Issuu on Google+

OPTIMUSCHAMPIONS 2012

VOL.1

ESTÁDIO DO RESTELO 26 MAIO | 9.30

NESTA EDIÇÃO optimus champions EURO 2012 EURO 2012 - Os Nossos Heróis

craques da bola As nossas estrelas

equipas

Dinamarca, Alemanha e Holanda

regras

12 Regras fundamentais!

quiz

10 perguntas

mapa

Para que não se perca

1


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

2


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

Em ano de Campeonato Europeu de Futebol, a Optimus não podia deixar de assinalar, mais uma vez, um dos mais marcantes acontecimentos do desporto-rei. Em 2004, a jogar em casa, fomos à final e o Estádio da Luz assistiu a uma verdadeira Tragédia Grega, com a nossa selecção a deixar fugir uma inédita vitória no Europeu. Em 2008 ficamos nos quartos, eliminados à justa pela poderosa Alemanha. Agora estamos de volta ao Europeu e desta vez é mesmo para triunfar e para deixar a Polónia e a Ucrânia com o troféu de campeões da Europa que já há muito merecemos! Assim, para dar uma inspiração extra aos craques da nossa selecção, a Optimus organiza mais um Optimus Champions – desta vez em versão Europeu de Futebol, e com a participação de selecções de elite do Velho Continente: Alemanha, Holanda, Dinamarca. Todas elas já levantaram o troféu e todas elas vão defrontar Portugal no Euro 2012!

Será que os nossos craques convidados para o Optimus Champions são capazes de dar o litro e honrar as camisolas destas selecções campeãs? Acreditamos que sim, pois talento e vontade não lhes falta, o que pode é faltar força nas pernas de vez em quando mas isso são pormenores que não interessam. O que interessa é fazer a festa, num Estádio do Restelo que estará preparado para um mini-europeu de futebol que promete muito espectáculo e golos para todos os gostos! Teremos em campo os adversários de Portugal na competição, por isso é possível que Paulo Bento esteja em Belém para fazer as suas observações e – quem sabe – até se lembre de convocar um dos nossos craques Optimus Champions para representar a selecção das quinas na Polónia e Ucrânia. Tudo a postos para o apito inicial? Dia 26, vai haver magia no Estádio do Restelo! Até lá!

3


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

Os nossos heróis Em 5 participações no Campeonato Europeu de Futebol, a verdade é que nunca conseguimos trazer a taça para casa, apesar de em algumas vezes a termos merecido! No entanto, as circunstâncias (faltas de concentração, o nosso eterno azar, os árbitros…) não nos permitiram ainda brindar os adeptos lusos com o Campeonato da Europa. Será que o conseguiremos agora, que temos mais uma chance? Temos craques para isso, e também muita vontade de o conseguir. Para inspirar os nossos seleccionados para a Ucrânia e Polónia, deixamos aqui uma recordação dos jogadores que, em Campeonatos da Europa e representando a selecção das quinas, foram verdadeiros heróis nos momentos decisivos! Está na hora de lhes seguir o exemplo!

Foi a nossa primeira presença numa fase final do Campeonato da Europa, por isso não havia ainda grandes expectativas quanto à performance da selecção das quinas. Ficamos num Grupo bem difícil, onde tivemos de enfrentar a Alemanha, Espanha e Roménia. Nesta fase, verdadeiramente, o herói foi Nené – após termos empatado com a Alemanha e com a Espanha, precisávamos de uma vitória sobre a Roménia para chegar às meias. Foi Nené que a conseguiu, ao marcar um golo contra os romenos aos 86’ dando-nos o desejado acesso às meias-finais. E foi aqui que brilhou o nosso grande herói deste Campeonato da Europa. Defrontávamos a França, que se pôs em vantagem aos 24’. Quando já todos esperavam uma derrota portuguesa, eis que Rui Jordão, aos 74’, lança de novo a eliminatória com uma cabeçada perfeita, colocada no ângulo da baliza francesa e de defesa impossível. Dessa forma, Jordão atira o jogo para prolongamento. No entanto, o avançado luso ainda não estava completamente satisfeito e parecia apostado em levar a selecção à final. No prolongamento, aos 98’, volta a fazer das suas e consegue o inacreditável: colocar Portugal em vantagem. Foi um golo espectacular, um remate cruzado, de primeira, dando a melhor resposta a um excelente cruzamento vindo da direita. Apesar da grande exibição do avançado, a França acabou por marcar mais dois golos no prolongamento e venceu por 3-2. Jordão merecia mais…

frança 3 – 2 portugal http://videos.sapo.pt/kfanov9hlpltibjjsmd8

4


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

As expectativas estavam em alta, relativamente à prestação da nossa Geração de Ouro no Euro 2000, principalmente após a desilusão que sofremos em 1996 quando ficamos pelos quartos de final. O grupo, mais uma vez, colocava-nos um desafio bem difícil de cumprir: Alemanha, Inglaterra e Roménia. As coisas não começaram nada bem, pois no primeiro jogo, contra os ingleses, já perdíamos por 2-0 aos 18 minutos. Os adeptos lusos já estavam nervosos e, após o 2º golo da Inglaterra, já parecia difícil que conseguíssemos dar a volta a coisa. Mas havia dentro de campo um homem que nunca desistia e que sempre acreditou que a reviravolta era possível. Tal atitude só podia vir de um grande craque, de um melhor do mundo. Aos 22’, Luís Figo recebe a bola ainda antes do meio campo, corre para a frente e, a uns bons 30 metros da baliza contrária, dispara um pontapé fortíssimo, colocadíssimo e indefensável, fazendo um golaço que vai ficar na memória de todos os amantes de futebol, e principalmente na dos fãs da equipa das quinas. Foi o tiro de partida para uma reviravolta épica – João Pinto empata a partida aos 37’ e, na segunda parte, Nuno Gomes carimba o resultado em 3-2. Mas não foi só Luís Figo que brilhou nesta fase de Grupos. No último jogo, contra a Alemanha, já estávamos apurados e por isso até demos descanso aos titulares e pusemos a jogar alguns dos craques menos utilizados. Os alemães precisavam de ganhar para continuarem em prova, mas nesse dia a selecção das quinas não estava para facilitar a vida a ninguém, principalmente Sérgio Conceição, que fez um jogo que certamente nunca mais esquecerá. Vencemos por 3-0, um resultado que poucos esperavam, com um fantástico hat-trick do extremo luso! Sérgio Conceição marcou aos 35’, aos 54’ e aos 71’, humilhando os germânicos e deixando Oliver Kahn a pensar como lhe poderia aquilo ter acontecido. Nesse dia, o público nas bancadas terminou a dar “olés” aos poderosos alemães, e Sérgio Conceição mostrou o que significa vestir a camisola das quinas: garra, querer e muito talento!

Portugal no Euro 2000, com o golo de Figo e o hat-trick de Sérgio Conceição. http://www.youtube.com/watch?v=bsdwcjdizuq

5


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

A jogar em casa e com as expectativas do público em alta, não se esperava outra coisa da nossa selecção que não a vitória no Campeonato da Europa! Para isso, havia que derrotar os ingleses nos quartos de final, o que já se sabe que nunca é tarefa fácil. O jogo foi dramático do início ao fim: Owen colocou a Inglaterra em vantagem logo aos 3 minutos, e Portugal teve de tentar, tentar e tentar mais um bocado para conseguir chegar ao empate. Só o fez aos 83’, através de um golo de Hélder Postiga que lançou a eliminatória para prolongamento. Nos 30 minutos extra, o Maestro Rui Costa (também ele um dos nossos heróis, em todos os momentos), coloca-nos em vantagem com um golo de belo efeito. Mas o drama não ficaria por aqui: os ingleses também tinham grandes craques capazes de discutir o jogo até ao fim, e um deles era Frank Lampard, que empata tudo outra vez aos 115’. Ninguém conseguiu marcar mais e o encontro foi mesmo para a discussão nas grandes penalidades. Estava na hora dos guardaredes mostrarem o seu valor, e Ricardo, o guardião luso, teve um dos grandes momentos da sua carreira. Beckham falhou a sua grande penalidade, assim como Rui Costa (dois dos mais tecnicistas em campo!), e todos os outros estavam a cumprir o seu papel e a acertar com a baliza. Até que Ricardo decide tirar as luvas e, mesmo assim de mãos nuas, parou o 6º penalty da Inglaterra, executado por Vassel. Sentindo que aquela era a sua noite, Ricardo arriscou tudo e deu o peito às balas. Pediu para ser ele a marcar o penalty decisivo. Ninguém o impediu. Correu para a bola, chutou e marcou, deixando todo o país em euforia! Um momento épico para o guarda-redes luso, que dificilmente alguém conseguirá repetir.

Portugal – Inglaterra no Euro 2004, Grandes Penalidades http://www.youtube.com/watch?v=HtZLspwoIH8

6


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

Muitas vezes mal amado, mal compreendido e subvalorizado por treinadores e adeptos, a verdade é que o ponta de lança nunca se deixou afectar pelas criticas e sempre demonstrou muita qualidade e deu um contributo enorme para os sucessos da selecção portuguesa. Haverá dúvidas? Vamos a factos: Nuno Gomes facturou no Euro 2000 (Bélgica/Holanda), no Euro 2004 (Portugal) e no Euro 2008 (Áustria/Suíça), totalizando 6 golos. Isto faz com que Nuno Gomes esteja no restrito grupo de jogadores que marcou 6 golos em Campeonatos da Europa (juntamente com outros grande nomes como Nistelrooy, Kluivert e Henry). Melhor do que isto, só o conseguiram dois craques históricos – Alan Shearer (7 golos) e Platini (9 golos). Os números não enganam e demonstram bem o quão importante foi o avançado para a equipa da quinas. No Euro 2000, marcou contra a Inglaterra, concluindo a nossa remontada histórica; bisou contra a Turquia nos quartos e ainda marcou à França nas meias-finais. Em 2004, foi ele que marcou o único golo à Espanha, na fase de grupos, e que nos deu acesso aos quartos de final. Por fim, ainda facturou no Euro 2008, nos quartos de final contra a Alemanha, num jogo que infelizmente acabamos por perder. Além destes preciosos golos, é bom não esquecer que Nuno Gomes, na sua carreira, marcou 30 golos ao serviço da selecção de todos nós!

7


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

93

93

CARLOS ANICETO Presença habitual no Optimus Champions, este médio defensivo mostra todo o seu coração de Leão ao afirmar alto e a bom som o seu lema: “esforço, dedicação, devoção e glória”. Pois é isso mesmo que esperamos do craque neste Optimus Champions 2012. Talvez Carlos Aniceto possa filmar as suas exibições no Restelo, cheias de garra e vontade, e mandá-las para Sá Pinto para ver se o técnico o inclui no plantel leonino. Assim o nosso craque já pode ajudar o Sporting a alcançar o título de campeão europeu. ALEXANDRE CORREIA Médio centro com coração verde-e-branco, Alexandre Correia irá estar no relvado do Restelo no próximo Sábado, mas já nos confessou que na verdade gostava mais de estar a surfar nas ondas do Hawaii. Pois é, a vida nem sempre é justa, por isso mais vale aproveitarmos o que há. Resta-nos esperar que o craque se mantenha concentrado na competição e que não se distraia com pensamentos de ondas magnificas em ilhas paradisíacas. A avaliar pelo seu lema – “exigência promove competência” - , certamente que toda a sua atenção estará no Restelo.

93

8

Paulo Melo Defesa central de grande eficácia e muita segurança, Paulo Melo vem ao Optimus Champions mostrar do que é capaz um adepto do Vitória de Setúbal com muita garra a jogar à bola. O seu lema é “nunca desistir”, por isso os avançados das equipas adversárias que não esperem grandes facilidades da parte do nosso craque. O seu sonho é representar a selecção nacional, e nós estamos em condições de garantir que o Paulo Bento, mesmo com a cabeça ocupada com o Europeu, estará muito atento ao desenrolar do Optimus Champions.

93

henrique oliveira “Viver hoje pois amanhã não se sabe” é o lema de Henrique Oliveira, que por isso mesmo já prometeu à redacção da Champions Magazine que vai viver intensamente o dia de Sábado, no Restelo, a competir no Optimus Champions. Tem o sonho de jogar no relvado do Estádio de Alvalade, já que se assume como um verdadeiro adepto dos Leões. Ainda não foi este ano que o Optimus Champions lhe fez a vontade, por isso o ponta de lança não terá a inspiração do verde e branco e terá de a procurar no azul do Restelo.


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

93

NUNO TIMÓTEO O sonho deste craque é ser treinador – supomos que de futebol –, mas para já o melhor que lhe conseguimos arranjar é um lugar de médio ofensivo. Assim, Nuno Timóteo pode sempre aprender com os nossos fantásticos treinadores e as suas tácticas inovadoras e infalíveis. No Optimus Champions é assim, há que percorrer um longo caminho até chegar a “mister” e, se Nuno Timóteo mostrar valor como jogador, pode ser que alguém lhe dê uma equipa para o próximo ano, ou até pode ser que ele vá substituir Jorge Jesus no comando do SL Benfica, o seu clube de coração.

93

93

JOÃO PEREIRA Para este homem, não há impossíveis! Com o seu lema “impossible is nothing”, contamos ter este craque sportinguista a tentar as manobras mais loucas e arriscadas no relvado do Estádio do Restelo! Gostamos da atitude e determinação deste ponta de lança. O que achamos difícil é que João Pereira ainda consiga atingir o seu sonho de “ser um jogador de futebol quando for grande”. Tendo em conta que já vai nos 48 anos e veste o “S” de equipamento, duvidamos que ele cresça muito mais…

93

JOÃO PEDRO ALMEIDA Sempre teve o sonho de ser jogador profissional de futebol, mas não queremos que João Pedro Almeida se sinta mal por isso. Agora será jogador no Optimus Champions, que é um torneio reconhecido internacionalmente e com grande reputação! Agora o ponta de lança e adepto do Sporting só tem que nos mostrar que realmente merece a oportunidade que lhe estamos a dar, por isso toca a mostrar os dotes futebolísticos no relvado do Restelo!

JORGE FREITAS Não temos dúvida nenhuma de que Jorge Freitas vem ao Optimus Champions para tentar dar o salto. O salto para o plantel da sua equipa de eleição: o Belenenses! A jogar em casa, este craque tem todas as condições para praticar bom futebol e mostrar aos responsáveis do Belenenses que merece um lugar na equipa, preferencialmente a médio defensivo, a sua posição natural. Assim poderá ajudar melhor os azuis do Restelo a chegar à Champions League!

9


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

93

PEDRO BONAPARTE Anda sempre a rondar a baliza adversária, e geralmente faz o gosto ao pé, por isso é bom que os defesas adversários tenham o máximo cuidado com este ponta de lança. O sonho de Pedro Bonaparte é jogar no Estádio da Luz, que por sinal o Optimus Champions já lhe deu oportunidade de ver realizado. Ele diz-nos que “só conhece a Vitória”, e nós não temos certeza se ele se está a referir ao facto de vencer sempre, ou se nos está a dizer que é intimo da águia Vitória que anima sempre os jogos do seu SL Benfica. De qualquer forma, terá de provar a afirmação no Sábado, no Estádio do Restelo.

93

ADRIANO SERRANO Este nosso craque, que alinha a médio esquerdo, não gosta muito de opiniões, pois segundo ele “as opiniões distorcem a realidade”. É isto que os nossos treinadores gostam, de craques que sigam as indicações sem andarem a inventar jogadas da sua própria cabeça. Cremos que assim Adriano Serrano está no bom caminho para triunfar neste Optimus Champions 2012! Pelo menos está mais perto disso do que ver o seu sonho realizado, porque para ver o SL Benfica ser campeão europeu parece que a coisa não está muito fácil…

10

93

GREGÓRIO BRAGANÇA Também conhecido como “Abrunhosa dos Relvados”, pois não dispensa os óculos escuros juntamente com o seu equipamento, é um dos craques habituais e imprescindíveis do Optimus Champions. Este ano, Gregório Bragança tem (ou melhor, tinha!) o sonho de ver o seu SL Benfica campeão em 2012, mas parece que a coisa lhe correu mal. Pode agora compensar essa frustração vencendo o Optimus Champions. E a verdade é que, com a sua táctica de “tudo ao molho e fé em Deus” é bem capaz de o conseguir!

93

BRUNO GARCIA Há pessoas que têm sonhos desportivos acessíveis, outros fáceis de concretizar, outros difíceis e até alguns quase impossíveis. O de Bruno Garcia nem sabemos bem como o qualificar: correr duas maratonas seguidas! Não é que o queiramos desmotivar, mas isso são mais de 80 quilómetros! Não é para qualquer um... Resta-nos desejar a melhor sorte para essa empreitada ao nosso craque, adepto fervoroso do Sporting e que no Optimus Champions 2012 vai actuar a defesa direito.


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

93

CÉSAR GRACIA Achamos que César Garcia até que pode, sim senhor, tornar-se jogador de futebol, mas parece-nos que ele estaria melhor a fazer comédia surrealista. Clube do coração? “distrital zona centro futebol clube do meio - secção de cima (B) patrocinado por Motivadores da Pradaria S.A.(A.B.) o gelado favorito é banana mesmo.” Sonho desportivo? “nao me lembro. tava a dormir. acontece”. Craques destes conquistam a nossa simpatia ainda antes de entrarem em campo! Ah grande César! MÁRIO SANTIAGO É o nosso guardião de serviço, presença já bem conhecida nas redes do Optimus Champions. A preferência de Mário Santiago pela baliza é fácil de explicar: de lá ele pode observar melhor o jogo e estudar todas essas movimentações tácticas, tudo isto para um dia poder cumprir o seu sonho de ser campeão nacional como treinador de futebol! E como a sua máxima é “nunca desisitir”, acreditamos que ele consiga chegar lá e damos-lhe todo o nosso apoio nessa difícil caminhada!

93

JOSÉ MEDINA Este craque vai jogar a ponta de lança e já admitiu à Champions Magazine que o seu objectivo nesta competição é mostrar todo o seu futebol para ver se José Mourinho o leva para o Real Madrid, para o lugar de Benzema que aparentemente está de saída. É que o Real é o seu clube do coração e o seu sonho é mesmo jogar no Barnabéu! Mourinho já disse que quer um avançado e adiantou-nos que “ou vai ser o Falcao, ou o Ibra, ou o José Medina!”

93

93

EDGAR LEAL Edgar Leal identifica-se com John Barnes, o ex-craque britânico (de origem jamaicana) que brilhou na selecção inglesa quando Bobby Robson era treinador. Será que Edgar Leal consegue, no Optimus Champions, fazer um brilharete como fez Barnes quando em 1984, contra o Brasil, quando marcou um golo depois de ter fintado toda a defesa brasileira em pleno Maracanã? A ver vamos se o potencial do nosso craque chega para igualar o mítico Barnes!

11


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

NUNO SIMÕES Actuando como médio direito, Nuno Simões será mais um craque a representar o espírito leonino, com a sua máxima de “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória”. Esperemos que este craque consiga aplicar toda esta garra no relvado do Restelo! Quanto ao seu sonho, ver Portugal sagrar-se campeão mundial, é partilhado por 10 milhões de almas e pode ser que um dia aconteça… talvez quando o Mourinho se sentar no banco da nossa selecção.

93

93

RUI REIS Rui Reis é um ponta de lança “non stop”, daqueles que nunca consegue parar quieto. No entanto, temos de avisar o craque que os nossos defesas não gostam muito de andar a correr atrás de ninguém, e que isso pode ser prejudicial para as canelas de Rui Reis, cujo sonho e ser “um goleador de velha guarda”. Da velha ou da nova, o que interessa é que ele consiga facturar para alegrar as bancadas no Restelo. Será o avançado benfiquista capaz de nos brindar com uns golitos?

93

JOAQUIM BRAVO Benfiquista de gema, daqueles duros de roer, Joaquim Bravo mostra grande tendência competitiva e, para ele, adversários são para esmagar! O seu lema é “caça dragões, enterra leões”, por isso já podem perceber que vamos ter aqui uma águia guerreira a pisar o relvado do Restelo. Quanto ao seu sonho, de ver FC Porto e Sporting desaparecerem, talvez seja clubismo levado a um ponto um pouco radical, mas quem nunca pecou que atire a primeira pedra!

12

93

CARLOS MARQUES Este nosso craque gostaria de, um dia, ser campeão pelo seu Sporting, e Sá Pinto até já nos convenceu que talvez vá ao Restelo no Sábado para observar como se comporta Carlos Marques a actuar a defesa direito. Certamente que ele, como bom adepto leonino, já conhece bem as características fundamentais que um craque tem de ter para equipar de verde e branco: raça, talento e determinação. Assim que, se conseguir convencer as bancadas do Restelo das suas qualidades, talvez tenha uma oportunidade em Alvalade.


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

93 93

PEDRO PAULO Pedro Paulo gosta de estar “sempre a atacar”, o que não é necessariamente muito positivo para quem vai jogar na defesa! Já sabemos que o futebol moderno tem defesas laterais que atacam muito, mas de vez em quando é precisar segurar cá atrás. A atitude do craque é boa, mas é bom que também defenda e siga as instruções tácticas do seu treinador! Quando ao seu sonho de ver o Benfica campeão europeu, só podemos dizer que isso é um sonho partilhado por tanta gente, que quase já vale a pena fazer uma petição à UEFA.

93

DIOGO COSTA O seu lema é “viver feliz”, e da nossa parte prometemos fazer os possíveis para que se sinta feliz no Sábado, a actuar no Optimus Champions, pelo menos tão feliz como nós estamos por poder contar com este médio esquerdo na nossa constelação de estrelas. Quanto ao seu sonho, de fintar o Messi, não podemos fazer muito porque, mesmo que conseguíssemos convencer o prodígio argentino a vir ao Restelo, duvidamos que algum dos nossos craques fosse capaz de lhe tirar a bola, quanto mais fintá-lo…

DAVIDE MELRO Já foram algumas as vezes em que este defesa central nos brindou com a sua presença no Optimus Champions e o público já conhece as suas principais armas: concentração e muita segurança defensiva. E também muita garra, como prova a sua máxima “ganhar sempre”. Quanto ao sonho de ver o seu Benfica tornar-se campeão europeu, Davide Melro é só mais um para se juntar à quantidade enorme de craques Optimus Champions com o mesmo desejo.

GONÇALO GUERRA Sempre com muita vontade de ganhar mas, acima de tudo, este craque privilegia o “fair-play”, coisa que hoje em dia não está muito em moda havendo até quem considere que “o fair-play” é uma treta. Pois não é o caso de Gonçalo Guerra, que vem ao Optimus Champions para competir com todo o desportivismo e, certamente, para treinar a sua forma física a ver se ainda vai a tempo de participar nas próximas Olimpíadas. Qual será a modalidade em que o defesa direito do FC Porto se sairá melhor?

93

13


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

93

BRUNO PIRES Teremos Bruno Pires a actuar a médio defensivo no relvado do Restelo no próximo Sábado. Este é um craque que está de bem com a vida, pois confessou-nos que todos os seus sonhos desportivos estão já realizados. Pois bem, lançamos-lhe nós mais um desafio: fazer um hat-trick no Optimus Champions 2012! A sua máxima – “venham eles” – é sinal de que se vai apresentar no Restelo com a pica toda, por isso achamos que um hat-trick é perfeitamente viável… Estará ele à altura do desafio?

93

93

ALEXANDRE SANTOS Atenção que temos aqui um atleta! Alexandre Santos diz-nos o seguinte: “desporto, a melhor prática de uma vida saudável”, ao mesmo tempo que afirma que o seu sonho é “ser sempre um grande Desportista e Atleta”. Os nossos craques do Optimus Champions, principalmente aqueles mais enferrujados e que preferem o desporto “de sofá” do que o desporto a sério, deviam seguir o exemplo de Alexandre Santos, o nosso médio direito adepto do Sporting.

PAULO HENRIQUES Paulo Henriques é um optimista que acredita que “vamos vencer a crise”, mesmo apesar das difíceis circunstâncias. Com tanto optimismo assim, vamos a ver se ele vai conseguir dar uma ajuda quando a sua equipa estiver em “crise de golos” (e acreditem, no Optimus Champions acontece com frequência). Quanto ao resto, Paulo Henriques é adepto do SL Benfica, vai actuar a médio direito e tem o sonho de mais 10 milhões de portugueses: ver Portugal sagrar-se campeão Europeu.

93

14

LUIS SILVA Este craque, como bom adepto benfiquista, vai inspirar o seu estilo de jogo numa das vedetas dos encarnados: El Mago Pablo Aimar, sem dúvida um dos mais criativos na nossa liga. Resta saber se Luís Silva tem nos pés a mesma magia e talento do craque argentino, pois bem que nos fazia falta no Optimus Champions um tecnicista de classe mundial para animar as bancadas. Quanto ao seu sonho desportivo, trata-se de ver Portugal ser campeão da Europa e do Mundo – e vamos todos torcer para que aconteça!


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

93

FÉLIX FERNANDES A Champions Magazine sabe, em primeira-mão, que Félix Fernandes vem ao Optimus Champions para fazer o estágio de pré-época, com vista a um objectivo maior: integrar no início da próxima época o plantel do grande Sport Grupo Sacavenense, e levar esta equipa à primeira liga! Além de ser adepto fervoroso do Sacavenense, este médio central também demonstra uma grande afeição pelo SL Benfica, como se pode confirmar pela sua máxima: “e pluribus unum”.

93

93

João CACELA Contratado pelo Optimus Champions para substituir o indisponível Paulo Cacela, João já confidenciou à Champions Magazine que vai dar o seu melhor em prol da vitória da sua equipa, deixando o que tem e o que não tem no relvado do Restelo. Apesar de pouco sabermos sobre o estilo de jogo que este craque apresenta, estamos certos que será uma mais valia para qualquer equipa. O mister conta com toda a sua entrega e dedicação!

93

NUNO CHORINCAS A presença de Nuno Chorincas já é um clássico nas edições do Optimus Champions, e agora já percebemos bem porquê. Este craque, que vai actuar na posição de médio central, tem o sonho de se tornar campeão mundial de matraquilhos, e convenhamos que para treinar para uma competição desse calibre o Optimus Champions é o torneio indicado. Adepto do SL Benfica, tem como máxima “para a frente é que é o caminho”, mas os treinadores já o avisaram que de vez em quando é preciso andar para trás para defender…

RUI MAJOR Médio ofensivo de apurada técnica e visão de jogo, este craque gosta de jogar com muita calma e tranquilidade, como se pode facilmente comprovar pela sua máxima “carpe diem”. No entanto, um campo de futebol, embora tenha uma relva convidativa ao descanso e contemplação, não é sítio para relaxar, mas sim para competir! Talvez para Rui Major o banco de suplentes seja o local mais adequado, até porque ele tem o sonho de um dia treinar o seu Benfica.

15


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

JORGE SOARES Mais um craque para ocupar a ala esquerda de uma das equipas em competição neste Optimusn Champions. Adepto do SL Benfica, é homem de pensamento positivo, pelo menos a avaliar pela sua máxima “sempre em frente”. Vamos lá ver se no Optimus Champions os adversários não o obrigam… a andar para trás! O seu sonho, partilhado por tantos, é ver Portugal sagrar-se campeão do mundo em futebol. Será que vai ser já em 2014 no Brasil?

93

93

93

NUNO PEREIRA Não conhecemos o clube da preferência de Nuno Pereira, pois nos nossos registos não há nenhuma equipa chamada “…. :D”, mas acreditamos que exista e até acreditamos que sejam muito bons! No entanto, ficamos com curiosidade… Este também é um dos craques que “nunca desiste”, ou seja, tem a atitude que nós gostamos. O seu sonho é ser piloto de automóveis de pista, mas parece que para já o melhor que conseguiu foi ser piloto de automóveis nas auto-estradas nacionais.

93

16

FRANCISCO MARAU Com a contratação de Quintino Marau, o Optimus Champions conseguiu um grande negócio e, em vez de um, trouxe mais dois para abrilhantar este grande torneio. Francisco Marau vem rotulado de craque, mas é no revlado que vai ter de provar a fama que o antecede. E atenção que não basta ter talento, também é preciso garra, muita entrega e uma grande vontade de vencer!

DUARTE TACO Actuará a defesa central no próximo Sábado, no Restelo, e adiantamos desde já que Duarte Taco terá uma difícil tarefa: é bom não esquecer que no Optimus Champions temos avançados temíveis e de grande talento. Mas Duarte Taco, adepto benfiquista, está a postos para enfrentar o desafio e já nos confidenciou que tem o sonho de “ser campeão”, de maneira que não vai ser nada fácil passar por este craque.


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

93

JOÃO GUEDES Será uma das peças fundamentais no meio campo da sua equipa, a lançar as jogadas de ataque. Adepto do FC Porto, assume todo o seu “azul-branquismo” na máxima com que se identifica: “dragão campeão”. O seu sonho é, claro está, ser jogador do FC Porto, mas antes disso ainda vai ter de mostrar o que vale no Optimus Champions. O Restelo também é azul, e talvez esse facto inspire o nosso craque para que se lance em grandes exibições.

93

José Vieira O seu sonho desportivo, diz-nos ele, “já passou”, o que nos deixa um pouco tristes pois não gostamos nada que os nossos craques venham para o Optimus Champions sem ambição. Assim, sugerimos a José Vieira o sonho de ser considerado o melhor jogador do Optimus Champions 2012, um galardão de grande prestígio internacional. Adepto do SL Benfica, vamos poder vê-lo no Restelo a actuar na posição de médio esquerdo.

93

Luís Gomes Luís Gomes parte em vantagem em relação aos adversários, isto porque tem o factor casa a seu favor: adepto incondicional do Belenenses, vai jogar no Restelo, o que sempre lhe dá uma motivação extra. A sua máxima “todos juntos somos mais fortes” mostra que é um jogador de equipa, o que é sempre muito valorizado pelos nossos treinadores. Quanto ao sonho de conseguir praticar desporto aos 70 anos, basta que se cuide e que apareça todos os anos no Optimus Champions para manter a forma.

93

NUNO AMARAL Nuno Amaral, médio esquerdo com muita garra e determinação, brinda-nos de novo com a sua presença no Optimus Champions. Benfiquista assumido, o seu lema é simples e directo: “ganhar sempre”. Gostamos da atitude, mas não queremos que o craque se desiluda se perder o Optimus Champions, porque pode ficar numa equipa de azelhas e aí a culpa não é sua. Se isso acontecer, certamente que encontrará o consolo necessário na mesa do almoço.

17


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

CLÁUDIO RAMOS Craque 100% sportinguista! Têm dúvidas? Vejamos as respostas do craque que vai alinhar a médio centro. Clube do coração? SPORTING. Máxima com que se identifica? SPORTING. Sonho desportivo? SPORTING. De maneira que Cláudio Ramos vive verde e branco, respira verde e branco… Vamos lá ver se não vai ficar confuso com o azul do Restelo, que pode ser pouco próprio para um Leão como este.

93

NUNO PINHO Nuno Pinho gosta de “viver a vida a cada dia”, e é assim mesmo que deve ser vivida. No Optimus Champions pode seguir a mesma lógica, e “viver um jogo de cada vez” porque nunca se sabe quando é que os nossos craques “dão o estouro” e deixam de ter pernas para o jogo seguinte. Gostaríamos de o ajudar no seu sonho de ser campeão olímpico, mas primeiro tens de nos dizer qual é a modalidade. Se for atletismo, lembrámos que o Restelo tem pista de tartan.

93

93

SIMON SANTOS Temos no Optimus Champions mais um jogador de equipa, pronto a sacrificar-se pela camisola que veste! Simon Santos acredita no espírito de união, pois a sua máxima é “together we stand, divided we fall”. Há quem diga que ele herdou este espírito de José Mourinho, o actual treinador do seu clube de eleição: o Real Madrid. Vai jogar no Optimus Champions a médio centro e, quem sabe, se se portar bem ainda vai parar aos “merengues” para substituir o Káka.

18


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

93

DIOGO CORREIA Temos aqui um craque que tem como grandes apostas para vencer o Optimus Champions a “atitude, dedicação e conhecimento”. Pois nós ainda acrescentávamos mais outras três que dão sempre jeito: pé afinado, muita corrida e capacidade de choque. Com este lote de atributos, com certeza que o nosso médio ofensivo sportinguista vai conseguir sair do Restelo com a vitória e, quem sabe, até talvez um prémio individual!

93

MIGUEL AIRES E aí está o Optimus Champions, mais uma vez a cumprir os sonhos dos nossos craques. Miguel Aires queria participar numa competição europeia, e agora pode fazê-lo neste Optimus Champions 2012 – versão Europeu de Futebol. Resta saber se o craque está à altura do desafio. Acreditamos que sim, pois quem tem como máxima “nunca desistir” só pode mesmo ser um jogador à Optimus Champions! De modo que desejamos a melhor para Miguel Aires e para a sua equipa.

93

NUNO SOUSA Benfiquista e defesa esquerdo, nós achamos que o Nuno Sousa anda a ver se conquista um lugar no plantel dos encarnados. É que toda a gente sabe que, desde que o Coentrão foi para Madrid, nunca mais o Benfica teve um craque digno desse nome a defesa esquerdo. Nuno Sousa diz que tem o sonho de jogar contra o Emerson, e isso só pode ser para provar a Jorge Jesus que tem mais qualidades do que o brasileiro para integrar o plantel do Benfica!

19


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

93

93 VALTER SOUSA Pois é, nós no Optimus Champions temos craques que até já fazem currículo com as suas vitórias neste grande torneio! É o caso de Valter Sousa, cujo sonho desportivo é “juntar mais um Optimus Champions ao currículo. E como vai ele fazê-lo? Com muito “esforço, dedicação, devoção e glória”, como qualquer adepto devoto do Sporting Clube de Portugal. Mas é em campo, no Restelo, que terá de provar que merece mais um título.

MIGUEL BENTO O seu sonho é ver a Académica de Coimbra – o clube do coração – vencer a Champions League. Será difícil, mas para já pode sonhar com a Liga Europa, onde a Briosa vai participar à custa de ter vencido a taça de Portugal! Pode ser que a exibição dos estudantes no Jamor inspire Miguel Bento, defesa central, a dar um grande espectáculo neste Optimus Champions 2012. O público nas bancadas agradece!

93

DUARTE ESTRADA Para Duarte Estrada, o importante é “acreditar até ao fim”, por isso dificilmente vamos ver este craque a baixar os braços. Esperamos é que ele acredite mesmo até ao fim, e não só até deixar de ter força nas pernas para correr, como acontece com muitas das nossas estrelas. Médio esquerdo e adepto do SL Benfica, tem o belo sonho de ver a selecção portuguesa trazer para cá a bonita taça de Campeão do Mundo de futebol.

93

QUINTINO MARAU É a contratação de última hora para o Optimus Champions 2012, no Estádio do Restelo. O mister fez questão de o ter no plantel, e nós fizemos-lhe a vontade porque no Optimus Champions há sempre vaga para os craques mais talentosos. Será que Quintino Marau vai corresponder às expectativas? As bancadas estarão atentas à sua exibição no próximo Sábado.

20


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

RICARDO MATOS Passamos a apresentar Ricardo Matos: veste XXL, joga a defesa central e a sua máxima é “dá-lhe mais uma que ainda mexe”. É preciso dizer mais alguma coisa sobre este craque? Pois é, ficam desde já avisados os avançados que o melhor mesmo, se apanharem Ricardo Matos pela frente, é não tentarem fintá-lo porque a coisa pode correr mal. Benfiquista assumido, tem o sonho de se tornar no “Mourinho do Hóquei”, seja lá isso o que for.

93

93

Alexandre Andrade Figura já bem conhecida nas bancadas do Optimus Champions, Alexandre Andrade vai-nos brindar com o perfume do seu futebol e, quem sabe, com a sua poesia. É que ele dá como sua máxima uma bela e poética frase: “bola para o mato que é jogo do campeonato”. Não é do campeonato, mas é do Optimus Champions e não convém atirar muitas bolas para o mato porque podem-se perder… Adepto da Académcia, certamente estará motivado pela vitória da sua equipa na final da taça de Portugal.

93

PEDRO PAIS Teremos no Optimus Champions a presença de Pedro Pais, benfiquista dos 7 costados! A sua máxima é igual ao lema dos encarnados – “E Pluribus Unum” – e o seu sonho é ver o Benfica ser sempre campeão! No Optimus Champions 2012 vai actuar a ponta de lança, e estamos todos na expectativa de saber se o seu estilo é mais Óscar Cardozo, Saviola, Rodrigo ou Nélson Oliveira. Mas verdadeiramente o que interessa é que ele marque muitos golos!

21


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

NUNO FILIPE PEREIRA Defesa direito muito sólido e muito determinado. A sua máxima – “ninguém passa” – faz-nos crer que os adversários que tiverem o azar de serem marcados por ele não vão ter facilidades nenhumas! Adepta do Benfica, parece que vamos ter aqui um lateral estilo Maxi Pereira: rápido, com muita garra, e durinho quanto baste. Achamos isso tudo muito bem, só lembramos que o árbitro vai estar atento e não hesita em sacar do cartão amarelo!

93

93

Djassy Pinto Ponta de lança forte e possante, mas com boa técnica, Djassy é sempre um perigo apontado às balizas adversárias. Ainda por cima muito resistente, pois a sua máxima é “o que não nos mata torna-nos mais fortes”. Adepto do Benfica, fala-se dele como um dos grandes candidatos ao prémio de melhor marcador deste Optimus Champions 2012. No entanto a concorrência é forte e Djassy terá de provar em campo que merece o galardão!

93

93 HUGO FELICIANO Um dos poucos adeptos do FC Porto presente neste grandioso torneio, Hugo Feliciano é daqueles que não pára de procurar a vitória e que “acredita sempre”, mesmo quando as coisas não parecem muito positivas. Um craque assim dá jeito a qualquer equipa, principalmente quando joga numa posição tão importante como ponta de lança. Será ele capaz de transformar essa crença toda em golos?

22

MIGUEL REIS PINTO É um craque polivalente, que joga em qualquer posição e se afirma sempre pronto para alinhar por qualquer equipa. Jogador que deixa tudo em campo, geralmente há sempre suspeitas de que a sua equipa é beneficiada pela arbitragem, mas isso são críticas infundadas. A verdade e que ele até é bom de bola e dá sempre o seu contributo, pelo menos enquanto houve fôlego para correr atrás da bola.


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

MAURO AZEVEDO Ponta de lança benfiquista, Mauro Azevedo tem o sonho de fazer queda livre, mas duvidamos que lhe consigamos dar esse prazer no Restelo, pois o Optimus Champions disputa-se em terra firme. O que pode ir em queda livre são as exibições da sua equipa, se este craque não ajudar com entrega e com golos. A sua máxima – “seriedade, honestidade e idoneidade” – demonstra que estamos perante um craque que respeita os adversários e que não dará qualquer problema ao juiz da partida.

93

93

93

Olivier Franco O Restelo vai vê-lo a actuar como médio ofensivo, e as expectativas em torno da sua exibição são grandes. Até porque ele já nos confessou que se vai inspirar no seu ídolo, Cristiano Ronaldo, para tentar conquistar as bancadas do Restelo (e quem sabe, conquistar também a Irina). Adepto incondicional do Sporting, gostava de ver, ao vivo e a cores, os homens de Alvalade a disputar a final da liga dos campeões.

93

Rui Araújo Contratado à última hora para ser um dos nossos guarda-redes deste Optimus Champions 2012, Rui Araújo vem trazer segurança e tranquilidade ao sector recuado da sua equipa. Raramente sofre um “frango” e para lhe marcar um golo há que chutar com força e colocação, por isso é bom não subestimar a capacidade deste guardião de alto gabarito, que só não vai ao Europeu porque Paulo Bento ainda não o conhece!

FILIPE SEGURO Filipe Seguro acredita que “somos bons até prova em contrário”, mas isto no Optimus Champions não funciona bem assim. Neste torneio são todos azelhas até nos provarem o contrário com golos, fintas, sprints e cortes de carrinho. Nós sabemos que este médio direito benfiquista é capaz disto e de bem mais, mas tem de o provar no relvado porque não basta dizer que é bom! Se realmente provar que é capaz, talvez consigamos dar-lhe a oportunidade que ele tanto quer de jogar com o Messi.

23


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

BRUNO FERRÃO Também ele já nos brindou algumas vezes com a sua presença no Optimus Champions, e em todas essas vezes provou ser um jogador de equipa, como indica a sua máxima “a união faz a força”. Espera-se muito deste craque que vai actuar na posição de médio ofensivo, cumprindo o difícil papel de “número 10”. Adepto benfiquista, tem o sonho de um dia se sagrar campeão nacional pelos encarnados.

93

93

93

RICARDO CARDOSO Médio centro com uma mentalidade muito forte, acredita com toda a força na máxima “só uma coisa torna o sonho impossível, o medo de fracassar”. Craques assim é que nós precisamos, confiantes nas suas capacidades e sem medo de errar! O seu sonho é jogar no Estádio da Luz perante 65 mil adeptos, e nada é impossível, por isso desejamos-lhe a melhor sorte! Para já o melhor que podemos fazer é pô-lo a jogar no Restelo perante meia dúzia de pessoas e uns milhares de cadeira, o que já não é nada mau.

93

24

PAULO FERREIRA Em ano de Europeu, são muitos os craques que têm o sonho de ver Portugal sagrar-se campeão da Europa e Paulo Ferreira não é excepção. Assim, esperamos que ele consiga fazer boas exibições para mostrar aos jogadores da nossa selecção como abordar uma competição de alto gabarito! A sua máxima é “mais vale 10 de 100 do que 100 de nada”, mas na verdade o que queremos dele no Sábado é que dê 100 de 100, porque só assim é que pode chegar à vitória!

GONÇALO CUNHA Atenção que temos um candidato forte ao prémio de melhor marcador do Optimus Champions 2012! Apesar de jogar na posição de defesa central, este craque tem o sonho de “ser bota de ouro”, por isso já nem sabemos bem se no Restelo o vamos ver a defender, a atacar ou a fazer as duas coisas! O clube do coração é o SL Benfica e a sua máxima – “venham eles!!” – demonstra garra e atitude, apesar de ser claramente roubada ao Major Valentim Loureiro.


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

93

João Paulo Néu Apesar de vir ao Restelo para jogar futebol, na verdade o sonho deste craque é saber esquiar bem. Ora, quanto a isso não podemos fazer nada, porque não consta que o Restelo seja um local com neve, e muito menos no final de Maio. Por isso, desta vez tem mesmo de trazer as chuteiras e deixar os esquis em casa. Adepto do Benfica e seguidor da máxima “viva la vida”, vamos vê-lo no Sábado a actuar a defesa central.

93

MÁRIO NARCISO Mário Narciso acha que “em equipa que ganha não se mexe”, uma afirmação que poderá ser contestada pelos nossos treinadores que são sempre muito activos nas substituições, quer estejam a perder ou a ganhar. Defesa central e adepto do Sporting, tem o sonho de jogar no Barcelona, mas para isso vai ter de mostrar no Restelo que consegue executar na perfeição o famoso tiki-taka tão característico da equipa catalã.

93

HUGO DELGADO Médio defensivo, mas orientado para o ataque e para a vitória, pois a sua máxima não engana e demonstra bem as intenções do craque: com ele, é “sempre a ganhar”. Sempre a ganhar e provavelmente sempre a acelerar, já que o sonho de Hugo Delgado é sentar-se ao volante de um Fórmula 1. No entanto, se esta nossa estrela gosta assim tanto de velocidade, bem que pode aproveitar o Optimus Champions, que toda a gente sabe que se joga a alta velocidade!

93

MIGUEL ÂNGELO Cuidado com este ponta de lança, pois ele é especialmente perigoso nos últimos minutos de jogo, como se pode perceber pela sua máxima “mais vale um golo tarde do que nunca”. Assim, já percebemos que Miguel Ângelo vai atacar a baliza adversária com mais força nos momentos finais da partida. O seu sonho é ser campeão do mundo de veteranos, mas o craque deixa bem claro que “não quer apanhar o Rui Patrício pela frente para assim marcar mais golos”.

25


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

A larga experiência que tem, tanto no futebol como na comunicação, fazem-nos crer que João Malheiro tem todas as condições necessárias para ser um treinador de elite! Estreia absoluta no Optimus Champions, já confessou à redacção da “Champions Magazine” que só a vitória lhe interessa e que vai ter mão de ferro nos craques do seu plantel. Não quis revelar a táctica, mas afirmou com clareza que quem não se aplicar a sério não terá lugar na sua equipa. Ficam avisados os craques!

JOÃO MALHEIRO

Tem a paixão pelo desporto a correr-lhe no sangue e já viu futebol suficiente para ter dezenas de tácticas na cabeça. Desde o 3-4-3 ao clássico 4-4-2, ele é capaz de montar a equipa de qualquer maneira e adaptá-la a qualquer circunstância. Pedro Ramalho é também um estreante no Optimus Champions e, quem sabe, este poderá ser o primeiro passo para uma brilhante carreira de treinador de futebol! Vamos ver como se porta no Sábado, no Estádio do Restelo.

PEDRO RAMALHO 26


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

Foram muitos os anos a dar qualidade ao campeonato português, representando a camisola do Benfica e tornando-se uma das lendas do clube da Luz. Quem o viu a jogar, sabe bem que Mozer não era craque de facilitar muito a vida aos avançados da equipa adversária, mas ele já nos prometeu que não vai ser assim tão duro com os nossos craques do Optimus Champions. De qualquer maneira, com ele em campo já se sabe que a segurança defensiva vai aumentar, e muito!

JOSÉ CARLOS MOZER

A ordem e disciplina no Optimus Champions 2012 serão impostas por Duarte Gomes, a quem vai caber a difícil tarefa de controlar os excessos dos nossos craques. Já apita desde a época 1991/1992, por isso experiência não lhe falta, e bem vai precisar dela porque as nossas estrelas, apesar de todo o talento, têm uma tendência para se descontrolarem de vez em quando. Mas Duarte Gomes já avisou que não vai permitir abusos e que não vai ter problemas em sacar dos cartões sempre que necessário!

DUARTE GOMES 27


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

DINAMARCA Embora não tenha a tradição de outras selecções históricas, a Dinamarca é uma equipa que se tem afirmado nos últimos anos no futebol internacional, com uma crescente qualidade do seu jogo. Venceram o Europeu de futebol em 1992, na Suécia, depois de terem alcançado o 3º lugar em 1984. No Mundial a prestação não é tão boa: o melhor que conseguiu esta selecção foi chegar aos quartos-de-final em 1998. Fortes fisicamente e muito organizados, serão um osso duro de roer para a nossa selecção.

10h00 > Jogo Alemanha - Dinamarca 10h30 > Jogo Dinamarca - Holanda 11h30 > Jogo Dinamarca - Alemanha 12h00 > Jogo Holanda - Dinamarca

28


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

Adriano Serrano

Paulo Melo

Alexandre Dinis dos Santos

Pedro Pais

Carlos Marques

Ricardo Matos

Cláudio Ramos

Rui Major

Davide Melro

Valter Sousa

Djassy Pinto Edgar Leal João Paulo Néu Jorge Freitas José Vieira Luís Silva Mário Narciso Miguel Ângelo Nuno Pinho Olivier Franco Paulo Henriques Paulo Henriques

29


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

ALEMANHA Uma das mais bem sucedidas equipas de futebol de sempre: ganhou 3 Campeonatos do Mundo (ficou 4 vezes em 2º) e 3 Campeonatos da Europa (3 vezes em 2º). É conhecida pelo seu futebol prático e atacante, por vezes pouco atraente mas sempre eficaz. Será sem dúvida um adversário temível para Portugal no Euro 2012 e um dos eternos candidatos à vitória.

10h00 > Jogo Alemanha - Dinamarca 11h00 > Jogo Holanda - Alemanha 11h30 > Jogo Dinamarca - Alemanha 12h30 > Jogo Alemanha - Holanda

30


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

Alexandre Andrade

Miguel Reis Pinto

Alexandre Correia

Nuno Chorincas

Bruno Garcia

Nuno Pereira

César Garcia

Nuno Simões

Diogo Correia

Nuno Timóteo

Duarte Taco

Paulo Ferreira

Filipe Seguro

Pedro Bonaparte

Francisco Marau

Quintino Marau

Gonçalo Cunha Gonçalo Guerra Hugo Feliciano João Cacela João Paulo Guedes Joaquim Bravo Luís Gomes Miguel Bento Miguel Maia Aires

31


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

HOLANDA Conhecida pela “Laranja Mecânica” devido ao seu futebol automatizado, esta selecção deu as bases para muitas das características do futebol moderno. Teve craques que ficaram para a história, como Cruyff, Van Basten e Gullit e diz quem sabe que é uma das selecções que mais encantou os adeptos do desporto-rei. Nunca foram campeões do mundo (foram à final por 3 vezes), mas venceram o Europeu de futebol 1 vez, em 1988.

10h30 > Jogo Dinamarca - Holanda 11h00 > Jogo Holanda - Alemanha 12h00 > Jogo Holanda - Dinamarca 12h30 > Jogo Alemanha - Holanda

32


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

Bruno Ferrão

Pedro Paulo

Bruno Pires

Ricardo Cardoso

Carlos Aniceto

Rui Reis

Diogo Fernando Costa

Simon Santos

Duarte Estrada Félix Fernandes Gregório Bragança Henrique Oliveira Hugo Delgado João Almeida João Pereira Jorge Soares José Medina Mauro Azevedo Nuno Amaral Nuno Pereira Nuno Sousa

33


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

Conheรงa as REGRAS do OPTIMUS CHAMPIONS.

34


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

REGRA 1

As 3 equipas irão disputar um minicampeonato.

REGRA 4

REGRA 9

TODAS AS EQUIPAS JOGARÃO ENTRE SI DUAS VEZES, EM JOGOS DE 20 MINUTOS.

Jogadores expulsos com vermelho directo perdem o direito ao almoço.

REGRA 11 Haverá prémios individuais para os craques com melhor prestação.

REGRA 2

REGRA 3

Por cada equipa será nomeado um treinador e um “craque verdadeiro”.

REGRA 5

EXISTEM 3 EQUIPAS, QUE TERÃO OBRIGATORIAMENTE ENTRE 11 A 20 JOGADORES.

A VITÓRIA VALE 3 PONTOS, O EMPATE 1 PONTO E A DERROTA 0 PONTOS. ADICIONALMENTE, CADA GOLO MARCADO TRADUZ-SE NUM PONTO PARA A EQUIPA, DE FORMA A PRIVILEGIAR O FUTEBOL DE ATAQUE.

REGRA 10 Lesões fingidas com o objectivo de descansar ou receber massagens serão severamente punidas.

REGRA 6

Será vencedora do torneio a equipa que terminar com mais pontos.

REGRA 7

Em caso de igualdade de pontos, o critério de desempate será o número de golos marcados. Se o empate se mantiver, o critério de desempate será a marcação de grandes penalidades, vencendo quem falhar menos.

REGRA 8

O árbitro é soberano e incorruptível REGRA 12

Todas as restantes regras se resumem ao seguinte: fair-play, boa disposição e muita vontade de ganhar! 35


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

Está na hora de testar os seus conhecimentos sobre o Europeu de futebol. Acha-se um craque destas curiosidades futebolísticas? Tente responder acertadamente a estas 10 questões (não vale usar o Google nem a Wikipedia!) – daremos as respostas certas na próxima edição da Champions Magazine!

1. Toda a gente conhece o penalty “à Panenka”, tornado famoso pelo checo Antonín Panenka. O famoso penalty foi marcado pela primeira vez na final de um Europeu de futebol. Qual deles? a) Euro 2004 – Portugal b) Euro 1976 – Joguslávia c) Euro 1980 – Itália d) Euro 1964 – Espanha 2. Qual foi a 1ª edição do Europeu de futebol que contou com a presença da selecção portuguesa? a) Euro 1984 – França b) Euro 1980 – Espanha c) Euro 1988 – Alemanha d) Euro 1992 – Suécia 3. A Dinamarca, adversário de Portugal no Euro 2012, levantou o troféu em 1992, na Suécia. Que selecção venceu na final? a) Itália b) Espanha c) Alemanha d) França 4. Alguma selecção conseguir vencer 2 Campeonatos da Europa seguidos? a) Sim, a Alemanha b) Sim, a Itália c) Sim, a França d) Nenhuma conseguiu

36


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

5. Quem foi o melhor marcador do Euro 2004, em Portugal? a) David Villa, Espanha b) Cristiano Ronaldo, Portugal c) Milan Baros, República Checa d) Klose, Alemanha 6. A Dinamarca, que venceu o torneio em 1992, curiosamente só foi qualificada por “repescagem”, após desqualificação de uma selecção que já estava apurada. Qual era? a) Alemanha b) Grécia c) URSS d) Jugoslávia 7. Qual é o jogador que mais golos marcou numa só fase final do Europeu? a) Platini b) Van Basten c) Alan Shearer d) Del Piero 8. Em 13 edições do Europeu, quantas finais terminaram no desempate com marcação de grandes penalidades? a) 0 b) 1 c) 5 d) 7 9. Quantos jogos disputou, no total, a selecção portuguesa em todas as fases finais do Europeu em que participou? a) 12 b) 17 c) 20 d) 23 10. Na fase de grupos de Euro 2000, na Bélgica e Holanda, Portugal defrontou a Alemanha e venceu por 3-0. Quem foi o jogador que marcou os 3 golos? a) Luís Figo b) Nuno Gomes c) Sérgio Conceição d) Rui Costa

37


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

38


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

É muito simples chegar ao Estádio do RESTELO, FIcam aqui as indicações: INDICAÇÕES: 1. Pode chegar ao Restelo vindo do Centro de Lisboa, pela marginal junto ao Tejo, através da Av. 24 de Julho e da Av. Da Índia. Depois vira à direita na Praça Afonso de Albuquerque e logo à esquerda para entrar na Rua dos Jerónimos. Quando chegar ao Estádio vire à esquerda para a Av. Do Restelo e verá logo o Parque de Estacionamento. 2. Se vier pela Auto-Estrada A5, deve sair na saída para Algés, permanecer sempre à esquerda na bifurcação e continuar até à Av. Dom Vasco da Gama. Depois vire à esquerda para a Av. Do Restelo e continue em frente até chegar ao Parque de Estacionamento. Coordenadas GPS | 38.702123, -9.206371 Relembramos os nossos craques de que devem trazer para o evento chuteiras e artigos para o banho! De resto, basta que tragam a boa disposição do costumE e muita vontade de marcar golos!

09h30 > Recepção dos Convidados

12h30 > Jogo Alemanha - Holanda

10h00 > Jogo Alemanha - Dinamarca

13h15 > Almoço

10h30 > Jogo Dinamarca - Holanda

14h30 > Entrega de Prémios

11h00 > Jogo Holanda - Alemanha

15h00 > Fim do Programa

11h30 > Jogo Dinamarca - Alemanha 12h00 > Jogo Holanda - Dinamarca

39


40


41


OPTIMUSCHAMPIONS 2012

42

OPTIMUSCHAMPIONS | ESTテ.IO DO RESTELO | 2012


Optimus Champions 2012 - Champions Magazine nº 1