Page 1

um

championsmagazine

Estádio do Bessa Sec.XXI | edição 2010

apito inicial

Mundial Optimus Champions 2010 no Estádio do Bessa

os arrumados

Já arrumaram do Mundial, mas ainda vieram ao Optimus Champions

os craques da bola

As estrelas que vão pisar o relvado do Bessa

equipas

Qual delas é a mais forte?

quiz

Teste os seus conhecimentos

mapa

Indicações para chegar ao Bessa

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

NESTA EDIÇÃO

1


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

22

apito inicial Porque nem só na África do Sul se vivem as emoções do Mundial, a Optimus decidiu convocar os seus melhores craques para disputar o Mundial Optimus Champions 2010, no Estádio do Bessa, a 3 de Julho. Os nossos jogadores irão vestir as camisolas das selecções do Brasil, Inglaterra e Itália e representar estas equipas com toda a garra e vontade, recriando no Bessa um autêntico palco de um Campeonato do Mundo. Duas delas já vieram embora da África do Sul (Itália e Inglaterra), portanto o Mundial Optimus Champions é mesmo a única hipótese de conseguirem ganhar alguma coisinha este ano. Ainda convidamos Fabio Capello para vir orientar a selecção de Inglaterra neste grande torneio, mas o técnico italiano

rejeitou, porque depois de levar 4 da Alemanha e arrumar do Mundial, ele só quer mesmo é ir rapidamente de férias… Mas os nossos craques que descansem, apesar de não haver Capello teremos treinadores de altíssimo nível, que sabem muito bem como pegar numa equipa de pernetas e metê-los a jogar à bola. E claro, teremos uma arbitragem imparcial, auxiliada pelos mais modernos recursos tecnológicos (binóculos e golpe de vista) e que nunca se deixa subornar.

Resumindo, tudo a postos para o grande espectáculo! Dia 3, às 9h30, no Estádio do Bessa.


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

33


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

44

os arrumados Arrumadas do Mundial sem apelo e sem glória, algumas equipas viajam agora para o Bessa para assistir ao Mundial Optimus Champions 2010. “Depois da figurinha que fizemos na África do Sul, começo a achar que devemos participar em competições mais em conta, por isso venho estudar a hipótese de no futuro jogarmos no Optimus Champions em vez de irmos para o Mundial de futebol”, desabafou Domenech, treinador da França que provavelmente será corrido da selecção ainda mais depressa do que a sua equipa foi corrida do Mundial. Assim, sem mais motivos para ficar na África do Sul, Domenech vem passar o Sábado ao Bessa. Pelo mesmo motivo (foram eliminados e não têm nada melhor para fazer), teremos também no Bessa o famoso ex-jogador/modelo/actor/celebridade David Beckam e a sua esposa Victoria, o seleccionador italiano Marcello Lippi e também o pequeno grande líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il. Todos eles vêm com intenções de recuperarem o prestígio perdido nos últimos dias, na África do Sul, mas chamamos desde já a atenção que o Mundial Optimus Champions é só para os melhores e não vamos permitir a participação de qualquer um. O Casal Beckham

achamos que a Rainha é uma senhora muito simpática, mas tivemos mesmo de recusar o pedido ao nosso amigo David. É que já é mais do que sabido que o Optimus Champions não é para quem quer, é para quem pode, e o nosso júri achou que este craque já deu o que tinha a dar e que não vinha acrescentar nada a este fabuloso torneio. E assim lá foi o Beckham ter com a Victoria, de cabeça baixa, a pensar que já nem no Optimus Champions ele tem lugar. Demos-lhe uma vuvuzela e convidamo-lo para o almoço, e o rapaz já ficou um pouco mais bemdisposto. Esperamos encontrá-lo Sábado, nas bancadas, a vibrar pela Inglaterra enquanto a esposa procura desesperadamente as câmaras dos paparazzi.

O Mal-Amado Domenech

Encontramos David e Victoria Beckham à chegada ao Aeroporto Sá Carneiro, bem dispostos e elegantes, como sempre. David Beckham estava com muita vontade de vingar a má prestação da sua selecção, enquanto Victoria só nos perguntava para que lado ficava o shopping mais próximo. Quisemos fazer-lhe uma maldade e indicar-lhe o decrépito Brasília, mas acabamos por ser razoáveis e mandamo-la de Metro para Santa Catarina. Quanto a Beckham, ao fim de alguns minutos de conversa percebemos que o antigo craque está com vontade de voltar a jogar na selecção inglesa, depois do que viu na África do Sul, e queria vir para o Mundial Optimus Champions para treinar, já que também nós temos uma selecção de Inglaterra. “Têm de me deixar jogar no Optimus Champions com a camisola da Inglaterra, preciso ganhar forma para representar mais tarde a minha selecção que está de rastos. Deixem-me jogar, em nome da Rainha!”. Nós até

Percebemos logo que Domenech andava pelas ruas do Porto quando vimos um grupo de turistas franceses a correr atrás dele com pedras na mão e a chamar-lhe coisas que, em respeito pelos nossos leitores, não vamos transcrever aqui nas páginas da Champions Magazine. “Mon Dieu! Mas que ingratos! Eu que já lhes dei tantas alegrias e agora perseguem-me e insultam-me! A culpa não é minha!”. Tivemos pena dele, pegamos-lhe por um braço e levamo-lo para uma confeitaria onde lhe demos biscoitos e café para lhe acalmar os nervos. Mais composto, Domenech disse-nos porque razão andava pelas ruas do Porto: “Soube que no Estádio do Bessa vai haver um Mundial de alto nível, com Brasil, Inglaterra e Itália, e venho aqui exigir a presença da grande selecção da França, que não fica atrás de nenhuma dessas!”. No fundo, Domenech quer mais uma oportunidade para se tornar campeão do Mundo e achou, assim, que o Optimus Champions era


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

a competição perfeita para ele. “Ainda por cima no Optimus Champions não há selecções muito difíceis, como o México ou a África do Sul…”, dizia-nos o futuro ex-seleccionador francês. Lá tivemos de lhe dizer que aqui no Optimus Champions não criamos equipas a pedido, nem este é um torneio para os que procuram segundas oportunidades, pois todos os nossos craques são de 1ª linha. No entanto, vimos Domenech tão triste, tão triste, que lá o deixamos ter uma função no Optimus Champions: vai ser ele a orientar a equipa dos apanha-bolas, que já ameaçaram fazer como a selecção francesa e faltar aos treinos se Domenech não tiver uma boa atitude.

Champions!”. Mais uma vez tivemos que contrariar o nosso amigo Kim Jong-il, dizer-lhe que não, que estava enganado, que o Mundial ainda não estava acabado e que não vai ser de certeza ganho pela Coreia do Norte. E que o Optimus Champions é um torneio de grande prestígio internacional, onde só cabem equipas de topo, não a pobrezinha Coreia do Norte… De novo o olhar ameaçador do segurança remeteu-nos ao silêncio e para bem da nossa saúde acabamos por alinhar, afirmando em frente às câmaras da televisão coreana que sim, que a Coreia do Norte era uma grande equipa e que com toda a certeza iria ganhar o Optimus Champions com toda a facilidade, tal como ganhou o Mundial na África do Sul! Kim Jong-il deu-nos uma palmadinha no ombro, como quem diz que nos portamos bem, enquanto a redacção da Champions Magazine engoliu em seco e pirou-se rapidamente e de fininho dali para fora.

O grande Líder Kim Jong-il

Shakira

Foi uma surpresa para nós encontrar o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, a passear nas imediações do Estádio do Bessa, acompanhado de um equipa de reportagem que faz parte do único canal de televisão da Coreia do Norte (obviamente, controlado pelo Estado). Essa equipa de reportagem veio cá “noticiar” a enorme “admiração” que os portugueses têm pela equipa da Coreia do Norte, depois de termos perdido com eles (?) no Campeonato do Mundo. Bem que nós tentamos informar o líder da Coreia do Norte que as coisas não foram bem assim, e se o número 7 não lhe traz nada à memória… Dissemos-lhe ainda que é muito feio mentir assim na televisão pública coreana e enganar tanta gente, mas calamo-nos logo após um olhar ameaçador de um dos seguranças que o acompanhavam. “Depois de a Coreia do Norte ter derrotado o Brasil na final do Mundial, essa grande selecção de futebol, invencível, está agora na cidade do Porto para vencer o maior torneio do Mundo: o Optimus

Após muitos telefonemas para a África do Sul, muitas propostas de um caché milionário e ainda a promessa de lhe oferecermos uma garrafinha de Vinho do Porto vintage, acabamos por não conseguir convencer a Shakira a vir cantar ao Optimus Champions. Ficamos tristes, porque todos achamos a cantora colombiana muito simpática e talentosa, mas por outro lado a sua presença podia sempre desviar a atenção dos nossos craques, e nós queremo-los completamente concentrados na bola. De qualquer forma, a Shakira insistiu em mandar um hola caloroso para todos os nossos jogadores.

55


CRAQUESDABOLA O Caminho das Estrelas

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Sabemos que Álvaro Samagaio gosta de basquetebol (pelo menos gostava) e que tem um lado poético muito forte: “Que as estrelas nos guiem sempre até um novo amanhecer!”, diz ele. Na verdade, esperemos que ele não esteja a falar das estrelas que vão estar no Bessa para o Optimus Champions, pois essas não guiam ninguém, porque em abono da verdade são todos uns pernetas…

6

O Pessoano

O Corajoso

Quando era pequenino, era o maior – destacando-se na selecção distrital de infantis, onde fazia furor. Agora, já mais crescidinho, continua a ser o maior. Já não vai à selecção distrital, mas vai ao Optimus Champions que é muito mais prestigiante. Como Alberto Henriques nos diz, “Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce”. Resta saber se a máxima Pessoana também se verifica no futebol, e se os golos vão nascer em barda.

“No Guts, No Glory” é a máxima de Américo Rocha, que é como quem diz “quem não arrisca não petisca”, ou melhor ainda “para ganhar é preciso ir com tudo”. Com esta garra toda, ainda por cima já com experiência anterior no Optimus Champions, suspeitamos que este craque vai ser um caso sério para os adversários, no dia 3 de Julho no relvado do Bessa.

Jogar em Equipa!

O Corredor Já fez atletismo e agora vai jogar como extremo no Optimus Champions. Se Ângelo Alves ainda mantiver a forma que tinha quando era um atleta, então não estamos mesmo a ver jeito dos adversários o pararem, pois a velocidade não é um atributo da maioria dos nossos craques. Diz-nos ainda Ângelo Alves que o desporto faz bem à saúde. Nós concordamos, mas será que ele vai pensar assim quando começarem a chover caneladas dos adversários?

Para Bruno Rodrigues, o que importa é “dar tudo pela equipa”. É este o tipo de atitude que procuramos para o Optimus Champions e certamente que o seu treinador vai apreciar. No entanto, aconselhamo-lo a que se destaque também um pouco a nível individual, pois sabemos que tem talento para isso. Afinal, já jogou nos Seniores do Castelo da Maia.


Ganhar é Bom Na longínqua época de 75/76, Carlos Ferreira participou no Campeonato Nacional de Juniores. Só não sabemos é em que lugar ficou, mas isso não interessa para nada. O que interessa é que quem sabe nunca esquece e deste craque esperamos nada menos do que a excelência. Carlos Ferreira gosta de afirmar que “Ganhar é Bom” e nós gabamos-lhe o espírito competitivo, mas na nossa opinião, bom mesmo é sentar à mesa do almoço.

Carlos Fontes é um homem sem pressas, pois a sua filosofia passa pela máxima “Não é urgente chegar, é preciso é viver”. Nós até achamos isso tudo muito bonito e poético, mas quando os seus companheiros de equipa quiserem marcar um golo com urgência, não sei se vão apreciar muito a postura tranquila de Carlos Fontes, mais virado para o “Carpe Diem”.

O Entusiasmado Adepto do grande Tirsense, onde já foi atleta nas camadas jovens, César Quintas vive de acordo com a regra “é sempre a abrir!”. Assim, no Sábado no relvado do Bessa vai ser com certeza difícil de parar este homem que joga com tanto entusiasmo. Convém é que alguém o oriente, para ele não começar a abrir para o lado errado.

O Inteligente Cláudio Gomes vai ser um dos jogadores neste Optimus Champions, mas podia muito bem ser treinador, pois até já tem filosofia de jogo: “Atitude e inteligência superam a técnica de qualquer equipa”. É uma excelente filosofia, mas é bom não esquecer que também convém ter algum jeito nos pézinhos para jogar à bola, porque afinal de contas isto não é xadrez…

A Bússola “Não perder o Norte” é o mote do nosso craque David Duarte. Assim, esperamos que no Bessa ele consiga orientar a sua equipa quando ela não souber muito bem para que lado é que há-de atacar. Aliás, David Duarte já tem experiência a orientar equipas: foi Vice-Campeão Europeu de Andebol, mas como dirigente. Avisamos já que no Optimus Champions já há gente que chegue para dirigir e o nosso craque vai ter mesmo é de… correr.

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Sem Pressa

7


CRAQUESDABOLA É para hoje!

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Delfim Jorge, médio centro, é um dos veteranos do Optimus Champions, pelo que é um elemento a ter em conta em qualquer equipa. O craque deixa-nos um conselho: “Ganha os jogos hoje, que amanhã pode ser tarde”. Não podíamos concordar mais, até porque o Optimus Champions é mesmo só durante um dia, por isso se não ganham no Sábado, depois só para o ano. Ouçam a sabedoria de Delfim Jorge, que ele sabe do que fala…

Com a mão não vale… Ex-campeão nacional de Andebol, Fausto Moreira tem, no entanto, de perceber que isto aqui é futebol, e é mesmo para jogar com os pés. Por muito bom que ele possa ser a rematar com as mãos, vai ser mesmo obrigado a dar uso às chuteiras. Estamos convictos que não terá dificuldades, pois como está “sempre a aprender” certamente que chegará lá rapidamente...

8

Vai ser agora! Com muita humildade, Filipe Guedes confessa-nos que o seu grande momento a nível desportivo ainda não aconteceu e está para chegar. Nós também temos esse feeling e achamos que este craque, que vai jogar a extremo, tem tudo para explodir no Optimus Champions e fazer desta grande competição o grande momento da sua carreira. Será que ele é capaz? Estaremos nas bancadas a torcer pelo craque!

Nem a feijões! Já sabemos que no Optimus Champions só temos campeões, se bem que uns são um pouco mais campeões do que outros. Gonçalo Guerra já foi Vice-Campeão Europeu de Vela – facto que aplaudimos. E é daqueles que não gosta de perder “nem a feijões”. Achamos muito bem, e avisamos que o Optimus Champions não é a feijões (nem consta que haja alguns para almoço), é mesmo a sério, dá muito prestigio e até há prémios para os que se destacarem (a jogar à bola, entenda-se…)

O Benjamim Como o craque mais novo deste torneio, David Moreira tem obrigação de fazer mais do que os outros, pois os anos e os quilos a mais ainda não lhe pesam. Apesar da inexperiência, o seu treinador conta com a velocidade e a irreverência da sua juventude para ajudar a equipa. Veremos se David Moreira responde à altura…


Central com Fair-Play João Sabino será um dos defesas centrais presentes no Bessa para abrilhantar esta edição do Optimus Champions. Sendo ele um craque que tem como máxima o “Desportivismo”, acreditamos que os adversários podem ficar descansados e que as suas canelas não correm perigo contra João Sabino. No entanto, avisamos que desportivismo a mais pode ser confundido com moleza, e isso é que não pode ser!

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

O Homem da Defesa A família Peliteiro marca forte presença no Optimus Champions, e se o João vai jogar lá na frente de ataque, o Joaquim prefere contribuir na defesa, jogando como central. Presença já habitual neste grande torneio, Joaquim Peliteiro tem como ídolo Humberto Coelho, que é do tempo em que na selecção se usava bigode com orgulho! Vejamos se o nosso craque se vai conseguir inspirar neste nobre exemplo.

9

O Homem da Frente

O Matador

João Peliteiro vai alinhar no próximo Sábado como avançado, e promete meter as defesas em sentido, no

Atenção a todos os defesas, porque José Dias vai, mais uma vez, alinhar no Optimus Champions, lá na frente de ataque. Ele já foi um dos nossos premiados e até já alinhou, imaginem só, pelo Fluminense! É que estamos a falar a sério, e este não engana ninguém, é mesmo craque... Cuidado com ele.

Estádio do Bessa. Tem como modelo o ex-jogador Luís Figo, que tantas alegrias deu à nossa selecção. Vamos esperar que João Peliteiro consiga imitar o seu ídolo e traga mais alguma magia a este Optimus Champions.


CRAQUESDABOLA O Mosqueteiro

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

À boa maneira dos 3 Mosqueteiros, José Rodrigues é adepto da filosofia “um por todos e todos por um”, pelo que concluímos que temos aqui um verdadeiro jogador de equipa, que até já tem experiência nos meandros do desporto-rei: foi craque do Salgueiros, nos seus velhos tempos de juvenil. Será que ainda se lembra como se faz? A tirar as dúvidas no Sábado, no Estádio do Bessa

O Levezinho O Optimus Champions tem tradição de levar aos grandes relvados nacionais avançados de grande categoria, possantes e matadores. José Maia será uma excepção, pois este é do estilo “Levezinho”, a fazer lembrar o avançado do Sporting: rápido e letal. Por isso, pode não ter o cabedal dos outros, mas a qualidade está lá, e queremos ver quem é que o segura quando ele arrancar para a baliza.

10

Queda para a queda (livre)

Para a frente, mas nem sempre… Há alguns anos atrás (e alguns quilos, possivelmente), Luis Ferreira foi campeão distrital de juniores. Acreditamos que já nessa altura o nosso craque fazia jus à sua máxima “Bola prá frente”, mas desta vez não pode ser bem assim, pois no Optimus Champions joga-se com classe e só se chuta a bola pela certa. Mas de qualquer forma admiramos a postura atacante do nosso craque e esperamos sinceramente que dê os seus frutos.

Aparentemente, José Vital gosta de cair. Pelo menos em queda livre, pois o seu momento alto foi quando fez, no Porto, uma demonstração desta actividade radical. Confessamos que até gostávamos de experimentar, mas de qualquer modo aconselhamos que o craque, durante o Optimus Champions, tente permanecer de pé o máximo que aguentar.

Custe o que custar... José Pinto tem alma de guerreiro e é daqueles que deixa tudo em campo. “Ganhar a qualquer custo” é a sua máxima e sabemos que ele vai fazer por isso. Até porque quer vingar um dos fracassos do seu passado, quando aos 12 anos foi dispensado do Leixões. Aqui, garantimos que ninguém o vai dispensar e que o deixamos jogar até ao fim!


Antigamente é que era… Luís Sá quer-nos provar que não é nenhum novato e que já tem experiência nestas coisas de dar chutos numa bola. Por isso afirma orgulhosamente que já foi “Campeão Escolar” (seja lá isso o que for) e que esse título foi alcançado no século passado. Agora, fora do recreio da escola, com adversários mais crescidinhos e que não choram sempre que caem, e em pleno século XXI, será que ele se consegue safar tão bem como nos velhos tempos? CHAMPIONS MAGAZINE 2010

O Competitivo Para integrar o lote de avançados à disposição dos nossos “misters”, esta edição do Optimus Champions vai contar com a presença de Melchior Moreira, que no currículo apresenta uma participação no “Campeonato Universitário”. Só não sabemos se era um campeonato de futebol, de sueca ou berlinde… Seja como for, este craque tem como sua máxima a palavra “competitividade”, pelo que os treinadores poderão contar com o seu empenho na vitória.

11

O Guardião Não permitimos patins… Confessamos a nossa surpresa por vermos tantos craques que no passado foram atletas de alto gabarito, como Miguel Moreira, que afirma ter sido um “Hoquista de alta competição”. Agora terá de ser um futebolista de alta competição, pois o Optimus Champions não é para brincadeiras e só quem dá o máximo é que se safa. Ah! E não vale trazer os patins para correr mais depressa…

Presença habitual nos fabulosos torneios do Optimus Champions, Mário Santiago é um gigante das balizas, o último homem a derrubar. Sábado, no Bessa, vamos tê-lo novamente a defender as redes da sua equipa e com muita vontade de vencer um torneio na cidade do Porto! Será que o vão deixar?


CRAQUESDABOLA

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Até ser Optimus Miguel Reis Pinto está pronto para, mais uma vez, ser uma das estrelas do Optimus Champions. Defesa central experiente, não pensem que será fácil ultrapassá-lo. Já o vimos fazer grandes exibições em outros jogos, e a sua máxima “lutar até ser Optimus” mostra bem o espírito competitivo deste craque.

12

É para ganhar! Rei dos Matrecos Depois de já ter alcançado o 1º lugar num torneio de matraquilhos, Nuno Chorincas decidiu experimentar futebol a sério, por isso foi um dos convocados para o Optimus Champions 2010. Desde já queremos avisá-lo acerca de algumas diferenças: os jogadores podem andar para a frente e para trás e não apenas para os lados; não é preciso meter 50 cêntimos para saírem bolas e é mesmo preciso correr...

«Entrar sempre para ganhar» é a grande máxima de Paulo Pinto. Seja por desportivismo ou por amor à camisola, Paulo Pinto não gosta de perder «nem a feijões». Este avançado de coração azul e branco, está confiante e espera gritar “Golo!” no Bessa.

O Homem-Golo Pedro tem nome de Imperador e, como tal, desde que entra em campo, só pensa na vitória! O título de “Melhor Golo – 2008” vem comprovar isso mesmo e dá ao extremo Pedro Bonaparte a confiança necessária para tentar arrecadar novamente este prémio no Estádio do Bessa.


O Bem Comportado

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Pedro Correia é o chamado “jogador politicamente correcto”. Joga com convicção, com ambição, mas sempre respeitando o adversário, ou não fosse o seu lema “não faças aos outros…” aquilo que não gostas que te façam…, completamos nós!

13

De Mente Aberta “A mind is like a parachute, it’s only good when it’s open!” Com alma de poeta, Pedro Cardoso está habituado a outro ventos… participou no Campeonato do Mundo de Vela em 83, na classe Vaurien, e como tal, para ele a bola é só p’ra diversão! Se ganhar, tanto melhor!

E se passarem os dois?? Tenham medo! Tenham muito medo deste jogador… O nome dele é Pedro Lopes e o seu lema em campo é “ou passa a bola ou o jogador!” Este central não está para brincadeiras e quer ganhar o Optimus Champions custe o que custar.


CRAQUESDABOLA Ganhar!

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Nuno Amaral está definitivamente preparado para competir no Optimus Champions, pois parece-nos ter o espírito adequado para este grande torneio. Extremo de grande categoria, este craque só tem uma máxima que não lhe sai da cabeça: “Ganhar!”. A ver vamos se a consegue pôr em prática no Sábado.

Voar para onde?

14 Pedro Maia Mendes é um lateral com alma de guarda-redes. “I believe i can fly” é a sua frase de eleição, o que nos transmite a vontade de se lançar, aquando de um “disparo” de um penalty. Será que não quer mesmo jogar à baliza??

O Dono das Redes Ramiro Leão é o dono da baliza mas assume com fairplay qualquer falha que possa ocorrer e diz mesmo “Quando mal, nunca pior!”. Que é como quem diz: pode entrar a primeira, mas não entra mais nenhuma!! E nós acreditamos!

Respeitinho é muito bonito… Pedro Poças é um homem às direitas! Amigo do seu amigo, companheiro e um desportista em campo! A lealdade e o respeito pelos outros superam qualquer desigualdade clubística e como tal vem ao Optimus Champions pelo prazer de participar, mas para ganhar!

Carpe Diem Passar das Mini, Mini Maratonas para o Optimus Champions não vai ser tarefa fácil para Rui Carvalho. Este central tem como lema de vida “Carpe Diem” e como tal, leva a vida de forma relaxada e sem pressas. Acreditamos que este torneio vai ser para ele um desafio!


É para ganhar de novo?

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Com alma de campeão e ainda sob os efeitos da vitória no torneio de 2009, Rui Costa espera vencer de novo e erguer a taça este ano! Este avançado de coração vermelho quer fazer a diferença no Bessa.

15

Preparado! “Sempre prepaarado!“ é o lema de Fernando Encarnação, pelo que temos a certeza que os adversários não vão conseguir apanhá-lo desprevenido. Ainda por cima, este craque que vai alinha no meio campo já foi federado em futebol de 11, portanto sabe muito bem o que está a fazer.

Quanto mais se tenta… Este treinador de sofá está disposto a deixar o conforto do lar e assumir o campo do Estádio do Bessa. Depois de ter treinado afincadamente a marcação de penaltys, Sérgio Faria acredita que “nada é tão difícil que, à força de tentativas, não tenha resolução!” Contamos consigo e com a sua dedicação! Força Sérgio!

O Trabalhador Este vice-campeão nacional de Voleibol está habituado a suar a camisola e a empenharse num jogo de início ao fim! Vítor Ascensão acredita que “com trabalho tudo se alcança” e, como tal, vai lutar para que a sua equipa seja a vencedora desde torneio.


TREINADORES CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Álvaro Costa

16

Com muitos anos nestas andanças da “bola”, sempre bem-disposto e pronto para a festa, Álvaro Costa é provavelmente o grande favorito à vitória neste Optimus Champions. Até porque todos sabemos que ele consegue motivar os jogadores como ninguém e que a sua táctica de “vão todos lá para dentro e depois logo se vê…” até costuma dar bons resultados. Será que está preparado para mais este desafio?

Carlos Daniel Embora seja também adepto do futebol espectáculo, há quem diga que é mais metódico e organizado que os seus colegas treinadores e até há mesmo quem afirme que ele leva para os jogos um bloquinho de notas à Mourinho. Sendo assim, tem tudo para triunfar, mas aparentemente tem uma grande falha: às vezes não resiste a calçar as chuteiras e a ir ele próprio para o relvado, deixando a equipa sem leme…

Bernardino Barros Aqui temos um treinador à moda antiga, que não se inibe de “dar na cabeça” dos seus pupilos quando se justifica. As suas equipas demonstram sempre muita garra e disciplina, mas costumam falhar sempre nos momentos cruciais do jogo. É possivelmente, de todos os treinadores, aquele que mais sabe “da poda”, resta saber se é capaz de transmitir esse conhecimento aos seus craques.

EQUIPA DE ARBITRAGEM


CONVIDADOS Jaime Pacheco

Frasco Mais uma vez o Optimus Champions tem a honra de contar com o futebol perfumado de António Frasco, craque verdadeiro de pés refinados e técnica apuradíssima. Não esquecer que foi campeão europeu ao serviço do F. C. Porto, em 86/87, e que foi também internacional pela selecção portuguesa, naquela altura em que os nossos craques usavam bigode! Assim, pede-se o favor a todos os presentes de lhe fazerem uma vénia quando ele subir ao relvado.

Litos Foi Capitão daquela grande equipa que deu o título nacional ao Boavista, e que capitão! Ficou na retina de toda a gente a raça e a garra que impunha em cada jogo, fazendo com Pedro Emanuel uma dupla de defesas centrais sólida e seguríssima. Agora no Optimus Champions não estará a jogar com a alta rotação com que nos habituou, mas é certinho que vai fazer tudo para ganhar! E mais… alguém se atreve a tentar fintá-lo?!

Chefiada por Paulo Paraty Para manter a ordem e a correcção dentro do relvado do Bessa, assim como o total respeito pelas regras de jogo, teremos como juiz Paulo Paraty, que já nos prometeu que vai ser totalmente imparcial e que só vai expulsar alguém em casos de extrema violência. De resto, não vale a pena tentar suborná-lo, pois nós já o “compramos” com um belo de um almoço.

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Nos últimos anos temo-lo visto sentado no banco de suplentes a orientar jogadores, mas quem não se lembra de ver Jaime Pacheco a jogar, no Boavista ou no F.C. Porto? Pois é, quem sabe nunca esquece, por isso este craque verdadeiro vem ao Bessa, uma casa que tão bem conhece, para matar saudades de dar uns chutos numa bola e possivelmente marcar uns golos. E os seus companheiros de equipa já sabem: ele não aceita menos do que empenho total!

17


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

18

18

equipas

selecções optimus champions 2010


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

19


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

EQUIPAS

20

AGENDA

10H30 ITÁLIA – BRASIL 11H00 BRASIL - INGLATERRA 12H00 BRASIL – ITÁLIA 12H30 INGLATERRA - BRASIL


Conhecida pelo futebol sambado e com cheiro a praia, são sempre os favoritos por natureza. Ainda por cima “a canarinha” vai contar com a orientação de Álvaro Costa, conhecido por ser um adepto do futebol espectáculo. Não vamos ter o Káka nem o Robinho, mas os nossos craques que vão alinhar pelo Brasil são dignos de vestir a camisola verde e amarela.

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

CANARINHA

21 ALBERTO HENRIQUES

JOSÉ RODRIGUES

AMÉRICO ROCHA

LITOS

ANTÓNIO ARAÚJO

MÁRIO SANTIAGO

CÉSAR QUINTAS

MIGUEL MOREIRA

FAUSTO MOREIRA

PEDRO LOPES

FILIPE GUEDES

PEDRO MAIA MENDES

GONÇALO GUERRA

PEDRO POÇAS

JOÃO SABINO

SÉRGIO FARIA

JOSÉ MAIA


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

EQUIPAS

22

AGENDA

10H00 INGLATERRA - ITÁLIA 10H30 ITÁLIA – BRASIL 11H30 ITÁLIA - INGLATERRA 12H00 BRASIL – ITÁLIA


Se há uma equipa capaz de travar a magia do Brasil e o poderio físico da Inglaterra, essa equipa é a Itália. Com tradições de solidez na defesa e eficácia na hora de chutar à baliza, a Squadra Azzurra é temida por todos os adversários. Para orientar os transalpinos estará no banco Carlos Daniel, que irá pôr em prática todos os seus conhecimentos técnico-tácticos.

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

SQUADRA AZZURA

23 ÁLVARO SAMAGAIO

LUIS FERREIRA

CLAUDIO GOMES

LUIS SÁ

DAVID DUARTE

NUNO CHORINCAS

DAVID MOREIRA

PEDRO BONAPARTE

FERNANDO ENCARNAÇÃO

PEDRO CARDOSO

FRASCO

JOSÉ PINTO

JOÃO PELITEIRO

RUI COSTA

JOAQUIM PELITEIRO

YOUENN MAGNANT

JOSÉ VITAL


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

EQUIPAS

24

AGENDA

10H00 INGLATERRA - ITÁLIA 11H00 BRASIL – INGLATERRA 11H30 ITÁLIA - INGLATERRA 12H30 INGLATERRA - BRASIL


Desta Inglaterra podemos esperar o pragmatismo habitual, com muita bola pelo ar e muita luta no meio-campo. Bernardino Barros tem tudo para conseguir fazer melhor do que Fabio Capello fez no Mundial e para isso dispõe de um conjunto de craques de alto nível. Espera-se que os jogadores honrem a camisola e gritem bem alto quando escutarem o mítico “God Save the Queen”.

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

OS TRÊS LEÕES

25 ÂNGELO ALVES

MIGUEL REIS PINTO

BRUNO RODRIGUES

NUNO AMARAL

CARLOS FERREIRA

NUNO SELEIRO

CARLOS FONTES

PAULO PINTO

DELFIM JORGE

PEDRO CORREIA

JAIME PACHECO

RAMIRO LEÃO

JOSÉ DIAS

RUI CARVALHO

MELCHIOR MOREIRA

VITOR ASCENSÃO


QUIZ 1) Quando fez Jaime Pacheco a sua estreia na Selecção Nacional? a) Em 1990, frente à Bélgica b) Em 1978, contra o Brasil c) Nunca jogou pela Selecção CHAMPIONS MAGAZINE 2010

d) Em 1983, contra a Alemanha

26

2) Em 1994, nos Estados Unidos, Itália e Brasil foram à final do Campeonato do Mundo. Quem ganhou? a) O Brasil, no fim dos 90 minutos b) A Itália, após prolongamento c) O Brasil, nos penalties d) A Itália, nos penalties

3) Quantas finais do Mundial foram decididas nos penalties? a) Nenhuma b) 1 c) 2 d) 3 4) Litos, ex-capitão do Boavista, fez a sua estreia pela Selecção em 1999. Quantas internacionalizações teve? a) 2 b) 6 c) 8 d) 12 5) António Frasco representou Portugal no Euro 1984, onde fomos até às meias-finais. Quantos golos marcou Frasco? a) 0 b) 1 c) 2 d) 3


6) Que jogador marcou mais golos em apenas um Mundial? a) Eusébio, no Inglaterra ‘66 b) Just Fontaine, no Suécia ‘58 c) Pelé, no Uruguay ’50 d) Maradona, no México ’86

a) Alemanha b) Itália c) Brasil d) Holanda 8) Mário Zagallo e Franz Beckenbauer partilham um recorde. Qual é? a) Ambos foram os únicos a fazer um hat-trick numa final do Mundial b) Foram os únicos a vencer o Campeonato do Mundo como jogadores e como treinadores c) Só eles ganharam 3 vezes o Campeonato do Mundo d) Ambos estiveram presentes em 4 Campeonatos do Mundo 9) Qual a selecção asiática que já chegou mais longe no Mundial? a) O Japão b) A China c) A Coreia do Sul d) A Coreia do Norte 10) Quando foi a inauguração oficial do Estádio do Bessa Séc. XXI? a) 30 de Dezembro de 2003 b) 1 de Março de 2003 c) 1 de Abril de 2004 d) 31 de Agosto de 2002

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

7) Qual a equipa que já ficou por mais vezes em 2º lugar nos Mundiais de Futebol?

27


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

MAPA

28


Estádio do Bessa Séc.XXI É muito simples chegar ao Estádio do Bessa Séc.XXI, ficam aqui as indicações: 1. A partir da Avenida da Boavista, quer siga num sentido ou noutro, é só seguir as placas com a indicação “ESTÁDIO”.

3. Não terá qualquer problema com o estacionamento, pois reservamos para si o parque subterrâneo do Estádio do Bessa. Para entrar no parque, deve seguir quase até ao fim da Rua de O Primeiro de Janeiro e encontrará a nossa sinalética a indicarlhe o caminho. Coordenadas GPS | 41º09’07.44” N / 8º38’53.08” W

Programa 09h30 - Recepção dos convidados 10h00 - Jogo Inglaterra – Itália 10h30 - Jogo Itália – Brasil 11h00 - Jogo Brasil – Inglaterra 11h30 - Jogo Itália – Inglaterra 12h00 - Jogo Brasil – Itália 12h30 - Jogo Inglaterra - Brasil 13h15 - Almoço 14h30 - Entrega de prémios 15h00 - Fim do programa

apoios optimus champions:

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

2. Quando sair da Avenida da Boavista, vai entrar na Rua de O Primeiro de Janeiro, que passa mesmo ao lado esquerdo do Estádio.

29


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

30 30

CHAMPIONSMAGAZINE ESTÁDIO DO BESSA SÉC.XXI | EDIÇÃO 2010

Optimus Champions 2010 - Porto nº1  

Optimus Champions 2010 - Porto nº1

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you