francisco Plácido Magalhães Oliveira, Mário José Henchen, Maria do Socorro Dias Pinheiro, Alcione Sousa de Meneses – ufpa

Seminário Nacional da Licenciatura da Educação do Campo na ufpa

480.000,00

141.236,01

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – fnde

Universidade Federal do Pará – ufpa

20/10/2014 10/1/2015

Instituto de Ciências da Educação – iced

equipe: Salomão Antônio Mufarrej Hage – ufpa

Instalação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, com Habilitação nas Áreas do Conhecimento de Linguagem e Códigos e Ciências da Natureza, Turmas 2014, no Campus Universitário de Altamira

480.000,00

500.311,97

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – fnde

Universidade Federal do Pará – ufpa

22/10/2014 30/9/2016

Campus Altamira

equipe: Raquel da Silva Lopes, Francisco Plácido Magalhães Oliveira, Salomão Antonio Mufarrej Hage, Mário José Henchen, Maria do Socorro Dias Pinheiro – ufpa

Seminário Regional Pró-Letramento / Pacto pela Alfabetização na Idade Certa 1.300.000,00

0,00

Ministério da Educação – mec

Universidade Federal do Pará – ufpa

18/11/2014 31/3/2015

Instituto de Educação Matemática e Científica – iemci

1/10/2014

Instituto de Ciências Jurídicas – icj

equipe: Adilson Oliveira do Espírito Santo – ufpa

Estudos de Caso em 5 países Latino-Americanos

139.337,00

71.485,56

International Development Research Centre – idrc

International Development Research Centre – idrc

equipe: Paula Regina Arruda de Azevedo, Sandy Rodrigues Faidherb – ufpa

112 Relatório de Gestão fadesp 2015

1/10/2016


Projetos de Multiáreas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Projeto de Elaboração do Caderno Técnico Sobre Regulamentação e Implementação de Zonas Especiais de Interesse Social (Projeto ct – zeis) 52.873,80

52.695,27

Ministério das Cidades

Universidade Federal do Pará – ufpa

3/12/2014

13/4/2016

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – icsa

equipe: Sandra Helena Ribeiro Cruz – ufpa

Integração Estudantil: Acesso Igualitário à Formação Acadêmica Integral (fase ii) 2.895.968,27

1.356.143,15

Universidade Federal do Pará – ufpa

Universidade Federal do Pará – ufpa

10/12/2014 30/6/2017

Pró-Reitoria de Extensão – proex

19/12/2014 31/8/2015

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – ifch

equipe: Ana Clotildes Colares Gomes – ufpa

Memórias do Registro Mercantil do Pará

49.030,00

49.742,51

Junta Comercial do Estado do Pará – jucepa

Universidade Federal do Pará – ufpa

equipe: José Maia Bezerra Neto – ufpa

Capacitação dos Servidores do Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg / ufpa 20.714,42

21.784,79

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

Universidade Federal do Pará – ufpa

11/26/2014 11/26/2015

Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento – capacit

equipe: Maria de Nazaré Barbosa Teixeira, Ana Lídia da Conceição Maracahipe Ramos, Felipe José Ansaloni Barbosa, Ivone Basílio de Assis – ufpa

Carteira de projetos 113


Projetos apoiados no mpeg


Projetos de Ciências Sociais Aplicadas Humanas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

26/4/2017

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

Programa de Estudos Arqueológicos na Área Ferro Carajás - N1, N2 e N3 11.117.947,57 5.545.018,43

Vale s a

Vale s a

30/4/2012

equipe: Marcos Pereira Magalhães, Alcemir de Souza Aires, Gabriela Pereira Maurity, Carlos Augusto Palheta Barbosa, Edithe da Silva Pereira, Sumy David Barroso Menezes, Tatiane do Socorro Gama de Souza, Raimundo Jorge Mardock Neto – mpeg

Programa de Estudos Arqueológicos na Área do Projeto Ferro Carajás S11d 6.979.991,73

5.021.641,83

Vale s a

Vale s a

20/11/2012

20/11/2016

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

equipe: Marcos Pereira Magalhães, Raimundo Teodório dos Santos, Raimundo Jorge Mardock Neto, Carlos Augusto Palheta Barbosa, Silvinho Costa da Silva, João Aires Ataíde da Fonseca Júnior, Luiz Carlos Batista Lobato – mpeg

Projeto Levantamento Regional da Situação Sociolinguística de 26 Etnias Indígenas da Região de Rondônia 220.145,00

238.598,46

2ª Superintendência Regional /Belém – iphan

Museu Paraense Emílio Goeldi 17/12/2014 – mpeg

15/12/2016

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

equipe: Ana Vilacy Galúcio, Saulo Brito, Antônia Fernanda Nogueira – ufpa; Sérgio Meira, Danielle José, Luciana Storto – usp; Amílcar Carvalho Mendes, Ellisson Cleyton Santos, Denny Moore, Hendrikus Van Der Voort, Joshua Birchall, Fabrício Barboza, Heliton Castro – mpeg

Carteira de projetos 115


Projetos de Ciências da Vida Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Programa Ambiental do Meio Biótico da Mineração Alcoa, Período 2010-2014, Juruti-Pará 3.917.182,53

687.997,05

Alcoa World Alumina Brasil Ltda

Alcoa World 2/2/2010 Alumina Brasil Ltda

30/9/2015

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

equipe: Rafael de Paiva Salomão, Raimundo Ferreira Barros, Bruno Vinícius Bastos Rodrigues, Nancy França Lo Man Hung – mpeg; João Fabrício de Melo Sarmanto – ufpa;

Flora e Florística dos Campos Rupestres de Canga na Serra do Carajás 856.000,00

930.814,90

Associação Instituto Tecnológico Vale – itv

Associação Instituto Tecnológico Vale 5/12/2014 4/12/2017 – itv

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

equipe: Pedro Lage Viana, Anna Luiza Ilkiu Borges Benkendorff, Ricardo de Souza Secco, Ana Luisa Kerti Mangabeira Albernaz, Nara Furtado de Oliveira Mota, Leandro Valle Ferreira, André dos Santos Bragança Gil, Marcos Paulo Sousa, André Luiz de Rezende Cardoso, Ely Simone Gurgel, Maria de Fátima Lopes Almeida, João Ubiratan Santos, Antônio Elielson Sousa da Rocha, Marlúcia Bonifácio Martins – mpeg; Vera Lúcia Imperatriz Fonseca, Tereza Cristina Giannini, Serguei Kouchner, Francisco Haroldo F. do Nascimento, Luciano Costa, Ana Maria Giulietti Harley, Raymond Mervyn Harley, Beatriz W. Coelho – itv

Diagnósticos Socioambientais no Âmbito do Projeto bra/07/g32 274.445,00

101.282,36

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – pnud

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

27/4/2015 15/7/2016

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

equipe: Regina Oliveira da Silva – mpeg

Elaboração do Plano de Gestão para Extração do Caranguejo-Uçá em Reserva Extrativista no Delta do Parnaíba, no âmbito do Projeto bra/07/g32 327.200,00

106.010,14

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – pnud

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

12/6/2015 15/7/2016

equipe: Regina Oliveira da Silva, Esmeraldo Cavalcante de Aguiar, Maria de Fátima Vieira Crespo, Diego Benvindo Oliveira Santos – mpeg; Ruth Helena Cristo Almeida – ufra

116 Relatório de Gestão fadesp 2015

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg


Projetos de Multiáreas Valor Aprovado r$

Valor Financiador Gerenciado rs

Origem

Início

Término

Executor

15/2/2016

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

Modernização e Ampliação das Instalações da Estação Científica Ferreira Penna 882.078,43

839.808,88

Financiadora de Financiadora de Estudos e Projetos Estudos e Projetos – finep / fndct – finep / fndct

15/3/2011

equipe: Ulisses Galatti, Maria das Graças Ferraz Bezerra, Antônio Carlos Lobo Soares, Nilson Gabas Júnior – mpeg

Modernização e Ampliação da Infraestrutura das Coleções Científicas e Laboratórios de Pesquisa e Ensino da Coordenação de Ciências Humanas / mpeg 911.209,00

1.008.630,06

Financiadora de Financiadora de Estudos e Projetos Estudos e Projetos – finep / fndct – finep / fndct

3/10/2013

3/10/2016

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

equipe: Fernando Luiz Tavares Marques, Edithe da Silva Pereira, Ana Vilacy Galúcio, Cláudia Leonor Lopez Garcês, Vera Lúcia Calandrini Guapindaia, Antônio Carlos Lobo Soares, Nilson Gabas Junior, Dennis Albert Moor – mpeg

Modernização de Laboratórios Multiusuários de Pesquisa Avançada e Ampliação da Capacidade de Armazenamento do Herbário mg 1.382.032,00

1.497.227,22

Financiadora de Financiadora de Estudos e Projetos Estudos e Projetos – finep / fndct – finep / fndct

17/12/2013

17/12/2016

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

equipe: Hilton Túlio Costi, Anna Luíza Ilkiu Borges Benkendorff, Mário Augusto Gonçalves Jardim, Ricardo de Souza Secco, Rafael de Paiva Salomão, Maria de Lourdes Pinheiro Ruivo, Cláudio Bianor Maia Fernandes, Maria Inês Feijó Ramos, Ulisses Galatti, Alexandre Bragio Bonaldo, Alexandre Luis Padovan Aleixo, Maria Emilia da Cruz Sales, Leandro Valle Ferreira, Helen Maria Pontes Sotão, Orlando Tobias Silveira, Marlucia Bonifácio Martins – mpeg

Coleções Científicas no mcti: Consolidação, Expansão e Integração 4.438.140,00

2.816.930,57

Financiadora de Financiadora de Estudos e Projetos Estudos e Projetos – finep / fndct – finep / fndct

6/5/2014

5/5/2017

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

equipe: Cleverson Rannieri Meira dos Santos, Alexandre Bragio Bonaldo, Cláudia Leonor López Garcés, Roseny Rodrigues Mendes de Mendonça, Horácio Higuchi, Dennis Albert Moore, Ulisses Galatti, Suely Aparecida Marques Aguiar, Karol da Hora Guimarães Gillet Soares, Breno Rodrigo de Oliveira Alencar, Fábio Roberto Filpo Jacob, Wolmar Benjamin Wosiacki, José de Sousa e Silva Junior, Ana Vilacy Moreira Galúcio, Alexandre Luis Padovan Aleixo, Ana Lúcia da Costa Prudente, Orlando Tobias Silveira, Marlúcia Bonifácio Martins – mpeg; José Murilo Ferraz Suano, Maria Nazareth Ferreira da Silva, Maria Eugênia Ochoa de Guimarães, Adalberto Luís Val, Camila Cherem Ribas, Ingrid Macedo, Alberto Brito da Silva, Humberto Alexandre Cabral Arruda, Sandra Maria Silva e Silva, Laurindo Campos, Mário Cohn-haft, Lucia Rapp Py-Daniel – inpa; Andrea Maria Z. Afonso dos Santos, Vinícius Teixeira Bandeira, Heloisa Maria Bertol Domingues, Marcus Granato, Marcio Rangel, Maria Lúcia de Niemeyer Matheus Loureiro, Guadalupe do Nascimento Campos, Antonio Carlos Costa, Daniela Carvalho Sophia, Cláudia Penha dos Santos, Antônio Carlos Martins, Ozana Hannesch, Márcia Cristina Alves, Vitor Dulfe Cardoso dos Reis, Bruno Correia, Ricardo de Oliveira Dias, Bianca Mandarino Costa Tibúrcio, Wellington Ricardo Ribeiro Pessanha – mast; Aldrin Martin Perez Marin, Ignacio Hernán Salcedo, Fabiane Rabelo da Costa Batista, Jucilene Silva Araújo, Geovergue Rodrigues de Medeiros, Lânia Isis Ferreira Alves, José Achilles de Lima Neves, Erton de Mendonça Almeida, Lais Tomaz Ferreira, Raimundo Nonato de Araújo Neto, Marina Medeiros de Araújo Silva, Salomão de Sousa Medeiros, Alexandre Pereira de Bakker – insa; Francisca Hernández Hernández – madri; Marta Catarino Lourenço – lisboa

Carteira de projetos 117


Projetos de Multiáreas Valor Aprovado r$

Valor Financiador Gerenciado r$

Origem

Início

Término

Executor

Identificação de Áreas Críticas para a Conservação, Subsídios para Agenda de Desenvolvimento para o Território – adt Xingu 56.175,00

711,66

Arcadis Logos s/a

Arcadis Logos s/a

4/9/2014

4/3/2015

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

13/11/2014

12/11/2016

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

equipe: Ulisses Galatti, Rafael de Paiva Salomão, Leandro Valle Ferreira – mpeg

Programa de Pesquisa em Biodiversidade do mcti 171.800,00

0,00

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

equipe: Alberto Akama, Teresa Cristina Sauer de Ávila Pires, Maria do Socorro Montenegro Jorge – mpeg

Desenvolvimento de Pesquisa e Inovação no Uso e Conservação da Biodiversidade Amazônica 1.000.000,00

3.626,10

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

13/11/2014

12/11/2016

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

equipe: Marlúcia Bonifácio Martins, Alexandre Bragio Bonaldo, Wolmar Benjamim Wosiacki, Orlando Tobias, Teresa Cristina Ávila Pires, Anna Luiza Ilkiu Borges Benkendorff, Ana Lúcia Costa Prudente, Helen Sotão, Ely Simone, Leandro do Vale Ferreira, Alexandre Aleixo, José da Silva Junior, Rogério Silva, Ana Harada, Marlia Coelho, Mário Jardim, Marcos Sousa, Joice Santos, Horácio Higushi, João Paulo Pantoja Rocha, Suzanna de Sousa Silva – mpeg; Alini Gomes Santiago, Danieli dos Santos Lopes, Kelly Juliana Gaya Corrêa, Allan Kardec Ribeiro Galardo, Alexandre Luis Jordão, Camila Brandão da Silva, Cecile de Souza Gama, Cláudia Regina da Silva, Érika Galeno Oliveira, Fabiano Cesarino, Fábio José Souza Costa, Inácia Maria Vieira, Isai Jorge de Castro, Janaína Reis, João da Luz Freitas, Nercy Virginia Rabelo Furtado, Raullian Borja Lima e Silva, Rosângela do Socorro Ferreira Rodrigues Sarquis, Rosimeire Lopes da Trindade, Ruimar Pena, Salustiano da Costa Neto, José Luiz dos Santos Chaves, José Madson de Freitas Gama, Jucivaldo Dias Lima, Marcelo Silva Andrade – iepa; Fernanda Michalski, Darren Norris – unifap; Carlos Alberto Hector Flechtmann, Július César Cerqueira Silva – unesp; Keliane da Cruz Castro – sema/ap; Marcelino Carneiro Guedes – embrapa; Sérgio José Menezes Rodrigues Filho, Elizandra de Matos Cardoso, Luiza Prestes de Souza – ueap; Vanessa Carla Campelo de Sousa – ueap/iepa

Desenvolvimento de Pesquisa e Inovação no Uso e Conservação da Biodiversidade Amazônica 1.000.000,00

1.093.889,84

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

13/11/2014

12/11/2016

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

equipe: Marlúcia Bonifácio Martins, Alexandre Bragio Bonaldo, Wolmar Benjamim Wosiacki, Anna Luiza Ilkiu Borges Benkendorff, Orlando Tobias, Teresa Cristina Ávila Pires, Ana Lúcia Costa Prudente, Helen Sotão, Ely Simone, Leandro do Vale Ferreira, Alexandre Aleixo, José da Silva Junior, Rogério Silva, Ana Harada, Marlia Coelho, João Paulo Pantoja Rocha, Suzanna de Sousa Silva, Mário Jardim, Marcos Sousa, Joice Santos, Horácio Higushi – mpeg; Alini Gomes Santiago, Danieli dos Santos Lopes, Kelly Juliana Gaya Corrêa, Allan Kardec Ribeiro Galardo, Alexandre Luís Jordão, Camila Brandão da Silva, Cecile de Souza Gama, Cláudia Regina da Silva, Érika Galeno Oliveira, Fabiano Cesarin, Fábio José Souza Costa, Inácia Maria Vieira, Isai Jorge de Castro, Janaina Reis, João da Luz Freitas, José Luiz dos Santos Chaves, José Madson de Freitas Gama, Jucivaldo Dias Lima, Marcelo Silva Andrade, Nercy Virginia Rabelo Furtado, Raullian Borja Lima e Silva, Rosângela do Socorro Ferreira Rodrigues Sarquis, Rosimeire Lopes da Trindade, Ruimar Pena, Salustiano da Costa Neto – iepa; Fernanda Michalski, Darren Norris – unifap; Carlos Alberto Hector Flechtmann, Július César Cerqueira Silva – unesp; Elizandra de Matos Cardoso, Luiza Prestes de Souza, Sérgio José Menezes Rodrigues Filho – ueap; Vanessa Carla Campelo de Sousa – ueap/iepa; Keliane da Cruz Castro – sema/ap; Marcelino Carneiro Guedes – embrapa

118 Relatório de Gestão fadesp 2015


Projetos de Multiáreas Valor Aprovado r$

Valor Financiador Gerenciado r$

Origem

Início

Término

Executor

12/2/2017

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

Programa Científico para Conhecimento e Uso Sustentável do Pantanal do inpp 521.000,00

561.508,26

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

13/2/2015

equipe: Maria de Lourdes Pinheiro Ruivo, Marlúcia Bonifácio Martins, Marlia Regina Coelho Ferreira, Mário Augusto Gonçalves Jardim, Carolina Joana da Silva, Ana Lúcia Costa Prudente, Leandro Valle Ferreira, Alexandre Luis Padovan Aleixo – mpeg; Cátia Nunes da Cunha, Eduardo Guimarães Couto, Jerry Magno Penha, João Carlos de Souza Maia, Paulo Teixeira de Souza Junior – ufmt; Rivanildo Dallacort, Célia Alves de Souza, Francismar Petrini – unemat; Edna Scremin Dias, Fábio de Oliveira Roque, Flávio Macedo Alves, Jeovan de Carvalho Figueiredo, Maria Rita Marques – ufms; Marcus Vinicius Morais de Oliveira – uems

Programa Científico para conhecimento e Uso Sustentável do Pantanal do inpp 375.000,00

398.516,15

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

17/3/2015

17/3/2017

Museu Paraense Emílio Goeldi – mpeg

equipe: Maria de Lourdes Pinheiro Ruivo, Marlúcia Bonifácio Martins, Marlia Regina Coelho Ferreira, Mário Augusto Gonçalves Jardim, Carolina Joana da Silva, Ana Lúcia Costa Prudente, Alexandre Luis Padovan Aleixo, Leandro Valle Ferreira – mpeg; Cátia Nunes da Cunha, Eduardo Guimarães Couto, Jerry Magno Penha, João Carlos de Souza Maia, Paulo Teixeira de Souza Junior – ufmt; Fábio de Oliveira Roque, Flávio Macedo Alves, Jeovan de Carvalho Figueiredo, Maria Rita Marques, Edna Scremin Dias – ufms; Célia Alves de Souza, Francismar Petrini, Rivanildo Dallacort – unemat; Marcus Vinicius Morais de Oliveira – uems

Carteira de projetos 119


Projetos apoiados na unifesspa


Projetos de Ciências Sociais Aplicadas Humanas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Estudo e Especificação para a Concepção de um Laboratório de Computação Científica para a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

798.138,95

407.551,93

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – unifesspa

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – unifesspa

22/1/2015

31/12/2016

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – ctic

equipe: Carlos Renato Lisboa Francês, João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa, Manoel Ribeiro Filho, Diego Lisboa Cardoso, Hugo Pereira Kuribayashi, Marcelo Santana Camacho, Rodrigo de Almeida Muniz, Ariel Viana Silva, Bruna de Oliveira Castro, Bruno Henrique Gomes de Oliveira, Regiane Leandro Pizon, Stenio Oliveira Soares – unifesspa; Edvar da Luz Oliveira, Ádamo Lima de Santana, Liviane Ponte Rego, Marcelino Silva da Silva – ufpa

Carteira de projetos 121


Projetos de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

22/7/2016

Instituto de Geociências e Engenharias – ige

Diagnóstico e Proposições para Melhorias das Infra-Estruturas de Ensino e Pesquisa dos campi da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

621.300,00

191.812,58

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – unifesspa

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – unifesspa

23/1/2015

equipe: Leonardo Brasil Felipe, Thulla Christina Esteves, Denilson Costa da Silva, Lucas França Rolim, Jandessa Silva de Jesus, Axel Davidson Rodrigues Tavares, Walison Rodrigues de Oliveira, Fábio da Silva Gonçalves, Carlos Renato Lisboa Francês, Antônio Carlos S. do Nascimento, Iana Ingrid Rocha Damasceno, Leandro Oliveira Ferreira, Lucélia Cardoso Cavalcante, Tiago dos Santos Garcia, Dhonny Lima da Silva, João Weyl Albuquerque Costa, Erivan Junior da Silva Pereira, Aderson David Pires de Lima – unifesspa; José Júlio Ferreira Lima, Vanessa Watrin, Sandoval Rodrigues Junior, Regina Augusta Campos Sampaio, Carlo Yukio Nunes, Caroline Seminaris Costa de Souza, Josie Cristiane Coroa dos Anjos, Nathalia Yasmin Luz e Silva – ufpa; Maria Clara Melo Grandi – unama

Rede Amazônica de Pesquisa Interdisciplinar 2.000.000,00

2.000.000,00

Emenda Parlamentar

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – unifesspa

4/11/2015

4/5/2017

Instituto de Geociências e Engenharias – ige

equipe: “Carlos Renato Lisboa Francês, Andrea Hentz de Mello, Maurílio de Abreu Monteiro, João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa, Elias Fagury Neto, Fernanda Carla Lima Ferreira, Hugo Pereira Kuribayashi – unifesspa; Adejard Gaia Cruz, Ana Elizabeth Neirão Reymão, Carlos Natalino da Silva, Cláudio Roberto de Lima Martins, Danilo Araújo Fernandes, Edvar da Luz Oliveira, José Heder Benatti, José Júlio Ferreira Lima, Liviane Ponte Rego, Marcelino Silva da Silva, Ronaldo Marcos de Lima Araújo, Thomas Peter Hutienne – ufpa; André Moacir Lage Miranda, Cláudio Alex Jorge da Rocha – ifpa; Cláudio Alberto Castelo Branco Puty – mpog; Eliane Superti, Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões – unifap; Fernanda Ribeiro Monte Santo Andrade – agu; Guilherme Augusto Barros Conde, Raimunda Nonata Monteiro – ufopa; Jorge Antônio Moraes de Souza – ufra

122 Relatório de Gestão fadesp 2015


Projetos de Multiáreas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

31/12/2016

Instituto de Ciências Humanas – ich

Implantação e Manutenção do Curso de Licenciatura em Educação do Campo

1.008.000,00

1.020.694,66

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – fnde

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – unifesspa

12/12/2014

equipe: Alice Margarida Negreiros Alves, Bruno Cézar Pereira Alves, Carlos Alberto Gaia Assunção, Cristiane Vieira da Cunha, Edimara Ferreira Santos, Evandro Costa Medeiros, Glaucia de Souza Moreno, Haroldo de Souza, Hiran de Moura Possas, Idelma Santiago da Silva, Kátia Liege Nunes Gonçalves, Lucivaldo Silva Costa, Marcos Guilherme Moura Silva, Maria Cristina Macedo de Alencar, Maura Pereira dos Anjos, Rita de Cássia Pereira da Costa – unifesspa

Organização Produtiva de Mulheres e Promoção de Autonomia por Meio do Estímulo à Prática Agroecológica nos Assentamentos de Reforma Agrária da Regional Amazônica 43.883,18

47.323,52

Ministério do Desenvolvimento Agrário – mda

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – unifesspa

23/1/2015

31/7/2016

Instituto de Ciências Humanas – ich

equipe: Alice Margarida Negreiros Alves, Bruno Cézar Pereira Malheiro, Haroldo de Souza, Glaucia de Souza Moreno, Evandro Costa Medeiros, Cristiane Vieira da Cunha, Idelma Santiago da Silva, Hiran Moura de Possas, Maura Pereira dos Anjos – unifesspa

Juventude do Campo na Amazônia: Agroecologia, Auto-Organização e Comunicação Popular para a Construção de Projetos Sócio-Produtivos

124.700,00

133.107,96

Ministério do Desenvolvimento Agrário – mda

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – unifesspa

23/1/2015

30/9/2016

Faculdade de Educação do Campo – fecampo – Instituto de Ciências Humanas –ich

equipe: Gláucia de Sousa Moreno, Luciana Barbosa de Melo – unifesspa

Programa de Pós-Graduação, minter e dinter, em Engenharia Elétrica na unifesspa 895.070,00

140.829,90

Instituto Federal do Pará – ifpa

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – unifesspa

10/8/2015

31/7/2019

Instituto de Geociências e Engenharias – ige

equipe: Carlos Renato Lisboa Francês, João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa, Manoel Ribeiro Filho, Dhonny Lima da Silva, Fábio de Oliveira Torres, Marcela Alves de Souza, Maria Eliane Sobrinho, Osmar Tharlles B. de Oliveira, Rangel Filho Teixeira, Alex de Souza Vieira, Erberson Rodrigues Pinheiro, Gleison de Oliveira Medeiros, Jorge Everaldo de Oliveira, Pablo Salermo M. do Nascimento, Pedro Baptista Fernandes, Pedro Cruz Nunes de Moraes, Samara Leandro Matos da Silva – unifesspa; Ádamo Lima de Santana, Victor Alexandrovich Dimitriev, Eduardo Coelho Cerqueira, Edvaldo Gonçalves Pelaes, Gervásio Protásio Cavalcante, Roberto Célio Lima de Oliveira, Rodrigo Melo e Silva de Oliveira – ufpa

Carteira de projetos 123


Projetos apoiados em outras instituiçþes


Projetos de Ciências Sociais Aplicadas Humanas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Curso de Especialização em Psicologia Educacional com Ênfase em Psicopedagogia Preventiva 296.600,00

3.936,05

Inscrição de Cursos e Eventos

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade 21/12/2009 30/12/2015 do Estado do Pará – uepa

equipe: Cláudio Ludgero Monteiro Pereira, Mário Jorge Brasil Xavier, Oneli de Fátima T.Gonçalves – ufpa

Curso de Especialização em Psicologia Educacional com Ênfase Psicopedagogia Preventiva 146.500,00

2.407,18

Inscrição de Cursos e Eventos

Inscrição de Cursos e Eventos

15/1/2010

Universidade 30/12/2015 do Estado do Pará – uepa

2/5/2011

2/5/2016

Universidade do Estado do Pará – uepa

17/9/2015

Universidade do Estado do Pará – uepa

equipe: Cláudio Ludgero Monteiro Pereira – ufpa

ii Curso de Especialização em Gestão e Direito Ambiental – Belém 212.200,00

3.821,57

Inscrição de Cursos e Eventos

Inscrição de Cursos e Eventos

equipe: Eliane de Castro Coutinho, Verônica de Menezes Nascimento Nagata – uepa

Curso de Especialização em Estudos Linguísticos e Análise Literária – Turma b 152.100,00

2.676,71

Inscrição de Cursos e Eventos

Inscrição de Cursos e Eventos

19/9/2011

equipe: Gilberto Emanoel Reis Vogado, Maria José de Souza Cravo, Eliza Souza da Silva, Rubens Vilhena Fonseca – uepa

Curso de Especialização em Estudos Linguísticos e Análise Literária Belém – Turma d 164.250,00

38.384,70

Inscrição de Cursos e Eventos

Inscrição de Cursos e Eventos

8/3/2012

8/3/2017

Universidade do Estado do Pará – uepa

equipe: Wenceslau Otero Alonso Júnior – uepa

Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (Versão iv) 292.500,00

57.231,85

Inscrição de Cursos e Eventos

Inscrição de Cursos e Eventos

18/5/2012

Universidade 18/11/2016 do Estado do Pará – uepa

8/3/2012

8/3/2016

equipe: Gleicy Karen Abdon Alves Paes – uepa

Curso de Especialização em Estudos Linguísticos e Análise Literária 164.250,00

44.897,64

Inscrição de Cursos e Eventos

Inscrição de Cursos e Eventos

Universidade do Estado do Pará – uepa

equipe: Wenceslau Otero Alonso Júnior – uepa

Carteira de projetos 125


Projetos de Ciências Sociais Aplicadas Humanas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem do Recurso

Início

Término

Executor

Curso de Especialização em Fundamentos da Matemática Elementar, a ser Realizado em Redenção / pa Inscrição de Cursos e Eventos

164.250,00

Inscrição de Cursos e Eventos

16/8/2012

16/8/2016

Universidade do Estado do Pará – uepa

30/6/2016

Universidade do Estado do Pará – uepa

equipe: Eliza Souza da Silva – uepa

Curso de Especialização Logística com Ênfase em Sustentabilidade Regional 239.600,00

105.520,86

Inscrição de Cursos e Eventos

Inscrição de Cursos e Eventos

23/8/2013

equipe: Hélio Raymundo Ferreira Filho, André Cristiano Silva Melo, Norma Ely Santos Beltrão, Mariana Pereira Carneiro, Renata Melo e Silva de Oliveira – uepa

Curso de Especialização em Gestão Escolar 322.389,64

179.538,75

Secretaria de Ensino Superior – mec

Universidade Federal do Oeste do Pará – ufopa

19/9/2013

30/3/2015

Universidade Federal do Oeste do Pará – ufopa

equipe: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Solange Helena Ximenes Rocha – ufopa

Transferência e Validação de Tecnologias para o Desenvolvimento de Olericultura nos Municípios Diretamente Impactados pelo Empreendimento uhe Belo Monte (Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu)

522.140,40

110.572,08

Norte Energia

Norte Energia

7/10/2013

3/10/2016

Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária – embrapa

equipe: Pedro Celestino Filho, Mazillene Borges de Souza, Alessandra Keiko Nakasone Ishida, José Lindorico de Mendonça, Alessandra de Jesus Boari, Neide Botrel, Ana Laura dos Santos Sena – embrapa

Projeto Centro de Apoio à Cultura da Palma de Óleo

500.000,00

459.319,53

Vale S A

Vale S A

Empresa Brasileira 12/11/2013 12/11/2015 de Pesquisa e Agropecuária – embrapa

equipe: Rui Alberto Gomes Junior, Carlos Alberto Barbosa, Adriano Venturieri, Gilvan da Rocha Moura, Edílson Antônio Oliveira Santiago, Getúlio Vieira de Souza, Jurandir Teixeira Costa – embrapa

Curso de Especialização em Gestão Estratégica do Conhecimento 226.400,00

0,00

Inscrição de Cursos e Eventos

Inscrição de Cursos e Eventos

7/2/2014

1/7/2016

Universidade do Estado do Pará – uepa

equipe: Hélio Raymundo Ferreira Filho, Eliane de Castro Coutinho, Humberto Mariano de Almeida, Norma Ely Santos Beltrão, Antônio Batista Ribeiro Neto – uepa; Andrea da Silva Miranda, Alex de Jesus Zissou – ufra

126 Relatório de Gestão fadesp 2015


Projetos de Ciências da Vida Valor Aprovado r$

Valor Financiador Gerenciado r$

Origem

Início

Término

Executor

Integração Lavoura-Pecuária-Silvicultura: Alternativa de Desenvolvimento Sustentável em Áreas Alteradas da Amazônia Brasileira 872.000,00

319.395,45

Banco da Amazônia s/a

Banco da Amazônia s/a

5/4/2010

Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária – embrapa

4/4/2016

equipe: Gladys Beatriz Martinez, Tadário Kamel de Oliveira, Vicente de Paulo Campos Godinho – embrapa; Paulo Campos Christo Fernandes – ufpa;

Transferência de Tecnologias de Manejo de Bacurizais Nativos para Recuperação de Áreas Degradadas e Geração de Renda para Agricultura Familiar do Nordeste Paraense e Ilha do Marajó

172.270,00

84.220,45

Banco da Amazônia s/a

Banco da Amazônia s/a

3/9/2010

2/9/2016

Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária – embrapa

equipe: Alfredo Kingo Oyama Homma, José Edmar Urano de Carvalho, Antônio José Elias Amorin de Menezes, Grimoaldo Bandeira de Matos – embrapa

Pagando por Serviços Ambientais: Consequências e Alternativas

93.090,00

98.701,20

Swedish University of Agricultural Sciences – slu

Swedish University of Agricultural Sciences – slu

23/4/2014

23/4/2016

Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária – embrapa

3/7/2014

2/7/2017

Universidade do Estado do Pará – uepa

4/8/2015

Universidade do Estado do Pará – uepa

equipe: Roberto Porro – embrapa

Mestrado Profissional em Ensino em Saúde na Amazônia

297.575,00

133.927,97

Faculdade Adventista da Amazônia – faama

Faculdade Adventista da Amazônia – faama

equipe: Márcia Bitar Portella, Robson José de Sousa Domingues, Ilma Pastana Ferreira – uepa; Cláudia Solange Rossi Martins – ufra,

Curso de Especialização em Gestão para a Atenção Primária à Saúde 28.896,88

18.055,85

Inscrição de Cursos e Eventos

Inscrição de Cursos e Eventos

1/6/2014

equipe: Margarete Feio Boulhosa – uepa

Carteira de projetos 127


Projetos de Ciências da Vida Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$ Financiador

Origem do Recurso

Início

Término

Executor

11/9/2014

11/9/2019

Universidade do Estado do Pará – uepa

ii Curso de Especialização em Gestão de Saúde Pública 180.000,00

145.434,08

Inscrição de Cursos e Eventos

Inscrição de Cursos e Eventos

equipe: Cléa Nazaré Carneiro Bichara, Marília Brasil Xavier, Esther Castello Branco Mello Miranda – uepa; Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, Dilma Costa de Oliveira Neves – ufpa

Estudos de Planta, Solo, Revegetação e Serviços Ambientais em Ambientes de Canga

575.014,00

625.273,26

Associação Instituto Tecnológico Vale – itv

Associação Instituto Tecnológico Vale – itv

31/12/2014

31/12/2016

Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária – embrapa

18/11/2019

Universidade do Estado do Pará – uepa

equipe: Giórgio Cristino Venturieri – embrapa

Curso de Mestrado Profissional em Ensino e Saúde da Amazônia 30.000,00

51.932,06

Inscrição de Cursos e Eventos

Inscrição de Cursos e Eventos

equipe: Robson José de Sousa Domingues, Márcia Bitar Portella – uepa

128 Relatório de Gestão fadesp 2015

19/11/2014


Projetos de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

12/3/2016

Universidade do Estado do Pará – uepa

Curso de Especialização em Fundamentos da Matemática Elementar 164.250,00

3.169,03

Inscrição de Cursos e Eventos

Inscrição de Cursos e Eventos

13/9/2011

equipe: Gilberto Emanoel Reis Vogado, Maria José de Souza Cravo, Eliza Souza da Silva, Rubens Vilhena Fonseca – uepa

Carteira de projetos 129


Projetos de Multiáreas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – fnde

Universidade Federal do Oeste do Pará – ufopa

Início

Término

Executor

28/2/2016

Universidade Federal do Oeste do Pará – ufopa

Agenda Cidadã – 2ª Etapa

3.201.641,81

1.411.769,70

1/11/2011

equipe: Arlete Moraes – ufopa; Cleise Fonseca de Abreu, Yukari Okada – ufpa

O Fortalecimento da Pós-Graduação Strictu Sensu da Universidade do Estado do Pará

805.495,00

382.569,95

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

17/9/2012

17/9/2016

Universidade do Estado do Pará – uepa

equipe: Antônia Margareth Moita Sá, Jofre Jacob da Silva Freitas, Elizabeth Teixeira, Ivanilde Apoloceno de Oliveira, Kátia Simone Kietzer – uepa; Tânia Regina Lobato dos Santos – ufpa; Maria de Jesus da Conceição F. Fonseca – outros

Projeto de Utilização de Recurso Financeiro pelos Programas de Pós-Graduação – Mestrado

171.288,00

48.114,61

Inscrição de Cursos e Eventos

Inscrição de Cursos e Eventos

3/10/2012

8/4/2016

Universidade do Estado do Pará – uepa

equipe: Juarez Antônio Simões Quaresma, Tânia Regina Lobato dos Santos, Mary Elizabeth de Santana – ufpa; Altem Nascimento Pontes, Márcia Bitar Portella – uepa

Incremento da Infraestrutura de Pesquisa e Pós-Graduação da uepa 668.468,00

762.434,80

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

Financiadora de Estudos e Projetos – finep / fndct

4/2/2013

4/2/2017

Universidade do Estado do Pará – uepa

equipe: Antônia Margareth Moita Sá – uepa; Marília Brasil Xavier, Juarez Antônio Simões Quaresma – ufpa

Implantação do Núcleo Tecnológico de Hortifruticultura Tropical

2.341.759,62

2.236.449,60

Ministério da Integração Nacional

equipe: Patrícia Chaves de Oliveira – ufopa

130 Relatório de Gestão fadesp 2015

Universidade Federal do Oeste do Pará – ufopa

1/2/2014

31/12/2016

Universidade Federal do Oeste do Pará – ufopa


Projetos de Multiáreas Valor Aprovado r$

Valor Gerenciado r$

Financiador

Origem

Início

Término

Executor

Apoio à uepa no Gerenciamento dos Recursos Financeiros Oriundos do fada (Fundo de Desenvolvimento Acadêmico), com Vistas a Apoiar e Incentivar Projetos de Melhoria e Inovação do Ensino de Graduação da Universidade 495.000,00

21.704,28

Universidade do Estado do Pará – uepa

Universidade do Estado do Pará – uepa

12/9/2014

11/9/2015

Universidade do Estado do Pará – uepa

equipe: Juarez Antônio Simões Quaresma – ufpa

Projeto de Responsabilidade Socioambiental Trilhas nos Rios de Cultura, Arte e Sustentabilidade, na Escola Wandick Gutierrez, em Barcarena

149.655,00

143.134,70

Companhia Docas do Pará – cdp

Universidade do Estado do Pará – uepa

28/10/2014

3/9/2016

Universidade do Estado do Pará – uepa

equipe: Ana Telma Monteiro de Sousa – uepa

Carteira de projetos 131


Documentos contรกbeis


134 Relatรณrio de Gestรฃo fadesp 2015


Documentos contรกbeis 135


136 Relatรณrio de Gestรฃo fadesp 2015


Documentos contรกbeis 137


138 Relatรณrio de Gestรฃo fadesp 2015


Documentos contรกbeis 139


140 Relatรณrio de Gestรฃo fadesp 2015


Documentos contรกbeis 141


142 Relatรณrio de Gestรฃo fadesp 2015


Documentos contรกbeis 143


144 Relatรณrio de Gestรฃo fadesp 2015


Documentos contรกbeis 145


146 Relatรณrio de Gestรฃo fadesp 2015


Documentos contรกbeis 147


148 Relatรณrio de Gestรฃo fadesp 2015


Documentos contรกbeis 149


150 Relatรณrio de Gestรฃo fadesp 2015


Documentos contรกbeis 151


152 Relatรณrio de Gestรฃo fadesp 2015


Documentos contรกbeis 153


154 Relatรณrio de Gestรฃo fadesp 2015


Documentos contรกbeis 155


156 Relatรณrio de Gestรฃo fadesp 2015


Documentos contรกbeis 157


158 Relatรณrio de Gestรฃo fadesp 2015


Documentos contรกbeis 159


160 Relatรณrio de Gestรฃo fadesp 2015


Documentos contรกbeis 161


www.portalfadesp.org.br Rua Augusto Correa, 01 Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, Guamá, cep 66075-110, Belém-Pará-Brasil Telefone: (91) 4005-7440

Relatório de Gestão 2015  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you