Issuu on Google+

um

championsmagazine

Estádio Nacional no Jamor | edição 2010

apito inicial

Grande espectáculo previsto no Jamor

as nossas promessas

E se Portugal for Campeão do Mundo?

os craques da bola

Conheça as estrelas do Optimus Champions 2010

equipas

Qual delas é a mais forte?

quiz

O que é que sabe sobre o Mundial?

mapa

Para que chegue direitinho ao Jamor

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

NESTA EDIÇÃO

1


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

apito inicial

2

Está tudo a postos para mais uma grande final do melhor torneio do mundo, nesta que é já a 7ª edição do Optimus Champions. É já amanhã, sábado dia 19, que o Estádio Nacional é o palco das estrelas mais cintilantes do futebol espectáculo e espera-se que todos sintam ainda os “feelings” e tenhamos assim muitas jogadas inspiradas. E porque estamos em ano de mundial, o nosso triangular faz-se com três míticas selecções: Brasil, Itália e Inglaterra. Para levar a taça, a táctica é sempre a mesma, marcar, marcar, marcar. Pois no Optimus Champions privilegiamos o ataque e como cada golo vale um ponto, na dúvida chutem prá frente. Esperamos que já estejam em estágio, a partir de agora nada de cerveja nem de tremoços, só hambúrgueres. Não se esqueçam das sábias palavras do nosso CR9 “Os golos são como o ketchup, quando aparecem vêm todos de uma vez.”


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

3


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

4

as nossas promessas E se Portugal for Campeão do Mundo? Maradona prometeu: se a Argentina ganhar o campeonato do Mundo, ele vai desfilar nú pelo centro de Buenos Aires. Não temos ainda a certeza de que isto seja a melhor maneira de motivar os jogadores argentinos, que já admitiram que “ver Maradona nú talvez não seja assim uma coisa muito agradável…” Mas a verdade é que a moda das promessas pegou em força. Também em Portugal, e mesmo na Selecção Portuguesa, já há muita gente que garantiu que vai fazer as maiores loucuras no caso de Portugal conseguir ganhar o título mais ambicionado do futebol Mundial.

Fábio Coentrão Promessa: Rapar o Cabelo

para o Sol…”, desabafa o médio do Benfica e da Selecção. Assim, se Portugal trouxer o troféu para casa, poderemos ver o novo corte de Fábio Coentrão, e o alívio dos seus colegas de equipa.

Gilberto Madaíl Promessa: Imitar Carlos Bilardo, director técnico da Argentina

O esquerdino do Benfica já garantiu que, caso se torne Campeão do Mundo, vai abandonar a sua imagem de marca: o cabelo loiro fluorescente que tão bem se distingue nos relvados. “Já no Benfica muitos colegas me tinham pedido para rapar o cabelo, pois eles dizem que este amarelo todo os ofusca. E aqui na Selecção até já houve quem trouxesse óculos de sol para o treino para não ficar encandeado com o brilho”. Ruben Amorim, seleccionado à última para substituir Nani, confirma a aversão dos colegas pelo cabelo de Coentrão. “É impossível fazer-lhe um passe sem ficar praticamente cego. Parece que estamos a olhar directamente

A Argentina é realmente uma selecção especial nestas coisas das promessas. Depois de Maradona ter prometido andar nú por Buenos Aires no caso de ser campeão do Mundo, foi o director técnico da Argentina, Carlos Bilardo, quem fez uma promessa completamente louca e descabida, que rapidamente Gilberto Madaíl decidiu copiar. “Esse tal Bilardo sabe como motivar uma equipa! Acho que é preciso ter muita coragem para fazer a promessa que ele fez, aliás, até diria mais, é preciso ser muito homem! Para incentivar os jogadores portugueses, eu declaro aqui que farei a mesma promessa que Carlos Bilardo”, afirma entusiasmado Gilberto Madaíl. Quanto à promessa propriamente dita, feita originalmente por Bilardo e copiada por Madaíl, preferimos não a descrever em pormenor para não ferir as susceptibilidades do leitor mais sensível. Podemos apenas dizer que Bilardo se disponibilizou para congratular o jogador argentino que marque o golo da vitória de uma forma… especial.


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

5

Liedson, Deco e Pepe

Cristiano Ronaldo

Promessa: Aprender o Hino Nacional

Promessa: Deixar crescer o bigode

Os três craques luso-brasileiros que representam a nossa selecção já prometeram que se vencerem o Campeonato do Mundo vão aprender o Hino Nacional direitinho, e vão começar a cantá-lo certinho e com toda a pujança. “Até vamos parecer aqueles cara lá do Rugby a cantar o Hino de Portugal, vai ser beleza! Vamos cantar o Hino tal como os Lobos!”, garante Pepe. Liedson concorda: “Quando a gente cantar o Hino até vai tudo tremer. Já pensamos também em dar-lhe um ritmo mais sambado, para a galera poder dançar um pouco né?”, diz o avançado do Sporting. Deste modo, se Portugal for campeão do Mundo teremos mais 3 vozes a cantar “A Portuguesa”, com sotaque do Brasil mas com pujança Lusitana.

“Quando andou toda a gente com aquela maluqueira de querer ver os jogadores da Selecção de bigode, eu fui o 1º a alinhar, mas os outros são todos uns maricas…”, desabafa Cristiano Ronaldo, que nos confessou em 1ª mão que anda mortinho para deixar crescer o bigode, à bom macho português. E se sair da África do Sul como campeão do Mundo, CR9 já garantiu que vai ficar com um bigode digno de um puro lusitano. “Vou ficar com um bigode tão potente que até vai deixar o Toni com vergonha, tás a ver?”, promete o craque madeirense. Quando questionado sobre se um bigode farfalhudo será uma boa opção para combinar com as suas complicadas roupas de marca e acessórios brilhantes, Cristiano Ronaldo não hesita: “Vai ficar a matar!”, diz. Imagina assim uns brincos creme e uma camisola justa e cor-de-rosa, com uma malinha de mão e uns óculos de sol… Agora imagina tudo isto com um bigode! Vai arrasar, é garantido. E para as gajas, vai ser mais mortífero do que os meus livres directos. Elas adoram um bom bigode, como o Zézé Camarinha nos vem provando há muitos anos”, justifica o craque. Será que os colegas de CR9 também vão seguir o exemplo, e se Portugal for campeão do Mundo teremos uma equipa de bigodes?


CRAQUESDABOLA Trabalho, Trabalho...

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Joaquim Bravo é já um veterano do Optimus Champions, por isso cuidado com este Extremo que pode ser muito perigoso para as balizas adversárias. Adepto do Benfica, este é um médio ala à moda antiga, que acredita que “o trabalho sai sempre vencedor” e que por isso não vai dar um minuto de descanso aos oponentes, que terão de, no mínimo, trabalhar tanto como ele.

6

Não Vale a Pena Patins Nuno Pinto teve um momento alto na sua vida desportiva: já foi 5º classificado no campeonato nacional de hóquei em patins, facto pelo qual lhe queremos dar os sinceros parabéns. Mas avisamos já este Defesa Central que não vale trazer os patins para o relvado do Jamor, pois aqui para se deslocar só mesmo dando corda à chuteira.

Devagar Também Se Chega ao golo Sportinguista convicto, declara que o seu grande momento foi assistir a um Benfica-Sporting no 3º anel do Estádio da Luz. Agora vai poder assistir ao Optimus Champions mesmo em cima do acontecimento, no próprio do relvado, e até poderá jogar! O seu estilo é do género “devagar se vai ao longe”, o que pode dar sempre jeito para tranquilizar a equipa em momentos de stress.

Despachado “Ala que é Cardoso”, diz o nosso craque Samuel Sousa. Não, não é o Cardozo do Benfica, é só uma expressão antiga que significa algo como “Ala, que se faz tarde”, ou “Siga mas é para a frente”. Com uma atitude destas, qualquer treinador gostaria de poder contar com este avançado móvel e despachado, que só quer é bola para a frente. Nós aplaudimos!


Alguém o pára? Depois de uma excelente prestação no Optimus Champions 2009, Edgar Leal volta para a edição deste ano para espalhar o terror nas defesas. Avançado determinado e persistente, já foi campeão inter-escolas de corta-mato, por isso velocidade e resistência não lhe faltarão. Um aviso sério: as defesas que se cuidem!

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Mais Um Mosqueteiro? “Um por todos, todos por um” é a frase da moda. Ou isso ou então vamos mesmo contar com todos os Mosqueteiros no Optimus Champions. Frederico Viana é um deles, avançado sportinguista que certamente acredita que o segredo da vitória está na união. A ver se ele se porta em campo como um verdadeiro mosqueteiro: com arte, esforço e muita coragem.

7

Jogador de Equipa Houve uma vez em que Bruno Pires conseguiu equipar-se sem se cansar. Foi o seu grande momento desportivo. No Optimus Champions queremos elevar a fasquia, e gostávamos de ver este Central subir ao relvado e pelo menos fazer um passe sem cair para o lado de cansaço. Se não conseguir, pelo menos incentiva os colegas, como bom jogador de equipa que é.

Cuidado com os Subornos... Este Avançado benfiquista diz-nos que “tudo na vida tem um preço”, o que nos deixa um pouco de pé atrás, pois já estamos a imaginar Paulo Ferreira a tentar comprar árbitros e adversários para dar a vitória à sua equipa. O que vale é que a equipa de arbitragem do Optimus Champions é idónea e incorruptível, não se deixando levar nem por dinheiro nem por … fruta.


CRAQUESDABOLA Esforço e Querer

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Este Lateral com nome de craque, já foi um nadador exímio, mas agora é no relvado do mítico Jamor que tem de dar provas, e não na piscina. Sabemos que Rui Costa está no Optimus Champions para ganhar, pois nas suas próprias palavras “com esforço e querer tudo se consegue”. Ficam assim prometidos esforço e vontade, e se ainda houver algum talento, então teremos aqui um caso sério.

Homem de Sorte Há muito que se diz que “a sorte protege os audazes”, e Adriano Serrano, Defesa Central, assumiu esta frase como máxima de vida. Assim, deste benfiquista podemos esperar os cortes mais arrojados e muitos remates de longa distância, tudo com muita audácia, para ver se a Sorte corresponde. Se não houver Sorte, restará sempre a audácia, o que já é melhor do que nada.

8

E Então a Devoção?

Desportista Este craque, Miguel Angelo, que já venceu um troféu de Fair-Play, considera que “mais vale um pássaro na mão do que dois a voar”, que é como quem diz “mais vale um remate para dentro da baliza do que dois para a bancada”. Portanto, temos um Avançado prudente e cheio de desportivismo, o que só lhe fica bem. Certamente que irá abrilhantar ainda mais este Optimus Champions.

Apresentamos Carlos Aniceto, mais um grande sportinguista de gema, como se pode ver pela sua máxima: “Esforço, Dedicação e Glória”. O nosso craque esqueceu-se apenas de uma palavrinha que faz parte deste lema – Devoção. Sabemos que nestes tempos a dedicação à equipa é coisa rara, mas como no Optimus Champions ainda jogamos com amor à camisola, pedimos a Carlos Aniceto que traga também a Devoção para o relvado do Jamor.


Acreditar Sempre Hugo Feliciano, craque de coração azul e branco, tem consigo uma grande virtude: acredita sempre, mesmo que a sua equipa esteja a levar uma abada de 10-0. Assim, apesar de ser um Avançado, este jogador terá a função importantíssima de andar pelo campo todo a motivar os colegas e a fazê-los acreditar sempre. Será que vai ter sucesso?

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Energia (quase) Inesgotável Prevemos que Marco Fernandes, Médio Centro, seja uma das estrelas, neste ano, do Optimus Champions. Por uma simples razão: este craque já terminou uma mini-maratona, e quantos se podem orgulhar deste feito? Tudo bem, fê-lo com muitas paragens pelo meio, mas o que conta é o resultado final, por isso os adversários que contem com um craque que não desiste e vai até ao fim… nem que tenha de demorar o dia todo.

A Última Muralha Quando os adversários conseguirem bater a Defesa, ainda terão de ultrapassar este difícil obstáculo: Mário Santiago será um dos Guarda-Redes do Optimus Champions deste ano, e seguramente um dos mais complicados de bater. Nunca dá um desafio por perdido e não tem receio de nenhum avançado – a equipa que o levar ficará bem segura na defensiva.

9

O Campeão de Carica Gregório Bragança chega ao Optimus Champions com o estatuto de Campeão de carica, e ainda por cima na praia, que é a modalidade mais difícil! Será que este jogador tem o mesmo talento para o futebol? A avaliar pela máxima “Querer é poder”, diríamos que há aqui craque, mas às vezes é preciso um bocadinho mais do que só “querer”, por isso aguardamos pela participação de Gregório Bragança.


CRAQUESDABOLA Sempre Optimus

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Com o lema “lutar até ser Optimus”, Miguel Reis Pinto é um craque bem difícil de parar, pois a sua larga experiência no Optimus Champions torna-o numa das nossas estrelas mais cintilantes. Adepto do Futebol Clube do Porto, será uma das grandes referências e uma voz de comando na defesa da sua equipa.

Inovador José Silva identifica-se com a máxima “Inovação”, o que é óptimo pois nós gostamos de coisas novas e diferentes. No entanto, é bom não esquecer que no futebol está quase tudo inventado, e que para inovar estão lá os treinadores. Por isso, aconselhamos a José Silva que corra muito, finte muito, remate muito, mas que inove com moderação…

10

Tudo ao Molho e Fé… no Jesus

Espírito de Leão E aí está mais um Esforçado, Dedicado, Devoto e Glorioso craque com espírito de Leão, que há uns anos atrás quase que conseguia ser campeão distrital de juniores, mas só chegou a vice-campeão. Tem agora uma oportunidade para ser campeão a sério, num torneio a sério e com grandes adversários, como é este Optimus Champions 2010.

José Leitão é um Médio Centro daqueles que gostam de pensar o jogo, mas de preferência fora do relvado, porque assim não tem de correr tanto. Aliás, o seu ponto alto em termos de competição desportiva foi ser um suplente não utilizado, e há quem garanta que nessa posição ninguém é melhor do que José Leitão. Quanto à sua táctica preferida, é a velhinha “tudo ao molho e fé no Jesus”.

Mosqueteiros em Acção Pedro Pais, à semelhança de outros craques, também privilegia a união e o espírito de sacrifício, pelo que elege o lema “um por todos, todos por um” como filosofia para a sua forma de estar em campo. Avançado lutador, adepto do Benfica, promete ser mais um a levar para o Jamor o espírito dos verdadeiros mosqueteiros.


Querer e Correr Fernando Costa é um ex-campeão de Corta-Mato em equipas, pelo que está garantido que este Lateral vai andar à procura de acelerar o jogo quando puder. Quando puder e quando quiser, pois segundo este nosso craque, “querer é poder”. E se ele quer e pode ao mesmo tempo, ainda por cima com velocidade de Corta-Mato, está-se mesmo a ver que não vai ser nada fácil travá-lo.

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Nunca Desistir É com muito orgulho que Miguel Aires nos diz “Representei Portugal”. Achamos bem, agora gostávamos era de saber em quê: Berlinde? Sueca? Matraquilhos? Seja o que for, temos a certeza que deu o máximo, pois segundo o próprio “Campeão é aquele que nunca desiste”. É mesmo este tipo de atitude que procuramos para o Optimus Champions.

11

Guardião Veterano Faltou o “quase”... Este médio-centro benfiquista esteve quase para ganhar o Optimus Champions, mas faltou-lhe o tal “bocadinho assim” que faz a diferença entre campeões e não campeões. Esperamos que Rui Araújo venha com a vontade reforçada e que desta vez consiga mesmo levar o título para casa, até porque ele só sabe “jogar para ganhar”. Mais um com garra de campeão.

Para defender as redes de uma das equipas o Optimus Champions conta este ano com Duarte Nascimento, veterano destas andanças e portista assumido. O seu momento alto foi, como se adivinha, a conquista da Liga dos Campeões pelos azuis e brancos em 2004. Sabemos ainda que este craque gosta de arriscar e de… petiscar. Ora, isso é que pode não ser conveniente, pois precisamos dos nossos guarda-redes em grande forma.


CRAQUESDABOLA

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

P’ra frente só a Baliza... “P’rá frente é que é Lisboa!” é o grito de guerra de Luís Santos, defesa central e mais um craque a abrilhantar o Optimus Champions. Nós contrapomos, afirmando que Lisboa pode ficar para a frente ou para trás, dependendo da perspectiva. Mas o que nos interessa é que Luís Santos, no Jamor, se vire de frente para a baliza adversária e não para a direcção de Lisboa, pois os golos marcam-se mesmo entre os postes.

Guardião Matreco

12

Avançado Veterano Acostumado ao estrelato do Optimus Champions, Djassy Pinto é uma contratação segura para qualquer equipa: avançado experiente, tecnicista e possante, até já foi campeão de futsal noutras andanças que não estas. No entanto, deixa-nos uma dúvida: a sua máxima “quem está atrás que feche a porta” poderá significar que Djassy vai querer resolver tudo sozinho sem jogar com a sua equipa? A ver vamos…

Hugo Pires, como ex-finalista de uma competição de matraquilhos, escolheu a posição que mais se adequa à sua carreira desportiva: vai ser Guarda-Redes, que assim não terá de se mexer muito, tal como nos matraquilhos. Admiramos esta postura, e lembramos Hugo Pires que, tal como nos matrecos, no Optimus Champions também permitimos ao GuardaRedes rematar de roleta. Boa sorte!

Extremo Explosivo Com André Gomes, é “sempre a bombar!”, pelo que deste Extremo já sabemos com o que contar: loucas correrias pelas alas, grandes fintas em velocidade e espectaculares recuperações defensivas. Não se pode esperar menos de um homem que já fez a Meia-Maratona! Por isso queremos mesmo vê-lo a “bombar” até arrebentar.


O Bi-Campeão

O Goleador Apresentamos Bruno Ferrão, avançado fatal, já ganhou prémios de melhor goleador, e no dia 19, no Jamor, promete meter as defesas adversárias em alvoroço. Este craque não é de meias medidas e não gosta de “deixar para amanhã o que se pode fazer hoje”, por isso é que ele marca os golos todos de uma vez e parece que nunca está satisfeito. Um craque que vai precisar de marcação cerrada!

Desportista de Sofá Assistir pela televisão aos jogos da selecção nacional foi o melhor que Paulo Henriques já fez na sua carreira desportiva, pelo que prevemos que a participação no Optimus Champions se torne num novo ponto alto. Mas para isso é preciso a atitude e a garra dos campeões: “O fundamental é participar” é uma frase bonita e com muito fair-play, mas no Optimus Champions os treinadores querem é que os craques estejam prontos para massacrar o adversário.

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Alexandre Andrade já venceu o Optimus Champions por duas vezes, o que pode significar muita coisa: ou ele é mesmo um daqueles craques fantásticos que levam a equipa às costas, ou então é bafejado pela sorte e a equipa que o levar tem o troféu garantido. Único craque adepto da mítica Académica de Coimbra, vamos descobrir no dia 19 qual o segredo de Alexandre Andrade: Sorte ou Talento?

13


CRAQUESDABOLA O Bem-Disposto

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Depois de já ter vencido por uma vez o Optimus Champions, Jorge Nascimento volta ao melhor torneio de futebol do mundo para repetir a façanha. Defesa Central de grande categoria, não deixa nenhum lance por disputar, nunca desiste, e acima de tudo está sempre de cara alegre, o que acaba por lhe dar a simpatia dos adversários, que meiavolta lhe entregam a bola só porque sim. Grande craque!

Pés com Óculos?

14 Este nosso craque, benfiquista e ex-vicecampeão distrital, afirma ter “olhos nos pés”. Isso só pode ser bom, porque pés com olhos é coisa rara, mas que deve dar um jeitaço para jogar futebol. Resta saber se os olhos dos pés são 100% fiáveis ou se, por outro lado, sofrem de algum tipo de miopia. É que ainda não ouvimos falar de óculos para olhos nos pés…

Positivamente Ricardo Matos é outra das estrelas que vai abrilhantar mais uma final do Optimus Champions e uma das grandes promessas do melhor torneio do mundo, senão em futebol espectáculo pelo menos em optimismo. Este central de coração encarnado tem como máxima “continua tudo em aberto”, lá isso é verdade mas não por muito tempo…

Dar o Litro André Ciríaco estreia-se dia 19 de Junho no melhor torneio do mundo. Este extremo que já foi campeão nacional de estafetas diz ter como máxima “The more I pratice, the luckier I get”. Se é de treinos que estamos a falar preferimos citar Octávio Machado “Trabalho, trabalho, muito trabalho”.

Vontade de Vencer Pedro Leite parte para o Optimus Champions com grande entusiasmo, afirmando desde já que a edição de 2010 será o grande momento da sua vida desportiva. Isso é que é ter fé e moral! Gostamos de craques assim, ainda por cima este Extremo afirma convicto que “por vencidos não seremos conhecidos”, o que é bem verdade, pois no Optimus Champions a fama é só para os campeões e não para os derrotados.


Motorista?

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Vítor Fonseca vai voltar a brilhar já dia 19 em mais uma final do Optimus Champions, desta feita com as cores da «squadra azzurra». Ao que a redacção da Champions Magazine conseguiu apurar este central ao estilo Cannavaro é uma peça chave do “autocarro” italiano.

15

O Resistente Depois de ter conseguido uma excelente classificação em testes de cooper e de natação, Pedro Emídio vem agora para o Optimus Champions ajudar a equipa com a sua enorme capacidade de resistência, que será vital para segurar o meio campo. Vai ser vê-lo numa correria desenfreada para trás e para a frente sem parar, até porque este é daqueles que “nunca desiste”. Será que vai ter adversário á altura?

O Defensivo Ai está, o primeiro e único craque a assumir preferência por um estilo defensivo. Se for sincero, não lhe fica nada mal. Para este médio centro, futebol é “catennacio e fé no Mourinho”. É uma filosofia tão boa como qualquer outra, mas relembramos que o Mourinho não estará presente no Optimus Champions. No entanto, teremos a selecção italiana, que é capaz de fazer um catennacio quase tão bom como o do treinador português.

Style O lateral David Melro é já um habituée do melhor torneio do mundo. Este lateral de coração vermelho e branco ficou conhecido do nosso público pelo estilo dentro do campo, que dizem as revistas cor-de-rosa, é de fazer inveja ao holandês Edgar Davis.


CRAQUESDABOLA 1 Por Todos

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Nuno Santos é um dos 4 Mosqueteiros que dia 19 vão pisar o relvado do melhor torneio do mundo. As expectativas são altas depois da excelente época passada deste central que garantiu a taça aos boomerangues. Desta feita entrará de verde e amarelo ao peito, espera-se muito samba no pé...

1+ Pedro Borges volta aos relvados do Optimus Champions desta feita com as cores de Inglaterra. Também conhecido como o Frank Lampard tuga, Pedro Borges diz ter como máxima “Nunca é só um jogo”. De facto não é, mas é só um o vencedor do melhor torneio do mundo.

16

Afundar? Diogo Costa é mais uma das muitas estrelas que vão voltar a pisar o relvado do melhor torneio do mundo com a “pressão alta” da vitória na última edição. “Aproveitar o presente a pensar no futuro” parecenos ser por isso o rumo certo. Sabe-se que os adversários estão particularmente interessados em que meta água.

Juntinhos Gonçalo Cunha podia ser mais um dos Mosqueteiros que vão marcar presença nesta 7ª edição do Optimus Champions. Este central promete entrar em campo com uma adaptação do “um por todos e todos por um”, desta feita “a união faz a força”. Fica aqui um conselho, não tão juntinho a ponto que se atropelem…

Special 2 António Miguel Oliveira tem uma máxima bastante elucidativa para a final do Optimus Champions: ganhar sempre! Com um discurso destes este médio centro a alinhar com as cores de Inglaterra só pode ter sido pupilo do Mourinho no Chelsea.


Motivação

“Sono Italiano...”

O Informador Muito se tem especulado em relação à presença de Fernando Silva na grande final do Optimus Champions. Ao que a redacção da Champions Magazine conseguiu apurar sabe-se que o jogador tem acesso a informação privilegiada. Fala-se de ligações à comissão nacional de protecção de dados.

Carlos Marques é mais uma das estrelas a marcar presença no maior torneio do mundo. A este lateral ao serviço da Itália não falta motivação de tal forma que diz “andar sempre nos limite das capacidades”. Dizem as más-línguas que já há quem fale em doping na “pasta”…

Nova contratação Numa contratação de última hora, mesmo na altura do encerramento do período de transferências, Nuno Amaral decidiu assinar pela equipa do Brasil, neste Optimus Champions. Resta agora saber se Nuno Amaral estará à altura de tão grande desafio. Nós queremos acreditar que sim, mas este craque terá de o provar no Jamor.

Buenos Dias Matosinhos Se Rui Ferro quer repetir o feito do ano passado e levantar a taça do melhor torneio do mundo, a redacção da Champions Magazine tem um conselho: é bom que esqueça “OS ABIÕNZ LÁTRAZ” e ponha os olhos no relvado. Será que este médio centro ao serviço da Inglaterra o consegue?

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Não há nada como um jogador motivado e motivação é o que não falta ao avançado da Inglaterra, Sérgio Melro. Para este jogador “ querer é poder “ por isso o treinador da equipa dos three lions já sabe, se não marcar é única e exclusivamente porque não quis.

17


CRAQUESDABOLA Cabeça no Ar?

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

João Pedro Almeida vem para mais uma final do Optimus Champions com vontade ganhadora. No entanto o extremo ao serviço da selecção canarinha diz ter como lema “sempre para a frente e cabeça levantada”, pessoalmente ficamos preocupados com os cabeças no ar….

Fé Rui Quelhas é mais uma contratação milionária da selecção canarinha. Este médio diz “gostar de jogar no apoio ao ponta de lança”. Tanta solidariedade parece-nos suspeita, desconfiamos que o colega de equipa Kaka já o tenha arrastado para a igreja evangélica Renascer em Cristo. Será que a fé lhe vale?

18

Hoje Não, Sábado Xeque-mate José Medina vem para mais uma final do melhor torneio do mundo com a mentalidade necessária para dar a vitória à selecção canarinha, jogar para ganhar. A confirmar-se há quem já suspeite que o avançado será a escolha de Mourinho na próxima época para o lugar de Kaká.

Henrique Oliveira é mais uma das nossas estrelas altamente motivada e em excelente forma física sem denotar qualquer sinal de cansaço de final de época. Este avançado da “squadra azzurra” tem como lema “Viver hoje pois amanhã não se sabe”, aqui fica um conselho: jogar no Sábado pois no Domingo já não há.

Duracel Falar em Nuno Pereira é falar em dedicação e espírito de equipa, para este lateral da “squadra azzurra” o lema é “never ever surrender”. Não é por acaso que esta estrela é também conhecida como o coelho duracel, quem o vê dentro das quatro linhas não pode deixar de se surpreender o jogador “dura e dura…”.


Lagoa Azul?

Dedicação João Cacela é o exemplo do jogador que qualquer treinador ambiciona, mas que só a selecção verde e amarela tem. Para este lateral “o futebol vale todos os sacrifícios”. Será que isto quer dizer que este sábado podemos esperar muito sangue, suor e lágrimas?

E Mexe, Remexe... No próximo sábado dia 19 o melhor torneio do mundo promete trazer muito futebol espectáculo. A “jabulani” do Optimus Champions não pára no relvado por isso não é de admirar que Ricardo Marques venha para o torneio com a máxima “dá-lhe mais uma que ainda mexe”e ainda bem porque aqui não há pontos mortos.

Mosqueteiros Unidos Luís Bernardes é mais um dos Mosqueteiros convocados para o Optimus Champions 2010, juntando-se às vozes dos que clamam “Um por todos e todos por um”. O que precisamos é mesmo de gente assim, com espírito de equipa e de união. Ainda por cima este é um craque que ainda não teve o seu grande momento, que poderá muito bem surgir já no Optimus Champions.

O Diplomata A representar o país de sua majestade o lateral André Reis tem um discurso condigno, “boa disposição, fairplay e verdade desportiva” é o que promete levar para o melhor torneio do mundo. Apoiamos a intenção mas relembramos que o que faz o Optimus Champions é o jogo jogado.

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

A presença de José Estrada nesta final do Optimus Champions tem dado muito que falar, muitos têm demonstrado espanto em relação à frescura que este avançado da selecção verde e amarela consegue apresentar neste final de época. Ao que conseguimos apurar o jogador tem condições de estágio privilegiadas, fala-se em ligações a uma estalagem azul.

19


CRAQUESDABOLA Tranquilo…

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

A máxima de Mário Narciso é “tranquilidade, tranquilidade”, o que pode ser muito bom, pois a tranquilidade é meio caminho andado para fazer as coisas bem feitas. Por outro lado, faz-nos lembrar um certo personagem que dizia isso muitas vezes e não acabou lá muito bem… Vamos ver qual o resultado que sai da “tranquilidade” deste nosso Defesa Central.

100% Leão No Jamor, Estádio de todos nós, os clubismos costumam ficar á porta, mas para Rui Cabral será muito difícil livrar-se da alma de Leão verde e branco. Entre juras de Esforço, Dedicação, Devoção e Glória pela equipa que representa, o craque garante que o seu grande momento foi ver, ao vivo, o Sporting ser campeão 18 anos depois. Resta-lhe ser campeão no Optimus Champions.

20

Da piscina para o relvado Antigo nadador, João Gonçalves esteve quase a ir aos Jogos Olímpicos, mas a sua glória desportiva acabou por chegar agora, com a convocatória para o Optimus Champions 2010. Diz o craque que “o que importa é a diversão”, e nós concordamos, principalmente quando a diversão é acompanhada de uma vitória. De resto, esperamos que João Gonçalves não traga vícios da natação e não insista em… mandar-se para a piscina.

O último a chegar... Ivo Abreu foi o último a chegar ao estágio para o Optimus Champions 2010, mas nem por isso estará em pior forma do que os restantes craques. O treinador do Brasil, por quem Ivo Abreu vai alinhar, já confirmou que, apesar da sua entrada tardia, continua a contar com o talento deste jogador para alcançar a vitória.

Ainda Veio a Tempo Victor Filipe quase que não chegava a tempo de fazer parte desta grande festa, mas ainda conseguiu apanhar a tempo o “comboio” do Optimus Champions. Agora que a sua participação está assegurada, a equipa da Itália pode contar com o seu precioso contributo.


O Homem do Meio Campo

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Por muitas épocas, Rui Bento maravilhou os espectadores de futebol, dando garra e talento ao meio campo, onde quer que jogasse – passou pelo Benfica, Boavista e Sporting, mas foi ao serviço dos axadrezados que se sagrou campeão nacional. Assim, é com muito orgulho que apresentamos Rui Bento como um dos craques deste Optimus Champions.

Um Oceano de Talento Depois de nos ter deliciado durante anos com o seu futebol de grande nível, em Portugal e em Espanha; depois de ter brilhado nas edições do Optimus Champions de 2007 e de 2008; teremos de novo a presença de Oceano, antigo jogador do Sporting e da Selecção Nacional. Como sempre, este craque verdadeiro vai passar para os colegas a vontade de vencer: a equipa que contar com ele será séria candidata à vitória.

Carlos Manuel Estrela maior do futebol português, Carlos Manuel é a lenda viva do futebol, que volta a abrilhantar o melhor torneio de futebol do mundo. Conhecido pelas mudanças de velocidade e os cruzamentos cirúrgicos, uma coisa podemos garantir, na equipa de Carlos Manuel os jogadores “ até comem a relva se for necessário”.

21


TREINADORES José Nunes

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Em 2008, em Alcochete, como treinador da equipa “Boomerang” esteve quase, quase a vencer o Optimus Champions, não conseguindo por uns míseros 2 pontos. Em 2009 conseguiu ser campeão, pela mesma equipa. José Nunes volta agora com muita vontade de repetir a façanha e de se tornar bi-campeão.

22

Nélson Pereira Depois de uma estreia menos boa, no Optimus Champions de 2008, Nélson Pereira espera fazer bem melhor na edição deste ano. Há dois anos, treinou a equipa ADSL e não conseguiu nenhuma vitória, mas sabemos que isso só aconteceu por puro azar. Nesta edição o nosso treinador está bem preparado e pronto para mostrar o seu valor.

Paulo Pereira Foi treinador dos Kanguru, em 2008 na Academia de Alcochete, orientando uma equipa cheia de talento (onde se incluía o craque verdadeiro Oceano) e sagrandose campeão do Optimus Champions desse ano. É verdade que tinha matériaprima para ser campeão, mas merece o mérito de ter motivado a equipa e ter conseguido levá-la a levantar o troféu. Será que é para repetir?

EQUIPA DE ARBITRAGEM Man in Black Os nossos homens de negro têm um trabalho bem mais difícil do que Will Smith no filme, que se limitava a proteger a terra de um ataque extraterrestre. Só quem nunca participou no Optimus Champions é que pode não saber o quanto custa garantir que são 11 e somente 11 os jogadores de cada lado do relvado. O melhor torneio do mundo é bastante dado a aparições mágicas em campo, que têm muito pouco de ficção científica. E aqueles que pensam que a selecção brasileira está em vantagem desenganem-se, estes árbitros não aceitam fruta.


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

23

equipas

selecções optimus champions 2010


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

EQUIPAS

AGENDA

10H30 ITÁLIA – BRASIL 11H00 BRASIL - INGLATERRA 12H00 BRASIL – ITÁLIA 12H30 INGLATERRA - BRASIL


Treinada por José Nunes a equipa canarinha promete trazer muito samba no pé para esta final do melhor torneio do mundo. Quando muitos jogadores se queixam de não se conseguirem ouvir nem o treinador no meio de tanta vuvuzela, há quem diga que esta é a selecção mais preparada para se entender ou não andasse a treinar no sambódromo.

ANDRÉ AZEVEDO GOMES

NUNO MIGUEL AMARAL

DUARTE NASCIMENTO

NUNO PINTO

JOÃO CACELA

OCEANO

JOÃO PEDRO ALMEIDA

PAULO FERREIRA

JOSE ANGEL ESTRADA

PEDRO PAIS

JOSÉ LEITÃO

RICARDO MARQUES

JOSE MEDINA

RUI ARAÚJO

LUÍS SAMPAIO SANTOS

RUI MIGUEL CABRAL

MARCO FERNANDES

RUI QUELHAS

MARIO NARCISO

SAMUEL PAULO SOUSA

MIGUEL AIRES

TIAGO GIL

NUNO HENRIQUE DA SILVA SANTOS

IVO ABREU

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

CANARINHA


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

EQUIPAS

AGENDA

10H00 INGLATERRA - ITÁLIA 10H30 ITÁLIA – BRASIL 11H30 ITÁLIA - INGLATERRA 12H00 BRASIL – ITÁLIA


A equipa treinada por Nelson Pereira promete ser um osso duro de roer. Conhecidos por estacionarem o “autocarro frente à baliza dos adversários” os italianos contam ainda com outro trunfo nesta edição do Optimus Champions, Fernando Silva “o informador”. Com acesso privilegiado à informação há quem diga que a “squadra azzurra” já conhece as tácticas e as posições que os adversários vão apresentar em campo.

BRUNO JOSÉ FREIRE PIRES

JORGE PARREIRA

CARLOS ANICETO

LUIS FERNANDES

CARLOS MARQUES

MIGUEL REIS PINTO

DIOGO FERNANDO COSTA

NUNO PEREIRA

EDGAR LEANDRO FERREIRA MARTINS LEAL

NUNO SOUSA

FERNANDO SILVA

PAULO HENRIQUES

FREDERICO VIANA

RUI BENTO

GREGÓRIO BRAGANÇA GREGO

RUI MIGUEL COSTA

HENRIQUE OLIVEIRA

VALTER SOUSA

HUGO FELICIANO

VICTOR FILIPE

HUGO PIRES

VITOR FONSECA

JORGE MIGUEL ALMEIDA NASCIMENTO

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

SQUADRA AZZURA


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

EQUIPAS

AGENDA

10H00 INGLATERRA - ITÁLIA 11H00 BRASIL – INGLATERRA 11H30 ITÁLIA - INGLATERRA 12H30 INGLATERRA - BRASIL


Como sempre uma forte candidata ao título, a equipa inglesa vai ser dirigida no melhor torneio do mundo por Paulo Pereira. Conhecida por levantar a bola na área, diz-se que os ingleses querem entrar a matar e que contam com um reforço de fazer inveja a Dadá Maravilha, o brasileiro que pairava no ar tal e qual “helicóptero e beija-flor”.

ALEXANDRE ANDRADE

JOAQUIM MORAIS BRAVO

ADRIANO SERRANO

JOSÉ SILVA

ANDRÉ CIRÍACO

LUIS FRANCO BERNARDES

ANDRÉ REIS

MÁRIO SANTIAGO

ANTÓNIO MIGUEL OLIVEIRA

MIGUELÂNGELO

BRUNO FERRÃO

PEDRO BORGES

CARLOS MANUEL

PEDRO LEITE

DAVIDE MELRO

PEDRO MANUEL ANJOS EMIDO

DJASSY PINTO

RICARDO MATOS

FERNANDO COSTA

RUI FERRO

GONÇALO CUNHA

RUI RODAS

JOÃO GONÇALVES

SÉRGIO MELRO

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

OS TRÊS LEÕES


QUIZ Sabia que este é o 19º Mundial de Futebol, e o 1º a ser disputado no continente Africano? Sabia que o barulho de uma vuvuzela atinge os 127 decibéis e que a maior do mundo mede 35 metros de comprimento? Pois, apostamos que não sabia, assim como apostamos que não vai saber muitas das respostas a estas perguntas que lhe desafiámos a acertar. Teste o seu conhecimento sobre a Selecção Portuguesa e sobre os mundiais de futebol, e saiba as respostas na próxima edição da Champions CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Magazine.

30

Em que ano se disputou o 1º Mundial de Futebol, realizado no Uruguai? a) 1896 b) 1904 c) 1930 d) 1944 Qual foi o 1º Mundial de Futebol que contou com a participação de Portugal? a) Suécia, 1958 b) Brasil, 1950 c) Chile, 1962 d) Inglaterra, 1966 Portugal participou no Mundial de 1986, no México. Quantos golos marcou a Selecção nessa competição? a) Nenhum b) 2 c) 4 d) 8 Desde o seu início, em quantas fases finais do Mundial participou Portugal? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 No Mundial de 2006, na Alemanha, houve jogadores portugueses a fazer parte dos 23 jogadores escolhidos para a “Dream Team” da competição? a) Não, eram todos uns mancos b) Sim, no mínimo a equipa toda! c) Sim, apenas o Ricardo Carvalho d) Sim: foram o Ricardo, o Ricardo Carvalho, o Figo e o Maniche


O Mundial de 66, em Inglaterra, foi aquele em que Portugal conseguiu o melhor resultado: 3º lugar. Quem era o treinador da Selecção Nacional? a) Não havia, era cada um por si b) Otto Glória c) O Mourinho, claro d) José Maria Pedroto

a) Europa e América do Sul empatam, com 9 Mundiais cada b) Europa, com 10 Mundiais ganhos c) América do Sul, com 10 Mundiais ganhos d) Ásia Qual foi a final do Mundial que teve mais golos? a) Na Suécia, em 1958 (Brasil 5 – 2 Suécia) b) Nos EUA, em 1994 (Brasil 4 – 3 Itália) c) Em Espanha, em 1982 (Itália 6 – 1 Alemanha) d) Na Alemanha, em 2006 (Portugal 4 – 3 Alemanha) Qual a equipa que, na história dos Mundiais, ficou em 3º lugar por mais vezes? a) Brasil b) Alemanha c) Itália d) Suécia No Mundial de 1966, Eusébio foi considerado o melhor jogador da competição. Quantos golos marcou o avançado? a) Nenhum b) 5 c) 7 d) 9

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

Somando todos os Mundiais, qual foi o Continente que já amealhou mais títulos?

31


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

MAPA

32


Estádio Nacional - Jamor O Estádio Nacional do Jamor fica situado em Oeiras, na Av. Pierre de Couberlin. Para chegar lá, a partir de Lisboa, ficam aqui as indicações: 1. Deve entrar na Auto-Estrada A5, também chamada AutoEstrada da Costa do Estoril, em direcção a Cascais.

3. Mal sai da Auto-Estrada, deve fazer logo a 1ª curva para a esquerda, entrando na Av. Pierre de Couberlin. 4. Depois, percorra cerca de 400 metros até chegar ao Estádio.

CHAMPIONS MAGAZINE 2010

2. Na Auto-Estrada, vai passar pelo Parque Florestal de Monsanto, e deve sair na 6ª saída, em direcção a Queijas.

33 Coordenadas GPS | 38º42’35.68” N / 9º15’30.27” W

Programa 09h30 - Recepção dos convidados 10h00 - Jogo Inglaterra – Itália 10h30 - Jogo Itália – Brasil 11h00 - Jogo Brasil – Inglaterra 11h30 - Jogo Itália – Inglaterra 12h00 - Jogo Brasil – Itália 12h30 - Jogo Inglaterra - Brasil 13h15 - Almoço 14h30 - Entrega de prémios 15h00 - Fim do programa

apoios optimus champions:


CHAMPIONS MAGAZINE 2010

34

CHAMPIONSMAGAZINE ESTÁDIO NACIONAL NO JAMOR | EDIÇÃO 2010


OC 2010