__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1


creative


creative


revista

EDITORIAL

Essa é a nossa primeira edição totalmente digital. Sim, é isso mesmo: TOTALMENTE digital!!! Depois de 13 anos no impresso e digital, a Q se rendeu a tecnologia e, a partir dessa edição, passa a ser somente digital.

“Mas Dani, você está repetindo isso de novo?” Sim! E sabe por quê? Porque estou muito feliz com essa mudança. Vem aqui, vou te contar melhor...

Você terá a Q no seu celular de onde estiver, seja em casa, no trabalho, na sala de espera do consultório ou em qualquer outro lugar. Basta pedir o seu exemplar online aos atendentes para você ficar sabendo de tudo que está acontecendo na cidade. As novidades não param por aqui. Depois de quase 1 ano com o site parado, ele voltou ao ar com muitas novidades, vídeos, matérias e outras informações. Para ficar por dentro de tudo que está rolando lá, acesse nosso Instagram @qrevista e fique sempre bem informado.

Por falar em Instagram, você está de olho em tudo que estamos postando? Hummm, foi o que imaginei. Todos os dias temos assuntos diferentes e informações reais e importantes sobre a nossa cidade, a região e tudo que está acontecendo de novo. Acessa lá: @qrevista! E falando em Instagram, segue o meu também, lá eu falo de assuntos voltados as nossas vidas (Dani e David) e dicas relacionadas a comida, casamento, vida a dois, trabalhar com o maridão, entre outras coisas. Aproveitem todo esse conteúdo, pois foi feito com muito carinho para todos vocês. Porque a Q Revista sempre se renova, Q Revista a informação que fica. Fiquem com Deus e até a próxima!

David e Dani Dalcin Benedetti Para anunciar (11) 4534.0519

Acompanhe nosso site www.qrevista.com.br

FOTO CAPA Globo / Ramón Vasconcelos

DIRETOR / JORNALISTA RESPONSÁVEL David Benedetti - MTB: 64.709-SP david@qrevista.com.br DIRETORA EXECUTIVA Danielle Dalcin Benedetti - MTB: 64.708-SP danielle@qrevista.com.br PROJETO GRÁFICO/DESIGNER David Benedetti • arte@qrevista.com.br COLABORADORES Nayara Fernandes e Alexandre Padovani. AGÊNCIA RESPONSÁVEL Q CREATIVE Rua Benjamin Constant, 433 - Loja 3 Centro - CEP 13250-340 - Itatiba - SP www.qcreative.com.br - (11) 4534-0519 CONTATO Tels.: (11) 4534.0519 (11) 99804-9105 (Dani) contato@qrevista.com.br www.qrevista.com.br ASSESSORIA JURÍDICA Advocacia Bortolossi Mariah Carminatti Campos Leme Bortolossi Tel.: 4524-0804

e-mail: contato@qrevista.com.br

A Q Revista não se responsabiliza por eventuais mudanças na programações fornecidas, bem como pelas opiniões emitidas nesta edição.

Curta a Q qrevistaoficial

Siga a Q Q_Revista

Faça parte da Q qrevista

Siga a Q @qrevista

O conteúdo dos anúncios publicados na Q Revista é de total responsabilidade dos anunciantes.


SUMÁRIO

34 - CAPA

Pedro Bial

12 - BEM-ESTAR

14 - SAÚDE

26 - MULHER MODA

30 - BELEZA

32 - CASA & DECORAÇÃO

38 - GASTRONOMIA

40 - ECONOMIA

42 - CULTURA & TURISMO


BEM-ESTAR

VIVER MAIS FOTO: ARQUIVO PESSOAL

LEVE

O RANC

NAB ELBON

ISAB

CRP: OGA L Ó C I PS

09-1

06/585

O

utro dia eu estava fuçando numa livraria e vi um livro com um título muito sugestivo. Imediatamente parei e dei mais atenção a ele, peguei, e logo fui folhear para ver se o conteúdo me interessava tanto quanto a capa. Gostei de algumas coisas, de outras nem tanto e algumas até discordei. Porém, o fato é que o tal do livro me fez refletir sobre o peso que estamos atribuindo ao ato de viver. Estamos vivendo de uma maneira muito pesada onde tudo tem que estar sob nosso controle.

Precisamos saber de tudo e entender sobre tudo, ninguém mais pode fazer uma “cara de ué” diante algum assunto que, logo, será julgado, condenado ou absolvido de acordo com a moda. Sim, usei o termo moda. Vivemos tempos onde o pensar segue uma sugestão modal. Eu penso que já está passando da hora de entendermos que nem tudo que está na moda fica bem para todos, não é mesmo? Então, eu quero propor a vocês um exercício de reflexão que eu costumo praticar. Que tal tentarmos viver mais leve?

12

Acredito que ter uma vida mais leve é

FOTO: FREEPIK

alguém que te faz rir com vontade é um dos (grandes) prazeres da vida. Rir faz bem, deixa a vida mais leve, traz disposição e acaba com o stress.

questão de escolha. Com algumas pequenas atitudes e mudança de pensamento é possível transformar aquilo que serve apenas para fazer peso na nossa vida em fonte de alegria e satisfação. Existem algumas escolhas que você pode fazer agora mesmo para começar a viver com mais leveza, otimismo, tranquilidade e bom humor: Não leve a vida tão a sério! Não é obrigado a ter certeza de que está no caminho mais seguro e correto. Não há necessidade de definir agora todas as direções que seguirá até o fim de sua vida. Não tem que saber se o que está fazendo agora te trará grandes resultados ou recompensas. Você pode apenas viver o momento! Aproveitando para aprender com cada momento, fazendo valer a pena!

Não faça tanta coisa! Se você tem obrigações demais e pouco ou nenhum tempo para aquilo que faz apenas por prazer, a vida se torna pesada, maçante e sem sentido. O quanto de tempo você investe no que realmente faz você se sentir bem? Reflita!. Sorria mais! Fique o máximo que puder ao lado de quem te faz rir: estar com revista informação que que fica! fica! AA informação

Agradeça! Eu sei que tem várias coisas na sua vida que não estão como você gostaria. Mas, enquanto algumas pessoas optam por agradecer por aquilo que está bom, outras passam os dias se lamentando. Os integrantes do primeiro grupo escolheram viver uma vida mais leve e sabem que a gratidão as leva para este caminho. Já as reclamações e lamentos constantes de quem se identifica com o segundo grupo encaminham diretamente para a infelicidade de crer que sua vida é um peso a ser carregado. Questão de escolha. Não é mesmo? E finalmente, seja gentil, educado e generoso. Quando agimos positivamente em relação às outras pessoas, nossa atitude gera energia positiva tanto para elas como para você, e faz com que se sinta bem com si mesmo.

Experimente! Adicione um pouco de leveza à sua vida! Ande descalço, respire fundo, use roupas confortáveis, ria alto, deixe seu coração falar mais alto que a razão, faça o que tem vontade, ame sua vida! São coisas como estas que fazem com que sejamos mais abertos aos bons sentimentos e sensações que a vida pode nos proporcionar.

PARA SABER MAIS:

ISABEL C. BONA BRANCO Psicóloga Clínica Cognitivo Comportamental - CRP 06/58509-1 Rua Pedro Elias de Godoy, 123 Jd. Cel. Peroba - Itatiba/SP Contato (11) 9 6184-4653

WWW.QREVISTA.COM.BR


SAÚDE

Protocoll : o queridinho do momento para ®

FOTO ARQUIVO PESSOAL

uma pele ainda mais bonita

DRA. DANIELA PORTO FORLENZA CATALANO ODONTOLOGIA ESTÉTICA / HARMONIZAÇÃO OROFACIAL CROSP 71.444

P

rotocoll® é um protocolo de pele todo baseado em evidências científicas, desenvolvido por uma colega, também dentista, chamada Dra. Valeria Dal Coll. Ele é feito com a associação de terapias de indução de colágeno, que visam melhorar a qualidade da pele e reestruturar a derme para otimizar os resultados na harmonização orofacial. Nós somos capacitados para tratar a qualidade da pele. Mas quero deixar claro que o cirurgião dentista não está apto a tratar doenças, portanto, qualquer sinal que aparecer, deve-se encaminhar o paciente ao dermatologista.

O Protocoll® é indicado para pacientes com fotoenvelhecimento, sendo capaz de tratar melasmas, manchas de pele, cicatrizes de acne e rugas.

14

Iniciamos o preparo de pele com um equipamento que vai infundir ativos na pele com mínima agressão. Estes ativos são individualizados de acordo com a necessidade do paciente. A grande novidade é a inclusão da toxina botulínica (botox) entre estes ativos. Essa toxina tem dois meca-

nismos de ação: muscular (que já conhecemos) e em receptores celulares da derme, onde observamos uma melhora significativa no aspecto da pele, promovendo o clareamento. Para manter o resultado do Protocoll® usamos a tecnologia dos geroprotetores celulares, que atuam diretamente no DNA celular combatendo o envelhecimento da pele.

Depois de fazer a infusão de ativos com a Protopen, finalizamos a sessão com a aplicação de um peeling e, no pós procedimento, o paciente leva um kit com os produtos que devem ser usados em casa (home care), junto com a suplementação via oral do tratamento. Aproximadamente três dias após o procedimento, a pele inicia a descamação. O grau de descamação varia de leve a intenso, num acordo entre profissional e paciente e também de acordo com a necessidade de cada um. Esse procedimento visa estimular o colágeno, atenuar as rugas, melhorar a textura e clarear a pele. Com isso, aumenta a qualidade da pele e a autoestima. Não deixe para amanhã, cuide de você! revista A informação que fica!

DRA. DANIELA PORTO FORLENZA CATALANO ODONTOLOGIA ESTÉTICA / HARMONIZAÇÃO OROFACIAL CROSP 71.444

DR. JOÃO FABIANO CATALANO ORTODONTIA E ORTOPEDIA CROSP 67.712

PARA SABER MAIS: Aqui na Catalano Ortodontia e Estética os tratamentos são realizados em um alto grau de precisão e os resultados são obtidos de forma rápida e satisfatória através do estudo de caso e planejamento para identificar qual técnica e material será utilizado para o tratamento do paciente. Rua Dr. Aguiar Pupo, 120 Centro - Itatiba/SP

Telefones: (11) 4524-5372 (11) 93499-5372

catalanoortondontia

@CatalanoOrtodontiaeEstetica Site: www.odontologiacatalano.com e-mail: consultorioodontodj@gmail.com

WWW.QREVISTA.COM.BR


SAÚDE

FOTO ARQUIVO PESSOAL

Depressão na ADOLESCÊNCIA EDUARDA FORNARI PSICÓLOGA - CRP 06/138123

adolescentes, podendo levar a morte.

Mas afinal, o que causa a depressão?

A

ntes de falar sobre a depressão, é importante abordar como definimos a adolescência. Ela se trata de uma fase do desenvolvimento humano entre a infância e a vida adulta, mais precisamente entre 10 aos 19 anos.

Essa fase é complexa tanto para os jovens como para seus responsáveis, pois é durante ela que passamos pela puberdade e diversas mudanças físicas e psicológicas que interferem muito nos relacionamentos e na maneira como cada um se vê e percebe o mundo a sua volta.

O corpo, antes infantil, começa a ficar mais maduro, os hormônios causam espinhas, alterações na voz, no gosto, nas vestimentas e tudo isso vai causando um misto de emoções que nem sempre são positivas. Também é nesse período que buscamos nossa identidade e começamos a sofrer pelas pressões da sociedade, questionamento de regras e limites, culturas entre outras coisas.

16

Atravessar essa fase importante da vida pode não ser uma tarefa fácil. O número de jovens que sofrem com a depressão cresce a cada dia, nos assustando de maneira significativa. Lamentavelmente o número de mortes por suicídio também

vem crescendo e tem sido a segunda maior causa de morte de indivíduos entre 15 à 20 anos. De acordo com pesquisas realizadas, o Brasil registrou 11.433 mortes por suicídio em 2016, o número representa um crescimento de 2,3% em relação ao ano anterior, quando 11.178 pessoas tiraram a própria vida, um caso a cada 46 minutos. Entre as vítimas, pode-se destacar um aumento significativo de jovens, que na maioria das vezes sofrem com a depressão.

O imediatismo, o consumo exagerado, os problemas relacionados à auto estima, auto imagem e as dificuldades nos relacionamentos interpessoais e familiares são algumas das situações que levam os jovens ao sofrimento emocional. A falta de compreensão por meio dos seus responsáveis, a falta de apoio, acompanhamento e comunicação leva a juventude a atitudes extremas, como o uso abusivo de drogas e álcool, que aumentam os riscos de transtorno depressivo. A depressão é a doença do século e infelizmente, quando ocorre na adolescência, ainda é confundida com drama ou frescura. Entretanto, se trata de uma doença séria, perigosa e que vem atingindo assustadoramente nossos pré-adolescentes e revista A informação que fica!

Existem muitas situações que podem levar o indivíduo ao quadro depressivo, mas ainda mais importante do que sua causa, é a identificação dos seus sintomas que podem ser: insônia, falta de apetite, isolamento, choro sem motivo aparente, apatia, tristeza profunda, dormir em excesso, mutilação do próprio corpo, compulsão alimentar, falta de interesse, desatenção, entre outros que variam de pessoa para pessoa.

De acordo com o Código Internacional de Doença (CID 10), a depressão pode ser caracterizada de leve a grave e seu diagnóstico é realizado por profissionais como psicólogos e médicos especialistas. Reparar em como nossos jovens vivem, se relacionam, estudam e lidam com suas frustrações pode auxiliar na descoberta dos sintomas ainda no início. O tratamento é realizado através de consultas médicas e acompanhamento psicológico, que podem trazer qualidade de vida e melhoras no quadro. Precisamos nos atentar à saúde emocional dos novos jovens. Cuidar da mente faz bem! Procure ajuda! Depressão não é frescura.

PARA SABER MAIS:

Instituto Terá Av. Expedicionários Brasileiros, 792 Vila Brasileira - Itatiba/SP

Centro de Atenção Psicológica Rua comendador Franco, 763 Centro - Itatiba/SP e-mail: eduardafornaric@hotmail.com

WWW.QREVISTA.COM.BR


SAÚDE

EFT:

ocê já sentiu que algum aspecto da sua vida não vai para frente? Sabe? Quando você tenta, tenta, mas nada acontece?! Muita coisa na vida da gente pode ser mudada apenas com um pouco de determinação e boa vontade. Começar um hábito novo como, por exemplo, praticar uma atividade física ou acordar mais cedo.

Todo mundo sempre está atrás de coisas que gostaria de fazer para melhorar, se aprimorar, render mais, poder ir mais longe. Alguns conseguem apenas com um pouco de esforço, já outras pessoas precisam praticamente mover céus e terras para finalmente conseguir mudar algo em suas vidas. E para um terceiro grupo, infelizmente, não há o que se faça: as mudanças parecem simplesmente não ocorrer. O grau de dificuldade que encontramos ao tentar mudar algo em nossas vidas está diretamente relacionado à forma como enxergamos e decodificamos a realidade, tanto internamente (a forma como nos enxergamos) quanto externamente (a forma como enxergamos o mundo).

18

Antigamente, as pessoas recorriam a sorte de rotinas que as fizessem “girar a chavinha” dentro delas. Simpatias, para os casos mais brandos, e até soluções mais drásticas como açoites e mutilações, para questões de difícil progresso. Contudo, a eficácia desses métodos sempre foi questionável.

Felizmente, a forma como funciona a mente humana já não é um completo mistério e isso tem ajudado a humanidade a avançar num ritmo extraordinariamente dinâmico. Seja com estudos sobre a inteligência emocional, seja no constante aprimoramento profissional – que traz técnicas de exploração da plasticidade cerebral jamais vistas na história da humanidade –, seja no tratamento de condições psíquicas, como a depressão, ou nas diversas terapias de ressignificação de traumas.

A Emotional Freedom Technique (técnica da liberação emocional, em inglês), ou simplesmente EFT, é uma das novas aliadas da ciência que une o conhecimento milenar dos meridianos energéticos usados pela Medicina Tradicional Chinesa, com novíssimas técnicas de programação neurolinguística (PNL, como é popularmente conhecida). Essa terapia inovadora consiste em estimular os meridianos do paciente com “batidinhas” feitas com a ponta dos dedos (tapping, na linguagem da EFT) ao mesmo tempo em que a memória dos eventos-chave vai sendo acessada. revista informação que que fica! fica! AA informação

FOTO ARQUIVO PESSOAL

V

a cura emocional

RENATA DE PAULA TERAPEUTA

Problemas como medos, autossabotagem, abusos, vergonha, crenças limitantes, ansiedade, mágoas, fobias, abandono, baixa autoestima são olhados e ressignificados com a técnica. No final, ainda são inseridas linhas de comando com novos valores e crenças, para que a pessoa se liberte daquilo que a puxava para trás na vida.

Você já sente que as coisas não acontecem para você como deveriam acontecer? Então, com a EFT vai acontecer! PARA SABER MAIS:

RENATA DE PAULA Terapeuta

Atendimentos: Aos sábados em Itatiba.

Atendimentos de segunda a sextafeira online e em Campinas. Contato: (11) 96184-8483 @na_busca

WWW.QREVISTA.COM.BR WWW.QREVISTA.COM.BR


SAÚDE

Você sente

FOTO: ARQUIVO PESSOAL

RAIVA POR DR. SANTIAGO

DR. SANTIAGO ESPECIALISTA EM EM GERIATRIA E PSICOSSOMÁTICA CRM 83759

A

lguma vez você já perdeu a cabeça, xingou, gritou, brigou, explodiu num momento de fúria, seja com palavras ou com atitudes? Claro que todos nós já passamos por situações semelhantes a essas em algum momento de nossas vidas, não é?

Geralmente depois desse ataque de nervosismo, costumam aparecer sentimentos variados e logo pensamos “Mandei Bem!”, “Justiça feita!” ou também podemos nos arrepender do ocorrido. Quando questionados, geralmente dizemos ou justificamos com o argumento de que aquele foi um momento de raiva. Mas não é bem assim! Em pequenas doses, o sentimento de raiva, por exemplo, pode até ser saudável - servindo de impulso para ações ou motivações de mudanças. No entanto, o problema começa quando ela extrapola o bom senso, passa a prejudicar o bem-estar físico e o convívio social.

20

Então, o que seria essa tal raiva? O que é o sentimento de raiva? De um modo geral, a raiva define-se como um sentimento de protesto, insegurança, ti-

midez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas.

A raiva ou rancor costumam ser sentimentos muito fortes, que naquele momento consome nossa energia de várias formas. Além disso, é um sentimento que aparece, mas que está em cima de muitos sentimentos ocultos (tristeza, decepção, irritação, injustiça, ameaça, mentira, perdas, prejuízos e outros), e que são desencadeadores daquela explosão.

No momento de raiva ficamos surdos, irracionais, agressivos, e geralmente nos sentimos ameaçados de alguma forma. Se fizermos uma análise fria e honesta sobre o que nos deixou com raiva, encontraremos uma profunda tristeza por alguma perda, expectativa que não se concretizou, uma rejeição, uma mágoa ou outros motivos que nos levaram a essa tristeza angustiante.

Muitos dizem que é melhor extravasar a raiva para não ter um colapso, ou coisa do tipo, mas será mesmo que revista A informação que fica!

é prudente, saudável e sábio tal atitude? A descarga de adrenalina no organismo é muito grande, e com isso acontece o aumento da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, tonturas, cansaço físico, tremores, inquietação, falta de memória, insônia e outros, podendo a ser fatais após um infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

E se nós aprendêssemos o contar até 10, pedir perdão, praticar a compaixão, não responder (nem e-mails, WhatsApp, telefones e outros) na hora da raiva, esperar antes de falar, agir sem impulsividade, esperar, refletir antes de agir?

Já dizia Shakespeare “Todos têm o direito de ter raiva, mas não tem o direito de ser cruel.” A Raiva pode gerar alívio momentâneo, mas depois pode trazer um profundo sentimento de culpa, arrependimento e depressão. Então, raiva? Para que sentir raiva?

PARA SABER MAIS:

Dr. Carlos Alberto Santiago Rua Senador Lacerda Franco, 495 Centro - Itatiba/SP Tels.: (11) 4487-1627 / 9 9501-0990 WWW.QREVISTA.COM.BR


WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

21


SAÚDE

Ortodontia digital:

FOTO: ARQUIVO PESSOAL

SCANNER iTERO E APARELHOS INVISÍVEIS DRA. ANGELA VISERTA ESPECIALISTA EM ORTODONTIA E ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES CROSP 59.661

crianças, dos casos mais simples aos mais complexos, incluindo apinhamento, diastema e arcos dentais estreitos.

N

a Clínica Angela Viserta Odontologia, usar aparelho para endireitar os dentes e melhorar o sorriso ficou muito mais confortável. Através do tratamento com o Scanner iTero é possível transformar seu sorriso até duas vezes mais rápido, sem atrapalhar sua rotina.

Almoço com amigos? Pipoca no cinema? Os esportes que você ama? Com os alinhadores transparentes removíveis você pode continuar desfrutando de suas refeições favoritas e praticando os esportes que você ama. O Scanner iTero, scanner digital líder no mercado, permite criar uma imagem em 3D de seus dentes em apenas alguns minutos.

Essa tecnologia é removível, o que facilita a higiene, ou seja, a criança consegue escovar corretamente os dentes e passar o fio dental sem dificuldade. O Invisalign First foi desenvolvido para um tratamento mais confortável e sem transtornos. disso, em todas as etapas você poderá ver o seu progresso e apreciar o seu sorriso à medida em que ele se transforma.

Desfrute de suas comidas favoritas, mantenha-se ativo em todas as atividades físicas que você ama, continue usando fio dental normalmente, deixe de passar por consultas de emergência com bráquetes ou fios se danificando. Essas são apenas alguns dos diferenciais dos alinhadores Invisalign. Invisalign First

O Invisalign First é um tratamento criado especificamente para pequenos sorrisos. Ele possibilita tratar uma ampla gama de problemas ortodônticos em

Com essa tecnologia, a Dra. Angela pode mostrar o novo sorriso de uma perspectiva totalmente diferente, com conforto (sem massas ou ânsia), mais precisão, imagem dos dentes em alta resolução e um simulador de resultado Invisalign, que permite você enxergar o resultado final.

22

Os alinhadores transparentes Invisalign são ideais para quem tem a vida corrida e para quem não gosta da aparência dos aparelhos convencionais, uma vez que são quase imperceptíveis. Além

revista A informação que fica!

Venha transformar o seu sorriso! Você tem tudo isso aqui em Itatiba, na Clínica Angela Viserta Odontologia. A Dra. Angela tem 25 anos de formada, graduada pela Unicid Universidade da Cidade de São Paulo, especialista em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares, pós-graduada em Damon System Orthodontics e Invisalign Doctor.

PARA SABER MAIS:

ANGELA VISERTA ODONTOLOGIA Rua Itália, 95 - Vila Brasileira CEP 13.256-440 - Itatiba/SP Telefones: (11) 4594-1499 (11) 99911-6190 @angela_viserta @angelavisertaodontologia www.angelavisertaodontologia.com.br contato@angelavisertaodontologia.com.br


WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

23


SAÚDE

ÓCULOS DE SOL FALSIFICADOS E ÓCULOS PRONTOS DE PERTO BARATINHOS: QUAIS OS RISCOS? PARA AQUELES QUE PENSAM QUE OS ÓCULOS SERVEM SÓ PARA BELEZA E NÃO SE IMPORTAM COM A PROCEDÊNCIA, É MELHOR TOMAR CUIDADO!!! Riscos de comprar óculos de leitura baratinhos sem ser em ótica: Cuidar da saúde dos olhos também é pensar na qualidade dos óculos e de suas lentes. Veja o porquê não é bom cair na tentação de comprar óculos de leitura baratinhos que você encontra em farmácias e outros estabelecimentos. FOTO: DIVULGAÇÃO

Por quê comprar óculos de leitura baratinho pode sair caro?

É

muito comum em praias, centros das cidades e até no trânsito do dia a dia se ver vendedores ambulantes ou até mesmo lojas vendendo óculos falsificados.

O preço é atrativo, o modelo é bem parecido com a marca original e tudo parece perfeito. Mas será que vale a pena pagar super pouco? E a qualidade? Ao que você está submetendo seus olhos, afinal?

De acordo com Associação Brasileira de Indústria Óptica, mais de 30% dos óculos que entram no país durante o ano, são piratas ou ilegais. A grande maioria não tem as proteções necessárias para proteger os olhos dos raios UV. OS RISCOS

Oftalmologistas alertam que esta exposição dos olhos às radiações acelera o aparecimento da catarata e intensifica a degeneração macular doença que prejudica a visão central. 24

A grande questão é que, quando se usa óculos escuros, a pupila se di-

lata, abrindo caminho para mais radiação, a fim absorver mais luz.

Por isto, é necessário que os óculos escuros protejam contra os raios UV que atingem as pupilas dilatadas, pois outra função dos óculos de sol é permitir que possamos ver melhor quando ofuscados por luz forte. Agora, imagine com óculos falsificado. Sua pupila vai responder à escuridão da mesma forma que com outros óculos, com a desvantagem de que a proteção UV deixa de existir, ou seja, é até pior do que estar sem óculos no sol. Além disso, os óculos de sol piratas ou falsificados acarretam em fortes dores de cabeça, desconforto e cansaço na visão.

Então, caso você tenha um modelo desses em casa, é melhor pensar muito bem antes de usá-los novamente. Fique atento a estes sintomas e, qualquer sensação estranha nos olhos, procure imediatamente um oftalmologista, ele é o melhor profissional para te orientar sobre a saúde dos seus olhos. revista A informação que fica!

Você certamente já deve ter visto aqueles óculos de leitura, vendidos em farmácias ou em outros estabelecimentos sem prescrição médica, não é? Resista a tentação!

Comprar uns óculos desses, por mais barato que seja, pode trazer uma série de problemas, entre outras coisas, por exemplo, você não tem a certeza se o grau do óculos estará correto para sua necessidade! E como esses problemas de visão só apareceram há longo prazo, muitas pessoas não se dão conta do mal que podem causar à sua visão. Uma lente com o grau errado ou de má qualidade pode provocar dores de cabeça ou problemas sérios na sua visão. Portanto, pense na saúde dos seus olhos antes de comprar qualquer lente de grau e desconfie de preços muito baixos, e procure um profissional óptico de sua confiança que possa confeccionar seus óculos personalizados, conforme sua receita médica. PARA SABER MAIS:

Contato: (11) 4524-0138 Rua Francisco Glicério,176 Centro - Itatiba-SP @belem.optica @opticansbelem

WWW.QREVISTA.COM.BR


WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

25


MULHER MODA

AÇÕES DE COMBATE À

Violência contra a mulher

FOTOSKELI SASSO FOTOS

DEFENSE FEMININO - CURSO BÁSICO DE DEFESA PESSOAL PARA MULHERES

LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER

A

ções de combate à violência contra a mulher são cada vez mais intensas em Itatiba. A conscientização sobre o assunto também vem crescendo e quem está por traz disso são algumas ativistas femininas da região. Leila Bedani, vereadora na cidade e servidora pública há mais de 20 anos, é uma dessas mulheres que está na luta pelo combate à violência contra a mulher, além de autora de vários projetos.

A cada duas horas uma mulher é morta no Brasil*, esse dado alarmante mostra o quanto é importante falar sobre segurança e direitos femininos. Por isso, Itatiba conta com diversas ações de combate à violência contra a mulher.

são ensinados golpes simples e como devem ser aplicados.

Lembrando que tanto agressões físicas quanto verbais devem ser denunciadas. Marco Antônio da Silva, delegado de polícia que responde pela Delegacia de Defesa da Mulher de Itatiba esclarece como as denúncias devem acontecer. “Em caso de violência doméstica e se o agressor ainda estiver no local, os primeiros a serem acionados devem ser a Guarda Municipal ou a Polícia Militar. Já em casos que o agressor fugiu, a primeira coisa a ser feita é procurar socorro

médico e avisar ter sido vítima de violência doméstica”, esclarece Marco Antônio. Outra ação importante na cidade é a Virada Feminina, que tem como objetivo o empoderamento feminino, palavra tão atual e necessária no contexto sociopolítico pelo qual estamos enfrentando.

Em sua segunda edição, realizada em 2019, teve um considerável aumento tanto de público (mais de 300 pessoas) quanto de voluntários e parceiros em relação à primeira edição. Com variadas atrações, contou com a participação 2a VIRADA FEMININA

Uma delas é o Defense, curso básico que ensina autodefesa para mulheres, para ela saberem como agir diante de uma situação de risco e manter a calma caso algo aconteça. Além disso, também

CURSO DE DEFESA PESSOAL

26

revista informação que que fica! fica! AA informação

WWW.QREVISTA.COM.BR


MULHER

DIA DO HOMEM PELO COMBATE A VIOLÊNCIA, NA ETEC

2a VIRADA FEMININA

pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

No Brasil, a Campanha acontece desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras. As atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e vão até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacioa 2 VIRADA FEMININA nal de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as especial de Cidinha Raiz, primeira muMulheres. Em Itatiba foram relher negra candidata ao Senado brasializados, desde 2017, diversos eventos, leiro, acompanhada de empreendedoras sempre com o objetivo de conscientizar negras de São Paulo, participantes da e orientar a população em relação comOBME (Organização Brasileira de Mulhebate à violência contra a mulher. res Empresárias) e do Grupo de Trabalho Raça e Etnia. “Somente com a discussão desses No carnaval a Campanha Nacional Não é Não também esteve presente em Itatiba. O fato da mulher usar menos roupas intensifica o assédio que já existe no dia a dia e o debate sobre o assunto é essencial., mas atuar na conscientização das mulheres e dos homens. Realizada desde 2018, as voluntárias estiveram presentes nos blocos de carnaval de Itatiba distribuindo cartilhas, adesivos e divulgando os canais de denúncia em casos de violência.

Já os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional, iniciativa da ONU Mulheres, que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional

vários aspectos que a população terá

CAMPANHA 16 DIAS DE ATIVISMO

WWW.QREVISTA.COM.BR

revista A informação que fica!

mais consciência da importância desses assuntos. A Delegacia da Mulher trabalha com números e queremos que ele diminua cada vez mais, isso é prioridade”, diz Marco Antônio. Outras ações que acontecem em Itatiba são o Orange Day, conhecido também pelo Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, o Agosto Lilás, campanha que visa levar informações e sensibilizar toda a sociedade sobre a Lei Maria da Penha e as formas de combate à violência contra a mulher e o curso Agente Bem Querer Mulher, em prol do atendimento humanizado e qualificado das mulheres vítimas de violência.

Mais Mulheres na Política

Nos últimos 3 anos, a Vereadora Leila Bedani apresentou, junto de demais vereadores, diversos projetos de lei a favor da mulher. A necessidade em se fazer políticas públicas voltadas para a mulher está cada dia mais evidente em nossa sociedade, pois visam à equidade de gênero, a eliminação de qualquer forma de discriminação e de violência contra a mulher, assegurando-lhe a plenitude de seus direitos, sua participação e integração no desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Por isso, diversas leis já foram implantadas e outras aguardam votação. Leila nunca deixou de fiscalizar e iniciar projetos em prol da população. Na área da mulher, também cobra por uma rede de atendimento à mulher em situação de violência como a Casa Abrigo, a capacitação dos agentes comunitários, implantação de rede de proteção à mulher, ativação do Conselho Municipal da Mulher, ampliação da Delegacia da Mulher, apoio do Conseg Itatiba, convênio com o Ministério Público, atendimento humanizado das mulheres que sofrem violência, entre outros, como o pedido feito ao Governador do Estado solicitan-

27


MULHER do a vinda da Carreta de Mamografia à Itatiba.

“Precisamos de mais mulheres na política para uma democracia mais inclusiva e efetiva, para que possam lutar, criticar, pautar projetos e defender a classe que sofre com a falta de representatividade”, afirma Leila.

Questionada ainda sobre os resultados que essas ações têm trazido ao município, Leila ressalta. “Várias mulheres resolveram denunciar, procurar ajuda e sair do ciclo de violência, pois muitas perdem sua autoestima, ficam muito fragilizadas perante a sociedade e dependentes do seu parceiro. Através das ações, ajudamos as mulheres a enxergar que existe uma luz no fim do túnel e que é possível se reerguer e ser feliz”.

Leila também chama atenção para outros tipos de violência. “Através das orientações sobre os tipos de violência, uma amiga descobriu que estava vivendo em um relacionamento abusivo e resolveu procurar ajuda. São através dos resultados, mesmo que pequenos, que nos motivamos a entender que diante das dificuldades, ainda estamos no caminho certo!”, finaliza.

Projeto de Prevenção da Violência Doméstica

FABÍOLA SUCASAS

PROMOTORA DE JUSTIÇA DO MPSP, ASSESSORA DO PGJ NO CENTRO DE APOIO CÍVEL E DE TUTELA COLETIVA NO NÚCLEO DE INCLUSAO SOCIAL, TITULAR DA PJ DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DA CAPITAL E EX PROMOTORA DE JUSTIÇA DE ITATIBA.

28

Outra mulher ativa na luta contra a violência doméstica, é a Promotora de Justiça do MPSP, Fabíola Sucasas. Ela foi uma das responsáveis pelo Projeto de Prevenção da Violência Doméstica com a

DR GALVÃO, DRA LUCIANA, DR MARCO, VER LEILA, CAP OSVALDO, ROSELI ASS. SOCIAL, DRA SOLVANGE - CONSEG, LIA, GM JAQUELINE, RODA DE CONVERSAS - COLÉGIO MADRE TERESA

Estratégia de Saúde da Família, que virou lei de proteção à mulher em Itatiba. O projeto recebeu menção honrosa do Inovare em 2016 e, em 2019, premiação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo dados fornecidos por Fabíola, em 2018, 536 mulheres foram vítimas de agressão física a cada hora, ou seja, 4,7 milhões de mulheres ao longo do ano. Além disso, foi apurado que 27,4% das mulheres brasileiras com mais de 16 anos sofreram algum tipo de violência.

A lei implementada na cidade tem grande poder de informação, como explica a promotora. “Trabalhamos na capacitação de agentes comunitários de saúde com foco em saúde pública das mulheres vítimas de violência. O Ministério Público, junto com a rede de atendimento apresenta materiais informativos para que os servidores da área de saúde promovam as informações para as mulheres vítimas de violência. A violência contra a mulher deve ser enxergada como questão de saúde pública, uma vez que adoece, provoca sofrimento nos filhos, danos físicos e psíquicos”, diz Fabíola. Itatiba busca mais conscientização com ações efetivas em combate à violência contra a mulher. Estamos no caminho certo!

*dados do Monitor da Violência, parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

CAMPANHA PARA DENÚNCIAS DE ABUSO CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

AGOSTO LILAS - 13 ANOS DA LEI MARIA DA PENHA

RODA DE DEBATES SOBRE VIOLÊNCIA DOMESTICA NA PRAÇA JOSE BONIFACIO

SAIBA COMO DENUNCIAR

De acordo com a ONDH (Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos), a média diária de 1º a 16 de março foi de 3.045 ligações recebidas e 829 denúncias registradas. Já nos 8 dias seguintes estes números subiram para 3.303 ligações recebidas e 978 denúncias registradas, um aumento de 9%. É preciso redobrarmos a atenção para os casos de violência doméstica nesse período de isolamento social: DENUNCIE! Ligue 180 - Canal gratuito e confidencial!

revista informação que que fica! fica! AA informação

WWW.QREVISTA.COM.BR


WWW.QREVISTA.COM.BR WWW.QREVISTA.COM.BR

revista A informação que fica!

29


BELEZA

HIDRATAÇÃO E TRATAMENTO

FOTOS ARQUIVO PESSOAL

DOS FIOS DE CABELOS DURANTE A QUARENTENA ANA CANDIDA GAVA EMPRESÁRIA @anagava

Ana Candida Gava

co Fusiodose de Kerastase, o queridinho dos cabelos secos.

S

Mas saiba que hoje a tecnologia está muito avançada e os produtos deixam os cabelos mais leves e macios, com muito balanço e brilho! Nunca substitua os tratamentos realizados por profissionais apenas por cuidados home care.

ei o quão difícil é manter os cabelos hidratados e sedosos, principalmente durante a situação que estamos vivendo, evitando sair de casa para diminuir a disseminação do coronavírus. Por isso, reuni aqui algumas dicas para vocês aprenderem a manter os fios livres de danos. Confira!

1) Não lave os cabelos todos os dias! Utilize um shampoo indicado para o seu tipo de cabelo e couro cabeludo. Se não faz atividade física diariamente, indico que lave dia sim, dia não. Dessa forma, mantemos um pouco da oleosidade natural do cabelo e o couro protegido dos desgastes naturais. Lembrando que isso não se aplica aos profissionais da saúde que tiveram contato com pessoas que estão com o Covid-19 ou com quem está com suspeita de portar o vírus. Esses profissionais devem sim lavar os cabelos todos os dias.

2) Faça procedimentos home care, eles vão ser seus aliados durante a quarentena, além de ser desestressante, é uma das coisas que podemos fazer em casa, já que agora estamos passando muito tempo dentro dela! Lembre-se que a manutenção e os cuidados diários são fundamentais. Não use água quente para lavar a cabeça, hidrate com máscaras, utilize protetor térmico, penteie os cabelos e use um belo leave in.

30

E as hidratações naturais para fazer

Para manter seus cuidados em dia, nós, do Wandda’s Fashion Hair Cabeleireiros, estamos atendendo individualmente, com horários agendados especialmente para cada cliente e seguindo as orientações da Vigilância Sanitária de Itatiba. em casa? As hidratações caseiras sempre foram bem-vindas, mas é preciso tomar cuidado com os excessos de óleos. Use óleos feitos especialmente para os cabelos, diferente dos outros, eles têm preparos e proteções para que os fios fiquem com mais maleabilidade e brilho. Também existem hidratações a base de mel, babosa e muitas outras. São aquelas receitas antigas da vovó, sabe? 3) Faça hidratação no salão assim que der. Seu cabeleireiro saberá manter seus cabelos bonitos e hidratados da melhor forma. O tratamento feito no salão é muito mais eficaz, além de ser uma terapia para a alma.

Existem centenas de tratamentos que podem ser feitos, tudo vai do diagnóstico dos fio. Para os cabelos finos, tratamentos de Nioxin são indicados. Para os coloridos, antioxidantes e produtos que deem emoliencia, como os protocolos de Invigo de Wella. Já para os secos, devoluções de óleos e nutrientes para deixar os fios com vida e brilho, por isso indirevista informação que que fica! fica! AA informação

Além disso, para quem não se sente à vontade em sair de casa, estamos trabalhando com serviço de delivery. Entre em contato conosco, encomende seu kit de shampoo, máscara capilar, coloração e outros produtos e receba no conforto da sua casa!

PARA SABER MAIS: WANDDA’S FASHION HAIR Aproveite nossas promoções seguindo Salão Wanddas nas redes sociais. Siga através do Instagram: @salao.wanddas

@wanddas.baroneza Salão Wanddas

Av. Pref. José Maurício de Camargo, 320 - Itatiba Mall Loja D12 - JD. N.S. das Graças www.wanddas.com.br wanddas@vmaxnet.com.br (11) 98531-4549 Tel.: (11) 4894-8014 WWW.QREVISTA.COM.BR


WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

31


FOTOS DIVULGAÇÃO

CASA & DECORAÇÃO

VAI REFORMAR O APARTAMENTO?

ENTENDA TUDO SOBRE OBRAS EM CONDOMÍNIO

U 32

m prédio bem construído é para durar muito tempo. Mas isso não significa que o desgaste e as mudanças no uso do local não exigirão reformas, seja por perda de desempenho natural dos materiais, por estética, alteração de função do prédio ou outro motivo. Uma coisa é certa: as reformas precisam ser realizadas com planejamento, segurança e boa condução para obterem êxito.

sável técnico com recolhimento de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de engenheiro civil ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) de arquiteto, contendo no mínimo os seguintes documentos:

pelo síndico. Dessa forma, as reformas só podem começar após a aprovação do condomínio ou do órgão competente envolvido. Esta obrigatoriedade vale também para as reformas nas áreas comuns dos edifícios.

Para garantir o planejamento e a segurança dos usuários dos edifícios, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas criou a NBR 16.280 Reformas em Edificações – Sistema de Gestão de Reformas em 2014, atualizada em 2015, que rege os procedimentos necessários para que as obras de reforma sejam executadas corretamente, com anuência do síndico e através de acompanhamento de responsável técnico habilitado nas áreas de engenharia ou arquitetura.

● Memorial Descritivo do que será feito na obra; ● Planta e detalhes com as alterações a serem feitas;

● Instalação de ar-condicionado;

A NBR 16.280 prevê a apresentação pelo condômino, e aprovação pelo condomínio, de um Plano de Reforma elaborado e assinado por um respon-

● Cronograma detalhado com prazos de obras;

● Lista com nome e identificação (RG e CPF) dos prestadores de serviço envolvidos; ● Previsão, conforme legislação vigente, do descarte correto de resíduos; ● Definição do local para armazenamento de insumos e resíduos;

Este Plano de Reforma, ou Laudo Técnico deve ser encaminhado para análise da construtora ou incorporadora (caso ainda esteja no período de garantia), ou ao responsável técnico indicado revista informação que que fica! fica! AA informação

Obras que necessitam de Plano com ART/RRT: ● Mudança de lugar de torneiras, chuveiro ou tomadas;

● Abertura de porta ou cozinha americana;

● Fechamento ou envidraçamento de sacadas; ● Buracos ou perfurações de lajes; ● Instalação de banheira;

● Reformas onde há necessidade de engenheiro eletricista; ● Reparo ou alteração nas instalações de gás;

WWW.QREVISTA.COM.BR


CASA & DECORAÇÃO ● Troca de revestimentos com uso de ferramentas de alto impacto, como marretas ou marteletes, para retirada do revestimento prévio;

● Alterações estruturais no apartamento. Obras que não necessitam de Plano com ART/RRT: ● Pintura;

● Pequenos reparos elétricos ou hidráulicos que não utilizem ferramentas de alto impacto e não façam alterações da estrutura do condomínio; ● Colocação de redes de proteção;

● Substituição do forro de gesso, desde que o novo tenha características semelhantes ao original. Nessas situações, o síndico é o responsável pela aprovação da documentação. Portanto, deve fiscalizar a obra e verificar se esta cumpre o que foi informado pelo morador. Caso o projeto saia do que é previsto, cabe a ele alertar ao proprietário. Caso seja necessário, o síndico deve tomar medidas civis e judiciais para que a obra ocorra conforme o planejado.

WWW.QREVISTA.COM.BR WWW.QREVISTA.COM.BR

O síndico pode: ● Notificar o morador; ● Aplicar multas;

● Proibir a entrada de materiais e dos prestadores de serviço ligados à reforma; ● Registrar irregularidade na delegacia de polícia e até buscando o judiciário para embargar a obra.

Caso tudo ocorra conforme o combinado, o síndico deve vistoriar as condições em que a obra foi finalizada. O gestor também deve receber do proprietário do imóvel um termo de encerramento. Desta forma, é possível arquivar e ter acesso a toda documentação. O ideal é que se forme uma comissão de obras do condomínio aprovada em assembleia, com poder de fiscalização, que auxilie o síndico em todo o processo. A norma auxilia no afastamento definitivo dos chamados “faz-tudo”, os curiosos ou os amadores e privilegia a boa técnica com responsabilidade.

À medida que exista um projeto com planejamento prévio, o improviso dará lugar à ação coordenada minimizando

revista A informação que fica!

incertezas, e aumentando a possibilidade de sucesso nas obras de reformas dentro do prazo e custos previstos. Procure a AEAI – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itatiba e esclareça suas dúvidas. Engº Civil Nelson J. Mostaço Presidente da AEAI Membro Instituto de Engenharia de SP

ONDE ENCONTRAR ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE ITATIBA www.aeai.com.br aeaitatiba R. Miguel Hércules, 211 Jd. Tereza - Itatiba/SP contato@aeai.com.br Tel: (11) 4524-4088 www.creasp.org.br Acesse: Fiscalização > Denúncia on-line

33


CAPA

PEDRO BIAL TRADUZ LIVRO SOBRE REFUGIADOS

P

Por Michele Marreira

edro Bial é um dos profissionais mais renomados do jornalismo brasileiro. Aos 61 anos, já foi correspondente em Londres pela Rede Globo, nos anos 1990, realizou coberturas importantes como a Guerra do Golfo, o Colapso da União Soviética e a queda do Muro de Berlim. Foi um dos apresentadores do Fantástico, permanecendo no dominical de 1996 a 2007. Sempre transitando entre o jornalismo convencional e o entretenimento, em 2002 esteve à frente do Big Brother Brasil, passando o bastão para Tiago Leifert há três anos.

Dono de uma simpatia e elegância com seus convidados, ele deixa-os sempre à vontade no debate dos variados temas de seu “Conversa com Bial”. Em 2004, lançou o livro Roberto Marinho – uma biografia não autorizada do fundador da Rede Globo. Recentemente, foi o responsável pela tradução do livro “A Memória do Mar” do autor Khaled Hosseini do best-seller “O Caçador de Pipas”.

34

revista informação que que fica! fica! AA informação

FOTO: GLOBO/RAMÓN VASCONCELOS

Confira mais detalhes do bate-papo especial que fizemos com nosso entrevistado de capa: Q Revista: Quais foram os desafios na tradução do livro “A Memória do Mar” do autor Khaled Hosseini?

WWW.QREVISTA.COM.BR


FOTO: DIVULGÇÃO

Pedro Bial: Eu gostei bastante do texto por ser em prosa poética. Os desafios de tradução foi me libertar do significado original para passar a mensagem que o escritor desejava, fazer a tradução ao pé da letra não funciona. E tentando manter o ritmo de uma oração ao mar. Na história, o pai pede que o mar cuide do filho dele, mesmo que o trague. É trágico, é bonito. Khaled Hosseini é um grande escritor, o “Caçador de Pipas” é um dos principais livros dos últimos anos. Ainda não tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, mas ele

FOTO:GLOBO/ESTEVAM AVELLAR

CAPA: EDITORA GLOBO

CAPA

já me fez chorar muito.

Falar sobre refugiados é um assunto atemporal. É um tema que te toca ainda mais pela história de seus pais? Sim, a história da minha família, sou filho de refugiados alemães. Isso determina a vida não só da primeira, mas da geração que se segue. Eu não seria a pessoa que sou hoje se não tivesse tido essa história. Sempre que posso participo [desses de-

PEDRO BIAL ENTREVISTA DANIEL COHN-BENDIT NA ALEMANHA

WWW.QREVISTA.COM.BR WWW.QREVISTA.COM.BR

revista A informação que fica!

bates], inclusive nos anos anteriores abordamos o tema no programa [Conversa com Bial]. Nesse ano levaremos o assunto novamente; sobre a questão da fronteira da Venezuela com Roraima. Que análise você faz da cobertura jornalística brasileira sobre os refugiados?

Estamos melhorando. O jornalista brasileiro é um sujeito muito ocupado. No Brasil as notícias estão envelhecendo rápido, perdendo o frescor. É importante nos entendermos como um país de refugiados. É quase ridículo um Presidente como o Donald Trump, por exemplo, cujo avô era um alemão refugiado, e mesmo assim ter uma política xenofóbica. Não estou dizendo que é simples receber massas imigrantes, nenhum país está perfeitamente preparado para receber os refugiados em suas guerras, do clima, da miséria, da pobreza. Mas precisamos chegar a um acerto, não é uma conclusão; mecanismos que nos permitam dar conta disso. Em uma instância muito próxima, isso beneficia os países que os recebem, renovam sua identidade, se

35


CAPA ricanos. Naquela fila de jornalistas, equipes de TV querendo entrar, eu ouvi uma frase do oficial que estava coordenando, que me fez pensar um bocado sobre a minha profissão e toda aquela situação. Para “acalmar” todos aqueles jornalistas ele falou: “Fiquem tranquilos, que todos terão suas histórias”, o que ele estava querendo dizer com isso é que nós teríamos a filmagem de famílias mortas. Foi uma experiência inesquecível. Estou contando para trazer um pouco da brutalidade de tudo isso. A tragédia não pode virar rotina. Vivemos num mundo conectado onde as solidões não se comunicam.

FOTO: GLOBO/FÁBIO ROCHA

Acha um avanço uma novela da Rede Globo, “Órfãos da Terra”, ter abordado como tema central os refugiados?

realimentam. É exemplar a maneira como a Alemanha, na Europa, lida com a questão dos refugiados. Justamente eles que aprenderam a lição da História da maneira mais terrível possível. Você foi correspondente internacional na década de 90, cobrindo as guerras do Golfo, da Bôsnia, além do fim da União Soviética e da queda do Muro de Berlim. Qual recordação mais marcante guarda dessa época?

36

Muitas. Em crises de refugiados eu já tive em algumas situações limi-

te. E por mais que sejam dramáticas e trágicas as circunstâncias, muitas vezes aquilo vai virando noticia velha, como dizem. Eu gostaria de dar um depoimento de algo terrível e cruel, dá a medida da ambivalência que é o exercício do jornalista ao mesmo tempo em que estamos para levar notícias daquela realidade. Era horrível às condições sanitárias, deploráveis, daqueles acampamentos. Incorriam algumas dezenas de pessoas por dia, o acesso aos acampamentos era muito difícil. Havia a dependência [da imprensa] de carona dos helicópteros de oficiais amerevista informação que que fica! fica! AA informação

O áudio visual é um despertador de consciência. Foi de extrema relevância termos tido uma novela, “Órfãos da Terra”, que tratvaa do assunto de refugiados, trazendo essa discussão muito mais próxima, palpável aos brasileiros, pois falava ao coração. É um drama que requer políticas de Estado, assim como a questão do aquecimento global, são questões que não serão resolvidas por políticas de estado isolado, mas vão obrigar a um conserto internacional. E por falar nisso, as questões climáticas agravaram a guerra da Síria. Antes de migrar para o entretenimento você trabalhava com o jornalismo tradicional. Sente falta dessa fase?

Eu fui jornalista o tempo todo. No BBB [Big Brother Brasil] eu tinha esse olhar, mas transmitia num programa de entretenimento, e para entender o que estava acontecendo eu tinha que ter uma visão de apuração jornalística. O que eu faço

WWW.QREVISTA.COM.BR


CAPA hoje também é jornalismo, porém, um pouco mais descompromissado com algumas regras do convencional, mas os instrumentos para abordar e entender a realidade, e até algumas técnicas de entrevista vem do jornalismo.

de se viver consciente. A dependência química é uma doença que pode ser tratada, abstinência não é o único caminho de resolução, prevenção de danos também funciona. Qual o balanço você faz do seu programa, o “Conversa com Bial”,

É trágico. No Brasil, assim como em outros países da América Latina, na guerra às drogas que foi declarada há 50 anos pelos Estados Unidos, nós ficamos no lugar dos receptores das bombas dessas guerras, que foi perdida... Precisamos repensar essa questão de combate às drogas com mais honestidade e menos hipocrisia, pensar numa regularização e descriminalização. Dependência química tem cura?

Quem tem essa doença há formas

WWW.QREVISTA.COM.BR WWW.QREVISTA.COM.BR

Gosto de colocar as pessoas para refletirem, sair da discussão pequena, de uma coisa ou outra. Somos muitas coisas ao mesmo tempo e que nos aceitemos assim, que possamos conversar.

FOTO: GLOBO/FÁBIO ROCHA

Como você enxerga a questão das drogas no Brasil?

em mais de dois anos de exibição?

revista A informação que fica!

37


GASTRONOMIA MODA

A importância da

Q

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS EMPRESAS

uando falamos em alimentação saudável, as primeiras coisas que vêm em mente são saladas e frutas. Contudo, esse tema envolve muitos outros fatores. Para ser saudável deve-se levar em consideração não apenas a ingestão de nutrientes, mas também como os alimentos estão sendo preparados e combinados, como estão sendo apresentados, se respeitam a cultura do público e, também, se o ambiente favorece o bem-estar.

38

Atualmente, estamos vivendo mudanças nos padrões de alimentação da população em seus lares. As principais envolvem a substituição de alimentos in natura (arroz, feijão, legumes e verduras) por produtos industrializados prontos para consumo. Causando, dentre outros problemas, o aumento de doenças

como obesidade, diabetes e hipertensão.

Levando em consideração esses fatores, cada dia mais a Megusta Refeições oferece refeições que visam não somente “matar a fome” dos trabalhadores, mas, também fornecer os nutrientes necessários para a manutenção da saúde de seus clientes. Isso porque a alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada e de acordo com as necessidades alimentares especiais, harmônica em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer. Os benefícios da alimentação saudável não são restritos aos colaboradorevista A informação que fica!

res, as empresas contratantes também se beneficiam em vários sentidos. Com mais qualidade de vida e alimentação, o profissional estará mais disposto e feliz para o trabalho. Colaboradores mais saudáveis garantem um melhor desempenho dentro de qualquer empresa e faltam menos, principalmente devido a acidentes de trabalho.

Cada vez mais as empresas se conscientizam que, para ter competitividade, a melhoria da qualidade de vida e das condições de trabalho dos seus colaboradores torna-se um investimento necessário e a alimentação tem um papel fundamental nesse processo. A Megusta é comprometida em oferecer às empresas refeições de qualidade, saborosas e equilibradas levando em consideração também momentos de satisfação e alegria com eventos, pois consideramos que uma alimentação saudável não é só questão de nutrir o corpo, mas também a mente e o coração.

PARA SABER MAIS:

Megusta Refeições Contato: (11) 4538-1083 contato@megustarefeicoes.com.br www.megustarefeicoes.com.br

WWW.QREVISTA.COM.BR


WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

39


ECONOMIA MODA

COMO RETIFICAR A SUA DECLARAÇÃO DE

IMPOSTO DE RENDA

S

e você errou ou esqueceu de alguma informação na declaração de imposto de renda, pode fazer a declaração retificadora sem ter que pagar a multa por atraso.

É possível retificar a sua declaração dos últimos cinco anos, porém é aconselhável retificar o mais rápido possível para não cair em malha fina ou até mesmo ser notificado pela Receita Federal de alguma pendência, não sendo mais possível a retificação.

Lembramos que após o vencimento do prazo da entrega, não será possível alterar a forma de tributação. Exemplo: da forma simplificada pela forma completa ou vice-versa, mesmo que seja mais vantajosa. Caso o contribuinte seja notificado pela receita federal de alguma pendência ou erro a cobrança da multa será de 75% sobre o imposto devido mais a Selic do período.

Aconselhamos sempre que entregar a sua declaração, acompanhar a situação pelo portal e-CAC para se certificar do posicionamento da receita federal quanto a sua declaração. Segue abaixo a relação de situação que podem constar na sua declaração:

SITUAÇÃO: Em processamento SIGNIFICADO: A declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído.

40

SITUAÇÃO: Em Fila de Restituição SIGNIFICADO: Indica que o contribuinte tem direito a restituição após o processamento da declaração, mas que ainda

RO

IHI I MOR SUYUK A Y N ÁRIO MILTO MPRES E

não foi disponibilizada na rede bancária.

Para recebimento da restituição, o contribuinte não poderá ter pendências de débitos no âmbito da RFB e ou da PGFN.

SITUAÇÃO: Processada SIGNIFICADO: A declaração foi recebida e o seu processamento foi concluído.

SITUAÇÃO: Com Pendências SIGNIFICADO: Durante o processamento da declaração foram encontradas pendências em relação a algumas informações. O contribuinte deve regularizar as pendências.

SITUAÇÃO: Em Análise SIGNIFICADO: Indica que a declaração foi recepcionada, encontra-se na base de dados da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e aguarda: a) a apresentação de documentos solicitados em intimação enviada ao contribuinte; ou

b) a conclusão da análise de documentos entregues pelo contribuinte por meio de agendamento, em atendimento à intimação a ele enviada, ou para apresentar Solicitação de Retificação de Lançamento (SRL). SITUAÇÃO: Retificada SIGNIFICADO: Indica que a declaração anterior foi substituída integralmente por declaração retificadora apresentada pelo contribuinte.

SITUAÇÃO: Cancelada SIGNIFICADO: Indica que a declaração foi cancelada por interesse da administração tributária ou por solicitação do contribuinte, encerrando todos os seus efeitos legais. SITUAÇÃO: Tratamento Manual SIGNIFICADO: A declaração está sendo analisada. Aguarde correspondência da revista informação que que fica! fica! AA informação

Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

Importante: a situação “processada” não significa que o resultado apurado tenha sido homologado, podendo ser revisto de ofício pela Administração Tributária (artigo 150, § 4º, do Código Tributário Nacional - CTN). Não há limites para a quantidade de retificação permitida, mas orientamos fazer o mínimo de retificação para não chamar a atenção do fisco. Para isso, recomendamos consultar sempre um bom contador para não incorrer em riscos de autuação sem necessidade. A Alta Contábil pode dar todo o suporte na entrega da sua declaração com tranquilidade, tanto a retificadora como a normal.

A partir de 01 de março de 2020 também estaremos entregando a declaração do ano 2019, cujo prazo final foi prorrogado para 30 de junho de 2020. Após este prazo incorrerá multa por atraso na entrega. Entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.

PARA SABER MAIS:

Ed. Comercial Inside Corporate Rua Crescêncio da Silveira Pupo, 75 Salas 41 e 42 - Villa Cassaro - Itatiba/SP Tel: (11) 4487-6460 www.altacontabil.com.br

WWW.QREVISTA.COM.BR


WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

41


FOTOS DIVULGAÇÃO

CULTURA & TURISMO

PRÉDIO REVITALIZADO DA CULTURA

Cultura e Turismo de Itatiba

FOMENTAM A CIDADE

D

FOTOS LUIZ / CLICK ITATIBA

esde a certificação de Itatiba como município de interesse turístico (MIT), uma série de ações passaram a acontecer em nossa cidade, movimentando a economia e gerando novas oportunidades.

42

Em pouco tempo, a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Itatiba mostrou grandes avanços que melhoraram a identidade cultural e turística da cidade. O que temos visto, desde então, é um trabalho bastante sério e comprometido por parte da municipalidade em desenvolver ações específicas, estudos de viabilidade, diálogos e parcerias com especialistas, resultando em um grande plano de trabalho.

À frente dos trabalhos e da gestão da Cultura e Turismo está o Secretário Washington Bortolossi, que também participa ativamente como membro do CONDEPACHTI e do COMTUR.

“Elaborar um Plano Diretor para o Turismo de Itatiba, para então pleitear o reconhecimento como MIT, e através disso buscar recursos e propor iniciativas para desenvolver o turismo local, foi um grande desafio. Da mesma forma, tínhamos a necessidade de nos fortalecer diante de nossa cultura, resgatar valores, preservar nossas tradições, propor iniciativas e criar oportunidades. Foi assim que aceitei o convite do Prefeito Douglas Augusto para responder por essa pasta”, diz Washington. revista informação que que fica! fica! AA informação

WASHINGTON BORTOLOSSI SECRETÁRIO DA CULTURA E DO TURISMO

Do trabalho desenvolvido, cursos

e capacitações vêm sendo oferecidos aos interessados através do Programa

para Desenvolvimento do Turismo em Itatiba, que fomenta a potencia-

lidade turística de Itatiba, com des-

taque para os Workshops, tais como

Governança no Turismo, Planeja-

WWW.QREVISTA.COM.BR


CULTURA & TURISMO vatório, e responsável pela gestão dos Parques da Juventude Luiz Latorre e Linear - Antônio Fattori.

NOVO ARQUIVO PÚBLICO RECÉM ENTREGUE À POPULAÇÃO

mento Estratégico para o Turismo Local e Regional, Metodologia de Projetos e Marketing Turístico – Marca e Promoção, e nossa reafirmação com potencial desenvolvimento do turismo rural e consolidação como cidade dos grandes casamentos. Segundo Washington, vem muito mais por aí. “A equipe de servidores municipais está trabalhando continuamente junto ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), e pretende anunciar em breve as novas ações diante das conquistas perante os projetos apresentados e aprovados pelo Governo do Estado de São Paulo, o qual viabilizará recursos financeiros para investimentos na cidade, com grande destaque aos investimentos no Parque da Juventude - Luiz Latorre”, afirma. A Secretaria também é responsável pelos projetos e iniciativas culturais no município, como o Museu, Biblioteca, Arquivo Público, Conser-

O cenário artístico e cultural permite cada vez mais o acesso de novos talentos e incentiva os iniciantes. Seja através da participação nas grandes festividades da cidade, ou em eventos menores, o artista local sente-se valorizado, podendo mostrar seus trabalhos nos mais variados segmentos.

Dentre as principais atividades realizadas destaca-se o aumento do número de vagas para que nossas crianças, jovens e agora adultos possam cursar as mais diversas oficinas musicais e aulas de ballet, além de oficinas de pintura e desenho, cursos inovadores propostos pela atual gestão.

Ainda com o objetivo de preservar nossa história, iniciamos um processo de revitalização de prédios históricos, contemplando, numa primeira fase, o Solar Ferraz Costa e Conservatório.

Aproveito o espaço para agradecer a cada servidor público com o qual tive o privilégio de trabalhar, pois com muita força de vontade, comprometimento e dedicação deram uma nova identidade ao turismo e à cultura da cidade. Agradeço ao prefeito pela oportunidade de estar à frente desses trabalhos neste período. Tenho certeza de que demos o nosso melhor, diz Washington.

A cultura e o turismo são ferramentas extremamente importantes como a educação e merecem investimentos, pois podem ser utilizados para buscar o desenvolvimento econômico, tanto no mercado de trabalho como na geração de renda.

Itatiba está atenta às oportunidades, dedicada àquilo que é momento no Estado e no país, e dessa forma entendemos estar no caminho certo, afinal, quem não valoriza e respeita o seu passado e sua história está fadado a não ter futuro.

BIBLIITECA INFANTIL - UMA NOVIDADE EM ITATIBA

WWW.QREVISTA.COM.BR

revista A informação que fica!

43


creative


Profile for Q Revista

Pedro Bial  

Q Revista

Pedro Bial  

Q Revista

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded