Issuu on Google+

OPTIMUS CHAMPIONS2013

2013 LISBOA NESTA EDIÇÃO

aquecimento Uma antevisão do passado craques da bola As nossas estrelas

equipas Al-Ahli, Chelsea, Corinthians e Monterrey regras 11 Regras fundamentais!

1

quiz 11 perguntas mapa Para que não se perca

1


2

OPTIMUS CHAMPIONS2013


OPTIMUS CHAMPIONS2013

Finalmente o dia chegou. O evento desportivo mais aguardado do ano é uma relalidade. O Optimus Champions vai acontecer e vai prender todas as atenções. Entusiasmado? Então prepare-se para ficar ainda mais quando souber o tema deste ano.

Campeonato Mundial de Clubes 2012. Diz-lhe alguma coisa? Claro que sim. Apesar de, infelizmente, não termos conseguido entrar na edição do ano passado, que decorreu no Japão, estamos em crer que na edição de 2013 marcaremos presença com os nossos craques. Mas como não somos invejosos, resolvemos celebrar e recordar os melhores momentos da competição, reunindo os nossos melhores craques que irão representar as quatro equipas finalistas da competição: Corinthians, Al-Alhy, Chelsea e Monterrey. E é claro, que só poderiam estar reunidos no local mais mágico da história do nosso futebol: o Estádio Nacional, vulgo Estádio do Jamor. Vai, com certeza, ser um evento memorável que ficará para sempre na memória de todos. Os nossos craques vão mostrar o que valem e o público vai ficar ao rubro. É bom que já tenha começado a treinar, pois esta edição vai ser ainda mais exigente. Já sente o peso da responsabilidade? Vai querer ser apontado como a “besta” ou o “bestial”? Por isso até sábado o nosso conselho é papinhas nestlé e carregadas de guronsan. E claro muitas horas de sono. Até já.

3


4

OPTIMUS CHAMPIONS2013

Portuga já foi longe! Mas já foi tão longe a nossa participação no Campeonato Internacional de Clubes que até o nome era diferente e chamava-se Taça Intercontinental. Mas não nos esqueçamos que o

Como recordar pode ser bom e para fazer jus ao sentimento saudosista que todos nós partilhamos, a Champions Magazine não poderia fazer esta primeira edição sem relembrar os grandes feitos portugueses (e de outros países também, vá lá).

F.C.Porto fez-nos campeões por duas vezes (1987 e em 2004), algo que merece ser lembrado por estes dias….. Mas este ano TUDO vai ser diferente. Começa pelo local; Marrocos foi o sítio escolhido para acolher esta competição do desporto-rei nos próximos dois anos. E é com toda a certeza que desde já afirmamos que uma das equipas Optimus Champions marcará presença.

FINAIS DO CAMPEONATO INTERNACIONAL DE CLUBES

FCP GANHA A TAÇA INTERCONTINENTAL

1987

2004

MANCHESTER UNITED

BARCELONA

INTERNAZIONALE

BARCELONA

CORINTHIANS

LDU QUITO

ESTUDIANTES

MAZEMBE

SANTOS

CHELSEA

2008

2009

2010

2011

2012


OPTIMUS CHAMPIONS2013

É do conhecimento geral que aqui só

Apesar de termos sofrido um golo de Vieira, Madjer foi a

verdadeiros profissionais do futebol

estrela da partida e salvou o encontro. Marcou o primeiro

jogam e que fazem do Cristiano

golo antes do intervalo e depois desempatou já no prolonga-

Ronaldo um menino!

mento, aos 110 minutos, com um violento pontapé de longe.

Por isto, com o coração cheio de alegria

Foi um acontecimento épico, cheio de emoção, em que os

e com zero dúvidas de que marcaremos

jogadores tiveram que ter o triplo da força para vencer a

presença em Marrocos, vamos recordar

partida. Como os nossos bravos do Optimus Champions.

alguns dos jogos mais emocionantes.

Outra final, também ainda na Taça Intercontinental, foi

Comecemos então por esses dois em

em 2004. Um jogo igualmente duro, mas sem a interfe-

que o FCP marcou presença. Lembram-

rência climatérica. O F.C.P venceu a partida contra o Once

-se de 1987, onde mesmo sobre um in-

Caldas em penalties. Um jogo emocionante sem dúvida

tenso nevoeiro e neve que cobria todo o

alguma, em que no resultado final, 8-7, apenas Maniche

relvado, em que a bola quase que nem

falhou o pontapé do lado do FCP mas Fabro e García

rolava, e ainda assim o F.C.P conseguiu

concederam-nos a vitória ao falharem pelo Once Caldas.

ganhar 2-1 ao Peñarol?

5


6

OPTIMUS CHAMPIONS2013

Mas vamos ao que verdadeiramente interessa: as finais do campeonato do mundo de clubes.

1

Todos se lembram desta edição que decorreu no Japão, e em cuja final o Manchester United enfrentou e venceu o LDU Quito por uma bola a

MANCHESTER UNITED

zero com pontapé de Wayne Rodney. Com um tuga na equipa do Man-

0

estranho mesmo foi Cristiano Ronaldo não ter sido o melhor jogador em

LDU QUITO

chester, já era de esperar que fossem estes os vencedores da partida. Mas campo, deixando que Wayne Rodney ficasse com esse título. Talvez o nosso CR7 não quisesse ser a estrela do jogo, atitude expectável de quem é muito humilde e de quem não gosta mesmo nada dar nas vistas!

VEJA AQUI

Grande final entre a equipa espanhola e a argentina no estádio Sheikh Zayed Stadium, em Abu Dhabi. O vencedor foi o campeão europeu Barcelona após derrotar o Estudiantes por 2-1 no prolongamento.   O Estudiantes, graças a Mauro Boselli,  colocou-se à frente no minuto 37, mas Pedro empatou quando faltava apenas um minuto para fim do tempo. Lionel Messi, quem havia de ser,  marcou o golo da vitória do Barcelona aos cinco minutos do segundo tempo do prolongamento.  Como já era esperado, o homem do jogo foi Messi com um desempenho extraordinário. Mas que comparado com qualquer jogador de uma das nossas equipas do Optimus Champions ainda tem que comer muita sopinha! Algo a não esquecer é

2

BARCELONA

1 ESTUDIANTES

que este emocionante jogo foi arbitrado pelo Benito Archundia do México. Mas nunca mais soubemos nada dele.

VEJA AQUI


OPTIMUS CHAMPIONS2013

4

BARCELONA

3

0

INTERNAZIONALE MAZEMBE

0 SANTOS

Partida realizada no Japão, em Yokohama. Se a final do ano anterior foi arrasadora, a de este ano foi surpreendentemente arrasadora. A equipa espanhola marcou 4 golos à equipa brasileira sem dó nem piedade, mostrando que sabia

Novamente nos Emirados Árabes, a Itália defrontou o Congo conseguindo ganhar o título com 3 bolas a 0. Talvez pelo facto de os dois serem estreantes nesta competição foram cometidos imensos erros tácticos, principalmente da parte

bem o que fazia! Lionel Messi conseguiu colocar duas bolas na baliza dos brasileiros, conseguindo a Bola de Ouro do torneio. Xavi e Fabregas também mostraram o que valem ajudando à vitória da equipa nesta competição. O Santos ficou desiludido com este resultado e de Neymar nem ideia de ter estado em campo. Tem muito que aprender com os nossos jogadores do Optimus Champions.

VEJA AQUI

do Mazembe, algo impensável se tivessem os nossos treinadores nos bancos. Já alguém viu erros táticos do Álvaro Costa, do Jorge Gabriel ou do Bernardino Barros?

1

CORINTHIANS

0 CHELSEA

Nunca. Nós avisamos: “Aprendam com os nossos jogadores do Optimus Champions, vejam como eles sabem dominar a bola na perfeição. Vejam como eles sabem o que fazem em campo”. Mas não. Não seguiram o nosso conselho. E o resultado foi o que se viu… Vá-se lá entende-los! Pandev, Eto’o e Biabiany foram os reis da partida conseguindo fazer os golos da vitória e deixar o Mazembe a chuchar no dedo! VEJA AQUI

Mais uma partida em Yokohama, Japão. Desta vez os brasileiros souberam mostrar que são bons a jogar à bola conseguindo ganhar por uma bola a zero aos ingleses. Guerrero aos 69 minutos fez com que o Corinthians fosse o vencedor da partida, mas uma ajudinha das novas tecnologias também foi útil. Pois foi nesta competição que a FIFA usou pela primeira vez chips electrónicos na bola para esclarecer casos duvidosos de golo. E para não dizer que a Champions Magazine não ensina nada a ninguém, também lhe contamos que foi neste ano que a bola Adidas Cafusa foi usada pela primeiríssima vez em competição! VEJA AQUI

7


8

OPTIMUS CHAMPIONS2013

CRAQUES DA BOLA JOÃO NÉU Grande benfiquista e defesa central, cheio de energia e espírito vencedor. Certamente já entendeu que estamos a falar do João Néu. Sim, aquele que está sempre a cantar a “Viva La Vida”. Sabia que o seu sonho é pilotar um carro desportivo? Achámos que poderia sonhar algo mais ambicioso, como ganhar o Optimus Champions! Mas vá lá que ao menos não pede um F1!

PAULO MELO

CARLOS ANICETO Maior sonhador do que Jorge Jesus quando achou que ia vencer o Braga, Carlos Aniceto sonha em ver o Sporting, seu clube do coração, a ganhar a Liga dos Campeões! Apesar de sonhador, este médio ofensivo segue a máxima de “o esforço, dedicação, devoção e glória”. Se assim for com toda a certeza irá sair vitorioso do nosso Optimus Champions.

Este nosso jogador podia muito bem ter o cognome de “O Vitorioso”. Todo ele é garra de vencer, não fosse o seu lema “nunca desistir” e o seu clube o Vitória de Setúbal! E para rematar tanta sede de vitória (como bom português que é), o seu maior sonho é ver Portugal ser Campeão do Mundo de futebol. Esperemos que continue com tanta garra e ambição quando pisar o relvado do Jamor!


OPTIMUS CHAMPIONS2013

9

LUÍS GOMES

MIGUEL BENTO Miguel Bento tem Coimbra no coração, e gostava de a ver ganhar a Champions. Ele é tão conimbricense que até o fado de Coimbra ele sabe cantar! Cheio de técnica e com energia para dar e vender, quer ganhar a todo o custo! Mas Miguel tem cuidado, porque já diz a canção: “O Optimus Champions é uma mulher, só passa quem souber e aprende-se a dizer saudade!”

Defesa central apaixonado pelo Belenenses tem o sonho de caminhar por Portugal inteiro. Terá ele demasiada energia ou será promessa? E no Jamor que não caminhe mas corra. Costuma dizer que “todos juntos somos mais fortes”. Ponham os olhos neste jogador, meus senhores! Aqui está o exemplo de um jogador cheio de espírito de equipa e vontade de vencer!

JOSÉ MEDINA Apesar de português, José Medina é aficionado de um clube estrangeiro. Não, não é o Chelsea, nem muito menos o Borussia de Dortmund! Quem disse Real Madrid, é o vencedor! Sonha um dia poder jogar no seu clube favorito e o seu lema é ganhar! Com certeza irá brilhar no Optimus Champions pois talento, coragem e garra não é coisa que falte a este grande jogador!


10

OPTIMUS CHAMPIONS2013

CRAQUES DA BOLA

FILIPE SEGURO

JORGE NASCIMENTO Defesa central nada passa por ele. Sempre aguerrido e cheio de coragem, não há equipa que o vença! Leva o Sporting no seu coração e o seu sonho só podia ser vê-lo campeão! Costuma dizer que “para a frente é que é caminho”. Palavras sábias de quem conhece todos os truques do futebol. Aprendam com o génio meus senhores !!!

DAVIDE MELRO Melhor que o Luísão e melhor que o Jardel? Claro que só poderia ser o nosso Davide Melro! Grande futebolista, com imensa vitalidade e talento tem ainda mais uma coisa: fé no seu Benfica. Diz que o seu lema de vida é: ” o céu é o limite”. Estará ele a esconder o seu verdadeiro sonho: substituir a águia Vitória? Não acreditamos mas sabemos bem que Davide vai dar espectáculo no Estádio Nacional.

Podíamos definir o Filipe como corajoso, energético, divertido… Mas o que é mais característico nele é ser um sonhador nato. E dizemos isto porque o seu sonho é ver o Benfica, ser campeão! Cheio de confiança e talento tem como lema “somos bons até que provem o contrário”. Será que é neste Optimus Champions, que o nosso médio direito vai ver a sua máxima testada?


OPTIMUS CHAMPIONS2013

RICARDO CARDOSO Mais um benfiquista neste Optimus Champions. É médio ofensivo e costuma dizer “não deixes para amanhã, os títulos que podes ganhar hoje”. Obviamente isto não se aplica ao seu clube de coração, como é do conhecimento geral. Para além de jogar à bola e ser o pesadelo dos seus adversários também sonha muito. O seu maior sonho é ver o Benfica campeão na Champions de 2014, mais a mais que a final se joga no Estádio da Luz.

MIGUEL AIRES Este será provavelmente o maior médio central que alguma vez viram. Miguel Aires transpira talento e coragem! Suspeitamos que a sua paixão, não é com a bola mas mais com as espadas. Como costuma dizer: “um por todos e todos por um”, mostra que tem dentro de si a alma de D’Artagnan! Mas quem pensar que o seu sonho é um verdadeiro duelo de espadachins, engana-se! O que quer mesmo é assistir a um Mundial de Futebol! Afinal temos jogador!

11

NUNO TIMÓTEO Com ele é limpinho, limpinho! Não há margem para falhas! Excelente médio ofensivo é ele que certamente vai fazer a sua equipa ganhar este Optimus Champions! Sonha em ser treinador e certamente vai ser o melhor de sempre! Irá ser ele o próximo treinador do Sporting e ganhar títulos? Para missões impossíveis encontraram o homem certo! Por isso acordem direcção leonina e venham ver o homem.


12

OPTIMUS CHAMPIONS2013

CRAQUES DA BOLA

PEDRO SILVA

JORGE CARVALHO

Sabem o que é que este nosso incrível médio central tem como sonho? Pois não é conhecer o Cristiano Ronaldo mas sim participar num DAKAR. Esperemos que pelo menos no Optimus Champions deixe de lado a sua paixão pelos carros e só pense na bola! E nada de entradas de carrinho. Como benfiquista que é, costuma dizer que “só tem medo de perder quem tem medo de arriscar”. Está visto que temos um verdadeiro guerreiro nesta edição.

Para não variar temos um benfiquista nesta edição. Para além de ser adepto da sua equipa é também adepto de jogar limpo. ”No desporto, fairplay” é de resto a sua máxima. Médio esquerdo, da velha guarda do futebol, tem tanta ambição que sonha um dia ser campeão nacional. Mas propomos-lhe um desafio ainda maior: ser campeão do Optimus Champions. Estará ele à altura?

ALEXANDRE SANTOS Quer um dia participar nos Jogos Olímpicos, quem sabe na modalidade de futebol já que nasceu tão inspirado para a arte do desporto-rei! Para além de sportinguista, é médio direito e vai fazer de tudo para levar a sua equipa à vitória. Para ficar ainda mais inspirado, pensa na sua máxima: “a sorte protege os audazes”. Conseguirá ser ele o mais audaz de todos? Será ele um verdadeiro comando? Dia 22 saberemos.


OPTIMUS CHAMPIONS2013

MIGUEL PAIXÃO E para apimentar um pouco esta edição do Optimus Champions, nada melhor do que um defesa central com espírito revolucionário! De ideias fixas, nunca se contenta com o mediano já que o seu lema de vida é: “se não fizermos nada, nada muda”. Grande sportinguista, sonha com um jogo cheio de verdade e transparência. Nesta competição não vai ter com o que se preocupar, já que os nossos árbitros são os melhores de sempre!

RUI ARAÚJO A máxima deste guarda-redes é: “Fé em Jesus”. Depois de lerem esta sua máxima, certamente pensam que o Rui Araújo é muito crente em Deus. Mas depois de saberem que é do Benfica, tudo muda de figura. Piadas à parte, ele é um benfiquista ferrenho. Repleto de energia e coragem, sonha em sair vencedor deste Optimus Champions. Irão os céus ouvir as suas preces?

13

JOAQUIM BRAVO Se há alguém que faz jus ao nome que tem, é sem dúvida este ponta de lança! Tem imensa confiança tanto em si como no seu clube. Imaginem que quer ver o seu Benfica campeão não uma, não duas, mas dez vezes seguidas! E nem vamos falar da sua máxima: “ser muito melhor do que o Postiga”. Para além da auto-confiança, é hábil com a bola e tem visão de jogo. Temos estrela na equipa!


14

OPTIMUS CHAMPIONS2013

CRAQUES DA BOLA

NUNO SILVA NUNO CHORINCAS Finalmente um homem a sério no Optimus Champions! Cheio de força, destreza e um sex-appeal de fazer inveja a muitos! Macho como é, a sua máxima só poderia ser: “futebol é um jogo para homens de barba rija”. Sonha em ganhar o Optimus Champions, pois o seu sonho é erguer a “caneca”! Teremos vencedor, ou será só garganta?

RUI REIS Com este médio direito não há adversário que não fuja com medo. Coragem, audácia e talento são coisas que não lhe faltam! Grande adepto do Benfica, diz que o seu sonho é ser craque da velha guarda. Com certeza que o irá ser, já que é um ás do futebol! Muito confiante nas suas capacidades, vai fazer da sua equipa vencedora neste Optimus Champions. Pois tal como ele diz: “Tá ganho!”

Mais destemido é impossível! Nuno Silva tem coragem e a vontade de vencer a correr-lhe nas veias. Este defesa central não tem medo de nada, e quem acha que ele só é bom no futebol engana-se! O seu sonho é ser campeão mundial de kick-boxing. É do Sporting e o seu lema é: “as pessoas têm medo de mudanças, eu tenho medo que as coisas nunca mudem”. Aqui temos um verdadeiro lutador e cheio de espírito de iniciativa. Os seus adversários que se cuidem!


OPTIMUS CHAMPIONS2013

DUARTE ESTRADA Muito seguro de si e com o Benfica ao peito vai brilhar no Jamor! Mas para além de benfiquista é por Portugal que ele torce. O seu sonho é vê-lo campeão mundial em 2014! Duarte Estrada é médio ofensivo e para ele já é hábito arrasar com os seus adversários. Faz a sua magia e o marcador não pára de contar! E o que ele costuma dizer à equipa vencida? “Calha a todos!”

15

RUI PINTO MIGUEL REIS PINTO Finalmente um portista nesta competição! Miguel Reis Pinto é o rei do futebol, mas tem a imaginação muito fértil, já que o seu sonho é ser treinador do F.C. Porto. E nós sabemos que isso não é tarefa fácil, pois o Paulo Fonseca acabadinho de chegar não vai querer ir embora tão cedo! Esperemos que pelo menos neste Optimus Champions, este nosso defesa central, siga a sua máxima e que seja “sempre para ganhar”.

Rui Pinto é o melhor médio direito da história do futebol. Recheado de dedicação e esforço não brinca em serviço! O ao seu sonho desportivo, está todo arquitectado. Ora vejam bem: sonha em um dia erguer “o caneco” da Champions, no próximo ano, no estádio do seu Glorioso ao lado de nada mais, nada menos, de que o próprio Jorge Jesus! Tem como lema: “vamos lá cambada”. Isto pode mostrar que tem muito espírito de equipa, ou que simplesmente gosta de uma boa cantiga do Herman José. Esperemos pelo dia 22 e força nas canetas!


16

OPTIMUS CHAMPIONS2013

CRAQUES DA BOLA EDGAR LEAL Fortíssimo ponta de lança, Edgar Leal é melhor que o Cristiano Ronaldo. Faz magia com os pés e não dá qualquer hipótese ao adversário.  Este benfiquista, apesar de ser melhor que o nosso CR7, é com John Barnes que se identifica. Para quem não sabe, é um ex-futebolista e treinador de futebol jamaicano, naturalizado britânico, que jogou pela Seleção Inglesa entre 1983 e 1995. Afinal na Champions Magazine ainda se aprende umas coisas! Forte e audaz sonha com o dia em que vai ganhar a bota de ouro. Pode ser que o seu desempenho no nosso Optimus Champions lhe valha tal prémio! 

NUNO SOUSA

FILIPE MARQUES Outro ponta de lança que faz sombra a muitos profissionais, é o Filipe Marques. Essencial a qualquer equipa que queira vencer, ele é o homem do jogo! Apesar de excelente jogador, apela sempre ao espírito de equipa e não gosta de deixar ninguém de fora das suas excelentes jogadas. Adepto da Académica, neste Optimus Champions diz que para além de ganhar o que quer mesmo é divertir-se. O que não vai ser difícil já que diversão, nesta competição, é mais que garantida!

Qualquer equipa gostaria de o ter a jogar, pois este defesa esquerdo é o melhor que há. Enérgico, combativo e cheio de garra, intimida qualquer um. No que toca a sonhar, não pede pouco. Diz que gostava um dia de jogar no Fram Reykjavik, pois esta equipa já foi campeã da Islândia por 18 vezes seguidas. Mas pode ser que um dia, concretize este grande sonho, pois costuma dizer que o melhor é tentar! 


OPTIMUS CHAMPIONS2013

FERNANDO COSTA Defesa esquerdo acredita no poder da vontade, pois o seu lema é “querer é poder”. Sabemos que o seu sonho é ver Portugal Campeão Europeu de Futebol. Irá a Selecção Portuguesa, acreditar o suficiente para concretizar o sonho deste nosso craque? Benfiquista ferrenho, faz de tudo para ganhar. Veloz e cheio de vitalidade vai certamente fazer a diferença neste Optimus Champions! 

PAULO HENRIQUES Grande médio esquerdo, não há equipa que o assuste.  Apesar da sua máxima ser: “Vamos vencer a Troika”, o que ele quer mesmo é vencer os seus adversários neste Optimus Champions. Pois garra e ambição nunca lhe faltam!  Grande benfiquista e muitíssimo competitivo, o seu mais recente terror é perder nos descontos. Vá-se lá saber porquê….. Mas sabemos que tal nunca irá acontecer. Pois quando o Paulo Henriques joga, só descansa com o apito do árbitro e é sempre para ganhar!

17

FILIPE CARVALHO Outro benfiquista que parece ter o latim na ponta da língua! “Et pluribus Unum” é o lema deste jovem jogador. Parece uma cassete distribuída com o cartão de sócio dos vermelhinhos. Ambicioso e vital para qualquer equipa, este médio ofensivo não deixa margem de manobra aos seus adversários. Sonha em marcar 15 golos no nosso Optimus Champions. Irá ele ter estofo para enfrentar os maiores jogadores de sempre? Nós acreditamos que sim! 


18

OPTIMUS CHAMPIONS2013

CRAQUES DA BOLA

JOÃO PEDRO ALMEIDA

BRUNO PIRES Este grande jogador, no que toca a jogar futebol só quer é ganhar. Faz de tudo para manter a sua equipa na liderança. Também com o seu enorme espírito de equipa e experiência, este benfiquista, sabe bem como derrotar até os maiores craques da bola!  Quanto a sonhos desportivos? Bem, este médio ofensivo diz que já os realizou todos. E mais nada. Como podem ver, não há homem da bola mais sortudo do que este! 

PEDRO PAIS O maior benfiquista de Portugal é sem dúvida o Pedro Pais. Não, não é parente do outro Pais, o cantor. A única coisa que este nosso ponta de lança canta é o hino do seu clube!  Com visão de jogo e talento para a bola, sonha alto e quer ser campeão do mundo. Esperemos que, por enquanto, se contente em ser campeão do nosso espetacular Optimus Champions! 

O que este sportinguista queria mesmo era ser treinador. Infelizmente as vagas já estavam todas preenchidas e teve que se contentar com a posição de ponta de lança.  Sempre com palavras de motivação e inspirador de confiança para os seus colegas de equipa, só pode ser um campeão! No início do jogo só jura vencer e não há ninguém que o consiga derrotar! Será que neste Optimus Champions vai conseguir cumprir a promessa? Os nossos bruxos já sabem mas não o revelam.


OPTIMUS CHAMPIONS2013

19

VALTER SOUSA

CARLOS SOUSA

NUNO TORRES

Médio central, não há melhor jogador para se ter numa equipa. Apesar de ser um só, tem o seu coração dividido em dois. É adepto do Sporting e do Vitória de Guimarães. Ou seja o Estádio Nacional traz-lhe boas recordações. Na perspectiva de sportinguista o benfica perdeu. Na perspectiva de vitoriano o seu clube venceu. Para ele é ganhar ou ganhar! Dá tudo por tudo quando joga futebol e nesta grande competição, ainda vai fazer mais por isso! Confiante, determinado e talentoso, o seu sonho e maior orgulho é vestir a camisola da Selecção Nacional. Irá ele ficar assim tão orgulhoso, quando vestir a camisola do Optimus Champions?

Costuma dizer que quando é para jogar futebol, tem que ser “um por todos e todos por um”. Este médio ofensivo, tem sempre grandes jogadas planeadas e que dão sempre a vitória à sua equipa!  Nem que seja na Playstation dizemos nós. Grande benfiquista, com a sua técnica e inteligência faz toda a diferença quando o que se quer é ganhar! Sonhador desde menino, Carlos Sousa gostava de ser futebolista. Finalmente vai poder realizar este seu sonho e vai entrar numa competição a sério que é este Optimus Champions!

Quando joga deixa todos de boca aberta. De espanto ou admiração se verá. Defesa central, é reconhecido por nunca deixar a bola chegar ao seu guarda-redes. Muito experiente e hábil com a bola, a sua máxima é ganhar e não há nada que o distraia do seu objectivo. Para além de gostar de ver o seu Benfica ganhar, o que lhe dá mesmo prazer é espalhar a sua magia quando joga futebol! Melhor que Houdini, tem sempre um truque na manga. Mas qual irá usar para alcançar a vitória neste Optimus Champions?


20

OPTIMUS CHAMPIONS2013

CRAQUES DA BOLA

BRUNO FERRÃO

NUNO AMARAL Lutador por natureza, no futebol com ele é sangue suor e lágrimas! Médio ofensivo, mais rápido do que o Flash, os adversários nem o vêem a passar! Bravo, talentoso e audaz, só pensa em ganhar e com tantas qualidades é impossível não o conseguir. Benfiquista desde pequenino, vai ser mais uma estrela neste Optimus Champions e levar o público ao rubro! 

ALEXANDRE ANDRADE Qual liga dos Campeões, qual Mundial, qual quê! Finalmente um jogador em que o seu sonho é ganhar o Optimus Champions! Apesar de já não estudar, terá sempre a alma estudantil dentro dele. Adepto da Académica de Coimbra, vai fazer desta competição uma festa maior do que a Queima das Fitas! A sua máxima é: “Bola p’ra frente, que atrás vem gente!”. É algo a imitar meus senhores! E escondam as cervejas.

“Um por todos e todos por um!”. Calma, não vamos falar outra vez dos Três Mosqueteiros. É só o lema deste médio ofensivo que sempre adorou histórias com espadas e grandes bigodes!  Benfiquista e óptimo jogador, não há equipa que não o queira a jogar. Concentrado e com ânsia de vencer, sonha ser campeão pelo seu clube do coração. Neste Optimus Champions vai dar tudo por tudo e lutar até ao fim para fazer da sua equipa a vencedora!


OPTIMUS CHAMPIONS2013

RICARDO MATOS Mais um destemido guerreiro nesta enorme competição. Sem dó nem piedade, não se contenta em apenas derrotar o seu adversário. Este benfiquista segue a máxima: “dá-lhe mais uma, que ainda mexe”. Ou seja, só pára quando já o tiver aniquilado completamente! Temos homem. Defesa central, é confiante e ambicioso. Sonha em conhecer o José Mourinho. E diga-se que há rumores que o Mourinho soube que ia haver uma concentração de estrelas neste Optimus Champions, e poderá muito bem vir a estar presente. Estejam atentos! 

PEDRO VIEIRA Defesa central, acha que a vitória apenas se alcança quando se joga em equipa. Consegue sempre antever qual o próximo passo do seu adversário. É um perigoso jogador de ser enfrentado pois melhor do que ele é raro encontrar! Sonha alto e por isso não tem só um sonho desportivo, mas sim dois! Quer um dia ganhar um Campeonato do Mundo por Portugal e, como se já não chegasse, quer ainda ganhar uma Champions pelo Benfica. Ficamos então a torcer para que os concretize.

21

JOÃO MIRANDA Há quem só pense em ganhar. E outros nem por isso. O João Miranda o que quer mesmo é divertir-se e de preferência sem lesões! Espalha alegria e boa disposição por onde quer que passe. Mas brincando, acaba por ser ele o grande marcador da partida sem o adversário se aperceber! Benfiquista como é, espírito de equipa e audácia fazem parte do seu ser. Quer ganhar este Optimus Champions mas irá ele ter parceiros à altura?! Esperemos para ver! 


22

OPTIMUS CHAMPIONS2013

CRAQUES DA BOLA

RUI RIBEIRO

FRANCISCO RODRIGUES E para contrastar com o mar de benfiquistas presentes nesta competição, um valente portista aqui se destaca! Prático e extremamente confiante, quer em si quer na sua equipa faz do seu lema: “Just Do It!”. Fortíssimo defesa direito, o seu sonho desportivo é levantar mais uma taça no Estádio do Jamor. Mas o que todos queremos ver, é se vai conseguir levantar a taça do Optimus Champions!  Força Francisco! 

RICARDO TUBARÃO Apesar do seu intimidante nome, é um jogador bastante afável com os seus colegas de equipa. Já com os seus adversários, é melhor fugirem pois não poupa ninguém! Grande defesa central, homem sem medo, leva sempre a sua equipa à vitória. Até costuma dizer que “a vida é bela pois com tantos jogos ganhos, não há razão para tristezas”!  Adepto do Sporting, sonha em ser manager. Talvez um dia, mas por agora pés bem assentes na terra e vamos é pensar em ganhar este Optimus Champions! 

Este médio ofensivo está sempre a pensar no futuro. Não, não é vidente. Apenas gosta de saber com o que contar. Adivinha como por magia todos os passes do adversário e não há bola que não ganhe! Gosta de desporto saudável e não vive sem dar uns toques na bola! Adepto do Chelsea, diz que o seu sonho é conseguir manter-se em forma até aos 80 anos. Mais um bocado e quer ser o Manuel de Oliveira do futebol! Sonhos, quem não os tem?!


OPTIMUS CHAMPIONS2013

RUI RODAS Defesa central, gosta de adversários que lhe deêm luta. Muito experiente e cheio de vitalidade faz sempre da sua equipa a vencedora. Sonha em jogar no Real Madrid, o que é de admirar, já que o clube do seu coração é o F.C. Porto! Até os maiores jogadores têm os seus ídolos, e o do Rui Rodas é o Jorge Costa. Quem não se lembra do “Bicho” que tantas alegrias deu aos portistas? Mas já não é novidade que o nosso defesa pode, muito bem, ser melhor que o próprio Jorge Costa!  

PEDRO GOMES Apesar de jovem, nestes assuntos do futebol já é bem experiente. Este médio defensivo, joga à bola como ninguém e faz suas muitas vitórias! Sonha em jogar uma final da Liga dos Campeões, o que com certeza não será difícil com tanto talento para a bola. Costuma dizer que “tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”. Falta saber é quem lhe ensinou palavras tão sábias! Belenenses ao peito e olhos na vitória lá vai o nosso jovem Pedro dar o corpo pela vitória, neste Optimus Champions!

23

LUÍS PIRES Alguém mais sortudo do que este defesa esquerdo será raro encontrar. É ele quem o diz. É benfiquista e só descansa quando ganha a partida! Quando à entrevista exclusiva com a Champions Magazine, lhe perguntamos qual o seu sonho desportivo, prontamente respondeu que já os realizou todos. Viram porque é sortudo? Sempre rápido na resposta, só se atrapalhou quando terminamos com a derradeira pergunta: “O que dizem os seus olhos?”. Com os olhos molhados, respondeu: “Ganhar o Optimus Champions”.


24

OPTIMUS CHAMPIONS2013

CRAQUES DA BOLA

JOSÉ ESTRADA MEDINA Leal, corajoso, companheiro, líder... Podíamos destacar muitas qualidades deste defesa direito, mas o que ele tem mesmo é potência! Até costuma usar a máxima: “Potência máxima até ao fim!” Além disto não gosta de perder e quer sempre fazer o melhor em cada jogo. Apesar de português, o seu clube é o Real Madrid. Sonha ganhar este Optimus Champions, e não vai desistir enquanto não o conseguir! 

JOSÉ CARAVANA

BRUNO TRISTÃO Agora um guarda-redes. Mas um guarda-redes dos bons! Usa como máxima: “Carrega Benfica”. Achamos que nem é preciso dizer qual é o seu clube! Com muita garra e determinação, quando joga é para ganhar e leva tudo à frente. Amado por uns, odiado por outros, é o mal de ser uma estrela do futebol. Dura vida de quem nasceu talentoso! 

Agora apresentamos-lhe um verdadeiro guerreiro com uma paixão desmedida pelo futebol. Corajoso e com uma energia invejável, este defesa direito enfrenta sem medo qualquer inimigo. Benfiquista até morrer, faz do seu lema “nunca desistir”. Temos aqui um jogador que nunca irá pedir substituição! Sonha um dia ver Portugal campeão, mas o que devia querer mesmo era fazer da sua equipa campeã neste Optimus Champions!


OPTIMUS CHAMPIONS2013

VÍTOR CRUZ HUGO FELICIANO Melhor portista que por aí há, é muito esperançoso já que o seu lema é acreditar sempre. Para além de esperança e audácia, e talento é coisa que não lhe falta. Com ele é sempre para ganhar! Para este ponta de lança, o que importa é participar. Sim, já se sabe que tem razão. Mas neste Optimus Champions para participar o que importa é ter sede de vitória! Vai ter ele o que é preciso para entrar nesta exigente competição?

Excelente defesa central, cheio de carisma e perspicácia tem um único defeito: é muito dado a vícios. Mas não se assuste porque o único vício deste campeão é mesmo ganhar, pois costuma dizer: “ganhar é um vício, quando experimentamos nunca mais queremos largar!”. Para além de ser um viciado em jogar é benfiquista, e também um sonhador sem limites. Conta que o seu sonho é jogar futebol no La Bombonera. Sabemos que esta edição do Optimus Champions não será na Argentina, mas achámos que o Jamor será um belo substituto!

25

PAULO CALÇOA Veloz, inteligente e ambicioso, melhor jogador que este não existe. Paulo Calçoa tem todas as qualidades para fazer da sua equipa a melhor de sempre! Benfiquista desde que se lembra, este médio direito, joga futebol como ninguém e até faz sombra aos grandes. Sonha em ser campeão do mundo. Mas para quê, quando pode ser campeão do Optimus Champions?


26

OPTIMUS CHAMPIONS2013

CRAQUES DA BOLA

PEDRO EMÍDIO Torcedor da equipa das águias, Paulo Emídio acredita que um bom jogo tem que ter Fair Play. Com muita técnica e habilidade, faz magia quando entra em campo. Arrasa qualquer equipa e o seu sonho era mesmo jogar com o Aimar. Com um pouco de sorte pode ser que apareça no dia 22. Pois no Optimus Champions grandes sonhos se concretizam!

PAULO DEL RIO JOSÉ MARQUES SILVA Óptimo defesa direito é daqueles que corre sempre atrás dos seus sonhos. Um deles, certamente, já realizou: vai participar no grande Optimus Champions! Antigo benfiquista, vive o futebol com a máxima intensidade. Apesar de ser da velha guarda do futebol, sabe como ninguém, jogar à bola e fazê-la entrar na baliza adversária. Ser campeão é outro dos seus sonhos. Conseguirá ele sair campeão desta exigente competição?

Médio ofensivo somar vitórias é mesmo com ele! Com muita perseverança e audácia vai lutar até ao fim pela vitória. Sportinguista, com este leão ninguém se mete, pois quando é para jogar liberta o instinto animal que há em si! O que mais quer é ter saúde para continuar a participar no Optimus Champions. Certamente vai acontecer, pois esta competição fortalece a saúde de quem participa!


OPTIMUS CHAMPIONS2013

RICARDO SILVA Com muito esforço e dedicação este ponta de lança tornou-se o ideal de qualquer futebolista! Como o seu lema é: “a pressa é inimiga da perfeição”, os seus colegas já sabem que com ele é devagar, mas a bola entra na perfeição! Com a águia ao peito, sempre sonhou em jogar com o Barcelona. Achará o Tito Vilanova que ele é suficientemente capaz de aguentar o desafio? Se ele vencer este exigente Optimus Champions, certamente vai ser o homem para o lugar!

27

DANIEL BANDEIRA JOÃO MAGALHÃES Benfiquista ferrenho, com ele é sempre para ganhar. Tem na alma a chama imensa e só para quando chega à conquista. Neste Optimus Champions vai ser o jogador mais lutador, pois nunca desiste e quanto maior o desafio mais ele gosta! A sua palavra de ordem, como já seria de esperar, é ganhar. Esperemos que seja o vencedor da partida e que reine a sua palavra de ordem!

Outro adepto dos vermelhos ama o futebol de corpo e alma. Joga a médio esquerdo e honra sempre a camisola. Lutador por natureza, eficaz e acima de tudo humilde. Mas não do tipo CR7, não nos vamos confundir! “Et Pluribus Unum”. Este lema do Benfica nunca está desactualizado, e certamente será o seu pensamento durante este Optimus Champions!


28

OPTIMUS CHAMPIONS2013

CRAQUES DA BOLA

RICARDO AROUCA

RICARDO VIEIRA Excelentíssimo médio defensivo, tem sonhos altos e por isso não pede só uma coisa. Como ser campeão não lhe chega, quer ainda ser internacional! Caro Ricardo, vamos lá encarar a realidade: campeão só se for no Optimus Champions e internacional só se for ali a Badajoz, fazer um jogo de domingo e voltar! Com pés bem assentes na terra, só lhe pedimos para seguir o seu lema se quiser ganhar: “um por todos e todos por um”!

MÁRIO SANTIAGO O melhor guarda-redes de todos os tempos é Mário Santiago. Super rápido e com todos os seus reflexos ao máximo, nenhuma bola passa por este senhor! Apesar da sua estatura, costuma ser sempre ele a salvar a sua equipa em momentos de desespero, pois como ele diz: “os homens não se medem aos palmos”! Sonha em ver Portugal Campeão do Mundo, mas isto só irá acontecer quando a Selecção Nacional decidir incluir este nosso guarda-redes no plantel principal!

Médio defensivo, grande defensor da equipa leonina, é cheio de garra e espírito competitivo. “Make it Happen” é o seu lema e adequa-se perfeitamente a este esplêndido jogador. Com ele não há receios e os golos realmente acontecem, principalmente quando o adversário não está à espera! E como aqui no Optimus Champions, gostamos de realizar sonhos, o do Ricardo Arouca está mais que realizado. Sonha em jogar futebol no Estádio do Jamor. Mais um sonho cumprido. Check!


OPTIMUS CHAMPIONS2013

NELSON COUTINHO Vive o futebol com toda a sua alma e nada o separa desta imensa paixão. Dentro de si, vive a chama imensa e a águia está sempre no seu pensamento. Sim, é óbvio que é do Benfica. Mas mais óbvio é o seu lema ser: “Et Pluribus Unum”! Benfiquista que ama o seu clube segue à risca o lema do seu clube. Sonha ganhar o Optimus Chmapions, esperemos que siga a sua máxima à risca e que treine pois esta edição vai ser ainda mais renhida!

AGOSTINHO CARVALHO Tem vontade de vencer? Sim. Domina a arte do futebol? Claro. E ama o Benfica acima de tudo? Obviamente que sim! Este defesa esquerdo é sem dúvida o jogador mais exigente consigo mesmo, nesta competição. Com ele é Fair Play, na vida e no desporto mas claro, é sempre para vencer! Sonha em ganhar este Optimus Champions mas nós sabemos que para ele será fácil já que é sempre o melhor jogador em campo!

29

LUÍS SILVA Se fosse ele a escolher a cor da sua equipa seria vermelha com certeza. Gostaria que a sua equipa fosse como “papoilas saltitantes” que marcam jogos sem parar. Como ficou notório, é o Benfica que reina no seu peito e gostava de um dia ser tão bom como o Enzo Perez. Isso e ser Campeão da Europa. Bem, um título tão alto, não lhe podemos prometer mas deste Optimus Champions, sim, sem qualquer dúvida!


30

OPTIMUS CHAMPIONS2013

MARCO JESUS

GREGÓRIO BRAGANÇA Excelente médio ofensivo vai à bola com garra e coragem. E agora perguntam-se como é que este jogador é sempre melhor em todas as partidas. A resposta é que vê sempre o lado positivo das coisas, pois costuma dizer: “always look at the bright side of life”. Tem sonho de ver o seu S.L. Benfica ganhar a Liga dos Campeões em 2014. É melhor todos rezarmos ao Jesus de Nazaré, pois porque ao Jesus de Lisboa não deu muito resultado!

DIOGO CORREIO Com grande sabedoria e habilidade, é ele o mestre da arte do futebol. Sportinguista como é, a sua máxima é dedicação, atitude e conhecimento. Agora já se sabe porquê que este médio ofensivo é o mais temido! O seu sonho é praticar sempre futebol. Cremos que sim, pois a sua paixão pelo futebol é tão grande que irá jogar até as pernas não o deixarem!

Se procuram um homem realista e sem ilusões, este médio direito é sem dúvida o melhor. Não sonha, ele concretiza. Aproveita a vida ao máximo e quando se quer mostrar culto até costuma dizer: “Carpe Diem”. Sem clubes, nem preferências, para ele o importante é mesmo jogar à bola com muito Fair Play e sempre com garra de vencer. Vai mostrar o verdadeiro espírito do futebol e que certamente vai fazer o público delirar!


OPTIMUS CHAMPIONS2013

31


32

OPTIMUS CHAMPIONS2013

TREINADORES NELSON PEREIRA Editor Executivo da nossa tão amada Sport Tv, vai ser quem vai mostrar como se treina uma equipa para vencer. Qual Special One, qual quê! Ter o Nelson Pereira como Mister é a maior honra que se pode ter. Nelson já tem três presenças no Optimus Champions e só no último é que não saiu vencedor do torneio. E este ano como será?

JOSÉ NUNES Voz escutada na rádio, tem tido no Optimus Champions a oportunidade de mostrar o que sabe. Mas injustamente não tem conseguido levantar o caneco. Será desta? Da nossa parte somos reconhecedores da sua imensa sabedoria, mas muitas das vezes a passagem da teoria à prática tem armadilhas escondidas. Mas desta feita no Jamor estamos em crer que José Nunes vai dar cartas.


OPTIMUS CHAMPIONS2013

PAULO PEREIRA Paulo é irmão de Nelson, mas não se pode dizer que quem sai aos seus não degenera. Pois vitórias nem vê-las. Quando foi convidado avisou logo que tinha comprado uns livros novos: “Estratégia Militar de Sun Tzu” e “Os Cadernos de Valdano”. Com eles espera levar de vencida o Optimus Champions 2013 e logo no Estádio Nacional pois prometeu levar o troféu para a estante da TVI onde trabalha.

FREDERICO MENDES OLIVEIRA Este é o treinador maçarico e como “a sorte ajuda os principiantes” apostamos tudo nele. É o rosto da TVI logo pela manhã, naquelas horas em que um olho aberto avisa o outro de que tem que abrir, mas prometeu dar o seu melhor. O sorteio atribuiu-lhe a fortíssima equipa do Chelsea. Special One?

33


34

OPTIMUS CHAMPIONS2013

CONVIDADOS VIP OCEANO Optimus Champions sem Oceano é como um jardim sem flores. É a sua nona participação e dispensa qualquer tipo de apresentação. Se fossemos falar do seu passado enquanto profissional de futebol não chegariam as páginas desta revista. Se fossemos falar da sua presença de Optimus Champions ao peito esgotaríamos as citações de Fernando Pessoa para o enquadrar. O melhor mesmo é aguardar pela sua chegada e ver como ainda vai fazer correr muito os seus adversários.

CARLOS MANUEL Prometemos ao Carlos Manuel que não escrevíamos aqui que ele marcou aquele golo na Alemanha que deu o apuramento para o Mundial. E como tal não vamos escrever, até porque o homem tem muito mais para se falar. Ele é também um ferrinho nestes jogos. Para este ano pediu um XXL e já foi avisando que correr muito só para a mesa do almoço. Mas estamos crentes que ainda nos vai brindar com uns passes teleguiados.


OPTIMUS CHAMPIONS2013

FIGUEIREDO Depois de partir da sua terra natal para Portugal, este angolano passou por inúmeros clubes portugueses. Mas foi no Santa Clara que sentiram mais a sua falta quando voltou ao clube angolano. A sua experiência internacional, quando jogou na Suécia e na Roménia, fez com que se tornasse um jogador imbatível. Assim, tem sem sombra de dúvidas, o perfil ideal para participar neste Optimus Champions. Os adversários que se cuidem!

VIDIGAL De uma família de jogadores é óbvio que Luís Vidigal só poderia nascer com jeito para a bola. Apesar de ter feito quase toda a sua carreira em Itália, deixou em Portugal a sua marca e fez do Sporting Campeão da Liga Portuguesa, em 2000. Não, não o estamos a enganar. O Sporting já foi campeão, mas como já foi há tanto tempo, quase ninguém se lembra! Valham-nos as memórias e a presença deste grande jogador no Optimus Champions.

35


36

OPTIMUS CHAMPIONS2013

AL-AHLY Manuel José deixou a sua marca no futebol egípcio, numa equipa que encontra sempre o sucesso com treinadores portugueses. Hoje vai ser a vez de Nelson Pereira um experiente nestas andanças e com um forte poder de liderança. Conta com a ajuda de Figueiredo e assim parece que todos os ingredientes estão reunidos para levar esta equipa mais uma vez ao sucesso. 09h30 | RECEPÇÃO 10h00 | CHELSEA – AL-ALHY 10h45 | MONTERREY – CORINTHIANS 11h15 | PAUSA 11h30 | JOGO 3º E 4º LUGAR 12h15 | JOGO DA FINAL


OPTIMUS CHAMPIONS2013

TREINADOR Nelson Pereira JOGADORES Bruno Ferrão Carlos Aniceto Davide Melro Diogo Correia Filipe Marques Hugo Feliciano João Miranda João Néu José Estrada José Medina Mario Santiago Nuno Sousa Nuno Timoteo Paulo Henriques Ricardo Silva Ricardo Tubarão Ricardo Vieira

37


38

OPTIMUS CHAMPIONS2013

EQUIPAS

CHELSEA Uma equipa habituada a gastar milhões de euros em jogadores e treinadores, desta vez o orçamento é mais curto e o Presidente decidiu apostar num staff mais económico. Frederico Mendes Oliveira, um amador em campo mas experiente em frente às cameras, vai tomar as rédeas de uma equipa que está habituada a ganhar. Vai ter a ajuda do conhecido Oceano, que será a voz experiente a comandar o meio-campo. 09h30 | RECEPÇÃO 10h00 | CHELSEA – AL-ALHY 10h45 | MONTERREY – CORINTHIANS 11h15 | PAUSA 11h30 | JOGO 3º E 4º LUGAR 12h15 | JOGO DA FINAL


OPTIMUS CHAMPIONS2013

TREINADOR Frederico Mendes Oliveira JOGADORES Agostinho Carvalho Alexandre Santos Bruno Tristão Edgar Leal Fernando Costa Filipe Carvalho Francisco Rodrigues Jorge Carvalho José Silva Luis Pires Miguel Aires Nelson Coutinho Nuno Torres Pedro Vieira Ricardo Arouca Ricardo Matos Vitor Cruz

39


40

OPTIMUS CHAMPIONS2013

EQUIPAS

CORINTHIANS Uma equipa que joga ao ritmo do samba, um colosso do futebol brasileiro e com uma história de fazer inveja. José Nunes prometeu mostrar os seus dotes de samba se vencer o Optimus Champions e para poder alcançar esse feito vai contar com a ajuda de Carlos Manuel para levar a sua equipa à conquista deste título. 09h30 | RECEPÇÃO 10h00 | CHELSEA – AL-ALHY 10h45 | MONTERREY – CORINTHIANS 11h15 | PAUSA 11h30 | JOGO 3º E 4º LUGAR 12h15 | JOGO DA FINAL


OPTIMUS CHAMPIONS2013

TREINADOR José Nunes JOGADORES Alexandre Andrade Bruno Pires Daniel Bandeira Luis Gomes Luís Silva Marco Jesus Miguel Bento Nuno Amaral Nuno Silva Paulo Melo Pedro Emidio Pedro Pais Pedro Silva Ricardo Cardoso Rui Araujo Rui Pinto Rui Reis Rui Ribeiro

41


42

OPTIMUS CHAMPIONS2013

EQUIPAS

MONTERREY Paulo Pereira vai comandar uma equipa que está habituada a grandes momentos de pressão. O jogador escolhido não poderia ter sido melhor. Vidigal, um jogador com enormes referências vai ajudar o Monterrey a levar este troféu cobiçado por muitos para a terra da tequilla e dos cactos. 09h30 | RECEPÇÃO 10h00 | CHELSEA – AL-ALHY 10h45 | MONTERREY – CORINTHIANS 11h15 | PAUSA 11h30 | JOGO 3º E 4º LUGAR 12h15 | JOGO DA FINAL


OPTIMUS CHAMPIONS2013

TREINADOR Paulo Pereira JOGADORES Carlos Sousa Duarte Estrada Filipe Seguro Gregório Bragança João Almeida João Magalhães Joaquim Bravo Jorge Nascimento José Caravana Miguel Paixão Miguel Reis Pinto Nuno Chorincas Paulo Calçoa Paulo del Rio Pedro Gomes Rui Rodas Valter Sousa

43


OPTIMUS CHAMPIONS2013

REGRA

Existem 4 equipas, que terão obrigatoriamente entre 11 a 20 Jogadores.

As 4 equipas irão disputar um minicampeonato.

O campeonato começa nas meias-finais. REGRA

REGRA

Por cada equipa será nomeado um treinador e um capitão que será o “craque verdadeiro”.

REGRA

CONHEÇA AS REGRAS DO OPTIMUS CHAMPIONS 2013.

REGRA

44

Os vencedores da meia-final jogam a Final e os dois derrotados jogam o 3º e 4º lugar.


Em caso de empate no final dos 30 minutos de jogo, o desempate é feito através da marcação de grandes penalidades. REGRA

REGRA

OPTIMUS CHAMPIONS2013

Lesões fingidas com o objectivo de descansar ou receber massagens serão severamente punidas.

Haverá prémios individuais para os craques com melhor prestação.

REGRA

REGRA

REGRA

REGRA

Jogadores expulsos com vermelho directo perdem o direito ao almoço.

O árbitro é soberano e incorruptível.

Todas as restantes regras se resumem ao seguinte: fair-play, boa disposição e muita vontade de ganhar!

45


46

OPTIMUS CHAMPIONS2013

1

Está na hora de testar os seus conhecimentos sobre futebol. Acha-se um craque destas curiosidades futebolísticas? Tente responder acertadamente a estas 10 questões (não vale usar o Google nem a Wikipedia!) – daremos as respostas certas na próxima edição da Champions Magazine!

Qual foi a única

3

Quais foram os

equipa Espanhola a

únicos jogadores que

atingir o jogo final do

receberam dois pré-

Campeonato do Mun-

mios num só ano de

do de Clubes?

uma edição do Cam-

a | Barcelona

peonato do Mundo de

b | Real Madrid

Clubes?

c | Atlético de Madrid

a | Romário e

d | Valência

Lionel Messi b | Romário e

2

Quantos prémios

Wayne Rooney

são atribuídos em

c | Wayne Rooney e

cada edição do Cam-

Lionel Messi

peonato do Mundo de

d | Cristiano Ronaldo e

Clubes?

Romário

a | 6 b | 4

4

c | 5

‘guarda’ mais troféus

d | 3

do Campeonato do

Qual é o país que

Mundo de Clubes? a | Brasil b | Espanha c | Itália d | Inglaterra


OPTIMUS CHAMPIONS2013

5

Quem é o respon-

7

Há dois clubes que

8

Qual foi o resul-

10

Qual vai ser o país

sável pela organização

tem o mesmo núme-

tado da final de 2012

anfitrião do Campe-

do Campeonato do

ro de participações

do Campeonato do

onato do Mundo de

Mundo de Clubes?

no Campeonato do

Mundo de Clubes, Co-

Clubes de 2013?

a | FIFA e CONCACAF

Mundo de Clubes (4),

rinthians vs Chelsea?

a | Japão

b | UEFA

quais são esses dois

a | 1-0

b | Qatar

c | CONCACAF

clubes?

b | 2-0

c | Marrocos

d | FIFA

a | Al-Ahly e

c | 0-1

d | Brasil

Auckland City

d | 2-1

6

Qual é o país que

11

b | Corinthians e

Quem foi o me-

tem mais participa-

Al-Ahly

9

ções no Campeonato

c | Barcelona e

nador do Chelsea na

última edição do Cam-

do Mundo de Clubes?

Corinthians

final de 2012 do Cam-

peonato do Mundo de

a | Espanha

d | Auckland City e

peonato do Mundo de

Clubes?

b | Brasil

Barcelona

Clubes?

a | Hisato Sato

c | Nova Zelândia

a | André Villas-Boas

b | Paolo Guerrero

d | México

b | Rafa Benítez

c | César Delgado

c | Roberto Di Matteo

d | Fernando Torres

Quem era o trei-

d | Carlo Ancelotti

lhor marcador da

47


48

OPTIMUS CHAMPIONS2013

ESTÁDIO NACIONAL | JAMOR O Estádio Nacional do Jamor fica situado em Oeiras, na Av. Pierre de Couberlin. Para chagar lá, a partir de Lisboa, ficam aqui as indicações: | Deve entrar na Auto-Estrada A5, também chamada Auto- Estrada da Costa do Estoril, em direcção a Cascais.

| Na Auto-Estrada, vai passar pelo Parque Florestal de Monsanto, e deve sair na 6a saída, em direcção a Queijas.

| Mal sai da Auto-Estrada, deve fazer logo a primeira curva para a esquerda, entrando na Av. Pierre de Couberlin.

| Depois, percorra cerca de 400 metros até chegar ao Estádio. 1 | porta de entrada 2 | estacionamento 3 | recepção e balneário 4 | centro do terreno

CO ORD E N A DA S GPS 38o42’35.68” N / 9o15’30.27” W

QUA LQU E R D Ú V I DA L I G A R PAR A 932485493


OPTIMUS CHAMPIONS2013

1 2

3

4

49


50

OPTIMUS CHAMPIONS2013

OPTIMUS CHAMPIONS ESTテ.IO NACIONAL | JAMOR | 2013


Optimus Champions Lisboa - 2012