Care'13

Page 1

JULHO . 2013 N.13

ÁGUA ELEMENTO VITAL

CRÓNICA

ABEL MESQUITA

Olhar em frente ENTREVISTA

PAU LO S A N TOS

“O armazém de Castelo Branco nos últimos dois anos cresceu 50% em vendas”



13.

EDITORIAL 04

CRÓNICA

ABEL MESQUITA

07

NOTÍCIAS

BREVES

08

OPTÍVA

PASSATEMPO

PATRÍCIA MOURA RAMOS MARKETING & COMMUNICATIONS DIRECTOR ALLIANCE HEALTHCARE

09

RECEITA CASEIRA O Verão chegou para nos alegrar, melhorar o nosso humor e nos ajudar a continuar a acreditar em dias melhores..

SALADA DE SALMÃO

10

Têm sido tempos em que somos diariamente colocados à prova e todos os obstáculos acabam por nos tornar mais fortes, inovadores, com uma maior capacidade de trabalho e acima de tudo mais solidários. Mas chegou a altura de recuperar forças e aproveitar o que de melhor o Verão tem para nos oferecer: dias maiores, o sol e o calor e as merecidas férias. Decidimos dedicar esta edição à água e à extrema importância que ela tem na nossa vida, como elemento vital, principalmente nesta época do ano, em que o cuidado em beber água deve ser redobrado.

TEMA DE CAPA

ÁGUA

Elemento vital

12

ESCAPE

IMAGEM DE CAPA: BananaStock/ BananaStock/ Thinkstock

ALJEZUR

14

ENTREVISTA

Nesta edição, temos também a crónica do novo Presidente do Conselho de Administração da Alliance Healthcare, Abel Mesquita.

PAULO SANTOS

16

Finalmente, desejo-lhe umas boas férias. Aproveite ainda as dicas que lhe damos nas rubricas Receita Caseira, Escape e Vitamina e se é tempo de férias é tempo de reflexão e de seguir em frente para um futuro melhor.

FARMÁCIA DE SERVIÇO

FARMÁCIA TELES

18

LIVROS E CD

VITAMINA PROPRIEDADE: Alliance Healthcare, S. A.

614 700

.

.

DIRETOR DE PUBLICAÇÃO: Nuno Vasco Lopes

serviço Custom Publishing da Pure Ativism FAX: 218 614 799

comercializada

.

.

WEBSITE: www.alliance-healthcare.pt

E-MAIL: geral@alliance-healthcare.pt

.

.

.

DIRETORA EDITORIAL: Patrícia Moura Ramos

PERIODICIDADE: Bimestral

TIRAGEM: 2 500

.

.

.

EDITORA: Clara Henriques

.

DESIGN E PAGINAÇÃO:

MORADA: Rua Projectada à Rua 3 da Matinha, Bloco A 1oC - 1950-327 Lisboa

.

TELEFONE: 218

A revista Care’ destina-se apenas a clientes e parceiros de negócio da Alliance Healthcare e não pode ser


CRÓNICA ABEL MESQUITA

4

ABEL MESQUITA PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA ALLIANCE HEALTHCARE

OLHAR EM FRENTE A Alliance Healthcare Portugal é o maior grossista de medicamentos a operar em Portugal e a sua quota de mercado cresce continuamente. Assumimos esta liderança do mercado com orgulho, mas, acima de tudo, com muito sentido de responsabilidade. Todos conhecemos as dificuldades que a distribuição grossista e as farmácias atravessam atualmente em Portugal. A nossa primeira responsabilidade é, por isso mesmo, não ignorar nem temer essas dificuldades. Não podemos ignorar as dificuldades, porque o facilitismo conduz normalmente a maus resultados. Nem podemos temer essas dificuldades, porque precisamos de coragem para as enfrentar e vencer. A Alliance Healthcare tem feito, por isso mesmo, uma gestão prudente mas determinada da sua atividade. Em plena crise nacional, a empresa investiu na modernização e no aumento da sua capacidade de logística, para servir melhor as farmácias. Melhorou também os seus procedimentos e a equipa de colaboradores está fortemente motivada para o crescimento da empresa. Mas, devemos ter os pés assentes na terra. O futuro da Alliance Healthcare não depende só dos acionistas, da equipa de

gestão e dos colaboradores. Nós estamos a fazer o que nos compete. Mas, o nosso esforço tem de ser acompanhado pela devolução de sustentabilidade ao setor grossista e às farmácias. Só o regresso a condições de sustentabilidade pode criar o clima de confiança, necessário ao investimento e à criação de emprego. Enquanto tal não acontecer, a insolvência atual do setor grossista e das farmácias continuará a fazer vítimas. Quanto ao futuro, apesar das grandes dificuldades atuais, acreditamos que a crise atual do setor do medicamento será ultrapassada. Não há Sistema de Saúde sem acessibilidade da população aos medicamentos, nem há acessibilidade aos medicamentos sem sustentabilidade do sistema de distribuição. Acresce que o serviço que prestamos é público e a garantia do seu funcionamento é uma das atribuições do Estado. Por isso mesmo, mais cedo ou mais tarde, a política de austeridade imposta ao setor terá de ser reavaliada. Quanto mais tarde pior. Com esta esperança no futuro, asseguro-vos que a Alliance Healthcare continuará, entretanto, a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para responder cada vez melhor às expectativas das farmácias.


BREVES

5

TOMADA DE POSSE DA ANF No dia 17 de Maio tomaram posse os novos corpos sociais da Associação Nacional das Farmácias (ANF), em cerimónia que teve lugar no auditório do Museu da Farmácia. Paulo Duarte chega à Presidência da ANF depois de mais de 10 anos como secretário-geral e de um ano como vice-presidente da Direção da Associação. Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e com um MBA em Gestão de Informação pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, iniciou a sua atividade profissional na Indústria Farmacêutica, na Johnson & Johnson. Foi secretário-técnico da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA e secretário-geral da Ordem dos Farmacêuticos. Caracterizando a sua candidatura como “o assumir de responsabilidades de uma nova geração”, Paulo Duarte reforçou, ao longo de toda a campanha, que

PAULO DUARTE CHEGA À PRESIDÊNCIA DA ANF DEPOIS DE MAIS DE 10 ANOS COMO SECRETÁRIO-GERAL E DE UM ANO COMO VICE-PRESIDENTE DA DIREÇÃO DA ASSOCIAÇÃO.

o setor “tem de resistir no presente e projetar o futuro, com respeito por um passado que fez das Farmácias portuguesas uma referência nacional e internacional”. Com esse objetivo, o novo presidente da ANF propõe “construir um novo modelo de Farmácia que garanta a sua sustentabilidade”. Paulo Duarte defendeu na cerimónia, que contou com a presença do ministro da Saúde, Paulo Macedo, a necessidade de construir “um novo contrato social em que o Estado e as farmácias se comprometam a assegurar, de acordo com um novo modelo, uma assistência farmacêutica de qualidade às populações”. Afirmou ainda que “as farmácias querem mais direitos e mais obrigações, mais qualidade, mais competências e mais responsabilidades”, sublinhando que “querem prestar mais serviços à comunidade e ajudar a resolver os problemas de saúde que continuam a existir” sendo “justamente compensadas de acordo com o valor que a intervenção represente para o Sistema de Saúde e para a saúde dos portugueses”.


6

BREVES

SERVIÇO DE AUDITORIA DE STOCKS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL No seguimento do anunciado na apresentação da Política Comercial da Alliance Healthcare para o ano de 2013, já se encontra disponível para todos os clientes do segmento PLATINA+, o Novo Serviço de Auditoria e Consultoria de Stock (ACS). No atual contexto económico, este serviço é uma ferramenta bastante útil no apoio à gestão das Farmácias. O Serviço de Auditoria e Consultoria de Stocks (ACS) é composto por três fases distintas: Recolha de Dados; Elaboração do Relatório; e Apresentação presencial de Conclusões. Com base nos dados fornecidos pela Farmácia é elaborado um relatório focando uma análise global do stock da Farmácia, da evolução das vendas e da rentabilidade associada, sendo também incluída uma análise

detalhada das várias categorias Sifarma. Este relatório, elaborado num prazo aproximado de 15 dias, será posteriormente apresentado e discutido com a Farmácia. A Alliance Healthcare continua assim empenhada em fortalecer a sua parceria com as farmácias trazendo-lhe as melhores e mais inovadoras soluções para o seu negócio.

Está disponível para todos os clientes do segmento PLATINA+, o Novo Serviço de Auditoria e Consultoria de Stock

iStockphoto/ Thinkstock

PARCERIA COM A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA AO SERVIÇO DA FARMÁCIA

Desde 2001 que a Alliance Healthcare, em parceria com vários laboratórios farmacêuticos, promove junto das Farmácias diversas ações de formação sobre temas muito diversificados e adequados à realidade do mercado farmacêutico nacional. Os temas são variados e vão desde a contraceção, ao cuidado na muda da fralda, à importância da intervenção farmacêutica no tratamento da Doença Venosa Crónica até aos cuidados com parasitas internos e externos em animais de companhia. Todos os temas têm como objetivo ajudar a farmácia no seu aconselhamento diário. A formação proporcionada pela Alliance Healthcare e pelos laboratórios farmacêuticos é mais um serviço que apoia a farmácia e vem trazer valor acrescentado ao negócio. Prova deste apoio são os números correspondentes ao primeiro semestre de 2013, em que a Alliance Healthcare organizou doze formações que chegaram a mais de 1200 formandos.


BREVES

7

A Alliance Healthcare tem vindo a estabelecer Protocolos com várias Faculdades de Farmácia do país com o objetivo de potenciar o início de carreira dos jovens farmacêuticos. A Alliance Healthcare promove, ao abrigo destes Protocolos, o contacto direto com a realidade do mundo empresarial aos futuros farmacêuticos através de Visitas de Estudo às suas instalações. A empresa premeia ainda o mérito académico através do Cheque Melhor Aluno do Ano e fomenta a formação contínua com vários patrocínios em Congressos.

iStockphoto/ Thinkstock

ALLIANCE HEALTHCARE APROXIMA-SE DAS UNIVERSIDADES

Foram celebrados protocolos com universidades de Farmácia para apoiar futuros farmacêuticos

iStockphoto/ Thinkstock

MAIO FOI O MÊS DO CORAÇÃO A Fundação Portuguesa de Cardiologia organizou o seu habitual “Desafio do Coração” no Estádio Universitário de Lisboa nos dias 9, 10 e 11 de maio. Este evento traduziu-se num circuito pedonal, adequado a toda a família, com várias “estações” onde as pessoas receberam informações sobre a prevenção cardiovascular e tiveram a oportunidade de fazer alguns rastreios, bem como receber alimentos saudáveis. A Alliance Healthcare fez a promoção interna deste evento e participou através de voluntariado. Ainda em Maio, foi organizado em parceria com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, um Dia do Coração na Alliance Healthcare em que todas as delegações receberam uma variedade de folhetos informativos sobre a prevenção cardiovascular e fruta fresca. Uma equipa especializada visitou ainda todas as delegações da Alliance Healthcare, para efetuar um rastreio cardiovascular a todos os colaboradores.


8

BREVES

A Alliance Boots, que detém uma participação de 49% na portuguesa Alliance Healthcare, comunicou recentemente os resultados anuais, para o ano terminado a 31 de março de 2013, com um crescimento de 12,7% em relação ao ano anterior. A Alliance Boots registou um lucro de 952,3 milhões de euros no ano fiscal de 2012-2013 (março). O volume de faturação ultrapassou os 26,5 mil milhões de euros, com o resultado operacional a crescer 7,4%, para os 1497 milhões de euros. O relatório anual do Grupo refere ainda que o cash-flow operacional se situou em cerca de 1.950 milhões de euros.

iStockphoto/ Thinkstock

ALLIANCE BOOTS CONTINUA A CRESCER

A Alliance Boots registou, mais uma vez, um crescimento de dois dígitos nos seus resultados anuais

o p m e t a Pass OPTÍVA

A gama de hidratação e higiene da pele da Boots Laboratories – Optíva e a revista Care’, juntaram-se para lhe propor um grande desafio que não conseguirá recusar. FOTOGRAFE A SUA GAMA DE HIDRATAÇÃO PREFERIDA (OPTÍVA) COM A SUA REVISTA DE ELEIÇÃO (CARE’) E AS 10 FOTOGRAFIAS MAIS CRIATIVAS GANHAM 1 KIT COMPLETO DE HIDRATAÇÃO OPTÍVA.

O KIT CONTÉM: 1 Optíva Aqua serum 1 Optíva Bálsamo Olhos Radioso

1 Optíva Creme dia Proteção Diária 1 Optíva Espuma de Limpeza Refrescante 1 Optíva Bálsamo Corporal Conforto

ACEITE ESTE DESAFIO E OFEREÇA À SUA PELE UMA APARÊNCIA MAIS SAUDÁVEL. Para participar basta enviar, até ao dia 16 de Agosto, a sua fotografia e os seus dados para geral@alliance-healthcare.pt indicando: NOME FARMÁCIA LOCALIDADE TELEFONE E-MAIL

.

.

.

.

OFERTA VÁLIDA PARA AS 10 PARTICIPAÇÕES MAIS ORIGINAIS (1 PARTICIPAÇÃO POR FARMÁCIA) OS VENCEDORES SERÃO CONTACTADOS NA PRIMEIRA SEMANA DE SETEMBRO


RECEITA CASEIRA SALADA DE SALMÃO

Salada de Salmão SAUDÁVEL E FRESCO

Agora que o calor se instalou nada melhor que refeições mais leves, saudáveis e acima de tudo frescas. As saladas sabem bem em qualquer altura mas é no Verão que estamos mais predispostos a prepará-las, pois são frescas, práticas, fáceis de preparar e por norma todos acabam por gostar.

Hemera/ Thinkstock

É uma forma prática de surpreender a família ou amigos num típico almoço de calor. A nossa sugestão de salada de salmão é para quatro pessoas e alia a salada com os sabores mediterrâneos a que estamos habituados.

Receita

INGREDIENTES

PREPARAÇÃO

1 alface 2 ovos 200g salmão fumado 1 iogurte grego natural 1 colher de sopa de mostarda 1 ramo de cebolinho

Em dez minutos começamos por cozer os ovos, colocando-os em água fria e deixando-os ferver, com um pouco de sal. Depois de cozidos deixe-os arrefecer e tire então a casca, passando-os por água fria e posteriormente corteos aos bocados. A preparação do molho é simples, basta juntar o iogurte grego à colher de sopa de mostarda e mexer até atingir o tom amarelo, acrescentado um pouco de cebolinho. Depois começamos por lavar bem a alface, partindo-a aos bocados para o recipiente onde a vamos servir. Colocamos o molho por cima da alface e espalhamos as fatias de salmão fumado na salada. No final colocamos o ovo e temos a salada pronta a servir!

9


10

TEMA DE CAPA ÁGUA

iStockphoto/ Thinkstock

ELEMENTO VITAL


TEMA DE CAPA ÁGUA

11

A água é um recurso natural indispensável à vida no nosso planeta. A água é o principal constituinte das células humanas e está presente em todos os processos fisiológicos e bioquímicos que ocorrem no corpo humano, assegurando as funções vitais do organismo. Em média a água representa entre 52 a 60% do peso corporal de um adulto.

cartilagens provoca movimentos abrasivos quando existe um qualquer movimento ósseo resultante de uma deficiente hidratação das extremidades ósseas; Regulação do trânsito intestinal; Hidratação corporal, contribuindo para uma pele saudável, lisa e suave; Prevenção da formação de cálculos renais e redução do risco de infeções urinárias; Essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção e de excreção.

A água é o elemento central da nutrição humana. Na Roda dos Alimentos a água está localizada ao centro uma vez que é essencial para a vida e faz parte de quase todos os alimentos.

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NO NOSSO ORGANISMO

Num recém-nascido, a água corresponde a cerca de 75 a 80% do peso. Até aos 12 meses de idade, o teor de água do organismo é de 60% e na adolescência alcança o valor de 59% no sexo masculino e 56% no feminino. Esta diferença deve-se à maior quantidade de tecido adiposo existente no organismo feminino.

IDADE / SEXO

ÁGUA EM % DO PESO CORPORAL

Recém-nascido até aos 6 meses

74

Até 1 ano

60

De 1 aos 12 anos

60

Homens dos 12 aos 18 anos

59

Mulheres dos 12 aos 18 anos

56

Homens dos 19 aos 50 anos

59

Mulheres dos 19 aos 50 anos

50

Homens e mulheres a partir dos 51 anos

56

O organismo apresenta uma quantidade constante de água, mantendo um equilíbrio entre a excretada por meio da urina, fezes, suor, vapor da respiração, perdas insensíveis e a água adquirida pela ingestão dos alimentos e o consumo de água no decorrer do dia.

. . . .

A água participa em várias funções no organismo: Transporte de nutrientes (vitaminas, proteínas, hidratos de carbono e sais minerais) para o interior das células e substâncias tóxicas (ureia) para fora do organismo, resultantes dos processos metabólicos; Transporte de enzimas, hormonas e células sanguíneas; Regulação da temperatura corporal, eliminando o excesso de calor através da transpiração e a perda de água insensível presente no organismo; Efeito lubrificante das articulações. A desidratação nas

.. . .

BEBA ÁGUA! A quantidade de água existente no organismo humano é mantida constante mesmo durante longos períodos da vida. Para isso, é necessário que haja um equilíbrio entre disponibilidade de água e nutrientes adequados na alimentação diária. O equilíbrio entre a ingestão e a perda de líquidos é fundamental para a manutenção da saúde e da vida. A regulação do balanço hídrico depende de mecanismos hipotalâmicos de controlo da sede, da hormona antidiurética, da capacidade da função renal em reter ou excretar água e das perdas por respiração e transpiração.

RECOMENDAÇÕES PARA UMA HIDRATAÇÃO EFICAZ:

. . .

Beber cerca de 1,5-2L de líquidos por dia (água, leite, sumos, chás) complementando com alimentos ricos em água (sopas, saladas, frutas); Beber pequenas quantidades de cada vez e frequentemente ao longo do dia, antecipando a sensação de sede; Aumentar a ingestão de líquidos em situações de atividade física, temperaturas ambientais elevadas e/ ou ambientes secos, alimentação rica em sal, casos de doença acompanhados de febre, vómitos ou diarreia, na gravidez e aleitamento; Ter em atenção os sinais associados a desidratação tais como: sede, urina de cor intensa e com cheiro, cansaço, dor de cabeça, perda de capacidade de concentração, atenção e memória; Ter especial atenção com a hidratação nos grupos mais vulneráveis, tais como as crianças e idosos.

. .

ANA FONSECA FARMACÊUTICA

CURIOSIDADES. . .

. .

Sabia que podemos sobreviver cerca de 50 dias sem comer, mas podemos morrer em poucos dias (em média quatro dias) por falta de água no organismo; Uma hidratação adequada envolve o consumo de cerca de 3 litros de água/dia.


12

ESCAPE ALJEZUR

ALJEZUR O OUTRO ALGARVE

Entre as colinas do noroeste algarvio encontra-se Aljezur, o outro Algarve menos massificado e com a sua natureza quase intocada Para grande parte dos portugueses estes são os meses em que aproveitam para desfrutar das merecidas férias, como tal deixamos a sugestão da bela localidade de Aljezur. Tem um património natural diversificado, é um destino turístico alternativo que proporciona a descoberta e a aventura em cenários naturais com espécies animais e vegetais únicas em toda a Europa. A zona histórica que se estende pela encosta oferece uma vista pitoresca com ruelas calcetadas e casas caiadas. Mas falar de Aljezur é falar da Costa Vicentina que tem o que muitos consideram as melhores praias de Portugal, com amplas extensões de dunas de areia embelezadas pelas falésias, apenas as falésias, sem construções. É o destino de eleição para os adeptos do surf mas também das famílias, as praias de Arrifana, Odeceixe, Amoreira, entre outras, sem esquecer as lagoas naturais, ideais para as crianças. Aproveite para se deslumbrar com as alterações da paisagem, passando das dunas para a envolvência do estuário. A juntar à natureza temos a gastronomia, pois Aljezur é o maior produtor de batata-doce do País, presente por isso em grande parte dos seus pratos, sem esquecer o peixe fresco e a grande diversidade de marisco que formam um cardápio de sonho. LOCAIS A VISITAR

CASTELO DE ALJEZUR O castelo mouro do século X foi construído para guardar o antigo porto fluvial que servia outrora de acesso ao mar, e foi uma das últimas fortalezas mouriscas do Algarve a ser capturada durante a reconquista cristã no século XIII. A vista panorâmica das duas torres, das muralhas e da cisterna na cimeira na colina é única.

IGREJA DA MISERICÓRDIA Localizada no centro histórico, a igreja original do século XVI foi reconstruída no século XVIII após o sismo de 1755, que nos presenteia com a sua porta renascentista.

MUSEU MUNICIPAL Situado no edifício da antiga câmara municipal do século XIX, encontram-se obras de arte, vestígios arqueológicos descobertos na região. Há ainda uma secção etnográfica com exemplares de alfaias agrícolas e uma reconstituição do interior de uma casa tradicional de Aljezur.

RIBÂT DE ARRIFANA No cimo das falésias da Ponta da Atalaia, com uma vista panorâmica sobre a costa, encontramos a fortaleza mourisca do século XII, uma das maiores da Península Ibérica, em que as escavações revelaram a existência de várias mesquitas, um minarete e um muro de orações na direção de Meca. ONDE COMER

RESTAURANTE PONT’A PÉ É um ponto de paragem obrigatório na Costa Vicentina para saborear a genuína gastronomia local, com grande influência da proximidade com o mar, a costa Vicentina. É um restaurante que alia a simpatia à comida, com esplanada e os produtos sempre frescos. Deixe-se deliciar pelo queijo alentejano, a salada de polvo, o imenso marisco da costa, os percebes, mexilhão, navalheiras, o peixe, desde o sargo, o robalo ou o linguado. Experimente ainda o arroz de polvo à moda da Arrifana, a caldeirada de peixe, ou o Bife à Pont’a Pé e termine com um pudim de batata-doce ou bolo de batata-doce. ONDE FICAR

HERDADE MONTE DO SOL Localizada em Aljezur, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, este hotel dispõe de Vilas autossuficientes com terraços privados, redes de descanso, piscina exterior e vistas para a paisagem rural, perfeita para caminhadas ou ciclismo. A praia mais próxima encontra-se a 1 km e tem ao seu dispor estacionamento privado e gratuito no local.

PRAIA DE ODECEIXE


Hemera/ Thinkstock


PAULO SANTOS Diretor do ArmazĂŠm de Castelo Branco


ENTREVISTA

15

Paulo Santos é Diretor do Armazém de Castelo Branco da Alliance Healthcare, e explica como tem vindo a aumentar as suas vendas de ano para ano.

GOSTARÍAMOS QUE NOS FALASSE UM POUCO DE SI E DO SEU PERCURSO PROFISSIONAL.

Foi passado todo ele na Alliance Healthcare, onde trabalho desde 2002. Fui contratado como Farmacêutico Adjunto / Gestor de Conta, em Setembro de 2002, e assumi as funções que tenho neste momento em Janeiro de 2003. FALE-NOS SOBRE O SEU DIA A DIA ENQUANTO DIRETOR DO ARMAZÉM DE CASTELO BRANCO ALLIANCE HEALTHCARE.

Enquanto diretor do Armazém de Castelo Branco, cabe-me a mim garantir que todos os indicadores a que a empresa se propõe são atingidos, tendo por base a satisfação do cliente, sendo isso que nos move diariamente. Os indicadores são exigentes, tal como os nossos clientes. É necessário um planeamento e gestão rigorosos, para que nada falhe na concretização dos objetivos da empresa. Acompanho diariamente, bastante de perto, todas as áreas do armazém, e posso afirmar que sou mais um “homem do terreno” do que propriamente de “secretária”.

feito um modelo de gestão familiar em que toda a gente se conhece. A rotatividade das pessoas é muito baixa, sendo que, se não contarmos com a última contratação que fizemos este ano, a pessoa que está há menos tempo já tem sete anos na empresa, o que contribui, e muito, para a coesão e estabilidade da equipa. Uma das grandes qualidades de grande parte das pessoas que aqui trabalham é a polivalência, muita gente tem conhecimento do trabalho desenvolvido em quase todas as áreas do armazém. A desvantagem de sermos o armazém mais pequeno é que gostaríamos de ser maiores e é para isso que trabalhamos todos os dias.

“O armazém de Castelo Branco, nos últimos dois anos, cresceu 50% em vendas”

NA ALLIANCE HEALTHCARE MEDIMOS MENSALMENTE O NOSSO DESEMPENHO NOS MAIS VARIADOS INDICADORES COM O OBJETIVO DE ATINGIR A QUALIDADE DE SERVIÇO A QUE NOS COMPROMETEMOS COM A FARMÁCIA. QUAL O SEGREDO, E TENDO EM CONTA QUE ESTAMOS A FALAR DE UM ARMAZÉM COM AVIAMENTO 100% MANUAL, PARA OS EXCELENTES RESULTADOS?

É verdade, o armazém de Castelo Branco tem mantido ao longo dos anos performances bastante interessantes e, nos últimos dois anos, aumentou cerca de 50% as suas vendas. Penso que o que mais contribui para isso é o espírito de equipa que se foi construindo ao longo deste tempo que permitiu formar uma equipa muito coesa e que se conhece bastante bem. O ARMAZÉM DE CASTELO BRANCO É O MAIS PEQUENO DA ALLIANCE HEALTHCARE. CONSIDERA, ESSE FACTO, UMA VANTAGEM OU UMA DESVANTAGEM? PORQUÊ?

Há sempre vantagens e desvantagens em tudo. Sendo um armazém pequeno, onde neste momento trabalham 14 pessoas, sem contar com a empresa subcontratada que faz a distribuição, permite que seja

QUAIS SÃO OS GRANDES DESAFIOS QUE O SETOR DA DISTRIBUIÇÃO FARMACÊUTICA ENFRENTA ATUALMENTE?

Dado o contexto económico-social do país, a que o setor da saúde não é alheio, colocam-se vários desafios à distribuição farmacêutica. O primeiro diz respeito às Farmácias e Alliance Healthcare nas mais variadas áreas em que há uma preocupação permanente no sentido de proporcionar todas as condições para prestar um bom serviço em todos os aspetos aos seus clientes. O exemplo mais premente são os Grupos de Compras, que permitem às Farmácias uma grande poupança e que ajuda bastante nos tempos que correm. Outro exemplo são as plataformas de comunicação entre a Alliance Healthcare e as Farmácias que são uma grande mais-valia reconhecida pelos clientes. Por outro lado é importante fortalecer os laços com a indústria farmacêutica, estabelecendo parcerias com reconhecidas mais-valias para todas as partes. A redução do preço do medicamento e das margens para todos os intervenientes da cadeia são dois fatores que pesam muito sobre este setor.

QUANDO NÃO ESTÁ A GERIR O ARMAZÉM DE CASTELO BRANCO, COMO OCUPA OS SEUS TEMPOS LIVRES?

Quando não estou a trabalhar tenho três formas de ocupar os meus tempos livres, passo tempo com a família, que é bastante difícil durante a semana, adoro viajar, é das coisas que mais gozo me dá fazer, e fazer desporto, principalmente corrida, mas neste momento confesso que já não o faço há algum tempo.


16

FARMÁCIA DE SERVIÇO

FARMÁCIA TELES

Lisboa DIRETORA TÉCNICA:

Nesta edição, a equipa da Care’ ficou por Lisboa, mais propriamente na zona de Alcântara onde foi recebida na Farmácia Teles e esteve à conversa com a Dra. Maria Antónia e restante equipa. A Farmácia Teles é provavelmente centenária, percebe-se pela sua arquitetura, mas não se confirma pois ninguém sabe ao certo a data da sua construção. Antes da conversa se iniciar percebeu-se o que de mais valioso tem esta “casa”: a sua equipa. Há um grande espírito de coesão que sobressai quando se entra porta a dentro. É de tal forma notório que a entrevista foi realizada ao balcão pois havia uma condição: promover a equipa, a Farmácia Teles no seu todo, sem espaço para protagonismos. E assim foi. A história da Farmácia Teles pelas mãos da família da Dra. Maria Antónia remonta aquando terminou a sua licenciatura em Farmácia e o seu pai, ligado à indústria farmacêutica comprou-a e iniciou assim a sua carreira de farmacêutica. Também a origem do seu nome não é conhecida, mas sempre se chamou Teles e assim a mantiveram para que fosse sempre reconhecida nesta zona lisboeta. São cinco os colaboradores ao dispor dos utentes na Farmácia Teles, uma equipa que mistura a experiência com a juventude, “ótima, uma equipa coesa e empenhada” é assim que a descrevem. A “responsabilidade” recai para o senhor António, por ser o mais velho, o que tem mais experiência, e os restantes, mais novos, mas com um empenho incrível naquilo que fazem. O lema da Farmácia Teles é provavelmente o seu segredo e que todos os doentes que por lá passam conhecem bem: prestar um serviço de qualidade. Há uma enorme vontade de satisfazer os clientes. Por diversas vezes são dadas muitas voltas, as necessárias para se encontrar aquele medicamento, que mesmo

Dra. Maria Antónia Leitão

sem grande mais valia para a farmácia permite dar ao cliente aquilo que precisa. O empenho, o fazer as coisas com sinceridade, naquilo em que acreditam, o vender apenas aquilo que consideram bom, é o que os seus clientes podem esperar. Há ainda a política de experimentar os produtos que vendem, a Dra. Maria Antónia confidencia que usa a gama Serum7 da Boots Laboratories, é fã e aconselhaos. Os utentes acreditam nas suas palavras, pois são com seriedade e sinceridade, experimentam e gostam, a Boots Laboratories é uma aposta ganha porque fideliza muitos clientes. A relação que mantêm com a Alliance Healthcare é de uma profunda parceria, uma relação de amizade, pois reveem-se nas pessoas, simpáticas e empenhadas naquilo que fazem, para além de gostarem de trabalhar com os seus produtos.

Conheça o segredo do sucesso da Farmácia Teles, a coesão e espírito de equipa, a procura incansável pela satisfação do cliente Desde o seu início muita coisa mudou, a equipa, as condições de trabalho, agora melhores com a informatização e as obras que mudaram a estética e aspeto da Farmácia. As próprias pessoas também mudaram, se antes eram frequentes as pessoas mais idosas, hoje em dia muitos dos seus clientes são jovens o que ajudou a dinamizar a atividade. É uma farmácia lisboeta, sim senhor, e recomendam a quem passar pela zona de Alcântara que não deixe de visitar a Farmácia Teles e a Tapada da Ajuda.



18

VITAMINA

LIVROS

CD

Império dos Homens bons

Nunca é tarde

O “Império dos Homens Bons” é o romance do jornalista e autor Tiago Rebelo, também autor de grandes sucessos como «O Último Ano em Luanda», «O Tempo dos Amores Perfeitos» e «Uma Noite em Nova Iorque».

Um engenheiro reformado à beira de completar 70 anos surpreende o filho, viajante profissional que nunca assentou, num almoço de domingo, para uma aventura: uma viagem a dois. Depois de duas garrafas de vinho, estes dois homens, com ideias de vida distintas decidem seguir numa volta ao continente africano.

TIAGO REBELO

Este novo romance remonta ao ano de 1847, em que na pequena vila de Inhambane, poucas famílias esquecidas pela coroa portuguesa lutam heroicamente para impor uma nova civilização em território africano. Acabado de se ordenar em Lisboa, o jovem padre Joaquim Santa Rita Montanha é enviado para Moçambique com a missão de prestar apoio espiritual aos europeus e evangelizar os indígenas. O seu sonho de realizar uma obra que fique para a história depara-se com dificuldades que parecem insuperáveis. Apesar de todos os obstáculos, o padre Montanha nunca desiste e, em breve, torna-se o pilar desta pequena sociedade branca rodeada por milhares de guerreiros de tribos hostis, que goza de invulgar prestígio mas não abdica de uma paixão arrebatadora pela escrava Leonor, com quem vive um amor proibido. O Império dos Homens Bons é resultado de uma minuciosa pesquisa sobre a vida deste homem singular e a recriação histórica de uma época de grande romantismo em África. Trata-se de um retrato de época brilhante e de enorme talento.

CARLOS CARNEIRO

O desafio já era por si grande, mas para o tornarem ainda mais complicado, escolhem como meio de transporte uma velha Renault 4L. Carlos Carneiro filho e Carlos Carneiro pai mal podiam imaginar o que o futuro lhes reservava. Foram oito meses ao volante da Renault 4L pelo continente africano em que saíram de Azeitão apenas com algumas pilhas de impressos e dólares no bolso. Depois de anos de separação, a aventura de 40 mil quilómetros, com as suas adversidades e peripécias, tornou-os mais próximos do que nunca. Tendo como pano de fundo o deserto e a savana, “Nunca é tarde” relata uma jornada que atravessa 27 países e, acima de tudo, como uma relação fundamental na vida de duas pessoas, a de pai e filho, pode renascer numa grande aventura.

There’s a flower in my bedroom LUISA SOBRAL

Luisa Sobral editou o seu álbum de estreia em 2011 e tem sido desde então reconhecida, em Portugal e internacionalmente, como uma das cantoras e compositoras mais promissoras do panorama musical português. “There’s a Flower in My Bedroom” é o segundo álbum de Luisa Sobral que sucede ao multi-galardoado ‘The Cherry on My Cake’. Contou com a produção de Mário Barreiros, célebre músico e produtor de álbuns de bandas como Clã, Ornatos Violeta e Silence 4, entre outros, que apresenta o single de estreia do disco ‘Mom Says’. Neste disco, Luisa Sobral reuniu participações de luxo. Jamie Cullum canta em dueto com Luisa no tema ‘She Walked Down the Aisle’ e António Zambujo no tema ‘Inês’. Mário Laginha empresta a sua mestria nas teclas no tema ‘The Last One’ e nos arranjos de cordas do disco, as quais ficaram a cargo do Quarteto de Cordas de Matosinhos. Em “There’s a Flower In My Bedroom” encontramos uma Luisa Sobral mais madura, com as experiências que ganhou através das suas aventuras no estrangeiro bem assimiladas, e sem medo de visitar territórios e explorar caminhos fora do universo jazz que tão bem a caracteriza.




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.