Page 1

championsmagazine CHAMPIONS MAGAZINE 2008

1

Apito inicial O Optimus Champions 2009 está à porta! 1ª mão Notícias exclusivas do mundo da bola Craques da bola Os nossos Maradonas Treinadores os “misters” Champions Magazine TV Notícias para ler e para ver Apito Final Programa do Optimus Champions 2009


CHAMPIONS MAGAZINE 2008

apito inicial

2

Optimus Championst

À espera do milagre Está tudo pronto para mais uma grande final do Optimus Champions, naquela que promete ser a edição mais competitiva de sempre. O palco escolhido é o estádio AXA, em Braga, mais conhecido pelo simpático nome de “Pedreira”. Foi propositada a escolha da cidade de Braga para acolher esta grande competição: como nós pretendemos que os nossos craques sejam abençoados, nada melhor do que levá-los para a cidade dos Arcebispos, e para um estádio onde joga uma equipa comandada por Jesus. No último ano, disputamos a final do Optimus Champions no Olival, centro de treinos dos campeões nacionais. Queríamos que os craques se inspirassem no espírito do campeão e elevassem a categoria do seu jogo. Numa edição em que estreamos o formato mini-triangular, com 3 equipas a discutir o troféu, tivemos um futebol bem competitivo, um pouco desajeitado é verdade, mas com muita garra de campeão. Os nossos craques evoluíram, temos orgulho neles. Agora queremos mais: em Braga queremos ver trivelas. Fintas à Maradona. Queremos golos de 5 em 5 minutos. E como sabemos que para isso tudo acontecer, só mesmo com intervenção divina, vulgo “milagre”, vamos para o relvado de Braga. Ainda por lá anda a essência transcendental de Jesus, mas há quem diga que não ficará lá por muito tempo, porque o Jesus vai mesmo mudar-se para… a Catedral. Mas isso é assunto para desenvolver nestas páginas da Champions Magazine. Aos craques, resta-nos dizer que esperamos por eles em Braga, no dia 30, para mais uma grande final. E garantimos que, com milagres ou sem milagres, o espectáculo será grandioso!


CHAMPIONS MAGAZINE 2008

3


CHAMPIONS MAGAZINE 2008

1ª mão

4

Época 09/10 Novidades em exclusivo! A Champions Magazine, como todos sabemos, é o órgão mais bem informado sobre as coisas do mundo da bola. Agora que a época futebolística, embora ainda não tenha acabado, já foi dada como morta por todos, deixámos aqui, em primeira-mão, uma previsão dos grandes acontecimentos para a pré-época de 2009/2010. Fique a saber as principais contratações, mudanças e outras novidades. A nossa futurologia nunca falha!

da Catedral, que toda a gente sabe que não costumam ser lá muito bons discípulos. Resta saber se Jesus será capaz de operar os milagres necessários para levantar a Catedral e devolver-lhe a Luz, que tem andado um bocadinho apagada nos últimos tempos. È caso para dizer: “Ai Jesus, dai-nos a salvação!”. Vamos a ver se, mais uma vez, o Jesus não acaba crucificado…

Ai Jesus que lá vou eu!

Diz-se que Jesus está a caminho da Luz, para orientar os benfiquistas na próxima época. Também se falou na possibilidade de Jesus rumar ao Dragão, o que seria um caso sério, pois os azuis e brancos ficariam com o monopólio dos milagres, já que teriam na sua casa um Jesus e um Papa. No entanto, Pinto da Costa já comentou a ida de Jesus para o Benfica, com a sua ironia habitual. “O que eles querem é um milagre, mas o que eles não sabem é que esse Jesus é um falso profeta e que a única entidade capaz de executar milagres sou eu próprio, que fui denominado Papa”, disse o presidente portista. “Milagre, milagre, é pegar em treinadores mouros como o Artur Jorge, o Mourinho e o Jesualdo e fazer deles tripeiros campeões! Isso sim, é que é obra do divino!”, terminou Pinto da Costa.

Para os lados da Catedral, as coisas não andam famosas. Para quem pensava que a última época ia ser um mar de rosas (ou um mar de Flores), enganou-se redondamente. Afinal as Flores importadas de Espanha para decorar a Catedral mostraram-se um bocadinho murchas e pálidas, e parece que vão ser devolvidas à proveniência. Agora a Catedral está triste e os fiéis perderam a fé. Assim, para devolver o entusiasmo aos crentes e para que estes voltem a acreditar que “este ano é que é”, os responsáveis da Catedral mandaram vir, da cidade dos Arcebispos, nada mais, nada menos do que o próprio Jesus. Pensa-se que Jesus vai ficar com a difícil tarefa de orientar os meninos

Jesus no Benfica: Pinto da Costa já comentou


CHAMPIONS MAGAZINE 2008

5

Benfica com nova Linha Branca para a frente de ataque Uma das grandes novidades da época será a nova dupla de avançados do Benfica. Luís Filipe Vieira tem sido visto no supermercado, juntamente com Rui Costa (o do Benfica, não o nosso craque do Optimus Champions que não tem nada a haver com esta história), à procura de jogadores de Linha Branca. Todos sabemos como o orçamento dos encarnados para a próxima época será bem reduzido, por isso não se poderão dar ao Lucho de ir buscar jogadores de marca. Assim, a Linha Branca será a opção mais viável e mais económica. E para a frente de ataque já estão definidos os dois craques que vão alinhar para a próxima época: são eles Super Mário Jardel e o veteraníssimo Cláudio Caniggia, num regresso à Luz que será certamente muito saudado. Espera-se, assim, que a Linha Branca Avançada do Benfica, numa época, renda 20 golos, 10 assistências, e pelo menos 15 noitadas nas Docas de Lisboa.

Paulo Bento admite alterar o penteado Depois de muita polémica e algumas piadas maliciosas, Paulo Bento, treinador do Sporting, admite mudar o penteado que tantas críticas mereceu. Sabe-se que no seio sportinguista aquela risca ao meio não é muito apreciada, pois todos acreditam que tira credibilidade a um treinador que gosta de fazer da disciplina uma das suas bandeiras. “Simplesmente não dá...”, explica o capitão João Moutinho. “Ele está a explicar a táctica para o próximo jogo e nós simplesmente não conseguimos conter os risinhos sempre que olhamos para ele… é de doidos!”, desabafa o jogador. Sabe-se também que as sucessivas desistências de candidatos a candidatos à presidência do Sporting se prendem com o facto de que ninguém tem coragem para assumir a responsabilidade de dizer a Paulo Bento que o seu penteado está a prejudicar a equipa. O treinador, no entanto, já se mostrou sensibilizado com estas questões e admite adoptar um novo look para a próxima época. “O meu penteado é a minha imagem de marca e vai-me custar muito abandoná-lo. Mas se é para o bem da equipa eu posso considerar outras opções, como o rabo-de-cavalo ou umas madeixas loiras… Todos temos de fazer sacrifícios. Pode ser que, se eu der o exemplo, consiga convencer o Miguel Veloso a correr mais e o Rochemback a emagrecer um pouco…”, afirma o técnico dos leões.


CHAMPIONS MAGAZINE 2008

craques da bola

6

Prudência no relvado José Tavares é homem prudente, que se orienta pela velha máxima “mais vale um pássaro na mão que dois a voar”. Por isso prevê-se que as suas arrancadas pela ala direita sejam algo conservadoras e pouco arrojadas. É que “mais vale um golo na baliza dos outros do que dois golos na própria baliza”. Com esta filosofia, José Tavares é bem capaz de chegar longe, já que o Optimus Champions deste ano, com os craques mais experientes, será muito mais “táctico” e adequado a quem joga com o cérebro.

Vai de patins! No Optimus Champions estamos sempre a inovar. Por isso desta vez teremos um craque de patins e de taco. É que Miguel Moreira, um dos convocados para Braga, foi um hoquista de alta competição, pelo que a organização do torneio vai deixá-lo demonstrar os seus dotes na relva. Como vai de patins, e os outros de chuteiras, terá vantagem na velocidade, mas uma baliza tão grande poderá confundi-lo. Só não sabemos que uso vai dar ao taco, mas com certeza que o seu adversário directo vai ficar a saber.


“quero uma massagista”

CHAMPIONS MAGAZINE 2008

É pela direita

7

Mais um craque com inclinação para o FC Porto, e aparentemente homem de poucas palavras. Dele sabemos que joga a médio direito, posição que pede muita concentração, técnica e resistência. Assim, ficámos todos na expectativa de saber se Miguel Pimentel terá as condições necessárias para triunfar no lado direito do relvado. Se não conseguir, resta-lhe sempre o lado direito da bancada ou o lado direito da mesa do almoço.

Massagista para este senhor… Apresentámos Nuno Coelho, extremo direito de grande categoria, que no ano passado esteve no Olival, o “momento alto” da sua carreira futebolística, segundo palavras do próprio. Depois da boa exibição do ano passado, Nuno Coelho vem agora com exigências, o que até é aceitável… Pediu-nos uma massagista, e nós pensamos imediatamente na Angelina Jolie. Mas como o orçamento não chegava, só lhe conseguimos arranjar o Sr. Adalberto ali do café…

Futebolisticamente Nortenho Nuno Ortigão é um caso raro que merece ser estudado: é, ao mesmo tempo, adepto do FC Porto e também do Boavista FC. Nitidamente, futebolisticamente falando, Nuno Ortigão tem a bússola bem apontada a Norte. Aliás, o nosso médio defensivo é tão futebolisticamente Nortenho, que tem um desejo especial, que certamente é partilhado por muita boa gente: ver o Benfica a jogar na 3ª divisão. Há quem diga que já faltou mais para acontecer…


CHAMPIONS MAGAZINE 2008

craques da bola

8

Não confirmo nem desminto Pela primeira vez no Optimus Champions temos um craque em blackout. Quando lhe perguntámos qual o momento alto da sua carreira de futebolista, Pedro Correia atirou nos com o típico “não comento”. Definitivamente, este médio defensivo não dá muita conversa à imprensa. Por isso não contem com ele para mediáticos mind games, porque Pedro Correia vai para o Optimus Champions para dar as respostas todas no relvado e não no flash interview.

O Veterano das balizas O guardião das redes, o comandante da defesa, é com orgulho que mais uma vez contamos com a presença de Ramiro Leão, que já alcançou o estatuto de veterano das andanças do Optimus Champions. O ano passado, pelos Kangurus, Ramiro Leão conseguiu ser o guarda-redes menos batido, ao mesmo tempo que a sua equipa ficou em último lugar. É obra! No entanto, não conseguiu convencer o júri a elegê-lo melhor guarda-redes do torneio, prémio que irá perseguir nesta edição.

O Homem e a Bola Aviso à navegação: no relvado, a máxima de Pedro Castro Lopes é “ou passa o homem ou passa a bola”, indo de encontro à bela tradição portuguesa dos defesas centrais duros de roer. Como momento alto da sua vida, Pedro Lopes elege o dia 27 de Maio de 1987, onde em Munique o FC Porto se fez pela primeira vez campeão europeu. Talvez esse momento lhe sirva como inspiração para uma grande exibição no Optimus Champions.


“ou passa o homem ou passa a bola”

CHAMPIONS MAGAZINE 2008

9

Minoria Vermelha Rui Costa está em clara minoria neste conjunto de craques, quase todos eles adeptos do FC Porto. Rui Costa, além de ter nome de craque vermelho e branco, assume sem medo a sua predilecção pelo clube da Luz, mesmo sabendo que está rodeado de “tripeiros” em maré de euforia. Atitude corajosa do nosso craque, mas que lhe pode custar uma pequena dor de cabeça no Optimus Champions, quando tiver de ouvir as “bocas” dos mais fervorosos adeptos azuis e brancos.

O Rei do Bitaite Nome: Rui Neves. Especialidade: mandar bitaites, seja dentro do campo ou no banco. Os colegas de equipa garantem que, no desporto nacional da bitaitada, ninguém é melhor que Rui Neves. Ainda se pensou que ia dar jogador da bola a sério, quando há 20 anos marcava golos nos juvenis do Gondomar, mas há medida que os anos passaram e a barriga cresceu, Rui Neves tornou-se implacável na arte do bitaite, após muita prática como treinador de bancada. Grande contratação para o Optimus Champions!

Discreto e Eficaz Na última edição do Optimus Champions, Sérgio Faria fez parte da equipa Boomerang, que acabou o torneio em 2º lugar. Médio defensivo discreto e eficaz, este ano promete lutar pela vitória, e não ficar a meio do caminho como o ano passado. Dele espera-se grandes momentos neste Optimus Champions, embora ainda não saiba que equipa é que vai representar.


CHAMPIONS MAGAZINE 2008

craques da bola

10

Ontem, hoje e amanhã.. Não, não é já amanhã… É só dia 30 de Maio que se vai disputar mais uma fantástica final da Optimus Champions.. Por isso esta máxima de David Duarte de “não deixes para manhã o que podes fazer hoje” é sem dúvida um bom princípio mas na verdade por muito que este médio defensivo se esfalfe até lá, no dia 30 é que tem de provar que merece ser considerado a estrela mais brilhante do Optimus Champions. De qualquer forma deixamos um conselho, treino todos os dias é capaz de ajudar…

1,2,3,4,5,6,7… Com José Xavier, vamos ter um verdadeiro Leão no centro do relvado. Sportinguista do coração, o nosso craque demonstra grande erudição (fala latim!) e também muito bom humor e espírito de auto-critica. Quando lhe perguntamos qual o momento alto de sua eleição, ele responde “7-1”, numa clara alusão a uma noite de má memória em Munique. Também poderia estar a falar de uma outra noite de má memória, em Vigo, mas isso são outras (e mais antigas) histórias…


“obviemente… o dez!”

CHAMPIONS MAGAZINE 2008

10,20,30…. Na portentosa carreira futebolística de Delfim Jorge há um momento maior, a final Optimus Champions 2007 no Estádio do Dragão. Este médio defensivo diz que tem como máxima ser obviamente o dez….. Delfim Jorge esqueceu-se foi de precisar, 10 em 20, 10 em 30? Qualquer que seja o número com que se apresente no relvado esperamos que se destaque e que não seja só mais um 93 no relvado…

11

Há duas sem três?

Grão a grão… “O Objectivo de atingir um objectivo é o de poder lançar um novo e mais ambicioso objectivo”. Não sabemos a quem Jorge Brandão terá ido beber este intrincado pensamento desportivo mas acreditamos que uma vasta lista de treinadores lusos disputaria a paternidade. A ver vamos se no próximo dia 30 de Maio este ponta de lança vai ser capaz de sair do relvado do Municipal de Braga com um novo objectivo.

Fernando Dias vem a este Optimus Champions para testar o ditado que não há duas sem três… Nomeado melhor guarda-redes nas duas épocas anteriores, este verdadeiro mãos de ferro não vai descansar enquanto não levar mais um troféu para casa. Será que ainda há espaço na prateleira?


CHAMPIONS MAGAZINE 2008

craques da bola

Esta vida são dois dias… Fausto Moreira tem como lema “Uma Vida A Aprender” Não queremos de maneira nenhuma assustar este ponta de lança, mas também não é novidade nenhuma o que temos para lhe contar, é que como se ouve amiúde esta vida são dois dias… Por isso é mais nessa base temporal que todo o regime de treino deve ser pensado. Como já dizia o outro “trabalho, trabalho, muito trabalho”, em especial até dia 30 de Maio.

12

007 Fernando Vaz considera-se um matador. Talvez os leitores da Champions Magazine ainda não saibam, mas nos bastidores do Optimus Champions já se fala com grande ansiedade do 007 dos relvados. Para a final no Estádio Axa espera-se que este ponta de lança traga a licença para matar renovada, e um pontapé certeiro. Ninguém diz que a vida de agente secreto é fácil mas pelo menos este não se pode queixar de ter um alvo em movimento…

Vai de trivela? Mais um craque que joga na esquerda, tal como o nosso jogador Bruno Fonte. Só que Daniel Ramalheira joga mais lá na frente e há quem assegure que é uma espécie de Drulovic, que para quem não sabe foi o inventor da trivela em Portugal, e não o Quaresma… Agora resta saber se o nosso Daniel também nos vai brindar com esses fantásticos passes mágicos. Esperemos para ver…


“uma vida a aprender”

CHAMPIONS MAGAZINE 2008

13

Um por todos?! Não queremos que na sua estreia na final da Optimus Champions no Estádio Axa, Américo Rocha ande aos papéis por isso damos uma dica: Há quem defenda que são os treinadores que fazem as equipas e que por sua vez são as equipas que fazem os jogadores… No Optimus Champions não se sabe muito bem quem é que faz o quê, sabe-se que são 11 de cada lado, quase sempre, e que quase sempre isso basta.

Asas extra? Dizem as más-línguas que a participação de Jonathan Peliteiro na final do Optimus Champions no próximo dia 30 de Maio será alvo de um controlo apertado. Pelo que a Champions Magazine apurou fala-se na instalação de máquinas automáticas de bebidas energéticas no Municipal de Braga. Nós queremos acreditar que as nossas estrelas não precisam de um empurrão extra…

Olha o canhoto! Bruno Fonte é uma contratação fundamental para o Optimus Champions e certamente será disputado por todas as equipas. É que o nosso craque é dos poucos que joga na esquerda. Sabe-se bem que a posição de lateral esquerdo dá sempre dores de cabeça aos treinadores das equipas grandes, e o Optimus Champions não é excepção. Resta saber se será um lateral tecnicista e bom de pés, género Roberto Carlos, ou se prefere o estilo “saiam-me de frente antes que eu vos arrume”, mais característico do Cissokho.


CHAMPIONS MAGAZINE 2008

craques da bola

O Taz chegou a Braga No Optimus Champions, como orgulhosamente gostamos de afirmar, estamos sempre a inovar. Para esta edição trazemos um jogador especial, que rodopia, faz barulhos estranhos e tem ar de desenho animado. Falamos do Tazmania, o famoso bonequinho dos Looney Tunes, aqui personificado pelo craque Nuno Seleiro. Apesar de rodopiar a grande velocidade, não há que temer Nuno Seleiro, porque quem diz que o seu momento alto foi um golo num jogo de solteiros e casados, só pode ir para o relvado com as expectativas em baixo.

14

À sombra da palmeira Joaquim Moreira mandou-nos uma fotografia daquilo que nós acreditamos ser o seu local de férias preferido. Ou então da sua casa, e nesse caso, estamos todos convidados a ir lá jantar debaixo daquelas palmeiras. Quanto ao futebol propriamente dito, Joaquim Moreira acha que “a quem não tem rumo, os ventos nunca são favoráveis”. Vejamos como aplica ele esta sua teoria no Optimus Champions, quando tiver a dar rumo aos remates à baliza.


“já faltou mais…”

CHAMPIONS MAGAZINE 2008

15

Segue o quê? Olho de Hulk Enigmático, Luís Filipe Sá não dá respostas, apenas meias-respostas. Percebemos que tem potencial, pois pela foto que nos mandou do seu olho, só podemos concluir que ele é uma espécie de Hulk que quando fica verde ganha super poderes. A sua máxima é “Já faltou mais…”, ao que nos contrapomos com um “Já faltou menos… para percebermos o que se passa com aquele olho radioactivo.” Luís Sá também diz que o seu grande momento ainda está para chegar. Talvez seja nesta edição do Optimus Champions…

Cada tiro… Este ano teremos laterais esquerdos em abundância, o que só contribui para a qualidade do espectáculo no Optimus Champions. Rui Branco é mais um, e todos nós saudamos a presença do seu pé esquerdo no Estádio AXA. A sua máxima é que nos deixou a pensar: será que “Cada tiro!!” é uma referência aos seus remates potentes? Ou será o inicio da velha expressão “Cada tiro… cada melro”? Mais um mistério do Optimus Champions, a descobrir em Braga, no dia 30 de Maio.

Para acrescentar mais alguma qualidade ao lote de jogadores defensivos do Optimus Champions, teremos connosco novamente Rui Santos. Defesa central seguro, tem como máxima “Segue o que sentes”, e dá-nos a impressão que já ouvimos essa frase em qualquer lado, só não temos a certeza onde… Mas parece-nos bastante bem. Rui Santos vem para esta edição com o título de campeão, já que o ano passado alinhou pelos vencedores ADSL. Mas terá de provar em campo essa vantagem teórica.

Devagar, devagarinho No Optimus Champions, gostamos de Pedro Maia Mendes. A sua máxima é uma lição de vida para toda a gente: “Devagar, parado”, diz o nosso craque acerca do seu lema. A nós parece-nos muito bem, pois isso de correr atrás da bola é perfeitamente inútil, quando pode muito bem ser ela a correr atrás de nós. Isto é o que se chama jogar com o cérebro, que como toda a gente sabe cansa muito mais do que jogar com os pés.


CHAMPIONS MAGAZINE 2008

treinadores

16

Álvaro Costa Os Últimos também são Primeiros Grande conhecedor do futebol espectáculo, com que tantas vezes nos brindou via “Liga dos Últimos”, Álvaro Costa é um expert nestes encontros, pois conhece todas as condicionantes e contextos do futebol jogado ao mais alto (?) nível. Por isso mesmo, na edição Optimus Champions de 2007, Álvaro Costa foi o treinador campeão. Assim, o mister parte em vantagem para mais esta final do melhor torneio de futebol do mundo- Será que consegue vencer de novo?

Bernardino Barros O Experiente No Optimus Champions 2007, Bernardino Barros foi o treinador derrotado, precisamente em Braga, no estádio AXA. Agora, de regresso a um relvado do qual não guarda muito boas memórias, vai procurar a “vingança”. Todos sabemos que Bernardino Barros já viu muito futebol, portanto tem a experiência e o conhecimento do seu lado e está em boa posição na luta pela vitória. Os seus pupilos sabem que podem contar com uma voz sábia e que sabe o que faz. Esperamos para saber qual a táctica que Bernardino Barros preparou para esta final!

Carlos Daniel O Novato Estreia absoluta no Optimus Champions, Carlos Daniel promete revolucionar a competição com tácticas arrojadas. Está tudo de olhos postos no treinador “maçarico”, que com muita coragem vai enfrentar os mais experientes Álvaro Costa e Bernardino Barros. Será que vamos ter um estreante campeão? Carlos Daniel certamente terá os seus truques na manga, e a sua equipa, a perder, não será por falta de empenho deste treinador que busca a glória na época de estreia.


champions magazine TV

A Champions Magazine, sempre a inovar, decidiu este ano presentear os leitores com algo mais dinâmico e atractivo do que a nossa simples conversa. Por isso, é com orgulho que estreamos a Champions Magazine TV, notícias da bola para ler… e para ver.

CHAMPIONS MAGAZINE 2008

ver e ouvir sem corar

17

Mourinho mostra como é! Mourinho, apesar dos fatos Armani, afinal é como os outros e quando lhe metem uma bola de futebol nos pés e o incluem numa peladinha, solta-se o sadino agressivo, e todos ficamos a saber que Mourinho, mesmo em Milão, não se esquece do que é praguejar em bom português. Além disso, Mourinho mostra que não é só treinar os outros: ele faz tackle, ele finta e ele marca de trivela. Mourinho em grande estilo, como sempre! Para ver e, mais importante, para ouvir…

Nova modalidade no Optimus Champions Aproveitamos a nossa nova secção da Optimus Magazine para divulgar a modalidade alternativa que vamos estrear no Optimus Champions, e que promete fazer grande sucesso entre os craques! Chama-se “lançamento da medalha” e é um desporto inventado por Pedro Silva, jogador do Sporting, que na final de uma competição de futebol decidiu criar duas modalidades alternativas: a “peitada no árbitro” e o “lançamento da medalha”, que será agora um dos desportos oficiais do Optimus Champions. Veja aqui como se faz!


prolongamento apito final

Academia de Alcochete O encontro está marcado para Braga, no estádio AXA, onde os nossos craques terão um recepção de luxo. Lembramos que todos os que chegarem atrasados terão de ser sujeitos a castigo, na forma de flexões de braços (vulgo “encher”). Os nossos treinadores não perdoam… Para lá chegar tem as coordenadas do Google no nosso site, onde poderá imprimir o mapa. Coordenadas GPS - 38° 43’ 44.00”N Esperamos por si lá no dia 30 de Maio.

8° 51’ 1.00”W


CHAMPIONS MAGAZINE 2008

19

Programa 9h30 – Recepção no Estádio AXA, em Braga 10 h – Início dos jogos 13 h – Final dos Jogos 13 h 30 – Almoço de recuperação de forças e cerimónia de entrega de prémios 15 h – Fim de programa


CHAMPIONS MAGAZINE 2008

20

www.kanguru.pt | 800 93 40 40

Optimus Champions Braga 2009 - Champions Magazine 1  

Magazine nº 1 da edição 2009 do Optimus Champions, no Estádio AXA, em Braga.

Optimus Champions Braga 2009 - Champions Magazine 1  

Magazine nº 1 da edição 2009 do Optimus Champions, no Estádio AXA, em Braga.