Page 1

1


2


3


Mercado de saúde global se reúne em mais uma edição da MEDICA Aconteceu de 13 a 16 de novembro de 2017, em Düsseldorf, Alemanha, mais uma edição da MEDICA, maior feira de saúde do mundo, e da COMPAMED, feira internacional líder no mercado de fornecedores para o setor de tecnologia médica. Do total de 123.500 visitantes profissionais, mais de 60% eram de 130 países estrangeiros, com destaque para China, Índia, Colômbia e Nepal.

4


“A MEDICA e a COMPAMED sempre tiveram um alto impacto internacional. Os principais tomadores de decisão do mundo se reúnem no evento e podem conferir a grande variedade de soluções oferecidas para a cadeia de saúde”, diz Joachim Schäfer, diretor-gerente da Messe Düsseldorf, promotora das feiras. Com relação aos expositores da MEDICA, 5.100 eram de países diferentes da Alemanha, representando 66 nações através de inovações que englobam todas as necessidades do setor de cuidados ao paciente. Neste ano, uma das novidades foi o lançamento da MEDICAlliance, que permite aos expositores e visitantes participar de outras feiras médicas em mercados continentais atraentes. “Com base em nossas principais feiras mundiais MEDICA, REHACARE e COMPAMED, oferecemos experiência em eventos globais envolvendo toda a cadeia de suprimentos para atendimento médico e reabilitação, bem como os produtos fornecedores correspondentes e os serviços sob este novo rótulo”, explica Horst Giesen, diretor global de Saúde e Tecnologias Médicas da Messe Düsseldorf. As feiras MEDICA em Mumbai, Nova Deli, Singapura, Bancoque, Suzhou, a Medical Manufacturing Asia (em Singapura) e a Integration (Moscou), além de outras, fazem parte da MEDICAlliance. A nova marca abrange toda a atividade de comércio global da Messe Düsseldorf e suas subsidiárias no setor de saúde, incluindo parcerias estratégicas para eventos, como a Hospitalar (São Paulo) e a Zdravookhraneniye (Moscou). A parceria com a Meditech Colômbia (Bogotá) é nova, e o acordo de cooperação foi assinado por Werner M. Dornscheidt, CEO da Messe Düsseldorf; Tom Mitchell, CEO da Messe Düsseldorf North America; e Andrés López-Valderrama, CEO da Corferias Bogotá (organizadora da Meditech) no primeiro dia da MEDICA 2017. “A Colômbia é um dos mercados que registra o maior crescimento da tecnologia médica em língua espanhola na América Latina. Em termos de estratégia, é importante que possamos agregá-los à MEDICAlliance”, afirma Dornscheidt, enfatizando o significado desse envolvimento no futuro: o volume de vendas para o mercado colombiano de tecnologia médica aumentou 1,3 bilhão de dólares e deverá crescer pelo menos 20% até 2019, com uma cota de importação de 80%.

5


EVENTOS PARALELOS Para responder aos interesses dos visitantes internacionais, a MEDICA apresentou novos formatos de eventos, destacando temas de relevância internacional. Por exemplo, a conferência MEDICA Academy foi um evento certificado de treinamento avançado para médicos de uma ampla gama de disciplinas. O seminário “Handing Over Practices” foi procurado com grande interesse. Segundo a Associação Nacional de Médicos Estaduais de Seguro de Saúde, quase um em cada quatro médicos na Alemanha está planejando desistir de sua prática nos próximos cinco anos. Atualmente, o tema da prevenção de infecções é importante para públicos nacionais e internacionais, por isso, o assunto foi tratado nos seminários MEDICA Academy e no novo fórum MEDICA Labmed. A partir dos vários pontos de vista dos diferentes profissionais médicos, foram abordadas as viagens médicas e a migração mundial para trabalho cooperativo interdisciplinar a fim de lutar contra o aumento de resistência e da multi-resistência com suficientes medidas de higiene e terapias que atendam os guidelines.

Os fóruns integrados e as conferências que os acompanham, como a MEDICA Medicine + Sports Conference, para medicina desportiva e preventiva, e a DiMiMED – conferência internacional médica militar e catástrofe, entre outros, também ajudaram os profissionais a encontrar seu grupo de estudos e debater as principais questões relacionadas à sua especialidade.

COMPAMED Realizado junto com MEDICA, a COMPAMED reforçou sua reputação como um importante evento internacional para o mercado de fornecedores de produtos médicos, registrando quase 800 expositores de 35 países. As empresas e os institutos de pesquisa mostraram suas soluções de alta tecnologia, apresentando-se como parceiros qualificados para o desenvolvimento de inovações no setor. Este ano, os destaques foram os componentes miniaturizados, utilizados em wearables ou implantes, como por exemplo, sensores, baterias recarregáveis ​​e tecnologia RFID. 6


Já os fóruns MEDICA Health IT e o MEDICA Connected Healthcare mostraram que a informatização está penetrando em todos os setores de cuidados médicos, e esta é uma tendência que veio para ficar. A viabilidade econômica e a fácil utilização de dispositivos de tecnologia médica são as principais prioridades em termos de garantia de vendas. Quaisquer aplicações que disponibilizem informações relevantes para o atendimento com a maior rapidez possível estão em alta demanda. Programas de computação móvel em tablets e smartphones são exemplos disso, juntamente com seus aplicativos. Isso leva a uma outra tendência: desmaterialização. Com mais e mais sistemas, dispositivos e produtos, a inovação é predominantemente baseada em novas soluções de software e menos em hardware. Este equipamento também está se tornando mais compacto e leve, sem redução no desempenho. Um sistema de ultrassom constituído apenas por uma combinação de transdutor, smartphone e aplicativo foi um dos destaques na MEDICA 2017. Graças ao desenvolvimento inovador do transdutor, a ultrassonografia tornou-se uma opção inclusive em cardiologia, uma das disciplinas mais exigentes.

Sobre wearables, muitas inovações foram apresentadas na feira para diversas aplicações, como diabetes ou doença cardíaca, através de um tratamento de feridas com uso de emplastros inteligentes. A start-up alemã Humotion aproveitou o novo MEDICA StartUp Park para apresentar um sistema de sensores integrado em tecido, que permite que toda a dinâmica de movimento de um paciente seja capturada com grande precisão, fornecendo informações valiosas para médicos e terapeutas de pessoas com problemas ortopédicos ou pacientes geriátricos. Sob o tema “Uma nova era para hospitais”, a 40ª Conferência do Hospital Alemão dedicou-se a consultas sobre política de saúde após as eleições parlamentares, cobrindo também a digitalização e a garantia de qualidade clínica, entre outros temas. Mais de 2.000 pessoas participaram desta plataforma de informação e comunicação dirigida aos diretores e administradores dos hospitais alemães. O evento incluiu a Conferência Hospitalar Europeia, como em todos os anos.

Anote na agenda! A próxima MEDICA + COMPAMED acontece em Düsseldorf, na Alemanha, de 12 a 15 de novembro de 2018

www.medica-tradefair.com 7


9


O Brasil marcou presença nesta edição da MEDICA mostrando como o evento incrementa os negócios das empresas participantes e aumenta sua visibilidade no mercado mundial, favorecendo as exportações.

10

Mais uma vez, a ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e Laboratoriais organizou o Pavilhão Brasileiro, que já é reconhecido como um dos principais no evento. As companhias que estiveram no espaço são associadas da entidade e fazem parte do Brazilian Health Devices (BHD), projeto desenvolvido em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, cuja missão é fomentar as exportações das indústrias brasileiras de dispositivos médicos e odontológicos.


São elas: Atrasorb, BCF, Bhio Supply, Bio Brasil, Bioclin, Biomecanica, Bionnovation, Biotecno, BMR, Casex, Cimatec, Contronic, Corcam, DAF Estek, DFV, Drillermed, Duan, Exatech, Fipase, HPBIO, Ibramed, Instramed, Kolplast, LB, Lifemed, Loktal, Lupetec, Magnamed, Medicone, Medpej, Novus, Olsen, Ortho Pauher, Phoenix, Samtronic, Schioppa, Scitech, Signo Vinces, Sismatec, Spine Implantes, Timpel, Traumec, Volmed e Wama. Também integraram a comitiva outras parceiras da associação. Fora no Pavilhão Brasileiro participaram as empresas Carci e Fanem, com estandes próprios, dentro de sua área de atuação.

Relacionamento

Gabriel Isaacsson, gestor do projeto BHD da Apex-Brasil; Clara Porto, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO; Jarbas Barbosa, diretor-presidente da Anvisa; Maíra Rezende, analista de investimentos da Apex-Brasil; e Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO

A MEDICA 2017 marcou a primeira ação do novo convênio da ABIMO com a Apex-Brasil. Segundo a gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO, Clara Porto, não poderia ter sido melhor: “Esta edição foi excepcional para o Brasil em termos institucionais, pois fizemos contatos com outras associações, agências de governo e parceiros que nos auxiliarão no projeto durante o próximo ano”, conta. Clara destaca a parceria com a Fenin – Federación Española de Empresas de Tecnología Sanitaria, congênere da ABIMO na Espanha. Um acordo de cooperação será assinado em março, durante uma feira odontológica naquele país. “Ainda tivemos conversas com associações do Reino Unido, agências de governo da Alemanha e do Japão.” Laísa França, coordenadora de promoção comercial da ABIMO, apresentou a entidade durante fechamento da parceria com a Fenin

11


As empresas concluíram negócios acima de suas expectativas, conforme relata o superintendente da ABIMO, Paulo Henrique Fraccaro. “Elas foram para a Alemanha prontas para ser competitivas – tanto quanto os outros players do setor – em preço, qualidade e inovação nos produtos.” Mais de 500 mil dólares em negócios foram fechados durante a feira e mais de US$ 10 milhões estão previstos para os próximos 12 meses.

12


Gabriel Isaacsson, gestor do projeto BHD da Apex-Brasil, diz-se muito feliz em participar com a ABIMO, pois a edição 2017 da feira demonstra a consolidação de um caminho percorrido nos últimos anos. “É com muita felicidade que vemos a maioria das empresas com operações ativas, fazendo manutenção de contatos e pavimentando de forma sólida o crescimento dos negócios internacionais da saúde brasileira.”

Happy hour Já tradicional no evento, o Brazilian Happy Hour reuniu no Pavilhão Brasileiro convidados de vários países para um encontro com música brasileira, comidas e bebidas típicas, com o objetivo de impulsionar o relacionamento entre clientes e empresas.

Fotos: André Bezerra

13


Hospitalar marca início das comemorações de seus 25 anos A Hospitalar promove relacionamento e negócios entre os players do mercado, oferecendo um espaço dedicado a toda cadeia do setor, trazendo soluções e proporcionando o diálogo para a melhoria da Saúde no Brasil e na América Latina. Em maio de 2018, comemora 25 anos de atuação e, para marcar essa data, lançou durante a MEDICA sua nova logomarca e organizou um coquetel para falar das novidades e ações relativas à comemoração. Gerar visibilidade para as empresas exportadoras brasileiras em mercados internacionais foi um dos pontos de atuação da Hospitalar na feira alemã. “Estamos presentes nos principais eventos nacionais e internacionais destacando a importância da nossa atuação em tecnologia, facilities e indústria em toda a área da saúde”, ressalta Jean-François Quentin, presidente da UBM Brazil, responsável pela Hospitalar.

Catálogo Hospitalar Exporter Durante a MEDICA, a Hospitalar realizou um coquetel para o lançamento do Catálogo Hospitalar Exporter em parceria com a Publimed Editora, responsável pela Revista Hospitais Brasil, e com o apoio da ABIMO e da Apex-Brasil. O programa visa contribuir para o aumento das exportações de produtos, equipamentos e serviços da indústria brasileira da saúde de modo geral, além de ampliar e otimizar as visitas internacionais recebidas pelos expositores durante a Hospitalar. Os participantes do projeto recebem um selo do programa e possuem apoio na divulgação em eventos como FIME, ExpoMedical, Medica, Arab Health e HIMSS Las Vegas.

Adilson Furlan de Mendonça, diretor geral da Publimed Editora, e Jean-François Quentin, presidente da UBM Brazil

14


Novo portal

Mais ações Além do novo logotipo, a Hospitalar está com um novo portal de conteúdo exclusivo para a área da saúde. Atualidades do mercado, lançamentos da indústria, últimas novidades em tecnologia, facilities e reabilitação e entrevistas com os principais players da saúde estão disponíveis no endereço hospitalar.com. A partir de janeiro, o portal será o único meio de credenciamento gratuito para visitação à Hospitalar. Aqueles que não se credenciarem online antecipadamente ainda poderão fazer o cadastro no local e dia do evento, mas será cobrada uma taxa de entrada no valor de R$ 50. Já na grade de conhecimento, a Hospitalar destaca os principais eventos que realiza juntamente com seus parceiros com foco exclusivo em inovação, atualização e novos negócios: o CISS – Congresso Internacional de Serviços de Saúde, o HIMSS@Hospitalar – International Digital Healthcare Forum, o espaço Facilities e a área de Reabilitação. O evento acontecerá entre os dias 22 e 25 de maio de 2018, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Fábio Stringhini, gerente comercial da Hospitalar; Viviane Santos, gerente de marketing da Hospitalar; Diane Coelho, gerente de contas da Hospitalar; Jean François Jacques Louis Quentin, presidente da UBM Brazil; Rodrigo Moreira, diretor de estratégia da UBM Brazil; e Matheus Elage, coordenador de vendas internacionais da Hospitalar Fotos: Frank Metzemacher

15


“Em parceria com a ABIMO, organizamos a logística do Pavilhão Brasileiro, assim como o tão famoso Happy Hour” Iramaia Kotschedoff

Novo equipamento da Ibramed auxilia em tratamentos estéticos IRAMAIA assessora visitantes e expositores brasileiros na Alemanha Tanto expositores quanto visitantes profissionais ou técnicos puderam contar, em mais esta edição da MEDICA, com a equipe da IRAMAIA GmbH, prestadora de serviços e atendimentos especializados em feiras de negócios na Alemanha e no Brasil, há mais de 30 anos no mercado. A diretora, Iramaia Kotschedoff, acompanha as empresas brasileiras na feira desde a sua primeira participação, quando havia apenas quatro expositores. “Em parceria com a ABIMO, organizamos a logística dos estandes, assim como o tão famoso Happy Hour. O Brasil foi o primeiro país a fazer algo do tipo na MEDICA, e o resultado foi tão positivo que muitos outros começaram a fazer também. Mas, sem dúvida alguma, o nosso extrapola qualquer expectativa. A música e a famosa caipirinha, unidas à alegria e ao acolhimento, típicos da cultura do país, são atrativos sem concorrência”, expõe a profissional.

Há 10 anos, a Ibramed participa da MEDICA e, segundo Daniel Blanco Marques, da área de comércio exterior, sempre retorna com bons contatos e projeção de negócios futuros. “A feira nos auxilia muito na manutenção de mercados, nos possibilitando reunir com distribuidores já efetivos e buscar novos parceiros”, expõe. Este ano, a empresa levou para o evento o lançamento Thork, um equipamento de ondas de choque para reabilitação física e estética. No Brasil, é conhecido como “martelinho de ouro”, devido à grande eficácia nos tratamentos estéticos. A Ibramed exporta para todos os continentes e foca, principalmente, no mercado norte-americano. “Esse ano tivemos um crescimento sustentável de nossas exportações. Estamos evoluindo nessa área de forma gradativa, acompanhando o desenvolvimento da empresa de um modo geral”, explica. Para o próximo ano, o plano é de expansão para outros mercados e de lançamentos de novos equipamentos.

Por 27 anos, a empresa agenciou também acomodações em casas de família. No entanto, desde julho deste ano, este serviço foi transferido para Ana Kreter, que fundou a Kreter Internationals Fairs & Event Management. “Estou convicta de que fiz a escolha certa, pois, além da excelente formação acadêmica, Ana possui os valores necessários para que tanto os clientes quanto os locatários continuem a usufruir de um trabalho altamente personalizado e qualificado”, explica. Em resumo, os serviços oferecidos pela IRAMAIA são: assessoria na escolha da montadora de estande e contratação de serviços terceirizados, como assessoria de imprensa, estudo de mercado, inserção de produtos na Alemanha, marketing e relações públicas. “No momento, estamos focando no vinho e no chocolate brasileiros, setores que estão em ascensão. Temos um enorme prazer em acompanhar as empresas em um mercado tão competitivo e desejado como o alemão”, finaliza.

Mais informações no site www.iramaia.com 16

Thork

Ricardo Sousa, diretor, e Daniel Blanco Marques, da área de comércio exterior

ibramed.com.br (19) 3817-9633


17


EXPOSITORES EM DESTAQUE

Unidade Híbrida Duetto® 2386

A empresa exporta para mais de 135 países e tem investindo no fortalecimento de novas frentes comerciais no exterior

Fanem participa da MEDICA visando reforçar a visibilidade dos seus produtos no mercado mundial A multinacional brasileira Fanem, que fabrica produtos nas áreas de neonatologia e laboratorial, participou mais uma vez da MEDICA, apresentando seus equipamentos inovadores em total conformidade com os padrões de qualidade do mercado internacional. “A empresa sempre enxergou o mercado externo como foco vital para competir lado a lado com os produtos dos grandes players mundiais, por isso investe 8% do seu capital em pesquisa e desenvolvimento. Este é um trabalho incessante e hoje a exportação tem uma representatividade muito grande em nossos negócios. Com os aprimoramentos constantes, esperamos aumentar ainda mais nossa presença no mercado externo”, ressalta Rubens Massaro, superintendente comercial. Em sua linha neonatal, a principal novidade é a premiada Unidade Híbrida Dueto 2386, a primeira incubadora brasileira de funções híbridas de berço aquecido e incubadora, que incorpora agora a renomada tecnologia Masimo Rainbow, agregando parâmetros fisiológicos que, somados à Oximetria (SpO2) e Frequência Cardíaca (FC), permitirão uma visão mais completa da evolução do paciente, mensurando, por exemplo, Hemoglobinas Totais (SpHb); Metahemoglobina (SpMet); Índice de Variabilidade Pletismográfica (PVI); Índice de Perfusão (PI) e Barra da Qualidade do Sinal. Este tipo de equipamento proporciona excelente versatilidade para utilização em todas as situações de cuidado ao recém-nascido, como unidade de terapia intensiva neonatal, sala de parto e berçário.

18

Djalma Luiz Rodrigues, diretor executivo

fanem.com.br (11) 2972-5700


Já na linha laboratorial, a Fanem lançou a nova família de Câmaras de Conservação de Imunobiológicos 3357, com design exclusivo, empregando o conceito Design Thinking. Sua concepção levou em conta pesquisas com usuários e normas internacionais, resultando em excelente usabilidade, equilíbrio térmico e eficiência no consumo de energia. O projeto incorporou investimentos em modernos processos industriais de alta tecnologia. Quase todos os seus componentes são de fabricação própria.

Aspirador Cirúrgico DIAPUMP® Colibri

Foi apresentada também a linha de aspiradores DIAPUMP® Colibri, que recebeu recentemente as certificações do INMETRO e da ANVISA no Brasil. Disponibilizados tanto nos modelos microprocessados como nos analógicos, os aspiradores robustos e, sobretudo, silenciosos, possuem elevado poder de aspiração e são adequados a diversos ambientes, com a melhor relação custo-benefício. A Fanem exporta seus produtos para mais de 135 países e, nos últimos anos, vem investindo no fortalecimento de novas frentes comerciais no exterior. Além de uma fábrica em Guarulhos, escritórios em São Paulo e Jordânia, conta com outras duas fábricas, sendo uma em Bangalore, Índia, e outra em fase final de implantação, em Guadalajara, no México. Possui também um escritório na Jordânia, em Amã, e uma rede organizada de representantes em todos os países em que atua.

Câmaras de Conservação Hematoimuno Modelo 3357

Além de uma fábrica em Guarulhos, SP, conta com mais duas fábricas, uma na Índia e outra em implantação no México

À esquerda, Rubens Massaro, superintendente comercial

19


EXPOSITORES EM DESTAQUE

BC 100 Opus 30X

Soluções da Opuspac automatizam unitarização de medicamentos

O grupo tem três unidades no Brasil, mais uma no Texas, Estados Unidos, e outra recém-inaugurada em Barcelona, Espanha

A Opuspac é formada por engenheiros que desenham, patenteiam e produzem soluções diferenciadas para automação de processos hospitalares. “Somos uma empresa brasileira que cresceu e hoje está presente no mundo. O grupo tem três unidades no Brasil, mais uma no Texas, Estados Unidos, e outra recém-inaugurada em Barcelona, Espanha”, conta Victor Eduardo Basso, diretor comercial. Atualmente, a marca tem soluções em 14 países, mas, no final desta etapa, deverá estar em 38 nações. “No próximo ano, teremos 40% da produção de máquinas indo para o exterior”, avisa. Segundo ele, o processo de exportação se dá passo a passo, com a criação de estruturas de assistência, investimento no mercado e oportunidades aproveitadas. Durante a MEDICA, a companhia mostrou seu compromisso com o mercado europeu e o alto nível de suas soluções. O destaque foi o Sistema Opuspac, que consiste em um conjunto completo – Software + Máquinas + Materiais + Informação, que opera em todas as fases da unitarização, desde o corte do blister à confecção da embalagem hermética, com metodologia para induzir a leitura dos textos, baseado em dados com layouts e informações de 700 medicamentos e instruções para reduzir o desperdício de material e melhorar significativamente a segurança do paciente.

Roberto Sant’Ana, Victor Eduardo Basso e Rodrigo Bitencourt Osório

Faz parte do conjunto a máquina Opus 30X, desenvolvida para unitarizar blisters cortados, ampolas, frascos e kits no mesmo equipamento, com rápida troca de formato, em apenas três minutos. Ela embala e imprime informações e códigos em um rolo de material com as embalagens pré-confeccionadas. Outra máquina que faz parte da solução é o Cortador de Blister BC 100. Com ele, é possível realizar uma média de 2.000 cortes por hora. Como o corte é feito simultaneamente a outras operações, praticamente todo o tempo para essa atividade é economizado.

20

opuspac.com (19) 3878-1036


EXPOSITORES EM DESTAQUE DUDA

Coari

Kit Cell Preserv

MEDICA é fundamental para movimentar as exportações da Kolplast

Fundada em 1998, em São Paulo, a empresa é referência em produtos médicos descartáveis para ginecologia, proctologia e dermatologia

Participante da MEDICA há mais de 20 anos, inicialmente por iniciativa própria e depois dentro do Pavilhão Brasileiro – organizado pela ABIMO e pela Apex-Brasil –, a Kolplast conquistou clientes, amadureceu vários de seus processos regulatórios e produtivos, elevou seu padrão geral de embalagem e entendeu definitivamente as demandas do mercado internacional. De acordo com o Dr. Benedito Fittipaldi, diretor médico e presidente do Conselho de Administração, a empresa tem clientes fiéis em diversos países, sendo o mais expressivo deles na França. Além disso, exporta para Dinamarca, Chile e Bulgária. “Nossas exportações crescem a uma taxa aproximada de 5% ao ano. Elas representam cerca de 7% do faturamento geral”, revela. Segundo Fittipaldi, a MEDICA é uma ferramenta fundamental para aumentar a visibilidade de qualquer marca mundialmente e, no caso da Kolplast, é a única utilizada com esse propósito, por ser considerada de longe a melhor oportunidade oferecida a produtores nacionais para atingir mercados internacionais, inclusive aqueles nem pensados. “Nossa participação na edição 2017 foi consistente, como sempre. Alguns processos iniciados em anos passados estão em fase final de consolidação”, expõe.

Benedito Fittipaldi e Nivea Fittipaldi, diretores

Entre os produtos apresentados no evento está o Kit Cell Preserv, método que permite diagnóstico citológico e de exames biomoleculares, como o HPV. É composto por uma solução preservativa de células, escova cervical com ponta protegida, espátula de Ayre plástica, lâmina para citologia líquida e espéculo. Já o Dispositivo Uterino de Dilatação do Anel Cervical (DUDA®) é destinado a preservar a permeabilidade do canal do colo do útero após procedimentos cirúrgicos agressivos. Por fim, o Coari é um dispositivo para auto coleta de conteúdo celular vaginal. Atua como protagonista na detecção do vírus HPV e rastreamento do câncer do colo uterino.

kolplast.com.br (11) 4961-0900 21


EXPOSITORES EM DESTAQUE

Além de dois escritórios no Brasil, a empresa inaugurou, neste ano, unidades nos Estados Unidos, México e Portugal

Passarini mostrou seus serviços na área de regulação de produtos para a saúde Há quatro anos participando da MEDICA, a Passarini Regulatory Affairs é especializada em regulação de produtos para a saúde no mercado nacional e internacional, bem como em processos de certificações requeridas para produtos e empresas fabricantes. Paulo Passarini, diretor

“Nosso objetivo na feira foi fazer contato com companhias de todo o mundo que tenham interesse em introduzir seus produtos no mercado brasileiro e também com aquelas que desejam iniciar seu processo de exportação para o mercado americano e europeu, mostrando pessoalmente os diferenciais e a qualidade dos nossos serviços”, ressalta Lucas Rodrigues, CKO (Chief Knowledge Officer). De acordo com ele, o cenário regulatório mundial nos últimos anos mudou de forma significativa e, com isso, tem conseguido acompanhar os países que fazem parte do IMDRF – International Medical Device Regulators Forum. “A Passarini tem seguido de perto essas mudanças para que possamos minimizar os impactos nos nossos clientes e sempre buscar as melhores estratégias para o atual cenário”, explica. A companhia procura proporcionar aos clientes um entendimento do ambiente regulatório no qual seu projeto se encontra e fazer com esse seu desenvolvimento seja tranquilo e seguro, sem surpresas e complicações. “O Brasil passou nos últimos anos por um período difícil, que se mostrou diferente em 2017. Acreditamos que 2018 será um ano de crescimento e retomada de nossa economia, por isso, aproveitar esse momento e apostar em um novo mercado pode ser fundamental para as organizações.” Entre os principais serviços oferecidos pela Passarini estão: registro/cadastro na Anvisa, certificação Inmetro, certificação BPF – Nacional e Internacional, marcação CE, representante europeu, aplicação no FDA, US Agent, hosting service, implantação de Sistema de Gestão da Qualidade, treinamentos, auditoria nacional e internacional. 22

rapassarini.com.br (16) 3421-8488 | (47) 3804-0075


EXPOSITORES EM DESTAQUE

BabyMag

FlexiMag Plus

OxyMag

Magnamed é reconhecida em mais de 50 países por suas inovações

Desde 2009 a empresa participa da MEDICA, que é uma grande vitrine para a busca de distribuidores e a apresentação de seus equipamentos

Empresa brasileira voltada para o mercado de cuidados intensivos especializada em ventilação pulmonar, a Magnamed se destaca pela inovação inteligente e pelo desenvolvimento de equipamentos médicos hospitalares de alta tecnologia, eficiência e qualidade que ajudam a preservar vidas. É reconhecida em mais de 50 países, como Colômbia, África do Sul, Chile, Bolívia e Oriente Médio, por seu profundo conhecimento e pela busca constante por novas soluções para o mercado. O comércio com outros países representa 40% dos negócios. “Com a obtenção do FDA, pretendemos aumentar em 30% as exportações”, ressalta Reginaldo Damião, gerente da área. Desde 2009, a Magnamed participa da MEDICA, que, segundo Damião, é uma grande vitrine para buscar distribuidores e exibir seus equipamentos. Um dos destaques desta edição foi o OxyMag, premiadíssimo ventilador de transporte da empresa. Com tecnologia de ponta, permite a ventilação de paciente neonato, infantil e adulto. Basta que o profissional de saúde acione o perfil correto para que o equipamento inicie a ventilação adequada, economizando preciosos minutos que seriam gastos para ajuste. A bateria é outro diferencial, com capacidade para até seis horas.

Adna Abaji , Maher Oueslati, Ronaldo Yamada e Reginaldo Damião

Já o FlexiMag Plus é um ventilador pulmonar estacionário versátil, que oferece ventilação de alta performance. Foi desenvolvido para atender a alta complexidade na rotina de hospitais e clínicas de forma intuitiva e flexível. Por fim, o BabyMag é um ventilador estacionário específico para cuidados intensivos de neonatos, bebês e crianças. Com ele é possível acionar o tipo de ventilação mais adequado, de acordo com o peso do paciente, e iniciar o tratamento de forma ágil e eficiente.

magnamed.com.br (11) 3889-6910 23


EXPOSITORES EM DESTAQUE

Düsseldorf

Kreter oferece suporte a executivos para negócios na Alemanha

A empresa fechou uma nova parceria no Brasil com a Seiva Business Travel, com o objetivo de ampliar seus serviços

Fundada em julho de 2017, a Kreter International Fairs & Event Management oferece a brasileiros que desejam ir à Alemanha acomodações em hotéis, apartamentos, casas de famílias, além de visitas técnicas, traduções simultâneas, eventos de um modo geral – como jantares de negócios e happy hour. Atende principalmente clientes dos representantes da Messe Düsseldorf no Brasil, na França e na Itália. Ana Kreter, diretora da empresa, explica que o serviço de acomodações foi adquirido da Iramaia GmbH, que já está no mercado há 27 anos e com quem continuará trabalhando em outros projetos referentes a feiras de negócios na Alemanha. “O nosso diferencial em relação às casas é que conhecemos todas as famílias e prestamos atendimento 24h aos nossos clientes – guests e famílias – em caso de emergência”, conta.

Ana Kreter e Iramaia Kotschedoff, diretora da Iramaia GmbH

A mais recente novidade é que a empresa fechou uma nova parceria no Brasil com a Seiva Business Travel, com o objetivo de ampliar seus serviços. A Seiva é uma agência de viagens especializada em feiras médicas e de outros segmentos na Alemanha, que também possui operações com a EMME, representante da Messe Düsseldorf no Brasil. “Há total sinergia entre as duas empresas. A parceria visa acolher os visitantes e expositores de feiras em Düsseldorf e Colônia, oferecendo todos os serviços necessários em um só lugar”, expõe Ana. Quando um cliente pedir hospedagem, por exemplo, terá ofertas de casas e hotéis no mesmo atendimento. Ela também garante que as opções de pagamento são bem facilitadas, incluindo parcelamento, o que evita transferências internacionais caras e burocráticas. Vários outros serviços podem ser incluídos na mesma compra, como internet, telefone, transfer, seguro de viagem, credenciamento para feiras, guias de turismo, além de outros destinados a organizadores de missões empresariais e de benchmarking. 24

Ana Kreter e Vinicius Gozzi, diretor comercial da Seiva

+49 (0)211 9717.3741 +49 (0)176 4755.5194 (WhatsApp) www.kreter-internationalfairs.com


EXPOSITORES EM DESTAQUE

ISIS

A marca brasileira de tecnologia médica

ISIS PRO 3V

Cardiomax com RCP Maestro acoplado

Presente em hospitais do mundo todo, Instramed completa 11 anos de MEDICA

Considerando as ações realizadas em 2017, a empresa projeta para o próximo ano crescimento de 15% nas exportações

A Instramed é uma empresa que há 30 anos acredita e investe no crescimento da indústria de equipamentos médicos no Brasil. Sua tecnologia está presente em hospitais e clínicas tanto brasileiras quanto do exterior, sendo considerada uma das líderes nacionais no desenvolvimento e produção de monitores multiparamétricos, cardioversores e desfibriladores. Este ano, as exportações da empresa tiveram um desempenho superior ao de 2016, estimado em 30%. Seus produtos estão presentes em mais de 40 países, como Colômbia, Peru, África do Sul, Austrália, Portugal, Itália, Polônia e Bielorrússia. “A MEDICA, da qual participamos há 11 anos, é um ponto de encontro com os distribuidores atuais, onde podemos apresentar as novidades e ter uma proximidade maior com eles. Também é uma ótima oportunidade para potenciais clientes conhecerem mais sobre nossos produtos e serviços”, destaca Márcia Kruse, supervisora de exportação. Durante o evento, a Instramed apresentou o monitor cardioversor bifásico Cardiomax acompanhado do RCP Maestro, acessório que orienta em tempo real o socorrista no momento da RCP – Ressuscitação Cardiopulmonar. Lançamento, o RCP Maestro mede a frequência e a profundidade das compressões torácicas, auxiliando visual e audivelmente o socorrista a melhorar sua qualidade de RCP, consequentemente aumentando as chances de sobrevivência da vítima. Podendo ser utilizado também com os desfibriladores ISIS e ISIS Pro, o RCP Maestro une alta tecnologia com características avançadas de ergonomia, design, facilidade de uso e mobilidade.

Arthur J. Moraes, gerente geral

Outro destaque foi o ISIS – Desfibrilador Externo Automático. Simples de operar, basta acionar o único botão frontal e seguir a orientação por voz e indicadores visuais na tela LCD. Conta com inteligência artificial, oferecendo diagnóstico acurado das condições do paciente, indicando ou não a aplicação do choque e impedindo o uso acidental. Já o ISIS 3V e o ISIS PRO 3V são desfibriladores externos automáticos com função manual (versão PRO), feedback de RCP e compatível com cabo de ECG de 3 vias. Para analisar o estado cardíaco de um paciente, não é necessário o uso de pás adesivas descartáveis, podendo ser utilizado o cabo de ECG de 3 vias, reduzindo drasticamente o custo de operação.

instramed.com.br (51) 3073-8200

Márcia Kruse - Supervisora de Exportação – Instramed comex@instramed.com.br | +55 51 3073-8229

25


EXPOSITORES EM DESTAQUE

Enlight 1800

Sistema de tomografia por impedância elétrica foi o destaque da Timpel

Para a empresa, a feira permite estreitar o relacionamento com os distribuidores internacionais, que promovem o tomógrafo

Focada em possibilitar que a medicina de precisão seja uma realidade em ventilação mecânica, a Timpel desenvolveu um sistema de tomografia por impedância elétrica capaz de gerar informações a respeito da distribuição da ventilação e da perfusão na beira do leito, de forma simples, e sem o uso de radiação. Com isso, em 2015, venceu o Prêmio Inova Saúde, concedido pela ABIMO. Em 2016, os procedimentos médicos que utilizam a tomografia por impedância elétrica foram reconhecidos pela AMB – Associação Médica Brasileira e listados na CBHPM – Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos. “O tomógrafo está sendo usado na rotina de UTIs no Brasil e exterior”, ressalta o diretor, Rafael Holzhacker. A empresa participa dos principais congressos internacionais de cuidados críticos do mundo, que acontecem na Bélgica, Áustria e Portugal. Há três anos está presente na MEDICA, o que impulsionou seu processo de internacionalização.

Hayat Koubba, Business e Marketing, e Rafael Holzhacker, diretor

Nesta edição da feira alemã, mostrou o Enlight 1800, que permite ao médico ter, em tempo real e na beira do leito, informações da ventilação do paciente, feedback da resposta fisiológica ao tratamento e dados precoces de eventual situação perigosa ou iatrogenia. “Isso permite reduzir a mortalidade e a morbidade, evitando também exames desnecessários que requerem transporte e radiação”, expõe. Os equipamentos da Timpel são utilizados na Alemanha, França, Espanha, Suécia, Estados Unidos, Canadá e Japão. As exportações representam cerca de 50% do seu faturamento. “Possuímos uma filial na Holanda para atender mais prontamente os clientes no exterior. Com esta estrutura internacional, a empresa projeta que mais de 60% de suas receitas advirão de exportação nos próximos anos”, finaliza Holzhacker. 26

timpelmedical.com (11) 3088-0305


EXPOSITORES EM DESTAQUE VenosBaby II

VenosBeauty

Feira permitiu à Duan se engajar rapidamente no mercado internacional

A MEDICA já faz parte do calendário da Duan como principal meio de divulgação internacional de seus produtos

Especializada em soluções para saúde, a Duan sempre focou nas necessidades do cliente, oferecendo soluções simples de alto impacto. Nesta segunda participação na feira MEDICA, recebeu a visita de distribuidores e proprietários de hospitais de mais de 34 países. “Ficamos surpresos com o grande interesse pelo Venoscópio, visualizador de veias periféricas desenvolvido com tecnologia 100% nacional”, conta José Humberto Moromizato, sócio-diretor e médico. Segundo ele, distribuidores de diversos países, como o Japão, elogiaram o produto pela alta qualidade e por não haver similar em seu país. Graças à feira, a Duan iniciará em 2018 suas exportações em vista da demanda solicitada e da compra de amostras por sete países em diferentes regiões. “O investimento na MEDICA é necessário para ampliar a visibilidade da empresa. Além disso, estar vinculada a uma entidade de peso, como a ABIMO, aumenta a credibilidade das pequenas empresas entrantes no mercado internacional”, ressalta.

José Humberto Moromizato

No estande da marca foi apresentado o VenosBeauty, destinado à aplicação de Botox e enzimas. Neste caso, o localizador é utilizado para desviar das veias e de pequenos capilares no momento de introdução dos produtos na derme. Já o VenosBaby II foi criado pela necessidade de procedimentos e visualizações de veias em recém-nascidos de baixo peso, com menos de 1,5 quilo. Estes pacientes, na maioria gêmeos e trigêmeos, passam boa parte do tempo em incubadoras. Para evitar infeções hospitalares e respiratórias, o produto pode ser mantido fora das mesmas, apenas as hastes com as luzes são introduzidas e posicionadas nos membros dos bebês nas incubadoras. Com a precisão das duas hastes posicionadas opostamente ao membro, é possível visualizar as veias em profundidade, graças ao efeito semelhante à visão humana, com dois olhos. “Assim, o procedimento tornase seguro e a assertividade é uma realidade visível e não intuitiva”, acrescenta Moromizato.

duaninternacional.com (11) 3413-3444 27


EXPOSITORES EM DESTAQUE

Bhio Supply prevê aumento de 15% nas exportações em 2018

Expondo na feira deste o ano passado, a empresa gera novas oportunidades de negócios no mercado mundial

Fundada em 1993 para fabricar produtos para oxigenoterapia, em maio de 2006, sob nova constituição acionária, a empresa adota a razão social Bhio Supply e passa a desenvolver dispositivos médico-hospitalares em nova planta industrial, em Esteio, RS, que produz mais de 70.000 peças por ano. Em 2013, transfere seu processo de usinagem para uma segunda planta, disponibilizando área na matriz para Sala Limpa ISO CLASS 7. Esta segunda unidade, no Techpark – Parque Tecnológico da Universidade FEEVALE, em Campo Bom, RS, abriga o Laboratório de Implantáveis, com 406 m². Nela está a segunda Sala Limpa ISO CLASS 7, que produz exclusivamente produtos especiais de videocirurgia e Single Use Devices. A BhioPDI é a unidade de engenheiros e técnicos especialistas dedicada a pesquisa, desenvolvimento e inovação de dispositivos médicos. Adotando os princípios da Triple Helix e Open Innovation, conduz hoje mais de 35 projetos que em breve se somarão às 48 patentes já depositadas junto ao INPI e PTC.

Marcelo Saraiva, CEO, e Ivan Miranda, diretor industrial

A empresa exporta para países como Argentina, Uruguai, Colômbia, Guatemala e Espanha. “Neste ano, os contatos com potenciais compradores aumentaram, assim, estruturamos o nosso setor de exportação e prevemos aumento de 15% nos negócios nesta área em 2018”, declara o CEO, Marcelo Saraiva. Segundo ele, a MEDICA é uma grande oportunidade para apresentar seus produtos a potenciais clientes e estabelecer contatos bem consolidados. O destaque da marca foi o Minilap, conjunto de instrumentais no estado-da-arte, desenvolvidos em diâmetro de Ø2mm e Ø3mm. Oferecem excepcional mobilidade na cirurgia e permitem excelentes resultados estéticos pós-cirúrgicos. Outros produtos que foram expostos são o porta-agulhas laparoscópico e as clipadoras laparoscópicas.

28

Vagner Zachariatas, coordenador técnico comercial SP, PR, MT e MS

bhiosupply.com.br (51) 3459-4000


EXPOSITORES EM DESTAQUE

Aloe Vera

Referência em produtos para ostomia, Casex participa da MEDICA desde 2002

Utilizando matéria-prima importada, a empresa igualou seus produtos aos de multinacionais e atende diversos países na América Latina, Europa, África e Ásia

Fundada em 1985, a Casex é hoje a única empresa genuinamente brasileira que se dedica à fabricação de produtos para ostomia. Atualmente, atende todo o território nacional, América Latina, Europa, África e Ásia. Neste ano, suas exportações tiveram um bom crescimento, pois a companhia vem investindo em novos mercados. “Com a ajuda de nossos distribuidores, estamos aumentando dia após dia nossa presença fora do país”, explica Gabriel Ferreira Alves, da área de negócios internacionais. Segundo ele, as perspectivas de exportação para o próximo ano são altamente positivas, com a expectativa da consolidação de novos distribuidores. Desde 2002 a empresa participa da MEDICA, onde tem a oportunidade de fazer contato com distribuidores interessados em trabalhar com a marca, além de permitir alinhar o trabalho com aqueles com os quais já trabalha. “É o ambiente onde temos a possibilidade de entender melhor as especificidades de cada país e a dinâmica do setor de ostomia e curativos na localidade”, conta Alves.

Regina Casella e Herman Casella, diretores

Durante a feira, a Casex apresentou a linha Vision de bolsas para ostomia adulto e pediátrica, com aloe vera na resina hidrocoloide, que auxilia na proteção e regeneração da pele. Este importante diferencial garante tratamento e suavidade à pele do paciente. Possui, ainda, o sistema Press-Lok TM 731 para vedação com fecho de segurança quatro dobras, que oferece mais segurança e facilidade para a limpeza. Mais um importante e exclusivo diferencial do produto é o plástico utilizado, um material nobre que passou por testes de eficiência para atividade antimicrobiana de acordo com a Norma JIS Z 801 Japan, atingindo 99,9% de eficácia na redução de bactérias Staphylococcus aureus e 99,86% na diminuição de Eschirichia coli. Criado pelo Laboratório Casex, o Cellex + auxilia no controle do odor e evita a formação de colônia de bactérias, anulando o risco de migrarem para o estoma.

casex.com.br (41) 3364-8672 29


EXPOSITORES EM DESTAQUE

Microscópio Odontológico

Microscópio odontológico da DFVasconcellos atende os mais exigentes mercados

A feira possui uma grande importância para a promoção institucional da marca, permitindo a aproximação com possíveis parceiros

Com participação ativa no mercado desde 1941 e pioneira no setor da indústria óptica no Brasil, a DFVasconcellos está presente em cinco continentes, com mais de 60.000 aparelhos instalados. Em sua sétima participação na feira MEDICA, a empresa apresentou o microscópio odontológico, que cumpre os requisitos mais exigentes do mercado. Seu sistema óptico permite a visualização dos mínimos detalhes, melhorando ainda mais a qualidade dos exames e tratamentos. É altamente versátil, pois conta com sistema de articulação flexível, tornando-se adaptável a cada tipo de necessidade. Sua estrutura ergonômica oferece maior conforto, reduzindo a tensão e a fadiga, ajudando a manter a postura adequada independentemente da posição do paciente. Sobre as exportações, Ezio Giuliani, gerente geral, explica que elas têm evoluído de maneira constante e satisfatória. “Exportamos com certa estabilidade para países do Oriente Médio, América do Sul e África, o que mostra um reconhecimento cada vez maior de nossa marca internacionalmente. A MEDICA, como um evento de enorme porte, contribui para o networking e sempre agrega novos contatos para estes países”, ressalta.

Ezio Giuliani

Para Ezio, o nível dos visitantes da feira é espetacular. “A pluralidade torna a experiência ainda mais enriquecedora. São distribuidores de pequeno e médio porte, na sua maioria”, explica. O planejamento da marca inclui extensivas pesquisas, nas quais é avaliado cada risco associado antes de executar. O gerente geral afirma que as perspectivas de negócio em médio prazo são ótimas. “A feira possui uma grande importância para a promoção institucional da DFVasconcellos, nos permitindo aproximar de possíveis parceiros e de potenciais clientes”, finaliza. 30

dfv.com.br (24) 2453-5416


EXPOSITORES EM DESTAQUE Evolution

New Avantech

Schioppa avalia como excelente sua participação no evento

Com mais de 60 anos de história, a empresa conta com colaboradores dedicados, o maior mix de produtos do mercado e soluções personalizadas

Maior empresa da América Latina no setor de rodas e rodízios, a Schioppa concorre com os mercados europeu e americano em termos de qualidade, atuando em diversos segmentos, tais como automotriz, indústria moveleira, química e hospitalar. Os produtos da marca estão presentes em diversos países, como Inglaterra, Espanha, Portugal, Estados Unidos, México, Colômbia, Argentina, Peru, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Espanha, Reino Unido, Cuba, Equador, Honduras, Panamá, Costa Rica, Venezuela, El Salvador, Israel, Líbano e China. Suas exportações representam de 5% a 7% do faturamento. “Com relação ao desempenho neste ano, nos baseando nas exportações de 2016, o resultado foi satisfatório”, expõe Luciano Rodrigues, gerente do setor. Para o próximo ano, as perspectivas são de 25% de aumento nos negócios com outros países.

Luciano Rodrigues

Há mais de 15 anos, a Schioppa participa da MEDICA, que sempre ajuda a marca a prospectar novos clientes e fortalecer o nome no mercado externo. “Ela também permite nos atualizarmos com novas tecnologias de ponta, o que é de extrema importância para o aumento das exportações”, conta. Sobre esta edição da feira, Rodrigues a avalia como excelente. Entre os produtos que ganharam visibilidade no estande da marca está o New Avantech, rodízio desenhado pela empresa BMW. Com design diferenciado, é voltado para uso exclusivo em cama e maca hospitalar, com freio central e direcional. Já o Evolution é o rodízio direcionado para camas, macas e outros equipamentos hospitalares. Como vantagem, não sofre oxidação, pois o suporte é feito em nylon poliamida com fibra de vidro, proporcionando alta resistência a impactos.

schioppa.com.br (11) 2065-5200 31


EXPOSITORES EM DESTAQUE Handfix

Maxibucco

Traumec lança na feira a linha de implantes para fraturas de mão Handfix

Em 2018, a empresa espera ampliar sua participação internacional distribuindo seus produtos em países da Europa e do Oriente Médio

Com atuação global na área de tecnologia para a saúde, a Traumec tem um portfólio completo de descartáveis e sistemas de fixação nas especialidades: crânio maxilo facial, extremidades, neurocirurgia e coluna. A empresa exporta para Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Guatemala, República Dominicana e México. “Para 2018, esperamos ampliar as vendas aos países da Europa e do Oriente Médio”, relata Alessandro Oliva, analista de exportação. Desde 2012, a companhia participa da MEDICA. “Uma vez inseridos dentro da maior feira de produtos e tecnologias para saúde, todo tipo de contato ou nova parceria estabelecida nos gera bons resultados, nos possibilitando sempre desenvolver e criar soluções para nos tornarmos competitivos no mercado mundial”, conta. Este ano, além de mostrar todo o seu portfólio, a Traumec lançou a Handfix, linha de implantes para fraturas de mão desenvolvida para fixação interna rígida em fraturas de mini e micro fragmentos, sendo: das falanges média e distal, dos metacarpianos e dos ossos do carpo e também em fraturas com regiões de cominuição, osteotomias e artrodeses. É um sistema locking composto por vários tipos e tamanhos de placas e parafusos para que o cirurgião faça sua escolha de acordo com as diferentes estruturas anatômicas.

Alessandro Oliva

Outro produto destacado foi o Maxibucco, sistema de implantes para fixação de fraturas do terço médio da face e mandibulares, composto por parafusos auto perfurantes com excelente inserção e placas de baixo perfil com diversos tamanhos e formatos, todos de fácil identificação. “Durante a feira, tivemos uma excelente aceitação dos distribuidores, que buscavam produtos com qualidade e custo-benefício. Outro ponto importante foi estabelecer novos contatos em países onde a empresa ainda não comercializa, e também aproveitar para estreitar relações com parceiros já conhecidos”, finaliza. 32

traumec.com.br (19) 3522-1177


EXPOSITORES EM DESTAQUE portalhospitaisbrasil.com.br

Implantes, instrumentais e serviços voltados para ortopedia

O desafio da gestão orçamentária nos hospitais

Completo portfólio de produtos na área de artroscopia

Como a Internet das Coisas está transformando o mercado de saúde

Especial higienização e prevenção a infecções

Soluções inovadoras em equipamentos médico-hospitalares

Apoiamos a prevenção do câncer de mama

Publimed Editora marca presença na MEDICA destacando empresas brasileiras

A editora leva aos leitores de todo o país os principais acontecimentos e novidades do maior evento de saúde do mundo

Presente na MEDICA desde 2005, a Publimed Editora tem como objetivo principal na feira acessar as mais recentes novidades em produtos e tecnologias apresentadas por empresas do mundo todo. “Sempre destacamos na Revista Hospitais Brasil e no portal os principais acontecimentos e novidades do evento, possibilitando aos profissionais de saúde acompanhar os lançamentos e tendências que esperamos estar disponíveis em breve nos hospitais brasileiros”, ressalta Adilson Furlan de Mendonça, diretor geral da editora, que participou da feira acompanhado por Andréa Neves de Mendonça, gerente de relacionamento.

Alexander Massadi e Décio Rocha, da Protec/R&D Mediq, parceiros de longa data da RHB

Jarbas Barbosa, diretorpresidente da Anvisa, e Adilson Mendonça, da Publimed

Clara Porto, da ABIMO, Alexandre Nardi, da FAMI, e Adilson Mendonça, da Publimed

Adriano Lima, da Oxigel, mais um parceiro da RHB que merece destaque

Outro foco da atuação da Publimed na MEDICA é a promoção das empresas brasileiras no mercado internacional. “Disponibilizamos informativos impressos e digitais, nos quais compradores dos cinco continentes podem visualizar informações comerciais das principais marcas do país, gerando novas parcerias e possibilidades de negócios”, explica. Como novidade neste ano, lançou o diretório Hospitalar Exporter, catálogo oficial do programa de promoção às exportações dos expositores da Feira + Fórum Hospitalar. Fruto de parceria entre a UBM e a Publimed, o catálogo estava disponível em vários locais do evento, levando as principais informações de empresas brasileiras com requisitos e capacitação para exportar aos mais exigentes mercados.

portalhospitaisbrasil.com.br (11) 3966-2000 33


ANUNCIANTES 28

2ª capa, 3, 16

20

29

25

22 A marca brasileira de tecnologia médica

30

16

33

27

21

31

18, 19

24

26

17, 3ª capa 4ª capa

23

32

EXPEDIENTE Diretor Geral Adilson Luiz Furlan de Mendonça adilson@publimededitora.com.br Diretora Administrativa Vanessa Borjuca F. A. Santos vanessa@publimededitora.com.br Jornalista Carol Gonçalves - MTb 59423 DRT/SP carol@publimededitora.com.br Redatora de Conteúdo Web Luiza Neves de Mendonça - MTb 73256 DRT/SP luiza@publimededitora.com.br

34

Gerente de Negócios Ronaldo de Almeida Santos ronaldo@publimededitora.com.br Gerente de Relacionamento Andrea Neves de Mendonça andrea@publimededitora.com.br Design Gráfico e Criação Publicitária Lilian Carmona lia@liacarmona.com.br Seus editores não se responsabilizam pelas informações ou qualidade dos produtos, serviços ou equipamentos anunciados, sendo de exclusiva responsabilidade das empresas anunciantes

Rua Marechal Hermes da Fonseca, 482 - sala 4 02020-000 – São Paulo – SP – Brasil Telefone: 55 11 3966 2000 www.publimededitora.com.br www.portalhospitaisbrasil.com.br


35


36

O Brasil na MEDICA 2017  

Empresas brasileiras de produtos médico-hospitalares marcaram presença na maior feira de saúde do planeta: a MEDICA, que acontece em novembr...

O Brasil na MEDICA 2017  

Empresas brasileiras de produtos médico-hospitalares marcaram presença na maior feira de saúde do planeta: a MEDICA, que acontece em novembr...

Advertisement