__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1


creative


creative


creative


revista

FOTO CAPA Globo / João Miguel Júnior Edlaine Ferreira, Bianca Fernandes, Dani e David Benedetti, Cauê Rossi, Bárbara Fernandes e Alexandre Padovani.

DIRETOR / JORNALISTA RESPONSÁVEL David Benedetti - MTB: 64.709-SP david@qrevista.com.br

EDITORIAL

DIRETORA EXECUTIVA Danielle Dalcin Benedetti - MTB: 64.708-SP danielle@qrevista.com.br

Ansiosos por essa edição? Nós também!!!!! Edição, como sempre, repleta de matérias bacanas e conteúdo importante para a cidade. Nessa edição você vai acompanhar como foi o 1º Q Rock, a super festa que a nossa equipe organizou no dia 13/07 no Itatiba Esporte Clube. Outra festa linda que tivemos a honra de sermos convidados foi o casamento da influencer digital Priscila e do seu marido Will (@osmoi) o casamento foi realizado na Fazenda Dona Inês. Tudo estava maravilhoso!!! Tanto é que eu e o Dê fomos um dos últimos a ir embora. Na parte de beleza a Ana Gava do salão Wandda’s Fashion Hair conta os mitos e as verdades sobre os cabelos. Novidade é o que vocês querem? Então vamos lá, no dia 03 de outubro nós vamos trazer o Dr. Drauzio Varella para uma palestra com o tema “Depressão”. A palestra ocorrerá no Itatiba Esporte Clube. Acompanhe nas nossas redes sociais tudo que vai rolar nesse evento. E por fim, mas tão importante quanto. No dia 01/11 teremos nossa festa temática de final de ano. Q Halloween vai animar a noite itatibense e promete ser um evento único, como sempre. Rssss (modéstia a parte).

Fiquem com Deus e até a próxima.

David e Dani Dalcin Benedetti

Curta a Q qrevistaoficial

COLABORADORES Edson Foto e Alexandre Padovani. COMERCIAL Cauê Rossi • contato@qrevista.com.br AUDITORIA Athros | ASPR auditores independentes TIRAGEM: 10 mil exemplares DISTRIBUIÇÃO: Foco Distribuição AGÊNCIA RESPONSÁVEL Q CREATIVE Rua Benjamin Constant, 433 - Loja 3 Centro - CEP 13250-340 - Itatiba - SP www.qcreative.com.br - (11) 4534-0519

ASSESSORIA JURÍDICA Advocacia Bortolossi Mariah Carminatti Campos Leme Bortolossi Tel.: 4524-0804

Acompanhe nosso site www.qrevista.com.br Siga a Q Q_Revista

PROJETO GRÁFICO/DESIGNER David Benedetti Bianca Glicério Fernandes • arte@qrevista.com.br

CONTATO Tels.: (11) 4534.0519 (11) 99804-9105 (Dani) / 98149-0634 (Cauê) contato@qrevista.com.br • www.qrevista.com.br

Vamos lá então? Bora para a leitura.

Para anunciar (11) 4534.0519

GERENTE FINANCEIRA Bárbara Fernandes financeiro@qrevista.com.br

e-mail: contato@qrevista.com.br

Faça parte da Q qrevista

Siga a Q @qrevista

A Q Revista não se responsabiliza por eventuais mudanças na programações fornecidas, bem como pelas opiniões emitidas nesta edição. O conteúdo dos anúncios publicados na Q Revista é de total responsabilidade dos anunciantes.


creative


capa

moda

juliana paes

Saiba quais serão as tendências de moda

32

destaque

12

28

1986 onde o Rock era “raiz”

beleza O futebol que deixou histórias e saudades

direito

E-Social: tudo o que você precisa saber sobre a simplificação

40

A Criança Interior Ferida

bem casados

bem-estar

fique por dentro

Mitos e verdades sobre nossos cabelos

38

16

Quais são as dúvidas trabalhistas mais frequentes?

pri e Will

42

saúde

20 24 Terapia EMDR: “O paciente não necessariamente precisa falar sobre seus traumas, a não ser que queira”

q rock

18

LGPD Lei Geral de Proteção de Dados O que precisamos saber

34

q perfil

14

tecnologia

SUMÁRIO

10

cobertura do evento


creative


MODA

SAIBA QUAIS SERÃO AS TENDÊNCIAS DE MODA PARA OS MESES MAIS QUENTES DE 2019/2020!

O

sol está começando a dar as caras novamente e estamos aos poucos abrindo espaço no armário para looks mais frescos e coloridos, que são a cara do verão.

Nesta nova estação algumas tendências dos anos 90 voltam aos holofotes de uma forma revisitada e atual. Cores vibrantes, como amarelo e

vermelho, além de estampas de cobra, que virão para fazer companhia a já clássica estampa de oncinha, caminharão lado a lado com algumas tendências que fizeram parte do inverno 2019 e ainda continuam em alta no verão.

EIRA

BLOGU

/ ITÁRIA

PUBLIC

www.sosaioassim.com.br @sosaioassim

Confira agora as 8 tendências que estarão com tudo durante a época mais gostosa do ano!

ANIMAL PRINT

IMBRA

NA CO

JULIA

PRESILHAS

O animal print já deixou de ser tendência e tornou-se um clássico!

Elas estão com tudo desde o inverno 2019 e prometem continuar por mais algumas estações. O truque é usar diversas presilhas de formatos e cores diferentes no mesmo look.

Esse ano, além da estampa de oncinha, veremos o boom das snake prints, que já aparecem nas estampas de botas, bolsas e diversas outras peças e que também estão bombando na moda gringa.

TIE DYE

BUCKET HAT

Camisetas, bolsas, vestidos, biquínis... o tie-dye está em todas!

Os bucket hats (aqueles chapéus que os rappers dos anos 90 adoravam) voltam com força total e o acessório será eleito o chapéu oficial do verão.

A técnica de tingimento deixou de ser vista como hippie e passou a ter um ar mais moderno. Marcas conceituadas como Stella McCartney e Collina Strada desfilaram diversas peças em tie dye na coleção de primavera 2019.

A Dior desfilou em Paris a sua coleção de Outono/Inverno 2019, onde todas as modelos usavam o chapéu. A Prada, a Valentino, a Fendi e muitas outras marcas também aderiram ao bucket hat e mostraram o modelo em suas apresentações.

ACESSÓRIOS COLORIDOS Com um ar despretensioso e cool, os acessórios coloridos estão super em alta e prometem bombar ainda mais.

MANGA BUFANTE 10 entre 10 influenciadoras digitais postaram fotos dos seus looks do dia usando algum modelo de blusa com mangas bufantes. O look ganha um ar romântico (porém cool) no ato!

O truque de styling para deixar o look com um ar moderno e adulto é misturar diversas argolinhas coloridas na mesma produção. O mesmo vale para colares: quanto mais, melhor!

A tendência, que já está dando as caras desde 2018, parece estar tomando forma de vez esse ano e promete durar um bom tempo.

TIARA A Prada trouxe de volta as tiaras à lá Blair Waldorf, personagem da série Gossip Girls, para a cena fashionista em seu desfile de Verão 2019, apresentado durante a semana de moda de Milão.

SHORT DE ALFAIATARIA Esqueça o jeans por alguns instantes e inove o look do dia a dia usando um short de alfaiataria, de preferência com um shape mais larguinho e bem acinturado. A peça é poderosa e cria um visual elegante, mesmo quando usado com regata e tênis.

Chamadas de Alice Bands, os modelos mais modernos são os gordinhos, acolchoados e geralmente com um nó no topo da cabeça. O acessório tem o poder de deixar qualquer look básico com uma cara mais arrumada e com ares de lady like.

APROVEITE AS DICAS E ARRASE NOS SEUS LOOKS DE VERÃO!

10

revista informação que que fica! fica! AA informação

WWW.QREVISTA.COM.BR WWW.QREVISTA.COM.BR


FOTO: ARQUIVO PESSOAL

DESTAQUE

ONDE O

ROCK ERA “RAIZ”

A

banda 1986 agitou o 1º Q ROCK, e pudemos entrevistar os integrantes para conhecer um pouco mais sobre a rotina da banda e saber o que vem por aí. Confira essa matéria especial! Em 2014, a banda iniciou suas atividades tocando na noite de Itatiba e em alguns aniversários de amigos mais próximos. A proposta era homenagear o rock brasileiro com um repertório de faixas exclusivamente nacionais. Bastaram algumas apresentações para o público aceitar muito bem essa ideia e a 1986 se popularizar na cidade. A formação atual conta com André Rossetto na guitarra, Bruno Delforno na bateria e vocais, Caio Grillo no baixo e vocais e Guilherme Tomazin no violão e vocal principal. O nome escolhido remete a década de 80, época em que o rock era a música mais popular entre os jovens e, nas rádios, explodiram sucessos de bandas como Blitz, RPM, Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Titãs, Lobão, Engenheiros do Hawaii e Lulu Santos. Muitas dessas bandas, inclusive, lançaram álbuns e singles no ano de 1986, que sempre estão presentes no setlist dos shows da banda!

12

“Quando fomos escolher um nome, eu tentei encontrar algo diferente. Queria uma coisa única, que remetesse a década de 80... ao pensar na data, direto já escolhi o 1986, porque os números combinam muito!” disse Caio, o idealizador do nome. A escolha foi certeira: destacou a banda no segmento e cativou as pessoas que viveram esse período. Depois de mais de 180 apresentações, a banda ainda se mantém atualizada e buscando novas experiências: “ensaiar toda semana é uma virtude nossa, porque possibilita acrescentar novas músicas no setlist, fazer novas versões e algumas surpresas” afirmou Bruno. Os arranjos idealizados pelo grupo frequentemente misturam duas ou mais músicas, proporcionando dinamicidade e exclusividade dos shows. A novidade é que, desde o final de 2018, a 1986 também incluiu alguns trechos de músicas internacionais, agradando mais ainda o público que está sempre presente: “a gente tem buscado sempre evoluir, pensando em formas de proporcionar novas experiências para o público nos shows, e a receptividade é sensacional!” relatou André. A banda já acumula diversas apresentações em grandes eventos, como as festas revista informação que que fica! fica! AA informação

do Caqui e de San Genaro. Também já marcou presença nas aberturas dos shows dos Paralamas do Sucesso, Nando Reis e Pedra Letícia, além de idealizar e organizar o Especial Rock Brasil, que já teve duas edições de sucesso realizadas em Itatiba. Para o futuro, a banda 1986 pretende continuar animando festas e bares: “esse ano já tocamos em alguns casamentos e a vibe é sempre muito boa! É um grande prazer pra nós fazer festas de aniversário, eventos corporativos, casamentos. A animação contagia a todos!”, contou Guilherme. Além disso, desde o final de 2018 o grupo tem trabalhado em músicas autorais, que ainda não tem data para serem lançadas “isso é uma das coisas em que estamos muito animados e empenhados! Nosso material está bem legal e estamos super ansiosos pra mostrar para o público!”, afirmou Guilherme.

CONTATO PARA SHOWS E MAIS INFORMAÇÕES: BANDA 1986 (11) 9 7241-1899 (11) 9 7187-1807 e-mail: 1986rocknacional@gmail.com @Banda1986oficial WWW.QREVISTA.COM.BR


creative

catalano


Q PERFIL

O FUTEBOL QUE DEIXOU HISTÓRIAS E SAUDADES

E

vandro Roberto Baladi, 63 anos, começou a carreira cedo aos 13 anos de idade no Itatiba Esporte Clube, como jogador de futebol na categoria Dente de Leite, hoje conhecida como Sub 13. Três anos depois foi jogar na Sociedade Esportiva Bandeirantes, ainda na categoria amadora, onde teve o privilégio de inaugurar o estádio Abílio Sanfins no bairro da Ponte. Jogou no Paulista F.C. de Jundiaí e S.E. Palmeiras na categoria Juvenil. E se profissionalizou no Jabaquara, em Santos. Passou pelos times A.A. Portuguesa Santista, Santos Futebol Clube, Colorado do Paraná hoje conhecido como Paraná Clube. E encerrou sua carreira no Santos Futebol Clube em 1987. São anos repletos de histórias marcantes e uma das mais importantes foi quando se tornou campeão Paulista do primeiro turno pelo Santos e eleito o melhor em campo. E foi mais especial ainda pelo fato de seu pai estar presente. “Ele torceu, vibrou e comemorou junto. Foi um dia para nunca mais se esquecer”, diz.

Dentre os 12 anos de carreira profissional, outro fato que marcante foi quando saiu do Santos Futebol Clube e entrou para o Colorado. Estava no aeroporto quando

14

encontrou o goleiro Marola, que também jogava no Santos. Perguntou o que ele estava fazendo alí e a resposta foi inesperada. Também havia sido contratado pelo Colorado. E lá foram os dois para o mesmo time novamente. Baladi sente falta dos treinamentos, do ambiente, das competições e principalmente das viagens aonde teve o prazer de conhecer os estádios do Brasil e muitos países do exterior. Com o estádio lotado com mais de 60 mil torcedores, o frio na barriga era imediato ao chegar no corredor para entrar no campo de futebol, os pensamentos também eram um turbilhão de cobranças, como exemplo “não posso falhar”, “não posso errar”, “essa é minha responsabilidade”. Mas ao pisar em campo tudo era esquecido. “Somos preparados para aquilo”, afirma. Segundo Baladi, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o futebol profissional não é só glamour, dinheiro, carros e festas. “O dia a dia em um clube como o Santos é exaustivo. Existem as contusões, a impressa, diretoria e principalmente a torcida. Quando ganha você é o herói, quando perde você não presta. Não é fácil estar

EVANDRO

BALADI preparado para tudo isso, mas valeu muito a pena”, diz.

Para quem está começando agora a dica de Baladi é: consiga um empresário ou comece em uma boa escolinha de futebol. Ele afirma que o futebol mudou muito. Antes era necessário ter dom, talento e fazer alguns sacrifícios para seguir a carreira. E hoje, na maioria das vezes, ter um bom empresário já é meio caminho andado. WWW.QREVISTA.COM.BR

revista A informação que fica!


FIQUE POR DENTRO

E-SOCIAL: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SIMPLIFICAÇÃO

DSETTI EE NV L E A B A A I T ÁR DA KA LUCIM UTIVA ÁERCIA S AEESX

RR OP TM MANO DIREE OS HU S ECURS R T U C C RSO EXA EM RE A D D A A A U RADU GRAD PÓS G , S HO E O L N RABA HUMA O DO T O. IT IT E E IR EM D EM DIR A D N UA GRAD

V

isando a redução da burocracia e geração de novas oportunidades de emprego, o Governo Federal adotou medidas de modernizar o e-Social (Sistema de Escrituração Digital e Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). Os secretários do Ministério da Economia, Rogério Marinho e Carlos da Costa, anunciaram em nove de julho que o e-Social será substituído por dois sistemas a partir de 2020. As informações trabalhistas e previdenciárias serão declaradas por um sistema e as informações tributárias por outro, os dois de forma simplificada. Além disso, a Receita Federal já informou que obrigações de matéria tributária, que hoje estão no e-Social, migrarão para a EFD-Reinf, (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais). O sistema em questão tem por objetivo unificar e padronizar as obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de forma que as empresas se tornem fiscalizadas em tempo real. Nos dias 16 a 19 de junho foram estabelecidas algumas mudanças:

do outros tipos de documentos tais como; registro de identidade, título de eleitor e PIS/PASEP; • Eliminação das tabelas de cargos, funções e horários; • Eliminação de cadastramento de processos não relacionados a Tributos/FGTS. O novo calendário do e-Social apresentou mudanças baseadas nas obrigações de folha de pagamento para as empresas do grupo 03 (em especial empresas optantes pelo regime tributário Simples Nacional), bem como prorrogou por mais seis meses o início das obrigações de Segurança e Saúde no Trabalho “SST”, perfazendo as seguintes datas; Grupo 03 - Eventos Periódicos (Folha de Pagamento) com inicio em janeiro de 2020 Eventos de SST “Segurança e Saúde no Trabalho” • Grupo 01 – janeiro de 2020 • Grupo 02 – julho de 2020

• Os dados cadastrais do empregado serão concentrados no CPF, assim excluin-

16

• Grupo 03 – janeiro de 2021

Empresas do grupo 01 cujo faturamento anual superior a R$ 78.000,000,00 já se encontram em fase final de implantação do projeto, bem como as empresas do grupo 02 com faturamento no ano de 2016 de até R$ 78.000,000,00 e que não sejam optantes pelo Simples Nacional, já realizam as obrigações de envio de fechamento de folha desde janeiro de 2019. E as empresas do grupo 03 empregadores optantes pelo Simples Nacional, empregadores pessoa física (exceto doméstico), produtor rural pessoa física e entidades sem fins lucrativos, permanecerão enviando os eventos não periódicos, entrando em vigor somente em janeiro de 2020 o evento de fechamento de folha. Outra novidade do governo se trata da carteira digital prevista para setembro deste ano. É importante que as empresas continuem enviando as informações até a implantação do novo sistema, para que seja possível o acesso às informações registradas. De fato, o profissional da área de Departamento Pessoal deverá constantemente se aperfeiçoar em matéria de legislação. Como dica sugerimos que você se dedique aos estudos. A você profissional da área, empreendedores e leitores lhe desejamos sucesso & boa sobre!

PARA SABER MAIS: KÁTIA ALVES

Diretora Executiva da Exact Recursos Humanos Contato: (11) 4524-7987 e-mail: comercial@exactr.com.br Av.Barão de Itapema, 120 Sala 43 - Edifício Lex Tower WWW.QREVISTA.COM.BR

revista informação que que fica! fica! AA informação


BEM-ESTAR

A CRIANÇA

FERIDA

FOTO: ARQUIVO PESSOAL

INTERIOR

S

RIGUE

AROD ISOLD

TERNO ES, MA R E TAL H L U PAREN H DE M LTORA COAC U S N O TIL E C INFAN

Não nos ensinaram a lidar com as frustrações e muito menos com a temida raiva; e fomos engolindo sapos e desprezando os alarmes naturais, que o corpo emite; e desta maneira seguimos resolutos, confiantes que somos fortes e duros , realmente somos, duros até demais.

NTIL

A

A

nossa infância, foi permeada pelo autoritarismo e desencontros emocionais; aprendemos tanto sobre português, matemática, geográfica, química..., mas, não aprendemos sobre nós mesmos, sobre sentimentos e emoções.! Não fomos ensinados a nomear o que sentíamos, pois, a criança não era vista; ela apenas estava ali, de acordo com as nossas conveniências. E quantas vezes, fomos negligenciados, tivemos nossos desejos invalidados; principalmente o desejo de amor, de acolhimento, reconhecimento e de pertencimento.

E ao longo de anos, fomos capazes de nos anular, para engolir o choro, a dor, a angústia, a vergonha, o medo, a culpa e tantos outros sentimentos, que sequer sabíamos que existiam; afinal, quando estávamos frustrados, com raiva, e algo acontecia; nosso choro irrompia em torrentes de fúria, tínhamos era medo; pois ouvíamos: “se chorar, vai apanhar”! Como assim?? Se estávamos fragilizados e carentes, não podíamos nem chorar? E assim, fomos criados; engolindo nossas emoções ou correndo

18

para a cama e abraçando o travesseiro, pois ali era o lugar quente, o único que poderia nos acolher. Não somos vítimas e nem culpados, simplesmente somos, somos seres humanos; e por isto, temos emoções, que não são boas ou ruins, existem para nos ensinar, para que aprendamos a nos autorregular; para que não estejamos reféns da montanha russa emocional! Quem traz uma criança interior ferida, acaba ferindo também; pois, não fomos ensinados a gerenciar nossas emoções e aprendemos que algumas são feias, e quando elas surgem, nos sentimos pior ainda; daí acionamos o chicote da punição, e neste ciclo, vamos construindo a nossa jornada, acumulando lixo emocional, que fica escondido, sob uma grande proteção; normalmente uma carapaça forte, de algum personagem que trazemos da tenra infância. E nos tornamos adultos, disfuncionais, com medos, vergonha, culpa, insegurança e escassez em todas as áreas. revista informação que que fica! fica! AA informação

E quando nos tornamos mães/pais, a dureza nos quebra, através dos filhos. E com eles, vem a dor de não saber lidar com a dor alheia, de não saber conversar; afinal, o grito sai num rompante só, e entre choros, ranger de dentes, castigos e palmadas....seguimos repetindo padrões. E o nosso choro engolido, durante anos, hoje está dilacerando a nossa própria alma; já não sabemos como agir, pois, os nossos filhos trazem as nossas sombras; e através deles, temos também a grande oportunidade de reconstruir esta história, de sair da alcova, para assumir o papel de adulto auto responsável e escrever uma jornada da criação consciente, através da empatia, disciplina positiva, comunicação não violenta e respeito ao pequeno e grande ser, chamado criança; que não será mais ferida, mas acolhida, amada e respeitada em sua totalidade; para crescer segura de suas capacidades e habilidades. A cura da nossa criança interior ferida, é a cura da humanidade; pois, vamos entregar adultos responsáveis ao mundo! Quer conhecer mais sobre este tema, agende uma avaliação gratuita.

PARA SABER MAIS: ISOLDA RODRIGUES Coach de Mulheres, Materno Infantil e Consultora Parental (11) 98791.7007 @maevencedora Isolda Rodrigues WWW.QREVISTA.COM.BR


SAÚDE

“O PACIENTE NÃO NECESSARIAMENTE PRECISA FALAR SOBRE SEUS TRAUMAS, A NÃO SER QUE QUEIRA”

T

FOTO ARQUIVO PESSOAL

TERAPIA EMDR: VER

ZENDE

IA RE A MAR LOGA

PSICO

- CRP

103 06/120

odos nós carregamos traumas psicológicos os quais não nos sentimos confortáveis em expô-los nem ao melhor amigo. Com a técnica EMDR, o paciente pode tratar seus traumas tendo um grande proveito na terapia mesmo sem a necessidade de se expor completamente, a não ser que realmente queira. Muitas vezes o paciente está cansado de falar sobre o que aconteceu ou tem vergonha. Na terapia com EMDR, a exposição pode ser reduzida, porque o importante é “processar”. MAS O QUE É EMDR? Trata-se de uma técnica de psicoterapia relativamente nova projetada pelos psicólogos para reduzir traumas, ansiedade, sintomas depressivos ou para melhorar o funcionamento global de saúde mental. O EMDR, sigla em inglês que quer dizer “Reprocessamento e Dessensibilização por meio de Movimentos Oculares”, tem se mostrado extremamente eficiente no tratamento de inúmeros problemas psicológicos e emocionais e dores crônicas especialmente relacionadas a eventos traumáticos. A técnica promove a ativação de mecanismos do cérebro por meio da estimulação sensorial bilateral (ocular, auditiva e ou tátil). Este tratamento só poderá ser aplicado por um psicoterapeuta certificado em EMDR. QUAIS SÃO OS PASSOS DA TERAPIA EMDR? Primeiramente o psicólogo analisa a história do cliente e avalia a sua prontidão para o EMDR. Durante a fase de preparação, o psicólogo trabalha com o cliente para identificar uma memória positiva associada a sentimentos de segurança ou de calma que poderá ser usada, caso surja sofrimen-

20

to psicológico associado à memória traumática. A memória do alvo traumático para a sessão de tratamento é acessada através da atenção fornecida para a imagem, a crença negativa e as sensações do corpo.

concentre nessa crença positiva, continuan-

Exercícios são realizados onde o paciente atende a uma tarefa motora enquanto se concentra na memória traumática alvo em primeiro lugar e depois em todos os pensamentos negativos relacionados, associações e sensações corporais. A tarefa motora mais comum usada em EMDR são os movimentos dos olhos que seguem o dedo do terapeuta, no entanto pode ser alternado por toques na mão ou tons auditivos através de fones de ouvido.

cimentos passados e traumáticos forem de

Os exercícios são repetidos até que o cliente não relate mais nenhuma angústia emocional. O terapeuta de EMDR, em seguida, pede ao cliente que pense em uma crença positiva em relação ao incidente e se

A terapeuta também atende online pelo site www.terapiadebolso.com.br, através de plataforma segura criptografada e certificada pelo CFP.

revista informação que que fica! fica! AA informação

ULA

DE PA

do com os exercícios. Os exercícios terminam quando os relatos do paciente em relação aos aconteconfiança, confortáveis e demonstrem um sentimento positivo.

PARA SABER MAIS: VERA MARIA REZENDE DE PAULA RP 06/120103 Psicóloga Cognitivo Comportamental Certificada em EMDR

Contato: (11) 99902-9996 WWW.QREVISTA.COM.BR WWW.QREVISTA.COM.BR


WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

21


SAÚDE

A IMPORTÂNCIA DA

VACINAÇÃO FOTO ARQUIVO PESSOAL

EM TODAS AS IDADES POR CIRO PERRELLA

CIRO PERRELLA | Pediatra

NOVO CONSULTÓRIO DO DR. CIRO PERRELLA

G

raças as vacinas, doenças que mataram milhões de pessoas ao longo da nossa história foram dizimadas. Como exemplo, a varíola – doença altamente contagiosa com sintomas parecidos com os da gripe – que foi considerada erradicada na década de 80. Em 2015 a rubéola também foi considerada eliminada nas Américas, e a poliomielite (paralisia infantil) está em vias de ser erradicada no mundo todo. Mas afinal, o que é uma vacina? Segundo o médico pediatra Ciro Perrella, bactérias e vírus atacam nossas células e se multiplicam. Essa invasão é chamada de infecção, e por conta dela, adoecemos. As vacinas estimulam o sistema imunológico fazendo-o produzir anticorpos que atuam como agentes de defesa contra os esses micróbios que provocam doenças. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que entre 2 e 3 milhões de mortes poderiam ser evitadas pela vacinação. “Toda vacina, pra ser aprovada e licenciada no Brasil, passa por um processo rigoroso de avaliação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que garante sua eficiência”, afirma Dr. Ciro Perrella. No momento, o Brasil enfrenta uma nova onda de contágio de sarampo. Essa é uma doença viral, que se manifesta de

22

É PEDIATRA FORMADO EM 2001, PELA UNIVERDADE SÃO FRANCISCO, EM BRAGANÇA PAULISTA. ESPECIALIZOU SE EM PEDIATRIA, INTENSIVISTA PEDIÁTRICO. ESCOLHEU, DESDE ENTÃO, SE ESTABELECER EM ITATIBA. EM 2009, COM O APOIO DO ENTÃO PROVEDOR DA SANTA CASA, ENCAROU O DESAFIO DE INICIAR O ATENDIMENTO DE UTI NEO NATAL EM ITATIBA.

forma aguda, extremamente contagiosa e produz alterações na pele. Suas principais complicações são infecções respiratórias, otite, doenças diarreicas e neurológicas (encefalite). Há um estudo publicado em 2015 pela Revista Science que informa que o sarampo pode afetar o sistema imunológico do paciente por até três anos, trazendo um risco maior de contraírem outras doenças infecciosas e potencialmente mortais. Em uma situação normal, todas as pessoas entre 1 e 29 anos de idades devem receber duas doses de vacina SCR (sarampo, caxumba e rubéola), com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Caso a pessoa tenha recebido apenas uma dose, é necessário apenas complementar o seu calendário vacinal com a segunda dose. Pessoas com mais de 29 anos de idade, até os nascidos em 1960 (com 59 anos em 2019) devem receber uma dose da vacina SCR. E para as pessoas nascidas antes de 1960 não há necessidade de vacinação. Em caso de surto, como está ocorrendo em São Paulo, todas as pessoas devem se vacinar. A norma diz que a primeira dose deve ser a partir de 1 ano, mas essa recomendação tem mudado em função do surto que está ocorrendo na cidade. O Ministério da Saúde orienta vacinar bebês a partir de 6 meses. “Aos meus pacientes, também tenho revista informação que que fica! fica! AA informação

recomendado vacinar crianças contra o sarampo a partir de 6 meses. A dose anterior a 1 ano de idade é uma realização precoce da vacina, para, em momentos de surto, proteger os bebês mais novos. Essa dose precoce não substitui as outras duas protocolares, que devem ser realizadas aos 12 e aos 15 meses”, diz Dr. Ciro. O calendário de vacinação no Brasil se inicia no nascimento, se estendendo até a chamada terceira idade. Segundo Dr. Ciro, a cobertura vacinal no Brasil tem ficado abaixo da meta nos últimos anos, possivelmente em função da falta de conhecimento a respeito das vacinas que deveriam ser tomadas. É importante evidenciar que pais ou guardiões legais que não levam seus filhos para a vacinação, de acordo com o cronograma, estão cometendo um ato ilegal, e poderão responder por isso. “Se uma criança adoecer ou morrer em função de uma doença que poderia ter sido evitada com a vacinação, o responsável pode até mesmo ser indiciado por homicídio doloso”, afirma. Em caso de dúvidas, procure o Posto de Saúde mais próximo de sua casa ou, preferencialmente, um médico de sua confiança.

PARA SABER MAIS: DR. CIRO PERELLA Praxx comercial Av. dos Expedicionários Brasileiros, 333 9º Andar - Sala 903 - Itatiba/SP drciroperrella@gmail.com CEL.: (11) 9 41244077 WWW.QREVISTA.COM.BR WWW.QREVISTA.COM.BR


WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

23


SAÚDE

?

FOTO: ARQUIVO PESSOAL

VOCÊ TEM MEDO DE MUDANÇAS? POR DR. SANTIAGO

24

ISTA CIAL

ESPE

EM EM

T GERIA 3759 8 M CR

FOTO: FREEPEK

S

O TIAG ICOSSOMÁTICA N A S PS DR. RIA E

e hoje você percebesse que está na hora de mudar, o que você faria ou quais seriam seus sentimentos? Muitas pessoas têm medo da mudança devido a uma simples questão: ela é uma incógnita, ou seja, será vivido algo desconhecido e, por isso, a dúvida e a insegurança.

aquela metamorfose ambulante do que ter a velha opinião formada sobre tudo”. Mudar com equilíbrio e sem exageros faz muito bem a saúde mental, pois ajuda a criar conexões no cérebro. Além disso, as mudanças de hábitos como dieta, atividade física e laser podem proporcionar melhor quantidade e qualidade de vida.

Quando fazemos coisas iguais não precisamos de tanta atenção ou cuidado, o que gera um certo comodismo e um falso conforto. É a famosa expressão “deixar no piloto automático’’ e seguir em frente.

Pessoas que sentem medo e não consegue mudar, que vivem uma rotina sem fim, podem ter sua vida pessoal e profissional afetadas pela ansiedade ou até mesmo depressão.

Mudar requer energia e planejamento. Sair da rotina necessita de muita atenção e pode parecer algo desgastante, mas mudanças são necessárias em vários aspectos ou momentos de nossas vidas.

O pensamento positivo é capaz de auxiliar as pessoas a alcançarem seus objetivos com mais rapidez. Então, pense positivo, defina metas, converse sobre o medo, trace planos, tenha calma, cautela e siga em frente.

Já dizia Raul Seixas “prefiro ser

Encare as mudanças como portas revista A informação que fica!

para a liberdade e a felicidade, seja na transformação das atitudes ou comportamentos, de como valorizar seu tempo com pessoas queridas ou algo que você gosta. Inicie um trabalho novo, um relacionamento e projetos que já estão no pensamento há tempos. Bora Mudar!

PARA SABER MAIS:

Dr. Carlos Alberto Santiago Rua Senador Lacerda Franco, 495 Centro - Itatiba/SP Tels.: (11) 4487-1627 / 9 9501-0990 WWW.QREVISTA.COM.BR


creative

WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

25


creative


CAPA

JULIANA PAES BRILHANDO NO HORÁRIO NOBRE

A ATRIZ COMENTA SOBRE MARIA DA PAZ, ATUAL PERSONAGEM NA TV, REVELANDO CURIOSIDADES DE VIDA E CARREIRA POR MICHELE MARREIRA

U

ma linda família, o trabalho dos sonhos e uma beleza tipicamente ‘abrasileirada’, como a própria Juliana Paes costuma brincar. No auge de seus 40 anos ela é a inspiração de mulher guerreira, profissional destemida, mãe e esposa antenada. Cativa a todos com seu bom humor, característica marcante em sua personalidade. E pensar que tudo começou em Malhação no finalzinho da década de 90, ao integrar o time de figurantes da extinta academia da novelinha teen. Mas foi em 2000, que Juliana estreava oficialmente no horário nobre em Laços de Família, vivendo a empregada Ritinha, que despertava desejos insanos no patrão Danilo (Alexandre Borges). Ao final do folhetim, sua personagem comovia o público ao morrer dando à luz aos filhos gêmeos. Formada em Publicidade e Propaganda, não demorou muito a perceber que sua vocação era se comunicar de outra forma, mais precisamente entretendo pessoas no universo da

28

WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!


dramaturgia. Seguia assim na luta por bons papeis na carreira que se iniciava. Outras participações na Rede Globo surgiam à medida do seu crescimento e amadurecimento cênico. Em Celebridade, obra de Gilberto Braga, se animou com o termômetro de popularidade. A manicure Jaqueline da Silva Leitão, ou simplesmente, “Jacky Joy”, adotava o nome artístico com objetivo de atingir a fama – custe o que custasse. E dá para imaginar o quão surpresa ficou ao ser eleita uma das personalidades mais sensuais do M-U-N-D-O, pela conceituada revista norte-americana People, no ano de 2006? O destaque rendeu rumores de uma possível carreira internacional. Dentre outros projetos realizados na TV, em seu currículo constam produções como: América, Caminhos das Índias, As Brasileiras, Meu Pedacinho de Chão, Totalmente Demais, A Força do Querer. O sucesso atingido ao longo do ofício muito se deve à sua base familiar. A filha mais velha de Carlos Henrique e dona Regina casou-se em 2008, com o empresário Carlos Eduardo Baptista, numa cerimônia em que foi considerada “a noiva do ano”. Dois anos após o enlace, nasceu Pedro, o primogênito do casal. E, completando a alegria do casal, em 2013, a atriz deu à luz ao segundo filho, o risonho Pedro. A protagonista de A Dona do Pedaço, atual novela das nove, em que interpreta a empresária Maria da Paz, conta detalhes do atual trabalho e muito mais! Confira os principais trechos da entrevista. Q Revista: Quais os desafios de interpretar a empresária Maria da Paz em A Dona do Pedaço? Juliana Paes: Tem sido bastante corrido, a quantidade de cenas é grande, acho que nunca tive antes. A personagem leva toda história, não

tem como fugir disso. Já fiz tanto bolo nessa novela, que já sei fazer o bolo que minha avó me ensinou de olhos fechados (risos). A dona do pedaço pra mim é ser a dona da própria vida, das próprias histórias, da força de trabalho sem passar ninguém para trás. Fazendo simplesmente aquilo que a gente veio fazer, a vida é amor e trabalho. De que maneira costuma ser o início da construção de uma personagem, trejeitos e emoções?

a época que contracenamos em Celebridade, Leandro Hassum, meu amigo de longa data que há tempos desejava contracenar. Trabalhamos bastante a caracterização e a prosódia, que não me esqueci desde Gabriela, foi fácil relembrar. Em 2014, você recebeu o prêmio kikito de melhor atriz, no Festival de Cinema de Gramado com seu trabalho no filme A Despedida. O que passou na sua cabeça naquele momento?

Eu gosto de ter um Coaching (preparador de elenco) só para mim. Uma pessoa que eu leia as cenas e possa ter esse olhar externo me ajudando na entonação, colocando algumas fragilidades e dúvidas que eu tenha. Não necessariamente precisa ser um psicanalista ou terapeuta.

Sou super orgulhosa desse filme que teve um movimento diferente. Normalmente a gente lança, para depois ele concorra aos festivais. Esse foi o processo contrário.

Em duas décadas de carreira você já protagonizou algumas novelas das nove. Sente-se privilegiada?

A grande maioria tem esse desejo, sonha com esse momento ou já cogitou essa possibilidade em algum momento da vida. Eu tenho algumas amigas que optaram não ter filhos. O momento de você se sentir bem profissionalmente e como mulher, achar que aquela é a hora de ter um filho.

Eu fico feliz, claro, mas não cheguei aqui de uma hora para outra. Depois que fiz “Celebridade”, todos os personagens seguintes eu batalhei e desejei fazê-los. Me empenhei muito. Não existe um dia que eu chegue ao Projac e pense que determinada gravação será mais ou menos. Não. Gravo cada cena como se fosse final de capítulo. A equipe brinca que eu deveria desapegar, relaxar mais, mas sou meticulosa. É trabalhoso, mas gratificante. Conta um pouco como foi participar do filme Dona Flor e Seus Dois Maridos, lançado em 2017. Assim que terminei a novela Totalmente Demais, eu iria sair de férias, mas o convite foi tão lindo, com a direção do Pedrinho Vasconcellos, que não tinha como recusar. O elenco era com Marcelo Faria, meu amigo desde

WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

Existe uma hora certa para a maternidade?

Como é sair para trabalhar e deixar os filhos em casa? Todo mundo acha que nossa vida é um glamour, não é só isso. A gente fica muito angustiada. Você acaba deixando de fazer uma coisa ou outra para passar mais tempo com os filhos. Pinta aquele sentimento de culpa nessas horas? Às vezes sim. Principalmente, quando há semanas que não consigo compensar e aí a culpa vem mesmo. Então, se eu trabalhei 12 horas, no dia seguinte os levo ou vou buscá-los na escola, consigo colocar um deles para dormir. No final dá tudo certo. 29


CAPA Costuma ser rigorosa em sua alimentação? Eu sempre gostei de fazer atividade física não sou de fazer muita dieta. Gosto e sei me alimentar bem, gosto de comida saudável. Mas como chocolate, sorvete e pipoca de vez em quando, menos refrigerante. Você investiu pesado em seu lado empresarial. Conta um pouco dessa experiência com os salões de beleza. Salão de beleza é rotina pra mim. Tenho contato com muitos profissionais de beleza, muitos vêm de fora e inovam na forma de fazer um cabelo. Minha função é trazer essas novidades. Pesquiso bastante, fico nessa área do criativo. Conta uma curiosidade sua que talvez o público desconheça. Eu sou formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM do Rio de Janeiro. É uma excelente faculdade, tenho meu diploma pendurado na parede do meu escritório, mas eu nunca trabalhei na área. No semestre em que eu me formei comecei fazer minha primeira novela, Laços de Família. Chegar aos 40 anos em 2019, te fez passar por alguma crise nessa nova fase da vida? Essa idade é muito especial, estou me sentindo na melhor fase. Quando eu era novinha, pensava que quando chegasse aos 40, estaria trabalhando menos, mais reservada. Mas nunca trabalhei tanto de forma tão proativa! Me sinto madura para fazer tudo. Claro que a nossa pele não é a mesma quando como tínhamos vinte anos, porém, sinto a forma do meu rosto mais bonita. Percebo meus defeitos, com a maturidade me cobro menos e me sinto mais bonita hoje, do que aos vinte. 30

WWW.QREVISTA.COM.BR revista informação que que fica! fica! AA informação


WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

31


TECNOLOGIA MODA

LGPD

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS

O QUE PRECISAMOS SABER

A

Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD - (Lei 13.709 de 14/08/2018) vem para regulamentar o tratamento de dados pessoais por empresas, governos e pessoas físicas que o façam com finalidade comercial (ex. médicos, advogados, psicólogos, dentistas dentre outros). A LGPD entra em vigor em 16.8.2020. Os dados que serão protegidos por esta norma são aqueles que permitam a identificação de uma pessoal natural ou que permita a identificação, como por exemplo, nome, sobrenome, e-mail, numeração de documentos e de cartões de créditos, dados bancários, informações médicas, localização, endereço de IP, etc. Também serão protegidos os dados pessoais sensíveis, tais como, origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou organização de caráter religioso, filosófico ou político, referentes à saúde ou a vida sexual, genética ou biométrico. Essa proteção especial para dados sensíveis tem o escopo de evitar o tratamento de dados que impliquem em discriminação das pessoas. Conforme o inciso X do artigo 5º desta Lei, considera tratamento toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração. A LGPD prevê a proteção integral de sua liberdade, privacidade, segurança, consentimento expresso, acesso as suas informações para correções e pronto atendi-

32

IHIRO

MOR ANCO CIA FR

MAR

SÁRIA

EMPRE

mento casa você queira excluir seus dados.

cedores também estejam.

Toda empresa deverá estar documentando quais são seus processos de proteção dos dados dos seus clientes, pois a penalidade no caso de infração será de 2% do faturamento anual até o limite de 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais). Poderá ser penalizado não apenas a empresa que sofra um incidente de segurança ou qualquer empresa, bastando que em caso de eventual fiscalização reste comprovado que a empresa não tomou nenhum cuidado de se adequar a lei.

Os cadastros pela internet onde você clica dizendo que você concorda com os termos de uso e política de privacidade não serão aceitos para o tratamento dos dados. A lei não se contenta com o mero consentimento, mas, sim, com o consentimento informado, ou seja, sobre o porque daquele tratamento. Diante destas informações, acreditamos que devemos começar já a nos preparar para a vigência desta Lei, pois já no dia 16 de agosto de 2020 já estaremos passível de fiscalização e autuações. Para isso, orienta-se que todas as empresas solicitem, o mais rápido possível, uma análise de um advogado especialista em Direito Digital e proteção de dados, das rotinas e sistemas da empresa, para que ele elabore os documentos necessários para estar em conformidade com a legislação.

A LGPD tem como fonte de inspiração a lei de proteção de dados vigente na Europa, a GDPR (General Data Protection Regulation), aprovada em 14 de abril de 2016 pelo parlamento europeu, em vigor desde maio de 2018, portanto, se a sua empresa trata dados de cidadãos europeus, poderá ser alvo de fiscalização pela Autoridade Européia e deverá estar adequada também àquela lei. Empresas do sistema financeiro também já possuem outras regulações em termos de tratamento de dados pessoais, cujo regramento exige que para que referida empresa esteja adequada seus fornerevista informação que que fica! fica! AA informação

A Alta Contábil, fazendo vanguarda mais uma vez, está à frente e já de início ao seu processo de adequação e, caso queiram informações sobre empresas especialistas em proteção de dados, bem como corretoras de seguros já credenciadas para este tipo de sinistro, entre em contato que poderemos compartilhar esses contatos.

PARA SABER MAIS:

Ed. Comercial Inside Corporate Rua Crescêncio da Silveira Pupo, 75 Salas 41 e 42 - Villa Cassaro - Itatiba/SP Tel: (11) 4487-6460 www.altacontabil.com.br WWW.QREVISTA.COM.BR WWW.QREVISTA.COM.BR


WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

33


BELEZA

MITOS E VERDADES SOBRE NOSSOS CABELOS

ANA CANDIDA GAVA EMPRESÁRIA

Q

uando o assunto é cabelo, existem diversas dúvidas sobre o que realmente devemos fazer. Lavar todos os dias? Usar o shampoo duas vezes? Água quente realmente faz mal para os fios? E ainda tem a crença da influência da lua nos cortes. O que realmente devemos fazer? A sócia-proprietária, cabeleireira e maquiadora do Salão Wandda’s, Ana Gava, separou alguns mitos e verdades sobre o assunto. Confira! - Lavar o cabelo todo dia faz mal? MITO! De forma alguma! Pode sim lavar os cabelos todos os dias, o que precisa se atentar é sobre os produtos que se utiliza nos fios. Hidratar as pontas e cuidar do couro cabeludo é essencial! - O botox capilar hidrata o cabelo? NEM MITO, NEM VERDADE! Muitos chamam de botox os derivados de progressiva. Se for esse caso, a resposta é não. Não Hidrata! Mas outros profissionais chamam de botox tratamentos de aminoácidos que nutrem e reparam o cabelo. Vale ressaltar, que nesse caso, não se alisa os cabelos e nem se tira o frizz, apenas hidrata! - Utilizar secador todos os dias danifica o cabelo? VERDADE! Usar todos os dias secadores e pranchas danifica, mas vale a pena usar uma proteção térmica indicada para o seu tipo de cabelo, que ajuda a reduzir o dano. - É verdade que existem vitaminas

34

@anagava

que ajudam o cabelo a crescer? VERDADE! A base de Biotina e complexos vitamínicos ajudam no processo de crescimento dos fios. - É necessário passar shampoo duas vezes? NEM MITO, NEM VERDADE! Tudo depende do estado do seu couro cabeludo e quando foi a última lavagem dos cabelos. Quem lava todo dia pode até usar o shampoo uma vez. Mas quem lava dia sim, dia não, ou com pausa maior, pode usar o shampoo mais uma vez. Nesse caso, a primeira demão remove as impurezas e sujeiras e a outra inicia o tratamento. - Água quente faz mal para o cabelo? VERDADE! Se for muito quente faz sim! Mal para os cabelos e para a pele. - Dormir com os cabelos molhados faz mal? VERDADE! Principalmente se tiver muito cabelo e volume. Você já viu seu travesseiro no microscópio? Tem ideia da quantidade de ácaros que moram lá? Agora imagina umedecer esse local e depois ficar com os cabelos por horas, com o corpo quente, suor… Melhor dormir de cabelos secos, pode apostar! - A lua realmente influencia no corte de cabelo? NEM MITO, NEM VERDADE! Não há evidências científicas suficientes que mostrem relação entre o ciclo lunar e o volume revista informação que que fica! fica! AA informação

Ana Candida Gava

ou a textura capilar... Mas se o psicológico acha que sim, acredite! Porque nossa mente tem o poder. - Cortar o cabelo com maior frequência ajuda a fazer ele crescer? MITO! Olha... Ajuda a melhorar o aspecto e manter um bom corte. Nos sentimos tão bem que nem percebemos se ele cresce ou não! - Shampoo anti-resíduos ajuda a diminuir a oleosidade? MITO! Esse tipo de shampoo deixa o couro cabeludo tão limpo que faz com que nosso corpo produza ainda mais sebo, ou seja, ele fica ainda mais oleoso.

PARA SABER MAIS: WANDDA’S FASHION HAIR Aproveite nossas promoções seguindo Salão Wanddas nas redes sociais. Siga através do Instagram: @salao.wanddas @wanddas.baroneza Salão Wanddas Av. Pref. José Maurício de Camargo, 320 - Itatiba Mall Loja D12 - JD. N.S. das Graças www.wanddas.com.br wanddas@vmaxnet.com.br (11) 98531-4549 Tel.: (11) 4894-8014 WWW.QREVISTA.COM.BR


WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

35


BELEZA

A BARBEARIA IDEAL.

T

zado. Manter o chão e as cadeiras limpas após um corte e outro, assim como os pentes e barbeadores, é fundamental. Quanto a assepsia, para esterilização é necessária no mínimo uma estufa, porém o ideal é uma autoclave, laminas descartáveis, além de utilização de líquidos anticépticos, para limpeza dos instrumentos e mãos.

odo homem busca pelo local ideal na hora de fazer a barba, bigode e cabelo. Pensando nisso, é fundamental que todo barbeiro ofereça, além de um bom serviço, um espaço agradável, diferenciado e com ótimo atendimento, para agradar aos clientes. A confiança começa quando o serviço é bem feito. Por isso, é importante que a barbearia tenha profissionais experientes, que entendam do assunto e saibam fazer o corte ideal para cada cliente, sem seguir um único padrão. Além de amor pelo que faz, é preciso ter talento e muita dedicação. O barbeiro de sucesso é aquele que cursou boas academias ou escolas profissionalizantes conceituadas. E, o mais importante que não pare de se atualizar nunca.

A barbearia ideal sempre tem diferenciais para atrair e agradar os clientes como uma decoração adequada, um bom café, refrigerante, cerveja, uma leitura. Com isso, os clientes vão se identificar com o local e é importante que a barbearia esteja na internet, através de páginas nas mídias eletrônicas.

Além de cortar a barba, o cliente busca por um local que se sinta confortável e bem recebido. Para isso, é essencial que todo barbeiro goste de uma boa conversa, para interagir com seus clientes e proporcionar um enriquecimento mutuo. Mas é importante cuidar para não ser invasivo.

ONDE ENCONTRAR: STAR MAN BARBER SHOP                                                   Rua Santo Antonio, 537 – Itatiba- SP                                  Tel: (11) 97178-0886                                                      e-mail: starmanbarbershop@outlook.com https://www.facebook.com/starmanbarbearia/

Limpeza e assepsia em barbearia é tudo. Não tem nada mais desagradável que entrar em um local sujo e desorgani36

revista informação que que fica! fica! AA informação

WWW.QREVISTA.COM.BR


WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

37


DIREITO

QUAIS SÃO AS DÚVIDAS TRABALHISTAS MAIS FREQUENTES?

THOMÁS CAPELETTO DE OLIVEIRA

é advogado, formado pela Universidade São Francisco (USF), especializado em Direito do Trabalho pela PUC - Campinas. Atuou como professor universitário durante 10 anos. Tem escritório de advocacia desde 2002, atendendo Itatiba e região.

F

az quase dois anos que a Reforma Trabalhista entrou em vigor alterando importantes regras das relações do trabalho no país. Diariamente, recebemos centenas de dúvidas, de muitos trabalhadores que ficam querem saber sobre seus direitos. Pensando nisso, destacamos nessa reportagem os quatro pontos sobre o que mais somos questionados.

ASSUNTOS COTIDIANOS PARA OS TRABALHADORES AINDA GERAM MUITAS DÚVIDAS, ESPECIALMENTE DEPOIS DA REFORMA TRABALHISTA DE 2017. O ADVOGADO THOMÁS CAPELETTO DE OLIVEIRA ESCLARECE QUAIS SÃO AS MAIS COMUNS

FOTO: JCOMP / FREEPIK

FÉRIAS

O direito às férias passa a ser adquirido a partir do primeiro ano de registro do trabalhador no mesmo emprego. No entanto, não é obrigatório que a empresa dê férias ao trabalhador imediatamente após esse primeiro aniversário. 38

Ela tem até um ano depois para poder ceder férias a este funcionário. E a empresa também pode escolher qual é o melhor período para que o trabalhador tire suas férias. Claro que o diálogo é sempre bem vindo, e as partes podem entrar em consenso sobre o melhor período para ambos. E se passar mais de dois anos do registro, e a empresa não der férias? Aí o trabalhador terá direito a um terceiro período de férias. revista informação que que fica! fica! AA informação

É muito importante lembrar: o pagamento das férias (que é composto do salário do mês + 1/3) deve ser feito dois dias antes de o funcionário sair de férias. Isso para garantir que ele tenha dinheiro para aproveitar seus dias de folga. Sempre nos perguntam: mas fico sem salário quando tiro férias? Não! O que ocorre é que esse pagamento já foi antecipado e pago antes das férias. WWW.QREVISTA.COM.BR


ATESTADO PARA ACOMPANHANTE

no FGTS. Mas, vale lembrar: trabalhador que faz acordo formal não tem direito a seguro desemprego.

FOTO: PRESSFOTO / FREEPIK

FOTO: PRESSFOTO / FREEPIK

LICENÇA MATERNIDADE

Quando o trabalhador precisa acompanhar seus filhos ou um parente numa operação, numa internação ou num exame de saúde, por exemplo, aparece a dúvida: pode abonar falta? A lei trabalhista, de uma forma geral, não prevê esse direito. Essa é uma questão que varia muito segundo as convenções coletivas com os sindicatos de cada categoria. Isso explica porque alguns trabalhadores podem abonar o dia quando são acompanhantes de parentes em procedimentos médicos, enquanto outros não. Na dúvida se o seu emprego permite esse benefício ou não, pergunte ao seu sindicato. ACORDO

Uma modalidade de demissão que foi regularizada com a Reforma Trabalhista. Muita gente não sabe, mas os acordos feitos antes não tinham regularidade perante a Lei. Eram um acerto informal entre o trabalhador e patrão. Com a Reforma de 2017, a nova lei formalizou o acordo, que passou a ter validade legal e regras diferentes do que era praticado antes. Tanto a empresa quanto o trabalhador podem solicitar o acordo formal, que só pode ser feito se as partes concordarem em fazer, sem imposição de nenhuma delas. Esse novo modo de fazer acordo prevê que o trabalhador receba 20% sobre o saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), receba metade do valor referente ao aviso-prévio e ainda possa sacar 80% do total que a empresa depositou

Pela lei trabalhista geral, a trabalhadora que é segurada do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) há pelo menos 10 meses tem direito a 120 dias de licença, equivalente a quatro meses, contados a partir da data do parto. Nessa situação, ela passa a receber seu benefício, que tem como base o valor do salário, a partir do mês seguinte ao pedido. Mesmo direito, a 120 dias de licença, tem a mulher que adota crianças com menos de 12 anos – a partir da data da formalização da adoção ou da guarda, e também a mulher que da à luz filho morto. Para mulheres que têm aborto natural - antes das 23 semanas de gestação -, são concedidos 14 dias de licença. Há casos em que a trabalhadora tem 180 dias de licença maternidade, equivalente a seis meses. Isso ocorre devido à convenção coletiva de cada categoria profissional – ou seja, um acordo entre o sindicato e a empresa. Trabalhadoras autônomas também têm direito à licença, desde que estejam contribuindo há pelo menos dez meses para o INSS. Uma outra dúvida muito comum dentro desse tema é quanto às gestantes desempregadas, se elas também têm esse direito. A mesma regra de carência vale para elas: sendo seguradas (ou seja, tendo mais de 10 meses de contribuição comprovados) poderão entrar com o pedido.

WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

FOTO: ONLYYOUQJ / FREEPIK

PARA SABER MAIS: DR. THOMÁS CAPELETTO DE OLIVEIRA Advogado - CRP: 06/58509-1 Avenida Barão de Itapema, 120 Centro - salas 53/54. Edifício Lex Tower

39


Bem Casados

P ri eWill

40

revista A informação que fica!


Fornecedores Local: Fazenda Dona Inês - @fazendadonaines Buffet Luiz Scachetti - @buffetluizscachetti Flora Kato Eventos - @florakatoeventos Augusta Assessoria & Cerimonial - @augustacerimonial Ana Célia Berto Fotografia - @anaceliaberto Diogo Massarelli - @diogomassarelli Jefferson Alcântara - @jeffersonalcantarafotografia Woofler Photografia -@wooflerfilms Retratos Foto e Video - @retratosfv Douce du Jour - Ateliê de Bolos e Doces Finos - @doucedujour Studio Pâmela Forato - @pamelaforato Mestre de Cerimônias, Celebrante de Casamentos Cesar Zuntini - @cesarzuntini Clamore Noivas - @clamore_ Princess Acessórios para noivas e debutantes - @princessacessoriosparanoivas kanal locadora para eventos - @kanalsomeluz SMART Produções - @smart_audiopro

Agência RedBox - @agencia.redbox ELAS - @elas.duo FL Musical - @flmusicalorquestra VC Geradores - @vcgeradores Villa Roma - @villaroma.limeira J G Styllus Eventos - @stylluseventos Ateliê Danubia - @ateliedanubiacarrinhos_ Lembranças Ateliê - @lembrancasatelie Rota da Barba & Cia - @rotadabarba Liquid Coquetéis - @liquidcoqueteis @rafaelpimentel.liquid Celia Alves Decorações (Facebook) Daiana Nail Designer - @daiana.naildesigner Adrielli do @ateliedosvasosdadri Moveis - @galleriaeventos Coreógrafo - @thirossatto Personal storys do dia: @novellettomichele

WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

41


FOTOS: EDSON FOTO

Os patrocinadores Kalinca e Marcelo Fernandes do Posto Calopsyta prestigiando o evento.

Milena e Felipe Bonon patrocinadores do evento com a empresa Bonon Charbel.

Mariah e Washington Bortolossi presidente do Itatiba E. C. e Secretario da Cultura e Turismo de Itatiba marcaram presença no evento!

Willian Manoel patrocinador do evento com a empresa Snooker Bar.

42

Nosso 1º Q Rock com o apoio do Itatiba E. C. uma festa para ficar na história de Itatiba e região, agradecemos a todos os convidados e a esse grande clube.

WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!


WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

43


FOTOS: EDSON FOTO

A banda 1986 deu início ao show do evento animando demais nossos convidados!!! Uma apresentação perfeita e muito elogiada pelos convidados.

Uma festa OPEN BAR de caipirinhas e batidinhas do Luigi Bartender. Ana Gava levou o salão Wandda`s Fashion Hair no evento e deu um up nas convidadas! Sucesso da noite.

44

WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!


WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

45


FOTOS: ALEXANDRE PADOVANI

O espetáculo ficou por conta do The Rock Hour Club Band que fez os convidados dançarem muito, um show à parte. Barbearia Star Man fazendo a diferença no evento, cuidando muito bem dos nossos convidados.

Massagista e esteticista Mari Custódio cuidou dos pés e mãos de nossos convidados, com muito carinho.

46

Equipe Wandda`s Fashion Hair

WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!


WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

47


FOTOS: EDSON FOTO

Nosso apoiador Cleverton Gomes e Camila arrasando nas caricaturas dos convidados.

Nosso patrocinador Edson Passador e sua equipe da Cervejaria Villa Alemã.

A equipe Elen Torso Cerimonial fez a recepção dos convidados e organizou todos os detalhes do evento. Parabéns!

Fão e Natália do Studio Lim-Kor foi a novidade do evento com tatuagens e piercing.

48

WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!


CLASSIFICADOS

WWW.QREVISTA.COM.BR revista A informação que fica!

49


FOTOS: ALEXANDRE PADOVANI

Decoração Q Creative

NOSSOS APOIADORES


Profile for Q Revista

Juliana Paes  

Q Revista - Edição 69

Juliana Paes  

Q Revista - Edição 69

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded